Pesquisa de Acompanhamento de Egressos Síntese de dados descritivos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pesquisa de Acompanhamento de Egressos Síntese de dados descritivos"

Transcrição

1 Pesquisa de Acompanhamento de Egressos Síntese de dados descritivos

2 1-Introdução

3 Informações sobre a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos (PAE) REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS-IFSULDEMINAS - Marcelo Bregagnoli PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO - Cléber Avila Barbosa Diretoria de Integração da Instituição com a Comunidade- Roselei Eleotério Coordenador do Departamento de Apoio dos Discentes e Egressos - Alexandro Henrique da Silva

4 Equipe de Coleta de Dados e Tabulação dos Dados Construção e Estruturação do Questionário de Egressos Coordenação de Estágios e Egressos dos campi Divulgação dos Questionários dos Egressos Coordenação de Estágios e Egressos dos campi Contato com os Egressos para preenchimento do Questionário Coordenação de Estágios e Egressos dos campi Tabulação dos Dados e Construção dos Gráficos Alexandro Henrique da Silva Katia Alves Campos Lívia Souza Júlio Antonio Moreira Gomes Filho

5 Equipe de Coleta de Dados e Tabulação dos Dados 3)Construção do Relatório de Acompanhamento aos Egressos Alexandro Henrique da Silva Katia Alves Campos Júlio Antônio Moreira Gomes Filho

6 O que é o processo de acompanhamento de egressos? Acompanhamento de egressos: constitui-se no conjunto de ações implementadas que visam acompanhar o itinerário profissional do egresso, na perspectiva identificar cenários junto ao mundo produtivo e retroalimentar o processo de ensino, pesquisa e extensão. Para fundamentar a discussão dessa temática, apresentamos as considerações de Pacheco(2009): Na proposta dos Institutos Federais, agregar à formação acadêmica a preparação para o trabalho (compreendendo-o em seu sentido histórico, mas sem deixar de firmar o seu sentido ontológico) e discutir os princípios das tecnologias a ele concernentes dão luz a elementos essenciais para a definição de um propósito específico para a estrutura curricular da educação profissional e tecnológica.

7 O que é o processo de acompanhamento de egressos? O que se propõem é uma formação contextualizada, banhada de conhecimentos, princípios e valores que potencializam a ação humana na busca de caminhos de vida mais dignos (PACHECO, 2009). No que concerne às relações da sociedade com as instituições de ensino, (Patrão 2009), afirma: Os egressos das instituições de ensino se revelam como atores potencializadores de articulação com a sociedade, como fontes de informações que possibilitam retratar a forma como a sociedade em geral percebe e avalia essas instituições, tanto do ponto de vista do processo educacional, como também do nível de interação que se concretiza.

8 O que é o processo de acompanhamento de egressos? Corroboramos com Pacheco (2009) quando afirma que derrubar as barreiras entre o ensino técnico e o científico, articulando trabalho, ciência e cultura na perspectiva da emancipação humana, é um dos objetivos basilares dos Institutos. Acreditamos que o diálogo da educação profissional com o mundo do trabalho, como afirma o autor, deve suscitar uma participação qualitativamente superior, com vistas a uma formação profissional mais abrangente e flexível.

9 O que é o processo de acompanhamento de egressos? Faz-se necessário, pois, estabelecer critérios para que esse diálogo se constitua como elemento que apresente suporte para a análise e melhoria do fazer acadêmico. Questões como empregabilidade, continuação dos estudos após a conclusão do curso e avaliação da formação recebida são elementos que poderão estabelecer um suporte para que a instituição perceba como o egresso se relaciona com o mundo do trabalho. Nesse sentido, caberá à pesquisa de egressos possibilitar o levantamento de informações em relação à situação dos mesmos no mundo do trabalho. Seus resultados podem atuar como norteadores para o planejamento, a definição e a retroalimentação das políticas educacionais das instituições.

10 Objetivo do programa de acompanhamento de egressos Gerais Realizar análise socioeconômica dos candidatos dos processos de acesso da Instituição; Avaliar as habilidades e competências previstas nas matrizes curriculares e efetivamente acumuladas pelos discentes e pelos egressos do IFSULDEMINAS, bem como identificar o grau de aprendizagem técnico-profissional dos mesmos durante os cursos e posteriormente como egressos; Avaliar as adequações entre a oferta e a qualidade dos Cursos Superiores e dos Cursos Técnicos oferecidos pelo IFSULDEMINAS e demanda quantitativa e qualitativa gerada pela sociedade e pelo mercado.

11 Objetivo do programa de acompanhamento de egressos Específico Traçar o perfil socioeconômico dos estudantes candidatos e dos estudantes efetivamente selecionados nos processos de acesso à Instituição, em especial o seu perfil social, etário, étnico e de gênero, buscando identificar o nível de democratização dos processos de acesso à Educação Profissional e Tecnológica oferecido pelo IFSULDEMINAS. Acompanhar periodicamente a avaliação qualitativa que os alunos fazem dos seus cursos no decorrer do seu processo de formação técnico-profissional e humanística, bem como suas expectativas e sugestões; Analisar a compatibilidade entre a ocupação exercida pelo estagiário e o seu curso;

12 Objetivo do programa de acompanhamento de egressos Identificar os elementos limitadores do acesso dos egressos ao mercado de trabalho; Identificar o grau de importância do Estágio Curricular para a inserção dos alunos e de egressos no mercado de trabalho e identificar os setores de atividade econômica que mais absorvem os profissionais formados pela Instituição; Detectar as áreas de atuação, o nível de coerência com a sua área de formação e os níveis de remuneração dos egressos contratados; Identificar o índice de satisfação dos profissionais formados pela Instituição, o grau de compatibilidade entre a sua formação e as demandas da sociedade e do mundo do trabalho e as suas expectativas quanto à formação profissional e tecnológica continuada.

13 Informações sobre a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos (PAE) Instrumento de coleta: questionário online no Google Docs. - disponível no período de 20/04/2015 a 31/08/2015. Divulgação e convites a pesquisa: envio de s e ligações telefônicas. Egressos com cadastro ativo*: ( *egressos que foram contactados para participar da pesquisa.) Período de saída da Instituição: Amostra obtida: 584 (52,32%) Até o fechamento da pesquisa a idade média dos respondentes foi de 30 anos, sendo o mais novo com 15 e o mais idoso com 69 anos.

14 Outras informações sobre o PAE 2015 Metodologia Instrumentos de Coleta de Dados: Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados junto aos candidatos dos processos de acesso à Instituição, aos discentes e aos egressos. Os questionários socioeconômicos e os dos discentes foram questionários concebidos de forma fechada, isto é, na forma de questões objetivas formuladas por meio de alternativas, os questionários de estagiários e egressos foram concebidos de forma mista, com alternância de questões objetivas com alternativas e questões subjetivas com descrições ou opiniões dos respondentes.

15 Outras informações sobre o PAE 2015 Link da pesquisa: AVQ9-WuDmGG_Y/edit?usp=drive_web Link de atualização cadastral de egressos. AVQ9-WuDmGG_Y/edit?usp=drive_web

16 2-Descrição da amostragem

17 Respostas por gênero (Percentual de egressos por gênero na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

18 Qual é seu estado civil? (Percentual de egressos por estado civil na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

19 Em que tipo de escola cursou o ensino fundamental? (Percentual de egressos por tipo de curso no ensino fundamental na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

20 Em que tipo de escola cursou o ensino médio (2º grau)? (Percentual de egressos por tipo de curso no ensino médio na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

21 Qual seu nível escolar? (Percentual de egressos por nível escolar na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

22 Após conclusão do Curso no IFSULDEMINAS você concluiu ou está estudando outros cursos técnico ou graduação ou pós graduação? (Percentual de egressos por cursos cursados após a conclusão do primeiro curso na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

23 3-Perfil do egresso

24 Você estudou em qual Campus do IFSULDEMINAS? Tabela referente ao percentual dos alunos egressos por Campus Você estudou em qual dos Campi do IFSULDEMINAS Amostra % resposta em relação à amostra Campus Carmo de Minas 25 4,3 Campus Inconfidentes ,9 Campus Machado ,1 Campus Muzambinho 54 9,2 Campus Passos 49 8,4 Campus Poços de Caldas 77 13,2 Campus Três Corações 15 2,6 Campus Pouso Alegre 62 10,6 Não responderam 22 3,8

25 (Percentual de egressos por Campus na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

26 4-O egresso atualmente está

27 Atualmente você está: (Percentual de egressos por função atual na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

28 Atualmente você está: (Percentual de egressos por função atual por nível cursado no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

29 Egressos que continuaram a estudar: (Percentual de egressos por área de por nível cursado no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

30 Egressos que estão no mercado de trabalho: (Percentual de egressos por participação no mercado de trabalho por nível cursado no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

31 Qual o seu vínculo empregatício? (Percentual de egressos por vínculo empregatício na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

32 5-Avaliação da Instituição

33 Avalie o IFSULDEMINAS quanto ao Ensino (Percentual de egressos por avaliação de ensino no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

34 Avalie o IFSULDEMINAS quanto ao Ensino (Percentual de egressos por avaliação de ensino por nível cursado no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

35 Avalie o IFSULDEMINAS quanto a Pesquisa (Percentual de egressos por avaliação do pesquisa no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

36 Avalie o IFSULDEMINAS quanto a Pesquisa (Percentual de egressos por avaliação de pesquisa por nível cursado no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

37 Avalie o IFSULDEMINAS quanto a Extensão (Percentual de egressos por avaliação de extensão no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

38 Avalie o IFSULDEMINAS quanto a Extensão (Percentual de egressos por avaliação de extensão por nível cursado no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

39 Avalie o IFSULDEMINAS quanto a Infraestrutura (Percentual de egressos por avaliação de infraestrutura no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

40 Avalie o IFSULDEMINAS quanto a Infraestrutura (Percentual de egressos por avaliação de infraestrutra por nível cursado no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

41 Avalie o IFSULDEMINAS quanto à qualificação dos professores (Percentual de egressos por avaliação de professores no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

42 Avalie o IFSULDEMINAS quanto à qualificação dos professores (Percentual de egressos por avaliação de professores por nível cursado no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

43 Avalie o IFSULDEMINAS quanto ao Atendimento (Percentual de egressos por avaliação de atendimento no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

44 Avalie o IFSULDEMINAS quanto ao Atendimento (Percentual de egressos por avaliação de atendimento por nível cursado no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

45 Avalie o IFSULDEMINAS quanto a influência na inserção no mercado de trabalho (Percentual de egressos por avaliação de inserção no mercado de trabalho no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

46 Avalie o IFSULDEMINAS quanto a influência na inserção no mercado de trabalho (Percentual de egressos por avaliação de inserção no mercado de trabalho por nível cursado no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

47 Avalie o IFSULDEMINAS de modo geral (Percentual de egressos por avaliação de modo geral do IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

48 Avalie o IFSULDEMINAS de modo geral (Percentual de egressos por avaliação de modo geral por nível cursado no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

49 Avalie o curso quanto à formação teórica (Percentual de egressos por avaliação de formação teórica no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

50 Avalie o curso quanto à formação teórica (Percentual de egressos por avaliação de formação teórica por nível cursado no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

51 Avalie o curso quanto à formação prática (Percentual de egressos por avaliação de formação prática no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

52 Avalie o curso quanto à formação prática (Percentual de egressos por avaliação de formação prática por nível cursado no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

53 Avalie o curso quanto à contribuição na formação pessoal (Percentual de egressos por avaliação de contribuição na formação pessoal no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

54 Avalie o curso quanto à contribuição na formação pessoal (Percentual de egressos por avaliação de contribuição na formação pessoal por nível cursado no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

55 Avalie o curso quanto aos recursos didático-pedagógicos (Percentual de egressos por avaliação de recursos didático-pedagógicos no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

56 Avalie o curso quanto aos recursos didático-pedagógicos (Percentual de egressos por avaliação de recursos didático-pedagógicos por nível cursado no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

57 Avalie o curso quanto à matriz curricular (Percentual de egressos por avaliação de matriz curricular no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

58 Avalie o curso quanto à matriz curricular (Percentual de egressos por avaliação de matriz curricular por nível cursado no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

59 Avalie o curso quanto à duração (Percentual de egressos por avaliação de duração do curso no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

60 Avalie o curso quanto à duração (Percentual de egressos por avaliação de duração do curso por nível cursado no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

61 Avalie o curso quanto ao conteúdo programático das disciplinas (Percentual de egressos por avaliação de conteúdo programático das disciplinas no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

62 Avalie o curso quanto ao conteúdo programático das disciplinas (Percentual de egressos por avaliação de conteúdo programático das disciplinas por nível cursado no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

63 Avalie o curso quanto à adequação às exigências do mercado de trabalho (Percentual de egressos por avaliação de adequação às exigências do mercado de trabalho no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

64 Avalie o curso quanto à adequação às exigências do mercado de trabalho (Percentual de egressos por avaliação de adequação às exigências do mercado de trabalho por nível cursado no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

65 Avalie o curso quanto ao auxílio do estágio na assimilação dos conhecimentos teóricos (Percentual de egressos por avaliação de auxílio do estágio na assimilação dos conhecimentos teóricos no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

66 Avalie o curso quanto ao auxílio do estágio na assimilação dos conhecimentos teóricos (Percentual de egressos por avaliação de auxílio do estágio na assimilação dos conhecimentos teóricos do curso por nível cursado no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

67 Avalie o curso quanto ao auxílio do estágio na inserção no mercado de trabalho (Percentual de egressos por avaliação de auxílio do estágio na inserção no mercado de trabalho no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

68 Como é a exigência do mercado de trabalho com relação a sua capacitação profissional na atualidade? (Percentual de egressos por avaliação de exigência do mercado de trabalho com relação a sua capacitação profissional na atualidade na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

69 6-Perspectivas

70 Você acompanha as notícias, informações e eventos promovidos pelo IFSULDEMINAS? (Percentual de egressos por acompanhamento sobre notícias, informações e eventos no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

71 Você acompanha as notícias, informações e eventos promovidos pelo IFSULDEMINAS? (Percentual de egressos por acompanhamento sobre notícias, informações e eventos do curso por nível cursado no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

72 Qual outro curso você gostaria de fazer no IFSULDEMINAS? (Percentual de egressos por curso que gostaria de fazer no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

73 Qual curso? (Percentual de egressos por cursos que gostariam de fazer no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

74 Você indicaria o IFSULDEMINAS para outras pessoas? (Percentual de egressos por desejo em indicar o IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

75 Você indicaria o IFSULDEMINAS para outras pessoas? (Percentual de egressos por desejo em indicar a instituição por nível cursado no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

76 7-Influência

77 Qual a relação entre o seu trabalho atual e sua formação acadêmica? (Percentual de egressos por relação entre seu trabalho atual e sua formação acadêmica no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

78 Qual a sua satisfação em relação a sua atividade profissional na atualidade? (Percentual de egressos por satisfação com sua atividade profissional na atualidade na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

79 Quanto tempo transcorreu entre a sua formatura e seu primeiro emprego na área de formação? (Percentual de egressos por tempo transcorrido entre sua formatura e seu primeiro empregona área de formação no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

80 A imagem do IFSULDEMINAS interferiu em sua inserção no mercado de trabalho? (Percentual de egressos por avaliação da interferência da imagem da instituição em sua inserção no mercado de trabalho na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

81 Na região em que você vive, como são as ofertas profissionais da sua área? (Percentual de egressos por oferta profissional na área de formação no IFSULDEMINAS na Pesquisa de acompanhamento de egressos, 2015(PROEX))

PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA O PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (PAE)

PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA O PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (PAE) PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA O PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (PAE) Responsável: Prof. George Harrilson Silva Aragão Sobral - CE 1 Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 JUSTIFICATIVA... 3 3 OBJETIVOS...

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS 1. Apresentação A Instituição de Ensino Superior, reconhecendo a importância do acompanhamento de seus Egressos, desenvolveu um canal de comunicação específico com

Leia mais

POLÍTICA DE EGRESSO MINUTA DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AO EGRESSO PROAE

POLÍTICA DE EGRESSO MINUTA DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AO EGRESSO PROAE Programa de Acompanhamento ao Egresso dos Cursos Regulares do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Rio Pomba IF SUDESTE MG Campus RP CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

Minuta do Regulamento da Política de Acompanhamento de Egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano IF Goiano.

Minuta do Regulamento da Política de Acompanhamento de Egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano IF Goiano. Minuta do Regulamento da Política de Acompanhamento de Egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano IF Goiano. Dispõe sobre instituição e a normatização da Política de Acompanhamento

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. (cursos presenciais e à distância)

REGULAMENTO INSTITUCIONAL ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. (cursos presenciais e à distância) FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (cursos presenciais e à distância) CACOAL 2018 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º Este regulamento

Leia mais

POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. Apresentação

POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. Apresentação POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS Institui a política de acompanhamento de egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Apresentação O Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Regulamento do Programa de Acompanhamento ao Egresso dos Cursos de Graduação do IFMG - Campus Ouro Branco

Regulamento do Programa de Acompanhamento ao Egresso dos Cursos de Graduação do IFMG - Campus Ouro Branco Regulamento do Programa de Acompanhamento ao Egresso dos Cursos de Graduação do IFMG - Campus Ouro Branco CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º Esse regulamento dispõe sobre a estrutura e modo de

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DIPLOMADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFOPA

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DIPLOMADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFOPA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DIPLOMADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFOPA SANTARÉM- PA 2018 PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Edital Complementar N o 03/2018 Matrículas dos candidatos

Leia mais

Projeto Facipe Carreiras POLÍTICAS ACADÊMICAS

Projeto Facipe Carreiras POLÍTICAS ACADÊMICAS Projeto Facipe Carreiras POLÍTICAS ACADÊMICAS 2 Sumário Introdução... 3 Objetivos do Programa... 3 Objetivo Geral... 4 Objetivos Específicos... 4 Sistematização do Programa... 4 3 Introdução A Faculdade

Leia mais

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE EGRESSOS UniSALESIANO

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE EGRESSOS UniSALESIANO POLÍTICA INSTITUCIONAL DE EGRESSOS UniSALESIANO I INTRODUÇÃO O UniSALESIANO conta com uma Política Institucional de Egressos vinculada às ações de marketing institucional e às ações da CPA Comissão Própria

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACULDADES INTEGRADAS ADVENTISTAS DE MINAS GERAIS COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA Plano de Trabalho - 2009 Lavras 05/01/2009 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA PLANO DE TRABALHO 2009 # JANEIRO * Aplicação

Leia mais

Relatório Geral de Corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo.

Relatório Geral de Corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo. Relatório Geral de Corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNILAGO Q1 A UNILAGO define com clareza sua missão 4,19 Q2 A UNILAGO define com clareza

Leia mais

FACULDADE IESM. Programa de Acompanhamento e Atendimento de Egressos - PAAE

FACULDADE IESM. Programa de Acompanhamento e Atendimento de Egressos - PAAE FACULDADE IESM Programa de Acompanhamento e Atendimento de Egressos - PAAE TIMON MA 2018 FACULDADE IESM Diretora Geral Márcia Luizy Melo Gedeon Vice - Diretora Raimunda dos Santos Lopes Monteiro Diretora

Leia mais

EDITAL Nº 38/2017 SELEÇÃO DE TUTORES PARA ATUAÇÃO EM CURSO EAD LICITAÇÃO E CONTRATOS

EDITAL Nº 38/2017 SELEÇÃO DE TUTORES PARA ATUAÇÃO EM CURSO EAD LICITAÇÃO E CONTRATOS EDITAL Nº 38/2017 SELEÇÃO DE TUTORES PARA ATUAÇÃO EM CURSO EAD LICITAÇÃO E CONTRATOS Abril de 2017 O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria

Leia mais

Resolução CCCC nº 006/2015. Regulamenta o Programa de Acompanhamento de Egresso (PAE) do Curso de Graduação em Ciências Contábeis.

Resolução CCCC nº 006/2015. Regulamenta o Programa de Acompanhamento de Egresso (PAE) do Curso de Graduação em Ciências Contábeis. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Resolução CCCC nº 006/2015

Leia mais

PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS Pau dos Ferros RN PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS 1 HISTÓRICO Com 04(quatro) turmas de Administração formadas e 02(duas) turmas de Direito, a Faculdade

Leia mais

FACULDADE HORIZONTINA - FAHOR PAE - PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

FACULDADE HORIZONTINA - FAHOR PAE - PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS FACULDADE HORIZONTINA - FAHOR PAE - PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS HORIZONTINA - RS 2011 PAE Programa de Acompanhamento de Egressos I HISTÓRICO Desde 2006, ano em que formou a sua primeira turma,

Leia mais

CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC

CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC ANEXO 3 CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD COORDENADORIA DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR - COPAC CHECKLIST DO PPC Esse documento foi

Leia mais

EDITAL Nº 41/2016 SELEÇÃO DE TUTORES PARA CURSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CURSO GESTÃO DO PNAE NO ÂMBITO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

EDITAL Nº 41/2016 SELEÇÃO DE TUTORES PARA CURSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CURSO GESTÃO DO PNAE NO ÂMBITO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 41/2016 SELEÇÃO DE TUTORES PARA CURSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CURSO GESTÃO DO PNAE NO ÂMBITO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS Setembro de 2016 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSO

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSO Bom Jesus do Itabapoana - RJ Atualizado em 2018 IDENTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS DIRETOR GERAL Carlos Oliveira de Abreu DIRETORA ACADÊMICA

Leia mais

GABRIELA MARTINS DE LIMA

GABRIELA MARTINS DE LIMA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA GABRIELA MARTINS DE LIMA PROGRAMA

Leia mais

Código: PRFDVN01I-01. PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Medicina

Código: PRFDVN01I-01. PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Medicina Código: PRFDVN01I-01 1 PPC - Projeto Pedagógico de Curso Medicina 1. Forma de acesso ao curso O acesso dos alunos ao Curso é realizado através das seguintes modalidades. Processo Seletivo Aplica-se a candidatos

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DOS EGRESSOS DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA DA FIBRA ( )

TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DOS EGRESSOS DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA DA FIBRA ( ) TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DOS EGRESSOS DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA DA FIBRA (2007-2013) José Roberto Alves da SLVA SILVA, José Roberto Alves da. Trajetórias profissionais dos egressos de Ciência

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 106, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO Nº 106, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2018 17/12/2018 SEI/IFCE - 0355262 - Resolução INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ RESOLUÇÃO Nº 106, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2018 Aprova o Regulamento do Programa de Acompanhamento ao

Leia mais

Projeto de acompanhamento dos egressos concluintes de cursos do IFSP câmpus Salto

Projeto de acompanhamento dos egressos concluintes de cursos do IFSP câmpus Salto GRUPO DE TRABALHO Projeto de acompanhamento dos egressos concluintes de cursos do IFSP câmpus Salto Proponentes Cathia Alves Período Agosto de 2018 fluxo contínuo Colaboradores 2018 Grafir Leite Junior,

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - 2013 RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA - 2013 DA COMISSÃO A Comissão para 2013 foi reestruturada e passou a contar com novos membros, passa

Leia mais

EDITAL 010/2017 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO

EDITAL 010/2017 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO EDITAL 010/2017 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO ABERTURA O Diretor Geral do Câmpus Araraquara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, torna pública,

Leia mais

1. POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

1. POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS 1. POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS Em sua concepção, a Faculdade Cesusc, por meio da missão, busca em seus processos de ensino e aprendizagem promover a formação de profissionais capacitados para

Leia mais

IFSULDEMINAS. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia SUL DE MINAS Campus Machado. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

IFSULDEMINAS. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia SUL DE MINAS Campus Machado. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Instituto Federal de GERAIS IFSULDEMINAS IF Chamada Pública MEC/SETEC Nº 002/2007 Implantação Lei 11.892 de dezembro de 2008 que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, com reitoria

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

Cadernos de Avaliação Institucional

Cadernos de Avaliação Institucional CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA Cadernos de Avaliação Institucional Engenharia de Computação - BH Resultado da Avaliação

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COAI COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARTE I O DOCENTE AVALIA AS AÇÕES DO CURSO Prezado(a)

Leia mais

PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Direito

PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Direito PPC - Projeto Pedagógico de Curso Direito 1. Forma de acesso ao curso O acesso dos alunos ao Curso é realizado através das seguintes modalidades: - Processo Seletivo - aplica-se a candidatos que tenham

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

Chamada interna nº 001/2018 PROGRAD (republicada com prorrogação)

Chamada interna nº 001/2018 PROGRAD (republicada com prorrogação) Chamada interna nº 001/2018 PROGRAD (republicada com prorrogação) Critérios internos para submissão de Propostas referentes ao Edital Capes 06/2018 - Residência Pedagógica Considerando os objetivos do

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

Código: PRFDVN01I-01. PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Pedagogia

Código: PRFDVN01I-01. PPC - Projeto Pedagógico de Curso. Pedagogia Código: PRFDVN01I-01 1 PPC - Projeto Pedagógico de Curso Pedagogia 1. Forma de acesso ao curso O acesso dos alunos ao Curso é realizado através das seguintes modalidades. Processo Seletivo Aplica-se a

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS - PAE

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS - PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS - PAE A Faculdade de Presidente Venceslau - FAPREV, preocupada com o presente e o futuro de seus alunos, propõem a criação do Programa de Acompanhamento de seus

Leia mais

RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012

RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012 RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012 2012 Dados da Instituição FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DO SUL DE MINAS - FACESM Código: 508 Faculdade privada sem fins lucrativos Estado: Minas Gerais

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 33/2019 COMPLEMENTAR PROCESSO SELETIVO 2019/1

Leia mais

O PAPEL DAS COMPETÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR. Prof. Dr. Rui Otávio Andrade Prof. Dr. Alexandre Nicolini

O PAPEL DAS COMPETÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR. Prof. Dr. Rui Otávio Andrade Prof. Dr. Alexandre Nicolini O PAPEL DAS COMPETÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR Prof. Dr. Rui Otávio Andrade Prof. Dr. Alexandre Nicolini 26 de agosto de 2017 O Roteiro da Apresentação Café com Bloom Oficina de Dimensões de Aprendizagem

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 003/10

RESOLUÇÃO CEPE Nº 003/10 RESOLUÇÃO CEPE Nº 003/10 Regulamentar o Núcleo de Acompanhamento ao Egresso (NAE). CONSIDERANDO a importância de acompanhar os Egressos da FAP. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE aprovou e

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS FAGOC. Comissão Própria de Avaliação CPA/FAGOC-MG IES 1362 UBÁ-MG OUTUBRO/2014

PLANO DE AÇÃO ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS FAGOC. Comissão Própria de Avaliação CPA/FAGOC-MG IES 1362 UBÁ-MG OUTUBRO/2014 Página 1 de 15 PLANO DE AÇÃO ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS FAGOC Comissão Própria de Avaliação CPA/FAGOC-MG IES 1362 UBÁ-MG OUTUBRO/2014 Página 2 de 15 SUMÁRIO 1. DADOS DA INSTITUIÇÃO... 3 2. CONSIDERAÇÕES

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE Organização: Comissão Própria de Avaliação - CPA/UNICENTRO Realização: Pró-Reitoria de Planejamento - PROPLAN Aplicação: Diretoria de Avaliação Institucional- DIRAI

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA UFSM EM CACHOEIRA DO SUL CS: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA UFSM EM CACHOEIRA DO SUL CS: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DA EM CACHOEIRA

Leia mais

Pesquisa com egressos do curso de Ciências Econômicas (Concluintes 2011)

Pesquisa com egressos do curso de Ciências Econômicas (Concluintes 2011) Pesquisa com egressos do curso de Ciências Econômicas (Concluintes 2011) Departamento de Economia Araraquara 2014 A finalidade da educação não é apenas formar trabalhadores, mas também formar cidadãos

Leia mais

Operações de Orçamento

Operações de Orçamento Operações de Orçamento Pró-reitoria de Administração 1 SUMÁRIO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 19 20 21 22 GLOSSÁRIO O IFSULDEMINAS A ESTRUTURA A REITORIA A CARTILHA ORÇAMENTO IFSULDEMINAS

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (PAE)

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (PAE) Faculdade de Balsas PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (PAE) (Aprovado pela Resolução COP 04/2010 de 15 de setembro de 2010) Mantenedora: Unibalsas Educacional Ltda Balsas MA 2010 PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

Cadernos de Avaliação Institucional

Cadernos de Avaliação Institucional CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA Cadernos de Avaliação Institucional Bacharelado em Administração Resultado da Avaliação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE Organização: Comissão Própria de Avaliação - CPA/UNICENTRO Realização: Pró-Reitoria de Planejamento - PROPLAN Aplicação: Diretoria de Avaliação Institucional- DIRAI

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Arcos PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2017

PROJETO DAS FACULDADES FIP/MAGSUL 2017 Administração: (Bacharel) Direito: (Bacharel) Mantida pela A.E.S.P. R: Tiradentes, 322 Centro Tel.: (67) 3437-8820 Ponta Porã MS Home Page: www.magsul-ms.com.br E-mail: magsul@terra.com.br PROJETO DAS

Leia mais

EDITAL Nº 90/2017 SELEÇÃO DE TUTORES EAD CURSO GESTÃO DO PNAE NO ÂMBITO DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DA REGIÃO SUDESTE

EDITAL Nº 90/2017 SELEÇÃO DE TUTORES EAD CURSO GESTÃO DO PNAE NO ÂMBITO DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DA REGIÃO SUDESTE EDITAL Nº 90/2017 SELEÇÃO DE TUTORES EAD CURSO GESTÃO DO PNAE NO ÂMBITO DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DA REGIÃO SUDESTE 2017 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS O

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE SINAES AVALIAÇÃO DE IES AVALIAÇÃO DE

Leia mais

Cadernos de Avaliação Institucional

Cadernos de Avaliação Institucional CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA Cadernos de Avaliação Institucional Engenharia de Minas Araxá Resultado da Avaliação

Leia mais

Relatório de Autoavaliação. Institucional 2013

Relatório de Autoavaliação. Institucional 2013 Relatório de Autoavaliação Institucional 2013 Março/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA RELATÓRIO

Leia mais

ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO IFMS

ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO IFMS ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO IFMS SETEMBRO / 2018 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL IFMS Endereço: Rua Ceará, 972 - Campo Grande - MS CEP: 79.021-000 CNPJ: 10.673.078/0001-20

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN FW: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN FW: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE FREDERICO WESTPHALEN

Leia mais

PLANO DE AÇÃO

PLANO DE AÇÃO INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2016-207 São Luís 2016 1 INTRODUÇÃO O plano de ações da CPA define os rumos dos trabalhos que serão desenvolvidas pela

Leia mais

O estágio supervisionado não poderá constituir-se exclusivamente como lócus para observações e sim para o exercício da prática educativa e esta deverá

O estágio supervisionado não poderá constituir-se exclusivamente como lócus para observações e sim para o exercício da prática educativa e esta deverá 12. Estágio Curricular O Estágio Supervisionado em Ensino das Artes Visuais é componente curricular obrigatório do curso de Licenciatura em Artes Visuais do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes

Leia mais

COORDENADORA GERAL Profa. Ms. PAULA CRISTINA HOTT EMERICK; REPRESENTANTE DOCENTE Profa. Ms. MARINA CARNEIRO MATOS SILLMANN; REPRESENTANTE DO CORPO

COORDENADORA GERAL Profa. Ms. PAULA CRISTINA HOTT EMERICK; REPRESENTANTE DOCENTE Profa. Ms. MARINA CARNEIRO MATOS SILLMANN; REPRESENTANTE DO CORPO COORDENADORA GERAL Profa. Ms. PAULA CRISTINA HOTT EMERICK; REPRESENTANTE DOCENTE Profa. Ms. MARINA CARNEIRO MATOS SILLMANN; REPRESENTANTE DO CORPO DISCENTE DIEGO AMARAL DE OLIVEIRA REPRESENTANTE DO CORPO

Leia mais

Sociedade de Ensino Superior Ideal Ltda - EPP FACULDADE IDEAL MODELO DE QUESTIONÁRIO EGRESSOS

Sociedade de Ensino Superior Ideal Ltda - EPP FACULDADE IDEAL   MODELO DE QUESTIONÁRIO EGRESSOS Prezado (a) Egresso (a), Sociedade de Ensino Superior Ideal Ltda - EPP FACULDADE IDEAL E-mail: atendimento@unideal.edu.br MODELO DE QUESTIONÁRIO EGRESSOS Este questionário objetiva coletar informações

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Arcos PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONALIZANTE NO RIO GRANDE DO NORTE - perfil da inserção de egressos do IFRN no mercado de trabalho

A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONALIZANTE NO RIO GRANDE DO NORTE - perfil da inserção de egressos do IFRN no mercado de trabalho Conferência Internacional LALICS 2013 Sistemas Nacionais de Inovação e Políticas de CTI para um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável 11 e 12 de Novembro, 2013 - Rio de Janeiro, Brasil A EXPANSÃO DA

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS CORNÉLIO PROCÓPIO 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 2 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 CAPÍTULO II... 3 OBJETIVOS DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DO EGRESSO... 3 CAPÍTULO

Leia mais

Relatório de Autoavaliação. Institucional 2013

Relatório de Autoavaliação. Institucional 2013 Relatório de Autoavaliação Institucional 2013 Março/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA RELATÓRIO

Leia mais

RESOLUÇÃO CA Nº 007/2007

RESOLUÇÃO CA Nº 007/2007 RESOLUÇÃO CA Nº 007/2007 Implanta o Programa de Acompanhamento de Egresso da Faculdade Indepedente do Nordeste O Conselho Acadêmico CA da Faculdade Independente do Nordeste no uso de suas atribuições de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O presente

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior RESOLUÇÃO Nº 009 CONSUPER/2015 Dispõe sobre o Regulamento de Curso de Extensão do. O Presidente do do IFC, professor Francisco José Montório Sobral, no uso de suas atribuições conferidas pelo Decreto de

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO PROF.

Leia mais

EDITAL N 06/2016/UFSJ/PROEX, DE 11 DE MARÇO DE 2016, DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROJETO CORREDOR CULTURAL REGIONAL SUDESTE

EDITAL N 06/2016/UFSJ/PROEX, DE 11 DE MARÇO DE 2016, DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROJETO CORREDOR CULTURAL REGIONAL SUDESTE EDITAL N 06/2016/UFSJ/PROEX, DE 11 DE MARÇO DE 2016, DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROJETO CORREDOR CULTURAL REGIONAL SUDESTE A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal

Leia mais

Cadernos de Avaliação Institucional

Cadernos de Avaliação Institucional CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA Cadernos de Avaliação Institucional Administração Resultado da Avaliação do Curso Corpo

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE ARTES E LETRAS CAL: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE ARTES E LETRAS CAL: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE ARTES E LETRAS

Leia mais

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO 2015

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO 2015 1.2 - QG ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO 2015 Divulgação dos resultados da autoavaliação institucional para a comunidade da sua unidade / subunidade EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

Leia mais

Programa de Estágio Docência em Educação a Distância

Programa de Estágio Docência em Educação a Distância 1 Programa de Estágio Docência em Educação a Distância CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. O Programa de Estágio Docência em Educação a Distância é destinado ao aprimoramento da formação de discentes

Leia mais

RELATÓRIO AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE ANO 2013 FRANCISCO BELTRÃO PR

RELATÓRIO AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE ANO 2013 FRANCISCO BELTRÃO PR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Francisco Beltrão Departamento de Educação RELATÓRIO AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE ANO 2013 FRANCISCO BELTRÃO PR Sumário 1. APRESENTAÇÃO...3

Leia mais

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC 1. IDENTIFICAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS 1.1 Campus: 1.2 Diretor Geral: 1.3 E-mail: 1.4 Telefone: 1.5 Diretor de Ensino: 1.6 E-mail: 1.7 Telefone: 1.8 Coordenador de Extensão:

Leia mais

Orientação Normativa Política de Egressos no âmbito do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Orientação Normativa Política de Egressos no âmbito do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Orientação Normativa Política de Egressos no âmbito do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) 1 Apresentação O documento ora apresentado, denominado de Orientação Normativa - Política de Egressos

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH: MODALIDADE PRESENCIAL

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH: MODALIDADE PRESENCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais