Manual de Orientação GCT Gestão de Contratação. Secretaria de Estado da Fazenda Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão Versão 0.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Orientação GCT Gestão de Contratação. Secretaria de Estado da Fazenda Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão Versão 0."

Transcrição

1 Manual de Orientação GCT Gestão de Contratação Versão 0.1

2 SUMÁRIO 1. CATÁLOGO DE MATERIAIS E SERVIÇOS CONSULTA AO CATÁLOGO POR DIGITAÇÃO CONSULTA AO CATÁLOGO POR LISTAGEM CATÁLOGO DE ITENS GENÉRICOS PROPOSTA DE MATERIAL/SERVIÇO PROPOSTA DE ITEM DE MATERIAL/SERVIÇO CONSULTA FORNECEDOR CPF CONSULTA FORNECEDOR CNPJ SOLICITAÇÃO DE AQUISIÇÃO (S.A) CADASTRO DE LICITAÇÕES INCLUSÃO DE LICITAÇÃO REGISTRO DE EXECUÇÃO DE LICITAÇÃO REGISTRO DE RESULTADO DE LICITAÇÃO ALTERAR VENCEDOR DE LICITAÇÃO CADASTRO DE CONTRATOS CADASTRO DE ADITIVOS DE CONTRATOS RELATÓRIOS LINHA DE FORNECIMENTO DE FORNECEDORES CRF CERTIFICADO DE REGISTRO DE FORNECEDOR FORNECEDORES POR MATERIAL/SERVIÇO FORNECEDORES COM PENALIDADE LISTA DE GRUPO E CLASSE EMITIR CATÁLOGO DE MATERIAL/SERVIÇO RELATÓRIO DE PREÇO SOLICITAÇÃO DE COMPRA...

3 CATÁLOGO DE MATERIAIS E SERVIÇOS

4 CATÁLOGO DE MATERIAIS E SERVIÇOS Para consultar o Catálogo de Materiais e Serviços: 1. Clique no módulo Gestão de Contratação (GCT) para expandir os menus do módulo; 2. Em seguida clique no menu Materiais e Serviços; 3. Depois clique na funcionalidade Consultar Catálogo de Materiais e Serviços como mostrado ao lado.

5 CONSULTA AO CATÁLOGO POR DIGITAÇÃO

6 CATÁLOGO DE MATERIAIS E SERVIÇOS CONSULTA POR DIGITAÇÃO 1- Escolha o tipo de consulta: Por Listagem ou Por Digitação. No igesp, o tipo de consulta por digitação já vem marcado como padrão. 2- Para facilitar a consulta, preencha o campo ao lado com o código do material ou serviço que deseja pesquisar. Caso não saiba o código clique no ícone da lupa ao lado do campo. 3- Preencha o campo Nome do Item com as palavraschaves da especificação do item a ser pesquisado. OBS: Utilize sempre o asterisco (*) antes e depois de qualquer palavra-chave utilizada na pesquisa. 4- Clique no botão Localizar. 5- Verifique se no resultado da consulta existe algum item que satisfaça as especificações desejadas. 6- Se desejar verificar mais detalhes de um item pesquisado, marque o item e clique no botão Detalhar.

7 CATÁLOGO DE MATERIAIS E SERVIÇOS CONSULTA POR DIGITAÇÃO No Catálogo de Materiais e Serviços, ao clicar na lupa do campo Código do Material/Serviço do slide anterior, a tela abaixo será aberta. 1- Nos campos Nome do Material/Serviço ou Sinônimo do Mat./Serv. digite o que deseja pesquisar. OBS: Se desejar, utilize os asteriscos entre os nomes que forem digitados. 2- Clique em Localizar 3- Se a consulta retornar mais de um resultado, escolha o material desejado observando sempre a coluna Nome da Classe. 4- Marque o material/serviço desejado e clique em Selecionar para levá-lo para a tela do Catálogo.

8 CONSULTA AO CATÁLOGO POR LISTAGEM

9 CATÁLOGO DE MATERIAIS E SERVIÇOS CONSULTA POR LISTAGEM 1- Escolha o Grupo ao qual o Material/Serviço pertence. 2- Informe a Classe ao qual o Material/Serviço pertence. 3- Escolha o Material/Serviço. 4- Clique em Localizar 5- Se a consulta retornar mais de um resultado, verifique se algum deles satisfaz suas especificações. 6- Marque o item de material/serviço desejado e clique em Detalhar para obter mais informações sobre o item.

10 CATÁLOGO DE ITENS GENÉRICOS

11 CATÁLOGO DE ITENS GENÉRICOS Item Genérico é utilizado quando não podemos estimar uma quantidade de itens de material/serviço que será utilizada ao longo do exercício. Exemplo: Peças de Reposição para Veículos; Serviços Postais; etc. Para consultar o Catálogo de Itens Genéricos: 1. Clique no módulo Gestão de Contratação (GCT) para expandir os menus do módulo; 2. Em seguida clique no menu Materiais e Serviços; 3. Depois clique em Cadastro de Materiais e Serviços e; 4. Em seguida clique na funcionalidade Cadastro de Itens com Descrição Genérica como mostrado ao lado.

12 CATÁLOGO DE ITENS GENÉRICOS 1- Preencha o campo Nome do Item com as palavraschaves do item a ser pesquisado ou clique diretamente em Localizar para pesquisar todos os itens. OBS: Utilize sempre o asterisco (*) antes e depois de qualquer palavra-chave utilizada na pesquisa. 2- Se desejar verificar mais detalhes de um item genérico pesquisado, marque o item e clique no botão Detalhar.

13 PROPOSTA DE MATERIAL/SERVIÇO

14 PROPOSTA DE MATERIAL E SERVIÇO Para propor a inclusão de um Material ou Serviço não existente no catálogo: 1. Clique no módulo Gestão de Contratação (GCT) para expandir os menus do módulo; 2. Em seguida clique no menu Materiais e Serviços; 3. Depois clique em Propostas e; 4. Em seguida clique na funcionalidade Proposta de Material/Serviço como mostrado ao lado.

15 PROPOSTA DE MATERIAL E SERVIÇO Por padrão, o igesp em todas as suas funcionalidades, exibe inicialmente telas com campos que servem de filtros para a realização de consultas através do botão Localizar, e na parte inferior da tela existem botões que indicam as ações que podem ser realizadas pelos usuários. 2. Para localizar uma proposta que já foi incluída preencha um ou mais campos ao lado para restringir a consulta apenas ao que se deseja localizar. 3. Clique no botão Localizar. 1. Para incluir uma nova proposta de Material ou Serviço clique no botão Incluir. 4. Para realizar as demais ações como detalhar, alterar, excluir ou encaminhar uma proposta já realizada: após localizar a proposta, marque-a e clique em um dos botões abaixo para realizar a ação desejada.

16 PROPOSTA DE MATERIAL E SERVIÇO INCLUSÃO PASSO 1 1. Informe o código da Classe ao qual o Material/Serviço que está sendo proposto pertencerá. OBS: Se não souber o código clique na lupa para pesquisar pelo nome. 2. Informe o nome do Material ou Serviço que deseja incluir. 3. Se desejar, Informe um ou mais sinônimos para o Material ou Serviço que está sendo proposto. 4. Para verificar os materiais ou serviços já pertencentes à classe informada acima clique no botão Consultar Materiais/Servicos. 6. Se não deseja mais incluir a proposta de material ou serviço, clique no botão Desistir para voltar à tela anterior. 5. Após preencher as informações e certificar-se de que o material ou serviço que está sendo proposto ainda não existe no catálogo, clique no botão Próximo.

17 PROPOSTA DE MATERIAL E SERVIÇO INCLUSÃO PASSO 2 Neste passo deverão ser informadas as características que satisfazem o material ou serviço que está sendo proposto. 1. Informe o código da característica que deseja atribuir ao material ou serviço. OBS: Utilize a lupa para abrir a tela de cadastro de características e pesquisar pelo nome. 2. Descreva para que serve a característica que está sendo adicionada. 3. Informe se a característica que está sendo inserida deverá ou não ser obrigatória para o cadastro de um item desse material ou serviço que está sendo proposto. 4. Cite um exemplo para a característica que está sendo atribuída. 5. Após o preenchimento das informações clique em Incluir. 6. Repita os passos 1 a 5 até atribuir todas as características desejadas ao material ou serviço. Após inserir todas as característica clique em Próximo.

18 PROPOSTA DE MATERIAL E SERVIÇO INCLUSÃO PASSO 3 Neste passo deverão ser associadas as Unidades de Fornecimento que poderão ser solicitadas do material ou serviço que está sendo proposto. 1. Localize e selecione a Unidade de Fornecimento que deseja associar ao material ou serviço. 2. Após selecionar uma ou mais Unidades de Fornecimento, clique no botão > que está realçado em vermelho na imagem para associar a Unid. Forn. ao material ou serviço 3. Neste lado estão apresentadas as Unid. Fornecimento associadas ao material ou serviço. Se desejar retirar alguma, selecione a unidade e clique no botão < ou << para desassociar todas. 4. Clique no botão Confirmar ou no botão Encaminhar para encaminhar a proposta para análise da SEPLAG.

19 PROPOSTA DE MATERIAL E SERVIÇO -INCLUSÃOApós Confirmar ou Encaminhar a proposta, a tela abaixo exibirá mensagem informando o código da Proposta. Este código será útil para localizar a proposta na tela de consultas. 1. Clique no botão ao lado para prosseguir.

20 PROPOSTA DE MATERIAL E SERVIÇO -ENCAMINHAMENTOAo retornar para a tela de consulta, as propostas já inseridas poderão ser consultadas através do código ou dos demais filtros. 1. Informe o código da proposta gerado pelo sistema ou Informe outros campos como Data da Proposta, Nome do Material/Serviço proposto, dentre outros. 3. Clique em Localizar. 4. Caso a pesquise retorne algum resultado, verifique a situação da Proposta. OBS 1: Apenas as propostas Em Cadastramento poderão ser alteradas ou excluídas pois ainda não foram encaminhadas para a SEPLAG. OBS 2: Após encaminhada, a proposta terá sua situação alterada para Pendente até que a SEPLAG aprove ou rejeite a proposta. 5. Se a proposta estiver na situação Em Cadastramento, é necessário encaminhá-la para avaliação da SEPLAG. Para tal, marque a proposta e clique no botão Encaminhar.

21 PROPOSTA DE ITEM DE MATERIAL/SERVIÇO

22 PROPOSTA DE ITEM DE MATERIAL E SERVIÇO Para propor a inclusão de um Item de Material ou Serviço não existente no catálogo: 1. Clique no módulo Gestão de Contratação (GCT) para expandir os menus do módulo; 2. Em seguida clique no menu Materiais e Serviços; 3. Depois clique em Propostas e; 4. Em seguida clique na funcionalidade Proposta de Item de Material/Serviço como mostrado ao lado.

23 PROPOSTA DE ITEM DE MATERIAL E SERVIÇO Por padrão, o igesp em todas as suas funcionalidades, exibe inicialmente telas com campos que servem de filtros para a realização de consultas através do botão Localizar, e na parte inferior da tela existem botões que indicam as ações que podem ser realizadas pelos usuários. 2. Para localizar uma proposta que já foi incluída preencha um ou mais campos ao lado para restringir a consulta apenas ao que se deseja localizar. 3. Clique no botão Localizar. 1. Para incluir uma nova proposta de Material ou Serviço clique no botão Incluir. 4. Para realizar as demais ações como detalhar, alterar, excluir ou encaminhar uma proposta já realizada: após localizar a proposta, marque-a e clique em um dos botões abaixo para realizar a ação desejada.

24 PROPOSTA DE ITEM DE MATERIAL E SERVIÇO -INCLUSÃO1. Informe o código do material/serviço ou clique na lupa para pesquisar pelo nome. 2. Ao informar o código do material/serviço no passo 1 acima, o sistema exibe as característica do material ou serviço escolhido já preenchidas de acordo com um item já existente. Faça as alterações necessárias para que o item fique de acordo com as especificações desejadas. 3. Botão Visualizar Item: Junta as informações de todas as características preenchidas e apresenta no campo Descrição. 4. Botão Consultar Itens: Abre uma nova janela com todos os itens referentes ao material/serviço escolhido. 5. Botão Detalhar Material/Serviço: Abre uma nova janela apresentando as informações sobre o material/serviço escolhido. 6. CliquedenoEstado botãodaconfirmar Secretaria Fazenda ou no botão Encaminhar para encaminhar a proposta para análise da SEPLAG. e Gestão Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento

25 PROPOSTA DE ITEM DE MATERIAL E SERVIÇO -INCLUSÃOApós Confirmar ou Encaminhar a proposta, a tela abaixo exibirá mensagem informando o código da Proposta. Este código será útil para localizar a proposta na tela de consultas. 1. Clique no botão ao lado para prosseguir.

26 PROPOSTA DE ITEM DE MATERIAL E SERVIÇO -ENCAMINHAMENTOAo retornar para a tela de consulta, as propostas já inseridas poderão ser consultadas através do código ou dos demais filtros. 1. Informe o código da proposta gerado pelo sistema ou Informe outros campos como Data da Proposta, Classe do Material/Serviço, dentre outros. 3. Clique em Localizar. OBS 1: Apenas as propostas Em Cadastramento poderão ser alteradas ou excluídas pois ainda não foram encaminhadas para a SEPLAG. OBS 2: Após encaminhada, a proposta terá sua situação alterada para Pendente até que a SEPLAG aprove ou rejeite a proposta. 5. Se a proposta estiver na situação Em Cadastramento, é necessário encaminhá-la para avaliação da SEPLAG. Para tal, marque a proposta e clique no botão Encaminhar. 4. Caso a pesquise retorne algum resultado, verifique a situação da Proposta.

27 CONSULTA CPF CONSULTA FORNECEDOR FORNECEDOR CPF

28 CONSULTA FORNECEDOR CPF Para consultar o Cadastro de Fornecedores CPF: 1. Clique no módulo Gestão de Contratação (GCT) para expandir os menus do módulo; 2. Em seguida clique no menu Fornecedor; 3. Depois clique em Cadastro de Fornecedor CPF.

29 CONSULTA FORNECEDOR CPF 1- Preencha o campo CPF para pesquisar o fornecedor pelo número do documento CPF ou Preencha o campo Nome para pesquisar o fornecedor pelo nome. OBS: Utilize sempre o asterisco (*) antes e depois de qualquer palavra utilizada na pesquisa. 3- Clique em Localizar 4- Se desejar obter mais informações sobre o fornecedor pesquisado, marque o fornecedor e clique no botão Detalhar.

30 CONSULTA FORNECEDOR CPF Ao marcar o fornecedor e clicar no botão Detalhar a tela abaixo apresentará todas as informações cadastradas para o fornecedor escolhido. Clique nos botões abaixo realçados em vermelho para acessar informações referentes a Identificação, Endereços, Contatos e Linha de Fornecimento do fornecedor. Para voltar à tela anterior clique em Desistir. Clique no botão Validação se desejar validar a situação do fornecedor

31 CONSULTA CNPJ CONSULTAFORNECEDOR FORNECEDOR CPF

32 CONSULTA FORNECEDOR CNPJ Para consultar o Cadastro de Fornecedores CNPJ: 1. Clique no módulo Gestão de Contratação (GCT) para expandir os menus do módulo; 2. Em seguida clique no menu Fornecedor; 3. Depois clique em Cadastro de Fornecedor CNPJ.

33 CONSULTA FORNECEDOR CNPJ 1- Preencha o campo Tipo de Documento de Identificação escolhendo CNPJ, NIRE ou Nº Cartório e em seguida preencha o número do documento para pesquisar o fornecedor ou Preencha o campo Nome para pesquisar o fornecedor pelo nome. OBS: Utilize sempre o asterisco (*) antes e depois de qualquer palavra utilizada na pesquisa. 3- Clique em Localizar 4- Se desejar obter mais informações sobre o fornecedor pesquisado, marque o fornecedor e clique no botão Detalhar.

34 CONSULTA FORNECEDOR CNPJ Ao marcar o fornecedor e clicar no botão Detalhar a tela abaixo apresentará todas as informações cadastradas para o fornecedor escolhido. Clique nos botões abaixo para acessar informações referentes ao fornecedor. Para voltar à tela anterior clique em Desistir. Clique no botão Validação se desejar validar a situação do fornecedor

35 SOLICITAÇÃO DE AQUISIÇÃO CONSULTA FORNECEDOR CPF(SA)

36 SOLICITAÇÃO DE AQUISIÇÃO (SA) Para consultar ou cadastrar uma Solicitação de Aquisição: 1. Clique no módulo Gestão de Contratação (GCT) para expandir os menus do módulo; 2. Em seguida clique no menu Compras de Materiais e Serviços; 3. Depois clique em Solicitação de Aquisições de Materiais, Serviços e Obras.

37 SOLICITAÇÃO DE AQUISIÇÃO (SA) 1. Se desejar consultar uma SA que já está cadastrada, preencha o campo UG Solicitante, um intervalo de datas da solicitação e outros campos caso necessário. 2. Clique no botão Localizar ou Caso queira incluir uma nova SA clique no botão Incluir. 4. Se desejar Copiar, Alterar, Excluir ou Encaminhar uma solicitação já cadastrada, localize a SA, marque-a e clique em um dos botões abaixo para realizar a ação desejada.

38 SOLICITAÇÃO DE AQUISIÇÃO (SA) 1. Escolha a UG Responsável pela Licitação. Este campo deverá ser preenchido com a UG SEPLAG caso o processo seja enviado para que a mesma realize a licitação. Nos casos de Dispensas e/ou Licitações realizadas pelo próprio Órgão, a UG escolhida deverá ser a própria UG do usuário. 2. Escolha o Tipo da Solicitação e informe um Descrição Resumida para o que se deseja adquirir. 3. Para incluir um ou mais itens de material/serviço à AS clique em um dos dois botões abaixo.

39 SOLICITAÇÃO DE AQUISIÇÃO (SA) -INCLUSÃO DE ITENS POR CONSULTA1. Na inclusão de itens por consulta informe o Material/Serviço desejado e clique em Localizar 2. Todos os itens referentes ao material/serviço escolhido serão listados. Marque um ou mais itens e informe a Unidade de Fornecimento, a quantidade desejada e o preço unitário (menor preço orçado). 4. Após escolher os itens clique em Confirmar. 3. Em caso de haver mais de 10 itens referentes ao material/serviço escolhido, esses itens serão divididos em página com no máximo 10 itens em cada página. Clique no número da página para visualizar os demais itens.

40 SOLICITAÇÃO DE AQUISIÇÃO (SA) -INCLUSÃO DE ITENS POR DIGITAÇÃODICA!! Consulte e anote antecipadamente os códigos dos itens que deseja adquirir no Catálogo de Materiais/Serviços, pois facilitará no momento de incluir os itens na SA. 1. Informe o código do item de material/serviço ou clique na lupa para pesquisar o item pelo nome. 3. Clique no botão Incluir. 2. Escolha a Unidade de Fornecimento e informe a Quantidade e Preço Unitário. 4. Repita os passos 1 até 3 para todos os itens que desejar incluir na solicitação. Após incluir todos os itens clique em Confirmar.

41 SOLICITAÇÃO DE AQUISIÇÃO (SA) 3. Após preencher sua SA com todos os itens clique em Confirmar para salvar a SA ou clique em Encaminhar para encaminhar a SA para licitação. 1. Se desejar alterar Unidade de Fornecimento, Quantidade e/ou Preço Unitário dos itens já escolhidos clique no botão Alterar Itens. 2. Se desejar excluir algum item da lista, basta selecionar um ou mais itens na caixinha ao lado do código do item e clicar em Excluir Item.

42 SOLICITAÇÃO DE AQUISIÇÃO (SA) LEMBRETE!! Apenas SAs na situação Encaminhada para Licitação podem ser associadas a uma Licitação, portanto lembre-se de encaminhar as SAs após ter certeza de que todas as informações estão corretas. 1. Consulte a SA e verifique sua situação. SAs na situação Em Cadastramento ainda podem ser alteradas ou excluídas, basta selecionar a SA e clicar no botão Alterar ou Excluir. 2. Caso todas as informações da SA estejam validadas e corretas, selecione a SA e clique em Encaminhar. Após ser encaminhada a SA terá a situação modificada para Encaminhada para Licitação.

43 CADASTRO DE LICITAÇÃO CONSULTA FORNECEDOR CPF

44 CADASTRO DE LICITAÇÃO Para Consultar ou Cadastrar uma Licitação: 1. Clique no módulo Gestão de Contratação (GCT) para expandir os menus do módulo; 2. Em seguida clique no menu Compras de Materiais e Serviços; 3. Depois clique em Cadastro de Licitação.

45 CADASTRO DE LICITAÇÃO Importante! O cadastro de Licitação é composto de 3 passos: Incluir, Registrar Execução e Registrar Resultado respectivamente. 1. Se desejar consultar uma licitação que já está cadastrada, preencha o campo UG Responsável e outros campos caso necessário. 2. Clique no botão Localizar ou Caso queira incluir uma nova Licitação clique no botão Incluir.

46 CADASTRO DE LICITAÇÃO -INCLUSÃONesta etapa serão preenchidas as primeiras informações sobre a Licitação e a Solicitação de Aquisição referente ao objeto da licitação deverá ser associada. 1. Escolha a Origem da Licitação e em seguida a Modalidade. 2. Escolha o Enquadramento Legal caso necessário. 3. Preencher apenas quando a modalidade escolhida for Dispensa ou Inexigibilidade 4. Escolha a Natureza do Objeto e o Regime de Execução respectivamente. 5. Informe o Prazo de Execução do Objeto em dias. 6. Descreva o Objeto da Licitação. 7. Se a Licitação é realizada no próprio Órgão informar neste campo Setorial - Órgãos. 8. Informe o Âmbito da Licitação e o Município de Entrega respectivamente. 9. Clique em Próximo.

47 CADASTRO DE LICITAÇÃO -INCLUSÃO- 1. Clique no botão Associar Solicitações para abrir uma nova tela onde deverá ser escolhida a SA pertencente à licitação.

48 CADASTRO DE LICITAÇÃO -INCLUSÃOAo clicar em Associar Solicitações na tela anterior, esta tela será aberta para consultar as SAs que estão na situação Encaminhada para Licitação. 1. Preencha um ou mais campos além dos já preenchidos ao lado para restringir a pesquisa ou Clique diretamente no botão Localizar. 3. Marque a AS que está relacionada ao objeto da licitação que está sendo cadastrada. Lembre-se!! Certifique-se de que a SA desejada está na situação Encaminhada Para Licitação. Caso contrário ela não aparecerá nesta tela. 4. Após marcar a SA, clique no botão Selecionar para associá-la à Licitação.

49 CADASTRO DE LICITAÇÃO -INCLUSÃOCampos preenchidos automaticamente pelo sistema após a associação da(s) SA(s). 1. Clique no botão Associar Solicitações para escolher uma ou mais solicitações de compra para a licitação que está sendo cadastrada. 2. Aqui as SAs associadas aparecem listadas. Caso deseje desassociar uma ou mais SAs, marque-as e clique no botão Desassociar Solicitações. 3. Os itens de material ou serviço das SAs escolhidas são listados e neste momento os preços unitários ainda podem ser alterados ou ajustados caso necessário. 4. Verifique se os itens da AS associada estão de acordo com o objeto da licitação. 5. Clique no botão Salvar ou Confirmar.

50 CADASTRO DE LICITAÇÃO -INCLUSÃO- Código da Licitação gerado pelo sistema. Clique no botão ao lado para retornar para a tela de consulta.

51 CADASTRO DE LICITAÇÃO -REGISTRO DE EXECUÇÃOApós incluir a Licitação o próximo passo é o Registro de Execução. 1. Preencha o campo UG Responsável e outros campos caso necessário para consultar a Licitação desejada. 2. Clique no botão Localizar. 3. Após o resultado da consulta, verifique a situação da licitação. Para Registrar a Execução é necessário que a Licitação esteja na situação Em Cadastramento. 4. Marque a Licitação e clique no botão Registrar Execução.

52 CADASTRO DE LICITAÇÃO -REGISTRO DE EXECUÇÃO- 1. Informe os campos ao lado. 2. Para informar os Veículos de Publicação digite o código ou clique na lupa para pesquisar e em seguida clique no botão Incluir. 3. Após preencher os campos clique no botão Confirmar.

53 CADASTRO DE LICITAÇÃO -REGISTRO DE RESULTADOApós Registrar a Execução da Licitação o próximo passo é o Registro do Resultado. 1. Preencha o campo UG Responsável e outros campos caso necessário para consultar a Licitação desejada. 2. Clique no botão Localizar. 3. Após o resultado da consulta, verifique a situação da licitação. Para Registrar o Resultado é necessário que a Licitação esteja na situação Em Execução. 4. Marque a Licitação e clique no botão Registrar Resultado.

54 CADASTRO DE LICITAÇÃO -REGISTRO DE RESULTADO- 1. Informe os campos ao lado. 2. Anexe o Edital de Licitação e/ou a Solicitação de Compra e clique em Incluir. 3. Após preencher os campos clique no botão Próximo.

55 CADASTRO DE LICITAÇÃO -REGISTRO DE RESULTADO- 1. Informe se houve recurso para cada fase da licitação. 2. Clique em Próximo.

56 CADASTRO DE LICITAÇÃO -REGISTRO DE RESULTADO- 1. Informe a quantidade de fornecedores que concorreram em cada item da Licitação. 2. Clique em Próximo.

57 CADASTRO DE LICITAÇÃO -REGISTRO DE RESULTADONesta tela deverão ser registrados um ou mais vencedores da Licitação. 1. Para incluir um vencedor da Licitação clique no botão Incluir.

58 CADASTRO DE LICITAÇÃO -REGISTRO DE RESULTADONesta tela deverão ser registrados um ou mais vencedores da Licitação. 1. Informe o CPF/CNPJ do fornecedor ou clique na lupa para pesquisar o fornecedor pelo nome. 2. Informe a classificação do fornecedor, a validade do preço em dias, o preço final licitado e marca do item em caso de item de material. 3. Após preencher as informações clique em Confirmar.

59 CADASTRO DE LICITAÇÃO -REGISTRO DE RESULTADO- 2. Para incluir outros vencedores, clique no botão Incluir. 1. Se desejar alterar ou excluir o fornecedor vencedor da licitação clique nos botões Alterar ou Excluir respectivamente. 3. Caso as informações estejam preenchidas corretamente clique em Concluir Registro de Licitação. Caso seja necessário validação ou alteração de informações posteriormente clique em Salvar Registro de Licitação.

60 CADASTRO DE LICITAÇÃO -REGISTRO DE RESULTADO- 1. Após registrar o resultado da Licitação, a mesma ficará na situação Licitada. Nesta situação, os empenhos poderão ser realizados.

61 ALTERAR VENCEDOR DE LICITAÇÃO CONSULTA FORNECEDOR CPF

62 CADASTRO DE CONTRATOS CONSULTA FORNECEDOR CPF

63 CADASTRO DE ADITIVOS DE CONSULTA FORNECEDOR CPF CONTRATOS

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Geral Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema de Almoxarifado

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS DIVULGAÇÃO DE COMPRAS DISPENSA / INEXIGIBILIDADE MANUAL DO USUÁRIO

Leia mais

PROCESSO DE LICITAÇÃO E COMPRA DIRETA DO SISTEMA DE GESTÃO DE MATERIAIS E SERVIÇOS GMS

PROCESSO DE LICITAÇÃO E COMPRA DIRETA DO SISTEMA DE GESTÃO DE MATERIAIS E SERVIÇOS GMS PROCESSO DE LICITAÇÃO E COMPRA DIRETA DO SISTEMA DE GESTÃO DE MATERIAIS E SERVIÇOS GMS Este manual não tem a pretensão de esgotar as dúvidas acerca dos procedimentos de compras de materiais e/ou serviços

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário CERTIDÕES UNIFICADAS Guia Rápido do Usuário CERTUNI Versão 1.0.0 CASA DA MOEDA DO BRASIL Conteúdo Acessando o Sistema... 3 Alterando Senhas... 3 Encerrando sua Sessão... 4 Gerando Pedido... 4 Alterando

Leia mais

AJUDA - FORMULÁRIO DE PROPOSTA ON-LINE - AVG

AJUDA - FORMULÁRIO DE PROPOSTA ON-LINE - AVG AJUDA - FORMULÁRIO DE PROPOSTA ON-LINE - AVG Esse é o manual para auxílio ao preenchimento do formulário de propostas on-line para a modalidade de Auxílio Participação em Eventos Científicos AVG. INFORMAÇÕES

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa AMG Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário 3 2. Programa

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de

Leia mais

CONVÊNIO TJ-SC 10/2014

CONVÊNIO TJ-SC 10/2014 1 CONVÊNIO TJ-SC 10/2014 Sumário Acesso à aplicação... 3 Termo de Uso do Sistema... 3 Alteração de Senha... 3 Consultas Cadastrais e de crédito... 4 Histórico de Alterações Cadastrais... 4 Declarações/Jurídico...

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

MIT072 Manual de Operação do Portal - Professores

MIT072 Manual de Operação do Portal - Professores ACESSO AO PORTAL Para acessar o Portal, o professor deve entrar no site Https://meu.ifmg.edu.br/Corpore.Net/Logon.aspx. Na página apresentada será necessário fazer o login preenchendo os campos Usuário

Leia mais

Passo a Passo Educação Especial

Passo a Passo Educação Especial Passo a Passo Educação Especial Objetivo Orientar as escolas que trabalham com Educação Especial na execução das atividades de criação e inclusão de alunos nas classes de AEE Atendimento Educacional Especializado

Leia mais

Themis Serviços On Line - Publicações

Themis Serviços On Line - Publicações Nome do documento Guia do Usuário Themis Serviços On Line - Publicações Sumário Introdução:... 3 1 - Cadastro dos Usuários do Themis Serviços On Line:... 3 2 - Acesso ao Sistema Themis Serviços On Line:...

Leia mais

PASSO A PASSO INSCRIÇÕES VI CAMPORI USEB

PASSO A PASSO INSCRIÇÕES VI CAMPORI USEB PASSO A PASSO INSCRIÇÕES VI CAMPORI USEB Intruções Gerais: Primeiramente o clube deve ser fazer o pagamento do boleto gerado no sub-módulo Pagamento. Após gerar o boleto, deve-se aguardar a confirmação

Leia mais

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 1 Sumário 1.Objetivo...03 2.Suporte...03 3.Como instalar...03 4.Usando o PEP...09 2 1. Objetivo:

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais

Manual Operacional Agenda Regulada. Unidades Solicitantes

Manual Operacional Agenda Regulada. Unidades Solicitantes Manual Operacional Agenda Regulada Unidades Solicitantes Prefeito: Gilberto Kassab Secretária: Maria Aparecida Orsini de Carvalho Secretário Adjunto: Ailton Ribeiro de Lima Assessor de TI: Cláudio Giulliano

Leia mais

Criando campanhas e gerando pedidos de venda com o Telemarketing

Criando campanhas e gerando pedidos de venda com o Telemarketing Criando campanhas e gerando pedidos de venda com o Telemarketing Escrito por: Paulo Antônio Leandro Florentino de Carvalho Sumário Criando uma nova campanha Adicionando novo cliente à campanha Excluindo

Leia mais

Manual de utilização

Manual de utilização Manual de utilização 1 Índice Calendário... 3 Usuários... 4 Contato... 5 Alterar... 5 Excluir... 5 Incluir... 5 Feriados... 9 Nacionais... 9 Regionais... 9 Manutenção... 9 Obrigações... 9 Obrigações Legais...

Leia mais

- Nota Fiscal Eletrônica -

- Nota Fiscal Eletrônica - Manual Portal de Clientes e Transportadores - Nota Fiscal Eletrônica - ÍNDICE. INTRODUÇÃO 3. OBJETIVO 3.2 ABRANGÊNCIA 3 2. FUNCIONALIDADES 3 2. CADASTRO DE CLIENTES NO PORTAL 3 2.2 CONSULTA NOTAS FISCAIS

Leia mais

Sistema de Cotação Eletrônica Passo a passo Gestor Cotação Eletrônica www.portalcompras.ce.gov.br/categoria3

Sistema de Cotação Eletrônica Passo a passo Gestor Cotação Eletrônica www.portalcompras.ce.gov.br/categoria3 Sistema de Cotação Eletrônica Passo a passo Gestor Cotação Eletrônica www.portalcompras.ce.gov.br/categoria 8 9 Acessando o sistema:. Informe o CPF;. Informe a senha;. Clique em Entrar. 0 Acessando as

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO Rua Afonso Arrechea, 240, Santo Ant. do Sudoeste - PR Tel 46 3563-1518 Fax 46 3563-3780 contato@diferencialcontabil.cnt.br www.diferencialcontabil.cnt.br MANUAL DE UTILIZAÇÃO DOMINIO ATENDIMENTO VERSÃO

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR ACESSANDO O PORTAL DO PROFESSOR Para acessar o portal do professor, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino ou acesse diretamente o endereço:

Leia mais

SRP Sistema de Controle de Ata de Registro de Preço. Passo a Passo Gestor de Compras

SRP Sistema de Controle de Ata de Registro de Preço. Passo a Passo Gestor de Compras SRP Sistema de Controle de Ata de Registro de Preço Passo a Passo Gestor de Compras Como acessar Como Acessar O acesso ao Sistema se faz através da página da SEPLAG Clicando no Link destacado Como Acessar

Leia mais

SISTEMA PLANO DE ENSINO - DOCENTES

SISTEMA PLANO DE ENSINO - DOCENTES SISTEMA PLANO DE ENSINO - DOCENTES 1- PÁGINA DE LOGIN DO SISTEMA E APRESENTAÇÕES INICIAIS Ao acessar o link do sistema, a seguinte página será apresentada: ACESSO AOS DOCENTES: Usar o usuário e senha do

Leia mais

Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque.

Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque. 5. ALTERAÇÃO DO ESTOQUE ATUAL Não é possível alterar o estoque de um produto na tela Cadastro de Produto. Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque. 5.1. Cadastro

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso Supervisão de Informática Departamento de Desenvolvimento Sistema Declaração On Line. Declaração On Line

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso Supervisão de Informática Departamento de Desenvolvimento Sistema Declaração On Line. Declaração On Line Declaração On Line Manual de Apoio à Utilização do Sistema Manual do Usuário Versão 1.0 INTRODUÇÃO... 4 AUTENTICANDO-SE NO SISTEMA... 4 EM CASO DE ESQUECIMENTO DA SENHA... 5 ALTERANDO A SENHA DE ACESSO

Leia mais

APLICATIVO WebSIGOM *Este documento não pode ser impresso ou comercializado.

APLICATIVO WebSIGOM *Este documento não pode ser impresso ou comercializado. APLICATIVO WebSIGOM *Este documento não pode ser impresso ou comercializado. Índice: 1- Acessando o WebSIGOM pág. 03 2- Menu Cadastro pág. 04 2.1- Para inserir um novo usuário pág. 04 2.2- Para consultar

Leia mais

COMO FAZER ENTRADA DE MATERIAL POR XML. Após abrir o sistema, localize o menu no canto superior esquerdo e clique em Movimentação > Entrada Material

COMO FAZER ENTRADA DE MATERIAL POR XML. Após abrir o sistema, localize o menu no canto superior esquerdo e clique em Movimentação > Entrada Material COMO FAZER ENTRADA DE MATERIAL POR XML Observação: O arquivo XML da nota fiscal deve estar salvo em seu computador. Se o seu fornecedor não enviou o arquivo por e-mail, você pode obter o arquivo pela internet,

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, selecione a opção Teu Online, e clique no botão, preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato

Leia mais

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SANTA MARIA FATECIENS 2008 Este manual tem por finalidade apresentar as especificações detalhadas da aplicação de Cadastro de Funcionários,

Leia mais

CeC. Cadastro Eletrônico de Contribuintes

CeC. Cadastro Eletrônico de Contribuintes CeC Cadastro Eletrônico de Contribuintes Versão 1.0 Usuário Externo Março/2010 Índice 1. Apresentação... 3 2. Objetivos... 3 3. Solicitação de CeC... 4 3.1. Cadastro de pessoas físicas... 5 3.1.1. Cadastro

Leia mais

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO Janeiro 2012 Conteúdo Elaboração do projeto... 3 1. Acesso ao Sistema... 4 2. Tipo de Certificado... 4 2.1. Navegador padrão para acessar

Leia mais

Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro GIA-ICMS. Instruções de Preenchimento por meio do Programa Gerador (versão 0.3.2.

Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro GIA-ICMS. Instruções de Preenchimento por meio do Programa Gerador (versão 0.3.2. Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro GIA-ICMS Instruções de Preenchimento por meio do Programa Gerador (versão 0.3.2.6) Portaria SUACIEF nº 001/2009 SUMÁRIO 1. TELA PRINCIPAL... 3 2. MENU

Leia mais

Portal dos Convênios SICONV

Portal dos Convênios SICONV MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios SICONV Execução Processo de Compra, Contrato,

Leia mais

As pessoas jurídicas deverão promover a solicitação de mais de um cadastramento. O qual deverá ser realizado em duas etapas:

As pessoas jurídicas deverão promover a solicitação de mais de um cadastramento. O qual deverá ser realizado em duas etapas: CeC Cadastro eletrônico de Contribuintes Versão 1.0 Atualizado em 16/01/2012 APRESENTAÇÃO Este manual apresenta a estrutura e a forma de utilização do módulo Cadastro eletrônico de Contribuintes CeC, o

Leia mais

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA SET 2014 2 INTRODUÇÃO Este manual objetiva orientar os servidores no processo do cadastro de projetos no Sistema Channel para viabilizar o acompanhamento físico-financeiro

Leia mais

Solicitação de Reposição? FS71.1

Solicitação de Reposição? FS71.1 Como Trabalhar com Solicitação de Reposição? FS71.1 Sistema: Futura Server Caminho: Estoque>Reposição>Reposição Referência: FS71.1 Versão: 2015.9.18 Como Funciona: Esta tela é utilizada para solicitar

Leia mais

CALEDÁRIO ESCOLAR. Página 1 de 24

CALEDÁRIO ESCOLAR. Página 1 de 24 Página 1 de 24 SISTEMA DE CALENDÁRIO ESCOLAR O Sistema de Calendário Escolar é a primeira etapa de uma grande evolução que ocorrerá nos sistemas de informatização da Secretaria de Estado da Educação. As

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL ENTIDADE. Versão 2.2.15

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL ENTIDADE. Versão 2.2.15 MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL ENTIDADE Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 4 2. Perfil de Emissores do Sistema... 4 3. Analisando os certificados emitidos... 5 3.1. Certificados

Leia mais

CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Manual CeC

CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Manual CeC CeC Cadastro eletrônico de Contribuintes Manual CeC Atualizado em 21/02/2013 APRESENTAÇÃO Este manual apresenta a estrutura e a forma de utilização do módulo Cadastro eletrônico de Contribuintes CeC, o

Leia mais

ORIENTAÇÃO AO TOMADOR DE SERVIÇO, QUANTO A RETENÇÃO DO ISS

ORIENTAÇÃO AO TOMADOR DE SERVIÇO, QUANTO A RETENÇÃO DO ISS 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCISCO BELTRÃO SECRETARIA DE FINANÇAS / DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO ORIENTAÇÃO AO TOMADOR DE SERVIÇO, QUANTO A RETENÇÃO DO ISS Olá Tomadores de Serviço, a Prefeitura Municipal

Leia mais

1. REGISTRO DE PROJETOS

1. REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Nesta aplicação será feito o registro dos projetos/ ações de extensão, informando os dados iniciais do projeto, as classificações cabíveis, os participantes, a definição da região

Leia mais

DIVULGAÇÃO DE COMPRAS

DIVULGAÇÃO DE COMPRAS MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS DIVULGAÇÃO DE COMPRAS EVENTOS DE LICITAÇÃO, DISPENSA E INEXIGIBILIDADE

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

Roteiro elaborado com o objetivo de auxiliar os convenentes no registro das prestações de contas no SIGPC Contas Online.

Roteiro elaborado com o objetivo de auxiliar os convenentes no registro das prestações de contas no SIGPC Contas Online. FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FNDE Roteiro de orientações ao convenente para prestação de contas do Programa Caminho da Escola no SiGPC Contas Online Roteiro elaborado com o objetivo de

Leia mais

Manual Operacional do Assessor Jurídico

Manual Operacional do Assessor Jurídico Manual Operacional do Assessor Jurídico SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E SERVIÇOS - MÓDULO COMPRAS - EMISSÃO DE PARECER JURÍDICO PARA PROCESSOS DE COMPRA COM EDITAL OU DE DISPENSA DE LICITAÇÃO

Leia mais

Orientações para os procedimentos de cadastro e inscrição em nosso site.

Orientações para os procedimentos de cadastro e inscrição em nosso site. Orientações para os procedimentos de cadastro e inscrição em nosso site. Atenção: Os dados que aparecem nas imagens abaixo, são meramente ilustrativos, naturalmente os dados que devem ser visualizados,

Leia mais

Sistema Integrado CAPES - Programa de Apoio a Eventos no País

Sistema Integrado CAPES - Programa de Apoio a Eventos no País COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE GESTÃO DGES COORDENAÇÃO GERAL DE INFORMÁTICA CGIN COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS CSI MANUAL DE UTILIZAÇÃO

Leia mais

Manual de Treinamento Serviços de Manutenção Ticket Car. Operações via POS/TEF

Manual de Treinamento Serviços de Manutenção Ticket Car. Operações via POS/TEF Manual de Treinamento Serviços de Manutenção Ticket Car Operações via POS/TEF Cartão Ticket Car CIU - Cartão de Identificação do Usuário ÍNDICE Operações com o Cartão Ticket Car... 04 POS Ticket Car :

Leia mais

Manual. Cadastro de Usuários. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Brasília, 27 de fevereiro de 2008.

Manual. Cadastro de Usuários. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Brasília, 27 de fevereiro de 2008. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Manual Cadastro de Usuários Gerência-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação Gerência de Desenvolvimento de Sistemas www.anvisa.gov.br Brasília, 27

Leia mais

Monitor de Comercialização Ofertante. Última Atualização 12/11/2015

Monitor de Comercialização Ofertante. Última Atualização 12/11/2015 Monitor de Comercialização Ofertante MT 43-1-00015-0 Última Atualização 12/11/2015 Índice I Como acessar um Leilão II Informações básicas III Anexos IV Como inserir subitens V Emissão de Relatórios VI

Leia mais

MANUAL - CONTABILIDADE

MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - CONTABILIDADE MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. MÓDULO CONTABILIDADE...4 2.1. PLANO CONTÁBIL...4 2.2. BOLETIM CONTÁBIL...4 2.2.1. Lançamentos Contábeis...5

Leia mais

Manual de Inclusão e Exclusão de Disciplinas Online

Manual de Inclusão e Exclusão de Disciplinas Online Apresentação Este manual apresenta o processo de inclusão e exclusão de disciplinas que o aluno poderá realizar através do Espaço do Aluno. Inclusão/Exclusão Durante todo processo o aluno poderá alterar

Leia mais

Manual de Processos ISS Online. Novo Cadastro e Associar Contador a Empresa

Manual de Processos ISS Online. Novo Cadastro e Associar Contador a Empresa Manual de Processos ISS Online Novo Cadastro e Associar Contador a Empresa Versão 3.0 10/07/2012 Como acessar o formulário Cadastro de Contadores 1. http://www.novohamburgo.rs.gov.br 2. Empresa > Guias

Leia mais

SERVIÇOS REQUERIMENTO

SERVIÇOS REQUERIMENTO Certidão e Reimpressão de Documentos 1 / 17 todos os direitos reservados. ÍNDICE Introdução... 3 Acesso Restrito... 4 Cadastro... 4 Serviços Requerimento... 6 Certidão Web... 7 Certidão Simplificada...

Leia mais

SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO

SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO SLEA SISTEMA DE LICENCIAMENTO ELETRÔNICO DE ATIVIDADES DA PREFEITURA DE SÃO PAULO Manual passo-a-passo para obtenção do Auto de Licença de Funcionamento/ Auto de Licença de Funcionamento Condicionado Eletrônico

Leia mais

Criação de Classes de Atividade Complementar - AC

Criação de Classes de Atividade Complementar - AC Criação de Classes de Atividade Complementar - AC Objetivo Orientar as escolas que trabalham com Atividade complementar, tais como: Mais Educação, Ensino Médio Inovador e Atividade Complementar na execução

Leia mais

Versão para atualização do Gerpos Retaguarda

Versão para atualização do Gerpos Retaguarda Versão para atualização do Gerpos Retaguarda A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível.

Leia mais

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias.

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias. MANUAL DO USUÁRIO - CARTÓRIOS VERSÃO 1.0 Objetivo: Este documento tem como objetivo apresentar aos usuários dos cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP

Leia mais

PEDIDO DE VIABILIDADE. Pedido de Viabilidade. Página 1 / 52

PEDIDO DE VIABILIDADE. Pedido de Viabilidade. Página 1 / 52 Pedido de Viabilidade Página 1 / 52 ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 3 PEDIDO DE VIABILIDADE PARA INSCRIÇÃO DE PRIMEIRO ESTABELECIMENTO... 4 Dados do Solicitante e da Pessoa Jurídica... 5 Quadro Societário... 8

Leia mais

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE ❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE a) Checagem de Estoque - Verifique o estoque dos produtos desejados. b) Listar produtos com a quantia de estoque mínimo atingido: ESTOQUE / RELATÓRIO / ALERTA DE COMPRA

Leia mais

Advogado - Procurador

Advogado - Procurador Advogado - Procurador Conteúdo 1 Cadastro do Advogado 1.1 Verificar requisitos para o Cadastro 1.2 Orientação ao Advogado sobre os Links de instalações 1.3 Preencher o Formulário de Cadastro 1.4 Visualizar

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO PORTAL DE ATENDIMENTO AO PRESTADOR

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO PORTAL DE ATENDIMENTO AO PRESTADOR MANUAL DE PREENCHIMENTO DO PORTAL DE ATENDIMENTO AO PRESTADOR Este Manual tem por finalidade orientar o preenchimento do Novo Portal de Serviços de Atendimento ao Prestador no atendimento aos beneficiários

Leia mais

Procedimentos para Realização de Avaliação de Desempenho Etapa 1: Organizar Estrutura

Procedimentos para Realização de Avaliação de Desempenho Etapa 1: Organizar Estrutura Procedimentos para Realização de Avaliação de Desempenho Etapa 1: Organizar Estrutura Versão: V0_0_3 Data: 11 de abril de 2014 Diretoria Geral de Recursos Humanos - DGRH Site: http://www.dgrh.unicamp.br

Leia mais

Juiz de Fora, Maio de 2015

Juiz de Fora, Maio de 2015 GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, Maio de 2015 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá acessar o link: inovare.ifsudestemg.edu.br e clicar em

Leia mais

MANUAL DIPAM A Versão de 10/05/2012

MANUAL DIPAM A Versão de 10/05/2012 MANUAL DA DIPAM A Versão de 10/05/2012 1 Índice Geral... 3 Configuração Mínima... 3 Instalação... 4 Procedimento pós-instalação para sistemas com Vista ou Windows 7... 8 Uso do Programa DIPAM-A... 10 DIPAM

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

Guia de Atualização do Projudi

Guia de Atualização do Projudi 1 TRIBUNAL de JUSTIÇA do ESTADO da BAHIA Corregedoria Geral da Justiça do Estado da Bahia Coordenação dos Juizados Especiais Guia de Atualização do Projudi Sistema de Processo Eletrônico TJ-BA Salvador

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED Sistema Obras Online Módulo Pedido Julho - 2013 Secretaria da Educação do Paraná Av. Água Verde, 2140 - Vila Isabel 80240-900 - Curitiba - PR 41 3340-1500 e Superintendência

Leia mais

Orientações para os procedimentos de cadastro e inscrição em nosso site.

Orientações para os procedimentos de cadastro e inscrição em nosso site. Orientações para os procedimentos de cadastro e inscrição em nosso site. Atenção: Os dados que aparecem nas imagens abaixo, são meramente ilustrativos, naturalmente os dados que devem ser visualizados,

Leia mais

1.2.1. Legislação referente ao Patrimônio Cultural Brasileiro

1.2.1. Legislação referente ao Patrimônio Cultural Brasileiro O CNART Bem vindo(a) ao CNART! Este sistema foi desenvolvido pelo IPHAN para registrar os negociantes e agentes de leilão que comercializam objetos com valor histórico e artístico no país. Apresentamos,

Leia mais

Manual do Sig@Livre BSM

Manual do Sig@Livre BSM Manual do Sig@Livre BSM Controle de Versão Versão Data Justificativa Responsável [1.0] 10.01.2012 Elaboração do documento Altamir Caetano Oliveira MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário Página 1 de

Leia mais

A função Fazer Solicitação de Registro de Preço permite:

A função Fazer Solicitação de Registro de Preço permite: 0BSolicitação de Registro de Preço 1BCaracterísticas A função Fazer Solicitação de Registro de Preço permite: criar solicitações que darão origem às licitações de registro de preços, através de concorrência

Leia mais

Cadastrar Fornecedores

Cadastrar Fornecedores Procedimentos para consultar e cadastrar fornecedores. Copyright 2010 flexlife todos diretos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.0-19/01/2016 1. Para Consultar Fornecedores: 1.1 Selecione as opções

Leia mais

Manual de Procedimentos. Acesso pelo Produtor -AGRODEFESA- GTI-

Manual de Procedimentos. Acesso pelo Produtor -AGRODEFESA- GTI- Manual de Procedimentos Acesso pelo Produtor -AGRODEFESA- GTI- 1 Sumário SUMÁRIO... 2 1. SISTEMA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DE GOIÁS (SIDAGO)... 3 1.1. Endereço de Acesso... 3 1.2. Criação de Login e Senha

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO PÚBLICA

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO PÚBLICA PAG:1 SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO PÚBLICA MÓDULO : LICITAÇÕES E CONTRATOS Manual de Treinamento 2008 PAG:2 MÓDULO DE LICITAÇÃO E COMPRAS OBJETIVO: Controlar a documentação dos processos licitatórios dentro

Leia mais

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Acesso para cadastramento da empresa 2 Caso já tenha se

Leia mais

1 PASSO Acesse o link: http://www.siapec.emdagro.se.gov.br/siapecest/. Abrirá a tela de login a seguir:

1 PASSO Acesse o link: http://www.siapec.emdagro.se.gov.br/siapecest/. Abrirá a tela de login a seguir: MANUAL DE EMISSÃO DE e-gta PELO PRODUTOR Caro Produtor, para acessar o SIAPEC primeiro é necessário que você tenha o Nº do seu CPF e uma senha cadastrada no sistema. O cadastro é feito pelo órgão de defesa.

Leia mais

MANUAL OFICINAS HDI - AUDATEX WEB

MANUAL OFICINAS HDI - AUDATEX WEB MANUAL OFICINAS HDI - AUDATEX WEB Audatex Web Oficinas HDI Nível Usuário (Versão 2.8) Gerência de Suporte Técnico Departamento de Treinamento Resp.: Equipe de Treinamento Versão 1.0 Revisão 1 Data 13/5/2008

Leia mais

SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS

SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS - MDA - SPOA - CGMI SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS MANUAL DO USUÁRIO Administrador do Sistema BRASÍLIA, AGOSTO DE 2007 Versão 1.0 SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS

Leia mais

Tribunal de Contas do Estado

Tribunal de Contas do Estado Tribunal de Contas do Estado Tutorial sobre as alterações realizadas no sistema Sagres Captura para o envio da PCA 2013 Versão deste tutorial: 1.7 1. Habilitar o envio da PCA Para Habilitar o Sagres Captura

Leia mais

SUBCONVENIAMENTO. Perfil Convenente/Subconveniado

SUBCONVENIAMENTO. Perfil Convenente/Subconveniado MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV SUBCONVENIAMENTO Perfil Convenente/Subconveniado

Leia mais

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I.

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. MILI S.A. - D.T.I. Índice 1 ACESSANDO O PORTAL IPEDIDOS... 3 1.1 Login...5 1.2 Tela Principal, Mensagens e Atendimento On-line...6 2 CADASTRAR... 10 2.1 Pedido...10

Leia mais

Manual de Instruções Agricultura Familiar

Manual de Instruções Agricultura Familiar Programa Estadual de Alimentação Escolar Manual de Instruções Agricultura Familiar Chamada Pública nº 001/2016 - SEED/SUDE Secretaria de Estado da Educação do Paraná Superintendência de Desenvolvimento

Leia mais

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia 1 Acessar o endereço: http://facgtounafisco.facilinformatica.com.br 1.2 - Será exibida a página abaixo, selecionar o Tipo de acesso (Clínica (CNPJ) e/ou

Leia mais

Núcleo de Relacionamento com o Cliente. de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO. Produtos

Núcleo de Relacionamento com o Cliente. de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO. Produtos GUIA PRÁTICO DE USO Núcleo de Relacionamento com o Cliente de Relacionamento com o Cliente Núcleo Seja bem vindo ao nosso novo canal de relacionamento! Neste Guia Prático de Uso você conhecerá como funciona

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 1

2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 1 2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 1 2015 GVDASA Sistemas Suprimentos 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Usuário Anônimo

CeC. Cadastro eletrônico de Contribuintes. Usuário Anônimo CeC Cadastro eletrônico de Contribuintes Usuário Anônimo Versão 1.2 13/10/2010 Sumário Apresentação... 3 Objetivo... 3 1. Solicitação de CeC... 4 1.1. Cadastro de Pessoas Físicas... 6 1.1.1 Cadastro de

Leia mais

MÓDULO 3 Cadastros básicos

MÓDULO 3 Cadastros básicos MÓDULO 3 Cadastros básicos Agora que você já conhece o SCAWEB, demonstraremos como realizar os cadastros básicos do HÓRUS. Inicialmente, você precisará acessar o HÓRUS com o email e senha cadastrados no

Leia mais

Modulonet Web. 7.1 - Menu Despesas... 8. 7.2 - Menu Usuário... 9. 7.3 - Atalhos... 10. 7.4 - Informações pessoais... 11

Modulonet Web. 7.1 - Menu Despesas... 8. 7.2 - Menu Usuário... 9. 7.3 - Atalhos... 10. 7.4 - Informações pessoais... 11 Modulonet Web 1 - Modulonet, o que é?... 1 2 - Cadastro... 2 3 - Mensagens e emails... 3 4 - Recuperação da senha... 4 5 - Idiomas... 5 6 - Acesso... 6 7 - Painel... 7 7.1 - Menu Despesas... 8 7.2 - Menu

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo:

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: GUIA DE ORIENTAÇÃO 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: 1.1 - ACESSAR O SITE DA PREFEITURA: 1.2 - CLICAR NA OPÇÃO: SERVIÇOS >> NOTA FISCAAL ELETRÔNICA 1.3 - Aguarde carregar

Leia mais

Implantação do sistema Condominium

Implantação do sistema Condominium Implantação do sistema Condominium Nesse manual iremos acompanhar o passo a passo para a implantação do sistema, portanto iremos pular algumas telas do cadastro, que deverão ser preenchidas após a implantação

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. Índice 1) Acesso ao sistema 2) Recepção do paciente 3) Envio do atendimento para faturamento: consulta médica ou procedimentos simples 4) Envio do atendimento para faturamento: procedimentos previamente

Leia mais

Manual do Usuário. Consultor. Versão 2.3

Manual do Usuário. Consultor. Versão 2.3 Manual do Usuário Consultor Versão 2.3 1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em

Leia mais

ACESSANDO A PÁGINA DO CADASTRO DE DEPÓSITOS

ACESSANDO A PÁGINA DO CADASTRO DE DEPÓSITOS ACESSANDO A PÁGINA DO CADASTRO DE DEPÓSITOS Localize o processo no sistema. Na capa do processo em INFORMAÇÕES ADICIONAIS clique na opção DEPÓSITO JUDICIAL. 1. CADASTRANDO CONTAS JUDICIAIS 1.1- Na tela

Leia mais