SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ REITORIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ REITORIA"

Transcrição

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ REITORIA ANEXO II DO EDITAL Nº 120, DE 02 DE MAIO DE INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ICS -UFPA. Instituto de Ciências da Saúde - ICS Endereço de entrega da documentação: Setor de Protocolo do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFPA, localizado na Av. Generalíssimo Deodoro, N 01, Bairro: Umarizal, CEP: , Belém Pará, no horário de 08 às 12 e de 14 às 17h. Itens para sorteio das Provas Escrita e Didática e descrição da prova Prática: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Enfermagem em Doenças Transmissíveis Itens para sorteio das Provas Escrita e Didática 1 - Assistência de Enfermagem na Dengue; 2 - Assistência de Enfermagem na Doença de Chagas; 3 - Assistência de Enfermagem na Febre Amarela; 4 - Assistência de Enfermagem na Hanseníase; 5 - Assistência de Enfermagem na Hepatite; 6 - Assistência de Enfermagem na Leishmaniose; 7 - Assistência de Enfermagem na Leptospirose; 8 - Assistência de Enfermagem na Malária; 9 - Assistência de Enfermagem na Meningite; 10 - Assistência de Enfermagem na Tuberculose; 11 - Assistência de Enfermagem nas Infecções Sexualmente Transmissíveis IST; 12 - Assistência de Enfermagem para pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência Humana (HIV) e com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida SIDA; 13 - Base Epidemiológica das Doenças Transmissíveis: cadeia epidemiológica, agente infectante, fontes de infecção, modos de contágio, meios ou veículos de transmissão, os suscetíveis e os imunes;

2 14 - Evolução Histórica das Doenças Transmissíveis segundo o Processo Saúde-Doença (História Natural da Doença) e situação epidemiológica (tendências declinantes, persistentes, emergentes e reemergentes); 15 - Medidas de segurança do paciente com doenças transmissíveis: precauções padrão; fundamentos da assistência ao paciente em quarto de isolamento; medidas de biossegurança em hospitais; controle de infecção hospitalar; condutas adotadas após acidentes com doenças transmissíveis. Prova Prática: 1 - A prova prática ou experimental constará do experimento, demonstração ou execução de métodos e técnicas específicas ou apresentação de um projeto, devendo ser realizada no tempo máximo de 4 (quatro) horas. 2 - A prova prática seguirá a seguinte descrição: 2.1- A Prova Prática será realizada a partir do tema sorteado e constará de atendimento simulado a um paciente no Laboratório de Semiologia e Semiotécnica da Faculdade de Enfermagem/ICS/UFPA, devendo ser realizada no tempo máximo de 60 minutos, incluindo a leitura do registro, sendo vedada a participação de outros candidatos inscritos no mesmo Concurso. Será fornecido para cada candidato formulário padrão impresso para o devido registro das informações referentes ao atendimento. Após o atendimento cada candidato fará a leitura do seu registro para os membros da comissão examinadora. O candidato deverá levar material de bolso, instrumentos e/ou equipamentos necessários à prova prática. Itens para a Prova Prática: 1-Medidas de segurança do paciente com doenças transmissíveis: Reconhecimento e implementação de sistemas de precauções, incluindo a lavagem das mãos e a paramentação ao entrar em isolamento respiratório por aerossóis, gotículas e contato; conhecer sistemas (quartos privativos e sistema coorte). 2- Assistência de Enfermagem na Tuberculose: Interpretação de baciloscopia do escarro. 3-Assistência de Enfermagem na Tuberculose: Interpretação de PPD (Derivado Proteico Purificado Teste tuberculínico). 4- Sistematização da Assistência de Enfermagem na Hanseníase: Consulta ao paciente hansênico sem e com as reações hansênicas, focando no tratamento e intervenções. 5- Sistematização da Assistência de Enfermagem na Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - SIDA (AIDS): Implementar a Sistematização da Assistência de Enfermagem, baseado em hemogramas e exames de sangue para carga viral e de linfócitos CD-4. Avaliação da Prova Prática A avaliação da Prova Prática será realizada de acordo com as ponderações abaixo:

3 1 - Preparação do paciente e/ou ambiente pré e pós procedimento: 2.00 pts; 2 - Planejamento e organização do material necessário para execução do procedimento: 2.00 pts; 3 - Utilização das medidas de biossegurança: 2.00 pts; 4 - Observação da seqüência lógica para a execução do procedimento de acordo com os princípios científicos: 2.00 pts; 5 - Anotações no prontuário do cliente após procedimento e/ou elaboração de laudos e/ou elaboração de relatórios: 2.00 pts. Enfermagem Obstetrícia, Ginecologia e Neonatal Itens para sorteio das Provas Escrita e Didática 1 - A Enfermagem Obstétrica e as diretrizes nacionais de assistência ao parto normal; 2 - A relação da qualidade da assistência pré-natal e obstétrica com a mortalidade materna e perinatal e a avaliação do enfermeiro obstetra; 3 - Assistência de Enfermagem a gestantes com diagnóstico de rotura prematura de membranas ovulares; 4 - Assistência de Enfermagem a gestantes com patologias do líquido amniótico: oligoâmnio, polidrâmnio e corioamnionite; 5 - Assistência de Enfermagem nas Síndromes Hipertensivas Específicas da Gestação (SHEG): préeclâmpsia, eclâmpsia e síndrome HELLP; 6 - Assistência de Enfermagem nas hemorragias obstétricas da primeira metade da gravidez: abortamento; 7 - Assistência de Enfermagem nas hemorragias obstétricas da segunda metade da gravidez: placenta prévia e descolamento prematuro da placenta; 8 - Assistência humanizada durante o parto e nascimento de acordo com as prerrogativas da rede cegonha; 9 - Assistência imediata ao recém-nascido em sala de parto de acordo com as práticas baseadas em evidências científicas; 10 - Assistência para a prevenção e na ocorrência das hemorragias pós-parto; 11 - Atenção à gestante na Atenção Básica; 12 - Atenção à mulher na prevenção do câncer de colo de útero e mama; 13 - Atenção à puérpera e recém-nascido na Atenção Básica; 14 - Cuidados de enfermagem à puérpera no pós-parto imediato; 15 - Métodos não farmacológicos para o alívio da dor durante o trabalho de parto. Prova Prática:

4 1 - A prova prática ou experimental constará do experimento, demonstração ou execução de métodos e técnicas específicas ou apresentação de um projeto, devendo ser realizada no tempo máximo de 4 (quatro) horas. 2 - A prova prática seguirá a seguinte descrição: 2.1- A Prova Prática constará de atendimento simulado ou real a um paciente em laboratório da FAENF/ICS/UFPA ou na Unidade Municipal de Saúde do Guamá, devendo ser realizada no tempo máximo de 60 minutos, incluindo a leitura do registro, sendo vedada a participação de outros candidatos inscritos no mesmo Concurso. Será fornecido para cada candidato formulário padrão impresso para o devido registro das informações referentes ao atendimento. Após o atendimento cada candidato fará a leitura do seu registro para os membros da comissão examinadora. Avaliação da Prova Prática 1-A avaliação da Prova Prática será realizada de acordo com os critérios e ponderações estabelecidas pela Resolução 001/2017/ICS/UFPA, de 27/11/ A avaliação da Prova Prática será realizada de acordo com as ponderações abaixo: Preparação do paciente e/ou ambiente pré e pós procedimento: 2.00 pts Planejamento e organização do material necessário para execução do procedimento: 2.00 pts Utilização das medidas de biossegurança: 2.00 pts Observação da seqüência lógica para a execução do procedimento de acordo com os princípios científicos: 2.00 pts Anotações no prontuário do cliente após procedimento e/ou elaboração de laudos e/ou elaboração de relatórios: 2.00 pts Temas para a Prova Prática Consulta de Enfermagem à gestante na Atenção Básica. Consulta de enfermagem à puérpera e recém-nascido na Atenção Básica. Cuidados de enfermagem à puérpera no pós-parto imediato. Consulta de Enfermagem à mulher na prevenção do câncer de colo de útero e mama.

5 Enfermagem Médico Cirúrgica Itens para sorteio das Provas Escrita e Didática 1 - Assistência de Enfermagem ao cliente com alterações do sistema gastrointestinal nas enfermidades inflamatórias crônicas. 2 - Assistência de Enfermagem frente à segurança de em tratamento cirúrgico nos serviços de saúde: segurança no cuidado de feridas: limpeza técnica limpa e técnica estéril. 3- Assistência de Enfermagem nas alterações de líquidos e eletrólitos: homeostasia e distúrbios hidreletrolíticos. 4- Assistência de Enfermagem nas enfermidades crônicas não transmissíveis da função metabólica, ao cliente com Diabetes Mellitus e o cuidado com o pé diabético. 5- Assistência de Enfermagem nas enfermidades crônicas não transmissíveis, ao cliente com alterações do sistema respiratório. 6- Assistência de Enfermagem nas enfermidades crônicas não transmissíveis, ao cliente com alterações renais e urogenitais, na Insuficiência Renal Aguda e Crônica. 7- Assistência de enfermagem ao doente nos estados de Choque (hipovolêmico, neurogênico, cardiogênico, obstrutivo e séptico). 8- Assistência de enfermagem ao doente vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC). 9 - Assistência de enfermagem ao doente vítima de Politraumatismo. 10- Assistência de enfermagem ao doente vítima de Trauma térmico. 11- Assistência de enfermagem no período perioperatório. 12- Esterilização cirúrgica, métodos e seus empregos. 13- Estrutura física e arquitetônica do centro cirúrgico e sua importância para o controle asséptico e resposta terapêutica. 14- Grupos de instrumentais cirúrgicos e sua distribuição técnica na mesa de instrumental cirúrgico. 15- Os diversos métodos de empacotamento de materiais cirúrgicos e seus respectivos métodos de esterilização. Prova Prática: 1 - A prova prática ou experimental constará do experimento, demonstração ou execução de métodos e técnicas específicas ou apresentação de um projeto, devendo ser realizada no tempo máximo de 4 (quatro) horas. 2 - A prova prática seguirá a seguinte descrição: A Prova Prática será realizada a partir do tema

6 sorteado e constará de atendimento simulado no Laboratório de Semiologia e Semiotécnica/Médico Cirúrgica na Faculdade de enfermagem/ics/ufpa, devendo ser realizada no tempo máximo de 60 minutos, incluindo a leitura do registro, sendo vedada a participação de outros candidatos inscritos no mesmo Concurso. Será fornecido para cada candidato formulário padrão impresso para o devido registro das informações referentes ao atendimento. Após o atendimento cada candidato fará a leitura do seu registro para os membros da comissão examinadora. O candidato deverá portar material de bolso. Avaliação da Prova Prática 1- A avaliação da Prova Prática será realizada de acordo com os critérios e ponderações estabelecidas pela Resolução 001/2017/ICS/UFPA, de 27/11/ A avaliação da Prova Prática será realizada de acordo com as ponderações abaixo: Preparação do paciente e/ou ambiente pré e pós procedimento: 2.00 pts; Planejamento e organização do material necessário para execução do procedimento: 2.00 pts; Utilização das medidas de biossegurança: 2.00 pts; 2.4- Observação da sequência lógica para a execução do procedimento de acordo com os princípios científicos: 2.00 pts; 2.5- Anotações no prontuário do cliente após procedimento e/ou elaboração de laudos e/ou elaboração de relatórios: 2.00 pts. Temas para a Prova Prática: 1. Sistematização da Assistência de Enfermagem ao cliente com alterações do sistema gastrointestinal e as intervenções para intubação nasogástrica e cuidados com a dieta alimentar; 2. Sistematização da Assistência de Enfermagem frente à segurança de em tratamento cirúrgico nos serviços de saúde: segurança no cuidado de feridas: limpeza técnica limpa e técnica estéril; 3. Sistematização da assistência de enfermagem ao doente vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Avaliação neurológica. Clínica Integrada com Ênfase em Dentística Itens para sorteio das Provas Escrita e Didática 1 - Clareamento de dentes vitalizados; 2 - Diagnóstico e plano de tratamento integrado na clínica odontológica; 3 - Facetas estéticas diretas com resina composta; 4 - Facetas estéticas indiretas com cerâmicas; 5 - Fotoativação de materiais resinosos; 6 - Lesões de cárie: etiologia, diagnóstico e tratamento. 7 - Lesões não cariosas: etiologia, diagnóstico e tratamento;

7 8 - Preparos de cavidade e técnicas de restauração de dentes anteriores com resina composta; 9 - Preparos de cavidade e técnicas de restauração para dentes posteriores com resina composta; 10 - Preparos de cavidade para inlay e onlay em porcelana; 11 - Princípios gerais do preparo cavitário; 12 - Proteção do complexo dentino-pulpar direta e indireta; 13 - Resinas compostas: evolução e classificação; 14 - Restaurações de dentes tratados endodonticamente; 15 - Sistemas adesivos: evolução e aplicação clínica;

8

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL Anexo II do Edital nº 108, de 03.03.2017- UFPA Instituto de Ciências da Saúde - Secretaria Acadêmica

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL Endereço de entrega da documentação: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL Anexo II do Edital nº 277, de 18.08.2016- UFPA Instituto de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL Anexo II do Edital nº 133, de 27.03.2017- UFPA Instituto de Ciências da Saúde Universidade Federal

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL Anexo II do Edital nº 133, de 27.03.2017- UFPA Campus Universitário do Marajó Breves - Secretaria

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ REITORIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ REITORIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ REITORIA ANEXO II DO EDITAL Nº 353, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2018- INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ICS -UFPA. Instituto de Ciências da Saúde - ICS Endereço

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ANEXO II - Edital nº. 247, de 20.09.2011- UFPA. Instituto de Ciências da Saúde: Temas dos Concursos, pontos para as Provas

Leia mais

PREFEITURA DO RECIFE

PREFEITURA DO RECIFE PREFEITURA DO RECIFE - 2018 1 ENFERMEIRO 86 Vagas ENFERMEIRO PLANTONISTA 33 Vagas ENFERMEIRO PLANTONISTA SAMU 09 Vagas Cargos e Vagas ENFERMEIRO UBS 30H 23 ENFERMEIRO USF 40H 03 ENFERMEIRO 40H 18 TÉC.

Leia mais

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EDITAL Nº. 17 DE 24 DE AGOSTO DE 2017

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EDITAL Nº. 17 DE 24 DE AGOSTO DE 2017 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EDITAL Nº. 17 DE 24 DE AGOSTO DE 2017 ÁREA DE CONHECIMENTO: CIRURGIA GERAL 4. Cuidados Pré, trans e pós operatório. 5. Resposta endócrina e metabólica ao trauma. 6. Infecção

Leia mais

RESIDÊNCIAS

RESIDÊNCIAS RESIDÊNCIAS 2019 www.romulopassos.com.br 1 MAPA DA MINA RESIDÊNCIAS EM ENFERMAGEM 2019 Curso Completo de Enfermagem para Concursos DISCIPLINAS: ESPECÍFICOS ENFERMAGEM ESTUDO REVISÃO QUESTÕES 1 Enfermagem

Leia mais

EDITAL DE RETIFICAÇÃO AO EDITAL N 001/2013

EDITAL DE RETIFICAÇÃO AO EDITAL N 001/2013 EDITAL DE RETIFICAÇÃO AO EDITAL N 001/2013 usando de suas atribuições legais, faz saber que FICA ACRESCIDO ao Capítulo 3 DO QUADRO DE CARGOS -ITEM 3.1 os cargos de ENFERMEIRO AUDITOR e ENFERMEIRO PSF,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM IDENTIFICAÇÃO Atividade Curricular: SEMI INTERNATO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E PEDIÁTRICA Código: Carga Horária Prática:

Leia mais

RESIDÊNCIAS 2017

RESIDÊNCIAS 2017 RESIDÊNCIAS 2017 www.romulopassos.com.br 1 Como passar nas Residências em Enfermagem de 2017? Plano de Estudo / Manual da Aprovação Querida (o) Aluna (o), Hoje conversaremos sobre um assunto fundamental

Leia mais

RELAÇÃO DE PONTOS PARA A PROVA ESCRITA E AULA PÚBLICA

RELAÇÃO DE PONTOS PARA A PROVA ESCRITA E AULA PÚBLICA RELAÇÃO DE PARA A PROVA ESCRITA E AULA PÚBLICA Medicina / Semiologia Médica / Reprodução Humana / Ginecologia / Obstetrícia 1. Pré-natal de risco habitual; 2. Assistência ao parto eutócico; 3. Doença hipertensiva

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA MATÉRIA: NEUROPSICOLOGIA 1. Modelos nomotéticos e ideográficos

Leia mais

ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE NOVA TIMBOTEUA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA TIMBOTEUA CONCURSO PÚBLICO - Edital N.º 02/2015/PMNT

ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE NOVA TIMBOTEUA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA TIMBOTEUA CONCURSO PÚBLICO - Edital N.º 02/2015/PMNT ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE NOVA TIMBOTEUA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA TIMBOTEUA CONCURSO PÚBLICO - Edital N.º 02/2015/PMNT O Prefeito Municipal de Nova Timboteua, no uso de suas atribuições legais, justificado

Leia mais

PREFEITURA DE CAJAZEIRAS-PB

PREFEITURA DE CAJAZEIRAS-PB PREFEITURA DE CAJAZEIRAS-PB EU ACREDITO EM MIM! LOGO ESTAREI AQUI... Nome Cargo PLANO DE ESTUDO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS ENFERMEIRO (PSF e SAMU) e TÉCNICO EM ENFERMAGEM Cargos: Enfermeiro PSF

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SE Saúde da Mulher e Gênero Enfermagem ENFE0020 2017.2 CARGA HORÁRIA TEÓR: 120h PRÁT: 120h HORÁRIO: segunda e terça das 8-12h/14-18h CURSOS ATENDIDOS SUB-TURMAS

Leia mais

UERJ

UERJ UERJ-2018 1 Cargos, Vagas e Carga Horária Técnico em Enfermagem 120 vagas, 30h Remuneração Inicial: R$ 3.150,00 Banca organizadora: CEPUERJ Inscrições: 10/09 a 19/10/2018 Data da prova: 03/02/2019 Edital:

Leia mais

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara HGWA

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara HGWA Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara HGWA 1 Como passar no Processo Seletivo do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar ISGH/CE - Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara? Plano de Estudo / Manual da Aprovação

Leia mais

ANEXO I CRONOGRAMA PREVISTO DO CONCURSO Item Descrição Datas

ANEXO I CRONOGRAMA PREVISTO DO CONCURSO Item Descrição Datas 1º Retificação do Edital de A Prefeitura Municipal de Mar de Espanha através do seu Prefeito Sr. Wellington Marcos Rodrigues, e a Pactum - Assessoria e Consultoria Ltda. - EPP, tornam público a 1ª Retificação

Leia mais

CAXIAS MA 2018

CAXIAS MA 2018 CAXIAS MA 2018 1 Enfermeiro ESF: 10 Vagas - 40h -> R$ 4.000,00 Enfermeiro Plantonista: 05 Vagas - 30h -> R$ 2.500,00 Enfermeiro Intensivista: 03 Vagas - 30h -> R$ 2.500,00 Cargos, Vagas e Carga Horária:

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO A SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM II Código: ENF- 213 CH

Leia mais

FACULDADE CERES PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 1º SEMESTRE DE 2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

FACULDADE CERES PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 1º SEMESTRE DE 2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO FACULDADE CERES PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 1º SEMESTRE DE 2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO IV Para candidatos que desejam entrar na 5ª etapa do curso Quadro clínico

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO A SAÚDE DA MULHER E DO HOMEM II Código: ENF. 213 CH

Leia mais

Um Olhar da Arte sobre a Saúde Pública: Ampliando Conceitos 1

Um Olhar da Arte sobre a Saúde Pública: Ampliando Conceitos 1 S u m á r i o ' ' * Sy. s.-' ; ; «. ""'- at1 " ' ' «js > rf f " r ' ' ~. % V. Sobre os Autores III Prefácio VIII Um Olhar da Arte sobre a Saúde Pública: Ampliando Conceitos 1 Introdução...1 Arte, Vida

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO CONHECIMENTOS GERAIS (10 QUESTÕES): SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONCURSO PÚBLICO ESF EDITAL Nº 001/2019 ANEXO I PROGRAMA DE PROVA SISTEMA UNICO DE SAÚDE Legislação do SUS Participação da Comunidade e

Leia mais

Prefeitura de PIRAÍ/RJ -2017

Prefeitura de PIRAÍ/RJ -2017 Prefeitura de PIRAÍ/RJ -2017 1 Como passar no Prefeitura de PIRAÍ 2017? Plano de Estudo / Manual da Aprovação Querida (o) Aluna (o), Hoje conversaremos sobre um assunto fundamental para que você consiga

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM EDITAL 03/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM EDITAL 03/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM EDITAL 03/2016 MONITORIA DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA, GINECOLÓGICA E NEONATAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Leia mais

PRÉ-EDITAL MINISTÉRIO DA SAÚDE

PRÉ-EDITAL MINISTÉRIO DA SAÚDE PRÉ-EDITAL MINISTÉRIO DA SAÚDE 1 Como passar no próximo concurso do Ministério da Saúde? Siga o Plano de Estudo, o seu manual da aprovação. Queridos alunos, Hoje conversaremos sobre um assunto fundamental

Leia mais

UERJ

UERJ UERJ-2018 1 2 Plano de Estudo Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ 2018 Saiba como encontrar cada assunto do edital no Curso Completo de Enfermagem. CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM - TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Leia mais

Agravos prevalentes à saúde da. gestante. Profa. Dra. Carla Marins Silva

Agravos prevalentes à saúde da. gestante. Profa. Dra. Carla Marins Silva Agravos prevalentes à saúde da gestante Profa. Dra. Carla Marins Silva Gestação A gestação é um fenômeno fisiológico e, por isso mesmo, sua evolução se dá na maior parte dos casos sem intercorrências

Leia mais

AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL - AHM/SP PRÉ-EDITAL

AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL - AHM/SP PRÉ-EDITAL AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL - AHM/SP PRÉ-EDITAL 1 Plano de Estudo - Autarquia Hospitalar Municipal AHM/SP Saiba como encontrar cada assunto do edital no Curso Completo de Enfermagem disponível em CURSO

Leia mais

Prefeitura de João Pessoa 2017 PRÉ-EDITAL.

Prefeitura de João Pessoa 2017 PRÉ-EDITAL. Prefeitura de João Pessoa 2017 PRÉ-EDITAL 1 Plano de Estudo - Prefeitura Municipal de João Pessoa - PB Saiba como encontrar cada assunto do edital no Curso Completo de Enfermagem. CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA e AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE ANEXO I DO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2005 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE PORTUGUÊS Análise do papel desempenhado por

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL.

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL. PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL Professor: Jamile Daltro Pereira Código: SAU57 Carga horária: 80h Preceptoria: 20h

Leia mais

PORTARIA CONJUNTA SAD/IRH N.º 102, DE 01/ 09/2009 EDITAL ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PORTARIA CONJUNTA SAD/IRH N.º 102, DE 01/ 09/2009 EDITAL ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 PORTARIA CONJUNTA SAD/IRH N.º 102, DE 01/ 09/2009 EDITAL ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CARDIOLOGISTA Anatomia, fisiologia e semiologia cardiovascular. Métodos complementares em cardiologia: eletrocardiografia.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 No quadro 2 do item 4 onde se lê: RETIFICAÇÃO Quadro 2 ESTRUTURA DA PROVA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PROFISSIONAL ENFERMAGEM PROVA Políticas Públicas

Leia mais

EXÉRCITO 2018

EXÉRCITO 2018 EXÉRCITO 2018 1 Sobre o Concurso do Exército 2018 Cargo: ENFERMEIRO Remuneração: (Soldo inicial) Quantidade de Vagas Enfermeiro: R$ 8.245,00 06 vagas Inscrição 27 de junho a 03 de agosto de 2018 Data da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA ANEXO I: Modelo de Programa de Disciplina (elaborar em conformidade com o Projeto Pedagógico do Curso) PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE Estágio Supervisionado II Enfermagem ENFE0076

Leia mais

Currículo Disciplina Carga Horária. Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco

Currículo Disciplina Carga Horária. Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco Currículo Disciplina Carga Horária Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco Assistência de Enfermagem a Criança a ao Adolescente Grave ou de Risco Estágio

Leia mais

Prefeitura de São Paulo

Prefeitura de São Paulo Prefeitura de São Paulo Autarquia Hospitalar Municipal 1 Cargos e Remuneração: Analista de Saúde (ANS) 53 vagas Enfermeiro -> R$ 5.070,00 Assistente Técnico de Saúde (ASTS) 89 vagas Técnico em Enfermagem

Leia mais

PLANILHA GERAL - QUARTO PERÍODO - INTRODUÇÃO À CLÍNICA IV 2º 2018

PLANILHA GERAL - QUARTO PERÍODO - INTRODUÇÃO À CLÍNICA IV 2º 2018 PLANILHA GERAL - QUARTO PERÍODO - INTRODUÇÃO À CLÍNICA IV 2º 2018 Dia Data Hora Professor/GAD Sala Conteúdo Módulo 13:15 GEOVANA COTA 104 D AULA INAUGURAL: Apresentação da UC, Plano de Ensino e Critérios

Leia mais

A VIGILÂNCIA NO CONTEXTO DA SAÚDE. Herlon Guimarães Diretor da DUVAS

A VIGILÂNCIA NO CONTEXTO DA SAÚDE. Herlon Guimarães Diretor da DUVAS A VIGILÂNCIA NO CONTEXTO DA SAÚDE Herlon Guimarães Diretor da DUVAS OBJETIVOS Identificar novos problemas de saúde pública; Detectar epidemias; Documentar a disseminação de doenças; Estimar a magnitude

Leia mais

Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular. Semestral

Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular. Semestral Curso Técnico Subsequente em Curso Técnico em Enfermagem Nome do Curso - Curso Técnico em Enfermagem CÂMPUS Florianópolis/SC MATRIZ CURRICULAR Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular

Leia mais

FACULDADE CERES PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 2º SEMESTRE DE 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

FACULDADE CERES PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 2º SEMESTRE DE 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO FACULDADE CERES PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA 2º SEMESTRE DE 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO I Para candidatos que desejam entrar na 2ª etapa do curso: Metabolismo

Leia mais

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO CURRICULAR FLEXÍVEL PRÁTICAS EDUCATIVAS FICHA DE OBSERVAÇÃO

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO CURRICULAR FLEXÍVEL PRÁTICAS EDUCATIVAS FICHA DE OBSERVAÇÃO FICHA DE OBSERVAÇÃO ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Acadêmico: Curso: Período: Turno: Disciplina: Atenção Primária à Saúde e Estratégia de Saúde da Família Local: Profissional

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

PRÉ-EDITAL SES-PE

PRÉ-EDITAL SES-PE PRÉ-EDITAL SES-PE 2018 1 PLANO DE ESTUDO - Enfermeiro e Técnico em Enfermagem SES/PE 2018 Saiba como encontrar cada assunto do último edital da SES-PE no Curso Completo de Enfermagem. ENFERMEIRO CONHECIMENTOS

Leia mais

ENFERMEIRO E TÉCNICO HCU-UFU EBSERH

ENFERMEIRO E TÉCNICO HCU-UFU EBSERH ENFERMEIRO E TÉCNICO HCU-UFU EBSERH 1 Sobre a previsão de novo concurso da EBSERH para o Hospital das Clínicas de Uberlândia! CARGOS: REMUNERAÇÃO: ENFERMEIRO TÉCNICO EM ENFERMAGEM Enfermeiros R$ R$ 6.261,70

Leia mais

CONCURSO AUTORIZADO ENFERMEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL -RN

CONCURSO AUTORIZADO ENFERMEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL -RN CONCURSO AUTORIZADO ENFERMEIRO DA PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL -RN Plano de Estudo Manual da Aprovação 1 Querida (o) Aluna (o), Hoje, auxiliaremos você a estabelecer um plano de estudos rumo à sua aprovação

Leia mais

6. Metabolismo de Água e Eletrólitos na Saúde e na Doença. 7. Energia, necessidades nutricionais e métodos de avaliação

6. Metabolismo de Água e Eletrólitos na Saúde e na Doença. 7. Energia, necessidades nutricionais e métodos de avaliação MÓDULO I NUTRIÇÃO CLÍNICA 1. Nutrientes 2. Metabolismo dos Macronutrientes 3. Vitaminas 4. Função Fisiológica e Deficiência de Minerais 5. Biodisponibilidade de Minerais 6. Metabolismo de Água e Eletrólitos

Leia mais

PLANILHA GERAL - QUARTO PERÍODO - INTRODUÇÃO À CLÍNICA IV 2º 2017

PLANILHA GERAL - QUARTO PERÍODO - INTRODUÇÃO À CLÍNICA IV 2º 2017 Página 1 PLANILHA GERAL - QUARTO PERÍODO - INTRODUÇÃO À CLÍNICA IV 2º 2017 Planilha1 Dia Data Hora Professor/GAD Sala Conteúdo Módulo 08:00 GEOVANA AULA INAUGURAL: Apresentação da UC, Plano de Ensino e

Leia mais

A ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM- NASCIDO. Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018

A ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM- NASCIDO. Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018 A ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM- NASCIDO Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018 ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM-NASCIDO Ao nascimento, a maioria dos RN apresenta boa vitalidade e não necessita de manobras de

Leia mais

AULA Rede de atenção que garanta acesso, acolhimento e resolutividade

AULA Rede de atenção que garanta acesso, acolhimento e resolutividade AULA 10 A Rede Cegonha Implementada em 2011, a Rede Cegonha é uma Rede de cuidados que assegura às MULHERES o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério, e

Leia mais

EDITAL Nº 21, DE 22 DE SETEMBRO DE INSTITUTO INTEGRADO DE SAÚDE

EDITAL Nº 21, DE 22 DE SETEMBRO DE INSTITUTO INTEGRADO DE SAÚDE EDITAL Nº 21, DE 22 DE SETEMBRO DE 2017. COMISSÃO ESPECIAL CURSO DE ENFERMAGEM SELEÇÃO DE CANDIDATOS A PROFESSOR SUBSTITUTO A COMISSÃO ESPECIAL DO CURSO DE ENFERMAGEM DO INSTITUO INTEGRADO DE SAÚDE, instituída

Leia mais

ANEXO II PROGRAMAS DE ESTUDO DAS PROVAS OBJETIVAS 2017 CONHECIMENTOS GERAIS DE SAÚDE PÚBLICA/ SAÚDE COLETIVA

ANEXO II PROGRAMAS DE ESTUDO DAS PROVAS OBJETIVAS 2017 CONHECIMENTOS GERAIS DE SAÚDE PÚBLICA/ SAÚDE COLETIVA ANEXO II PROGRAMAS DE ESTUDO DAS PROVAS OBJETIVAS 2017 CONHECIMENTOS GERAIS DE SAÚDE PÚBLICA/ SAÚDE COLETIVA N PROFISSÃO/PROGRAMA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 01 Para todas as categorias profissionais e Programas

Leia mais

PLANILHA GERAL - QUARTO PERÍODO - INTRODUÇÃO À CLÍNICA IV 1º 2018

PLANILHA GERAL - QUARTO PERÍODO - INTRODUÇÃO À CLÍNICA IV 1º 2018 Página 1 Planilha1 PLANILHA GERAL - QUARTO PERÍODO - INTRODUÇÃO À CLÍNICA IV 1º 2018 Dia Data Hora Professor/GAD Sala Conteúdo Módulo 08:00 GEOVANA COTA 104 D AULA INAUGURAL: Apresentação da UC, Plano

Leia mais

Nº TITULO AUTORES MODALIDADE DATA APRESENTAÇÃO 1 ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO À MULHER NO Marta de Oliveira Nascimento POSTER 24/03 M

Nº TITULO AUTORES MODALIDADE DATA APRESENTAÇÃO 1 ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO À MULHER NO Marta de Oliveira Nascimento POSTER 24/03 M 1- SAÚDE DA MULHER RESULTADO DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS IV SEMINÁRIO: SAÚDE DA MULHER NO CICLO VITAL III SEMINÁRIO: SAÚDE DA MULHER, AS QUESTÕES DE GÊNERO E VIOLÊNCIA Nº TITULO AUTORES MODALIDADE

Leia mais

DATA/TURNO CANDIDATO TEMAS DIA 05/11/12. - Processo de trabalho em enfermagem/registros. - Crescimento e desenvolvimento na criança até 2 anos.

DATA/TURNO CANDIDATO TEMAS DIA 05/11/12. - Processo de trabalho em enfermagem/registros. - Crescimento e desenvolvimento na criança até 2 anos. DATA/TURNO CANDIDATO TEMAS DIA 05/11/12 MANHÃ RENATA MARIA MEDEIROS FREITAS BARBOSA ANDRÉA CLÁUDIA CAMPÊLO MACIEL TERESA KARINY PONTES BARROSO GIRLIANE SILVA DE SOUSA VANESSA DIAS DA SILVA RITA VIANA GOMES

Leia mais

O BANNER DEVERÁ SER FIXADO NO HORÁRIO ESTABELECIDO, AGUARDAR AVALIAÇÃO E RETIRADO AO FINAL DO HORÁRIO INFORMADO.

O BANNER DEVERÁ SER FIXADO NO HORÁRIO ESTABELECIDO, AGUARDAR AVALIAÇÃO E RETIRADO AO FINAL DO HORÁRIO INFORMADO. O BANNER DEVERÁ SER FIXADO NO HORÁRIO ESTABELECIDO, AGUARDAR AVALIAÇÃO E RETIRADO AO FINAL DO HORÁRIO INFORMADO. LOCAL: DATA: BOSQUE MARINA PARK (perto da piscina) Todos os Trabalhos serão apresentados

Leia mais

HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER.

HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER. HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER. Nº EXPOSITOR 1. TITULO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM PRÉ- OPERATÓRIO DE HISTERECTOMIA HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO

Leia mais

Paulista-PE

Paulista-PE Paulista-PE 2018 www.romulopassos.com.br 1 ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILIA, 57 Vagas, 40h, R$ 2.080,60 Cargos, Vagas, Remuneração e Carga Horária. ENFERMEIRO PLANTONISTA, 26 Vagas, 24h, R$

Leia mais

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MATERNIDADE ESCOLA RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE INDICADORES ABRIL 2016 PACIENTES EXTERNOS Ambulatorial VALORES ACOLHIMENTO NO PRÉ-NATAL 69 TAXA DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENADORIA DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENADORIA DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENADORIA DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL 2013 O Colegiado do Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu Tocoginecologia faz saber

Leia mais

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01/SRH/2018. Ref. EDITAL Nº 02/SRH/2018, 31 DE AGOSTO DE 2018.

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01/SRH/2018. Ref. EDITAL Nº 02/SRH/2018, 31 DE AGOSTO DE 2018. EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01/SRH/2018 Ref. EDITAL Nº 02/SRH/2018, 31 DE AGOSTO DE 2018. Ficam retificados os conteúdos referentes ao item 11.4.1 e ao Anexo II DAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, para os conteúdos

Leia mais

Apresentação de trabalhos Cronograma

Apresentação de trabalhos Cronograma Apresentação de trabalhos Cronograma Todos os trabalhos serão apresentados no dia 19/05/2018 (sábado), seguindo os ciclos de apresentação definidos a seguir. As de Tema Livre Oral serão realizadas na Sala

Leia mais

ANEXO 3 CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE

ANEXO 3 CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE ANEXO 3 PROGRAMA CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE 1. Conhecimentos sobre o SUS - Legislação da Saúde: Constituição Federal de 1988 (Título VIII - capítulo II - Seção II); Lei 8.080/90 e Lei 8.142/90; Norma

Leia mais

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MATERNIDADE ESCOLA RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE INDICADORES MAIO 2017 ACOLHIMENTO NO PRÉ-NATAL PACIENTES EXTERNOS Ambulatorial TAXA DE ACOLHIMENTO

Leia mais

Cadastro metas para Indicadores de Monitoramento e Avaliação do Pacto pela Saúde - Prioridades e Objetivos Estado: GOIAS

Cadastro metas para Indicadores de Monitoramento e Avaliação do Pacto pela Saúde - Prioridades e Objetivos Estado: GOIAS Cadastro metas para Indicadores de Monitoramento e Avaliação do Pacto pela Saúde - Prioridades e Objetivos Estado: GOIAS PACTO PELA VIDA PRIORIDADE: I - ATENCAO A SAUDE DO IDOSO. OBJETIVO: PROMOVER A FORMACAO

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFG361 Enfermagem Materna

Programa Analítico de Disciplina EFG361 Enfermagem Materna 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Medicina e Enfermagem - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 7 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIGUEL PEREIRA/RJ CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2018 ERRATA 01

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIGUEL PEREIRA/RJ CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2018 ERRATA 01 ERRATA 01 A Comissão de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Miguel Pereira/RJ e o Instituto de Avaliação Nacional IAN, no uso de suas atribuições, resolvem publicar a ERRATA 01 referente ao Edital

Leia mais

26/08/2016. Questões UFG. Doenças Transmissíveis

26/08/2016. Questões UFG. Doenças Transmissíveis Enfermagem para Concursos Públicos em exercícios Questões UFG Doenças Transmissíveis (UFG Universidade Federal de Goiás GO Enfermeiro 2015) Todas as pessoas com suspeita de dengue devem receber o primeiro

Leia mais

TRABALHOS APROVADOS- MODALIDADE ORAL

TRABALHOS APROVADOS- MODALIDADE ORAL TRABALHOS APROVADOS- MODALIDADE TÍTULO 01 AULAS PRÁTICAS EM SAÚDE MENTAL: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE 02 ESTUDO MICROBIOLÓGICO DA EFICÁCIA DE TRÊS MÉTODOS DE DEGERMAÇÃO CIRÚRGICA DAS MÃOS UTILIZANDO

Leia mais

Lista Nacional de Notificação Compulsória (anexo 1 do anexo V, Portaria de Consolidação nº 4 GM/MS de 3/10/2017)

Lista Nacional de Notificação Compulsória (anexo 1 do anexo V, Portaria de Consolidação nº 4 GM/MS de 3/10/2017) Lista Nacional de Notificação Compulsória (anexo do anexo V, Portaria de Consolidação nº GM/M de //) Nº DOENÇA OU AGRAVO (Ordem alfabética) Periodicidade de notificação Imediata (até horas) para* M E M

Leia mais

INDICAÇÕES PARA USO DO FOSFATO DE OSELTAMIVIR (TAMIFLU )

INDICAÇÕES PARA USO DO FOSFATO DE OSELTAMIVIR (TAMIFLU ) INDICAÇÕES PARA USO DO FOSFATO DE OSELTAMIVIR (TAMIFLU ) 1. Definição de casos e tratamento 1. 1 Definição de caso- Síndrome Gripal (SG): Indivíduo que apresente febre de início súbito, mesmo que referida,

Leia mais

Prorrogação do Processo de inscrição do 1º Curso de Especialização em Nutrição Oncologica até o dia 16 de MAIO de 2013

Prorrogação do Processo de inscrição do 1º Curso de Especialização em Nutrição Oncologica até o dia 16 de MAIO de 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE NUTRIÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NUTRIÇÃO ONCOLOGICA EDITAL N.º 01/2013 Prorrogação do Processo de inscrição do 1º Curso de Especialização

Leia mais

SESAU-RO

SESAU-RO SESAU-RO 1 Como passar na Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia 2017 Plano de Estudo / Manual da Aprovação Querida (o) Aluna (o), Hoje conversaremos sobre um assunto fundamental para que você consiga

Leia mais

ÍNDICE TEORIA MUSICAL 1. COMPASSOS EM GERAL SÍNCOPAS. QUIÁLTERAS. SINAIS DE ALTERAÇÃO: ARMADURAS DE CLAVES. TONS RELATIVOS...

ÍNDICE TEORIA MUSICAL 1. COMPASSOS EM GERAL SÍNCOPAS. QUIÁLTERAS. SINAIS DE ALTERAÇÃO: ARMADURAS DE CLAVES. TONS RELATIVOS... TEORIA MUSICAL ÍNDICE 1. COMPASSOS EM GERAL... 9 Identificando a UT e a UC... 10 Tempos Fortes e Fracos... 11 2. SÍNCOPAS. QUIÁLTERAS. SINAIS DE ALTERAÇÃO: ARMADURAS DE CLAVES. TONS RELATIVOS... 16 Síncopas...

Leia mais

GESTANTES DIABÉTICAS E HIPERTENSAS: QUAIS OS RISCOS PARA O RECÉM-NASCIDO?

GESTANTES DIABÉTICAS E HIPERTENSAS: QUAIS OS RISCOS PARA O RECÉM-NASCIDO? GESTANTES DIABÉTICAS E HIPERTENSAS: QUAIS OS RISCOS PARA O RECÉM-NASCIDO? MEDEIROS, Paola de Oliveira¹; GALHO, Aline Ribeiro¹; BARRETO, Daniela Hormain¹; MARTINS, Mariana dos Santos¹; VIEIRA, Pâmela Cabral¹;

Leia mais

PRÉ-EDITAL SESA-MA

PRÉ-EDITAL SESA-MA PRÉ-EDITAL SESA-MA 01 1 PLANO DE ESTUDO SESA-MA 01/018 Saiba como encontrar cada assunto do edital no Curso Completo de Enfermagem. CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM ENFERMEIRO 0 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MÓDULO(S)

Leia mais

Acesso ao pré-natal garantido segundo os critérios de qualidade do Ministério da Saúde

Acesso ao pré-natal garantido segundo os critérios de qualidade do Ministério da Saúde Guia de Dicas de Políticas Públicas 65 RESULTADO SISTÊMICO 5 Acesso ao pré-natal garantido segundo os critérios de qualidade do Ministério da Saúde Garantir a oferta de um pré-natal de qualidade é uma

Leia mais

Vigilância no prénatal, puerpério 2017

Vigilância no prénatal, puerpério 2017 Vigilância no prénatal, parto e puerpério 2017 Doenças de transmissão vertical Outras: HTLV Tuberculose Malária Chagas Dengue Zika Chikungunya Principais Doenças de Transmissão Vertical no Brasil Sífilis

Leia mais

Instituto de Medicina Tropical de São Paulo EDITAL IMTSP/ACAD/006/ Edital de Abertura de Inscrições à Livre-Docência.

Instituto de Medicina Tropical de São Paulo EDITAL IMTSP/ACAD/006/ Edital de Abertura de Inscrições à Livre-Docência. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO Instituto de Medicina Tropical de São Paulo EDITAL IMTSP/ACAD/006/2012 - Edital de Abertura de Inscrições à Livre-Docência. O Diretor

Leia mais

Parto domiciliar na visão do pediatra

Parto domiciliar na visão do pediatra 1º SIMPÓSIO DE ASSISTÊNCIA AO PARTO EM MINAS GERAIS 20 a 21 de março Parto domiciliar na visão do pediatra Cons. Fábio Augusto de Castro Guerra CRMMG Situação Atual CONFLITO Humanização do atendimento

Leia mais

Prestação de Contas 1º trimestre Indicadores de Saúde

Prestação de Contas 1º trimestre Indicadores de Saúde Prestação de Contas 1º trimestre 2012 es de Saúde Cenário atual Transição... Publicação do Decreto nº 7.508, de 28/06/, regulamentando a Lei nº 8.080. Novas regras para os processos operacionais do SUS

Leia mais

UFAM

UFAM UFAM-2018 1 Cargos e Vagas Remuneração: Outras informações: Banca organizadora: Técnico em Enfermagem Manaus: 04 vagas Técnico em Enfermagem Itacoatiara: 01 vaga Técnico em Enfermagem R$ 2.446,96 + adicionais

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPETÊNCIA EM CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR

PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPETÊNCIA EM CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPETÊNCIA EM CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Carga Horária: 520 h Período de Duração:

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM NOITE - BH SEMESTRE: 2 ANO: 2012 C/H: 60 PLANO DE ENSINO

CURSO: ENFERMAGEM NOITE - BH SEMESTRE: 2 ANO: 2012 C/H: 60 PLANO DE ENSINO CURSO: ENFERMAGEM NOITE - BH SEMESTRE: 2 ANO: 2012 C/H: 60 DISCIPLINA: ENFERMAGEM NA SAUDE DO ADULTO I PLANO DE ENSINO OBJETIVOS: Estudar o estado de doença do indivíduo em sua fase adulta. Intervir adequadamente

Leia mais

Saúde da Mulher Prof. Hygor Elias

Saúde da Mulher Prof. Hygor Elias Saúde da Mulher Prof. Hygor Elias Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE PA Prova: Auditor de Controle Externo Área Administrativa Enfermagem Comrelaçãoàassistênciadeenfermagemnaatençãobásicaàgestantenoprénatal

Leia mais

RELAÇÃO DAS BANCAS DE APRESENTAÇÃO EM ORDEM CRONOLÓGICA

RELAÇÃO DAS BANCAS DE APRESENTAÇÃO EM ORDEM CRONOLÓGICA 20/11/ ENFERMAGEM SÉRIE: 3 MIKAELLA LEANDRO DE ANDRADE - 1611370532 TÍTULO: O PAPEL DO ENFERMEIRO GENETICISTA NO ACONSELHAMENTO GENÉTICO AO PACIENTE PORTADOR DE FIBROSE CÍSTICA ESTER ALVES FIGUEIREDO -

Leia mais

COMITÊ MUNICIPAL DE ESTUDOS E PREVENÇÃO DAS MORTES MATERNAS DE PORTO ALEGRE (CMEPMM) Relatório da Mortalidade Materna de Porto Alegre 2007

COMITÊ MUNICIPAL DE ESTUDOS E PREVENÇÃO DAS MORTES MATERNAS DE PORTO ALEGRE (CMEPMM) Relatório da Mortalidade Materna de Porto Alegre 2007 COMITÊ MUNICIPAL DE ESTUDOS E PREVENÇÃO DAS MORTES MATERNAS DE PORTO ALEGRE (CMEPMM) Relatório da Mortalidade Materna de Porto Alegre 27 A Organização Mundial da Saúde OMS estima que, no mundo, 585mil

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM IDENTIFICAÇÃO Atividade Curricular: ENFERMAGEM MÉDICO CIRÚRGICA Código: CS 16041 Carga Horária: 204 horas Teórica: 85

Leia mais

O MELHOR JEITO DE ESTUDAR É O SEU. Pediatria 2018

O MELHOR JEITO DE ESTUDAR É O SEU. Pediatria 2018 O MELHOR JEITO DE ESTUDAR É O SEU 2018 Foco na atuação prática do dia a dia médico, abordando as sintomatologias e dados clí nicos, o aluno é estimulado a buscar hipó teses diagnó sticas que comprovem

Leia mais

Detecção Precoce do HIV/Aids nos Programas da

Detecção Precoce do HIV/Aids nos Programas da Detecção Precoce do HIV/Aids nos Programas da Atenção BásicaB Características Atuais do Diagnóstico do HIV/AIDS Predomina o diagnóstico tardio da infecção pelo HIV e Aids (43,6% dos diagnósticos) ( sticos

Leia mais

Sumário. 1. Visão geral da enfermagem materna Famílias e comunidades Investigação de saúde do paciente recém nascido...

Sumário. 1. Visão geral da enfermagem materna Famílias e comunidades Investigação de saúde do paciente recém nascido... Sumário Parte I Papéis e relacionamentos 1. Visão geral da enfermagem materna...23 O processo de enfermagem...25 Planejamento familiar...26 Gestação na infância ou na adolescência...26 Gestação após os

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL Nº 03 DE 2016 CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR ASSISTENTE 1 DA UNIRV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL Nº 03 DE 2016 CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR ASSISTENTE 1 DA UNIRV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE UniRV NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL Nº 03 DE 2016 CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR ASSISTENTE 1 DA UNIRV O Reitor da UniRV, no uso de suas atribuições legais, na forma do que dispõe

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EXTRACURRICULAR NÃO REMUNERADO Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EXTRACURRICULAR NÃO REMUNERADO Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EXTRACURRICULAR NÃO REMUNERADO Hospital Escola A Faculdade de Enfermagem, do Centro de Ensino Superior de Valença FEV/CESVA, em parceria com a Direção Geral do

Leia mais