OS DETERMINANTES DA PENDULARIDADE E SUA RELAÇÃO COM A MIGRAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA ENTRE 2000 E 2010.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OS DETERMINANTES DA PENDULARIDADE E SUA RELAÇÃO COM A MIGRAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA ENTRE 2000 E 2010."

Transcrição

1 OS DETERMINANTES DA PENDULARIDADE E SUA RELAÇÃO COM A MIGRAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA ENTRE 2000 E Resumo: O objetivo do trabalho é identificar os principais determinantes da pendularidade na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) entre 2000 e 2010, observando-se a relação entre migração e pendularidade. As transformações ocorridas nos aglomerados urbanos e a configuração das regiões metropolitanas permitem a separação entre o local de residência e o local de trabalho, evidenciando a pendularidade. Junto a isso, observa-se que existe uma relação entre a migração e a pendularidade nas regiões metropolitanas e que essas relações são determinadas pela estrutura urbana e mercado de trabalho. Para a execução dos objetivos são utilizados os microdados dos censos demográficos de 2000 e 2010 que permitem uma análise descritiva e exploratória da evolução da migração e da pendularidade intrametropolitana, bem como observar de forma preliminar a relação entre migração e pendularidade. Isso é obtido com os dados dos pendulares que não são nativos do município e também com as informações dos pendulares de saída que são imigrantes de data fixa, além dos imigrantes de data fixa que são pendulares. Outro método utilizado para compreender os determinantes da pendularidade e sua relação com a migração é o modelo probit com seleção amostral de Heckman, em que seus resultados corroboram com a literatura e outros trabalhos que tratam da pendularidade e reforçam a importância da estrutura urbana como determinante, além de indicar que morar no entorno aumenta a probabilidade predita de pendular. Por sua vez, também mostra que ser migrante aumenta a probabilidade predita de pendular.

2 OS DETERMINANTES DA PENDULARIDADE E SUA RELAÇÃO COM A MIGRAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA ENTRE 2000 E Introdução A recente história tem mostrado que existe uma relação entre a urbanização, metropolização e a trajetória da distribuição espacial da população e uma das características mais determinantes desse cenário é a concentração da população nos aglomerados urbanos, especialmente os metropolitanos, aliada às suas condições de crescimento e desenvolvimento. A configuração das metrópoles permite a separação entre o local de trabalho e o local de residência, o que é fundamental para a consolidação e a intensificação da mobilidade pendular nas regiões metropolitanas. Nas Regiões Metropolitanas (RMs), a migração e a pendularidade da população são características muito importantes e são fatores cruciais para seu estudo. Em países como o Brasil, a pendularidade da população também é tida como referência para caracterizar o processo de metropolização e chega até mesmo ser usada como critério para identificar a integração entre os municípios (Moura, 2010; Silva, 2012; Ojima, 2007). Assim como as demais regiões metropolitanas brasileiras, a Região Metropolitana de Curitiba passou por transformações e Deschamps e Cintra (2008) reiteram que o movimento pendular em todo o estado do Paraná se constitui como um importante fenômeno e está profundamente ligado à evolução dos fluxos migratórios. A partir da década de 1990, um fenômeno bastante observado nas grandes metrópoles é a tendência de maior crescimento dos municípios periféricos, ocorrendo uma evasão populacional das capitais (núcleo) para as periferias metropolitanas, aqui denominadas como entorno metropolitano. Está ocorrendo uma maior dispersão populacional, associada às mudanças na estrutura urbana e mercado de trabalho (Brito, 2007; Silva, 2012). Aliado a isso, há um grande fluxo de pendulares do entorno para o núcleo, mas com algumas mudanças e um maior volume do núcleo para o entorno e entre os municípios do entorno. Assim, observa-se uma relação entre migração e pendularidade e um dos elementos fundamentais para compreender essa dinâmica da mobilidade urbana é a estrutura urbana, que tem como principais componentes a distribuição da moradia, a distribuição de serviços (públicos e privados), as condições de deslocamento e mobilidade (transportes), além do mercado de trabalho. Além disso, Cunha (1995)

3 afirma que para melhor compreender os movimentos pendulares, é preciso compreender a migração intrametropolitana. Segundo ele, muitos dos determinantes da mobilidade pendular podem ser identificados a partir da compreensão dos condicionantes da migração interna da RM. Com isso, o objetivo do trabalho é identificar os principais determinantes da pendularidade na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) em 2000 e 2010, observando-se a relação entre migração e pendularidade. 2 Método Para a execução dos objetivos serão apresentados dados da evolução da migração e pendularidade intrametropolitana na RMC, por meio da utilização dos microdados dos censos demográficos de 2000 e Com esses dados é possível identificar os municípios de origem e destino dos fluxos pendulares e migratórios, observando os fluxos e como se distribuem entre os municípios. Para identificar a relação entre a migração e a pendularidade, também serão utilizados dados dos censos demográficos de 2000 e 2010 que permitem observar se os pendulares são naturais do município onde vivem. Também serão apresentadas tabelas e análises com dados de pendulares de saída que são imigrantes e imigrantes que se tornaram pendulares de saída. Deve-se ressaltar que o censo de 2000 permite observar apenas os migrantes de data fixa desagregados por município e em 2010 é possível também a informação de última etapa. A revisão de literatura aponta que migração e a pendularidade, bem como a relação entre elas, são condicionadas pelos determinantes individuais, familiares, do mercado de trabalho e de estrutura urbana. Assim, deve-se aplicar um método empírico que permita representar essas relações. O modelo escolhido é o modelo probit com seleção amostral de Heckman. Heckman propõe um método no qual o processo de modelagem estatística vem acompanhado de uma equação de seleção, que objetiva entender se uma determinada variável realiza um viés na amostra, o que faz com que esta não seja aleatória. Uma vez constatado, o modelo deve ser ajustado tendo em vista essa seletividade (HOFFMANN e KASSOUF, 2005). A variável de seleção da amostra é a condição de ocupação dos indivíduos, caracterizados como ocupados, pois os pendulares para o trabalho se restringem a pessoas que estão trabalhando ou procurando emprego.

4 O modelo apresenta como variável dependente a pendularidade, que é binária e apresenta valor 1 se o trabalhador executar o movimento de pendularidade e 0 se não o faz. Todos os dados utilizados também são dos microdados dos censos de 2000 e As variáveis independentes utilizadas no modelo são: idade; idade 2 ; sexo; logaritmo natural da renda individual; nível de instrução; condição de ocupação do domicílio; densidade morador/cômodo; existência de lixo coletado; esgotamento sanitário; água canalizada; propriedade de motocicleta; propriedade de veículo; variável de indicação espacial (se morar no entorno ou no núcleo tem influência na pendularidade); ser migrante de data fixa ou não. 3 Resultados e discussão Os dados relativos à migração intrametropolitana mostram que houve uma redução de 13,68% no fluxo de migrantes intrametropolitanos entre 2000 a Além disso, Curitiba é o município que apresenta o maior volume de emigrantes, representando 61,85% do total em 2000 e 59,95% em 2010, ou seja, a migração do núcleo para o entorno é preponderante. Ao contrário da migração, observa-se um significativo aumento na pendularidade entre o período de 2000 e 2010 e esse aumento corresponde a 76,54%. Além disso, a pendularidade para o trabalho corresponde a 79,95% em 2000 e 81,99% em 2010, com um pequeno incremento no período e é muito superior à pendularidade para o estudo. Em 2000, o movimento pendular para Curitiba correspondia a 79,49% do total da região e em 2010 passa a ser de 69,78% do total, com uma redução de quase 10 por cento. Todos os outros municípios aumentaram sua participação em relação à entrada de pendulares, especialmente Araucária e São José dos Pinhais. Os municípios que tem maior importância no movimento de saída de pendulares são Almirante Tamandaré, Colombo, Curitiba, Pinhais e São José dos Pinhais. Houve um aumento da participação do movimento pendular do núcleo para o entorno, passando de 10,26% do total da pendularidade em 2000 para 16,24% em A pendularidade entre os municípios do entorno também obteve aumento em sua participação de 10,24% em 2000 para 13,98% em Os resultados também mostram que em todos os municípios, os pendulares de saída, em sua maioria, não nasceram no município onde estão residindo. Também é

5 possível observar que existe uma relação entre migração e pendularidade quando se observa se os pendulares de saída de determinado município são também imigrantes de data fixa. Neste caso, por exemplo, 18,52% dos pendulares de saída de São José dos Pinhais são imigrantes de data-fixa em 2000 e 15,23% em Quando se trata dos imigrantes de data fixa que são pendulares de saída, os resultados são mais expressivos e reforçam a indicação de relação entre a migração e pendularidade. Os resultados obtidos com o modelo probit com seleção amostral de Heckman, corroboram com a literatura e indicam que um aumento na idade, diminui a probabilidade predita de pendular. Além disso, ser homem, ter maior nível de instrução e de renda também aumenta a probabilidade predita de pendular. Quando o imóvel é alugado ou cedido, e quando aumenta a densidade morador/cômodo, diminui a probabilidade predita de pendular. Ter coleta de lixo, esgoto, água canalizada, motocicleta e automóvel no domicílio também aumenta a probabilidade predita de pendular. Outra informação importante é que morar no entorno aumenta significativamente a probabilidade de pendular e o fato de ser migrante de data fixa também aumenta a probabilidade predita de pendular. 4 Referências Bibliográficas BRITO, F. Urbanização, metropolização e mobilidade espacial da população: um breve ensaio além dos números. In: 5º ENCONTRO NACIONAL SOBRE MIGRAÇÕES, 2007, Campinas. Anais... Campinas. CUNHA, J. M. P. da. Migração intrametropolitana: movimento dos pobres. Revista Brasileira de Estudos populacionais, v. 12, n. ½, DESCHAMPS, M.V.;CINTRA, A. Movimento pendular para trabalho na região metropolitana de Curitiba: uma análise das características de quem vai e quem fica. Anais... XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, Casambú, HOFFMANN, R.; KASSOUF, A. L. Deriving conditional and unconditional marginal effects in log earnings equations estimated by Heckman s procedure. Applied Economics. Fev MOURA, R; (2010) Movimento pendular da população do Paraná: uma evidência da desconexão moradia/trabalho. Caderno Metropolitano, São Paulo, v. 12, n.23, p 43-64, jan/jun, OJIMA, R. (2007). Análise comparativa da dispersão urbana nas aglomerações urbanas brasileiras: elementos teóricos e metodológicos para o planejamento urbano e ambiental. Tese doutorado. Unicamp: Campinas, SILVA, E. T. Estrutura urbana e mobilidade especial nas metrópoles. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2012.

UMA BREVE ANÁLISE DOS FLUXOS MIGRATÓRIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

UMA BREVE ANÁLISE DOS FLUXOS MIGRATÓRIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE UMA BREVE ANÁLISE DOS FLUXOS MIGRATÓRIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE Breno A. T. D. de Pinho Fausto Brito Alane Siqueira Rocha RESUMO O objetivo deste artigo é analisar os fluxos migratórios

Leia mais

Curitiba metropolitana : entre transformações e permanências

Curitiba metropolitana : entre transformações e permanências Seminário AS METRÓPOLES E AS TRANSFORMAÇÕES URBANAS: DESIGUALDADES, COESÃO SOCIAL E GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA Curitiba metropolitana 1980-2010: entre transformações e permanências Rosa Moura Olga Lucia Castreghini

Leia mais

A migração e a pendularidade em Curitiba e Região Metropolitana entre 2000 e 2010 e sua relação com as transformações no mercado de trabalho.

A migração e a pendularidade em Curitiba e Região Metropolitana entre 2000 e 2010 e sua relação com as transformações no mercado de trabalho. A migração e a pendularidade em Curitiba e Região Metropolitana entre 2000 e 2010 e sua relação com as transformações no mercado de trabalho. Crislaine Colla Doutoranda em Demografia pelo Cedeplar na Universidade

Leia mais

Migração Intrametropolitana: um estudo comparativo entre as Regiões Metropolitanas do Nordeste (Fortaleza, Recife e Salvador)

Migração Intrametropolitana: um estudo comparativo entre as Regiões Metropolitanas do Nordeste (Fortaleza, Recife e Salvador) Migração Intrametropolitana: um estudo comparativo entre as Regiões Metropolitanas do Nordeste (Fortaleza, Recife e Salvador) Palavras-chave: Migração; Intrametropolitana; Região Metropolitana de Fortaleza;

Leia mais

VI Congreso ALAP Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad

VI Congreso ALAP Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad VI Congreso ALAP Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad Mobilidade espacial da população e ocupação de domicílios: processos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro Vivian Alves da

Leia mais

MOBILIDADE PENDULAR NA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS DADOS CENSITÁRIOS DE 2000 E 2010

MOBILIDADE PENDULAR NA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS DADOS CENSITÁRIOS DE 2000 E 2010 MOBILIDADE PENDULAR NA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS DADOS CENSITÁRIOS DE 2000 E 2010 MOVILIDAD PENDULAR EN LA REGIÓN METROPOLITANA DE LA BAIXADA SANTISTA: UN ANÁLISIS

Leia mais

Migração de retorno na Região Nordeste do Brasil. Palavras-chave: migração interna, migração de retorno, Nordeste brasileiro.

Migração de retorno na Região Nordeste do Brasil. Palavras-chave: migração interna, migração de retorno, Nordeste brasileiro. Migração de retorno na Região Nordeste do Brasil Wilson Fusco Brasil Fundação Joaquim Nabuco Universidade Federal de Pernambuco Morvan de Mello Moreira Brasil Fundação Joaquim Nabuco Universidade Federal

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS OCUPADOS NA INDÚSTRIA DA TRANSFORMAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS OCUPADOS NA INDÚSTRIA DA TRANSFORMAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS OCUPADOS NA INDÚSTRIA DA TRANSFORMAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Djalma de Sá Economista, bolsista do IPEA/PROREDES E-mail: djalmadesa@gmail.com Anael Pinheiro

Leia mais

As tendências recentes das migrações na Região Metropolitana de Belo Horizonte: uma abordagem inter e intramunicipal

As tendências recentes das migrações na Região Metropolitana de Belo Horizonte: uma abordagem inter e intramunicipal As tendências recentes das migrações na Região Metropolitana de Belo Horizonte: uma abordagem inter e intramunicipal Aluno: Járvis Campos Apresentação de trabalho final, como requisito do Curso Introdução

Leia mais

A MOBILIDADE PENDULAR DOS TRABALHADORES: UMA ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO NA RMBH

A MOBILIDADE PENDULAR DOS TRABALHADORES: UMA ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO NA RMBH A MOBILIDADE PENDULAR DOS TRABALHADORES: UMA ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO NA RMBH Breno A. T. D. de Pinho Alane Siqueira Rocha Fausto Brito RESUMO Nas áreas metropolitanas, a distribuição espacial da

Leia mais

Migração de retorno no Nordeste brasileiro: uma análise exploratória a partir do Censo Demográfico 2010

Migração de retorno no Nordeste brasileiro: uma análise exploratória a partir do Censo Demográfico 2010 Migração de retorno no Nordeste brasileiro: uma análise exploratória a partir do Censo Demográfico 2010 Apresentação do trabalho final, como requisito do Curso: Análise Espacial de Dados Geográficos Professor:

Leia mais

Conceitos Básicos e Medidas em Demografia Migração e Distribuição

Conceitos Básicos e Medidas em Demografia Migração e Distribuição Martin Handford, Where s Wally? CST 310: População, Espaço e Ambiente Abordagens Espaciais em Estudos de População: Métodos Analíticos e Técnicas de Representação Conceitos Básicos e Medidas em Demografia

Leia mais

Divisão Socioespacial e Fluxos Migratórios na Região Metropolitana de Curitiba na Década de 80 *

Divisão Socioespacial e Fluxos Migratórios na Região Metropolitana de Curitiba na Década de 80 * Divisão Socioespacial e Fluxos Migratórios na Região Metropolitana de Curitiba na Década de 80 * Marley Vanice Deschamps IPARDES Palavras-chave: divisão socioespacial; migração; segregação. INTRODUÇÃO

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA

POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA Desafios urbano-metropolitanos Dr. Juciano Martins Rodrigues Observatório das Metrópoles juciano@observatoriodasmetropoles.net 1) Condições ecológico-demográficas

Leia mais

AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS URBANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ: UMA ANÁLISE DAS PEQUENAS CIDADES DÉBORA WEBER DE SOUZA

AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS URBANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ: UMA ANÁLISE DAS PEQUENAS CIDADES DÉBORA WEBER DE SOUZA AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS URBANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CHAPECÓ: UMA ANÁLISE DAS PEQUENAS CIDADES DÉBORA WEBER DE SOUZA Graduanda em Geografia, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus

Leia mais

Modelos de redes sociais para dados de Migração

Modelos de redes sociais para dados de Migração Modelos de redes sociais para dados de Migração Gustavo da Silva Ferreira 20/Outubro/2016 Redes Sociais Uma rede social se estrutura por um conjunto de atores ounós (pessoas, objetos, locais ou eventos)

Leia mais

VI Congreso ALAP Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad

VI Congreso ALAP Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad VI Congreso ALAP Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad Dinâmica migratória da Região Nordeste do Brasil: considerações a partir do Censo de 2010 Vivian Alves da Costa Rangel Gomes Etapa

Leia mais

Déficit Habitacional. Vladimir Fernandes Maciel. Pesquisador do Núcleo N. de Pesquisas em Qualidade de Vida NPQV Universidade Presbiteriana Mackenzie

Déficit Habitacional. Vladimir Fernandes Maciel. Pesquisador do Núcleo N. de Pesquisas em Qualidade de Vida NPQV Universidade Presbiteriana Mackenzie Déficit Habitacional Vladimir Fernandes Maciel Pesquisador do Núcleo N de Pesquisas em Qualidade de Vida NPQV Universidade Presbiteriana Mackenzie 15/05/2006 Semana da FCECA 1 Estrutura do Workshop Motivação

Leia mais

UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79, Dourados-MS, 1

UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79, Dourados-MS,   1 SITUAÇÃO DOS DOMICÍLIOS NA CIDADE DE CORUMBÁ-MS Andressa Freire dos Santos 1 ; Graciela Gonçalves de Almeida 1 ; Daniella de Souza Masson 1 ; Joelson Gonçalves Pereira 2 UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79,804-970-Dourados-MS,

Leia mais

A Mobilidade Populacional o Caso de Curitiba

A Mobilidade Populacional o Caso de Curitiba A Mobilidade Populacional o Caso de Curitiba 2000-2010. Resumo: O problema do trabalho aponta para a compreensão da mobilidade espacial das pessoas, que acontecem em certos territórios, com o fito de sobrevivência

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Curitiba, PR 08/07/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 437,42 km² IDHM 2010 0,823 Faixa do IDHM Muito Alto (IDHM entre 0,8 e 1) (Censo 2010) 1751907

Leia mais

SISTEMA FINANCEIRO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

SISTEMA FINANCEIRO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SISTEMA FINANCEIRO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Aluno: Tiago Zeitone Gomes de Amorim Orientador: Juliano Assunção Introdução Transporte urbano é um tema que tem atraído muitos estudiosos nos últimos anos

Leia mais

Os dados censitários brasileiros sobre migrações internas: críticas e sugestões para análise

Os dados censitários brasileiros sobre migrações internas: críticas e sugestões para análise Seminario-Taller Los censos de 2010 y la migración interna, internacional y otras formas de movilidad espacial Santiago de Chile, 10 al 12 de diciembre de 2008 Os dados censitários brasileiros sobre migrações

Leia mais

A FAVELA QUE VIROU CIDADE A FAVELA QUE VIROU CIDADE URBAN RESEARCH SYMPOSIUM 2005 SUZANA PASTERNAK

A FAVELA QUE VIROU CIDADE A FAVELA QUE VIROU CIDADE URBAN RESEARCH SYMPOSIUM 2005 SUZANA PASTERNAK A FAVELA QUE VIROU CIDADE A FAVELA QUE VIROU CIDADE INTRODUÇÃO 1.1 antecedentes 1.2 conceito, definição, mensuração 2. POPULAÇÃO FAVELADA NO BRASIL 2.1 favelas e favelados por grande região 2.2 população

Leia mais

% de Pobres na População

% de Pobres na População % de Pobres na População Variação 2009-2003 % Pobreza -45.50% Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados da PNAD/IBGE Incorporando 2010 às Séries Renda Média Gini Pobreza -8,2% -0,4% -1,6% -2,5% -1,5% -16,3%

Leia mais

PROREDES IPEA. Projeto de Pesquisa Migrações Internas

PROREDES IPEA. Projeto de Pesquisa Migrações Internas PROREDES IPEA Projeto de Pesquisa Migrações Internas O Paraná, suas regiões metropolitanas e as migrações interestaduais: o que mudou no período recente? Equipe IPARDES: Marisa Valle Magalhães Anael Pinheiro

Leia mais

37º Encontro Anual da ANPOCS ST07. A metrópole na sociedade contemporânea. Título do trabalho:

37º Encontro Anual da ANPOCS ST07. A metrópole na sociedade contemporânea. Título do trabalho: 37º Encontro Anual da ANPOCS ST07 A metrópole na sociedade contemporânea Título do trabalho: Aglomerações urbanas e mobilidade populacional: o caso da RM de Campinas José Marcos Pinto da Cunha 1 Resumo:

Leia mais

Grandes cidades Diversidades e vulnerabilidades. Economia Regional e Urbana PROF. VLADIMIR MACIEL

Grandes cidades Diversidades e vulnerabilidades. Economia Regional e Urbana PROF. VLADIMIR MACIEL Grandes cidades Diversidades e vulnerabilidades Economia Regional e Urbana PROF. VLADIMIR MACIEL Grandes cidades Forças de atração (centrípetas) Externalidades jacobianas; Inovação e proximidades; Relações

Leia mais

Análise do nível, padrão e determinantes dos fluxos populacionais entre Bahia e São Paulo

Análise do nível, padrão e determinantes dos fluxos populacionais entre Bahia e São Paulo Notas de Pesquisa Análise do nível, padrão e determinantes dos fluxos populacionais entre Bahia e São Paulo Ernesto Friedrich de Lima Amaral * Introdução A migração do Nordeste para São Paulo era caracterizada,

Leia mais

Migração. João Vechio Laurent Alphonse Rafael Silva

Migração. João Vechio Laurent Alphonse Rafael Silva Migração João Vechio 076761 Laurent Alphonse - 094876 Rafael Silva 095831 Agenda Histórico Incongruência Comparativa Reflexão Econômica Fluxos Migratórios no Mundo: 2006 Fluxos Migratórios para o Brasil

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL Núcleo Vitória

SEMINÁRIO NACIONAL Núcleo Vitória SEMINÁRIO NACIONAL Núcleo Vitória As metrópoles e as transformações urbanas: Desigualdades, coesão social e governança democrática Rio de Janeiro - dezembro 2015 Roteiro 1. A METRÓPOLE NA REDE URBANA BRASILEIRA

Leia mais

Região Metropolitana de Natal

Região Metropolitana de Natal Região Metropolitana de Natal REGIÕES DE INFLUÊNCIA - RN RIO GRANDE DO NORTE Fonte: REGIC IBGE (2007) Região ins2tucional Região ins*tucional : definida por lei estadual mediante critérios estabelecidos

Leia mais

O Censo de 2010 e as primeiras leituras sobre a mobilidade espacial da população na região metropolitana de Campinas 1

O Censo de 2010 e as primeiras leituras sobre a mobilidade espacial da população na região metropolitana de Campinas 1 O Censo de 2010 e as primeiras leituras sobre a mobilidade espacial da população na região metropolitana de Campinas 1 Henrique Frey Ednelson Mariano Dota Resumo O processo de urbanização no Brasil pode

Leia mais

Migrações de Curto Prazo nas Regiões Metropolitanas: migrantes de etapa única, migrantes de retorno e migrantes de passagem 1986/1991 *

Migrações de Curto Prazo nas Regiões Metropolitanas: migrantes de etapa única, migrantes de retorno e migrantes de passagem 1986/1991 * Migrações de Curto Prazo nas Regiões Metropolitanas: migrantes de etapa única, migrantes de retorno e migrantes de passagem 1986/1991 * Fausto Brito UFMG/Cedeplar Ricardo Alexandrino Garcia UFMG/Cedeplar

Leia mais

Região Metropolitana de Florianópolis: migração e dinâmica da expansão urbana *

Região Metropolitana de Florianópolis: migração e dinâmica da expansão urbana * Região Metropolitana de Florianópolis: migração e dinâmica da expansão urbana * Pedro Assumpção Alves ** Rosana Aparecida Baeninger *** Palavras Chave: Migração; Urbanização; Metropolização. Resumo: Este

Leia mais

Exercícios Movimentos Populacionais

Exercícios Movimentos Populacionais Exercícios Movimentos Populacionais 1. O Brasil, especialmente a partir da década de 1950, passou a apresentar uma forte mobilidade populacional interna, em função do seu desenvolvimento econômico. Assinale

Leia mais

INFORMAÇÕES SOCIAIS DA REGIÃO NORDESTE

INFORMAÇÕES SOCIAIS DA REGIÃO NORDESTE INFORMAÇÕES SOCIAIS DA REGIÃO NORDESTE POPULAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE População recenseada (2000) 47.741.711 Por sexo Homens 23.413.914 Mulheres 24.327.797 Por situação de domicílio Urbana 32.975.425 Rural

Leia mais

José Marcos Pinto da Cunha IFCH/NEPO/UNICAMP. ALAP/ABEP Rio de Janeiro, julho 2013

José Marcos Pinto da Cunha IFCH/NEPO/UNICAMP. ALAP/ABEP Rio de Janeiro, julho 2013 José Marcos Pinto da Cunha IFCH/NEPO/UNICAMP ALAP/ABEP Rio de Janeiro, julho 2013 Cairo +5 Seminários CNPd e publicação Cairo +5: O caso Brasileiro I. Tendências históricas: Redistribuição espacial da

Leia mais

Migrações internas: a relevância dos nordestinos na redistribuição da população brasileira *

Migrações internas: a relevância dos nordestinos na redistribuição da população brasileira * Migrações internas: a relevância dos nordestinos na redistribuição da população brasileira * Wilson Fusco Ricardo Ojima Palavras-chave: Nordeste; Migrações internas; Distribuição espacial da população.

Leia mais

Com a abertura dos Portos as Nações Amigas em 1808, houve a entrada de outros imigrantes, embora de pouca expressão;

Com a abertura dos Portos as Nações Amigas em 1808, houve a entrada de outros imigrantes, embora de pouca expressão; PROCESSO MIGRATÓRIO BRASILEIRO E URBANIZAÇÃO 1 Processo Migratório Brasileiro Processo migratório no Brasil O processo migratório no Brasil teve início em 1530; A migração forçada dos negros; Com a abertura

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Bertioga, SP 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 492,82 km² IDHM 2010 0,730 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 47645 hab. Densidade

Leia mais

OBSERVATÓRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, FEVEREIRO DE 2013

OBSERVATÓRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, FEVEREIRO DE 2013 NOTA CONJUNTURAL FORMALIZAÇÃO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS no Estado do Rio de Janeiro OBSERVATÓRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, FEVEREIRO DE 2013 20 2013 PANORAMA GERAL No Brasil,

Leia mais

1ª Série do ensino médio _ TD

1ª Série do ensino médio _ TD 1ª Série do ensino médio _ TD 16. As afirmações a seguir referem-se a alguns temas relacionados com um ramo da Geografia denominado Geografia Urbana. Sobre o tema, assinale V, se verdadeira, ou F, se falsa,

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Guarujá, SP 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 143,71 km² IDHM 2010 0,751 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 290752 hab. Densidade

Leia mais

Migração dos povos indígenas e os censos demográficos de 1991 e 2000: o caso das capitais estaduais *

Migração dos povos indígenas e os censos demográficos de 1991 e 2000: o caso das capitais estaduais * Migração dos povos indígenas e os censos demográficos de 1991 e 2000: o caso das capitais estaduais * Marília Brasil 1 Pery Teixeira 2 Palavras-chave: Povos Indígenas; migração. RESUMO Introdução: As migrações

Leia mais

Desigualdade de Acesso a Serviços de Saneamento Ambiental nos Municípios Brasileiros: Evidências de uma Curva de. Hierárquica das Políticas?

Desigualdade de Acesso a Serviços de Saneamento Ambiental nos Municípios Brasileiros: Evidências de uma Curva de. Hierárquica das Políticas? Desigualdade de Acesso a Serviços de Saneamento Ambiental nos Municípios Brasileiros: Evidências de uma Curva de Kuznets e de uma Seletividade Hierárquica das Políticas? Carlos César Santejo Saiani Rudinei

Leia mais

TRANSIÇÃO DA MOBILIDADE NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE O TEMA *

TRANSIÇÃO DA MOBILIDADE NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE O TEMA * TRANSIÇÃO DA MOBILIDADE NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE O TEMA * Aparecido Soares da Cunha Palavras-chave: Transição da Mobilidade; Migração; Imigração; Emigração; Região

Leia mais

ÁREAS DE EMIGRAÇÃO NO SÉCULO XXI: CONTINUIDADE DO ÊXODO RURAL?

ÁREAS DE EMIGRAÇÃO NO SÉCULO XXI: CONTINUIDADE DO ÊXODO RURAL? ÁREAS DE EMIGRAÇÃO NO SÉCULO XXI: CONTINUIDADE DO ÊXODO RURAL? Resumo A dinâmica migratória, apesar das mudanças quantitativas e qualitativas verificadas nas últimas décadas em que destacam as áreas de

Leia mais

AMAZÔNIA BRASILEIRA: ANÁLISE DA MIGRAÇÃO DE RETORNO DE BRASILEIROS

AMAZÔNIA BRASILEIRA: ANÁLISE DA MIGRAÇÃO DE RETORNO DE BRASILEIROS AMAZÔNIA BRASILEIRA: ANÁLISE DA MIGRAÇÃO DE RETORNO DE BRASILEIROS 1. INTRODUÇÃO Jonatha Rodrigo de Oliveira Lira Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFPa rodrrigao@hotmail.com Quando pensamos em

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE

LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE ALUNO (A): nº CIANORTE, MARÇO DE 2011 1. (UFMT) Em relação ao processo de urbanização brasileiro, no período de 1940 a 2000, analise a tabela abaixo. (MENDES,

Leia mais

IBGE divulga a Síntese de Indicadores Sociais Publicação traz dados sobre trabalho, rendimento, condições de moradia, pobreza e educação

IBGE divulga a Síntese de Indicadores Sociais Publicação traz dados sobre trabalho, rendimento, condições de moradia, pobreza e educação IBGE divulga a Síntese de Indicadores Sociais 2018 Publicação traz dados sobre trabalho, rendimento, condições de moradia, pobreza e educação Mulheres, jovens, pretos e pardos têm maiores taxas de desocupação;

Leia mais

Fragmentação e segregação socioespacial na RMBH

Fragmentação e segregação socioespacial na RMBH SEMINÁRIO NACIONAL AS METRÓPOLES E AS TRANSFORMAÇÕES URBANAS: 9, 10 e 11 DE DEZEMBRO DE 2015 Fragmentação e segregação socioespacial na RMBH Jupira Mendonça Luciana Andrade Alexandre Diniz História marcada

Leia mais

Aglomerações urbanas e mobilidade populacional: o caso da RM de Campinas

Aglomerações urbanas e mobilidade populacional: o caso da RM de Campinas Aglomerações urbanas e mobilidade populacional: o caso da RM de Campinas José Marcos Pinto da Cunha 1 Trabajo presentado en el V Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, Montevideo, Uruguay,

Leia mais

IBEU LOCAL: REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS

IBEU LOCAL: REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS IBEU LOCAL: REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS Marcelo Gomes Ribeiro Gustavo Henrique P. Costa INTRODUÇÃO O Observatório das Metrópoles divulgou recentemente a publicação referente ao Índice de Bem Estar

Leia mais

VI Congreso ALAP. Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad

VI Congreso ALAP. Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad VI Congreso ALAP Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad Transição da Mobilidade na Região Metropolitana de São Paulo: reflexões teóricas sobre o tema Aparecido Soares da Cunha Etapa

Leia mais

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 As cidades e a urbanização brasileira Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 O que consideramos cidade? No mundo, existem diferentes cidades (tamanhos, densidades demográficas

Leia mais

XIV Encontro da ABET 2015 Campinas GT 14 Dinâmica demográfica e mercado de trabalho

XIV Encontro da ABET 2015 Campinas GT 14 Dinâmica demográfica e mercado de trabalho XIV Encontro da ABET 2015 Campinas GT 14 Dinâmica demográfica e mercado de trabalho INSERÇÃO DO MIGRANTE E DO NÃO MIGRANTE NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO CENTRO-OESTE EM 2010 Priscila Casari 1 Péricles

Leia mais

NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010

NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010 NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010 População brasileira cresce quase 20 vezes desde 1872 A população do Brasil alcançou a marca de 190.755.799 habitantes na data de referência do

Leia mais

Movimento Pendular e Transporte Público na Área de Concentração Da População de Curitiba: O Caso de Fazenda Rio Grande

Movimento Pendular e Transporte Público na Área de Concentração Da População de Curitiba: O Caso de Fazenda Rio Grande Movimento Pendular e Transporte Público na Área de Concentração Da População de Curitiba: O Caso de Fazenda Rio Grande Roberta Giraldi Romano Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR. robertagiraldi@gmail.com

Leia mais

LOCAL DE RESIDÊNCIA E LOCAL DE TRABALHO NA RMBH: UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE OS ANOS DE 1980 E 2010

LOCAL DE RESIDÊNCIA E LOCAL DE TRABALHO NA RMBH: UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE OS ANOS DE 1980 E 2010 LOCAL DE RESIDÊNCIA E LOCAL DE TRABALHO NA RMBH: UMA ANÁLISE COMPARADA ENTRE OS ANOS DE 1980 E 2010 Breno A. T. D. de Pinho Fausto Brito RESUMO A mobilidade pendular de trabalhadores é um tipo de deslocamento

Leia mais

EQUIPE NATAL. Estatística Prof. Dr. Flavio Henrique Miranda de Araújo Freire Depto. Estatística/UFRN

EQUIPE NATAL. Estatística Prof. Dr. Flavio Henrique Miranda de Araújo Freire Depto. Estatística/UFRN EQUIPE NATAL 2 Coordenadora : Profª. Drª. Maria do Livramento M. Clementino PPGCS/UFRN Ciências Sociais Profª. Ms. Zoraide Souza Pessoa - UERN Prof. Ms. Marconi Gomes da Silva -DEPEC/UFRN (Doutorando)

Leia mais

Capítulo 1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DO ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO. Luiz César de Queiroz Ribeiro Marcelo Gomes Ribeiro INTRODUÇÃO

Capítulo 1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DO ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO. Luiz César de Queiroz Ribeiro Marcelo Gomes Ribeiro INTRODUÇÃO Capítulo 1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DO ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO Luiz César de Queiroz Ribeiro Marcelo Gomes Ribeiro INTRODUÇÃO O objetivo do presente capítulo é o de apresentar a metodologia de construção

Leia mais

A transição urbana no Brasil

A transição urbana no Brasil A transição urbana no Brasil José Eustáquio Diniz Alves 1 A transição urbana é um fenômeno mundial, sendo que em 2008, pela primeira vez, a população mundial das cidades ultrapassou o contingente rural.

Leia mais

TRANSIÇÃO NA ESTRUTURA ETÁRIA- EDUCACIONAL E MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL

TRANSIÇÃO NA ESTRUTURA ETÁRIA- EDUCACIONAL E MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL TRANSIÇÃO NA ESTRUTURA ETÁRIA- EDUCACIONAL E MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL Ernesto F. Amaral, Viviana Salinas, Eunice Vargas, Joseph E. Potter, Eduardo Rios-Neto, Daniel S. Hamermesh PRC - Universidade

Leia mais

Diagnóstico Socioterritorial

Diagnóstico Socioterritorial Município: Porto Alegre / RS Apresentação Este Boletim de Diagnóstico Socioterritorial tem o objetivo de apresentar um conjunto básico de indicadores acerca de características demográficas, econômicas

Leia mais

TEXTO PARA DISCUSSÃO N 527 A MOBILIDADE ESPACIAL DA POPULAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

TEXTO PARA DISCUSSÃO N 527 A MOBILIDADE ESPACIAL DA POPULAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE ISSN 2318-2377 TEXTO PARA DISCUSSÃO N 527 A MOBILIDADE ESPACIAL DA POPULAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE Breno A. T. D. de Pinho Fausto Brito Alane Siqueira Rocha Dezembro de 2015 1 Universidade

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO IDOSA DE MINAS GERAIS PELA PNAD 2013

CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO IDOSA DE MINAS GERAIS PELA PNAD 2013 CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO IDOSA DE MINAS GERAIS PELA PNAD 2013 Eleusy Natália Miguel Universidade Federal de Viçosa, eleusy.arq@gmail.com INTRODUÇÃO Observa-se o exponencial crescimento da população

Leia mais

Apresentação. Cad. Metrop., São Paulo, v. 12, n. 23, pp. 9-13, jan/jun

Apresentação. Cad. Metrop., São Paulo, v. 12, n. 23, pp. 9-13, jan/jun Um dos fenômenos marcantes observados nos aglomerados urbanos e nas metrópoles contemporâneas é a mobilidade diária da população residente, provocada pela dissociação entre local de moradia e local de

Leia mais

Segundo o Censo 2010 aponta que aproximadamente 85% é urbano;

Segundo o Censo 2010 aponta que aproximadamente 85% é urbano; A URBANIZAÇÃO BRASILEIRA 1 Início de nossa urbanização Segundo o Censo 2010 aponta que aproximadamente 85% é urbano; Nossa economia estava voltada para a exportação; As primeiras ocupações urbanas se deram

Leia mais

Mobilidade espacial nas Metrópoles Brasileiras: Tendências dos Movimentos Intrametropolitanos

Mobilidade espacial nas Metrópoles Brasileiras: Tendências dos Movimentos Intrametropolitanos P á g i n a 1 Mobilidade espacial nas Metrópoles Brasileiras: Tendências dos Movimentos Intrametropolitanos Érica Tavares da Silva 1 Juciano Martins Rodrigues 2 Introdução Idas e vindas de pessoas especialmente

Leia mais

9º Congresso de Pesquisa MERCADO DE TRABALHO ASSALARIADO: DIFERENÇAS REGIONAIS, SETORIAS E ENTRE EMPREGADOS FORMAIS E INFORMAIS

9º Congresso de Pesquisa MERCADO DE TRABALHO ASSALARIADO: DIFERENÇAS REGIONAIS, SETORIAS E ENTRE EMPREGADOS FORMAIS E INFORMAIS 9º Congresso de Pesquisa MERCADO DE TRABALHO ASSALARIADO: DIFERENÇAS REGIONAIS, SETORIAS E ENTRE EMPREGADOS FORMAIS E INFORMAIS Autor(es) FABIOLA CRISTINA R DE OLIVEIRA Co-Autor(es) CAMILA KRAIDE KRETZMANN

Leia mais

O CENSO DE 2010 E AS PRIMEIRAS

O CENSO DE 2010 E AS PRIMEIRAS DOSSIÊ ANÁLISES QUANTITATIVAS E INDICADORES SOCIAIS DO I: 10.5433/2176-6665.2013v18n1p226 O CENSO DE 2010 E AS PRIMEIRAS LEITURAS SOBRE A MOBILIDADE ESPACIAL DA POPULAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS

Leia mais

ESPAÇO O URBANO E TUBERCULOSE: UM ESTUDO DE CASO EM JUIZ DE FORA - MG

ESPAÇO O URBANO E TUBERCULOSE: UM ESTUDO DE CASO EM JUIZ DE FORA - MG ESPAÇO O URBANO E TUBERCULOSE: UM ESTUDO DE CASO EM JUIZ DE FORA - MG Por Jussara Rafael Angelo Luciano Medeiros de Toledo Paulo Chagastelles Sabroza Introdução Tuberculose: 2 milhões de mortes e 9 milhões

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Descalvado, SP 29/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 756,84 km² IDHM 2010 0,760 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 31056 hab. Densidade

Leia mais

TEXTO PARA DISCUSSÃO N 472 FLUXOS MIGRATÓRIOS INTRAMETROPOLITANOS: O CASO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE,

TEXTO PARA DISCUSSÃO N 472 FLUXOS MIGRATÓRIOS INTRAMETROPOLITANOS: O CASO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE, TEXTO PARA DISCUSSÃO N 472 FLUXOS MIGRATÓRIOS INTRAMETROPOLITANOS: O CASO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE, 1970-2010 Breno Aloísio T. Duarte de Pinho Fausto Brito Abril de 2013 1 Ficha catalográfica

Leia mais

36º Encontro Anual da Anpocs GT 22. Migrações Internacionais: interações entre estados, poderes e agentes

36º Encontro Anual da Anpocs GT 22. Migrações Internacionais: interações entre estados, poderes e agentes 36º Encontro Anual da Anpocs GT 22 Migrações Internacionais: interações entre estados, poderes e agentes 1676-1: Conexão Brasil China: primeiras reflexões sobre um fluxo migratório multifacetado 1. Roberta

Leia mais

Panorama Municipal. Município: São Luís / MA. Aspectos sociodemográficos. Demografia

Panorama Municipal. Município: São Luís / MA. Aspectos sociodemográficos. Demografia Município: São Luís / MA Aspectos sociodemográficos Demografia A população do município ampliou, entre os Censos Demográficos de 2000 e 2010, à taxa de 1,57% ao ano, passando de 868.047 para 1.014.837

Leia mais

A DINÂMICA MIGRATÓRIA NA ÁREA METROPOLITANA DE BRASÍLIA AMIB ENTRE 1991 e 2010 *

A DINÂMICA MIGRATÓRIA NA ÁREA METROPOLITANA DE BRASÍLIA AMIB ENTRE 1991 e 2010 * A DINÂMICA MIGRATÓRIA NA ÁREA METROPOLITANA DE BRASÍLIA AMIB ENTRE 1991 e 2010 * Lucilene Dias Cordeiro Mônica de Oliveira Marques França Resumo: O estudo pretende analisar o fluxo migratório na Área Metropolitana

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Mongaguá, SP 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 144,21 km² IDHM 2010 0,754 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 46293 hab. Densidade

Leia mais

Influências da transição na estrutura etário-educacional e da migração interna no mercado de trabalho no Brasil

Influências da transição na estrutura etário-educacional e da migração interna no mercado de trabalho no Brasil 1 Influências da transição na estrutura etário-acional e da migração interna no mercado de trabalho no Brasil Ernesto Friedrich de Lima Amaral Departamento de Ciência Política Universidade Federal de Minas

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Alta Floresta, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 8983,98 km² IDHM 2010 0,714 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 49164 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Esperança, PB 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 166,54 km² IDHM 2010 0,623 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 31095 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Campo Novo do Parecis, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 9480,98 km² IDHM 2010 0,734 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 27577

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Novo Santo Antônio, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 4386,24 km² IDHM 2010 0,653 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 2005 hab.

Leia mais

INTERAÇÕES ESPACIAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS: MOBILIDADE E MIGRAÇÃO EM VALINHOS E VINHEDO 1

INTERAÇÕES ESPACIAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS: MOBILIDADE E MIGRAÇÃO EM VALINHOS E VINHEDO 1 INTERAÇÕES ESPACIAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS: MOBILIDADE E MIGRAÇÃO EM VALINHOS E VINHEDO 1 Carolina Leardine Zechinatto carolzechinatto@yahoo.com.br Graduanda em Geografia, Instituto de Geociências,

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Paranatinga, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 24272,24 km² IDHM 2010 0,667 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 19290 hab. Densidade

Leia mais

DEFINIÇÕES DE RURAL E URBANO

DEFINIÇÕES DE RURAL E URBANO UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA E ÉTICA Curso de Zootecnia DEFINIÇÕES DE RURAL E URBANO MAIO 2017 Definição sociológica de rural: é um espaço

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Cuiabá, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 3552,82 km² IDHM 2010 0,785 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 551098 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Rio Branco, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 530,1 km² IDHM 2010 0,707 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 5070 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Rosário Oeste, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 8061,98 km² IDHM 2010 0,650 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 17679 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Porto dos Gaúchos, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 7036,6 km² IDHM 2010 0,685 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 5449 hab. Densidade

Leia mais

PROREDES IPEA Projeto de Pesquisa Migrações Internas. A DINÂMICA MIGRATÓRIA NA ÁREA METROPOLITANA DE BRASÍLIA AMB ENTRE 1991 e 2010

PROREDES IPEA Projeto de Pesquisa Migrações Internas. A DINÂMICA MIGRATÓRIA NA ÁREA METROPOLITANA DE BRASÍLIA AMB ENTRE 1991 e 2010 PROREDES IPEA Projeto de Pesquisa Migrações Internas A DINÂMICA MIGRATÓRIA NA ÁREA METROPOLITANA DE BRASÍLIA AMB ENTRE 1991 e 2010 Lucilene Dias Cordeiro Mônica Oliveira Marques França CODEPLAN/DIEPS/NEP

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Patos, PB 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 515,74 km² IDHM 2010 0,701 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 100674 hab. Densidade demográfica

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Várzea Grande, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 940,83 km² IDHM 2010 0,734 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 252596 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Alto Araguaia, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 5557,93 km² IDHM 2010 0,704 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 15644 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Nova Maringá, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 11554,5 km² IDHM 2010 0,663 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 6590 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Gaúcha do Norte, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 16962,36 km² IDHM 2010 0,615 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 6293 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Sinop, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 3204,92 km² IDHM 2010 0,754 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 113099 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Cáceres, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 24478,87 km² IDHM 2010 0,708 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 87942 hab. Densidade

Leia mais