António José Cardoso Pires da Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "António José Cardoso Pires da Silva"

Transcrição

1 (PLANO DE INTERVENÇÃO APRESENTADO PELO DIRECTOR AO CONSELHO GERAL TRANSITÓRIO) Quadriénio 2010/2014 Director António José Cardoso Pires da Silva INTRODUÇÃO O conhecimento do Agrupamento Marquês de Pombal e da comunidade local permitiram, partindo de uma visão estratégica da unidade orgânica, traçar o presente plano de intervenção para o Agrupamento de Escolas Marquês de Pombal, que tem como essência última impulsionar o seu serviço educativo e formativo, na senda de uma elevada qualidade do trabalho desenvolvido. O projecto está estruturado em duas secções, distinguindo o domínio organizacional do domínio funcional, por se considerar que as lideranças devem determinar os critérios e os métodos de gestão. Também, e dentro de cada domínio, hierarquizaram-se os problemas, propondo-se as acções necessárias à sua resolução, a monitorização dos processos e a avaliação dos resultados. Deste modo, no domínio organizacional, Secção I, é explicitado o modelo administrativo considerado adequado a uma organização que se pretende alicerçada num sistema de gestão da qualidade. Assim, resultando este Agrupamento da reestruturação dos Agrupamentos de Escolas Marquês de Pombal e Conde de Castelo Melhor e após um ano de actividade, há urgência na implementação de planos de melhoria e de um sistema de auto-regulação. Estes são peças fundamentais para a consecução de um trabalho de formação e educação de jovens de acordo com um espírito de melhoria contínua e de sustentabilidade do sistema. Por outro lado, o reconhecimento dos pontos fortes e das fragilidades desta unidade orgânica, também, no que concerne à sua vivência diária, impuseram a definição de uma outra secção - domínio funcional - onde são identificados e apresentados, escalonadamente, os problemas quotidianos do Agrupamento e as acções conducentes à sua resolução. Neste domínio, assume especial relevância a liderança afirmativa e motivadora, plasmada nos objectivos e nas actividades propostas, em que as responsabilidades e a autoridade, por vezes necessariamente partilhadas, dão espaço ao envolvimento dos diferentes actores educativos. O reforço da autoridade, o acompanhamento e apoio constantes a alunos, a professores e a pais e encarregados de educação, o estabelecimento de processos de comunicação apropriados e efica-

2 zes, a formação dos recursos humanos em contexto de trabalho, a beneficiação e manutenção das infraestruturas, a melhoria das condições de trabalho e a atenção e resposta permanentes às necessidades diárias vão permitir que os recursos humanos do Agrupamento de Escolas Marquês de Pombal se foquem no essencial do trabalho educativo e formativo, sendo este o espírito da segunda secção. 2 / 14 De seguida, indica-se, em pormenor, a intervenção nos domínios referidos. SECÇÃO I DOMÍNIO ORGANIZACIONAL O modelo de gestão constante do presente projecto prevê um conjunto de fases, interligadas e cíclicas, principiadas com a identificação do problema, e que se definem do seguinte modo: - determinação da área de intervenção; - planeamento; - execução; - monitorização e medição; - avaliação; - novo planeamento. Para a aplicação do modelo, são condições necessárias a execução de planos de melhoria e uma avaliação interna consequente. Estas condições constituem, no Agrupamento de Escolas Marquês de Pombal, áreas de intervenção prioritária, sendo que, a partir delas, se parte para a resolução dos problemas funcionais, identificados na secção II, ou que venham ainda a ser diagnosticados fruto da evolução da política educativa e das características dos futuros estudantes do Agrupamento. Apresentam-se, em seguida, as propostas de intervenção no âmbito dos planos de melhoria e da avaliação interna.

3 3 / 14 Áreas de melhoria/objectivos Responsáveis Formalização dos Planos de Melhoria 1. Implementar Planos de Melhoria por todas as estruturas com assento em Conselho Pedagógico; 2. Organizar o plano de actividades das referidas estruturas de acordo com as acções propostas nos respectivos planos de melhoria. Director e representantes das estruturas em conselho pedagógico. Actividades 1. Definição da estrutura do plano anual de melhoria; 2. Elaboração do plano de melhoria; 3. da implementação do plano de melhoria; 4. Elaboração do plano de actividades da estrutura; 5. Avaliação do plano de melhoria anualmente, até 15 de Julho; 2. e 3. até 15 de Setembro de cada ano; 4. anualmente, até final de Outubro; 5. - no final de cada ano lectivo. O Conselho Pedagógico terá o seu plano de melhoria. Os planos de melhoria das estruturas com assento em Conselho Pedagógico terão como linhas orientadoras aquelas que forem definidas no plano de melhoria do Conselho Pedagógico e, ainda, os pontos fortes e fracos identificados na avaliação interna.

4 4 / 14 Áreas de melhoria/objectivos Responsáveis Padronização da avaliação interna 1. Formalizar os procedimentos da avaliação interna; 2. Planear as acções de intervenção de acordo com as conclusões da avaliação interna. Director, elemento da direcção e docente. Actividades 1. Definição das áreas de avaliação interna; 2. Definição de padrões de qualidade; 3. Uniformização do referencial do levantamento de dados; 4. Levantamento de dados; 5. Tratamento/análise dos dados; 6. Atribuição de um nível à área analisada; 7. Identificação de pontos fortes e fracos; 8. Divulgação dos resultados até final de Setembro, de cada ano; 2. e 3. até Dezembro de 2010; 4. e 5. anualmente; 6. a 8. até final de cada ano lectivo. Para a adequada realização das actividades propostas serão uniformizados os procedimentos relativos ao levantamento, à medição e ao tratamento dos dados. No início de cada ano lectivo, serão eleitas uma ou mais áreas fortes para a avaliação interna. Estas áreas serão aprovadas em Conselho Pedagógico. No primeiro ano, será proposta, pelo director, a avaliação interna em duas áreas: RESULTADOS ESCOLARES e INDISCIPLINA. Os planos de melhoria serão elaborados tendo em atenção os resultados da avaliação interna. Na implementação do sistema de avaliação poderá ser pedida a colaboração de mais elementos da comunidade educativa como encarregados de educação, SPO e outros.

5 5 / 14 SECÇÃO II DOMÍNIO FUNCIONAL O Agrupamento de Escolas Marquês de Pombal resultou da reestruturação dos Agrupamentos de Escolas Marquês de Pombal e Conde de Castelo Melhor. Esta reorganização criou, em termos físicos e de gestão do pessoal, dificuldades muito específicas que é importante identificar, planeando a sua resolução. Aqui, assume especial importância uma liderança forte, a redefinição de papéis dos vários intervenientes e estruturas - com a responsabilização daqueles que têm funções de gestão ou coordenação -, a explicitação clara de procedimentos de actuação e de acompanhamento, a articulação interciclos, a melhoria das condições de trabalho, a adequada avaliação do desempenho e a utilização eficiente das tecnologias. Neste âmbito, ao longo do quadriénio 2010/2014, a acção será vinculada aos seguintes aspectos fundamentais: - INOVAÇÃO, através da generalização de um conjunto de meios a disponibilizar a professores, pessoal não docente, pessoal administrativo e alunos, que favoreçam o seu trabalho e se adeqúem constantemente às necessidades do Agrupamento e às exigências da tutela; - QUALIDADE, primando por um ensino moderno, atractivo e motivador, apoiado em meios e procedimentos também eles dinâmicos e que se traduzem em práticas pedagógica, científica e didacticamente actuais e de alta qualidade; - A EXIGÊNCIA, quer em termos de gestão organizacional e funcional, quer dos próprios resultados, por ser uma característica impulsionadora de formas de actuação, de modos de estar e de encarar, tanto a escola, como a vida em sociedade, mais consonantes com a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários, que é, em última análise, o papel da Escola. Na consecução dos pressupostos anteriores, considera-se que um Plano de Actividades vinculado ao desenvolvimento de competências facilitadoras da integração dos alunos numa sociedade moderna e competitiva tem, também de ser um dos objectivos da acção das estruturas do Agrupamento. Deste modo, as actividades do Agrupamento, os projectos em que participará, as iniciativas que dinamizará terão como pressuposto The Big Six As competências para oi século XXI, sendo este o mote do Plano de Actividades, articulado que estará com o presente Projecto Educativo. Também, haverá lugar à definição das temáticas emergentes a trabalhar com os alunos, constando estas, igualmente, do Plano de Actividades.

6 6 / 14 Tendo presente os anteriores pressupostos, explicitam-se hierarquicamente, nos quadros seguintes, os problemas com que o Agrupamento de Escolas Marquês de Pombal se debate actualmente e que exigem uma acção dinâmica e interventiva de toda a comunidade. Ambiente de aprendizagem e comportamento dos alunos Objectivos 1. Diminuir as situações de indisciplina no Agrupamento; 2. Acompanhar os alunos com registo de situações de indisciplina; 3. Acompanhar as turmas com registo de situações de indisciplina. Director e subdirector, Associação de Pais e Encarregados de Educação e SPO. 1. Criação do coordenador dos processos disciplinares; 2. Criação de uma comissão de acompanhamento da indisciplina, que actue desde o pré-escolar ao 3.º ciclo; 3. Diminuição da burocracia e melhoria dos processos de comunicação, no que respeita às questões disciplinares; 4. Formação do pessoal docente e não docente; 5. Acompanhamento dos alunos a quem for aplicada a medida disciplinar de ordem de saída da sala de aula; 6. Assessoria nas aulas das turmas onde tenham sido identificados comportamentos desadequados ou perturbadores; 7. Melhoria da comunicação entre a escola e as entidades externas com competência na resolução dos problemas disciplinares; 8. Envolvimento da Associação de Pais e Encarregados de Educação no trabalho desenvolvido pela comissão de acompanhamento da indisciplina. 1. e 2. - até 10 de Setembro de 2010; 3. até final de Setembro de 2010; 4. a 8. no quadriénio 2010/2014. O coordenador dos processos disciplinares será coadjuvado por outros docentes. A comissão de acompanhamento da indisciplina será constituída pelo subdirector, coordenador de directores de turma e coordenadores dos conselhos de docentes do 1.º ciclo e ensino pré-escolar. A esta equipa compete, entre outras funções a definir em regimento interno, analisar todas as participações disciplinares e propor a abertura de procedimento disciplinar ou processo de averiguações, mediante a classificação do comportamento relatado.

7 7 / 14 Reduzido envolvimento dos alunos na resolução dos 7problemas do Agrupamento Objectivos 1. Reforçar o papel do delegado e do subdelegado de turma no desempenho das suas funções e na relação com a comunidade educativa; 2. Criar a Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Marquês de Pombal. Director, delegados e subdelegados de turma. 1. Criação de mecanismos informáticos de comunicação entre os delegados de turma e o director; 2. Definição, em Regulamento Interno, dos deveres funcionais dos delegados e subdelegados de turma; 3. Discussão dos deveres funcionais dos delegados e subdelegados das turmas, antes da sua eleição, em contexto das aulas de Formação Cívica; 4. Estabelecimento de parcerias entre a direcção, a Associação de Pais e Encarregados de Educação e os alunos, a fim de se criar, formalmente, a Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Marquês de Pombal; 5. Envolver alunos de todos os ciclos do Agrupamento nas actividades da Associação de Estudantes, de acordo com as respectivas faixas etárias até 15 de Setembro de 2010; 2. até à elaboração do Regulamento Interno; 3. anualmente, até à eleição dos delegados e subdelegados de turma; 4. até final de Setembro de 2010; 5. no quadriénio 2010/2014.

8 8 / 14 Objectivos Dimensão do Agrupamento e dispersão geográfica das escolas dificuldades na articulação interciclos 1. Reforçar a coesão do Agrupamento; 2. Dar continuidade às aprendizagens; 3. Promover a identificação dos alunos do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos com o Agrupamento Marquês de Pombal; 4. Potenciar o trabalho desenvolvido pelas bibliotecas escolares nos vários ciclos. Director, subdirector, adjuntos da direcção e coordenadores de departamento e dos conselhos de docentes e professores bibliotecários. 1. Promoção de actividades dirigidas a todos os ciclos, do pré-escolar ao 3.º ciclo; 2. Promoção do trabalho cooperativo entre os professores dos vários ciclos, particularmente entre educadores e professores do 1.º ano, professores do 4.º e do 5.º ano e, ainda, professores dos 6.º e 7.º anos; 3. Participação de dois adjuntos da direcção em reuniões de trabalho com a equipa de professores bibliotecários; 4. Criação de um espaço, no âmbito das tecnologias de informação, para partilha dos documentos da responsabilidade dos professores bibliotecários; 5. Divulgação do trabalho realizado pelos alunos, nomeadamente através das bibliotecas escolares e do portal do Agrupamento; 6. Promoção da visita dos alunos à escola sede e a outras escolas do Agrupamento; 7. Divulgação do hino e da bandeira do Agrupamento a todos os alunos; 1. a 3. e 5. a 7. ao longo do quadriénio 2010/2014; 4. até 15 de Setembro de Ao espaço referido em 4. terão acesso a direcção, os professores bibliotecários e a coordenadora interconcelhia das bibliotecas escolares.

9 9 / 14 Objectivos Dificuldades de articulação entre actividades curriculares e extra-curriculares 1. Reforçar o apoio às actividades com maior participação dos alunos; 2. Reforçar o apoio às actividades que permitam a projecção do nome do Agrupamento; 3. Promover novas actividades extra-curriculares; 4. Valorizar a multiculturalidade; 5. Envolver o Agrupamento na organização das actividades de enriquecimento curricular; 6. Promover estilos de vida saudáveis. Director, Coordenador do Desporto Escolar, Coordenador do PES, Coordenadores de Estabelecimento, Associação de Pais e Encarregados de Educação, COJ e Equipa de Professores Bibliotecários. 1. Participação do director nas reuniões do Desporto Escolar; 2. Participação de um adjunto do director na organização e definição das actividades de enriquecimento curricular, bem como no estabelecimento dos horários; 3. Organização das actividades do Agrupamento tendo em conta o tema do PAA e os seus projectos aglutinadores; 4. Maior divulgação do Projecto Educação Para a Saúde (PES): portal do Agrupamento, gabinete PES e outros; 5. Levantamento, junto dos alunos, do interesse em novas actividades; 6. Melhoria das condições físicas do Centro de Ocupação de Jovens (COJ); 7. Envolvimento do COJ em actividades do PAA e dos seus projectos aglutinadores; 8. Envolvimento da Associação de Pais e Encarregados de Educação e da Associação de Estudantes em actividades do PAA e dos seus projectos aglutinadores; 9. Gestão do crédito horário e do trabalho de estabelecimento, conferindo mais horas ao desenvolvimento das actividades com maior número de participantes ou que projectem o nome da escola; 10. Dotação da biblioteca com os recursos necessários à continuação e reforço do trabalho de apoio ao estudo, de articulação com as áreas disciplinares e, ainda, de desenvolvimento do seu plano de actividades, em articulação com os departamentos curriculares. 1. a 3. e 7. a 10. no quadriénio 2010/2014; 4. até final de Setembro de 2010; 5. até final de Junho de cada ano lectivo; 6. até final de Junho de 2011.

10 10 / 14 Dificuldades no acompanhamento dos alunos em risco de abandono escolar e/ou com fraca de assiduidade Objectivos 1. Melhorar os resultados escolares e/ou a assiduidade dos alunos em risco; 2. Reforçar a articulação escola-família; 3. Melhorar a eficiência da comunicação escola-cpcj. Director, subdirector, interlocutor para o abandono, CPCJ, SPO, Escola-Segura e Associação de Pais e Encarregados de Educação. 1. Participação do subdirector na articulação escola-família e escola-cpcj; 2. Participação da Associação de Pais e Encarregados de Educação na articulação escola-família; 3. Designação de professor tutor para acompanhamento dos alunos em risco, num trabalho articulado com os SPO e a Associação de Pais e Encarregados de Educação; 4. Definição objectiva das situações a reportar à CPCJ, ou a outras entidades, e das informações a recolher e transmitir; 5. Adequação da oferta formativa às necessidades e interesses dos alunos; 6. Criação de um espaço, na intranet do Agrupamento, para comunicação com o professor interlocutor, assegurando-se a reserva de sigilo. 1. e 2. no quadriénio 2010/2014; 3. até 15 de Setembro de cada ano; 4. até final de Outubro de 2010; 5. até 15 de Setembro de A definição das situações, mencionada em 4., implica uma tipificação das mesmas. Esta definição e o tipo de informação a recolher serão definidos em reunião entre o subdirector, o professor interlocutor e a CPCJ.

11 Dimensão do Agrupamento dificuldades no funcionamento das estruturas de orientação educativa Objectivos 1. Melhorar os resultados escolares dos alunos; 2. Reduzir o insucesso e o abandono escolar; 3. Reforçar a identidade do Agrupamento; 4. Melhorar a supervisão pedagógica; 5. Desenvolver o trabalho cooperativo; 6. Generalizar o uso de ferramentas informáticas de registo e comunicação, padronizadas,; 7. Promover o trabalho articulado com as bibliotecas escolares. 11 / 14 Director, subdirector, adjuntos da direcção, coordenadores de departamento e de conselho de docentes, representantes de grupo disciplinar, coordenadores do PNL e do PMat, coordenador das bibliotecas escolares. Restante comunidade 1. Reforço do papel do coordenador de departamento e do conselho de docentes, através do trabalho cooperativo com os rep. de disciplina; 2. Reforço do papel do representante de disciplina através do apoio a prestar aos elementos do grupo; 3. Apoio ao trabalho desenvolvido pelos grupos curric., na preparação dos alunos para as provas de aferição e exames nacionais; 4. Apoio de elementos da direcção na organização e na dinâmica dos conselhos de docentes e conselho de directores de turma; 5. Envolvimento do Agrupamento em projectos de âmbito nacional que estimulem o trabalho cooperativo; 6. Realce do impacto das aprendizagens através da divulgação, entre alunos, pais e encarregados de educação, dos resultados gerais do Agrupamento nos exames nacionais e provas de aferição e, ainda, da valorização do sucesso individual dando relevância ao quadro de mérito; 7. Envolvimento dos coordenadores de departamento e de conselho de docentes em actividades promotoras da sequencialidade interciclos, nomeadamente através do projecto curricular do Agrupamento, plano anual de actividades e projectos curriculares de turma; 8. Realização de provas de aferição interna; 9. Apoio aos alunos com necessidades educativas, designadamente, envidando esforços no estabelecimento de parcerias do Agrupamento com a Cercipom, o NDAP e outras entidades, a fim dar uma resposta mais adequada à integração e à formação destes estudantes; 10. Envolvimento da biblioteca nas actividades de índole curricular; 11. Apoio ao Plano de Acção da Matemática e ao Plano Nacional de Leitura, através da distribuição de serviço e, ainda, das horas do crédito horário e de trabalho de estabelecimento; 12. Apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem ou baixo rendimento escolar, através da distribuição de serviço e, ainda, das horas do crédito horário e de trabalho de estabelecimento. No quadriénio 2010/2014.

12 12 / 14 Serviços administrativos em processo de reestruturação Objectivos 1. Melhorar a eficiência e a imagem dos serviços administrativos. Adjunto do director, chefe dos serviços administrativos e demais pessoal administrativo. Restante comunidade 1. Realização de reuniões regulares entre um adjunto do director, o chefe dos serviços, o tesoureiro e o responsável pelo SASE; 2. Reformulação do espaço físico dos serviços administrativos; 3. Estabelecimento de PIT s para cada funcionário administrativo; 4. Estabelecimento de prazos para cumprimento do serviço; 5. Elaboração e implementação de um plano de melhoria; 6. Implementação de um sistema de comunicação mais eficaz, com recurso às TIC, entre direcção e serviços administrativos; 7. Feedback regular do desempenho do funcionário. 1. e 7. - mensalmente; 2. e 6. até Dezembro de 2010; 3. anualmente, até final de Janeiro; 4. no quadriénio 2010/2014; 5. anualmente, até 15 de Julho; 6. mensalmente. As reuniões mencionadas em 1. podem ser alargadas a outros elementos, sempre que tal se justifique. Serviços dos assistentes operacionais em processo de reestruturação Objectivos 1. Melhorar a eficiência dos serviços da escola. Adjunto do director, chefe dos assistentes operacionais e demais assistentes. Restante comunidade 1. Realização de reuniões regulares entre um adjunto do director e o chefe dos assistentes operacionais; 2. Melhoria da comunicação entre os serviços e a comunidade educativa; 3. Estabelecimento de prazos para o cumprimento do serviço; 4. Estabelecimento de PIT s para cada assistente operacional; 5. Feedback regular do desempenho do funcionário. 1. e 5 mensalmente; 2. e 3. no quadriénio 2010/2014; 4. anualmente, até final de Janeiro. As reuniões mencionadas em 1. podem ser alargadas a outros elementos, sempre que tal se justifique.

13 13 / 14 Planos de emergência não uniformizados Objectivos 1. Reforçar a segurança nas escolas do Agrupamento; 2. Incutir uma cultura de segurança na comunidade educativa. Assessor da direcção, coordenadores de estabelecimento, chefe dos assistentes operacionais e coordenador de segurança do município. 1. Trabalho articulado entre os intervenientes, com a realização de encontros formais; 2. Estabelecimento de planos de emergência para todas as escolas do Agrupamento; 3. Realização de acções de sensibilização para toda a comunidade educativa; 4. Realização de simulacros em todas as escolas do Agrupamento; 5. Elaboração de relatórios dos simulacros realizados com apresentação das melhorias a implementar; 6. Divulgação das normas de segurança e dos meios à disposição anualmente, até 30 de Setembro, e sempre que se justifique; 2. e 6. até Junho de 2011; 3. anualmente; 4. e 5. duas vezes em cada ano. Dificuldades na implementação das medidas do plano tecnológico Objectivos 1. Utilizar com eficiência as ferramentas informáticas; 2. Agilizar os procedimentos através do uso dos meios informáticos; 3. Melhorar a comunicação entre os elementos da comunidade educativa; 4. Diminuir os constrangimentos resultantes da dispersão geográfica das escolas do Agrupamento. Director, Equipa PTE e Cenformaz Restante comunidades 1. Realização de reuniões regulares do director com a equipa PTE 2. Formação do pessoal docente e não docente, em contexto de trabalho; 3. Dotação das salas de aula e serviços com a tecnologia necessária; 4. Manutenção dos equipamentos informáticos; 5. Criação de ferramentas informáticas facilitadoras do trabalho docente e não docente. 1. mensalmente; 2. duas vezes por ano; 3. a 5. no quadriénio 2010/2014. A ênfase nas TIC tem como intenção facilitar o trabalho dos docentes e reduzir a duração das reuniões, para que estes disponham de tempo para a preparação das actividades lectivas.

14 14 / 14 Espaços físicos e materiais das escolas do Agrupamento, nem sempre adequados Objectivos 1. Melhorar os espaços físicos e os materiais das escolas. Direcção, Autarquia, Juntas de Freguesia e Associação de Pais e Encarregados de Educação. 1. Estabelecimento de parcerias que permitam a melhoria das condições das escolas; 2. Envolvimento da comunidade local na recuperação dos espaços; 3. Desenvolvimento de actividades, pelos alunos e com o apoio de docentes, para a melhoria dos espaços físicos; 4. Envolvimento de áreas disciplinares na decoração dos diferentes espaços das escolas; No quadriénio 2010/2014. CONCLUSÃO O presente Projecto educativo, elaborado de acordo com o Plano de Intervenção apresentado pelo Director ao Conselho Geral Transitório, espelha as acções que se consideram adequadas para o Agrupamento de Escolas Marquês de Pombal, numa visão de gestão de qualidade, de acordo com as recentes ideias nesta área. Os problemas diagnosticados, a sua hierarquização e as soluções propostas têm em conta os pontos fortes e as fragilidades da unidade orgânica. Um corpo docente de qualidade e motivado, uma liderança forte, uma Associação de Pais e Encarregados de Educação interventiva, escolas requalificadas, bibliotecas intervencionadas e integradas na Rede de Bibliotecas Escolares, uma avaliação externa pertinaz, o desenvolvimento de projectos de índole nacional e uma cultura, já alicerçada na qualidade e no rigor, constituem valências consideradas e rentabilizadas neste Projecto; todavia, terão de ser preocupações das estruturas do Agrupamento a dispersão geográfica das escolas que o constituem, o isolamento de alguns estabelecimentos de ensino, a carência de assistentes operacionais, os alunos provenientes de diferentes grupos sociais e culturais e, ainda, a sobrelotação da escola sede, por constituírem especificidades que exigem uma actuação estruturada mas consciente da impossibilidade de vencer em pleno alguns dos constrangimentos. Neste sentido, o Projecto Educativo tem em conta as potencialidades, os meios à disposição, as acções necessárias, a eficácia das medidas, os resultados esperados e um sistema de auto-regulação, para fazer face a aspectos que contribuirão para uma melhoria contínua, um alto nível de desenvolvimento organizacional do Agrupamento e ao seu reconhecimento pela comunidade local. O sucesso deste Projecto, que se crê elevado, pelo realismo e exigência que apresenta, conduzirá ao aperfeiçoamento da qualidade do serviço educativo prestado e, em resultado, à promoção de uma cada vez melhor formação e educação dos alunos do Agrupamento. Pombal, 1 de Setembro de 2010

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N 1 DE MARCO DE CANAVESES (150745) Plano de Ação de Melhoria

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N 1 DE MARCO DE CANAVESES (150745) Plano de Ação de Melhoria AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N 1 DE MARCO DE CANAVESES (150745) Plano de Ação de Melhoria 2015l2017 ÍNDICE ÍNDICE: INTRODUÇÃO... 3 ÁREAS DE AÇÃO DE MELHORIA.... 4 PLANOS DE AÇÃO DE MELHORIA.. 5 CONCLUSÃO...

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PROJETOS E DOS PLANOS ANUAL E PLURIANUAL DE ATIVIDADES

COORDENAÇÃO DE PROJETOS E DOS PLANOS ANUAL E PLURIANUAL DE ATIVIDADES COORDENAÇÃO DE PROJETOS E DOS PLANOS ANUAL E PLURIANUAL DE ATIVIDADES Artigo 69.º Definição 1. A informação relativa às atividades educativas promovidas a partir dos docentes, das estruturas de coordenação

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO DE MELHORIA 2014 / 2017

PLANO ESTRATÉGICO DE MELHORIA 2014 / 2017 PLANO ESTRATÉGICO DE MELHORIA 2014 / 2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PRADO Plano Estratégico de Melhoria 2014/2017 O Plano de Melhoria da Escola é um instrumento fundamental para potenciar o desempenho

Leia mais

Escola Secundária da Ramada. Plano Plurianual de Atividades. Pro Qualitate (Pela Qualidade)

Escola Secundária da Ramada. Plano Plurianual de Atividades. Pro Qualitate (Pela Qualidade) Escola Secundária da Ramada Plano Plurianual de Atividades Pro Qualitate (Pela Qualidade) 2014 A Escola está ao serviço de um Projeto de aprendizagem (Nóvoa, 2006). ii ÍNDICE GERAL Pág. Introdução 1 Dimensões

Leia mais

PLANO PLURIANUAL DE ATIVIDADES

PLANO PLURIANUAL DE ATIVIDADES PLANO PLURIANUAL DE ATIVIDADES Agrupamento de Escolas Elias Garcia 2013/2016 1 PLANO PLURIANUAL DE ATIVIDADES 2013/2016 O Plano Plurianual de Atividades (PPA) constitui um dos documentos de autonomia,

Leia mais

Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja. Regulamento Interno. Biblioteca Escolar

Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja. Regulamento Interno. Biblioteca Escolar Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja Regulamento Interno 2014 1. A 1.1. Definição de A é um recurso básico do processo educativo, cabendo-lhe um papel central em domínios tão importantes como: (i) a aprendizagem

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha - Fundão Ano Lectivo 2010/2011 Ensino Básico A avaliação escolar tem como finalidade essencial informar o aluno, o encarregado de educação e o próprio professor,

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO ANO LETIVO 2015-2016

PLANO ESTRATÉGICO ANO LETIVO 2015-2016 PLANO ESTRATÉGICO ANO LETIVO 2015-2016 1. INTRODUÇÃO E ENQUADRAMENTO Nos termos do Artigo 15.º, do Despacho Normativo n.º7/2013, 11 de julho No final de cada ano escolar, o conselho pedagógico avalia o

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EIXO Escola Básica Integrada de Eixo. Ano letivo 2012/2013

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EIXO Escola Básica Integrada de Eixo. Ano letivo 2012/2013 RELATÓRIO FINAL DE EXECUÇÃO DO PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES RELATIVO A 2012/2013 1 - Enquadramento O presente relatório tem enquadramento legal no artigo 13.º alínea f, do Decreto -Lei nº 75/2008, de 22

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE REDONDO PROJETO EDUCATIVO. Indicações para Operacionalização 2012-2015

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE REDONDO PROJETO EDUCATIVO. Indicações para Operacionalização 2012-2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE REDONDO PROJETO EDUCATIVO Indicações para Operacionalização 2012-2015 O Plano Anual de Atividades do Agrupamento é relevante para toda a Comunidade Educativa. Por ele se operacionalizam

Leia mais

O relatório de avaliação do plano é aprovado pelo Conselho Pedagógico e apresentado na última reunião do ano letivo do Conselho Geral.

O relatório de avaliação do plano é aprovado pelo Conselho Pedagógico e apresentado na última reunião do ano letivo do Conselho Geral. Nos termos do Artigo 15.º, do Despacho Normativo n.º7/2013, 11 de julho No final de cada ano escolar, o conselho pedagógico avalia o impacto que as atividades desenvolvidas tiveram nos resultados escolares

Leia mais

AVALIAÇÃO EXTERNA DE ESCOLAS Plano de Ações de Melhoria

AVALIAÇÃO EXTERNA DE ESCOLAS Plano de Ações de Melhoria AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRONCHES AVALIAÇÃO EXTERNA DE ESCOLAS Plano de Ações de Melhoria JANEIRO 2014 1. INTRODUÇÃO... 1 2. ANÁLISE QUALITATIVA... 1 3.... 5 3.1. Áreas de Melhoria... 5 3.2. Identificação

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RIO MAIOR

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RIO MAIOR Município de Rio Maior CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RIO MAIOR Regimento Preâmbulo A Lei nº 159/99, de 14 de Setembro, estabelece na alínea b) do nº2, do seu artigo 19, a competência dos órgãos municipais

Leia mais

DE QUALIDADE E EXCELÊNCIA

DE QUALIDADE E EXCELÊNCIA PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO 2015/2016 PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO 2015-2016 POR UM AGRUPAMENTO DE QUALIDADE E EXCELÊNCIA JI Fojo EB 1/JI Major David Neto EB 2,3 Prof. José Buísel E.S. Manuel Teixeira Gomes

Leia mais

Regimento do Conselho Municipal de Educação do Concelho de Marvão. Preâmbulo

Regimento do Conselho Municipal de Educação do Concelho de Marvão. Preâmbulo Regimento do Conselho Municipal de Educação do Concelho de Marvão Preâmbulo A Lei n.º 159/99, de 14 de Setembro estabelece no seu artigo 19.º, n.º 2, alínea b), a competência dos órgãos municipais para

Leia mais

Regimento. Conselho Municipal de Educação de Mira

Regimento. Conselho Municipal de Educação de Mira Regimento ÂMBITO A lei 159/99, de 14 de Setembro estabelece no seu artigo 19º, nº 2, alínea b) a competência dos órgãos municipais para criar os Conselhos Locais de Educação. A Lei 169/99, de 18 de Setembro,

Leia mais

Regimento do Conselho Municipal de Educação de Cinfães

Regimento do Conselho Municipal de Educação de Cinfães Regimento do Conselho Municipal de Educação de Cinfães A Lei 159/99, de 14 de Setembro estabelece no seu artigo 19º, nº. 2 alínea b), a competência dos órgãos municipais para criar os conselhos locais

Leia mais

GESTÃO CURRICULAR Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

GESTÃO CURRICULAR Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO GESTÃO CURRICULAR Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico Relatório 008-009 Colecção Relatórios FICHA TÉCNICA Título Gestão Curricular na Educação Pré-Escolar e no

Leia mais

Regulamento Interno. Dos Órgãos. de Gestão. Capítulo II. Colégio de Nossa Senhora do Rosário

Regulamento Interno. Dos Órgãos. de Gestão. Capítulo II. Colégio de Nossa Senhora do Rosário Colégio de Nossa Senhora do Rosário Capítulo II Dos Órgãos Regulamento Interno de Gestão Edição - setembro de 2012 Índice do Capítulo II Secção I Disposições Gerais 1 Secção II Órgãos e Responsáveis das

Leia mais

Plano de Melhorias do Agrupamento

Plano de Melhorias do Agrupamento AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FRANCISCO SIMÕES Plano Melhorias do Agrupamento 2014/2016 Equipa Autoavaliação Setembro 2014 Conhece-te a ti mesmo Aforismo grego inscrito no pronaus do templo Apolo em Delfos Página

Leia mais

Regimento do Conselho Municipal de Educação

Regimento do Conselho Municipal de Educação Considerando que: 1- No Município do Seixal, a construção de um futuro melhor para os cidadãos tem passado pela promoção de um ensino público de qualidade, através da assunção de um importante conjunto

Leia mais

Externato Marista de Lisboa Gabinete de Psicologia 2014/2015

Externato Marista de Lisboa Gabinete de Psicologia 2014/2015 1 PLANO DE INTERVENÇÃO DO GABINETE DE PSICOLOGIA ANO LETIVO Psicólogas do Externato Pré-Escolar Dra. Irene Lopes Cardoso 1º Ciclo - (1º e 2º anos) Dra. Irene Lopes Cardoso (3º e 4º anos) Dra. Manuela Pires

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DO CONSELHO GERAL. Relatório de Avaliação do Projecto Educativo do Agrupamento, 2007 2010

COMISSÃO PERMANENTE DO CONSELHO GERAL. Relatório de Avaliação do Projecto Educativo do Agrupamento, 2007 2010 Relatório de Avaliação do Projecto Educativo do Agrupamento, 2007 2010 O presente relatório traduz a avaliação do Projecto Educativo do Agrupamento Vertical de Escolas de Leça da Palmeira/Santa Cruz do

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Trofa. Plano de Melhoria e Desenvolvimento

Agrupamento de Escolas da Trofa. Plano de Melhoria e Desenvolvimento Agrupamento de Escolas da Trofa Plano de Melhoria e Desenvolvimento Biénio 2015/2017 INTRODUÇÃO A autoavaliação e a avaliação externa são procedimentos obrigatórios e enquadrados na Lei n.º 31/2002, de

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS. ESCOLA SECUNDÁRIA QUINTA do MARQUÊS

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS. ESCOLA SECUNDÁRIA QUINTA do MARQUÊS REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS ESCOLA SECUNDÁRIA QUINTA do MARQUÊS Artigo 1º - Definição A Biblioteca Escolar - Centro de Recursos Educativos da Escola Secundária Quinta

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DA BAIXA DA BANHEIRA

ESCOLA SECUNDÁRIA DA BAIXA DA BANHEIRA ESCOLA SECUNDÁRIA DA BAIXA DA BANHEIRA Ano lectivo 2010 / 2011 Introdução De modo a dar cumprimento à legislação em vigor, tendo como base os objectivos do Projecto Educativo: Diminuir o Insucesso e abandono

Leia mais

Plano de Melhoria. Biénio 2013/2015

Plano de Melhoria. Biénio 2013/2015 Escola EB1 João de Deus CÓD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende CÓD. 346 779 AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE CÓD. 152 870 Plano de Melhoria Biénio 2013/2015 Agrupamento de Escolas de Clara

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOLEGÃ

REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOLEGÃ REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOLEGÃ A Lei 159/99, de 14 de Setembro estabelece no seu artigo 19º, n.º2, alínea b), a competência dos órgãos municipais para criar os conselhos locais de

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Arronches. Metas Estratégicas para a Promoção da Cidadania ACTIVA e do Sucesso Escolar

Agrupamento de Escolas de Arronches. Metas Estratégicas para a Promoção da Cidadania ACTIVA e do Sucesso Escolar Agrupamento de Escolas de Arronches Metas Estratégicas para a Promoção da Cidadania ACTIVA e do Sucesso Escolar João Garrinhas Agrupamento de Escolas de Arronches I. PRINCIPIOS, VALORES E MISSÃO DO AGRUPAMENTO

Leia mais

- REGIMENTO - CAPITULO I (Disposições gerais) Artigo 1.º (Normas reguladoras)

- REGIMENTO - CAPITULO I (Disposições gerais) Artigo 1.º (Normas reguladoras) - REGIMENTO - Considerando que, a Lei 159/99, de 14 de Setembro estabelece no seu artigo 19.º, n.º 2, alínea b), a competência dos órgãos municipais para criar os conselhos locais de educação; Considerando

Leia mais

NCE/14/01786 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/01786 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/01786 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Évora A.1.a. Outra(s)

Leia mais

Manual de Avaliação dos alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade

Manual de Avaliação dos alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade Manual de Avaliação dos alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade Índice Nota Introdutória Legislação Conceitos/Glossário de termos Princípios Orientadores e finalidades Documentos Nota Introdutória:

Leia mais

Manda o Governo, pelos Ministros de Estado e das Finanças e das Obras Públicas Transportes e Comunicações, o seguinte: Artigo 1.º.

Manda o Governo, pelos Ministros de Estado e das Finanças e das Obras Públicas Transportes e Comunicações, o seguinte: Artigo 1.º. Legislação Portaria n.º 542/2007, de 30 de Abril Publicado no D.R., n.º 83, I Série, de 30 de Abril de 2007 SUMÁRIO: Aprova os Estatutos do Instituto da Construção e do Imobiliário, I.P.. TEXTO: O Decreto-Lei

Leia mais

Plano de ação da biblioteca escolar

Plano de ação da biblioteca escolar AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA GAFANHA DA ENCARNÇÃO Plano de ação da biblioteca escolar 2013-2017 O plano de ação constitui-se como um documento orientador de linhas de ação estratégicas, a desenvolver num

Leia mais

PROJETO DO DESPORTO ESCOLAR

PROJETO DO DESPORTO ESCOLAR COORDENADOR: Vanda Teixeira 1. FUNDAMENTAÇÃO/ CONTEXTUALIZAÇÃO/ JUSTIFICAÇÃO a) O Desporto Escolar constitui uma das vertentes de atuação do Ministério da Educação e Ciência com maior transversalidade

Leia mais

PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO

PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO AE de maximinos EQUIPA DE AUTOAVALIAÇÃO PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO 2012/2013 Equipa de Autoavaliação Alcina Pires Ana Paula Couto Antonieta Silva António Rocha Beatriz Gonçalves José Pedrosa Paula Mesquita

Leia mais

DIMENSÃO DE CONSTRUÍDO

DIMENSÃO DE CONSTRUÍDO Ano letivo 2013-2014 Programa de Apoio à Avaliação do Sucesso Académico DIMENSÃO DE CONSTRUÍDO (Avaliação Formativa) REFERENCIAL IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Agrupamento de Escolas D. Sancho I

Leia mais

MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO DOS ESTÁGIOS

MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO DOS ESTÁGIOS INSTI INSTUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES GUIA DE ORGANIZAÇÃO E DE FUNCIONAMENTO

Leia mais

Plano de ação de melhoria

Plano de ação de melhoria Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide Escola Secundária da Portela Escola EB 2,3 Gaspar Correia Escola EB1 Catela Gomes Escola EB1/JI Quinta da Alegria Escola EB1/JI Portela Plano de ação de melhoria

Leia mais

Gestão Curricular na Educação Pré-Escolar. e no Ensino Básico Relatório-Síntese. Agrupamento de Escolas n.º 1 de Évora

Gestão Curricular na Educação Pré-Escolar. e no Ensino Básico Relatório-Síntese. Agrupamento de Escolas n.º 1 de Évora Gestão Curricular na Educação Pré-Escolar e no Ensino Básico Relatório-Síntese Agrupamento de Escolas n.º 1 de Évora AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE ÉVORA CÓDIGO 135537 CONCELHO DE ÉVORA DELEGAÇÃO REGIONAL

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DOS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

REGIMENTO INTERNO DOS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO REGIMENTO INTERNO DOS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO Artigo 1º Objectivo e Âmbito 1. Os (SPO) constituem um dos Serviços Técnico-Pedagógicos previsto no artigo 25º alínea a) do Regulamento Interno

Leia mais

Eixos Estratégicos Objectivos Estratégicos Objectivos Operacionais Acções. 1.1.1.Aumentar a oferta formativa nas áreas das artes e das tecnologias

Eixos Estratégicos Objectivos Estratégicos Objectivos Operacionais Acções. 1.1.1.Aumentar a oferta formativa nas áreas das artes e das tecnologias 1. Oferta Formativa 1.1. Dinamizar e consolidar a oferta formativa 1.1.1.Aumentar a oferta formativa nas áreas das artes e das tecnologias 1.1.2. Promover o funcionamento de ciclos de estudos em regime

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL TEIXEIRA GOMES

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL TEIXEIRA GOMES Inovação e Qualidade Plano de Ação Estratégico - 2012/2013 ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL TEIXEIRA GOMES PROJECTO DE INTERVENÇÃO PLANO DE ACÇÃO ESTRATÉGICO 2012/2013 Escola de Oportunidades e de Futuro Telmo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO SABUGAL. Relatório de AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO SABUGAL. Relatório de AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO SABUGAL * * * Relatório de AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE GRELHA DE OBJECTIVOS INDIVIDUAIS DO PESSOAL DOCENTE (Decreto Regulamentar Nº 2/2008, de 10 de Janeiro) Identificação

Leia mais

Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal

Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal REGIMENTO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PG.01_PROC.07_IMP.08 DDS SECTOR DA ACÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO 1 de 9 REGIMENTO PREÂMBULO Considerando que a Lei n.º 159/99, de 14 de Setembro, estabelece no seu artigo

Leia mais

Regimento. do Conselho Municipal de Educação. município, garantir o adequado ordenamento da rede educativa nacional e municipal;

Regimento. do Conselho Municipal de Educação. município, garantir o adequado ordenamento da rede educativa nacional e municipal; Regimento do Conselho Municipal de Educação Ao abrigo do artigo 8º do Decreto-Lei nº 7/2013, de 15 de janeiro, alterado pela Lei nº 41/2003, de 22 de agosto (objeto da Declaração de Retificação nº 13/2003,

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO MAIS SUCESSO ANO LETIVO DE 2013/2014

PROJETO PEDAGÓGICO MAIS SUCESSO ANO LETIVO DE 2013/2014 Agrupamento de Escolas da Moita 171311 Sede Escola Secundária da Moita PROJETO PEDAGÓGICO MAIS SUCESSO ANO LETIVO DE 2013/2014 1-Introdução Atendendo ao estipulado no despacho normativo n.º7/2013 de 11

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eng.º Fernando Pinto de Oliveira. Articulação e sequencialidade: Construindo um trajeto significativo (Pré escolar 1º ciclo)

Agrupamento de Escolas Eng.º Fernando Pinto de Oliveira. Articulação e sequencialidade: Construindo um trajeto significativo (Pré escolar 1º ciclo) Articulação e sequencialidade: Construindo um trajeto significativo (Pré escolar 1º ciclo) 1 2013/2017 Índice Nota introdutória/fundamentação 1. Enquadramento do Projeto 1.1. Contextualização/Justificação

Leia mais

PRINCÍPIOS PARA A REVISÃO DO MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. 1) Objecto e finalidades da revisão do regime jurídico da avaliação:

PRINCÍPIOS PARA A REVISÃO DO MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. 1) Objecto e finalidades da revisão do regime jurídico da avaliação: PRINCÍPIOS PARA A REVISÃO DO MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA E DOS PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO 1) Objecto e finalidades da revisão do regime jurídico da avaliação:

Leia mais

PLANO DE MELHORIA Julho 2014

PLANO DE MELHORIA Julho 2014 PLANO DE MELHORIA Julho 2014 Índice Nota Introdutória... 2 1. Resultados da avaliação externa... 3 2. Áreas e ações de melhoria... 4 3. Acompanhamento e divulgação... 7 AET Plano de melhoria 2014/2015

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO - PROJETO DO CONTRATO DE AUTONOMIA

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO - PROJETO DO CONTRATO DE AUTONOMIA PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO - PROJETO DO CONTRATO DE AUTONOMIA ANEXO II DOMÍNIO: GESTÃO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR Estudex PROJETOS ATIVIDADES ESTRATÉGIAS PARCERIAS CALENDARIZAÇÃO Sala de estudo para o

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 609/XI/2.ª

PROJECTO DE LEI N.º 609/XI/2.ª Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 609/XI/2.ª Cria o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família Exposição de motivos A Escola defronta-se hoje com uma multiplicidade de tarefas a que a sociedade e principalmente

Leia mais

Avaliação De Desempenho de Educadores e de Professores Princípios orientadores

Avaliação De Desempenho de Educadores e de Professores Princípios orientadores Avaliação De Desempenho de Educadores e de Professores Princípios orientadores O Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, recentemente aprovado,

Leia mais

NCE/12/00971 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/12/00971 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/12/00971 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade Do Minho A.1.a. Outra(s)

Leia mais

AERT EB 2/3 DE RIO TINTO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DE CARATER PERMANENTE

AERT EB 2/3 DE RIO TINTO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DE CARATER PERMANENTE AERT EB 2/3 DE RIO TINTO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DE CARATER PERMANENTE (de acordo com o Decreto Lei n.º 3/2008 de 7 de Janeiro) AVALIAÇÂO Como uma

Leia mais

Literacia, Cidadania, Sucesso

Literacia, Cidadania, Sucesso Literacia, Cidadania, Sucesso A existência humana é uma tarefa permanente de leitura da vida: ler a vida é escrever e reescrever o mundo. Rosa (2008: 107) Projecto Educativo 2010 / 2013 2 INTRODUÇÃO Dando

Leia mais

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LESTE MINISTÉRIO DAS FINANÇAS GABINETE DA MINISTRA. Diploma Ministerial Nº 5/2009, De 30 de Abril

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LESTE MINISTÉRIO DAS FINANÇAS GABINETE DA MINISTRA. Diploma Ministerial Nº 5/2009, De 30 de Abril REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LESTE MINISTÉRIO DAS FINANÇAS GABINETE DA MINISTRA Diploma Ministerial Nº 5/2009, De 30 de Abril Estatuto Orgânico da Direcção de Eficácia da Assistência Externa O Estatuto

Leia mais

NCE/10/01386 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/01386 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/01386 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico De Castelo Branco

Leia mais

Projeto de Intervenção

Projeto de Intervenção Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, Braga Projeto de Intervenção 2014/2018 Hortense Lopes dos Santos candidatura a diretora do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, Braga Braga, 17 abril de 2014

Leia mais

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE PARTE A (a preencher pelo coordenador do departamento curricular ou pelo conselho executivo se o avaliado for coordenador de um departamento curricular)

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

REGULAMENTO INTERNO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s S a n t o s S i m õ e s Regulamento Interno Serviço de Educação Especial 1 Artigo 1.º Definição 1.1. O Presente documento define e regula o funcionamento e a missão

Leia mais

Planificação das Atividades 2013/2014 Domínio Sub-domínio Atividades Objetivos Destinatários Dinamizadores Calendarização Recursos materiais

Planificação das Atividades 2013/2014 Domínio Sub-domínio Atividades Objetivos Destinatários Dinamizadores Calendarização Recursos materiais LEITURA E LITERACIAS Promoção Leitura BIBLIOTECA ESCOLAR MÁRIO CLÁUDIO / BIBLIOTECA ESCOLAR DA POUSA Planificação s Ativides 2013/2014 Domínio Sub-domínio Ativides Objetivos Destinatários Dinamizadores

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LEVANTE DA MAIA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LEVANTE DA MAIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LEVANTE DA MAIA Escola Básica e Secundária do Levante da Maia PLANO DE OCUPAÇÃO PLENA DE TEMPOS ESCOLARES 2013-2017 Crescer, Saber e Ser Página 0 (Anexo I) ÍNDICE I. Nota Introdutória

Leia mais

Fanor - Faculdade Nordeste

Fanor - Faculdade Nordeste Norma 025: Projeto de Avaliação Institucional Capítulo I Disposições Gerais A avaliação institucional preocupa-se, fundamentalmente, com o julgamento dos aspectos que envolvem a realidade interna e externa

Leia mais

CAPÍTULO I. Denominação, Natureza, Âmbito, Duração, Sede e Objecto

CAPÍTULO I. Denominação, Natureza, Âmbito, Duração, Sede e Objecto REGULAMENTO DO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO CAPÍTULO I Denominação, Natureza, Âmbito, Duração, Sede e Objecto Artigo 1º (Denominação, natureza e âmbito) 1. O Instituto Superior de Ciências Educativas e o Instituto

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE Apresentação geral do Decreto Regulamentar (a publicar em breve) - diferenciação; Princípios orientadores - distinção pelo mérito (diferenciação pela positiva);

Leia mais

Regulamento de Apoio ao Movimento Associativo

Regulamento de Apoio ao Movimento Associativo Regulamento de Apoio ao Movimento Associativo As associações são a expressão do dinamismo e interesse das populações que entusiasticamente se dedicam e disponibilizam em prol da causa pública. As associações

Leia mais

2013/2014 [PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - BIBLIOTECA ESCOLAR]

2013/2014 [PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - BIBLIOTECA ESCOLAR] Projeto / Atividade Objetivos Intervenientes Recursos/ materiais Voluntários de Leitura Construir relações/parcerias com a BMP e com as redes locais (ADA/Centro Comunitário de Portel) BE - Vamos Partilh@r

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES 2013/2014

PLANO DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES 2013/2014 PLANO DE ATIVIDADES DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES 2013/2014 Pág.1 INTRODUÇÃO O Plano Anual de Atividades das s Escolares do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Grândola atende à especificidade das bibliotecas

Leia mais

FORMULÁRIO E RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE

FORMULÁRIO E RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO FORMULÁRIO E RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE IDENTIFICAÇÃO Unidade Orgânica: Docente avaliado: Departamento

Leia mais

Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade

Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade Índice Preâmbulo... 2 I - Órgãos de Administração e Gestão. 2 Secção I - Legislação aplicável. 2 Secção II - Conselho Geral. 2 Secção III - O Director. 4 Secção IV - Conselho Administrativo 5 Secção V

Leia mais

Mostra de Projetos Inovadores em Educação e Formação

Mostra de Projetos Inovadores em Educação e Formação Mostra de Projetos Inovadores em Educação e Formação Regulamento para Apresentação de Projetos Artigo 1º Enquadramento A Mostra de Projetos Inovadores em Educação e Formação insere-se no âmbito do Programa

Leia mais

RELATÓRIO MateMática - 3º ciclo

RELATÓRIO MateMática - 3º ciclo RELATÓRIO MateMática - 3º ciclo 1 1. IDENTIFICAÇÃO DA ACTIVIDADE Este documento é o relatório final da Actividade designada (+) Conhecimento, que se insere na Acção nº 4, designada Competência (+), do

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AFONSO DE ALBUQUERQUE 2014/2015. Regulamento dos Quadros de Valor, de Mérito e de Excelência

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AFONSO DE ALBUQUERQUE 2014/2015. Regulamento dos Quadros de Valor, de Mérito e de Excelência AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AFONSO DE ALBUQUERQUE 2014/2015 Regulamento dos Quadros de Valor, de Mérito e de Excelência Introdução Os Quadros de Valor, de Mérito e de Excelência dos Ensinos Básico e Secundário

Leia mais

ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1- CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO... 4

ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1- CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO... 4 ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1- CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO... 4 1.1- DOCENTES:... 4 1.2- NÃO DOCENTES:... 5 1.2.1- TÉCNICAS SUPERIORES EM EXERCÍCIO DE FUNÇÕES... 5 1.2.2- ASSISTENTES OPERACIONAIS EM EXERCÍCIO

Leia mais

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE APOIO EDUCATIVO

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE APOIO EDUCATIVO SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE APOIO EDUCATIVO Uma escola inclusiva tem como princípio fundamental que todos os alunos devem aprender juntos, independentemente das suas dificuldades e diferenças. O agrupamento

Leia mais

ACORDO DE PRINCÍPIOS PARA A REVISÃO DO ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE E DO MODELO DE AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO

ACORDO DE PRINCÍPIOS PARA A REVISÃO DO ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE E DO MODELO DE AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO ACORDO DE PRINCÍPIOS PARA A REVISÃO DO ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE E DO MODELO DE AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO E DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA Considerando a vontade comum do

Leia mais

Portaria nº 1102/97. DR. Nº 254 I-B de 3 de Novembro

Portaria nº 1102/97. DR. Nº 254 I-B de 3 de Novembro 1 Portaria nº 1102/97 DR. Nº 254 I-B de 3 de Novembro As cooperativas e associações de ensino especial sem fins lucrativos corporizam uma importante experiência educativa e podem constituir um recurso

Leia mais

Projecto de Avaliação do Desempenho Docente. Preâmbulo. Artigo 1.º. Objecto. Básico e Secundário, adiante abreviadamente designado por ECD. Artigo 2.

Projecto de Avaliação do Desempenho Docente. Preâmbulo. Artigo 1.º. Objecto. Básico e Secundário, adiante abreviadamente designado por ECD. Artigo 2. Projecto de Avaliação do Desempenho Docente Preâmbulo ( ) Artigo 1.º Objecto O presente diploma regulamenta o sistema de avaliação do desempenho do pessoal docente estabelecido no Estatuto da Carreira

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos (COD. 172145) PLANO DE MELHORIA 2012/2013

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos (COD. 172145) PLANO DE MELHORIA 2012/2013 Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos (COD. 172145) PLANO DE MELHORIA 2012/2013 (reformulado após a reunião de Peagógico de 13/03/2013 Áreas de melhoria 1. Melhorar a disciplina 1.1 Sensibilização

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS DE GIL VICENTE. CURSOS PROFISSIONAIS Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho (Proposta de trabalho)

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS DE GIL VICENTE. CURSOS PROFISSIONAIS Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho (Proposta de trabalho) ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS DE GIL VICENTE CURSOS PROFISSIONAIS Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho (Proposta de trabalho) Âmbito e Definição Artigo 1º 1. O presente documento regula

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres - Anexo X Regulamento do Mérito Escolar Artigo 1.º Prémios de valor, mérito e excelência 1. Para efeitos do disposto na alínea h) do ponto 1 do artigo 7.º, conjugado

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. Departamento de Expressões Educação Especial

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. Departamento de Expressões Educação Especial CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Departamento de Expressões Educação Especial INTRODUÇÃO A Educação Especial, através dos Docentes de Educação Especial (DEE), intervêm na realidade escolar, realizando ações diversificadas

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Agrupamento de Escolas Levante da Maia 2014-2015 RELATÓRIO DE ESCOLA Agrupamento de Escolas

Leia mais

Regulamento do Prémio de Mérito 2011/2012. Enquadramento

Regulamento do Prémio de Mérito 2011/2012. Enquadramento Enquadramento Lei nº 39/2010, de 2 de Setembro «CAPÍTULO VI Mérito escolar Artigo 51.º -A Prémios de mérito 1 Para efeitos do disposto na alínea h) do artigo 13.º, o regulamento interno pode prever prémios

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação Critérios Gerais de Avaliação Agrupamento de Escolas de Sátão 2015-2016 Introdução A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos

Leia mais

AGENDA DE TRABALHO 2

AGENDA DE TRABALHO 2 AGENDA DE TRABALHO 2 Agrupamento de Escolas (Educação Pré-Escolar e Ensino Básico/ Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário) 1.º DIA 9:00 CHEGADA À ESCOLA-SEDE 9:00-10:30 SESSÃO DE APRESENTAÇÃO

Leia mais

ESCOLA PROFISSIONAL DE ALVITO PROJETO EDUCATIVO

ESCOLA PROFISSIONAL DE ALVITO PROJETO EDUCATIVO ESCOLA PROFISSIONAL DE ALVITO PROJETO EDUCATIVO Setembro 2013 ...A condição humana devia ser o objecto essencial de todo o ensino. (M.O. Mourin 2000) Índice 1-Introdução... 3 2 Caracterização do Meio...

Leia mais

ANO LETIVO 2013/2014 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

ANO LETIVO 2013/2014 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2013/2014 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ensino Básico Os conhecimentos e capacidades a adquirir e a desenvolver pelos alunos de cada nível e de cada ciclo de ensino têm como referência os programas

Leia mais

AGENDA DAS VISITAS AGRUPAMENTOS

AGENDA DAS VISITAS AGRUPAMENTOS AGENDA DAS VISITAS AGRUPAMENTOS 8h45 9h00-11h00 11h00-12h30 12h30 14h30-16h30 17h00-18h00 18h00 1.º dia Chegada à escola-sede do Agrupamento Sessão de apresentação do Agrupamento pela Direcção e primeira

Leia mais

ACORDO DE PRINCÍPIOS PARA A REVISÃO DO ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE E DO MODELO DE AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO

ACORDO DE PRINCÍPIOS PARA A REVISÃO DO ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE E DO MODELO DE AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO ACORDO DE PRINCÍPIOS PARA A REVISÃO DO ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE E DO MODELO DE AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO E DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA Considerando as orientações políticas

Leia mais

PLANO TIC PLANO DE AÇÃO ANUAL PARA A UTILIZAÇÃO DAS TIC COMO APOIO AO ENSINO E À APRENDIZAGEM

PLANO TIC PLANO DE AÇÃO ANUAL PARA A UTILIZAÇÃO DAS TIC COMO APOIO AO ENSINO E À APRENDIZAGEM PLANO TIC PLANO DE AÇÃO ANUAL PARA A UTILIZAÇÃO DAS TIC COMO APOIO AO ENSINO E À APRENDIZAGEM Ano Letivo 2011/2012 Marinha Grande, Setembro de 2011 1. Índice: Índice 2 1. Introdução 3 2. Caracterização

Leia mais

Programa Municipal de Apoio aos Projetos Socioeducativos Eixo1: Plano Anual de Atividades FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Ano Letivo 2013-2014

Programa Municipal de Apoio aos Projetos Socioeducativos Eixo1: Plano Anual de Atividades FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Ano Letivo 2013-2014 Programa Municipal de Apoio aos Projetos Socioeducativos Eixo1: Plano Anual de Atividades FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Ano Letivo 2013-2014 1. Identificação agrupamento de escolas Identificação: Agrupamento

Leia mais

formativa e das atividades de ensino e de aprendizagem nela desenvolvidas;

formativa e das atividades de ensino e de aprendizagem nela desenvolvidas; Índice 1- ENQUADRAMENTO... 2 2- METODOLOGIA... 3 3- INSTRUMENTOS... 4 3.1. Ficha da unidade curricular... 4 3.2. Inquéritos de apreciação ensino/aprendizagem... 4 3.3. Formulários... 4 3.4. Dossiers...

Leia mais