AS NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS E A AGRICULTURA FAMILIAR. Lic. Andrés Bancalari

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS E A AGRICULTURA FAMILIAR. Lic. Andrés Bancalari"

Transcrição

1 AS NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS E A AGRICULTURA FAMILIAR Lic. Andrés Bancalari

2 AGENDA PRIMEIRA PARTE: ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO SEGUNDA PARTE: OS ACORDOS DE LIVRE COMÉRCIO(ALCouTLC)EOMERCOSUL TERCEIRA PARTE: OS ACORDOS DE LIVRE COMÉRCIO AMPLOS QUARTA PARTE: MERCOSUL E OS ACORDOS EM NEGOCIAÇÃO

3 PRIMEIRA PARTE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO

4 A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO (OMC) A Organização Mundial do Comércio (OMC) é o único organismo internacional que trata das normas que regem o comércio entre os países. Seu principal propósito é fazer que o comércio flua com a maior facilidade, previsibilidade e liberdade possíveis. FONTE: WTO SECRETARIAT

5 UM POUCO DE HISTÓRIA Ele tem seu antecessor no GATT (General Agreement on Tariffs and Trade) que entrou em operação em O modo de operação tanto do GATT como da OMC são as chamadas Rodadas comerciais. A oitava e última Rodada do GATT foi a Rodada Uruguai ( ) que culminou comacriaçãodaomc. Em 1 de janeiro de 1995, a OMC substituiu o GATT como organização responsável pela supervisão do sistema multilateral de comércio.

6 A OMC EM 2012 FONTE: WTO SECRETARIAT

7 COMÉRCIO INTERNACIONAL É REGIDO PELOS PRINCÍPIOS DA OMC Não Discriminação Concorrência leal; defesa formal contra práticas desleais OBJETIVO: Liberalização do comércio Proteção por meio de tarifas Procedimento de solução de controvérsias

8 RODADA DOHA DA OMC Começou em outubro de 2001 na cidade de Doha, Qatar, com o objetivo de alcançar a total liberalização dos setores industrial, agrícola e de serviços. Um dos principais fatores que impede o avanço é o setor agrícola, que embora representa apenas 7% do comércio mundial é muito sensível no mundo inteiro. Com a Rodada de Doha paralisada, as negociações de novos acordos comerciais regionais (acordos preferenciais, acordos de livre comércio, etc.) estão se multiplicando, uma vez que o acordo multilateral (a Rodada) está estagnado.

9 ACORDOS COMERCIAIS VIGENTES (ACUMULADO ) FONTE: WTO SECRETARIAT

10 SEGUNDA PARTE OS ACORDOS DE LIVRE COMÉRCIO (ALC ou TLC) E O MERCOSUL

11 DEFINIÇÃO TRADICIONAL DE ALC ALC são acordos de comércio bilateral ou regional para ampliar o acesso ao mercado de bens entre os paises participantes. Basicamente,consistemnaeliminaçãode tarifas sobre bens entre as partes. São acordos regidos pelas regras da OMC e de comum acordo entre os países.

12 DEFINIÇÃO DA OMC PARA ZONA DE LIVRE COMÉRCIO Entende-se por Zona de Livre Comércio um grupo de dois ou mais territorios aduaneiros entre os quais os direitos aduaneiros e outras regulamentações restritivas das trocas comerciais são eliminadas substancialmente para todo o comércio GATT -Art. XXIV-Par. 8 (b)

13 ELIMINAÇÃO DE TARIFAS A eliminação das tarifas é o aspecto central na negociação de um acordo delivrecomérciotradicional. Atualmente, nos acordos de livre comércio amplos, a eliminação de tarifas é relevante, mas seu peso é muitomenordoqueeranopassado.

14 ELIMINAÇÃO DE TARIFAS E A CONCORRÊNCIA NOSSOS PRODUTORES AGRÍCOLAS DEMAIS PAÍSES COM ACESSO PREFERENCIAL AO MERCADO MERCADO- ALVO (CONCORRÊNCIA: OS PRODUTORES LOCAIS)

15 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS COMUNS DOS ALC PROCESSOS DE DESGRAVAÇÃO REGRAS DE ORIGEM ALC SALVA- GUARDAS

16 REGRAS DE ORIGEM Aplica-se o regime de origem para que os benefícios das reduções tarifárias concedidas entre dois países, ou um grupo de países, seja de fato para produtos elaborados neles, e não para produtos importados de extra zona a serem reexportados na região. FUENTE : Red Académica Uruguaya

17 OBJETIVO DAS REGRAS DE ORIGEM EN UM ALC o REGRAS DE ORIGEM SÃO NECESSÁRIAS PARA PREVENIR DESVIOS DE COMÉRCIO. o IMPEDEM A TRIANGULAÇÃO A PARTIR DE PAÍSES QUE NÃO SÃO SIGNATÁRIOS DO ACORDO.

18 SALVAGUARDAS Salvaguardas são medidas de emergência para proteger a produção nacional ameaçada pelo aumento absoluto ou relativo das importações. Estas medidas consistem na restrição temporária das importações que causam dano grave à indústria nacional, não preparada para competir com produtos importados. FONTE : LA OMC Y LA REGULACIÓN DEL COMERCIO INTERNACIONAL RICARDO BASALDÚA

19 SALVAGUARDAS Somente podem ser usadas durante um periodo LIMITADO de tempo, normalmente o tempo da desgravação do produto. Requer a verificação de um aumento inusitado das importações devido à uma evolução inesperada das circunstâncias. O aumento das importações debe ser importante o suficiente para causar ou ameaçar causar dano grave, embora o mesmo seja muito difícil de provar.

20 PROCESSOS DE DESGRAVAÇÃO A desgravação tarifária é parte de todos os acordos de integração, com o objetivo de atingir o livre comércio entre as partes. O conceito é que as tarifas constantes do ALC são reduzidas lentamente, com o objetivo de proteger produtos nacionais por periodos de até 20 anos, para que os produtores locais possam incorporar melhor tecnologia e melhores recursos humanos.

21 EXEMPLO DE UM PROCESSO DE DESGRAVAÇÃO (ACESO CONCEDIDO À ISRAEL NO ALC MERCOSUL-ISRAEL) PRODUTOS (ÍTENS TARIFÁRIOS) % DO TOTAL DO UNIVERSO NEGOCIADO CATEGORIA PROCESSO DE DESGRAVAÇÃO % A IMEDIATA AO ENTRAR EM VIGOR O ALC % B 4 ANOS % C 8 ANOS % D 10 ANOS 49 1 % E TRATAMENTO ESPECIAL TOTAL (95 % UNIVERSO) TOTAL 100 % FONTE: SECRETARIA MERCOSUL

22 MERCOSUL OBJETIVO INICIAL: CRIAÇÃO DE UM MERCADO COMUM PARA REPOSICIONAMIENTO EM 1994: CONSTRUÇÃO DA UNIÃO ADUANEIRA. ESTAGNAÇÃO DO PROGRESSO SUBSTANCIAL OBTIDO EM RELAÇÃO À UNIÃO ADUANEIRA NA SEGUNDA METADE DA DÉCADA DE DESDE MEADOS DA ÚLTIMA DÉCADA O MERCOSUL ADOTOU UM PAPEL MAIS POLÍTICO DO QUE COMERCIAL. HOJE É UMA ZONA DE LIVRE COMÉRCIO E UMA UNIÃO ADUANEIRA IMPERFEITA.

23 O QUE O MERCOSUL É HOJE? POLÍTICA COMERCIAL EXTERNA COMUM CONSOLIDAÇÕES EM OMC QUASE UNIFORMES UNIÃO ADUANEIRA IMPERFEITA APLICA-SE AINDA UM REGIME DE ORIGEM TARIFAS INTRA ZONA QUASE ELIMINADAS ADOTOU-SE UMA TARIFA EXTERNA COMUM, A QUAL É APLICADA COM EXCEÇÕES

24 TERCEIRA PARTE OS ACORDOS DE LIVRE COMÉRCIO AMPLOS

25 ACORDOS DE LIVRE COMÉRCIO NO CONTEXTO DA INTEGRAÇÃO COMERCIAL É UM DOS MODELOS FORMAIS DE INTEGRAÇÃO COMERCIAL, MAS NÃO O ÚNICO. A TIPOLOGIA TRADICIONAL DE MODELOS CONCEITUAIS DE INTEGRAÇÃO É A SEGUINTE: ACORDO DE LIVRE COMÉRCIO UNIÃO ADUANEIRA MERCADO COMUM UNIÃO MONETÁRIA UNIÃO ECONÔMICA

26 ACORDOS DE INTEGRAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO OU PROPOSTOS TRATADOS DE LIVRE COMÉRCIO (92%) ACORDOS PREFERENCIAIS (7%) UNIÃO ADUANEIRA (1%) FONTE: WTO SECRETARIAT

27 ACORDOS DE LIVRE COMÉRCIO AMPLOS ATUALMENTE, NA HORA DA NEGOCIAÇÃO E DE IMPLEMENTAÇÃO DOS ACORDOS DE LIVRE COMÉRCIO, DEVEM SER CONSIDERADOS OUTROS ASPECTOS (DENTRO E FORA DA OMC) RELACIONADOS AO COMÉRCIO INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEO. ELIMINAÇÃO DE TARIFAS SPS (MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSANITÁRIAS) PROPRIEDADE INTELECTUAL INVESTIMENTOS TBT (BARREIRAS TÉCNICAS AO COMÉRCIO) E MUITO MAIS

28 INVESTIMENTOS Ao assinar um ALC os produtores locais entram em concorrência direta com os investidores estrangeiros no país (ou bloco) com o qual o MERCOSUL assinou o ALC. O ALC deve procurar, na hora da negociação do acordo, mecanismos que protejam ou que cubram o produtor local do impacto que esta concorrência tem, uma vez que o investidor estrangeiro pode ter um melhor acesso e eventuias subsídios à finanças, recursos humanos e tecnologia.

29 INVESTIMENTOS Para a Agricultura Familiar, um Acordo de Livre Comércio que considere aspectos relacionados ao investimento deve abranger áreas tais como: 1. Regulação dos aspectos de compra e arrendamento de terras por estrangeiros. 2. Controle do estado na regulação do investimento produtivo, protegendo o desenvolvimento da Agricultura Familiar. 3. Levar em conta a harmonização das políticas públicas para a AF.

30 BARREIRAS SANITÁRIAS E FITOSANITÁRIAS A história dos acordos de livre comércio está cheia de acordos bons no papel, mas com dificuldades na hora de implementar o comércio de produtos agrícolas. Conseqüência 1: uma barreira sanitária ou fitosanitária mal definida acaba sendo igual ou pior que uma tarifa existente. Conseqüência 2: custos para o produtor local, tempo gasto e desgaste no relacionamento comercial entre as partes.

31 OBJETIVO E SOLUÇÕES CRIAÇÃO DE UM COMITÉ SPS ENTRE AS PARTES FORTALECER ASSESSORIAS AGRÍCOLAS DOS PAÍSES DO MERCOSUL NO EXTERIOR OBJETIVO: FACILITAR O COMÉRCIO, NO ESPÍRITO DO ALC, E ELIMINAR O DUPLO STANDARD.

32 PROPRIEDADE INTELECTUAL (PI) Regulamentada pelo acordo-quadro TRIPS (Trade Related aspects of Intellectual Property Rights) da OMC com o objetivo central de que a proteção dos direitos de propriedade intelectual deverá contribuir com a promoção e transferência de tecnologia em benefício recíproco dos produtores e dos usuários dos conhecimentos tecnológicos.

33 PROPRIEDADE INTELECTUAL (PI) Dada a relação direta entre a expansão do investimentoemi+deopedidodepatentes,a experiência mostra que em países com níveis menores aos do mundo desenvolvido, como o Mercosul, a assinatura de um ALC que inclua benefícios em termos de PI a países do primeiro mundo pode deixar aos nossos produtores em desvantagem frente a produtores desses países com acesso a financiamento etc. para estas patentes.

34 PROPRIEDADE INTELECTUAL (PI) Dois aspectos centrais para a Agricultura Familiar em um ALC que abranja aspectos relativos à PI são: 1. As Indicações Geográficas (IG): levar em conta que outras regiões e países tem um histórico maior que o MERCOSUL em relação às IG, pelo qual deve-se avaliar se podem ser excluídas da negociação do ACL. 2. Estabelecer acordos efetivos de cooperação e transferência de tecnologia e capacitação entre os centros de formação dos produtores locais e os estrangeiros.

35 QUARTA PARTE MERCOSUL E OS ACORDOS EM NEGOCIAÇÃO

36 NEGOCIAÇÕES EM CURSO O MERCOSUL ESTÁ NEGOCIANDO ACORDOS COMERCIAIS COM VÁRIOS PAÍSES E BLOCOS REGIONAIS. NAS NEGOCIAÇÕES EM CURSO DESTACAM-SE AS QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS COM: -CANADÁ - UNIÃO EUROPÉIA

37 MERCOSUL - CANADÁ AINDA ESTAMOS EM UM PROCESSO DE EXPLORAÇÃO NO QUAL HOUVE TRÊS RODADAS DE REUNIÕES. EM MARÇO DE 2012 FOI ELABORADO UM PRIMEIRO DOCUMENTO CONJUNTO, AINDA MUITO PRELIMINAR E SEM DEFINIÇÕES SUBSTANCIAIS. CANADÁ DEVIA ENVIAR UM PROJETO ANTES DO VERÃO NO HEMISFÉRIO NORTE, MAS O MESMO FICOU EM STAND-BY DEVIDO À SITUAÇÃO POLÍTICA NO PARAGUAI.

38 ALGUNS DADOS SOBRE OS PRINCIPAIS PRODUTOS AGRÍCOLAS IMPORTADOS PELO CANADÁ 5 IMPORTADOR MUNDIAL DE VEGETAIS FRESCOS (US$ MILHÕES EM 2010) 7 IMPORTADOR MUNDIAL DE FRUTAS FRESCAS (US$ MILHÕES EM 2010) 7 IMPORTADOR MUNDIAL DE CAFÉ (US$ MILHÕES EM 2010) 9 IMPORTADOR MUNDIAL DE CHÁ (US$ 208 MILHÕES EM 2010) 15 IMPORTADOR MUNDIAL DE CARNE BOVINA (US$ 722 MILHÕES EM 2010) FONTE:

39 MERCOSUL UNIÃO EUROPÉIA 1995: INÍCIO DAS NEGOCIAÇÕES 1999: ENTRA EM VIGOR O ACORDO-QUADRO DE COOPERAÇÃO 2004: NEGOCIAÇÕES PARALISADAS 2010: ESTABELECIDAS NOVAS NEGOCIAÇÕES

40 MERCOSUL UE 2012 MARÇO 2012: UE PROPÕE INTERCAMBIAR LISTAS DE OFERTAS DE BENS. O SISTEMA GENERALIZADO DE PREFERÊNCIAS (SGP) VENCE EM 1 DE JANEIRO DE ISTO É UM PODEROSO INCENTIVO PARA A NEGOCIAÇÃO EM NO CASODE AVANÇOS COM A UE A DESGRAVAÇÃO TARIFÁRIA DOS PRODUTOS AGRÍCOLAS SERÁ NEGOCIADA NO MÁXIMO EMDEZANOS. BENEFÍCIOS DO ACORDO PARA A AGRICULTURA FAMILIAR: PRODUTOS ORGÂNICOS TEM UM MERCADO POTENCIAL.

41 EXPORTAÇÕES DA UNIÃO EUROPÉIA (27) AO MUNDO E AO MERCOSUL- PRODUTOS AGRÍCOLAS (EM MILHÕES DE DÓLARES) MUNDO MERCOSUL FONTE: WTO SECRETARIAT

42 EXPORTAÇÕES DO MERCOSUL AO MUNDO E À UNIÃO EUROPÉIA -PRODUTOS AGRÍCOLAS (EM MILHÕES DE DÓLARES) TOTAL UE (31,9%) (30,3 %) (27,5 %) (24,2 %) (22,7 %) FONTE: WTO SECRETARIAT

43 NEGOCIAÇÕES EM CURSO Tanto Canadá como a UE representam oportunidades e desafíos importantes para a AF. São duas situações diferentes pelo tamanho de seus mercados, sua importância como produtores agrícolas e a proteção que oferecem à seus produtores locais. É muito importante a participação dos setores vinculados à AF em ambos processos de negociação, uma vez que o impacto da assinatura de um ALC não é menor.

44 MUITO OBRIGADO!

OMC e CEE 27/05/2019 1

OMC e CEE 27/05/2019 1 OMC e CEE 27/05/2019 1 O Multilateralismo Além dos acordos bilaterais e da constituição de blocos regionais, a liberalização do comércio é alcançada por tratados internacionais envolvendo a participação

Leia mais

COMÉRCIO INTERNACIONAL

COMÉRCIO INTERNACIONAL COMÉRCIO INTERNACIONAL ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO (OMC): textos legais, estrutura, funcionamento. 2.1. O Acordo Geral Sobre Tarifas e Comércio (GATT-1994); princípios básicos e objetivos. 2.2. O Acordo

Leia mais

Parte 1 TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL

Parte 1 TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL Sumário Parte 1 TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL Capítulo 1 Abordagens Analíticas do Comércio Internacional... 3 1.1. Uma breve abordagem histórica... 3 1.2. Teorias Clássicas... 7 1.2.1. Teoria das Vantagens

Leia mais

Comércio Internacional para Concursos Guia de estudos Série Teoria e Questões

Comércio Internacional para Concursos Guia de estudos Série Teoria e Questões Comércio Internacional para Concursos Guia de estudos Série Teoria e Questões CAPÍTULO 1 POLÍTICAS COMERCIAIS. PROTECIONISMO E LIVRE CAMBISMO. COMÉRCIO INTERNACIONAL E CRESCIMENTO ECONÔMICO. BARREIRAS

Leia mais

Sumário. Parte 1. Capítulo 1 Abordagens Analíticas do Comércio Internacional. Capítulo 2 Políticas Comerciais

Sumário. Parte 1. Capítulo 1 Abordagens Analíticas do Comércio Internacional. Capítulo 2 Políticas Comerciais Sumário Parte 1 Capítulo 1 Abordagens Analíticas do Comércio Internacional 1.1. Uma breve abordagem histórica 1.1.1. A Passagem do Protecionismo para o Liberalismo 1.2. Teorias Clássicas 1.2.1. Teoria

Leia mais

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO - OMC

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO - OMC ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO - OMC Bretton Woods 1944: Ainda antes do final da Segunda Guerra Mundial, chefes de governo resolveram se reunir buscando negociar a redução tarifária de produtos e serviços.

Leia mais

Integração econômica: Mercado comum e desafios da moeda comum

Integração econômica: Mercado comum e desafios da moeda comum Integração econômica: Mercado comum e prof.dpastorelli@usjt.br Mestre em Economia Graduado em História e Pedagogia visão geral intensificação a partir do término da II Guerra período anterior foi marcado

Leia mais

Workshop: ESTRATÉGIAS PARA A NORMALIZAÇÃO. Fiesp

Workshop: ESTRATÉGIAS PARA A NORMALIZAÇÃO. Fiesp Workshop: ESTRATÉGIAS PARA A NORMALIZAÇÃO Fiesp São Paulo 23 de Fevereiro de 2015 ABNT ISO OMC/TBT Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT Fundada em 1940 Associação privada, sem fins lucrativos

Leia mais

Caminhos para melhorar o acesso a mercado das exportações brasileiras

Caminhos para melhorar o acesso a mercado das exportações brasileiras Caminhos para melhorar o acesso a mercado das exportações brasileiras Fórum Estadão de Competitividade Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial Confederação Nacional da Indústria 1

Leia mais

Capítulo 1 Conceitos. Capítulo 2 Abordagens Analíticas do Comércio Internacional

Capítulo 1 Conceitos. Capítulo 2 Abordagens Analíticas do Comércio Internacional Sumario Capítulo 1 Conceitos 1.1. Importação 1 1.2. Nacionalização 2 1.3. Exportação 3 1.4. Industrialização 4 1.5. Reexportação 5 1.6. Reimportação 6 1.7. Admissão Temporária 7 1.8. Relações de Troca

Leia mais

IBES. Disciplina: Geopolítica Professora: Fernanda Tapioca Ministrada dia INTEGRAÇÃO ECONOMICA

IBES. Disciplina: Geopolítica Professora: Fernanda Tapioca Ministrada dia INTEGRAÇÃO ECONOMICA IBES Disciplina: Geopolítica Professora: Fernanda Tapioca Ministrada dia 08.04.14 INTEGRAÇÃO ECONOMICA Sumário: 1. Conceito/ Significado 2. Espécies: nacional, internacional e mundial 3. Integração econômica

Leia mais

Carne bovina, arroz, produtos de couro, lã,peixe e laticíneos

Carne bovina, arroz, produtos de couro, lã,peixe e laticíneos Mercosul - Uruguay Área: 176,220 Km² Capital: Montevidéu Idioma: Espanhol Religião: Católicos 47,1%, Protestantes 11,2%, Judeus 0,3%,agnósticos ou ateus 17,2% outras 24,2% População: 3.510.386 (est. para

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 1 Krugman & Obtstfeld (2005) Cap. 9 OMC Entendendo la OMC (www.wto.org) 2 INTERESSE DO EXPORTADOR Identificação Barreiras e Ações

Leia mais

Departamento de Negociações Internacionais (DNI) Divisão de Negociações Extra-Regionais do Mercosul -I (DNC I)

Departamento de Negociações Internacionais (DNI) Divisão de Negociações Extra-Regionais do Mercosul -I (DNC I) Acordos Extra-Regionais no âmbito do MERCOSUL: Oportunidades de Negócios para a Região Amazônica Francisco Cannabrava Departamento de Negociações Internacionais Ministério i i das Relações Exteriores Departamento

Leia mais

Comércio Internacional. Aula 1

Comércio Internacional. Aula 1 Comércio Internacional Prof. Roberto Caparroz Aula 1 Políticas comerciais Protecionismo e livre-cambismo Comércio internacional e crescimento econômico Barreiras tarifárias e não-tarifárias Introdução

Leia mais

Conselho de Ministros

Conselho de Ministros Conselho de Ministros Décima Terceira Reunião 18 de outubro de 2004 Montevidéu - Uruguai ALADI/CM/Resolução 59 (XIII) 18 de outubro de 2004 RESOLUÇÃO 59 (XIII) BASES DE UM PROGRAMA PARA A CONFORMAÇÃO PROGRESSIVA

Leia mais

Direitos de propriedade intelectual nos acordos de comércio

Direitos de propriedade intelectual nos acordos de comércio Direitos de propriedade intelectual nos acordos de comércio Fabrizio Panzini Gerente de Negociações Internacionais Gerência Executiva de Assuntos Internacionais Agenda Internacional da Indústria: guia

Leia mais

Os Instrumentos de Defesa Comercial

Os Instrumentos de Defesa Comercial Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior Departamento de Defesa Comercial Os Instrumentos de Defesa Comercial Marco César Saraiva da Fonseca Coordenador-Geral

Leia mais

BARREIRAS COMERCIAIS

BARREIRAS COMERCIAIS International Business Centers Brazilian Network BARREIRAS COMERCIAIS Abertura Esta cartilha faz parte de um conjunto de materiais de apoio ao empreendedor brasileiro desenvolvido pela Confederação Nacional

Leia mais

ORGANIZAÇÕES SUPRANACIONAIS PROFESSOR LUIZ FERNANDO L SILVA

ORGANIZAÇÕES SUPRANACIONAIS PROFESSOR LUIZ FERNANDO L SILVA ORGANIZAÇÕES SUPRANACIONAIS PROFESSOR LUIZ FERNANDO L SILVA BLOCOS ECONÔMICOS NO CONTEXTO ATUAL Pós Guerra Fria Dispersão de multinacionais pelo mundo Intercâmbio mundial de mercadorias e serviços Influência

Leia mais

MADEIRA 2016 O Brasil e as negociações internacionais de comércio. Camila Sande Especialista em Negociações CNA

MADEIRA 2016 O Brasil e as negociações internacionais de comércio. Camila Sande Especialista em Negociações CNA MADEIRA 2016 O Brasil e as negociações internacionais de comércio Camila Sande Especialista em Negociações CNA 16 de junho de 2016 Agronegócio consumo doméstico e exportação Exportação Consumo Doméstico

Leia mais

ACORDO DE COMÉRCIO PREFERENCIAL ENTRE O MERCOSUL E A REPÚBLICA DA ÍNDIA

ACORDO DE COMÉRCIO PREFERENCIAL ENTRE O MERCOSUL E A REPÚBLICA DA ÍNDIA ACORDO DE COMÉRCIO PREFERENCIAL ENTRE O MERCOSUL E A REPÚBLICA DA ÍNDIA A República Argentina, a República Federativa do Brasil, a República do Paraguai e a República Oriental do Uruguai, Estados Parte

Leia mais

COMÉRCIO INTERNACIONAL

COMÉRCIO INTERNACIONAL COMÉRCIO INTERNACIONAL PRÁTICAS DESLEAIS DE COMÉRCIO: Defesa comercial. Medidas Antidumping, medidas compensatórias e salvaguardas comerciais Ponto 6 do programa AFRFB Prof.Nelson Guerra CONCEITOS No Brasil,

Leia mais

Comércio Agrícola e Negociações Internacionais Alinne Oliveira e Camila Sande 1º Seminário 16 de agosto de 2016

Comércio Agrícola e Negociações Internacionais Alinne Oliveira e Camila Sande 1º Seminário 16 de agosto de 2016 Comércio Agrícola e Negociações Internacionais Alinne Oliveira e Camila Sande 1º Seminário 16 de agosto de 2016 AGENDA 1. A Política Comercial Brasileira 2. Níveis de Integração Comercial 3. O Mercosul

Leia mais

COMÉRCIO INTERNACIONAL Sistemas de Preferências (item 3 do Programa) COMÉRCIO INTERNACIONAL Sistema Geral de Preferência

COMÉRCIO INTERNACIONAL Sistemas de Preferências (item 3 do Programa) COMÉRCIO INTERNACIONAL Sistema Geral de Preferência Sistemas Preferenciais e Acordos Regionais: Blocos Econômicos Prof.Nelson Guerra (item 3 do Programa) Preferências: É o percentual de redução na alíquota de imposto do país importador que assinou um acordo

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. Comissão de Educação, Ciência e Cultura. Relatório

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. Comissão de Educação, Ciência e Cultura. Relatório Relatório sobre a Comunicação da Comissão Europa Global: Competir a nível mundial. Uma contribuição para a Estratégia do Crescimento e do Emprego COM (2006) 567 dirigido à Comissão dos Assuntos Europeus

Leia mais

Comércio e negociações internacionais. Reinaldo Gonçalves

Comércio e negociações internacionais. Reinaldo Gonçalves Comércio e negociações internacionais Reinaldo Gonçalves Negociações comerciais internacionais: impasses e perspectivas Tese Os acordos comerciais reduzem o grau de autonomia de políticas orientadas para

Leia mais

Brazilian Network ACORDOS COMERCIAIS

Brazilian Network ACORDOS COMERCIAIS International Business Centers Brazilian Network ACORDOS COMERCIAIS Abertura Esta cartilha faz parte de um conjunto de materiais de apoio ao empresário brasileiro desenvolvido pela Confederação Nacional

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 1º SEMESTRE 2014

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 1º SEMESTRE 2014 COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 1º SEMESTRE 2014 1 OMC Entendendo la OMC (www.wto.org) 2 Faixas 0%-4% Brasil 65 0,7% EUA 5.838 67% UE 5.276 63% India 1, 2 117 4% África do Sul

Leia mais

ABINEE TEC Acordos Comerciais Internacionais

ABINEE TEC Acordos Comerciais Internacionais Acordos Comerciais Internacionais Acordos Comerciais Internacionais: Perspectivas, Desafios, Riscos e Oportunidades Área de Livre Comércio das Américas ALCA Conselheiro Tovar da Silva Nunes Chefe da Divisão

Leia mais

A polêmica do leite em pó e a agenda de política comercial do novo governo

A polêmica do leite em pó e a agenda de política comercial do novo governo 03 A polêmica do leite em pó e a agenda de política comercial do novo governo Fevereiro de 2019 CINDES - Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento - Rua Jardim Botânico, nº 635, sala 906. Jardim

Leia mais

A AGRICULTURA NA NEGOCIAÇÃO UE-MERCOSUL. Seminário Lisboa 18 de maio de 2018

A AGRICULTURA NA NEGOCIAÇÃO UE-MERCOSUL. Seminário Lisboa 18 de maio de 2018 A AGRICULTURA NA NEGOCIAÇÃO UE-MERCOSUL Seminário Lisboa 18 de maio de 2018 A AGRICULTURA NO ACORDO MERCOSUL A envolvente internacional e a sua negociação 1. PERSPETIVAS E ALGUNS DADOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL

Leia mais

OS BLOCOS ECONÔMICOS. Prof.: ROBERT OLIVEIRA

OS BLOCOS ECONÔMICOS. Prof.: ROBERT OLIVEIRA OS BLOCOS ECONÔMICOS Prof.: ROBERT OLIVEIRA BLOCOS ECONÔMICOS: TODOS OS BLOCOS SÃO IGUAIS? Os blocos econômicos se dividem em quatro tipos diferentes em alguns pontos, porém o suficiente para estabelecer

Leia mais

Comércio internacional e negociações multilaterais

Comércio internacional e negociações multilaterais Comércio internacional e negociações multilaterais Reinaldo Gonçalves Professor titular UFRJ reinaldogoncalves1@gmail.com 1 Sumário 1. Determinantes da evolução do comércio 2. Negociações multilaterais:

Leia mais

Sistema de Consultas sobre Tarifas, Regras de Origem e Serviços dos Acordos Comerciais Brasileiros

Sistema de Consultas sobre Tarifas, Regras de Origem e Serviços dos Acordos Comerciais Brasileiros Sistema de Consultas sobre Tarifas, Regras de Origem e Serviços dos Acordos Comerciais Brasileiros Departamento de Negociações Internacionais - SECEX/MDIC OBJETIVOS www.capta.mdic.gov.br Divulgar e facilitar

Leia mais

GATT, OMC, Acordos Bilaterais e Acordos Multilaterais

GATT, OMC, Acordos Bilaterais e Acordos Multilaterais GATT, OMC, Acordos Bilaterais e Acordos Multilaterais GATT ² General Agreement on Tariffs and Trade GATT: Estabelecido em 1947; De início, foram 22 países a assinar o acordo: África do Sul, Austrália,

Leia mais

A importância da ALCA para o desenvolvimento dos países participantes Clailton Ataídes de Freitas 1

A importância da ALCA para o desenvolvimento dos países participantes Clailton Ataídes de Freitas 1 A importância da ALCA para o desenvolvimento dos países participantes Clailton Ataídes de Freitas 1 O propósito desse artigo é tentar desmistificar a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), e/ou todo

Leia mais

Integração econômica: Mercado comum e desafios da moeda comum

Integração econômica: Mercado comum e desafios da moeda comum Integração econômica: Mercado comum e prof.danilopastorelli@saojudas.br Mestre em Economia Graduado em História e Pedagogia visão geral intensificação a partir do término da II Guerra período anterior

Leia mais

Cobertura de, aproximadamente, 7% do PIB mundial

Cobertura de, aproximadamente, 7% do PIB mundial São Paulo Brasil I Outubro 2015 Comércio e Investimento Comércio e Investimento Acordos comerciais em vigor Acordos comerciais assinados, que ainda não entraram em vigor Acordos de Cooperação em Investimento

Leia mais

Proposta de DECISÃO DO CONSELHO

Proposta de DECISÃO DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 22.1.2016 COM(2016) 8 final 2016/0003 (NLE) Proposta de DECISÃO DO CONSELHO relativa à assinatura e à aplicação provisória do Acordo de Parceria Económica entre a União Europeia

Leia mais

Itens do Edital. responsabilidade fiscal. 2.5 Teoria e Política monetária Funções da moeda Criação e distribuição de moeda.

Itens do Edital. responsabilidade fiscal. 2.5 Teoria e Política monetária Funções da moeda Criação e distribuição de moeda. Curso de - Prof. Marcello Bolzan - Macroeconomia Formato Aula Temas do Edital Itens do Edital 2.1.2 Determinação da renda, do produto e dos preços 2.1.1 Os conceitos de renda e produto. 2.3.1 Gastos e

Leia mais

Acordos e Tratados Internacionais

Acordos e Tratados Internacionais Acordos e Tratados Internacionais CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTES: KEEDI, Samir. ABC do Comércio Exterior. São Paulo: Aduaneiras, 2007. www.desenvolvimento.gov.br www.aladi.org

Leia mais

Livre comércio X proteção. Política comercial estratégica

Livre comércio X proteção. Política comercial estratégica Livre comércio X proteção Política comercial estratégica Política comercial estratégica Ação governamental para alterar jogo estratégico. Conflito e cooperação na política comercial; Guerra comercial traz

Leia mais

2º Seminário sobre Comércio Internacional CNI-IBRAC Política Comercial no Novo Governo

2º Seminário sobre Comércio Internacional CNI-IBRAC Política Comercial no Novo Governo 2º Seminário sobre Comércio Internacional CNI-IBRAC Política Comercial no Novo Governo André Alvim de Paula Rizzo Secretário Executivo da CAMEX Confederação Nacional da Indústria - CNI Brasília, 12 de

Leia mais

Brasil México. Dados bilaterais de comércio e dos acordos vigentes

Brasil México. Dados bilaterais de comércio e dos acordos vigentes Brasil México Dados bilaterais de comércio e dos acordos vigentes Introdução: México de volta à agenda comercial brasileira O Brasil possui dois acordos em vigor com o México: Automotivo (ACE 55) e outro

Leia mais

Medidas Sanitárias e Fitossanitárias - SPS

Medidas Sanitárias e Fitossanitárias - SPS Medidas Sanitárias e Fitossanitárias - SPS Introdução O desenvolvimento do comércio agrícola necessita de garantias quanto à segurança dos alimentos. Produção agropecuária requer medidas de proteção contra

Leia mais

BALANÇOS Novas oportunidades e aumento nas exportações

BALANÇOS Novas oportunidades e aumento nas exportações BALANÇOS 2018 Novas oportunidades e aumento nas exportações DAS EXPORTAÇÕES AGROPECUÁRIAS* MUNDIAIS Principais exportadores e participação no comércio (2017) 7,2% SAÍRAM DO BRASIL EU 14,0% EUA 13,0% BRASIL

Leia mais

O IMPACTO DO SISTEMA GERAL DE PREFERÊNCIAS (SGP) EUROPEU NAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

O IMPACTO DO SISTEMA GERAL DE PREFERÊNCIAS (SGP) EUROPEU NAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS O IMPACTO DO SISTEMA GERAL DE PREFERÊNCIAS (SGP) EUROPEU NAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS - 2010 Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior - DEREX SETEMBRO 2011 ANÁLISE DO IMPACTO DO SISTEMA

Leia mais

Barreiras Técnicas ao Comércio

Barreiras Técnicas ao Comércio Barreiras Técnicas ao Comércio Juliana Ghizzi Pires DEPARTAMENTO DE NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR- SECEX Sistema Multilateral de Comércio Sistema Multilateral de Comércio Pós

Leia mais

Negociações de Acordos de COGEA - SEAIN

Negociações de Acordos de COGEA - SEAIN Negociações de Acordos de Compras Governamentais COGEA - SEAIN Introdução Para atingir seus objetivos, os entes governamentais devem destinar recursos públicos para a aquisição de bens, serviços e obras

Leia mais

COMUNICADO DOS PRESIDENTES DA REPÚBLICA ARGENTINA, DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, DA REPÚBLICA DO PARAGUAI E DA REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI

COMUNICADO DOS PRESIDENTES DA REPÚBLICA ARGENTINA, DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, DA REPÚBLICA DO PARAGUAI E DA REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI Tradução do espanhol realizada pela SM COMUNICADO DOS PRESIDENTES DA REPÚBLICA ARGENTINA, DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, DA REPÚBLICA DO PARAGUAI E DA REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI Montevidéu, 28 de

Leia mais

O Brasil e os acordos comerciais: Hora de repensar a estratégia? Fórum Estadão Brasil Competitivo Comércio Exterior São Paulo, 15 de outubro de 2013

O Brasil e os acordos comerciais: Hora de repensar a estratégia? Fórum Estadão Brasil Competitivo Comércio Exterior São Paulo, 15 de outubro de 2013 O Brasil e os acordos comerciais: Hora de repensar a estratégia? Fórum Estadão Brasil Competitivo Comércio Exterior São Paulo, 15 de outubro de 2013 O cenário internacional na primeira década do século

Leia mais

A AGRICULTURA NA NEGOCIAÇÃO CETA. Seminário Acordo CETA - Uma oportunidade para Portugal? MAFDR, Lisboa 7 de abril 2017

A AGRICULTURA NA NEGOCIAÇÃO CETA. Seminário Acordo CETA - Uma oportunidade para Portugal? MAFDR, Lisboa 7 de abril 2017 A AGRICULTURA NA NEGOCIAÇÃO CETA Seminário Acordo CETA - Uma oportunidade para Portugal? MAFDR, Lisboa 7 de abril 2017 A AGRICULTURA NO ACORDO CETA 1. ALGUNS NÚMEROS DA AGRICULTURA PORTUGUESA 2. TROCAS

Leia mais

Comércio e Desenvolvimento 13/05/2019 1

Comércio e Desenvolvimento 13/05/2019 1 Comércio e Desenvolvimento 13/05/2019 1 O que é Integração Econômica? O termo Integração Econômica é utilizado normalmente para designar um processo político entre governos que visa reduzir ou eliminar

Leia mais

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Divisão de Defesa Comercial e Salvaguardas. O Acordo sobre Subsídios da OMC

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Divisão de Defesa Comercial e Salvaguardas. O Acordo sobre Subsídios da OMC MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Divisão de Defesa Comercial e Salvaguardas O Acordo sobre Subsídios da OMC easzpes O Acordo sobre Subsídios da OMC: Contexto Histórico Rodada Uruguai de Negociações Multilaterais

Leia mais

Introdução às Relações Internacionais. D. Freire e Almeida

Introdução às Relações Internacionais. D. Freire e Almeida Introdução às Relações Internacionais 2012 5 D. Freire e Almeida Mercosul Mediante a abertura de mercados o estímulo à complementariedade entre as economias nacionais e visando obter uma inserção mais

Leia mais

O Brasil frente à emergência da África: comércio e política comercial

O Brasil frente à emergência da África: comércio e política comercial O Brasil frente à emergência da África: comércio e política comercial Pedro da Motta Veiga Katarina P. da Costa Novembro 2011 1 A África se integra ao mundo Primeira década do século XXI: aprofundamento

Leia mais

O COMÉRCIO E MEIO AMBIENTE - AS DIVERSAS FACES DESSE BINÔMIO

O COMÉRCIO E MEIO AMBIENTE - AS DIVERSAS FACES DESSE BINÔMIO O COMÉRCIO E MEIO AMBIENTE - AS DIVERSAS FACES DESSE BINÔMIO Diego Castro Selene Castilho Silvia Helena Galvão de Miranda Heloísa Lee Burnquist Artigo elaborado em outubro/2003 Durante vários anos, a visão

Leia mais

Departamento de Negociações Internacionais Secretaria de Comércio Exterior Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Departamento de Negociações Internacionais Secretaria de Comércio Exterior Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Departamento de Negociações Internacionais Secretaria de Comércio Exterior Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Márcio Luiz de Freitas Naves de Lima Diretor do Departamento de Negociações

Leia mais

COMÉRCIO INTERNACIONAL

COMÉRCIO INTERNACIONAL COMÉRCIO INTERNACIONAL DICAS e LEMBRETES: O que é mais importante Prof.Guerra PROGRAMA DE COMÉRCIO INTERNACIONAL 1. POLÍTICAS COMERCIAIS. Protecionismo e livre cambismo. Políticas comerciais estratégicas.

Leia mais

Proposta de DECISÃO DO CONSELHO

Proposta de DECISÃO DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 22.1.2016 COM(2016) 18 final 2016/0005 (NLE) Proposta de DECISÃO DO CONSELHO relativa à celebração do Acordo de Parceria Económica entre a União Europeia e os seus Estados-Membros,

Leia mais

Atividades do MAPA: Barreiras não tarifárias

Atividades do MAPA: Barreiras não tarifárias Atividades do MAPA: Barreiras não tarifárias CBTC* - São Paulo/SP Helena Queiroz Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio SRI/MAPA *CBTC: Comitê Brasileiro de Barreiras Técnicas ao Comércio

Leia mais

Regime automotivo, reestruturacão produtiva e competitiva: um estudo do comportamento da indústria automobilística no MERCOSUL na década de 1990

Regime automotivo, reestruturacão produtiva e competitiva: um estudo do comportamento da indústria automobilística no MERCOSUL na década de 1990 Regime automotivo, reestruturacão produtiva e competitiva: um estudo do comportamento da indústria automobilística no MERCOSUL na década de 1990 Autores Regina Celia Faria Simoes Cristiano Morini Apoio

Leia mais

IV WORKSHOP DO INFOSUCRO / IE-UFRJ MESA 3: COMÉRCIO INTERNACIONAL, BARREIRAS E POLÍTICAS MARTA LEMME (IE-UFRJ) NOVEMBRO/2011

IV WORKSHOP DO INFOSUCRO / IE-UFRJ MESA 3: COMÉRCIO INTERNACIONAL, BARREIRAS E POLÍTICAS MARTA LEMME (IE-UFRJ) NOVEMBRO/2011 IV WORKSHOP DO INFOSUCRO / IE-UFRJ MESA 3: COMÉRCIO INTERNACIONAL, BARREIRAS E POLÍTICAS MARTA LEMME (IE-UFRJ) NOVEMBRO/2011 1 Imposto de Importação Barreiras Não Tarifárias Alíquotas Ad Valorem Alíquotas

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Parte 1 Prof. Renata Menezes Direito comunitário ou Europeu x integração: a integração econômica passou a ser vista com bons olhos a partir de Adam Smith, com a Teoria as

Leia mais

estabelecimento de políticas setoriais e macroeconômicas comuns e, como no caso da União Européia, de organismos supranacionais.

estabelecimento de políticas setoriais e macroeconômicas comuns e, como no caso da União Européia, de organismos supranacionais. 1. Introdução A integração regional tem sido uma estratégia adotada por um número cada vez maior de Estados que buscam aumentar sua inserção e poder de barganha em diversas negociações internacionais.

Leia mais

Integração regional Fundamentos

Integração regional Fundamentos Integração regional Fundamentos Reinaldo Gonçalves Professor titular UFRJ reinaldogoncalves1@gmail.com Bibliografia básica R. Baumann, O. Canuto e R. Gonçalves Economia Internacional. Teoria e Experiência

Leia mais

Aula Demonstrativa. Comércio Internacional e Legislação Aduaneira em Exercícios Professores: Rodrigo Luz e Luiz Missagia

Aula Demonstrativa. Comércio Internacional e Legislação Aduaneira em Exercícios Professores: Rodrigo Luz e Luiz Missagia Aula Demonstrativa Comércio Internacional e Legislação Aduaneira em Exercícios Professores: Rodrigo Luz e Luiz Missagia Aula Demonstrativa Exercícios de Comércio Internacional Aula Demonstrativa Exercícios

Leia mais

v. 01 Política comercial Reinaldo Gonçalves Professor titular UFRJ

v. 01 Política comercial Reinaldo Gonçalves Professor titular UFRJ v. 01 Política comercial Reinaldo Gonçalves Professor titular UFRJ reinaldogoncalves1@gmail.com Sumário 1. Política comercial: bidimensional 2. Política comercial: Razões 3. Instrumentos 2 Bibliografia

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS.

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS. A A A globalização é um fenômeno pelo qual ocorre uma influência estrangeira nos hábitos de consumo, na vida social, econômica, serviços e informações. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Mercosul 1ª parte Prof.ª Raquel Perrota 1. Noções preliminares - Surgido no contexto de redemocratização e reaproximação dos países da América Latina ao final da década de

Leia mais

O public procurement no TTIP (Um ponto de vista europeu) Vital Moreira FDUC

O public procurement no TTIP (Um ponto de vista europeu) Vital Moreira FDUC O public procurement no TTIP (Um ponto de vista europeu) Vital Moreira FDUC Compras públicas e comércio internacional A tradicional reserva nacional nas compras públicas O argumento da soberania Sujeição

Leia mais

CAMEX Secretaria-Executiva. Reunião do Comitê Técnico de Comércio Exterior e Fiscal. 20 de Setembro de 2018 São Paulo

CAMEX Secretaria-Executiva. Reunião do Comitê Técnico de Comércio Exterior e Fiscal. 20 de Setembro de 2018 São Paulo CAMEX Secretaria-Executiva Reunião do Comitê Técnico de Comércio Exterior e Fiscal 20 de Setembro de 2018 São Paulo SE CAMEX - Estrutura SE CAMEX - Estrutura Grupo Técnico de Contratações Públicas - GTCOP

Leia mais

Estratégias para a Normalização de seus Produtos. Avaliação da Conformidade Compulsória e Voluntária e Regulamentos Técnicos

Estratégias para a Normalização de seus Produtos. Avaliação da Conformidade Compulsória e Voluntária e Regulamentos Técnicos Estratégias para a Normalização de seus Produtos Avaliação da Conformidade Compulsória e Voluntária e Regulamentos Técnicos São Paulo, 23 de fevereiro de 2015 PAULO COSCARELLI Assistente da Diretoria de

Leia mais

SECRETARIA DO MERCOSUL RESOLUÇÃO GMC Nº 26/01 ARTIGO 10 FÉ DE ERRATAS ORIGINAL

SECRETARIA DO MERCOSUL RESOLUÇÃO GMC Nº 26/01 ARTIGO 10 FÉ DE ERRATAS ORIGINAL MERCOSUL/CMC/DEC Nº 03/05 REGIME PARA A INTEGRAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS EM VÁRIOS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL COM UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NÃO ORIGINÁRIOS TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo

Leia mais

Regimes de Negociação Comercial Internacional e a atuação brasileira RNCI Prof. Diego Araujo Azzi

Regimes de Negociação Comercial Internacional e a atuação brasileira RNCI Prof. Diego Araujo Azzi Regimes de Negociação Comercial Internacional e a atuação brasileira RNCI 2018.1 Prof. Diego Araujo Azzi Para além do multilateralismo comercial: outras instâncias de negociações Aula 12 (03.04) Mega-regionalismo

Leia mais

DIÁLOGO REGULATÓRIO BRASIL E ARGENTINA

DIÁLOGO REGULATÓRIO BRASIL E ARGENTINA CENTER FOR GLOBAL TRADE AND INVESTMENT STUDIES DIÁLOGO REGULATÓRIO BRASIL E ARGENTINA PANEL 5 AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE São Paulo 11 de junho de 2018 - FIESP DESEMPENHO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA DA ALIMENTAÇÃO

Leia mais

Perspectivas do Comércio Exterior Brasileiro

Perspectivas do Comércio Exterior Brasileiro Reunião de Diretoria e Conselhos da Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB Perspectivas do Comércio Exterior Brasileiro Secretária de Comércio Exterior Ministério da Indústria, Comércio Exterior

Leia mais

Brasil, Argentina e o projeto Mercosul:

Brasil, Argentina e o projeto Mercosul: 52 COMÉRCIO EXTERIOR, Argentina e o projeto Mercosul: relações comerciais para definir a parceria? Lia Valls Pereira Em 26 de março de 2011 o Tratado de Assunção que criou o Mercosul fez 20 anos. Fora

Leia mais

Acordos de liberalização do comércio de serviços de fato liberalizam o mercado? 1

Acordos de liberalização do comércio de serviços de fato liberalizam o mercado? 1 Acordos de liberalização do comércio de serviços de fato liberalizam o mercado? 1 1. A importância crescente do setor de serviços Daniela Ferreira de Matos 2 A importância do setor de serviços na participação

Leia mais

Integração regional: Fundamentos, autonomia e multipolaridade

Integração regional: Fundamentos, autonomia e multipolaridade Integração regional: Fundamentos, autonomia e multipolaridade Reinaldo Gonçalves Professor titular UFRJ Bibliografia básica R. Baumann, O. Canuto e R. Gonçalves Economia Internacional. Teoria e Experiência

Leia mais

Diálogos com o Poder Judiciário sobre. Comércio Exterior. Produtos Nacionais e Importados: A Igualdade de Atuação e Fiscalização do Inmetro

Diálogos com o Poder Judiciário sobre. Comércio Exterior. Produtos Nacionais e Importados: A Igualdade de Atuação e Fiscalização do Inmetro Diálogos com o Poder Judiciário sobre Produtos Nacionais e Importados: A Igualdade de Atuação e Fiscalização do Inmetro São Paulo, 20 de agosto de 2013 LEONARDO ROCHA Chefe Substituto da Divisão de Regulamentação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE ECONOMIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE ECONOMIA Economia Internacional (I) Gilberto Joaquim Fraga Departamento de Economia DCO/PCE/UEM gjfraga@uem.br www.gjfraga.weebly.com Abril, 2017 1 O

Leia mais

A ECONOMIA MUNDIAL E NA AMÉRICA DO SUL E O AGRONEGÓCIO 3 FORO DE AGRICULTURA DA AMÉRICA DO SUL. Eugenio Stefanelo

A ECONOMIA MUNDIAL E NA AMÉRICA DO SUL E O AGRONEGÓCIO 3 FORO DE AGRICULTURA DA AMÉRICA DO SUL. Eugenio Stefanelo A ECONOMIA MUNDIAL E NA AMÉRICA DO SUL E O AGRONEGÓCIO 3 FORO DE AGRICULTURA DA AMÉRICA DO SUL Eugenio Stefanelo ECONOMIA MUNDIAL PIB em % ao ano: Média de 50 anos: 3,5% 2004 a 2007: 5% 2008 e 2009: 3,1%

Leia mais

Arlindo Cunha no Ciclo de Conferências RIO+20 Economia Verde e Desenvolvimento Sustentável Serralves - Porto,

Arlindo Cunha no Ciclo de Conferências RIO+20 Economia Verde e Desenvolvimento Sustentável Serralves - Porto, GLOBALIZAÇÃO dos MERCADOS AGROALIMENTARES E POLÍTICAS PÚBLICAS o caso da PAC Intervenção de Arlindo Cunha no Ciclo de Conferências RIO+20 Economia Verde e Desenvolvimento Sustentável Serralves - Porto,

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NA ÁREA DO MERCOSUL

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NA ÁREA DO MERCOSUL O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NA ÁREA DO MERCOSUL António Carlos Nasi Presidente Asociación Interamericana de Contabilidad 1. ANTECEDENTES As primeiras idéias sobre a integração latino-americana nasceu com

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: José Ricardo Verrengia Profissional com mais de 30 anos de experiência na área de Comércio Exterior, atuando em empresas nacionais e multinacionais, possui vivência

Leia mais

Proposta de DECISÃO DO CONSELHO

Proposta de DECISÃO DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 4.4.2016 COM(2016) 173 final 2016/0091 (NLE) Proposta de DECISÃO DO CONSELHO relativa à assinatura, em nome da União Europeia e dos seus Estados-Membros, e à aplicação provisória

Leia mais

ANEXO DECLARAÇÃO PRESIDENCIAL DOS PAÍSES DA ALIANÇA DO PACÍFICO E DO MERCOSUL

ANEXO DECLARAÇÃO PRESIDENCIAL DOS PAÍSES DA ALIANÇA DO PACÍFICO E DO MERCOSUL ANEXO DECLARAÇÃO PRESIDENCIAL DOS PAÍSES DA ALIANÇA DO PACÍFICO E DO MERCOSUL Plano de Ação de Puerto Vallarta entre os países da Aliança do Pacífico e do MERCOSUL Com o objetivo de complementar e ampliar

Leia mais

Comércio Internacional Auditor Fiscal da RFB

Comércio Internacional Auditor Fiscal da RFB Prof. Thális Andrade Comércio Internacional Auditor Fiscal da RFB Políticas Comerciais Contatos: professorthalisandrade@gmail.com Instagram: @direitoaduaneiro Facebook: Thális Andrade Raio-X das Questões

Leia mais

Mega Acordos: os novos acordos econômicos

Mega Acordos: os novos acordos econômicos Mega Acordos: os novos acordos econômicos Seminário O Comércio Exterior e a Indústria - FIEP Curitiba, 29/10/2015 A rede global de acordos A dimensão geopolítica do TPP When more than 95 percent of our

Leia mais

Mercados. informação regulamentar. Tunísia Condições Legais de Acesso ao Mercado

Mercados. informação regulamentar. Tunísia Condições Legais de Acesso ao Mercado Mercados informação regulamentar Tunísia Condições Legais de Acesso ao Mercado Março 2010 Índice 1. Regime Geral de Importação 3 2. Regime de Investimento Estrangeiro 4 3. Quadro Legal 5 2 1. Regime Geral

Leia mais

Sistema financeiro, globalização e crise internacional. Reinaldo Gonçalves

Sistema financeiro, globalização e crise internacional. Reinaldo Gonçalves Sistema financeiro, globalização e crise internacional Reinaldo Gonçalves reinaldogoncalves1@gmail.com 1 Sumário 1. Funções e atores 2. Globalização financeira 3. Crises econômica global (2008...) 4. Síntese

Leia mais

DECLARAÇÃO SOBRE COOPERAÇÃO EM COMÉRCIO E INVESTIMENTO E PLANO DE AÇÃO OS ESTADOS DA AELC OS ESTADOS MEMBROS DO MERCOSUL

DECLARAÇÃO SOBRE COOPERAÇÃO EM COMÉRCIO E INVESTIMENTO E PLANO DE AÇÃO OS ESTADOS DA AELC OS ESTADOS MEMBROS DO MERCOSUL DECLARAÇÃO SOBRE COOPERAÇÃO EM COMÉRCIO E INVESTIMENTO E PLANO DE AÇÃO entre OS ESTADOS DA AELC e OS ESTADOS MEMBROS DO MERCOSUL Genebra, 12 December 2000 Florianópolis, 15 December 2000 ASSOCIAÇÃO EUROPÉIA

Leia mais

Balanço 2016 Perspectivas Mercado Internacional

Balanço 2016 Perspectivas Mercado Internacional Mercado Internacional 47 48 Balanço 2016 Perspectivas 2017 Perspectivas 2017 O DESAFIO EM DEFENDER OS INTERESSES DA AGROPECUÁRIA NA AGENDA DE NEGOCIAÇÕES DO GOVERNO BRASILEIRO O setor agropecuário desempenha

Leia mais

O Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Cooperativista da Guiana (doravante denominados Partes ),

O Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Cooperativista da Guiana (doravante denominados Partes ), ACORDO DE ALCANCE PARCIAL DE COMPLEMENTAÇÃO ECONÔMICA N 38, SUBCRITO AO AMPARO DO ARTIGO 25 DO TRATADO DE MONTEVIDÉU 1980, ENTRE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E A REPÚBLICA COOPERATIVISTA DA GUIANA

Leia mais

ANEXO 10 APLICAÇÃO DE MEDIDAS DE SALVAGUARDA. Artigo 1º

ANEXO 10 APLICAÇÃO DE MEDIDAS DE SALVAGUARDA. Artigo 1º ANEXO 10 APLICAÇÃO DE MEDIDAS DE SALVAGUARDA Artigo 1º As Partes Contratantes poderão aplicar, em caráter excepcional e nas condições estabelecidas neste Anexo, medidas de salvaguarda à importação dos

Leia mais

Regimes de Negociação Comercial Internacional e a atuação brasileira RNCI Prof. Diego Araujo Azzi

Regimes de Negociação Comercial Internacional e a atuação brasileira RNCI Prof. Diego Araujo Azzi Regimes de Negociação Comercial Internacional e a atuação brasileira RNCI 2018.1 Prof. Diego Araujo Azzi Para além do multilateralismo comercial: outras instâncias de negociações Novos temas no âmbito

Leia mais