Exercícios de Revisão 6º Ano - 1º Bimestre 1ª parte: Exercícios dissertativos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Exercícios de Revisão 6º Ano - 1º Bimestre 1ª parte: Exercícios dissertativos"

Transcrição

1 Exercícios de Revisão 6º Ano - 1º Bimestre 1ª parte: Exercícios dissertativos Unidade 1: Revivendo uma História muito Antiga 1. Muitos historiadores chamam a História dos primeiros povoadores da Terra de Pré-História, período que vai do aparecimento do homem à invenção da escrita, por volta de 4000 a. C. Já a História se estenderia da invenção da escrita aos dias atuais. Os historiadores que criaram esta divisão davam grande importância aos documentos escritos. Consideravam que só por meio deles se podia conhecer de fato uma sociedade. (BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: Sociedade & Cidadania. 6º ano. São Paulo : FTD, 2006, p. 51.) Por muito tempo a Pré-História foi considerada um período sem muita importância, pelo fato dela não ter deixado registros escritos. Hoje em dia o trabalho dos arqueólogos e paleontólogos contribuiu muito para que a Pré-História fosse reconhecida como uma fase muito importante da História da humanidade. a) Descreva o trabalho dos arqueólogos e dos paleontólogos e explique a sua importância. b) Comprove a importância da Pré-História fazendo uma lista das realizações humanas ocorridas nesse período. 2. Durante a Pré-História a espécie humana espalhou-se pelo mundo povoando os diversos continentes. Elabore um texto, historicamente correto, e nele: a) Indique o continente onde teria surgido a espécie humana. b) Explique os motivos que teriam levado os homens a migrar deste continente, ocupando as diversas regiões do mundo. c) Descreva duas possíveis hipóteses que explicam a chegada do homem à América. 3. Nos dias atuais, ao nascermos, já encontramos uma série de objetos que cercam a nossa vida de conforto. Os primeiros povoadores, diferentemente de nós, tiveram que inventar os objetos de que necessitavam para sobreviver. Eles nunca sabiam ao certo se iam conseguir comida. Não sabiam tampouco se, de repente, seriam atacados por animais ferozes, como ursos, tigres ou mamutes. Caso conseguissem caçá-los, tinham ainda de pensar em como aproveitá-los da melhor forma. (BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. 6º Ano. São Paulo: FTD, 2006, p. 51.) Elabore um texto e nele explique a importância da vida em grupo para a sobrevivência das primeiras sociedades humanas. 4. A Pré-História foi uma fase importante, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os problemas da vida, inventando objetos e soluções a partir das suas necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. Esse período pode ser dividido basicamente em duas fases: o Paleolítico e o Neolítico. (adaptado de: Elabore um texto, historicamente correto, e nele compare o modo de vida do homem durante os períodos Paleolítico e Neolítico.

2 5. Na área demarcada pelo mapa abaixo, desenvolveu-se boa parte das primeiras civilizações afro-asiáticas. a) Cite o nome pelo qual essa região ficou conhecida. b) Identifique duas civilizações que se desenvolveram nesse local. c) Explique o motivo que levou essa região ser considerada o berço da civilização. d) Explique os fatores naturais e humanos que permitiram o desenvolvimento da agricultura nessa área. ( 6. A religiosidade foi uma característica muito marcante das primeiras civilizações. Ao compararmos a religião dos egípcios com a dos mesopotâmicos, podemos verificar algumas semelhanças e diferenças. Cite uma semelhança e uma diferença existente entre essas religiões. 7. A sociedade egípcia mudou pouco ao longo de séculos, pois as chances de ascensão social eram mínimas. Quase sempre o indivíduo nascia e morria pertencendo ao mesmo grupo social. Alguém nascido numa família camponesa, por exemplo, nunca podia tornar-se um alto funcionário. (BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade & cidadania. 6º Ano. São Paulo: FTD, p. 91.) Elabore um texto e nele descreva a sociedade do Egito Antigo. Indique as funções dos governantes, dos sacerdotes e dos camponeses. 8. Os fenícios viviam numa estreita faixa de terra, cercada pelo Mar Mediterrâneo e por montanhas, numa região que hoje corresponde ao Líbano. Elabore um texto, historicamente correto, e nele descreva a organização política, social e econômica dos fenícios e indique a sua principal contribuição cultural para a humanidade. 9. Os persas construíram um dos maiores impérios da Antiguidade. Seus domínios abrangiam o Egito, a Mesopotâmia, a Ásia Menor, partes da Europa e da Índia. Explique as estratégias adotadas pelos persas para administrar esse grandioso império. 10. A civilização hebraica marcou profundamente as civilizações ocidentais. Sua religião apresentou características que a diferencia da religião de outros povos da Antiguidade. Compare a religião dos hebreus com a dos egípcios estabelecendo a sua principal diferença.

3 Exercícios de Revisão 6º Ano - 1º Bimestre 2ª parte: Exercícios objetivos Unidade 1: Revivendo uma História muito Antiga 1. Observe a imagem abaixo na qual podemos verificar uma escavação sendo realizada em um sítio arqueológico. O trabalho dos arqueólogos é fundamental para a obtenção de informações do período pré-histórico. Sobre o estudo da Pré-História, podemos concluir que: ( a) Não existem vestígios que comprovem a existência humana nesse período. b) Os achados arqueológicos comprovam que a Pré-História foi um período sem importância, no qual o ser humano não desenvolveu conhecimentos significativos. c) Apesar de não haver registros escritos desse período, os objetos encontrados em escavações e as pinturas rupestres, indicam que a Pré-História foi um período importante, no qual o ser humano desenvolveu habilidades e povoou o mundo. d) Não temos como comprovar as realizações humanas desse período, devido à ausência de registros escritos. e) Os registros escritos encontrados pelos arqueólogos demonstram que na Pré-História o homem já vivia em grandes cidades, na qual os guerreiros ocupavam um papel de destaque. 2. Pesquisadores e cientistas têm estudado muito para descobrir como se deu a origem do ser humano na Terra. Quanto mais a ciência se desenvolve, quanto mais avançados são os recursos científicos que esses pesquisadores podem utilizar, mais eles são capazes de encontrar novas possibilidades para explicar a origem humana. Assim, como em um quebra-cabeça, cada nova descoberta vai completando o nosso conhecimento sobre esse tema. (RIBEIRO, Vanise & ANASTASIA, Carla. Encontros com a História. 5ª série. Curitiba : Positivo, 2006, p. 29.) Sobre a origem da espécie humana, podemos concluir que: a) O ser humano surgiu na Mesopotâmia, onde foi criada a escrita cuneiforme, que registrou as primeiras realizações humanas. b) Os estudos atuais sugerem que a espécie humana surgiu em várias regiões do mundo, ao mesmo tempo. c) Os achados arqueológicos comprovam que o homem surgiu na China e de lá migrou para as diversas regiões do mundo. d) Os estudiosos acreditam que a espécie humana tenha surgido na África, pois lá foram encontrados os mais antigos vestígios humanos. e) Arqueólogos e paleontólogos realizaram estudos que demonstram que o ser humano surgiu na Europa, ao norte da Península Ibérica.

4 3. Embora os homens tenham surgido em um local específico, com o tempo eles passaram a ter outras necessidades e precisaram migrar à procura de comida e abrigo. Sobre o processo de migração do homem para a América, podemos concluir que: a) A hipótese menos aceita para explicar o povoamento das Américas é a Teoria do Estreito de Bering, pois só foram encontrados vestígios humanos na América do Sul, o que nos leva a concluir que a migração para a América se deu unicamente pelo Oceano Pacífico. b) A única hipótese relevante é a rota de migração pelo Estreito de Bering, pois não existem vestígios humanos pré-históricos na América do Sul. c) A hipótese mais aceita para explicar o povoamento das Américas é a Teoria da migração pelo Oceano Pacífico, sendo a Teoria do Estreito de Bering totalmente descartada, por falta de achados arqueológicos na América do Norte. d) A hipótese mais aceita para explicar o povoamento das Américas é a Teoria do Estreito de Bering. No entanto, alguns vestígios humanos encontrados na América do Sul, datam de um período bastante próximo à presença dos primeiros homens no Estreito de Bering, o que sugere a possibilidade da existência de outra rota de migração para o continente americano. e) A única hipótese relevante para explicar o povoamento das Américas, é a rota de migração pela Oceania e pelo Oceano Pacífico, pois seria impossível para o homem pré-histórico atravessar o estreito de Bering. 4. Tradicionalmente, podemos definir a Pré-História como o período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior a 4000 a.c., pois foi por volta dessa época que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Com base nesse entendimento, assinale a alternativa abaixo que caracteriza as atividades desenvolvidas pelo ser humano durante o período Paleolítico. ( a) Os homens aprenderam a polir a pedra. A partir de então, conseguiram produzir instrumentos (lâminas de corte, machados, serras com dentes de pedra), mais eficientes e mais bem acabados. b) Os homens descobriram uma nova forma de obter alimentos: a agricultura, que os obrigou a conservar e cozinhar os cereais. c) Semeando a terra, criando gado, produzindo o próprio alimento, os homens não tinham mais por que mudar constantemente de lugar e tornaram-se sedentários. d) Os homens passaram a se dedicar a um intenso comércio marítimo, o que os obrigou a cunhar as primeiras espécies de moedas. e) Os homens ainda não produziam seus alimentos, não plantavam e nem criavam animais. Em verdade, eles coletavam frutos, grãos e raízes, pescavam e caçavam animais, não tendo moradia fixa.

5 5. Com o fim da última Idade do Gelo, algumas regiões da Terra começaram a conhecer um processo de transbordamento dos grandes cursos fluviais, como o dos rios Tigre, Eufrates e Nilo, localizados na região do Crescente Fértil. Assinale a alternativa abaixo que caracteriza as atividades econômicas desenvolvidas por esses povos. ( a) A agricultura foi a principal atividade econômica praticada por esses povos, possibilitada graças às cheias dos rios. b) Viviam exclusivamente do comércio de esculturas confeccionadas com a argila das margens desses rios. c) Dedicaram-se ao comércio marítimo, uma vez que foi impossível a prática da agricultura, em virtude da falta de terras férteis. d) Viviam da caça e da coleta realizadas na região do deserto, uma vez que esses povos não dominavam as técnicas agrícolas. e) Vivam exclusivamente da exploração de minas de ouro e cobre, uma vez que a agricultura não proporcionava grandes lucros para os governantes. 6. A sociedade do Egito Antigo possuía uma forma de organização bem eficiente, embora injusta. Esta sociedade era hierárquica, ou seja, cada segmento possuía funções e poderes determinados, sendo que os grupos com menos poderes tinham que obedecer quem estava acima. ( Assinale a alternativa abaixo que caracteriza corretamente a sociedade do Egito Antigo. a) Os sacerdotes constituíam o grupo mais poderoso da sociedade egípcia. Eram os representantes dos deuses na Terra, controlavam os faraós e eram os donos de todas as terras do Egito. b) Os camponeses compunham o grupo social mais numeroso e próspero. Eles possuíam grandes lotes de terra, onde produziam alimentos que eram comercializados com funcionários do governo. c) Os faraós possuíam poder político, mas não tinham poder religioso. Eles não podiam acumular riquezas, uma vez que as terras do Egito pertenciam aos sacerdotes e nobres. d) Os nobres eram os donos das terras e por isso constituíam o grupo mais poderoso da sociedade egípcia, controlando as ações dos faraós. e) Os sacerdotes eram responsáveis pela ligação entre os homens e os deuses. Eles administravam os templos, realizavam as cerimônias religiosas e desenvolveram alguns conhecimentos de astronomia e medicina. 7. Observe a ilustração abaixo referente ao trabalho dos camponeses no Egito Antigo.

6 ( O sistema de trabalho adotado no Egito Antigo denominava-se servidão coletiva. Assinale a alternativa abaixo que explica esse sistema de trabalho. a) Por esse sistema, os camponeses podiam usar as terras do faraó, trabalhando nas atividades agrícolas. Parte da colheita era entregue como imposto aos funcionários do governo. Na época das cheias do Nilo, esses trabalhadores realizavam outras tarefas para os faraós, colaborando na construção das pirâmides, dos templos e palácios. b) Com a servidão coletiva, os camponeses podiam explorar as terras do faraó, dedicando-se às atividades agrícolas. Cada trabalhador tinha uma meta de produção a ser cumprida, que deveria ser entregue ao governo como forma de imposto. Caso cumprisse com suas obrigações, ao final de três anos, o camponês ganhava a posse da terra na qual trabalhou. c) Os camponeses trabalhavam nas grandes obras, construindo canais de irrigação, barragens e pirâmides e recebendo um bom salário para realizar essas atividades. Eram proibidos de praticar a agricultura, pois essa era uma atividade realizada exclusivamente pelos sacerdotes. d) Os camponeses eram os donos das terras que cultivavam, devendo doar parte de sua produção para o governo, que distribuía esses alimentos para a população mais carente. e) Para evitar revoltas sociais, o faraó doava terras para os camponeses em troca de apoio político. Uma pequena parcela da colheita obtida por esses camponeses era entregue ao governo, que desse modo alimentava os mais necessitados. Com isso, o faraó conquistava o apoio da maior parte da população egípcia. 8. A Fenícia, região que corresponde atualmente ao Líbano, era uma área estreita, cercada pelo Mar Mediterrâneo e por montanhas, com litoral formado por numerosas ilhas e portos, localizada na encruzilhada de rotas comerciais. Como qualquer outra civilização da Antiguidade, os fenícios praticavam a agricultura, a caça e a pesca. Contudo, sua condição geográfica, com poucas terras para cultivar, acabou favorecendo o desenvolvimento do comércio marítimo. (RIBEIRO, Vanise & ANASTASIA, Carla. Encontros com a História. 5ª série. Curitiba : Positivo, 2006, p. 64.) Leia as afirmações abaixo, a respeito dos fatores que contribuíram para o desenvolvimento do comércio marítimo na Fenícia. I. A existência de um governo fortemente centralizado nas mãos de um imperador, que passou a cobrar pesados impostos da população, obtendo assim, recursos que foram investidos na expansão da atividade comercial. II. A proximidade com o Mar Mediterrâneo e a existência de grande quantidade de madeira para a construção de embarcações. III. A necessidade de comercializar sua enorme produção agrícola com os povos do Mediterrâneo. Assinale a alternativa abaixo que identifica apenas as afirmações corretas. a) Apenas as afirmações I, II são corretas. b) Apenas a afirmação II é correta. c) Apenas as afirmações I e III são corretas. d) Todas as afirmações são corretas. e) Apenas a afirmação III é correta. 9. Ciro foi o primeiro rei da Pérsia. No seu reinado, ele submeteu povos de origem, língua, costumes e religiões diferentes e conseguiu manter por muito tempo a unidade de um dos mais poderosos impérios do Oriente

7 Antigo. Após a morte de Ciro, seu filho Cambises assumiu o trono e conquistou o Egito. Ele foi sucedido por Dario I, que foi o responsável pela organização administrativa do Império. (RIBEIRO, Vanise & ANASTASIA, Carla. Encontros com a História. 5ª série. Curitiba : Positivo, 2006, p. 67 e 68.) Assinale a alternativa abaixo que cita uma medida adotada por Dario para organizar a administração do Império Persa. a) A centralização do poder nas mãos do imperador, eliminando a influência dos nobres das regiões conquistadas. b) A divisão do Império em satrápias e a nomeação de nobres pertencentes ao próprio povo conquistado para administrá-las. c) A organização de concursos para a contratação de funcionários públicos, que ocupavam os cargos mais importantes do Império. d) A proibição do comércio entre as províncias, submetendo-as ao governo central. e) A eliminação da nobreza das províncias, cujos membros foram assassinados ou escravizados. 10. Por volta do ano 2000 a.c., os hebreus deixaram Ur e, depois de passar pela Babilônia, chegaram à cidade de Harã, situada numa planície fértil no norte da Mesopotâmia. Dali, conduzidos por Abraão, partiram em busca da Terra Prometida, isto é, do lugar que, segundo a Bíblia, havia sido reservado a eles por Deus. Por volta de 1900 a. C., estabeleceram-se em Canaã, na Palestina, uma estreita faixa de terra cortada pelo rio Jordão. (BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: Sociedade e Cidadania. 6º ano. São Paulo : FTD, 2006, p. 108.) Assinale a alternativa abaixo que cita uma característica dos hebreus. a) Destacaram-se pela intensidade de seu comércio marítimo. b) Criaram o primeiro código de leis da História, baseado no princípio do olho por olho, dente por dente. c) Foi a primeira civilização a adotar uma religião monoteísta, ou seja, o culto a um único Deus. d) Viviam essencialmente da agricultura, devido à presença de terras férteis e grandes rios em seu imenso território. e) Formaram um poderoso império dominando o Egito, a Mesopotâmia e o Império Persa.

Exercícios de Revisão 6º Ano - 1º Bimestre 1ª parte: Exercícios dissertativos

Exercícios de Revisão 6º Ano - 1º Bimestre 1ª parte: Exercícios dissertativos Exercícios de Revisão 6º Ano - 1º Bimestre 1ª parte: Exercícios dissertativos Unidade 1: Revivendo uma História muito Antiga 1. Durante a Pré-História a espécie humana espalhou-se pelo mundo povoando os

Leia mais

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira Sociedades urbanas e primeiros Estados Profª Ms. Ariane Pereira Introdução A Revolução Agrícola proporcionou o surgimento dos primeiros núcleos urbanos e os primeiros Estados; As primeiras cidades foram

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO CARACTERISTICAS COMUNS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES OS DOIS ELEMENTOS MAIS MARCANTES FORAM AGRICULTURA BASEADA NOS GRANDES SISTEMAS DE IRRIGAÇÃOE PODER POLÍTICO SUSTENTADO

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: Caro(a)

Leia mais

LEIA OS TEXTOS PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 3 E 4

LEIA OS TEXTOS PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 3 E 4 Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia Melo e Amanda Rezende Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2019 Caro(a) aluno(a), Aluno(a): Nº: Turma: Os Estudos

Leia mais

forma: seu lote e lança R.: R.: R.: da economia egípcia? R.: R.: 05- Descreva R.:

forma: seu lote e lança R.: R.: R.: da economia egípcia? R.: R.: 05- Descreva R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========== =========== ============ =========== =========== =========== =========== =========== =========== ===

Leia mais

MESOPOTÂMIA Livro de atividades páginas 16 e 17

MESOPOTÂMIA Livro de atividades páginas 16 e 17 Escola Nova Pedagogia Cuiabá, 11/03/2019 Tarefão P2 - História (1º bimestre) Estudante: 1ª Série EM Professora: Júnia Naves Conteúdo: Mesopotâmia (capítulo 3) e Egito (Capítulo 4) Data máxima de entrega:

Leia mais

Conteúdo: Pré-história Mesopotâmia. Questões. - Recursos: Imagens, Vídeos e Questões.

Conteúdo: Pré-história Mesopotâmia. Questões. - Recursos: Imagens, Vídeos e Questões. Conteúdo: Pré-história Mesopotâmia. Questões - Recursos: Imagens, Vídeos e Questões. 2 1. Sobre a conhecida Idade dos Metais, na transição entre a Pré-História e a História, é possível afirmar que a. foi

Leia mais

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.:

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Heródoto, o principal

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professora: Viviane Silva Gonzaga Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2017 Aluno(a): N o :

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA. PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.)

PRÉ-HISTÓRIA. PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.) PERÍODO QUE VAI DO SURGIMENTO DO HOMEM (± 4 MILHÕES DE ANOS ATRÁS) À INVENÇÃO DA ESCRITA (±4.000 a.c.) A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA: NOME PERÍODO CRÂNIO LOCAL CARACTERÍSTICA Australopithecus 4,2 1,4 milhões

Leia mais

Objetivos: - Recursos: Imagens e Vídeos. - Conteúdo para próxima aula:

Objetivos: - Recursos: Imagens e Vídeos. - Conteúdo para próxima aula: Conteúdo: Civilizações Antigas Mesopotâmia. Compreender as civilizações antigas como berço do modelo das sociedades atuais; Caracterizar os diferentes povos que formaram as civilizações mesopotâmicas;

Leia mais

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA PÁG: 1 / Egito: Condições naturais: O Egito situa-se no nordeste de África. Fica a norte do deserto da Núbia, a este do deserto da Líbia e a oeste do deserto Arábico. Tem ainda como limites o Mar Mediterrâneo

Leia mais

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra TEXTO BASE: EGITO ANTIGO A região do Egito está localizada ao nordeste da África em uma longa faixa banhada pelo rio Nilo fazendo parte do que chamamos de Crescente Fértil. Seu clima árido faz com que

Leia mais

04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES

04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES 04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES Crescente Fértil: localização e importância Entre o nordeste da África e parte da Ásia ocupada por diversos povos desde tempos remotos destaque para os egípcios e mesopotâmicos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividades para Estudos Autônomos Data: 7 / 8 / 2018 Caro(a) aluno(a), Aluno(a): N o

Leia mais

Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS

Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS Mesopotâmia Sumérios e Acádios (3.500a.C. aprox.) Organização em cidades-estado > Patesis. Agricultura irrigada por canais. Criação da escrita cuneiforme.

Leia mais

Pré-História. Inicia-se com o aparecimento do gênero Homo e vai até cerca de a.c., período em que a escrita surgiu.

Pré-História. Inicia-se com o aparecimento do gênero Homo e vai até cerca de a.c., período em que a escrita surgiu. Pré-História Inicia-se com o aparecimento do gênero Homo e vai até cerca de 3.100 a.c., período em que a escrita surgiu. Os conhecimentos que temos da Pré- História são derivados de fragmentos obtidos

Leia mais

R.: b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.: 02- Por que através da mumificação os egípcios desenvolveram a medicina?

R.: b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.: 02- Por que através da mumificação os egípcios desenvolveram a medicina? PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Heródoto, o principal historiador

Leia mais

O legado dos nossos antepassados. Prof. Leonardo Machado Palhares

O legado dos nossos antepassados. Prof. Leonardo Machado Palhares O legado dos nossos antepassados Prof. Leonardo Machado Palhares Periodização da Pré- História Paleolítico (2 milhões de anos a, aproximadamente, 12000 a.c.) : nome de origem grega (Palaiós- antigo; lithos=

Leia mais

HISTÓRIA GERAL AULA 2

HISTÓRIA GERAL AULA 2 HISTÓRIA GERAL AULA 2 REVISANDO... PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO NEOLÍTICO IDADE DOS METAIS A HISTÓRIA IDADE ANTIGA HISTÓRIA IDADE MÉDIA IDADE MODERNA I. CONTEMPORÂNEA REVISANDO... PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO

Leia mais

Fenícios, Persas e Hebreus. Prof. Junior Soares

Fenícios, Persas e Hebreus. Prof. Junior Soares Fenícios, Persas e Hebreus Prof. Junior Soares Civilização fenícia Os maiores comerciantes marítimos da Antiguidade 1. Aspectos geográficos: > Localização da Fenícia em relação ao Mar Mediterrâneo Principais

Leia mais

HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental

HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental O povoamento da América Quando ocorreu o povoamento da América? Não se sabe ao certo quando os primeiros povoadores chegaram a América, mas estudos baseados em vestígios

Leia mais

UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL

UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL Aproximadamente 4000 a.c. até 476 d.c. MARCOS HISTÓRICOS: invenção da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente. EGÍPCIOS MESOPOTÂMICOS PERSAS HEBREUS FENÍCIOS CHINESES

Leia mais

Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva

Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva Capítulo 3: Os Primeiros povoadores da Terra. Prof: Magela Silva AS DUAS EXPLICAÇÕES MAIS CONHECIDAS SOBRE A ORIGEM DO SER HUMANO CRIACIONISMO DEFENDE QUE A VIDA E TODA A MATÉRIA EXISTENTE SÃO RESULTADOS

Leia mais

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.:

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Heródoto, o principal

Leia mais

Prof. Tácius Fernandes O IMPÉRIO PERSA BLOG:WWW.PROFTACIUSFERNANDES.WORDPRESS.COM

Prof. Tácius Fernandes O IMPÉRIO PERSA BLOG:WWW.PROFTACIUSFERNANDES.WORDPRESS.COM Prof. Tácius Fernandes O IMPÉRIO PERSA Os persas viviam onde hoje é o Irã. A partir do século VI a.c., iniciaram a conquista de um dos maiores impérios da Antiguidade. Em 1935, a Pérsia passou a se chamar

Leia mais

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre.

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre. Terra entre rios * Mesopotâmia, que significa terra entre rios, é considerada o berço da civilização, já que foi nessa área que surgiram as primeiras cidades da História. Tigre A geografia da região é

Leia mais

Persas, fenícios e hebreus. Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus

Persas, fenícios e hebreus. Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus OS PERSAS Profa. Schirley Pimentel Persas, fenícios e hebreus Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus 1. O império persa - Localização:

Leia mais

Hebreus, Fenícios e Persas

Hebreus, Fenícios e Persas Hebreus, Fenícios e Persas Os hebreus são antepassados do povo Judeu; Os estudos sobre sua história se baseiam em textos da primeira parte da Bíblia, chamado por eles de Torá; A Torá Composta por 5 livros

Leia mais

Conteúdo para recuperação do I Semestre 6º ANO

Conteúdo para recuperação do I Semestre 6º ANO Conteúdo para recuperação do I Semestre I Bimestre II Bimestre 6º ANO As primeiras sociedades; Mesopotâmia. Grécia: formação e consolidação; Grécia: Organização das cidades-estados. As primeiras sociedades;

Leia mais

HISTÓRIA. Nas vias do tempo, a trajetória humana. Prof. Alan Carlos Ghedini

HISTÓRIA. Nas vias do tempo, a trajetória humana. Prof. Alan Carlos Ghedini HISTÓRIA Nas vias do tempo, a trajetória humana Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Antes de tudo, as origens do homem A origem ou o elo perdido ainda é incerta. Há +/- 195 mil anos, no

Leia mais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais Antigo Egito O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais (trigo e cevada), frutas e legumes, linho

Leia mais

A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 4

A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 4 Professor Marcos Antunes A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 4 www.professoredley.com.br HIPÓTESES PARA EXPLICAR O POVOAMENTO DA AMÉRICA O Povoamento da América O crânio de Luzia, encontrado em Lagoa Santa

Leia mais

Capítulo 04 - Mesopotâmia

Capítulo 04 - Mesopotâmia COLÉGIO SALESIANO SÃO GONÇALO CUIABÁ MT Escola de Educação Básica Aluno(a): 6ºAno Professora: Cláudia Teodoro e Vânia Pires. Data: / /2016 Caderno de Recuperação de História Capítulo 04 - Mesopotâmia 01)

Leia mais

Localização geográfica

Localização geográfica O Egito Antigo Localização geográfica Norte da África região desértica cortada pelo Rio Nilo, que através de seu regime de cheias e vazantes possibilitou a fertilidade do solo e a prática da agricultura.

Leia mais

Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita

Pré-História. Conceito dividido em período. Paleolítico Neolítico Idade dos Metais. Período histórico anterior a invenção da escrita PRÉ-HISTÓRIA Pré-História Conceito dividido em período Período histórico anterior a invenção da escrita Paleolítico Neolítico Idade dos Metais Surgimento do homem até a invenção da escrita (2 milhões a.c.

Leia mais

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.:

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: PGA - Prova Global do Agrupamento Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 Departamento de Ciências Sociais e Humanas História 7.º Ano Prova: B Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

História MARCOS ROBERTO

História MARCOS ROBERTO História MARCOS ROBERTO Persas, fenícios e hebreus Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus 1. O império persa - Localização: planalto do

Leia mais

1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis.

1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 2 EGITO E MESOPOTÂMIA: Estados TEOCRÁTICOS de REGADIO; - Líder = Deus ou representante dele;

Leia mais

HISTÓRIA. Antiguidade Oriental Parte 2. Profª. Eulália Ferreira

HISTÓRIA. Antiguidade Oriental Parte 2. Profª. Eulália Ferreira HISTÓRIA Parte 2 Profª. Eulália Ferreira Mesopotâmicos Mesopotâmia "terra entre rios A Mesopotâmia foi uma região por onde passavam muitos povos nômades oriundos de diversas localidades. A terra fértil

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplinas: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Nome: Nº Turma: Querido(a) aluno(a),

Leia mais

EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA BOM TRABALHO! (d) é somente o conjunto de ações de governantes e heróis.

EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA BOM TRABALHO! (d) é somente o conjunto de ações de governantes e heróis. COLÉGIO FRANCO-BRASILEIRO NOME: N : TURMA: PROFESSOR(A): ANO: DATA: / / 2014 EXERCÍCIO DE REVISÃO DE HISTÓRIA Organize uma rotina de estudos. Comece o quanto antes. Organize seu tempo para o estudo da

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL. Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04. hbp://historiaonline.com.br

ANTIGUIDADE ORIENTAL. Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04. hbp://historiaonline.com.br ANTIGUIDADE ORIENTAL Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04 M.P.A.: Modo de Produção Asiá9co M.P.E.: Modo de Produção Escravista M.P.F.: Modo de Produção Feudal M.P.K.:Modo de Produção Capitalista Pré- História

Leia mais

HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO. PARTE 1 Mesopotâmia CAPÍTULO MESOPOTÂMIA

HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO. PARTE 1 Mesopotâmia CAPÍTULO MESOPOTÂMIA CAPÍTULO 3 MESOPOTÂMIA Terra entre rios n A palavra tem origem grega e significa terra entre rios. Mesos: meio, entre. n A corresponde à região entre os rios Tigre e Eufrates, nos atuais territórios do

Leia mais

PROFESSOR:TÁCIUS FERNANDES BLOG: PROFTACIUSFERNANDES.WORDPRESS.COM

PROFESSOR:TÁCIUS FERNANDES BLOG: PROFTACIUSFERNANDES.WORDPRESS.COM OS PERSAS PROFESSOR:TÁCIUS FERNANDES LOCALIZAÇÃO Os persas viviam onde hoje é o Irã. A partir do século VI a.c., iniciaram a conquista de um dos maiores impérios da Antiguidade. Em 1935, a Pérsia passou

Leia mais

A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius

A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius Situada no nordeste da África, a Núbia era uma extensa faixa de terra localizada ao sul do Egito, entre a primeira e a sexta catarata do Rio Nilo. Nos tempos

Leia mais

A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius

A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius Situada no nordeste da África, a Núbia era uma extensa faixa de terra localizada ao sul do Egito, entre a primeira e a sexta catarata do Rio Nilo. Nilo.

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO

COLÉGIO XIX DE MARÇO COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 1 a PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a) Nº Ano: 6º Turma: Data: / /2016 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

HISTÓRIA GERAL AULA 3

HISTÓRIA GERAL AULA 3 HISTÓRIA GERAL AULA 3 Nesta aula... Hebreus; Fenícios; Persas. Os Hebreus Povo de origem semita; Considerados antepassados dos judeus; Principais informações encontradas no Antigo Testamento; Fundadores

Leia mais

HISTÓRIA. aula Civilizações do Antigo Oriente

HISTÓRIA. aula Civilizações do Antigo Oriente HISTÓRIA aula Civilizações do Antigo Oriente Primeiras Civilizações Revolução Neolítica Domesticação de plantas e animais Nova dieta alimentar e início do sedentarismo Uso de metais e início de disputas

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia / História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DE HISTÓRIA Capítulos 1, 2 e 3 do livro didático. A origem dos

Leia mais

6º Ano 2º Trimestre Roteiro de Estudos.

6º Ano 2º Trimestre Roteiro de Estudos. 6º Ano 2º Trimestre Roteiro de Estudos. Queridos, espero que este pequeno roteiro/resumo ajude todos vocês, mas lembrem-se que devem estudar também pelo Anglo, caderno e por todas as anotações que fizemos

Leia mais

Dicas do Professor. História 6º Ano

Dicas do Professor. História 6º Ano Dicas do Professor História 6º Ano O Egito Antigo Essa frase é de um grego chamado Heródoto. Por se localizar numa região desértica - o nordeste da África -, o Egito sempre teve a sua vida ligada às águas

Leia mais

DATA: 03 DE JULHO. Fenícios e Persas.

DATA: 03 DE JULHO. Fenícios e Persas. DATA: 03 DE JULHO Conteúdo: Civilizações Antigas Fenícios e Persas. Egito, Hebreus, - Localizar, no tempo e no espaço, as civilizações antigas; - Identificar os principais momentos da história dessas civilizações;

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano PALEOLÍTICO Processo de hominização; Caça e coleta; Nômades; Controle do fogo; Pinturas rupestres. O CONTROLE DO FOGO POSSIBILITOU AO HOMEM... proteger-se dos animais;

Leia mais

Linha do tempo. Arq. Atualidade ac d. C d. C.

Linha do tempo. Arq. Atualidade ac d. C d. C. PRÉ-HISTÓRIA Linha do tempo 500.000 ac 1789 d. C. 1453 d. C. Atualidade Arq. Pré-História identifica dividido em período Anterior a invenção da escrita Paleolítico Neolítico Idade dos Metais 2 milhões

Leia mais

UNIDADE DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF

UNIDADE DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 0 / 2 / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 0,0

Leia mais

História Amauri Roteiro RE/I 2º/ /06/2017 Valor da avaliação. Roteiro de Estudos 0,5

História Amauri Roteiro RE/I 2º/ /06/2017 Valor da avaliação. Roteiro de Estudos 0,5 Nome Nº Ano/Série Ensino Turma 6º Fund. Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data História Amauri Roteiro RE/I 2º/2017 26/06/2017 Tema Valor da avaliação Roteiro de Estudos 0,5 NOTA

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 14/09/2018 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA 6 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA 6 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA 6 o ANO Unidade 1 1. 2. a) O trecho 1 diz respeito à teoria evolucionista e o trecho 2 está associado à teoria criacionista. b) A teoria evolucionista é aceita

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Teerã - capital FENÍCIOS ISRAEL EGITO IRAQUE Mesopotâmia REINO DA PÉRSIA IRÃ A PÉRSIA, ATUAL IRÃ, LOCALIZAVA-SE A LESTE DA MESOPOTÂMIA, Á MARGEM DO CRESCENTE FÉRTIL Reino da Média

Leia mais

Antiguidade Oriental. Egito e Mesopotâmia

Antiguidade Oriental. Egito e Mesopotâmia Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia As principais civilizações As principais civilizações da Antigüidade oriental são a suméria, assíria, acadiana, egípcia, hebraica, fenícia, hitita e persa. Civilização

Leia mais

Mesopotâmia. Berço de grandes impérios Unidade 4

Mesopotâmia. Berço de grandes impérios Unidade 4 Mesopotâmia Berço de grandes impérios Unidade 4 Primeiras civilizações surgem entre os rios Tigre e Eufrates. Região era chamada pelo Gregos antigos de Mesopotâmia Terra entre rios Grupos humanos desenvolvem

Leia mais

Fenícios e Persas IDADE ANTIGA

Fenícios e Persas IDADE ANTIGA IDADE ANTIGA Fenícios e Persas Dentre os diversos povos que viveram na mesopotâmia e arredores, destacamos nessa aula o povo que chegou a formar um verdadeiro império sobre o Mar Mediterrâneo, os fenícios,

Leia mais

A era dos patriarcas

A era dos patriarcas Os Hebreus Os Hebreus De todos os povos da antiguidade os hebreus talvez sejam os que mais influência cultural e religiosa nós sejamos herdeiros. Pois as raízes da cultura judaico-cristã, da qual fazemos

Leia mais

IMPÉRIO PERSA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

IMPÉRIO PERSA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA IMPÉRIO PERSA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Teerã - capital EGITO FENÍCIOS ISRAEL IRAQUE Mesopotâmia REINO DA PÉRSIA IRÃ A PÉRSIA, ATUAL IRÃ, LOCALIZAVA-SE A LESTE DA MESOPOTÂMIA, Á MARGEM DO CRESCENTE FÉRTIL

Leia mais

06- Existe algum calendário mais correto do que o outro? Explique sua resposta.

06- Existe algum calendário mais correto do que o outro? Explique sua resposta. PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Qual a utilidade da História?

Leia mais

01) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de

01) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de 1 2 01) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de a) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. O Egito Antigo possuía um território estreito e comprido que compreendia duas

Leia mais

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 6º ano DISCIPLINA: História Profª Inês Pereira

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 6º ano DISCIPLINA: História Profª Inês Pereira ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 6º ano DISCIPLINA: História Profª Inês Pereira *Observação: Esta folha deverá ser impressa e anexada aos exercícios em folha timbrada e entregues no dia

Leia mais

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: HISTORIA Professor (a): RODRIGO CUNHA Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

1. EXPLIQUE porque as primeiras civilizações da humanidade se concentraram nas proximidades dos grandes rios.

1. EXPLIQUE porque as primeiras civilizações da humanidade se concentraram nas proximidades dos grandes rios. PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

a) O que, em especial, facilitava o trabalho daqueles que viviam no delta do Nilo?

a) O que, em especial, facilitava o trabalho daqueles que viviam no delta do Nilo? 6º História Carol Av. Mensal 27/09/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova contém

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes A A Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2 A A Aula 2.2 Conteúdo Pré-História II. 3 A A Habilidade Entender as idades

Leia mais

Civilizações Hidráulicas

Civilizações Hidráulicas Civilizações Hidráulicas Mesopotâmia e Egito Prof. Thiago Modo de Produção Asiático Sociedades ditas Hidráulicas ou de Regadio; Ausência da propriedade privada; Base social aldeã; Intervenção estatal na

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO ANTIGO

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO ANTIGO HISTÓRIA Um oásis no meio do grande deserto do Saara. Uma dádiva do rio Nilo. Assim é definido o antigo Egito, o país dos faraós, das múmias e dos Mistérios das pirâmides. João Francisco LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Leia mais

ANTIGUIDADE CLÁSSICA. Prof. Bruno Pedroso

ANTIGUIDADE CLÁSSICA. Prof. Bruno Pedroso ANTIGUIDADE CLÁSSICA Prof. Bruno Pedroso OCIDENTE E ORIENTE Alguns povos conseguem alcançar uma etapa de mudança com aspectos de civilização, porém ainda com muitas características do mundo primitivo.

Leia mais

1ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA 1º ANO - 1º BIMESTRE/ 2012

1ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA 1º ANO - 1º BIMESTRE/ 2012 CENTRO DE ENSINO MARIA ANGELIM Aluno (a): Série: 1º ANO Turma: A Professor: TÁCIUS FERNANDES Nota: 1ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA 1º ANO - 1º BIMESTRE/ 2012 HABILIDADES Argumentar as ideias apresentadas nas

Leia mais

1. Dê um exemplo de fonte histórica que cada um destes profissionais estuda: a) Historiador. b) Arqueólogo. c) Paleontólogo

1. Dê um exemplo de fonte histórica que cada um destes profissionais estuda: a) Historiador. b) Arqueólogo. c) Paleontólogo COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIO COMPLEMENTAR I DATA PARA ENTREGA / /2017 DISCIPLINA: HISTÓRIA ALUNO(A): SÉRIE: 6 ANO Conteúdo: * Os primeiros povoadores da Terra * A Pré-História brasileira

Leia mais

O que é História? A história é uma ciência que investiga o passado para poder compreender melhor o presente.

O que é História? A história é uma ciência que investiga o passado para poder compreender melhor o presente. EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA O EXAME FINAL HISTÓRIA 5ª SÉRIE O que é História? A história é uma ciência que investiga o passado para poder compreender melhor o presente. Existem muitas fontes através das

Leia mais

Fenícios: o povo do mar. Persas. Aula 6A. Prof. Alexandre Cardoso

Fenícios: o povo do mar. Persas. Aula 6A. Prof. Alexandre Cardoso Fenícios: o povo do mar. Persas Aula 6A Prof. Alexandre Cardoso Organizados politicamente em Cidades-Estado Ruínas de Ugarit, Sídon e de Tiro Cidades Fenícias Cidades Fenícias Cidades Fenícias problemas...

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda História Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 6 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma:

Leia mais

Trabalho realizado por: Ana Verónica 7ºD nº3 Marlene Silva 7ºD nº 15 Tiago Monteiro 7ºD nº19

Trabalho realizado por: Ana Verónica 7ºD nº3 Marlene Silva 7ºD nº 15 Tiago Monteiro 7ºD nº19 Trabalho realizado por: Ana Verónica 7ºD nº3 Marlene Silva 7ºD nº 15 Tiago Monteiro 7ºD nº19 Índice A localização no espaço e no tempo da Fenícia; As carateristicas geográficas da Fenícia; A organização

Leia mais

Características gerais

Características gerais 06. HEBREUS Características gerais Povo seminômade originário da cidade Ur, Mesopotâmia Crença em um único deus Peregrinação à uma terra prometida estabelecidos na antiga terra de Canaã, região da Palestina

Leia mais

JOGO DE PERGUNTAS. 211 e 212 Prof. Tiago Nascimento

JOGO DE PERGUNTAS. 211 e 212 Prof. Tiago Nascimento JOGO DE PERGUNTAS 211 e 212 Prof. Tiago Nascimento Regras Cada equipe responde na sua vez. Se não souber passa. Se a segunda equipe também não souber passa para a terceira. E assim sucessivamente. Nesse

Leia mais

Da origem do ser humano à formação dos primeiros Estados

Da origem do ser humano à formação dos primeiros Estados Da origem do ser humano à formação dos primeiros Estados 2.1 A origem do homem A evolução humana Explicações para o surgimento do homem: Religiosa: criacionismo. O homem foi criado por um ser supremo.

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes A A Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2 A A Aula 5.2 Conteúdo As Civilizações da Mesopotâmia II 3 A A Habilidade Analisar

Leia mais

HISTÓRIA 6º ano 1º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

HISTÓRIA 6º ano 1º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES Capítulo 1 O que é história? Capítulo 2 A história, o empo e o espaço? Capítulo 3 O ser humano em busca de suas origens. 1. Defina os termos: a) Fontes históricas. b) Patrimônios históricos. HISTÓRIA 6º

Leia mais

"Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." Paulo Freire.

Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Paulo Freire. Aula 1: Pré História e Antiguidade Oriental Pré História PALEOLÍTICO ( +/- 2 000 000-10 000 a. C ) Pedra Lascada Australopithecus Centro Sul do Continente Africano ( 1000 000 500 000 a.c Pitecantropus

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 9 / 5 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Unidade I O Brasil antes de Cabral. Capítulo 1 Primeiros

Leia mais

HISTÓRIA PROFESSOR ERALDO RAFAEL

HISTÓRIA PROFESSOR ERALDO RAFAEL Antiguidade Oriental Escola: Professor(a): Eraldo Rafael Nome: Ano: Nº: Nota: 1. (Uece) O Crescente Fértil, expressão que identifica uma área da civilização antiga, refere-se às seguintes civilizações:

Leia mais

EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA

EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA HISTÓRIA DA ARTE Aluno (a): Professor: Lucas Salomão Data: / /2016 9º ano: A [ ] B [ ] C [ ] ARTE EGÍPCIA EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA 01. Sobre a arte egípcia, marque ( V ) para as alternativas verdadeiras

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 09/08/2017 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS POVOS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL: ORIENTE PRÓXIMO E EXTREMO ORIENTE QUAIS A PRINCIPAL HERANÇA DEIXADA PELOS HEBREUS A maior contribuição dos hebreus foi religiosa.

Leia mais

"Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018"

Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018 65 COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental II 6º ANO Prof.ª: Angélica Disciplina: História Estudante :. No. ATIVIDADE TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL "Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018" Questão

Leia mais

Mesopotâmia, região entre rios

Mesopotâmia, região entre rios Mesopotâmia, região entre rios Rio Eufrates Rio Tigre Muito do que consideramos natural no mundo moderno tem suas origens nessa civilização: os alimentos, os tijolos para a construção, os veículos de rodas

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1º EM História Rafael Av. Mensal 30/04/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

4. Egito PÁGINAS 42 À 54.

4. Egito PÁGINAS 42 À 54. 4. Egito PÁGINAS 42 À 54. Organizando a História... Páginas 42 e 43. 1 2 3 Nilo Aprender a lidar com as cheias do Nilo; Sistemas de irrigação; Rio Nilo Ferramentas de ossos e pedras para arar a terra;

Leia mais