MANUAL DE CONDUTA ÉTICA E EMPRESARIAL GRUPO VIVO SABOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE CONDUTA ÉTICA E EMPRESARIAL GRUPO VIVO SABOR"

Transcrição

1 MANUAL DE CONDUTA ÉTICA E EMPRESARIAL GRUPO VIVO SABOR

2 INTRODUÇÃO Ciente de sua responsabilidade como fornecedora de refeições coletivas e prestadora de serviços, o Grupo Vivo Sabor divulga seu Manual de Ética e Conduta empresarial, que tem como objetivo alinhar as politicas das empresas do Grupo, visando à realização da visão, missão e valores, e estabelecendo padrões e normas de comportamento dos colaboradores em suas relações com o público interno e externo, a fim de fortalecer a imagem da organização, agregando a ela valor e reduzindo os riscos de interpretações subjetivas quanto aos aspectos morais e éticos. O mesmo visa ser de conhecimento de todos os diretores, colaboradores e parceiros da empresa, tornando clara e objetiva a responsabilidade de cada indivíduo. Partindo deste princípio e atenta às mudanças, o Grupo Vivo Sabor não fica atrelado somente ao que produz e ao que apresenta ao mercado, preocupando-se também, com a conduta de seus colaboradores. Fatores determinantes para a prática do Código de Ética estão no aprimoramento de processos, na especialização das pessoas e no envolvimento da alta administração. Este Código de Conduta é a expressão do nosso compromisso. Sua aplicação assegura a todos um ambiente de trabalho saudável e seguro. "Agir com integridade e responsabilidade, dentro dos padrões éticos, além de ser uma boa política, é também uma prática de negócio e de respeito às pessoas. O Grupo Vivo Sabor tem o orgulho de afirmar que é uma empresa que atua no mercado comprometida com a excelência". O Grupo Vivo Sabor trata todos os seus colaboradores com respeito e dignidade, propiciando um ambiente de trabalho com oportunidades iguais de crescimento pessoal e profissional, respeitando a liberdade de todos. Termos e expressão empregados: Código: Conjunto de regras, leis ou normas. Conduta: Comportamento, procedimento moral.

3 POSTURA DE GESTÃO A alta gestão deve tratar os colaboradores de maneira igualitária; deve se reportar ao subordinado com respeito, de forma direta e ética. As tratativas quanto ao não cumprimento de normas deverão ser apontadas pela liderança, sendo tais eventos acompanhados das informações e das diretrizes necessárias para evitar a incidência. Ser pontual, assíduo e dedicado de tal maneira que poderá cobrar a mesma postura do subordinado. Orientar os procedimentos dos subordinados quanto as dúvidas surgidas no dia a dia do trabalho e no exercício da função. CONDUTA FORA DA EMPRESA Como integrante do Grupo Vivo Sabor, o colaborador deverá ser criterioso quanto a sua conduta dentro e fora da empresa, seja em circunstância de suas atividades profissionais ou situações de sua vida pessoal, com prudência e zelo, não expondo de forma negativa a empresa ou sua carreira. No ambiente interno, não é permitido discussões em corredores, brincadeiras ou conversas paralelas que comprometa o desempenho do trabalho. É dever de todos tratar o próximo com respeito. Não é permitido dormir nas dependências da empresa, bem como deitar em locais internos e externos, como em sanitários com o uniforme e em pleno exercício da função, colocando em risco todo processo produtivo do alimento, exceto em condições de socorro. Nos ambientes externos, na qual o colaborador represente a empresa, a sua conduta deverá ser compatível aos valores da empresa. AMBIENTE DE TRABALHO E PATRIMÔNIO DA EMPRESA As condições de trabalho para um ambiente seguro e saudável é de responsabilidade da empresa, porém, a manutenção, o zelo e a organização dos espaços são de responsabilidades dos colaboradores que atuam naquele ambiente. UNIFORMES Nas áreas operacionais, os colaboradores das empresas do Grupo Vivo Sabor devem utilizar o uniforme fornecido pela empresa, conforme necessidade de processo e as normas de qualidade e segurança. Nas áreas administrativas, comerciais e técnicas recomenda-se sempre o bom senso, além disso, não é permitido o uso de bermudas ou shorts. Tal procedimento cabe a todos os colaboradores, visitantes, clientes e fornecedores. Bom senso - uso de mini blusas, mini saias, blusas extremamente decotadas, roupas muito justas, regatas masculinas e chinelos são proibidos e devem ser evitados.

4 DISCRIMINAÇÃO O Grupo Vivo Sabor emprega e trata seus colaboradores de maneira não discriminatória no que diz respeito a raça, cor, idade, orientação sexual, estado civil, nacionalidade, opinião política, deficiências, religião, condições físicas, afiliação sindical, social ou étnica, ou quaisquer outros, assim como exige de sua equipe técnica a mesma postura. CONFLITO DE INTERESSE A política do Grupo Vivo Sabor, referente aos possíveis conflitos de interesse, é baseada no princípio de que o colaborador deverá tomar decisões e agir de maneira idônea, sem deixar influenciar por questões particulares ou comentários de terceiros, que possam interferir na execução de suas atividades. O relacionamento entre colegas deverá ser exclusivamente profissional dentro das empresas do Grupo. Em momento algum deverá ocorrer protecionismo, injustiça ou qualquer beneficiamento por interesse próprio. Não é permitida a contratação de parentes em qualquer grau de parentesco que possa responder ao superior imediato que seja da mesma família. INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS Os colaboradores que por força do cargo ou de sua responsabilidade tenham acesso a informações privilegiadas ou confidenciais sobre o Grupo Vivo Sabor, não poderão repassá-las a terceiros sem o consentimento da mesma, e deverão zelar por toda e qualquer informação e/ou documento que possa ser de suma importância, impedindo até mesmo a sua circulação. Informações estratégicas ou confidenciais são aquelas não conhecidas pelo mercado, e que a divulgação possa comprometer as operações da empresa. O uso das informações deve ser apenas para o desempenho das suas atividades dentro da organização e em momento algum poderão ser utilizadas em benefício próprio. Alguns exemplos de informações privilegiadas são: resultados financeiros, grandes aquisições, captação de clientes, cadastro de fornecedores, política de compras ou vendas, valores praticados pela empresa, salário dos colaboradores entre outros. TRABALHO INFANTIL OU ESCRAVO O Grupo Vivo Sabor respeita todo indivíduo, independente da sua posição. Não é tolerado trabalho forçado, compulsório ou infantil. ASSÉDIO E ABUSO DE PODER De forma alguma admite-se assédios, tais como moral, sexual, econômico ou de qualquer outra natureza, nem situações que configure constrangimento ou intimidação entre os colaboradores, independentemente do nível hierárquico. O colaborador que se sentir humilhado, discriminado ou constrangido em tratar de assuntos com seu superior imediato, deverá recorrer ao departamento de Recursos Humanos do Grupo Vivo Sabor, que dará toda atenção necessária.

5 USO DE ÁLCOOL, DROGAS E PORTE DE ARMAS Dentro das dependências da empresa não é permitido o uso de qualquer substância alcoólica e tóxica, nem a permanência em estado de embriaguez ou estado alterado por uso destas substâncias. A empresa está em constante orientação para o não uso de drogas ou bebidas alcoólicas, através de palestras e informações em murais. Armas não são permitidas dentro da empresa, exceto por pessoas autorizadas e em pleno exercício da função. COMERCIALIZAÇÃO DE MERCADORIAS Não é permitida a comercialização ou permuta de mercadorias por interesse particulares dentro do ambiente da empresa. É proibido a comercialização de benefícios concedidos aos colaboradores, tais como valetransporte, cestas básicas e demais itens oferecidos pela empresa, sendo passivo de demissão em caso de comprovação desta prática. PARTICIPAÇÃO POLÍTICA A vinculação, afiliação ou colaboração com partidos políticos deverão ser realizadas de tal forma que fique claro seu caráter pessoal e sem qualquer vinculação com o Grupo Vivo Sabor, e o seu ato deverá ser previamente comunicado à diretoria da empresa ou no momento de sua contratação. USO DOS SISTEMAS ELETRÔNICOS DE INFORMAÇÃO O colaborador não deve possibilitar o acesso de pessoas não autorizadas aos sistemas informatizados da empresa por meio de sua senha pessoal. O uso do sistema de informação é restrito à hierarquia e a necessidade dos colaboradores. O departamento de T.I orienta todos os colaboradores que possuem o acesso ilimitado para que não acessem sites com conteúdos duvidosos, que colquem em risco a segurança e a confiabilidades das informações internas. PATRIMÔNIO DA EMPRESA Considera-se patrimônio da empresa equipamentos, móveis, imóveis, utensílios, veículos, matéria prima, estoque de produtos acabados e semi-acabados. A empresa não autoriza os colaboradores a utilizarem os veículos da empresa para fornecer carona a terceiros e para fins pessoais. Também são considerados como bens a marca, orçamentos anuais, táticas e estratégias de negócios, dados estatísticos, financeiros e contábeis, resultados operacionais, entre outros. Todo colaborador deverá zelar pelo patrimônio da empresa, seja ele tangível e/ou intangível.

6 PAGAMENTOS E RECEBIMENTOS QUESTIONÁVEIS É proibido qualquer colaborador fazer negociações particulares dentro da empresa, bem como comercializar material de propriedade do Grupo Vivo Sabor, sejam eles insumos, equipamentos ou utensílios, sem a prévia comunicação e autorização do diretor da área. Todo e qualquer pagamento e recebimento deverá ser realizado através de documentos fiscais idôneos e circular pela conta corrente da empresa ou caixa, devidamente registrado em sua contabilidade, sendo proibida qualquer circulação de valores em contas pessoais de colaboradores que não sejam objeto de salário, benefícios ou reembolso de despesas. RECEBIMENTO DE PRESENTES OU FAVORECIMENTO Toda e qualquer forma de gratificação ou agraciamento recebida por colaboradores da empresa deverá ser feita através da emissão de notas fiscais, indicando a natureza de bônus ou brinde, e deve ter obrigatoriamente a ciência e aprovação da diretoria responsável. DOAÇÕES As doações realizadas pela empresa somente poderão ocorrer mediante autorização do quadro de sócios e diretores do Grupo Vivo Sabor, e deverão ser feitas por meio de notas fiscais e depósitos bancários que estejam devidamente registrados na contabilidade da empresa. CORRUPÇÃO E SUBORNO O Grupo Vivo Sabor se espelha na Lei / Lei Anticorrupção - na prática de seus atos perante a sociedade, exigindo de seus administradores, sócios, diretores e demais colaboradores o respeito aos mais elevados padrões de integridade e honestidade em todas as relações, seja dentro ou fora do Grupo. Não é tolerado qualquer tipo de corrupção (aceitar ou receber dinheiro para obter vantagem comercial imprópria, financiar campanhas políticas, entre outros). Antes de qualquer acordo comercial ou fechamento de proposta o Grupo Vivo Sabor, deverá consultar a integridade e regularidade das empresas na qual será prestado os serviços. Para maior confiabilidade, o sistema de compras é gerado mediante a aprovação por alçadas, dos quais supervisores, gerentes e diretores são envolvidos nos diversos processos, antes da efetiva aquisição ou contratação, de forma a assegurar o mínimo de suas aprovações, inibindo os riscos e assegurando a idoneidade de seus parceiros. O Grupo Vivo Sabor tem em seus pilares a responsabilidade, a ética e a transparência de suas relações comerciais com o mercado público e privado, e com os órgãos governamentais, mantendo a assiduidade em seus compromissos fiscais, o comprometimento com seus colaboradores e a geração de empregos. Desta forma o Grupo Vivo Sabor demonstra em suas ações a prática de Ética e Conduta perante a sociedade.

7 RELACIONAMENTO COM PARCEIROS COMERCIAIS E CONCORRENTES. O Grupo Vivo Sabor zela pela política de boas práticas comerciais com toda a sua rede de clientes, fornecedores e parceiros. As relações devem ter transparência, seriedade, profissionalismo e nenhuma informação trocada por correspondências, s, mensagens eletrônicas de celular podem relacionar nomes, números ou quaisquer informações confidenciais entre as partes. SEGURANÇA NO TRABALHO O Grupo Vivo Sabor é permanentemente preocupado com a segurança dos seus profissionais e visitantes e mantêm uma equipe dedicada ao cumprimento das Normas Internas de Segurança, visando o conhecimento e a prevenção aos diversos riscos envolvidos em sua estadia, além de realizar regularmente testes preventivos de evacuação do prédio na sede do Grupo. O monitoramento por câmeras de todas as áreas operacionais e administrativas, também contribue com a prevenção de acidentes e asseguram a segurança alimentar. Este documento tem aplicação obrigatória e não tem pretensão de restringir o desenvolvimento dos negócios. Ao contrário, vem para acrescentar valor, apoiar o crescimento e a constante busca pela excelência. Cada um de nós é responsável por agir de acordo com o Código, que tem como objetivo guiar sobre o que é certo perante o Grupo Vivo Sabor. O seu compromisso e integridade perante o Código de Conduta é essencial para que assim possamos oferecer serviços de qualidade, executar as tarefas com segurança e alcançar as nossas metas.

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO CÓDIGO DE ÉTICA DA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO 0 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO... 2 2 - ABRANGÊNCIA... 2 3 - PRINCÍPIOS GERAIS... 2 4 - INTEGRIDADE PROFISSIONAL E PESSOAL... 3 5 - RELAÇÕES COM

Leia mais

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente Código de Ética OBJETIVO Este código de ética serve de guia para atuação dos empregados e contratados da AQCES e explicita a postura que deve ser adotada por todos em relação aos diversos públicos com

Leia mais

Apresentação. Após a leitura, o colaborador deve atestar que se compromete a respeitar os padrões estabelecidos nesse documento.

Apresentação. Após a leitura, o colaborador deve atestar que se compromete a respeitar os padrões estabelecidos nesse documento. CÓDIGO DE ÉTICA 1 2 3 Apresentação Apresentamos a todos o Código de Ética do Banco A.J Renner S.A. Este código contém as orientações que devem ser seguidas individual e coletivamente na busca pela excelência

Leia mais

Código de Ética Rastru

Código de Ética Rastru CÓDIGO DE ÉTICA RASTRU O objetivo desse Código de É tica é definir com clareza os princípios éticos que norteiam as ações e os compromissos da organização Rastru, tanto da parte institucional como da parte

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta Estrutura do Código de Ética e Conduta 1. Introdução pág. 03 2. Mensagem da Diretoria pág. 04 3. Relações no Ambiente de Trabalho pág. 05 4. Relacionamento Externo pág. 07 5.

Leia mais

Código de Conduta Ética

Código de Conduta Ética SUMÁRIO 1 Objetivo... 03 2 Abrangência... 03 3 Valores... 03 4 - Conduta ética da PPL com os diversos públicos 4.1 - Cliente: Foco de nossa atuação... 03 4.2 - Relação e interação com fornecedores e parceiros...

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA DA SOMMA INVESTIMENTOS

CÓDIGO DE ÉTICA DA SOMMA INVESTIMENTOS 1. O CÓDIGO Este Código de Ética (Código) determina as práticas e padrões éticos a serem seguidos por todos os colaboradores da SOMMA INVESTIMENTOS. 2. APLICABILIDADE Esta política é aplicável: 2.1. A

Leia mais

Norma de Política. Sistema Integrado de Normas. Título da Norma. Código de Ética - Área Suprimentos. Código COM011. Responsável

Norma de Política. Sistema Integrado de Normas. Título da Norma. Código de Ética - Área Suprimentos. Código COM011. Responsável Sistema Integrado de Normas Norma de Política Título da Norma Código Responsável Área: Processo: Subprocesso: Sistema: Cia de Alcance Código de Ética - Área Suprimentos COM011 Flavio Licio/CEN/BFE/Bunge

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE DE FORNECEDORES

CÓDIGO DE CONDUTA E INTEGRIDADE DE FORNECEDORES SUMÁRIO 1. Introdução... 04 2. Abrangência... 04 3. Objetivo... 04 4. Princípios Éticos... 05 5. Preconceitos e Discriminação... 05 6. Respeito à Legislação e Integridade nos Negócios... 05 7. Documentos,

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ABRANGÊNCIA Este Código de Ética e Conduta destina-se aos colaboradores e, no que couber, aos prestadores de serviços, visitantes e fornecedores da Panificação Tocantins. INTEGRIDADE

Leia mais

[CÓDIGO DE ÉTICA] Interinvest

[CÓDIGO DE ÉTICA] Interinvest [CÓDIGO DE ÉTICA] Este documento determina as práticas, padrões éticos e regras a serem seguidos pelos colaboradores, fornecedores e a todos aqueles que, direta ou indiretamente, se relacionem com a Interinvest.

Leia mais

PREÂMBULO TOV colaboradores, Compliance Outubro/2010

PREÂMBULO TOV colaboradores, Compliance Outubro/2010 PREÂMBULO A TOV, ciente da importância da ética nas relações profissionais nas comunidades onde atua e dos benefícios advindos do comprometimento e execução de diretrizes de conduta ética, divulga a todos

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE SUPRIMENTO DE MATERIAL E SERVIÇOS GSS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS

SUPERINTENDÊNCIA DE SUPRIMENTO DE MATERIAL E SERVIÇOS GSS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS ELETRONORTE SUPERINTENDÊNCIA DE SUPRIMENTO DE MATERIAL E SERVIÇOS GSS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS 1 2

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA RECEBA MAIS QUE TECNOLOGIA

CÓDIGO DE ÉTICA RECEBA MAIS QUE TECNOLOGIA CÓDIGO DE ÉTICA RECEBA MAIS QUE TECNOLOGIA Código de Ética e de Responsabilidade Social Propósitos A ACE Schmersal tem uma atuação corporativa pautada em valores éticos e morais. Estes mesmos valores regem

Leia mais

CÓDIGO RIP DE CONDUTA EMPRESARIAL O CÓDIGO RIP DE CONDUTA EMPRESARIAL

CÓDIGO RIP DE CONDUTA EMPRESARIAL O CÓDIGO RIP DE CONDUTA EMPRESARIAL CÓDIGO RIP DE CONDUTA EMPRESARIAL O CÓDIGO RIP DE CONDUTA EMPRESARIAL Março de 2015 1ª edição MENSAGEM DO PRESIDENTE O Código de Conduta da RIP ( Código ) é a declaração formal das expectativas que servem

Leia mais

Política de Relacionamento com Fornecedores

Política de Relacionamento com Fornecedores Política de Relacionamento com Fornecedores Publicado em: 25/06/2013 1. Conceito O Santander tem como compromisso promover a sustentabilidade, conduzindo seus negócios em plena conformidade com a legislação

Leia mais

O Banrisul no relacionamento com os diversos setores da sociedade terá suas posições e ações baseadas nas seguintes disposições:

O Banrisul no relacionamento com os diversos setores da sociedade terá suas posições e ações baseadas nas seguintes disposições: 1.0 - CÓDIGO DE ÉTICA DO BANRISUL Preâmbulo O compromisso maior da instituição deve ser o de possibilitar continuamente a consecução de sua missão, a saber: Ser o agente financeiro do Estado para promover

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR A Weatherford construiu sua reputação como uma organização que exige práticas comerciais éticas e altos níveis de integridade em todas as nossas transações comerciais. A

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO SISTEMA CECRED

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO SISTEMA CECRED POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO SISTEMA CECRED VERSÃO 01 MAIO DE 2015 SUMÁRIO Capítulo 1 Objetivo do documento... 3 Capítulo 2 Público - Alvo / Aplicabilidade... 5 Capitulo 3 Responsabilidades...

Leia mais

O Banrisul no relacionamento com os diversos setores da sociedade terá suas posições e ações baseadas nas seguintes disposições:

O Banrisul no relacionamento com os diversos setores da sociedade terá suas posições e ações baseadas nas seguintes disposições: 1.0 - CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA DO BANRISUL Preâmbulo O compromisso é servir como Guia Prático de Conduta Pessoal e Profissional, a ser utilizado por todos os Colaboradores do Banrisul, possibilitando a

Leia mais

Código de Ética Nortran. DC 39 Rev.: 11 Página 1 de 7

Código de Ética Nortran. DC 39 Rev.: 11 Página 1 de 7 DC 39 Rev.: 11 Página 1 de 7 O Código de Ética Nortran visa identificar as responsabilidades no relacionamento com as partes interessadas (clientes internos e externos). Basea-se nos fundamentos do SGN

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO DO BANRISUL

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO DO BANRISUL POLÍTICA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO DO BANRISUL A Política de Prevenção à Corrupção tem como objetivo dar visibilidade e registrar os princípios e valores éticos que devem nortear a atuação dos empregados,

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA DA HABITÁGUA

CÓDIGO DE ÉTICA DA HABITÁGUA CÓDIGO DE ÉTICA DA HABITÁGUA ÍNDICE PREÂMBULO... 3 CÓDIGO DE ÉTICA... 5 Secção I: PARTE GERAL............................................... 6 Secção II: PRINCÍPIOS... 8 Secção III: DEVERES CORPORATIVOS...

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS E REGRAS PARA AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS E REGRAS PARA AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTOS 1. INTRODUÇÃO MANUAL DE PROCEDIMENTOS E REGRAS PARA AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTOS Em atendimento à Instrução CVM nº 497, de 03 de junho de 2011], o presente Manual dispõe sobre os procedimentos e regras

Leia mais

2 CÓDIGO DE ÉTICA RUDLOFF

2 CÓDIGO DE ÉTICA RUDLOFF 2 CÓDIGO DE ÉTICA RUDLOFF ÍNDICE Sobre o Código de Ética... 05 Missão, Visão e Valores... 06 Colaboadores... 07 Legislação... 08 Conflito de Interesse... 09 Uso adequado dos Bens da Empresa... 10 Publicidade

Leia mais

Prezado colaborador, Receba estes Princípios Éticos e de Conduta, que resumem o que já somos e pregam o que nunca devemos deixar de ser.

Prezado colaborador, Receba estes Princípios Éticos e de Conduta, que resumem o que já somos e pregam o que nunca devemos deixar de ser. Prezado colaborador, Fazemos parte de empresas que já nasceram comprometidas com os princípios éticos do exercício da verdade, fundamentais para a nossa credibilidade. Uma identidade cristalina, que nos

Leia mais

ÍNDICE. Introdução 02. Abrangência 03. Objetivos 03. Princípios Gerais 04 Integridade profissional e pessoal

ÍNDICE. Introdução 02. Abrangência 03. Objetivos 03. Princípios Gerais 04 Integridade profissional e pessoal ÍNDICE Introdução 02 Abrangência 03 Objetivos 03 Princípios Gerais 04 Integridade profissional e pessoal 05 Relações com clientes, parceiros e no ambiente de trabalho 06 Condutas não aceitáveis 06 Gestão

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO Versão 1.0 RES nº 101/2014, 09/12/2014 Sumário 1. Objetivo... 3 2. Aplicação... 3 3. Conceitos... 3 4. Referências... 4

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DA EMBRAPA

MANUAL DE NORMAS DA EMBRAPA Sumário 1. Objetivo 2. Campo de aplicação 3. Referências 4. Siglas e abreviaturas 5. Princípios e Valores Fundamentais 6. Do Relacionamento da Embrapa com seus Empregados 7. Do Relacionamento dos Empregados

Leia mais

Código de Ética. SPL Consultoria e Informática Ltda.

Código de Ética. SPL Consultoria e Informática Ltda. Código de Ética SPL Consultoria e Informática Ltda. Introdução Segundo o dicionário Aurélio ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto

Leia mais

Introdução: Boas Práticas

Introdução: Boas Práticas Introdução: O presente Guia, elaborado pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas ABEP tem por objetivo apresentar e orientar os profissionais responsáveis pela realização de pesquisas de mercado

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. BADESUL Desenvolvimento S.A- Agência de Fomento 0800 642 6800 - Rua Gen. Andrade Neves, 175 - Porto Alegre - RS - CEP: 90010-210

CÓDIGO DE ÉTICA. BADESUL Desenvolvimento S.A- Agência de Fomento 0800 642 6800 - Rua Gen. Andrade Neves, 175 - Porto Alegre - RS - CEP: 90010-210 CÓDIGO DE ÉTICA Introdução O Código de Ética do BADESUL explicita os valores éticos que regem o desempenho de sua missão: Contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul, através

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA (Julho de 2005)

CÓDIGO DE ÉTICA (Julho de 2005) CÓDIGO DE ÉTICA (Julho de 2005) I. INTRODUÇÃO O Código de Ética da São Bernardo tem por objetivo refletir o padrão de conduta e os valores ético-morais a serem aplicados e demonstrados por todos aqueles

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco Operacional

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Política de Gerenciamento de Risco Operacional Departamento Controles Internos e Compliance Fevereiro/2011 Versão 4.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Definição de Risco Operacional... 3 3. Estrutura de

Leia mais