GRUPOS. Das ações listadas na questão anterior, selecione aquelas que o grupo considera prioritárias.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GRUPOS. Das ações listadas na questão anterior, selecione aquelas que o grupo considera prioritárias."

Transcrição

1 CÍRCULO DE DIÁLOGO 2008 ODMs PELA EDUCAÇÃO Guaratuba 14/ Abril Local: Colônia de Férias de Guaratuba Endereço: Rua Nazir Mafra Saporski Nº Jardim Eliana GRUPOS Grupo A 1- Conscientizar as famílias através de reuniões, periódicas da importância da participação destes para o sucesso escolar de seus filhos; 2- Repensar a forma de capacitação docente; 3- Propiciar ao aluno um ambiente favorável para que possam acontecer uma aprendizagem significativa, através de reconhecimento e valorização dos educadores que se esforçam para atingir seu objetivo principal que é ensinar; 4- Criar com a comunidade parceria buscando manter os alunos em sala de aula (na escola). Repensar a forma de capacitação docente na realidade em que atuamos. Criar encontros mensais entre as Escolas do Município para trocar de experiências nas series e áreas de conhecimento.

2 1- Reuniões com, Diretores e Secretaria da Educação; 2- Dar segmento junto aos professores; 3- Marcar os encontros para acontecer a troca de experiências. Existe Secretaria M. de Educação; Faculdades, Universidades; Outros profissionais da Educação. Diretores, Coordenadores e Secretaria M. de Educação. Professores. Grupo B 1- Incentivo a leitura; 2- Integração maior da família, comunidade e escola; 3- Grupo de estudos; 4- Projetos sócio-educacionais; 5- Incentivar a pesquisa e curiosidade; 6- Valorização da escola pública; 7- Incentivar novas metodologias; 8- Intercambio de experiências; 9- Autonomia; 10- Incentivo a cultura. 1- Integração maior da família, comunidade e escola; 2- Projetos sócio-educacional; 3- Incentivar a pesquisa e curiosidade.

3 Promover encontros da comunidade na escola para levantamento dos problemas e das necessidades de ambas, para juntos elaborar projetos que viabilizem soluções através da pesquisa e participação dos alunos. 1- Convites para comunidade; 2- Levantamento dos problemas; 3- Elaboração de projetos para possíveis soluções. Sim, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Segurança, Secretaria do Meio Ambiente, APMF. Direção e coordenação da escola, APMF. Professores, alunos, toda comunidade escolar. Grupo C Evasão escolar em matinhos há evasão escolar, quando os pais vêem de fora para trabalhar na temporada e quando a mesma acaba, eles não conseguem trabalho no município, acabam indo embora tirando seus filhos da escola. A ação que fazemos é trabalho individualizado com o aluno e conscientização com a família. Em Paranaguá, o caso de evasão é mínimo e por quando há cursos de capacitação para professores é aproveitado o máximo da capacitação, também é pedido que fossem investido mais em livros de literatura. 1- Capacitação para os professores; 2- Reforço escolar; 3- Avaliação institucional; 4- Priorizar projetos necessários.

4 Reforço escolar. Atendimento individual e com professores específicos que atendam a dificuldade desse aluno. Sim. Secretaria da Educação, própria escola, Prefeitura, Universidade, amigos da Escola, APMF. Comunidade escolar. Professores, assistência social, coordenadores pedagógicos. Grupo D 1- Trazer os pais para a escola, através da promoção de eventos para descobrir habilidades e interesses dos pais; 2- Investigação do grau de escolaridade dos pais para que possam ser inseridos em projetos para alfabetização. 3- Para os pais que já tem escolaridade mínima, trazer cursos profissionalizantes com o objetivo de capacitá-los para o mercado de trabalho. Em branco. Trazer os pais para a escola.

5 Promoção de eventos para descobrir habilidades e interesses dos pais para se desenvolver cursos de alfabetização e cursos profissionalizantes. 1- Provopar; 2- APMF; 3- Associação de bairros; 4- Associação de pescadores; 5- Ong Mar Brasil; 6- Secretaria do Meio Ambiente. Diretores das escolas municipais. Corpo docente e descente das escolas e associações. Grupo A 1- Palestras com os pais e alunos; 2- Oficinas valorizando o trabalho da mulher; 3- Entrevista com profissionais de todos os setores da sociedade, mostrando o valor e a importância do trabalho da mulher. Palestras objetivando a conscientização da sociedade, da igualdade de direitos e deveres por parte de homens e mulheres junto a sociedade.

6 Promover um dia da família na escola, aproveitando a presença destes, para apresentar a palestra. Através de convite às Crianças, a comunidade familiar, educacional. Sim. Secretaria Meio Ambiente, Rotary, Secretaria Bem Estar Social, Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde. A direção e equipe pedagógica da escola, com auxilio dos professores. Diretor, coordenador, professores alunos. Grupo B 1- Conscientizar alunos e pais da comunidade escolar para a valorização da mulher no mercado de trabalho e na participação política; 2- Desenvolver projetos que envolvam a comunidade feminina escolar; 3- Valorizar o papel da mulher na sociedade; 4- Incentivar programas de planejamento familiar. 1- Conscientização da importância da mulher no mercado de trabalho e na representação política; 2- Desenvolvimento de projetos e palestras que envolvam a comunidade feminina. Mediador entra as mães e a comunidade.

7 1- Palestras; 2- Teatros; 3- Apresentação de projetos; 4- Entrega de panfletos educativos. 1- Assistência social; 2- Associação de Pais e Mestres; 3- Delegacia da mulher; 4- Secretaria Mun. Da Saúde; 5- Associação Comercial e de bairros; 6- Órgãos Públicos. Marilda e Edair. Sônia, Noélia e Lindamir. Grupo A 1- Orientação para um sexo seguro e com responsabilidade; 2- Pré-natal com acompanhamento médico durante a gestação; 3- Parto assistido por obstetra e pediatra objetivando acompanhar o bem estar da mãe e da criança e possíveis doenças: Síndromes, doenças infecto contagiosas e outras situações de risco; 4- Acompanhamento pós-parto: higiene adequada, amamentação, esquema vacinal (puericultura), acompanhamento médico pediátrico; 5- Estrutura familiar adequada.

8 Pré-natal com acompanhamento médico durante toda a gestação. Sistema de agentes comunitários habilitados e visitas periódicas do médico da família a casa da gestante. Maior investimento em recursos financeiros à saúde. Órgãos educacionais (UFPR) e Secretarias de Saúde; Associação de bairros; Pastoral da criança; Escolas do Ensino Fundamental e Médio. Secretaria Municipal de Saúde. Agentes comunitários, professores, profissionais da saúde, associação de bairro e demais parcerias. Grupo B Incentivar os programas de planejamento familiar. Organizar palestras educativas relacionadas aos métodos contraceptivos. Promover visitas domiciliares com auxilio da assistência social. Incentivar o pré-natal às mães adolescentes. Integrar mais famílias na Pastoral da Criança. Incentivar os programas de planejamento familiar.

9 Organizar palestras educativas relacionadas ao tema. Desenvolver um projeto na escola, visando atingir todas as series. Trabalhar com teatros, documentários, palestras, visitas domiciliares. Sim. Pastoral da Criança, Secretaria de Saúde, Secretaria do Bem Estar e a Comunidade. Equipe administrativa da escola e pedagógica da escola. Equipe pedagógica da escola, alunos e comunidade. Grupo A Conscientizar as adolescentes sobre o risco de uma gravidez indesejada e quando acontecer a gravidez, ter a responsabilidade de fazer o pré-natal. Para a comunidade, trazer informações e aconselhamentos sobre o planejamento familiar. Planejamento familiar.

10 Palestras na comunidade. Trazer profissionais ligados a área para esclarecer o tema em si. 1- Presidente de bairro; 2- Líderes religiosos; 3- Agentes de saúde; 4- Educadores da Comunidade. Cada membro do grupo, dentro da sua comunidade. Direção e equipe. Sueli, Rita, Roberta, Ana Maria, Denise, Nelci. Secretaria de Saúde. Grupo A 1- Ser doador e estimular a comunidade à doação voluntária de sangue; 2- Exigir seringas descartáveis; 3- Ter atitudes preventivas como: usar luvas ao fazer curativos, esterilizar utensílios usados para a alimentação, arejar os ambientes etc. 4- Conscientizar a comunidade, promovendo palestras com profissionais da área; 5- Desenvolver projetos com temas abordados, através de palestras, passeatas, cartazes informativos, panfletos, jogos, brincadeiras e dramatizações; 6- Saneamento básico.

11 1- Saneamento básico; 2- Desenvolvimento dos projetos com temas abordados. ATIVIDADE III- Plano de Ação (para as ações prioritárias) Conscientizar a comunidade dos seus direitos e deveres para poderem usufruir de seus direitos (saneamento básico). Palestras distribuição de panfletos, teatro e passeata. Sim. Parcerias com as Secretarias: Saúde, Educação e Meio Ambiente, Associações de bairros. A escola. Equipe Pedagógica. Professora do Meio Ambiente e outros profissionais envolvidos. Grupo B 1- Informação; 2- Minimizar o preconceito; 3- Promover um currículo de trabalho e parcerias que envolva profissionais da área de saúde/ comunidade escolar/ população/ pastoral da Educação/ Órgãos diversos. 4- Elaboração de atividades pedagógicas de acordo com a faixa etária dos alunos; 5- Promover visitas e passeatas em torno da comunidade onde a escola esta inserida; 6- Pesquisa de campo para levantamento dos casos na localidade.

12 Todas as citadas no item anterior. Promover círculo de trabalho e parcerias que envolva profissionais da área de saúde, comunidade escolar, população em geral, pastoral da Educação e órgãos diversos. Palestra com profissionais da área de saúde para informar, alertar, esclarecer e sensibilizar a população em geral sobre o tema abordado. Secretaria de Saúde, Cidadania, Secretaria de Educação, Agentes Comunitários, Associação de Moradores, Administração Regional, Secretaria de Meio Ambiente, Associação de Pais e Mestres, Professores, Equipe pedagógica, funcionários e alunos. Direção, Equipe pedagógica e professores. Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente, Associação de Moradores e comunidade Escolar. Grupo A 1- Propor um seminário ou feira envolvendo a comunidade para a conscientização dos cuidados com o meio ambiente. Os alunos explicarão aos convidados sobre todos os itens propostos; 2- Promover um mutirão de visitas as casas do bairro para explicar sobre a separação do lixo.

13 Ambas se propõem a conscientização. Conscientizar a comunidade através dos alunos. 1- Propor o seminário; 2- Fazer o mutirão. 1- Associação dos catadores; 2- Associação de Pais e Mestres; 3- Secretaria de Educação do Município; 4- Secretaria do Meio Ambiente; 5- Centro de Estudos do Mar (UFPR). Equipe pedagógica da escola. Toda a comunidade escolar, ou seja, alunos, professores e demais funcionários. Grupo B 1- Horta na escola; 2- Otimizar o lixo; 3- Conscientização da população sobre o armazenamento de cacos de vidros, latas e seringas; 4- Conscientização a locais exemplos de qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 5- Realização de círculos de diálogos envolvendo a comunidade local.

14 1- Realização de círculos de diálogos envolvendo a comunidade local. 2- Visitação a locais exemplos de qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 3- Conscientização através da panfletagem. Visitação a locais exemplos de qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. (Possibilidades de parceria) s. efeito. (Ações comunitárias) s. efeito 1- Levantamento de locais exemplos de qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 2- Seleção de formadores de opinião e lideres de comunidades como multiplicadores da ação; 3- Agendamento dos locais exemplos; 4- Visitação analítica; 5- Cada líder, em sua comunidade, fará atividades de transformação do meio; 6- Seminários para exposição das ações desenvolvidas nas comunidades. Sim, com a Secretaria de Turismo, Prefeitura, Secretaria do Meio Ambiente e iniciativas privadas. Diretoras de escolas juntamente com a Secretaria Municipal de Educação. Comunidade escolar, pais, diretoras, Secretarias: Turismo, Meio Ambiente, Educação e Transportes.

Atleta do Futuro em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) PLANO DE AÇÃO Grupo de Trabalho nº 05

Atleta do Futuro em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) PLANO DE AÇÃO Grupo de Trabalho nº 05 PLANO DE AÇÃO 2011 Grupo de Trabalho nº 05 Nome Unidade Tel. E-mail Projeto SESI/SENAI Alvin Alexandro Ferreira da Silva Rio Branco do Sul 3652-8116 alvin.silva@sesipr.org.br Melhoria da Saúde Leandro

Leia mais

Núcleo Regional de Paranavaí

Núcleo Regional de Paranavaí Núcleo Regional de Paranavaí Municípios participantes Alto Paraná Cruzeiro do Sul Guairaçá Itaúna do Sul Loanda Mirador Nova Londrina Paranacity Paranavaí Porto Rico Sta Cruz de M. Castelo Sta Mônica São

Leia mais

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS FICHA ENS. FUND. II - 01 Fomentar a qualidade da educação básica, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem. 1.1 Planejamento coletivo integrando o trabalho docente via oficinas pedagógicas; 1.2

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Conte-me e eu esquecerei; ensina-me e eu me lembrarei; envolva-me e eu aprenderei Benjamim Franfklin O compromisso da ETEC Dona Escolástica Rosa é de contribuir para a formação

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUN. DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª. MARIA APARECIDA CAVALINI SOARES MOZAR. Plano de ação Pedagógica 2011 / 2012

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUN. DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª. MARIA APARECIDA CAVALINI SOARES MOZAR. Plano de ação Pedagógica 2011 / 2012 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUN. DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª. MARIA APARECIDA CAVALINI SOARES MOZAR Plano de ação Pedagógica 2011 / 2012 Coordenadora Pedagógica: Maria Nilza Gomes de Souza Borges

Leia mais

Mostra de Projetos 2011

Mostra de Projetos 2011 Mostra de Projetos 2011 A enfermagem atuando na saúde do adolescente e sua inserção no ambiente escolar Mostra Local de: Paranavaí Categoria do projeto: II - Projetos finalizados Nome da Instituição/Empresa:

Leia mais

CtP Informações Gerais

CtP Informações Gerais Diesel Systems América Latina CtP Informações Gerais Colaboradores 2.690 Fundação 1978 Área Total - 587.232 m² Construída - 84.176 m² Outubro 2013 Fonte: CtP/HRL Fundação Robert Bosch Por decisão testamentária

Leia mais

GRUPOS. Das ações listadas na questão anterior, selecione aquelas que o grupo considera prioritárias.

GRUPOS. Das ações listadas na questão anterior, selecione aquelas que o grupo considera prioritárias. CÍRCULO DE DIÁLOGO 2008 ODMs PELA EDUCAÇÃO Rio Negro 09/ Maio Local: Colégio Sesi Rio Negro Endereço: Av. General Plíneo Tourinho, 2850, Bairro Bom Jesus GRUPOS Grupo 1 Inicialmente deve-se gerar renda,

Leia mais

REGULAMENTO DA BRINQUETOTECA

REGULAMENTO DA BRINQUETOTECA REGULAMENTO DA BRINQUETOTECA Governador Valadares 2015 REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA Regulamenta o funcionamento da Brinquedoteca no âmbito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares

Leia mais

Neusa de Oliveira Costa Diretora Administrativa do Meu Guri. Miguel Torres Presidente do Sind. Metalúrgicos SP e Força Sindical

Neusa de Oliveira Costa Diretora Administrativa do Meu Guri. Miguel Torres Presidente do Sind. Metalúrgicos SP e Força Sindical promovendo Cidadania, Inclusão Social e Cultura Contribuir de forma diferenciada para o aprimoramento do programa de apoio socioeducativo em meio aberto, atendendo crianças, adolescentes e famílias, produzindo,

Leia mais

ADESÃO AO PROGRAMA DE PUERICULTURA DA ESF LUBOMIR URBAN AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PET-REDES UEPG/SMSPG

ADESÃO AO PROGRAMA DE PUERICULTURA DA ESF LUBOMIR URBAN AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PET-REDES UEPG/SMSPG ISSN 2238-9113 ADESÃO AO PROGRAMA DE PUERICULTURA DA ESF LUBOMIR URBAN AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PET-REDES UEPG/SMSPG Área temática: Saúde Aline Mara Ferreira (alinemara008@hotmail.com) Vitória Monteiro

Leia mais

Plano de Trabalho e Relatório de atividades. Justificativa:

Plano de Trabalho e Relatório de atividades. Justificativa: Plano de Trabalho e Relatório de atividades Justificativa: Nova Campinas é uma comunidade carente de infraestrutura e de serviços como a pratica de esporte, lazer, cultura, cursos, etc. A Fundação Jesus

Leia mais

Relatório Anual Estação Conhecimento de Marabá. Responsável: Vera Lucia da Cunha 31/12/2018

Relatório Anual Estação Conhecimento de Marabá. Responsável: Vera Lucia da Cunha 31/12/2018 Relatório Anual 2018 Estação Conhecimento de Marabá Responsável: Vera Lucia da Cunha 31/12/2018 NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO ECONÔMICO DE MARABÁ MODELO URBANO Quem somos A Estação Conhecimento de Marabá

Leia mais

Rede Mobilizadores. Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais

Rede Mobilizadores. Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais Atividade Final: Elaboração de Pré-Projeto Aluno: Maurício Francheschis Negri 1 Identificação do Projeto Rede Mobilizadores Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais Um dia na escola do meu filho:

Leia mais

Grupo De Trabalho N 1 Patrícia de Melo Fátima Medeiros Idari Amaral Denise F. Aguiar Willian Yuki Jenifer Paschoal Ferreira

Grupo De Trabalho N 1 Patrícia de Melo Fátima Medeiros Idari Amaral Denise F. Aguiar Willian Yuki Jenifer Paschoal Ferreira Grupo De Trabalho N 1 Patrícia de Melo Fátima Medeiros Idari Amaral Denise F. Aguiar Willian Yuki Jenifer Paschoal Ferreira Atividades - *Moradia para todos *Ruas Pavimentadas *Emprego Para todos *100%

Leia mais

ANEXO I CARGO: PROFESSOR ATRIBUIÇÕES:

ANEXO I CARGO: PROFESSOR ATRIBUIÇÕES: ANEXO I CARGO: PROFESSOR ATRIBUIÇÕES: a) Descrição Sintética: Orientar a aprendizagem do aluno; participar no processo de planejamento das atividades da escola; organizar as operações inerentes ao processo

Leia mais

CONQUISTAS 2016 TREZE ANOS DEDICADOS A MELHORIAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E AOS VALORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

CONQUISTAS 2016 TREZE ANOS DEDICADOS A MELHORIAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E AOS VALORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL CONQUISTAS 2016 TREZE ANOS DEDICADOS A MELHORIAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E AOS VALORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE O esporte é um importante vetor

Leia mais

Palestra Público Roda de conversa Participantes Visita mediada Participantes

Palestra Público Roda de conversa Participantes Visita mediada Participantes 1. Educação 1.1. Educação Infantil 8.532.066,00 7.191.791,85 1.1.0.1. Creche Frequência 1.1.0.2. Pré-escola Frequência 929.694 1.2. Educação Fundamental 1.2.0.1. Anos iniciais (1º ao 5º ano) Frequência

Leia mais

Campus de IFC - Araquari. Nº de bolsas de supervisão 3

Campus de IFC - Araquari. Nº de bolsas de supervisão 3 Subprojeto Identificação do Subprojeto Área da licenciatura Ciências Agrárias Modalidade do curso [x] Presencial [ ] A distância Campus/polo 1 Campus de IFC - Araquari Município Araquari UF SC iniciação

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

PLANO DE AÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO-SEDUC SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPORTE CULTURA TURISMO E LAZER-SEMECETEL ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DEPUTADO RENÊ BARBOUR- MUNICIPIO DE NOVA OLIMPIA-MT

Leia mais

Flor da Serra do Sul FORMAÇÃO DO NÚCLEO LOCAL. COORDENADORES: Fabiana Perondi (46)

Flor da Serra do Sul FORMAÇÃO DO NÚCLEO LOCAL. COORDENADORES: Fabiana Perondi (46) Flor da Serra do Sul FORMAÇÃO DO NÚCLEO LOCAL COORDENADORES: Fabiana Perondi (46) 3565 1132 fabiperondi@yahoo.com.br SECRETÁRIOS: Sonia, sonia_toigo@hotmail.com; 8406-7708 COMUNICADOR: Laíz, Laíz_kari@hotmail.com;

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JANEIRO A SETEMBRO) DE Meta de Desempenho

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JANEIRO A SETEMBRO) DE Meta de Desempenho 2017 1. Educação 1.1. Educação Infantil 532.400,00 610.349,60 1.1.0.1. Creche Frequência 1.1.0.2. Pré-escola Frequência 217.056 1.2. Educação Fundamental 1.636.800,00 1.650.956,16 1.2.0.1. Anos iniciais

Leia mais

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA Projeto: Pensando no Amanhã CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA QUEM SOMOS A Associação de Amigos e Moradores do Bairro Jardim Santa Luzia é uma entidade sem fins lucrativos, atuando

Leia mais

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares GRUPO DE TRABALHO Municípios das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul Criação do Grupo Articulador Definir quem é o grupo

Leia mais

Mostra de Projetos Criando Identidade com Pontal do Paraná. Protegendo a Maternidade. Alimentando Vidas. Qualidade de Vida - Mulheres Coletoras

Mostra de Projetos Criando Identidade com Pontal do Paraná. Protegendo a Maternidade. Alimentando Vidas. Qualidade de Vida - Mulheres Coletoras Mostra de Projetos 2011 Criando Identidade com Pontal do Paraná Protegendo a Maternidade Alimentando Vidas Qualidade de Vida - Mulheres Coletoras Mostra Local de: Pontal do Paraná. Categoria do projeto:

Leia mais

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA Resumo das ações realizadas em Maraú - BA Março, Abril e Maio e julho de 2016 Coordenação: Priscilla Valentim Educadora Ambiental: Manu Stucchi Atividades

Leia mais

PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL. PROJETO: CIDADANIA: APRENDENDO PARA A VIDA Profª Medianeira Garcia Geografia

PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL. PROJETO: CIDADANIA: APRENDENDO PARA A VIDA Profª Medianeira Garcia Geografia PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL PROJETO: CIDADANIA: APRENDENDO PARA A VIDA Profª Medianeira Garcia Geografia INTRODUÇÃO O projeto foi organizado por acreditarmos que o papel da escola e sua função

Leia mais

Promoção da Saúde na Educação Básica

Promoção da Saúde na Educação Básica UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Promoção da Saúde na Educação Básica Projeto de Extensão submetido ao Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação,

Leia mais

CAMPUS REALENGO II PLANO DE AÇÃO 2016

CAMPUS REALENGO II PLANO DE AÇÃO 2016 CAMPUS REALENGO II PLANO DE AÇÃO 2016 Meta Prioritária 1: Integração do Trabalho Pedagógico Objetivo geral: Integrar os diferentes setores do campus visando à adequação do atendimento às necessidades pedagógicas

Leia mais

SAÚDE, HIGIENE E BEM-ESTAR

SAÚDE, HIGIENE E BEM-ESTAR Falar de saúde implica levar em conta, por exemplo, a qualidade da água que se consome e do ar que se respira. Além disso, devemos considerar os aspectos éticos e políticos relacionados ao direito à vida

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 2º TRIMESTRE (ABRIL A JUNHO) DE 2018

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 2º TRIMESTRE (ABRIL A JUNHO) DE 2018 DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 2º TRIMESTRE (ABRIL A JUNHO) DE 2018 Serviço Social do Comércio Sesc Administração Regional no Estado do Amazonas Programa Atividade / Modalidade / Realização Variável

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JULHO A SETEMBRO) DE 2018

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JULHO A SETEMBRO) DE 2018 DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JULHO A SETEMBRO) DE 2018 Serviço Social do Comércio Sesc Administração Regional no Estado do Amazonas Programa Atividade / Modalidade / Realização Variável

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE (OUTUBRO A DEZEMBRO) DE 2018

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE (OUTUBRO A DEZEMBRO) DE 2018 DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE (OUTUBRO A DEZEMBRO) DE 2018 Serviço Social do Comércio Sesc Administração Regional no Estado do Amazonas Programa Atividade / Modalidade / Realização

Leia mais

EDITAL Nº 06, DE 30 DE MAIO DE 2017 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA ATUAR NO NÚCLEO DE PRÁTICAS EM GESTÃO

EDITAL Nº 06, DE 30 DE MAIO DE 2017 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA ATUAR NO NÚCLEO DE PRÁTICAS EM GESTÃO EDITAL Nº 06, DE 30 DE MAIO DE 2017 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA ATUAR NO A Coordenação do Curso de Administração da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP), por meio do Núcleo de Práticas em Gestão,

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA POR PROGRAMA 1º TRIMESTRE DE Meta de Desempenho

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA POR PROGRAMA 1º TRIMESTRE DE Meta de Desempenho DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA POR PROGRAMA 1º TRIMESTRE DE 219 Departamento Regional no Estado do Rio Grande do Norte Programa Atividade / Modalidade / Realização Meta de Desempenho Produção 1º

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA PREVISÃO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PRODUÇÃO 2018

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA PREVISÃO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PRODUÇÃO 2018 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional Alagoas DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA PREVISÃO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PRODUÇÃO 2018 Programa Variável Produção 1. Educação 1.1. Educação

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 2º TRIMESTRE DE 2017

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 2º TRIMESTRE DE 2017 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional do Sesc no Estado do Pará Programa Atividade / Modalidade / Realização DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 2º TRIMESTRE DE 2017 Variável Produção

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 2º TRIMESTRE (JANEIRO A JUNHO) DE 2018

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 2º TRIMESTRE (JANEIRO A JUNHO) DE 2018 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional Alagoas Programa Variável Produção 1. Educação 1.1. Educação Infantil 173.324,00 133.172,29 1.1.0.1. Creche Frequência 19.104 1.1.0.2. Pré-escola Frequência

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JANEIRO A SETEMBRO) DE 2017

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JANEIRO A SETEMBRO) DE 2017 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional Alagoas Programa Atividade / Modalidade / Realização DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JANEIRO A SETEMBRO) DE 2017 Meta de Desempenho

Leia mais

Estudar aqui faz diferença!

Estudar aqui faz diferença! Estudar aqui faz diferença! CENTRO EDUCACIONAL SÃO CAMILO Proposta Pedagógica Missão: Promover o desenvolvimento do ser humano por meio da educação e da saúde, segundo os valores camilianos. Contribui

Leia mais

2. OBJETIVOS 2.1. Objetivo Geral

2. OBJETIVOS 2.1. Objetivo Geral 1. INTRODUÇÃO A Prefeitura Municipal de São João Batista, consciente de sua responsabilidade social e em concórdia com a Lei N 8.069, de 13 de julho de 1990, do ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE em

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN PROJETO PILOTO PROMOTORES DE CIDADANIA Maio/2016 Gaspar - Santa Catarina Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO GERAL... 3 3. OBJETIVO

Leia mais

FACULDADE VALE DO RIBEIRA UNISEPE REGULAMENTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

FACULDADE VALE DO RIBEIRA UNISEPE REGULAMENTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL FACULDADE VALE DO RIBEIRA UNISEPE REGULAMENTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Registro SP 2018 Página 1 REGULAMENTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA DEFINIÇÃO Art. 1 - Responsabilidade Social é entendida como

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE (JANEIRO A DEZEMBRO) DE 2017 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional do Tocantins R$

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE (JANEIRO A DEZEMBRO) DE 2017 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional do Tocantins R$ DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE (JANEIRO A DEZEMBRO) DE 2017 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional do Tocantins R$ 1. Educação 1.1. Educação Infantil 642.094 776.797,49

Leia mais

Prof. Jefferson Monteiro

Prof. Jefferson Monteiro Prof. Jefferson Monteiro Histórico O Programa Segundo Tempo é uma política pública de esporte educacional idealizado e criado em 2003 pelo Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE MICRO EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS - MEI.

EDITAL DE SELEÇÃO DE MICRO EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS - MEI. EDITAL DE SELEÇÃO DE MICRO EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS - MEI. PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇO MICRO EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS MEI O INSTITUTO GIRASSOL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE (JANEIRO A DEZEMBRO) DE 2017

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE (JANEIRO A DEZEMBRO) DE 2017 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional Alagoas Programa Atividade / Modalidade / Realização DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE (JANEIRO A DEZEMBRO) DE 2017 Meta de Desempenho

Leia mais

ATIVIDADE 1: DIA DOS ALUNOS VOLUNTÁRIOS

ATIVIDADE 1: DIA DOS ALUNOS VOLUNTÁRIOS DIA 28 DE AGOSTO DIA DO VOLUNTARIADO Voluntária do PEB em ação ATIVIDADE 1: DIA DOS ALUNOS VOLUNTÁRIOS 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta Promover uma conversa com os alunos sobre o voluntariado no Brasil

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 1º TRIMESTRE DE 2018

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 1º TRIMESTRE DE 2018 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional do Rio Grande do Norte Programa Atividade / Modalidade / Realização DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 1º TRIMESTRE DE 218 Meta de Desempenho Produção

Leia mais

Número % A B C D E Total A B C D E. Questão

Número % A B C D E Total A B C D E. Questão Indicador: Cadastro Dimensão: Cadastro Área: Cadastro Nesta unidade, que módulo/série você está cursando atualmente? A - primeiro módulo/série, B - segundo módulo/série, C - terceiro módulo/série, D -

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA PREVISÃO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA 2018 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional Sesc Mato Grosso

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA PREVISÃO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA 2018 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional Sesc Mato Grosso DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA PREVISÃO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA 2018 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional Sesc Mato Grosso Programa R$ Valor Orçado 1. Educação 1.1. Educação Infantil

Leia mais

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social Responsabilidade Social Ao assumir conceitos de promoção da saúde e do desenvolvimento social, da difusão do conhecimento científico e tecnológico e, ainda, ser um agente da cidadania, a Fiocruz se caracteriza

Leia mais

Programa Gestar Bem. Evelin Santos Rando Gerente Gestão de Pessoas Karin Juliana Ribas Assistente Social Gestão de Pessoas

Programa Gestar Bem. Evelin Santos Rando Gerente Gestão de Pessoas Karin Juliana Ribas Assistente Social Gestão de Pessoas Evelin Santos Rando Gerente Gestão de Pessoas Karin Juliana Ribas Assistente Social Gestão de Pessoas LIGA PARANAENSE DE COMBATE AO CÂNCER HOSPITAL ERASTO GAERTNER Liga Paranaense de Combate ao Câncer

Leia mais

Relatório Mensal de Setembro

Relatório Mensal de Setembro Relatório Mensal de Setembro Instituição: Casa Betânia de Guaratinguetá Serviço: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/ Proteção Social Básica Edital/Termo de Colaboração: 003/2017 Período

Leia mais

ARTIGO SOBRE PBL DESENVOLVIDO NA ESCOLA E MANUAL DE GESTÃO ESCOLAR PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PBL

ARTIGO SOBRE PBL DESENVOLVIDO NA ESCOLA E MANUAL DE GESTÃO ESCOLAR PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PBL ARTIGO SOBRE PBL DESENVOLVIDO NA ESCOLA E MANUAL DE GESTÃO ESCOLAR PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PBL Autora: FERNANDA FERNANDES LEITE Orientadora: Dra. Gladis Franck da Cunha Co-orientador: Dr. Francisco Catelli

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 1º TRIMESTRE (JANEIRO À MARÇO) DE 2018 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional Minas Gerais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 1º TRIMESTRE (JANEIRO À MARÇO) DE 2018 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional Minas Gerais Meta de Desempenho Programa Atividade / Modalidade / Realização Produção 2018 Valor Orçado Valor Realizado Variável Produção 1. Educação 1.1. Educação Infantil 4.399.104,00 750.211,92 1.1.0.1. Creche Frequência

Leia mais

Ensino. Fundamental I. Estudar aqui faz diferença!

Ensino. Fundamental I. Estudar aqui faz diferença! Ensino Fundamental I Estudar aqui faz diferença! CENTRO EDUCACIONAL SÃO CAMILO Proposta Pedagógica Missão: Promover o desenvolvimento do ser humano por meio da educação e da saúde, segundo os valores camilianos.

Leia mais

INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO

INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO O Instituto Bola Pra Frente, iniciativa do tetracampeão mundial de futebol Jorginho, foi inaugurado em 29 de junho de 2000. Situado em uma área de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA Currículo 3910 REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições

Leia mais

Planificação de Atividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Letivo 2012 / 2013

Planificação de Atividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Letivo 2012 / 2013 Planificação de Atividades do Serviço de Psicologia e Orientação Ano Letivo 2012 / 2013 Psicóloga Ana Rita Antunes (2º e 3º Ciclos e Coordenadora do Serviço de Psicologia e Orientação) Psicóloga Filipa

Leia mais

Propor que os cursos de Pedagogia e outras licenciaturas incentivem o conhecimento e atuação nestes espaços. Incluir algumas horas de

Propor que os cursos de Pedagogia e outras licenciaturas incentivem o conhecimento e atuação nestes espaços. Incluir algumas horas de CARTA DE SÃO CARLOS Os participantes do VIII Seminário Estadual do Fórum Paulista de Educação de Jovens e Adultos, reunidos na Universidade Federal de São Carlos, no dia 03 de setembro de 2016 para refletir

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O presente

Leia mais

EMEB BERNADETE BARBOSA DE OLIVEIRA PLANO DE TRABALHO 2015

EMEB BERNADETE BARBOSA DE OLIVEIRA PLANO DE TRABALHO 2015 EMEB BERNADETE BARBOSA DE OLIVEIRA PLANO DE TRABALHO 2015 PERÍODO AÇÃO OBJETIVO ESTRATÉGIAS RECURSOS BIMESTRALMENTE DIAGNÓSTICO DIAGNOSTICAR O NIVEL DE APRENDIZAGEM DO ALUNO ATIVIDADE INDIVIDUAL DE ESCRITA,

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE (JANEIRO A DEZEMBRO) DE Meta de Desempenho

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE (JANEIRO A DEZEMBRO) DE Meta de Desempenho 2017 1. Educação 1.1. Educação Infantil 532.400,00 754.637,15 1.1.0.1. Creche Frequência 1.1.0.2. Pré-escola Frequência 267.532 1.2. Educação Fundamental 1.636.800,00 2.173.991,61 1.2.0.1. Anos iniciais

Leia mais

RELATÓRIO TRIMESTRAL DE PROJETO. Relatório referente ao período de setembro de 2013 a dezembro de 2013.

RELATÓRIO TRIMESTRAL DE PROJETO. Relatório referente ao período de setembro de 2013 a dezembro de 2013. RELATÓRIO TRIMESTRAL DE PROJETO Organização: Instituto Elos Brasil Projeto: Oasis Training Início do projeto (implantação): Maio 2013 Finalização do projeto (previsão): Janeiro 2014 Relatório referente

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 1. EDUCAÇÃO 1.1. - EDUCAÇÃO INFANTIL 1.1.0.1. - CRECHE FREQUÊNCIA 115.544 1.1.0.1. - CRECHE FREQUÊNCIA 0 1.1.0.2. - PRÉ-ESCOLA FREQUÊNCIA 336.541 1.1.0.2. - PRÉ-ESCOLA FREQUÊNCIA 0 12.061.854,00 2.511.002,53

Leia mais

GRUPO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO HUMANO EM NUTRIÇÃO ESTATUTO GRUDEH

GRUPO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO HUMANO EM NUTRIÇÃO ESTATUTO GRUDEH GRUPO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO HUMANO EM NUTRIÇÃO ESTATUTO GRUDEH CAPÍTULO I DA FINALIDADE E CONSTITUIÇÃO Art. 1º - Ora em diante, o denominado GRUDEH GRUPO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO HUMANO EM

Leia mais

Percepção ambiental no bairro da Vila Luizão/São Luís - Ma. Alunos: Allysson Maciel, Ellen Raquel, Fabrício e Luziene Souza

Percepção ambiental no bairro da Vila Luizão/São Luís - Ma. Alunos: Allysson Maciel, Ellen Raquel, Fabrício e Luziene Souza Percepção ambiental no bairro da Vila Luizão/São Luís - Ma Alunos: Allysson Maciel, Ellen Raquel, Fabrício e Luziene Souza Introdução A Vila Luizão é um bairro localizado na Ilha de São Luís/MA, próximo

Leia mais

SAÚDE, HIGIENE E BEM-ESTAR

SAÚDE, HIGIENE E BEM-ESTAR Falar de saúde implica levar em conta, por exemplo, a qualidade da água que se consome e do ar que se respira. Além disso, devemos considerar os aspectos éticos e políticos relacionados ao direito à vida

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÍRA SP PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÍRA SP PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2017 PRIMEIRA RETIFICAÇÃO A Prefeitura Municipal de Guaíra, Estado de São Paulo, torna público que realizará por meio do INSTITUTO EXCELÊNCIA LTDA - ME, na forma prevista no artigo 37, inciso IX, da Constituição

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DADOS DA ENTIDADE (sede administrativa): Nome da Entidade: MUTIRÃO NO BEM CNPJ: 23.640.714/0001-60 Data de inscrição no CNPJ: 23/09/2015 Endereço: RUA FORMOSA, 75 1o ANDAR Bairro: CENTRO CEP: 01049-000

Leia mais

ANEXO II. Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. DETALHAMENTO DO SUBPROJETO (Licenciatura)

ANEXO II. Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. DETALHAMENTO DO SUBPROJETO (Licenciatura) AEXO II Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA ISTITUCIOAL DE BOLSA DE IICIAÇÃO À DOCÊCIA - PIBID DETALHAMETO DO SUBPROJETO (Licenciatura) 1. ome da Instituição UF Universidade Federal de Roraima 2. Subprojeto

Leia mais

1. SCFV - SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

1. SCFV - SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS IAÇU-BA 2017 1. SCFV - SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS Nº 109/2009) o Serviço de Convivência e Fortalecimento

Leia mais

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO AO PROGRAMA PAIR ITAOBIM 15 E 16 DE MAIO 2007

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO AO PROGRAMA PAIR ITAOBIM 15 E 16 DE MAIO 2007 SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO AO PROGRAMA PAIR ITAOBIM 15 E 16 DE MAIO 2007 ORGANIZAÇÃO: DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; DEPARTAMENTO MUNICIPAL

Leia mais

Objetivos Descricao Responsaveis Destinatários Data Recursos Linhas Orientação

Objetivos Descricao Responsaveis Destinatários Data Recursos Linhas Orientação - a quinta-feira, 27 de outubro de 2016 09:53:01, H ormação de utilizadores -promover as valências da biblioteca escolar e estimular a sua utilização - mo3var para o seu uso -esclarecer a sua forma de

Leia mais

RECOMENDAÇÕES DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

RECOMENDAÇÕES DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL RECOMENDAÇÕES DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL 03 a 06 de outubro, 2017 - Brasília, Brasil. Países participantes: Bahamas, Barbados, Belize,

Leia mais

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA.

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA. OCA Escola Cultural QUEM SOMOS Criada em 1996, o projeto OCA - Escola Cultural, fundamenta seu objetivo no contato com a população de origem agrária, que traz consigo saberes atuantes na formação cultural

Leia mais

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades Externato Cantinho Escolar Plano Anual de Atividades Ano letivo 2016 / 2017 Pré-escolar e 1º Ciclo Receção dos Fomentar a integração da criança no meio escolar. Promover a socialização dos alunos. Receção

Leia mais

TÍTULO: Educação e Mobilização Ambiental no Município de Santo André Tema: Educação Ambiental

TÍTULO: Educação e Mobilização Ambiental no Município de Santo André Tema: Educação Ambiental TÍTULO: Educação e Mobilização Ambiental no Município de Santo André Tema: Educação Ambiental AUTORES: Eriane J. L. Savóia: Bióloga e licenciada em pedagogia com habilitação em administração escolar, mestre

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO EDITAL N. 01/2018 O Prefeito Municipal de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque, no uso de

Leia mais

TREVISAN ESCOLA SUPERIOR DE NEGÓCIOS REGULAMENTO. Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAP

TREVISAN ESCOLA SUPERIOR DE NEGÓCIOS REGULAMENTO. Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAP TREVISAN ESCOLA SUPERIOR DE NEGÓCIOS REGULAMENTO Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAP SÃO PAULO 2015 4 Sumário 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 5 2. FINALIDADE E OBJETIVOS DO NAP... 5 3. ATUAÇÃO DO NAP...

Leia mais

Texto: Silvia Queiroz Projeto gráfico e arte: Rose Sardin Ilustrações: Freepik e acervo da autora Coordenação: Maria Regina Canever Domingues

Texto: Silvia Queiroz Projeto gráfico e arte: Rose Sardin Ilustrações: Freepik e acervo da autora Coordenação: Maria Regina Canever Domingues Clubinho de Leitura 2 Texto: Silvia Queiroz Projeto gráfico e arte: Rose Sardin Ilustrações: Freepik e acervo da autora Coordenação: Maria Regina Canever Domingues Realização: Universidade Corporativa

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE JAÚ Rua: Botelho de Miranda, 64 Fone: (14) CEP: Jaú SP

ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE JAÚ Rua: Botelho de Miranda, 64 Fone: (14) CEP: Jaú SP MÊS JANEIRO- TEMA NOSSAS FÉRIAS Criar um contato com as Educadores, Crianças e Criar um vínculo através da Fazendo parte do dia a dia, crianças e educadores do funcionários da instituição do comunicação.

Leia mais

DETALHAMENTO DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JANEIRO À SETEMBRO) DE Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional de Minas Gerais

DETALHAMENTO DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JANEIRO À SETEMBRO) DE Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional de Minas Gerais DETALHAMENTO DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JANEIRO À SETEMBRO) DE 2018 Código Especificação Valor Orçado 6.1 RECEITAS CORRENTES 6.1.1 Receitas de Contribuições Sociais 6.1.1.1 Contribuição para

Leia mais

CÍRCULO DE DIÁLOGO 2010 ODM no seu Município MATERIAL DO REDATOR. Grupo de Trabalho nº 01. ODM do Grupo: ( X ) ( ) ( X ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

CÍRCULO DE DIÁLOGO 2010 ODM no seu Município MATERIAL DO REDATOR. Grupo de Trabalho nº 01. ODM do Grupo: ( X ) ( ) ( X ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) MATERIAL DO REDATOR Grupo de Trabalho nº 01 ODM do Grupo: ( X ) ( ) ( X ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Nome Instituição Tel. (043) E-Mail Município Ângela Camargo da Silva CRAS Sapopema Erika Mayuma Makida SM Assistência

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJUBÁ Av. Jerson Dias, Estiva CEP Itajubá Minas Gerais. Lei nº 2797

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJUBÁ Av. Jerson Dias, Estiva CEP Itajubá Minas Gerais. Lei nº 2797 Lei nº 2797 JORGE RENÓ MOUALLEM, Prefeito do Município de Itajubá, Estado de Minas Gerais, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JANEIRO A SETEMBRO) DE 2018

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JANEIRO A SETEMBRO) DE 2018 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional Alagoas DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JANEIRO A SETEMBRO) DE 2018 1. Educação 1.1. Educação Infantil 184.324,00 229.076,10 1.1.0.1.

Leia mais

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Associação Aquerê - APEMA Resumo das ações realizadas em Maraú - BA Maio a Junho de 2015 Coordenação: Priscilla Valentim Educadora Ambiental: Manuelita Stucchi Atividades

Leia mais

PROMOVENDO EDUCAÇÃO SEXUAL NA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO (BOM JESUS-PIAUÍ)

PROMOVENDO EDUCAÇÃO SEXUAL NA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO (BOM JESUS-PIAUÍ) PROMOVENDO EDUCAÇÃO SEXUAL NA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO (BOM JESUS-PIAUÍ) Camila Vieira Santos 1 Wennes Moreira Saraiva 2 Francisco Cleiton da Rocha 3 1 Bolsista PIBID do Curso de Licenciatura

Leia mais

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma.

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma. PLANO GESTÃO 2016 1. Identificação da Unidade Escolar E.E. Professora Conceição Ribeiro Avenida Sinimbu, s/nº - Jardim Vista Alegre Cep: 13056-500 Campinas/SP 1.1 Equipe Gestora Diretor: Sueli Guizzo Bento

Leia mais

PROGRAMA DE ACÇÃO SAÚDE. - Advocacia junto ao Ministério da Saúde para criação de mais centros de testagem voluntária.

PROGRAMA DE ACÇÃO SAÚDE. - Advocacia junto ao Ministério da Saúde para criação de mais centros de testagem voluntária. PROGRAMA DE ACÇÃO A diversidade e complexidade dos assuntos integrados no programa de acção da OMA permitirá obter soluções eficazes nos cuidados primários de saúde, particularmente na saúde reprodutiva

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº DE 15 DE AGOSTO DE 2016.

LEI MUNICIPAL Nº DE 15 DE AGOSTO DE 2016. LEI MUNICIPAL Nº 1.829 DE 15 DE AGOSTO DE 2016. INSTITUI O PROGRAMA JOVEN APRENDIZ DO MUNICÍPIO DE POCONÉ MT, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A PREFEITA MUNICIPAL DE POCONÉ, ESTADO DE MATO GROSSO, NILCE MARY

Leia mais

MANUAL DO PROJETO INTEGRADOR

MANUAL DO PROJETO INTEGRADOR da Faculdade SENAI da Paraíba REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - As Atividades Complementares são estudos e práticas apresentadas de diversas formas que possibilitam o enriquecimento

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA Regulamenta o funcionamento da Brinquedoteca no âmbito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés. Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SÉCULO XXI FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE FAVENI

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SÉCULO XXI FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE FAVENI INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SÉCULO XXI FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE FAVENI NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO NAP VENDA NOVA DO IMIGRANTE 2016 CAPÍTULO I DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO Art.1º O Núcleo

Leia mais

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5 AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5 ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Atenção Primária à Saúde e/ou Atenção Básica No Brasil, observa-se mudanças na concepção de APS desde a NOB

Leia mais

PLANO DE TRABALHO. Candidato a Diretor Geral do Campus Santa Inês

PLANO DE TRABALHO. Candidato a Diretor Geral do Campus Santa Inês PLANO DE TRABALHO Candidato a Diretor Geral do Campus Santa Inês PROJETO: Gestão 2014-2018 TÍTULO DO PLANO: Por uma gestão de todos. NOME DO CANDIDATO: Natanaildo Barbosa Fernandes PERÍODO: 2014-2018 OBJETIVO

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Regulamento das Atividades Complementares REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Regulamento das Atividades Complementares REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Fixa normas para o funcionamento das Atividades Complementares no âmbito dos Cursos de Graduação do Campus de Frutal,

Leia mais