Aula 44 LICITAÇÃO. Conclusão: o que está fora do Capítulo VI é norma geral.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 44 LICITAÇÃO. Conclusão: o que está fora do Capítulo VI é norma geral."

Transcrição

1 Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo. Aula: Licitação: obrigação de licitar e objeto. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 44 LICITAÇÃO Lei da PPP Lei nº 11079/2004. Ver arts. 14 a 22. Estão no Capítulo VI Disposições aplicáveis à União. Isso só vale para a União. São normas não gerais. O art. 16 da Lei nº 11079/2004 fala do fundo garantidor. Cada ente da Federação escolhe como forma o seu fundo. É uma questão de autonomia. Cada um tira o dinheiro de onde bem entender. Conclusão: o que está fora do Capítulo VI é norma geral. Obrigação de licitar CF, art A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações; Lei nº 8666/93, art. 1º - Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Parágrafo único. Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Fundos especiais: criação do Direito Financeiro. Amarra-se um tipo de arrecadação para um gasto específico. Ex: multa ambiental vai para um fundo especial de meio ambiente. O dinheiro só pode ser usado na área ambiental. Destinação especial, específica.

2 Página2 Lei nº 4320/64, art Constitui fundo especial o produto de receitas especificadas que por lei se vinculam à realização de determinados objetivos ou serviços, facultada a adoção de normas peculiares de aplicação. Fundo especial não é pessoa jurídica. Ex: FAT quem administra é o Ministério do Trabalho, órgão da Administração Direta, que já é obrigada a licitar. Empresas estatais: há o Estatuto da Estatal, que prevê normas de licitação. Ele é fruto da EC nº 19, que alterou o art. 173, 1º da CF. CF, art. 173, 1º - A lei estabelecerá o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias que explorem atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, dispondo sobre: I - sua função social e formas de fiscalização pelo Estado e pela sociedade; II - a sujeição ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários; III - licitação e contratação de obras, serviços, compras e alienações, observados os princípios da administração pública; IV - a constituição e o funcionamento dos conselhos de administração e fiscal, com a participação de acionistas minoritários; V - os mandatos, a avaliação de desempenho e a responsabilidade dos administradores. Obs: o Estatuto da Estatal também contempla as estatais que prestam serviços públicos. Entidades do 2º setor: são empresas privadas. Não há obrigação de licitação. Entidades do 3º setor: é obrigado a licitar para gastar o dinheiro público que recebem via transferência voluntária, subvenção social etc.? O dinheiro público é administrado pelo 3º setor. Alguns defendem a tese de que tem de licitar porque o dinheiro é público. Porém, para Diogo de Figueiredo, se se começar a exigir do 3º setor as mesmas regras do 1º, não precisa dele. Busca-se no 3º setor agilidade operacional, liberdade de agir. Não há obrigação de licitação. Obs: há decisões do TCU dizendo que o Sistema S tem de licitar com base em lei própria. O que deve ser licitado? Qual é o objeto da licitação? Obra, serviço e compra. Porém, em qualquer outro contrato a licitação é obrigatória. A Lei nº 8666/93 elenca destacadamente 4 tipos de contrato: obra, serviço, compra e alienação. Lei nº 8666/93, art. 2º - As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei.

3 Página3 Parágrafo único. Para os fins desta Lei, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada. O rol do art. 2º é exemplificativo. Concessões e permissões: delegação de serviço público. CF, art Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos. E quando a concessão e a permissão trouxerem um conteúdo diferente de prestação de serviço público? Ex: uso de bem público. Contratualização da permissão: deixa de ser ato e passa a ser contrato. Logo, a permissão de serviço público virou contrato, tendo prévia licitação obrigatória. Permissão de uso: não mudou nada. Permissão de serviço público: contrato. Prévia licitação. CF, art Segundo o STF, esse art. é a razão da contratualização, se dando no contexto da delegação de serviço público e não atingindo qualquer outro tipo de permissão. Permissão de uso de bem público: sempre foi e continua sendo ato administrativo. Não tem prévia licitação obrigatória. Não é proibida, mas não é obrigatória. Quando saiu a Lei nº 8666/93, o art. 2º não especificou o tipo de permissão. Marcos Juruena e Toshio Mukai defenderam a tese de que a permissão de uso passou a ter licitação obrigatória. O legislador não fez distinção. No entanto, para o professor, o legislador fez distinção no próprio art. 2º, da Lei nº 8666/93. Essa é a posição da professora Di Pietro. O art. 2º fala quando contratadas com terceiros. A permissão que virou contrato foi a de serviço público. Ato administrativo não se contrata. Obs: concessão sempre foi contrato. Portanto, tem prévia licitação obrigatória. Permissão de uso de bem público: sempre foi e continua sendo ato. Logo, não se contrata. Não tem licitação. É precária, revogável a qualquer momento. Permissão condicionada ou qualificada: variação da permissão de uso de bem público. Essa permissão é contrato. Tem prévia licitação obrigatória. Não é a regra geral. Falou em contrato, tem de fazer licitação.

4 Página4 Locações da Administração Pública: é a locação do Direito Privado contrato de locação. A licitação é obrigatória, salvo hipóteses de dispensa. A lei se refere ao Estado inquilino, locatário. Lei nº 8666/93, art. 62, 3º - Aplica-se o disposto nos arts. 55 e 58 a 61 desta Lei e demais normas gerais, no que couber: I - aos contratos de seguro, de financiamento, de locação em que o Poder Público seja locatário, e aos demais cujo conteúdo seja regido, predominantemente, por norma de direito privado; II - aos contratos em que a Administração for parte como usuária de serviço público. Em um primeiro momento, o Estado não pode usar a Lei do Inquilinato como locador porque o locatário tem alguns direitos. Ex: se o locador quiser desfazer a locação, tem de dar um tempo para o locatário ir embora. O interesse público não pode esperar para ser atendido. Isso põe em risco a defesa do interesse público. Há a indisponibilidade dos bens públicos. Quando o governo quer ser locador, utiliza contratos de Direito Público, pois há as cláusulas exorbitantes, que permitem a retomada imediata, a rescisão unilateral. O contrato é de concessão de uso. Pode também fazer ato administrativo de permissão de uso, no qual basta a revogação. Atenção! A Lei nº 8666/93 expressamente fala que se pode colocar cláusula exorbitante em contrato de Direito Privado art. 62, 3º, I. O dispositivo se refere ao art. 58 da lei. Lei nº 8666/93, art O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de: I - modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado; II - rescindi-los, unilateralmente, nos casos especificados no inciso I do art. 79 desta Lei; III - fiscalizar-lhes a execução; IV - aplicar sanções motivadas pela inexecução total ou parcial do ajuste; V - nos casos de serviços essenciais, ocupar provisoriamente bens móveis, imóveis, pessoal e serviços vinculados ao objeto do contrato, na hipótese da necessidade de acautelar apuração administrativa de faltas contratuais pelo contratado, bem como na hipótese de rescisão do contrato administrativo. 1º As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos não poderão ser alteradas sem prévia concordância do contratado. 2º Na hipótese do inciso I deste artigo, as cláusulas econômico-financeiras do contrato deverão ser revistas para que se mantenha o equilíbrio contratual. Administração como locadora: só com cláusulas exorbitantes no contrato de Direito Privado. Marcos Juruena fala que o contrato é semi-público. exorbitantes. Então, tanto os contratos de Direito Público quanto os de Direito Privado podem ter cláusulas

5 Página5 O rol do art. 2º da Lei nº 8666/93 é exemplificativo. Exemplo de contrato não listado por ele: aforamento (enfiteuse com peculiaridades de Direito Público). Não acabaram todas as enfiteuses. A de Direito Público, o aforamento, continua existindo. CC, art Fica proibida a constituição de enfiteuses e subenfiteuses, subordinando-se as existentes, até sua extinção, às disposições do Código Civil anterior, Lei nº 3.071, de 1º de janeiro de 1916, e leis posteriores. 1º Nos aforamentos a que se refere este artigo é defeso: I - cobrar laudêmio ou prestação análoga nas transmissões de bem aforado, sobre o valor das construções ou plantações; II - constituir subenfiteuse. 2º A enfiteuse dos terrenos de marinha e acrescidos regula-se por lei especial. Aforamento é regulado pelo Direito Público.

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Introdução e Fundamentos Constitucionais da Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo INTRODUÇÃO E FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DA

Leia mais

LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2)

LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2) LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2) 1. Conceito A administração para prestar serviço aos seus administrados necessita contratar bens e serviços. Ocorre que essa contratação, em decorrência do princípio

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Licitações Públicas Conceitos Introdutórios & Princípios da Licitação 1) Previsão

Leia mais

Lei /16 e Licitações

Lei /16 e Licitações Lei 13.303/16 e Licitações Rafael Da Cás Maffini Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS, Professor de Direito Administrativo na UFRGS, Advogado, Sócio Diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando

Leia mais

SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

SANÇÕES ADMINISTRATIVAS Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Contrato Administrativo Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Aula 64 1. Introdução Inicialmente, é necessário fazer uma ponte, um elo, entre a licitação

Leia mais

Aula 01. A estrutura administrativa do Estado Brasileiro vem sendo dividida em três setores, formadores do chamado Estado Gerencial Brasileiro.

Aula 01. A estrutura administrativa do Estado Brasileiro vem sendo dividida em três setores, formadores do chamado Estado Gerencial Brasileiro. Turma e Ano: Magistratura Estadual Direito Administrativo (2015) Matéria / Aula: Estado Gerencial Brasileiro; 1º, 2º e 3º Setores; 1º setor Estrutura e Regime de Pessoal 01 Professor: Luiz Oliveira Castro

Leia mais

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO Lei n. 8.666/1993 DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO O órgão não produz tudo que consome, por isso precisa comprar materiais para poder funcionar: Computadores, materiais de expediente, mobiliários,

Leia mais

PPPs Municipais Fundamentos, Desafios e Oportunidades

PPPs Municipais Fundamentos, Desafios e Oportunidades PPPs Municipais Fundamentos, Desafios e Oportunidades André Dabus 22/09/2016 Agenda Entregas da Administração Publica: Cenário atual - Infraestrutura no Brasil; Desafios; Oportunidades; Licitações : Aspectos

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 120.

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 120. Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 120. 1. Fontes do Direito Administrativo As fontes do

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Conceito, Espécie e Características Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Noções Gerais CONTRATOS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Fundação Pública e Agência Executiva / Aula 09 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Fundação Pública e Agência Executiva / Aula 09 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Fundação Pública e Agência Executiva / Aula 09 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 09 Dando prosseguimento ao tema fundação pública,

Leia mais

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 5. Contextualização. Instrumentalização. Contratos Administrativos

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 5. Contextualização. Instrumentalização. Contratos Administrativos Organização da Aula Direito Administrativo Aula n. 5 Contratos Administrativos Professor: Silvano Alves Alcantara Contextualização TST mantém fato do príncipe em desapropriação do Incra A Quarta Turma

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE MAGALHÃES ALMEIDA-MA CRESCER CONSULTORIAS

CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE MAGALHÃES ALMEIDA-MA CRESCER CONSULTORIAS RESPOSTA AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA GABARITOS PRELIMINARES DAS PROVAS OBJETIVAS 2ª PARTE - SOMENTE PARA OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO A Crescer Consultorias, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Estágios da Receita e Despesa Etapas da Despesa Parte 1 Professor Sergio Barata Etapas da Despesa MCASP 2017 Planejamento Fixação Descentralização ou Movimentação

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Sistema S / Aula 26 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 26

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Sistema S / Aula 26 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 26 Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Sistema S / Aula 26 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 26 Sistema S Vamos estudar o Sistema S (Sistema do Serviço Social Autônomo),

Leia mais

Aula 08. Agora serão apresentadas as questões complementares às autarquias.

Aula 08. Agora serão apresentadas as questões complementares às autarquias. Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Autarquia e Fundação Pública / Aula 08 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 08 Agora serão apresentadas as questões complementares

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Vigência Contratos Administrativos Professor Leandro Roitman www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo VIGÊNCIA CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CAPÍTULO III DOS CONTRATOS Seção

Leia mais

AULA 20. Contrato de direito privado

AULA 20. Contrato de direito privado Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 20 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 20 CONTEÚDO DA AULA: Contrato Administrativo.

Leia mais

Aula 05 TIPOS DE EMPRESAS ESTATAIS. A CF já falava de estatais antes do Estatuto da Estatal, e já havia problemas.

Aula 05 TIPOS DE EMPRESAS ESTATAIS. A CF já falava de estatais antes do Estatuto da Estatal, e já havia problemas. Página1 Curso/Disciplina: Lei das Estatais Aula: Tipos de Empresas Estatais. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 05 TIPOS DE EMPRESAS ESTATAIS O assunto aborda as estatais

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO SOMAR TRE PROF.ª MESTRE RAFAELLA MARTINS DE OLIVEIRA

DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO SOMAR TRE PROF.ª MESTRE RAFAELLA MARTINS DE OLIVEIRA DIREITO ADMINISTRATIVO CURSO SOMAR TRE PROF.ª MESTRE RAFAELLA MARTINS DE OLIVEIRA IMPORTANTE importante compreender alguns conceitos, teorias e informações históricas...... Desempenhar funções com mais

Leia mais

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS O primeiro passo no estudo dos contratos administrativos, como não poderia deixar de ser, é definirmos o conceito de contrato. Para o notável civilista Caio Mário da Silva Pereira

Leia mais

Obrigações Supervenientes. Implicações para o Equilíbrio dos Contratos

Obrigações Supervenientes. Implicações para o Equilíbrio dos Contratos Obrigações Supervenientes Implicações para o Equilíbrio dos Contratos Características das Concessões Investimentos significativos Poucos usos alternativos Contratos de longa duração Exigência dos Concessionários

Leia mais

Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS

Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS O Poder Público não pode ter a liberdade que possuem os particulares para contratar. Ele deve sempre se nortear por dois valores distintos: isonomia: todo administrador

Leia mais

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Administrativo 08. Professor: Luiz Oliveira Carlos Jungested

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Administrativo 08. Professor: Luiz Oliveira Carlos Jungested Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Administrativo 08 Professor: Luiz Oliveira Carlos Jungested Monitora: Beatriz Moreira Souza Segundo Setor da Administração Pública: Caracteriza-se

Leia mais

Observação. Empresa pública. Conceitos: Distinção. Sociedade de economia mista 12/11/2012 EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA

Observação. Empresa pública. Conceitos: Distinção. Sociedade de economia mista 12/11/2012 EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA Observação EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA Nem toda empresa estatal é empresa pública ou sociedade de economia mista. Para que seja empresa pública ou sociedade de economia mista, é necessário

Leia mais

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. CONCEITO DE CONTRATO ADMINISTRATIVO... 4 Introdução...4 Características do contrato administrativo... 5 2. RESTRIÇÕES FEITAS À ADMINISTRAÇÃO AO

Leia mais

A NECESSIDADE DE LICITAÇÃO PELAS ENTIDADES DO SISTEMA S

A NECESSIDADE DE LICITAÇÃO PELAS ENTIDADES DO SISTEMA S A NECESSIDADE DE LICITAÇÃO PELAS ENTIDADES DO SISTEMA S Lucas Pessôa Moreira 1 RESUMO: O artigo estudará a obrigatoriedade de realização de licitação pelas entidades componentes do denominado sistema S

Leia mais

Avaliação do Desequilíbrio Econômico- Financeiro em Contratos de Construções

Avaliação do Desequilíbrio Econômico- Financeiro em Contratos de Construções Avaliação do Desequilíbrio Econômico- Financeiro em Contratos de Construções Equilíbrio Econômico-Financeiro Definição manutenção da relação estabelecida inicialmente pelas partes contratantes que deverá

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Vantagens da OS e da OSCIP / Aula 28 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 28

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Vantagens da OS e da OSCIP / Aula 28 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 28 Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Vantagens da OS e da OSCIP / Aula 28 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 28 - Qual é a origem do dinheiro que a OS e a OSCIP vão administrar

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE

DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE Prof. João Eudes 1. (CESPE/2009) A administração pública é regida pelo princípio da autotutela, segundo o qual o administrador público está obrigado a denunciar

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Empresa Estatal / Aula 13 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva.

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Empresa Estatal / Aula 13 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva. Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Empresa Estatal / Aula 13 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 13 Nesta aula será dada continuidade ao estudo das empresas estatais.

Leia mais

PARCERIAS NA OFERTA DE SERVIÇOS PÚBLICOS. Roteiro de aula Curso: Parcerias na Administração Pública DES0417 Noturno 2014

PARCERIAS NA OFERTA DE SERVIÇOS PÚBLICOS. Roteiro de aula Curso: Parcerias na Administração Pública DES0417 Noturno 2014 PARCERIAS NA OFERTA DE SERVIÇOS PÚBLICOS Roteiro de aula Curso: Parcerias na Administração Pública DES0417 Noturno 2014 Concessões Oferta de SERVIÇOS PÚBLICOS Parcerias público-privadas Autorizações Caso

Leia mais

Repartição de Riscos. 1

Repartição de Riscos.  1 Repartição de Riscos Agosto de 2006 www.bndes.gov.br 1 SUMÁRIO Inovações da Lei de PPP Constitucionalidade da Lei Eficiência Econômica Aplicação às Concessões www.bndes.gov.br 2 Inovações da Lei de PPPs

Leia mais

SIMULADO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

SIMULADO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS SIMULADO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 1. (CESPE / TCDF / 2014) Aos contratos administrativos aplicamse, supletivamente, as disposições de direito privado. 2. (CESPE / TRT 10ª Região / 2013) Para os fins legais,

Leia mais

Senhora Procuradora Chefe, RELATÓRIO

Senhora Procuradora Chefe, RELATÓRIO PARECER JURÍDICO Nº 17/2018 PROJU/SEMOB PROTOCOLO: 1709256/2017 REQUERENTE: CPL/SEMOB ASSUNTO: CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE MANUTENÇÃO DE PORTAS AUTOMÁTICAS. Senhora Procuradora Chefe, RELATÓRIO Tratam os

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Serviços Públicos Prof.ª Tatiana Marcello Conceito José dos Santos Carvalho Filho toda atividade prestada pelo Estado ou por seus delegados, basicamente sob regime jurídico de direito

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FISCALIZAÇÃO PARA CONVÊNIOS, CONTRATOS, ACORDOS, AJUSTES E INSTRUMENTOS CONGÊNERES SUPERINTENDÊNCIA DE CONVÊNIOS E CONTRATOS SCCONT

A IMPORTÂNCIA DA FISCALIZAÇÃO PARA CONVÊNIOS, CONTRATOS, ACORDOS, AJUSTES E INSTRUMENTOS CONGÊNERES SUPERINTENDÊNCIA DE CONVÊNIOS E CONTRATOS SCCONT A IMPORTÂNCIA DA FISCALIZAÇÃO PARA CONVÊNIOS, CONTRATOS, ACORDOS, AJUSTES E INSTRUMENTOS CONGÊNERES SUPERINTENDÊNCIA DE CONVÊNIOS E CONTRATOS SCCONT Ricardo Cambraia Garcia Superintendente de Convênios

Leia mais

Aspectos de direito público da lei de inovação. Mariana Tápias Denis Borges Barbosa Advogados

Aspectos de direito público da lei de inovação. Mariana Tápias Denis Borges Barbosa Advogados Aspectos de direito público da lei de inovação Mariana Tápias Denis Borges Barbosa Advogados FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL DA LEI DE INOVAÇÃO - ARTS. 218 e 219 DA CR/88 O ESTADO promoverá e incentivará o desenvolvimento

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Empresa Pública Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo EMPRESA PÚBLICA E SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA (EMPRESAS ESTATAIS) A Constituição

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: 2º setor / Concessão e Permissão / Aula 16 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: 2º setor / Concessão e Permissão / Aula 16 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: 2º setor / Concessão e Permissão / Aula 16 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 16 Nessa aula será dado início ao estudo do segundo

Leia mais

A Lei n.º /2016 é a concretização de disposições constantes nos arts. 22, inc. XXVII e 173, 1º, inc. III, da CF/88, que dispõem expressamente:

A Lei n.º /2016 é a concretização de disposições constantes nos arts. 22, inc. XXVII e 173, 1º, inc. III, da CF/88, que dispõem expressamente: * Drª Helena Zoia Com o advento da Lei n.º 13.303/2016, as empresas públicas e as sociedades de economia mista e respectivas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,

Leia mais

ASPECTOS RELEVANTES NO ÂMBITO DAS LICITAÇÕES PÚBLICAS APÓS A LEI COMPLEMENTAR 123/2006

ASPECTOS RELEVANTES NO ÂMBITO DAS LICITAÇÕES PÚBLICAS APÓS A LEI COMPLEMENTAR 123/2006 1 ASPECTOS RELEVANTES NO ÂMBITO DAS LICITAÇÕES PÚBLICAS APÓS A LEI COMPLEMENTAR 123/2006 Davi Walter Musskopff 1 A eficiência na gestão dos recursos públicos sempre tem sido questão de ampla preocupação

Leia mais

A reestruturação do Seguro Garantia aplicado em Infraestrutura: impactos e desafios. Andre Dabus AD Corretora de Seguros

A reestruturação do Seguro Garantia aplicado em Infraestrutura: impactos e desafios. Andre Dabus AD Corretora de Seguros A reestruturação do Seguro Garantia aplicado em Infraestrutura: impactos e desafios Andre Dabus AD Corretora de Seguros Agenda Cenário atual - Infraestrutura no Brasil; Licitações : Aspectos Jurídicos;

Leia mais

Aula nº. 26 CARACTERÍSTICAS CONTRATUAIS E CLÁUSULAS EXORBITANTES.

Aula nº. 26 CARACTERÍSTICAS CONTRATUAIS E CLÁUSULAS EXORBITANTES. Curso/Disciplina: Direito Administrativo Objetivo Aula: Características Contratuais e Cláusulas Exorbitantes. - 26 Professor(a): Luís Eduardo Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 26 CARACTERÍSTICAS CONTRATUAIS

Leia mais

Aula 52 LICITAÇÃO. - Contratação Direta. Dispensa de licitação (continuação):

Aula 52 LICITAÇÃO. - Contratação Direta. Dispensa de licitação (continuação): Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo. Aula: Contratação Direta: Dispensa de Licitação. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 52 LICITAÇÃO - Contratação Direta

Leia mais

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM LICITAÇÃO. PREGÃO PRESENCIAL.. AQUISIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS, ÓLEOS E LUBRIFICANTES PARA VEÍCULOS,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO 01. De acordo com a Constituição Federal, constituem princípios aplicáveis à Administração Pública os da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Tais princípios

Leia mais

Questões jurídicas e regulatórias das concessões

Questões jurídicas e regulatórias das concessões Introdução Questões jurídicas e regulatórias das concessões Concessões do Setor Público de Energia Elétrica Porto Alegre, 5 de outubro 2009 Guilherme Pereira Baggio Introdução 1) delimitação do tema compreensão

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Contratos Administrativos Parte 2 Prof. Gladstone Felippo - Características: Convém frisar que a mutabilidade é da própria natureza do contrato administrativo, é inerente a ele,

Leia mais

DESAFIOS NAS LICITAÇÕES PARA GESTORES DA FAZENDA PÚBLICA SUCESSO NO RDC E OUTRAS FERRAMENTAS

DESAFIOS NAS LICITAÇÕES PARA GESTORES DA FAZENDA PÚBLICA SUCESSO NO RDC E OUTRAS FERRAMENTAS REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES NOS MUNICÍPIOS DESAFIOS NAS LICITAÇÕES PARA GESTORES DA FAZENDA PÚBLICA SUCESSO NO RDC E OUTRAS FERRAMENTAS Professor Jacoby Fernandes Ribeirão Preto, 19 de julho de

Leia mais

O contrato administrativo mescla, portanto, características do contrato privado e do regime jurídico de direito público.

O contrato administrativo mescla, portanto, características do contrato privado e do regime jurídico de direito público. A noção de contrato administrativo deriva da ideia de contrato do direito privado. Assim, iniciando o estudo pelas características de um contrato de direito privado, temos algumas de suas características

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Autor Lucas Rocha Furtado CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Área específica Direito Administrativo. O presente Curso de Licitações e Contratos Administrativos, lançado pela Editora Fórum,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Da Inexecução, da Rescisão do Contrato e da Prorrogação do Contrato Professor Leandro Roitman www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DA INEXECUÇÃO, DA RESCISÃO DO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (INTRODUÇÃO) Profª. Tatiana Marcello Introdução e Fundamentos Constitucionais da Licitação O art. 37, XXI da CF prevê o preceito mais genérico existente em nosso ordenamento

Leia mais

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta 01) (ADVOGADO / DPE-MT / 2015 / FGV) Em relação aos contratos administrativos, assinale a afirmativa incorreta. (A) Os contratos referentes à prestação de serviços a serem executados de forma contínua

Leia mais

Professora Taís Flores

Professora Taís Flores Professora Taís Flores GABARITO - D COMENTÁRIOS Inicialmente, percebam que as alternativas III e IV não correspondem à literalidade da lei. Assim, abre-se uma margem de liberdade para que a banca as considere

Leia mais

Curso/Disciplina: Lei das Estatais Aula: Decreto Regulamentar. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite.

Curso/Disciplina: Lei das Estatais Aula: Decreto Regulamentar. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite. Página1 Curso/Disciplina: Lei das Estatais Aula: Decreto Regulamentar. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 09 Decreto que regulamenta o Estatuto da Estatal: Decreto Regulamentar

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Pode-se conceituar controle como o poder-dever de vigilância,

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed.

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed. Destacam-se, assim, no presente livro, a ampla pesquisa de jurisprudência, o enfoque prático do texto e a linguagem utilizada, de fácil compreensão. LUCAS ROCHA FURTADO Autor CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

Leia mais

} CONCEITO: } C.A.B.M: é um tipo de avença entre a administração e. } H.L.M: é o ajuste que a administração pública, agindo

} CONCEITO: } C.A.B.M: é um tipo de avença entre a administração e. } H.L.M: é o ajuste que a administração pública, agindo Prof. Marcia Alves } CONCEITO: } C.A.B.M: é um tipo de avença entre a administração e terceiros na qual, por força da lei, de cláusulas pactuadas ou do tipo de objeto, a permanência do vínculo e das condições

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO, ORÇAMENTO E FINANÇAS - SEMGOF

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO, ORÇAMENTO E FINANÇAS - SEMGOF PARECER JURÍDICO Nº 004/2018 - SEMGOF/NTLC/WP DISPENSA Nº 001/2018 SEMC ORIGEM: NÚCLEO TÉCNICO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS OBJETO: LOCAÇÃO DE IMÓVEL NÃO RESIDENCIAL PARA O FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Sociedade de Economia Mista Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo EMPRESA PÚBLICA E SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA (EMPRESAS ESTATAIS) A

Leia mais

Contratos administrativos

Contratos administrativos Direito Administrativo Contratos administrativos Contratos administrativos - Conceito: Ajuste realizado entre a administração pública e um particular (ou até com outro ente da administração) Submissão

Leia mais

PROJETO DE LEI CAPÍTULO I DO OBJETO E ÂMBITO DE APLICAÇÃO

PROJETO DE LEI CAPÍTULO I DO OBJETO E ÂMBITO DE APLICAÇÃO VERS ÃO FINAL ENVIADA AO CONGRESSO NACIONAL PROJETO DE LEI Institui normas gerais para licitação e contratação de parceria públicoprivada, no âmbito da administração pública. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito José Cretella Jr. Ramo do Direito Público Interno que regula a atividade das pessoas jurídicas públicas e a instituição de meios e órgãos relativos à ação dessas pessoas.

Leia mais

Direito Administrativo Prof. Aloísio Zimmer

Direito Administrativo Prof. Aloísio Zimmer SERVIÇOS PÚBLICOS (CONTINUAÇÃO) Concessão Comum: tem como referência a lei n. 8987/1995, ou seja, contratos que abrangem a realização de obra e serviço público, mas o prazo do vínculo depende de leis específicas

Leia mais

Lei geral de licitações Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993

Lei geral de licitações Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 Lei geral de licitações Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras

Leia mais

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Direito administrativo histórico 1.2 Contextualização histórica 1.3 Conceito 1.4 Órgãos e funções 1.4.1 Distribuição das funções entre os poderes do Estado, nos termos da CF/1988

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Lei / Aula 30 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 30

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Lei / Aula 30 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 30 Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Lei 13.019 / Aula 30 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 30 Nesta aula será finalizado o estudo do Terceiro Setor do Estado Gerencial

Leia mais

Concessão, Permissão e Autorização de Serviço Público. Diana Pinto e Pinheiro da Silva

Concessão, Permissão e Autorização de Serviço Público. Diana Pinto e Pinheiro da Silva Concessão, Permissão e Autorização de Serviço Público Diana Pinto e Pinheiro da Silva 1. Execução de Serviço Público Execução de serviço público Dificuldade de definição [...] o conceito de serviço público

Leia mais

O REGIME JURÍDICO DAS TAXAS BLOCO III. Paulo Honório de Castro Júnior D I R E I T O T R I B U T Á R I O. Especialista em Direito Tributário

O REGIME JURÍDICO DAS TAXAS BLOCO III. Paulo Honório de Castro Júnior D I R E I T O T R I B U T Á R I O. Especialista em Direito Tributário O REGIME JURÍDICO DAS TAXAS D I R E I T O T R I B U T Á R I O BLOCO III Paulo Honório de Castro Júnior Especialista em Direito Tributário CURRÍCULO RESUMIDO Graduado em Direito pela Universidade Federal

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. Funções estatais 2. Conceito e objeto do direito administrativo 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4. Sistemas administrativos: sistema inglês

Leia mais

PARECER JURÍDICO - NSAJ/CODEM Nº 23/2017

PARECER JURÍDICO - NSAJ/CODEM Nº 23/2017 PARECER JURÍDICO - NSAJ/CODEM Nº 23/2017 ASSEMBLÉIA GERAL. CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. PUBLICAÇÃO DE EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ACIONISTAS PARA REALIZAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA. IMPRENSA OFICIAL.

Leia mais

Aula 53 LICITAÇÃO. - Contratação Direta. Dispensa de licitação (continuação): Organizações sociais (OSs):

Aula 53 LICITAÇÃO. - Contratação Direta. Dispensa de licitação (continuação): Organizações sociais (OSs): Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo. Aula: Contratação Direta: Dispensa e Inexigibilidade de Licitação. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 53 LICITAÇÃO - Contratação

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello DIREITO ADMINISTRATIVO Serviços Públicos Prof.ª Tatiana Marcello Conceito José dos Santos

Leia mais

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO SENADO E TCU PROFESSORES: CYONIL, ELAINE E SANDRO. AULA 6 Contratos Administrativos

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO SENADO E TCU PROFESSORES: CYONIL, ELAINE E SANDRO. AULA 6 Contratos Administrativos AULA 6 Contratos Administrativos Olá, pessoal, tudo bem? Na aula anterior, tivemos contato com importantes informações acerca das Licitações, as quais, de maneira geral, são antecedentes lógicos (indispensáveis)

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO III. ADMINISTRADOR PÚBLICO Noções Gerais Poderes Administrativos Poder discricionário...

SUMÁRIO CAPÍTULO III. ADMINISTRADOR PÚBLICO Noções Gerais Poderes Administrativos Poder discricionário... SUMÁRIO CAPÍTULO I O DIREITO ADMINISTRATIVO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA...1 1. Conceito... 1 2. Objeto do Direito Administrativo... 1 2.1. Princípios que ajudam a interpretar a atividade administrativa...

Leia mais

Exmo. Sr. Conselheiro Relator,

Exmo. Sr. Conselheiro Relator, PARECER Nº. : 021/CT/2008-1 - Exmo. Sr. Conselheiro Relator, Tratam os autos de consulta formulada pelo Sr. Prefeito Municipal em exercício, Sr. Manoel Machado, mediante a qual solicita deste Tribunal

Leia mais

Aula nº. 36. Art. 3o O consórcio público será constituído por contrato cuja celebração dependerá da prévia subscrição de protocolo de intenções.

Aula nº. 36. Art. 3o O consórcio público será constituído por contrato cuja celebração dependerá da prévia subscrição de protocolo de intenções. Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Consórcio 36 Professor(a): Leandro Velloso Monitor(a): Nairim Machado Palma Aula nº. 36 CONSÓRCIOS PÚBLICOS LEI 11.107/05 Conceito: o consórcio

Leia mais

Direito Administrativo. Serviços Públicos. Professor Leandro Velloso

Direito Administrativo. Serviços Públicos. Professor Leandro Velloso Direito Administrativo Professor Leandro Velloso www.leandrovelloso.com.br www.colecaooab.com.br leovelloso@hotmail.com Conceituação Serviços Públicos Prestação estatal direta ou indireta dirigida à coletividade

Leia mais

Painel 4. Aspectos controversos da Lei /2016 aplicada à contratação de bens e serviços de TIC

Painel 4. Aspectos controversos da Lei /2016 aplicada à contratação de bens e serviços de TIC Painel 4 Aspectos controversos da Lei 13.303/2016 aplicada à contratação de bens e serviços de TIC FOCO: Dispensa de Licitação, Parcerias Estratégicas, Critérios de Julgamento. Painelistas: Sílvia Rocha

Leia mais

SUMÁRIO. CAPÍTULO IV ÓRGÃOS E AGENTES PÚBLICOS 1. Órgãos públicos

SUMÁRIO. CAPÍTULO IV ÓRGÃOS E AGENTES PÚBLICOS 1. Órgãos públicos SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. Funções estatais 2. Conceito e objeto do direito administrativo 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4. Sistemas administrativos: sistema inglês

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Licitações & Contratos Administrativos CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 1) Contrato

Leia mais

PORTARIA N.º 018/2010. Promotora de Justiça signatária, no uso das suas atribuições

PORTARIA N.º 018/2010. Promotora de Justiça signatária, no uso das suas atribuições PORTARIA N.º 018/2010 O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, pela Promotora de Justiça signatária, no uso das suas atribuições institucionais que lhe são conferidas pelo art. 129, III, da Constituição

Leia mais

MUNICÍPIO DE NOVA TIMBOTEUA PODER LEGISLATIVO CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA TIMBOTEUA PARCECER JURÍDICO 2018/CMNT

MUNICÍPIO DE NOVA TIMBOTEUA PODER LEGISLATIVO CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA TIMBOTEUA PARCECER JURÍDICO 2018/CMNT PROCESSO Nº 2018010802 CMNT INEXIBILIDADE Nº 003/2018 CMNT PARCECER JURÍDICO 2018/CMNT INTERESSADO: Câmara Municipal de Nova Timboteua ASSUNTO: Inexigibilidade. Contratação de serviço de licença de uso

Leia mais

Administração. Pública Indireta. Administração Pública Direta

Administração. Pública Indireta. Administração Pública Direta DIREITO ADMINISTRATIVO Professor: Felipe Dalenogare Alves 1. FUNÇÕES E ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Autarquias Empresas Públicas Administração Pública Indireta Sociedades de Economia Mista Fundações

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Receita Pública. Fundos Públicos Financeiros (de participação e de destinação) Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Receita Pública. Fundos Públicos Financeiros (de participação e de destinação) Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Receita Pública Prof. Thamiris Felizardo -FUNDOS PÚBLICOS Fundos: consistem na individualização dos recursos e na sua vinculação a uma área especifica. -CONCEITO: Dentre as suas diversas

Leia mais

Aula nº. 27 GASTO COM SERVIDOR PÚBLICO PARTE III

Aula nº. 27 GASTO COM SERVIDOR PÚBLICO PARTE III Curso/Disciplina: Direito Financeiro Aula: Direito Financeiro - 27 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 27 GASTO COM SERVIDOR PÚBLICO PARTE III LRF ART. 23 EXCEÇÕES A SANÇÃO DO

Leia mais

O CATADOR FOI O PRIMEIRO A ENXERGAR NO LIXO ALGO DE VALOR.

O CATADOR FOI O PRIMEIRO A ENXERGAR NO LIXO ALGO DE VALOR. O CATADOR FOI O PRIMEIRO A ENXERGAR NO LIXO ALGO DE VALOR. O que legislação vigente faz é trazer um reconhecimento ao catador, aplicando de forma inequívoca a sociologia jurídica. A vida imita a arte...

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Serviços Públicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo SERVIÇOS PÚBLICOS Disposições Preliminares CF Art. 175. Incumbe ao Poder Público,

Leia mais

Associações Públicas. F. Públicas de direito privado Empresas Públicas Sociedade de Economia Mista

Associações Públicas. F. Públicas de direito privado Empresas Públicas Sociedade de Economia Mista 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Introdução - Administração Pública PONTO 2: Associações Públicas PONTO 3: Pessoas Jurídicas de Direito Público PONTO 4: As Pessoas Jurídicas de Direito Privado 1. Introdução

Leia mais

Curso/Disciplina: Lei das Estatais Aula: Criação das Empresas Estatais. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite.

Curso/Disciplina: Lei das Estatais Aula: Criação das Empresas Estatais. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite. Página1 Curso/Disciplina: Lei das Estatais Aula: Criação das Empresas Estatais. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 08 Aula de finalização do Capítulo I (Disposições Preliminares)

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Princípios constitucionais da Administração Pública Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS STJ00081433 SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1 I. Funções estatais I 2. Conceito e objeto do direito administrativo 2 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4 4. Sistemas administrativos:

Leia mais

1. (CESPE / TCDF / 2014) 2. (CESPE / TRT 10ª

1. (CESPE / TCDF / 2014) 2. (CESPE / TRT 10ª SIMULADO AULA 10 1. (CESPE / TCDF / 2014) Aos contratos administrativos aplicamse, supletivamente, as disposições de direito privado. 2. (CESPE / TRT 10ª Região / 2013) Para os fins legais, somente será

Leia mais

Nº da aula 01. A Resolução nº 810/97 não está expressamente citada na matéria do edital, mas o conteúdo

Nº da aula 01. A Resolução nº 810/97 não está expressamente citada na matéria do edital, mas o conteúdo Página1 Curso/Disciplina: Regimento Interno da ALERJ Aula: Introdução. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Nº da aula 01 No programa do concurso há menção a uma Resolução, a

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Empresa Estatal / Aula 15 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva.

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Empresa Estatal / Aula 15 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva. Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Empresa Estatal / Aula 15 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 15 Licitações nas Estatais: Com a Constituição de 1988, a estatal teve

Leia mais

Sumário. Nota à décima primeira edição... 17

Sumário. Nota à décima primeira edição... 17 Nota à décima primeira edição... 17 Capítulo I O Direito Administrativo, a Administração Pública e o regime jurídico-administrativo... 19 1. O direito administrativo... 19 1. Origem e desenvolvimento do

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PÓS CONTRATAÇÃO PÓS CONTRATAÇÃO FISCALIZAÇÃO MEDIÇÕES E RECEBIMENTO VIGÊNCIA CONTRATUAL ADITAMENTOS CONTRATUAIS INEXECUÇÃO E SANÇÕES Lei nº 8.666/93 FISCALIZAÇÃO Art. 58. O regime

Leia mais