Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE, FINS E DURAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE, FINS E DURAÇÃO"

Transcrição

1 ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DE TENISTAS DO BRASIL - APTB Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE, FINS E DURAÇÃO Art. 1. A Associação dos Pais de Tenistas do Brasil, doravante denominada APTB, é pessoa jurídica de direito privado, constituída na forma de associação sem fins lucrativos, constituída por Assembléia Geral realizada nos dias 23 e 26 de Julho de 2016, com sede no endereço,com autonomia administrativa e financeira, regendo-se pelo presente Estatuto e pela legislação que lhe for aplicável. Art. 2. A APTB é isenta de quaisquer preconceitos ou discriminações, não admitindo controvérsias de raça, credo religioso, cor, gênero ou político-partidárias em suas atividades, dependências ou em seu quadro social. Art. 3. A APTB tem por finalidade prestar apoio e orientação à prática do desporto do Tênis, o que consistirá principalmente em: I Buscar o desenvolvimento do Tênis no Brasil, através de ações conjuntas ou não com as Federações Estaduais e a CBT (ou outras entidades que as substituirem), acompanhar suas ações e projetos, propor mudanças e melhorias em eventos e torneios, buscando o desenvolvimento, a oportunidade, a inclusão e a visibilidade dos jovens atletas brasileiros; II - Captar recursos financeiros (doações, lei do incentivo ao esporte, patrocínios, etc...) para diversas ações, voltadas ao desenvolvimento do Tênis no Brasil; III - Desenvolver ações visando divulgar o esporte no Brasil; IV - Coordenar aulas, palestras e encontros para os tenistas e interessados; V - Promover cursos de capacitação para tenistas, professores de tênis e interessados; VI - Realizar promoções, competições e eventos, em conjunto ou não, com clubes e outras associações de Tênis, bem como pleitear junto a entidades particulares e poderes públicos, todo apoio necessário para que atinja seus objetivos; VII - Cooperar ou manter convênios com instituições públicas oficiais ou particulares, no sentido de praticar, pesquisar, educar e orientar atletas, interessados sobre o desporto do Tênis e alunos de escolas públicas ou particulares, bem como, também, filiar-se a organismos nacionais e internacionais relacionados com o desporto do Tênis; VIII - Promover atividades recreativas, tais como colônia de férias e afins; IX - Estabelecer intercâmbios nacionais e internacionais e parcerias com outras associações, clubes e afins visando o desenvolvimento e a prática do desporto do Tênis; Art. 4. Na consecução de tais objetivos a APTB poderá efetivar trabalhos de atendimento, ensino, pesquisa e publicações, bem como participar na formação de pessoal técnico relacionados com seus fins. Art. 5. A fim de cumprir suas finalidades, a APTB se organizará em tantas unidades de prestação de serviços, denominados departamentos, quantos se fizerem necessários, os quais se regerão por regimentos internos específicos.

2 Art. 6. A APTB poderá firmar convênios ou contratos e articular-se, pela forma conveniente, com órgão ou entidades, públicas ou privadas. Art. 7. O prazo de duração é indeterminado. Capítulo II DO PATRIMÔNIO, SUA CONSTITUIÇÃO E UTILIZAÇÃO Art. 8. O patrimônio da APTB será composto por bens imóveis, móveis, semoventes, utensílios, aparelhos, material esportivo e didático para a prática do desporto do Tênis, veículos, subvenção de qualquer tipo e rendas de eventos sociais, esportivos, promocionais e de aplicações financeiras, bem como: I - dotações ou subvenções eventuais, diretamente da União, dos Estados e Municípios ou através de órgãos Públicos da Administração direta e indireta; II - auxílios, contribuições e subvenções de entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras; III - doações ou legados; IV - rendas em seu favor constituídas por terceiros; VI rendimentos de aplicações financeiras; VII - usufruto que lhes forem conferidos; VIII - juros bancários e outras receitas de capital; IX - valores recebidos de terceiros em pagamento de serviços ou produtos; X - contribuição de seus associados. 1. As rendas da Associação somente poderão ser aplicadas para a manutenção de seus objetivos. 2. Valores em dinheiro poderão ser aplicados apenas em Cadernetas de Poupança ou em Renda Fixa: Fundos de investimento, CDB/RDB, LCI/LCA, até sua destinação definitiva dentro dos objetivos da Associação. Capítulo III DA ADMINISTRAÇÃO Art. 9. A APTB tem como órgãos deliberativos e administrativos a Assembleia Geral, a Diretoria, o Conselho Fiscal e o Conselho Técnico. Art. 10. As atividades dos membros da Diretoria, do Conselho Fiscal, do Conselho Técnico e das Comissões Auxiliares e Departamentos da Diretoria não serão remuneradas, sendo vedada a distribuição de qualquer vantagem, sob qualquer forma e a que título for. 1º. A APTB poderá contratar serviços de terceiros e manter funcionários remunerados, desde que os mesmos não sejam parentes até o terceiro grau dos dirigentes da APTB; 2º. Em caso de participação em atividades, tais como, reuniões, assembléias, eventos de qualquer natureza afetas ao Tênis, etc., que qualquer membro da Diretoria ou qualquer sócio participe como representante da APTB, devidamente convocado pela Diretoria, suas despesas serão ressarcidas com a devida comprovação dos gastos.

3 Art. 11. A Assembléia Geral, órgão soberano da entidade, será constituída pelos sócios fundadores e contribuintes, em pleno gozo de seus direitos estatutários. Art. 12. São atribuições da Assembleia Geral: I - eleger os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal e seus respectivos suplentes; II - elaborar e aprovar o Regimento Interno da Associação; III - deliberar sobre o orçamento anual e sobre o programa de trabalho elaborado pela Diretoria, ouvido previamente quanto àquele, o Conselho Fiscal; IV - examinar o relatório da Diretoria e deliberar sobre o orçamento para exercício vindouro, assim como balanços e contas do exercício anterior, após parecer do Conselho Fiscal; V - deliberar sobre a conveniência de aquisição, alienação ou oneração de bens pertencentes à APTB, excluindo-se os bens para seu funcionamento; VI - determinar as linhas de ação da sociedade, primando sempre pela exigência de transparência na gestão da movimentação de recursos e de fiscalização interna; VII - decidir sobre a reforma do presente Estatuto; VIII - deliberar sobre proposta de absorção ou incorporação de outras entidades à Associação; IX - decidir sobre a extinção da Associação e o destino do patrimônio; X decidir sobre o valor da contribuição dos sócios. Art. 13. A Assembleia Geral se reunirá ordinariamente no primeiro trimestre de cada ano, quando convocada pelo seu presidente, por seu substituto legal ou ainda por no mínimo 1/3 de seus membros, para: a) tomar conhecimento da dotação orçamentária e planejamento de atividades para a Associação; b) deliberar sobre o relatório apresentado pela Diretoria sobre as atividades referentes ao exercício social encerrado e da prestação de contas do exercício anterior. Art. 14. A Assembléia Geral se reunirá extraordinariamente quando convocada: I - pela Diretoria; II - pelo Conselho Fiscal; III - por 1/3 de seus membros. Art. 15. A convocação das reuniões ordinárias ou extraordinárias será feita mediante edital, com pauta dos assuntos a serem tratados, a ser fixado na sede da entidade, com antecedência mínima de três (3) dias, através de publicação em jornal diário, correio eletrônico aos integrantes dos órgãos de administração da APTB e de todos os meios de contato dos associados, disponíveis na APTB ( , watsapp, site da APTB, Etc.) e conterá a Ordem do Dia dos assuntos a serem discutidos, dia, hora e local. 1. As reuniões ordinárias instalar-se-ão, em primeira convocação, com a presença mínima de dois terços (2/3) dos integrantes da Assembleia Geral e em segunda convocação, trinta (30) minutos após, com qualquer número de presentes.

4 2. As reuniões extraordinárias instalar-se-ão, em primeira convocação, com 2/3 (dois terços) dos integrantes da Assembleia Geral e, em segunda convocação, trinta (30) minutos após, com qualquer número de presentes. 3. É permitida a representação por procuração. 4. As decisões da Assembleia Geral serão tomadas por maioria simples (metade mais um) dos votos e será feita uma ata que será subscrita por todos os votantes, podendo ser por meio digital. Art. 16. O balanço social da APTB será publicado anualmente, após aprovado em Assembleia Geral Ordinária, em jornais de grande circulação, site da APTB, e quaisquer outros meios digitais disponíveis na APTB. Art. 17. A Diretoria é composta de: I - Presidente; II - Vice-Presidente; III - Diretor Administrativo; IV Diretor Financeiro. 1. O mandado dos integrantes da Diretoria será de 2 anos, permitida uma reeleição, iniciando no dia 1º de janeiro, excetuando-se a primeira diretoria que tomou posse em 26/07/2016, que terá mandato até 31 de Dezembro de A Diretoria reunir-se-á por convocação do presidente. 3. As decisões serão tomadas por maioria simples (metade mais um) dos membros da Diretoria presentes. 4. É vedada a eleição do cônjuge e parentes consanguíneos ou afins, até o 2º grau ou por afinidade do presidente da entidade ou de quaisquer dos diretores. Art. 18. Ocorrendo vaga em qualquer cargo de titular da Diretoria, caberá ao respectivo suplente substituí-lo até o fim do período para que foi eleito. Art. 19. Ocorrendo vaga entre os integrantes suplentes da Diretoria, a Assembleia Geral se reunirá no prazo máximo de trinta dias após a vacância, para eleger o novo integrante. Art. 20. Compete à Diretoria: I Administrar a APTB; II - Elaborar e executar o programa anual de atividades; III - Elaborar e apresentar a Assembleia Geral o relatório anual e o respectivo demonstrativo de resultados do exercício findo; IV - Elaborar o orçamento da receita e despesas para o exercício seguinte; V - Criar e extinguir Departamentos e elaborar os seus regimentos internos; VI - Entrosar-se com instituições públicas e privadas, tanto no País como no exterior, para mútua colaboração em atividades de interesse comum;

5 VII Elaborar Regimentos Internos da APTB; VIII Representar os atletas associados ou dependentes. Art. 21. Compete ao Presidente: I - Representar a APTB judicial e extrajudicialmente, ativa e passivamente; II - Cumprir e fazer cumprir este Estatuto e os demais regimentos internos; III - Convocar e presidir as reuniões da Diretoria; IV - Dirigir e supervisionar todas as atividades da APTB; V - Assinar quaisquer documentos relativos às operações ativas da APTB; VI Contratar prestadores de serviços para atingir os fins da APTB; VII - Nomear e destituir membros de Comissões Auxiliares; VIII- Criar e promover eleições em cada região, para eleger 5 Representantes Regionais, em até 30 dias após sua posse. Os Representantes Regionais terão a incumbência de representar a APTB em suas regiões e ficarão vinculados à Vice-Presidência. Os Representantes Regionais terão direito a voto nas reuniões de Diretoria. Art. 22. Compete ao Vice-Presidente: I - Substituir o Presidente em suas faltas, impedimentos ou vacância; II - Coordenar os trabalhos de divulgação das atividades da APTB; III - Coordenar e promover os eventos sociais e festivos; IV - Coordenar os trabalhos de divulgação dos atletas com destaque no esporte; V Coordenar e articular-se com os representantes Regionais, buscando soluções para os problemas e demandas afetas ao tênis, de cada região. Art. 23. Compete ao Diretor Administrativo: I - Secretariar as reuniões das Assembleias Gerais e da Diretoria e redigir atas; II - Substituir o Presidente quando o Vice-Presidente não puder fazê-lo; III - Manter organizada a secretaria, com os respectivos livros e correspondências; IV - Coordenar os trabalhos de secretaria e manter a correspondência em dia; V - Preparar com o Presidente as pautas das reuniões e com o Vice-Presidente os relatórios da Diretoria; VI - Elaborar as Atas das Reuniões e Assembleia Geral, assinando-as com o Presidente; VII - Elaborar relatórios e zelar pela Contabilidade; Art. 24. Compete ao Diretor Financeiro: I - Arrecadar e contabilizar as contribuições, rendas, auxílios e donativos efetuados à Associação, mantendo em dia a escrituração; II - Efetuar os pagamentos de todas as obrigações da Associação; III - Acompanhar e supervisionar os trabalhos de contabilidade da Associação, contratados com profissionais habilitados, cuidando para que todas as obrigações fiscais e trabalhistas sejam devidamente cumpridas em tempo hábil; IV - Apresentar relatórios de receitas e despesas, sempre que forem solicitadas; V - Apresentar o relatório financeiro para ser submetido à Assembleia Geral; VI - Apresentar semestralmente o balancete de receitas e despesas ao Conselho Fiscal;

6 VII - Publicar anualmente a demonstração das receitas e despesas realizadas no exercício; VIII - Elaborar, com base no orçamento realizado no exercício, a proposta orçamentária para o exercício seguinte a ser submetida à Diretoria, para posterior apreciação da Assembleia Geral; IX - Manter todo o numerário em conta bancária; X - Conservar sob sua guarda e responsabilidade, todos os documentos relativos à tesouraria; XI Abrir e movimentar contas bancárias em conjunto com o Presidente, através de cheque e outros meios disponibilizados pela instituição bancária (Internet Banking, Mobile Banking, etc.); Art. 25. A Ouvidoria, órgão vinculado à Diretoria, possui como atribuição a busca pelo aperfeiçoamento e pela melhoria contínua da qualidade da atuação da entidade, ficando responsável por receber, processar e responder reclamações, sugestões, solicitações de informações e elogios dos seus associados, agindo com independência, imparcialidade, transparência e ética. Art. 26. O Conselho Fiscal se caracteriza por ser um órgão autônomo e independente, constituído por três (03) membros associados e seus respectivos suplentes, de reconhecida idoneidade e eleitos pela Assembléia Geral, juntamente com a Diretoria, permitida apenas uma recondução. 1º. O mandato do Conselho Fiscal será coincidente com o mandato da Diretoria. 2º. Salvo por vontade própria ou por decisão da Assembleia Geral de Sócios, os membros do Conselho Fiscal não poderão ser destituídos de seus cargos no curso do prazo do mandato em que foram investidos. Art. 27. Ocorrendo vaga em qualquer cargo do titular do Conselho Fiscal, caberá ao respectivo suplente substituí-lo até o fim do mandato para o qual foi eleito. Art. 28. Compete ao Conselho Fiscal: I- Examinar os documentos e livros de escrituração da entidade; II- Examinar o balancete semestral apresentado pelo Diretor Financeiro, opinando a respeito; III- Apreciar os balanços, inventários e orçamentos para exercícios futuros, que acompanham o relatório anual da Diretoria; IV- Opinar sobre a aquisição, alienação e oneração de bens pertencentes à APTB; V- Convocar Assembléia Geral Extraordinária em caso de renúncia coletiva da Diretoria da Associação; VI- Deferir ou recusar o registro de chapas concorrentes a Eleições, fiscalizar, fazer o escrutínio e proclamar a Chapa vencedora da Eleição. Único. O Conselho Fiscal reunir-se-á a cada seis (6) meses e extraordinariamente, contados a partir da posse, sempre que necessário. Art. 29. Os Departamentos são órgãos auxiliares da Diretoria. Seus membros serão nomeados ou destituídos pelo Presidente, devendo ser registradas em Ata e o mandato não excederá ao da Diretoria que as criou. Art. 30. O Conselho Técnico será formado por três membros, todos associados, que serão indicados pela Diretoria Executiva. Único O prazo do mandato do Conselho Técnico coincidirá com o da Diretoria Executiva.

7 Art. 31. Compete ao Conselho Técnico: I Coordenar, organizar e elaborar os regulamentos das competições esportivas; II- Promover trabalhos de educação, cursos e competições sobre o desporto do Tênis; III- Zelar pelo aperfeiçoamento técnico dos atletas, em consonância com os ditames da Federação Internacional de Tênis; IV- Elaborar projetos para convênios com entidades públicas e privadas; Art. 32. As reuniões do Conselho Técnico ocorrerão uma vez por mês e sempre que necessário, quando convocados pela Diretoria ou pela Assembleia Geral, pela maioria simples dos seus membros. Capítulo IV DO QUADRO SOCIAL Art. 33. Poderão ser admitidos como sócio contribuinte toda pessoa física com domicílio ou sede em qualquer parte do país, maior de 18 anos. Art. 34. A admissão dos sócios será feita mediante proposta assinada pelo interessado e apresentada e aprovada pela Diretoria. 1º. A proposta a ser preenchida pelo candidato deve ser elaborada com detalhamento, de modo que seja possível ser analisada, e nela deve constar declaração na qual o proponente compromete-se a acatar as prescrições do Estatuto Social e o conjunto de normas da Associação, respeitar os dirigentes, os demais associados, os funcionários da Associação e portar-se com disciplina e educação compatível. 2º. À Diretoria cabe a atribuição de acatar ou não o pedido de ingresso do candidato, não estando obrigada a expor os motivos, caso a proposta do candidato não seja deferida. Art. 35. A APTB terá as seguintes categorias de sócios: I Fundadores; II Contribuintes; III Honorários; 1º. São Sócios Fundadores todos os que assinaram a Ata da fundação da APTB; 2º. São Sócios Contribuintes todos que ingressaram na APTB após a sua fundação; 3º. São Sócios Honorários todas aquelas pessoas que prestarem destacado e relevante serviços e benefícios à APTB, cuja outorga obedecerá a indicação e decisão da Diretoria, porém sempre mediante aprovação da Assembleia Geral, estando isentos do pagamento de mensalidade. 4º. Apenas a categoria Sócios Honorários está isenta de mensalidade. Art. 36. São direitos e deveres do associado: Capítulo V DOS DIREITOS E DEVERES DOS SÓCIOS

8 I - Comparecer e participar das reuniões e eventos programados pela APTB ou das quais ele participa; II - Ser votado, se maior de vinte e um anos, e votar, sendo condição para concorrer a cargo eletivo o tempo de, pelo menos, dois anos como associado da APTB, exceto para as eleições que ocorrerem antes de dois anos de fundação da APTB; III - Conhecer e respeitar este Estatuto e os regulamentos baixados pela Diretoria e colaborar para que a APTB atinja os seus objetivos; IV - Desempenhar os cargos para os quais for eleito ou nomeado; V - Ter acesso irrestrito aos documentos e informações relativos à prestação de contas, bem como àqueles relacionados à gestão da respectiva entidade, os quais deverão ser publicados na íntegra no sítio eletrônico da associação. VI - Pagar regularmente e pontualmente as contribuições, cujo valor corresponderá a 12% (quatro) por cento do salário mínimo vigente, por trimestre, mais os custos bancários de emissão de boletos ou outra forma de recebimento. As contribuições serão pagas trimestralmente. único. O associado que faltar com o pagamento de três contribuições regulares será automaticamente excluído do quadro social. Art. 37. Os associados não respondem, nem mesmo subsidiariamente ou solidariamente, por dívidas ou obrigações sociais e responsabilidades da APTB, assumidas pelos órgãos diretores e administrativos ou seus representantes. Capítulo VI DAS PENALIDADES são: Art. 38. As penalidades, de âmbito disciplinar interno, aplicável aos sócios e seus dependentes I Advertência expressa; II Suspensão; III Exclusão do quadro de Associados Art. 39. Será punido o sócio que: I Infringir as disposições do presente Estatuto e Regulamento da APTB; II Desrespeitar os membros dos poderes da APTB, quando no exercício de suas funções; III Portar-se inconvenientemente em qualquer reunião promovida pela APTB; IV Deixar de acatar decisões dos órgãos competentes; V Atentar, por palavras ou atitudes, contra o crédito e o conceito público da APTB; VI Ter deixado de pagar as contribuições durante 3 (três) contribuições regulares. 1º. As penalidades do art. 39 serão aplicadas quando o sócio incorrer em qualquer dos incisos deste artigo, na seguinte ordem:

9 I - Advertência expressa. II - Havendo reincidência no mesmo inciso ou em outra infração a penalidade será a suspensão de acordo com o tempo determinado pela Diretoria da APTB. III - Havendo mais uma reincidência neste mesmo inciso ou em qualquer outra infração o sócio será punido com a Exclusão do Quadro de Associados, sem direito ao ressarcimento das quantias pagas sob qualquer título. 2º. Para cada incursão ditada nos incisos acima, o procedimento de aplicação das sanções será o mesmo. Capítulo VII DAS ELEIÇÕES Art. 40. As eleições da Diretoria e do Conselho Fiscal realizar-se-ão a cada dois anos, no mês novembro. Parágrafo único. Compete ao Presidente convocar Assembleia Geral para realização das Eleições e ao Conselho Fiscal, conduzí-las. Art. 41. Só poderão participar das Eleições as Chapas formadas por Diretoria e Conselho Fiscal Titulares e Suplentes juntos. único. O associado que concorrer a cargo eletivo só poderá participar de uma Chapa e para um único cargo, com pelo menos dois anos de registro como associado, exceto para as eleições que ocorrerem antes de dois anos de fundação da APTB. Art. 42. A forma de votação será a direta e secreta e poderá ser feita de forma presencial ou virtual, através de sistema próprio. O voto será dado a toda Chapa, vencerá a que tiver maior número de votos. Capítulo VIII DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS Art. 43. Os dirigentes da APTB, respondem solidária e subsidiariamente pelas obrigações da Entidade. Art. 44. A APTB é composta por número ilimitado de sócios, distribuídos em categorias de fundadores, contribuintes, honorários. Art. 45. A Diretoria e o Conselho Fiscal serão eleitos em chapas distintas. Art. 46. Os cargos dos órgãos de administração da APTB não são remunerados, seja a que título for, ficando expressamente vedado por parte de seus integrantes o recebimento de qualquer lucro, gratificação, bonificação ou vantagem. Art. 47. Os funcionários que forem admitidos para prestarem serviços profissionais à APTB serão regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas.

10 Art. 48. O quorum de deliberação será de 2/3 (dois terços) da Assembleia Geral, em reunião extraordinária, para as seguintes hipóteses: a) Alteração do Estatuto; b) Alienação de bens imóveis e gravação de ônus reais sobre os mesmos; c) Extinção da Associação. Art. 49. Decidida a extinção da APTB, seu patrimônio, após satisfeitas as obrigações assumidas, será incorporado ao de outra Associação congênere, a critério da Assembleia Geral. Art. 50. O exercício financeiro da APTB coincidirá com o ano civil. Art. 51. O orçamento da APTB será uno, anual e compreenderá todas as receitas e despesas, compondo-se de estimativa de receita, discriminadas por dotações e discriminação analíticas das despesas de modo a evidenciar sua fixação para cada órgão, sub-órgão, projeto ou programa de trabalho. Art. 52. O presente Estatuto, aprovado em Assembleia Geral no dia 26 de Julho de 2016, entra em vigor, nesta mesma data, e, os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria e referendados pela Assembleia Geral, ficando eleito o foro da Comarca de Brasília, para sanar possíveis dúvidas. ESTATUTO APROVADO NA PRIMEIRA ASSEMBLEIA GERAL REALIZADA EM 26 DE JULHO DE Uberlândia/MG, 26 de Julho de Presidente

Estatuto da Associação Mães que Oram Pelos Filhos Arquidiocese de Vitoria/ES AM0

Estatuto da Associação Mães que Oram Pelos Filhos Arquidiocese de Vitoria/ES AM0 Estatuto da Associação Mães que Oram Pelos Filhos Arquidiocese de Vitoria/ES AM0 Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE, FINS E DURAÇÃO Art. 1º. A Associação de Mães que oram pelos Filhos doravante

Leia mais

Estatuto da Associação Mães que Oram Pelos Filhos Arquidiocese de Vitoria/ES - AMOF-AVES

Estatuto da Associação Mães que Oram Pelos Filhos Arquidiocese de Vitoria/ES - AMOF-AVES Estatuto da Associação Mães que Oram Pelos Filhos Arquidiocese de Vitoria/ES - AMOF-AVES Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE, FINS E DURAÇÃO Art. 1º. A Associação de Mães que oram pelos Filhos doravante

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA FUNDAÇÃ0 DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - FAUEL

REGIMENTO INTERNO DA FUNDAÇÃ0 DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - FAUEL 1 REGIMENTO INTERNO DA FUNDAÇÃ0 DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - FAUEL O Conselho Deliberativo da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina

Leia mais

ESTATUTO DA AAPCEU. ART. 2º - A ASSOCIAÇÃO tem sede e foro na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

ESTATUTO DA AAPCEU. ART. 2º - A ASSOCIAÇÃO tem sede e foro na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. ESTATUTO DA AAPCEU TÍTULO I - DA ENTIDADE Capítulo Único - Da Denominação, Sede e Objeto ART. 1º - A Associação dos Aposentados e Pensionistas da Caixa dos Empregados da Usiminas, doravante denominada

Leia mais

ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DOS ATOS CONSTITUTIVOS DA ASSOCIAÇÃO JOSÉ GABRIEL DA COSTA

ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DOS ATOS CONSTITUTIVOS DA ASSOCIAÇÃO JOSÉ GABRIEL DA COSTA ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DOS ATOS CONSTITUTIVOS DA ASSOCIAÇÃO JOSÉ GABRIEL DA COSTA CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS. Art.1º A Associação José Gabriel da Costa, fundada em 07 de novembro de 2006

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS, PESQUISAS E AUXÍLIO ÀS PESSOAS DE ALZHEIMER (AEPAPA) Capítulo I DA ASSOCIAÇÃO E SEUS FINS

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS, PESQUISAS E AUXÍLIO ÀS PESSOAS DE ALZHEIMER (AEPAPA) Capítulo I DA ASSOCIAÇÃO E SEUS FINS ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS, PESQUISAS E AUXÍLIO ÀS PESSOAS DE ALZHEIMER (AEPAPA) Capítulo I DA ASSOCIAÇÃO E SEUS FINS Art 1º - A ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS, PESQUISAS E AUXÍLIO ÀS PESSOAS DE ALZHEIMER

Leia mais

Estatuto da Associação dos Orquidofilos de

Estatuto da Associação dos Orquidofilos de Estatuto da Associação dos Orquidofilos de CAPITULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS Artigo 1º A Associação dos Orquidofilos de, designada pela sigla, fundada em de do ano., Estado de, na Rua, nº,, e foro

Leia mais

ESTATUTO DO GRUPO DO LEITE UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS

ESTATUTO DO GRUPO DO LEITE UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS ESTATUTO DO GRUPO DO LEITE UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS Art.1 - O GRUPO DO LEITE, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), entidade civil, apartidária, sem fins lucrativos,

Leia mais

Prazo para as inscrições: 06 de janeiro de 2017 a 25 de janeiro de 2017.

Prazo para as inscrições: 06 de janeiro de 2017 a 25 de janeiro de 2017. Documento Orientador para a inscrição das chapas candidatas aos cargos da Diretoria Executiva (mandato 2017 2019) e aos Conselhos Fiscal e Deliberativo Atendendo ao que dispõe o Estatuto Social e o Regimento

Leia mais

CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO - SEDE - FINS E DURAÇÃO

CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO - SEDE - FINS E DURAÇÃO - ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DA JUVENTUDE RURAL DE ARROIO DO TIGRE - Arroio do Tigre/RS. CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO - SEDE - FINS E DURAÇÃO Artigo 1 - A ASSOCIAÇÃO DA JUVENTUDE RURAL DE ARROIO DO TIGRE, fundada

Leia mais

AMAPIJS Associação Municipal dos Aposentados e Pensionistas do ISSEM de Jaraguá do Sul

AMAPIJS Associação Municipal dos Aposentados e Pensionistas do ISSEM de Jaraguá do Sul AMAPIJS Associação Municipal dos Aposentados e Pensionistas do ISSEM de Jaraguá do Sul CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E AFINS. Art. 1º- A Associação Municipal dos Aposentados e Pensionistas de Jaraguá

Leia mais

CAPÍTULO IX DA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA DIRETORIA E DOS CONSELHOS

CAPÍTULO IX DA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA DIRETORIA E DOS CONSELHOS CAPÍTULO IX DA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA DIRETORIA E DOS CONSELHOS Art. 28 - A Diretoria Executiva será constituída por: 1. Presidente 2. Vice-Presidente 3. 1º Secretário 4. 2º Secretário 5. 1º Tesoureiro

Leia mais

FUNDAÇÃO DIAULAS ABREU FAPE ESTATUTO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA SEDE E DURAÇÃO... 1 CAPÍTULO II DAS FINALIDADES... 1

FUNDAÇÃO DIAULAS ABREU FAPE ESTATUTO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA SEDE E DURAÇÃO... 1 CAPÍTULO II DAS FINALIDADES... 1 1 FUNDAÇÃO DIAULAS ABREU FAPE ESTATUTO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA SEDE E DURAÇÃO............. 1 CAPÍTULO II DAS FINALIDADES......................... 1 CAPÍTULO III DO PATRIMÔNIO..........................

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS - ABPI

ESTATUTO SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS - ABPI ESTATUTO SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS - ABPI Artigo 1 o - DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO A Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança

Leia mais

ESTATUTO DO CONSELHO NACIONAL DOS CORREGEDORES- GERAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DOS ESTADOS E DA UNIÃO CNCGMP

ESTATUTO DO CONSELHO NACIONAL DOS CORREGEDORES- GERAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DOS ESTADOS E DA UNIÃO CNCGMP ESTATUTO DO CONSELHO NACIONAL DOS CORREGEDORES- GERAIS DO CNCGMP Conforme 103ª Reunião Ordinária do dia 05 de agosto de 2016, à unanimidade, o CONSELHO NACIONAL DOS CORREGEDORES-GERAIS DO aprovou a redação

Leia mais

Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social ESTATUTO

Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social ESTATUTO ESTATUTO CAPÍTULO I NOME, SEDE, DURAÇÃO E FINS Artigo 1º O INSTITUTO DE PESQUISA E APOIO AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, também conhecido pela sigla IPADS, constituído em 17 de junho de 2000, é uma entidade

Leia mais

Instituto Dignidade de Valorização da Vida

Instituto Dignidade de Valorização da Vida ESTATUTO da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público INSTITUTO DIGNIDADE DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS Art. 1º. O Instituto Dignidade de Valorização da Vida,

Leia mais

Estatuto da Associação dos Fabricantes de Placas para Veículos do Estado do Paraná

Estatuto da Associação dos Fabricantes de Placas para Veículos do Estado do Paraná 1 Estatuto da Associação dos Fabricantes de Placas para Veículos do Estado do Paraná Capítulo I A Associação dos Fabricantes de Placas para Veículos do Estado do Paraná e seus Fins Artigo 1º. A Associação

Leia mais

ESTATUTO DO CENTRO DE ESTUDOS DA IMAGINÁRIA BRASILEIRA CEIB

ESTATUTO DO CENTRO DE ESTUDOS DA IMAGINÁRIA BRASILEIRA CEIB ESTATUTO DO CENTRO DE ESTUDOS DA IMAGINÁRIA BRASILEIRA CEIB CAPÍTULO I Da Sociedade e suas Finalidades Art. 1 o. O Centro de estudos da Imaginária Brasileira - CEIB, fundado em 29 de outubro de 1996, é

Leia mais

ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - CAMPUS CANOAS TÍTULO I

ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - CAMPUS CANOAS TÍTULO I ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - CAMPUS CANOAS TÍTULO I DO CENTRO ACADÊMICO DO SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE Art. 1 O Centro

Leia mais

União Campineira de Aeromodelistas

União Campineira de Aeromodelistas ESTATUTO SOCIAL UNIÃO CAMPINEIRA DE AEROMODELISTAS UCA CAPÍTULO 1- DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS Art. 1 - A União Campineira de Aeromodelistas UCA, também designada pela sigla UCA, fundada em 11 de outubro

Leia mais

FEDERAÇÂO PAULISTA DE FUTEBOL DIGITAL E VIRTUAL

FEDERAÇÂO PAULISTA DE FUTEBOL DIGITAL E VIRTUAL FEDERAÇÂO PAULISTA DE FUTEBOL DIGITAL E VIRTUAL São Paulo SP ESTATUTO CAPÍTULO I - DA FEDERAÇÃO E SEUS FINS Art. 1º - A FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL DIGITAL E VIRTUAL, também designada pela sigla FPFDV,

Leia mais

Estatuto do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre - COA-POA. Capítulo I - Da denominação, sede e fins

Estatuto do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre - COA-POA. Capítulo I - Da denominação, sede e fins Estatuto do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre - COA-POA Capítulo I - Da denominação, sede e fins Art. 1. O Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre também designado pela sigla COA-POA,

Leia mais

Sociedade Brasileira de História da Ciência. Estatuto

Sociedade Brasileira de História da Ciência. Estatuto Sociedade Brasileira de História da Ciência Estatuto Art. 1 A SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA (SBHC), fundada na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, em 16 de dezembro de 1983, é uma associação

Leia mais

ESTATUTO FENEC CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E DURAÇÃO

ESTATUTO FENEC CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E DURAÇÃO ESTATUTO FENEC CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E DURAÇÃO Artigo 1º - A Federação Nacional dos Estudantes de Engenharia Civil, doravante denominada FENEC, fundada em 10 de Abril de 2015, na cidade de Gramado,

Leia mais

ESTATUTO Modelo de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS

ESTATUTO Modelo de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS LEGENDA Texto em NEGRITO: Claúsulas que devem necessariamente constar do Estatuto, por força da Lei nº 9.790/99. Texto em Itálico: observações pertinentes ESTATUTO Modelo de Organização da Sociedade Civil

Leia mais

DEPARTAMENTO SETORIAL DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO DA ACIA - DEPS

DEPARTAMENTO SETORIAL DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO DA ACIA - DEPS DEPARTAMENTO SETORIAL DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO DA ACIA - DEPS REGULAMENTO CAPITULO I DA CONSTITUIÇÃO, DENOMINAÇÃO, SEDE, PRAZO DE DURAÇÃO, AREA DE AÇÃO E UTILIZAÇÃO ART. 1º - Fica instituído,

Leia mais

ESTATUTO CDL JOVEM SALVADOR. Capítulo I Da Constituição e Finalidade

ESTATUTO CDL JOVEM SALVADOR. Capítulo I Da Constituição e Finalidade ESTATUTO CDL JOVEM SALVADOR Capítulo I Da Constituição e Finalidade Art. 1º- A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Salvador é um departamento oriundo e órgão estrutural da Câmara de Dirigentes Lojistas

Leia mais

ALTERAÇÃO DO ESTATUTO SOCIAL

ALTERAÇÃO DO ESTATUTO SOCIAL ALTERAÇÃO DO ESTATUTO SOCIAL Por decisão do Conselho Diretor do ICSS tomada em reunião extraordinária realizada em 28/04/2016, encaminha-se à AGE das Associadas a proposição de alteração do Estatuto Social,

Leia mais

ICSS - INSTITUTO DE CERTIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SEGURIDADE SOCIAL

ICSS - INSTITUTO DE CERTIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SEGURIDADE SOCIAL ICSS - INSTITUTO DE CERTIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SEGURIDADE SOCIAL ESTATUTO SOCIAL Aprovado e alterado na Assembleia Geral Extraordinária, realizada em 24 de março de 2010 CAPÍTULO I DO ICSS E SEUS

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FRANCÊS DO CEARÁ

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FRANCÊS DO CEARÁ ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FRANCÊS DO CEARÁ CAPITULO I Da Associação Art. 1º. É constituída uma associação cultural sem fins lucrativos que adota a denominação de Associação dos Professores

Leia mais

PROPOSTA ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DE GESTÃO ESPORTIVA E LAZER_7

PROPOSTA ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DE GESTÃO ESPORTIVA E LAZER_7 ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DE GESTÃO ESPORTIVA E LAZER, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CÂMPUS RESTINGA CAGEL. TÍTULO I DO CENTRO ACADÊMICO DE GESTÃO ESPORTIVA

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO TEMPLO DA HUMANIDADE

ESTATUTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO TEMPLO DA HUMANIDADE ESTATUTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO TEMPLO DA HUMANIDADE CAPÍTULO I: DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO ARTIGO 1º Denominação e duração A Associação dos Amigos do Templo da Humanidade é uma associação

Leia mais

ESTATUTO DA UNALCS UNIÃO NACIONAL DE AGENTES DE LIDERANCAS COMUNITÁRIAS E SOCIAIS

ESTATUTO DA UNALCS UNIÃO NACIONAL DE AGENTES DE LIDERANCAS COMUNITÁRIAS E SOCIAIS ESTATUTO DA UNALCS UNIÃO NACIONAL DE AGENTES DE LIDERANCAS COMUNITÁRIAS E SOCIAIS Capítulo I - DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE, FINS E DURAÇÃO Art. 1º A UNALCS É pessoa jurídica de direito privado, constituída

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE EGRESSOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FLUMINENSE - UNIFLU

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE EGRESSOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FLUMINENSE - UNIFLU ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE EGRESSOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FLUMINENSE - UNIFLU CAPÍTULO I - Da Associação e finalidades Art. 1º A Associação dos ex alunos do Centro Universitário Fluminense fundada em

Leia mais

Regimento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - CONIF

Regimento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - CONIF Regimento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - CONIF TÍTULO I NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º. O Conselho das Instituições da Rede Federal

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL. CAPÍTULO I Da Denominação, Caráter, Sede, Finalidade e Duração

ESTATUTO SOCIAL. CAPÍTULO I Da Denominação, Caráter, Sede, Finalidade e Duração ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I Da Denominação, Caráter, Sede, Finalidade e Duração Art 1º - Sob a denominação de CPDoc - Centro de Pesquisa e Documentação Espírita, fica constituída uma associação civil espírita

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E AMIGOS (APAMA) DO COLÉGIO SANTA CATARINA NOVO HAMBURGO RS CAPÍTULO I

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E AMIGOS (APAMA) DO COLÉGIO SANTA CATARINA NOVO HAMBURGO RS CAPÍTULO I ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E AMIGOS (APAMA) DO COLÉGIO SANTA CATARINA NOVO HAMBURGO RS CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO Artigo 1º - Sob a denominação de Associação de

Leia mais

ESTATUTO FUNDAÇÃO EDUARDO CARLOS PEREIRA

ESTATUTO FUNDAÇÃO EDUARDO CARLOS PEREIRA ESTATUTO FUNDAÇÃO EDUARDO CARLOS PEREIRA CAPITULO I Da Natureza, Denominação, Sede, Finalidade Artigo 1º A Fundação Eduardo Carlos Pereira, dotada e organizada pela Igreja Presbiteriana Independente do

Leia mais

Estatuto. Estatuto Social TÍTULO 1 DA CONSTITUIÇÃO E DOS OBJETIVOS

Estatuto. Estatuto Social TÍTULO 1 DA CONSTITUIÇÃO E DOS OBJETIVOS Estatuto Estatuto Social TÍTULO 1 DA CONSTITUIÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1º A Associação Brasileira de Cinema de Animação, ABCA, fundada em 22 de março de 2003, associação civil sem fins lucrativos, com

Leia mais

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE CULTURA MUSICAL DE LOUSADA

ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE CULTURA MUSICAL DE LOUSADA ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE CULTURA MUSICAL DE LOUSADA (Aprovados em Assembleia Geral de 21 de Setembro de 2012) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Denominação, Natureza Jurídica e Sede 1- A Associação

Leia mais

Centro da Memória da Eletricidade no Brasil MEMÓRIA DA ELETRICIDADE ESTATUTO. CAPÍTULO I. Da Denominação, Objeto, Sede e Duração.

Centro da Memória da Eletricidade no Brasil MEMÓRIA DA ELETRICIDADE ESTATUTO. CAPÍTULO I. Da Denominação, Objeto, Sede e Duração. Centro da Memória da Eletricidade no Brasil MEMÓRIA DA ELETRICIDADE ESTATUTO CAPÍTULO I. Da Denominação, Objeto, Sede e Duração. Art. 1º - O Centro da Memória da Eletricidade no Brasil - MEMÓRIA DA ELETRICIDADE

Leia mais

ALTERAÇÃO NÚMERO 02 E CONSOLIDAÇÃO DO ESTATUTO SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO DOS DIRIGENTES DE RECURSOS HUMANOS DE BENTO GONÇALVES ADRH-BG.

ALTERAÇÃO NÚMERO 02 E CONSOLIDAÇÃO DO ESTATUTO SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO DOS DIRIGENTES DE RECURSOS HUMANOS DE BENTO GONÇALVES ADRH-BG. ALTERAÇÃO NÚMERO 02 E CONSOLIDAÇÃO DO ESTATUTO SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO DOS DIRIGENTES DE RECURSOS HUMANOS DE BENTO GONÇALVES ADRH-BG. ADRH-BG A ASSOCIAÇÃO DOS DIRIGENTES DE RECURSOS HUMANOS DE BENTO GONÇALVES

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE MEIOS ADEQUADOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS. Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE, FINS E DURAÇÃO

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE MEIOS ADEQUADOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS. Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE, FINS E DURAÇÃO ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE MEIOS ADEQUADOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE, FINS E DURAÇÃO Art. 1º A Associação INSTITUTO BRASILEIRO DE MEIOS ADEQUADOS

Leia mais

ESTATUTO CONFRARIA SANTISTA DA CERVEJA (CONSCERVA)

ESTATUTO CONFRARIA SANTISTA DA CERVEJA (CONSCERVA) ESTATUTO DA CONFRARIA SANTISTA DA CERVEJA (CONSCERVA) CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS Artigo 1º A CONFRARIA SANTISTA DA CERVEJA, também designada pela sigla CONSCERVA, fundada em 02 de dezembro

Leia mais

REDARTE/RJ - REDE DE BIBLIOTECAS E CENTROS DE INFORMAÇÃO EM ARTE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESTATUTO

REDARTE/RJ - REDE DE BIBLIOTECAS E CENTROS DE INFORMAÇÃO EM ARTE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESTATUTO REDARTE/RJ - REDE DE BIBLIOTECAS E CENTROS DE INFORMAÇÃO EM ARTE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESTATUTO CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS Art.1º A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte

Leia mais

3ª ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO

3ª ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO 3ª ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO Artigo 1 - A Associação dos Ex-Alunos do Seminário de Azambuja, também designada pela sigla AESA, é

Leia mais

FUNDAÇÃO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DE ITAJUBÁ ESTATUTO ITAJUBÁ MG

FUNDAÇÃO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DE ITAJUBÁ ESTATUTO ITAJUBÁ MG FUNDAÇÃO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DE ITAJUBÁ ESTATUTO ITAJUBÁ MG ÍNDICE I. Da Denominação, Regime Jurídico, Sede, Foro e Duração... 01 II. Dos Objetivos... 01 III. Do Patrimônio... 03 IV.

Leia mais

Associação Miacis Protecção e Integração Animal. Estatutos. CAPÍTULO I (Denominação, duração, natureza, sede e fins)

Associação Miacis Protecção e Integração Animal. Estatutos. CAPÍTULO I (Denominação, duração, natureza, sede e fins) CAPÍTULO I (Denominação, duração, natureza, sede e fins) Artigo primeiro (Denominação e natureza da Associação) 1. A é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, de âmbito nacional e duração

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO CENTRO ACADÊMICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO CENTRO ACADÊMICO Estatuto do Centro Acadêmico do Curso de PEDAGOGIA Capítulo I - Da Entidade Art. 1º O Centro Acadêmico, é o órgão de representação estudantil do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Espírito

Leia mais

ESTATUTO DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE PARAGUAÇU

ESTATUTO DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE PARAGUAÇU Página1 ESTATUTO DA FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE PARAGUAÇU Capítulo I Da Denominação, natureza, sede, duração e fins. Artigo 1º - A Fundação Hospitalar de Paraguaçu, instituída nos termos da Escritura Pública

Leia mais

REGIMENTO DA DIRETORIA DO IBAPE/SP. Art. 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32 e 33 do Estatuto

REGIMENTO DA DIRETORIA DO IBAPE/SP. Art. 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32 e 33 do Estatuto REGIMENTO DA DIRETORIA DO IBAPE/SP Art. 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32 e 33 do Estatuto 1. OBJETIVO: A Diretoria do IBAPE/SP tem por objetivo: 1.1) Dirigir as atividades, administrar

Leia mais

NÚCLEO DE ESTUDOS EM LINGUAGENS, LEITURA E ESCRITA

NÚCLEO DE ESTUDOS EM LINGUAGENS, LEITURA E ESCRITA NÚCLEO DE ESTUDOS EM LINGUAGENS, LEITURA E ESCRITA CAPÍTULO I DA NATUREZA, DA SEDE E DOS OBJETIVOS Art. 1 O Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita, também identificado pela sigla NELLE, entidade

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO ENSINO - AESUFOPE ESTATUTO

ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO ENSINO - AESUFOPE ESTATUTO ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO ENSINO - AESUFOPE ESTATUTO TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO CAPÍTULOI Da denominação, fins e meios Art. 1 - A Associação de Escolas

Leia mais

Estatuto da Associação Brasileira de Radiologia Veterinária

Estatuto da Associação Brasileira de Radiologia Veterinária Estatuto da Associação Brasileira de Radiologia Veterinária Capítulo I Da Denominação, Composição, Duração e Finalidades Artigo 1º Sob a denominação de Associação Brasileira de Radiologia Veterinária,

Leia mais

ESTATUTO ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES GUINEENSES NO ESTADO DE SANTA CATARINA (AEGUISC)

ESTATUTO ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES GUINEENSES NO ESTADO DE SANTA CATARINA (AEGUISC) ESTATUTO ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES GUINEENSES NO ESTADO DE SANTA CATARINA (AEGUISC) CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS Art.1º Associação dos estudantes Guineenses no estado de Santa Catarina abreviadamente,

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL LÁPIS DE COR - NOVA GERAÇÃO

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL LÁPIS DE COR - NOVA GERAÇÃO ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL LÁPIS DE COR - NOVA GERAÇÃO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, REGIME JURÍDICO, DURAÇÃO, SEDE E FORO Artigo 1º: A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DA BIBLIOTECA E CULTURA DA UFV - ABC CAPÍTULO 1 DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DA BIBLIOTECA E CULTURA DA UFV - ABC CAPÍTULO 1 DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DA BIBLIOTECA E CULTURA DA UFV - ABC CAPÍTULO 1 DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º - A ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA BIBLIOTECA E CULTURA DA UFV - ABC é uma associação civil,

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DA AGRONOMIA 2016 ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º - O Diretório Acadêmico do curso de Agronomia das Faculdades

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL DO CENTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS DE SAÚDE CEBES

ESTATUTO SOCIAL DO CENTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS DE SAÚDE CEBES ESTATUTO SOCIAL DO CENTRO BRASILEIRO DE ESTUDOS DE SAÚDE CEBES Capítulo I Da Denominação, Sede e Fins. Art. 1. O, abreviadamente CEBES, é uma entidade civil, de âmbito nacional sem fins lucrativos, de

Leia mais

Estatuto do C.A. Oceanografia UFES

Estatuto do C.A. Oceanografia UFES Estatuto do C.A. Oceanografia UFES Capítulo I - Da Entidade Art. 1º O Centro Acadêmico de Oceanografia, sociedade civil, sem fins lucrativos, apartidária, com sede e foro na cidade de Vitória ES, é o órgão

Leia mais

ESTATUTO DA FUNDAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEMPERJ. Art. 2º A FEMPERJ tem sede e foro na Cidade do Rio de Janeiro.

ESTATUTO DA FUNDAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEMPERJ. Art. 2º A FEMPERJ tem sede e foro na Cidade do Rio de Janeiro. ESTATUTO DA FUNDAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEMPERJ CAPÍTULO I Da Denominação, Regime Jurídico, Sede e Duração Art. 1º A Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de

Leia mais

DO CENTRO ACADÊMICO DE ECONOMIA CAPÍTULO I

DO CENTRO ACADÊMICO DE ECONOMIA CAPÍTULO I DO CENTRO ACADÊMICO DE ECONOMIA CAPÍTULO I Da Entidade Art. 1º O Centro Acadêmico de Economia (CAE) fundado em 05-12-2013, constitui-se em sociedade civil sem fins lucrativos, apartidária, e é o órgão

Leia mais

ESTATUTO DO GRÊMIO LIVRE

ESTATUTO DO GRÊMIO LIVRE ESTATUTO DO GRÊMIO LIVRE CAPÍTULO I Da denominação, sede, fins e duração. Art.1º- O grêmio estudantil À DECIDIR do Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Santa Catarina, Campus Chapecó

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS CHAPECÓ GRÊMIO LIVRE ESTUDANTIL ESTATUTO DO GRÊMIO LIVRE ESTUDANTIL

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS CHAPECÓ GRÊMIO LIVRE ESTUDANTIL ESTATUTO DO GRÊMIO LIVRE ESTUDANTIL INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS CHAPECÓ GRÊMIO LIVRE ESTUDANTIL ESTATUTO DO GRÊMIO LIVRE ESTUDANTIL ESTATUTO APROVADO EM 18 DE JUNHO DE 2012 CAPÍTULO I Da Denominação, Sede, Fins e Duração.

Leia mais

ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE CIÊNCIA POLÍTICA DA UFPE

ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE CIÊNCIA POLÍTICA DA UFPE ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE CIÊNCIA POLÍTICA DA UFPE CAPÍTULO I DAS ATRIBUIÇÕES ART. 1º - São atribuições do DA de Ciência Política: a) Representar os estudantes de Ciência Política da UFPE, mantendo

Leia mais

MODELO DE ESTATUDO DE INSTITUTO DE NATUREZA ASSOCIATIVA

MODELO DE ESTATUDO DE INSTITUTO DE NATUREZA ASSOCIATIVA MODELO DE ESTATUDO DE INSTITUTO DE NATUREZA ASSOCIATIVA CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS Artigo 1.O INSTITUTO/ASSOCIAÇÃO XXXXXXXXXXXXX, também designado pela sigla XXX, fundado em do mês de do

Leia mais

CEAMIG - CENTRO DE ESTUDOS ASTRONÔMICOS DE MINAS GERAIS CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS

CEAMIG - CENTRO DE ESTUDOS ASTRONÔMICOS DE MINAS GERAIS CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS Diretoria CEAMIG - CENTRO DE ESTUDOS ASTRONÔMICOS DE MINAS GERAIS CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS Art. 1 - Rege-se por este Estatuto a associação civil cultural, pessoa jurídica de direito privado,

Leia mais

Estatutos do Clube Bonsai do Algarve CAPITULO I

Estatutos do Clube Bonsai do Algarve CAPITULO I Estatutos do Clube Bonsai do Algarve CAPITULO I Disposições Gerais Artigo 1º-Designação O Clube Bonsai do Algarve, é um clube sem fins lucrativos, de duração ilimitada, e que se rege pelos presentes estatutos.

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO MUSEU DA UFPA ESTATUTO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SECÇÃO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E DURAÇÃO

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO MUSEU DA UFPA ESTATUTO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SECÇÃO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E DURAÇÃO 1 ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO MUSEU DA UFPA ESTATUTO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SECÇÃO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE E DURAÇÃO Art. 1º - A Associação Amigos do Museu da UFPA é uma sociedade civil sem fins

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE HIGIENIZAÇÃO E LAVANDERIA DA REGIÃO SUL - APHILAV. APROVADO EM ASSEMBLÉIA GERAL DO DIA 30/03/2005

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE HIGIENIZAÇÃO E LAVANDERIA DA REGIÃO SUL - APHILAV. APROVADO EM ASSEMBLÉIA GERAL DO DIA 30/03/2005 ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE HIGIENIZAÇÃO E LAVANDERIA DA REGIÃO SUL - APHILAV. APROVADO EM ASSEMBLÉIA GERAL DO DIA 30/03/2005 Capítulo 1 TITULO, DESTINAÇÃO, SEDE, FORO Artigo 1 A ASSOCIAÇÃO

Leia mais

ESTATUTO CONSELHO REGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA AMSOP MICROREGIÃO DE FRANCISCO BELTRÃO CAPITULO I

ESTATUTO CONSELHO REGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA AMSOP MICROREGIÃO DE FRANCISCO BELTRÃO CAPITULO I 1 ESTATUTO CONSELHO REGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA AMSOP MICROREGIÃO DE FRANCISCO BELTRÃO CAPITULO I Da Denominação, Sede, Duração e Área de atuação Artigo 1º. A organização denominada

Leia mais

Estatuto Social da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores de Pernambuco A S S O V E P E. Capítulo I

Estatuto Social da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores de Pernambuco A S S O V E P E. Capítulo I Estatuto Social da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores de Pernambuco A S S O V E P E Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO E OBJETO Art. 1º. A Associação dos Revendedores de Veículos

Leia mais

ESTATUTO CLUBE FILATÉLICO E NUMISMÁTICO DE TAQUARA FUNDADO EM 1954 CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE

ESTATUTO CLUBE FILATÉLICO E NUMISMÁTICO DE TAQUARA FUNDADO EM 1954 CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE ESTATUTO ESTATUTO CLUBE FILATÉLICO E NUMISMÁTICO DE TAQUARA FUNDADO EM 1954 CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Artigo 1º O CLUBE FILATÉLICO E NUMISMÁTICO DE TAQUARA, é uma associação civil sem fins lucrativos,

Leia mais

Estatuto do Grêmio Livre

Estatuto do Grêmio Livre Estatuto do Grêmio Livre Capítulo 1 Da denominação, sede, fins e duração. Art.1º- O grêmio estudantil (nome do grêmio) da escola (nome da escola) funcionará no referido estabelecimento de ensino com duração

Leia mais

ESTATUTOS DA SPG. Capítulo I - Constituição e Fins

ESTATUTOS DA SPG. Capítulo I - Constituição e Fins ESTATUTOS DA SPG Capítulo I - Constituição e Fins Artigo 1º A Sociedade Portuguesa de Geotecnia é uma associação científica de pessoas individuais e coletivas, designada seguidamente por Sociedade, com

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos CAPÍTULO 1 DO DEPARTAMENTO ACADÊMICO Artigo 1º O presente Regimento Interno regulamenta a organização e o funcionamento do Departamento de Ciência

Leia mais

Estatuto da Sociedade Brasileira de Catálise

Estatuto da Sociedade Brasileira de Catálise 1 Estatuto da Sociedade Brasileira de Catálise CAPITULO I Da Associação Art. 1º. A Sociedade Brasileira de Catálise, doravante denominada apenas SBCat, fundada em 18 de setembro de 1997, é uma sociedade

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO DE KARATÊ VIÇOSA CAPITULO I DA ASSOCIAÇÃO E SEUS FINS

ESTATUTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO DE KARATÊ VIÇOSA CAPITULO I DA ASSOCIAÇÃO E SEUS FINS Art 1º - Art. 2º - Art. 3º - ESTATUTO SOCIAL ASSOCIAÇÃO DE KARATÊ VIÇOSA CAPITULO I DA ASSOCIAÇÃO E SEUS FINS A ASSOCIAÇÃO DE KARATÊ VIÇOSA, sob o Slogan Tornando-se um campeão dentro e fora do dojô, também

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DIRETOR DA FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DIRETOR DA FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE DA FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Artigo 1 - O Conselho Diretor é Órgão de Orientação Superior da Fundação Santo André e tem as seguintes atribuições: I - definir a política de

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DO SEMINÁRIO DE AZAMBUJA (AESA) ESTATUTO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO

ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DO SEMINÁRIO DE AZAMBUJA (AESA) ESTATUTO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DO SEMINÁRIO DE AZAMBUJA (AESA) ESTATUTO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO Artigo 1 - Artigo 2º - Artigo 3º - A Associação dos Ex-Alunos do Seminário de Azambuja,

Leia mais

ESTATUTO DA SOCIEDADE PARAENSE DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO E OBJETIVOS

ESTATUTO DA SOCIEDADE PARAENSE DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO E OBJETIVOS 1 ESTATUTO DA SOCIEDADE PARAENSE DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO E OBJETIVOS Artigo 1º. A Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, a seguir denominada

Leia mais

ESTATUTO DO CENTRO DE PESQUISAS AVANÇADAS EM QUALIDADE DE VIDA CPAQV

ESTATUTO DO CENTRO DE PESQUISAS AVANÇADAS EM QUALIDADE DE VIDA CPAQV ESTATUTO DO CENTRO DE PESQUISAS AVANÇADAS EM QUALIDADE DE VIDA CPAQV Título I DA DENOMINAÇÃO, CRIAÇÃO, DURAÇÃO, OBJETIVO, FINALIDADES, SEDE E PATRIMÔNIO Artigo 1 º - O Centro de Pesquisas Avançadas em

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DOS PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - AMPPLIE. Capítulo I. Da Denominação, Fins e Sede da Associação

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DOS PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - AMPPLIE. Capítulo I. Da Denominação, Fins e Sede da Associação ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DOS PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - AMPPLIE Capítulo I Da Denominação, Fins e Sede da Associação Artigo 1º: A Associação Mineira dos Professores de Português

Leia mais

Novo ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E PROFESSORES DO COLÉGIO SINODAL DOUTOR BLUMENAU (para aprovação em Assembleia no dia 12/03/2019)) CAPÍTULO I

Novo ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E PROFESSORES DO COLÉGIO SINODAL DOUTOR BLUMENAU (para aprovação em Assembleia no dia 12/03/2019)) CAPÍTULO I ) CAPÍTULO I Artigo 1º - A Associação de Pais, Professores e Amigos, doravante denominada apenas de APP, fundada em 29/03/1995, no CONJUNTO EDUCACIONAL DR. BLUMENAU, é uma associação civil, sem fins lucrativos,

Leia mais

Regimento Interno Apoio ao Planejamento do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - CNPEM

Regimento Interno Apoio ao Planejamento do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - CNPEM 1 Regimento Interno Apoio ao Planejamento do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - CNPEM Aprovado na 66ª Reunião do Conselho de Administração, em 29/08/2013. 2 Capítulo I Da natureza e do

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS MOTOCICLISTAS ROTARIANOS DA AMÉRICA DO SUL CAPITULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE SOCIAL E FINS SOCIAIS

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS MOTOCICLISTAS ROTARIANOS DA AMÉRICA DO SUL CAPITULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE SOCIAL E FINS SOCIAIS ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS MOTOCICLISTAS ROTARIANOS DA AMÉRICA DO SUL CAPITULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE SOCIAL E FINS SOCIAIS Artigo 1 - A Associação Internacional dos Motociclistas Rotarianos

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES (AEL) DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CAPÍTULO I

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES (AEL) DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CAPÍTULO I ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES (AEL) DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CAPÍTULO I Da Instituição, da Natureza e Finalidade da Associação de Pais e Mestres

Leia mais

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS REGIMENTO INTERNO DA ANPAP

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS REGIMENTO INTERNO DA ANPAP ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS REGIMENTO INTERNO DA ANPAP Aprovado na Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 25 de setembro de 2015, durante o 24º Encontro Nacional da ANPAP,

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL. Artigo 3º. São requisitos para a admissão de associados:

ESTATUTO SOCIAL. Artigo 3º. São requisitos para a admissão de associados: ESTATUTO SOCIAL CAPÍTULO I. DOS OBJETIVOS Artigo 1º. O Centro de Referência em Informação Ambiental com sede e foro na cidade de Campinas na Avenida Romeu Tórtima 388, Cidade Universitária, é uma associação

Leia mais

D.O.U de 19 de Dezembro de 2013

D.O.U de 19 de Dezembro de 2013 ESTATUTO SOCIAL FUNDAÇÃO ITAÚ UNIBANCO - PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR D.O.U de 19 de Dezembro de 2013 DIRETORIA DE ANÁLISE TÉCNICA PORTARIAS DE 18 DE DEZEMBRO DE 2013 O DIRETOR DE ANÁLISE TÉCNICA, no uso das

Leia mais

ILE ASE NAGO OLUOROGBO Registro na Federação Sul-Riograndense de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros sob nº 291. ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO

ILE ASE NAGO OLUOROGBO Registro na Federação Sul-Riograndense de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros sob nº 291. ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO ILE ASE NAGO OLUOROGBO Registro na Federação Sul-Riograndense de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros sob nº 291. ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO Capítulo I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE, FINS E DURAÇÃO Art. 1º A

Leia mais

ESTATUTO I - DA DENOMINAÇÃO FINS E SEDE

ESTATUTO I - DA DENOMINAÇÃO FINS E SEDE ESTATUTO I - DA DENOMINAÇÃO FINS E SEDE Art. 1º - Sob a denominação de ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL DE JANDIRA é constituída uma associação civil com sede em Jandira Estado de São Paulo, que se regerá pelos dispositivos

Leia mais

PROPOSTA DE ESTATUTO DA NAPA CPII

PROPOSTA DE ESTATUTO DA NAPA CPII PROPOSTA DE ESTATUTO DA NAPA CPII ESTATTUTO DA NOVA ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MÃES E RESPONSÁVEIS DE ALUNOS E ALUNAS DO COLÉGIO PEDRO II -CAMPI SÃO CRISTÓVÃO - NAPA CPII CAPÍTULOI Da Denominação, da Natureza,da

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO AMIGOS DE SANTA RITA

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO AMIGOS DE SANTA RITA ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO AMIGOS DE SANTA RITA Este Estatuto foi aprovado em Assembléia Extraordinária realizada em 18 de dezembro de 2004. Capítulo I Da Fundação - Denominação - Fins e Sede Art. 1º - A Associação

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICOS E COLORISTAS TÊXTEIS

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICOS E COLORISTAS TÊXTEIS ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICOS E COLORISTAS TÊXTEIS Alterado e Consolidado em 25/09/2008 Estatuto da Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis (Alterado e Consolidado em 25/09/2008)

Leia mais

CONSOLIDAÇÃO ESTATUTÁRIA DA ASSOCIAÇÃO GRAMADENSE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS AGEU CAPÍTULO 1 DA DENOMINAÇÃO, DOS FINS, DA SEDE E DA DURAÇÃO

CONSOLIDAÇÃO ESTATUTÁRIA DA ASSOCIAÇÃO GRAMADENSE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS AGEU CAPÍTULO 1 DA DENOMINAÇÃO, DOS FINS, DA SEDE E DA DURAÇÃO CONSOLIDAÇÃO ESTATUTÁRIA DA ASSOCIAÇÃO GRAMADENSE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS AGEU CAPÍTULO 1 DA DENOMINAÇÃO, DOS FINS, DA SEDE E DA DURAÇÃO Artigo 1º - Sob a denominação de ASSOCIAÇÃO GRAMADENSE DE ESTUDANTES

Leia mais

SLC AGRÍCOLA S.A. REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA. Capítulo I Objetivo

SLC AGRÍCOLA S.A. REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA. Capítulo I Objetivo SLC AGRÍCOLA S.A. REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA Capítulo I Objetivo Artigo 1º. Este Regimento Interno da Diretoria ("Regimento Interno") estabelece as regras e normas gerais sobre o funcionamento, a estrutura,

Leia mais

Estatuto Social da Sociedade Brasileira de Matemática

Estatuto Social da Sociedade Brasileira de Matemática Estatuto Social da Sociedade Brasileira de Matemática Capítulo I - Do Nome e das Finalidades Art. 1º - A Sociedade Brasileira de Matemática ( SBM ), com sede na cidade do Rio de Janeiro, na Estrada Dona

Leia mais