PESQUISA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NAS INDÚSTRIAS DE SANTA CATARINA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PESQUISA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NAS INDÚSTRIAS DE SANTA CATARINA"

Transcrição

1 PESQUISA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA Unidade de Política Econômica e Industrial fone: fax:

2 INTRODUÇÃO Consciente de que a inovação é um elemento decisivo no novo cenário competitivo, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - com o apoio do Instituto Euvaldo Lodi IEL/SC realizou um levantamento junto às indústrias catarinenses para saber qual a situação atual do processo de inovação. Foram verificados alguns aspectos como os principais meios utilizados pelas indústrias para manter o crescimento e a competitividade, as expectativas, ou seja, os resultados esperados com a inovação, os principais obstáculos enfrentados, etc. Soluções inteligentes, quebra de antigos paradigmas, transformação de idéias em negócios, visão de longo prazo, são alguns dos elementos que caracterizam o processo de inovação e permitem o sucesso de seus resultados. Assim, buscando conhecer e disponibilizando informações referentes ao processo de inovação nas indústrias de Santa Catarina a dá suporte a ações que visem o desenvolvimento industrial catarinense e nacional. Unidade de Política Econômica e Industrial fone: fax:

3 Informantes A pesquisa foi realizada pela entre os meses de novembro de 2008 e maio de Contemplou 72 indústrias catarinenses distribuídas da seguinte maneira: Ramo Nº de empresas Artigos de Borracha e Plástico 4 Artigos do Mobiliário 1 Celulose, Papel e produtos de Papel 3 Confecções de Artigos do Vestuário e Acessórios 4 Edição, Impressão e Reprodução de gravações 2 Máquinas e Equipamentos 17 Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos 1 Material Eletrônico, Aparelhos e Equip. de Comunicação 5 Metalurgia Básica 6 Produtos Alimentícios e Bebidas 3 Produtos de Madeira 10 Produtos de Minerais não Metálicos 7 Produtos Químicos 3 Produtos Texteis 5 Veículos Automotores 1 Total Indústria de Transformação 72 Fonte: /PEI Origem do capital das indústrias A maioria das empresas respondentes, ou seja, 94% delas, possuem capital de origem nacional, 3% estrangeiro e 3% misto. As com capital estrangeiro encontram-se nos segmentos de atividade Artigos de Borracha e Plástico e Produtos Alimentícios e Bebidas. As com capital misto são dos setores Máquinas e Equipamentos e Produtos de Minerais não Metálicos. Tamanho das empresas Das 72 indústrias que responderam a pesquisa, 13% são pequenas, 45% médias e 42% grandes. O maior número de pequenas se concentrou nos setores de atividades Edição, Impressão e Reprodução de Gravações e Madeira e as médias e grandes principalmente em Máquinas e Equipamentos. Unidade de Política Econômica e Industrial fone: fax:

4 Meio utilizado para manter o crescimento e a competitividade Segundo a pesquisa da, o principal meio utilizado pelas indústrias catarinenses para manter o crescimento e a competitividade é melhoria de produtos, criação de novos produtos e diferenciação. Em segundo lugar as indústrias adotam melhorias e criação de novos processos e em terceiro lugar novas estratégias de mercado e marketing. Outros meios citados foram: expansão da capacidade produtiva, maiores investimentos em melhoria da qualidade, melhoria nos modelos de gestão, maiores investimentos em P&D e outros. Atividades inovadoras A maior parte das indústrias catarinenses pesquisadas (77%) investe em atividades de inovação, destacando-se aquisição de máquinas e equipamentos e Pesquisa & Desenvolvimento. Das atividades realizadas, as de maior impacto nos negócios, segundo os informantes são: aquisição de máquinas e equipamentos e infra-estrutura interna. Com médio impacto sobressai informação tecnológica (patentes, normas, etc). Investimentos em atividades de inovação Realiza (%) Impacto nos negócios (%) Sim Não Baixo Médio Alto Pesquisa & Desenvolvimento internas Aquisição externa de Pesquisa & Desenvolvimento Compra de licenças de patentes, marcas, know-how, software de tecnol Aquisição de Máquinas e Equipamentos Infra-estrutura interna: laboratórios, prototipagem, área de design, etc Informação tecnológica (patentes, normas, etc.) Plano de marketing (pesquisa de mercado, etc.) Avaliação e Certificação (produtos, sistemas, serviços, etc) Total Fonte: /PEI Projetos de inovação em desenvolvimento As indústrias catarinenses priorizam a inovação em produtos. O número de projetos em desenvolvimento voltados a produtos é duas vezes maior que na inovação de processos. Devese destacar a indústria madeireira com maior volume de projetos de inovação em desenvolvimento na área de produtos e na seqüência Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos. Em processos e gestão destacam-se Madeira, Máquinas e Equipamentos e Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos. Unidade de Política Econômica e Industrial fone: fax:

5 Número de projetos de inovação em desenvolvimento: Ramo Nº de empresas Produtos Processos Gestão Artigos de Borracha e Plástico Artigos do Mobiliário Celulose, Papel e produtos de Papel Confecções de Artigos do Vestuário e Acessórios Edição, Impressão e Reprodução de gravações Máquinas e Equipamentos Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos Material Eletrônico, Aparelhos e Equip. de Comunic Metalurgia Básica Produtos Alimentícios e Bebidas Produtos de Madeira Produtos de Minerais não Metálicos Produtos Químicos Produtos Texteis Veículos Automotores TOTAL Fonte: /PEI Expectativas, resultados esperados com a realização da inovação As indústrias participantes da pesquisa apontaram como principal objetivo do processo de inovação o aumento da lucratividade. Em segundo lugar aparece o aumento da participação no mercado nacional. Depois destas finalidades os empresários citaram ainda como objetivos da inovação o aumento da produtividade, melhoria da qualidade dos produtos, redução de custos e aumento da participação no mercado internacional. Existência de área de Pesquisa & Desenvolvimento ou grupo responsável pela inovação Grande parcela das indústrias, ou seja, 79% possuem área de P&D ou algum grupo responsável por inovação e 21% não possuem. Atividades de gestão da inovação são realizadas por 69% das empresas informantes. Unidade de Política Econômica e Industrial fone: fax:

6 Investimentos em inovação As indústrias catarinenses participantes da pesquisa revelaram que os investimentos são efetuados em maior escala na área de produtos e em segundo lugar em processos. Design e gestão aparecem na seqüência, tendo sido citado também investimentos de inovação relacionados a soluções. Principais áreas para investimento em Pesquisa e Desenvolvimento Outros Ramo Nº de assinalações Nº Produtos Processos Design Gestão de empresas Artigos de Borracha e Plástico Artigos do Mobiliário Celulose, Papel e produtos de Papel Confecções de Artigos do Vestuário e Acessórios Edição, Impressão e Reprodução de gravações Máquinas e Equipamentos Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos Material Eletrônico, Aparelhos e Equip. de Comum Metalurgia Básica Produtos Alimentícios e Bebidas Produtos de Madeira Produtos de Minerais não Metálicos Produtos Químicos Produtos Texteis Veículos Automotores TOTAL Fonte: /PEI Obs: questão de múltipla escolha. Unidade de Política Econômica e Industrial fone: fax:

7 Percentual do faturamento investido em P&D por ano A proporção de indústrias que investe menos de 1% de seu faturamento em P&D é de 19,7%. 27,9% utilizam entre 1% a 1,9% do faturamento e 27,9% entre 2% e 2,9%. Portanto, mais da metade das indústrias (55,8%) investem na faixa de 1% a 2,9% do faturamento em inovação, anualmente. % do faturamento que é utilizado anualmente em inovação Número de respostas % de respostas 0,1% a 0,9% 12 19,7 1% a 1,9% 17 27,9 2% a 2,9% 17 27,9 3% a 4,9% 14 22,9 5% a 9,9% 1 1,6 Total Fonte: /PEI Percentual de faturamento proveniente de novos produtos O percentual de faturamento proveniente de produtos lançados nos últimos três anos variou bastante entre os segmentos de atividade industrial, indo de 10% até 53%. As indústrias do Vestuário, Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos e as Têxteis são as que possuem maior parcela de faturamento proveniente de novos produtos. Ramo Nº de empresas informantes Média do faturamento % Artigos de Borracha e Plástico 3 18 Artigos do Mobiliário 0 0 Celulose, Papel e Produtos de Papel 1 20 Confecções de Artigos do Vestuário e Acessórios 3 53 Edição, Impressão e Reprodução de Gravações 2 11 Máquinas e Equipamentos Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos 1 48 Material Eletrônico, Aparelhos e Equip. de Comunicação 5 37 Metalurgia Básica 4 23 Produtos Alimentícios e Bebidas 3 14 Produtos de Madeira Produtos de Minerais não Metálicos 7 28 Produtos Químicos 1 10 Produtos Têxteis 4 44 Veículos Automotores 1 20 TOTAL 60 - Fonte: /PEI Unidade de Política Econômica e Industrial fone: fax:

8 Intenção de ampliar investimentos em inovação A maioria das indústrias pesquisadas pela revelou ter intenção de aumentar os investimentos em inovação em relação ao ano passado, ou seja, 81% delas. As que não pretendem investir indicaram como motivo o atual momento de crise econômica, problemas de caixa e por existirem oportunidades para trabalhar com os produtos normais de linha. As indústrias mais capitalizadas vêem na inovação uma alternativa para aumento de vendas e obtenção de maior lucratividade. Ramo Nº de empresas Artigos de Borracha e Plástico Artigos do Mobiliário Celulose, Papel e produtos de Papel Confecções de Artigos do Vestuário e Acessórios Edição, Impressão e Reprodução de gravações Máquinas e Equipamentos Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos Material Eletrônico, Aparelhos e Equip. de Comunicação Metalurgia Básica Produtos Alimentícios e Bebidas Produtos de Madeira Produtos de Minerais não Metálicos Produtos Químicos Produtos Têxteis Veículos Automotores TOTAL Sim Nº Não Nº Sim % Não % Fonte: /PEI Unidade de Política Econômica e Industrial fone: fax:

9 Financiamento para inovação 63% das indústrias participantes do levantamento não possuem algum tipo de financiamento para inovação. A maioria utiliza recursos próprios para esta atividade. A escolha por recursos próprios é uma opção das indústrias já que as mesmas possuem conhecimento sobre a existência de instituições de financiamento e fomento (93% dos informantes revelaram conhecer instituições fornecedoras de recursos). As mais conhecidas, segundo os industriais são BNDES e FINEP. Na seqüência, com menor volume de assinalações, aparecem CNPQ e FAPESC. Também foram citados CAPES, Banco do Brasil, BRDE, PRODEC, SENAI Inovação, FAPESP, Lei do Bem, dentre outros. Planos para 2009 a % das indústrias planejam investir, implementando ou aperfeiçoando a inovação nos próximos anos. Observa-se portanto que o industrial continua consciente do valor da inovação para o sucesso de seus negócios, para manter sua competitividade, posição de mercado e lucratividade. Ramo Nº de empresas Artigos de Borracha e Plástico Artigos do Mobiliário Celulose, Papel e produtos de Papel Confecções de Artigos do Vestuário e Acessórios Edição, Impressão e Reprodução de gravações Máquinas e Equipamentos Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos Material Eletrônico, Aparelhos e Equip. de Comunicação Metalurgia Básica Produtos Alimentícios e Bebidas Produtos de Madeira Produtos de Minerais não Metálicos Produtos Químicos Produtos Texteis Veículos Automotores TOTAL Fonte: /PEI Sim N Não Nº Sim % Não % Unidade de Política Econômica e Industrial fone: fax:

10 Conhecimento sobre prestadoras de serviços tecnológicos Referente às prestadoras de serviços tecnológicos, 96% das indústrias conhecem os órgãos existentes. O mais citado foi o SENAI (79% das assinalações). Em seguida aparecem as universidades com 58%, o INMETRO com 51% de assinalações, o IPT com 46% e o INPI com 33%. Outros citados foram Fundação CERTI, institutos privados, CENPRA, UFSCAR e CCB. Prestadoras de serviços tecnológicos Nº de indústrias % de indústrias que conhecem que conhecem SENAI Universidades INMETRO IPT INPI Outros 04 6 Total de indústrias informantes 72 - Fonte: /PEI Obs: questão de múltipla escolha. Incentivos fiscais à Inovação 65% das empresas informantes não utilizam instrumentos de incentivos fiscais à inovação e 35% utilizam. Obstáculos à atividade de inovação Os principais fatores apontados como obstáculo à realização das atividades de inovação foram o alto custo de aquisição de novos equipamentos, matérias-primas e componentes e o alto custo dos investimentos em P&D para a empresa. Na seqüência aparecem: escassez de recursos financeiros próprios, riscos elevados de retorno financeiro, carência de pessoal qualificado/mãode-obra especializada, burocracia, dificuldade de acesso a financiamento, cultura interna conservadora, falta de apoio governamental, dentre outros. Unidade de Política Econômica e Industrial fone: fax:

11 Conclusão 1. O principal meio utilizado pelas indústrias catarinenses para manter o crescimento e a competitividade é a melhoria e a criação de novos produtos, bem como a diferenciação. Em segundo lugar a otimização e inovação dos processos; 2. A maior parte das indústrias participantes da pesquisa da, ou seja, 77% investem em atividades de inovação. A principal área contemplada é a de produtos; 3. Segundo os industriais, a aquisição de máquinas e equipamentos e infra-estrutura interna são elementos importantes no processo de inovação, possuindo alto impacto nos negócios; 4. 81% das indústrias pesquisadas pretendem ampliar investimentos em inovação, em relação ao ano passado; 5. A utilização de recursos próprios continua sendo preferência embora os empresários conheçam, em sua maioria, instituições de financiamento e fomento para a inovação; 6. O principal resultado esperado com a realização da inovação é o aumento da lucratividade. Em seguida aparece o aumento da participação da empresa no mercado nacional; 7. Alto custo de aquisição de novos equipamentos, matérias-primas e componentes, o alto custo dos investimentos em P&D, a escassez de recursos financeiros próprios, os riscos elevados de retorno financeiro, a carência de pessoal qualificado ou mão-de-obra especializada, a burocracia e a dificuldade de acesso a financiamentos foram alguns dos obstáculos apontados pelas indústrias para a realização de inovação. Unidade de Política Econômica e Industrial fone: fax:

12 QUESTIONÁRIO DA PESQUISA Inovação e Desenvolvimento Tecnológico nas Indústrias de Santa Catarina Estratégias centradas na inovação constituem o cerne do comportamento das empresas competitivas. Seja para capturar mercados pela introdução de novos produtos (e, concomitantemente, de novos processos), reduzir lead times, ou produzir com máximo aproveitamento físico dos insumos. (Ferraz, Kupfer e Haguenauer) PERGUNTAS Razão Social: 1. Qual a origem do capital de sua empresa? ( ) Nacional ( ) Estrangeiro ( ) Misto 2. Número de empregados? ( ) 0 a 19 ( ) 20 a 99 ( ) 100 a 499 ( ) 500 ou mais 3. A empresa realiza atividades inovativas? Assinale abaixo: Investimentos em atividades inovativas Pesquisa & Desenvolvimento internas Aquisição externa de Pesquisa & Desenvolvimento Compra de licenças de patentes, marcas, know-how, software de tecnologia Aquisição de Máquinas e Equipamentos Infra-estrutura interna: laboratórios, prototipagem, área de design, etc Informação tecnológica (patentes, normas, etc.) Plano de marketing (pesquisa de mercado, etc.) Avaliação e Certificação (produtos, sistemas, serviços, etc) Realiza Impacto nos negócios Sim Não Baixo Médio Alto 4. Quantos projetos de inovação a empresa possui em desenvolvimento? Produtos: Processos: Gestão: Unidade de Política Econômica e Industrial fone: fax:

13 5. Quais as expectativas, ou seja, os resultados esperados com a realização de inovação? Enumerar os três itens principais, sendo 1 o mais importante. ( ) Manter a participação no mercado frente a concorrência; ( ) Aumentar a participação no mercado nacional; ( ) Aumentar a produtividade; ( ) Aumentar a lucratividade; ( ) Aumentar a participação no mercado internacional ( ) Melhorar a qualidade dos produtos; ( ) Reduzir custos; ( ) Outro. Especifique: 6. A empresa realiza atividades de gestão da inovação? ( ) Sim ( ) Não 7. A empresa possui uma área de Pesquisa & Desenvolvimento ou um grupo responsável por inovação? ( ) Sim. Número de colaboradores na atividade: ( ) Não 8. Quais as principais áreas para os investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação? ( ) Produtos ( ) Processos ( ) Design ( ) Gestão ( ) Outra: 9. Qual o percentual do faturamento que é investido em P&D por ano? % 10. Qual o percentual de faturamento da empresa provém de novos produtos? (produtos lançados nos últimos 3 três anos) % 11. Comparado com o último ano a empresa pretende ampliar o investimento com inovação? ( ) Sim ( ) Não Caso negativo, justifique: 12. A empresa possui algum tipo de financiamento para inovação? ( ) Sim ( ) Não 13. Caso a empresa disponibilize recursos para atividades inovativas, qual a origem desses recursos? ( ) Próprios ( ) Recursos públicos ( ) Financiamento ( ) Outros 14. A empresa conhece instituições de financiamento e fomento para inovação? ( ) Sim: ( ) BNDES ( ) FINEP ( ) FAPESC CNPQ ( ) Outro ( ) Qual? ( ) Não 15. A empresa tem planos de investir na implementação e aperfeiçoamento do processo de inovação? ( ) Sim. Em ( ) 2009 ( ) 2010 ( ) 2011 ( ) Não 16. A empresa possui conhecimento das prestadoras de serviços tecnológicos? Sim ( ): ( ) Senai ( ) INMETRO ( ) IPT ( ) Universidades ( ) INPI ( ) Outro: Não ( ) 17. A empresa utiliza os instrumentos de incentivos fiscais à inovação? ( ) Sim ( ) Não Unidade de Política Econômica e Industrial fone: fax:

14 18. Qual o principal obstáculo que a empresa enfrenta para a realização de atividades de inovação? Enumerar os três itens principais, sendo 1 o mais importante. ( ) Alto custo de aquisição de novos equipamentos, matérias-primas, componentes, etc; ( ) Escassez de recursos financeiros próprios; ( ) Escassez/dificuldade de acesso a financiamento; ( ) Alto custo dos investimentos em P&D para a empresa; ( ) Cultura interna conservadora; ( ) Riscos elevados de retorno financeiro; ( ) Carência de pessoal qualificado/mão-de-obra especializada; ( ) Falta de apoio governamental; ( ) Carência ou inadequação das instituições de apoio à atividades inovativas; ( ) Burocracia; ( ) Falta de maiores informações por parte da empresa (tecnologias, concorrentes, mercados, etc.); ( ) Outro. Especifique: 19. Qual o principal meio utilizado pela empresa para manter o crescimento e a competitividade? Enumerar os três itens principais, sendo 1 o mais importante. ( ) Melhoria dos produtos/ novos produtos e diferenciação; ( ) Melhoria dos processos/ novos processos; ( ) Maiores investimentos em P&D; ( ) Novas estratégias de mercado/ marketing; ( ) Maiores investimentos em melhoria da qualidade; ( ) Melhora nos modelos de gestão; ( ) Investimentos em design; ( ) Novas estratégias de logística e distribuição; ( ) Expansão da capacidade produtiva; ( ) Capacitação de RH; ( ) Outros. Especificar: Informante: Área ou setor: Telefone: E mail: Data: Unidade de Política Econômica e Industrial fone: fax:

15 Rodovia Admar Gonzaga, 2765 Itacorubi Florianópolis SC Fone: Fax: Unidade de Política Econômica e Industrial fone: fax:

PESQUISA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NAS INDÚSTRIAS DE SANTA CATARINA

PESQUISA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NAS INDÚSTRIAS DE SANTA CATARINA PESQUISA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA 2 Introdução A carência de informações sobre as atividades de inovação levou a Federação das

Leia mais

Pesquisa Inovação e Desenvolvimento Tecnológico nas Indústrias de Santa Catarina

Pesquisa Inovação e Desenvolvimento Tecnológico nas Indústrias de Santa Catarina PESQUISA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NAS INDÚSTRIAS DE SANTA CATARINA - 2011 1 SUMÁRIO SOBRE A AMOSTRA... 4 Informantes... 4 Origem do capital das indústrias... 5 Tamanho das empresas... 5 RESULTADOS

Leia mais

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Complexo Eletroeletrônico e Tecnologia da Informação

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Complexo Eletroeletrônico e Tecnologia da Informação Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Complexo Eletroeletrônico e Tecnologia da Informação Constituído pela ABINEE Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica Entidade civil

Leia mais

Indústria investiu menos que o planejado

Indústria investiu menos que o planejado Ano 4, Nº.4, novembro de 2006 Indústria investiu menos que o planejado Principais resultados Apenas 36% das empresas que pretendiam investir em 2006 realizaram seus investimentos como planejado; 60% das

Leia mais

Emprego industrial começa o ano de 2013 positivo nas médias e grandes indústrias de Santa Catarina

Emprego industrial começa o ano de 2013 positivo nas médias e grandes indústrias de Santa Catarina Santa Catarina Janeiro de 2013 Emprego industrial começa o ano de 2013 positivo nas médias e grandes indústrias de Santa Catarina Segundo estudo realizado pela Unidade de Política Econômica e Industrial

Leia mais

SONDAGEM ESPECIAL 69% 94% 70% 78% 52% Falta de trabalhador qualificado afeta mais de dois terços da indústria

SONDAGEM ESPECIAL 69% 94% 70% 78% 52% Falta de trabalhador qualificado afeta mais de dois terços da indústria SONDAGEM ESPECIAL Ano 9 Número 2 abril de 2011 www.cni.org.br Falta de Trabalhador Qualificado na Indústria Falta de trabalhador qualificado afeta mais de dois terços da indústria das empresas consultadas

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS

INDICADORES INDUSTRIAIS Indústria fecha o primeiro quadrimestre de 2017 em queda Após dois meses de crescimento das vendas industriais de Santa Catarina, em abril houve decréscimo de 12,3% do faturamento (no Brasil, a queda foi

Leia mais

ano/mês jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez

ano/mês jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez Dados originais Faturamento real* 2014 116,3 121,5 125,0 124,1 129,7 118,8 126,1 129,8 134,6 140,5 130,6 120,9 2015 107,0 109,6 126,6 111,8 116,3 116,2 117,6 120,1 123,0 119,9 111,9 103,3 2016 91,3 98,5

Leia mais

Competição com produtos importados será maior em Queda na demanda internacional reduz exportações da indústria

Competição com produtos importados será maior em Queda na demanda internacional reduz exportações da indústria Ano 7 Número 03 maio de 2009 www.cni.org.br COMÉRCIO EXTERIOR Indústria passou a utilizar mais insumos e matérias-primas importados 54% das empresas industriais brasileiras utilizam insumos ou matérias-primas

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS JANEIRO/2019. e das horas trabalhadas

INDICADORES INDUSTRIAIS JANEIRO/2019. e das horas trabalhadas INDICADORES INDUSTRIAIS JANEIRO/2019 Indústria de SC começa o ano com aumento das vendas, e das horas trabalhadas O indicador de vendas industriais cresceu 1,3% na passagem de dezembro para janeiro, considerando

Leia mais

68 ESPECIAL SONDAGEM

68 ESPECIAL SONDAGEM Indicadores CNI SONDAGEM 68 ESPECIAL Terceirização Terceirização é elo estratégico na produção da indústria A Sondagem Especial Terceirização realizada pela CNI em 2016, revela que aproximadamente 63,1%

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS

INDICADORES INDUSTRIAIS A indústria se amplia em fevereiro, mas é menor que em 2016 Em fevereiro, a Pesquisa de Indicadores Industriais mostra a retomada do crescimento da indústria, após ter-se observado uma queda acentuada

Leia mais

SONDAGEM ESPECIAL 89% 42% 24% 57% 41% 45% Incerteza econômica afeta planos de investimento INVESTIMENTO

SONDAGEM ESPECIAL 89% 42% 24% 57% 41% 45% Incerteza econômica afeta planos de investimento INVESTIMENTO Ano 7 Número 01 fevereiro de 2009 www.cni.org.br INVESTIMENTO Incerteza econômica afeta planos de investimento 89% das empresas planejaram investir em 2008 O percentual é maior que o registrado em 2006

Leia mais

Quase metade das empresas exportadoras perdeu participação no exterior

Quase metade das empresas exportadoras perdeu participação no exterior SONDAGEM ESPECIAL Ano 9 Número 3 agosto de 2011 www.cni.org.br EXPORTAÇÕES INDUSTRIAIS Quase metade das empresas exportadoras perdeu participação no exterior 20% foi a participação média das vendas externas

Leia mais

Desoneração da folha deve contribuir parcialmente para a retomada do crescimento

Desoneração da folha deve contribuir parcialmente para a retomada do crescimento SONDAGEM ESPECIAL INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO E EXTRATIVA Ano 2 Número 3 novembro de 2012 www.cni.org.br DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTOS Desoneração da folha deve contribuir parcialmente para a retomada

Leia mais

COLETIVA DE IMPRENSA. Rafael Cervone Presidente da Abit

COLETIVA DE IMPRENSA. Rafael Cervone Presidente da Abit COLETIVA DE IMPRENSA Rafael Cervone Presidente da Abit RESULTADOS 2014 Var.% em relação ao mesmo período do ano anterior 2013 2014* Perfil 2014* Emprego +7.273-20.000 1,6 milhão Produção Vestuário -1,3%

Leia mais

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP P E S Q U I S A Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Junho de 2011 FIESP/CIESP - Pesquisa NIVEL DE EMPREGO

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS DEZEMBRO/2018

INDICADORES INDUSTRIAIS DEZEMBRO/2018 INDICADORES INDUSTRIAIS DEZEMBRO/2018 Faturamento da indústria de SC fecha em alta em 2018, O indicador de vendas industriais recuou 3,74% na passagem de novembro para dezembro, considerando a série com

Leia mais

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP P E S Q U I S A Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Fevereiro de 2014 FIESP/CIESP - Pesquisa NIVEL DE EMPREGO

Leia mais

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP P E S Q U I S A Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Agosto de 2014 FIESP/CIESP - Pesquisa NIVEL DE EMPREGO

Leia mais

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP P E S Q U I S A Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Setembro de 2013 FIESP/CIESP - Pesquisa NIVEL DE EMPREGO

Leia mais

Investimento na Indústria do RN Ano 7, n 1, junho de 2019

Investimento na Indústria do RN Ano 7, n 1, junho de 2019 INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA POTIGUAR 2018-2019 Principais Resultados 59% das empresas investiram em 2018, contra 58% de 2017. Porém, em 2013 o percentual foi de 81%; 29% das empresas realizaram parcialmente

Leia mais

61 ESPECIAL SONDAGEM

61 ESPECIAL SONDAGEM Indicadores CNI SONDAGEM 1 ESPECIAL Emprego na indústrias extrativa e de transformação Redução da produção e dificuldades financeiras afetaram trabalhadores de 0% da indústria As dificuldades enfrentadas

Leia mais

Números de Empresas e Emprego Industrial

Números de Empresas e Emprego Industrial 1 1 Números de Empresas e Emprego Industrial DEPECON/FIESP 08/08/2005 2 2 A FIESP consultou o Cadastro de Estabelecimentos e Empresas referente à sua parte industrial (Min. do Trabalho e Emprego) resultando

Leia mais

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP P E S Q U I S A Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Março de 2014 FIESP/CIESP - Pesquisa NIVEL DE EMPREGO

Leia mais

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP P E S Q U I S A Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Junho de 2013 FIESP/CIESP - Pesquisa NIVEL DE EMPREGO

Leia mais

INVESTIMENTO NA INDÚSTRIA

INVESTIMENTO NA INDÚSTRIA INVESTIMENTO NA INDÚSTRIA - 2012 INVESTIMENTOS REALIZADOS EM 2012 Percentual de empresas que investiram foi o menor em três anos. A incerteza econômica foi a principal razão para a não efetivação plena

Leia mais

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP P E S Q U I S A Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Janeiro de 2016 FIESP/CIESP - Pesquisa NIVEL DE EMPREGO

Leia mais

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP P E S Q U I S A Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Fevereiro de 2016 FIESP/CIESP - Pesquisa NIVEL DE EMPREGO

Leia mais

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP P E S Q U I S A Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Fevereiro de 2013 FIESP/CIESP - Pesquisa NIVEL DE EMPREGO

Leia mais

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP P E S Q U I S A Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Março de 2016 FIESP/CIESP - Pesquisa NIVEL DE EMPREGO

Leia mais

Resultados da Pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo Indicadores regionais e setoriais

Resultados da Pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo Indicadores regionais e setoriais Resultados da Pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo Indicadores regionais e setoriais Destaques do Emprego Consolidado Ano Variação mensal Variação Variação interanual (Abr-17/Mar-17) acumulada

Leia mais

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP P E S Q U I S A Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Abril de 2016 FIESP/CIESP - Pesquisa NIVEL DE EMPREGO

Leia mais

Números de Empresas e Emprego Industrial

Números de Empresas e Emprego Industrial 1 1 Números de Empresas e Emprego Industrial DEPECON/FIESP 24/03/2006 2 2 A FIESP consultou o Relatório Anual de Informações Sociais referente à sua parte industrial (Rais - Min. do Trabalho e Emprego)

Leia mais

Pressão Inflacionária. DEPECON / FIESP Fevereiro de 2005

Pressão Inflacionária. DEPECON / FIESP Fevereiro de 2005 1 Pressão Inflacionária DEPECON / FIESP Fevereiro de 2005 PIB Potencial e Hiato do Produto 2 Conceitos: PIB Potencial: é a quantidade máxima de bens e serviços que uma economia é capaz de produzir considerando

Leia mais

INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA

INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Indicadores CNI INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Indústria brasileira investe cada vez menos As persistentes dificuldades pelas quais atravessa a indústria continuam a afetar, cada vez mais, os investimentos.

Leia mais

Investimento planejado: % de empresas que pretendem investir 74% 76% 68% 84% 76% 58% Investimento Realizado SUMÁRIO EXECUTIVO

Investimento planejado: % de empresas que pretendem investir 74% 76% 68% 84% 76% 58% Investimento Realizado SUMÁRIO EXECUTIVO SUMÁRIO EXECUTIVO Investimentos em 2017 7% dos industriais realizaram algum tipo de investimento, 18 pontos percentuais acima de 201. A frustração (realização parcial, adiamento ou cancelamento) dos planos

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS ABRIL/2019

INDICADORES INDUSTRIAIS ABRIL/2019 INDICADORES INDUSTRIAIS ABRIL/2019 Vendas da indústria de Santa Catarina recuperam desempenho positivo em abril e, mantém crescimento no ano A Pesquisa de Indicadores Industriais de abril mostra que o

Leia mais

67% das empresas exportadoras que concorrem com produtos chineses perdem clientes

67% das empresas exportadoras que concorrem com produtos chineses perdem clientes SONDAGEM ESPECIAL Ano 9 Número 1 fevereiro de 2011 www.cni.org.br Especial China 67% das empresas exportadoras que concorrem com produtos chineses perdem clientes das empresas que competem com 45% 52%

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS SETEMBRO/2018. Indústria cresce em faturamento, utilização da, capacidade instalada e horas trabalhadas.

INDICADORES INDUSTRIAIS SETEMBRO/2018. Indústria cresce em faturamento, utilização da, capacidade instalada e horas trabalhadas. INDICADORES INDUSTRIAIS SETEMBRO/2018 Indústria cresce em faturamento, utilização da, capacidade instalada e horas trabalhadas Apesar da queda no mês, indicador de vendas industriais apresentam aumento

Leia mais

INVESTIMENTO NA INDÚSTRIA

INVESTIMENTO NA INDÚSTRIA INVESTIMENTO NA INDÚSTRIA RIO GRANDE DO SUL / 2011 Dezembro de 2011 54% das empresas realizaram como planejados seus investimentos em 2011 62% foram para continuar projetos anteriores 85% das empresas

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL JANEIRO DE 2013 Janeiro de 2013 www.fiergs.org.br Indicadores industriais apontam crescimento da atividade A atividade industrial gaúcha medida pelo Índice de

Leia mais

Qualidade da mão de obra é o principal entrave ao aumento da produtividade

Qualidade da mão de obra é o principal entrave ao aumento da produtividade SONDAGEM ESPECIAL INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO E EXTRATIVA Ano 3 Número 5 ISSN 2317-7330 dezembro de 2013 www.cni.org.br PRODUTIVIDADE Qualidade da mão de obra é o principal entrave ao aumento da produtividade

Leia mais

Industria investe para atender maior demanda interna em 2008

Industria investe para atender maior demanda interna em 2008 Industria investe para atender maior demanda interna em 2008 Ano 5, Nº.4, novembro de 2007 O crescimento da atividade industrial em 2007 veio acompanhado de expansão do parque produtivo. Neste ano, 86%

Leia mais

Forma de Funcionamento Número de negócios Percentual (%) Associação ou sindicato 15 0,32. Cooperativa 6 0,13

Forma de Funcionamento Número de negócios Percentual (%) Associação ou sindicato 15 0,32. Cooperativa 6 0,13 1 DADOS GERAIS - Data de emancipação: 17/12/1958 - Distância da capital: 12 km - Área: 120 Km 2 - Localização Mesorregião: Leste Potiguar Microrregião: Natal - População: 172.751 (IBGE/2007) - Número de

Leia mais

Investimento continua em queda

Investimento continua em queda Investimento na Indústria- Palmas TO Ano III N 3 Março/Abril de 2018 Investimento continua em queda Diferente do resultado nacional, as indústrias tocantinenses tiveram redução no investimento em 2017

Leia mais

PESQUISA INVESTIMENTO NA INDÚSTRIA

PESQUISA INVESTIMENTO NA INDÚSTRIA PESQUISA INVESTIMENTO NA INDÚSTRIA RIO GRANDE DO SUL / 2010 INVESTIMENTO NA INDÚSTRIA RIO GRANDE DO SUL Janeiro de 2011 37% dos investimentos em 2010 foram em novos projetos 28% é quanto deve crescer os

Leia mais

60 ESPECIAL SONDAGEM

60 ESPECIAL SONDAGEM Indicadores CNI SONDAGEM ESPECIAL Uso de Tecnologia na Indústria da Construção 80% das empresas da construção investirão em nos próximos cinco anos Custos de aquisição são o principal obstáculo à inovação

Leia mais

INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA

INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Indicadores CNI INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Investimentos iniciam retomada O ano de 1 marcou o início de uma retomada do investimento, após três anos de queda. A superação da crise também alcançou a disposição

Leia mais

DESEMPENHO INDUSTRIAL

DESEMPENHO INDUSTRIAL DESEMPENHO INDUSTRIAL JAN-MAIO DE 2012 FOCO DA ANÁLISE: Análise resumida de indicadores da indústria de Santa Catarina de janeiro a maio de 2012. PANORAMA Dados da variação média da produção industrial

Leia mais

15 AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA A INDÚSTRIA CATARINENSE

15 AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA A INDÚSTRIA CATARINENSE 15 AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA A INDÚSTRIA CATARINENSE Janeiro, 2016 APRESENTAÇÃO A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina FIESC apresenta a Agenda da Indústria para o Desenvolvimento, que registra

Leia mais

Indicadores Conjunturais

Indicadores Conjunturais Ano 23 número 7 setembro 2008 Indicadores Conjunturais SISTEMA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ - DEPARTAMENTO ECONÔMICO Resultados de Julho de 2008 Vendas Industriais página 04 O resultado

Leia mais

Atividade produtiva segue abaixo do nível desejado

Atividade produtiva segue abaixo do nível desejado Sondagem Industrial - Palmas TO Ano XI, N Julho/Setembro de 08 Atividade produtiva segue abaixo do nível desejado O nível de produção da indústria tocantinense permanece desaquecido. No º trimestre o indicador

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL NOVEMBRO DE 2013 Novembro de 2013 www.fiergs.org.br Atividade industrial volta cair Os Indicadores Industriais RS mostraram um retrato bastante negativo para o

Leia mais

AGENDA DE PRIORIDADES

AGENDA DE PRIORIDADES FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO AGENDA DE PRIORIDADES DA INDÚSTRIA CATARINENSE AGENDA DE PRIORIDADES DA INDÚSTRIA CATARINENSE Apresentação Os números da indústria

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL FEVEREIRO DE 2013 A atividade cresceu pelo terceiro mês seguido Fevereiro de 2013 www.fiergs.org.br A atividade da indústria gaúcha evoluiu positivamente em fevereiro,

Leia mais

PAPER. Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

PAPER. Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP PAPER Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Fevereiro de 2019 NIVEL DE EMPREGO REGIONAL DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO 2 A Pesquisa "Nível de Emprego Regional", realizada

Leia mais

INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA

INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Indicadores CNI INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA 18-1 Investimento segue em patamar reduzido A pesquisa de 1 trazia o título Investimentos iniciam retomada. Três quartos das empresas haviam investido naquele

Leia mais

Coeficientes de Abertura Comercial

Coeficientes de Abertura Comercial Coeficientes de Abertura Comercial 4º trimestre de 2012 PEC Gerência-Executiva de Política Econômica GPC Gerência-Executiva de Pesquisa e Competitividade Brasília, 04 de março de 2013 Coeficientes de Abertura

Leia mais

Ano de julho de 2010

Ano de julho de 2010 Ano 2010 28 de julho de 2010 Porte - Critério do BNDES Critério do BNDES - Receita Bruta Anual 42% 11% 7% 40% Micro Empresa até R$ 2,4 milhões Pequena Empresa - até R$ 16,0 milhões Média Empresa - até

Leia mais

COEFICIENTES DE ABERTURA COMERCIAL

COEFICIENTES DE ABERTURA COMERCIAL COEFICIENTES DE ABERTURA COMERCIAL exportações líquidas da indústria de transformação cai para -1% O coeficiente de exportação da indústria geral se mantém estável em 20. Já os coeficientes de penetração

Leia mais

Investimento na Indústria do RN Ano 6, n 1, maio de 2018

Investimento na Indústria do RN Ano 6, n 1, maio de 2018 INTENÇÕES DE INVESTIMENTO NA INDÚSTRIA POTIGUAR Principais Resultados 58% das empresas investiram em 17, o mesmo percentual de 16; 29% das empresas realizaram seus investimentos como planejado e 26% o

Leia mais

Natalino Uggioni Gerente Executivo - IEL/SC. ielsc.org.br

Natalino Uggioni Gerente Executivo - IEL/SC. ielsc.org.br fiesc.com.br Natalino Uggioni Gerente Executivo - IEL/SC ielsc.org.br IEL em Santa Catarina Com mais de 47 anos de atuação, o IEL/SC oferece soluções em Educação, Inovação e Gestão para sua empresa. Joinville

Leia mais

CURRAIS NOVOS 1 DADOS GERAIS 2 PERFIL DOS EMPREENDIMENTOS

CURRAIS NOVOS 1 DADOS GERAIS 2 PERFIL DOS EMPREENDIMENTOS 1 DADOS GERAIS - Data de emancipação: 15/10/1890 - Distância da capital: 172 km - Área: 864 Km 2 - Localização Mesorregião: Central Potiguar Microrregião: Seridó Oriental - População: 42.066 (IBGE/2007)

Leia mais

Produção industrial segue desaquecida, mas empresários mostraram-se otimistas

Produção industrial segue desaquecida, mas empresários mostraram-se otimistas Sondagem Industrial Palmas TO Ano X, N Outubro/Dezembro de 018 Produção industrial segue desaquecida, mas empresários mostraramse otimistas No ano de 018, a atividade produtiva industrial seguiu praticamente

Leia mais

PAPER. Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

PAPER. Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP PAPER Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Novembro de 2018 NIVEL DE EMPREGO REGIONAL DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO 2 A Pesquisa "Nível de Emprego Regional", realizada

Leia mais

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos PAPER DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Dezembro de 2017 NIVEL DE EMPREGO REGIONAL DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO

Leia mais

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos PAPER DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Novembro de 2016 NIVEL DE EMPREGO REGIONAL DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO

Leia mais

LEVANTAMENTO DE CONJUNTURA INA - INDICADOR DE NÍVEL DE ATIVIDADE RESULTADOS MARÇO 2014

LEVANTAMENTO DE CONJUNTURA INA - INDICADOR DE NÍVEL DE ATIVIDADE RESULTADOS MARÇO 2014 LEVANTAMENTO DE CONJUNTURA INA - INDICADOR DE NÍVEL DE ATIVIDADE RESULTADOS MARÇO 2014 30/04/2014 1 1 INA Total da Indústria INA Total da Indústria Divulgado 27/03/2014 Divulgado 27/03/2014 Com ajuste

Leia mais

PAPER. Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

PAPER. Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP PAPER Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Setembro de 2018 NIVEL DE EMPREGO REGIONAL DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO 2 A Pesquisa "Nível de Emprego Regional", realizada

Leia mais

PAPER. Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

PAPER. Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP PAPER Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Junho de 2018 NIVEL DE EMPREGO REGIONAL DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO 2 A Pesquisa "Nível de Emprego Regional", realizada

Leia mais

PAPER. Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

PAPER. Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP PAPER Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Maio de 2018 NIVEL DE EMPREGO REGIONAL DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO 2 A Pesquisa "Nível de Emprego Regional", realizada

Leia mais

PAPER. Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

PAPER. Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP PAPER Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Abril de 2018 NIVEL DE EMPREGO REGIONAL DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO 2 A Pesquisa "Nível de Emprego Regional", realizada

Leia mais

PAPER. Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

PAPER. Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP PAPER Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Julho de 2018 NIVEL DE EMPREGO REGIONAL DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO 2 A Pesquisa "Nível de Emprego Regional", realizada

Leia mais

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos PAPER DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Janeiro de 2017 NIVEL DE EMPREGO REGIONAL DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO

Leia mais

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos PAPER DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Setembro de 2016 NIVEL DE EMPREGO REGIONAL DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO

Leia mais

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos PAPER DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Outubro de 2016 NIVEL DE EMPREGO REGIONAL DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL AGOSTO DE 2011 Novo crescimento não altera o quadro desfavorável Agosto de 2011 www.fiergs.org.br Os resultados dos Indicadores Industriais do RS referentes ao

Leia mais

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos PAPER DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Junho de 2017 NIVEL DE EMPREGO REGIONAL DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO

Leia mais

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos PAPER DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Agosto de 2016 NIVEL DE EMPREGO REGIONAL DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO

Leia mais

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos PAPER DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Outubro de 2017 NIVEL DE EMPREGO REGIONAL DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO

Leia mais

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos PAPER DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Julho de 2016 NIVEL DE EMPREGO REGIONAL DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO

Leia mais

Confederação Nacional da Indústria. Indústria tocantinense e a 4 a Revolução Industrial

Confederação Nacional da Indústria. Indústria tocantinense e a 4 a Revolução Industrial Confederação Nacional da Indústria SONDAGEM INDUSTRIAL Ano 6 Número 2 Novembro de 2016 www.fieto.com.br EDIÇÃO ESPECIAL Indústria tocantinense e a 4 a Revolução Industrial O termo manufatura avançada ou

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL

INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL INDICADORES INDUSTRIAIS RIO GRANDE DO SUL JANEIRO DE 2014 Janeiro de 2014 www.fiergs.org.br Atividade industrial volta crescer De acordo com o Índice de Desempenho Industrial do Rio Grande do Sul (IDI/RS),

Leia mais

SONDAGEM ESPECIAL. Exportações ganham importância para indústria brasileira. Comércio Exterior. Opinião CNI

SONDAGEM ESPECIAL. Exportações ganham importância para indústria brasileira. Comércio Exterior. Opinião CNI Indicadores CNI SONDAGEM ESPECIAL 64 Comércio Exterior Exportações ganham importância para indústria brasileira A queda na demanda doméstica e a desvalorização da moeda estão estimulando o aumento das

Leia mais

Questionário Simplificado

Questionário Simplificado Contrato BNDES/FINEP/FUJB Arranjos e Sistemas Produtivos Locais e as Novas Políticas de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico Questionário Simplificado A ser aplicado nas pequenas empresas Fevereiro/2000

Leia mais

Desempenho e Perspectivas da Indústria Catarinense

Desempenho e Perspectivas da Indústria Catarinense Desempenho e Perspectivas da Indústria Catarinense Realização: Apoio: Desempenho e Perspectivas da Indústria Catarinense Desempenho e Perspectivas da Indústria Catarinense / Florianópolis / v. 11 / p.01-56

Leia mais

Concorrência com produtos da China afeta uma em cada quatro empresas industriais brasileiras

Concorrência com produtos da China afeta uma em cada quatro empresas industriais brasileiras Ano 5, Nº.1, março de 2007 Concorrência com produtos da China afeta uma em cada quatro empresas industriais brasileiras Principais resultados 26% das empresas brasileiras concorrem com produtos chineses

Leia mais

INDÚSTRIA 4.0: UM NOVO DESAFIO PARA A INDÚSTRIA CAPIXABA

INDÚSTRIA 4.0: UM NOVO DESAFIO PARA A INDÚSTRIA CAPIXABA Indústria 4.0 INDÚSTRIA 4.0: UM NOVO DESAFIO PARA A INDÚSTRIA CAPIXABA Manufatura avançada ou digitalização da manufatura é, para alguns, a evolução do processo de automação da indústria. Entretanto, em

Leia mais

Valorização do real causa perda de mercado às empresas industriais

Valorização do real causa perda de mercado às empresas industriais Sondagem Especial da Confederação Nacional da Indústria CNI ONDAGEMEspecial Ano, Nº. agosto de Valorização do real causa perda de mercado às empresas industriais Principais resultados Duas em cada três

Leia mais

INDICADORES CONJUNTURAIS

INDICADORES CONJUNTURAIS maio/2017 ano 32. número 04 INDICADORES CONJUNTURAIS Resultados de abril de 2017 Vendas Industriais NO ESTADO DO PARANÁ PARA OUTROS ESTADOS DO BRASIL NO ANO -15,91% -15,91% -3,36% -3,46% NO MÊS -3,46%

Leia mais

Valorização do real provoca mudança na estrutura de comércio exterior da indústria

Valorização do real provoca mudança na estrutura de comércio exterior da indústria Ano 4, Nº.2, junho de 2006 Valorização do real provoca mudança na estrutura de comércio exterior da indústria O processo de valorização do real, que teve início em 2003, determinou uma mudança de preços

Leia mais

Forma de Funcionamento Número de negócios Percentual (%) Associação ou Sindicato 3 0,87. Cooperativa 1 0,29

Forma de Funcionamento Número de negócios Percentual (%) Associação ou Sindicato 3 0,87. Cooperativa 1 0,29 1 PERFIL DOS EMPREENDIMENTOS Tabela 1 Tipo de empreendimento Forma de Funcionamento Número de negócios Percentual (%) Associação ou Sindicato 3 0,87 Cooperativa 1 0,29 Empresário Individual (Antiga Firma

Leia mais

INDICADORES INDUSTRIAIS

INDICADORES INDUSTRIAIS INDICADORES INDUSTRIAIS Informativo da Confederação Nacional da Indústria ISSN 1983-621X Ano 23 Número 9 Setembro de 2012 www.cni.org.br Indústria mantém ociosidade UCI - dessazonalizada Setembro/2012

Leia mais

LEVANTAMENTO DE CONJUNTURA INA - INDICADOR DE NÍVEL DE ATIVIDADE RESULTADOS JUNHO 2013

LEVANTAMENTO DE CONJUNTURA INA - INDICADOR DE NÍVEL DE ATIVIDADE RESULTADOS JUNHO 2013 LEVANTAMENTO DE CONJUNTURA INA - INDICADOR DE NÍVEL DE ATIVIDADE RESULTADOS JUNHO 2013 31/07//2013 1 1 INA Total da Indústria Divulgado 28/05/2013 Com ajuste sazonal INA Total da Indústria Divulgado 28/05/2013

Leia mais

Cresce o número de empregados e atividade produtiva fica próxima ao equilíbrio

Cresce o número de empregados e atividade produtiva fica próxima ao equilíbrio Sondagem Industrial - Palmas TO Ano XI, N Abril/Junho de Cresce o número de empregados e atividade produtiva fica próxima ao equilíbrio A leve reação da atividade produtiva observada no 1º trimestre deste

Leia mais

Natalino Uggioni Gerente Executivo - IEL/SC. ielsc.org.br

Natalino Uggioni Gerente Executivo - IEL/SC. ielsc.org.br fiesc.com.br Natalino Uggioni Gerente Executivo - IEL/SC ielsc.org.br IEL em Santa Catarina Com mais de 47 anos de atuação, o IEL/SC oferece soluções em Educação, Inovação e Gestão para sua empresa. Joinville

Leia mais

TAIÓ. Relatório do Movimento Econômico. Representatividade Setorial

TAIÓ. Relatório do Movimento Econômico. Representatividade Setorial Representatividade Setorial 1 AGRICULTURA, PECUARIA E SERVICOS RELACIONADOS 2 FABRICACAO DE CELULOSE, PAPEL E PRODUTOS DE PAPEL 3 FABRICACAO DE PRODUTOS ALIMENTICIOS 4 COMERCIO VAREJISTA 5 COMERCIO POR

Leia mais

+2,8% +4,2% +0,8% -0,2% -2,1% 79,6% +1,7% +5,8% Junho de 2016

+2,8% +4,2% +0,8% -0,2% -2,1% 79,6% +1,7% +5,8% Junho de 2016 Junho de 2016 +2,8% +4,2% +0,8% -0,2% -2,1% 79,6% ATIVIDADE CAIU 6,7% NO PRIMEIRO SEMESTRE Depois de três, a atividade industrial gaúcha voltou a crescer no final do primeiro semestre, segundo o IDI/RS,

Leia mais

Conjuntura PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Conjuntura PRODUÇÃO INDUSTRIAL Indicadores da Industria Mensal Jan-Mar/2017 ECONÔMICA Conjuntura NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2018, PRODUÇÃO INDUSTRIAL AVANÇA 4,5, FATURAMENTO PRODUÇÃO INDUSTRIAL ATINGE 6,9% Em abril de 2018, a produção

Leia mais