Alessandro Almeida 08/08/ Semestre de 2013 TADS-NC4

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Alessandro Almeida 08/08/ Semestre de 2013 TADS-NC4"

Transcrição

1 Alessandro Almeida 08/08/ Semestre de 2013 TADS-NC4

2 O que vi nas bancas de TCC?

3 As orientações apresentadas nos próximos slides não representam o critério de avaliação do UNIFIEO Quaisquer dúvidas sobre como proceder (na apresentação, na documentação ou no sistema) devem ser tratadas com a professora orientadora

4 As dicas representam a visão de alguém que participou de algumas bancas de TCC, ou seja... não é imparcial não deve ser tratado como regra

5 O produto (sistema) deve estar impecável, mas é importante o grupo mostrar também o problema que será resolvido... Lembram da justificativa do projeto e da proposta de valor?

6

7 Parece óbvio, mas na correria o grupo pode inserir algum texto de livro ou da Internet e esquecer de fazer a referência Mesmo fazendo a referência, cuidado com a inclusão de textos. O TCC é um trabalho de autoria do grupo

8 O ensaio não deve ser feito somente com o grupo! A visão externa ajuda a identificar oportunidades e problemas óbvios Convidem outros grupos para assistir a apresentação! É bom evitar que os defeitos no sistema e na apresentação sejam percebidos somente pela banca

9 Definam os discursos de cada membro do grupo... Se necessário, monte um script com todos os discursos e marcação de tempo A repetição ajuda a alcançar a perfeição! Sim, é cansativo... Mas vale a pena!

10 As diferenças pessoais podem interferir no resultado Durante a apresentação, a voz deve ser única... Todos devem ter condições de responder as perguntas Questões mais complexas e específicas podem ser respondidas pelo responsável (mas combinem antes quem será)

11 Conflitos internos fazem parte do jogo!

12

13 Fonte: /

14

15 Todos os fatos apresentados devem ser provados: Usabilidade Funcionalidades Desempenho Etc. Durante a apresentação, sejam sábios e humildes

16 (caso algum grupo ainda não tenha pesquisado) Faça uma pesquisa exaustiva das soluções que já existem no mercado Defina os critérios de comparação Monte uma tabela comparativa Não force o resultado... Em alguns tópicos, as outras soluções podem ser melhores

17

18 Não deixem a revisão somente para o final! Façam revisões periódicas A revisão não precisa ficar centralizada! O grupo pode fazer um revezamento, assim não será tão cansativo A ajuda dos colegas de outros grupos também é válida!

19

20 Todos estão no mesmo barco!

21 A união, além de açúcar, pode fazer a diferença!

22 Entendimento sobre Gestão de Projetos e Empreendedorismo

23 Em grupos, vocês discutiram as definições de... Projeto Gestão de Projetos e por que devemos nos preocupar com a forma como os projetos são gerenciados Empreendedorismo

24 Analisando a atividade da aula passada...

25

26 É a visão de uma necessidade do mercado, onde através da mesma é possível estabelecer um projeto para suprir essa necessidade, e como consequência positiva o lucro financeiro. É você conhecer a necessidade do mercado, buscando atender essas e criar um projeto / produto inovador. É quando alguém participa ativamente no mercado empresarial, fazendo compras e vendas de qualquer que seja o produto.

27 É a visão de uma necessidade do mercado, onde através da mesma é possível estabelecer um projeto para suprir essa necessidade, e como consequência positiva o lucro financeiro. É você conhecer a necessidade do mercado, buscando atender essas e criar um projeto / produto inovador. É quando alguém participa ativamente no mercado empresarial, fazendo compras e vendas de qualquer que seja o produto.

28 É a visão de uma necessidade do mercado, onde através da mesma é possível estabelecer um projeto para suprir essa necessidade, e como consequência positiva o lucro financeiro. É você conhecer a necessidade do mercado, buscando atender essas e criar um projeto / produto inovador. É quando alguém participa ativamente no mercado empresarial, fazendo compras e vendas de qualquer que seja o produto.

29 É a visão de uma necessidade do mercado, onde através da mesma é possível estabelecer um projeto para suprir essa necessidade, e como consequência positiva o lucro financeiro. É você conhecer a necessidade do mercado, buscando atender essas e criar um projeto / produto inovador. É quando alguém participa ativamente no mercado empresarial, fazendo compras e vendas de qualquer que seja o produto.

30 É colocar em prática a eficiência de uma equipe para garantir a qualidade do projeto. É uma visão não acadêmica que entra um conceito corporativo onde o objetivo passe a ser comercializar, gerando lucros e crescimento. É transformar uma ideia em algo que possa gerar lucros, uma empresa pode ser criada a partir de uma ideia e ser competitiva em um determinado nicho de mercado.

31 É colocar em prática a eficiência de uma equipe para garantir a qualidade do projeto. É uma visão não acadêmica que entra um conceito corporativo onde o objetivo passe a ser comercializar, gerando lucros e crescimento. É transformar uma ideia em algo que possa gerar lucros, uma empresa pode ser criada a partir de uma ideia e ser competitiva em um determinado nicho de mercado.

32 É colocar em prática a eficiência de uma equipe para garantir a qualidade do projeto. É uma visão não acadêmica que entra um conceito corporativo onde o objetivo passe a ser comercializar, gerando lucros e crescimento. É transformar uma ideia em algo que possa gerar lucros, uma empresa pode ser criada a partir de uma ideia e ser competitiva em um determinado nicho de mercado.

33 É colocar em prática a eficiência de uma equipe para garantir a qualidade do projeto. É uma visão não acadêmica que entra um conceito corporativo onde o objetivo passe a ser comercializar, gerando lucros e crescimento. É transformar uma ideia em algo que possa gerar lucros, uma empresa pode ser criada a partir de uma ideia e ser competitiva em um determinado nicho de mercado.

34 Disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios Inciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, geralmente com alterações que envolvem inovação e riscos

35 Disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios Inciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, geralmente com alterações que envolvem inovação e riscos

36 Disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios Inciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, geralmente com alterações que envolvem inovação e riscos Em outubro voltaremos ao tema Empreendedorismo

37

38 Quando você está focado em fazer algo, mas antes de fazêlo é necessário criar um cronograma definindo como, quando e o quê você precisa para começar. Exemplo: Projeto de uma casa, onde você precisa definir a equipe, planta, materiais, custos etc. São ideias organizadas para a construção de um objetivo. Exemplos: TCC, novos softwares ou sistemas. Um projeto nasce, normalmente, de uma necessidade de um cliente para a implementação ou modificação de um software. Exemplo: Internet Banking e Aplicativo para dispositivo móvel.

39 Quando você está focado em fazer algo, mas antes de fazêlo é necessário criar um cronograma definindo como, quando e o quê você precisa para começar. Exemplo: Projeto de uma casa, onde você precisa definir a equipe, planta, materiais, custos etc. São ideias organizadas para a construção de um objetivo. Exemplos: TCC, novos softwares ou sistemas. Um projeto nasce, normalmente, de uma necessidade de um cliente para a implementação ou modificação de um software. Exemplo: Internet Banking e Aplicativo para dispositivo móvel.

40 Quando você está focado em fazer algo, mas antes de fazêlo é necessário criar um cronograma definindo como, quando e o quê você precisa para começar. Exemplo: Projeto de uma casa, onde você precisa definir a equipe, planta, materiais, custos etc. São ideias organizadas para a construção de um objetivo. Exemplos: TCC, novos softwares ou sistemas. Um projeto nasce, normalmente, de uma necessidade de um cliente para a implementação ou modificação de um software. Exemplo: Internet Banking e Aplicativo para dispositivo móvel.

41 Quando você está focado em fazer algo, mas antes de fazêlo é necessário criar um cronograma definindo como, quando e o quê você precisa para começar. Exemplo: Projeto de uma casa, onde você precisa definir a equipe, planta, materiais, custos etc. São ideias organizadas para a construção de um objetivo. Exemplos: TCC, novos softwares ou sistemas. Um projeto nasce, normalmente, de uma necessidade de um cliente para a implementação ou modificação de um software. Exemplo: Internet Banking e Aplicativo para dispositivo móvel.

42 É algo planejado com o objetivo final de execução. Exemplos: TCC, casamento ou uma construção. É quando se tem um objetivo, onde você define etapas e ações que serão necessárias para que o objetivo seja concluído com sucesso. Exemplo: TCC e criar uma empresa. É o conjunto de execução de processos bem organizados e definidos para atingir um determinado objetivo. Exemplo: Construção de uma casa, onde o primeiro processo seria a escolha do local, em seguida a elaboração da planta e definição de materiais e mão de obra para então iniciar a execução.

43 É algo planejado com o objetivo final de execução. Exemplos: TCC, casamento ou uma construção. É quando se tem um objetivo, onde você define etapas e ações que serão necessárias para que o objetivo seja concluído com sucesso. Exemplo: TCC e criar uma empresa. É o conjunto de execução de processos bem organizados e definidos para atingir um determinado objetivo. Exemplo: Construção de uma casa, onde o primeiro processo seria a escolha do local, em seguida a elaboração da planta e definição de materiais e mão de obra para então iniciar a execução.

44 É algo planejado com o objetivo final de execução. Exemplos: TCC, casamento ou uma construção. É quando se tem um objetivo, onde você define etapas e ações que serão necessárias para que o objetivo seja concluído com sucesso. Exemplo: TCC e criar uma empresa. É o conjunto de execução de processos bem organizados e definidos para atingir um determinado objetivo. Exemplo: Construção de uma casa, onde o primeiro processo seria a escolha do local, em seguida a elaboração da planta e definição de materiais e mão de obra para então iniciar a execução.

45 É algo planejado com o objetivo final de execução. Exemplos: TCC, casamento ou uma construção. É quando se tem um objetivo, onde você define etapas e ações que serão necessárias para que o objetivo seja concluído com sucesso. Exemplo: TCC e criar uma empresa. É o conjunto de execução de processos bem organizados e definidos para atingir um determinado objetivo. Exemplo: Construção de uma casa, onde o primeiro processo seria a escolha do local, em seguida a elaboração da planta e definição de materiais e mão de obra para então iniciar a execução.

46

47 Conjunto de práticas aplicadas no contexto geral de um projeto. A gestão é responsável por todo o gerenciamento do projeto. É a área responsável por gerenciar projetos. É importante pois a partir dele que o projeto será analisado. É como um projeto será conduzido, desde a ideia inicial até a sua execução. É importante, pois projetos mal gerenciados podem acarretar prejuízos para a empresa, não cumprimento de prazos etc.

48 Conjunto de práticas aplicadas no contexto geral de um projeto. A gestão é responsável por todo o gerenciamento do projeto. É a área responsável por gerenciar projetos. É importante pois a partir dele que o projeto será analisado. É como um projeto será conduzido, desde a ideia inicial até a sua execução. É importante, pois projetos mal gerenciados podem acarretar prejuízos para a empresa, não cumprimento de prazos etc.

49 Conjunto de práticas aplicadas no contexto geral de um projeto. A gestão é responsável por todo o gerenciamento do projeto. É a área responsável por gerenciar projetos. É importante pois a partir dele que o projeto será analisado. É como um projeto será conduzido, desde a ideia inicial até a sua execução. É importante, pois projetos mal gerenciados podem acarretar prejuízos para a empresa, não cumprimento de prazos etc.

50 Conjunto de práticas aplicadas no contexto geral de um projeto. A gestão é responsável por todo o gerenciamento do projeto. É a área responsável por gerenciar projetos. É importante pois a partir dele que o projeto será analisado. É como um projeto será conduzido, desde a ideia inicial até a sua execução. É importante, pois projetos mal gerenciados podem acarretar prejuízos para a empresa, não cumprimento de prazos etc.

51 Ocorre quando uma equipe se reúne para discutir sobre o projeto, procurando equalizar todas as estratégias em cima dos objetivos, alcançando as expectativas para que o projeto saia conforme o esperado. É necessário uma excelente gerência sob os projetos para assegurar a qualidade e a eficiência do trabalho completo. É o gerenciamento, controle e organização de todas as etapas do projeto, para que esteja tudo organizado e aplicando as boas práticas. São as pessoas que vão definir o cronograma e os participantes do projeto. É administrar o projeto evitando custos desnecessários. É importante, pois o projeto deve seguir os requisitos e sempre estar no prazo, e com uma gerencia isso ocorre corretamente.

52 Ocorre quando uma equipe se reúne para discutir sobre o projeto, procurando equalizar todas as estratégias em cima dos objetivos, alcançando as expectativas para que o projeto saia conforme o esperado. É necessário uma excelente gerência sob os projetos para assegurar a qualidade e a eficiência do trabalho completo. É o gerenciamento, controle e organização de todas as etapas do projeto, para que esteja tudo organizado e aplicando as boas práticas. São as pessoas que vão definir o cronograma e os participantes do projeto. É administrar o projeto evitando custos desnecessários. É importante, pois o projeto deve seguir os requisitos e sempre estar no prazo, e com uma gerencia isso ocorre corretamente.

53 Ocorre quando uma equipe se reúne para discutir sobre o projeto, procurando equalizar todas as estratégias em cima dos objetivos, alcançando as expectativas para que o projeto saia conforme o esperado. É necessário uma excelente gerência sob os projetos para assegurar a qualidade e a eficiência do trabalho completo. É o gerenciamento, controle e organização de todas as etapas do projeto, para que esteja tudo organizado e aplicando as boas práticas. São as pessoas que vão definir o cronograma e os participantes do projeto. É administrar o projeto evitando custos desnecessários. É importante, pois o projeto deve seguir os requisitos e sempre estar no prazo, e com uma gerencia isso ocorre corretamente.

54 Ocorre quando uma equipe se reúne para discutir sobre o projeto, procurando equalizar todas as estratégias em cima dos objetivos, alcançando as expectativas para que o projeto saia conforme o esperado. É necessário uma excelente gerência sob os projetos para assegurar a qualidade e a eficiência do trabalho completo. É o gerenciamento, controle e organização de todas as etapas do projeto, para que esteja tudo organizado e aplicando as boas práticas. São as pessoas que vão definir o cronograma e os participantes do projeto. É administrar o projeto evitando custos desnecessários. É importante, pois o projeto deve seguir os requisitos e sempre estar no prazo, e com uma gerencia isso ocorre corretamente.

55 Definições inicias: Projetos e Gestão de Projetos

56 Crédito da imagem:

57 Definição do Dicionário Houaiss: ideia, desejo, intenção de fazer ou realizar (algo), no futuro; plano Definição do PMBoK, 4ª edição: Um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.

58 Algumas características de um projeto: Metas e objetivos definidos Início e fim definidos São únicos (é improvável que você realize dois projetos exatamente iguais) Entregas (conforme requisitos) Possui premissas, restrições, partes interessadas (stakeholders) e patrocinador (sponsor)

59 Algumas características de um projeto: Metas e objetivos definidos Início e fim definidos São únicos (é improvável que você realize dois projetos exatamente iguais) Entregas (conforme requisitos) Possui premissas, restrições, partes interessadas (stakeholders) e patrocinador (sponsor)

60 Exemplos: Organização de uma festa de casamento Desenvolvimento de um software Implantação de um ERP Construção de uma casa Compra de um carro Viagem Trabalho de Conclusão do Curso

61

62 Palavras-chave: Gestão e Gerir Gestão: ato ou efeito de gerir; administração, gerência Fonte: Dicionário Houaiss Gerir: exercer gerência sobre; administrar, dirigir, gerenciar Fonte: Dicionário Houaiss

63 Conclusão: Gerenciamento de Projetos é administrar, dirigir e ter controle sobre o projeto Definição do PMBoK, 4ª edição: A aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos.

64 Qual é a diferença? São a mesma coisa? Como se complementam? Processo... Um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas, que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas) [ABNT, 2001]. Projeto... Um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.

65 Qual é a diferença? São a mesma coisa? Como se complementam? Na sua Processo... empresa há um processo para Um conjunto de atividades inter-relacionadas ou Gestão de Projetos? interativas, que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas) [ABNT, 2001]. Projeto... Um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.

66

67

Alessandro Almeida 07/08/ Semestre de 2013 SIN-NA7

Alessandro Almeida  07/08/ Semestre de 2013 SIN-NA7 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 07/08/2013 2 Semestre de 2013 SIN-NA7 O que vi nas bancas de TCC? As orientações apresentadas nos próximos slides não representam o critério de avaliação do

Leia mais

Alessandro Almeida 05/02/ Semestre de 2013

Alessandro Almeida  05/02/ Semestre de 2013 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 05/02/2013 1 Semestre de 2013 Somente 2 semestres... Para relembrar... Gestão de Projetos: Apresentar os conceitos básicos de Gestão de Projetos e a sua

Leia mais

Alessandro Almeida 03/04/ Semestre de 2013

Alessandro Almeida  03/04/ Semestre de 2013 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 03/04/2013 1 Semestre de 2013 Se preparando para que tudo dê certo... Iniciação Planejamento Execução Encerram ento Monitoramento Iniciação Planejamento Execução

Leia mais

Alessandro Almeida 02/04/ Semestre de 2013

Alessandro Almeida  02/04/ Semestre de 2013 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 02/04/2013 1 Semestre de 2013 Média Final: Para ser aprovado, a MF precisa ser maior ou igual a 6! MF = N1 + N2 2 Nota 1 (de 0 a 10 pontos) Atividades parciais

Leia mais

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Expressões usadas para definir projetos: Empreendimento único, não repetitivo; Sequência clara

Leia mais

Alessandro Almeida 1 Semestre de 2013

Alessandro Almeida   1 Semestre de 2013 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 1 Semestre de 2013 Plano para Gestão de Riscos Objetivo: Montar um plano para Gestão de Riscos de um projeto ou da operação de TI de uma empresa (fictícia ou

Leia mais

Gestão de Projetos. Alberto Felipe Friderichs Barros

Gestão de Projetos. Alberto Felipe Friderichs Barros Gestão de Projetos Alberto Felipe Friderichs Barros O enxugamento dos quadros de pessoal e o aumento da necessidade de especialização técnica têm levado muitas empresas a recrutar no mercado profissionais

Leia mais

Alessandro Almeida 17/10/ Semestre de 2013 SIN-NA8

Alessandro Almeida  17/10/ Semestre de 2013 SIN-NA8 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 17/10/2013 2 Semestre de 2013 SIN-NA8 Como a Gestão da Tecnologia da Informação pode ser definida? Liste quatro disciplinas e habilidades que devem ser observadas

Leia mais

Alessandro Almeida 21/10/ Semestre de 2013 TADS-NC4

Alessandro Almeida   21/10/ Semestre de 2013 TADS-NC4 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 21/10/2013 2 Semestre de 2013 TADS-NC4 Explique a relação entre PREMISSA, RESTRIÇÃO E RISCOS. Premissa São fatores que, para fins de planejamento, são considerados

Leia mais

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão de Projetos Introdução Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão Estratégica de Informação 2 Conceitos básicos Projeto é um esforço temporário, com início e término definidos, empreendido para criar

Leia mais

Gestão de Projetos. Aula 1. Organização da Disciplina. Organização da Aula 1. Contextualização. Fatos sobre Projetos. O Projeto

Gestão de Projetos. Aula 1. Organização da Disciplina. Organização da Aula 1. Contextualização. Fatos sobre Projetos. O Projeto Gestão de Projetos Organização da Disciplina Planejamento, projeto e Aula 1 viabilidades Estrutura do projeto Profa. Dra. Viviane M. P. Garbelini Dimensionamento e riscos do projeto Organização da Aula

Leia mais

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS Análise e Elaboração de Projeto Objetivo Apresentar técnicas para gerir projetos. Saber administrar projetos. Saber expor e desenvolver ideias. Resultados Esperados Saber

Leia mais

Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos

Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos Tema Gestão da Integração de Projetos Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos Gestão da Integração de Projetos

Leia mais

A Presença do Replanejamento em Projetos de Engenharia

A Presença do Replanejamento em Projetos de Engenharia Leonardo L. da Cruz Engenheiro de Produção / Processos leonardoengenharia87@yahoo.com.br A Presença do Replanejamento em Projetos de Engenharia RESUMO O presente artigo aborda em linhas gerais a presença

Leia mais

Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 13/08/2014. 2 Semestre de 2014 SIN-NA7

Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 13/08/2014. 2 Semestre de 2014 SIN-NA7 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 13/08/2014 2 Semestre de 2014 SIN-NA7 Quadro do Produto e Quadro do Projeto Há uma relação entre Gestão de Projetos e Empreendedorismo? Definições Iniciais

Leia mais

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento Kleber A. Ribeiro Um pouco sobre o PMI PMI - Project Management Institute PMI Instituição internacional sem fins lucrativos criada em 1969 Desenvolve normas,

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos Iniciação: elaborando um TAP Prof. Robson Almeida UNIP. Administração de projetos. Aula 3 Fase de Iniciação de projetos [notas de aula]. Faculdade Online UVB, 2012. Acesso em:

Leia mais

Gerenciamento de Comunicação em Projetos de Software - Um estudo de caso no Laboratório Gaia da UEL

Gerenciamento de Comunicação em Projetos de Software - Um estudo de caso no Laboratório Gaia da UEL Gerenciamento de Comunicação em Projetos de Software - Um estudo de caso no Laboratório Gaia da UEL Vinicius Marques Chioratto 1, Rodolfo Miranda de Barros 1 1 Departamento de Computação Universidade Estadual

Leia mais

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK Starch Souza starch.souza@gmail.com Objetivos da disciplina Apresentar as boas práticas de gerenciamento de projetos segundo o PMBOK slide 2 Programa da disciplina

Leia mais

O PAPEL DOS STAKEHOLDERS NA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL COM ENFOQUE NA ISO 26000

O PAPEL DOS STAKEHOLDERS NA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL COM ENFOQUE NA ISO 26000 O PAPEL DOS STAKEHOLDERS NA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL COM ENFOQUE NA ISO 26000 Alessandra Martins Paes 1 Resumo Estamos vivendo em um grande momento de crise em diversos setores, seja econômico,

Leia mais

Planejamento e Gerência de Projetos

Planejamento e Gerência de Projetos Planejamento e Gerência de Projetos Profª Rafaella Matos Exercício motivacional 1 Imaginem que estamos no ano 2.500 a.c Um faraó lhes disse: - Quero que me construam uma pirâmide!! Como realizar o desejo

Leia mais

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO. Profª Andrea Padovan Jubileu

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO. Profª Andrea Padovan Jubileu INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO Profª Andrea Padovan Jubileu O que é um projeto? Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo Temporário Cada projeto

Leia mais

Gestão de Projetos. Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 11/08/2014

Gestão de Projetos. Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 11/08/2014 Gestão de Projetos Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 11/08/2014 Parabéns e bem-vindos ao sétimo semestre! Falta pouco!!!! Somente 2 semestres... TCC: Uma das missões dos próximos meses! Não

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Setembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Conclusão do Domínio de Processos PO (PO7 e PO8)

Leia mais

MAI5027 Empreendedorismo. Plano de Negócios. Profa. Ellen Francine ICMC/USP

MAI5027 Empreendedorismo. Plano de Negócios. Profa. Ellen Francine ICMC/USP MAI5027 Empreendedorismo Plano de Negócios Profa. Ellen Francine ICMC/USP 1 Motivação Por que preparar um plano de negócios? 2 Processo Empreendedor Identificar e avaliar a oportunidade Desenvolver o plano

Leia mais

Como selecionar gerentes de projeto

Como selecionar gerentes de projeto Como selecionar gerentes de projeto Author : Mauro Sotille Date : 31 de maio de 2013 Se você busca selecionar gerentes de projeto para implantação em projetos específicos em seu departamento, ou para a

Leia mais

PROJETO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade II Concepção do Sistema. Luiz Leão

PROJETO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade II Concepção do Sistema. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 1. Histórico e atividades da organização 2. Organograma 3. Contexto e escopo do sistema 4. Análise de viabilidade 5. Premissas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO

A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO Faculdade Ietec Pós-graduação GESTÃO DE PROJETOS - Turma nº 164 19/10/2017 A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO RAFAEL PORTO MAIA ENGENHEIRO MECÂNICO rafaporto19@gmail.com

Leia mais

Processos do Projeto 1

Processos do Projeto 1 Processos do Projeto 1 Objetivos da aula de hoje Processo de administrar um projeto. Diferença entre a administração de um projeto e os níveis da administração de projetos. Critérios para selecionar um

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Gerenciamento de Integração Agenda Gerenciamento da Integração

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Afinal, o que é um Projeto? De acordo com a Norma ISO 10.006, um Projeto é um processo único, consistindo em um grupo de atividades coordenadas e controladas

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS

GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS Stakeholders Definições, análise, necessidades e expectativas Ref. Gray e Larson, Cap. 10 - Liderança Prof. Luciel H. de Oliveira Gerenciamento dos stakeholders Interessados

Leia mais

Alessandro Almeida 20/08/ Semestre de 2013 CCO-NA3

Alessandro Almeida  20/08/ Semestre de 2013 CCO-NA3 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 20/08/2013 2 Semestre de 2013 CCO-NA3 Inscrições: http://www.bsp.edu.br/eventos/palestras/?id=920 Instituto Beleza Natural: Uma história que poderia ser sua!

Leia mais

Ementário EMBA em Gestão de Projetos

Ementário EMBA em Gestão de Projetos Ementário EMBA em Gestão de Projetos Grade curricular Disciplina MATEMÁTICA FINANCEIRA - N FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E GERENCIAMENTO DE ESCOPO - N GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS GESTÃO

Leia mais

SSC570 Empreendedores em Informática. Plano de Negócios. Profa. Ellen Francine ICMC/USP

SSC570 Empreendedores em Informática. Plano de Negócios. Profa. Ellen Francine ICMC/USP SSC570 Empreendedores em Informática Plano de Negócios Profa. Ellen Francine ICMC/USP 1 Motivação Por que preparar um plano de negócios? 2 Processo Empreendedor Identificar e avaliar a oportunidade Desenvolver

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Prof. Glauco Carvalho

GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Prof. Glauco Carvalho GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. Glauco Carvalho 1. Gerência da integração do Projeto Processos: Possui 6 processos: Gerenciamento da integração do Projeto 1. Desenvolvimento do Termo de Abertura 2. Desenvolvimento

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS 1. Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A aplicação de conhecimentos, processos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas

Leia mais

6. Considerações finais

6. Considerações finais 74 6. Considerações finais Esse trabalho propôs-se a responder a seguinte questão: de que maneira o Método do Quadro Lógico pode ser favorecido pelo emprego do Guia PMBOK na Gestão de Projetos de Desenvolvimento?

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Novembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Finalizar o conteúdo da Disciplina Governança de

Leia mais

Aula 01 - Introdução

Aula 01 - Introdução Disciplina: Projeto de Redes I Professor: Jéferson Mendonça de Limas 4º Semestre Aula 01 - Introdução 2014/2 18/08/14 1 2 de O que é Projeto de Redes? Ementa da Disciplina Fundamentos de Projetos de Redes

Leia mais

Modelo da proposta do Plano de Implementação do Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD) - 1ª fase (2017) (ANEXO TÉCNICO)

Modelo da proposta do Plano de Implementação do Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD) - 1ª fase (2017) (ANEXO TÉCNICO) Modelo da proposta do Plano de Implementação do Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD) - 1ª fase (2017) (ANEXO TÉCNICO) Paulo Ribeiro Filipe Moura Lisboa, 4 de outubro de 2017 Índice Considerações

Leia mais

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado Gestão de Processos Introdução Aula 1 Professor: Osmar A. Machado Algumas definições de processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou serviço

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Aula 5

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Aula 5 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 5 1 AGENDA GERENCIAMENTO DE PROJETOS Tecnicas e conhecimentos (PMI) Processo Praxis 3.0 (Baseado em PMI) Visão Geral Atividades Bibliografia 2 Questões

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS O que é um projeto? PROJETO é o oposto de ROTINA Projeto é um empreendimento temporário conduzido para criar um produto ou serviço único. Projeto é um processo único, consistente

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP. Elaboração e Análise

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP. Elaboração e Análise UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP Graduação em Economia Empresarial e Controladoria Elaboração e Análise de Projetos Profa. Dra.Luciana

Leia mais

Processo e Agentes da Gestão da Qualidade

Processo e Agentes da Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade Processo e Agentes da Gestão da Qualidade Fernanda Villar Corrêa Vídeos - Empresa como Sistema - Gestão da Qualidade como Subsistema - Envolvem métodos de produção, avaliação

Leia mais

1/28. Roteiro Introdução NBR ISO NBR ISO Recomendações Conclusões Bibliografia 2/28

1/28. Roteiro Introdução NBR ISO NBR ISO Recomendações Conclusões Bibliografia 2/28 Normas - :1997 - :2000 Gestão da Qualidade Adriana Alexandre Marcotti 1/28 1-2- :1997 2.1- Definições 2.2- Descrição 2.3- Estrutura de um Plano de Qualidade 3- :2000 3.1- Definições 3.2- Descrição 3.3-4-

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento da Integração do Projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar,

Leia mais

Organização da Disciplina. Auditoria em Certificação Ambiental. Aula 1. Organização da Aula. Gestão Ambiental. Contextualização

Organização da Disciplina. Auditoria em Certificação Ambiental. Aula 1. Organização da Aula. Gestão Ambiental. Contextualização Auditoria em Certificação Ambiental Aula 1 Prof. Luiz Antonio Forte Organização da Disciplina Aula 1 Sistemas de gestão, conceitos e diretrizes gerais Aula 2 Auditorias ambientais, critérios de qualificação

Leia mais

OBTENDO RESULTADOS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

OBTENDO RESULTADOS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS OBTENDO RESULTADOS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Delmer Aguiar Cesário, MBA, PMP Gerente de Engenharia / Produto & Processos COMAU LATAM Conceito de Engenharia Conceito de Gestão Gestão: É uma área do conhecimento

Leia mais

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Disciplina: Gerência De Projetos Bruno Tenório Da Silveira Lopes Fernando David Leite Thiago Abelha Isaac Salvador Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa elisa@icmc.usp.br Sumário

Leia mais

Metodologia Científica para Computação

Metodologia Científica para Computação Metodologia Científica para Computação MONOGRAFIA Dicas de como elaborar Msc. Carlos Mar Abril/2014 MONOGRAFIA DEFINIÇÃO Estudo minucioso a fim de esgotar determinado tema relativamente restrito. (dicionário

Leia mais

Projetos de engenharia

Projetos de engenharia Projetos de engenharia Prof. Gisele Siqueira eng.giselesiqueira@gmail.com Aula 1 PMBOK Project Management Body of Knowledge O guia de conhecimento e de melhores práticas em gerenciamento de projetos. A

Leia mais

ProjectCanvas.Online Sistema Simplificado de Gerenciamento de Projetos

ProjectCanvas.Online Sistema Simplificado de Gerenciamento de Projetos 9hands Solutions ProjectCanvas.Online Sistema Simplificado de Gerenciamento de Projetos Dicas para seu Projeto Objetivo Este documento tem por objetivo fornecer algumas dicas para profissionais que estão

Leia mais

Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 29/01/2014. 1 Semestre de 2014 SIN-NA8

Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 29/01/2014. 1 Semestre de 2014 SIN-NA8 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 29/01/2014 1 Semestre de 2014 SIN-NA8 Cada passagem de semestre merece uma comemoração! Somente 2 semestres... A aula de 6 de agosto já passou... Somente

Leia mais

Base de Alcântara, 22 agosto 2003

Base de Alcântara, 22 agosto 2003 Base de Alcântara, 22 agosto 2003 Orçamento do Agência Espacial Brasileira para 2003: R$35 milhões CHINA e ÍNDIA gastam R$1.200 milhões por ano O CHAOS Empresas americanas gastam mais de US$275 bilhões

Leia mais

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PROJETOS APLICADA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO MULTIDISCIPLINAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PROJETOS APLICADA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO MULTIDISCIPLINAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO 16 TÍTULO: UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PROJETOS APLICADA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO MULTIDISCIPLINAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Gestão de Projetos. Lista de Exercícios AV1 01. Luiz Leão

Gestão de Projetos. Lista de Exercícios AV1 01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Conceitue projeto e o que representa a característica singularidade? Questão 1 Resposta Conceitue projeto e o que representa a característica

Leia mais

Tema - Tempo / Ciclo de Vida de um Projeto

Tema - Tempo / Ciclo de Vida de um Projeto Tema - Tempo / Ciclo de Vida de um Projeto Curso Disciplina Tema Professor MBA em Gestão de Projetos Gerência do Tempo do Projeto Tempo / Ciclo de Vida de um Projeto Luciano Frontino de Medeiros Introdução

Leia mais

Alessandro Almeida 20/02/ Semestre de 2014 SIN-NA8

Alessandro Almeida   20/02/ Semestre de 2014 SIN-NA8 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 20/02/2014 1 Semestre de 2014 SIN-NA8 Evento! Mais informações: http://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/ O que devemos considerar na implementação da Governança

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 3 Gerenciamento de Escopo. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 3 Gerenciamento de Escopo. Luiz Leão Unidade 3 Gerenciamento de Escopo Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Definição de escopo e gerenciamento de escopo Coleta de Requisitos Declaração de Escopo Restrições

Leia mais

Gestão de Projetos. Lista de Exercícios AV2 01. Luiz Leão

Gestão de Projetos. Lista de Exercícios AV2 01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Defina o que um projeto? Questão 1 Resposta Defina o que um projeto? É um esforço temporário (início e fim) empreendido para criar um produto,

Leia mais

Apresentação da Disciplina. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Apresentação do Professor. Apresentação da Disciplina (Continuação)

Apresentação da Disciplina. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Apresentação do Professor. Apresentação da Disciplina (Continuação) Apresentação da Disciplina Componente Curricular: Planejamento e Controle de Projetos Carga horária: 80 horas Competências: Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini Identificar

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Singularidade, Temporariedade, Incerteza, Elaboração Progressiva, Recursos limitados, Interdisciplinaridade,

Leia mais

Fundamentos de Gestão de TI

Fundamentos de Gestão de TI Fundamentos de Gestão de TI Tópico IV Desenho de Serviço (ITIL V3) José Teixeira de Carvalho Neto desenho de serviço desenho de serviço Objetivo: desenhar e especificar serviços novos ou alterados para

Leia mais

CS&OP Certified Sales and Operations Planning Professional

CS&OP Certified Sales and Operations Planning Professional O Workshop de S&OP Em mercados competitivos o profissional que dominar o processo de S&OP possuirá grande diferencial estratégico e vantagem competitiva no ambiente de negócios. Neste cenário onde os clientes

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª Série Empreendedorismo CST em Gestão de Recursos Humanos A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um

Leia mais

Gestão de Projetos. Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo

Gestão de Projetos. Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo Gestão de Projetos Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo Gerenciamento da Integração 1. Gerenciamento da Integração e seus objetivos. 2. Desenvolver o termo de abertura. 3. Desenvolver o

Leia mais

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS 9 ÁREAS DE CONHECIMENTO DE GP / PMBOK / PMI DEFINIÇÃO O Gerenciamento de Integração do Projeto envolve os processos necessários para assegurar

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Prof. Msc. Christien Lana Rachid Organização 1. Vínculo Administração-Tecnologia 2. Introdução a sistemas 3. Empresas e Sistemas

Leia mais

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco.

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto 1 Introdução Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. 2 Introdução 3 Introdução 4 Introdução 5 Introdução O projeto se inicia com a definição de quais objetivos

Leia mais

QUADRO DE DISCIPLINAS

QUADRO DE DISCIPLINAS QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas 1 Horas- Aula 2 1. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos 24 2. Gerenciamento do Escopo em Projetos 24 3. Gerenciamento da Qualidade em Projetos 12 4. Gerenciamento

Leia mais

Diretrizes de Comunicação de Projetos Sistema de Gestão da Qualidade

Diretrizes de Comunicação de Projetos Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 22 Sumário 1. DIRETRIZ DE COMUNICAÇÃO... 3 1.1. Objetivo... 3 1.2. Público Alvo... 3 2. Modelos de Notificações das Informações... 3 2.1. AVALIAR A VIABILIDADE DO PROJETO... 3 2.1.1. Notificação

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 07 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Alessandro Almeida 15/08/ Semestre de 2013 SIN-NA8

Alessandro Almeida   15/08/ Semestre de 2013 SIN-NA8 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 15/08/2013 2 Semestre de 2013 SIN-NA8 https://www.facebook.com/photo.php?f bid=572946202747348&set=a.43428394 9946908.90867.434278103280826&type =1&theater

Leia mais

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS O QUE É? A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos na aquisição

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

TÍTULO: GRA DE MATURIDADE PARA GERENCIMAMENTO DE PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS VOLTADO PARA EMPRESA DE COSMÉTICOS

TÍTULO: GRA DE MATURIDADE PARA GERENCIMAMENTO DE PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS VOLTADO PARA EMPRESA DE COSMÉTICOS TÍTULO: GRA DE MATURIDADE PARA GERENCIMAMENTO DE PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS VOLTADO PARA EMPRESA DE COSMÉTICOS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 01

Evandro Deliberal     Aula 01 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 01 Agenda Definição de projeto. Gerenciamento de Projetos Ciclo de Vida de um

Leia mais

Gerência de Aquisições Disciplina: Gerência de Projetos

Gerência de Aquisições Disciplina: Gerência de Projetos Gerência de Aquisições Disciplina: Gerência de Projetos Danilo Tadashi Doi 5890264 Diego da Silva Araujo 5890080 Fernando Paiva 5889690 Paul Kibe Njuguna 5729158 Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa elisa@icmc.usp.br

Leia mais

ALM Application Lifecycle Management. Elias Litvin Gendelmann 21 de Novembro de 2013

ALM Application Lifecycle Management. Elias Litvin Gendelmann 21 de Novembro de 2013 ALM Application Lifecycle Management Elias Litvin Gendelmann 21 de Novembro de 2013 O que é ALM, porquê e onde? 1.Novas Aplicações para uma Nova Geração de Clientes 2.Definições ALM 3.Objetivos ALM 4.Os

Leia mais

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Contextualização No início dos anos 1960, o Gerenciamento de Projetos foi formalizado como ciência. Os negócios e outras organizações começaram a enxergar o benefício

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Ciência da Computação Robson Costa (robson.costa@ifsc.edu.br) Sumário 1) Introdução 2) Metodologias de Projeto de Rede 3) Identificação das Necessidades e Objetivos do Cliente 4)

Leia mais

Uma abordagem de gerência de configuração em ambiente de TI com as melhores práticas em I.T.I.L

Uma abordagem de gerência de configuração em ambiente de TI com as melhores práticas em I.T.I.L Uma abordagem de gerência de configuração em ambiente de TI com as melhores práticas em I.T.I.L MARCELO CLÁUDIO DANTAS SALLES RIBEIRO JUNIOR MARIA DE JESUS RODRIGUES DA SILVA OBJETIVO Avaliar processos

Leia mais

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO Planejar o Gerenciamento das Comunicações O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento do escopo Prof. Robson Almeida Gerenciamento do Escopo Sendo o primeiro passo do Planejamento do Projeto, esta fase identifica e documenta o trabalho que produzirá

Leia mais

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003)

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003) RESUMO A ISO 9001 é uma dentre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade. Ela pode ajudar a alavancar o melhor de sua organização ao lhe permitir entender seus processos de entrega de seus

Leia mais

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders).

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders). Gestão de Projetos Tomar decisões e realizar ações de planejamento, execução e controle do ciclo de vida do projeto. Combinação de pessoas, técnicas e sistemas necessários à administração dos recursos

Leia mais

Nomenclatura usada pela série ISO Série ISO 9000

Nomenclatura usada pela série ISO Série ISO 9000 Slide 1 Nomenclatura usada pela série ISO 9000 (ES-23, aula 03) Slide 2 Série ISO 9000 ISO 9000 (NBR ISO 9000, versão brasileira da ABNT): Normas de gestão da qualidade e garantia da qualidade. Diretrizes

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos

MBA em Gerenciamento de Projetos MBA em Gerenciamento de Projetos APRESENTAÇÃO DO CURSO O mercado de trabalho apresenta um contexto no qual a necessidade de resultados com prazos, custos e qualidade adequados é maior a cada dia. E, no

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Projeto de Programas PPR0001

FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Projeto de Programas PPR0001 FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Projeto de Programas PPR0001 2 Introdução Antes de desenvolver ou construir qualquer produto ou sistema em engenharia é necessário um... o PROJETO O que é um

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento do tempo Prof. Robson Almeida Gerenciamento do Tempo Envolve os processos necessários para assegurar a conclusão do projeto no tempo previsto. Processos Iniciação

Leia mais

Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho Gerência de Capacitação e Treinamento

Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho Gerência de Capacitação e Treinamento Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho Gerência de Capacitação e Treinamento Curso: Elaboração de Projetos 12 de novembro de 2015 Prof: Marcos Assis Mauro Silveira O

Leia mais

MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Tópicos Especiais. Prof. Newman Serrano, PMP. Tópicos Especiais.

MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Tópicos Especiais. Prof. Newman Serrano, PMP. Tópicos Especiais. MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Tópicos Especiais Prof. Tópicos Especiais Certificação PMP 1 Tipos de questões Esteja preparado para seis tipos de questões: Situacional

Leia mais

Base de Alcântara, 22 agosto 2003

Base de Alcântara, 22 agosto 2003 Base de Alcântara, 22 agosto 2003 Orçamento do Agência Espacial Brasileira para 2003: R$35 milhões CHINA e ÍNDIA gastam R$1.200 milhões por ano O CHAOS Empresas americanas gastam mais de US$275 bilhões

Leia mais