EDITAL DE SELEÇÃO 001/2017. PROVA DE CONHECIMENTOS Data: 07/12/2017 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTRATIGRAFIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DE SELEÇÃO 001/2017. PROVA DE CONHECIMENTOS Data: 07/12/2017 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTRATIGRAFIA"

Transcrição

1 EDITAL DE SELEÇÃO 001/2017 PROVA DE CONHECIMENTOS Data: 07/12/2017 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTRATIGRAFIA NOME DO CANDIDATO (LEGÍVEL): NÚMERO DE INSCRIÇÃO: Instruções gerais: - A prova tem duração máxima de três horas (das 14h às 17h). O candidato só poderá deixar a sala de realização da prova, após duas horas (120 minutos) do seu início. - Todas as folhas da prova deverão ser assinadas pelo candidato. - A prova contém 12 (doze) questões dissertativas. - Deverão ser respondidas apenas 8 (oito) das questões, de acordo com a escolha de cada candidato. Todas as questões têm peso igual, correspondente a 1,25 pontos. - Cada resposta deve ser escrita logo abaixo do enunciado da questão, à caneta preta ou azul. - Somente serão corrigidas e pontuadas as primeiras 8 (oito) questões respondidas. Questões respondidas além das primeiras 8 (oito) serão anuladas. - O candidato deverá marcar as questões não respondidas cruzando com um X a área destinada à resposta destas. - O candidato poderá utilizar folhas em branco para rascunho, se desejar. Estas folhas deverão ser rubricadas pelo responsável pela aplicação da prova e poderão ser levadas pelo candidato. - Nenhum material poderá ser consultado.

2 1) O conteúdo de hidrogênio é o fator de controle mais importante sobre a geração de óleo e gás. De acordo com Hunt (1995; p ) e Tucker (2001; p ), discuta os tipos de matéria orgânica e seus padrões de maturação definidos de acordo com as razões H/C e O/C.

3 2) O quadro 1 abaixo apresenta o sistema de codificação de fácies fluviais de Miall, consagrado na literatura e amplamente utilizado por sedimentólogos do mundo inteiro. São mostrados aqui somente os principais códigos de fácies dos arenitos, com a letra maiúscula (S) indicando sandstone, e a letra minúscula, e.g. (p) a estrutura planar crossbed. O quadro 2 abaixo apresenta o item do glossário de termos utilizados em James & Dalrymple (2010), compreendendo a discussão sobre a relação entre processo e fácies resultante. Baseado nestas informações, responda: Por que as fácies definidas por Miall não relevam a variação textural de areia fina a grossa na classificação proposta? Ou seja, admite-se que um arenito fino e um arenito grosso, ambos com estratificação cruzada acanalada, sejam a mesma fácies (St)? QUADRO 1 extraído de Miall (2010), Cap. 6, p.113, de James & Dalrymple (2010) QUADRO 2 extraído de Dalrymple (2010), Cap. 2, p. 5 de James & Dalrymple, (2010) Espaço para resposta da questão na próxima página.

4 Espaço para resposta da questão 2.

5 3) Descreva sinteticamente as principais modificações físicas e mineralógicas sofridas pelos sedimentos lamosos durante o soterramento progressivo nas bacias sedimentares, de acordo com Tucker (2001).

6 4) A figura abaixo (de Tucker, 2001) apresenta a classificação visual da seleção granulométrica em amostras de rochas sedimentares clásticas. Explique os três fatores principais que determinam a variação da seleção em uma rocha sedimentar clástica, de acordo com Tucker (2010).

7 5) Sabe-se que um dos principais critérios considerado na classificação de bacias sedimentares é a sua posição com relação à margem de placa, que influencia diretamente nos padrões de soerguimento e subsidência em todo o interior da placa. Este é o principal critério utilizado na classificação de bacias baseadas no Ciclo de Wilson. Consequentemente, as atividades intraplaca podem tornar este entendimento mais complexo. Um exemplo das possíveis complexidades envolvidas, consequência comum em processos de reativação crustal, é a inversão de uma bacia sedimentar. Neste contexto, defina e explique os processos envolvidos na inversão de uma bacia sedimentar e qual a sua importância para a indústria do petróleo, segundo Miall (1999).

8 6) A figura abaixo (extraída de Catuneanu et al., 2009) mostra dois diferentes padrões de empilhamento A e B. Quais são estes padrões de empilhamento? Qual é o trato de sistemas vinculado ao padrão de empilhamento de A e B? Porque existe esta diferença nos padrões de empilhamento? SL= Sea Level

9 7) A fração detrítica de um arenito é constituída por cerca de 60% de quartzo plutônico, uns 30% de feldspatos com predomínio de potássicos sobre plagioclásios, cerca de 5% de fragmentos de rocha plutônica, e o restante de biotita, minerais pesados, e intraclastos lamosos. A sequência interpretada de processos diagenéticos é: 1) cutículas contínuas de óxidos de ferro em torno dos grãos e oxidação de biotita e pesados; 2) limitada infiltração mecânica de argilas, com a formação de cutículas descontínuas e irregulares; 3) crescimentos de feldspato e quartzo em torno dos grãos; 4) compactação mecânica, deformação de micas e intraclastos; 5) compactação química moderada, com desenvolvimento de contatos intergranulares planos e côncavo-convexos 6) cimentação e corrosão dos grãos por calcita poiquilotópica; 7) dissolução parcial do feldspato detrítico e da calcita; 8) precipitação de franjas finas e descontínuas de clorita; 9) albitização parcial dos feldspatos. De acordo com Tucker (2001), quais devem ser mais provavelmente: a) o tipo de proveniência tectônica da areia (segundo Dickinson, 1985, em Tucker, 2001); b) os ambientes diagenéticos encontrados na evolução do arenito descrito.

10 8) A figura abaixo (extraída de Miall, 1999) ilustra um modelo deposicional relacionado a um tipo específico de bacia sedimentar. Baseado neste modelo, responda: a) Qual o tipo de bacia? b) Qual o nome da estrutura geométrica controladora e seus componentes estruturais? c) Quais são os sistemas deposicionais envolvidos no preenchimento desta estrutura?

11 9) A figura abaixo, extraída de Dalrymple (2010), Capítulo 9 de James & Dalrymple (2010), mostra a formação de drapes de lama internos a estratos cruzados. Discuta a dinâmica deposicional responsável por esta alternância (estratos cruzados arenosos e drapes de lama) e o tempo envolvido na deposição de cada estágio.

12 10) Segundo Tucker (2001), quais os processos de formação e quais os locais de deposição de lama carbonática (micrita)?

13 11) Com base no Capítulo 3 Stratigraphic Correlation de Miall (1999), existem quatro principais tipos de unidades estratigráficas para correlação. Denomine e descreva sumariamente cada uma destas unidades estratigráficas.

14 12) Segundo Plint (em James & Dalrymple, 2010), existem duas possibilidades de sucessões de fácies para um sistema costeiro dominado por ondas e tempestades uma associada a regressões normais, e outra associada a regressões forçadas. De acordo com essa proposta, construa duas seções colunares (sedimentary logs) ilustrando estas duas possibilidades e suas fácies constituintes, contendo suas texturas e estruturas.

15 Espaço extra, opcional, para resposta da questão 12.

Descrição Petrográfica

Descrição Petrográfica Descrição Petrográfica Identificação Identificação da descrição: SampleDescription2 Identificação da lâmina: 1 Tipo da rocha: Sedimentar Número do testemunho: 1 Número da caixa: 0 Nome do poço/afloramento:

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 003/2018 GABARITO DA PROVA DE CONHECIMENTOS Data: 21/11/2018 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTRATIGRAFIA

EDITAL DE SELEÇÃO 003/2018 GABARITO DA PROVA DE CONHECIMENTOS Data: 21/11/2018 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTRATIGRAFIA EDITAL DE SELEÇÃO 003/2018 GABARITO DA PROVA DE CONHECIMENTOS Data: 21/11/2018 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTRATIGRAFIA 1. De acordo com Miall (1999), a magnetoestratigrafia consiste em um dos métodos de cronoestratigrafia

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2017. PROVA DE CONHECIMENTOS Data: 07/12/2017 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PALEONTOLOGIA

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2017. PROVA DE CONHECIMENTOS Data: 07/12/2017 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PALEONTOLOGIA EDITAL DE SELEÇÃO 001/2017 PROVA DE CONHECIMENTOS Data: 07/12/2017 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PALEONTOLOGIA NOME DO CANDIDATO (LEGÍVEL): NÚMERO DE INSCRIÇÃO: ASSINATURA: Instruções gerais: - A prova tem duração

Leia mais

CAPÍTULO 4: ROCHAS SEDIMENTARES 4.1. INTRODUÇÃO:

CAPÍTULO 4: ROCHAS SEDIMENTARES 4.1. INTRODUÇÃO: CAPÍTULO 4: ROCHAS SEDIMENTARES 4.1. INTRODUÇÃO: As rochas sedimentos podem ser definidas como tipo rochoso derivado de outras rochas, depositado na forma de fragmentos ou precipitado quimicamente, que

Leia mais

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL SEDIMENTOS E PROCESSOS SEDIMENTARES: DO GRÃO À ROCHA SEDIMENTAR

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL SEDIMENTOS E PROCESSOS SEDIMENTARES: DO GRÃO À ROCHA SEDIMENTAR GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL SEDIMENTOS E PROCESSOS SEDIMENTARES: DO GRÃO À ROCHA SEDIMENTAR Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 2 3 4 5 Introdução Formação dos Grãos Transp. Sedimentar (Mecânico)

Leia mais

DESCRIÇÃO MICROSCÓPICA DE ASPECTOS DIAGENÉTICOS PRESENTES EM RESERVATÓRIOS LOCALIZADOS NA BACIA POTIGUAR

DESCRIÇÃO MICROSCÓPICA DE ASPECTOS DIAGENÉTICOS PRESENTES EM RESERVATÓRIOS LOCALIZADOS NA BACIA POTIGUAR DESCRIÇÃO MICROSCÓPICA DE ASPECTOS DIAGENÉTICOS PRESENTES EM RESERVATÓRIOS LOCALIZADOS NA BACIA POTIGUAR Paulo Ernesto Julião de Cerqueira Júnior ¹; Jairo Rodrigues de Souza ²; Rosiney Araújo Martins³

Leia mais

MODIFICAÇÕES SEDIMENTARES NA

MODIFICAÇÕES SEDIMENTARES NA MODIFICAÇÕES SEDIMENTARES NA PLATAFORMA CONTINENTAL ADJACENTE AO PORTO DE SINES Este estudo insere-se no projeto Caracterização ambiental da área de expansão marítima do porto de Sines e região envolvente,

Leia mais

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA Segunda 18 às 20h Quarta 20 às 22h museu IC II Aula 6 Rochas Sedimentares Turma: 2016/01 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com Ciclo das Rochas Rochas Sedimentares Rochas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO VEGETAL. DPV 053 Geologia e Pedologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO VEGETAL. DPV 053 Geologia e Pedologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO VEGETAL DPV 053 Geologia e Pedologia Rochas Sedimentares Alegre - ES 2017 Formação deposição e

Leia mais

Ambientes tectônicos e sedimentação

Ambientes tectônicos e sedimentação Rochas Sedimentares Ambientes tectônicos e sedimentação Intemperismo físico e químico de rochas sedimentares, ígneas e metamórficas Erosão Transporte Deposição Diagênese e litificação (compactação ) =

Leia mais

ANEXO IV RESULTADO DAS ANÁLISES MINERALÓGICAS E GEOQUÍMICAS (TEOR DE FLÚOR) E DESCRIÇÃO MICROSCÓPICA DAS ROCHAS EM LÂMINA DELGADA

ANEXO IV RESULTADO DAS ANÁLISES MINERALÓGICAS E GEOQUÍMICAS (TEOR DE FLÚOR) E DESCRIÇÃO MICROSCÓPICA DAS ROCHAS EM LÂMINA DELGADA Programa de Pósgraduação em geologia IGC/UFMG Mestranda: Dora Atman Costa Orientação: Leila N. M. Velásquez e Lúcia M. Fantinel Abril de 2011 ANEXO IV RESULTADO DAS ANÁLISES MINERALÓGICAS E GEOQUÍMICAS

Leia mais

Rochas sedimentares na crosta terrestre

Rochas sedimentares na crosta terrestre Rochas sedimentares na crosta terrestre Celso Dal Ré Carneiro DGAE-IG, Universidade Estadual de Campinas Campinas, 2005 Principais fontes Press F., Siever R., Grotzinger J., Jordan T.H. 2006. Para entender

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO UERJ 2010

CONCURSO PÚBLICO UERJ 2010 CONCURSO PÚBLICO UERJ 2010 TÉCNICO EM QUÍMICA Análise Físico-química de Rochas e Sedimentos CADERNO DE PROVA DISCURSIVA Este caderno, com sete páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões discursivas.

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DOS RESERVATÓRIOS

CARACTERÍSTICAS DOS RESERVATÓRIOS Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo CARACTERÍSTICAS DOS RESERVATÓRIOS PMI 1673 - Mecânica de Fluidos Aplicada a Reservatórios Prof. Eduardo

Leia mais

ANÁLISE PETROGRÁFICA APLICADA À DISTINÇÃO ENTRE ESTRATOS TERCIÁRIOS E QUATERNÁRIOS, ÁREA EMERSA DA BACIA PARAÍBA

ANÁLISE PETROGRÁFICA APLICADA À DISTINÇÃO ENTRE ESTRATOS TERCIÁRIOS E QUATERNÁRIOS, ÁREA EMERSA DA BACIA PARAÍBA ANÁLISE PETROGRÁFICA APLICADA À DISTINÇÃO ENTRE ESTRATOS TERCIÁRIOS E QUATERNÁRIOS, ÁREA EMERSA DA BACIA PARAÍBA Renata Ferreira de Barros 1 ; Felipe L. Ochoa 2 ; Ana Maria Góes 1 ; Dilce de Fátima Rossetti

Leia mais

PROPOSTA DE REVISÃO ESTRATIGRÁFICA E ASPECTOS HIDROGEOLÓGICOS DO GRUPO URUCUIA NA BACIA SANFRANCISCANA.

PROPOSTA DE REVISÃO ESTRATIGRÁFICA E ASPECTOS HIDROGEOLÓGICOS DO GRUPO URUCUIA NA BACIA SANFRANCISCANA. PROPOSTA DE REVISÃO ESTRATIGRÁFICA E ASPECTOS HIDROGEOLÓGICOS DO GRUPO URUCUIA NA BACIA SANFRANCISCANA. Paulo Henrique Prates Maia & Zoltan Romero Cavalcante Rodrigues 1- Introdução Ø Durante a evolução

Leia mais

1 ROCHAS Assembléia de minerais Rocha = mineral essencial (principal) + minerais assessórios

1 ROCHAS Assembléia de minerais Rocha = mineral essencial (principal) + minerais assessórios ROCHAS 1 ROCHAS Assembléia de minerais Rocha = mineral essencial (principal) + minerais assessórios Mineral essencial: sempre aparecem na rocha Minerais acessórios: aparecem ou não na rocha 2 CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

POROSIDADE DAS ROCHAS

POROSIDADE DAS ROCHAS Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo POROSIDADE DAS ROCHAS PMI 1673 - Mecânica de Fluidos Aplicada a Reservatórios Prof. Eduardo César Sansone

Leia mais

FÁCIES SEDIMENTARES DA SUPERSEQUÊNCIA GONDWANA I NA BORDA LESTE DA BACIA DO PARANÁ, REGIÃO DE ALFREDO WAGNER/SC

FÁCIES SEDIMENTARES DA SUPERSEQUÊNCIA GONDWANA I NA BORDA LESTE DA BACIA DO PARANÁ, REGIÃO DE ALFREDO WAGNER/SC Grupo de Análise de Bacias - UFSC FÁCIES SEDIMENTARES DA SUPERSEQUÊNCIA GONDWANA I NA BORDA LESTE DA BACIA DO PARANÁ, REGIÃO DE ALFREDO WAGNER/SC Zielinski, J. P. T.1; Nascimento, M. S.1 1Universidade

Leia mais

Material de apoio. Origem e Constituição. Origem e Constituição. Curso básico de mecânica dos solos (Carlos Souza Pinto, Oficina de Textos, 2006);

Material de apoio. Origem e Constituição. Origem e Constituição. Curso básico de mecânica dos solos (Carlos Souza Pinto, Oficina de Textos, 2006); Universidade Paulista Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc. Material de apoio 2 Curso básico de mecânica dos solos (Carlos Souza Pinto,

Leia mais

GSA0621-Princípios de Geologia Sedimentar. Professores: André Oliveira Sawakuchi Renato Paes de Almeida

GSA0621-Princípios de Geologia Sedimentar. Professores: André Oliveira Sawakuchi Renato Paes de Almeida GSA0621-Princípios de Geologia Sedimentar Professores: André Oliveira Sawakuchi Renato Paes de Almeida 1. Introdução Objetivos da disciplina Introduzir os principais conceitos da Geologia Sedimentar: -

Leia mais

CAPÍTULO 6 OCORRÊNCIAS DE FLUORITA, COMPOSIÇÃO DAS ROCHAS E TEORES DE FLÚOR

CAPÍTULO 6 OCORRÊNCIAS DE FLUORITA, COMPOSIÇÃO DAS ROCHAS E TEORES DE FLÚOR CAPÍTULO 6 OCORRÊNCIAS DE FLUORITA, COMPOSIÇÃO DAS ROCHAS E TEORES DE FLÚOR O capítulo anterior apresenta o mapeamento das unidades geológicas e a caracterização faciológica do Grupo Bambuí. Com base nesse

Leia mais

PALEOAMBIENTE DEPOSICIONAL DA FORMAÇÃO BARREIRAS NA PORÇÃO CENTRO-SUL DA ÁREA EMERSA DA BACIA DE CAMPOS (RIO DE JANEIRO)

PALEOAMBIENTE DEPOSICIONAL DA FORMAÇÃO BARREIRAS NA PORÇÃO CENTRO-SUL DA ÁREA EMERSA DA BACIA DE CAMPOS (RIO DE JANEIRO) PALEOAMBIENTE DEPOSICIONAL DA FORMAÇÃO BARREIRAS NA PORÇÃO CENTRO-SUL DA ÁREA EMERSA DA BACIA DE CAMPOS (RIO DE JANEIRO) Thaís Coelho BRÊDA 1 ; Claudio Limeira MELLO 1 ; Bruno Lopes GOMES 1 thaisbreda@geologia.ufrj.br

Leia mais

Rochas Sedimentares IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA. LEC. LET

Rochas Sedimentares IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA. LEC. LET Rochas Sedimentares IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA. LEC. LET CICLO LITOLÓGICO Rochas sedimentares Formam-se em ambientes geológicos superficiais basta olhar à nossa volta para avaliar a diversidade de ambientes

Leia mais

Curso de Engenharia Civil

Curso de Engenharia Civil Curso de Engenharia Civil Disciplina: Período: 5º semestre Professor: Luiz Antonio do Nascimento Email: ladnascimento@gmail.com Página: www.lnascimento.com.br Origem e Formação dos Solos: Os solos se originam

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL A ORIGEM DOS SOLOS Todos os solos se originam

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO ENGENHARIA CIVIL GEOTÉCNICA /2. Marita Raquel Paris Cavassani Curbani

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO ENGENHARIA CIVIL GEOTÉCNICA /2. Marita Raquel Paris Cavassani Curbani UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO ENGENHARIA CIVIL GEOTÉCNICA - 2011/2 Rochas Sedimentares Marita Raquel Paris Cavassani Curbani maritarpc@gmail.com Referência: Notas de aula (apostila) de Geotécnica,

Leia mais

CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS

CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS Texto para estudo CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS A Terra é um planeta vivo e seus continentes estão em constante movimento, devido à dissipação de calor do interior do planeta. A geologia é a ciência que

Leia mais

Roteiro para trabalho de campo

Roteiro para trabalho de campo Roteiro para trabalho de campo Data: 11/09/2017 Figura 01.Roteiro simplificado do trabalho de campo. Fonte: Google Maps, 2017. Serão visitados dois sítios de geodiversidade dentro do contexto do Arenito

Leia mais

Textura, Estrutura e Identificação Tátil-visual dos Solos

Textura, Estrutura e Identificação Tátil-visual dos Solos Textura, Estrutura e Identificação Tátil-visual dos Solos Disciplina: Mecânica dos Solos Professor: Marcel Sena Campos E-mail: senagel@gmail.com Várzea Grande - MT 2014 Composição dos Solos Tamanho das

Leia mais

Difratometria por raios X

Difratometria por raios X 57 A amostra 06 foi coletada no fundo de um anfiteatro (Figura 23), em uma feição residual de um degrau no interior da voçoroca, este material, aparentemente mais coeso, também consiste em areia muito

Leia mais

Rochas e Solos. Prof Karine P. Naidek Abril/2016

Rochas e Solos. Prof Karine P. Naidek Abril/2016 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA - DQMC Rochas e Solos Prof Karine P. Naidek Abril/2016 Rochas Sedimentares Rochas sedimentares são produto

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA. LEC. LET. Rochas Sedimentares

IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA. LEC. LET. Rochas Sedimentares IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA. LEC. LET Rochas Sedimentares CICLO LITOLÓGICO Rochas sedimentares Formam-se em ambientes geológicos superficiais Princípio Uma rocha que tenha sido formada em condições de pressão

Leia mais

SEDIMENTOLOGIA GSA.252. Petrografia Sedimentar Prática 2. Rochas Psamíticas

SEDIMENTOLOGIA GSA.252. Petrografia Sedimentar Prática 2. Rochas Psamíticas SEDIMENTOLOGIA GSA.252 Petrografia Sedimentar Prática 2. Rochas Psamíticas Guia Ilustrado de Descrição FoG 2004 CASO GEOLÓGICO N 2: ROCHAS PSAMÍTICAS Como descrever rochas arenáceas ao microscópio petrográfico?

Leia mais

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 6

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 6 Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis FICHA (IN)FORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 6 Minerais e Rochas sedimentares Professora Ana Cristina Andrade Página 1 de 10 As rochas sedimentares

Leia mais

è Reconhecer a importância das rochas no fornecimento de informações sobre o passado da Terra.

è Reconhecer a importância das rochas no fornecimento de informações sobre o passado da Terra. è Reconhecer a importância das rochas no fornecimento de informações sobre o passado da Terra. è Conhecer o trabalho dos geólogos e a importância da Geologia como ciência que estuda o presente e o passado

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR EXAME LOCAL EXAME DE GEOLOGIA

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR EXAME LOCAL EXAME DE GEOLOGIA Nome: Duração do exame: 1 hora e 30 minutos RESPONDA NA FOLHA DO ENUNCIADO AVISO: Não serão consideradas respostas sem justificação quando esta seja solicitada COTAÇÕES: Grupo I (14,50 valores): 1: 1,00;

Leia mais

INTEMPERISMO. Intemperismo físico. Intemperismo Químico

INTEMPERISMO. Intemperismo físico. Intemperismo Químico O ciclo das Rochas INTEMPERISMO É um conjunto de fenômenos físicos e químicos que levam à transformação das Rochas que estão na superfície da terra e ocorrem In Situ, ou seja sem haver deslocamento do

Leia mais

As rochas sedimentares

As rochas sedimentares Rocha sedimentar é um tipo de rocha constituída de sedimentos, que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir em sua composição restos corpóreos de vegetais

Leia mais

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia (ano 2)

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia (ano 2) Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia (ano 2) Ano Lectivo: 2007/2008 Nome: Nº Turma: CT Curso: CH-CT Data: / /2008 Docente: Catarina Reis 1- A figura seguinte representa uma região imaginária, onde

Leia mais

Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC Hangar Convenções e Feiras da Amazônia - Belém - PA 8 a 11 de agosto de 2017

Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC Hangar Convenções e Feiras da Amazônia - Belém - PA 8 a 11 de agosto de 2017 Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2017 Hangar Convenções e Feiras da Amazônia - Belém - PA 8 a 11 de agosto de 2017 A INFLUÊNCIA DE CONSTITUINTES DIAGENÉTICOS SOBRE A POROSIDADE

Leia mais

GEOTÉCNICA Bibliografia

GEOTÉCNICA Bibliografia GEOTÉCNICA Intemperismo - Físico - Químico - Solução ou carbonatação Bibliografia: Notas de aula (apostila) de Geotécnica, Prof. Reno Reine Castello (1998) Teixeira, W.; Toledo, M.C.M.; Fairchild, T.R.;

Leia mais

ROCHAS ÍGNEAS ENG1202-LABORATÓRIO DE GEOLOGIA. Prof. Patrício Pires 20/03/2012

ROCHAS ÍGNEAS ENG1202-LABORATÓRIO DE GEOLOGIA. Prof. Patrício Pires 20/03/2012 ROCHAS ÍGNEAS ENG1202-LABORATÓRIO DE GEOLOGIA 20/03/2012 Prof. Patrício Pires patricio.pires@gmail.com Rochas Magmáticas O que é uma Rocha Magmática? O que acontece durante o arrefecimento e cristalização

Leia mais

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS Edital ATAC nº 18/2018, de 17/05/2018 (Publicado no DOE de 18/05/2018, vol. 128, nº 91, págs. 284 e 285)

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS Edital ATAC nº 18/2018, de 17/05/2018 (Publicado no DOE de 18/05/2018, vol. 128, nº 91, págs. 284 e 285) INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS Edital ATAC nº 18/2018, de 17/05/2018 (Publicado no DOE de 18/05/2018, vol. 128, nº 91, págs. 284 e 285) ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO DE TÍTULOS E PROVAS VISANDO O PROVIMENTO

Leia mais

o preenchimento sedimentar continental terciário da Bacia de Taubaté é

o preenchimento sedimentar continental terciário da Bacia de Taubaté é ARGILOMINERAIS DA BACIA DE TAUBATÉ, SP M.Brandt Neto1 C. Riccomini2,3 A.M.Coimbra2,3 S.L.F. de Matos4,5 INTRODUÇÃO o preenchimento sedimentar continental terciário da Bacia de Taubaté é atualmente subdividido

Leia mais

Roberta Bomfim Boszczowski e Laryssa Petry Ligocki. Características Geotécnicas dos Solos Residuais de Curitiba e RMC

Roberta Bomfim Boszczowski e Laryssa Petry Ligocki. Características Geotécnicas dos Solos Residuais de Curitiba e RMC Roberta Bomfim Boszczowski e Laryssa Petry Ligocki Características Geotécnicas dos Solos Residuais de Curitiba e RMC MAPA GEOLÓGICO CARACTERÍSTICAS REGIONAIS Rochas do embasamento: condições muito boas

Leia mais

Ficha de Avaliação Refira as características dos iões Fe 2+ e Mg 2+ que possibilitam a sua intersubstituição,

Ficha de Avaliação Refira as características dos iões Fe 2+ e Mg 2+ que possibilitam a sua intersubstituição, Ficha de Avaliação 1 A figura representa a estrutura das olivinas que são silicatos de ferro e/ou magnésio. Para simplificação do esquema, os átomos de silício no centro dos tetraedros, não foram desenhados.

Leia mais

EDITAL Nº 14/2018. Para (a)s disciplina(s): IA Materias e Processos Sedimentares

EDITAL Nº 14/2018. Para (a)s disciplina(s): IA Materias e Processos Sedimentares MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS EDITAL Nº 14/2018 O DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS DO INSTITUTO DE AGRONOMIA da Universidade

Leia mais

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS Edital ATAC nº 02/2019, de 07/01/2019 (Publicado no DOE de 08/01/2019, vol. 129, nº 5, pág. 104) ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO O Diretor do Instituto

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA. LEC. LET. Rochas Sedimentares. Relatório Prático

IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA. LEC. LET. Rochas Sedimentares. Relatório Prático IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA. LEC. LET Rochas Sedimentares Relatório Prático Rochas sedimentares detríticas CLASSIFICAÇÃO GENÉTICA Móveis Consolidadas Blocos: φ > 256 mm Calhaus: 256 > φ >64 mm Cascalho:

Leia mais

PROCESSOS E PADRÕES DIAGENÉTICOS E SEU IMPACTO SOBRE A QUALIDADE DE RESERVATÓRIO DOS ARENITOS DA FORMAÇÃO BARRA DE ITIÚBA, BACIA DE SERGIPE-ALAGOAS

PROCESSOS E PADRÕES DIAGENÉTICOS E SEU IMPACTO SOBRE A QUALIDADE DE RESERVATÓRIO DOS ARENITOS DA FORMAÇÃO BARRA DE ITIÚBA, BACIA DE SERGIPE-ALAGOAS PROCESSOS E PADRÕES DIAGENÉTICOS E SEU IMPACTO SOBRE A QUALIDADE DE RESERVATÓRIO DOS ARENITOS DA FORMAÇÃO BARRA DE ITIÚBA, BACIA DE SERGIPE-ALAGOAS Porto Alegre, 2015 ALEXANDRE MAYDANA BAUMHARDT PROCESSOS

Leia mais

DELTAS. Deltas são formados pela acumulação de sedimentos alóctonos à frente de desembocaduras fluviais, promovendo a progradação da linha de costa.

DELTAS. Deltas são formados pela acumulação de sedimentos alóctonos à frente de desembocaduras fluviais, promovendo a progradação da linha de costa. DELTAS Deltas são formados pela acumulação de sedimentos alóctonos à frente de desembocaduras fluviais, promovendo a progradação da linha de costa. A acumulação sedimentar ocorre tanto acima como abaixo

Leia mais

Génese das Rochas. Minerais. Rochas Sedimentares. Rochas Magmáticas. Rochas Metamórficas

Génese das Rochas. Minerais. Rochas Sedimentares. Rochas Magmáticas. Rochas Metamórficas Génese das Rochas Minerais Rochas Sedimentares Rochas Magmáticas Rochas Metamórficas As rochas são constituídas por... São substâncias inorgânicas, naturais, cristalinas e com uma composição química bem

Leia mais

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA Segunda 18 às 20h Quarta 20 às 22h museu IC II Aula 11 Intemperismo Turma: 2016/01 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com INTEMPERISMO INTEMPERISMO Conceito: conjunto de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS Ciências Naturais-7º Ano de Escolaridade Ano Letivo:2017/ Planificação Anual

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS Ciências Naturais-7º Ano de Escolaridade Ano Letivo:2017/ Planificação Anual 1º Período 1. Dinâmica externa da Terra 1.1. Diversidade de Paisagens Geológicas 1.2. Minerais como unidades básicas das rochas 1.3. Conceitos e processos relativos à formação das rochas sedimentares AGRUPAMENTO

Leia mais

ANÁLISE FACIOLÓGICA DE DEPÓSITOS DA FORMAÇÃO BARREIRAS(?) NA REGIÃO DOS LAGOS, ENTRE MARICÁ E SAQUAREMA (RIO DE JANEIRO)

ANÁLISE FACIOLÓGICA DE DEPÓSITOS DA FORMAÇÃO BARREIRAS(?) NA REGIÃO DOS LAGOS, ENTRE MARICÁ E SAQUAREMA (RIO DE JANEIRO) ANÁLISE FACIOLÓGICA DE DEPÓSITOS DA FORMAÇÃO BARREIRAS(?) NA REGIÃO DOS LAGOS, ENTRE MARICÁ E SAQUAREMA (RIO DE JANEIRO) Pedro Henrique Walter 1, Claudio Limeira Mello 1, João Victor Veiga Chrismann 1,

Leia mais

Palavras-chave: Formação Ererê, Análise de fácies, Bacia do Amazonas, Região dômica, Monte Alegre.

Palavras-chave: Formação Ererê, Análise de fácies, Bacia do Amazonas, Região dômica, Monte Alegre. 1 ANÁLISE DE FÁCIES DA FORMAÇÃO ERERÊ, REGIÃO DÔMICA DE MONTE ALEGRE-PARÁ Johnny W.T. Siqueira 1 (IC), Anderson C. Mendes 2, André M.U. Kunifoshita 1 (IC) e Amauri C. Tavares (IC) 1 1 Universidade Federal

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA. LEC. LET. Rochas Sedimentares

IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA. LEC. LET. Rochas Sedimentares IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA. LEC. LET Rochas Sedimentares CICLO LITOLÓGICO Rochas sedimentares Formam-se em ambientes geológicos superficiais basta olhar à nossa volta para avaliar a diversidade de ambientes

Leia mais

As Rochas Um registro da história do planeta

As Rochas Um registro da história do planeta Rocha Sedimentar As Rochas Um registro da história do planeta CAPÍTULO 7 SISTEMA POLIEDRO DE ENSINO PROFESSORA GISELLE CHERUTTI GEOLOGIA ROCHAS formadas por um conjunto de diversos minerais, sedimentados

Leia mais

Introdução à Engenharia Geotécnica

Introdução à Engenharia Geotécnica Universidade Federal do Paraná - UFPR Setor de Tecnologia - Departamento de Construção Civil DCC Introdução à Engenharia Geotécnica Introdução à Engenharia Geotécnica TC029 Terças-feiras e Quintas-feiras

Leia mais

Processos e Padrões Diagenéticos em Arenitos Cretácicos de Bacias da Margem Equatorial Ocidental Brasileira

Processos e Padrões Diagenéticos em Arenitos Cretácicos de Bacias da Margem Equatorial Ocidental Brasileira Processos e Padrões Diagenéticos em Arenitos Cretácicos de Bacias da Margem Equatorial Ocidental Brasileira Porto Alegre, 2013 I Argos Belmonte Silveira Schrank Processos e Padrões Diagenéticos em Arenitos

Leia mais

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA Segunda 18 às 20h Quarta 20 às 22h museu IC II Aula 8 Rochas Metamórficas Turma: 2016/01 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com Metamorfismo Conjunto de processos pelos

Leia mais

ROCHAS SEDIMENTARES. Prof.ª Catarina Reis

ROCHAS SEDIMENTARES. Prof.ª Catarina Reis ROCHAS SEDIMENTARES Prof.ª Catarina Reis Gran Canyon Lake Powell Mono Lake shore Mesa Chaminés de Fada Cerca de 3/4 da Terra são cobertos por rochas sedimentares que revestem partes dos continentes e

Leia mais

2 Processos Geológicos Utilizados na Simulação

2 Processos Geológicos Utilizados na Simulação 33 2 Processos Geológicos Utilizados na Simulação Para o desenvolvimento do STENO foram feitos estudos sobre os principais processos que controlam os padrões de estratos e distribuições litofácies nas

Leia mais

16º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. 3º Simpósio de Recursos Hídricos

16º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. 3º Simpósio de Recursos Hídricos 16º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental 3º Simpósio de Recursos Hídricos ANÁLISE HIDROGEOLÓGICA DE ARENITOS DAS FORMAÇÕES PRESIDENTE PRUDENTE E VALE DO RIO DO PEIXE Alyson Bueno

Leia mais

Dinâmica externa da Terra

Dinâmica externa da Terra Dinâmica externa da Terra Formação das rochas sedimentares: - Como atuam os agentes geológicos externos nas rochas sedimentares? - Quais são as fases de formação das rochas sedimentares detríticas? - Como

Leia mais

ESTIMATIVA DA COMPOSIÇÃO MINERAL DE ROCHAS SEDIMENTARES A PARTIR DE IMAGENS MICROTOMOGRÁFICAS DE RAIOS-X

ESTIMATIVA DA COMPOSIÇÃO MINERAL DE ROCHAS SEDIMENTARES A PARTIR DE IMAGENS MICROTOMOGRÁFICAS DE RAIOS-X XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa ESTIMATIVA DA COMPOSIÇÃO MINERAL DE ROCHAS SEDIMENTARES A PARTIR DE IMAGENS MICROTOMOGRÁFICAS DE RAIOS-X PORTO, A.L. 1, SOARES, J.A.

Leia mais

Universidade Privada de Angola Faculdade de Engenharia Departamento de Construção Civil

Universidade Privada de Angola Faculdade de Engenharia Departamento de Construção Civil Universidade Privada de Angola Faculdade de Engenharia Departamento de Construção Civil Curso de Construção Civil Disciplina: Geologia de Engenharia Ano: 3ro Professor: Dr. Silva Pereira Ginga (PhD) Ano

Leia mais

Sedimentação e Processos Sedimentares

Sedimentação e Processos Sedimentares Sedimentação e Processos Sedimentares Celso Dal Ré Carneiro DGAE-IG, Universidade Estadual de Campinas Campinas, 2008 Dunas de areia e lagoa à beira-mar, Genipabu, Natal, RN Principais fontes Press F.,

Leia mais

1. Relativo ao tamanho dos grãos dos sedimentos, numere a segunda coluna de acordo com a primeira. iii) De 64 a 4 mm ( i ) matacões

1. Relativo ao tamanho dos grãos dos sedimentos, numere a segunda coluna de acordo com a primeira. iii) De 64 a 4 mm ( i ) matacões UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS PROVA TEÓRICA DE CONHECIMENTOS (MESTRADO) - SELEÇÃO 2016.2 ALUNO NÚMERO: QUESTÕES: 1. Relativo

Leia mais

ROCHAS SEDIMENTARES. Escola Secundária de Viriato A.S.

ROCHAS SEDIMENTARES. Escola Secundária de Viriato A.S. ROCHAS SEDIMENTARES METEORIZAÇÃO Ò Conjunto de processos que leva à alteração das características iniciais das rochas, por acção de processos físicos e químicos, que ocorrem na superfície da Terra. Ò Ajuda

Leia mais

Claudia Paiva Silva Partex Oil&Gas Portugal IST Nov Importância no estudo de sistemas petrolíferos

Claudia Paiva Silva Partex Oil&Gas Portugal IST Nov Importância no estudo de sistemas petrolíferos Claudia Paiva Silva Partex Oil&Gas Portugal IST Nov. 2010 Importância no estudo de sistemas petrolíferos Ciclo Litológico Meteorização (alteração) Erosão (transporte sedimentos) Deposição Diagénese (soterramento,

Leia mais

RECONSTRUÇÃO PALEOAMBIENTAL DA FORMAÇÃO ALTER DO CHÃO NA ÁREA URBANA DE SANTARÉM-PA

RECONSTRUÇÃO PALEOAMBIENTAL DA FORMAÇÃO ALTER DO CHÃO NA ÁREA URBANA DE SANTARÉM-PA RECONSTRUÇÃO PALEOAMBIENTAL DA FORMAÇÃO ALTER DO CHÃO NA ÁREA URBANA DE SANTARÉM-PA Amauri C. Tavares 1 (IC), Anderson C. Mendes 2, André M.U. Kunifoshita 1 (IC) e Johnny W.T. Siqueira (IC) 1 1 Universidade

Leia mais

Origem e Formação dos Solos

Origem e Formação dos Solos Origem e Formação dos Solos Disciplina: Mecânica dos Solos Professor: Marcel Sena Campos E-mail: senagel@gmail.com Várzea Grande - MT 2014 Ciclo das rochas e Origem dos Solos Rochas Ígneas Rochas formadas

Leia mais

TEXTURA DO SOLO. Atributos físicos e químicos do solo -Aula 4- Prof. Alexandre Paiva da Silva

TEXTURA DO SOLO. Atributos físicos e químicos do solo -Aula 4- Prof. Alexandre Paiva da Silva TEXTURA DO SOLO Atributos físicos e químicos do solo -Aula 4- Prof. Alexandre Paiva da Silva Introdução Textura vs Granulometria Tamanho das partículas minerais Frações de interesse Atributo intrínseco

Leia mais

CONCEITO DE SOLO CONCEITO DE SOLO. Solos Residuais 21/09/2017. Definições e Conceitos de Solo. Centro Universitário do Triângulo

CONCEITO DE SOLO CONCEITO DE SOLO. Solos Residuais 21/09/2017. Definições e Conceitos de Solo. Centro Universitário do Triângulo Centro Universitário do Triângulo CONCEITO DE SOLO Sistema Brasileiro de Classificação do Solo Definições e Conceitos de Solo É uma coleção de corpos naturais, constituídos por partes sólidas, líquidas

Leia mais

SEDIMENTAÇÃO DO GUAÍBA - RS. Flávio Antônio Bachi*, Eduardo Guimarães Barboza* & Elírio Ernestino Toldo Júnior*

SEDIMENTAÇÃO DO GUAÍBA - RS. Flávio Antônio Bachi*, Eduardo Guimarães Barboza* & Elírio Ernestino Toldo Júnior* SEDIMENTAÇÃO DO GUAÍBA - RS Flávio Antônio Bachi*, Eduardo Guimarães Barboza* & Elírio Ernestino Toldo Júnior* *Pesquisadores do Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica (CECO) / Instituto de

Leia mais

Acesso ao Ensino Superior a maiores de 23 anos EXAME DE GEOLOGIA 23 de Maio de 2011

Acesso ao Ensino Superior a maiores de 23 anos EXAME DE GEOLOGIA 23 de Maio de 2011 Nome: NOTAS 1. Duração do exame: 1 hora e 30 minutos 2. Todas as respostas deverão ser dadas no próprio enunciado 3. Não serão consideradas respostas sem justificação quando esta seja solicitada COTAÇÃO

Leia mais

Rafael Monteiro Valadão

Rafael Monteiro Valadão Rafael Monteiro Valadão CARACTERIZAÇÃO PETROGRÁFICA E EVOLUÇÃO DIAGENÉTICA DE ARENITOS DAS FORMAÇÕES GRAJAÚ E CODÓ (CRETÁCEO DA BACIA DO PARNAÍBA) EM TESTEMUNHOS DE SONDAGEM Trabalho Final de Curso (Bacharelado

Leia mais

3º Ciclo (7º, 8º e 9 º Anos) Calendarização 2010/11

3º Ciclo (7º, 8º e 9 º Anos) Calendarização 2010/11 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS JOÃO AFONSO PROJECTO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 3º Ciclo (7º, 8º e 9 º Anos) Conteúdos/ Metas de Aprendizagem Calendarização

Leia mais

ARGILOMINERAIS PROPRIEDADES E APLICAÇÕES

ARGILOMINERAIS PROPRIEDADES E APLICAÇÕES Departamento de Engenharia Civil Pós-graduação ARGILOMINERAIS PROPRIEDADES E APLICAÇÕES Classificação Estrutural dos Argilominerais Introdução 1 Conceitos Geotécnicos Básicos 05/10/2011 Origem dos Solos

Leia mais

Geotécnica Ambiental. Aula 2: Revisão sobre solos

Geotécnica Ambiental. Aula 2: Revisão sobre solos Geotécnica Ambiental Aula 2: Revisão sobre solos Fatores de Formação As propriedades e características do solo são função dos fatores de formação Material de Origem Solos derivados de granitos x basaltos

Leia mais

A importância dos minerais de argila: Estrutura e Características. Luiz Paulo Eng. Agrônomo

A importância dos minerais de argila: Estrutura e Características. Luiz Paulo Eng. Agrônomo A importância dos minerais de argila: Estrutura e Características Luiz Paulo Eng. Agrônomo Argilo-minerais O Quando se fala em minerais, normalmente vemnos à mente a imagem de substâncias sólidas, duras,

Leia mais

Composição química: 74,2% de SiO 2 (rocha ácida) e mais de de Al 2 O 3, K 2 O e Na 2 O.

Composição química: 74,2% de SiO 2 (rocha ácida) e mais de de Al 2 O 3, K 2 O e Na 2 O. 1. Identificação da Equipa Escola: Equipa: Localização [Vila/cidade/distrito e país] Escola Secundária de Maximinos Gregorianos (alunos do 11º 2 e prof. Adelaide Sousa) Braga/ Braga/ Portugal 2. Caracterização

Leia mais

contendo sulfetos, óxidos e gases Constituíntes do MAGMA O TiO 2 O 3 O Na 2 SiO 2 Al 2 FeO MgO CaO K 2 HCl HF N 2 O CO 2 CO SO 2 SO 3 S 2 H 2

contendo sulfetos, óxidos e gases Constituíntes do MAGMA O TiO 2 O 3 O Na 2 SiO 2 Al 2 FeO MgO CaO K 2 HCl HF N 2 O CO 2 CO SO 2 SO 3 S 2 H 2 ROCHAS ÍGNEAS Aula de hoje: Conceito, gênese, ocorrências, propriedades macroscópicas e identificação das Rochas Ígneas de interesse no estudo de solos MAGMA material em estado de fusão, viscoso, pastoso,

Leia mais

Composição dos Solos

Composição dos Solos Composição dos Solos Composição do Solo Fragmentos de rocha Minerais primários Minerais secundários: Argilo-minerias Silicatos não cristalinos Óid Óxidos e hidróxidos hidóid de ferro e alumínio íi Carbonatos

Leia mais

AS ROCHAS. Professores: Alinne Carin Marcôncio

AS ROCHAS. Professores: Alinne Carin Marcôncio AS ROCHAS Professores: Alinne Carin Marcôncio Para Pensar Em que período da história o homem passou a fazer uso das rochas como ferramentas? Há mais de 2 milhões de anos os nossos antepassados aprenderam

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO, ANÁLISE E MODELAGEM TRIDIMENSIONAL DE RESERVATÓRIOS EM AMBIENTES PARÁLICOS NO INTERVALO EOPERMIANO, REGIÃO DE SÃO GABRIEL - RS

CARACTERIZAÇÃO, ANÁLISE E MODELAGEM TRIDIMENSIONAL DE RESERVATÓRIOS EM AMBIENTES PARÁLICOS NO INTERVALO EOPERMIANO, REGIÃO DE SÃO GABRIEL - RS 4 o PDPETRO, Campinas, SP 1.1.0077 1 CARACTERIZAÇÃO, ANÁLISE E MODELAGEM TRIDIMENSIONAL DE RESERVATÓRIOS EM AMBIENTES PARÁLICOS NO INTERVALO EOPERMIANO, REGIÃO DE SÃO GABRIEL - RS Paula Dariva dos Reis

Leia mais

Metamorfismo. Pressão e temperatura. Rocha original (protólito)

Metamorfismo. Pressão e temperatura. Rocha original (protólito) Rochas metamórficas Conteúdo Metamorfismo Fatores de influência Tipos de metamorfismo Características das rochas metamórficas Principais rochas Zonas de metamorfismo no planeta Metamorfismo Pressão e temperatura

Leia mais

SEDIMENTOS E ROCHAS SEDIMENTARES

SEDIMENTOS E ROCHAS SEDIMENTARES SEDIMENTOS E ROCHAS SEDIMENTARES 21/03/2012 Prof. Patrício Pires patricio.pires@gmail.com Definição 2 Sedimentos 1. Coleção de partículas agrupadas ou segregadas por processos físicos, químicos ou biológicos.

Leia mais

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I COMPOSIÇÃO INTERNA DO PLANETA COMPOSIÇÃO INTERNA DO PLANETA NÚCLEO temperaturas que ultrapassam

Leia mais

Fatores de Formação do Solo. Unidade III - Fatores de Formação do Solo

Fatores de Formação do Solo. Unidade III - Fatores de Formação do Solo Unidade III - SILVA J.R.T., 2005 1. Material de Origem. 2. Clima. 3. Relevo. 4. Organismos Vivos. 5. Tempo. Estudo da influência de cada fator é difícil Interdependência entre eles. Fatores Ativos: Clima

Leia mais

GEOTÉCNICA Bibliografia

GEOTÉCNICA Bibliografia GEOTÉCNICA Formação de Solos - Solos Residuais - Solos Transportados Bibliografia: Notas de aula (apostila) de Geotécnica, Prof. Reno Reine Castello (1998) Chiossi, N. J. (1979); Geologia Aplicada à Engenharia

Leia mais

Tipos de Rochas. E o Ciclo das Rochas. Rochas Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas

Tipos de Rochas. E o Ciclo das Rochas. Rochas Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas Tipos de Rochas E o Ciclo das Rochas Rochas Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas Miguel Sousa, nº16 e Rafael Sousa, nº19 7ºA Colégio Vasco da Gama, Meleças, Lisboa, Portugal 2016-2017 Introdução Durante

Leia mais

O Sistema de Deposicão

O Sistema de Deposicão O Sistema de Deposicão O sistema de deposição é acumulação de detritos num determinado local, transportados pelas águas, ventos, erosão, glaciares, etc.; Os resultados do ambiente deposicional actual são

Leia mais

Minerais e Rochas. Obsidiana (fonte: c_minerals) Carvão (fonte:

Minerais e Rochas. Obsidiana (fonte:   c_minerals) Carvão (fonte: Mineral É um elemento ou composto químico, via de regra resultante de processos inorgânicos, de composição química geralmente definida e encontrado naturalmente na crosta terrestre. (Leinz & Amaral, 1978).

Leia mais

FATORES DE FORMAÇÃO DO SOLO

FATORES DE FORMAÇÃO DO SOLO FATORES DE FORMAÇÃO DO SOLO DEFINIÇÕES DE SOLO Geólogo: Camada de materiais inconsolidados Engenheiro de Minas: material solto sobre o minério que precisa ser removido Engenheiro Civil: matéria-prima para

Leia mais

Figura 07: Arenito Fluvial na baixa vertente formando lajeado Fonte: Corrêa, L. da S. L. trabalho de campo dia

Figura 07: Arenito Fluvial na baixa vertente formando lajeado Fonte: Corrêa, L. da S. L. trabalho de campo dia 40 Figura 07: Arenito Fluvial na baixa vertente formando lajeado Fonte: Corrêa, L. da S. L. trabalho de campo dia 11-10-2005. O arenito friável forma um pacote de maior espessura, com baixa cimentação

Leia mais