Aula 01 Conteúdo: Escopos da Tutela Coletiva, microssistemas e espécies de Direito Coletivo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 01 Conteúdo: Escopos da Tutela Coletiva, microssistemas e espécies de Direito Coletivo."

Transcrição

1 Turma e Ano: Turma Regular Master B (2015) Matéria / Aula: Tutela Coletiva Aula 1 Professor: Samuel Côrtes Monitor: Rômulo Ribeiro Teixeira Aula 01 Conteúdo: Escopos da Tutela Coletiva, microssistemas e espécies de Direito Coletivo. Bibliografia: Fredie Didier, Volume IV. Ed. Jus Podivm Pela ausência de uma sistematização legislativa, é imprescindível o acompanhamento dos Informativos do STJ e do STF. Tutela Coletiva significa Tutela Jurisdicional Coletiva, é o Direito Processual Civil Coletivo, são as regras e princípios tendentes à tutela de direitos que pertencem a uma coletividade. Essa noção de tutela coletiva parte da premissa que o código de processo civil individual não é o instrumento processual adequado para a tutela desses direitos, do contrário não seria necessário uma matéria esparsa sobre o tema, e sim uma simples adequação, mas a história mostrou que essa adequação não era compatível, não era suficiente. Isso se mostra no estudo do professor Mauro Capeletti, sobre as ondas de acesso à justiça, primeiro percebe-se que o acesso era muito caro, então a primeira onda é a da gratuidade da justiça. Depois, com o passar do tempo, as pessoas passam a se agrupar, aí surgem os direitos pertencentes a esses grupos, a noção de direitos difusos, coletivos, que seriam a segunda onda do acesso à justiça. Já na terceira etapa percebe-se que o Poder Judiciário está inchado, que a tutela jurisdicional já não está sendo prestada de maneira adequada, então surgem os meios alternativos de solução de conflitos, arbitragem, mediação, conciliação. E na tutela coletiva nós temos um meio alternativo para a solução de conflitos que é o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que estudaremos. Ao longo do tempo, todo o estudo do direito processual civil, sempre se partiu de uma necessidade de ampliar o acesso à justiça, da necessidade de prestar uma tutela jurisdicional adequada, efetiva, célere e compatível com o direito material deduzido em juízo. A premissa básica é a da necessidade de ampliação do acesso à tutela jurisdicional. O estudo se inicia do artigo 5º, inciso XXXV da CF/88, que positiva o célebre princípio da inafastabilidade da juridição, que hoje sofre uma releitura de que é Direito Fundamental o acesso ao Poder Judiciário com efetividade. É isso que busca as regras e princípios da tutela coletiva, do processo civil coletivo,

2 ampliar o acesso à tutela jurisdicional, por isso pode-se falar em princípio do devido processo legal coletivo. A Tutela Coletiva é uma prestação de tutela jurisdicional diferenciada, pois utiliza instrumentos e procedimentos especiais destinados à tutela jurisdicional de direitos que também são especiais, que também possuem uma certa peculiaridade, como no caso os direitos coletivos. O Novo CPC traz avanços no tema, e, ainda que continue sendo insuficiente, traz institutos voltados para a Tutela Coletiva, ainda que não sejam voltados para o processo coletivo. O incidente de resolução de demandas repetitivas tem como característica que, diante de demandas de massa, o juiz quando verificar a existência da possibilidade daquela matéria deduzida em juízo formar um processo coletivo, ele vai pegar aquela demanda, encaminhar pro tribunal, e suscitar um incidente de resolução de demanda repetitiva. Não apenas o juiz da causa, mas também o Ministério Público, a defensoria ou as partes interessadas podem requerer a instauração desse incidente. Esse incidente está dentro da lógica da vinculação dos precedentes, que nada mais é que você tutelar de forma coletiva os conflitos de interesse. Isso porque com uma única decisão, a partir desse incidente, essa decisão fixará a tese jurídica daquele conflito, e essa tese se aplicará a todos os casos que versem sobre a mesma matéria. Esse novo incidente de demandas repetitivas está inserido dentro desse contexto de tutela coletiva. óbvio. Todos os princípios do processo civil individual são aplicáveis ao processo coletivo, por Escopos do Processo Coletivo 1º Ampliação do acesso à justiça Prestando uma tutela jurisdicional diferenciada, em busca da tutela de direitos que são também diferenciados, em razão da peculiar condição de serem titularizados por toda uma coletividade. 2º Conferir uma maior economia e celeridade processual Prestação de uma tutela jurisdicional efetiva, adequada, dentro de um período razoável de tempo, Através de uma única demanda, por força do regime especial de formação de coisa julgada. 3º Buscar maior efetivação do direito material Sancionar aquele que viola direito material, que sob a ótica individual pareça irrelevante economicamente, mas de maneira social possui grande impacto, principalmente no que concerne ao enriquecimento daquele que pratica o ato ilícito.

3 4º Segurança Jurídica Uma das bandeiras do Novo CPC, vide força vinculante dos precedentes. 5º Conferir paridade de armas - Permite que as partes litigantes litiguem em pé de igualdade, por mais forte que seja a pessoa do infrator da norma. Ao estabelecer entes legitimados próprios á tutela coletiva, o legislador concluiu que os entes legitimados seriam os representantes adequados, seriam aqueles entes que conjugariam forças para demandar em pé de igualdade em prol da tutela jurisdicional da coletividade. O que fazer, a título de instrumento, pra tutelar de maneira adequada esses direitos coletivos? O que temos são diversas leis, que quando reunidas, formam o chamado microssistema de processo coletivo. A primeira grande lei a ser lembrada, que integra o microssistema de processo coletivo, é a lei de Ação Popular, lei 4.717/65. Mas o grande marco do processo coletivo é a lei da Ação Civil Pública, lei 7.347/85, que quando entrou em vigor permitia a utilização do processo coletivo em casos muito restritos, apenas as hipóteses previstas em seu artigo 1º. Mas com o gradativo desenvolvimento social, e a CRFB/88, houve ampliação dessa tutela coletiva, especialmente com a outorga ao Ministério Público legitimidade para tutela a todo e qualquer direito pertencente à coletividade, em vista do interesse público. A CRFB/88 faz parte desse microssistema de processo coletivo. A coletividade também pode figurar no pólo passivo do processo. Pode ter uma Ação Civil Pública, com esse nome, voltada à tutela individual de algum direito indisponível. Bem como tutelar um idoso individualmente considerado, em situação de risco, através da Ação Civil Pública. A análise será feita sob a ótica do processo civil individual. Lei 8.078/90 Código de Defesa do Consumidor O CDC, nessa seara, é regra geral sobre tutela coletiva, tendo duas virtudes: 1ª Aprimorar o sistema de tutela coletiva, esclarecer alguns conceitos, além de ratificar aquilo que já constava da lei 7.347/85. 2ª Inaugurar no Direito Brasileiro a tutela dos direitos individuais homogêneos. Tutela essa que veio importada do direito norte americano, faz as vezes das ações de classe do direito norte americano.

4 A lei da Ação Civil Pública e o Código de Defesa do Consumidor formam o núcleo duro, ou normas gerais do processo coletivo. Artigo 21 da lei 7.347/85 Aplicam-se à defesa dos direitos e interesses difusos, coletivos e individuais, no que for cabível, os dispositivos do Título III da lei que instituiu o Código de Defesa do Consumidor. Este artigo tem que ser conjugado com o artigo 90 do CDC. É a base legal para a construção teórica do microssistema de processo coletivo. Art. 90. Aplicam-se às ações previstas neste título as normas do Código de Processo Civil e da Lei n 7.347, de 24 de julho de 1985, inclusive no que respeita ao inquérito civil, naquilo que não contrariar suas disposições. Esse microssistema também é composto pelo Estatuto do Torcedor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Deficiente, poupadores do mercado de valores mobiliários, Lei do mandado de segurança coletivo, lei de improbidade administrativa[...] O Código de Processo Civil somente terá aplicação nos processos de natureza coletiva de maneira residual, e não de forma subsidiária. Desde que haja compatibilidade formal, ou seja, inexista regra específica no microssistema de processo coletivo, e desde que haja compatilidade material, que a aplicação da regra processual não inviabilize a própria tutela jurisdicional coletiva. Havendo omissão, busca-se a solução dentro do microssistema de processo coletivo (aplicação subsidiária). Não sendo possível, utiliza-se o código de processo civil (aplicação residual). Direitos Coletivos em Espécie Artigo 81 do CDC. A defesa dos interesses e direitos dos consumidores e das vítimas poderá ser exercida em juízo individualmente, ou a título coletivo. Parágrafo único. A defesa coletiva será exercida quando se tratar de:

5 I - interesses ou direitos difusos, assim entendidos, para efeitos deste código, os transindividuais, de natureza indivisível, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato; II - interesses ou direitos coletivos, assim entendidos, para efeitos deste código, os transindividuais, de natureza indivisível de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrária por uma relação jurídica base; Nota: O indivíduo não tem legitimidade pra tutelar interesse da coletividade, salvo quando se tratar de Ação Popular. Direito Difuso Titularidade: A sociedade, que é composta por pessoas indeterminadas. Ou por ser impossível, ou por ser extremamente complexo/difícil determinar essas pessoas. A jurisprudência do STJ caminha no sentido de ser possível o dano moral coletivo/difuso. Vide Súmula 532 do STJ. Divisibilidade: O direito difuso é indivisível, pertence a toda a sociedade. Havendo violação a direito difuso, ela se dará de maneira uniforme, quer você indivíduo concorde ou não. São também indisponíveis, não pode o titular da ação dispor de nenhuma maneira desse direito difuso, não pode renunciar a sua tutela. Princípio da obrigatoriedade que pode, no entanto, ser mitigada em alguns casos. Cabe Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que não é acordo, e sim uma maneira que o infrator vai ter para se adequar às exigências legais. Artigo 84, 1º do Código de Defesa do Consumidor A conversão da obrigação em perdas e danos somente será admissível se por elas optar o autor ou se impossível a tutela específica ou a obtenção do resultado prático correspondente. No direito difuso/coletivo, não pode o autor requerer por motivos pessoais a conversão da obrigação de fazer em perdas e danos, se ela ainda for possível de ser cumprida, ou se o resultado prático equivalente ainda for possível de ser alcançado. Então a regra do artigo 84, 1º não se aplica por completo às lides coletivas diante dessa peculiaridade de ser indivisível, indisponível, inalienável e intransacionável. A solução sempre se dará de maneira uniforme. Origem: Circunstâncias de fato, o ato ilícito. Artigo 81, inciso I do Código de Defesa do Consumidor. interesses ou direitos difusos, assim entendidos, para efeitos deste código, os transindividuais, de natureza indivisível, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato;

6 Direito Coletivo Artigo 81, inciso II do Código de Defesa do Consumidor interesses ou direitos coletivos, assim entendidos, para efeitos deste código, os transindividuais, de natureza indivisível de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrária por uma relação jurídica base; Titularidade: Comunidade, caracterizada por um grupo, categoria ou classe de pessoas. Indivisibilidade: Pertence a todo o grupo de maneira indistinta, a solução a ser dada atingirá a todos. Ressalva quanto a ação for movida por associação, hoje o entendimento é no sentido de que aquela solução somente vai atingir os integrantes da própria associação, em especial aqueles que tiverem autorizado o ajuizamento da ação coletiva. Origem: Relação jurídica base, anterior ao ato ilícito. Quando o ato ilícito acontece, já há um liame entre as partes envolvidas. O que se discute é o ato ilícito que vem posterior a essa relação jurídica base que é anterior. Próxima aula, Direitos individuais homogêneos.*

Aula 1 PROCESSO COLETIVO COMUM

Aula 1 PROCESSO COLETIVO COMUM Curso/Disciplina: Processo Coletivo Aula: Classificação do Processo Coletivo. Classificação Tricotômica dos Interesses Transindividuais. Microssistema da Tutela Coletiva - 1 Professor (a): Fabrício Bastos

Leia mais

AULA 01 1 SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

AULA 01 1 SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Tutela Coletiva / Aula 01 Professora: Samuel Côrtes Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 01 1 CONTEÚDO DA AULA: Microssistema de Processo Coletivo. Breve

Leia mais

Sumário Lei das Pessoas Portadoras de Deficiência (Lei 7.853/1989)

Sumário Lei das Pessoas Portadoras de Deficiência (Lei 7.853/1989) Sumário LISTA DE ABREVIATURAS 1. BREVE HISTÓRICO 1.1. Países da família da civil law 1.2. Países da família da common law 1.3. Evolução do processo coletivo no Brasil 2. TUTELA JURISDICIONAL COLETIVA 2.1.

Leia mais

Tem efeito subjetivo (quem vai afetar) e objetivo (qual a parte da decisão que irá formar coisa julgada.

Tem efeito subjetivo (quem vai afetar) e objetivo (qual a parte da decisão que irá formar coisa julgada. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Tutela coletiva / Aula 10 Professor: Samuel Côrtes Contato >> Samuel@wcortesadvogados.com Monitor: Joanes CONTEÚDO DA AULA: Coisa Julgada nas Demandas Coletivas.

Leia mais

DICA> Na TUTELA COLETIVA pode ocorrer conexão entre uma ação popular e uma ação por improbidade movida por um órgão público.

DICA> Na TUTELA COLETIVA pode ocorrer conexão entre uma ação popular e uma ação por improbidade movida por um órgão público. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Tutela coletiva / Aula 05 ( em: 14/08/14 ) Professor: Samuel Côrtes Contato >> Samuel@wcortesadvogados.com Monitor: Joanes CONTEÚDO DA AULA: RELAÇÃO ENTRE DEMANDAS

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 77, DE 2016

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 77, DE 2016 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 77, DE 2016 Dispõe sobre a substituição processual pelo sindicato da categoria profissional. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º O sindicato da categoria profissional,

Leia mais

Bases constitucionais e evolução legislativa da tutela dos interesses difusos e coletivos

Bases constitucionais e evolução legislativa da tutela dos interesses difusos e coletivos Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo Bases constitucionais e evolução legislativa da tutela dos interesses difusos e coletivos Hugo Nigro Mazzilli 1 Material disponível em: www.mazzilli.com.br

Leia mais

STJ SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 2." EDIÇÃO...

STJ SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 2. EDIÇÃO... STJ00090140 SUMÁRIO PREFÁCIO À La EDIÇÀO - J OSE ROGÉRIO CRUZ E Tucci....... APRESENTAÇÃO À 2." EDIÇÃO.... 7 9 1. INTRODUÇÃO............. 17 1.1 Delimitação do tema e justificativa da escolha... 17 1.2

Leia mais

Direitos Difusos e Coletivos

Direitos Difusos e Coletivos Direitos Difusos e Coletivos noções fundamentais Hugo Nigro Mazzilli www.mazzilli.com.br 1 O processo coletivo Processo estava voltado p/ conflitos tradicionais entre Estado x indivíduo entre indivíduo(s)

Leia mais

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 11º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos (2017) Hugo Nigro Mazzilli

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 11º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos (2017) Hugo Nigro Mazzilli Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo 11º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos (2017) Hugo Nigro Mazzilli 1 Hoje Ação civil pública: Origens Evolução histórica Peculiaridades

Leia mais

Ação civil pública: bases constitucionais e evolução legislativa

Ação civil pública: bases constitucionais e evolução legislativa Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo Ação civil pública: bases constitucionais e evolução legislativa Hugo Nigro Mazzilli 1 Material disponível em: www.mazzilli.com.br 2 Peculiaridades da

Leia mais

Processo Coletivo Guilherme Kronemberg Hartmann

Processo Coletivo Guilherme Kronemberg Hartmann Processo Coletivo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br VALORIZAÇÃO DA SOLUÇÃO AUTOCOMPOSITIVA - Art. 3º, 2º e 3º, CPC/2015: cultura da pacificação,

Leia mais

DA CONVERSÃO DA AÇÃO INDIVIDUAL EM AÇÃO COLETIVA NO NOVO CPC. Por Carlos Eduardo Rios do Amaral

DA CONVERSÃO DA AÇÃO INDIVIDUAL EM AÇÃO COLETIVA NO NOVO CPC. Por Carlos Eduardo Rios do Amaral DA CONVERSÃO DA AÇÃO INDIVIDUAL EM AÇÃO COLETIVA NO NOVO CPC Por Carlos Eduardo Rios do Amaral A desejada molecularização das lides em detrimento de ações individuais repetitivas que guardam o mesmo objeto

Leia mais

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015)

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015) Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015) Hugo Nigro Mazzilli 1 Hoje Ação civil pública: Origens Evolução

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br JUIZADO ESPECIAL FEDERAL (Lei nº 10.259/2001) - Previsão constitucional (art. 98,

Leia mais

Aula 117. Tutela provisória (Parte VIII):

Aula 117. Tutela provisória (Parte VIII): Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: ação autônoma do art. 304, CPC. Procedimento da tutela cautelar requerida em caráter antecedente. Tutela de evidência / 117 Professor:

Leia mais

Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann

Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (Art. 37, 4º, CRFB c/c Lei nº 8.429/1992) - Lei nº 8.429/1992:

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS BREVE HISTÓRICO TUTELA JURISDICIONAL COLETIVA LEGISLAÇÃO VIGENTE... 53

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS BREVE HISTÓRICO TUTELA JURISDICIONAL COLETIVA LEGISLAÇÃO VIGENTE... 53 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 29 1. BREVE HISTÓRICO... 33 1.1. Países da família da civil law... 33 1.2. Países da família da common law... 34 1.3. Evolução do processo coletivo no Brasil... 35 2. TUTELA

Leia mais

Bases constitucionais e evolução legislativa da tutela de interesses difusos e coletivos

Bases constitucionais e evolução legislativa da tutela de interesses difusos e coletivos Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo Bases constitucionais e evolução legislativa da tutela de interesses difusos e coletivos Hugo Nigro Mazzilli 2016 1 Material disponível em: www.mazzilli.com.br

Leia mais

Processo Coletivo Guilherme Kronemberg Hartmann

Processo Coletivo Guilherme Kronemberg Hartmann Processo Coletivo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br LEGITIMIDADE (art. 5º, Lei nº 7.347/1975 c/c art. 82, CDC) - Legitimidade concorrente e

Leia mais

Aula 36 PRESCRIÇÃO. O art. 23 da LIA prevê dois termos a quo, um relacionado à cessação do vínculo e outro atinente à entrega da prestação de contas.

Aula 36 PRESCRIÇÃO. O art. 23 da LIA prevê dois termos a quo, um relacionado à cessação do vínculo e outro atinente à entrega da prestação de contas. Página1 Curso/Disciplina: Processo Coletivo Aula: Prescrição. Decadência 36 Professor (a): Fabrício Bastos Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 36 PRESCRIÇÃO 1. Termo a quo. Quanto

Leia mais

TUTELA PROCESSUAL DO MEIO AMBIENTE

TUTELA PROCESSUAL DO MEIO AMBIENTE GESTÃO AMBIENTAL Prof. Francisco José Carvalho TUTELA PROCESSUAL DO MEIO AMBIENTE COMPETÊNCIA NA AÇÃO CIVIL PÚBLICA Conceito de Ação Civil Pública (ACP) É um instrumento processual, que visa proteger direitos

Leia mais

BREVES NOTAS SOBRE O INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS 1

BREVES NOTAS SOBRE O INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS 1 BREVES NOTAS SOBRE O INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS 1 Paulo Cezar Pinheiro Carneiro Professor Titular de Teoria Geral do Processo da UERJ O incidente de resolução de demandas repetitivas

Leia mais

Marco Félix Jobim. Advogado e Professor Universitário. Especialista, mestre e doutorando em Direito.

Marco Félix Jobim. Advogado e Professor Universitário. Especialista, mestre e doutorando em Direito. Comentário da decisão oriunda da Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça acerca do prazo de prescrição das ações civis públicas relacionadas aos planos Bresser e Verão. Marco Félix Jobim Advogado

Leia mais

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO PROCESSUAL CIVIL

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1ª Fase PROVA OBJETIVA P á g i n a 1 DIREITO PROCESSUAL CIVIL QUESTÃO 1 - Assinale a alternativa correta: A. segundo o novo CPC, o dever de transparência patrimonial só pode ser imposto às partes; B. no

Leia mais

Aula nº. 29 TUTELA COLETIVA DO CONSUMIDOR

Aula nº. 29 TUTELA COLETIVA DO CONSUMIDOR Página1 Curso/Disciplina: Direito do Consumidor Aula: Direito do Consumidor - 29 Professor(a): Samuel Côrtes Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 29 TUTELA COLETIVA DO CONSUMIDOR 1. Execução da

Leia mais

SUMÁRIO PREFÁCIO APRESENTAÇÃO CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A AÇÃO CIVIL PÚBLICA... 19

SUMÁRIO PREFÁCIO APRESENTAÇÃO CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A AÇÃO CIVIL PÚBLICA... 19 SUMÁRIO PREFÁCIO... 11 APRESENTAÇÃO... 13 Capítulo I CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A AÇÃO CIVIL PÚBLICA... 19 1. Previsão normativa...19 1.1. A tradição individualista na tutela dos direitos...19 1.2. Surgimento

Leia mais

Interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos

Interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos Interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos Interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos A Tutela Coletiva (aspectos conceituais) Discutir sobre tutela coletiva desafia um dos principais

Leia mais

Profa. Adriana Rodrigues

Profa. Adriana Rodrigues Profa. Adriana Rodrigues Fundamentos e Evolução Fase de institucionalização Conselhos permanentes de conciliação e arbitragem Patronato agrícola-tribunais Rurais de São Paulo Comissões Mistas de Conciliação-Juntas

Leia mais

É aquela em que a coletividade se em contra no polo passivo da ação.

É aquela em que a coletividade se em contra no polo passivo da ação. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Tutela coletiva / Aula 03 ( em: 31/07/14 ) Professor: Samuel Côrtes Contato >> Samuel@wcortesadvogados.com Monitor: Joanes CONTEÚDO DA AULA: Ação coletiva passiva.

Leia mais

sentido restrito) e também previa a ação de dissídio Justiça do Trabalho;

sentido restrito) e também previa a ação de dissídio Justiça do Trabalho; Consolidação das Leis do Trabalho: Foi na CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, que se viu, pela primeira vez, a preocupação p com a defesa dos direitos metaindividuais; A CLT

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação Civil Pública. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação Civil Pública. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Prof ª. Eliane Conde No âmbito trabalhista, as ações coletivas são muito peculiares. São exemplos evidentes as greves e o direito

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 2 A escolha da causa-piloto nos incidentes de resolução de processos repetitivos... 37

Sumário. CAPÍTULO 2 A escolha da causa-piloto nos incidentes de resolução de processos repetitivos... 37 Sumário CAPÍTULO 1 Ações coletivas e procedimentos para a resolução de casos repetitivos: Qual o espaço destinado a cada um? Procedimentos de resolução de casos repetitivos... 15 Andre Vasconcelos Roque

Leia mais

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24 XXSUMÁRIO Nota Á 4ª Edição... 13 Nota à 3ª Edição... 15 Nota à 2ª Edição... 17 Nota à 1ª Edição... 19 Abreviaturas e Siglas... 21 01 Notícia Histórica Utilização do MS no Ordenamento Jurídico Brasileiro

Leia mais

CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A AÇÃO CIVIL PÚBLICA... 23

CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A AÇÃO CIVIL PÚBLICA... 23 SUMÁRIO Capítulo I CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A AÇÃO CIVIL PÚBLICA... 23 1. Previsão normativa... 23 1.1. A tradição individualista na tutela dos direitos... 23 1.2. Surgimento e consolidação da tutela

Leia mais

1 Direito processual constitucional, 7

1 Direito processual constitucional, 7 1 Direito processual constitucional, 7 1.1 Esclarecimentos iniciais, 7 1.2 Direito processual constitucional: objeto de estudo, 8 1.3 Jurisdição, processo, ação e defesa, 10 1.4 Constituição e processo,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais e Garantias Processuais -habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular Parte 7 Profª. Liz Rodrigues Art. 5º, LXXI: conceder-se-á

Leia mais

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO...

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO... ANÁLISE DE CONTEÚDO... 17 1. Tabelas de Conteúdo das Respostas... 17 2. Gráfico-Resumo... 21 1. LEI ORGÂNICA DA DEFENSORIA PÚBLICA... 23 1. Das Disposições Gerais... 23 2. Da Organização, Da Estrutura...

Leia mais

CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES Considerações As reformas do Código de Processo Civil - Maiores Esclarecimentos...

CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES Considerações As reformas do Código de Processo Civil - Maiores Esclarecimentos... Sumário CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES... 21 1.1 Considerações... 21 1.2 As reformas do Código de Processo Civil - Maiores Esclarecimentos... 23 CAPÍTULO 2 ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA GERAL DO

Leia mais

Processo Coletivo Guilherme Kronemberg Hartmann

Processo Coletivo Guilherme Kronemberg Hartmann Processo Coletivo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO COLETIVA - REF. DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS STRICTO SENSU: Execução

Leia mais

Ocorre que a matéria é distinta de tal demanda proposta pelo autor, e por isso, não concorda com o posicionamento do juízo.

Ocorre que a matéria é distinta de tal demanda proposta pelo autor, e por isso, não concorda com o posicionamento do juízo. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio AULA 71 11/12/2017 Direito Tributário RECURSOS PROCESSUAIS CASO... Determinada empresa ficou sabendo a respeito de algumas ações que

Leia mais

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015)

Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo. 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015) Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo 10º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Mód. III IC e ACP (2015) Hugo Nigro Mazzilli 1 Hoje ACP Atos de disponibilidade Desistência

Leia mais

IRDR INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS IRDR IRDR IRDR 27/10/2016

IRDR INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS IRDR IRDR IRDR 27/10/2016 INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS Inspirado no Direito Alemão e no Direito Inglês. Conceito: Trata-se de procedimento que visa a produção de decisões judiciais para a fixação de TESES JURÍDICAS

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais -habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

Bibliografia. Direitos Fundamentais. Interesses. Conceito Legal art. 81 do CDC. Direito Metaindividual

Bibliografia. Direitos Fundamentais. Interesses. Conceito Legal art. 81 do CDC. Direito Metaindividual Defesa dos interesses coletivos da criança e do adolescente robertadensa@zipmail.com.br Facebook: Roberta Densa Bibliografia Processo Coletivo Hermes Zaneti / Didier ed. Juspodivm. Manual de Direitos Difusos

Leia mais

Resenha: PROCESSO COLETIVO PASSIVO: UMA PROPOSTA DE ISTEMATIZAÇÃO E DE OPERACIONALIZAÇÃO

Resenha: PROCESSO COLETIVO PASSIVO: UMA PROPOSTA DE ISTEMATIZAÇÃO E DE OPERACIONALIZAÇÃO Resenha: PROCESSO COLETIVO PASSIVO: UMA PROPOSTA DE ISTEMATIZAÇÃO E DE OPERACIONALIZAÇÃO RUDINIKI NETO; Rogério I Dados da obra: Título: Processo Coletivo Passivo: uma proposta de sistematização e de operacionalização

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Mandado de Injunção Direito Constitucional Prof. André Vieira Direito Constitucional MANDADO DE INJUNÇÃO LEI Nº 13.300, DE 23 DE JUNHO DE 2016 Queridos alunos. O

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO CONSUMIDOR

DIREITO PROCESSUAL DO CONSUMIDOR DIREITO PROCESSUAL DO CONSUMIDOR www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. DIREITOS TUTELADOS...5 Área de estudo... 5 Disciplina... 5 Defesa de Direitos... 5 2. LEGITIMADOS A PROPOR AÇÃO...9 Legitimidade no processo

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO PRIMEIRA PARTE AÇÕES COLETIVAS

Sumário APRESENTAÇÃO AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO PRIMEIRA PARTE AÇÕES COLETIVAS SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 17 AGRADECIMENTOS... 25 INTRODUÇÃO... 31 PRIMEIRA PARTE AÇÕES COLETIVAS CAPÍTULO 1 AÇÕES COLETIVAS NO DIREITO ESTRANGEIRO... 43 1.1. Considerações iniciais... 43 1.2. As ações populares

Leia mais

A legitimidade ativa do Ministério Público para defender beneficiários do DPVAT: queda da Súmula 470 do STJ

A legitimidade ativa do Ministério Público para defender beneficiários do DPVAT: queda da Súmula 470 do STJ A legitimidade ativa do Ministério Público para defender beneficiários do DPVAT: queda da Súmula 470 d A legitimidade ativa do Ministério Público para defender beneficiários do DPVAT: queda da Súmula 470

Leia mais

SUMÁRIO 1. NOÇÕES PRELIMINARES

SUMÁRIO 1. NOÇÕES PRELIMINARES SUMÁRIO 1. NOÇÕES PRELIMINARES 1. Direitos de terceira geração 1.1 Introdução 1.2 Direitos difusos 1.3 Direitos coletivos stricto sensu 1.4 Direitos individuais homogêneos 2. Meio ambiente: definição e

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.194.767 - SP (2010/0089418-0) RELATOR RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO PROCURADOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES : BANCO BMG S/A : MARCELO GODOY MAGALHÃES E OUTRO(S) : FAZENDA DO

Leia mais

Página 2 Os direitos difusos foram conceituados pelo Código de Defesa do Consumidor como direitos ou interesses transindividuais, de natureza indivisí

Página 2 Os direitos difusos foram conceituados pelo Código de Defesa do Consumidor como direitos ou interesses transindividuais, de natureza indivisí Página 1 DIREITOS TRANSINDIVIDUAIS: UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS UTILIZADOS PELO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Caracterizada a origem comum de direitos individuais, a tutela coletiva se mostrará como mais

Leia mais

RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA

RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. APONTAMENTOS INICIAIS... 4 Hipóteses de Cabimento...4 Legitimidade Ativa e Passiva...6 Competência...6 Medida Cautelar...6 Procedimento...7

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO...

DIREITO ADMINISTRATIVO... Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO... 15 1. Agentes Públicos... 15 2. Atos Administrativos... 18 3. Bens Públicos... 21 4. Contratos Administrativos... 21 5. Entes da Administração Pública... 23 6. Improbidade

Leia mais

Sumário. (difusos, coletivos e individuais homogêneos) e casos repetitivos Introdução... 65

Sumário. (difusos, coletivos e individuais homogêneos) e casos repetitivos Introdução... 65 Sumário Nota dos autores à 11ª edição... 17 Nota dos autores à 10ª edição... 19 Prefácio à 1ª edição... 25 Apresentação à 1ª edição... 27 Capítulo 1 Introdução ao estudo do processo coletivo... 31 1. Conceito

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL COLEÇÃO EDITAL SISTEMATIZADO Leonardo de Garcia Medeiros Garcia Roberval Rocha MPE MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL PROMOTOR DE JUSTIÇA edital sistematizado 4500 questões para treinar: 4200 objetivas e 300

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I PROCESSO CIVIL E CAUSAS FAMILIARES

SUMÁRIO PARTE I PROCESSO CIVIL E CAUSAS FAMILIARES SUMÁRIO Abreviaturas e siglas usadas...xxiii PARTE I PROCESSO CIVIL E CAUSAS FAMILIARES 1. Processo, Família e Estado... 1 1.1. Advocacia e causas familiares... 1 1.2. Processo civil: objeto e aplicação

Leia mais

JUDICIALIZAÇÃO DA SAUDE E OS DMI. Ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino Rio de Janeiro, novembro de 2016

JUDICIALIZAÇÃO DA SAUDE E OS DMI. Ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino Rio de Janeiro, novembro de 2016 JUDICIALIZAÇÃO DA SAUDE E OS DMI Ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino Rio de Janeiro, novembro de 2016 INTRODUÇÃO Tema A judicialização da saúde em relação aos Dispositivos Médicos Implantáveis (DMI)

Leia mais

Por: Pedro Henrique ChaibSidi

Por: Pedro Henrique ChaibSidi 1 A TUTELA PENAL DE BENS JURÍDICOS DIFUSOS, COMO O MEIO AMBIENTE, IMPEDE A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA, POR FORÇA DA PLURALIDADE DE VÍTIMAS ATINGIDAS? Por: Pedro Henrique ChaibSidi A constituição

Leia mais

SUMÁRIO SUMÁRIO. 1. A evolução do MS no sistema constitucional Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27

SUMÁRIO SUMÁRIO. 1. A evolução do MS no sistema constitucional Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27 SUMÁRIO SUMÁRIO..................... 1. A evolução do MS no sistema constitucional... 25 2. Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27... 1. MS como tutela jurisdicional diferenciada com cognição

Leia mais

Na aula anterior restou claro que o principal escopo da tutela coletiva é ampliar o acesso à justiça.

Na aula anterior restou claro que o principal escopo da tutela coletiva é ampliar o acesso à justiça. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Tutela coletiva / Aula 02 ( em: 24/07/14 ) Professor: Samuel Côrtes Contato >> Samuel@wcortesadvogados.com Monitor: Joanes CONTEÚDO DA AULA: Escopos e princípios

Leia mais

VÍCIOS E DEFEITO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS E ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

VÍCIOS E DEFEITO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS E ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO VÍCIOS E DEFEITO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS E ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO Dra. Adriana Borghi Fernandes Monteiro Promotora de Justiça Coordenadora da Área do Consumidor Vício do Produto ou do Serviço CDC

Leia mais

Ação civil pública. noções fundamentais. Hugo Nigro Mazzilli

Ação civil pública.   noções fundamentais. Hugo Nigro Mazzilli Ação civil pública noções fundamentais Hugo Nigro Mazzilli www.mazzilli.com.br 1 O processo coletivo Processo estava voltado p/ conflitos tradicionais entre Estado x indivíduo entre indivíduo(s) x indivíduo(s)

Leia mais

Sumário. Nota dos autores à 12ª edição Nota dos autores à 10ª edição Prefácio à 1ª edição Apresentação à 1ª edição...

Sumário. Nota dos autores à 12ª edição Nota dos autores à 10ª edição Prefácio à 1ª edição Apresentação à 1ª edição... Sumário Nota dos autores à 12ª edição... 17 Nota dos autores à 10ª edição... 19 Prefácio à 1ª edição... 25 Apresentação à 1ª edição... 27 Capítulo 1 Introdução ao Estudo do Processo Coletivo... 31 1. Conceito

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo DEMONSTRATIVA Professor Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br Olá, bem-vindo ao nosso curso para o concurso de Auditor-Fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I. Princípios Constitucionais e Infraconstitucionais do Processo Civil. Jurisdição... 002 II. Ação... 013 III. Competência... 015 IV. Processo... 021 V. Sujeitos do Processo...

Leia mais

Execução em ações coletivas

Execução em ações coletivas Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado Curso de Especialização lato sensu em DPC Módulo: Execução e processo de conhecimento Execução em ações coletivas Hugo Nigro Mazzilli 1 Este material www.mazzilli.com.br

Leia mais

Aula 02. Tradicionalmente, falava-se em Trilogia processual do processo civil: ação -> jurisdição ->

Aula 02. Tradicionalmente, falava-se em Trilogia processual do processo civil: ação -> jurisdição -> Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Jurisdição Conceito, Características e Escopos da Jurisdição / 02 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 02 Jurisdição

Leia mais

PICON DE CARVALHO DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS COMENTADO

PICON DE CARVALHO DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS COMENTADO PICON DE CARVALHO DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS COMENTADO Atualizado até maio de 2017 2 PICON DE CARVALHO DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS COMENTADO 3 @ 2017 by PICON DE CARVALHO DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS

Leia mais

NOTA DOS AUTORES À NONA EDIÇÃO PREFÁCIO À PRIMEIRA EDIÇÃO APRESENTAÇÃO À PRIMEIRA EDIÇÃO... 19

NOTA DOS AUTORES À NONA EDIÇÃO PREFÁCIO À PRIMEIRA EDIÇÃO APRESENTAÇÃO À PRIMEIRA EDIÇÃO... 19 S NOTA DOS AUTORES À NONA EDIÇÃO... 15 PREFÁCIO À PRIMEIRA EDIÇÃO... 17 APRESENTAÇÃO À PRIMEIRA EDIÇÃO... 19 Capítulo I INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO PROCESSO COLETIVO... 23 1. Breve Histórico das Ações Coletivas...

Leia mais

Impacto do NCPC no Direito Eleitoral

Impacto do NCPC no Direito Eleitoral Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Eleitoral - 09 Professor: André Marinho Monitor: Paula Ferreira Aula 09 Impacto do NCPC no Direito Eleitoral 1. Introdução O processo eleitoral é um

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 3. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 3. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 3 Prof. Rodrigo Mesquita A lei nº 9.605/98 tutela o direito de todos os homens possuírem o direito fundamental

Leia mais

14/02/2019. Tema: Denis Domingues Hermida. I- DIREITO MATERIAL x DIREITO PROCESSUAL

14/02/2019. Tema: Denis Domingues Hermida. I- DIREITO MATERIAL x DIREITO PROCESSUAL TEORIA GERAL DO PROCESSO aula 4 Tema: 1) Direito Material x Direito Processual Denis Domingues Hermida I- DIREITO MATERIAL x DIREITO PROCESSUAL DIREITO MATERIAL: conjunto de normas que disciplinam as relações

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 11/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Sumário. Nota dos autores à oitava edição Prefácio à primeira edição Apresentação à primeira edição... 21

Sumário. Nota dos autores à oitava edição Prefácio à primeira edição Apresentação à primeira edição... 21 Nota dos autores à oitava edição... 17 Prefácio à primeira edição... 19 Apresentação à primeira edição... 21 Capítulo I Introdução ao Estudo do Processo Coletivo... 25 1. Breve Histórico das Ações Coletivas...

Leia mais

Acesso à Justiça (Cappelletti e Garth): O sistema deve ser igualmente acessível a todos; O processo deve produzir resultados individual e socialmente

Acesso à Justiça (Cappelletti e Garth): O sistema deve ser igualmente acessível a todos; O processo deve produzir resultados individual e socialmente Acesso à Justiça (Cappelletti e Garth): O sistema deve ser igualmente acessível a todos; O processo deve produzir resultados individual e socialmente justos; 1 Proposta: afastar o processo civil da visão

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I ASPECTOS CONCEITUAIS

SUMÁRIO PARTE I ASPECTOS CONCEITUAIS SUMÁRIO INTRODUÇÃO PARTE I ASPECTOS CONCEITUAIS 1. INTRODUÇÃO AO PROCESSO JUDICIAL PREVIDENCIÁRIO 1.1 Processo Judicial Previdenciário e ação previdenciária 1.2 Princípios do Processo Judicial Previdenciário

Leia mais

Aula 2. MICROSSISTEMA (continuação)

Aula 2. MICROSSISTEMA (continuação) Curso/Disciplina: Processo Coletivo Aula: Microssistema (cont.). Interesses Difusos (Critérios Subjetivos e Objetivo) - 2 Professor (a): Fabrício Bastos Monitor (a): Wilson Macena da Silva Aula 2 MICROSSISTEMA

Leia mais

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Atos Administrativos Bens Públicos... 20

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Atos Administrativos Bens Públicos... 20 Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO... 15 1. Agentes Públicos... 15 2. Atos Administrativos... 18 3. Bens Públicos... 20 4. Contratos Administrativos... 21 5. Entes da Administração Pública... 22 6. Improbidade

Leia mais

NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL

NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL INSTITUTOS IMPORTANTES PARA O MERCADO DE SEGUROS MARCIO MALFATTI NOVEMBRO 2016 DO INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS IRDR DO CABIMENTO Art. 976. É cabível a instauração

Leia mais

CF. Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

CF. Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. JURISDIÇÃO Aspectos gerais Sociedade, lei, desobediência e sanção. Tripartição de Poderes: independência com harmonia. CF. Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo,

Leia mais

Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas

Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas Desembargador Voltaire de Lima Moraes. Professor Titular da Disciplina de Direito Processual Civil na Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

Normas Fundamentais do Novo Código de Processo Civil Fábio Victor da Fonte Monnerat

Normas Fundamentais do Novo Código de Processo Civil Fábio Victor da Fonte Monnerat Normas Fundamentais do Novo Código de Processo Civil Fábio Victor da Fonte Monnerat Procurador Federal Diretor da Escola da Advocacia-Geral da União em São Paulo Coordenador Nacional de Direito Processual

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19 Processo X Procedimento... 19 O Procedimento Comum no Processo de Conhecimento... 19 Procedimentos Especiais... 20 Atividade Jurisdicional Estrutura... 20

Leia mais

Aula 07. Controle de constitucionalidade feito por ação civil pública

Aula 07. Controle de constitucionalidade feito por ação civil pública Turma e Ano: MASTER B 2015 Matéria / Aula: Tutela Coletiva / Aula 07 Professor: Samuel Côrtes Monitor: Victor Giusti Aula 07 Execução da sentença coletiva (cont.) Art. 14, da Lei 4.717/65 Importante destacar

Leia mais

JUIZADOS ESPECIAIS PROFESSOR: JOSÉ HENRIQUE MOUTA (www.henriquemouta.com.br)

JUIZADOS ESPECIAIS PROFESSOR: JOSÉ HENRIQUE MOUTA (www.henriquemouta.com.br) JUIZADOS ESPECIAIS 19.11.15. PROFESSOR: JOSÉ HENRIQUE MOUTA (www.henriquemouta.com.br) 1. PRINCÍPIOS INFORMADORES DO SISTEMA DOS JUIZADOS ESPECIAIS A) Oralidade. - prevalência da palavra falada sobre a

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 19 Processo X Procedimento... 19 O Procedimento Comum no Processo de Conhecimento... 19 Procedimentos Especiais... 20 Atividade Jurisdicional Estrutura... 20

Leia mais

Sumário PARTE PRIMEIRA AÇÃO CIVIL PÚBLICA

Sumário PARTE PRIMEIRA AÇÃO CIVIL PÚBLICA Sumário 1. A Defesa dos Interesses Transindividuais PARTE PRIMEIRA AÇÃO CIVIL PÚBLICA 2. Panorama Histórico na Formação da Proteção dos Interesses Transindividuais 3. A Ação Civil Pública em Outros Países

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção. Termo de Ajustamento de Conduta Parte 7

DIREITO AMBIENTAL. Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção. Termo de Ajustamento de Conduta Parte 7 DIREITO AMBIENTAL Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção Parte 7 Professora Eliana Khader Q871898. Ano: 2018. Banca: FCC. Órgão: PGE/TO. Cargo: Procurador do

Leia mais

AÇÃO CIVIL PÚBLICA E AÇÃO CIVIL COLETIVA. Aline Riegel Nilson André Canuto de Figueirêdo Lima PRT da 14ª Região

AÇÃO CIVIL PÚBLICA E AÇÃO CIVIL COLETIVA. Aline Riegel Nilson André Canuto de Figueirêdo Lima PRT da 14ª Região AÇÃO CIVIL PÚBLICA E AÇÃO CIVIL COLETIVA Aline Riegel Nilson André Canuto de Figueirêdo Lima PRT da 14ª Região 1. NOÇÕES GERAIS DE PROCESSO COLETIVO Itália anos 70 Mauro Cappelletti, Vittorio Denti e Andrea

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Princípios. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Princípios. Prof. Hermes Cramacon DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Princípios Prof. Hermes Cramacon Processo Conjunto de atos coordenados que buscam a prestação jurisdicional. Procedimento É a forma pela qual o processo se desenvolverá.

Leia mais

DISPOSIÇÕES APLICÁVEIS EM CURSO NO JEF. Dra. Fiorella Ignacio Bartalo.

DISPOSIÇÕES APLICÁVEIS EM CURSO NO JEF. Dra. Fiorella Ignacio Bartalo. DISPOSIÇÕES APLICÁVEIS DO NCPC NOS PROCESSOS EM CURSO NO JEF Dra. Fiorella Ignacio Bartalo fiorella@aasp.org.br Artigo 985: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas Julgado o incidente, a tese jurídica

Leia mais

AULA 16. Espécies de Intervenção de terceiro no novo CPC. d) Incidente de desconsideração da personalidade jurídica

AULA 16. Espécies de Intervenção de terceiro no novo CPC. d) Incidente de desconsideração da personalidade jurídica Turma e Ano: Master A (2015) 25/05/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 16 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol CONTEÚDO DA AULA: curiae AULA 16 Incidente de desconsideração

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM - OAB PROF. DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA

TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM - OAB PROF. DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA DIEGO CERQUEIRA Auditor Fiscal da Receita Federal. Pós Graduado em Direito Tributário pelo IBET diegocerqueira@estrategiaconcursos.com.br @profdiegocerqueira DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO P/ EXAME DE ORDEM

Leia mais

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 1.1. Processo objetivo... 27 1.2. Competência... 29 1.3. Legitimidade... 30 1.3.1. Legitimidade passiva... 30 1.3.2. Legitimidade ativa... 31 1.4.

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (Art. 37, caput e 4º, CRFB c/c Lei nº 8.429/1992) - Lei

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça SUSPENSÃO EM INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS Nº 2 - SE (2016/0326409-9) RELATOR REQUERENTE ADVOGADO REQUERIDO INTERES. ADVOGADO : MINISTRO PRESIDENTE DA COMISSÃO GESTORA DE PRECEDENTES :

Leia mais

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO À VIDA E À SAÚDE. INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA. SOLIDARIEDADE ENTRE OS ENTES PÚBLICOS. ANTECIPAÇÃO DE TUTELA DEFERIDA. É dever dos entes públicos promover, solidariamente, o atendimentos

Leia mais