CSE Métodos e Processos na Área Espacial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CSE Métodos e Processos na Área Espacial"

Transcrição

1 CSE Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais

2 Sumário 3.0 Introdução 3.1 Inicialização do Projeto 3.2 Planejamento 3.3 Execução 3.4 Monitoramento e Controle 3.5 Finalização

3 Planejamento Detalhamento das Especificações de Alto Nível Plano de Desenvolvimento Estruturação do projeto em fases Definição de modelos Definição da Estrutura de Divisão do Trabalho Estabelecimento do Cronograma Detalhado Plano de Recursos Humanos Plano de Infra-estrutura Plano de Garantia do Produto Plano de Gerenciamento da Configuração Controle de Mudanças Controle de Documentação Controle de Interfaces Plano de Avaliação e Mitigação de Riscos Plano de Aquisições (Partes, Materiais e Equipamentos)

4 Planejamento Grupo de processos de planejamento. 1 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto 2 Planejamento do escopo 3 Definição do escopo 4 Criar EAP 5 Definição de atividades 6 Seqüenciamento de atividades 7 Estimativa de recursos de atividades 8 Estimativa de duração de atividades 9 Desenvolvimento do cronograma 10 Estimativa de custos 11 Orçamentação 12 Planejamento da qualidade 13 Planejamento de recursos humanos 14 Planejamento das comunicações 15 Planejamento do gerenciamento de riscos 16 Identificação de riscos 17 Análise qualitativa de riscos 18 Análise quantitativa de riscos 19 Planejamento de respostas a riscos 20 Planejar compras e aquisições 21 Planejar contratações FONTE: Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) Terceira edição

5 8.0 Exemplo

6 (European Cooperation for Space Standardization) 9.1 Introdução A Cooperação Européia para a Normalização Espacial (ECSS) constitui-se em uma iniciativa estabelecida em 1993 com o objetivo de desenvolver um conjunto de padrões para uso nas atividades espaciais da Comunidade Européia. A documentação está estruturada em três ramos principais: Gerenciamento, Garantia do Produto e Engenharia.

7 9.1 Introdução (cont.) Arquitetura da documentação ECSS (1998)

8 9.1 Introdução (cont.) Situação em 2006 Documentação ECSS: Gerenciamento

9 9.1 Introdução (cont.) Situação em 2006 Documentação ECSS: Garantia do Produto (1)

10 9.1 Introdução (cont.) Situação em 2006 Documentação ECSS: Garantia do Produto (cont.) (2)

11 9.1 Introdução (cont.) Situação em 2006 Documentação ECSS: Garantia do Produto (cont.) (3)

12 9.1 Introdução (cont.) Situação em 2006 Documentação ECSS: Garantia do Produto (cont.) (4)

13 9.1 Introdução (cont.) Situação em 2006 Documentação ECSS: Garantia do Produto (cont.) (5)

14 9.1 Introdução (cont.) Situação em 2006 Documentação ECSS: Engenharia (1)

15 9.1 Introdução (cont.) Situação em 2006 Documentação ECSS: Engenharia (cont.) (2)

16 9.1 Introdução (cont.) Situação em 2006 Documentação ECSS: Engenharia (cont.) (3)

17 9.1 Introdução (cont.) Situação em 2006 Documentação ECSS: Organização

18 9.2 Ciclo de Vida do Projeto Planejamento

19 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) ECSS M 30A -Este documento é parte de uma coleção de padrões ECSS relativos à gerência de projetos. - Define os princípios e as exigências a serem observados durante a execução das fases do projeto e em seu planejamento. - As exigências especificadas aqui se aplicam tanto ao cliente quanto ao fornecedor, em todos os seus níveis, quando a capacidade para projetar e fornecer produtos conformes tiver que ser demonstrada.

20 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) ECSS M 30A -Em termos gerais, todo projeto pode ser quebrado em fases. Em cada fase sucessiva, o sistema ou produto avança de uma linha de base a outra. -Ao final de cada fase, é realizada uma revisão de projeto, a qual consta como um marco no planejamento global do projeto. Cada revisão constitui-se em uma examinação detalhada executada por uma equipe não diretamente responsável pelas atividades cobertas pela revisão. - As revisões objetivam primordialmente a: - avaliar a validade de elementos de saída da fase com respeito a exigências e requisitos previamente estabelecidos; - emitir parecer sobre a continuidade do projeto e sua aptidão para passar à fase seguinte.

21 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) ECSS M 30A - A seqüência das atividades em um sistema ou em um produto, e seu encadeamento, definem um ciclo de vida. - A seqüência de revisões começa em nível de sistema, para requisitos e definições (PRR, SRR, PDR), e segue para o nível de fabricação e testes, relativos a justificação e verificação (CDR, QR, AR). - A divisão do projeto em fases é fundamental para a gerência de risco total.

22 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) ECSS M 30A Seqüência das atividades sobre um sistema (ou em um produto) Um sistema ou um produto pode ser visto como originando-se a partir de uma seqüência de atividades determinada pelo ciclo de vida do projeto. De forma geral, um projeto envolve a seguinte seqüência de atividades: 1 - Definição da missão/função: especificação da missão e das funções requeridas. Estas atividades são fechadas na revisão preliminar de requisitos (PRR), que avalia a viabilidade do proposto. Havendo aprovação, o modelo do produto/missão passa a constituir o Functional Configuration Baseline. O produto/missão é dito encontrar-se no estado funcional. 2 - Definição de requisitos: os requisitos para o sistema, seus elementos e as interfaces são identificadas e avaliadas. Estas atividades são fechadas formalmente na revisão de projeto preliminar (PDR), que conduz ao Development Configuration Baseline do sistema ou do produto, com o estabelecimento de requisitos totalmente verificáveis. O produto/missão é dito encontrar-se no estado especificado.

23 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) ECSS M 30A Seqüência das atividades sobre um sistema... (cont.) 3 Justificação e Definição: inicia-se após a revisão de requisitos de sistema (SRR), que aprova a especificação para o sistema. Constitui-se, principalmente, no levantamento e definição de dados que permitam que o sistema ou produto seja desenvolvido, fabricado, operado e mantido. A justificação do projeto, contendo análises, descrição dos trade-offs e outros relatórios, constitui-se em elemento fundamental da documentação de progresso do projeto. Estas atividades são fechadas pela revisão de projeto crítica (CDR), que conduz à definição detalhada dos produtos e de suas interfaces, resultando no Production Configuration Baseline do sistema ou produto pronto para a produção. O produto/missão é dito encontrar-se no estado definido. 4 Qualificação e Verificação: Estas atividades, que iniciam-se após o estabelecimento da Development Configuration Baseline, envolvem a definição da infraestrutura e dos meios para teste e qualificação, e a inicialização dos meios para produção e verificação. A verificação não é limitada à qualificação, podendo também envolver testes em modelos de desenvolvimento e análises. O processo da qualificação busca provar, com justificações teóricas e experimentais, que o produto definido atende os requisitos especificados e é reprodutível. O processo de qualificação qualificará também os métodos e os meios de produção. Estas atividades são fechadas por uma revisão da qualificação (QR), que conduz à Qualified Configuration Baseline do sistema ou do produto. O produto/missão é dito encontrar-se no estado qualificado.

24 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) ECSS M 30A Seqüência das atividades sobre um sistema (cont.) 5 Produção: A produção começa após a revisão de projeto crítica (CDR), na qual a conformidade da Production Master File com a linha de base controlada é certificada. A produção inclui todas as tarefas envolvidas na fabricação e verificação dos produtos a serem entregues aos usuários. Para cada item de entrega, o estado como-fabricado (as-built) e o resultado dos testes são documentados, e na revisão da aceitação (AR) o cliente reconhece que a instância do produto entregue encontrase conforme com a Qualified Configuration Baseline. O produto/missão é, então, dito encontrar-se no estado aceito. 6 Utilização: Estas atividades correspondem a cada uma das instâncias do sistema ou produto em serviço, operada e mantida pelo usuário. Durante as atividades de utilização, o produto pode passar por diferentes configurações de operação. Para lançadores e satélites complexos, revisões de prontidão do vôo (FRR) e revisões de prontidão operacional ocorrem antes do lançamento e no começo das atividades da utilização, respectivamente. Também, para programas em que muitas instâncias do mesmo sistema/produto serão fabricadas, é freqüentemente adotada a qualificação em órbita.

25 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) ECSS M 30A Fases do Projeto - Um projeto é estruturado em fases seqüenciais. O começo de uma fase é geralmente condicionado a um dado marco de projeto, que ocorre, geralmente, após uma revisão específica. - Embora cada fase seja uma parte de uma cadeia seqüencial, o começo da fase seguinte pode ser decidido antes que todas as tarefas da fase atual estejam terminadas inteiramente. Neste caso, os riscos induzidos têm que ser claramente identificados. A sobreposição entre as atividades de diferentes fases não impede que a responsabilidade para cada fase seja atribuída a um gerente diferente. - A filosofia de modelos será definida o mais cedo possível com respeito ao planejamento e estruturação em fases do projeto, levando em consideração a disponibilidade de recursos e os ricos tecnológicos. - Geralmente um projeto é estruturado em sete fases principais:

26 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) ECSS M 30A Fases do Projeto (cont.) FASE 0: Análise de Missão e Identificação de Necessidades Esta fase envolve a identificação de necessidades e a análise de missão, com ênfase nos seguintes pontos: - identificação e caracterização da missão pretendida, - sua expressão em termos de necessidades, desempenho esperado e dependabilidade, e objetivos de segurança, - identificação e avaliação das restrições de operação, em particular no que se refere aos ambientes físico e operacional, - identificação de possíveis concepções de sistema, com ênfase no grau de inovação e aspectos críticos; dados de outros projetos poderão ser utilizados como fonte de realimentação (feedback), e - avaliação preliminar (compilação preliminar) de informações de gerenciamento (organização, custos e cronograma). O resultado da fase poderá ser avaliado em uma reunião de avaliação Revisão de Definição de Missão (Mission Definition Review MDR).

27 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) ECSS M 30A Fases do Projeto (cont.) FASE A: Viabilidade Esta fase é dedicada à finalização do trabalho de identificação de necessidades, iniciado na Fase 0, e à proposição de soluções que atendam às necessidades percebidas. Esta fase permite o refinamento das necessidades levantadas na Fase 0, e o início do processo de responder a estas necessidades através de: quantificação e caracterização de seus elementos críticos (tanto do ponto de vista econômico quanto técnico), estabelecimento da Árvore de Função, exploração de diferentes concepção de sistema, via modelamento, com o objetivo de determinar possibilidades, características ou a criticalidade de elementos, comparação destas concepções com as necessidades, para determinar níveis de incertezas e riscos, estimativa da viabilidade técnica e industrial, identificação, para cada conceito de sistema, das restrições relativas a custos, cronogramas, organização, utilização (operações, implementação, manutenção), produção e descarte, bem como as margens estimadas em relação aos objetivos.

28 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) ECSS M 30A Fases do Projeto (cont.) FASE A: Viabilidade (cont.) Para tanto, recorre-se às seguintes ferramentas: - análise em nível de sistema de novos produtos e elementos críticos, - utilização de dados (feedback) de projetos anteriores, - avaliação (levantamento) de patentes, tanto existentes ou pendentes durante esta fase. A Fase A poderá ser desenvolvida tanto pelo cliente quanto pelo executor (?). (The phase A can be performed either by the consumer; first level customer or by first level supplier.) A documentação da Fase A inclui as informações gerenciais completas do projeto, as quais podem ser derivadas de uma atualização da documentação e resultados da Fase 0. As atividades acima são iterativas. Estão diretamente relacionadas com aquelas da Fase 0 e podem levar a modificações da missão inicialmente proposta. Ao final da Fase A, é realizada a reunião de revisão denominada Revisão Preliminar de Requisitos (RPR) (PRR). Espera-se, como resultado da Fase A, a seleção de um conceito de missão e a definição da Especificação Funcional associada a ela.

29 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) ECSS M 30A Fases do Projeto (cont.) FASE B: Definição Preliminar (Projeto e Produto) Nesta fase são desenvolvidos os seguintes estudos e atividades: -a escolha de soluções técnicas para o conceito de sistema selecionado na Fase A, - desenvolvimento de uma definição precisa e coerente para cada nível (desempenho, custo e cronograma), e preparação de elementos de decisão para avanço para a próxima fase, através do refinamento do entendimento dos fatores de viabilidade técnica levantados na fase anterior, -realização da Revisão de Requerimentos de Sistema (RRS), - identificação das alternativas fazer ou comprar após a RRS, enquanto o cliente estiver elaborando a Árvore do Produto e escrevendo a especificação dos produtos, - confirmação da viabilidade da solução recomendada, bem como definição das condições de operação (técnica e econômica).

30 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) Fases do Projeto (cont.) FASE B: Definição Preliminar (Projeto e Produto) (cont.) ECSS M 30A Esta confirmação será apoiada por: - o levantamento de técnicas, tecnologias e meios de implementação (logística e manutenção), incluindo o trabalho de pré-desenvolvimento em áreas de tecnologias críticas ou de projeto de sistema quando fizer-se necessária a redução de riscos de desenvolvimento, - o levantamento dos custos de fabricação, produção e operação, - consultação entre as partes interessadas, incluindo a discussão de propostas e empreendimentos correlatos, - avaliação de confiabilidade e segurança, - levantamento de impactos ambientais,

31 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) ECSS M 30A Fases do Projeto (cont.) FASE B: Definição Preliminar (Projeto e Produto) (cont.) - garantia de coerência entre os requerimentos de alto nível e aqueles de equipamentos de baixo nível, através do estabelecimento da árvore de especificações, da estrutura da divisão de trabalho e das interfaces internas e externas, e através da garantia de harmonia entre os diversos planos de gerenciamento apresentados pelos atores participantes do programa, - início do levantamento da logística necessária ao cumprimento da missão, - elaboração do Arquivo de Justificativas de Projeto (AJP). A aquisição de itens de longo tempo de espera (tempo de aprovisionamento, lead time) poderá ser iniciada na Fase B, de modo a garantir o cumprimento de objetivos de cronograma.

32 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) ECSS M 30A Fases do Projeto (cont.) FASE B: Definição Preliminar (Projeto e Produto) (cont.) A documentação da Fase B conterá elementos suficientes para apoiar a tomada de decisões que permita a confirmação (aprovação) do projeto, incluindo, em particular, a expressão exaustiva de necessidades através de Especificações Técnicas (ET). Ao final da Fase B, é realizada a Revisão Preliminar de Projeto (RPP) (PRR), cujo resultado inclui uma Development Configuration Baseline definida pelas Especificações Técnicas (ET) e o Arquivo de Justificativas de Projeto (AJP). Estes documentos, por sua vez, permitem a definição preliminar de interfaces (versão preliminar dos Documentos de Controle de Interface). Documentos de implementação, incluindo o Plano de Desenvolvimento (provido pelos fornecedores) serão acordados neste ponto do projeto. A Fase de Definições Preliminares deverá resultar na seleção, justificativa e confirmação da solução escolhida para o início da Fase de Desenvolvimento.

33 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) ECSS M 30A Fases do Projeto (cont.) FASE C: Definição Detalhada (Produto) (Fase de Projeto Detalhado) Nesta fase serão desenvolvidos os seguintes estudos e atividades: - estudo detalhado da solução de projeto escolhida na fase anterior, bem como a produção de elementos demonstrativos desta solução, que levem a uma definição detalhada do sistema e de seus componentes, - decisão final sobre as alternativas fazer ou comprar para os produtos, caso aplicável, - confirmação dos arranjos de fabricação, testes e qualificação, e inicialização dos processos ( methods and means ) de produção e verificação, - inicialização da avaliação de tecnologias e qualificações (ou continuação, caso estas iniciativas tenham sido colocadas em prática na fase anterior), bem como início dos processos de aquisição,

34 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) Fases do Projeto (cont.) FASE C: Definição Detalhada (Produto) (Fase de Projeto Detalhado) (cont.) ECSS M 30A - elevação (Atualização) do Arquivo de Produção Mestre (Production Master File) a um nível de definição que permita a produção dos primeiros modelos do sistema (<modelo de qualificação>, na fase seguinte ), - estabelecimento de interfaces no âmbito da Configuração de Referência (Development Configuration Baseline) e colocação dos correspondentes documentos de configuração de interface sob controle de configuração, e - preparação das atividades da Fase E. Esta fase apresenta como resultado principal um Arquivo de Produção Mestre (Production Master File) em nível de definição e detalhamento suficientes para a fabricação do Modelo de Qualificação do produto. Esta fase se encerra com a realização de uma reunião de revisão intitulada Revisão de Projeto Detalhado (RPD).

35 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) ECSS M 30A Fases do Projeto (cont.) FASE D: Teste de Qualificação da Produção (Fabricação) A Fase D se caracteriza pela finalização do desenvolvimento de sistema. O Arquivo Mestre de Fabricação (Production Master File) e a documentação de operação são finalizados na Fase D. A Fase D compreende os seguintes estudos e atividades: - qualificação dos produtos, componentes e do próprio sistema, através da realização do processo de qualificação em solo, - produção do material, software e componentes necessários à obtenção destes resultados experimentais (modelos de qualificação e meios associados),

36 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) ECSS M 30A Fases do Projeto (cont.) FASE D: Teste de Qualificação da Produção (Fabricação) (cont.) Confirmação e qualificação de métodos, procedimentos, e dos meios de produção e verificação, permitindo as tarefas de fabricação, montagem, integração e verificação, e a realização de Reuniões de Revisão de Qualificação (Qualification Reviews). Os teste de qualificação em solo provêm um meio de verificação da conformidade técnica dos componentes com os requerimentos (qualificação de projeto), bem como de sua aptidão para uso operacional (qualificação operacional), com identificação das margens técnica e operacional. Esta fase, finalizada na Revisão de Aceitação (RA), entrega o produto para a fase de utilização e produção seriada, caso aplicável. O processo de aceitação inclui verificações e testes, durante os quais o cliente reconhece a conformidade do produto com a versão corrente da Configuração de Referência (Configuration Baseline) do produto contratado.

37 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) ECSS M 30A Fases do Projeto (cont.) FASE D: Teste de Qualificação da Produção (Fabricação) (cont.) Ao final deste processo, o cliente deverá decidir sobre a aceitação ou não do produto. As Fases C e D são geralmente inseparáveis, devido à natureza integrada de suas atividades.

38 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) ECSS M 30A Fases do Projeto (cont.) FASE E: Utilização Esta fase compreende a campanha de lançamento, o lançamento e, se requerida, a aceitação em vôo de equipamentos. Incluem-se, também, a operação e a manutenção do sistema, assim como a aquisição de feedback. Esta fase é, geralmente, dividida em duas sub-fases: - a sub-fase E1, que compreende testes em órbita e comissionamento para operação do sistema, ao final da qual a primeira Revisão de Teste em Órbita é realizada; compreende, genericamente, atividades do lançamento, qualificação em vôo e testes de aceitação do sistema, os quais permitem: - a avaliação de níveis de desempenho, - a avaliação de níveis de qualidade atingidos para o serviço, bem como a - a qualificação e a aceitação do sistema em órbita;

39 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) ECSS M 30A Fases do Projeto (cont.) FASE E: Utilização (cont.) -a sub-fase E2, que compreende a utilização propriamente dita do sistema, em que são avaliados todos os eventos operacionais e são implementadas solicitações de melhorias. Os principais parâmetros relativos ao estado do sistema em operação são apresentados periodicamente em revisões de operação, as quais contribuem para melhorias na operação, enquanto geram feedback para projetos futuros; nesta sub-fase são, também, avaliadas as eventuais necessidades de redesenho de determinados produtos (tais como o equipamento ou o software de apoio à operação).

40 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) ECSS M 30A Fases do Projeto (cont.) FASE F: Descarte A fase da eliminação cobre todos os eventos desde o final-de-vida até o descarte final do produto. Esta fase é detalhada, geralmente, durante a fase de utilização do sistema. É específica ao produto em questão e iniciada pelo cliente. A retirada do sistema de serviço poderá ser avaliada em uma revisão de final-de-vida. O inventário completo do projeto é revisto com respeito a futuras missões. O descarte do sistema poderá dar início a uma avaliação de impacto ambiental.

41 9.2 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) Planejamento

42 10.0 Documentação INPE 10.1 Ciclo de Vida do Projeto (Pág. Eletrônica ETE) INPE

43 10.0 Documentação INPE 10.1 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) INPE

44 10.0 Documentação INPE 10.1 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) INPE industria/faseb.dhtml

45 10.0 Documentação INPE 10.1 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) INPE industria/fasec.dhtml

46 10.0 Documentação INPE 10.1 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) INPE industria/detalhado.dhtml

47 10.0 Documentação INPE 10.1 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) INPE industria/qualificacao.dhtml

48 10.0 Documentação INPE 10.1 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) INPE industria/mod_voo.dhtml

49 10.0 Documentação INPE 10.1 Ciclo de Vida do Projeto (cont.) INPE industria/lancamento.dhtml

50 Plano de Desenvolvimento Fase de Especificações Fase de Projeto Preliminar Fase de Projeto Detalhado Fase de Qualificação de Projeto FASES E REUNIÕES FORMAIS Modelos de Desenvolvimento RE: Revisão de Especificações RPP: Revisão de Projeto Preliminar RPD: Revisão de Projeto Detalhado RQ: Revisão de Qualificação Atividades de Implementação Modelo de Engenharia Modelo de Qualificação SRR RE PDR RPP CDR RPD RQ

51 Fase de Projeto Preliminar Especificações do Subsistema Concepção geral da parte elétrica Análise Térmica Análise Radiação Modos de Falha Outros Estudos Modelos de Desenvolvimento Projeto Elétrico Preliminar Concepção geral da parte mecânica Análise Térmica Análise Mecânica Montagem Projeto Mecânico Preliminar Outros Estudos Modelos de Desenvolvimento RPP Seleção Preliminar de Partes e Materiais Definição de Procedimentos para Fabricação, Montagem, Ajustes e Integração, incluindo processos Projeto do Ferramental de Fabricação Projeto e Definição dos Equipamentos de Apoio e Testes de Suporte Elétrico e Mecâncio Definição dos Procedimentos de Verificação e Testes

52 Fase de Projeto Detalhado Projeto Elétrico Preliminar Projeto Mecânico Preliminar Seleção Preliminar de Partes e Materiais Procedimentos para Fabricação, Montagem, Ajustes e Integração, incluindo processos versão preliminar Projeto do Ferramental de Fabricação Definição dos Procedimentos de Verificação e Testes Projeto e Definição dos Equipamentos de Apoio e Testes Modelo de Engenharia Projeto Elétrico consolidado Projeto Mecânico consolidado Plano de Fabricação para o Modelo de Qualificação (MQ) Lista de Partes e Materiais - MQ Procedimentos de Verificação e Testes MQ Procedimentos para Fabricação, Montagem, Ajustes e Integração, incluindo processos - MQ Ferramental de Fabricação - MQ Equipamentos de Apoio e Testes - MQ RPD

53 Fase de Qualificação de Projeto Projeto Elétrico Projeto Mecânico Plano de Fabricação Plano de Fabricação de Modelos de Vôo (MV) Lista de Partes e Materiais Processos para Fabricação, Montagem, Ajustes e Integração qualificados Ferramental de Fabricação Modelo de Qualificação Ferramental de Fabricação - MV Equipamentos de Apoio e Testes - MV RQ Equipamentos de Apoio e Testes Procedimentos de Verificação e Testes qualificados Procedimentos de Verificação e Testes - MV

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais 25.07.2011 PARTE 1 PMBOK 1. Grupo de Processos de Inicialização 2. Grupos de processos de planejamento 2 Grupo de

Leia mais

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais 18.07.2011 PMBOK 1. Áreas de conhecimento x grupos de processos 2. Grupos de processos de planejamento 2 FONTE: Um

Leia mais

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F. Perondi 11.07.2011 PMBOK 1. Grupo de processos de inicialização 2. Grupo de processos de planejamento 3. Grupo

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE)

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) Concurso Público - NÍVEL SUPERIOR CARGO: Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico Classe: Tecnologista Pleno 1 Padrão I CADERNO DE PROVAS

Leia mais

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais 23.06.2008 L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia

Leia mais

Instituto Federal Sul-rio-grandense. Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão 1.0

Instituto Federal Sul-rio-grandense. Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão 1.0 Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas Curso de Engenharia Elétrica Planejamento e Gerenciamento de Projetos Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão

Leia mais

Ciclo de vida do projeto x do

Ciclo de vida do projeto x do Gestão de Projeto Material Preparado pelo Prof. William Chaves de Souza Carvalho Ciclo de vida do projeto x do produto Ciclo de vida do produto Plano de Negócio Projeto Operações Retirada Ciclo de vida

Leia mais

ISO/IEC Processo de ciclo de vida

ISO/IEC Processo de ciclo de vida ISO/IEC 12207 Processo de ciclo de vida O que é...? ISO/IEC 12207 (introdução) - O que é ISO/IEC 12207? - Qual a finalidade da ISO/IEC 12207? Diferença entre ISO/IEC 12207 e CMMI 2 Emendas ISO/IEC 12207

Leia mais

ENVOLVIMENTO DA GARANTIA DO PRODUTO NO CICLO DE VIDA DO PROJETO DE SATÉLITES

ENVOLVIMENTO DA GARANTIA DO PRODUTO NO CICLO DE VIDA DO PROJETO DE SATÉLITES CSE-403-4 Tópicos Especiais em Garantia de Missão e de Produto Espaciais Título: ENVOLVIMENTO DA GARANTIA DO PRODUTO NO CICLO DE VIDA DO PROJETO DE SATÉLITES Autores: OTÁVIO LUIZ BOGOSSIAN SERGIO NORIO

Leia mais

O ciclo de vida do projeto

O ciclo de vida do projeto 1 O ciclo de vida do projeto A organização ou os gerentes de projetos podem dividir projetos em fases para oferecer melhor controle gerencial com ligações adequadas com as operações em andamento da organização

Leia mais

GESTÃO DA CONFIGURAÇÃO E O CICLO DE VIDA DE UM PROJETO NA ÁREA ESPACIAL

GESTÃO DA CONFIGURAÇÃO E O CICLO DE VIDA DE UM PROJETO NA ÁREA ESPACIAL GESTÃO DA CONFIGURAÇÃO E O CICLO DE VIDA DE UM PROJETO NA ÁREA ESPACIAL Inaldo Soares de Albuquerque National Institute for Space Research S J Campos SP, Brasil inaldo@dss.inpe.br Leonel Fernando Perondi

Leia mais

Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento. Ciclo de Vida - Modelo Cascata

Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento. Ciclo de Vida - Modelo Cascata Processo de Desenvolvimento Também chamado de ciclo de vida do software Reflete os passos necessários para se construir um produto de software Existem vários modelos de ciclo de vida Cascata (1956) Iterativo

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Métodos e Processos na Área Espacial

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial 03.08.2009 SUMÁRIO 1. Processos de Gerenciamento de Projetos. 2. Inicialização

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Product Integration. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais - ETE.

Product Integration. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais - ETE. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais - ETE Título: Product Integration Autores: Gustavo Pereira Coelho Lucas Alves Salles 12/09/2018 CSE-300-4

Leia mais

Gestão de Projetos 26/05/2013

Gestão de Projetos 26/05/2013 Grupo de Processos de Planejamento Unidade 06 www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 1 2 Grupos de Processos de Planejamento A equipe de gerenciamento utiliza o Grupo de Processos de

Leia mais

Projetos de Automação Industrial. Prof. Herbert Oliveira Guimarães

Projetos de Automação Industrial. Prof. Herbert Oliveira Guimarães Projetos de Automação Industrial 2016-2 1 Aula 05 Gestão de projetos Parte 04 2 Gerenciamento de Projetos de Automação Industrial Estrutura de projeto Modalidades de contratação 3 4 Planejamento Estratégico

Leia mais

Normas ISO:

Normas ISO: Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Normas ISO: 12207 15504 Prof. Luthiano Venecian 1 ISO 12207 Conceito Processos Fundamentais

Leia mais

Gerenciamento de integração de projeto

Gerenciamento de integração de projeto Gerenciamento de integração de Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos Interação dos processos de gerenciamento de s Interação dos processos de gerenciamento de s Mapeamento grupos de

Leia mais

Agenda. Componentes genéricos de uma fábrica de. Implantar ou melhorar uma fábrica, é um. Outras novidades que merecem atenção

Agenda. Componentes genéricos de uma fábrica de. Implantar ou melhorar uma fábrica, é um. Outras novidades que merecem atenção AFINAL O QUE É UMA FÁBRICA DE SOFTWARE Aguinaldo Aragon Fernandes Agenda O conceito da fábrica de software A fábrica de software é um negócio Escopos de fábricas de software Requisitos para uma fábrica

Leia mais

PMBOK Processo Planejamento

PMBOK Processo Planejamento PMBOK Processo Planejamento Profª Andrea Padovan Jubileu PMBOK Iniciação Planeja mento Controle Execução Fechamento Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK Guia PMBOK - O guia PMBOK nada mais é que um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da

Leia mais

Interface Management

Interface Management INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais - ETE Título: Interface Management Autores: Amauri Silva Costa Tania Arantes Faria CSE-300-4 Métodos

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Gerenciamento de Integração Agenda Gerenciamento da Integração

Leia mais

Gerenciamento do Tempo de Projetos. Parte 05. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento do Tempo de Projetos. Parte 05. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento do Tempo de Projetos Parte 05 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

! Introdução. " Motivação para Processos de Software. ! Processo Unificado (USDP) " Definições " RUP x USDP " Características do Processo Unificado

! Introdução.  Motivação para Processos de Software. ! Processo Unificado (USDP)  Definições  RUP x USDP  Características do Processo Unificado Agenda Rodrigo Reis Cleidson de Souza! Introdução " Motivação para Processos de Software! (USDP) " Definições " RUP x USDP " Características do! Descrição detalhada do! Processos Derivados! Templates simplificados!

Leia mais

CICLO DE VIDA DE PROJETOS NA ÁREA ESPACIAL

CICLO DE VIDA DE PROJETOS NA ÁREA ESPACIAL INPE-16663-PUD/217 CICLO DE VIDA DE PROJETOS NA ÁREA ESPACIAL Irineu dos Santos Yassuda Exame de Qualificação Gerenciamento e Engenharia de Sistemas Espaciais Registro do documento original:

Leia mais

Visão geral do PMBOK. Objetivo do PMBOK

Visão geral do PMBOK. Objetivo do PMBOK Visão geral do PMBOK PMI - Project Management Institute William Lopes de Oliveira Objetivo do PMBOK Identificar e descrever o conhecimento e as práticas aplicáveis na maioria das vezes na maioria dos projetos

Leia mais

Escolhendo um Modelo de Ciclo de Vida

Escolhendo um Modelo de Ciclo de Vida Escolhendo um Modelo de Ciclo de Vida Ciclos de Vida 1 Ciclo de Vida de um Produto Qualquer desenvolvimento de produto inicia com uma idéia e termina com o produto pretendido. O ciclo de vida de um produto

Leia mais

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco.

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto 1 Introdução Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. 2 Introdução 3 Introdução 4 Introdução 5 Introdução O projeto se inicia com a definição de quais objetivos

Leia mais

ISO/IEC Roteiro IEC ISO. Histórico ISO/IEC ISO

ISO/IEC Roteiro IEC ISO. Histórico ISO/IEC ISO Roteiro Processos do Ciclo de Vida de Software Diego Martins dmvb@cin.ufpe.br Histórico Objetivos Organização Processos Fundamentais Processos Organizacionais de Processo IEC ISO International Electrotechnical

Leia mais

Processos de software

Processos de software Processos de software 1 Processos de software Conjunto coerente de atividades para especificação, projeto, implementação e teste de sistemas de software. 2 Objetivos Introduzir modelos de processos de

Leia mais

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Introdução à Gestão de Projetos; Gestão de Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Pessoas; Gestão de Comunicação; Gestão

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS O que é um projeto? PROJETO é o oposto de ROTINA Projeto é um empreendimento temporário conduzido para criar um produto ou serviço único. Projeto é um processo único, consistente

Leia mais

Planejamento dos Custos

Planejamento dos Custos UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Planejamento dos Custos Régis Kovacs Scalice DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Limites do 1

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Prof. Fabiano Papaiz IFRN

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Prof. Fabiano Papaiz IFRN PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Prof. Fabiano Papaiz IFRN Um Processo de Desenvolvimento de Software, ou simplesmente Processo de Software, é um conjunto de atividades realizadas por pessoas cujo

Leia mais

VISÃO GERAL DAS MACROFASES DESENVOLVIMENTO PÓS DESENVOLVIMENTO

VISÃO GERAL DAS MACROFASES DESENVOLVIMENTO PÓS DESENVOLVIMENTO VISÃO GERAL DAS MACROFASES PÓS PROF. ANTONIO CARLOS DA SILVA MACRO FASE Uma fase termina com entrega de resultados. Normalmente a definição de uma fase está relacionada com o conceito de gate. Final de

Leia mais

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Centro Regional do Nordeste - CRN

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Centro Regional do Nordeste - CRN Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Centro Regional do Nordeste - CRN (Cooperação Européia para Normalização Espacial) por Janete Maria Barreto Pinto 1. INTRODUÇÃO A ECSS trata-se de uma iniciativa

Leia mais

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Módulo 3 4. Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Sistemas de gestão da qualidade Requisitos 4 Contexto da organização 4.1 Entendendo a organização

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 05 Tema: Gerenciamento

Leia mais

APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR

APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR Fonte: http://www.softex.br/mpsbr/_home/default.asp Apostilas disponíveis no site 1 NORMAS: NBR ISO NBR ISO/IEC CMM SPICE Continuação... 2 NORMAS VISÃO GERAL NBR

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento da Integração do Projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar,

Leia mais

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders).

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders). Gestão de Projetos Tomar decisões e realizar ações de planejamento, execução e controle do ciclo de vida do projeto. Combinação de pessoas, técnicas e sistemas necessários à administração dos recursos

Leia mais

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 PROCEDIMENTO PR 6.01 Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 CÓPIA CONTROLADA 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 29/07/2014 01 03/12/2015 02 Adequações

Leia mais

Modelo de documentação Universidade de Brasília

Modelo de documentação Universidade de Brasília 1 OBJETIVO Assegurar o bom andamento de um projeto e desenvolvimento, conforme diretrizes regais de qualidade. 2 DEFINIÇÕES 2.1 WBS Work Breakdown Structure. Com base na técnica de decomposição que se

Leia mais

CICLO DE VIDA DE SOFTWARE

CICLO DE VIDA DE SOFTWARE WESLLEYMOURA@GMAIL.COM CICLO DE VIDA DE SOFTWARE ANÁLISE DE SISTEMAS Introdução ao ciclo de vida de software Qualificar um produto é muito bom para que tenhamos certeza de que há seriedade e preocupação

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-208-4 Introdução à Gestão de Projetos L.F. Perondi 09.08.2010 SUMÁRIO Planejamento - Gerenciamento do Tempo -

Leia mais

TAP Termo de Abertura do Projeto

TAP Termo de Abertura do Projeto GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS TAP Termo de Abertura do Projeto Prof. Luciel H. de Oliveira ELABORAÇÃO DO POS PROJECT OVERVIEW STATEMENT OU PROJECT CHARTER Termo de Abertura do Projeto (TAP) Prof. Luciel

Leia mais

Processos de Validação e Verificação do MPS-Br

Processos de Validação e Verificação do MPS-Br Processos de Validação e Verificação do MPS-Br O Processo Validação "O propósito do processo Validação é confirmar que um produto ou componente do produto atenderá a seu uso pretendido quando colocado

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Ciclo de vida de um projeto O ciclo de vida do projeto muitas vezes também é chamado de metodologia. Em linhas gerais, são as orientações do que

Leia mais

Artigo Engenharia de Software 12 - Introdução ao Project Management Body of Knowledge (PMBoK) Artigo da Revista Engenharia de Software edição 12.

Artigo Engenharia de Software 12 - Introdução ao Project Management Body of Knowledge (PMBoK) Artigo da Revista Engenharia de Software edição 12. 1 de 22 03/04/2012 21:52 www.devmedia.com.br [versão para impressão] Artigo Engenharia de Software 12 - Introdução ao Project Management Body of Knowledge (PMBoK) Artigo da Revista Engenharia de Software

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 03 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Processos de Software Professor: Charles Leite O processo de software Um conjunto estruturado de atividades, procedimentos, artefatos e ferramentas necessários para o desenvolvimento

Leia mais

Processos de Gerenciamento de Projetos. Parte 02. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Processos de Gerenciamento de Projetos. Parte 02. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Processos de Gerenciamento de Projetos Parte 02 CSE-301 / 2009 / Parte 02 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração:

Leia mais

Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos

Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos Vamos aprender um pouco mais sobre os grupos de processos dentro do Gerenciamento de Projetos. Basicamente são 5 grupos de processos, que são os estados

Leia mais

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sumário PREFÁCIO...3 MODELO DA DOCUMENTAÇÃO...3 1. INTRODUÇÃO AO DOCUMENTO...3 1.1. Tema...3 2. DESCRIÇÃO

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA O que é um Projeto? Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F. Perondi 05.07.2010 PMBOK SUMÁRIO 1. Fases e o ciclo de vida do projeto. 2. Características das fases do projeto.

Leia mais

Projeto e Planejamento da Indústria Química

Projeto e Planejamento da Indústria Química Indústria Química Prof. Marcus V. Americano da Costa F o Departamento de Engenharia Química Universidade Federal da Bahia Salvador-BA, 16 de maio de 2017. Sumário Sumário Projeto Um projeto é definido

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE. Rosana Braga ICMC/USP

GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE. Rosana Braga ICMC/USP GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE Rosana Braga ICMC/USP Processo de Software DEFINIÇÃO CONSTRUÇÃO PRODUTO DE SOFTWARE MANUTENÇÃO Análise Planejamento Eng. Requisitos Projeto Codificação Teste Entendimento

Leia mais

AULA 11 GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES

AULA 11 GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES AULA 11 GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES Gerenciamento de Aquisições O objetivo do gerenciamento das aquisições é obter os materiais, os equipamentos e os serviços externos ao projeto de acordo com os parâmetros

Leia mais

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Manutenção de Software Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Processos de Ciclo de Vida de Software Processos Fundamentais Aquisição Processos de Apoio Documentação

Leia mais

Especialidade em Ativos

Especialidade em Ativos Especialidade em Ativos Calibração Conformidade Metrológica Metrologia é a Ciência da Medida Uma reputação de qualidade é um dos bens de mais alto valor de uma empresa. A grande importância de uma alta

Leia mais

Ainda que muitos modelos sejam semelhantes entre os modelos de ciclo de vida, existem alguns aspectos que os diferenciam:

Ainda que muitos modelos sejam semelhantes entre os modelos de ciclo de vida, existem alguns aspectos que os diferenciam: Prof. Edson dos Santos Cordeiro 1 Tópico: Objetivo: Introdução a Ciclo de Vida do Software Conhecer os principais conceitos relacionados a ciclo de vida do software. Bibliog. Base: McCONNEL, Steve. Rapid

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-208-4 Introdução à Gestão de Projetos 25.07.2011 PARTE 2 SUMÁRIO Planejamento - Gerenciamento do Tempo Grupo de

Leia mais

Princípios da Engenharia de Software aula 03

Princípios da Engenharia de Software aula 03 Princípios da Engenharia de Software aula 03 Prof.: José Honorato Ferreira Nunes Material cedido por: Prof.: Franklin M. Correia Na aula anterior... Modelos de processos de software: Evolucionário Tipos

Leia mais

Gerenciamento do Escopo. Igor Muzetti Pereira

Gerenciamento do Escopo. Igor Muzetti Pereira Gerenciamento do Escopo Igor Muzetti Pereira igormuzetti@decsi.ufop.br Introdução Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário,

Leia mais

Introdução à Gerência de Projetos

Introdução à Gerência de Projetos Gerência de Projetos Introdução à Gerência de Projetos Última atualização em abril de 2008 O que é um projeto? Organizações executam trabalho O trabalho envolve operações (programas) e/ou projetos Características

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade LV -001 0 Página 1 de 20 RESUMO DA AUDITORIA Data da auditoria: / / Auditor(es): Pessoas contatadas: Pontos positivos detectados: Pontos que precisam de melhoria: Não Conformidades Encontradas: Assinatura

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Métodos e Processos na Área Espacial

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial L.F. Perondi 10.08.2009 SUMÁRIO 1. Processos de Gerenciamento de Projetos.

Leia mais

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software Professor Ariel da Silva Dias Modelos de Processo de Software Conjunto de atividades que leva à produção de um produto de Software [Sommerville,2011]; Podemos contar com ferramentas de apoio com o objetivo

Leia mais

Processos de Software

Processos de Software DCC / ICEx / UFMG Processos de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Processos Procedimentos e métodos definindo relação entre tarefas PROCESSO Pessoas com habilidades, treinadas

Leia mais

FTC ENGENHARIA CIVIL. Lista de Exercícios e Estudo GESTÃO DE PROJETOS 2018/2 PROF: CLÁUDIO DOMES DO NASCIMENTO

FTC ENGENHARIA CIVIL. Lista de Exercícios e Estudo GESTÃO DE PROJETOS 2018/2 PROF: CLÁUDIO DOMES DO NASCIMENTO FTC ENGENHARIA CIVIL Lista de Exercícios e Estudo GESTÃO DE PROJETOS 2018/2 PROF: CLÁUDIO DOMES DO NASCIMENTO 01. (ESAF / MIN. TURISMO 2014). Gestão de Projetos: Analise as afirmativas a seguir e selecione

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com Informações Bibliografia VALERIANO, D. L. Gerência em projetos. São Paulo: Makron Books, 1998 Ementa 1. Gerencia de projetos 1.1 Histórico

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA ENGENHARIA DE SOFTWARE Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Introdução 2 Antes de qualquer

Leia mais

Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave

Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave Primeiro Módulo: Parte 3 Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave AN V 3.0 [60] Rildo F Santos (@rildosan) rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com

Leia mais

Desenvolvido pelo Software Engineering Institute-SEI em 1992 Possui representação por estágios (5 níveis)e contínua (6 níveis)

Desenvolvido pelo Software Engineering Institute-SEI em 1992 Possui representação por estágios (5 níveis)e contínua (6 níveis) CMMI / MPS.BR Modelos de Maturidade de Qualidade de Software Aplicações criteriosas de conceitos de gerenciamento de processos e de melhoria da qualidade ao desenvolvimento e manutenção de software CMMI

Leia mais

Gerência do Escopo. Gestão de Projetos

Gerência do Escopo. Gestão de Projetos Gerência do Escopo Gestão de Projetos Estrutura da Gerência de Projetos PMBOK Estrutura Básica Estrutura da Gerência Integração (Coordenação) Custo (Orçamento) Comunicação (Informações) Escopo (Requisitos)

Leia mais

RUP RATIONAL UNIFIED PROCESS CONCEITOS CHAVES. Prof. Fabiano Papaiz IFRN

RUP RATIONAL UNIFIED PROCESS CONCEITOS CHAVES. Prof. Fabiano Papaiz IFRN RUP RATIONAL UNIFIED PROCESS CONCEITOS CHAVES Prof. Fabiano Papaiz IFRN Conceitos Chaves do RUP Fases Iterações Disciplinas (ou Workflow / Fluxo de Trabalho) Papéis Atividades / Tarefas Artefatos / Produtos

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-208-4 Introdução à Gestão de Projetos L.F. Perondi 08.08.2011 SUMÁRIO Planejamento - Gerenciamento do Tempo -

Leia mais

Processos de Software

Processos de Software Processos de Software Um processo de software é um conjunto de atividades que leva à produção de um produto de software Um modelo de processo de software é uma representação abstrata de um processo de

Leia mais

Guia PMBOK Gerenciamento de Riscos. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares

Guia PMBOK Gerenciamento de Riscos. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Guia PMBOK Gerenciamento de Riscos Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Risco em projeto é...... um evento ou condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito

Leia mais

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de

Leia mais

Gerência de Escopo do Projeto

Gerência de Escopo do Projeto Jan / 2003 Processo usado para identificar todo o trabalho requerido para concluirmos o projeto com sucesso Capítulo 5 - PMBOK PMI - Project Management Institute Iniciação Planejamento de Escopo Definição

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F. Perondi 04.07.2011 PMBOK 1. Processos de Gerenciamento de Projetos. 2. Inicialização do Projeto. 3. Planejamento.

Leia mais

As Fases de um Projeto

As Fases de um Projeto Mesa Redonda Fatores Críticos de Engenharia e Projeto na Indústria Siderúrgica 1 Fases de um Projeto 2 Fases de um Projeto 3 Identificação do negócio Fase Conceitual Determinação dos investidores Pré-dimensionamento

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais Planejamento e Gestão da Qualidade L.F. Perondi 24.10.2011 Qualidade em projetos da área espacial Ciclo de vida de

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE

QUALIDADE DE SOFTWARE QUALIDADE DE SOFTWARE SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais Profa. Rosana Braga (material profas Rosely Sanches e Ellen F. Barbosa) Agenda Visão Geral de Qualidade Qualidade Aplicada ao Software

Leia mais

Bibliografia. Quais são os problemas? capacidade de construção. acompanha a demanda por novos programas. ameaçada por projetos ruins.

Bibliografia. Quais são os problemas? capacidade de construção. acompanha a demanda por novos programas. ameaçada por projetos ruins. Bibliografia Quais são os problemas? 4 A sofisticação do software ultrapassou nossa capacidade de construção. 4 Nossa capacidade de construir programas não acompanha a demanda por novos programas. 4 Nossa

Leia mais

PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS

PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS SETOR DE TECNOLOGIA 2 Integração à Processos necessários para assegurar que os diversos elementos do projetos sejam GESTÃO DA INTEGRAÇÃO DE PROJETOS adequadamente coordenados! Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti

Leia mais