Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam, em conferência, na Secção de Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam, em conferência, na Secção de Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo:"

Transcrição

1 Acórdãos STA Processo: 0843/12 Data do Acordão: Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: DULCE NETO Sumário: * Nº Convencional: JSTA000P14799 Nº do Documento: SA Data de Entrada: Recorrente: FAZENDA PÚBLICA Recorrido 1: A..., LDA Votação: UNANIMIDADE Aditamento: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Texto Integral Texto Integral: Acordam, em conferência, na Secção de Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: A FAZENDA PÚBLICA recorreu para o Supremo Tribunal Administrativo da sentença proferida pelo TAF de Aveiro, a fls. 237 a 249 dos autos, que julgou procedente a reclamação judicial que a sociedade A, LDA, interpôs, ao abrigo do disposto no artigo 276.º do CPPT, do acto praticado pelo Órgão de Execução Fiscal em 15 de Dezembro de 2011, de marcação da venda do estabelecimento comercial penhorado no processo de execução fiscal n.º que no Serviço de Finanças de Santa Maria da Feira-1 pende contra essa sociedade. Rematou as alegações de recurso com as seguintes conclusões: 1. A douta sentença recorrida julgou procedente a reclamação deduzida ao abrigo do art. 276º do CPPT, anulando toda a execução a partir da penhora (exclusive) e, sequencialmente, o acto de marcação da venda, por considerar que, não obstante a executada ter sido pessoalmente citada em , não foi prestada a informação constante na parte final do n.º 2 do art. 193.º do CPPT (de que se a executada não efectuar o pagamento ou não deduzir oposição no prazo de 30 dias, será designado dia para a venda) ; 2. Tal omissão, que consubstancia uma nulidade de citação, impunha, assim, no entender do Ilustre Julgador que se fizesse a notificação do acto da penhora, de forma a permitir a organização da respectiva defesa, sendo que a referida falta não se degradou em formalidade não essencial na medida em que o desconhecimento exacto e tempestivo do conteúdo do acto notificando parece ter prejudicado a defesa do contribuinte. 3. A arguição de nulidades de citação (citação efectuada, mas deficiente) ou da sua falta (citação omitida ou que deva considera-se como não efectuada) cabe no conceito de incidente, para efeitos do art. 151.º do CPPT, pelo que pode ser arguida perante o tribunal tributário.

2 4. Mas à luz da doutrina vertida no Acórdão do Pleno da Secção de Contencioso Tributário do Supremo Tribunal datado de 24 de Fevereiro de 2010 (rec. n.º 923/08), e à qual aderimos, «(...) o suprimento da nulidade da falta de citação em processo de execução fiscal não constitui um incidente processual de que compita ao Tribunal Tributário 1. Instância imediatamente conhecer, ao abrigo do n.º 1 do artigo 151. do Código de Procedimento e de Processo Tributário». 5. Ou seja, na esteira de jurisprudência consistente do STA, as alegadas nulidades por falta de citação devem ser arguidas primariamente perante o órgão da execução fiscal, e só depois, a decisão que por ele venha a ser tomada poderá ser objecto de reclamação judicial para o tribunal tributário, nos termos dos artigos 276. e seguintes do CPPT. 6. Refere, por sua vez, o douto aresto do STA de , proferido no âmbito do processo n.º 969/10, que do entendimento acolhido pelo Acórdão do Pleno da Secção de Contencioso Tributário do Supremo Tribunal datado de 24 de Fevereiro de 2010 (rec. n. 923/08), «(...) resulta inequivocamente não haver que distinguir entre nulidades por falta de citação decorrentes da sua omissão absoluta, de vícios de forma da citação efectuada ou do seu efectivo não conhecimento, pois que para o conhecimento de todas elas é primariamente competente o órgão da execução fiscal, e não o Tribunal, podendo este intervir, contudo, em caso de indeferimento da arguição de nulidade pelo órgão da execução fiscal. 7. Decorre da factualidade dada como assente na douta peça decisória que a Reclamante nunca arguiu qualquer nulidade junto do órgão de execução fiscal, isto é, nunca se insurgiu perante o competente órgão de execução fiscal contra a omissão de actos ou formalidades relacionados com a citação, penhora e marcação da venda que, em seu entender, deveriam ter sido praticados e que o não foram. 8. Tratando-se de nulidade por omissão da prática de um acto que deveria ser praticado, deverá entender-se que não se está ainda perante uma questão controvertida, pelo que sua prática deverá ser requerida ao órgão da execução fiscal, só havendo possibilidade de solicitar a intervenção do tribunal, através de uma reclamação a deduzir nos termos do art.º 276.º do CPPT, se for indeferido o respectivo requerimento. 9. Uma vez que o tribunal só tem competência para apreciar a falta ou nulidade de citação no processo de reclamação da decisão tomada pelo órgão de execução fiscal sobre essa questão incidental, estava vedado ao Tribunal a quo conhecer em primeira-mão dessa mesma nulidade. 10. O Ilustre Julgador ao pronunciar-se, imediatamente, sobre matéria

3 que deveria ter sido primária e obrigatoriamente apreciada pelo competente órgão de execução fiscal violou os dispositivos legais contidos nos artigos 10.º, n.º 1, alínea f), 151.º, 276.º, 278.º do CPPT, 97.º, n.º 2, e 103.º da LGT, e 49.º, n.º 1, alínea a), subalínea iii), e alínea d), do ETAF. Não foram apresentadas contra-alegações. O Exmo. Procurador-Geral-Adjunto junto do STA emitiu douto parecer no sentido de que devia ser negado provimento ao recurso. Ao abrigo do comando ínsito no artigo 705.º do Código de Processo Civil (CPC), aplicável ao processo judicial tributário por força do disposto no artigo 2.º, alínea e), do Código de Procedimento e de Processo Tributário (CPPT), que permite o julgamento de questões simples por decisão sumária do relator, a Relatora proferiu, em 29 de Agosto de 2012, decisão sumária a negar provimento ao recurso. Notificada dessa decisão, veio a FAZENDA PÚBLICA reclamar para a conferência ao abrigo do disposto no art.º 700.º nº 3 do CPC, nos seguintes termos: «Tendo a recorrente, Fazenda Pública, sido notificada do douto despacho, a fls..., vem requerer que sobre a matéria do mesmo seja emitido Acórdão, nos termos do n 3 do artº 700º do CPC, porquanto: I) No douto despacho advoga-se que não vem questionado que o acto reclamado é constituído pelo despacho que ordena a venda do bem e que tal acto não é possível de impugnação contenciosa pela via processual prevista no artigo 276 do CPPT, da competência do Tribunal Tributário de 1ª Instância, com vista a anulação por vícios que inquinem a sua validade - por se tratar de acto susceptível de afectar direitos ou interesses legalmente protegidos do executado - e visto que o recorrente não procurou demonstrar o desacerto do julgador com indicação do vício ou erro eventualmente determinante da alteração ou anulação da decisão recorrida, pelo que, considerouse que não podia deixar de improceder o recurso jurisdicional. II) Considera-se, por outro lado e ao contrário, na esteira de jurisprudência consistente do STA, que as alegadas nulidades por falta de citação devem ser arguidas primeiramente perante o órgão da execução fiscal, e só depois, a decisão que por ele venha a ser tomada poderá ser objecto de reclamação judicial para o tribunal tributário, nos termos dos artigos 276 e segs do CPPT. III) Donde, consideramos que sempre o julgador se deve pronunciar no sentido de se determinar se existia, ou não, matéria que deveria ter sido primária e obrigatoriamente apreciada pelo competente órgão de execução fiscal, tudo como foi invocado nas alegações de recurso, conclusões 5ª à 10ª. Termos em que, e com o douto suprimento de V. Exas., se requer a emissão de Acórdão sobre a matéria.».

4 Notificada a parte contrária, nada disse. Colhidos os vistos legais, cumpre submeter o caso à conferência com vista a substituir o julgamento singular do Relator pela decisão colectiva deste Tribunal. É o seguinte o teor da decisão da Relatora, na parte que interessa analisar: «O presente recurso vem interposto da sentença que julgou procedente a reclamação que a sociedade A, LDA, interpôs contra o acto praticado pelo órgão de execução fiscal em 15 de Dezembro de 2011, de marcação da venda, por leilão electrónico, do estabelecimento comercial penhorado no processo de execução fiscal n.º e apensos, instaurado no Serviço de Finanças de Santa Maria da Feira-1 contra essa sociedade para cobrança de dívida tributária e juros de mora no montante total de ,66. Tal reclamação tem, pois, por objecto o acto de marcação de venda do bem penhorado no âmbito do referido processo executivo, e ao qual a Reclamante imputou vários vícios, situados não só na fase da notificação e publicitação do acto, como na fase antecedente, isto é, na fase que mediou entre a penhora do bem e o acto de marcação da sua venda, por nunca lhe ter sido notificado o despacho determinativo dessa penhora e o acto que a efectivou, sendo ilegal a marcação da venda sem tais prévias notificações, com o que se teriam violado preceitos legais imperativos ou preterido formalidades legais. Na sentença recorrida, o Mmº Juiz começou pela análise deste último vício, que julgou procedente, anulando todos os actos praticados na execução a partir da penhora (exclusive) e, sequencialmente, o acto de marcação da venda, por ter julgado, essencialmente, que não estava comprovada a notificação da penhora à sociedade executada, notificação que se impunha na medida em que no acto de citação não fora prestada a informação aludida no n.º 2 do art.º 193.º do CPPT ( Na redacção então vigente, anterior à que lhe foi dada pela Lei n.º 64-B/2011, de 30 de Dezembro, e segundo o qual «Se, na diligência da penhora, houver possibilidade, citar-se-á o executado pessoalmente, com a informação de que, se não efectuar o pagamento ou não deduzir oposição no prazo de 30 dias, será designado dia para a venda.». ) e a falta dessa informação provoca a obrigação de proceder à notificação do acto da penhora, de forma a permitir ao executado a organização da sua defesa, o que não foi feito. Como se deixou explicado na sentença, «O mandado [de penhora] foi emitido em e a penhora foi efectuada em nas instalações da empresa. A sociedade foi citada pessoalmente, no próprio dia e no local da penhora (fls. 95 e 119 dos autos), porém não foi prestada a informação constante na parte final do n.º 2 do artigo 193 do CPPT (de que se a executada não efectuar o pagamento ou

5 não deduzir oposição no prazo de 30 dias, será designado dia para a venda). A falta desta menção impunha que se fizesse a notificação do acto de penhora, de forma a permitir a organização da respectiva defesa. Uma coisa é a citação pessoal e o respectivo mandado, destinados a chamar o executado ao processo. Outra coisa é a notificação (ao executado) da penhora e do mandado que a ordena. Outra coisa, ainda, é a notificação da pessoa designada para as funções de depositário dos bens penhorados (mesmo que esta tenha alguma relação com o executado). Nos autos não está comprovado que a notificação da efectivação da penhora tenha sido levada a cabo nos termos da lei. É verdade que o auto está assinado por depositário que também é representante da sociedade executada, mas tal assinatura não vincula a sociedade na medida em que o signatário tomou conhecimento do acto na qualidade de fiel depositário, obrigando-se pessoalmente, e não como representante legal da sociedade executada. É pacífico que a notificação deve ser feita por acto pessoal, oficial e formal (...), garantindo que o notificando fica habilitado a gizar e executar a mais robusta defesa que lhe for possível. Esta exigência resulta do princípio basilar do Estado de Direito, que não dispensa o entendimento de que os contribuintes têm o direito pleno de se defenderem de qualquer ataque ao seu património, mesmo que esse ataque aparentemente se harmonize em absoluto com regras legais. Para que esse direito de defesa seja exequível é fundamental que sejam respeitados os deveres de notificação e de fundamentação. (...)». A Fazenda Pública, ora recorrente, não põe em causa este julgamento, designadamente quanto à julgada necessidade de proceder à notificação da penhora antes da marcação da venda do bem, quanto à inexistência dessa notificação e às repercussões invalidantes dessa falta no acto reclamado por violação dos princípios e regras legais citados na sentença, limitando-se a defender que a carência, no acto de citação, da informação a que alude o n.º 2 do artigo 193.º do CPPT consubstancia uma nulidade da citação, cuja arguição não constitui, à luz da doutrina vertida no Acórdão do Pleno da Secção de Contencioso Tributário do STA de 24/02/2010, no rec. n.º 923/08, um incidente processual de que compita ao Tribunal Tributário 1ª Instância imediatamente conhecer. Ou seja, defende que a nulidade por falta de citação deveria ter sido arguida primariamente perante o órgão da execução fiscal e só a decisão que por este viesse proferida poderia ser objecto de reclamação para o tribunal nos termos dos artigos 276. e seguintes do CPPT. Razão por que conclui que «o tribunal só tem competência para apreciar a falta ou nulidade de citação no processo de

6 reclamação da decisão tomada pelo órgão de execução fiscal sobre essa questão incidental, estava vedado ao Tribunal a quo conhecer em primeira-mão dessa mesma nulidade» e que «O Ilustre Julgador ao pronunciar-se, imediatamente, sobre matéria que deveria ter sido primária e obrigatoriamente apreciada pelo competente órgão de execução fiscal violou os dispositivos legais contidos nos artigos 10.º, n.º 1, alínea f), 151.º, 276.º, 278.º do CPPT, 97.º, n.º 2, e 103.º da LGT, e 49.º, n.º 1, alínea a), subalínea iii), e alínea d), do ETAF.». Todavia, e salvo o devido respeito, não lhe assiste razão, pela singela razão de que nem o acto que constitui o objecto da presente reclamação é o acto de citação, nem a causa de pedir que sustenta o pedido de anulação do acto reclamado se reconduz à arguição da nulidade da citação ou de outras nulidades processuais, nem o vício que determinou a procedência da reclamação foi a nulidade do acto de citação ou outra nulidade processual. A referência que na sentença é feita à falta de cumprimento do disposto no n.º 2 do artigo 193.º do CPPT no acto de citação serviu apenas para justificar a julgada necessidade de proceder à notificação do acto da penhora ao executado para que este pudesse exercer o seu direito de defesa perante tal acto lesivo do seu património, levando a que se concluísse que o acto de marcação da venda do bem antes da notificação da penhora constituía um vício invalidante do acto reclamado, por violação de lei ou preterição de formalidades legais, na medida em que é ilegal a venda de um bem sem a prévia notificação da sua penhora. Neste contexto, visto que não vem questionado que o acto reclamado é constituído pelo despacho que ordena a venda do bem e que tal acto é passível de impugnação contenciosa pela via processual prevista no artigo 276.º do CPPT, da competência do Tribunal Tributário de 1ª Instância, com vista à sua anulação por vícios que inquinem a sua validade por se tratar de acto susceptível de afectar direitos ou interesses legalmente protegidos do executado e visto que o recorrente não procurou demonstrar o desacerto do julgado com indicação de vício ou erro eventualmente determinante da alteração ou anulação da decisão recorrida, não pode deixar de improceder o recurso jurisdicional.». Vejamos. Antes do mais, importa definir, em consonância com a jurisprudência deste Supremo Tribunal Administrativo, que a reclamação para a conferência da decisão sumária do Relator tem, tão só, por objectivo a substituição da opinião singular ali expressa, pela decisão colectiva do Tribunal, provocando a emissão de acórdão que revogue ou altere tal decisão, por forma a que ela se conforme com o direito aplicável, daí resultando, naturalmente, que exorbita do âmbito desse meio impugnatório o conhecimento de questões que não tenham sido apreciadas naquela decisão - cfr. Acórdão do Pleno da Secção de

7 Contencioso Administrativo de 05 de Julho de 2001, proferido no Recurso nº Só está, pois, em causa a apreciação pela conferência da questão afrontada e decidida na decisão sumária reclamada, e que se traduziu no improvimento do recurso por se ter julgado que a Recorrente (Fazenda Pública) não pôs em causa, no recurso da sentença, o julgamento que ali fora efectuado quanto ao objecto da reclamação (despacho que ordena a venda do bem penhorado) e quanto ao vício determinante da procedência da reclamação (falta de notificação da penhora à executada, notificação que se imporia na medida em que na citação não fora prestada à executada a informação aludida no n.º 2 do art.º 193.º do CPPT e que a falta dessa informação acarretava a obrigação de proceder à notificação da penhora do bem, de forma a permitir ao executado a organização da sua defesa, o que não foi feito). E, na verdade, a Recorrente não procurou demonstrar o desacerto do julgado com indicação de vício ou erro de julgamento susceptível de determinar a anulação ou alteração da sentença recorrida, pois limitou-se a defender que a nulidade da citação consubstancia uma nulidade que deveria ter sido arguida perante o órgão da execução fiscal e só a decisão que por este viesse a ser proferida poderia ser objecto de reclamação para o tribunal nos termos dos artigos 276. e seguintes do CPPT. Conferido, mais uma vez, que o acto que constitui o objecto da reclamação não é o acto de citação e que não foi, sequer, arguida a nulidade desse acto, mas, antes, a falta de notificação da penhora do bem cuja venda se encontra designada cuja efectivação se considerou imperiosa por não ter sido prestada à executada a informação aludida no n.º 2 do art.º 193.º do CPPT na altura da citação nada há a censurar ao despacho sob reclamação. E não se impunha, nem ao tribunal a quo, nem ao tribunal ad quem, equacionar a questão da eventual nulidade do acto de citação, já que se trata de matéria que não foi arguida e que não é de conhecimento oficioso, não havendo, por conseguinte, que emitir pronúncia sobre a questão de saber qual a entidade competente para primeiramente conhecer dessa eventual nulidade. Termos em que, sem necessidade de outras considerações, acordam os juízes do Supremo Tribunal Administrativo em desatender a reclamação e confirmar a decisão reclamada. Custas pela reclamante, fixando-se a taxa de justiça em 2 UC. Lisboa, 31 de Outubro de Dulce Manuel Neto (relatora) - Isabel Marques da Silva - Lino Ribeiro.

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0187/11 Data do Acordão: 25-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL NULIDADE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo cordão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01140/16 Data do Acordão: 25-10-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: Sumário:

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0919/08 Data do Acordão: 11-03-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO IMPUGNAÇÃO JUDICIAL RECLAMAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0142/09 Data do Acordão: 03-06-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL EXTEMPORANEIDADE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0196/09 Data do Acordão: 25-03-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO EXTEMPORANEIDADE RECLAMAÇÃO DE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01941/13 Data do Acordão: 29-01-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P16946

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01583/15 Data do Acordão: 15 02 2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: IMPUGNAÇÃO FUNDAMENTOS OPOSIÇÃO ERRO NA FORMA DE PROCESSO CONVOLAÇÃO Sumário:

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01181/09 Data do Acordão: 18-02-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO DULCE NETO RECURSO JUDICIAL PROCESSO CONTRA-ORDENAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01568/13 Data do Acordão: 05-02-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P17005

Leia mais

PRAZO DE ARGUIÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL FALTA ELEMENTOS ESSENCIAIS DO ACTO PENHORA

PRAZO DE ARGUIÇÃO PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL FALTA ELEMENTOS ESSENCIAIS DO ACTO PENHORA Página 1 de 5 Acórdãos STA Processo: 0613/14 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo NULIDADE PRAZO DE ARGUIÇÃO

Leia mais

Supremo Tribunal Administrativo:

Supremo Tribunal Administrativo: Acórdãos STA Processo: 0125/10 Data do Acordão: 05-05-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO EXECUÇÃO FISCAL OPOSIÇÃO CITAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0440/08 Data do Acordão: 18-09-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO EXECUÇÃO FISCAL ERRO NA FORMA

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 7 Acórdãos STA Processo: 0270/18.8BEPRT-S1 Data do Acordão: 06-02-2019 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: CONTRA-ORDENAÇÃO APENSAÇÃO PORTAGEM Sumário: Acórdão

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 6 Acórdãos STA Processo: 0551/14 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo LEI APLICÁVEL RELAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0545/10 Data do Acordão: 15-09-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU IVA CADUCIDADE DO DIREITO À LIQUIDAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0483/13 Data do Acordão: 13-11-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: IMPUGNAÇÃO JUDICIAL PROCEDIMENTO DE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0834/10 Data do Acordão: 07-12-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE CONTRA-ORDENAÇÃO DEDUÇÃO ACUSAÇÃO

Leia mais

Nas alegações, conclui o seguinte:

Nas alegações, conclui o seguinte: Acórdãos STA Processo: 0568/12 Data do Acordão: 24-10-2012 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: LINO RIBEIRO Descritores: CADUCIDADE DE GARANTIA Sumário: Nº Convencional: JSTA000P14744 Nº do Documento: SA2201210240568

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01404/13 Data do Acordão: 12-03-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: OPOSIÇÃO NULIDADE DE SENTENÇA

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01375/13 Data do Acordão: 09-10-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: PAGAMENTO EM PRESTAÇÕES IVA REQUERIMENTO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de 04-12-2013 Processo: 0877/13 Relator: VALENTE TORRÃO Meio Processual: RECURSO JURISDICIONAL Decisão: PROVIDO Fonte: www.dgsi.pt Sumário Impugnando o contribuinte

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0385/10 Data do Acordão: 11-05-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO CASIMIRO GONÇALVES OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL TEMPESTIVIDADE

Leia mais

ECLI:PT:TRE:2006:

ECLI:PT:TRE:2006: ECLI:PT:TRE:2006:376.06.3.21 http://jurisprudencia.csm.org.pt/ecli/ecli:pt:tre:2006:376.06.3.21 Relator Nº do Documento Maria Alexandra Moura Santos Apenso Data do Acordão 13/07/2006 Data de decisão sumária

Leia mais

RECLAMAÇÃO VERIFICAÇÃO GRADUAÇÃO DE CRÉDITOS

RECLAMAÇÃO VERIFICAÇÃO GRADUAÇÃO DE CRÉDITOS 1 de 5 10/07/17, 11:09 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0589/15 Data do Acordão: 28-06-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FONSECA CARVALHO Descritores: Sumário: EXECUÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0418/07 Data do Acordão: 07/11/2007 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PIMENTA DO VALE Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo RECLAMAÇÃO GRACIOSA RECURSO HIERÁRQUICO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0460/10 Data do Acordão: 03-11-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE PRESCRIÇÃO IVA OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO

Leia mais

Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: I O Instituto da Segurança Social, IP Centro

Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: I O Instituto da Segurança Social, IP Centro Acórdãos STA Processo: 04/10 Data do Acordão: 18-02-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU RECLAMAÇÃO DE CRÉDITOS DÍVIDA À SEGURANÇA

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0250/09 Data do Acordão: 20-05-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ISABEL MARQUES DA SILVA OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 022/10 Data do Acordão: 24-02-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO VALENTE TORRÃO JUROS INDEMNIZATÓRIOS REQUISITOS LEI

Leia mais

RECLAMAÇÃO DE ACTO PRATICADO PELO ÓRGÃO DA EXECUÇÃO FISCAL PRAZO DE INTERPOSIÇÃO

RECLAMAÇÃO DE ACTO PRATICADO PELO ÓRGÃO DA EXECUÇÃO FISCAL PRAZO DE INTERPOSIÇÃO Acórdãos STA Processo: 0258/11 Data do Acordão: 06-04-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO DULCE NETO RECLAMAÇÃO DE ACTO PRATICADO PELO ÓRGÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0357/08 Data do Acordão: 06-11-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE REVISÃO DO ACTO TRIBUTÁRIO REVISÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 5 Acórdãos STA Processo: 01380/14 Data do Acordão: 06-05-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo GRADUAÇÃO DE CRÉDITOS

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0272/08 Data do Acordão: 29-10-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL FUNDAMENTAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0996/10 Data do Acordão: 24-02-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO VALENTE TORRÃO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL COLIGAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0433/08 Data do Acordão: 09-10-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO JORGE LINO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL INQUIRIÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0726/10 Data do Acordão: 19-01-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO PRESCRIÇÃO DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA

Leia mais

Acordam, em conferência, nesta Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo:

Acordam, em conferência, nesta Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: 1 de 5 26-03-2018, 18:05 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0303/17 Data do Acordão: 14-03-2018 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Nº Convencional:

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 6 Acórdãos STA Processo: 01384/14 Data do Acordão: 20-05-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: OPOSIÇÃO INDEFERIMENTO LIMINAR PRAZO DEDUÇÃO PEDIDO APOIO JUDICIÁRIO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo I-RELATÓRIO

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo. Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo I-RELATÓRIO Acórdãos STA Processo: 0405/13 Data do Acordão: 22-05-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FERNANDA MAÇÃS Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P15791 Nº do Documento: SA2201305220405 Data de Entrada:

Leia mais

FORMALIDADE AVISO DE RECEPÇÃO ASSINATURA DO AVISO POR PESSOA DIVERSA DO DESTINATÁRIO

FORMALIDADE AVISO DE RECEPÇÃO ASSINATURA DO AVISO POR PESSOA DIVERSA DO DESTINATÁRIO Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0533/17 Data do Acordão: 22-11-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: NOTIFICAÇÃO FORMALIDADE AVISO DE RECEPÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01042/12 Data do Acordão: 24-10-2012 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: PENHOR CRÉDITO FISCAL EXECUÇÃO FISCAL PRESTAÇÃO DE GARANTIA BOA-FÉ Sumário:

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0833/08 Data do Acordão: 19-11-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU CONTRA-ORDENAÇÃO RECURSO JURISDICIONAL

Leia mais

IMPUGNAÇÃO JUDICIAL LIQUIDAÇÃO IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS TEMPESTIVIDADE DA IMPUGNAÇÃO

IMPUGNAÇÃO JUDICIAL LIQUIDAÇÃO IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS TEMPESTIVIDADE DA IMPUGNAÇÃO Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01922/13 Data do Acordão: 05-02-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: INDEFERIMENTO LIMINAR IMPUGNAÇÃO

Leia mais

Acordam nesta Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acordam nesta Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo 1 de 6 01-10-2018, 17:08 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0766/18 Data do Acordão: 12-09-2018 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: PAGAMENTO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01099/11 Data do Acordão: 09-05-2012 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: LINO RIBEIRO Descritores: FALSIDADE DO TÍTULO EXECUTIVO Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Sumário: I - A

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0622/12 Data do Acordão: 06-03-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: IMPUGNAÇÃO ACTO DE FIXAÇÃO DO VALOR IRS MÉTODOS INDIRECTOS RELATÓRIO DE INSPECÇÃO

Leia mais

DO ACTO TRIBUTÁRIO DECLARAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO LIQUIDAÇÃO CORRECTIVA PRAZO

DO ACTO TRIBUTÁRIO DECLARAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO LIQUIDAÇÃO CORRECTIVA PRAZO Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01305/16 Data do Acordão: 28-06-2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: Sumário: REVISÃO DO ACTO TRIBUTÁRIO DECLARAÇÃO

Leia mais

RECLAMAÇÃO DE ACTO PRATICADO PELO ÓRGÃO DA EXECUÇÃO FISCAL PRAZO FÉRIAS JUDICIAIS SUSPENSÃO DE PRAZO

RECLAMAÇÃO DE ACTO PRATICADO PELO ÓRGÃO DA EXECUÇÃO FISCAL PRAZO FÉRIAS JUDICIAIS SUSPENSÃO DE PRAZO Acórdãos STA Processo: 0991/10 Data do Acordão: 19-01-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE RECLAMAÇÃO DE ACTO PRATICADO PELO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0159/10 Data do Acordão: 12-05-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU IRC NOTIFICAÇÃO DEFICIENTE CPPT IMPUGNAÇÃO

Leia mais

Página 1 de 5 Acórdãos STA Processo: 0164/15 Data do Acordão: 29-04-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FRANCISCO ROTHES Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0586/10 Data do Acordão: 03-11-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL CITAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0895/13 Data do Acordão: 25-09-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: DULCE NETO Descritores: OMISSÃO DE PRONÚNCIA Sumário: Nº Convencional:

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 066/13 Data do Acordão: 06-02-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo RECLAMAÇÃO SUSPENSÃO DA EXECUÇÃO

Leia mais

REVERSÃO DE EXECUÇÃO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL IMPUGNAÇÃO JUDICIAL CONVOLAÇÃO

REVERSÃO DE EXECUÇÃO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL IMPUGNAÇÃO JUDICIAL CONVOLAÇÃO Acórdãos STA Processo: 0578/09 Data do Acordão: 28-10-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO ERRO NA FORMA DE PROCESSO REVERSÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0302/11 Data do Acordão: 06-07-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO VALENTE TORRÃO NOTIFICAÇÃO I Sendo o valor do processo

Leia mais

1 de :20

1 de :20 1 de 5 09-05-2016 11:20 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0419/16 Data do Acordão: 20-04-2016 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: RECLAMAÇÃO DE DECISÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01020/09 Data do Acordão: 28-04-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO PIMENTA DO VALE RECURSO HIERÁRQUICO RECLAMAÇÃO GRACIOSA

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 06/13 Data do Acordão: 14-02-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FRANCISCO ROTHES Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P15290 Nº do Documento: SA22013021406 Data de Entrada:

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0616/11 Data do Acordão: 06-07-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO CASIMIRO GONÇALVES PROCESSO URGENTE REQUERIMENTO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de 05-02-2014 Processo: 01922/13 Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Meio Processual: RECURSO JURISDICIONAL Decisão: PROVIDO Fonte: www.dgsi.pt Sumário I - Nos

Leia mais

Tribunal de Contas. Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário

Tribunal de Contas. Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário Acórdão 4/2008 (vd. Acórdão 2/06 3ª S de 30 de Janeiro) Sumário 1. São duas as questões suscitadas pelo Demandado: - uma que respeita a competência do relator para a decisão tomada e a eventual nulidade

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01000/09 Data do Acordão: 10-03-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ALFREDO MADUREIRA VERIFICAÇÃO DE CRÉDITOS GRADUAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 081/12 Data do Acordão: 21-03-2012 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: DULCE NETO Descritores: Sumário: CITAÇÃO POSTAL SIMPLES CITAÇÃO PESSOAL NULIDADE PROCESSUAL Nº Convencional: JSTA000P13916

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0188/10 Data do Acordão: 07-07-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU EXECUÇÃO FISCAL CREDOR COM GARANTIA

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0262/09 Data do Acordão: 15-04-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: 2 SECÇÃO JORGE LINO EXECUÇÃO FISCAL DÍVIDA COMPENSAÇÃO INTERPRETAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01036/12 Data do Acordão: 30-01-2013 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL RESPONSÁVEL SUBSIDIÁRIO RGIT INCONSTITUCIONALIDADE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 6 Acórdãos STA Processo: 0386/14 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FONSECA CARVALHO Descritores: CONTRA-ORDENAÇÃO FISCAL Sumário: Nº Convencional: JSTA000P17632 Nº do

Leia mais

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES

S. R. TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE GUIMARÃES PROCº 64/03.5TBCBT-C.G1 F. veio reclamar do despacho do Sr. Juiz do Tribunal Judicial de Celorico de Basto, datado de 24.03.2011, que não lhe admitiu o recurso por si interposto, por falta de fundamento

Leia mais

Rui Duarte Morais QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011

Rui Duarte Morais QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011 Rui Duarte Morais 1 QUANDO A ADMINISTRAÇÃO FISCAL INCUMPRE QUINTAS-FEIRAS DE DIREITO 7 DE JULHO DE 2011 Compensação por Iniciativa do Contribuinte 2 Artigo 90º n.º 1 C.P.P.T. A compensação com créditos

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0765/10 Data do Acordão: 24-02-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ISABEL MARQUES DA SILVA INDEFERIMENTO LIMINAR DA

Leia mais

Supremo Tribunal Administrativo:

Supremo Tribunal Administrativo: Acórdãos STA Processo: 0430/12 Data do Acordão: 27-06-2012 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: VALENTE TORRÃO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo EXTINÇÃO DA EXECUÇÃO FISCAL RESPONSÁVEL

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0530/09 Data do Acordão: 08-07-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU IMPUGNAÇÃO JUDICIAL DUPLICAÇÃO DE

Leia mais

Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo

Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 6 Acórdãos STA Processo: 01362/14 Data do Acordão: 18-03-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FONSECA CARVALHO Descritores: EXECUÇÃO HERANÇA LEGITIMIDADE HERDEIRO Sumário: Nº Convencional: JSTA000P18745

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01052/10 Data do Acordão: 26-01-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO VALENTE TORRÃO RECLAMAÇÃO DE DECISÃO DO ÓRGÃO DA

Leia mais

Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo

Acordam na Secção do Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 7 Acórdãos STA Processo: 0197/13 Data do Acordão: 22-04-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo EMBARGOS DE TERCEIRO

Leia mais

Exmo. Senhor Dr. Juiz de Direito do Tribunal Administrativo e Fiscal de [ ] Execução fiscal Serviço de finanças de [ ] Processo n.º : [ ] e aps.

Exmo. Senhor Dr. Juiz de Direito do Tribunal Administrativo e Fiscal de [ ] Execução fiscal Serviço de finanças de [ ] Processo n.º : [ ] e aps. Exmo. Senhor Dr. Juiz de Direito do Tribunal Administrativo e Fiscal de [ ] Execução fiscal Serviço de finanças de [ ] Processo n.º : [ ] e aps. [, Lda.], com sede na Rua [ ], [ ], matriculada na Conservatória

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0138/09 Data do Acordão: 22-04-2009 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANTÓNIO CALHAU Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo CADUCIDADE DE GARANTIA CPPT I - A

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo 1 de 6 05/06/17, 10:51 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01159/14 Data do Acordão: 10/05/2017 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: Sumário: PEDIDO REVISÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 8 Acórdãos STA Processo: 0342/14 Data do Acordão: 12-02-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P18594 Nº do Documento: SA2201502120342

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 8 Acórdãos STA Processo: 0511/14 Data do Acordão: 22-04-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL RESPONSÁVEL SUBSIDIÁRIO AUDIÊNCIA PRÉVIA

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 5 Acórdãos STA Processo: 0355/14 Data do Acordão: 28-05-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo GRADUAÇÃO DE CRÉDITOS

Leia mais

DE ÓRGÃO DE EXECUÇÃO FISCAL EXECUÇÃO FISCAL CUSTAS TAXA DE JUSTIÇA

DE ÓRGÃO DE EXECUÇÃO FISCAL EXECUÇÃO FISCAL CUSTAS TAXA DE JUSTIÇA 1 de 6 21-05-2018, 17:39 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0277/18 Data do Acordão: 09-05-2018 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ARAGÃO SEIA Descritores: Sumário: RECLAMAÇÃO DE

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 5 Acórdãos STA Processo: 0416/10 Data do Acordão: 01/03/2011 Tribunal: 2 SUBSECÇÃO DO CA Relator: PIRES ESTEVES Descritores: CONTRA-INTERESSADO CUSTAS Sumário: Nº Convencional: JSTA000P12653

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 6 Acórdãos STA Processo: 01842/13 Data do Acordão: 18-06-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P17659 Nº do Documento: SA22014061801842

Leia mais

Acordam na Secção de Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: - Relatório -

Acordam na Secção de Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: - Relatório - Página 1 de 8 Acórdãos STA Processo: 058/14 Data do Acordão: 14-01-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: IMPUGNAÇÃO JUDICIAL IRC REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA ESTABELECIMENTO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 9 Acórdãos STA Processo: 0601/14 Data do Acordão: 27-05-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ISABEL MARQUES DA SILVA Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P19095 Nº do Documento: SA2201505270601

Leia mais

Acordam, em conferência, na Secção de Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo:

Acordam, em conferência, na Secção de Contencioso Tributário do Supremo Tribunal Administrativo: Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01925/13 Data do Acordão: 05-02-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: DULCE NETO Descritores: Sumário: PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL COIMA CÚMULO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0503/12 Data do Acordão: 30-05-2012 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: PEDRO DELGADO Descritores: Sumário: Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo EXECUÇÃO FISCAL CITAÇÃO CÓDIGO DE PROCEDIMENTO

Leia mais

NOTIFICAÇÃO DO ACTO DE LIQUIDAÇÃO NOTIFICACÃO POR CARTA REGISTADA COM AVISO DE RECEPÇÃO PRESUNÇÃO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL

NOTIFICAÇÃO DO ACTO DE LIQUIDAÇÃO NOTIFICACÃO POR CARTA REGISTADA COM AVISO DE RECEPÇÃO PRESUNÇÃO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL Acórdãos STA Processo: 0460/09 Data do Acordão: 08-07-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO NOTIFICAÇÃO DO ACTO DE LIQUIDAÇÃO

Leia mais

Página 1 de 5 Acórdãos STA Processo: 0447/14 Data do Acordão: 02-07-2014 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: FRANCISCO ROTHES Descritores: Sumário: VERIFICAÇÃO DE CRÉDITOS GRADUAÇÃO DE CRÉDITOS APLICAÇÃO DA LEI

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 01351/17 Data do Acordão: 07-02-2018 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ASCENSÃO LOPES Descritores: Sumário: OMISSÃO DE PRONÚNCIA VENDA JUDICIAL

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01140/08 Data do Acordão: 18-02-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO JORGE LINO EXECUÇÃO FISCAL OPOSIÇÃO RECLAMAÇÃO PRESCRIÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0606/08 Data do Acordão: 29-10-2008 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO LÚCIO BARBOSA IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS AVALIAÇÃO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 01230/09 Data do Acordão: 24-02-2010 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO MIRANDA DE PACHECO CONTRA-ORDENAÇÃO FISCAL COIMA

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0130/09 Data do Acordão: 15-04-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO JORGE LINO EXECUÇÃO FISCAL DAÇÃO EM PAGAMENTO LEI

Leia mais

PORTAGEM COIMA NOTIFICAÇÃO ADMINISTRADOR DA INSOLVENCIA

PORTAGEM COIMA NOTIFICAÇÃO ADMINISTRADOR DA INSOLVENCIA 1 de 6 24-04-2018, 16:36 Acórdãos STA Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Processo: 0124/18 Data do Acordão: 11-04-2018 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ANA PAULA LOBO Descritores: Sumário: TAXA PORTAGEM

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0812/09 Data do Acordão: 25-11-2009 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO JORGE LINO OPOSIÇÃO À EXECUÇÃO FISCAL COIMA MANIFESTA

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Página 1 de 9 Acórdãos STA Processo: 0458/14 Data do Acordão: 14-01-2015 Tribunal: 2 SECÇÃO Relator: ASCENSÃO LOPES Descritores: Sumário: Nº Convencional: JSTA000P18444 Nº do Documento: SA2201501140458

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0311/11 Data do Acordão: 19-10-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ISABEL MARQUES DA SILVA ACÇÃO PARA RECONHECIMENTO

Leia mais

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Acórdãos STA Processo: 0154/11 Data do Acordão: 07-09-2011 Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo Tribunal: Relator: Descritores: Sumário: 2 SECÇÃO ANTÓNIO CALHAU EXECUÇÃO FISCAL CITAÇÃO CPPT PRAZO

Leia mais