PEQUENAS COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PREVIDÊNCIA (SOCIAL E PRIVADA) UNIVILLE Departamento de Economia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PEQUENAS COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PREVIDÊNCIA (SOCIAL E PRIVADA) UNIVILLE Departamento de Economia"

Transcrição

1 50 PEQUENAS COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PREVIDÊNCIA (SOCIAL E PRIVADA) UNIVILLE Departamento de Economia Joinville SC, 2009 Elaboração: Prof. Airton Nagel Zanghelini

2 1 PREVIDÊNCIA: O QUE É ISSO? AFINAL, O QUE SE ENTENDE POR PREVIDÊNCIA? Segundo os dicionários, previdência é a faculdade de ver antecipadamente. É também a qualidade de quem é previdente, daquele que faz previsão do seu futuro. Algumas pessoas são previdentes e se preparam para situações adversas que podem acontecer ao longo da vida, principalmente na velhice. Sabem que para isso é necessário abrir mão de algumas coisas no presente, para ter uma reserva que garanta uma vida segura e tranqüila no futuro. Mas, a maioria não se preocupa com essa questão. Por isso, cada país cria um sistema de previdência para proteger e amparar o trabalhador e suas famílias na velhice e na doença, por meio de aposentadorias, pensões e outros benefícios. COMO FUNCIONA O SISTEMA DE PREVIDÊNCIA NO BRASIL? No Brasil, a previdência faz parte de um conjunto de sistemas e programas de proteção social conhecido como Seguridade Social. A Seguridade Social é formada pela Previdência, pela Assistência social e pela Saúde. Existem dois sistemas de Previdência no Brasil: A Previdência social e a Previdência Complementar. QUAL É A DIFERENÇA ENTRE PREVIDÊNCIA SOCIAL E PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR? A Previdência social é administrada pelo próprio governo. Portanto, é pública. Todo trabalhador brasileiro é automaticamente um segurado da Previdência Social. A Previdência complementar, como o próprio nome já diz, constitui uma opção para aqueles que quiserem garantir no futuro uma renda maior do que aquela garantida pela Previdência pública. Em outras palavras, serve para complementar o valor da aposentadoria do trabalhador. Por ser administrada por instituições financeiras privadas, ela é mais conhecida como Previdência privada.

3 2 PREVIDÊNCIA SOCIAL: UM SEGURO PARA TODOS OS BRASILEIROS. O QUE É E PARA QUE SERVE A PREVIDÊNCIA SOCIAL? Quando as pessoas ouvem falar em Previdência Social ou em INSS, pensam logo em aposentadoria, em garantir renda no futuro, quando pararem de trabalhar. Mas, a Previdência social oferece mais do que isso. Há certas situações na vida que ninguém espera acontecer, mas acontecem. Por exemplo, se o trabalhador ficar doente e tiver que ficar afastado do trabalho, como ele vai sustentar a família e pagar as despesas? E se ele sofrer um acidente e não puder mais trabalhar? E se ele vier a falecer, quem vai prover renda para seu cônjuge e seus dependentes? Para substituir a renda do trabalhador quando, por um desses acontecimentos indesejados, ele perder a sua capacidade de trabalhar, foi criada a Previdência Social. Pode-se dizer, então, que a Previdência Social é um seguro social. E se chama Social porque é oferecido a todos os trabalhadores brasileiros. Previdência Social é um sistema público de proteção social que assegura o sustento do trabalhador e de sua família, quando ele não pode trabalhar por causa de doença, acidente, gravidez, prisão, morte ou velhice. A Previdência Social mantém 13 benefícios e serviços diferentes, incluindo aposentadorias, pensão por morte, salário-maternidade e auxílio-doença. COMO FUNCIONA A PREVIDÊNCIA SOCIAL? Para garantir essa proteção a você e à sua família, basta estar inscrito na Previdência Social e pagar as contribuições. O trabalhador inscrito na Previdência Social é chamado de segurado. Existem 6 tipos de segurados: Os empregados, os empregados domésticos, os trabalhadores avulsos, os contribuintes individuais, os segurados especiais e os segurados facultativos. Todos os trabalhadores com carteira assinada são automaticamente filiados à Previdência Social. Já quem trabalha por conta própria ou é segurado facultativo precisa se inscrever. Todos têm que contribuir mensalmente para ter acesso aos benefícios previdenciários.

4 COMO SE DEFINE TRABALHADOR AVULSO, CONTRIBUINTE INDIVIDUAL, SEGURADO ESPECIAL E SEGURADO FACULTATIVO? O trabalhador avulso é contratado por sindicatos e órgãos gestores de mão-deobra para prestar serviços para diversas empresas. Um exemplo típico é o trabalhador portuário. O contribuinte individual é uma pessoa que trabalha por conta própria (autônomo) ou que presta serviços temporários às empresas sem vínculo de emprego. Exemplos: Eletricista, pintor, motorista de táxi, diarista, representante comercial, associado de cooperativa, sócio que trabalha na empresa... O segurado especial é o trabalhador rural que trabalha em regime de economia familiar e sem mão-de-obra assalariada. O cônjuge ou companheiro e os filhos maiores de 16 anos que trabalham dessa forma podem se inscrever como segurados especiais. Segurado facultativo é a pessoa com mais de 16 anos que não tem renda própria, e que decide contribuir para a Previdência Social. Exemplos: donas-decasa e estudantes. COMO É FEITA A INSCRIÇÃO? Empregados: A inscrição ocorre no momento da assinatura do contrato de trabalho e é registrada na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) pelo próprio empregador. Trabalhadores Avulsos (atividades portuárias): A inscrição é feita pelo registro no sindicato de classe ou órgão gestor de mão-de-obra. Os trabalhadores contribuintes individuais (autônomos, empresários, etc), facultativos (estudantes, donas de casa), empregados domésticos e segurados especiais podem fazer a sua inscrição na Central de teleatendimento 135, no endereço eletrônico: ou nas Agências da Previdência Social. Para se filiar é preciso ter mais de 16 anos! QUE DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS PARA SE INSCREVER? Carteira de Identidade, ou Certidão de nascimento/casamento, ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (obrigatória para Empregado Doméstico). CPF, obrigatório.

5 3 OS BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. QUE BENEFÍCIOS E SERVIÇOS A PREVIDÊNCIA SOCIAL OFERECE AO SEGURADO? Benefícios Aposentadoria por idade Aposentadoria por tempo de contribuição Aposentadoria por invalidez Aposentadoria especial Pensão por morte Salário-maternidade Salário-família Auxílio-doença Auxílio-acidente (de trabalho) Auxílio-reclusão Serviços Perícia médica Reabilitação profissional Serviço social O QUE É CARÊNCIA? Carência é o número mínimo de contribuições mensais exigido para garantir o recebimento dos benefícios a que o segurado tem direito. QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS QUE TÊM PERÍODO DE CARÊNCIA? Aposentadoria por idade Aposentadoria por tempo de serviço Aposentadoria especial Aposentadoria por invalidez Auxílio-doença Salário-maternidade de contribuinte individual ou facultativa

6 QUE BENEFÍCIOS NÃO TÊM PERÍODO DE CARÊNCIA? Pensão por morte Auxílio-acidente Auxílio-reclusão Serviço social Reabilitação profissional Salário-família Salário-maternidade (para empregadas, avulsas e domésticas) Aposentadoria por invalidez e Auxílio-doença (para acidentes e doenças específicos relacionados em lista publicada por uma Portaria Interministerial) QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES PARA TER DIREITO AOS BENEFÍCIOS? Aposentadoria por idade Trabalhador Idade Carência Urbano homem 65 anos 15 anos de contribuição mulher 60 anos Rural homem 60 anos mulher 55 anos 15 anos de atividade rural Aposentadoria por tempo de contribuição Segurados em geral homem 35 anos mulher 30 anos Professor do ensino fundamental e homem 30 anos médio mulher 25 anos Aposentadoria por invalidez Ser considerado pela Perícia Médica da Previdência Social definitivamente incapaz para o trabalho, por motivo de doença ou acidente. Carência: 12 contribuições mensais.

7 Aposentadoria especial (Concedida a pessoas que trabalham sob condições que prejudiquem a saúde ou integridade física) Ter trabalhado com carteira assinada e contribuído por 15, 20 ou 25 anos, dependendo do risco a que a pessoa estiver exposta. Comprovar a efetiva exposição a agentes nocivos (físicos, biológicos ou químicos) por meio do formulário Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP),que é preenchido pela empresa com base nas informações do Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho. Obs.: Não se aplica a empregado doméstico e contribuinte individual (exceto se este for membro de cooperativa). Auxílio-doença Ficar doente ou se acidentar e não poder trabalhar por mais de 15 dias seguidos. Para quem tem carteira assinada, o patrão paga os primeiros 15 dias e a Previdência Social paga a partir do 16º dia. Para contribuinte individual (autônomo, empresário) ou facultativo, a Previdência Social paga desde o início da doença ou acidente. Carência: 12 contribuições mensais. Auxílio-acidente Ser confirmada, depois da concessão de auxílio-doença, a existência de seqüela resultante de qualquer tipo de acidente que reduza a capacidade para o trabalho que o segurado exercia habitualmente. ou impossibilite. É destinado ao segurado empregado. Auxílio-reclusão É concedido aos dependentes de segurado que, por qualquer motivo, tenha sido preso e que, durante o período de reclusão, não esteja recebendo salário da empresa, auxílio-doença ou aposentadoria. Os dependentes devem apresentar a cada trimestre, nas Agências da Previdência Social, os documentos atestando que o segurado continua cumprindo sua pena na prisão.

8 Pensão por morte É concedida à família do segurado que morreu. O dependente deve fazer um requerimento numa Agência da Previdência Social. Esse benefício também é válido em casos de morte presumida (quando o segurado desaparece em acidentes, catástrofes ou desastres), comprovada por boletins de ocorrência ou provas similares. Neste caso, quem recebe a pensão tem que apresentar, a cada seis meses, comprovantes de que o segurado continua desaparecido. Se a pensão for requerida até 30 dias após a morte do segurado, ela será paga desde o dia do falecimento. Do contrário, só será paga a partir da data do requerimento. Salário-maternidade È concedido às trabalhadoras que contribuem para a Previdência Social, em decorrência do parto, durante o afastamento do trabalho por 120 dias. È concedido também em caso de adoção, mas neste caso a quantidade de dias varia de acordo com a idade da criança adotada: - até 1 ano de idade: 120 dias; - de 1 a 4 anos: 60 dias; - de 4 a 8 anos: 30 dias. Para as trabalhadoras com carteira de trabalho, não há necessidade de comprovar tempo mínimo de contribuição. A própria empresa faz o pagamento e depois desconta do valor que recolhe para a Previdência Social. As empregadas domésticas, as seguradas facultativas e as contribuintes individuais devem comprovar no mínimo dez contribuições para receber o benefício e devem solicitá-lo diretamente ao INSS. Salário-família È pago aos trabalhadores empregados e avulsos com salário mensal equivalente a até 3 salários de contribuição (R$ 911,70 a partir de março de 2008). Pai e mãe que preenchem essa condição têm direito a receber um salário-família por cada filho menor de 14 anos de idade. É pago diretamente pelo empregador. Contribuintes individuais e empregados domésticos não têm direito. É preciso apresentar à empresa, todos os anos, atestado de vacinação e de freqüência escolar dos filhos.

9 QUAIS DEPENDENTES TÊM DIREITO AOS BENEFÍCIOS? Para ter direito aos benefícios de pensão por morte e auxílio-reclusão, os dependentes são divididos em três classes: Primeira classe: o cônjuge, o companheiro e filhos menores de 21 anos não emancipados ou inválidos; Segunda classe: os pais; Terceira classe: os irmãos (ou enteados) menores de 21 anos, não emancipados ou inválidos. COMO É CALCULADO O SALÁRIO DE BENEFÍCIO? Para os trabalhadores inscritos na Previdência Social até 28 de novembro de 1999 o salário de benefício corresponderá à média dos 80% maiores salários de contribuição, corrigidos monetariamente, desde julho de Para os inscritos a partir de 29 de novembro de 1999, o salário de benefício será a média dos 80% maiores salários de contribuição de todo o período contributivo. Para cálculo da aposentadoria é aplicado, sobre o salário de benefício, o Fator Previdenciário, uma fórmula que combina o tempo de contribuição, a idade e a expectativa de vida do segurado. Assim, o trabalhador que se aposentar com mais idade e maior tempo de contribuição, receberá um benefício maior. Quem se aposentar mais cedo, sofrerá uma redução no valor do seu benefício. EU POSSO PERDER O DIREITO AOS BENEFÍCIOS? Pode, sim. Enquanto estiver em dia com suas contribuições mensais, o trabalhador mantém sua qualidade de segurado da Previdência Social. Isto é, garante o direito aos benefícios. Mas, se ele parar de contribuir por um determinado período, pode perder o direito aos benefícios. POR QUANTO TEMPO POSSO DEIXAR DE CONTRIBUIR SEM PERDER A QUALIDADE DE SEGURADO? Depende da carência estabelecida em lei. Os prazos para manter a qualidade de segurado, mesmo sem contribuir, dependem do tempo de contribuição acumulado pelo trabalhador:

10 Tempo De Contribuição Quando cessar o benefício ou as contribuições Se já pagou mais de 120 contribuições Desemprego comprovado por registro no MTE Desempregado com mais de 120 contribuições Prazo Sem Contribuir 12 meses 24 meses 24 meses 36 meses COMO TENHO ACESSO AOS BENEFÍCIOS E SERVIÇOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL? CENTRAL DE TELE-ATENDIMENTO 135 Funciona 24 horas por dia, de segunda a sábado. Atendimento ao usuário por meio eletrônico e direcionamento a equipes técnicas especializadas, quando necessário. Por meio dela o usuário tem acesso aos seguintes serviços: Requerimento de Auxílio-Doença, Pedido de Prorrogação e de Reconsideração (PP e PR). Agendamento dos seguintes serviços: Aposentadoria Revisão (em fase de implantação) Recurso (em fase de implantação) Contagem de Tempo de Contribuição Certidão de Tempo de Contribuição CTC Pecúlio Salário Maternidade Pensão por Morte Benefício Assistencial - LOAS Auxílio-Reclusão PELA INTERNET: www. previdencia.org.br REDE DE ATENDIMENTO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL 102 Gerências Executivas Agências da Previdência Social (APS) 75 Agências móveis (69 PREVMóvel e 6 barcos)

11 4 AS CONTRIBUIÇÕES PARA A PREVIDÊNCIA SOCIAL. COMO CONTRIBUEM O EMPREGADO, O TRABALHADOR AVULSO E O EMPREGADO DOMÉSTICO? Para o empregado e o trabalhador avulso a própria empresa (o patrão, para o empregado doméstico) desconta do salário do trabalhador o valor da sua contribuição e faz o recolhimento para a Previdência Social. A tabela a seguir mostra as alíquotas a serem aplicadas, conforme a faixa de salário de contribuição em que o salário se enquadra. Tabela de contribuições dos segurados empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso a partir de 1º de fevereiro de Salário de Contribuição (R$) Alíquota Até R$ 965,67 8,00% De R$ 965,68 a R$ 1.609,45 9,0% De R$ 1.609,46 até R$ 3.218,90 11,0% O empregador, pessoa física ou jurídica, além de descontar e recolher à Previdência Social as contribuições do empregado, é obrigado a contribuir sobre a folha de salários. O valor corresponde a 20% sobre o salário de seus empregados (22,5% para o setor financeiro) e mais 1%, 2% ou 3, de acordo com o grau de risco da atividade da empresa. O empregador doméstico, além de descontar a contribuição de 8% do seu empregado, contribui com mais 12% sobre o salário pago a ele e recolhe o total à Previdência Social. COMO FICA A CONTRIBUIÇÃO DE QUEM TEM MAIS DE UM EMPREGO? Sempre que ocorrer mais de um vínculo empregatício para os segurados empregado e doméstico, as remunerações deverão ser somadas para o correto enquadramento na tabela acima, respeitando-se o limite máximo de contribuição. Esta mesma regra se aplica às remunerações do trabalhador avulso.

12 QUAL É O LIMITE MÍNIMO E MÁXIMO DO SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO? Para o segurado empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso, o limite mínimo é o piso salarial da categoria, se houver, ou o salário mínimo. O limite máximo é o teto fixado pelo INSS. Para os contribuintes individuais e facultativos, o limite mínimo é o salário mínimo, e o limite máximo é o teto fixado pelo INSS. Pode-se verificar na Tabela de Contribuições acima que, a partir de fevereiro de 2008, o teto salarial foi fixado em R$ 3.218,90. COMO CONTRIBUI O CONTRIBUINTE INDIVIDUAL? O contribuinte individual que presta serviços à pessoa física, a outro contribuinte individual, ou à entidade beneficente de assistência social isenta da cota patronal, contribui com 20% (vinte por cento) sobre o valor efetivamente recebido, observados os limites mínimo e máximo do salário de contribuição. O Contribuinte individual que presta serviço à empresa (inclusive cooperativa de trabalho) contribui com 11% (onze por cento). COMO CONTRIBUI O SEGURADO FACULTATIVO? O segurado facultativo contribui com 20 % (vinte por cento) sobre o valor que ele desejar, observados os limites mínimo e máximo do salário de contribuição. COMO CONTRIBUI O TRABALHADOR RURAL? O produtor rural, pessoa física, contribui com 2,1% sobre a receita bruta da comercialização de sua produção rural e mais 20% sobre o valor que desejar, como contribuinte individual (empresário). O segurado especial (aquele que trabalha para o próprio sustento com o seu núcleo familiar) contribui com 2,1% sobre a comercialização da sua produção, mais 0,2% para o SENAR. Para ter direito aos benefícios, cujo valor será igual ao do salário mínimo, o segurado especial deve comprovar o exercício da atividade rural no período mínimo exigido pela legislação.

13 O QUE É O PLANO SIMPLIFICADO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL? É uma modalidade oferecida para algumas categorias de segurados que contribuem sobre o salário mínimo, em que a contribuição fica reduzida de 20% para 11%. Esse plano foi idealizado para evitar que trabalhadores de baixa renda deixem de contribuir para o INSS e, assim, percam o direito aos benefícios. Sem a proteção do seguro social, o cidadão poderá encontrar dificuldades de sobrevivência caso precise deixar de trabalhar, temporária ou definitivamente, por doença, acidente ou idade avançada. QUEM PODE OPTAR PELO PLANO SIMPLIFICADO? O contribuinte individual que trabalha por conta própria (autônomo), contanto que não tenha qualquer vínculo empregatício e não preste serviços a pessoas jurídicas. O empresário ou sócio de empresa - cuja receita bruta anual, no anocalendário anterior, seja de até R$ 36 mil. O contribuinte facultativo (donas de casa e pessoas acima de 16 anos, não remuneradas, como estudantes, por exemplo). QUEM OPTA PELO PLANO SIMPLIFICADO TEM DIREITO AOS MESMOS BENEFÍCIOS QUE OS DEMAIS CONTRIBUINTES? Quem opta pelo Plano Simplificado com alíquota reduzida só não se aposenta por tempo de contribuição. Mas, mantêm o direito aos outros benefícios assegurados aos demais contribuintes: aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílioreclusão. E SE O CONTRIBUINTE QUE PAGA ALÍQUOTA REDUZIDA DECIDIR MAIS TARDE SE APOSENTAR POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO? Caso o trabalhador passe a pagar ao INSS 11% sobre o salário mínimo, que não dá direito à aposentadoria por tempo de contribuição, e depois queira contar esse tempo para obter uma aposentadoria por tempo de contribuição, deve complementar a contribuição dos meses em que pagou 11%, mediante o recolhimento de mais 9% sobre o salário mínimo, mais juros de mora.

14 QUANDO VENCEM AS CONTRIBUIÇÕES PARA A PREVIDÊNCIA SOCIAL? No caso do Empregado, do Trabalhador Avulso e das Empresas, a contribuição mensal vence no dia 20 do mês seguinte (ou primeiro dia posterior). Para o Contribuinte Individual, o Facultativo, o Empregado Doméstico, o Produtor Rural, Pessoa Física e o Segurado Especial, a contribuição mensal vence no dia 15 do mês seguinte. Se o dia 15 cair no sábado, domingo ou feriado, o contribuinte poderá pagar no primeiro dia útil imediatamente seguinte ao vencimento.

15 5 PREVIDÊNCIA PRIVADA DESCOMPLICADA O QUE É PREVIDÊNCIA PRIVADA? É uma forma de investimento de longo prazo que tem como principal objetivo evitar que a pessoa sofra uma redução da renda na sua aposentadoria. PREVIDÊNCIA PRIVADA E PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR SÃO A MESMA COISA? Sim. O nome Previdência Complementar é o nome oficial, estabelecido na legislação, porque essa modalidade de previdência serve para complementar a renda obtida pelo trabalhador quando recebe benefícios da Previdência Social. Na prática, ela é mais conhecida como Previdência Privada. PARA QUE SERVE A PREVIDÊNCIA PRIVADA? Ela se destina principalmente para quem recebe mais do que o teto da Previdência Social (INSS), e não possui outra forma de poupança para a aposentadoria. Mas, ela é também uma boa opção de investimento para qualquer pessoa que deseja acumular dinheiro para o futuro. O QUE É MESMO O TETO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL? É o valor máximo, fixado pela Previdência Social, para pagamento de aposentadoria e alguns outros benefícios. Assim, para quem tem renda superior a esse teto, e quer manter o mesmo padrão de vida quando se aposentar, é recomendável fazer algum investimento que complemente o valor que irá receber da Previdência Social. Justamente para isso foi criada a Previdência Complementar.

16 QUAL É A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE PREVIDÊNCIA SOCIAL E PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR? A previdência social é pública e administrada pelo governo. A previdência complementar é administrada por instituições privadas e se divide em dois tipos: previdência fechada e previdência aberta. PREVIDÊNCIA FECHADA E PREVIDÊNCIA ABERTA. O QUE É ISSO? a) As entidades de Previdência fechada, também conhecidas como Fundos de Pensão, são constituídas por empresas, sindicatos ou associações de classe e oferecem planos sob medida que atendem somente às pessoas diretamente ligadas àquela empresa ou organização. A empresa ou entidade paga uma parte da contribuição mensal e o empregado a outra parte. b) A Previdência aberta abrange os planos oferecidos por entidades de previdência complementar ou companhias seguradoras. Esses planos estão disponíveis a qualquer pessoa que tenha interesse nessa modalidade de investimento. O QUE É UM PLANO DE PREVIDÊNCIA PRIVADA? É um tipo de aplicação de longo prazo, constituído de contribuições mensais realizadas em uma conta individual que, ao final do tempo de contribuição, irá gerar a renda da aposentadoria. É POSSÍVEL FAZER UM PLANO PARA FILHOS OU DEPENDENTES? Sim. É possível, por exemplo, fazer um plano para acumular recursos e pagar as mensalidades do curso superior dos dependentes.

17 QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE FAZER UM PLANO DE PREVIDÊNCIA PRIVADA? Uma vantagem é o benefício fiscal. Enquanto em outros tipos de investimentos o investidor sofre em cada mês o desconto do imposto de renda, no plano de previdência privada o imposto normalmente só é pago no momento do resgate da aplicação. Assim, com esse dinheiro economizado, o investidor poderá reinvestir o dinheiro e garantir uma poupança ainda maior. Algumas aplicações em previdência privada também podem ser deduzidas nas declarações anuais de imposto de renda. Outra vantagem é levar o investidor a não mexer no dinheiro investido, garantindo, assim, que ele atinja o objetivo de complementar sua aposentadoria, pois quem saca o dinheiro antes de um determinado prazo acaba tendo alguma perda. QUAIS SÃO AS DESVANTAGENS DE FAZER UM PLANO DE PREVIDÊNCIA PRIVADA? Uma desvantagem são as taxas cobradas pelas administradoras dos planos. Como se trata de um plano de investimentos de muito longo prazo, é importante comparar bem as diversas opções existentes no mercado antes de escolher a sua administradora. Escolher um plano com menores taxas de administração e taxas de carregamento garante que um valor maior será aplicado todos os meses, o que resultará em uma aposentadoria melhor. O QUE É TAXA DE ADMINISTRAÇÃO? É uma taxa relativa à administração dos recursos e que incide sobre o capital total, incluindo os rendimentos. Se essa taxa for elevada, pode reduzir significativamente o fundo acumulado e o valor a ser resgatado no futuro. O QUE É TAXA DE CARREGAMENTO? Essa taxa é cobrada pela administradora do fundo de previdência sobre cada contribuição efetuada. Se a taxa for de 5%, por exemplo, a cada R$ 100 aplicados, apenas R$ 95 serão efetivamente depositados em sua conta.

18 QUAIS SÃO OS TIPOS DE PLANOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA ABERTA EXISTENTES NO MERCADO BRASILEIRO? a) PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) É um plano que funciona de forma similar a um fundo de investimentos. Cada pessoa decide o valor de sua contribuição. O benefício futuro vai ser proporcional ao que cada um contribuiu. O rendimento é repassado integralmente ao investidor. O PGBL também permite ao investidor deduzir da base de cálculo do imposto de renda o valor total das suas contribuições para o Plano, até um limite de 12% da sua renda bruta. Porém, haverá incidência da tabela progressiva de imposto de renda sobre o valor total que for resgatado no futuro. b) VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres) O VGBL é muito parecido com PGBL. A diferença é que o investidor não pode deduzir o valor das suas contribuições da base de cálculo do imposto de renda. Em compensação, na hora do resgate, ele só irá pagar imposto sobre os rendimentos que obteve das suas aplicações e não sobre o total. COMO FUNCIONA A TABELA PROGRESSIVA DE IMPOSTO DE RENDA? É a mesma tabela aplicada sobre os salários e outros rendimentos. Até um certo valor, não há incidência de impostos. É oportuno lembrar que se a pessoa já possuir outra fonte de renda, o valor dela será somado ao resgate do Fundo de Previdência Privada para aplicação da tabela. A tabela vigente em 2009 é: Base de cálculo mensal em R$ Alíquota % Parcela a deduzir do imposto em R$ Até 1.434, De 1.434,60 até 2.150,00 7,5 107,59 De 2.150,01 até 2.866,70 15,0 268,84 De 2.866,71 até 3.582,00 22,5 483,84 Acima de 3.582,00 27,5 662,94

19 PGBL, VGBL. QUAL É O MAIS INDICADO PARA O MEU CASO? O PGBL é mais indicado para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda, porque as suas contribuições para o Plano podem ser deduzidas da base de cálculo do imposto. Mas, no resgate, há incidência do imposto sobre o total resgatado. O VGBL é mais adequado a quem faz a declaração simplificada do Imposto de Renda. Não há dedução do valor das contribuições, mas em compensação, no resgate o imposto incide somente sobre os rendimentos e não sobre o total. O QUE É PORTABILIDADE? É o direito de o participante transferir o seu capital para outra instituição de previdência privada sem custo adicional. A portabilidade só é permitida entre planos do mesmo tipo e existe prazo de carência. É proibida a portabilidade entre pessoas diferentes. Note que a portabilidade é permitida na fase de investimentos, mas não no período de recebimento dos benefícios. DE QUE FORMA SÃO PAGOS OS BENEFÍCIOS? O investidor pode optar por sacar de uma só vez o valor investido, pode receber em parcelas mensais para o resto da vida (renda vitalícia) ou pode escolher receber uma parcela mensal por um período determinado, como, por exemplo, para pagar a faculdade do filho. É PERMITIDO FAZER SAQUES ANTECIPADOS DOS RECURSOS? Na Previdência Aberta, é permitido fazer saques antecipados dos recursos antes da fase de recebimento dos benefícios. No entanto, o participante precisa cumprir um prazo de carência, que varia conforme o tipo de plano. E é bom lembrar que, em cada saque serão deduzidos os impostos previstos em lei e que quando são feitos saques parciais, o fundo acumulado diminui, reduzindo, assim, o valor da aposentadoria.

20 QUAIS SÃO OS MAIORES RISCOS EM UM PLANO DE PREVIDÊNCIA PRIVADA? Os maiores riscos são: Quebra da empresa administradora do Plano e rendimentos muito baixos no seu Plano, reduzindo, assim, o valor do fundo e das rendas futuras. O QUE EU POSSO FAZER PARA REDUZIR ESSES RISCOS? a) Antes de decidir: Buscar informações sobre as Administradoras de sua preferência; Analisar e comparar os Planos oferecidos; Verificar e comparar as taxas cobradas. b) Durante a fase de investimentos: Verificar periodicamente a solidez financeira da Administradora do seu Fundo no mercado. Acompanhar a evolução do seu Fundo; comparar os seus rendimentos com o dos Fundos oferecidos por outras administradoras; Mudar de Administradora, se necessário. QUAL É A MELHOR ÉPOCA PARA FAZER UM PLANO DE PREVIDÊNCIA PRIVADA? Quanto mais cedo, melhor. Quem contribui por mais tempo garante uma renda maior no futuro. Quem começa mais tarde, terá que fazer contribuições maiores para obter a mesma renda de quem começou mais cedo.

Previdência Social sob a forma de Regime Geral

Previdência Social sob a forma de Regime Geral Previdência Social sob a forma de Regime Geral Estrutura do Sistema Previdenciário no Brasil Regime Geral de Previdência Social (RGPS) Administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Obrigatório,

Leia mais

Aposentadoria do INSS. O Itaú explica para você como funciona e esclarece suas dúvidas. C/C Itaú. Quando e como receberei o meu benefício?

Aposentadoria do INSS. O Itaú explica para você como funciona e esclarece suas dúvidas. C/C Itaú. Quando e como receberei o meu benefício? Aposentadoria do INSS. O Itaú explica para você como funciona e esclarece suas dúvidas. O Itaú quer estar presente em todos os momentos da sua vida. Por isso, criamos este material para ajudar você com

Leia mais

Média aritmética dos 80% maiores salários de contribuição, multiplicado pelo fator previdenciário.

Média aritmética dos 80% maiores salários de contribuição, multiplicado pelo fator previdenciário. 1) Cálculo de Benefícios - Continuação 1.1) Aposentadoria por tempo de contribuição Média aritmética dos 80% maiores salários de contribuição, multiplicado pelo fator previdenciário. Fator Previdenciário

Leia mais

Aposentadoria do INSS. O Itaú explica para você como funciona e esclarece suas dúvidas.

Aposentadoria do INSS. O Itaú explica para você como funciona e esclarece suas dúvidas. Aposentadoria do INSS. O Itaú explica para você como funciona e esclarece suas dúvidas. O Itaú quer estar presente em todos os momentos da sua vida. Por isso, criou este material para ajudar você com as

Leia mais

Tem direito aos benefícios previdenciários os BENEFICIÁRIOS, ou seja, todos os segurados e seus dependentes.

Tem direito aos benefícios previdenciários os BENEFICIÁRIOS, ou seja, todos os segurados e seus dependentes. CARTILHA DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO O REGIME GERAL DA PREVIDENCIA SOCIAL É REGIDO PELAS LEIS 8.212 E 8.213/91 E TEM POR FINALIDADE ASSEGURAR À SEUS FILIADOS RECEBER BENEFÍCIOS QUE SUBSTITUAM SUA RENDA.

Leia mais

Tranquilidade e segurança para você e sua família.

Tranquilidade e segurança para você e sua família. Material de uso exclusivo do Bradesco. Produzido pelo Departamento de Marketing em fevereiro/2009. Reprodução proibida. Não jogue este impresso em via pública. Bradesco PGBL Proteção Familiar Para informações

Leia mais

Benefícios Previdenciários do INSS Como são concedidos e calculados. Prof. Hilário Bocchi Júnior hilariojunior@bocchiadvogados.com.

Benefícios Previdenciários do INSS Como são concedidos e calculados. Prof. Hilário Bocchi Júnior hilariojunior@bocchiadvogados.com. Benefícios Previdenciários do INSS Como são concedidos e calculados Prof. Hilário Bocchi Júnior hilariojunior@bocchiadvogados.com.br SEGURIDADE SOCIAL Sistema de Seguridade Social Múltipla filiação Filiação

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV EXCLUSIVO PGBL E VGBL

NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV EXCLUSIVO PGBL E VGBL NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV EXCLUSIVO PGBL E VGBL O que é o Plano Brasilprev Exclusivo? O Brasilprev Exclusivo é uma solução moderna e flexível que ajuda você a acumular recursos para a realização dos

Leia mais

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR O futuro que você faz agora FUNPRESP-JUD Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário 2 Funpresp-Jud seja bem-vindo(a)! A Funpresp-Jud ajudará

Leia mais

Marcos Puglisi de Assumpção 10. PLANOS DE PREVIDÊNCIA

Marcos Puglisi de Assumpção 10. PLANOS DE PREVIDÊNCIA Marcos Puglisi de Assumpção 10. 2010 Uma das maiores preocupações de um indivíduo é como ele vai passar o final de sua vida quando a fase de acumulação de capital cessar. É preciso fazer, o quanto antes,

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV PECÚLIO PGBL E VGBL

NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV PECÚLIO PGBL E VGBL NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV PECÚLIO PGBL E VGBL O que é um Plano Brasilprev Pecúlio? O plano Brasilprev Pecúlio é uma solução moderna e flexível que ajuda você a acumular recursos para a realização dos

Leia mais

IRPF 2014 CARTILHA IR 2014

IRPF 2014 CARTILHA IR 2014 IRPF 2014 CARTILHA IR 2014 A MAPFRE Previdência desenvolveu para os participantes de plano de previdência complementar PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), FGB Tradicional (Fundo Gerador de Benefício)

Leia mais

Curso de Extensão em Direito Previdenciário

Curso de Extensão em Direito Previdenciário Curso de Extensão em Direito Previdenciário 2º Encontro Teoria Básica dos Benefícios Previdenciários do RGPS Requisitos para a concessão de benefícios previdenciários 1) Requisitos Genéricos a) Adquirir

Leia mais

PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL. Educação Previdenciária

PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL. Educação Previdenciária Todo(a) brasileiro(a), a partir de 16 anos de idade, pode filiar-se à Previdência Social e pagar mensalmente a contribuição para assegurar os seus direitos e a proteção à sua família. Vejamos com isso

Leia mais

Previdência Complementar

Previdência Complementar Cartilha Previdência Complementar Guia Fácil de Tributação TRATAMENTO TRIBUTÁRIO BÁSICO A primeira informação que deve ser observada na escolha de um plano de previdência que tenha como propósito a acumulação

Leia mais

PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL

PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL 55 No Brasil, há benefícios devidos ao segurado e àqueles que dependem do segurado. Para ter direito aos benefícios, é preciso estar inscrito no INSS e manter suas contribuições em dia. Na maior parte

Leia mais

CARTILHA PLANO CELPOS CD

CARTILHA PLANO CELPOS CD CARTILHA PLANO CELPOS CD ORIGINAL PLUS O QUE É O PLANO CELPOS CD? O Plano Misto I de Benefícios CELPOS CD é um plano de previdência complementar cujo benefício de aposentadoria programada é calculado de

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV PECÚLIO PGBL E VGBL

NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV PECÚLIO PGBL E VGBL NOTAS EXPLICATIVAS BRASILPREV PECÚLIO PGBL E VGBL O que é um Plano Brasilprev Pecúlio? O plano Brasilprev Pecúlio é uma solução moderna e flexível que ajuda você a acumular recursos para a realização dos

Leia mais

Í n d i c e. Apresentação. Sobre a ELETROS. Sobre o Plano CD CERON. Características do Plano CD CERON

Í n d i c e. Apresentação. Sobre a ELETROS. Sobre o Plano CD CERON. Características do Plano CD CERON Í n d i c e Apresentação Sobre a ELETROS Sobre o Plano CD CERON Características do Plano CD CERON 3 4 5 6 A p r e s e n t a ç ã o Bem-vindo! Você agora é um participante do Plano CD CERON, o plano de benefícios

Leia mais

LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA AUXÍLIO-DOENÇA - PROCEDIMENTOS LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA Sumário 1. Introdução 2. Conceito Auxílio-doença 2.1 Tipos de auxílio-doença 3. pagamento 4. Carência - Conceito 4.1 Independe de carência 4.2 Depende

Leia mais

Sumário. A função do Resumo Explicativo 3. Bem-vindo ao Plano de Benefícios Raiz 4. Contribuições do Participante 6. Contribuições da Patrocinadora 7

Sumário. A função do Resumo Explicativo 3. Bem-vindo ao Plano de Benefícios Raiz 4. Contribuições do Participante 6. Contribuições da Patrocinadora 7 Sumário A função do 3 Bem-vindo ao Plano de Benefícios Raiz 4 Contribuições do Participante 6 Contribuições da Patrocinadora 7 Controle de Contas 8 Investimento dos Recursos 9 Benefícios 10 Em caso de

Leia mais

Seu futuro está em nossos planos!

Seu futuro está em nossos planos! 1/8 CONHEÇA O PLANO DE BENEFÍCIOS CD-METRÔ DF Seu futuro está em nossos planos! 2014 2/8 1 Quem é a REGIUS? A REGIUS Sociedade Civil de Previdência Privada é uma entidade fechada de previdência privada,

Leia mais

Pág. 1 - Guia: regras do INSS e da Previdência Social e o que fazer para a aposentadoria. Pág. 5 - Guia: entenda o que é a previdência privada

Pág. 1 - Guia: regras do INSS e da Previdência Social e o que fazer para a aposentadoria. Pág. 5 - Guia: entenda o que é a previdência privada Pág. 1 - Guia: regras do INSS e da Previdência Social e o que fazer para a aposentadoria Pág. 5 - Guia: entenda o que é a previdência privada Fonte: site da UOL Guia: regras do INSS e da Previdência Social

Leia mais

Previdência Privada Instrumento de Planejamento Pessoal

Previdência Privada Instrumento de Planejamento Pessoal PGBL PLANO GERADOR DE BENEFÍCIOS LIVRES Ideal para quem faz a declaração completa do IRPF, permite a dedução das contribuições efetuadas até o limite de 12% da renda bruta anual, reduzindo o valor a ser

Leia mais

Orientações sobre Micro Empreendedor Individual

Orientações sobre Micro Empreendedor Individual Orientações sobre Micro Empreendedor Individual Micro Empreendedor individual Definição Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário.

Leia mais

na modalidade Contribuição Definida

na modalidade Contribuição Definida 1 DIRETORIA * Estruturados DE PREVIDÊNCIA na modalidade Contribuição Definida legislação Conforme a Legislação Tributária vigente*, aplicável aos Planos de Previdência Complementar modelados em Contribuição

Leia mais

Ministério da Previdência Social - MPS Gabinete do Ministro - GM Assessoria de Comunicação Social - ACS Secretaria de Previdência Social - SPS Coordenação-Geral de Legislação e Normas - CGLN Previdência

Leia mais

Para cada valor depositado pelo participante a título de contribuição básica a Patrocinadora depositará valor idêntico.

Para cada valor depositado pelo participante a título de contribuição básica a Patrocinadora depositará valor idêntico. Apresentação Este é o MANUAL DO PARTICIPANTE da PRECE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR, material explicativo que descreve, em linguagem simples e precisa, as características gerais do Plano CD, com o objetivo

Leia mais

GUIA DO SEGURADO da Previdência Social

GUIA DO SEGURADO da Previdência Social CÂMARA DOS DEPUTADOS GUIA DO SEGURADO da Previdência Social Conheça os direitos do seu seguro social. ANTONIO BULHÕES Deputado Federal PRB/SP BRASÍLIA Abril/2009 GUIA DO SEGURADO da Previdência Social

Leia mais

MANUAL PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA 2015 PLANOS DE PREVIDÊNCIA PORTO SEGURO

MANUAL PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA 2015 PLANOS DE PREVIDÊNCIA PORTO SEGURO MANUAL PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA 2015 PLANOS DE PREVIDÊNCIA PORTO SEGURO MANUAL PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA 2015 PLANOS DE PREVIDÊNCIA PORTO SEGURO O Manual

Leia mais

Remuneração do síndico e INSS

Remuneração do síndico e INSS Remuneração do síndico e INSS Cerca de 85% dos síndicos são remunerados, isentos ou têm desconto na taxa No último censo realizado pelo SíndicoNet, em novembro de 2010 com 1.576 entrevistados, foi possível

Leia mais

Medidas Provisórias nº 664 e nº 665

Medidas Provisórias nº 664 e nº 665 Medidas Provisórias nº 664 e nº 665 Perguntas e respostas Ministério da Previdência Social Auxílio-Doença Benefício pago ao segurado em caso de incapacitação temporária para o trabalho por doença ou acidente

Leia mais

Guia do Trabalhador. Previdência Social. Saiba como utilizar o seu seguro social

Guia do Trabalhador. Previdência Social. Saiba como utilizar o seu seguro social MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL MPS Gabinete do Ministro GM Assessoria de Comunicação Social ACS Previdência Social Guia do Trabalhador Saiba como utilizar o seu seguro social Brasília DF Maio/2003 Ministério

Leia mais

Boletim de Relacionamento Previdência. Imposto de Renda Sul América Previdência

Boletim de Relacionamento Previdência. Imposto de Renda Sul América Previdência Boletim de Relacionamento Previdência Imposto de Renda Sul América Previdência Prezado Participante, Desenvolvemos um guia para que você, que possui um Plano de Previdência PGBL ou Tradicional ou um Plano

Leia mais

Conhecimentos Bancários. Item 2.3.5- Previdência Privada 2ª parte

Conhecimentos Bancários. Item 2.3.5- Previdência Privada 2ª parte Conhecimentos Bancários Item 2.3.5- Previdência Privada 2ª parte PREVIDÊNCIA PRIVADA ABERTA FECHADA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR ABERTA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR ABERTA São planos previdenciários que permitem

Leia mais

PRESTAÇÕES BENEFICIÁRIAS. Benefícios e Serviços

PRESTAÇÕES BENEFICIÁRIAS. Benefícios e Serviços Seguridade Social Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 20 PRESTAÇÕES BENEFICIÁRIAS Benefícios e Serviços As prestações compreendidas pelo Regime Geral de Previdência Social são expressas em benefícios

Leia mais

IRPF 2012 Cartilha IR 2012

IRPF 2012 Cartilha IR 2012 IRPF 2012 Cartilha IR 2012 A MAPFRE Previdência desenvolveu para os participantes de plano de previdência complementar PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), FGB Tradicional (Fundo Gerador de Benefício)

Leia mais

CARTILHA PREVIDENCIÁRIA

CARTILHA PREVIDENCIÁRIA CARTILHA PREVIDENCIÁRIA INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES - IPREM IPREM Instituto de Previdência Municipal APRESENTAÇÃO Prezado Servidor, A Lei Complementar nº 35 de 05 de julho de

Leia mais

As mudanças mais importantes no Bradesco Previdência

As mudanças mais importantes no Bradesco Previdência As mudanças mais importantes no Bradesco Previdência No dia 21 de julho, o RH do Banco Bradesco e diretores do Bradesco Previdência expuseram, a cerca de 50 dirigentes sindicais, as mudanças no plano de

Leia mais

Fundação Forluminas de Seguridade Social - Forluz. Gerência de Previdência, Atuária e Atendimento

Fundação Forluminas de Seguridade Social - Forluz. Gerência de Previdência, Atuária e Atendimento Fundação Forluminas de Seguridade Social - Forluz Gerência de Previdência, Atuária e Atendimento Cenário A Seguradora Aegon realizou, no período entre janeiro e fevereiro de 2015, uma pesquisa entre quinze

Leia mais

Segurado de Categoria 3 Dependentes dos Segurados de Categoria 2

Segurado de Categoria 3 Dependentes dos Segurados de Categoria 2 16.Pensão ねん きん 年 金 De acordo com o sistema de pensão oficial do Japão, todos os residentes entre 20 e 60 anos de idade são obrigados a se inscreverem na Pensão Nacional. Portanto, todas as pessoas com

Leia mais

Orientações sobre Benefícios do INSS

Orientações sobre Benefícios do INSS Orientações sobre Benefícios do INSS A PREFEITURA DE GUARULHOS MANTÉM UM CONVÊNIO COM O INSS AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DE GUARULHOS PARA REQUERIMENTO DOS SEGUINTES BENEFÍCIOS: AUXÍLIO DOENÇA PREVIDENCIÁRIO,

Leia mais

SISTEMAS ESPECIAIS DE PREVIDÊNCIA

SISTEMAS ESPECIAIS DE PREVIDÊNCIA Seguridade Social Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 36 SISTEMAS ESPECIAIS DE PREVIDÊNCIA Congressistas deputados federais e senadores tinham até 1997 um regime próprio de Previdência Social (I.P.C.)

Leia mais

Alterações no auxílio doença e trabalho e regras do seguro desemprego -Uma abordagem. destaque.

Alterações no auxílio doença e trabalho e regras do seguro desemprego -Uma abordagem. destaque. Alterações no auxílio doença e trabalho e regras do seguro desemprego -Uma abordagem empresarial dos temas em destaque. Professora: Luciana Saldanha Advogada, especialista em direito trabalhista e previdenciário.

Leia mais

Guia de Declaração de IRPF 2011. Ano-calendário 2010. Previdência. IR 2010 Prev e Cp_v2

Guia de Declaração de IRPF 2011. Ano-calendário 2010. Previdência. IR 2010 Prev e Cp_v2 Guia de Declaração de IRPF 2011 Ano-calendário 2010 Previdência IR 2010 Prev e Cp_v2 Quem é obrigado a declarar? Está obrigada a apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda referente

Leia mais

Guia do Programa Previdenciário Empresarial

Guia do Programa Previdenciário Empresarial Guia do Programa Previdenciário Empresarial Uma escolha muda todo o seu futuro. Conheça a novidade que o Itaú e a ABRACAF têm para você! Pensando em você, a ABRACAF e o Itaú criaram um plano de Previdência

Leia mais

19/02/2015. Auxílio Doença

19/02/2015. Auxílio Doença Lei 8213/91 (alterada pela MP 664) Auxílio Doença Art. 60. O auxílio-doença será devido ao segurado que ficar incapacitado para seu trabalho ou sua atividade habitual, desde que cumprido, quando for o

Leia mais

O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA

O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA 1. INTRODUÇÃO A previdência social no Brasil pode ser divida em dois grandes segmentos, a saber: Regime Geral de Previdência Social (RGPS):

Leia mais

No âmbito do RPPS Regime Próprio de Previdência Social de Camaçari, não há exigência de cumprimento de carência para percepção deste beneficio.

No âmbito do RPPS Regime Próprio de Previdência Social de Camaçari, não há exigência de cumprimento de carência para percepção deste beneficio. ESPÉCIES DE BENEFÍCIOS PARA OS SEGURADOS 1. APOSENTADORIA Aposentadoria por Invalidez No âmbito do RPPS Regime Próprio de Previdência Social de Camaçari, não há exigência de cumprimento de carência para

Leia mais

Cartilha de Tributação. Recebimento do benefício do Plano ou Resgate de Contribuições

Cartilha de Tributação. Recebimento do benefício do Plano ou Resgate de Contribuições Cartilha de Tributação Recebimento do benefício do Plano ou Resgate de Contribuições A escolha de tributação - progressiva ou regressiva - só gera impactos no resgate de contribuição e/ou no recebimento

Leia mais

IRPF IR2013. Chegou a hora de declarar o. Especial

IRPF IR2013. Chegou a hora de declarar o. Especial Boletim Informativo dirigido a participantes de planos de previdência da Bradesco Vida e Previdência Março de 2013 Especial IRPF 2013 Chegou a hora de declarar o IR2013 >> Fique por dentro >> Onde informar

Leia mais

SAIBA TUDO SOBRE O PLANO III DE PREVIDÊNCIA PRIVADA!

SAIBA TUDO SOBRE O PLANO III DE PREVIDÊNCIA PRIVADA! SAIBA TUDO SOBRE O PLANO III DE PREVIDÊNCIA PRIVADA! Prezado participante, 2 Brasil Foods Sociedade de Previdência Privada Cartilha Plano III Um dos grandes objetivos da política de recursos humanos de

Leia mais

PLANO SUPLEMENTAR. Material Explicativo Plano Suplementar 1

PLANO SUPLEMENTAR. Material Explicativo Plano Suplementar 1 PLANO SUPLEMENTAR Material Explicativo 1 Introdução A CitiPrevi oferece planos para o seu futuro! Recursos da Patrocinadora Plano Principal Benefício Definido Renda Vitalícia Programa Previdenciário CitiPrevi

Leia mais

Categorias de Segurados

Categorias de Segurados INSTITUTO NACIONAL DA SEGURALIDADE SOCIAL - INSS A Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribui. É uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus

Leia mais

Resumo das regras nas medidas provisórias nº 664 e nº 665

Resumo das regras nas medidas provisórias nº 664 e nº 665 Resumo das regras nas medidas provisórias nº 664 e nº 665 Cenário Aumentou o emprego e a formalização: 15,5 milhões no setor privado de 2003 a 2013 Base de segurados da previdência aumentou em 30 milhões

Leia mais

Quais as condições necessárias para que eu me cadastre como empreendedor individual? Faturar até R$ 36 mil por ano;

Quais as condições necessárias para que eu me cadastre como empreendedor individual? Faturar até R$ 36 mil por ano; cultura 1. Quais as condições necessárias para que eu me cadastre como empreendedor individual? 2. Faturar até R$ 36 mil por ano; Não participar de outra empresa, como sócio ou titular; Trabalhar sozinho

Leia mais

Guia do Trabalhador. Previdência Social. Saiba como utilizar o seu seguro social

Guia do Trabalhador. Previdência Social. Saiba como utilizar o seu seguro social PREVMóvel e PREVBarco Unidades móveis de atendimento que percorrem as regiões que não possuem agências da Previdência Social. As visitas dessas unidades são agendadas pela Gerência Executiva do INSS da

Leia mais

Revisado em 15/08/2011

Revisado em 15/08/2011 CARTILHA DO PLANO MISTO DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS Nº 001 Revisado em 15/08/2011 Esta cartilha foi estruturada com perguntas e respostas para apresentar e esclarecer aos Participantes as informações

Leia mais

A TODOS OS USUÁRIOS DA FFM. (Versão atualizada)

A TODOS OS USUÁRIOS DA FFM. (Versão atualizada) Dir.Circ. 04/2015 São Paulo, 01 de abril de 2015. A TODOS OS USUÁRIOS DA FFM (Versão atualizada) Referente: Regras para preenchimento de Solicitação de Pagamento(SPe) de serviços prestados por pessoas

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2006 / 2007

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2006 / 2007 2006 / 2007 O SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA SINDAG e o SINDICATO DOS TÉCNICOS AGRÍCOLAS DE NÍVEL MÉDIO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SINTARGS, firmam a presente CONVENÇÃO COLETIVA

Leia mais

ALTERAÇÕES DIREITO PREVIDENCIÁRIO LEI N.º 13.135/2015 E MEDIDA PROVISÓRIA N.º 676/2015

ALTERAÇÕES DIREITO PREVIDENCIÁRIO LEI N.º 13.135/2015 E MEDIDA PROVISÓRIA N.º 676/2015 ALTERAÇÕES DIREITO PREVIDENCIÁRIO LEI N.º 13.135/215 E MEDIDA PROVISÓRIA N.º 676/215 1. Na Lei n.º 8.213/1991 foi alterada a definição dos dependentes da 3.ª Classe: Art. 16. São beneficiários do Regime

Leia mais

Índice BEM-VINDO AO PLANO UNIMED-BH 02 GLOSSÁRIO 03 CONHECENDO O PLANO 06 INFORMAÇÕES ADICIONAIS 10 FORMAS DE CONTATO 13

Índice BEM-VINDO AO PLANO UNIMED-BH 02 GLOSSÁRIO 03 CONHECENDO O PLANO 06 INFORMAÇÕES ADICIONAIS 10 FORMAS DE CONTATO 13 Índice BEM-VINDO AO PLANO UNIMED-BH 02 GLOSSÁRIO 03 CONHECENDO O PLANO 06 INFORMAÇÕES ADICIONAIS 10 FORMAS DE CONTATO 13 UD004110B-MioloGuiaPlanoUnimedBH15x21.indd 1 2 Bem-vindo ao Plano de Previdência

Leia mais

Introdução. Nesta cartilha, você conhecerá as principais características desse plano. O tema é complexo e,

Introdução. Nesta cartilha, você conhecerá as principais características desse plano. O tema é complexo e, Introdução O Plano Prodemge Saldado está sendo criado a partir da cisão do Plano Prodemge RP5-II e faz parte da Estratégia Previdencial. Ele é uma das opções de migração para participantes e assistidos.

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES NOVO REGIME DE TRIBUTAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA:

PERGUNTAS FREQUENTES NOVO REGIME DE TRIBUTAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA: PERGUNTAS FREQUENTES NOVO REGIME DE TRIBUTAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA: Vejam quais são as principais questões que envolvem o Novo Regime de Tributação e esclareçam suas dúvidas. 1) Como era o tratamento tributário

Leia mais

Estrutura do Plano de Benefícios Agilent

Estrutura do Plano de Benefícios Agilent Plano de Benefícios Agilent 1 Objetivo da HP Prev Proporcionar aos seus participantes a oportunidade de contribuir para a HP Prev e, juntamente com as contribuições da patrocinadora, formar uma renda mensal

Leia mais

DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS 1. APOSENTADORIA

DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS 1. APOSENTADORIA DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS 1. APOSENTADORIA 1.1 Aposentadoria por invalidez Destina-se aos professores cuja incapacidade ao trabalho é confirmada pelo setor de perícias médicas do INSS. Uma vez concedida

Leia mais

Material Explicativo. ABBprev Sociedade de Previdência Privada

Material Explicativo. ABBprev Sociedade de Previdência Privada Material Explicativo ABBprev Sociedade de Previdência Privada Este material explicativo tem como objetivo fornecer informações sobre um dos benefícios que as patrocinadoras ABB Ltda e Cooperativa de Crédito

Leia mais

Material Explicativo

Material Explicativo Material Explicativo Material Explicativo Índice Introdução 4 Sobre o Plano Previplan 5 Adesão 5 Benefícios do Plano 6 Entenda o Plano 7 Rentabilidade 8 Veja como funciona a Tributação 9 O que acontece

Leia mais

Regulamento de Empréstimo

Regulamento de Empréstimo Regulamento $ de Empréstimo Para participantes do Plano Complementar de Benefícios Previdenciais - Plano BD $ Fundação de Previdência dos Empregados da CEB Regulamento aprovado pelo Conselho Deliberativo

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais

FONTES DO DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL

FONTES DO DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL Seguridade Social Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 8 FONTES DO DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL As fontes do Direito da Seguridade Social podem ser material e formal. As fontes formais são as formas

Leia mais

Esta Cartilha vai ajudar você a entender melhor o Fundo Paraná de Previdência Multipatrocinada e o seu Plano de Benefícios ACPrev.

Esta Cartilha vai ajudar você a entender melhor o Fundo Paraná de Previdência Multipatrocinada e o seu Plano de Benefícios ACPrev. ÍNDICE CARTILHA EXPLICATIVA... 3 FUNDO PARANÁ... 4 PATRIMÔNIO... 5 SEGURANÇA... 5 BENEFÍCIO FISCAL... 6 ASFUNPAR... 7 PLANO ACPREV... 8 PARTICIPANTES... 8 Participante Ativo... 8 Participante Assistido...

Leia mais

Programa de Assistência Médica para Aposentados CargillPrev (Plano Assistencial)

Programa de Assistência Médica para Aposentados CargillPrev (Plano Assistencial) Programa de Assistência Médica para Aposentados CargillPrev (Plano Assistencial) Programa de Assistência Médica para Aposentados CargillPrev (Plano Assistencial) Material Explicativo Encontre aqui as informações

Leia mais

ÍNDICE. BEM-VINDO AO PLANO CROprev 02 FALANDO A NOSSA LÍNGUA 03 CONHECENDO O PLANO 05 INFORMAÇÕES ADICIONAIS 09 FORMAS DE CONTATO 11

ÍNDICE. BEM-VINDO AO PLANO CROprev 02 FALANDO A NOSSA LÍNGUA 03 CONHECENDO O PLANO 05 INFORMAÇÕES ADICIONAIS 09 FORMAS DE CONTATO 11 ÍNDICE BEM-VINDO AO PLANO CROprev 02 FALANDO A NOSSA LÍNGUA 03 CONHECENDO O PLANO 05 INFORMAÇÕES ADICIONAIS 09 FORMAS DE CONTATO 11 Versão: agosto 2008 BEM-VINDO AO PLANO CROprev O Plano de Previdência

Leia mais

Código: Ministério da Saúde Fundação Oswaldo Cruz Diretoria de Administração. Orientação Normativa

Código: Ministério da Saúde Fundação Oswaldo Cruz Diretoria de Administração. Orientação Normativa Versão: 1/2007 Nome: para recolhimento de tributos previdenciários e IR I Introdução: Devido às dúvidas originadas por várias unidades da Fiocruz no que se refere ao recolhimento de Tributos Previdenciários

Leia mais

Um novo plano, com muito mais futuro. Plano 5x4. dos Funcionários

Um novo plano, com muito mais futuro. Plano 5x4. dos Funcionários Um novo plano, com muito mais futuro Plano 5x4 dos Funcionários Sumário 03 Um novo plano, com muito mais futuro: 5x4 04 Comparativo entre o plano 4 x 4 e 5 x 4 08 Regras de resgate 10 Como será o amanhã?

Leia mais

AASP Associação dos Advogados de São Paulo MATERIAL EXPLICATIVO AASP PREVIDÊNCIA. Plano administrado pelo HSBC Instituidor Fundo Múltiplo.

AASP Associação dos Advogados de São Paulo MATERIAL EXPLICATIVO AASP PREVIDÊNCIA. Plano administrado pelo HSBC Instituidor Fundo Múltiplo. AASP Associação dos Advogados de São Paulo MATERIAL EXPLICATIVO AASP PREVIDÊNCIA Plano administrado pelo HSBC Instituidor Fundo Múltiplo. Introdução Através deste Material Explicativo você toma conhecimento

Leia mais

FEVEREIRO 2015 BRASÍLIA 1ª EDIÇÃO

FEVEREIRO 2015 BRASÍLIA 1ª EDIÇÃO Secretaria de Políticas Públicas de Emprego Departamento de Emprego e Salário Coordenação-Geral do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e Identificação Profissional SEGURO-DESEMPREGO E ABONO SALARIAL NOVAS

Leia mais

LEGISLAÇÃO. Inscrição e Filiação: Artigo 17 da Lei 8213/91; Artigo 18 do Decreto 3048/99; Artigo 3º e seguintes da IN 77

LEGISLAÇÃO. Inscrição e Filiação: Artigo 17 da Lei 8213/91; Artigo 18 do Decreto 3048/99; Artigo 3º e seguintes da IN 77 FILIAÇÃO É o vínculo que as pessoas estabelecem com a Previdência Social a partir do momento em que passam a exercer uma atividade remunerada ou a recolher as contribuições previdenciárias. Com a filiação,

Leia mais

Tabela Progressiva para o cálculo mensal do Imposto de Renda de Pessoa Física, anocalendário

Tabela Progressiva para o cálculo mensal do Imposto de Renda de Pessoa Física, anocalendário 1) Como é o Regime de Tributação Progressiva? Sobre os benefícios previdenciais pagos pelos fundos de pensão, o cálculo do imposto de renda devido obedece ao regulamento aplicável, por exemplo, aos rendimentos

Leia mais

Francisco Luiz de Andrade Bordaz Advogado. À Cebracoop Central Brasileira das Cooperativas de Trabalho.

Francisco Luiz de Andrade Bordaz Advogado. À Cebracoop Central Brasileira das Cooperativas de Trabalho. À Cebracoop Central Brasileira das Cooperativas de Trabalho. Att. Consulta Formulada. Quesitos: 1) Quais são os direitos que os cooperados e seus dependentes, como segurados da Previdência Social, possuem?

Leia mais

Cartilha Plano A. Índice

Cartilha Plano A. Índice Cartilha Plano A Cartilha Plano A Índice Apresentação A Previnorte Histórico Patrimônio Plano de Benefícios e Plano de Custeio Salário Real de Contribuição Jóia Requisitos exigidos para filiação à PREVINORTE

Leia mais

Tabela Progressiva do IR Pessoa Física - ano-calendário de 2014. Base de cálculo

Tabela Progressiva do IR Pessoa Física - ano-calendário de 2014. Base de cálculo REGIMES TRIBUTÁRIOS 1 A Lei nº 11.053/2004 trouxe mudanças importantes na tributação dos benefícios pagos por entidades de previdência complementar. A principal mudança foi a instituição de um regime de

Leia mais

cartilha de regime de tributação

cartilha de regime de tributação cartilha de regime de tributação Apresentação O INFRAPREV elaborou esta cartilha com o objetivo de orientar o participante na escolha do regime de tributação quando do ingresso no seu plano de previdência.

Leia mais

Cartilha do Participante

Cartilha do Participante Benefício definido (Eletra 01) BENEFICIO DEFINIDO Cartilha do Participante Introdução A ELETRA Fundação Celg de Seguros e Previdência é uma entidade fechada de previdência privada, de fins previdenciários

Leia mais

CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIO DEFINIDO

CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIO DEFINIDO CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIO DEFINIDO Fevereiro/2012 Apresentação Prezado participante, Com o objetivo de mostrar como funciona a Fundação Coelce de Seguridade Social Faelce e o Plano de Benefícios Definidos,

Leia mais

Apresentação DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS ELETROS

Apresentação DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS ELETROS Apresentação Os participantes de Planos de Previdência Complementar estruturados na modalidade de Contribuição Definida (CD), como é o caso do Plano CD CERON, contam com duas opções de tributação do imposto

Leia mais

Carência para o recebimento do benefício pensão por morte?

Carência para o recebimento do benefício pensão por morte? 1 Carência para o recebimento do benefício pensão por morte? A MP 664 de dezembro de 2014 previu uma carência de 24 meses para a obtenção do benefício pensão por morte. Depois de muita discussão no Congresso

Leia mais

Tabela 1 Tributos Plano VGBL

Tabela 1 Tributos Plano VGBL Comparativo tributário Produtos Financeiros Francisco Galiza www.ratingdeseguros.com.br Abril/2008 O objetivo deste levantamento é fazer uma comparação tributária sobre os produtos financeiros existentes

Leia mais

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet Lorem ipsum dolor sit amet Lorem ipsum dolor sit amet Consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam.

Leia mais

CARTILHA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR GUIA FÁCIL DE TRIBUTAÇÃO

CARTILHA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR GUIA FÁCIL DE TRIBUTAÇÃO CARTILHA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR GUIA FÁCIL DE TRIBUTAÇÃO TRATAMENTO TRIBUTÁRIO BÁSICO Guia Fácil de Tributação A primeira informação que deve ser observada na escolha de um plano de previdência que tenha

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/DIR/2011

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/DIR/2011 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/DIR/2011 ESTABELECE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA O PAGAMENTO DE SERVIÇOS PRESTADOS POR PESSOA FÍSICA, EM CARÁTER EVENTUAL, POR MEIO DE RECIBO DE PAGAMENTO A CONTRIBUINTE INDIVIDUAL

Leia mais

Perguntas e respostas sobre a criação do Funpresp (Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos)

Perguntas e respostas sobre a criação do Funpresp (Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos) O que muda Perguntas e respostas sobre a criação do Funpresp (Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos) 1. Por que é necessário criar a Fundação de Previdência Complementar do Servidor

Leia mais