PMO dando sustentação à implementação da estratégia : O mundo esta se preparando para mudar. E agora?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PMO dando sustentação à implementação da estratégia : O mundo esta se preparando para mudar. E agora?"

Transcrição

1 PMO dando sustentação à implementação da estratégia : O mundo esta se preparando para mudar. E agora?

2 As novas tecnologias tem o potencial de melhorar a maneira do mundo funcionar numa dimensão que antes só podia ser imaginada na ficção cientifica.

3 Toda esta tecnologia, permite que as empresas e instituições no mundo todo possam repensar seus processos, implementando sistemas e métodos inovadores e surpreendentes.

4 Inovar é gerar dinheiro novo Clemente Nóbrega

5 Fazenda do Futuro: Estruturas verticais construídas em espaços urbanos para abrigar plantações hidropônicas Frutas, verduras e legumes seriam plantados em água reutilizada, e a energia gerada com a queima de restos vegetais.

6 Transformando barulho em energia: Economia de energia através do aproveitamento de barulhos incômodos O som entra e é transformado em eletricidade dentro do aparelho, que retransmite a energia para onde for necessário, como se fosse uma tomada.

7 Universidade aceita vídeo do YouTube no lugar de redação para selecionar alunos Para ingressar em instituição de mais de 150 anos, candidato deve publicar gravação com cerca de um minuto e simplesmente fazer o que quiser diante da câmera.

8 Em um mundo mais inteligente, a questão é: Como determinar onde se deseja chegar e como se planejar para chegar até lá?

9 A adoção de um PMO Estratégico é uma alternativa? SIM! Inovações Tecnologias Concorrência Posicionamento Mercado Oportunidades Objetivos Cenário Previsto Objetivos & Metas Cenário Atual Resultados PMO Estratégico Corporativo Mapeamento de oportunidades Análise de viabilidade, projeto e implementação Resultados Figura 01: Atuação do PMO estratégico diante de novas oportunidades.

10 O PMO estratégico como resposta Em todo o mundo, as empresas estão se voltando para o gerenciamento de projetos como parte integrante da prática de negócios. As ações de implementação da estratégia sempre podem ser traduzidas em projetos e administradas como tal, com prazos, escopo, produtos e qualidade definidos. O projeto para implementação de uma ou mais estratégias organizacionais tem sempre o objetivo de levar a empresa de um determinado posicionamento presente para outro mais vantajoso no futuro. A estratégia da companhia e o seu contexto organizacional precisam estar alinhados para que sejam consistentes.

11 A mudança da estratégia ocorrerá sempre. O processo de elaboração de estratégias, envolvendo a analise de viabilidade, o modelo de projeto e de implementação poderá ser repetido pelo PMO para cada nova oportunidade. nível de maturidade timing dos projetos Estratégias corporativas perspectiva empresarial mapeamento de recursos Figura 02: Processo para implementação de uma ou mais estratégias corporativas

12 Uma abordagem corporativa para o Escritório Estratégico de Projetos Um escritório estratégico de Projetos estabelece processos para analisar, recomendar, autorizar, ativar, agilizar e monitorar práticas mais amplas e integradas de gestão, contemplando os ciclos necessários de planejamento e execução da estratégia corporativa.

13 Uma abordagem corporativa para o Escritório Estratégico de Projetos Opera ao nível Corporativo; Coordena e define políticas para todos os projetos; Gerencia o portfólio corporativo; Presta auxilio aos escritórios de controle e suporte de projetos, caso existam; Alinhamento dos projetos à estratégia corporativa;

14 Alguns tipos de Escritórios Estratégico de Projetos Podem existir diversos escritórios de projetos que funcionam de forma coordenada; Desenvolvimento de um plano empresarial estratégico, impulsionando os pontos fortes das disciplinas de gestão de projetos e recursos; Envolvimento organizacional e responsabilidade empresarial; Impacto de longo prazo na organização e nos negócios.

15 Uma abordagem global O conceito de PMO estratégico de coordenação se tornará lugar comum nos próximos anos em conseqüência de um maior numero de fusões, aquisições e joint ventures.

16 Missão, metas e princípios orientadores de um de Escritório Estratégico de Projetos Missão 1 2 Prover o desenvolvimento do planejamento corporativo de maneira estratégica, impulsionando os pontos fortes das disciplinas de gestão de projetos, processos e recursos. Identificar oportunidades; Analisar e garantir a saúde do portfólio corporativo; Desenvolver e liderar a gestão de projetos e mudanças. Princípios Metas Orientadores 3 Trabalho em equipe; Pensamento aberto; Tomada de decisões baseadas em fatos; Transparência; Orientação para resultados;

17 Identificando ferramentas e processos de PMO Estratégico Estamos fazendo a coisa certa? Estamos fazendo o suficiente? Estamos fazendo as coisas certas do modo certo?

18 Identificando ferramentas e processos de PMO Estratégico Os projetos estão de acordo com as metas estratégicas? Vamos atingir os objetivos do ano fiscal? Quais os resultados e os benefícios realizados?

19 Identificando ferramentas e processos de PMO Estratégico Perguntas orientadoras Contexto Ferramenta/processo Estamos fazendo a coisa certa? Os projetos estão de acordo com as metas estratégicas? Priorização eficaz de projetos

20 Identificando ferramentas e processos de PMO Estratégico Perguntas orientadoras Contexto Ferramenta/processo Estamos fazendo a coisa certa? Estamos fazendo o suficiente? Os projetos estão de acordo com as metas estratégicas? Vamos atingir os objetivos do ano fiscal? Priorização eficaz de projetos Relatório preciso do portfólio

21 Identificando ferramentas e processos de PMO Estratégico Perguntas orientadoras Contexto Ferramenta/processo Estamos fazendo a coisa certa? Estamos fazendo o suficiente? Estamos fazendo as coisas certas do modo certo? Os projetos estão de acordo com as metas estratégicas? Vamos atingir os objetivos do ano fiscal? Quais os resultados e os benefícios realizados? Priorização eficaz de projetos Relatório preciso do portfólio Relatório de status padronizado

22 Sistemas de informação em Escritório de Projetos Mensuração de valor agregado Gestão de riscos Sistema de Informação em Gestão de Projetos Gestão de falhas de desempenho Análise post-mortem (Lições Aprendidas)

23 Sistemas de informação para mensuração de valor agregado Fornece informações para responder duas questões: Onde o projeto se encontra hoje? Aonde o projeto vai chegar? Capta ou calcula os valores reais e planejados para o trabalho, os custos reais, as variações de custos e prazos, o custo e o tempo estimado na conclusão, porcentagem concluída e tendências.

24 Sistemas de informação para gerenciamento de riscos Disponibiliza dados para a criação de relatórios e serve como repositório para todas as informações atuais e passadas relacionadas com riscos em projetos. Utilização de templates de gerenciamento de riscos, cada projeto produzirá um conjunto de relatorios padrão para comunicação periódica e poderá criar relatórios ad hoc em casos especiais.

25 Sistemas de informação de falhas de desempenho A falha pode ser total fracasso de um projeto ou simplesmente de alguns testes durante o projeto. O sistema deve identificar a(s) causa(s) da falha de possíveis recomendações para sua eliminação. As causas podem ser identificadas como sendo provenientes de problemas completamente internos da organização ou como tendo sido originadas pelas interações com os terceirizados. É responsabilidade do PMO desenvolver padrões para manutenções dos riscos e não para validar as falhas. A validação esta a cargo dos membros da equipe que desempenha o trabalho.

26 Sistemas de informação de falhas de desempenho A falha pode ser total fracasso de um projeto ou simplesmente de alguns testes durante o projeto. O sistema deve identificar a(s) causa(s) da falha de possíveis recomendações para sua eliminação. As causas podem ser identificadas como sendo provenientes de problemas completamente internos da organização ou como tendo sido originadas pelas interações com os terceirizados. É responsabilidade do PMO desenvolver padrões para manutenções dos riscos e não para validar as falhas. A validação esta a cargo dos membros da equipe que desempenha o trabalho.

27 Sistemas de informação post-mortem (lições aprendidas) Oferece informações valiosas sobre o aperfeiçoamento de padrões, sobre estimativas para futuras licitações e sobre o modo como o negócio foi conduzido. Todas essas informações constituem propriedade intelectual e devem ser captadas para uso futuro. O que fizemos direito? O que fizemos errado? Que recomendações futuras podem ser feitas? Como, quando e a quem as informações devem ser transmitidas? Dentro da metodologia, deverão estar incorporadas as orientações associadas como oportunidade, participação e recomendações.

28 Sistemas de informação post-mortem (lições aprendidas) Mensurações do projeto Mensurações de desempenho Resultados Análise de desempenho Lições Aprendidas

29 Sistemas de informação post-mortem (lições aprendidas) Mensurações do projeto (tempo): Os prazos eram realistas? O nível de detalhes estava correto? Era fácil avaliar o desempenho a partir do cronograma?

30 Sistemas de informação post-mortem (lições aprendidas) Mensurações do projeto (tempo, custo, qualidade e escopo): O que fizemos direito? O que fizemos errado? Que recomendações futuras podem ser feitas? Como, quando e a quem as informações devem ser transmitidas? Os prazos eram realistas? O nível de detalhes estava correto? Era fácil avaliar o desempenho a partir do cronograma? Os objetivos estavam claramente definidos? Ostrade-offs foram obtidos?

31

32 Sistemas de informação post-mortem (lições aprendidas) Mensurações de desempenho (KPIs): Os funcionários designados tinham o conhecimento exigido? A quantidade certa de recursos foi desvendada? Houve sobrecarga dos recursos? A alta administração demonstrou apoio? A alta administração descentralizou as tomadas de decisão? A equipe de projetos teve autoridade suficiente para o trabalho exigido? A metodologia possibilitava respostas rápidas? O planejamento foi realizado corretamente?

33 Sistemas de informação post-mortem (lições aprendidas) Satisfação do cliente: O cliente ficou satisfeito com a relação preço qualidade valor? Os produtos foram entregues no prazo? Existem oportunidades de valor agregado ou um trabalho de acompanhamento à disposição?

34 Sistemas de informação post-mortem (lições aprendidas) Oportunidades de negócios: Suas pressuposições eram validas? Há oportunidades de vendas adicionais que não sejam pra esse cliente? O projeto possibilitará o crescimento da organização ou do negocio?

35 Ativos de um Escritório Estratégico de Projetos Recursos Humanos: A identificação de pessoas com as habilidades adequadas necessárias à função em um ambiente de gestão de projetos. Nem todos têm as habilidades ou interesse necessários para se tornarem gerente de projetos...e tudo bem.

36 Ativos de um Escritório Estratégico de Projetos Analogia do Iceberg Know-what Know-how

37 ... a empresa que não buscar eficiência, em qualquer setor da economia, não vai sobreviver. Entenda por eficiência a perfeita combinação entre custos baixos, equipe qualificada, estrutura enxuta e produtos adequados. Eliezer Batista

38 Bibliografia: Um Guia para o Corpo de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) 4ª Edição. Gestão de Projetos: As Melhores Práticas - Harold Kerzner ( ) AMA - Manual de Gerenciamento de Projetos - Paul Campbell Dinsmore, Jeannette Cabanis - BREWIN ( )

39 OBRIGADO!

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK Starch Souza starch.souza@gmail.com Objetivos da disciplina Apresentar as boas práticas de gerenciamento de projetos segundo o PMBOK slide 2 Programa da disciplina

Leia mais

40h. Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP. Gerenciamento de Projetos - Avançado

40h. Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP. Gerenciamento de Projetos - Avançado Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP Neste curso você aprimora suas técnicas de gestão de projetos ao mesmo tempo em que forma a base de

Leia mais

Razões de Fracasso e Sucesso de Projetos

Razões de Fracasso e Sucesso de Projetos Razões de Fracasso e Sucesso de Projetos Agenda Filme O Reino Perdido Contexto Atual - CHAOS Report Conceitos Fundamentais Projeto Projeto versus Operação Gerenciamento de Projetos Stakeholders Sucesso

Leia mais

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Contextualização No início dos anos 1960, o Gerenciamento de Projetos foi formalizado como ciência. Os negócios e outras organizações começaram a enxergar o benefício

Leia mais

A Participação do PMO na Governança do Portfólio: Seleção e Gestão de Projetos Alinhados com a Estratégia do Negócio.

A Participação do PMO na Governança do Portfólio: Seleção e Gestão de Projetos Alinhados com a Estratégia do Negócio. A Participação do PMO na Governança do Portfólio: Seleção e Gestão de Projetos Alinhados com a Estratégia do Negócio Ronaldo Sachetto Agenda Tipos de PMO / Posicionamento na Estrutura Organizacional Participação

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos

MBA em Gerenciamento de Projetos Coordenação: Prof. André Valle, Doutor Código SIGA: TMBAGPJ*12/01 Currículo: TMBAGPJ*12_01-1 1 JUSTIFICATIVA Em países emergentes como o Brasil, existe uma grande demanda a nível nacional por cursos de

Leia mais

Governança de TI e a gestão de demandas

Governança de TI e a gestão de demandas Governança de TI e a gestão de demandas Glória M. P.O. Damasceno 1, Núbia S. R. S. Santos 1, Vivian L. N. Araujo 1 1 Superintendência de Tecnologia da Informação Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói,

Leia mais

Simulado "1.Introdução"

Simulado 1.Introdução Pá gina 1 de 7 Simulado "1.Introdução" Simulado do PMI por Antônio Augusto 17 de March de 2012 Pá gina 2 de 7 Disciplinas e temas deste simulado 01 - Introdução ao gerenciamento de projetos (3 questões)

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

TEMAS MATERIAIS RS 2016 Governança e Transparência Fevereiro 2017 Julho 2018

TEMAS MATERIAIS RS 2016 Governança e Transparência Fevereiro 2017 Julho 2018 Missão Prover energia e serviços com excelência e de forma sustentável, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade. TEMAS MATERIAIS RS 2016 Governança e Transparência Fevereiro 2017

Leia mais

QUADRO DE DISCIPLINAS

QUADRO DE DISCIPLINAS QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas 1 Horas- Aula 2 1. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos 24 2. Gerenciamento do Escopo em Projetos 24 3. Gerenciamento da Qualidade em Projetos 12 4. Gerenciamento

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 6.1 Governança de tecnologia da Informação 6.2 Planejamento e Controle da TI 6.3 O Papel Estratégico da TI para os Negócios 6.4

Leia mais

Sobre o IBGP. Pilares IBGP: Inovação Qualidade Experiência

Sobre o IBGP. Pilares IBGP: Inovação Qualidade Experiência Sobre o IBGP O Instituto Brasileiro de Governança Pública - IBGP tem o foco na formação de Gestores, Auditores e Técnicos do Setor Público Brasileiro. Pilares IBGP: Inovação Qualidade Experiência Sobre

Leia mais

A VISÃO PMI DE GESTÃO DE PROJETOS. Brazil Minas Gerais Chapter

A VISÃO PMI DE GESTÃO DE PROJETOS. Brazil Minas Gerais Chapter A VISÃO PMI DE GESTÃO DE Agenda» O Mundo dos Projetos» O Project Management Institute Visão Institucional, componentes e credenciais Gestão de Projetos Benefícios» Sucesso e Fracasso de Projetos» Desafios

Leia mais

O conjunto das gestões

O conjunto das gestões O conjunto das gestões Temos: Gestão da integração Gestão do escopo Gestão do tempo Gestão dos recursos Gestão dos custos Gestão da qualidade Gestão ambiental Gestão de pessoas Gestão das comunicações

Leia mais

PMO. Roda Viva com o PMO

PMO. Roda Viva com o PMO Roda Viva com o PMO Saiba como foi a estruturação do PMO e sua "revitalização" ao longo dos tempos e gestões Alessandra Rodrigues, PMP e Paula Borgo, PMP Gerente PMO Corporativo / Especialista em Portfolio

Leia mais

Como selecionar gerentes de projeto

Como selecionar gerentes de projeto Como selecionar gerentes de projeto Author : Mauro Sotille Date : 31 de maio de 2013 Se você busca selecionar gerentes de projeto para implantação em projetos específicos em seu departamento, ou para a

Leia mais

Ciclo de vida do produto Avaliação dos resultados de pós-projeto por um PMO de inovação. Tenorio Barreto

Ciclo de vida do produto Avaliação dos resultados de pós-projeto por um PMO de inovação. Tenorio Barreto Tenorio Barreto Dados Estado RJ Área de Concessão % População 16,4 MM 10,8 MM 66% Área 44 mil km² 11 mil km² 25% Nº Consumidores 7 MM 4 MM 57% Nº de Municípios 92 31 34% Concessões da Light 2026 PMO Gestão

Leia mais

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL BPM Congress Brasília, 27 de novembro de 2012. Carlos Padilla, CBPP, Assessor da Gerência de Negócios. PANORAMA DA APEX-BRASIL

Leia mais

Trata-se do processo de auditoria dos requisitos e da qualidade, assim como dos resultados das medições de controle de qualidade, de maneira a

Trata-se do processo de auditoria dos requisitos e da qualidade, assim como dos resultados das medições de controle de qualidade, de maneira a Aula 18 1 2 Trata-se do processo de auditoria dos requisitos e da qualidade, assim como dos resultados das medições de controle de qualidade, de maneira a garantir o uso de padrões de qualidade e definições

Leia mais

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado.

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado. Agenda CONCEITOS DE GESTÃO DE PROJETOS - PMBOK 1 2 Objetivo Projeto OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO o Introduzir os conceitos de gestão de projetos, baseando-se na metodologia do PMBOK (Project Management Body

Leia mais

Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos. Fernanda Freaza, Gestora do EGP

Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos. Fernanda Freaza, Gestora do EGP Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos Fernanda Freaza, Gestora do EGP Porto Alegre, RS 14 de Abril de 2016 Agenda 1 2 3 4 5 6 7 8 Por que implantar um EGP? Contexto da implantação

Leia mais

AEAMESP 20ª. Artefatos para Gerenciamento de Projetos em Infraestrutura SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

AEAMESP 20ª. Artefatos para Gerenciamento de Projetos em Infraestrutura SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA Artefatos para Gerenciamento de Projetos em Infraestrutura Leandro Kojima autor Rafael Gatti coautor 20ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA AEAMESP TRABALHO ESTE TRABALHO FOI SELECIONADO COMO NA EDIÇÃO

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 03

Evandro Deliberal     Aula 03 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 03 Agenda Artigo em sala de aula Discussão em sala de aula Artigo Premissas

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

Uma breve introdução sobre gerenciamento de projetos

Uma breve introdução sobre gerenciamento de projetos Uma breve introdução sobre gerenciamento de projetos Por Flávia Ribeiro O gerenciamento de projetos remonta à antiguidade, e como exemplos podemos enumerar as construções das pirâmides do Egito, os canais

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

ESTABELECIMENTO DE UMA GESTÃO DE RISCOS EFICAZ

ESTABELECIMENTO DE UMA GESTÃO DE RISCOS EFICAZ ESTABELECIMENTO DE UMA GESTÃO DE RISCOS EFICAZ Extraído do manual: Gestão de Riscos - Diretrizes para a Implementação da AS/NZS 4360:2004 Copyright 2005, Risk Tecnologia Editora. Fone: (11) 3704-3200.

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Setembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Conclusão do Domínio de Processos PO (PO7 e PO8)

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

Desafios para manter a iniciativa de BPM alinhada com a estratégia empresarial

Desafios para manter a iniciativa de BPM alinhada com a estratégia empresarial Desafios para manter a iniciativa de BPM alinhada com a estratégia empresarial Marlene Silva YPÊ Curitiba 05/12/12 Quem Somos Marca líder no segmento de higiene e limpeza no Brasil, a Ypê possui uma linha

Leia mais

GOVERNANÇA E GERENCIAMENTO DO PORTFÓLIO DE PROJETOS. CARLOS MAGNO DA SILVA XAVIER (Doutor, PMP)

GOVERNANÇA E GERENCIAMENTO DO PORTFÓLIO DE PROJETOS. CARLOS MAGNO DA SILVA XAVIER (Doutor, PMP) GOVERNANÇA E GERENCIAMENTO DO PORTFÓLIO DE PROJETOS CARLOS MAGNO DA SILVA XAVIER (Doutor, PMP) O Papel dos Projetos nas Empresas PENSAMENTO ESTRATÉGICO ESTRATÉGIAS IDENTIFICAÇÃO DE PROJETOS PROJETOS DEFININDO

Leia mais

E A GESTÃO DE PROJETOS?

E A GESTÃO DE PROJETOS? E A GESTÃO DE PROJETOS?......consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do Projeto a fim de atender aos seus requisitos. BENEFÍCIOS Aumenta a confiança e

Leia mais

Prova de Conhecimento para Consultores de Implementação MPS.BR INSTRUÇÕES

Prova de Conhecimento para Consultores de Implementação MPS.BR INSTRUÇÕES Prova de Conhecimento para Consultores de Implementação MPS.BR 03 de agosto de 2012 4 horas de duração Nome: IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E-mail: (DEIXAR EM BRANCO) RESULTADO: Q1 Q2 (a) Q2 (b) Q3 Q4 Q5 Q6

Leia mais

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO. Profª Andrea Padovan Jubileu

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO. Profª Andrea Padovan Jubileu INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO Profª Andrea Padovan Jubileu O que é um projeto? Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo Temporário Cada projeto

Leia mais

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS 9 ÁREAS DE CONHECIMENTO DE GP / PMBOK / PMI DEFINIÇÃO O Gerenciamento de Integração do Projeto envolve os processos necessários para assegurar

Leia mais

Padrão Gerencial. Gestão de Mudança

Padrão Gerencial. Gestão de Mudança 1 OBJETIVO Definir o processo de gestão das mudanças relevantes para organização. 2 DISPOSIÇÕES GERAIS 2.1 Este padrão aplica-se a todas as Gerências e Unidades do SESI DR-BA; 2.2 Documentação de referência:

Leia mais

Introdução a Gerencia de Projetos

Introdução a Gerencia de Projetos MBA EM GERENCIA DE PROJETOS Introdução a Gerencia de Projetos Rogério Santos Gonçalves 1 Agenda 1. Introdução ao Curso de Gerencia de Projetos 2. Conceitos Básicos sobre Gerenciamento de Projetos. 1. O

Leia mais

GESTÃO DE RISCOS NAS LICITAÇÕES E CONTRATOS

GESTÃO DE RISCOS NAS LICITAÇÕES E CONTRATOS 1. INTRODUÇÃO: As atividades empresariais ocorrem em ambientes de incerteza, sendo dever do administrador público gerenciar situações indesejadas e, tanto quanto possível, reduzir ou extirpar a possibilidade

Leia mais

Afinal, o que é um projeto?

Afinal, o que é um projeto? Afinal, o que é um projeto? Com freqüência escutamos a palavra projeto ser utilizada em diferentes situações. Projeto de vida, projeto de governo, projeto social e até como nome de escola infantil, projeto

Leia mais

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde O que Maturidade de Gestão? A maturidade de gestão é a capacidade da instituição (hospital) alcançar resultados com os recursos disponíveis.

Leia mais

Gestão integrada de projetos

Gestão integrada de projetos www.pwc.com Gestão integrada de projetos Seminário de Tecnologia para rastreabilidade de medicamentos São Paulo, 29 de maio de 2014 O que abordaremos? Tema Proposta tema Desafios para uma gestão das interdependências

Leia mais

1. INTRODUÇÃO Contextualização do Problema

1. INTRODUÇÃO Contextualização do Problema 1. INTRODUÇÃO 1.1. Contextualização do Problema Os resultados promissores obtidos nos planejamentos táticos militares da década de 1950 com as novas técnicas de gerenciamento de projetos, conjugando-os

Leia mais

Estruturação Empresa de TI

Estruturação Empresa de TI ção Empresa de TI Autor : Fernando Buononato E-mail : fernando.buononato@hotmail.com Julho/2007 ção Abordagem Mercadológica ção em WBS Macro Diagrama de Recursos e Investimentos Conclusões Estratégia de

Leia mais

5 habilidades de gerenciamento de projetos para 2019

5 habilidades de gerenciamento de projetos para 2019 5 habilidades de gerenciamento de projetos para 2019 Author : Mauro Sotille Date : 8 de janeiro de 2019 1 / 6 Gerentes de projeto trazem imenso valor para as organizações. Com o novo ano, surgem novas

Leia mais

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h. Carga horária: 600 Horas

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h. Carga horária: 600 Horas MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h Carga horária: 600 Horas Duração do curso: 24 meses *As informações podem sofrer

Leia mais

Ementas. Certificate in Marketing Management CMM

Ementas. Certificate in Marketing Management CMM Ementas Certificate in Marketing Management CMM Agosto 2012 Fundamentos de Marketing Análise do Ambiente de Marketing Elementos externos Consumidor Concorrência e seus produtos Mercado Ambiente geral Elementos

Leia mais

Atualização do PMBOK 6ª Edição

Atualização do PMBOK 6ª Edição 1º Congresso Internacional de Gestão da Amazônia Realização: Atualização do PMBOK 6ª Edição MSc. Nilson Junior, PMP O que é o PMI e PMBOK? PMI (Project Management Institute) - Fundado em 1969 e com sede

Leia mais

PMO para Projetos de Inovação Versão executiva. José Renato Santiago

PMO para Projetos de Inovação Versão executiva. José Renato Santiago PMO para Projetos de Inovação Versão executiva José Renato Santiago Vocês sabem que história é esta? Por volta do século IX, na Etiópia, um monge de um convento, onde eram criadas cabras, notou que elas

Leia mais

Como Avaliar a Maturidade do seu Escritório de Projetos?

Como Avaliar a Maturidade do seu Escritório de Projetos? Como Avaliar a Maturidade do seu Escritório de Projetos? Americo Pinto, Doutorando, ESC-Lille, França Marcelo Cota, Doutorando, USP, Brasil Dr. Ginger Levin, UWP, USA Por que um modelo de avaliação de

Leia mais

Gerenciamento de Projetos - Avançado

Gerenciamento de Projetos - Avançado CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Gerenciamento de Projetos - Avançado Carga horária: 24 horas TreinaWeb Tecnologia LTDA CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765 - Conj 71 e 72 São Paulo - SP CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Leia mais

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003)

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003) RESUMO A ISO 9001 é uma dentre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade. Ela pode ajudar a alavancar o melhor de sua organização ao lhe permitir entender seus processos de entrega de seus

Leia mais

Gerenciamento por Categorias ao Alcance de Todos

Gerenciamento por Categorias ao Alcance de Todos Gerenciamento por Categorias ao Alcance de Todos Uma solução prática p/ a sua realidade Palestrantes: Margarida R. Valente (Johnson&Johnson) Paula M. Oliveira (Colgate Palmolive) Agradecimentos Comitê

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO Curso: Disciplina: Pré-Requisitos: - I D E N T I F I C A Ç Ã O Especialização em Engenharia de Software Gerência de Projetos (GEP) CH: 45 h/a Curso: Engenharia de Software Professor: Pablo Schoeffel (pablo.schoeffel@udesc.br)

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz 08/07/15 Vinícius Bravim, MBA, PMP Palestrante Vinícius Bravim, MBA, PMP Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV, certificado PMP (Project Management

Leia mais

Engenharia de Software Gestão de Projeto

Engenharia de Software Gestão de Projeto Engenharia de Software Gestão de Projeto Prof. Ms.C. Paulino Wagner Palheta Viana Manaus, Abril 2018 1 O que é Planejar? É pensar no futuro antes de agir, com método, de forma contínua e sistemática, buscando

Leia mais

Gestão Eficiente do Portfólio de Projetos. Eduardo Montes, PMP

Gestão Eficiente do Portfólio de Projetos. Eduardo Montes, PMP Gestão Eficiente do Portfólio de Projetos Eduardo Montes, PMP Agenda Sobre a Escritório de Projetos Minha trajetória Fatores de sucesso Por que os projetos falham? Gestão do Portfólio e o Escritório de

Leia mais

Project Management Office (PMO)

Project Management Office (PMO) Project Management Office (PMO) Escritório de Gerenciamento de Projetos Consultor e Gerente de Projetos, é Coach e Trainer certificado internacionalmente. Graduado em Produção Mecânica pela Faculdade de

Leia mais

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 AULA 04 TERMO DE ABERTURA DE PROJETO 2 Introdução Desenvolvimento do Termo de abertura Especificação do trabalho do projeto e Business Case Contrato e Ciclo de Vida do

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18 eficaz - Aula 18 Utilizar os diferentes conhecimentos adquiridos até aqui em de para planejar e implantar um modelo de gestão eficaz. OBJETIVO NESTA AULA Conhecimento científico A universidade que queremos

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Estruturas Organizacionais Habilidades Gerenciais Planejamento e Gerenciamento de Projetos Hermano Perrelli e Gilson Teixeira Centro de Informática UFPE Estruturas Organizacionais Objetivo Estudar aspectos

Leia mais

Gestão de Projetos. A professora. Metodologia de ensino

Gestão de Projetos. A professora. Metodologia de ensino Gestão de Projetos A professora. Prof (a) Ms. Professora e Coordenadora de Extensão do Curso de Administração UNIFRA Graduada em Administração - UFSM Mestre em Engenharia de Produção UFSM (Tema: Maturidade

Leia mais

Gestão por Competências integrada à Gestão de Processos na ANAC: Impactos (positivos) para a Gestão do Conhecimento. Brasília, 26 de outubro de 2017

Gestão por Competências integrada à Gestão de Processos na ANAC: Impactos (positivos) para a Gestão do Conhecimento. Brasília, 26 de outubro de 2017 Gestão por Competências integrada à Gestão de Processos na ANAC: Impactos (positivos) para a Gestão do Conhecimento Brasília, 26 de outubro de 2017 Contexto organizacional A Agência Nacional da Aviação

Leia mais

PROJETOS ESTRUTURANTES. COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS EM CONCESSÕES E PPPs.

PROJETOS ESTRUTURANTES. COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS EM CONCESSÕES E PPPs. PROJETOS ESTRUTURANTES COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS EM CONCESSÕES E PPPs. AGENDA 1 2 3 4 5 Missão Contexto Benefícios Escopo Cronograma MISSÃO Desenvolver

Leia mais

Por que o Project Builder é tão efetivo como ferramenta para PMO

Por que o Project Builder é tão efetivo como ferramenta para PMO argumento da apresentação Por que o Project Builder é tão efetivo como ferramenta para PMO - assertividade da abordagem conceitual - características tecnológicas - flexibilidade da oferta Efetivo na implementação

Leia mais

FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO - FAB Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento de Projetos

FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO - FAB Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Docente: Fábio Santos Moreira Versão 1 Agosto de 2011 Ao final do semestre, você deverá ser capaz de: Compreender os conceitos básicos sobre gerenciamento de projetos; Reconhecer

Leia mais

UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas. 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF

UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas. 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF 16 /10/ 2015 UNOPS - áreas principais e serviços Em 2010, a Assembléia Geral e a ONU reafirmaram

Leia mais

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO Bruno O Neil da Silva, Esp. 1 Kilmer Pereira Boente, Esp. 2 Renata Miranda Pires Boente, MSc. 3 Resumo: Como as empresas

Leia mais

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 1 Cenário Mundial Atual Alinhamento Estratégico, Portfólio e PMO Maturidade em Gerenciamento de Projetos Definições Competências Estruturas Organizacionais

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20

ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20 ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20 Gerenciamento de projetos Conceito de Projeto Receita Federal Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

Guia PMBOK. Project Management Body of Knowledge. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa.

Guia PMBOK. Project Management Body of Knowledge. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Guia PMBOK Project Management Body of Knowledge Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Project Management Institute O Project Management Institute é uma entidade

Leia mais

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC Quais indicadores podem ser utilizados para avaliar um sistema operacional? Alguns Exemplos de Indicadores Qualidade; Eficiência Operacional; Grau de Inovação; Superávit;

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS 1. Quais são os níveis de escritórios no Projeto? As responsabilidades de um PMO, podem variar desde fornecer funções de suporte ao gerenciamento de projetos

Leia mais

Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224

Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224 Gestão de Projetos - O que o profissional de Secretariado deveria saber a respeito. João Bonifácio, PMP Ana Paula Marinho Projetos Gestão de Projetos Do que se trata afinal? Projeto: Conceito praticado

Leia mais

Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos

Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos Tema Gestão da Integração de Projetos Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos Gestão da Integração de Projetos

Leia mais

Gestão de Desempenho: Indicadores e Metas. Denise Lustri

Gestão de Desempenho: Indicadores e Metas. Denise Lustri Gestão de Desempenho: Indicadores e Metas Denise Lustri Sumário 1. O que são e como definir... 3 2. Indicadores... 6 3. Meta ou resultado esperado... 7 4. Resumo dos conceitos trabalhados... 11 0 1. O

Leia mais

Ementário EMBA em Gestão de Projetos

Ementário EMBA em Gestão de Projetos Ementário EMBA em Gestão de Projetos Grade curricular Disciplina MATEMÁTICA FINANCEIRA - N FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E GERENCIAMENTO DE ESCOPO - N GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS GESTÃO

Leia mais

Os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização.

Os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização. Disciplina: Gestão de Projetos Prof. Luis Fernando Marques 1 Projetos e planejamento estratégico Os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização. 2

Leia mais

Portfólio de Produtos...better companies for a better world

Portfólio de Produtos...better companies for a better world GESTÃO FINANCEIRA REDUÇÃO DE CUSTOS Identificar as lacunas de custos, priorizá-las e atacá-las com metas e planos de ação específicos. Identificar e disseminar as melhores práticas e o controle efetivo

Leia mais

Project Builder: Apoio a Gestão de Projetos do Nível G ao C do MPS.BR

Project Builder: Apoio a Gestão de Projetos do Nível G ao C do MPS.BR Project Builder: Apoio a Gestão de Projetos do Nível G ao C do MPS.BR Bernardo Grassano 1, Analia Irigoyen Ferreiro Ferreira 2, Mariano Montoni 3 1 Project Builder Av. Rio Branco 123, grupo 612, Centro

Leia mais

Desenvolvido pelo Software Engineering Institute-SEI em 1992 Possui representação por estágios (5 níveis)e contínua (6 níveis)

Desenvolvido pelo Software Engineering Institute-SEI em 1992 Possui representação por estágios (5 níveis)e contínua (6 níveis) CMMI / MPS.BR Modelos de Maturidade de Qualidade de Software Aplicações criteriosas de conceitos de gerenciamento de processos e de melhoria da qualidade ao desenvolvimento e manutenção de software CMMI

Leia mais

A Importância do Desenvolvimento da Equipe de Projetos Rodrigo Rembrandt de Sousa Barros e Viviane Pereira dos Santos

A Importância do Desenvolvimento da Equipe de Projetos Rodrigo Rembrandt de Sousa Barros e Viviane Pereira dos Santos A Importância do Desenvolvimento da Equipe de Projetos Rodrigo Rembrandt de Sousa Barros e Viviane Pereira dos Santos RESUMO Este artigo apresentará a importância do desenvolvimento dos membros da equipe

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 2 Gerenciamento da Integração. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 2 Gerenciamento da Integração. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Criação do Termo de Abertura Ciclo padrão de planejamento e Integração do Plano de Projeto. Controle e Monitoramento do Projeto

Leia mais

Do planejamento à gestão de projetos. Confira os 9 requisitos fundamentais para colocar o planejamento estratégico em prática.

Do planejamento à gestão de projetos. Confira os 9 requisitos fundamentais para colocar o planejamento estratégico em prática. Do planejamento à gestão de projetos Confira os 9 requisitos fundamentais para colocar o planejamento estratégico em prática. O planejamento estratégico é um dos temas que mais circulam entre a alta gerência

Leia mais

Iniciação: Ênfase sobre a gestão de projetos individuais

Iniciação: Ênfase sobre a gestão de projetos individuais Iniciação: Ênfase sobre a gestão de projetos individuais Os processos de iniciação são os mesmos para empresas ETO e de produção seriada? Iniciação e Gestão de Portfólio Empresa de Produção seriada Empresa

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO PMO: DA TEORIA A PRÁTICA 1

IMPLANTAÇÃO DO PMO: DA TEORIA A PRÁTICA 1 IMPLANTAÇÃO DO PMO: DA TEORIA A PRÁTICA 1 SUMÁRIO Introdução 03 Por que implantar um PMO 04 Boas práticas na implantação do PMO 07 Exemplo de case de sucesso 10 Sobre a Project Builder 13 INTRODUÇÃO A

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS OBJETO A Política de Gestão de Riscos ( Política ) da Companhia de Engenharia de Tráfego ( CET ) tem o propósito de estabelecer as regras de estruturas e práticas de gestão

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

BPM como subsídio à Gestão Estratégica Escritório de Gestão de Processos e Projetos Estratégicos. Secretaria Executiva/MEC

BPM como subsídio à Gestão Estratégica Escritório de Gestão de Processos e Projetos Estratégicos. Secretaria Executiva/MEC BPM como subsídio à Gestão Estratégica Escritório de Gestão de Processos e Projetos Estratégicos Secretaria Executiva/MEC Histórico do Escritório de Processos Mapeamento de Sistemas na Diretoria de TI

Leia mais

Inovar está na moda. Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda

Inovar está na moda. Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda Inovar está na moda Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA AUMENTAR O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA O mercado de Moda exige, cada vez mais, grande velocidade em acompanhar

Leia mais

BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PMO EXPERIÊNCIAS E CASOS GUGP SUCESU/RS. Abril/2017

BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PMO EXPERIÊNCIAS E CASOS GUGP SUCESU/RS. Abril/2017 BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PMO EXPERIÊNCIAS E CASOS GUGP SUCESU/RS Abril/2017 OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS TRAZEM NOVOS DESAFIOS AOS CIOS... Internet das Coisas Mobilidade Analytics

Leia mais

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Gestão por Processos: De acordo com o Manual de Gestão por Processos do Ministério Publico Federal (2013): A Gestão por Processos compreende

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS 1. Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A aplicação de conhecimentos, processos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Gestão de Projetos 1. (CESPE/TELEBRAS/Especialista em Gestão de Telecomunicações Administração/2013) A organização que adota o modelo

Leia mais