PLANO DE METAS COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO GUIA PRÁTICO DE AÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE METAS COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO GUIA PRÁTICO DE AÇÕES"

Transcrição

1 1 PLANO DE METAS COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO GUIA PRÁTICO DE AÇÕES

2 2 Apresentação Este foi elaborado para orientar a definição de ações que farão parte do Plano de Ações Articuladas PAR. A intenção é apenas orientar o trabalho em campo, ou seja, as ações aqui apresentadas são apenas sugestões, assim podem ser definidas outras ações que a equipe técnica local julgar essenciais para a melhoria da qualidade da educação. O mais importante é definir, em conjunto, a partir do, as ações prioritárias que integrarão o PAR. De acordo com as dimensões, áreas e indicadores descritos no instrumento de campo, esse guia apresenta proposta de ação central, sub-ações e metodologia correspondentes ao critério de pontuação gerado considerando apenas as pontuações 1 e 2 em quadros distintos. Cabe considerar que, em todos os quadros, a legenda está assim representada: PM Prefeitura Municipal MEC Ministério da Educação AT Assistência Técnica Assistência Financeira

3 3 Área: 1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino 1. Existência e 1. Quando não existem CE Implantar conselhos 1. Reunir os segmentos da com para incentivar Reuniões com os diversos segmentos da comunidade funcionamento de implantados; a SME não escolares. e orientar a criação dos CE. escolar para criação dos CE. Conselhos Escolares sugere, tampouco orienta a (CE) implantação. As escolas da 2. Qualificar técnicos da SME que serão os multiplicadores da Curso de aperfeiçoamento pelo Programa Nacional de PM MEC AT Outros rede não se mobilizam para formação de conselheiros escolares. Fortalecimento de Conselhos Escolares. formação de CE. SEB Programa Nacional de servidor da SME Fortalecimento dos Conselhos Escolares 3. Qualificar conselheiros escolares. 4. Monitorar a atuação dos Conselhos Escolares. Estudo do material instrucional disponibilizado pelo Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares. Elaboração e aplicação de instrumentos de acompanhamento, realização de reuniões. Área: 1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino 1. Existência e 2. Quando existem CE em Implantar conselhos 1. Reunir os segmentos da com para incentivar Reuniões com os diversos segmentos da comunidade funcionamento de menos de 50% das escolas, escolares nas escolas da e orientar a criação dos CE. escolar para criação dos CE. Conselhos Escolares pouco atuantes (apenas no rede que ainda não (CE) papel). A SME sugere a possuem e incentivar a 2. Qualificar técnicos da SME que serão os multiplicadores da Curso de aperfeiçoamento pelo Programa Nacional de PM MEC AT Outros implantação, mas não orienta. atuação dos conselhos formação de conselheiros escolares. Fortalecimento de Conselhos Escolares. As escolas da rede, em parte escolares existentes. SEB Programa Nacional de servidor da SME se mobilizam para implantar Fortalecimento dos Conselhos CE, mas não recebem Escolares orientação. 3. Qualificar conselheiros escolares. Estudo do material instrucional disponibilizado pelo Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos conselheiro Escolares. 4. Monitorar a atuação dos Conselhos Escolares. Elaboração e aplicação de instrumentos de acompanhamento, realização de reuniões.

4 4 Área: 1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino 2. Existência, 1. Quando não existe um Implantar o CME. 1. Elaborar Projeto de Lei com critérios claros e procedimentos Reuniões com representantes do Legislativo, do composição e atuação CME implementado. Ou democráticos para escolha e atuação dos conselheiros Executivo e da com. do Conselho Municipal quando o CME existente é municipais de educação. de Educação (CME) apenas formal. 2. Qualificar conselheiros que serão os multiplicadores da Curso de aperfeiçoamento pelo Programa Nacional de PM MEC AT Outros formação de conselheiros municipais de educação. Capacitação de Conselheiros Municipais de conselheiro Educação - Pró-conselho. SEB Pró-conselho 3. Qualificar conselheiros municipais de educação. Estudo do material instrucional disponibilizado pelo Pró-conselho. conselheiro Área: 1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino 2. Existência, 2. Quando existe um CME Incentivar a atuação do 1. Elaborar Projeto de Lei com critérios claros e procedimentos Reuniões com representantes do Legislativo, do composição e atuação implementado; com regimento CME. democráticos para escolha e atuação dos conselheiros Executivo e da com. do Conselho Municipal interno; a escolha dos municipais de educação. de Educação (CME) conselheiros é feita por 2. Qualificar conselheiros que serão os multiplicadores da Curso de aperfeiçoamento pelo Programa Nacional de PM MEC AT Outros indicação e os diversos formação de conselheiros municipais de educação. Capacitação de Conselheiros Municipais de conselheiro segmentos não estão Educação - Pró-conselho. SEB Pró-conselho representados; zela, em 3. Qualificar conselheiros municipais de educação. Estudo do material instrucional disponibilizado pelo parte, pelo cumprimento das Pró-conselho. normas; não auxilia no conselheiro planejamento municipal de educação.

5 5 Área: 1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino 3. Composição e 1. Quando o CAE existe Estruturar 1. Elaborar e implementar regimento interno para o CAE, Reuniões com os representantes da sociedade civil atuação do Conselho formalmente, apenas para democraticamente o CAE. estabelecendo a matriz de responsabilidade do CAE. organizada e Conselho Municipal de Educação (se de Alimentação Escolar receber o recurso do houver) para elaboração de s. (CAE) Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 2. Qualificar conselheiros que serão os multiplicadores da formação de conselheiros do CAE. 3. Qualificar conselheiros do CAE. Curso de aperfeiçoamento pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) PM MEC AT Outros FNDE PNAE Estudo do material instrucional disponibilizado pelo FNDE - PNAE. conselheiro conselheiro Área: 1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino 3. Composição e 2. Quando o CAE não é Estabelecer normas 1. Elaborar e implementar regimento interno para o CAE, Reuniões com os representantes da sociedade civil atuação do Conselho representado por todos os democráticas para o estabelecendo a matriz de responsabilidade do CAE. organizada e Conselho Municipal de Educação (se de Alimentação Escolar segmentos; não existe um melhor funcionamento do houver) para elaboração de s. (CAE) regimento interno; as CAE. 2. Qualificar conselheiros que serão os multiplicadores da Curso de aperfeiçoamento pelo Programa Nacional de PM MEC AT Outros reuniões não são regulares; formação de conselheiros do CAE. Alimentação Escolar (PNAE) conselheiro raramente acontece a FNDE PNAE fiscalização da aplicação dos 3. Qualificar conselheiros do CAE. Estudo do material instrucional disponibilizado pelo recursos transferidos; o CAE FNDE - PNAE. não acompanha a compra nem a distribuição dos alimentos/ produtos nas escolas; ão está atento às conselheiro boas práticas sanitárias, de higiene e ao objetivo de formação de bons hábitos alimentares.

6 6 Área: 1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino 4. Existência de Projeto 1. Quando as escolas não Promover a implantação 1. Definir diretrizes pedagógicas para subsidiar as escolas na Estudo da legislação vigente, de material informativo Pedagógico (PP) nas possuem um PP, tampouco a do PP nas escolas da elaboração do PP (considerando, inclusive, a Lei na sua do MEC/Secad e elaboração de escolas e grau de SME apóia e estimula sua rede, considerando as transversalidade). norteador. participação dos elaboração. particularidades de cada 2. Qualificar es que serão os multiplicadores da Curso de Aperfeiçoamento pela Rede de Formação. PM MEC AT Outros es e do CE na estabelecimento de formação da equipe escolar para a elaboração e elaboração dos ensino. implementação do PP. SEB Rede de Formação mesmos; de orientação 3. Qualificar as equipes escolares da rede para a elaboração e Estudo de material instrucional específico. da SME, e de implementação do PP. consideração das especificidades de cada escola. Estudo do Manual de Educação para a diversidade e 4. Qualificar a equipe da SME para o desenvolvimento de ações voltadas para a diversidade e os direitos humanos. os direitos humanos (SECAD/DH). 5. Reforçar institucionalmente as escolas, bem como seus Qualificação da equipe da SME na metodologia PDEprocessos gerenciais, por meio da implantação de metodologia Escola que serão os multiplicadores da formação das de planejamento na escola. equipes escolares. 6. Promover a implantação do PDE-Escola nas escolas da Qualificação das equipes escolares na metodologia rede. PDE-Escola e apoio técnico na elaboração e implantação. PM MEC AT Outros SECAD - Direitos Humanos PM MEC AT Outros FNDE PDE Escola Área: 1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino 4. Existência de Projeto 2. Quando todas as escolas Promover a implantação 1. Definir diretrizes pedagógicas para subsidiar as escolas na Estudo da legislação vigente, de material informativo Pedagógico (PP) nas possuem um PP, que é do PP nas escolas da elaboração do PP (considerando, inclusive, a Lei na sua do MEC/Secad e elaboração de escolas e grau de padrão para toda a rede, rede, considerando as transversalidade). norteador. participação dos tendo sido elaborado particularidades de cada 2. Qualificar es que serão os multiplicadores da Curso de Aperfeiçoamento pela Rede de Formação. PM MEC AT Outros es e do CE na diretamente pela SME. estabelecimento de formação da equipe escolar para a elaboração e elaboração dos ensino. implementação do PP. SEB Rede de Formação mesmos; de orientação 3. Qualificar as equipes escolares da rede para a elaboração e Estudo de material instrucional específico. da SME, e de implementação do PP. consideração das especificidades de cada escola. 4. Qualificar a equipe da SME para o desenvolvimento de Estudo do Manual de Educação para a diversidade e PM MEC AT Outros ações voltadas para a diversidade e os direitos humanos. os direitos humanos (SECAD/DH). SECAD - Direitos Humanos 5. Reforçar institucionalmente as escolas, bem como seus Qualificação da equipe da SME na metodologia PDE- PM MEC AT Outros processos gerenciais, por meio da implantação de metodologia Escola que serão os multiplicadores da formação das servidor da SME de planejamento na escola. equipes escolares. FNDE PDE Escola 6. Promover a implantação do PDE-Escola nas escolas da Qualificação das equipes escolares na metodologia rede. PDE-Escola e apoio técnico na elaboração e implantação. servidor da SME

7 7 Área: 1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino 5. Critérios para 1. Quando não existem Implantar política 1. Promover um amplo debate com os profissionais da rede e Reuniões e seminários com os profissionais da rede e escolha da Direção critérios definidos para democrática de escolha comunidade. comunidade. Escolar. escolha da gestão das dos diretores escolares. escolas. 2. Elaborar critérios de escolha de diretores, fundamentado nos Reuniões com a comunidade e representantes do princípios democráticos e na legislação vigente. Legislativo e elaboração instrumentos legais ordenadores do processo. 3. Elaborar e divulgar s com os critérios de escolha Produção e distribuição de material informativo; de diretores escolares. reuniões com profissionais da rede e comunidade. 4. Qualificar os diretores das escolas. 5. Qualificar os diretores das escolas. Curso de Aperfeiçoamento pela Rede de Formação. Curso de Especialização em Gestão Escolar, a distância, pelo Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica. PM MEC AT Outros SEB Rede de Formação PM MEC AT Outros SEB Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica diretor diretor Área: 1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino 5. Critérios para 2. Quando existem critérios Adequar os critérios de 1. Promover um amplo debate com os profissionais da rede e Reuniões e seminários com os profissionais da rede e escolha Direção para escolha da direção das escolha de diretores, comunidade. comunidade. Escolar. escolas, mas estes não fundamentado nos consideram experiência, princípios democráticos. 2. Elaborar critérios de escolha de diretores, fundamentado nos Reuniões com a comunidade e representantes do educacional, mérito e princípios democráticos e na legislação vigente. Legislativo e elaboração instrumentos legais desempenho; não são de ordenadores do processo. conhecimento de todos e não Produção e distribuição de material informativo; existe uma publicação legal. 3. Elaborar e divulgar s com os critérios de escolha de diretores escolares. reuniões com profissionais da rede e comunidade. 4. Qualificar os diretores das escolas. 5. Qualificar os diretores das escolas. Curso de Aperfeiçoamento pela Rede de Formação. Curso de Especialização em Gestão Escolar, a distância, pelo Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica. PM MEC AT Outros SEB Rede de Formação PM MEC AT Outros SEB Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica diretor diretor

8 8 Área: 1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino 6. Existência, 1. Quando não existe Implantar e/ou reestruturar 1. Elaborar Projeto de Lei instituindo o Plano Municipal de Reuniões com representantes do Legislativo, do acompanhamento e nenhuma forma de o Plano Municipal de Educação, em consonância com as diretrizes do Plano Executivo e da com. avaliação do Plano acompanhamento e avaliação Educação. Nacional de Educação (PNE). Municipal de Educação das metas do Plano Municipal 2. Qualificar a equipe da SME para elaborar, implementar e Curso presencial de aperfeiçoamento por meio do PM MEC AT Outros (PME), desenvolvido de Educação (PME), por avaliar o Plano Municipal de Educação. Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino no com base no Plano parte da SME, ou previsão de Processo de Avaliação do PNE e de Elaboração, SEB Programa de Avaliação do servidor da SME Nacional de Educação implantação, ou, ainda, Implantação e Avaliação dos Planos Estaduais e Plano Nacional de Educação (PNE). quando não existe um PME. Municipais de Educação. 3. Elaborar e aplicar instrumentos de acompanhamento, execução e avaliação do PNE e do PME. Elaboração e aplicação de instrumentos de acompanhamento e avaliação do PNE e do PME. 4. Reforçar institucionalmente a SME, bem como seus Qualificação da equipe da SME na metodologia de PM MEC AT Outros processos gerenciais, por meio da implantação de metodologia Planejamento Estratégico da Secretaria (PES) e apoio de planejamento na SME. técnico na sua implementação. FNDE Planejamento Estratégico da Secretaria (PES) 5. Promover a implantação do Planejamento Estratégico da Implantação de planejamento estratégico na SME. Secretaria (PES) na SME. servidor da SME Área: 1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino 6. Existência, 2. Quando existe um Plano Reestruturar o PME 1. Qualificar a equipe da SME para implementar e avaliar o Curso presencial de aperfeiçoamento por meio do PM MEC AT Outros acompanhamento e Municipal de Educação considerando os Plano Municipal de Educação. Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino no servidor da SME avaliação do Plano (PME), e um planejamento resultados da avaliação e Processo de Avaliação do PNE e de Elaboração, SEB Programa de Avaliação do Municipal de Educação para implementação de incluir representantes dos Implantação e Avaliação dos Planos Estaduais e Plano Nacional de Educação (PME), desenvolvido programa para o diversos segmentos. 2. Elaborar e aplicar instrumentos de acompanhamento e Elaboração M i i i d eed aplicação ã de instrumentos de com base no Plano acompanhamento e avaliação avaliação do PNE e do PME. acompanhamento e avaliação do PNE e do PME. Nacional de Educação de suas metas, mas no (PNE). planejamento não está 3. Reforçar institucionalmente a SME, bem como seus Qualificação da equipe da SME na metodologia de PM MEC AT Outros prevista a criação de um processos gerenciais, por meio da implantação de metodologia Planejamento Estratégico da Secretaria (PES) e apoio conselho com participação de de planejamento na SME. técnico na sua implementação. servidor da SME es e gestores e de FNDE Planejamento Estratégico representantes da sociedade da Secretaria (PES) civil organizada. Implantação de planejamento estratégico na SME. 4. Promover a implantação do Planejamento Estratégico da Secretaria (PES) na SME.

9 9 Área: 1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino 7. Plano de Carreira para o Magistério. 1. Quando não existe Plano Implementar o Plano de 1. Discutir a proposta de Plano de Carreira para o Magistério de Carreira. Carreira para o Magistério. com es da rede. Reuniões, seminários e assembléia com os es, sindicato e outros segmentos. 2. Elaborar Projeto de Lei para implementação do Plano de Carreira para o Magistério. 3. Divulgar o Plano de Carreira para o Magistério. Reuniões com representantes do sindicato, representantes do Legislativo, do Executivo e do CME. Reunião com a com e distribuição de boletins informativos. Área: 1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino 7. Plano de Carreira para o Magistério. 2. Quando existe Plano de Reestruturar e 1. Discutir a implementação do Plano de Carreira para o Reuniões, seminários e assembléia com os Carreira com implementação implementar o Plano de Magistério com es da rede. es, sindicato e outros segmentos. eventual ou acidental; não Carreira para o Magistério. decorre de processo 2. Elaborar Projeto de Lei para reestruturação e implementação Reuniões com representantes do sindicato, intencional e direcionado por do Plano de Carreira para o Magistério. representantes do Legislativo, do Executivo e do políticas previamente CME. formuladas e/ou ações de 3. Divulgar o Plano de Carreira para o Magistério. gestores. Reunião com a com e distribuição de boletins informativos.

10 10 Área: 1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino 8. Estágio probatório 1. Quando não existem regras Implantar regras para o 1. Estabelecer regras para implantação do estágio probatório Elaboração de com critérios claros para o efetivando os claras e definidas para o estágio probatório. de es e demais profissionais da educação. estágio probatório. es e outros estágio probatório. profissionais da 2. Disseminar as regras para o estágio probatório. Produção e distribuição de material informativo. educação. Área: 1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino 8. Estágio probatório 2. Quando as regras para o Promover a revisão das 1. Rever as regras para o estágio probatório de es e Reuniões com representantes dos profissionais da efetivando os estágio probatório de regras para o estágio demais profissionais da educação. educação para revisão dos critérios para o estágio es e outros es e demais probatório. probatório. profissionais da profissionais da educação 2. Disseminar as regras para o estágio probatório. Produção e distribuição de material informativo. educação. não estão claras e definidas. Essas regras não são de conhecimento e compreensão de todos. O servidor não tem acesso aos relatórios e boletins de avaliação de desempenho. As avaliações são realizadas somente por membros internos e não são considerados aspectos relacionados à assiduidade, resultado dos alunos nas avaliações oficiais, pontualidade, participação na elaboração do PP e participação nas discussões ou trabalhos pedagógicos. O período de estágio probatório não é visto como um momento ideal para complementar a formação do orientando a prática docente e acompanhando o seu desenvolvimento.

11 11 Área: 1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino 9. Plano de Carreira 1. Quando não existe Plano Implementar o Plano de 1. Discutir e elaborar proposta de Plano de Carreira para os Reuniões, seminários e assembléia com profissionais dos Profissionais de de Carreira. Carreira para os Profissionais de Serviço e Apoio Escolar. da rede, representantes de sindicatos, representantes Serviço e Apoio Escolar Profissionais de Serviço e do Legislativo, do Executivo e do CME. Apoio Escolar. 2. Elaborar Projeto de Lei de implementação do Plano de Carreira para os Profissionais de Serviço e Apoio Escolar. 3. Divulgar o Plano de Carreira para os Profissionais de Serviço e Apoio Escolar. Reuniões com profissionais da rede, representantes de sindicatos, representantes do Legislativo, do Executivo e do CME. Produção e distribuição de material informativo. Área: 1. Gestão Democrática: Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino 9. Plano de Carreira 2. Quando existe Plano de Reestruturar e 1. Discutir e elaborar uma proposta de reestruturação e Reuniões, seminários e assembléia com profissionais dos Profissionais de Carreira com implementação implementar o Plano de implementação do Plano de Carreira para os Profissionais de da rede, representantes de sindicatos, representantes Serviço e Apoio Escolar eventual ou acidental; não Carreira para os Serviço e Apoio Escolar. do Legislativo, do Executivo e do CME. decorre de processo Profissionais de Serviço e 2. Elaborar Projeto de Lei para reestruturação e implementação Reuniões com profissionais da rede, representantes intencional e direcionado por Apoio Escolar. do Plano de Carreira para os Profissionais de Serviço e Apoio de sindicatos, representantes do Legislativo, do políticas previamente Escolar. Executivo e do CME. formuladas e/ou ações de 3. Divulgar o Plano de Carreira para os Profissionais de Serviço Produção e distribuição de material informativo. gestores. e Apoio Escolar.

12 12 Área: 2. Desenvolvimento da Educação Básica: ações que visem a sua universalização, a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem assegurando a eqüidade nas condições de acesso e permanência e conclusão na idade 1. Implantação e 1. Quando o Ensino Implantar o ensino 1. Promover a reestruturação pedagógica da rede, a partir da Reuniões, seminários para elaboração de organização do ensino Fundamental de 9 anos ainda fundamental de 9 anos e discussão sobre currículo, tempo e espaço para a implantação com estratégias para implementação do EF de 9 fundamental de 9 anos não foi implantado na rede e reestruturar a proposta do EF de 9 anos. anos. nem está sendo discutida a pedagógica da rede. 2. Qualificar a equipe da SME para a implantação do EF de 9 Estudo de material informativo/instrucional do PM MEC AT Outros reestruturação da proposta anos. Programa Ampliação do EF para 9 Anos. pedagógica. SEB Programa Ampliação do EF p/ 9 Anos 3. Realizar estudos de reordenamento da rede que considere Elaboração e aplicação do situacional PM MEC AT Outros currículo, tempo e espaços escolares (microplanejamento). (microplanejamento). FNDE Microplanejamento Área: 2. Desenvolvimento da Educação Básica: ações que visem a sua universalização, a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem assegurando a eqüidade nas condições de acesso e permanência e conclusão na idade 1. Implantação e 1. Quando o Ensino Implantar o ensino 1. Promover a reestruturação pedagógica da rede, a partir da Reuniões, seminários para elaboração de organização do ensino Fundamental de 9 anos ainda fundamental de 9 anos e discussão sobre currículo, tempo e espaço para a implantação com estratégias para implementação do EF de 9 fundamental de 9 anos não foi implantado na rede e reestruturar a proposta do EF de 9 anos. anos. nem está sendo discutida a pedagógica da rede. 2. Qualificar a equipe da SME para a implantação do EF de 9 Estudo de material informativo/instrucional do PM MEC AT Outros reestruturação da proposta anos. Programa Ampliação do EF para 9 Anos. pedagógica. SEB Programa Ampliação do EF p/ 9 Anos 3. Realizar estudos de reordenamento da rede que considere Elaboração e aplicação do situacional PM MEC AT Outros currículo, tempo e espaços escolares (microplanejamento). (microplanejamento). FNDE Microplanejamento

13 13 Área: 2. Desenvolvimento da Educação Básica: ações que visem a sua universalização, a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem assegurando a eqüidade nas condições de acesso e permanência e conclusão na idade 2. Existência de 1. Quando não existem Implantar atividades de 1. Promover a reestruturação pedagógica da rede a partir do Aplicação de instrumento, análise dos atividades no atividades no contraturno em contraturno articuladas levantamento de necessidades e oportunidades para o resultados e elaboração de um plano de metas, contraturno. nenhuma escola da rede, com o PP de cada escola. desenvolvimento de uma educação integral e integrada articulado com o PP de cada escola, para implantação nem estão contempladas no (cultura, esporte e lazer, arte, informática, meio ambiente, de atividades no contraturno. PME e nos PP. direitos humanos, diversidade, língua estrangeira, plantão de dúvidas, atendimento educacional especializado complementar, discriminação e vulnerabilidade social) por meio da implantação de ações que ampliem o espaço e o tempo escolar no contraturno articuladas com o PP das escolas. 2. Qualificar a equipe da SME para a implantação de atividades no contraturno (educação integral e integrada). Estudo do material informativo/ instrucional do Programa Mais Educação da Secad/MEC. 3. Oferecer formação para os gestores municipais (prefeitos e Curso de Formação para os gestores municipais para dirigentes municipais de educação) para implementarem as implementarem as atividades de contraturno por meio atividades de contraturno por meio do Programa Mais do Programa Mais Educação. Educação. 4. Oferecer formação para a equipe escolar para implementar Curso de Formação para a equipe escolar para as atividades de contraturno por meio do Programa Mais implementar as atividades de contraturno por meio do Educação. Programa Mais Educação. 5. Estabelecer parcerias com a comunidade, entidades Estabelecimento de parceria para a realização de públicas e/ou privadas para oferecimento de atividades no curso de formação de gestores para a educação contraturno. integral e integrada, 6. Estabelecer parceria para implementar o programa Rádio Implementação do programa Rádio Escola. Escola. 7. Implementar o atendimento aos alunos com dificuldades de Implementação do atendimento aos alunos com aprendizagem, com deficiência, transtornos globais de dificuldades de aprendizagem, com deficiência, desenvolvimento ou altas habilidades/ superdotação. 8. Oferecer a formação de "Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida" e implementar a Agenda 21 nas escolas. transtornos globais de desenvolvimento ou altas habilidades/ superdotação. PM MEC AT Outros SECAD Mais Educação PM MEC AT Outros SECAD Mais Educação/Curso de Formação para os gestores municipais PM MEC AT Outros SECAD Mais Educação/Curso de Formação para a equipe escolar SECAD Mais Educação PM MEC AT Outros SEED Rádio Escola Participação no processo de conferências de meio PM MEC AT Outros ambiente na escola. Seminários de formação para os participantes por meio do Programa Mais Educação. SECAD Mais Educação/Com- Vida gestor municipal aluno aluno

14 14 Área: 2. Desenvolvimento da Educação Básica: ações que visem a sua universalização, a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem assegurando a eqüidade nas condições de acesso e permanência e conclusão na idade 2. Existência de 2. Quando menos de 50% Expandir as atividades de 1. Promover a reestruturação pedagógica da rede a partir do Aplicação de instrumento, análise dos atividades no das escolas da rede oferecem contraturno nas escolas levantamento de necessidades e oportunidades para o resultados e elaboração de um plano de metas, contraturno. atividades no contraturno; da rede, observando a desenvolvimento de uma educação integral e integrada articulado com o PP de cada escola, para implantação contemplam unicamente articulação das atividades (cultura, esporte e lazer, arte, informática, meio ambiente, de atividades no contraturno. alunos matriculados em uma com o PP de cada escola. direitos humanos, diversidade, língua estrangeira, plantão de das etapas do EF; estão dúvidas, atendimento educacional especializado complementar, ligadas apenas ao lazer e não discriminação e vulnerabilidade social) por meio da implantação são monitoradas por de ações que ampliem o espaço e o tempo escolar no es, coordenadores contraturno articuladas com o PP das escolas. pedagógicos ou outros profissionais; também não estão contempladas no PME e nos PP. 2. Qualificar a equipe da SME para a implantação de atividades no contraturno (educação integral e integrada). Estudo do material informativo/ instrucional do Programa Mais Educação da Secad/MEC. 3. Oferecer formação para os gestores municipais (prefeitos e Curso de Formação para os gestores municipais para dirigentes municipais de educação) para implementarem as implementarem as atividades de contraturno por meio atividades de contraturno por meio do Programa Mais do Programa Mais Educação. Educação. 4. Oferecer formação para a equipe escolar para implementar Curso de Formação para a equipe escolar para as atividades de contraturno por meio do Programa Mais implementar as atividades de contraturno por meio do Educação. Programa Mais Educação. 5. Estabelecer parcerias com a comunidade, entidades Estabelecimento de parceria para a realização de públicas e/ou privadas para oferecimento de atividades no curso de formação de gestores para a educação contraturno. integral e integrada, 6. Estabelecer parceria para implementar o programa Rádio Implementação do programa Rádio Escola. Escola. 7. Implementar o atendimento aos alunos com dificuldades de Implementação do atendimento aos alunos com aprendizagem, com deficiência, transtornos globais de dificuldades de aprendizagem, com deficiência, desenvolvimento ou altas habilidades/ superdotação. 8. Oferecer a formação de "Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida" e implementar a Agenda 21 nas escolas. transtornos globais de desenvolvimento ou altas habilidades/ superdotação. PM MEC AT Outros SECAD Mais Educação PM MEC AT Outros SECAD Mais Educação/Curso de Formação para os gestores municipais PM MEC AT Outros SECAD Mais Educação/Curso de Formação para a equipe escolar SECAD Mais Educação PM MEC AT Outros SEED Rádio Escola Participação no processo de conferências de meio PM MEC AT Outros ambiente na escola. Seminários de formação para os participantes por meio do Programa Mais Educação. SECAD Mais Educação/Com- Vida gestor municipal aluno aluno

15 15 Área: 2. Desenvolvimento da Educação Básica: ações que visem a sua universalização, a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem assegurando a eqüidade nas condições de acesso e permanência e conclusão na idade 3. Divulgação e Análise 1. Quando a SME e escolas Implantar política de 1. Analisar e discutir os resultados das avaliações oficiais do Reuniões com o CME, CE e com. dos resultados das não divulgam, analisam ou análise e divulgação dos MEC. avaliações oficiais do discutem os resultados das resultados das avaliações MEC. avaliações oficiais do MEC. educacionais do MEC. 2. Elaborar e implantar plano de divulgação dos resultados das Utilização de materiais impressos e recursos avaliações educacionais do MEC a toda comunidade. audiovisuais. Área: 2. Desenvolvimento da Educação Básica: ações que visem a sua universalização, a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem assegurando a eqüidade nas condições de acesso e permanência e conclusão na idade 3. Divulgação e Análise 2. Quando a SME e escolas Implantar política de 1. Analisar e discutir os resultados das avaliações oficiais do Reuniões com o CME, CE e com. dos resultados das divulgam, em parte, os análise e divulgação dos MEC avaliações oficiais do resultados das avaliações resultados das avaliações MEC. oficiais do MEC; mas os educacionais do MEC. 2. Elaborar e implantar plano de divulgação dos resultados das Utilização de materiais impressos e recursos resultados não são avaliações educacionais do MEC a toda comunidade. audiovisuais. analisados e discutidos pela com.

16 16 Área: 3. Comunicação com a Sociedade 1. Existência de 1. Quando não existem Buscar parcerias para o 1. Instituir um grupo permanente, responsável pela orientação Reunião com a equipe da SME e com. parcerias externas para acordos com parceiros desenvolvimento de e análise de possibilidades de parcerias com instituições realização de atividades externos para o atividades locais, nacionais e internacionais complementares desenvolvimento de complementares e 2. Divulgar os resultados das parcerias por meio de materiais Distribuição dos materiais institucionais produzidos atividades complementares. expansão dos espaços institucionais voltados para as ações de interação para divulgação. nem planejamento da SME de escolares para atuação escola/comunidade (jornais, informativos, boletins, etc.) fazer parcerias. conjunta com a 3. Monitorar a utilização de espaços e a execução das Reuniões c/ parceiros e com. comunidade. atividades desenvolvidas por meio de parcerias. Área: 3. Comunicação com a Sociedade 1. Existência de 2. Quando existem acordos, Montar estratégia para 1. Instituir um grupo permanente, responsável pela orientação Reunião com a equipe da SME e com. parcerias externas para por parte de algumas escolas reforçar, dinamizar os e análise de possibilidades de parcerias com instituições realização de atividades e/ou da SME, com parceiros acordos existentes. locais, nacionais e internacionais complementares externos para o 2. Divulgar os resultados das parcerias por meio de materiais Distribuição dos materiais institucionais produzidos desenvolvimento de institucionais voltados para as ações de interação para divulgação. atividades complementares, escola/comunidade (jornais, informativos, boletins, etc.) que visem à formação integral 3. Monitorar a utilização de espaços e a execução das Reuniões c/ parceiros e com. dos alunos. Não há iniciativa atividades desenvolvidas por meio de parcerias. da SME e das demais escolas para ampliar o atendimento.

17 17 Área: 3. Comunicação com a Sociedade. 2. Existência de 1. Quando a metodologia Implantar política de apoio 1. Reforçar institucionalmente as escolas, bem como seus Qualificação da equipe da SME na metodologia PDE- PM MEC AT Outros parcerias externas para fornecida por parceiros às escolas no processos gerenciais, por meio da implantação de metodologia Escola que serão os multiplicadores da formação das escola execução/ adoção de externos não reflete a real estabelecimento de de planejamento na escola. equipes escolares. FNDE PDE Escola metodologias necessidade das escolas; parcerias para 2. Discutir c/ a com estratégias para o Reuniões com a com e análise dos específicas não houve discussão do desenvolvimento de estabelecimento de parcerias p/ implantação de novas resultados das necessidades apresentadas. conteúdo e objetivos com a metodologias específicas, metodologias, a partir das necessidades apontadas no com; a inclusive para atividades do planejamento das escolas. metodologia adotada não voltadas para a educação 3. Implementar ações para possibilitar a elevação da Implementação do Programa Saberes da Terra/Secad. PM MEC AT Outros consta no PME nem no PP integral e integrada e escolaridade com qualificação social e profissional por meio do das escolas; os es outras no contraturno Programa Saberes da Terra/Secad. não recebem capacitação e escolar. SECAD Saberes da Terra os resultados quanto à 4. Qualificar os es nas novas metodologias e Reuniões c/ a com p/ análise dos aprendizagem dos alunos não monitorar a sua implementação. resultados obtidos. são satisfatórios. Área: 3. Comunicação com a Sociedade. 2. Existência de 2. Quando as escolas da rede Mobilizar a comunidade 1. Reforçar institucionalmente as escolas, bem como seus Qualificação da equipe da SME na metodologia PDE- PM MEC AT Outros parcerias externas para utilizam metodologias escolar para a discussão processos gerenciais, por meio da implantação de metodologia Escola que serão os multiplicadores da formação das escola execução/ adoção de específicas p/ o das metodologias de planejamento na escola. equipes escolares. FNDE PDE Escola metodologias desenvolvimento do ensino, implantadas por meio de 2. Discutir c/ a com estratégias para o Reuniões com a com e análise dos específicas fornecidas por parceiros parcerias externas. estabelecimento de parcerias p/ implantação de novas resultados das necessidades apresentadas. externos; a adoção destas metodologias, a partir das necessidades apontadas no metodologias reflete a 3. Implementar ações para possibilitar a elevação da Implementação do Programa Saberes da Terra/Secad. PM MEC AT Outros necessidade das escolas, escolaridade com qualificação social e profissional por meio do mas o conteúdo e os Programa Saberes da Terra/Secad. objetivos do método não SECAD Saberes da Terra foram totalmente 4. Qualificar os es nas novas metodologias e Reuniões c/ a com p/ análise dos monitorar a sua implementação. resultados obtidos.

18 18 Área: 3. Comunicação com a Sociedade. 3. Relação com a 1. Quando as escolas não Elaborar plano de 1. Estabelecer uma política de abertura das escolas para a Reuniões com o CME e CE, produção e divulgação comunidade/ Promoção são utilizadas pela mobilização dos gestores comunidade. de norteador da relação escola/ de atividades e comunidade em nenhuma para ampliar os contatos comunidade. utilização da escola situação; as escolas não com vistas a disponibilizar 2. Promover a inclusão, no PP da escola, de projetos que Elaboração de diretrizes pedagógicas para as escolas como espaço procuram estimular a os espaços escolares garantam a utilização do espaço escolar pela comunidade. e reuniões com a comunidade. comunitário participação da comunidade, para a comunidade. exceto nas festas promovidas 3. Implementar uma política de abertura das escolas para a Implementação do Programa Escola Aberta. PM MEC AT Outros pelas próprias escolas. A comunidade por meio do Programa Escola Aberta. SME não despende nenhum esforço para mudar a FNDE Escola Aberta situação. 4. Acompanhar e apoiar atividades desenvolvidas pela Elaboração e implementação de instrumentos de comunidade no espaço escolar. acompanhamento. Área: 3. Comunicação com a Sociedade. 3. Relação com a 2. Quando o espaço escolar é Elaborar plano de 1. Estabelecer uma política de abertura das escolas para a Reuniões com o CME e CE, produção e divulgação comunidade/ Promoção utilizado pela comunidade em mobilização dos gestores comunidade. de norteador da relação escola/ de atividades e situações excepcionais, como para ampliar os contatos comunidade. utilização da escola nos casos em que os outros com vistas a disponibilizar 2. Promover a inclusão, no PP da escola, de projetos que Elaboração de diretrizes pedagógicas para as escolas como espaço espaços comumente os espaços escolares garantam a utilização do espaço escolar pela comunidade. e reuniões com a comunidade. comunitário utilizados estão indisponíveis. para a comunidade. A SME não tem nenhuma 3. Implementar uma política de abertura das escolas para a Implementação do Programa Escola Aberta. PM MEC AT Outros ação planejada para mudar a comunidade por meio do Programa Escola Aberta. situação. FNDE Escola Aberta 4. Acompanhar e apoiar atividades desenvolvidas pela Elaboração e implementação de instrumentos de comunidade no espaço escolar. acompanhamento.

19 19 Área: 3. Comunicação com a Sociedade. 4. Manutenção ou 1. Quando não existe Recuperar e manter 1. Discutir com as comunidades escolares o interesse e a Reunião com as comunidades escolares, sociedade e recuperação de recuperação e manutenção espaços públicos e viabilidade de uso de determinados espaços públicos. setores da Prefeitura Municipal. espaços e de espaços públicos de lazer, elaborar plano de equipamentos públicos esportivos e outros, que incentivo e de divulgação 2. Levantar custos de recuperação e adaptação de espaços Realização de e levantamento dos da cidade, que podem possam ser utilizados pela das possibilidades de uso públicos e analisar a viabilidade. recursos disponíveis para esse fim. ser utilizados pela com. pela com. com. 3. Elaborar plano de incentivo e de divulgação das Documento com a demanda e a oferta de espaço possibilidades de uso dos espaços públicos. existente, a partir das diretrizes contidas no PME. Área: 3. Comunicação com a Sociedade. 4. Manutenção ou 2. Quando o poder público Recuperar e manter 1. Discutir com as comunidades escolares o interesse e a Reunião com as comunidades escolares, sociedade e recuperação de recupera, raramente, espaços espaços públicos e viabilidade de uso de determinados espaços públicos. setores da Prefeitura Municipal. espaços e públicos de lazer, esportivos elaborar plano de equipamentos Realização públicos e outros que são utilizados incentivo e de divulgação 2. Levantar custos de recuperação e adaptação de espaços de e levantamento dos da cidade, que podem pela com. das possibilidades de uso públicos e analisar a viabilidade. ser utilizados pela Não existe uma política de pela com. recursos disponíveis para esse fim. com. incentivo para utilização 3. Elaborar plano de incentivo e de divulgação das Documento com a demanda e a oferta de espaço destes espaços, tampouco possibilidades de uso dos espaços públicos. existente, a partir das diretrizes contidas no PME. um plano para realizar melhorias.

20 20 Área: 4. Suficiência e estabilidade da equipe escolar 1. Quantidade de 1. Quando todas as escolas Implementar ações de 1. Fazer planejamento considerando as condições de trabalho Definição de critérios de atuação dos es, es suficiente. da rede apresentam uma planejamento para dos es e as necessidades pedagógicas das diversas considerando jornada de trabalho, quantidade de relação matrícula/ provimento das demandas faixas etárias. alunos por sala de aula em cada etapa e modalidade. inadequada, pois não da rede e investir na consideram as condições do valorização do trabalho 2. Implementar a metodologia de microplanejamento como Implementação da metodologia de microplanejamento. PM MEC AT Outros trabalho do, docente. medida para levantamento das demandas e definição do tampouco as necessidades provimento de cargos necessários para a rede. FNDE Microplanejamento pedagógicas das diversas faixas etárias. 3. Promover concurso público p/ provimento dos cargos de Análise da demanda potencial e das diretrizes do es necessários ao funcionamento da rede. Plano de Carreira do Magistério. edital Área: 4. Suficiência e estabilidade da equipe escolar 1. Quantidade de 2. Quando menos de 50% Implementar ações de 1. Fazer planejamento considerando as condições de trabalho Definição de critérios de atuação dos es, es suficiente. das escolas da rede planejamento para dos es e as necessidades pedagógicas das diversas considerando jornada de trabalho, quantidade de apresentam uma relação provimento das demandas faixas etárias. alunos por sala de aula em cada etapa e modalidade. matrícula/ da rede e investir na 2. Implementar a metodologia de microplanejamento como Implementação da metodologia de microplanejamento. PM MEC AT Outros adequada; esta acontece de valorização do trabalho medida para levantamento das demandas e definição do forma acidental, pois não é docente. provimento de cargos necessários para a rede. FNDE Microplanejamento resultante de uma política da 3. Promover concurso público p/ provimento dos cargos de Análise da demanda potencial e das diretrizes do SME que visa garantir boas es necessários ao funcionamento da rede. Plano de Carreira do Magistério. condições de trabalho ao e considera as edital necessidades pedagógicas das diversas faixas etárias.

21 21 Área: 4. Suficiência e estabilidade da equipe escolar 2. Cálculo anual/ 1. Quando a SME e as Implementar ações de 1. Fazer planejamento com as estimativas das necessidades Implementação da metodologia de microplanejamento. PM MEC AT Outros semestral do número de escolas não calculam o planejamento para anuais/ semestrais de novos docentes, considerando as mudanças e número de remoções e provimento das demandas tendências de crescimento de matrículas. FNDE Microplanejamento substituições de substituições do quadro de da rede es. es não existe (microplanejamento). nenhuma forma de controle por parte da SME e das escolas, do quantitativo de es necessário para o ano seguinte. Área: 4. Suficiência e estabilidade da equipe escolar 2. Cálculo anual/ 2. Quando a SME e as Implementar ações de 1. Fazer planejamento com as estimativas das necessidades Implementação da metodologia de microplanejamento. PM MEC AT Outros semestral do número de escolas calculam o número planejamento para anuais/ semestrais de novos docentes, considerando as mudanças e de remoções e substituições provimento das demandas tendências de crescimento de matrículas. FNDE Microplanejamento substituições de do quadro de es da da rede es. rede; este cálculo não gera (microplanejamento). um planejamento detalhado para que no ano seguinte as remoções e substituições sejam reduzidas e realizadas de maneira a não gerar prejuízos para o aprendizado dos alunos. O cálulo é feito de forma geral e não contempla as diversas etapas ofertadas pela rede.

22 22 Área: 5. Gestão de Finanças 1. Cumprimento do 1. Quando não existem Implantar mecanismo de 1. Divulgar semestralmente para o Conselho Municipal de Audiência pública; material impresso. dispositivo mecanismos definidos para a acompanhamento Educação (quando houver), Conselho do FUNDEB e para a constitucional de fiscalização e controle tanto periódico da aplicação dos comunidade o percentual aplicado na educação do município. vinculação dos recursos interno quanto externo e recursos em educação. 2. Qualificar o dirigente municipal de educação para Estudo do material informativo/ instrucional do PM MEC AT Outros da educação social, do cumprimento do acompanhamento e divulgação dos recursos aplicados em Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de dispositivo constitucional de manutenção e desenvolvimento do ensino. Educação (Pradime). SEB - Pradime vinculação de recursos da educação. Área: 5. Gestão de Finanças 1. Cumprimento do 2. Quando os mecanismos Implementar os 1. Divulgar semestralmente para o Conselho Municipal de Audiência pública; material impresso. dispositivo existentes para a fiscalização dispositivos Educação (quando houver), Conselho do FUNDEB e para a constitucional de e controle tanto interno constitucionais de comunidade o percentual aplicado na educação do município. vinculação dos recursos quanto externo e social, do vinculação de recursos da 2. Qualificar o dirigente municipal de educação para Estudo do material informativo/ instrucional do PM MEC AT Outros da educação cumprimento do dispositivo educação. acompanhamento e divulgação dos recursos aplicados em Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de constitucional de vinculação manutenção e desenvolvimento do ensino. Educação (Pradime). SEB - Pradime de recursos da educação não estão devidamente implementados e não permitem a análise e a divulgação do demonstrativo de investimentos às unidades escolares e não há outras formas de publicização.

23 23 Área: 5. Gestão de Finanças 2. Aplicação dos 1. Quando a aplicação dos Implantar planejamento 1. Elaborar Projeto de Lei com critérios claros para atuação Elaboração da minuta do Projeto de Lei a ser recursos de recursos de redistribuição e democrático da aplicação dos conselheiros, cumpridas as determinações de Lei , encaminhada para a Câmara Municipal. redistribuição e complementação do FUNDEB dos recursos do FUNDEB. de 20 de junho de complementação do não acontece integralmente 2. Realizar um situacional para identificar e Análise do balancete financeiro do município e metas FUNDEB. conforme os princípios legais; determinar as áreas prioritárias para aplicação dos recursos do do PME. a aplicação dos recursos FUNDEB. CME (quando houver), CE e acontece de forma aleatória e Conselho do FUNDEB sem planejamento prévio. Não existe um conselho 3. Desenvolver estratégias de controle da redistribuição e Elaboração de instrumentos de monitoramento da responsável pelo controle complementação dos recursos do FUNDEB para que sejam aplicação dos recursos e com os social. aplicados integralmente conforme os princípios legais. representantes do CME, CE e CAE. CME (quando houver), CE e Conselho do FUNDEB Área: 5. Gestão de Finanças 2. Aplicação dos 2. Quando a aplicação dos Implantar planejamento 1. Elaborar Projeto de Lei com critérios claros para atuação Elaboração da minuta do Projeto de Lei a ser recursos de recursos de redistribuição e democrático da aplicação dos conselheiros, cumpridas as determinações de Lei , encaminhada para a Câmara Municipal. redistribuição e complementação do FUNDEB dos recursos do FUNDEB. de 20 de junho de complementação do acontece de acordo com os 2. Realizar um situacional para identificar e Análise do balancete financeiro do município e metas FUNDEB. princípios legais; mas as determinar as áreas prioritárias para aplicação dos recursos do do PME. áreas prioritárias não são FUNDEB. CME (quando houver), CE e definidas a partir de um Conselho do FUNDEB situacional. Não 3. Desenvolver estratégias de controle da redistribuição e Elaboração de instrumentos de monitoramento da existe um conselho complementação dos recursos do FUNDEB para que sejam aplicação dos recursos e com os responsável pelo controle aplicados integralmente conforme os princípios legais. representantes do CME, CE e CAE. CME (quando houver), CE e social. Conselho do FUNDEB

24 24 Dimensão: 2. Formação de Professores e de Profissionais de Serviços e Apoio Escolar. Área: 1. Formação inicial de Professores da Educação Básica. 1. Qualificação dos 1. Quando menos de 10% ou Assegurar o acesso à 1. Elaborar um plano de formação dos es que atuam Mapeamento da formação inicial de cada es que atuam nenhum dos es que formação mínima exigida nas creches, contendo nome do profissional, formação que que atua nas creches. nas creches. atuam nas creches possui em Lei a todos os possui e formação desejada. habilitação adequada. es que atuam 2. Buscar subsídios para discussão e elaboração de um Estudo de material informativo/ instrucional de PM MEC AT Outros nas creches. planejamento da formação inicial para os es da rede programas da SEB e Seed/UAB. que atuam em creches. SEB / SEED UAB 3. Oferecer curso de formação inicial em nível médio, Curso semipresencial de formação inicial por meio do PM MEC AT Outros modalidade Normal/ Magistério, para os es que atuam Proinfantil. nas creches, que demandem esse nível de formação. SEB Proinfantil 4. Oferecer curso de formação inicial, em nível superior, para Curso a distância de formação inicial de Pedagogia PM MEC AT Outros os es que atuam nas creches, que demandem esse por meio da UAB. nível de formação. SEED UAB Pedagogia 5. Preparar concurso público para contratação de profissionais Levantamento da demanda, criação dos cargos, (pelo menos com a formação mínima exigida em Lei) para lançamento de edital e realização de provas. edital atendimento de novas demandas. Dimensão: 2. Formação de Professores e de Profissionais de Serviços e Apoio Escolar. Área: 1. Formação inicial de Professores da Educação Básica. 1. Qualificação dos 2. Quando menos de 50% Assegurar o acesso à 1. Elaborar um plano de formação dos es que atuam Mapeamento da formação inicial de cada es que atuam dos es que atuam formação mínima exigida nas creches, contendo nome do profissional, formação que que atua nas creches. nas creches. nas creches possuem em Lei a todos os possui e formação desejada. habilitação adequada. es que atuam 2. Buscar subsídios para discussão e elaboração de um Estudo de material informativo/ instrucional de PM MEC AT Outros nas creches. planejamento da formação inicial para os es da rede programas da SEB e Seed/UAB. que atuam em creches. SEB / SEED UAB 3. Oferecer curso de formação inicial em nível médio, Curso semipresencial de formação inicial por meio do PM MEC AT Outros modalidade Normal/ Magistério, para os es que atuam Proinfantil. nas creches, que demandem esse nível de formação. SEB Proinfantil 4. Oferecer curso de formação inicial, em nível superior, para Curso a distância de formação inicial de Pedagogia PM MEC AT Outros os es que atuam nas creches, que demandem esse por meio da UAB. nível de formação. SEED UAB Pedagogia 5. Preparar concurso público para contratação de profissionais Levantamento da demanda, criação dos cargos, (pelo menos com a formação mínima exigida em Lei) para lançamento de edital e realização de provas. edital atendimento de novas demandas.

Página 1 de 88 APRESENTAÇÃO Ministério da Educação PAR - PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS RELATÓRIO PÚBLICO APRESENTAÇÃO O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado pelo Ministério da Educação

Leia mais

(Projeto de Lei nº 415/12, do Executivo, aprovado na forma de Substitutivo do Legislativo) Aprova o Plano Municipal de Educação de São Paulo

(Projeto de Lei nº 415/12, do Executivo, aprovado na forma de Substitutivo do Legislativo) Aprova o Plano Municipal de Educação de São Paulo LEI Nº 16.271, DE 17 DE SETEMBRO DE 2015 (Projeto de Lei nº 415/12, do Executivo, aprovado na forma de Substitutivo do Legislativo) Aprova o Plano Municipal de Educação de São Paulo META 1. Ampliar o investimento

Leia mais

Ofício nº 045/2015. Cascavel, 17 de junho de 2015.

Ofício nº 045/2015. Cascavel, 17 de junho de 2015. Ofício nº 045/2015. Cascavel, 17 de junho de 2015. Excelentíssimo Senhor Fernando Winter/Vereador PTN Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto Câmara Municipal de Vereadores Cascavel. Assunto:

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Meta 8. Elevar a escolaridade média da população de 18 (dezoito) anos ou mais, de modo a alcançar, no mínimo, 12 (doze) anos de estudo no último

Leia mais

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares GRUPO DE TRABALHO Municípios das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul Criação do Grupo Articulador Definir quem é o grupo

Leia mais

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS FICHA ENS. FUND. II - 01 Fomentar a qualidade da educação básica, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem. 1.1 Planejamento coletivo integrando o trabalho docente via oficinas pedagógicas; 1.2

Leia mais

Avaliação e Monitoramento do PME. Professora Marcia Adriana de Carvalho

Avaliação e Monitoramento do PME. Professora Marcia Adriana de Carvalho Avaliação e Monitoramento do PME Professora Marcia Adriana de Carvalho TEMAS 1 Por que avaliar e monitorar o PME 2 Qual a diferença entre avaliar e monitorar 3 4 Como definir plano de ações para o período

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº806/2015, 19 de junho de APROVA o Plano Municipal de Educação e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL Nº806/2015, 19 de junho de APROVA o Plano Municipal de Educação e dá outras providências. LEI MUNICIPAL Nº806/2015, 19 de junho de 2015. APROVA o Plano Municipal de Educação e dá outras providências. GODOFREDO CLAUDIO WERKHAUSEN, Prefeito Municipal de Novo Xingu RS FAÇO SABER, no uso das atribuições

Leia mais

Politicas Públicas Educacionais Do planejamento à ação

Politicas Públicas Educacionais Do planejamento à ação INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO Politicas Públicas Educacionais Do planejamento à ação Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tão pouco sem ela a sociedade muda. Paulo Freire Planejamento da

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais

É um projeto da sociedade, uma Política Pública de Qualidade (PPQ), focada na escola, na promoção e no acompanhamento do ensino e da aprendizagem.

É um projeto da sociedade, uma Política Pública de Qualidade (PPQ), focada na escola, na promoção e no acompanhamento do ensino e da aprendizagem. É um projeto da sociedade, uma Política Pública de Qualidade (PPQ), focada na escola, na promoção e no acompanhamento do ensino e da aprendizagem. Está pautada no compromisso, no diálogo, no planejamento

Leia mais

EMENDAS AO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANDATO COLETIVO TARCÍSIO MOTTA

EMENDAS AO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANDATO COLETIVO TARCÍSIO MOTTA (...) apoiar e incentivar os grêmios estudantis, a partir da publicação deste Plano, como espaço de participação e exercício da cidadania, centrado na autonomia do educando e no protagonismo juvenil. (...)

Leia mais

http://portal.mec.gov.br Tecnologia Mecdaisy: um conjunto de programas que permite transformar qualquer formato de texto disponível no computador em texto digital falado. A ferramenta está disponível

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR 1. Título do Projeto: Aprimoramento da sistemática de

Leia mais

O Plano Nacional de Educação PL. 8035/2010 Perspectivas, Desafios e Emendas dos/as Trabalhadores/as em Educação

O Plano Nacional de Educação PL. 8035/2010 Perspectivas, Desafios e Emendas dos/as Trabalhadores/as em Educação SEMINÁRIO CNTE O Plano Nacional de Educação PL. 8035/2010 Perspectivas, Desafios e Emendas dos/as Trabalhadores/as em Educação Secretário Carlos Abicalil EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 59, DE 11 DE NOVEMBRO

Leia mais

LEI N. 434, DE 18 DEDEZEMBRODE 2018

LEI N. 434, DE 18 DEDEZEMBRODE 2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE SÍTIO DO QUINTO ESTADO DA BAHIA CNPJ n. 13.452.958/0001-65 Praça João José do Nascimento, S/N, Centro CEP 48565-000 Telefax:(75)3296-2217 LEI N. 434, DE 18 DEDEZEMBRODE 2018 Altera

Leia mais

CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA INTRODUÇÃO

CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA INTRODUÇÃO CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA INTRODUÇÃO O Ministério de Educação, nos últimos três anos, vem construindo uma concepção educacional tendo em vista a articulação dos níveis e modalidades de ensino,

Leia mais

Monitoramento do Uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Valéria Virginia Lopes

Monitoramento do Uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Valéria Virginia Lopes Monitoramento do Uso dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Valéria Virginia Lopes INDICADORES DA Coordenação Fundação Orsa, UNDIME, Unicef, Ação Educativa e Coedi/SEB/MEC. Grupo Técnico Ação

Leia mais

Associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de Sede: Brasília/ DF 26 Seccionais

Associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de Sede: Brasília/ DF 26 Seccionais Associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de 1986. Sede: Brasília/ DF 26 Seccionais Articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: Aprimoramento da sistemática de gestão

Leia mais

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. x1 1 x x x. x1 x x x

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. x1 1 x x x. x1 x x x EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO 77. Tendo em vista a construção do PNE e do SNE como política de Estado, são apresentadas, a seguir, proposições

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAISO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAISO LEI Nº 1.068/14 DE 06 DE NOVEMBRO DE 2.014. Dispõe sobre criação de cargos públicos de provimento efetivo de Professores de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II e Coordenador Pedagógico da

Leia mais

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO OBS.: Alterações propostas por MG e PR e assumidas pelo Grupo de Trabalho do Eixo I foram marcadas em AMARELO, novas propostas formuladas e incluídas na plenária do dia 24/04/2013 foram marcadas em AZUL

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2013 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 1- POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL 1.1- META: COMBATE AO TRABALHO

Leia mais

Vetos do Executivo ao PME. o art. 8º em sua totalidade

Vetos do Executivo ao PME. o art. 8º em sua totalidade Vetos do Executivo ao PME o art. 8º em sua totalidade Art. 8 Caberá ao Poder Público garantir a qualidade das unidades escolares das redes de ensino público da educação básica, respeitando-se o quantitativo

Leia mais

Análise da implementação do Plano de Ações Articuladas em municípios do RS. Itanajara Neves

Análise da implementação do Plano de Ações Articuladas em municípios do RS. Itanajara Neves Análise da implementação do Plano de Ações Articuladas em municípios do RS Itanajara Neves Plano de Ações Articuladas (PAR) - instrumento de planejamento educacional integrante da principal ação da política

Leia mais

PORTARIA Nº 1.009, DE 20 DE MAIO DE 2019

PORTARIA Nº 1.009, DE 20 DE MAIO DE 2019 PORTARIA Nº 1.009, DE 20 DE MAIO DE 2019 O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, tendo em vista o disposto no 5º do

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 01/2010

TERMO DE REFERÊNCIA 01/2010 TERMO DE REFERÊNCIA 01/2010 PROJETO: OEI/BRA 08/003 Fortalecimento da Capacidade Institucional da Secretaria de Educação Especial SEESP/MEC em Gestão e Avaliação do Programa de Acompanhamento e Monitoramento

Leia mais

Prefeitura Municipal de Laje publica:

Prefeitura Municipal de Laje publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano V Nº 1168 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº 51/2017 de 18 de Setembro de 2017-Nomeia, representante do FUNDEB, para compor equipe de Avaliação e Monitoramento do

Leia mais

No PNE As metas são as seguintes: Financiamento:

No PNE As metas são as seguintes: Financiamento: 1) O plano nacional de educação de 2001 era estruturado de forma bem organizada, dividindo por níveis educacionais, em cada nível foram expressos os objetivos e metas, as diretrizes e foi diagnosticado

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Credenciada pelo Decreto Estadual nº 7.344, de CONSELHO UNIVERSITÁRIO - CONSU

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Credenciada pelo Decreto Estadual nº 7.344, de CONSELHO UNIVERSITÁRIO - CONSU Dispõe sobre o estabelecimento do Programa de Assistência Estudantil no âmbito da UESB e dá outras providências. O Conselho Universitário - CONSU da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, no

Leia mais

MINUTA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAPÍTULO I

MINUTA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAPÍTULO I MINUTA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS PRINCÍPIOS Art. 1º A Política de Assistência Estudantil é definida

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO EM FISIOTERAPIA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2016-2018 CURITIBA 2016 Página 2 de 7 DEPARTAMENTO DE PREVENÇÃO

Leia mais

GUIA DE PROGRAMAS QUE CONSTAM NO PAR - Documento complementar ao Guia Prático de Ações.

GUIA DE PROGRAMAS QUE CONSTAM NO PAR - Documento complementar ao Guia Prático de Ações. GUIA DE S QUE CONSTAM NO PAR - Documento complementar ao Guia Prático de Ações. Plano de Ações Articuladas Brasília, dezembro de 2009. 1 Sumário Apresentação Apresentação Lista de Siglas e Abreviaturas

Leia mais

UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO PROPOSTAS DE EMENDAS AO PL 8.035/2010 PNE 2011/2020

UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO PROPOSTAS DE EMENDAS AO PL 8.035/2010 PNE 2011/2020 PROPOSTAS DE EMENDAS AO PL 8.035/2010 PNE 2011/2020 A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), entidade criada em 1992 e organizada em todos os estados brasileiros, tem como finalidade

Leia mais

RESOLUÇÃO N 23, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2010

RESOLUÇÃO N 23, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2010 RESOLUÇÃO N 23, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2010 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Pampa, em sessão de 16 de dezembro de 2010, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 19 do

Leia mais

Política Nacional de Educação Infantil

Política Nacional de Educação Infantil Política Nacional de Educação Infantil Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva Secretária de Educação Básica Ministério da Educação Foto: João Bittar Conferência Global sobre Desenvolvimento na Primeira

Leia mais

Política Nacional da Educação Infantil Desafios e alternativas para o aumento do atendimento na educação infantil com qualidade

Política Nacional da Educação Infantil Desafios e alternativas para o aumento do atendimento na educação infantil com qualidade Política Nacional da Educação Infantil Desafios e alternativas para o aumento do atendimento na educação infantil com qualidade 161905-Implementando o m... 016 v2 1 Como está a Educação Básica no Brasil,

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional Plano de Desenvolvimento Institucional Âmbito de atuação Missão Visão Elementos Duráveis Princípios Elementos Mutáveis (periodicamente) Análise Ambiental Objetivos Estratégicos Metas Planos de Ação PDI

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Maio de 2015 SUMÁRIO DA APRESENTAÇÃO Introdução Eixos temáticos Metodologia de Elaboração

Leia mais

Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior

Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior Eixo de Ações Relativas à Política Nacional de Fiscalização Ações Atividades Responsabilidade Prazo Fiscalização

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, FEDERALISMO E REGIME DE COLABORAÇÃO

SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, FEDERALISMO E REGIME DE COLABORAÇÃO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, FEDERALISMO E REGIME DE COLABORAÇÃO Mariza Abreu Consultora Legislativa da Câmara dos Deputados Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte Senado Federal,

Leia mais

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS DE EDUCAÇÃO. Alfredo Tomoo Ojima

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS DE EDUCAÇÃO. Alfredo Tomoo Ojima MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS DE EDUCAÇÃO Alfredo Tomoo Ojima HISTÓRICO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: LEI Nº 13.005/2014, DETERMINOU QUE NO 1 ANO DE VIGÊNCIA OS ESTADOS, MUNICÍPIOS E O DISTRITO FEDERAL

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 002, DE 14 DE ABRIL DE 2011, DO CONSU.

RESOLUÇÃO N. 002, DE 14 DE ABRIL DE 2011, DO CONSU. RESOLUÇÃO N. 002, DE 14 DE ABRIL DE 2011, DO CONSU. Dispõe sobre o Programa de Assistência Estudantil no âmbito da UFTM e dá outras providências. O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ibiassucê publica:

Prefeitura Municipal de Ibiassucê publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano III Nº 287 Prefeitura Municipal de publica: Anexo da Lei n 236, de 22 de Junho de 2015 - Plano municipal de educação de PME, acrescentando-lhe as vinte metas e estratégias

Leia mais

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores Maria Helena Guimarães de Castro Outubro 2017 Política Nacional de Formação de Professores PREMISSAS A QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS DEPENDE DA QUALIDADE DO TRABALHO DO PROFESSOR Evidências mostram que,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA No -1.140, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2013 (*) Institui o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e define suas diretrizes gerais, forma, condições

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 2012 1. PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO - Desenvolver a excelência no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão nos

Leia mais

EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA

EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA A articulação e mobilização da sociedade civil e de setores do Estado assumiram grande importância, especialmente

Leia mais

As Ações Estratégicas da Gestão do Trabalho travadas no âmbito da Gestão do SUAS

As Ações Estratégicas da Gestão do Trabalho travadas no âmbito da Gestão do SUAS As Ações Estratégicas da Gestão do Trabalho travadas no âmbito da Gestão do SUAS José Crus Assistente Social Coordenador-Geral Coordenação Geral da Gestão do Trabalho do SUAS Departamento de Gestão do

Leia mais

RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO

RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO No dia 7 de abril, os participantes do Seminário Internacional Fortificações Brasileiras Patrimônio Mundial, distribuídos em três grupos de trabalho, elaboraram coletivamente

Leia mais

MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA DESCRIÇÃO DO CARGO DE PROFESSOR E DAS FUNÇÕES DE CONFIANÇA DENOMINAÇÃO DO CARGO: Professor FORMA DE PROVIMENTO: Ingresso por concurso público de provas e títulos. REQUISITOS PARA PROVIMENTO Para ingresso

Leia mais

Estrutura e Funcionamento da Educação Básica Brasileira. Fábio Lotti, Larissa Ferreira, Letícia Zacarin, Rafaela de Castro, Lucas Messa

Estrutura e Funcionamento da Educação Básica Brasileira. Fábio Lotti, Larissa Ferreira, Letícia Zacarin, Rafaela de Castro, Lucas Messa Estrutura e Funcionamento da Educação Básica Brasileira Grupo: Fábio Lotti, Larissa Ferreira, Letícia Zacarin, Rafaela de Castro, Lucas Messa 1.Compare o PNE 2001/2010 com o projeto (estrutura do documento,

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO INTERNA NÚCLEO DE APOIO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NAPNE \CAMPUS BARREIRAS

REGULAMENTAÇÃO INTERNA NÚCLEO DE APOIO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NAPNE \CAMPUS BARREIRAS REGULAMENTAÇÃO INTERNA NÚCLEO DE APOIO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NAPNE \CAMPUS BARREIRAS Considerando o Termo de Acordo de Metas e Compromissos firmado entre a Rede Federal de Educação Profissional

Leia mais

PLANO ANUAL DE AÇÕES E METAS DE 2017 CAMPUS : BREVES. Captação de recursos em andamento

PLANO ANUAL DE AÇÕES E METAS DE 2017 CAMPUS : BREVES. Captação de recursos em andamento Objetivo Indicadores Metas Estratégias Valor Estimado (R$) 1 - Consolidar os cursos ofertados pelo IFPA. Quantidade de políticas implementada s em articulação com Próreitorias e. META 4 - Implementar 3

Leia mais

Apoio ao Transporte Escolar para a Educação Básica - Caminho da Escola. Concessão de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID

Apoio ao Transporte Escolar para a Educação Básica - Caminho da Escola. Concessão de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Programa 1448 Qualidade na Escola Ações Orçamentárias Número de Ações 16 0E530000 Apoio ao Transporte Escolar para a Educação Básica - Caminho da Escola Veículo adquirido Unidade de Medida: unidade UO:

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. (cursos presenciais e à distância)

REGULAMENTO INSTITUCIONAL ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. (cursos presenciais e à distância) FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (cursos presenciais e à distância) CACOAL 2018 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º Este regulamento

Leia mais

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo.

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo. Para garantir sua implementação e gestão, é fundamental que a Política de Educação Integral conte com um Plano de Formação que contemple todos os envolvidos cada qual em sua especificidade, garantindo

Leia mais

EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE DOCUMENTO REFERÊNCIA

EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE DOCUMENTO REFERÊNCIA EIXO III EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE DOCUMENTO REFERÊNCIA SUGESTÃO Desde os anos 1980, observam-se transformações significativas

Leia mais

Art. 3º ( ) I planejar, executar e avaliar atividades de ensino e pesquisa nas áreas pertinentes à gestão pública;

Art. 3º ( ) I planejar, executar e avaliar atividades de ensino e pesquisa nas áreas pertinentes à gestão pública; LEI N.º 8.810, DE 12 DE JULHO DE 2017 Redenomina a Escola de Governo e Gestão do Município de Jundiaí-EGGMJ para Escola de Gestão Pública de Jundiaí-EGP e altera a Lei 7.641/11, para reestruturar o órgão

Leia mais

Depende da aprovação do Plano

Depende da aprovação do Plano Coordenador: Liliane Espinosa de Mello Reunião de 19/08/2014 SAÚDE Visão: Que Santa Maria seja o principal Polo na Área de Saúde do interior do Rio Grande do Sul, contribuindo para a melhor qualidade de

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2012 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL META: COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Leia mais

Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará. Eixo Temático Valorização dos Profissionais da Educação

Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará. Eixo Temático Valorização dos Profissionais da Educação Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará Eixo Temático Valorização dos Profissionais da Educação Ceará, 2015 1 Socioeconômico Diagnóstico Para compreender a situação da educação no estado

Leia mais

Prefeitura Municipal de Esplanada publica:

Prefeitura Municipal de Esplanada publica: Prefeitura Municipal de Esplanada 1 Segunda-feira Ano V Nº 1372 Prefeitura Municipal de Esplanada publica: Lei Nº 826 de 2015 - Aprova o Plano Municipal de Educação PME do Município de Esplanada-BA, em

Leia mais

Perspectivas de reestruturação do Ensino Médio no Brasil: a visão do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação CONSED

Perspectivas de reestruturação do Ensino Médio no Brasil: a visão do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação CONSED Perspectivas de reestruturação do Ensino Médio no Brasil: a visão do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação CONSED JULIO GREGÓRIO FILHO SECRETARIO DE EDUCAÇÃO DF Como o CONSED vem atuando

Leia mais

1 - PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL 1 - PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL CÓDIGO ESPECIFICAÇÃO OPERAÇÕES ESPECIAIS PROJETOS ATIVIDADES TOTAL

1 - PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL 1 - PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL CÓDIGO ESPECIFICAÇÃO OPERAÇÕES ESPECIAIS PROJETOS ATIVIDADES TOTAL 1 - PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL 1 - PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL CÓDIGO ESPECIFICAÇÃO OPERAÇÕES ESPECIAIS PROJETOS ATIVIDADES TOTAL 01.000.0000.0000 LEGISLATIVA 0,00 0,00 503.000,00 503.000,00 01.031.0000.0000

Leia mais

SUPERVISOR DE ENSINO PROPOSTA DO SINDICATO-APASE

SUPERVISOR DE ENSINO PROPOSTA DO SINDICATO-APASE SUPERVISOR DE ENSINO PROPOSTA DO SINDICATO-APASE 1. Caracterização da Supervisão de Ensino A Supervisão de Ensino é uma função de Estado exercida por agente denominado Supervisor de Ensino, profissional

Leia mais

DESTAQUES DO PROJETO DE LEI DO PNE PARA A MODALIDADE EJA PARA REFLETIR: COMO SUPERAR A VISÃO DE PRAGA QUE PRECISA SER ERRADICADA?

DESTAQUES DO PROJETO DE LEI DO PNE PARA A MODALIDADE EJA PARA REFLETIR: COMO SUPERAR A VISÃO DE PRAGA QUE PRECISA SER ERRADICADA? DESTAQUES DO PROJETO DE LEI DO PNE PARA A MODALIDADE EJA No texto da Lei: Art. 2º São diretrizes do PNE: I - erradicação do analfabetismo; PARA REFLETIR: COMO SUPERAR A VISÃO DE PRAGA QUE PRECISA SER ERRADICADA?

Leia mais

LEI Nº 1.240/2013, DE DE DEZEMBRO DE 2013.

LEI Nº 1.240/2013, DE DE DEZEMBRO DE 2013. LEI Nº 1.240/2013, DE DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova o Plano Municipal de Educação em consonância com o Plano Nacional de Educação para o decênio 2013/2022 e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE

Leia mais

SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA Apresentação na 406 a reunião do CONSUN 24-8-2006 CONTEXTO NACIONAL DOS PROGRAMAS E PROCEDIMENTOS DE Envolvendo Conselho Nacional de Educação, Secretaria

Leia mais

Ciclo de Palestras PNE L.13005/14

Ciclo de Palestras PNE L.13005/14 Ciclo de Palestras Formação para Coordenador Pedagógico Concurso para 628 cargos da PMSP PNE 2014-2024 L.13005/14 EDITAL Nº 04/2019 por Rosana Capputi Borges 2019 Anos 1920-30, pela primeira vez no Brasil,

Leia mais

Página 2 DIÁRIO OFICIAL MUNICÍPIO DE PALOTINAA - PR QUARTA-FEIRA, 20 DE ABRIL DE 2016 ANO: IV EDIÇÃO Nº: Pág(s) ATOS DO PODER EXECUTIVO DECRETO

Página 2 DIÁRIO OFICIAL MUNICÍPIO DE PALOTINAA - PR QUARTA-FEIRA, 20 DE ABRIL DE 2016 ANO: IV EDIÇÃO Nº: Pág(s) ATOS DO PODER EXECUTIVO DECRETO Página 1 DIÁRIO OFICIAL MUNICÍPIO DE PALOTINAA - PR QUARTA-FEIRA, 20 DE ABRIL DE 2016 ANO: IV EDIÇÃO Nº: 993-4 Pág(s) ATOS DO PODER EXECUTIVO SUMÁRIO SUMÁRIO... 1 DECRETO Nº 8.567/2016... 2 DECRETO Nº

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Esportes e Lazer. Leis nº 6.529/05 e nº 6.551/06, Decretos nº /06, nº /06 e nº 16.

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Esportes e Lazer. Leis nº 6.529/05 e nº 6.551/06, Decretos nº /06, nº /06 e nº 16. - REGIMENTO INTERNO Secretaria de Esportes e Lazer Leis nº 6.529/05 e nº 6.551/06, Decretos nº 12.660/06, nº 12.979/06 e nº 16.385/15 I - Secretaria Executiva: - auxiliar e assessorar o Secretário Municipal

Leia mais

Figura 11 - Mapa Estratégico: temas estratégicos para o Plano de Metas MISSÃO VISÃO VALORES

Figura 11 - Mapa Estratégico: temas estratégicos para o Plano de Metas MISSÃO VISÃO VALORES Figura 11 - Mapa Estratégico: temas estratégicos para o Plano de Metas MISSÃO VISÃO VALORES Promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR PREÂMBULO

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR PREÂMBULO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Política de Capacitação dos Servidores da UTFPR PREÂMBULO 1ª - A Administração Federal, atenta à necessidade de capacitação e qualificação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIAMÃO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 04, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIAMÃO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 04, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015. PREFEITURA MUNICIPAL DE VIAMÃO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 04, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015. Estabelece Diretrizes para a oferta da Modalidade de Educação de Jovens

Leia mais

RELATÓRIO DO PME DE PONTES E LACERDA-MT

RELATÓRIO DO PME DE PONTES E LACERDA-MT RELATÓRIO DO PME DE PONTES E LACERDA-MT Elisângela Oliveira de Carvalho da Silva 1 Prof. Bartolomeu José Ribeiro de Sousa Prof.ª Glaucia Eunice Gonçalves 2 Para que pudéssemos realizar esta pesquisa, nos

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MINAS GERAIS CODEMIG

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MINAS GERAIS CODEMIG POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MINAS GERAIS CODEMIG 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO 1.1. A presente Política de Gestão de Pessoas da Companhia de Desenvolvimento Econômico

Leia mais

5. Corpo Técnico- Administrativo

5. Corpo Técnico- Administrativo 5. Corpo Técnico- Administrativo 90 PDI 2015-2019 5.1 Critérios de seleção e contratação O ingresso nos cargos do Plano de Carreira far-se-á no padrão inicial do primeiro nível de capacitação do respectivo

Leia mais

Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se: DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se: DO DIREITO À EDUCAÇÃO Lei Nº 13.146 de 06/07/2015 Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Art. 3 o Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:... XIII - profissional

Leia mais

Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas publica:

Prefeitura Municipal de Brotas de Macaúbas publica: 1 Ano III Nº 305 Prefeitura Municipal de publica: Lei Nº 45 de 23 de junho de 2015 - Aprova o Plano Municipal de Educação PME do Município de, em consonância com a Lei nº 13.005/2014 que trata do Plano

Leia mais

Estados e Municípios Brasília, março de 2019

Estados e Municípios Brasília, março de 2019 Estados e Municípios Brasília, março de 2019 O Conselho Nacional de Secretários de Educação CONSED e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME, agindo em conformidade com suas missões

Leia mais

SUPERVISÃO DE ENSINO SÍNTESE INICIAL DAS DISCUSSÕES DO SINDICATO-APASE

SUPERVISÃO DE ENSINO SÍNTESE INICIAL DAS DISCUSSÕES DO SINDICATO-APASE SUPERVISÃO DE ENSINO SÍNTESE INICIAL DAS DISCUSSÕES DO SINDICATO-APASE 1. Caracterização da Supervisão de Ensino A Supervisão de Ensino é uma função de Estado exercida por agente denominado Supervisor

Leia mais

BPM como subsídio à Gestão Estratégica Escritório de Gestão de Processos e Projetos Estratégicos. Secretaria Executiva/MEC

BPM como subsídio à Gestão Estratégica Escritório de Gestão de Processos e Projetos Estratégicos. Secretaria Executiva/MEC BPM como subsídio à Gestão Estratégica Escritório de Gestão de Processos e Projetos Estratégicos Secretaria Executiva/MEC Histórico do Escritório de Processos Mapeamento de Sistemas na Diretoria de TI

Leia mais

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um. A Educação Básica, B Avanços e Desafios Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva Secretária de Educação Básica Ministério da Educação Foto: João Bittar Garantir o direito de aprender, para todos e para cada

Leia mais

SÍNTESE DO PERFIL E DAS ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES DAS UNIDADES SOCIOASSISTENCIAIS. Perfil e principais atribuições do Coordenador do CREAS

SÍNTESE DO PERFIL E DAS ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES DAS UNIDADES SOCIOASSISTENCIAIS. Perfil e principais atribuições do Coordenador do CREAS SÍNTESE DO PERFIL E DAS ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES DAS UNIDADES SOCIOASSISTENCIAIS Perfil e principais atribuições do Coordenador do CREAS Escolaridade de nível superior de acordo com a NOB/RH/2006

Leia mais

II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação

II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação II FÓRUM CPA Comissão Própria da Avaliação 25 de maio de 2016 EIXO 1: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e avaliação Fragilidades Melhorar as reuniões da CPA e reestruturar

Leia mais

DIAGNÓSTICO QUALITATIVO. Nível de Ensino: Educação Básica

DIAGNÓSTICO QUALITATIVO. Nível de Ensino: Educação Básica Plano Estratégico de Intervenção e Monitoramento para Superação da Evasão e Retenção CÂMPUS REGISTRO DIAGNÓSTICO QUALITATIVO Nível de Ensino: Educação Básica Cursos Principais CAUSAS de Evasão e Retenção

Leia mais

Consulta Publica Plano Municipal de Educação

Consulta Publica Plano Municipal de Educação Consulta Publica Plano Municipal de Educação O Plano Municipal de Educação é feito a partir da construção coletiva, ou seja, com participação de toda a sociedade. Um plano será mais forte e exigirá mais

Leia mais

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica:

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica: Prefeitura Municipal de Nova Viçosa 1 Segunda-feira Ano Nº 2537 Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica: Lei Complementar nº 56 de novembro de 2018- Altera a Lei Municipal nº 404/2015 que aprovou o

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

Leia mais

PDI IFCE/PRPI

PDI IFCE/PRPI PDI 2014-2019 IFCE/PRPI Perspectiva dos Clientes da PRPI Expansão e consolidação da pesquisa científica e tecnológica Captação de recursos externos para Pesquisa e Inovação Cronograma de Metas 01 R$ 34.000.000,00

Leia mais

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DOCENTE DA FACULDADE DE ANICUNS POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DOCENTE

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DOCENTE DA FACULDADE DE ANICUNS POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DOCENTE REGULAMENTO DA POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DOCENTE DA FACULDADE DE ANICUNS POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DOCENTE As atividades desenvolvidas em toda Instituição de Ensino Superior não prescindem de políticas

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde publica:

Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IV Nº 1395 Prefeitura Municipal de publica: Lei Municipal Nº 449/2016 - Autoriza o Poder Executivo proceder ao Orçamento Fiscal e da Seguridade Social do Município, para o

Leia mais

Município de Gravataí

Município de Gravataí Estado do Rio Grande do Sul Município de Gravataí Gravataí, 13 de outubro de 2015 Diário Oficial do Município de Gravataí do Estado do Rio Grande do Sul ANO VII Nº 110 Lei Lei 3685/2015, de 9 de outubro

Leia mais

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Plano de Ação 2013 Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Áreas estratégicas Ensino Pesquisa Desenvolvimento Ins.tucional Administração Extensão Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional DIRETRIZES

Leia mais

1. COMISSÃO DE DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO

1. COMISSÃO DE DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO MISSÃO Reunião Realizada em 10/09/2016 no Auditório do CRO-CE Planejamento Estratégico Gestão Defender a Odontologia junto à população cearense, respeitando os princípios éticos e fortalecendo uma prática

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL BRASIL

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL BRASIL PROJETO DE LEI N o 26, DE 23 DE ABRIL DE 2015. Dispõe sobre o Plano Municipal de Educação- PME e dá outras providências Art. 1 o Fica aprovado o Plano Municipal de Educação PME, do município de Santa Rosa,

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE

Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE Resolução nº XX, de 21 de outubro de 2016 Pactua o desenho do Programa Criança

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases

Lei de Diretrizes e Bases Lei de Diretrizes e Bases 01- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no que tange a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, dispõe que: a) A preparação geral para o trabalho e, facultativamente,

Leia mais