Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. PLANEJAMENTO FINANCEIRO: SUA BASE PARA UMA HISTÓRIA DE SUCESSO!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. PLANEJAMENTO FINANCEIRO: SUA BASE PARA UMA HISTÓRIA DE SUCESSO!"

Transcrição

1 Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. PLANEJAMENTO FINANCEIRO: SUA BASE PARA UMA HISTÓRIA DE SUCESSO!

2 OLÁ! Hoje vamos falar sobre a importância de um bom planejamento financeiro, que terá como objetivo poduzir: Tranquilidade financeira a longo prazo; Melhor qualidade de vida; Liberdade para usufruir dos resultados. Independentemente do momento que você está vivendo, ainda dá tempo. E como fazer para alcançar uma boa saúde financeira? Nossa experiência nos levou a criar um modelo simples para ajustar suas finanças. Esse modelo tem três ações básicas: 1) Separar as contas da clínica das contas pessoais é o primeiro passo. 2) Adquirir a cultura do lucro - Partindo do ponto de vista de que qualquer atividade econômica deve gerar lucro para sobreviver, temos a convicção de que o consultório deve conquistá-lo. 3) Administrar o lucro - Atingimos o lucro almejado; agora, o ponto principal é: como administrá-lo? É muito comum ouvirmos de nossos clientes a seguinte pergunta: Como saber se minha clínica está dando lucro adequado? Para responder a essa questão, é preciso analisar a média do setor odontológico, pois há clínicas que ainda estão iniciando suas atividades e, provavelmente, ainda levarão um tempo para amadurecer e obter uma lucratividade adequada. As clínicas que estão há mais tempo no mercado, alcançaram um padrão de estabilidade e faturam de acordo com a sua capacidade de atendimento e devem ter um lucro apurado pela gestão de entradas e saídas de dinheiro no caixa, de forma estruturada, por meio de controles por planilhas ou software.

3 COMO SABER SE O LUCRO DA SUA CLÍNICA É BOM? Apresento, de forma simples e clara, por meio de uma distribuição percentual de valores, uma boa amostragem da realidade do setor: RECEITAS RECEBIMENTOS 100% DO FATURAMENTO DESPESAS VARIÁVEIS (CORRESPONDEM AOS PROCEDIMENTOS EXECUTADOS) PAGAMENTO DA PRODUÇÃO DO DENTISTA (TERCEIROS OU DENTISTA DONO DA CLÍNICA) 35% IMPOSTOS 7% DENTAIS 6% PROTÉTICOS 5% TOTAL EM DESPESAS VARIÁVEIS 53% Despesas estruturais (despesas fixas mensais que acontecem mesmo sem nenhum atendimento). Aluguel; Contador; Água; Energia elétrica; Internet; Funcionários, etc. Essas despesas, se bem ajustadas, NÃO devem ultrapassar 27% DO FATURAMENTO da clínica. Assim, fazendo o cálculo, temos: 100% do faturamento - 53% (despesas variáveis) - 27% (despesas estruturais) = 20% de lucro. Podemos dizer, então, que a média de lucratividade do setor é de 20%. Pode ser mais? Claro. Vai depender de vários aspectos que podem contribuir, tais como: localidade, concorrência, público-alvo, mix de serviços oferecidos, capacidade administrativa, dentre outros.

4 Pode ser menos? Sim, neste caso devemos buscar a melhoria dos pontos críticos de desempenho do negócio até atingirmos o lucro almejado. O que confirmará esse lucro é a possibilidade de gerar receitas suficientes, utilizando capacidade instalada da clínica de forma evolutiva para conseguir bancar as despesas, atingir o ponto de equilíbrio e, posteriormente, o lucro esperado. Como administrar o lucro? O lucro do seu negócio pode ser aplicado de diversas maneiras. No entanto, o mais comum no dia a dia é incorporar todo o resultado no labore, gastá-lo e/ou investi-lo de forma agrupada e sem um planejamento. Nossa proposta é fazer você refletir em como administrar seu lucro a longo prazo. Longo Prazo? De maneira geral, nós brasileiros temos uma cultura de pensar apenas no curto prazo e de não planejarmos com olhos para o futuro, em outras palavras, não pensamos em um planejamento de longo prazo. No caso dos dentistas não é diferente. E por isso acreditamos que vale a pensar você pensar um pouco a respeito deste tema. E por isso acreditamos que vale a pensar você pensar um pouco a respeito deste tema. Vamos imaginar o seguinte cenário sobre a vida produtiva de um dentista de forma hipotética: Formado, resolve trabalhar para um colega para aprimorar-se. Depois de alguns anos, monta seu consultório, trabalha arduamente, conquista clientes e, em alguns anos de trabalho consistente, alcança a plena capacidade de atendimento com agenda cheia.

5 Temos nesse cenário uma clínica lucrativa e um padrão de vida que evolui assim: Carro Casa Casamento Filhos Educação dos filhos Além de outros como: Casa maior Empregada doméstica Carros Planos de saúde Faculdade dos filhos Clube Restaurantes Viagens A vida fica cada vez mais intensa, o que é natural, mais do que justo e necessário. Esta é a mola propulsora da vida e da economia. Mas atenção: todos nós nos adequamos rapidamente às coisas boas da vida! O inverso não é verdadeiro, e, para evitar esse revés, vale a pena pensar e planejar. 1. Com planejamento adequado: Você administrou bem o lucro, sobreviveu com a retirada de pró-labore, poupou e investiu sabiamente seu lucro, pensou na sua clínica como um negócio e planejou sua expansão, tratou de criar um negócio que não tenha dependência exclusiva de seu trabalho para sobreviver, investiu adequadamente, aumentou suas fontes de renda (para fazer face ao aumento de suas despesas pessoais) e terá disponibilidade de renda líquida suficiente para bancar seu estilo de vida e claro, se aposentar com tranquilidade. Neste caso, para um planejamento adequado e aplicação do lucro de forma inteligente, é importante ter o conhecimento dos 2 tipos de renda (A e B) que são:

6 A) RENDA ATIVA: FRUTO DO SEU TRABALHO 1) Empregado: Renda depende do trabalho. 2) Autônomo: Renda depende da prestação de serviço típico caso de dentista e demais profissionais liberais. B) RENDA PASSIVA: FRUTO DO TRABALHO DE OUTRAS PESSOAS 1) Dono de um negócio = Empresário: Construir um negócio que não dependa exclusivamente de seu trabalho. 2) Investidor: Possuir investimentos é a possibilidade de garantir uma renda que não depende do trabalho. É fruto de rendimentos tais como: aluguel, aplicações financeiras, etc. Um planejamento perfeito prevê a aplicação de boa parte do lucro na construção de renda passiva, seja na expansão do consultório em uma ou mais clínicas ou na aplicação correta em ativos financeiros rentáveis, tais como: imóveis para aluguel, aplicações em renda variável com pagamento de dividendos, fundos imobiliários, entre outros. 2) Sem planejamento adequado: Seu negócio está indo bem, entretanto a capacidade máxima produtiva será de um excelente dentista sentado no mocho. Sua renda lhe permite um bom padrão de vida! Mas sem poupar e sem investimentos que lhe permitam formar um patrimônio e rendas adicionais, pode ser que a curva de gastos ultrapasse seus ganhos e terá um ponto de inflexão. Nesse caso, a única alternativa é a dura redução de despesas e do padrão de vida. Planejar a longo prazo pode evitar esse momento, logo, pense ao longe, estabeleça metas. Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Parece óbvio, porém, respeitando a realidade e as condições múltiplas de cada caso, a reflexão de longo prazo pode ajudar a evitar um descompasso. Seja proativo, melhore sua performance, administre sua carreira como um negócio, gere resultados positivos, reinvista bem esses resultados, planeje o futuro, tenha sucesso!

7 Equipe ALTERA Marketing em Saúde O Altera é uma empresa que está no mercado, há mais de 12 anos, proporcionando soluções aos profissionais da área de saúde para estes organizarem seus negócios de uma forma prática, executável e segura através de ferramentas e treinamentos baseados em sua experiência e conceitos de administração usados nas mais renomadas instituições da Saúde do mundo.

Boa leitura!!

Boa leitura!! Renan Kaminski COMO CALCULAR A META IDEAL DE VENDAS DO SEU NEGÓCIO? A 4blue conta com diversos materiais gratuitos para te ajudar. Confira todos em: www.4blue.com.br/materiais-gratuitos Boa leitura!! Olá!

Leia mais

Ponto de Equilíbrio com vários produtos: saiba como descobrir

Ponto de Equilíbrio com vários produtos: saiba como descobrir Este conteúdo faz parte da série: Cálculo de Ponto de Equilíbrio Ver 3 posts dessa série O que é: O ponto de equilíbrio de um produto é o valor específico que deve ser cobrado para vendê-lo e cobrir todos

Leia mais

ÍNDICE. 2 consultoria de marketinge gestão CUSTO FIXO... 5 INTRODUÇÃO... 3 CUSTO VARIÁVEL... 6 LIVRO CAIXA... 3

ÍNDICE. 2 consultoria de marketinge gestão CUSTO FIXO... 5 INTRODUÇÃO... 3 CUSTO VARIÁVEL... 6 LIVRO CAIXA... 3 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CUSTO FIXO... 5 LIVRO CAIXA... 3 CUSTO VARIÁVEL... 6 CUSTO DO PROCEDIMENTO... 6 DESPESAS... 4 RECEITAS... 4 PREÇO DE VENDA... 7 CONCLUSÃO... 7 CAPITAL DE GIRO... 5 CONSULTÓRIO LEGAL...

Leia mais

GUIA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO

GUIA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO GUIA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO Pensando no bem-estar econômico do cooperado, a Unicred desenvolveu esta cartilha, com algumas dicas básicas para auxiliar na organização e disciplina financeira, pois,

Leia mais

Etapas do Plano de Negócios

Etapas do Plano de Negócios Etapas do Plano de Negócios Etapa 7. Plano financeiro Detalhes Investimentos Projeção de resultados Ponto de equilíbrio Projeção fluxo de caixa Vendas Despesas Mão de obra Etapa 7 Plano Financeiro Investimento

Leia mais

Gestão Financeira para Farmácias. Indicadores de Resultados e o Caminho para a Rentabilidade!

Gestão Financeira para Farmácias. Indicadores de Resultados e o Caminho para a Rentabilidade! Gestão Financeira para Farmácias Indicadores de Resultados e o Caminho para a Rentabilidade! É assim que me sinto agora a viagem... O que isso tem haver com a nossa farmácia? Grande preocupação em apenas

Leia mais

sua farmácia COMPETITIVA E RENTÁVEL Os desafios e caminhos para prosperar sempre neste mercado!

sua farmácia COMPETITIVA E RENTÁVEL Os desafios e caminhos para prosperar sempre neste mercado! sua farmácia COMPETITIVA E RENTÁVEL Os desafios e caminhos para prosperar sempre neste mercado! a viagem... O que isso tem haver com a nossa farmácia? Grande preocupação em apenas vender Parte significativa

Leia mais

MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA 2 EDUCAÇÃO FINANCEIRA A educação financeira tem como objetivo ensinar as pessoas a tomarem consciência dos seus gastos e das suas rendas. As rendas são limitadas, e é preciso

Leia mais

Para termos estabilidade precisamos estar em dia com as nossas finanças e sabermos nos organizar.

Para termos estabilidade precisamos estar em dia com as nossas finanças e sabermos nos organizar. Planejamento Financeiro Para termos estabilidade precisamos estar em dia com as nossas finanças e sabermos nos organizar. Sevocêestánomaiorramodeatividadeda indústria brasileira onde NÃO HÁ CRISE e está

Leia mais

Etapa 7 Plano Financeiro

Etapa 7 Plano Financeiro 17/10/12 Etapas do Plano de Negócios Etapa Detalhes 7. Plano financeiro Investimentos Projeção de resultados Ponto de equilíbrio Projeção fluxo de caixa Vendas Despesas Mão de obra Investimento é tudo

Leia mais

Seu Negócio de $ucesso

Seu Negócio de $ucesso Seu Negócio de $ucesso 7 Dicas Matadoras Para Lucrar Mais Com Seu Negócio Próprio. Por Vinícius Gonçalves CEO novonegocio.com.br Índice Introdução Dica 1: Se Fosse Impossível Falhar... Dica 2: Seu Negócio

Leia mais

sua farmácia COMPETITIVA E RENTÁVEL O GPS PARA CHEGAR LÁ!

sua farmácia COMPETITIVA E RENTÁVEL O GPS PARA CHEGAR LÁ! sua farmácia COMPETITIVA E RENTÁVEL O GPS PARA CHEGAR LÁ! a viagem... O que isso tem haver com a nossa farmácia? Grande preocupação em apenas vender Parte significativa das drogarias focam em aumento de

Leia mais

15/05/ a Semana Nacional de EDUCAÇÃO FINANCEIRA

15/05/ a Semana Nacional de EDUCAÇÃO FINANCEIRA 4 a Semana Nacional de EDUCAÇÃO FINANCEIRA 1 UM BRASIL GIGANTE MILHÕES DE BRASILEIROS 2 MILHÕES DE CONSUMIDORES MILHÕES E MILHÕES DE REAIS 3 AFINAL DE CONTAS, QUEM É QUE REGE O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL?

Leia mais

(1) Como se explica o fato de duas Lotéricas terem o mesmo Faturamento Líquido (Comissões) e não terem o mesmo Lucro?

(1) Como se explica o fato de duas Lotéricas terem o mesmo Faturamento Líquido (Comissões) e não terem o mesmo Lucro? BALANÇOS: PARTE (1) 1. Visão geral Eu te pergunto: (1) Como se explica o fato de duas Lotéricas terem o mesmo Faturamento Líquido (Comissões) e não terem o mesmo Lucro? (2) Porque duas Casas Lotéricas,

Leia mais

Educação Financeira para empreendedores e sua importância.

Educação Financeira para empreendedores e sua importância. Finanças Pessoais $ Educação Financeira para empreendedores e sua importância. Por meio da Educação Financeira você poderá planejar o seu negócio a curto, médio e longo prazo, sendo capaz de visualizar

Leia mais

Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. PLANEJAMENTO DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS E MÉDICAS

Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. PLANEJAMENTO DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS E MÉDICAS Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. PLANEJAMENTO DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS E MÉDICAS E VOCÊ, JÁ PREPAROU O PLANEJAMENTO DA SUA CLÍNICA OU CONSULTÓRIO? Você quer ter mais resultados

Leia mais

Sejam todos bem-vindos!

Sejam todos bem-vindos! Sejam todos bem-vindos! A importância da gestão financeira - Saiba identificar gastos necessários de supérfluos - Corte gastos não essenciais Repense: Agora vou ganhar muito dinheiro com minha nova franquia

Leia mais

1. Planilhas de Gastos Pessoais

1. Planilhas de Gastos Pessoais Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série Para começar, quando você está buscando uma planilha de gastos no Google (ou no Bing), não fica claro (para as ferramentas de

Leia mais

Perguntas para desenvolver um grande Plano de Negócios

Perguntas para desenvolver um grande Plano de Negócios Perguntas para desenvolver um grande Plano de Negócios 1/5 1 - Qual é a sua Visão para o seu negócio? 1.1 - Quais problemas você resolve para os seus clientes? 1.2 - Se a sua empresa fosse perfeita em

Leia mais

QUARTA DO CONHECIMENTO CUSTOS E DESPESAS. PROFESSOR José Antônio Felgueiras

QUARTA DO CONHECIMENTO CUSTOS E DESPESAS. PROFESSOR José Antônio Felgueiras QUARTA DO CONHECIMENTO CUSTOS E DESPESAS PROFESSOR José Antônio Felgueiras Para o empreendedor, entender as diferenças entre Despesas, Custos e Investimentos é importante para avaliar as finanças da empresa.

Leia mais

GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS

GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS Wagner Viana SL 01 SL 02 SL 03 Oficina Objetivos Distinguir gestão do Fluxo de Caixa da apuração e análise de resultados; Apresentar

Leia mais

Plano de Ação Estruturado para a conquista do Carro Cor-de-Rosa

Plano de Ação Estruturado para a conquista do Carro Cor-de-Rosa Plano de Ação Estruturado para a conquista do Carro Cor-de-Rosa Diretora Executiva Elite Renata Amadeu Créditos a Diretora Silvana Oliveira Renata Amadeu Saindo dos 10.000 pontos em busca do Carro Rosa?!

Leia mais

O DINHEIRO DA EMPRESA

O DINHEIRO DA EMPRESA MEU DINHEIRO E MINHA O DINHEIRO DA EMPRESA CONSULTING SOLUTIONS Educação Financeira Direção Editorial - Iago Andrade Coordenção Editorial - Marcelo Peixoto Apoio Técnico - Alice Menezes Projeto Gráfico

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA: CONHEÇA OS CUSTOS QUE SABOTAM SEU RESULTADO

FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA: CONHEÇA OS CUSTOS QUE SABOTAM SEU RESULTADO FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA: CONHEÇA OS CUSTOS QUE SABOTAM SEU RESULTADO Para falar de preço de venda é necessário ter uma visão clara de como está o resultado das operações da empresa. Quando nós falamos

Leia mais

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS AVALIAÇÃO DE RESULTADOS E INDICADORES FINANCEIROS Wagner Viana SL 01 Oficina Objetivos Apresentar o conceito de custos, despesas, investimentos e a distinção entre gastos fixos e variáveis; Organizar e

Leia mais

COMO PRECIFICAR SEU ARTESANATO. Com Jo Ludwig

COMO PRECIFICAR SEU ARTESANATO. Com Jo Ludwig COMO PRECIFICAR SEU ARTESANATO Com Jo Ludwig DIA 1 Artesanato: uma visão de negócio DIA 2 Frutos do seu trabalho DIA 3 Planejando seu sucesso DIA 1 Investindo no artesanato Aula 1 Qual é o seu verdadeiro

Leia mais

Aula FN. FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho Finanças para Empreendedores Prof. Pedro de Carvalho

Aula FN. FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho Finanças para Empreendedores Prof. Pedro de Carvalho FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho pedro.carvalho@fmu.br Finanças para Empreendedores Prof. Simulação de um orçamento para o fornecimento de materiais e serviços para uma rede LAN, em uma empresa.

Leia mais

Como garantir os resultados positivos do meu negocio MK!

Como garantir os resultados positivos do meu negocio MK! Como garantir os resultados positivos do meu negocio MK! Entender quem eu sou!! Diferença entre uma consultora autônoma e uma consultora MK empreendedora empregados 95% da População Donos de grandes negócios

Leia mais

UVA E VERDE WALL Micro Franquia. Distribuição de produtos através de móveis fixos em pontos de venda

UVA E VERDE WALL Micro Franquia. Distribuição de produtos através de móveis fixos em pontos de venda UVA E VERDE WALL Micro Franquia Distribuição de produtos através de móveis fixos em pontos de venda Preste atenção neste detalhe que fará a diferença em sua operação: Se o produto encalhar nós faremos

Leia mais

calculando Renan Kaminski o preço de seus produtos

calculando Renan Kaminski o preço de seus produtos calculando Renan Kaminski o preço de seus produtos $ O Dicas 4blue são vídeos e mini e-books com dicas rápidas e práticas para que você e sua equipe possam aplicar no seu dia a dia. Para ter acesso a todas

Leia mais

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai Dicas para a leitura deste ebook Olá! Este ebook é especialmente para você que quer saber como alavancar as vendas do seu estabelecimento com métodos modernos. Campanha de vendas é uma forma segura e única

Leia mais

Douglas Fabian. Bacharel em Administração. MBA Gestão Estratégica de Pessoas

Douglas Fabian. Bacharel em Administração. MBA Gestão Estratégica de Pessoas Douglas Fabian Bacharel em Administração MBA Gestão Estratégica de Pessoas PLANO DE NEGÓCIOS PLANO DE NEGÓCIOS O que é um plano de negócios? INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO É um documento que especifica, em

Leia mais

Controle financeiro pessoal em épocas de crise. Dicas práticas para melhorar o controle financeiro pessoal

Controle financeiro pessoal em épocas de crise. Dicas práticas para melhorar o controle financeiro pessoal Controle financeiro pessoal em épocas de crise Atualmente quase todos os dias somos impactados por notícias de que a crise está complicada e piorando o controle financeiro pessoal e familiar da maioria

Leia mais

CONSÓRCIOS INFORMATIVO DE GRUPOS CARROS & MOTOS

CONSÓRCIOS INFORMATIVO DE GRUPOS CARROS & MOTOS CONSÓRCIOS INFORMATIVO DE GRUPOS CARROS & MOTOS atualizado em 23 / 11 / 2017 CONSÓRCIOS INFORMATIVO DE GRUPOS IMÓVEIS DE MÉDIO & ALTO PADRÃO GRUPO 3588 Compra de carros, motos, pickups, caminhonetes, furgões,

Leia mais

Caroline Fioravante 6PASSOSPARA TRANSFORMARSUA VIDAFINANCEIRA. CheckList

Caroline Fioravante 6PASSOSPARA TRANSFORMARSUA VIDAFINANCEIRA. CheckList Caroline Fioravante 6PASSOSPARA TRANSFORMARSUA VIDAFINANCEIRA CheckList SOBRE CAROLINE FIORAVANTE Caroline Fioravante é Coach certificada em Wake up Coaching, Coach Professional, e Trainer pela ISPC Lisboa

Leia mais

Grau de Alavancagem Operacional por Renan Kaminski

Grau de Alavancagem Operacional por Renan Kaminski Grau de Alavancagem Operacional por Renan Kaminski O Dicas 4blue são vídeos e mini e-books com dicas rápidas e práticas para que você e sua equipe possam aplicar no seu dia a dia. Para ter acesso a todas

Leia mais

- Compatibilizando Custos e Vendas -

- Compatibilizando Custos e Vendas - AULA 7 - Compatibilizando Custos e Vendas - Reprodução e distribuição proibidas Empreender com Afeto pg. 1 de 8 FATURAMENTO DE BASE seus custos cobertos com as vendas do seu trabalho Agora que você já

Leia mais

Finanças é o coração do seu negócio MARY Kay. Por Mila de Paula Diretora F. Executiva

Finanças é o coração do seu negócio MARY Kay. Por Mila de Paula Diretora F. Executiva Finanças é o coração do seu negócio MARY Kay Por Mila de Paula Diretora F. Executiva SONHOS E METAS Porque umas pessoas ganham dinheiro e outras não?. Pessoas bem sucedidas geralmente pensam e agem da

Leia mais

Hoje vou dividir estratégias

Hoje vou dividir estratégias Hoje vou dividir estratégias 1- Como construir uma franquia muito lucrativa 2- Como fazer sua equipe entrar em alta performance em produtividade 3- Como identificar o perfil das outras pessoas 4- Estratégias

Leia mais

Nosso trabalho é focado em ajudar empresas e empresários na conquista de melhorias de performance consistentes e financeiramente sustentáveis,

Nosso trabalho é focado em ajudar empresas e empresários na conquista de melhorias de performance consistentes e financeiramente sustentáveis, Nosso trabalho é focado em ajudar empresas e empresários na conquista de melhorias de performance consistentes e financeiramente sustentáveis, através da construção de estratégias claramente definidas

Leia mais

Finanças Pessoais e Carreira

Finanças Pessoais e Carreira Finanças Pessoais e Carreira Prof. José Pio Martins Economista Reitor da Universidade Positivo Jul/2016 Introdução Suas opções Abrir escritório Ser empregado Ser empreendedor Autônomo (PJ) Público Privado

Leia mais

O caminho correto para a rentabilidade saudável da sua farmácia! O GPS para chegar lá!

O caminho correto para a rentabilidade saudável da sua farmácia! O GPS para chegar lá! O caminho correto para a rentabilidade saudável da sua farmácia! O GPS para chegar lá! O que é que paga suas contas? É possível uma farmácia lucrativa, falir, quebrar? Uma empresa precisa ser analisada

Leia mais

Como você administra seu dinheiro

Como você administra seu dinheiro Controle Financeiro Como você administra seu dinheiro Geralmente o dinheiro parece nunca ser suficiente para ninguém. Mas será que somos educados para lidar com o dinheiro e administrar nossas finanças?

Leia mais

Controle e reduza os custos à sua volta. Controle e redução de custos através de uma gestão eficiente.

Controle e reduza os custos à sua volta. Controle e redução de custos através de uma gestão eficiente. Controle e reduza os custos à sua volta. Controle e redução de custos através de uma gestão eficiente. Índice Introdução Custo, despesa, perda, desperdício ou investimento? - Classificando os caminhos

Leia mais

Treinamento Comercial

Treinamento Comercial Treinamento Comercial MÓDULO Ministrante: Paulo Melo MENU 1. O projeto Multiply Coaching. 2. Público-alvo. 3. Como prospectar? 4. Uma forma de falar sobre coaching. 5. Investimento. 6. Ganhos possíveis.

Leia mais

PLANEJANDO SEUCASAMENTO?

PLANEJANDO SEUCASAMENTO? PLANEJANDO SEUCASAMENTO? CONHEÇANOSSASDI CASP/COMPRAR SEUAPARTAMENTONAPLANTA CONHEÇA NOSSAS DICAS P/ COMPRAR SEU APARTAMENTO NA PLANTA Você conheceu a pessoa com quem decidiu dividir a vida e se casar.

Leia mais

O que é o business plan

O que é o business plan O que é o business plan O business plan nada mais é do que o termo em inglês referente ao nosso tão famoso plano de. Essa é uma das melhores ferramentas para te ajudar a ter uma visão completa do seu negócio.

Leia mais

Prof. Dr. Silvio Aparecido Crepaldi.

Prof. Dr. Silvio Aparecido Crepaldi. 1 2 O objetivo deste capítulo é ensinar a calcular o custo de um produto por meio do sistema de custeio variável, identificando a margem de contribuição, o ponto de equilíbrio e a margem de segurança para

Leia mais

e Book Administrando Finanças nas Empresas

e Book Administrando Finanças nas Empresas e Book Administrando Finanças nas Empresas FATORA São Paulo SP Elaborado pela Equipe FATORA Sumário 1. Introdução... 2 2. Estrutura de Custos... 3 2.1. Custo Direto Variável... 3 2.2. Despesas Variáveis...

Leia mais

Como a capitalização te ajuda a guardar dinheiro e criar disciplina financeira

Como a capitalização te ajuda a guardar dinheiro e criar disciplina financeira Como a capitalização te ajuda a guardar dinheiro e criar disciplina financeira Índice Introdução 3 Capitalização para poupar dinheiro e criar disciplina financeira Faça seu sonho acontecer 6 11 Introdução

Leia mais

O caminho correto para a rentabilidade saudável da sua farmácia! O GPS para chegar lá!

O caminho correto para a rentabilidade saudável da sua farmácia! O GPS para chegar lá! O caminho correto para a rentabilidade saudável da sua farmácia! O GPS para chegar lá! O que é que paga suas contas? É possível uma farmácia lucrativa, falir, quebrar? Uma empresa precisa ser analisada

Leia mais

Plano de Educação Financeira

Plano de Educação Financeira Plano de Educação Financeira SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO 2. FATOS 3. DICAS 4. DIFERENÇA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E CONTROLE FINANCEIRO 5. COMO FUNCIONA O APLICATIVO EVERCAST Com a alta da tecnologia

Leia mais

A importância estratégica dos controles financeiros. Simone Paris Akamine CONGREJUR/2016

A importância estratégica dos controles financeiros. Simone Paris Akamine CONGREJUR/2016 A importância estratégica dos controles financeiros CONGREJUR/2016 Pauta Estratégia e Tática Orçamento Fluxo de Caixa Análise de Rentabilidade Tomada de decisões estratégicas Tática é saber o que fazer

Leia mais

Finanças no Negócio Mary Kay. Faça sua empresa crescer!!!

Finanças no Negócio Mary Kay. Faça sua empresa crescer!!! Finanças no Negócio Mary Kay Faça sua empresa crescer!!! Ajuste sua visão Mary Kay é um NEGÓCIO e não um emprego, muito menos um bico! Um negócio precisa de atenção, administração, cuidado e investimento.

Leia mais

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay Vida Financeira saudável Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças pessoais?

Leia mais

Como fazer avaliação econômico financeira de empresas. Este conteúdo faz parte da série: Balanço Patrimonial Ver 3 posts dessa série

Como fazer avaliação econômico financeira de empresas. Este conteúdo faz parte da série: Balanço Patrimonial Ver 3 posts dessa série Este conteúdo faz parte da série: Balanço Patrimonial Ver 3 posts dessa série O que é: Basicamente, é uma metodologia de análise que você pode usar para entender a estrutura econômico e financeira da empresa

Leia mais

Lucrando em datas comemorativas: Como potencializar o valor do seu produto

Lucrando em datas comemorativas: Como potencializar o valor do seu produto Lucrando em datas comemorativas: Como potencializar o valor do seu produto Adriana Pereira de Souza Economista, com especialização em Administração de Empresas pela PUC/SP; Analista da Unidade de Gestão

Leia mais

Planejamento e administração do seu negócio. Mary Kay

Planejamento e administração do seu negócio. Mary Kay Bem-vindas! Planejamento e administração do seu negócio Mary Kay Segundo dados da pesquisa nacional de endividamento e inadimplência do consumidor (peic) o percentual de famílias brasileiras com divida

Leia mais

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças

Leia mais

Administração e Empreendimento em Informática

Administração e Empreendimento em Informática Administração e Empreendimento em Informática SLIDE V Professor Júlio Cesar da juliocesar@eloquium.com.br site: http://eloquium.com.br/ twitter: @profjuliocsilva facebook: https://www.facebook.com/paginaeloquium

Leia mais

Á R E A N A C I O N A L

Á R E A N A C I O N A L Á R E A N A C I O N A L SEMEADURA PLANTIO Solidez Constância nos pedidos Treinando as pessoas Identificar líderes selecionar e peneirar Isso de Julho a Agosto (ou 1 semestre) B A S E 2 MateMÁGICA dos números:

Leia mais

SEM0530 Problemas de Engenharia Mecatrônica II

SEM0530 Problemas de Engenharia Mecatrônica II SEM0530 Problemas de Engenharia Mecatrônica II Prof. Marcelo A. Trindade Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia de São Carlos - USP Sala 2º andar Prédio Engenharia Mecatrônica (ramal

Leia mais

render Como fazer meu dinheiro

render Como fazer meu dinheiro render Como fazer meu dinheiro APRESENTAÇÃO A J2S Consultoria é uma empresa que oferece orientação e acompanhamento no planejamento orçamentário e financeiro, com definição de metas para curto, médio e

Leia mais

WORSHOP DE NOVAS E RECICLAGEM O CAMINHO PARA O SUCESSO, COMEÇA AGORA!

WORSHOP DE NOVAS E RECICLAGEM O CAMINHO PARA O SUCESSO, COMEÇA AGORA! WORSHOP DE NOVAS E RECICLAGEM O CAMINHO PARA O SUCESSO, COMEÇA AGORA! O QUE É A MARY KAY? Foi fundada por Mary Kay Ash em 13 de Setembro de 1963, no Texas. Surgiu como uma oportunidade única para as mulheres.

Leia mais

FLUXO DE CAIXA da sua Empresa

FLUXO DE CAIXA da sua Empresa Entendendo e Analisando o FLUXO DE CAIXA da sua Empresa Renan Kaminski Os números da empresa têm muito a lhe dizer! Mas às vezes parece que estão em outra língua!!! Ter o cadastro de todas as movimentações

Leia mais

Mary Kay. Mais de 300 Produtos no portifólio nas categorias de Maquiagem, cuidados com a pele e fragrâncias

Mary Kay. Mais de 300 Produtos no portifólio nas categorias de Maquiagem, cuidados com a pele e fragrâncias Mary Kay Mais de 300 Produtos no portifólio nas categorias de Maquiagem, cuidados com a pele e fragrâncias Mais de 1.300 Patentes emitidas e requeridas de formulação e Design 500.000 Testes todo ano para

Leia mais

Porque nem sempre é fácil calcular indicadores econômico financeiros

Porque nem sempre é fácil calcular indicadores econômico financeiros Este conteúdo faz parte da série: Balanço Patrimonial Ver 3 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Porque nem sempre é fácil calcular indicadores financeiros Indicador 1 Margem Líquida Indicador

Leia mais

Por que Mary Kay é a Oportunidade Perfeita?

Por que Mary Kay é a Oportunidade Perfeita? Por que Mary Kay é a Oportunidade Perfeita? Se você pensa que pode, você pode. E se você pensa que não pode, você está certa. Mary Kay Ash Vocês sabiam que Mary Kay Ash esteve entre as 28 mentes que mudaram

Leia mais

Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010

Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010 Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010 O Planejamento Financeiro Pessoal te ajudará a... monitorar sua situação financeira; criar um quadro visual de gastos; reduzir os gastos por impulso; gastar

Leia mais

Finanças Módulo 2 Finanças Pessoais. Uelinton Lôndero

Finanças Módulo 2 Finanças Pessoais. Uelinton Lôndero Finanças Módulo 2 Finanças Pessoais Uelinton Lôndero Relembrando tudo se resume a Uma Fórmula Ridiculamente Simples como ganhar mais do que você gasta??? Tempo Hábito (menor esforço) Controle ... quem

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE FINANÇAS SCODRFB - ORLANDO COSTA

COMISSÃO NACIONAL DE FINANÇAS SCODRFB - ORLANDO COSTA COMISSÃO NACIONAL DE FINANÇAS SCODRFB - ORLANDO COSTA CONCEITOS BÁSICOS Rendimentos (Renda): Quantia recebida regularmente como resultado de investimentos, aluguel de imóveis, ou quantia recebida regularmente

Leia mais

QUAL O RESULTADO DO MEU NEGÓCIO?

QUAL O RESULTADO DO MEU NEGÓCIO? QUAL O RESULTADO DO MEU NEGÓCIO? RESULTADO OU LUCRO? O NEGÓCIO Missão É a razão de ser da empresa; Deve orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais. Gerar valor para nossos clientes, acionistas,

Leia mais

Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos

Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos Assunto: Plano Financeiro (II parte) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPRESAS

GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPRESAS E-BOOK GRATUITO GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPRESAS A FÓRMULA PARA ORGANIZAR AS FINANÇAS DO SEU NEGÓCIO www.organizze.com.br ÍNDICE 1 Introdução 2 Gestão financeira empresarial na prática 2.1 O que a gestão

Leia mais

Gestão Financeira em 5 passos

Gestão Financeira em 5 passos Gestão Financeira em 5 passos Por Aleksander Avalca Controle cada centavo Analise Cresça! O Gestor se preocupa com o financeiro normalmente quando......o saldo negativo na conta bancária aparece. Mas isso

Leia mais

Clube de Regatas do Flamengo RESULTADO ECONÔMICO 2014

Clube de Regatas do Flamengo RESULTADO ECONÔMICO 2014 Clube de Regatas do Flamengo RESULTADO ECONÔMICO 2014 O ano de 2014 foi um ano de grandes realizações, não apenas no aspecto esportivo, mas também no processo de resgate das finanças do Clube PRINCIPAIS

Leia mais

Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. REDES SOCIAIS: 4 DICAS PARA VOCÊ SE DAR BEM NO MUNDO DIGITAL

Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. REDES SOCIAIS: 4 DICAS PARA VOCÊ SE DAR BEM NO MUNDO DIGITAL Tudo que você precisa para avançar na gestão do seu negócio. REDES SOCIAIS: 4 DICAS PARA VOCÊ SE DAR BEM NO MUNDO DIGITAL 1) O QUE NÃO PODE FALTAR EM SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL? Sabe-se o quanto

Leia mais

PROFESSOR DOCENTE I - ADMINISTRAÇÃO CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROFESSOR DOCENTE I - ADMINISTRAÇÃO CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 26. Os eventos em administração ocorreram respeitando a evolução das diversas técnicas, conforme uma linha do tempo que pode ser traçada em ordem de acontecimentos. Leia atentamente

Leia mais

INTENSIVÃO parte 1 07/07/2017. (pin abelha)

INTENSIVÃO parte 1 07/07/2017. (pin abelha) INTENSIVÃO parte 1 07/07/2017 (pin abelha) Por que você está assistindo esse treinamento? Motivação Motivo para ação!! Você tem definido o seu sonho e objetivo? Quando? Se você não colocar uma data, adiará

Leia mais

Cadê. o dinheiro que estava aqui?

Cadê. o dinheiro que estava aqui? Cadê o dinheiro que estava aqui? Você sabe o quanto ganha por mês? Você sabe o quanto tem de Cartão a pagar? Você sabe o valor preciso da sua pronta entrega? O que é Receita e Despesa? Receita Anote seus

Leia mais

INVESTIMENTOS DE RENDA VARIÁVEL

INVESTIMENTOS DE RENDA VARIÁVEL INVESTIMENTOS DE RENDA VARIÁVEL São investimentos que nós não sabemos quanto iremos receber e nem quando. São considerados investimentos de risco, mas em contraparte possuem bons desempenhos. Bolsa de

Leia mais

#DICAS DE VENDAS [SAIBA COMO APROVEITAR AS PROMOÇÕES]

#DICAS DE VENDAS [SAIBA COMO APROVEITAR AS PROMOÇÕES] #DICAS DE VENDAS [SAIBA COMO APROVEITAR AS PROMOÇÕES] :) VENDAS? OU VENDAS! :D VENDER ENVOLVE TRÊS ELEMENTOS: CLIENTE PRODUTO CONSULTORA DE BELEZA INDEPENDENTE AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DE UMA CONSULTORA

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PARANÁ EFMP

COLÉGIO ESTADUAL PARANÁ EFMP COLÉGIO ESTADUAL PARANÁ EFMP Prof. Adm. Ademir Antonio Saravalli Alunos (as): LOANDA/PR 2009 1. SUMÁRIO EXECUTIVO 1.1 - Descrição do Projeto Lucratividade: Rentabilidade: Prazo de Retorno: Ponto de Equilíbrio:

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Em muitas empresas, o proprietário coloca a organização em segundo plano, dando prioridade às operações diárias de produzir e vender. É comum encontrar empresários de pequenas empresas que não conhecem

Leia mais

Meus quatro passos para a liberdade financeira

Meus quatro passos para a liberdade financeira PAI RICO: O NEGÓCIO DO SÉCULO XXI Autor: Robert T. Kiyosaki. Com Jonh Fleming e Kim Kiyosaki Meus quatro passos para a liberdade financeira Kim e eu fomos capazes de nos aposentar bem cedo, sem emprego,

Leia mais

Ajuste o seu planejamento a cada etapa da vida

Ajuste o seu planejamento a cada etapa da vida 12 Guia Financeiro Ajuste o seu planejamento a cada etapa da vida Nada do que foi será, de novo, do jeito que já foi um dia. Tudo passa, tudo sempre passará. A vida vem em ondas, como o mar. Iniciamos

Leia mais

A U L A 06 - DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS IV CONTAS DE RESULTADO

A U L A 06 - DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS IV CONTAS DE RESULTADO 1 2 A fé é uma conquista difícil, que exige combates diários para ser mantida. Paulo Coelho A U L A 14 RECEITAS E DESPESAS A U L A 06 - DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS IV CONTAS DE RESULTADO 1. CONCEITUAR DESPESA;

Leia mais

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira Gestão de Finanças Pessoais Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira AVISO Apresentação disponibilizada pelo Banco Central do Brasil para ações de educação financeira alinhadas às

Leia mais

ANTES DE PENSAR EM INVESTIR, VOCÊ

ANTES DE PENSAR EM INVESTIR, VOCÊ ANTES DE PENSAR EM INVESTIR, VOCÊ DEVE SE FAZER A SEGUINTE PERGUNTA: PARA QUE VOU APLICAR MEU DINHEIRO? TER UM OBJETIVO É O PRIMEIRO PASSO! Além de garantir tranquilidade financeira, poupar possibilita

Leia mais

Módulo 1 - Mês 1- Aula 3

Módulo 1 - Mês 1- Aula 3 PLANEJAMENTO BÁSICO Módulo 1 - Mês 1- Aula 3 PLANEJAMENTO BÁSICO Como construir renda estável em cada etapa 1. Etapas de Faturamento Para construir um rendimento estável, existe uma ordem a seguir. Na

Leia mais

FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA _ FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA 01 02 03 CUIDE DE SUAS RECEITAS CONHEÇA E CONTROLE SUAS DESPESAS GANHOS VARIAM MÊS A MÊS? Fazer o dinheiro durar até o fim

Leia mais

Você é um profissional do setor da construção, empreiteiro ou já empreende na construção civil por meio da sua construtora?

Você é um profissional do setor da construção, empreiteiro ou já empreende na construção civil por meio da sua construtora? Você é um profissional do setor da construção, empreiteiro ou já empreende na construção civil por meio da sua construtora? Se a resposta for sim, tenho certeza de que você já passou, ou pode até estar

Leia mais

MONTANDO SUA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS

MONTANDO SUA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS MONTANDO SUA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS OBJETIVOS E PLANEJAMENTO SELEÇÃO DE INVESTIMENTOS DEFINIÇÃO DO PERFIL DO INVESTIDOR OBJETIVOS A importância do objetivo Investir não é natural para nós... OBJETIVOS

Leia mais

Em qualquer um desses casos, você precisa refletir sobre como utilizar bem esse dinheiro poupado.

Em qualquer um desses casos, você precisa refletir sobre como utilizar bem esse dinheiro poupado. Os 3 Passos de um Planejamento Financeiro Inteligente 1 Bom, então você é um dos raros brasileiros que consegue poupar? Ou você é um dos 8muitos brasileiros que deseja começar a poupar? Em qualquer um

Leia mais

COMPLEMENTANDO O ASSUNTO AÇÕES. Professora Mestre Keilla

COMPLEMENTANDO O ASSUNTO AÇÕES. Professora Mestre Keilla COMPLEMENTANDO O ASSUNTO AÇÕES Professora Mestre Keilla Classificação ou nomenclatura mais comum as ações: 1. De 1ª linha ou Blue chips" - são ações de grande liquidez (grande quantidade de negócios) e

Leia mais

Planejando seu Crescimento na Carreira. Taty Soares Diretora Sênior

Planejando seu Crescimento na Carreira. Taty Soares Diretora Sênior Planejando seu Crescimento na Carreira Taty Soares Diretora Sênior O que você pode fazer ou sonha que pode comece agora! Coragem envolve talento, poder e magia. Somente o comprometimento em relação às

Leia mais

RAI - Relatório Anual de Informações

RAI - Relatório Anual de Informações Número 45-26 a 30 de junho de 2017 Resultados RAI - Relatório Anual de Informações Está disponível no nosso portal - www.cibrius.com.br o Relatório Anual de Informações 2016 (RAI 2016), em cumprimento

Leia mais

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre educação financeira.

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre educação financeira. BANRIDICAS FINANCEIRAS A sua cartilha sobre educação financeira. PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO Traçar planos e colocar tudo na ponta do lápis não é tarefa fácil, mas também não é impossível. O planejamento

Leia mais