EDITAL DA CAMPANHA DE ERGONOMIA: MAPEAMENTO ERGONÔMICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DA CAMPANHA DE ERGONOMIA: MAPEAMENTO ERGONÔMICO"

Transcrição

1 EDITAL DA CAMPANHA DE ERGONOMIA: MAPEAMENTO ERGONÔMICO Visando apoiar a Indústria na melhoria dos ambientes de trabalho e na qualidade de vida de seus trabalhadores, o Serviço Social da Indústria Departamento Regional do Rio Grande do Sul SESI/RS lança o edital da Campanha de Ergonomia: Mapeamento Ergonômico. 1. DOS OBJETIVOS 1.1 Realizar o Mapeamento Ergonômico, visando identificar e reconhecer os fatores de risco ergonômicos nos postos de trabalho e atividades executadas pelos trabalhadores. 1.2 Subsidiar as indústrias participantes na tomada de decisão em relação à priorização de medidas a serem adotadas para eliminação ou minimização dos riscos mapeados, bem como direcionar ações para os seus setores mais críticos, conforme diagnosticado pelo Mapeamento Ergonômico. 1.3 Possibilitar às indústrias o informe da ausência de fatores ergonômicos junto ao esocial, caso estes inexistam em suas atividades ou postos de trabalho. 2. DA HABILITAÇÃO 2.1 São requisitos, para que as indústrias interessadas possam aderir à Campanha: a) Estar estabelecida no Estado do Rio Grande do Sul e constituída, na forma da lei, nas modalidades a seguir: i. Possuir CNAE 1 Indústria (informação encontrada no cartão CNPJ, campo código e descrição da atividade econômica principal ), FPAS 2 códigos 507 ou 833 (declarado na GFIP 3 ) na condição de contribuinte 4 ou optante pelo Simples Nacional. ii. Possuir CNAE Não-Indústria, desde que enquadrada no conceito de loja de fábrica, FPAS códigos 507 ou 833 (declarado na GFIP), na condição de contribuinte. b) Estar adimplente com todos os compromissos financeiros junto ao SESI/RS, decorrentes de serviços prestados pela Instituição. 1 CNAE: Classificação Nacional de Atividades Econômicas 2 FPAS: Fundo de Previdência e Assistência Social 3 GFIP: Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social 4 Contribuinte é a empresa que se encontra em dia com as contribuições compulsórias junto ao SESI/RS

2 2.2 Poderão aderir ao Edital os Sindicatos Patronais 5 vinculados à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul FIERGS, que desejarem disponibilizar o objeto desta Campanha aos seus filiados ou associados. 2.3 Para efeito de comprovação dos requisitos de habilitação, deverá ser encaminhado os seguintes documentos (cópias): a. GFIP simplificada do mês anterior ao mês da publicação do presente Edital; b. RG e CPF do representante legitimado e, ainda, se necessário, cópia dos documentos que o legitime (ex: procuração). 3. DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS Mapeamento Ergonômico Trata-se de levantamento de campo, realizado de forma qualitativa, que visa identificar e reconhecer a existência de fatores ergonômicos nas atividades e postos de trabalho das indústrias participantes, assim como a gradação destes riscos. É realizado por meio de visitas técnicas, com o acompanhamento das atividades laborais dos trabalhadores, bem como a realização de entrevistas de curta duração junto aos mesmos. Ao final, é elaborado e entregue à indústria participante o Relatório Técnico de Mapeamento Ergonômico. Este relatório informa acerca dos fatores de riscos identificados, informando ainda sua gravidade. Do mesmo modo, pode, também, apontar a inexistência de fatores ergonômicos nas atividades laborais avaliadas. Neste caso, a critério da indústria, esta pode se utilizar do documento como subsídio para o informe da ausência de fatores de riscos ergonômicos junto ao esocial. Caso seja apontada a existência de quaisquer fatores ergonômicos, ficará a critério da indústria a tomada de ação em relação ao tratamento dos fatores de riscos apontados, podendo, por exemplo, providenciar a realização da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), o qual é o documento legal necessário para a devida avaliação e tratamento dos fatores de riscos apontados, bem como para o informe destes junto ao esocial. Por prever utilização de metodologia própria para a identificação e reconhecimento os fatores de ergonômicos, o Mapeamento Ergonômico não substitui a necessidade de realização da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), prevista na Norma Regulamentadora 17 (NR 17). 5 A organização dos atendimentos às indústrias filiadas ou associadas é de responsabilidade do respectivo Sindicato interessado. O SESI/RS não possui responsabilidade sobre a articulação e organização de atendimentos junto às indústrias filiadas ou associadas ao Sindicato e relacionadas na ação.

3 3.1 A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) não é escopo objeto desta Campanha e será de responsabilidade da indústria interessada contratá-la, caso seja de seu interesse. 4. DAS ETAPAS DE EXECUÇÃO 4.1 O Mapeamento Ergonômico, objeto desta Campanha, será executado pelos profissionais técnicos especializados do SESI/RS. 4.2 O limite máximo de horas a serem dispendidas na execução do serviço será de 32 (trinta e duas) horas por indústria. Sendo constatada a necessidade de utilização de horas acima deste limite, o SESI/RS comunicará à Indústria, informando tal necessidade. Caso seja de interesse, a indústria participante poderá realizar a contratação das horas necessárias para a complementação do Mapeamento Ergonômico (avaliação dos setores, postos de trabalho ou atividades faltantes), mediante valores diferenciados, em relação à Tabela de Preços SESI/RS vigente. Na inexistência de manifesto de interesse nesta contratação, o serviço será dado por concluído, mediante a entrega do Relatório Técnico do Mapeamento Ergonômico, abrangendo os postos e atividades analisadas até então. 4.3 Durante as visitas, a indústria deverá permitir a realização de fotografias, assim como entrevistas de rápida duração junto aos seus trabalhadores. As entrevistas ocorrerão no próprio posto de trabalho, podendo ser necessária, eventualmente, breve interrupção das atividades laborais em análise. 4.4 As visitas técnicas ocorrerão conforme cronograma a ser elaborado pelo SESI/RS, respeitada a necessidade e disponibilidade da indústria interessada. 4.5 Depois de estabelecido o cronograma de atendimento, a indústria ou sindicato interessado poderá solicitar reagendamento, desde que solicitado em, pelo menos, 2 (dois) dias úteis antes da data de atendimento prevista. 4.6 Caso o prazo previsto para reagendamento não seja cumprido (solicitação de reagendamento fora do prazo previsto de dois dias úteis antes do início da Campanha), os seguintes procedimentos serão adotados: I. Em se tratando da primeira solicitação de reagendamento, o atendimento à indústria ou sindicato será realocado, respeitando a ordem de inscrição e agendamentos já realizados para as demais indústrias. II. No caso de uma segunda solicitação de reagendamento, a indústria ou sindicato não poderão mais participar desta Campanha, ficando vetada, também, a participação em Editais do SESI/RS por um período de 12 meses.

4 4.7 Após o estabelecimento do cronograma de atendimento e, antes do início da execução, a empresa deverá indicar empregado responsável pelo acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas pela equipe técnica do SESI/RS. É fundamental que o empregado indicado detenha conhecimento pleno do processo produtivo da empresa, bem como acesso a documentos e registros que, por ventura e necessidade, venham a ser solicitados pela equipe técnica do SESI/RS 4.8 Com base nas visitas realizadas, será procedida a elaboração e entrega do Relatório Técnico de Mapeamento Ergonômico, o qual representará a finalização do serviço ora prestado. 4.9 De posse do Relatório Técnico de Mapeamento Ergonômico, a utilização e/ou emprego das informações nele contidas será de responsabilidade exclusiva da indústria. 5. DOS PROCEDIMENTOS PARA ADESÃO 5.1 A empresa interessada pode manifestar seu interesse mediante inscrição no site da Campanha: onde constarão todas as informações e instruções para realização da inscrição. 5.2 O período para realização das inscrições será de 20/11/2018 à 31/03/2019, podendo ser prorrogado, a critério do SESI/RS. 5.3 Após a realização da inscrição, a indústria ou sindicato interessado receberá a confirmação de inscrição, por meio do informado no ato da inscrição. 5.4 O SESI/RS encaminhará, no prazo de até 03 (três) dias úteis, novo com o retorno a respeito da participação da indústria ou sindicato na Campanha. 5.5 Na eventualidade de resposta negativa em relação à participação na Campanha, as razões que a motivaram serão devidamente informadas na mesma oportunidade. 5.6 Caso a adesão seja confirmada, estarão em anexo ao , o Termo de Adesão e Planilha Modelo de Trabalhadores. Estes documentos, devidamente preenchidos e assinados pelo representante legitimado e juntamente com as cópias dos documentos relacionados no item 2.3 desta Campanha, deverão ser remetidos ao SESI/RS, em até 03 (três) dias úteis a contar da data de envio do , pro meio de uma das alternativas abaixo: a. Digital: campanha.ergonomia@sesirs.org.br

5 b. Correio: SESI Departamento Regional do Rio Grande do Sul A/C Gerência de Segurança e Saúde no Trabalho Campanha de Ergonomia Endereço: Av. Assis Brasil, 8787 Sarandi CEP: Porto Alegre RS 6. DO PERÍODO DE EXECUÇÃO 6.1 O Mapeamento Ergonômico será executado a partir de dezembro de 2018, de acordo com o cronograma de atendimento a ser elaborado pelo SESI/RS. 7. DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS 7.1 A critério do SESI/RS, a Campanha de Ergonomia: Mapeamento Ergonômico poderá ser prorrogada. 7.2 Eventuais dúvidas ou maiores esclarecimentos poderão ser obtidos no site da Campanha, pelo campanha.ergonomia@sesirs.org.br, ou, ainda, através da Central de Atendimento FIERGS, pelo número Os casos omissos serão tratados pela Gerência de Segurança e Saúde no Trabalho do SESI/RS.

EDITAL DA CAMPANHA SORRIR FAZ BEM PARA A INDÚSTRIA 2018/19 DO SESI-RS

EDITAL DA CAMPANHA SORRIR FAZ BEM PARA A INDÚSTRIA 2018/19 DO SESI-RS EDITAL DA CAMPANHA SORRIR FAZ BEM PARA A INDÚSTRIA 2018/19 DO SESI-RS Visando promover a qualidade de vida, a saúde dos trabalhadores e a prevenção de doenças bucais no ambiente de trabalho, o SERVIÇO

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS EDITAL Nº. 118/2018 1º FASE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA INSCRIÇÃO DE VAGAS DE ESTÁGIO 2º FASE- PROCESSO SELETIVO DE CANOAS PARA ESTÁGIO - NÍVEL SUPERIOR O Município de Canoas, pessoa jurídica de Direito Público

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS EDITAL Nº. 117/2018 1º FASE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA INSCRIÇÕES DE VAGAS DE ESTÁGIO 2º FASE PROCESSO SELETIVO CANOAS PARA ESTÁGIO NÍVEISMÉDIO, TÉCNICO E SUPERIOR O Município de Canoas, pessoa jurídica de

Leia mais

EDITAL Nº 425/2018 1º FASE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA INSCRIÇÕES DE VAGAS DE ESTÁGIO 2º FASE PROCESSO SELETIVO CANOAS

EDITAL Nº 425/2018 1º FASE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA INSCRIÇÕES DE VAGAS DE ESTÁGIO 2º FASE PROCESSO SELETIVO CANOAS EDITAL Nº 425/2018 1º FASE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA INSCRIÇÕES DE VAGAS DE ESTÁGIO 2º FASE PROCESSO SELETIVO CANOAS PARA ESTÁGIO NÍVEIS MÉDIO, TÉCNICO E SUPERIOR O Município de Canoas, pessoa jurídica de

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS EDITAL Nº. 116/2018 1º FASE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA INSCRIÇÃO DE VAGAS DE ESTÁGIO 2º FASE PROCESSO SELETIVO DE CANOAS PARA ESTÁGIO NÍVEIS MÉDIO, TÉCNICO E SUPERIOR O Município de Canoas, pessoa jurídica

Leia mais

EDITAL DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE 2016

EDITAL DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE 2016 EDITAL DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE 2016 Visando a melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores da indústria com ações voltadas à promoção da saúde, o Serviço Social da Indústria do Rio Grande

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 3/2018

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 3/2018 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 3/2018 1. OBJETO DA CONTRATAÇÃO Contratação de empresa especializada em prestação de serviços gráficos para a confecção de banners e faixa de mesa gráfico para o Simpósio de Biologia

Leia mais

EDITAL 01/2016-CREA-MS

EDITAL 01/2016-CREA-MS EDITAL 01/2016-CREA-MS REGRAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS PARA APOIO FINANCEIRO NA EXECUÇÃO DE PROJETOS ORIUNDOS DAS ENTIDADES REGIONAIS COM REGISTRO REGULAR NO CREA-MS, HOMOLOGADO PELO CONFEA. O Conselho

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA n 03/2017 Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Campus Inhumas

CHAMADA PÚBLICA n 03/2017 Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Campus Inhumas CHAMADA PÚBLICA n 03/2017 Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Campus Inhumas Chamada Pública para seleção de bolsistas no Programa Construção de uma rede intermunicipal de artes: Implementação,

Leia mais

EDITAL Nº 025/2017 AUXÍLIO FINANCEIRO AOS ESTUDANTES DO CAMPUS ALVORADA PARA PARTICIPAÇÃO EM VISITAS TÉCNICAS

EDITAL Nº 025/2017 AUXÍLIO FINANCEIRO AOS ESTUDANTES DO CAMPUS ALVORADA PARA PARTICIPAÇÃO EM VISITAS TÉCNICAS EDITAL Nº 025/2017 AUXÍLIO FINANCEIRO AOS ESTUDANTES DO CAMPUS ALVORADA PARA PARTICIPAÇÃO EM VISITAS TÉCNICAS O Diretor Geral do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO (A) PARA O CAMPUS PALMAS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

EDITAL DE CHAMADA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO (A) PARA O CAMPUS PALMAS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ EDITAL DE CHAMADA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO (A) PARA O CAMPUS PALMAS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ EDITAL Nº 01/2019 IFPR/DIPLAD O Instituto Federal do Paraná, através da Direção

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 16/2018, DE 05 DE SETEMBRO DE 2018 REFERENTE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

PROCESSO SELETIVO Nº 16/2018, DE 05 DE SETEMBRO DE 2018 REFERENTE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PROCESSO SELETIVO Nº 16/2018, DE 05 DE SETEMBRO DE 2018 REFERENTE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO A Associação Hospitalar Moinhos de Vento (AHMV), entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL 101/2018 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL 101/2018 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL EDITAL 101/2018 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis Substituta, no uso de suas atribuições legais, regimentais e estatutárias, conforme Portaria nº 89.683, de 28 de junho

Leia mais

EDITAL N.º 192/2013 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA 2º SEMESTRE/2013

EDITAL N.º 192/2013 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA 2º SEMESTRE/2013 EDITAL N.º 192/2013 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA 2º SEMESTRE/2013 A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO (A) PARA O CAMPUS PALMAS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

EDITAL DE CHAMADA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO (A) PARA O CAMPUS PALMAS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ EDITAL DE CHAMADA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO (A) PARA O CAMPUS PALMAS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ EDITAL Nº 02/2019 IFPR/DIPLAD O Instituto Federal do Paraná, através da Direção

Leia mais

EDITAL Nº 024/2017 Referente ao Aviso Nº 038/2017, publicado no D.O.E. de 17/02/2017.

EDITAL Nº 024/2017 Referente ao Aviso Nº 038/2017, publicado no D.O.E. de 17/02/2017. EDITAL Nº 024/2017 Referente ao Aviso Nº 038/2017, publicado no D.O.E. de 17/02/2017. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, em conformidade

Leia mais

Edital de Empresa Júnior 2014 da UERJ. Edital de Convocação para Projeto Acadêmico de Empresa Júnior da UERJ

Edital de Empresa Júnior 2014 da UERJ. Edital de Convocação para Projeto Acadêmico de Empresa Júnior da UERJ A Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ torna público o presente Edital, com normas, rotinas e procedimentos relativos ao Exame de Qualificação de Apoio ao Projeto Acadêmico de Empresa Junior.

Leia mais

Cronograma de Atividades Processo Seletivo Simplificado Edital 10/2019 CRONOGRAMA

Cronograma de Atividades Processo Seletivo Simplificado Edital 10/2019 CRONOGRAMA Cronograma de Atividades Processo Seletivo Simplificado Edital 10/2019 CRONOGRAMA ATIVIDADE DATAS Publicação de Extrato de Abertura de Inscrições 22 de julho de 2019 Período de Inscrições*, Entrega de

Leia mais

EDITAL Nº 030/2018 Referente ao Aviso N 041/2018, publicado no D.O.E. de 13/03/2018.

EDITAL Nº 030/2018 Referente ao Aviso N 041/2018, publicado no D.O.E. de 13/03/2018. EDITAL Nº 030/2018 Referente ao Aviso N 041/2018, publicado no D.O.E. de 13/03/2018. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO EST9ADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, em conformidade

Leia mais

EDITAL Nº CONVOCAÇÃO DE IFES/2018

EDITAL Nº CONVOCAÇÃO DE IFES/2018 FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO Setor Bancário Sul, Quadra 2., Bloco F, Edíficio FNDE. - Bairro Asa Sul, Brasília/DF, CEP 70070-929 Telefone: 0800-616161 e Fax: @fax_unidade@ - h ps://www.fnde.gov.br

Leia mais

atender a equipe do projeto. Termo de Fomento Nº / MTE/SENAES - CAMP

atender a equipe do projeto. Termo de Fomento Nº / MTE/SENAES - CAMP Cotação Prévia de Preço n 02/2018 Termo de Fomento Nº 852621/2017 - MTE/SENAES - CAMP Projeto: Constituição da Rede Ubuntu de Cooperação Solidária. Critério: Menor Preço (Menor taxa de administração/ maior

Leia mais

INSTITUTO DE TÉCNICA E GESTÃO MODERNA. Instituto de Técnica e Gestão Moderna - ITGM

INSTITUTO DE TÉCNICA E GESTÃO MODERNA. Instituto de Técnica e Gestão Moderna - ITGM Instituto de Técnica e Gestão Moderna - ITGM Aviso de Seleção de Prestador de Serviço Concorrência n 034/2017 Objeto: Contratação de empresa prestadora de serviço em Medicina do Trabalho e Saúde Ocupacional,

Leia mais

A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ:

A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ: INSCRIÇÃO PERÍODO 03 de junho a 07 de julho de 2019. LOCAL A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ: www.unijui.edu.br/vestibularmedicina. CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO Para a

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA CENTRO COREOGRÁFICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CHAMAMENTO PÚBLICO DE RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS OCUPAÇÃO DE SALA JUNHO A DEZEMBRO DE 2017 1 INTRODUÇÃO 1.1. A SECRETARIA MUNICIPAL

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ARTES UFF

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ARTES UFF REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ARTES UFF EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2018 PARA OCUPAÇÃO DA GALERIA DE ARTE UFF LEUNA GUIMARÃES DOS SANTOS

Leia mais

REGULAMENTO 1. INTRODUÇÃO

REGULAMENTO 1. INTRODUÇÃO EDITAL DE INSCRIÇÃO AO PROJETO DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS INDÚSTRIAS PROCOMP (DIEBOLD) DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA GERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO SESI SÃO PAULO REGULAMENTO 1.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO COORDENADOR DE ÁREA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO COORDENADOR DE ÁREA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CHAMADA INTERNA CARGO COORDENADOR DE ÁREA Chamada Interna nº 015/2018 de 04 de setembro de 2018. O Coordenador Geral do Núcleo de Educação a Distância

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL 044/2018 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL 044/2018 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL EDITAL 044/2018 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis Substituta, no uso de suas atribuições legais, regimentais e estatutárias, conforme Portaria nº 87.300, de 29 de dezembro

Leia mais

EDITAL Nº 08/2017 AUXÍLIO FINANCEIRO PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

EDITAL Nº 08/2017 AUXÍLIO FINANCEIRO PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS EDITAL Nº 08/2017 AUXÍLIO FINANCEIRO PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS Este edital dispõe sobre as normas para solicitação, concessão e utilização de auxílio financeiro para participação em eventos extracurriculares,

Leia mais

EDITAL N 094/2017 Referente ao Aviso N 146/2017, publicado no D.O.E de 12/08/2017

EDITAL N 094/2017 Referente ao Aviso N 146/2017, publicado no D.O.E de 12/08/2017 EDITAL N 094/2017 Referente ao Aviso N 146/2017, publicado no D.O.E de 12/08/2017 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, em conformidade com

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002 DE 05 DE JUNHO DE 2018.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002 DE 05 DE JUNHO DE 2018. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002 DE 05 DE JUNHO DE 2018. Dispõe sobre aprovação das normas para solicitação de apoio à participação de alunos do IFMG - Campus Ouro Preto em eventos científicos no país e no exterior.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA DEPARTAMENTO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO EDITAL Nº 024/ DERCA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA DEPARTAMENTO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO EDITAL Nº 024/ DERCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA DEPARTAMENTO DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO EDITAL Nº 024/2016 - DERCA ABERTURA DE INSCRIÇÃO À CATEGORIA DE ALUNO ESPECIAL I EM DISCIPLINAS

Leia mais

REGIMENTO ELEITORAL DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS (DACA) - PUCRS ELEIÇÕES 2019

REGIMENTO ELEITORAL DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS (DACA) - PUCRS ELEIÇÕES 2019 REGIMENTO ELEITORAL DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS (DACA) - PUCRS ELEIÇÕES 2019 CAPÍTULO I - DAS ELEIÇÕES Art. 1º. Este Regimento regula as eleições do DACA que ocorrerão no dia 7 de março

Leia mais

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Nº 11/ / MTB/SENAES - CAMP

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Nº 11/ / MTB/SENAES - CAMP COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Nº 11/2018 Termo de Fomento nº 852621/2017 - MTB/SENAES - CAMP Critério: Menor preço Cotação prévia de preço na modalidade menor preço para contratação de empresa para confecção

Leia mais

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM COMERCIAL JOVEM APRENDIZ CALENDÁRIO DE CREDENCIAMENTO DAS EMPRESAS

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM COMERCIAL JOVEM APRENDIZ CALENDÁRIO DE CREDENCIAMENTO DAS EMPRESAS PROGRAMA DE APRENDIZAGEM COMERCIAL JOVEM APRENDIZ CALENDÁRIO DE CREDENCIAMENTO DAS EMPRESAS 2017.2 1. As Empresas que sejam CONTRIBUINTES ao comércio interessadas em matricular o Jovem Aprendiz nos cursos

Leia mais

EDITAL. EDITAL DIR N o 04/2016

EDITAL. EDITAL DIR N o 04/2016 EDITAL DIR N o 04/2016 INSCRIÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA ATUAÇÃO JUNTO AO ESCRITÓRIO DE PRÁTICAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS/FEMA. O Diretor Geral das Faculdades

Leia mais

EDITAL Nº 088/2016 Referente ao Aviso Nº 119/2016, publicado no D.O.E. de 31/08/2016.

EDITAL Nº 088/2016 Referente ao Aviso Nº 119/2016, publicado no D.O.E. de 31/08/2016. EDITAL Nº 088/2016 Referente ao Aviso Nº 119/2016, publicado no D.O.E. de 31/08/2016. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, em conformidade

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS

EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS São Paulo, 22 de agosto de Edital nº 015/2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA RENOVAÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS SOCIAIS - 2018 A Associação Brasileira de Educação e Cultura - ABEC, pessoa jurídica de direito privado,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO EDITAL PROEX N 20/2019 DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ASCOM/UFRA A Universidade

Leia mais

Valor da bolsa. 1 40h R$ 2.500,00 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC

Valor da bolsa. 1 40h R$ 2.500,00 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC EDITAL UESC Nº 04 ABERTURA DE INSCRIÇÕES Projeto Rede de Competências Científico-Tecnológicas da Bahia A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no uso de suas atribuições, torna público aos

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA O PIBITI CNPq Ciclo 2018/2019

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA O PIBITI CNPq Ciclo 2018/2019 Administração Central Unidade do Ensino Superior de Graduação EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA O PIBITI CNPq Ciclo 2018/2019 Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do PIBITI CNPq (Modalidade

Leia mais

ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL NORMAS DO PROGRAMA SANTANDER DE APOIO PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL EDIÇÃO 2018 A inscrição dos alunos de graduação no processo de seleção do Programa Santander de Apoio para Mobilidade Internacional Edição

Leia mais

Edital de Bolsa de Estudo 2019

Edital de Bolsa de Estudo 2019 1. Perfil Socioeconômico Edital de Bolsa de Estudo 2019 De acordo com a Lei 12.868/13, o candidato à Bolsa de Estudo integral (100%), deverá apresentar o Perfil Socioeconômico, cuja renda familiar mensal

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE CRESS/RN SELEÇÃO PÚBLICA DE AGENTE ADMINISTRATIVO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA

CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE CRESS/RN SELEÇÃO PÚBLICA DE AGENTE ADMINISTRATIVO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE CRESS/RN SELEÇÃO PÚBLICA DE AGENTE ADMINISTRATIVO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA O CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL DO ESTADO DO RIO

Leia mais

EDITAL Nº 26, Processo Seletivo Simplificado de 09 de abril de 2018

EDITAL Nº 26, Processo Seletivo Simplificado de 09 de abril de 2018 Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano IF Baiano EDITAL Nº 26, Processo Seletivo Simplificado

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO EDITAL CONVÊNIO FNDE 400166/2010 /2014 PROCESSO SELETIVO DE CURSISTAS UAB/CAPES CURSISTAS Polo Apiaí - SP A Faculdade de Ciências do Campus de Assis torna pública no presente Edital, no período de 31 de

Leia mais

TERMO DE ADESÃO. Campanha de Vacinação contra a Gripe 2016

TERMO DE ADESÃO. Campanha de Vacinação contra a Gripe 2016 TERMO DE ADESÃO Campanha de Vacinação contra a Gripe 2016 1. Caracterização da Campanha O Serviço Social da Indústria de Santa Catarina, visando à promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida do trabalhador

Leia mais

COTAÇÃO PRÉVIA nº. 02/2014 SERVIÇO DE PESSOA JURÍDICA / SISTEMA WEB

COTAÇÃO PRÉVIA nº. 02/2014 SERVIÇO DE PESSOA JURÍDICA / SISTEMA WEB Rua Francílio Dourado, 11 - Sala 10 Água Fria - Fortaleza, Ceará, Brasil CEP: 60813-660 Telefone: +55 (85) 3114.9658 http://abraca.autismobrasil.org/ COTAÇÃO PRÉVIA nº. 02/2014 SERVIÇO DE PESSOA JURÍDICA

Leia mais

HORUS ISS Sistema de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

HORUS ISS Sistema de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica HORUS ISS Sistema de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica MANUAL DE CREDENCIAMENTO PAULISTA Tecnologia e Serviços Ltda. Avenida: João Naves de Ávila, nº 507 1º Andar - Bairro: Centro. CEP: 38400-042 - Uberlândia

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO INTRODUÇÃO À SEGURANÇA DO TRABALHO, NA MODALIDADE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) - EDITAL Nº 08/ 2018.

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO INTRODUÇÃO À SEGURANÇA DO TRABALHO, NA MODALIDADE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) - EDITAL Nº 08/ 2018. PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO INTRODUÇÃO À SEGURANÇA DO TRABALHO, NA MODALIDADE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) - EDITAL Nº 08/ 2018. O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

DEPARTAMENTO DE APOIO ESTUDANTIL COORDENAÇÃO GERAL DE APOIO ESTUDANTIL SETOR DE SERVIÇO SOCIAL

DEPARTAMENTO DE APOIO ESTUDANTIL COORDENAÇÃO GERAL DE APOIO ESTUDANTIL SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DEPARTAMENTO DE APOIO ESTUDANTIL COORDENAÇÃO GERAL DE APOIO ESTUDANTIL SETOR DE SERVIÇO SOCIAL EDITAL AUXÍLIO ÓCULOS ANO 2018 O auxílio óculos destina-se a custear as despesas dos estudantes com óculos

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017 O Diretor do Campus de Morada Nova, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ EDITAL Nº 93/2017-UEPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ EDITAL Nº 93/2017-UEPA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ EDITAL Nº 93/2017-UEPA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A FUNÇÃO DE APOIO ADMINISTRATIVO PARA ATUAR NAS COORDENAÇÕES DE CURSOS DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Leia mais

EDITAL Nº 04/2013 EDITAL DE CHAMADA PARA ESTÁGIO NA ÁREA DE INFORMÁTICA

EDITAL Nº 04/2013 EDITAL DE CHAMADA PARA ESTÁGIO NA ÁREA DE INFORMÁTICA Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais DIRETORIA DE EXTENSÃO Av. José Sebastião da Paixão, s/n Lindo Vale 36.180-000 Rio Pomba

Leia mais

INSTITUTO DE TÉCNICA E GESTÃO MODERNA. Instituto de Técnica e Gestão Moderna - ITGM

INSTITUTO DE TÉCNICA E GESTÃO MODERNA. Instituto de Técnica e Gestão Moderna - ITGM Instituto de Técnica e Gestão Moderna - ITGM Aviso de Seleção de Prestador de Serviço Concorrência n 031/2017 Objeto: Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de manutenção preventiva

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL 054/2017 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL 054/2017 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL EDITAL 054/2017 BOLSA DE FORMAÇÃO ESTUDANTIL O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, no uso de suas atribuições legais, regimentais e estatutárias, conforme Portaria nº 79.581, de 23 de maio de 2016, torna

Leia mais

PROGRAMA DE MELHORIA DA COMPETITIVIDADE INDUSTRIAL Edital Lean Express

PROGRAMA DE MELHORIA DA COMPETITIVIDADE INDUSTRIAL Edital Lean Express PROGRAMA DE MELHORIA DA COMPETITIVIDADE INDUSTRIAL Edital Lean Express A FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ, por sua Gerência de Relações Sindicais, convida indústrias do Estado do Paraná a participarem

Leia mais

CHAMADA INTERNA IFPR/LONDRINA/GAB Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL

CHAMADA INTERNA IFPR/LONDRINA/GAB Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL CHAMADA INTERNA IFPR/LONDRINA/GAB Nº 001/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL A presente chamada interna visa reeditar as vagas não preenchidas na Chamada

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ/DIRETORIA DE EXTENSÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO EDITAL 2016.2 A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Fundação

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03, DE 30 DE SETEMBRO DE 2016

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03, DE 30 DE SETEMBRO DE 2016 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03, DE 30 DE SETEMBRO DE 2016 O DIRETOR-GERAL DO CAMPUS OSÓRIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL, no uso das atribuições legais e regimentais,

Leia mais

CHAMADA DE PROJETOS VOUCHER TECNOLÓGICO PARANÁ Nº 01/2017 MODALIDADE ADEQUAÇÃO DO PROGRAMA SEBRAETEC VTec- Paraná. 03/Outubro/17

CHAMADA DE PROJETOS VOUCHER TECNOLÓGICO PARANÁ Nº 01/2017 MODALIDADE ADEQUAÇÃO DO PROGRAMA SEBRAETEC VTec- Paraná. 03/Outubro/17 CHAMADA DE PROJETOS VOUCHER TECNOLÓGICO PARANÁ Nº 01/2017 MODALIDADE ADEQUAÇÃO DO PROGRAMA SEBRAETEC VTec- Paraná 03/Outubro/17 Chamada de projetos - Voucher Tecnológico A FIEP e o SEBRAE promovem um novo

Leia mais

EDITAL Nº 104, DE 09 DE JUNHO DE EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL

EDITAL Nº 104, DE 09 DE JUNHO DE EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre EDITAL Nº 104, DE 09 DE JUNHO DE 24.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA APRENDIZES DO SENAI/SP

PROCESSO SELETIVO PARA APRENDIZES DO SENAI/SP PROCESSO SELETIVO PARA APRENDIZES DO /SP O Artigo 429 da CLT Consolidação das Leis do Trabalho, com redação definida pela Lei Federal nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000 e Medida Provisória 251, de 14

Leia mais

EDITAL 012/2017 PROGRAD PROGRAMA DE AUXÍLIO À PARTICIPAÇÃO DE DISCENTE EM EVENTOS

EDITAL 012/2017 PROGRAD PROGRAMA DE AUXÍLIO À PARTICIPAÇÃO DE DISCENTE EM EVENTOS Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional EDITAL 012/2017 PROGRAD PROGRAMA DE AUXÍLIO À PARTICIPAÇÃO DE DISCENTE EM EVENTOS A Pró

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

EDITAL Nº 08, de 16 de julho de Processo Seletivo Simplificado para Estagiários

EDITAL Nº 08, de 16 de julho de Processo Seletivo Simplificado para Estagiários EDITAL Nº 08, de 16 de julho de 2018. Processo Seletivo Simplificado para Estagiários O Diretor Geral Pro Tempore do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNO- LOGIA BAIANO CAMPUS SERRINHA, no uso

Leia mais

EDITAL Nº 14/2016 AUXÍLIO FINANCEIRO PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

EDITAL Nº 14/2016 AUXÍLIO FINANCEIRO PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS EDITAL Nº 14/2016 AUXÍLIO FINANCEIRO PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS Este edital dispõe sobre as normas para solicitação, concessão e utilização de auxílio financeiro para participação em eventos extracurriculares,

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

PROGRAMA DE MELHORIA DA COMPETITIVIDADE INDUSTRIAL Diagnóstico de Eficiência Energética

PROGRAMA DE MELHORIA DA COMPETITIVIDADE INDUSTRIAL Diagnóstico de Eficiência Energética PROGRAMA DE MELHORIA DA COMPETITIVIDADE INDUSTRIAL Diagnóstico de Eficiência Energética A FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ, por sua Gerência de Relações Sindicais, convida indústrias do Estado

Leia mais

EDITAL N 019/2016 Referente ao Aviso N 022/2016, publicado no D.O.E. de 05/03/2016.

EDITAL N 019/2016 Referente ao Aviso N 022/2016, publicado no D.O.E. de 05/03/2016. EDITAL N 019/2016 Referente ao Aviso N 022/2016, publicado no D.O.E. de 05/03/2016. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, em conformidade

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO FASC ORGANIZAÇÃO APARECIDO PIMENTEL DE EDUCAÇÃO E CULTURA OAPEC

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO FASC ORGANIZAÇÃO APARECIDO PIMENTEL DE EDUCAÇÃO E CULTURA OAPEC FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO FASC ORGANIZAÇÃO APARECIDO PIMENTEL DE EDUCAÇÃO E CULTURA OAPEC NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, ENSINO, PESQUISA E ATIVIDADES COMPLEMENTARES NEXTU-AC

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 23/2018 DA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO Em conformidade com o artigo 33 do Regulamento da Pró-reitoria de

Leia mais

EDITAL DE AUXÍLIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM PERIÓDICOS EDITAL N 02/2018 APAP - PROPPG - IFPA

EDITAL DE AUXÍLIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM PERIÓDICOS EDITAL N 02/2018 APAP - PROPPG - IFPA EDITAL DE AUXÍLIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM PERIÓDICOS EDITAL N 02/2018 APAP - PROPPG - IFPA 1. APRESENTAÇÃO 1.1. A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPG) torna público

Leia mais

EDITAL Nº 006/2018 DE 19 DE MARÇO DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES A ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

EDITAL Nº 006/2018 DE 19 DE MARÇO DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES A ESTÁGIO OBRIGATÓRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Campus Formiga Diretoria Geral Gabinete do Diretor Geral Rua

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ARTES UFF

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ARTES UFF REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ARTES UFF EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2017 PARA OCUPAÇÃO DA GALERIA DE ARTE UFF E DO ESPAÇO UFF DE FOTOGRAFIA

Leia mais

EDITAL Nº 247 DE 27 DE ABRIL DE 2016

EDITAL Nº 247 DE 27 DE ABRIL DE 2016 EDITAL Nº 247 DE 27 DE ABRIL DE 2016 O Reitor em exercício do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Whisner Fraga Mamede, no uso de suas atribuições legais, torna público

Leia mais

Orientações para contratação através de Edital/ Processo Seletivo Simplificado Junho/2016*

Orientações para contratação através de Edital/ Processo Seletivo Simplificado Junho/2016* Edital/ Processo Seletivo Simplificado Junho/2016* 1 Orientações para contratação através de 1. Orientações Gerais 1.1 O (a) Coordenador (a) do Projeto deverá preencher o formulário de solicitação de processo

Leia mais

INSTITUTO DE TÉCNICA E GESTÃO MODERNA. Instituto de Técnica e Gestão Moderna - ITGM

INSTITUTO DE TÉCNICA E GESTÃO MODERNA. Instituto de Técnica e Gestão Moderna - ITGM Instituto de Técnica e Gestão Moderna - ITGM Aviso de Seleção de Prestador de Serviço Concorrência n 027/2017 Objeto: Contratação de empresa especializada para prestação de serviço de Limpeza Hospitalar,

Leia mais

REGULAMENTO 1. INTRODUÇÃO

REGULAMENTO 1. INTRODUÇÃO EDITAL DE INSCRIÇÃO AO PROJETO DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA INDÚSTRIA DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA NÚCLEO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL DO SESI SÃO PAULO REGULAMENTO 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

INSTITUTO DE TÉCNICA E GESTÃO MODERNA. Instituto de Técnica e Gestão Moderna - ITGM

INSTITUTO DE TÉCNICA E GESTÃO MODERNA. Instituto de Técnica e Gestão Moderna - ITGM Instituto de Técnica e Gestão Moderna - ITGM Aviso de Seleção de Prestador de Serviço Concorrência n 032/2017 Objeto: Contratação de empresa especializada no fornecimento de Materiais de Consumo Hospitalar

Leia mais

EDITAL. EDITAL DIR N o 29/2015

EDITAL. EDITAL DIR N o 29/2015 EDITAL DIR N o 29/2015 INSCRIÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA ATUAÇÃO JUNTO AO ESCRITÓRIO DE PRÁTICAS CONTÁBEIS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS FACULADADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS/FEMA. O Diretor Geral das

Leia mais

Cronograma de Atividades Processo Seletivo Simplificado Edital 11/2018 CRONOGRAMA

Cronograma de Atividades Processo Seletivo Simplificado Edital 11/2018 CRONOGRAMA Cronograma de Atividades Processo Seletivo Simplificado Edital 11/2018 CRONOGRAMA ATIVIDADE DATAS Publicação de Extrato de Abertura de Inscrições 05 de novembro de 2018 Período de Inscrições, Entrega de

Leia mais

CENTRO DE LÍNGUAS INTERCULTURALIDADE CONCESSÃO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019

CENTRO DE LÍNGUAS INTERCULTURALIDADE CONCESSÃO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 CENTRO DE LÍNGUAS INTERCULTURALIDADE CONCESSÃO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO A Direção do Centro de Línguas e Interculturalidade faz

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA DE COLINAS DO TOCANTINS Comissão Permanente de Licitação

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA DE COLINAS DO TOCANTINS Comissão Permanente de Licitação EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO DE FORNECEDORES O Município de Colinas do Tocantins, Estado do Tocantins, com fundamento nos artigos 34 a 37 da Lei nº 8.666/93 e demais alterações, torna público

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017 O Diretor do Campus Baturité, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas, divulga,

Leia mais

EDITAL 013/2018 PROGRAD PROGRAMA DE AUXÍLIO À PARTICIPAÇÃO DE DISCENTE EM EVENTOS

EDITAL 013/2018 PROGRAD PROGRAMA DE AUXÍLIO À PARTICIPAÇÃO DE DISCENTE EM EVENTOS Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional EDITAL 013/2018 PROGRAD PROGRAMA DE AUXÍLIO À PARTICIPAÇÃO DE DISCENTE EM EVENTOS A Pró

Leia mais

EDITAL nº1 PPGCTS REFERENTE PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DEMANDA SOCIAL 2017 MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL nº1 PPGCTS REFERENTE PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DEMANDA SOCIAL 2017 MESTRADO E DOUTORADO EDITAL nº1 PPGCTS REFERENTE PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DEMANDA SOCIAL 2017 MESTRADO E DOUTORADO O Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da Universidade Federal de São Carlos

Leia mais

EDITAL Nº 31/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROPOSTAS DE CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

EDITAL Nº 31/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROPOSTAS DE CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EDITAL Nº 31/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROPOSTAS DE CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DIRETORA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS - CAMPUS OURO PRETO,

Leia mais

CADASTRO. 4. Cópia autenticada da Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício.

CADASTRO. 4. Cópia autenticada da Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício. COMISSÃO DE CADASTRO DE FORNECEDORES CADASTRO Relação dos documentos necessários para CADASTRAMENTO no Serviço de Previdência Municipal - SEPREM, conforme artigos 27 a 31 da Lei Federal nº 8.666, de 21

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DEMANDA SOCIAL 2016

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DEMANDA SOCIAL 2016 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DEMANDA SOCIAL 2016 O Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) torna público que estão

Leia mais

EDITAL Nº 09, de 16 de julho de Processo Seletivo Simplificado para Estagiários

EDITAL Nº 09, de 16 de julho de Processo Seletivo Simplificado para Estagiários EDITAL Nº 09, de 16 de julho de 2018. Processo Seletivo Simplificado para Estagiários O Diretor Geral Pro Tempore do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNO- LOGIA BAIANO CAMPUS SERRINHA, no uso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO EDITAL N 004/2019 DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA UFRA A Universidade Federal

Leia mais