APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTO DIRETRIZES DE POLÍTICA PÚBLICA PARA O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTO DIRETRIZES DE POLÍTICA PÚBLICA PARA O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO"

Transcrição

1 APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTO DIRETRIZES DE POLÍTICA PÚBLICA PARA O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

2 POR QUE A ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO? Demanda para construção de um política pública para a educação superior de longo prazo. Uma política de Estado e não de governo. Um política que aborde a educação superior de forma sistêmica.

3 COMO O DOCUMENTO FOI ELABORADO? Constituiu-se um grupo de trabalho composto por acadêmicos e especialistas para elaboração da espinha dorsal do documento. Também foram convidados colaboradores nas áreas específicas de suas especialidades.

4 PANORAMA GERAL O documento foi construído a partir do panorama geral da educação superior em relação aos seus principais desafios como acesso, equidade, qualidade, diversidade, financiamento, etc. A partir da análise do panorama foram definidos onze grandes temas necessários para composição das diretrizes.

5 PANORAMA GERAL Governança Regulação e Supervisão Avaliação e Qualidade Financiamento Pós-Graduação e Pesquisa Inovação Acadêmica Tecnologia e Educação Digital (EAD) Formação de Professores Relação com Outros Setores Internacionalização Formação de Redes de Cooperação

6 GOVERNANÇA Profissionalização da gestão nas IES públicas e privadas visando o bom uso dos recursos. A autonomia acadêmica deve vir acompanhada do compromisso com os resultados, do cumprimento de metas, prestação de contas (accountability) e transparência.

7 REGULAÇÃO E SUPERVISÃO A regulação não deve funcionar senão para definição de marcos gerais da atividade regulada. O modelo deve ser híbrido, combinado entre todos os stakeholders. O Estado não pode assumir sozinho o papel de regulador e de forma centralizada. A regulação deve ser descentralizada junto com agências acreditadoras independentes de forma a permitir e respeitar a diversidade do sistema. A supervisão deve acontecer somente nos casos de não cumprimento das regras estabelecidas.

8 AVALIAÇÃO E QUALIDADE A avaliação deve ter papel indutor, estimulando a diversidade e, consequentemente, respeitando as diferenças regionais e a identidade de cada instituição de ensino. A avaliação deve ser mais pautada pela auto-avaliação, possibilitando acompanhar e monitorar a evolução das IES, com base num conjunto de indicadores que permitam uma visão multidimensional das instituições. A avaliação deve ser construída em conjunto com os stakeholders, sem descartar a análise de experiências empreendidas em outros países, e cumprir a finalidade de prestar conta para a sociedade.

9 FINANCIAMENTO Para tratar de financiamento, primeiro é preciso discutir qual modelo se pretende adotar: ensino gratuito universal ou acesso a financiamento para todos? O modelo atual não contempla nenhuma das duas opções. Pelas dimensões do Brasil e pelas dificuldades fiscais, ensino superior gratuito para todos é impossível. Nesse aspecto é fundamental discutir a cobrança de mensalidades nas universidades públicas para quem pode pagar, bem como a criação de um novo modelo de crédito educacional que esteja atrelado ao desempenho futuro do estudante no mercado de trabalho (modelo australiano).

10 PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Importante que se estimule a parceria com o setor produtivo e a criação de programas em cooperação entre instituições de ensino e com as empresas. A pesquisa precisa do apoio do Estado, porém deve ser gerida de forma eficiente buscando boas práticas que possibilitem a otimização dos recursos, como o compartilhamento de serviços e de aquisição de equipamentos. O modelo atual de mestrado e doutorado acadêmicos é muito longo e desestimulante. O mestrado deve assumir um caráter mais profissional e o doutorado deve atender a quem irá seguir carreira acadêmica.

11 PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Os comitês que avaliam os programas devem ter composição plural com participação dos stakeholders, devendo ir além dos aspectos acadêmicos, passando a analisar os programas também pelo lado dos serviços. Também é preciso que o sistema tenha universidades de pesquisa e que não sejam desvirtuadas de suas finalidades. Nem todas as universidades devem ser de pesquisa, pois não há recursos, mas algumas precisam ter claramente esse papel.

12 INOVAÇÃO ACADÊMICA O momento atual é disruptivo e torna-se fundamental estimular a inovação acadêmica e a cultura empreendedora. A avaliação e a regulação precisam considerar que a aprendizagem de hoje ocorre em múltiplos espaços e com diferentes metodologias. O papel do professor continua sendo fundamental, mas não é o mesmo de antes. Os currículos precisam ser mais inovadores e acompanhar toda a cadeia produtiva.

13 TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DIGITAL (EAD) A tecnologia deve ser utilizada para o desenvolvimento de modelos híbridos com estímulo para uma educação mais digital. A educação digital não deve ser encarada como substituta da educação tradicional, mas sim como uma forma de multiplicação dos modelos de aprendizagem. É preciso considerar o uso de laboratórios virtuais, plataformas tecnológicas, recursos educacionais abertos.

14 FORMAÇÃO DE PROFESSORES Há necessidade de reformulação das licenciaturas tornando-as mais próximas das práticas de aprendizagem do mundo atual e, ao mesmo tempo, aproximando-a de todos os níveis da educação. Importante tornar totalmente integrada a formação de professores com todos os níveis de ensino. Também é fundamental recuperar a profissionalidade do professor, com valorização da profissão e com vistas à nova perspectiva de aprendizagem ativa. Repensar o papel do professor, modernizando a sua formação e mudando a sua atitude diante do novo momento em que significativa parte do protagonismo da aprendizagem está sendo transferida para o aluno.

15 RELAÇÃO COM OUTROS SETORES A relação com outros setores da sociedade passa obrigatoriamente pela construção coletiva dos projetos pedagógicos, com fortalecimento da relação entre o ensino superior e o setor produtivo. Há necessidade de um olhar mais aprofundado para a trajetória dos egressos.

16 INTERNACIONALIZAÇÃO A internacionalização não está restrita somente ao intercâmbio de alunos e docentes com instituições de outros países. A internacionalização tem que estar inserida dentro dos currículos. É preciso implantar de forma sistêmica o conceito de internacionalização em casa (internationalization at home) em que os intercâmbios são promovidos por meio de plataformas tecnológicas, dando acesso e ajudando os alunos a entender e conhecer o mundo sem precisar viajar. Outra forma de estímulo é aumentar os vínculos com os países mais próximos da América Latina. Por fim, importante enfrentar o problema da validação dos créditos e dos programas de mestrados e doutorados realizados em outros países.

17 FORMAÇÃO DE REDES DE COOPERAÇÃO A formação de redes entre instituições de ensino superior deve ser estimulada para promover o compartilhamento nas áreas administrativa e acadêmica. A prática de consórcio de IES é bastante difundida no mundo e possibilita redução de custos e otimização dos resultados com amplificação das oportunidades de ensino e pesquisa com qualidade.

18 CONSIDERAÇÕES FINAIS O objetivo do documento é estimular a discussão para a elaboração de uma nova proposta de política pública que proporcione o desenvolvimento da educação superior. O SEMESP reconhece o papel de todos os agentes que compõem o ensino superior e espera que com este documento se possa abrir um diálogo para construção democrática de uma nova política pública.

PLANO ESTRATÉGICO OUI Aprovado pala Assembleia geral da OUI

PLANO ESTRATÉGICO OUI Aprovado pala Assembleia geral da OUI PLANO ESTRATÉGICO OUI 2017 2022 Aprovado pala Assembleia geral da OUI 25 de novembro de 2016 INSPIRAÇÃO OUI "Desejo estabelecer, além e livre de toda fronteira, seja esta política, geográfica, econômica,

Leia mais

DE PÓS-GRADUAÇÃO

DE PÓS-GRADUAÇÃO 6.2.2. DE PÓS-GRADUAÇÃO As áreas de abrangência da UFOB têm experimentado importante crescimento econômico e populacional nos últimos 30 anos, fato que tem ampliado significativamente a demanda por profissionais

Leia mais

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung Objetivos do SINAES Melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta. Identificar mérito e valor

Leia mais

LEGISLAÇÃO/NORMAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO IN LOCO

LEGISLAÇÃO/NORMAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO IN LOCO LEGISLAÇÃO/NORMAS Art. 214 da Constituição de 1988 trata do Sistema Nacional de Educação e da melhoria continuada da qualidade de ensino. LEI nº 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Leia mais

As Universidades Digitais e o ODS 4.3: a mediação tecnológica e a integridade da produção acadêmica

As Universidades Digitais e o ODS 4.3: a mediação tecnológica e a integridade da produção acadêmica As Universidades Digitais e o ODS 4.3: a mediação tecnológica e a integridade da produção acadêmica Carlos Alberto Pereira de Oliveira, UFAM, 10 de abril de 2017 DO QUE FALAREMOS https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2015/09/un_globalgoal_still003-1024x576.jpg

Leia mais

Agenda da MEI Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI

Agenda da MEI Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI Agenda da MEI 2019-2020 Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar e Líder da MEI CT&I uma agenda fundamental para o Brasil Prioridades construídas em torno de visões de futuro,

Leia mais

Conferência Estadual de Educação da Bahia (3ª COEED-2018)

Conferência Estadual de Educação da Bahia (3ª COEED-2018) Conferência Estadual de Educação da Bahia (3ª COEED-2018) COMO E POR QUE REALIZAR AS CONFERÊNCIAS DE EDUCAÇÃO: MUNICIPAIS, ESTADUAIS E NACIONAL TEMA CENTRAL A Consolidação do Sistema Nacional de Educação

Leia mais

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA 2013 Responsabilidade Social Reconhecimento da Diversidade do Sistema Respeito às Autonomia, Identidade, Missão e História Avaliação a partir de um conjunto

Leia mais

Fundação Oswaldo Cruz

Fundação Oswaldo Cruz Fundação Oswaldo Cruz ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA ENSP Uma Escola para Saúde, Ciência e Cidadania Lucia Maria Dupret Vice-Diretora de Ensino Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca

Leia mais

Agenda da MEI :

Agenda da MEI : Agenda da MEI 2019-2020: Inovar para desenvolver a indústria do futuro Pedro Wongtschowski Presidente do Conselho de Administração do Ultrapar e Líder da MEI 23 de novembro de 2018 Países líderes em inovação

Leia mais

PLANO BIENAL DE TRABALHO DA DIRETORIA (2014/2015) (Art. 15, inciso II do Estatuto da ANPEd)

PLANO BIENAL DE TRABALHO DA DIRETORIA (2014/2015) (Art. 15, inciso II do Estatuto da ANPEd) PLANO BIENAL DE TRABALHO DA DIRETORIA (2014/2015) (Art. 15, inciso II do Estatuto da ANPEd) APRESENTAÇÃO A ANPEd, uma das principais associações científicas brasileira no campo da educação, ao longo de

Leia mais

Políticas Públicas Caminhos para a EaD

Políticas Públicas Caminhos para a EaD Associação Universidade em Rede UniRede Políticas Públicas Caminhos para a EaD Profa. Dra. Ivete Martins Pinto Secretária Geral de Educação a Distância e Coordenadora UAB Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Luiz Dourado CNE/UFG Recife,

Luiz Dourado CNE/UFG Recife, Luiz Dourado CNE/UFG Recife, 16.09.15 PNE e a formação dos profissionais do magistério da Educação Básica Brasil: desigual e combinado; Conferências nacionais e FNE; Pne: princípios, metas e estratégias;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Planejamento Estratégico

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Planejamento Estratégico UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Planejamento Estratégico Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa 2015-2019 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 03 2 PREMISSAS...

Leia mais

O credenciamento e o recredenciamento de Centros Universitários e. ABMES, Brasília julho/2010

O credenciamento e o recredenciamento de Centros Universitários e. ABMES, Brasília julho/2010 O credenciamento e o recredenciamento de Centros Universitários e Universidades ABMES, Brasília julho/2010 O credenciamento e o recredenciamento de Centros Universitários e Universidades Paulo M. V. B.

Leia mais

Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE

Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE PROIAC Estudo sobre Núcleo Docente Estruturante (NDE) Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE Claudia Marcia Borges Barreto claudiamarcia@id.uff.br O que é NDE? Comissão de acompanhamento

Leia mais

Plano Nacional de Extensão Universitária

Plano Nacional de Extensão Universitária Plano Nacional de Extensão Universitária Princípios Básicos Assumir mais veementemente a posição de uma universidade voltada para os interesses e as necessidades da maioria da população requer a retomada

Leia mais

CAPÍTULO III DO FINANCIAMENTO

CAPÍTULO III DO FINANCIAMENTO PROJETO DE LEI Institui o Plano Estadual de Cultura da Bahia e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO

Leia mais

RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011.

RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011. RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011. Dispõe sobre a Estrutura Organizacional da Secretaria Geral de Educação à Distância da Universidade Federal de São Carlos. O Conselho de Administração da

Leia mais

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Fábio do Prado Reitor Vagner Barbeta Diretor IPEI 07 de Novembro de 2016 11/11/2016 1 1 Histórico 2 11/11/2016 2 Contextualização O MAGIS INACIANO

Leia mais

SEMINÁRIO REGIONAL ABMES

SEMINÁRIO REGIONAL ABMES SEMINÁRIO REGIONAL ABMES DECRETO 9.235 E NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO O QUE MUDA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR? Belo Horizonte 15/03/2018 IARA DE XAVIER imx@globo.com INTRODUÇÃO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA

Leia mais

PROFª DRA. CLAUDIA MAFFINI GRIBOSKI MÓDULO III. Perspectivas da avaliação como instrumento de construção da gestão universitária

PROFª DRA. CLAUDIA MAFFINI GRIBOSKI MÓDULO III. Perspectivas da avaliação como instrumento de construção da gestão universitária PROFª DRA. CLAUDIA MAFFINI GRIBOSKI MÓDULO III Perspectivas da avaliação como instrumento de construção da gestão universitária GESTÃO UNIVERSITÁRIA Políticas e estratégias de gestão para o alcance de

Leia mais

EDITAL N.º 17/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica

EDITAL N.º 17/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JOÃO PESSOA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES

Leia mais

O desafio da formulação da Política Educacional da Fiocruz

O desafio da formulação da Política Educacional da Fiocruz O desafio da formulação da Política Educacional da Fiocruz Manoel Barral-Netto VP Educação, Informação e Comunicação Reunião da Câmara Técnica de Educação Rio de Janeiro 26 de abril de 2018 Formulação

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO

Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO São Paulo janeiro de 2017 BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM Base Nacional Comum prevista: FLEXIBILIDADE

Leia mais

INDICADORES DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EAD. Kátia Cilene da Silva Ana Beatriz G. P. de Carvalho Querte T. C. Mehlecke

INDICADORES DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EAD. Kátia Cilene da Silva Ana Beatriz G. P. de Carvalho Querte T. C. Mehlecke INDICADORES DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EAD Kátia Cilene da Silva Ana Beatriz G. P. de Carvalho Querte T. C. Mehlecke DIMENSÃO CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA UAB: categorias de análise (1/2) Contribuição

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ESTE É APENAS UM MODELO PARA AUXILIAR NO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO OFICIAL.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ESTE É APENAS UM MODELO PARA AUXILIAR NO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO OFICIAL. ESTE É APENAS UM MODELO PARA AUXILIAR NO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO OFICIAL. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI - Comissões Permanentes (CCPe/CPEU) Em caso de dúvidas, entre em contato: pdi@unesp.br

Leia mais

INOVAÇÃO & DIVERSIDADE NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Cleunice Rehem Diretoria de Avaliação da Educação Superior

INOVAÇÃO & DIVERSIDADE NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Cleunice Rehem Diretoria de Avaliação da Educação Superior INOVAÇÃO & DIVERSIDADE NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Cleunice Rehem Diretoria de Avaliação da Educação Superior Diversidade & Inovação Empresas com maior diversidade de gênero têm 15% mais probabilidade

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Para contratação de pessoa física. Supervisor de Articulação Institucional

TERMO DE REFERÊNCIA Para contratação de pessoa física. Supervisor de Articulação Institucional OrganizaçãodosEstadosIbero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA Para contratação de pessoa física Supervisor de Articulação Institucional 1.Projeto:FORTALECIMENTO DO PAPEL

Leia mais

Inova Escola: Recursos

Inova Escola: Recursos Inova Escola: Recursos Tecnológicos Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

Pacto de Constituição da Rede ODS Universidades Brasil

Pacto de Constituição da Rede ODS Universidades Brasil Pacto de Constituição da Rede ODS Universidades Brasil Artigo 1º: ODS Universidades Brasil é uma rede de Instituições de Educação Superior e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) que

Leia mais

NOVA REGULAMENTAÇÃO DA EAD: O QUE MUDA PARA AS IES PROFA. DRA. IARA DE XAVIER

NOVA REGULAMENTAÇÃO DA EAD: O QUE MUDA PARA AS IES PROFA. DRA. IARA DE XAVIER NOVA REGULAMENTAÇÃO DA EAD: O QUE MUDA PARA AS IES PROFA. DRA. IARA DE XAVIER NOVA REGULAMENTAÇÃO DA EAD: O QUE MUDA PARA AS IES EAD EM NÚMEROS MARCO LEGAL EAD MUDANÇA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E NAS IES DESAFIOS

Leia mais

Guia de Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) da UNIRIO

Guia de Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) da UNIRIO Guia de Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) da UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Diretoria de Desenvolvimento

Leia mais

ESPAÇO DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM TECNOLOGIAS PARA PROFESSORES - EfeX

ESPAÇO DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM TECNOLOGIAS PARA PROFESSORES - EfeX ESPAÇO DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM TECNOLOGIAS PARA PROFESSORES - EfeX 1 Tecnologias nas mãos do professor IMPORTÂNCIA DE FORMAR PROFESSORES PARA USO DE TECNOLOGIAS McKinsey (2017) Fatores que influenciam

Leia mais

Plantas medicinais: unindo a cultura popular e o conhecimento científico na escola

Plantas medicinais: unindo a cultura popular e o conhecimento científico na escola Plantas medicinais: unindo a cultura popular e o conhecimento científico na escola Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica,

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: avaliando os Mestrados Profissionais e prospectando os Doutorados Profissionais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: avaliando os Mestrados Profissionais e prospectando os Doutorados Profissionais FORMAÇÃO DE PROFESSORES: avaliando os Mestrados Profissionais e prospectando os Doutorados Profissionais Bauru, Dezembro de 2018 Tânia Denise Kuntze UNASP MUNDO DO TRABALHO: DEMANDAS PESQUISA: APLICADA

Leia mais

Inova Escola: Espaços Diferenciados

Inova Escola: Espaços Diferenciados Inova Escola: Espaços Diferenciados Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

Resolução de problemas: desenvolvendo competências para o século XXI

Resolução de problemas: desenvolvendo competências para o século XXI Resolução de problemas: desenvolvendo competências para o século XXI Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes

Leia mais

Avaliação da Educação Superior: o que dizem os novos indicadores

Avaliação da Educação Superior: o que dizem os novos indicadores Avaliação da Educação Superior: o que dizem os novos indicadores Seminário ABMES Expositora: Profa. Dra. Iara de Moraes Xavier Brasília, 7 de junho de 2016. Sistema Nacional de Avaliação da Educação SUPERIOR

Leia mais

Novas oportunidades da educação superior na globalização

Novas oportunidades da educação superior na globalização Novas oportunidades da educação superior na globalização Claudio Rama 10º Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro (FNESP), São Paulo, Brasil, 25 e 26 de setembro, 2008 Sindicato das Entidades

Leia mais

EDITAL N.º 16/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica

EDITAL N.º 16/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JOÃO PESSOA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL Painel: Experiências bem-sucedidas em CT&I: das estratégias de financiamento à vanguarda na gestão empresarial

SEMINÁRIO INTERNACIONAL Painel: Experiências bem-sucedidas em CT&I: das estratégias de financiamento à vanguarda na gestão empresarial SEMINÁRIO INTERNACIONAL Painel: Experiências bem-sucedidas em CT&I: das estratégias de financiamento à vanguarda na gestão empresarial SÉRGIO PAUPÉRIO SÉRIO FILHO DEZEMBRO/2015 24 QUEM SOMOS De origem

Leia mais

IV Encontro Regional da ABRAFI III Fórum de Educação Superior do Estado de Goiás Os novos instrumentos de avaliação do SINAES

IV Encontro Regional da ABRAFI III Fórum de Educação Superior do Estado de Goiás Os novos instrumentos de avaliação do SINAES IV Encontro Regional da ABRAFI III Fórum de Educação Superior do Estado de Goiás Os novos instrumentos de avaliação do SINAES Sérgio R. K. Franco Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Informações

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Informações Informações Apresentação A Universidade Braz Cubas compromissada com a educação profissional e formação de pessoas, acompanhando a sociedade atual, adotou uma nova política institucional que transforma

Leia mais

Curitiba - PR 10/agosto/2015. Instrumento de Avaliação do SINAES

Curitiba - PR 10/agosto/2015. Instrumento de Avaliação do SINAES Curitiba - PR 10/agosto/2015 Instrumento de Avaliação do SINAES Número de IES e de Matrículas de Graduação, por Organização Acadêmica Brasil - 2013 Organização Acadêmica Instituições Matrículas Total %

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (PRSE)

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (PRSE) Centro de Ensino Superior Morgana Potrich Eireli Faculdade Morgana Potrich Diretoria Geral POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (PRSE) Faculdade Morgana Potrich - https://www.famp.edu.br/ Campus

Leia mais

Sistemas de Responsabilidade Pública para Medir, Monitorar e Informar sobre Políticas Urbanas Sustentáveis na América Latina

Sistemas de Responsabilidade Pública para Medir, Monitorar e Informar sobre Políticas Urbanas Sustentáveis na América Latina Sistemas de Responsabilidade Pública para Medir, Monitorar e Informar sobre Políticas Urbanas Sustentáveis na América Latina Luciana Tuszel luciana.tuszel@onuhabitat.org 1. A AGENDA 2030 2. O PROJETO DO

Leia mais

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir INOVAÇÃO EDUCATIVA_ Escolhemos inventar o futuro por meio da Inovação Educativa Acreditamos na educação disruptiva, personalizada e em linha com os avanços tecnológicos Movidos por um sentimento voluntário,

Leia mais

MESTRANDAS: Ana Cristina Bento Fernandes e Paula Cristina Rodrigues Mestre DOCENTE: Prof. Dr. Roque Antunes MÓDULO: Modelos e Práticas de Formação de

MESTRANDAS: Ana Cristina Bento Fernandes e Paula Cristina Rodrigues Mestre DOCENTE: Prof. Dr. Roque Antunes MÓDULO: Modelos e Práticas de Formação de MESTRANDAS: Ana Cristina Bento Fernandes e Paula Cristina Rodrigues Mestre DOCENTE: Prof. Dr. Roque Antunes MÓDULO: Modelos e Práticas de Formação de Professores Mestrado em Ciências da Educação, na área

Leia mais

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. x1 1 x x x. x1 x x x

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. x1 1 x x x. x1 x x x EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO 77. Tendo em vista a construção do PNE e do SNE como política de Estado, são apresentadas, a seguir, proposições

Leia mais

Diretoria Executiva Gestão Eudes de Freitas Aquino Presidente. Orestes Barrozo Medeiros Pullin Vice-Presidente

Diretoria Executiva Gestão Eudes de Freitas Aquino Presidente. Orestes Barrozo Medeiros Pullin Vice-Presidente Diretoria Executiva Gestão 2013 2017 Eudes de Freitas Aquino Presidente Orestes Barrozo Medeiros Pullin Vice-Presidente João Saad Diretor Administrativo Euclides Malta Carpi Diretor Financeiro Valdmário

Leia mais

BNCC E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ENCONTRO DO GT DO ENSINO MÉDIO CONSED MAIO 2018

BNCC E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ENCONTRO DO GT DO ENSINO MÉDIO CONSED MAIO 2018 BNCC E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO ENCONTRO DO GT DO ENSINO MÉDIO CONSED MAIO 2018 Parecer CNE/CP Nº 11/2009 Dificilmente, com qualquer modelo, o Ensino Médio cumprirá suas

Leia mais

CONSTRUINDO DIÁLOGOS PROMEA-RIO

CONSTRUINDO DIÁLOGOS PROMEA-RIO CONSTRUINDO DIÁLOGOS EIXOS PARTICIPAÇÃO TRANSPARÊNCIA INCLUSÃO RESPEITO ÀS DIVERSIDADES LEGISLAÇÃO Lei Municipal nº O4791/08 que Institui o Sistema Municipal de Educação Ambiental. Decreto 37526 de 08/08/2013

Leia mais

POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO Aprovado na Reunião do Conselho Universitário em 22.09.2015 de acordo com a Resolução CONSU nº 41 / 2015. Gabinete da Reitoria setembro de 2015. POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária MP

Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária MP CAD310001 CAD310002 CAD310003 CAD310004 CAD310005 CAD310006 Educação e Sociedade Políticas Públicas. Sociedade de Mercado a Sociedade Mercantilizada. A Educação Superior no contexto político, econômico

Leia mais

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA 2013 10 DIMENSÕES EIXOS DIMENSÕES 1 Missão e PDI 2 Política para o ensino, a pesquisa, a pósgraduação e a extensão 3 Responsabilidade social da IES Eixo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA RESOLUÇÃO 001/2012 FEF/UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA RESOLUÇÃO 001/2012 FEF/UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA RESOLUÇÃO 001/2012 FEF/UFG Institui e regulamenta o funcionamento do Estágio Curricular Não Obrigatório dos cursos de Licenciatura e Bacharelado

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO

REGIMENTO INTERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO REGIMENTO INTERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO Art. 1º. O Estágio Curricular Obrigatório dos cursos de graduação das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DE ESTADOS IBERO- AMERICANOS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA E A EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA

A ORGANIZAÇÃO DE ESTADOS IBERO- AMERICANOS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA E A EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA A ORGANIZAÇÃO DE ESTADOS IBERO- AMERICANOS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA E A EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA Seminário Política Brasileira de Educação ao Longo da Vida. Porto Seguro, 16 a 18 de setembro

Leia mais

Formação de Professores: Novos Desafios. Maria Helena Guimarães de Castro

Formação de Professores: Novos Desafios. Maria Helena Guimarães de Castro Formação de Professores: Novos Desafios Maria Helena Guimarães de Castro SUMÁRIO übreve DIAGNÓSTICO üpropostas do MEC ütendências na formação de professores ünovos DESAFIOS PREMISSA A QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS

Leia mais

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Propladi Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro Petrolina-PE - CEP.: 56.304-917 Fone: (87) 2101-6804

Leia mais

Seminários de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Seminários de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Seminários de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Eixo Pesquisa Roteiro: elaboramos, para cada pergunta, uma lista de sugestões para motivar o grupo na elaboração de suas respostas,

Leia mais

O papel da Undime no fortalecimento da gestão municipal da educação

O papel da Undime no fortalecimento da gestão municipal da educação DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS 2016 O papel da Undime no fortalecimento da gestão municipal da educação Prof. Dr. Alessio Costa Lima Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/

Leia mais

PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS AGENDA 1. Reflexão participação da comunidade 2. Redefinição dos Programas Estruturantes 3. Reorganização dos 4. Redefinição dos 5. Novo Calendário de Entregas

Leia mais

De acordo ao PDI do IFSP, no que se refere às Políticas de Pesquisa, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são verdadeiros

De acordo ao PDI do IFSP, no que se refere às Políticas de Pesquisa, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são verdadeiros De acordo ao PDI do IFSP, no que se refere às Políticas de Pesquisa, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são verdadeiros fomentadores do diálogo dentro de seu território, cabe provocar

Leia mais

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE política de SUSTENTABILIDADE INTRODUÇÃO Esta Política representa o compromisso da Santos Brasil em enraizar a Sustentabilidade em sua cultura, nas decisões de negócio e em suas práticas diárias, servindo

Leia mais

Laboratório de criação de vídeos de bolso

Laboratório de criação de vídeos de bolso Laboratório de criação de vídeos de bolso Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina

Leia mais

Estratégia para redução da distorção idade-série implementada

Estratégia para redução da distorção idade-série implementada Guia de Dicas de Políticas Públicas 93 RESULTADO SISTÊMICO 8 Estratégia para redução da distorção idade-série implementada Um dos indicadores mais importantes para a garantia do direito à educação de crianças

Leia mais

CANDIDATURA a PRESIDENTE do INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS da UNIVERSIDADE DO MINHO PROGRAMA DE AÇÃO

CANDIDATURA a PRESIDENTE do INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS da UNIVERSIDADE DO MINHO PROGRAMA DE AÇÃO CANDIDATURA a PRESIDENTE do INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS da UNIVERSIDADE DO MINHO PROGRAMA DE AÇÃO 2019-2022 26 de fevereiro de 2019 ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA O objetivo estratégico desta candidatura é contribuir

Leia mais

Texto referência para a Audiência Pública sobre as Diretrizes para a Política de Extensão na Educação Superior Brasileira

Texto referência para a Audiência Pública sobre as Diretrizes para a Política de Extensão na Educação Superior Brasileira MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Texto referência para a Audiência Pública sobre as Diretrizes para a Política de Extensão na Educação Superior Brasileira

Leia mais

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO OBS.: Alterações propostas por MG e PR e assumidas pelo Grupo de Trabalho do Eixo I foram marcadas em AMARELO, novas propostas formuladas e incluídas na plenária do dia 24/04/2013 foram marcadas em AZUL

Leia mais

PRODOCÊNCIA UEPB: PROFISSÃO DOCENTE, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

PRODOCÊNCIA UEPB: PROFISSÃO DOCENTE, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA PRODOCÊNCIA UEPB: PROFISSÃO DOCENTE, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA 1. INTRODUÇÃO Morgana Lígia de Farias Freire E-mail: morgana.ligia@bol.com.br Paula Almeida de Castro E-mail: paulacastro@uepb.edu.br

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. 1 SUMÁRIO 1 - OBJETIVO... 3 2 - PREMISSAS... 3 3 - APLICABILIDADE... 4 4 PRINCÍPIOS DA... 4 5 PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES... 8 6 - REFERÊNCIAS... 11 2 APROVAÇÃO PERANTE

Leia mais

Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica

Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica 7ª Conferência Nacional de Educação CNTE Outubro 2009 Helena Costa Lopes de Freitas MEC/SEB/ANFOPE

Leia mais

Telefone: (61) Rua Acre, Qd. 02. Lts.17/18, s/n Setor de Chácaras Anhanguera Valparaíso de Goiás/GO CEP

Telefone: (61) Rua Acre, Qd. 02. Lts.17/18, s/n Setor de Chácaras Anhanguera Valparaíso de Goiás/GO CEP 1 SUMÁRIO TÍTULO I DA FINALIDADE E DA ESTRUTURA... 3 TÍTULO II DOS OBJETIVOS... 3 TÍTULO III DAS RESPONSABILIDADES E DAS COMPETÊNCIAS... 4 TÍTULO IV DAS SOLICITAÇÕES E DO ATENDIMENTO... 7 TÍTULO V DOS

Leia mais

Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação

Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação Dimensão 1 DIDÁTICO-PEDAGÓGICA CATEGORIAS DE ANÁLISE 1.1 Gestão Acadêmica 1.2 Projeto do Curso 1.3 Atividades acadêmicas articuladas ao ensino de graduação 1.1 GESTÃO ACADÊMICA 1.1.1 Responsabilidade Social

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS

DECLARAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS DECLARAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS Países da América Latina, Caribe e Península Ibérica apontam o caminho para assegurar a prática da boa Medicina e a assistência de qualidade para as populações Diante dos obstáculos

Leia mais

PLANO DE GESTÃO

PLANO DE GESTÃO Universidade Federal de Goiás Escola de Veterinária e Zootecnia PLANO DE GESTÃO 2018-2022 Este plano de gestão foi construído após reunião com todos os Setores, Departamentos e Órgãos da Escola de Veterinária

Leia mais

Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento da EPT no Brasil até 2024

Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento da EPT no Brasil até 2024 Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento da EPT no Brasil até 2024 Marcelo Machado Feres Secretário de Educação Profissional e Tecnológica SETEC Ministério da Educação XXXIX edição da Reunião dos

Leia mais

O NOVO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PRÓPRIAS DE AVALIAÇÃO - CPA INSTITUCIONAL E AS COMISSÕES

O NOVO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PRÓPRIAS DE AVALIAÇÃO - CPA INSTITUCIONAL E AS COMISSÕES Suzana Schwerz Funghetto Coordenadora-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior/DAES/INEP FACCAT outubro 15 O NOVO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E AS COMISSÕES

Leia mais

Profissão Docente e Sistema Nacional de Formação de Professores. Helena Costa Lopes de Freitas DEB-CAPES

Profissão Docente e Sistema Nacional de Formação de Professores. Helena Costa Lopes de Freitas DEB-CAPES Profissão Docente e Sistema Nacional de Formação de Professores Helena Costa Lopes de Freitas DEB-CAPES helena.freitas@capes.gov.br PRINCÍPIOS A formação de qualidade elevada de pedagogos, educadores e

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Fórum Regional Sudeste de Pró-Reitores de Graduação (FORGRAD) Universidade Católica de Petrópolis, RJ 01/04/2016 1. 2. Precarização do Programa 3.

Leia mais

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA E EXTERNA: visão integrada dos processos e o papel das Comissões Próprias de Avaliação (CPA) INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA 2013 Constituem

Leia mais

DECRETO Nº 9.149, DE 28 DE AGOSTO DE 2017

DECRETO Nº 9.149, DE 28 DE AGOSTO DE 2017 DECRETO Nº 9.149, DE 28 DE AGOSTO DE 2017 Cria o Programa Nacional de Voluntariado, institui o Prêmio Nacional do Voluntariado e altera o Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, que institui a Política

Leia mais

ENFERMAGEM PROMOÇÃO DA SAÚDE. Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM PROMOÇÃO DA SAÚDE. Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Aula 6 Profª. Tatiane da Silva Campos PORTARIA Nº 2.446, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2014 Redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Art. 11. Compete às esferas federal, estaduais, do

Leia mais

ATO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: RC - Resolução do CONSAD. Resolução n. 62, de 17 de março de 2015.

ATO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: RC - Resolução do CONSAD. Resolução n. 62, de 17 de março de 2015. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO Avenida Presidente Tancredo Neves, 2501 Terra Firme Cep: 66077-530 - Belém/Pará Tel.: (91)3210-5165/3210-5166

Leia mais

PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO

PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO PROPOSTA DE AUTO-AVALIAÇÃO Nesta proposta, que se enquadra perfeitamente no objetivo da Autoavaliação que é identificar o perfil e o significado de atuação da UFSJ, por meio de suas atividades, cursos,

Leia mais

FACULDADE HORIZONTINA - FAHOR PAE - PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

FACULDADE HORIZONTINA - FAHOR PAE - PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS FACULDADE HORIZONTINA - FAHOR PAE - PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS HORIZONTINA - RS 2011 PAE Programa de Acompanhamento de Egressos I HISTÓRICO Desde 2006, ano em que formou a sua primeira turma,

Leia mais

REGULAMENTO DO SEGUNDO CICLO DE ESTUDOS EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA (Educação de Infância/1.º Ciclo do Ensino Básico)

REGULAMENTO DO SEGUNDO CICLO DE ESTUDOS EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA (Educação de Infância/1.º Ciclo do Ensino Básico) REGULAMENTO DO SEGUNDO CICLO DE ESTUDOS EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA (Educação de Infância/1.º Ciclo do Ensino Básico) Artigo 1.º (Objeto e Âmbito) 1. O presente documento visa regulamentar o ciclo de estudos

Leia mais

Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual. Brasília, 16 de novembro de 2005

Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual. Brasília, 16 de novembro de 2005 Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual Brasília, 16 de novembro de 2005 1 Monitoramento e Avaliação do PPA Objetivos Proporcionar maior transparência às ações de governo; Auxiliar a tomada de decisão;

Leia mais

Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará. Eixo Temático Gestão Democrática

Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará. Eixo Temático Gestão Democrática Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará Eixo Temático Gestão Democrática Ceará, 2015 1 Socioeconômico Diagnóstico Para compreender a situação da educação no estado do Ceará é necessário também

Leia mais

POLÍTICA DE EGRESSO MINUTA DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AO EGRESSO PROAE

POLÍTICA DE EGRESSO MINUTA DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AO EGRESSO PROAE Programa de Acompanhamento ao Egresso dos Cursos Regulares do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Rio Pomba IF SUDESTE MG Campus RP CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS Pau dos Ferros RN PAE PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS 1 HISTÓRICO Com 04(quatro) turmas de Administração formadas e 02(duas) turmas de Direito, a Faculdade

Leia mais

República Federativa do Brasil Governo Federal. Educação a Distância. e as novas tecnologias

República Federativa do Brasil Governo Federal. Educação a Distância. e as novas tecnologias República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Educação a Distância e as novas tecnologias Educação Personalizada Vencendo as Barreiras Geográficas e Temporais EAD NO ENSINO PRESENCIAL

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional Plano de Desenvolvimento Institucional Âmbito de atuação Missão Visão Elementos Duráveis Princípios Elementos Mutáveis (periodicamente) Análise Ambiental Objetivos Estratégicos Metas Planos de Ação PDI

Leia mais

RESOLUÇÃO AD REFERENDUM N 20, DE 24 DE ABRIL DE 2018.

RESOLUÇÃO AD REFERENDUM N 20, DE 24 DE ABRIL DE 2018. Dispõe sobre a Política de Línguas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. O Presidente do (CS) DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB), no uso

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN ( )

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN ( ) PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN (2018-2020) Proponente e candidata à coordenação: Professora Ms

Leia mais

QUAL SOCIEDADE GLOBAL? UMA SOCIEDADE MAIS COLABORATIVA E INTEGRADA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, SUSTENTÁVEL E PACÍFICA

QUAL SOCIEDADE GLOBAL? UMA SOCIEDADE MAIS COLABORATIVA E INTEGRADA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, SUSTENTÁVEL E PACÍFICA QUAL SOCIEDADE GLOBAL? UMA SOCIEDADE MAIS COLABORATIVA E INTEGRADA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, SUSTENTÁVEL E PACÍFICA Reunir setores, atores e cidadãos para criarem juntos. Promover uma cultura de transformação

Leia mais