Avaliação Diagnóstica Matriz de Referência

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação Diagnóstica Matriz de Referência"

Transcrição

1 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE INFORMAÇÕES E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS SUPERINTENDÊNCIA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Avaliação Diagnóstica Matriz Referência 1º ano - Ensino (prova composta por itens do 9º ano EF) CBC - Língua Portuguesa Subtema: Não tem Tópico: 22 - Flexão verbal no português padrão (PP) e não padrão (PNP) Habilida: Reconhecer e usar mecanismos flexão verbal, Detalhamento: Corrigir um texto ou sequência textual, consirando a necessida uso da norma-padrão flexão verbal. Subtema: Não tem Tópico: 23 - Flexão nominal no português padrão (PP) e não padrão (PNP) Habilida: Reconhecer e usar mecanismos flexão nominal, Detalhamento: Avaliar aquação da flexão nominal padrão ou não padrão em um texto ou sequência textual, consirando a situação comunicativa e o gênero do texto. Subtema: Não tem Tópico: 1 - Contexto produção, circulação e recepção textos Habilida: Consirar os contextos produção, circulação e recepção textos, na compreensão e na produção textual, Detalhamento: Relacionar gênero textual, suporte, varieda linguística e estilística e objetivo comunicativo da interação. Subtema: Não tem Tópico: 9 - Textualização do discurso relato Habilida: Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias textualização do discurso relato, na compreensão e na produção textos. Detalhamento: Reconhecer e usar mecanismos coesão nominal em um texto ou sequência relato. Subtema: Não tem Tópico: 7 - Intertextualida e metalinguagem Habilida: Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias intertextualida e metalinguagem na compreensão e na produção textos. Detalhamento: Reconhecer marcas metalinguagem em um texto e seus efeitos sentido. Subtema: Não tem Tópico: 5 - Signos não verbais (sons, ícones, imagens, grafismos, gráficos, infográficos, tabelas...) Habilida: Integrar informação verbal e não verbal na compreensão e na produção textos, Detalhamento: Relacionar sons, imagens, gráficos e tabelas a informações verbais explícitas ou implícitas em um texto.

2 Subtema: Não tem Tópico: 11 - Textualização do discurso expositivo Habilida: Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias textualização do discurso expositivo, na compreensão e na produção textos. Detalhamento: Reconhecer e usar mecanismos coesão verbal em um texto ou sequência expositiva. Subtema: Não tem Tópico: 3 - Organização temática Habilida: Construir coerência temática na compreensão e na produção textos, produtiva e Detalhamento: Inferir informações (dados, fatos, argumentos, conclusões...) implícitas em um texto. Subtema: Não tem Tópico: 18 - Perigrafia livros literários Habilida: Ler livros literários, consirando, produtiva e autonomamente, as informações seus textos perigráficos. Detalhamento: Reconhecer as funções comunicativas da capa um livro literário: intificar a obra e o stinatário previsto, estabelecer pactos leitura, motivar a leitura da obra. Subtema: Não tem Tópico: 24 - A frase na norma padrão Habilida: Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, a frase padrão em contextos que a exijam. Detalhamento: Reconhecer marcas do relacionamento entre as palavras uma frase. Subtema: Não tem Tópico: 3 - Organização temática Habilida: Construir coerência temática na compreensão e na produção textos, produtiva e Detalhamento: Comparar textos que falem um mesmo tema quanto ao tratamento sse tema. Subtema: Não tem Tópico: 6 - Vozes do discurso Habilida: Reconhecer e usar estratégias enunciação na compreensão e na produção textos, Detalhamento: Reconhecer e usar focos enunciativos (pontos vista) aquados aos efeitos sentido pretendidos. Subtema: Não tem Tópico: 17 - Credibilida do suporte jornal: linha editorial, público-alvo e tratamento iológico-linguístico da informação Habilida: Ler jornal, consirando o tratamento iológico-linguístico da informação. Detalhamento: Avaliar criticamente o grau objetivida e credibilida um jornal a partir da verificação do uso estratégias apropriadas à produção sses efeitos sentido.

3 Subtema: Não tem Tópico: 25 - A frase na norma padrão: período simples Habilida: Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, o período simples padrão em contextos que o exijam. Detalhamento: Reconhecer sintagmas que funcionem como constituintes imediatos um período simples. Eixo: III - A Literatura e outras Manifestações Culturais Tema: 1 - Mitos e símbolos literários na cultura contemporânea Subtema: Não tem Tópico: 30 - Mitos e ritos iniciação ou passagem Habilida: Reconhecer mitos e ritos iniciação como matrizes construção culturas e subjetividas. Detalhamento: Reconhecer características e valores mitos/ritos iniciação em diferentes gêneros literários e em outras produções culturais. Subtema: Não tem Tópico: 26 - A frase na norma padrão: o período composto Habilida: Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, o período composto padrão em contextos que o exijam. Detalhamento: Intificar efeitos sentido do uso orações causais, consecutivas, concessivas, condicionais, finais, temporais, comparativas, proporcionais, conformativas, modais e locativas em um período composto. Subtema: Não tem Tópico: 1 - Contexto produção, circulação e recepção textos Habilida: Consirar os contextos produção, circulação e recepção textos, na compreensão e na produção textual, Detalhamento: Reconhecer o objetivo comunicativo (finalida ou função sociocomunicativa) um texto ou gênero textual. Subtema: Não tem Tópico: 12 - Textualização do discurso argumentativo Habilida: Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias textualização do discurso argumentativo, na compreensão e na produção textos. Detalhamento: Recriar textos argumentativos lidos ou ouvidos em textos do mesmo gênero ou gênero diferente. Subtema: Não tem Tópico: 21 - Uso pronomes pessoais no português padrão (PP) e não padrão (PNP) Habilida: Reconhecer e usar o pronome pessoal, Detalhamento: Corrigir um texto ou sequência textual, consirando a necessida uso da norma padrão emprego do pronome pessoal. Subtema: Não tem Tópico: 16 - Primeira página Habilida: Ler e produzir textos característicos da primeira página jornal, produtiva e Detalhamento: Distinguir textos informativos textos opinativos a partir da análise seus títulos (preferência pela orm canônica e verbos nos presente do indicativo x preferência por frases nominais).

4 Subtema: Não tem Tópico: 15 - Organização do suporte jornal: relações com o público-alvo Habilida: Ler e produzir textos jornal, relacionando, produtiva e autonomamente, a organização sse suporte ao público-alvo. Detalhamento: Intificar a origem e a formação neologismos usados em matérias jornalísticas. Subtema: Não tem Tópico: 19 - A linguagem verbal: modalidas, variedas, registros Habilida: Compreenr a língua como fenômeno histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos uso. Detalhamento: Reconhecer semelhanças e diferenças entre a fala e a escrita quanto a condições produção, usos, funções sociais e estratégias textualização. Subtema: Não tem Tópico: 26 - A frase na norma padrão: o período composto Habilida: Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, o período composto padrão em contextos que o exijam. Detalhamento: Pontuar, produtiva e autonomamente, orações um período composto.

5 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE INFORMAÇÕES E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS SUPERINTENDÊNCIA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Avaliação Diagnóstica Matriz Referência 2º ano - Ensino (prova composta por itens do 1º ano EM) CBC - Língua Portuguesa Subtema: Não tem Tópico: 3 - Organização temática Habilida: Construir coerência temática na compreensão e na produção textos, produtiva e Detalhamento: 3.10 Comparar textos que falem um mesmo tema quanto ao tratamento sse tema. Subtema: Não tem Tópico: 16 - Capa revista Habilida: Ler capas revistas, Detalhamento: 16.9 Distinguir matérias educativas, informativas, entretenimento e formação opinião a partir da análise das chamadas capa uma revista. Subtema: Não tem Tópico: 5 - Signos não verbais (sons, ícones, imagens, grafismos, gráficos, tabelas...) Habilida: Integrar informação verbal e não verbal na compreensão e na produção textos, Detalhamento: 5.1 Relacionar sons, imagens, gráficos e tabelas a informações verbais explícitas ou implícitas em um texto. Eixo: II - Linguagem e língua Subtema: Não tem Tópico: 20 - A linguagem como ativida sócio-interativa Habilida: Reconhecer o sentido como produto interação verbal (efeito discursivo). Detalhamento: 20.1 Reconhecer a possibilida uma mesma forma linguística (palavra, sintagma ou frase) ter sentidos diferentes em um texto ou sequência textual. Subtema: Não tem Tópico: 6 - Vozes do discurso Habilida: Reconhecer e usar estratégias enunciação na compreensão e na produção textos, Detalhamento: 6.9 Reconhecer e usar focos enunciativos (pontos vista) aquados aos efeitos sentido pretendidos. Subtema: Não tem Tópico: 7 - Intertextualida e metalinguagem Habilida: Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias intertextualida e metalinguagem na compreensão e na produção textos. Detalhamento: 7.2 Explicar efeitos sentido estratégias intertextuais usadas em um texto.

6 Subtema: Não tem Tópico: 9 - Textualização do discurso relato Habilida: Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias textualização do discurso relato, na compreensão e na produção textos. Detalhamento: 9.2 Distinguir fato opinião em um texto ou sequência relato. Subtema: Não tem Tópico: 8 - Textualização do discurso narrativo (ficcional) Habilida: Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias textualização do discurso narrativo, na compreensão e na produção textos. Detalhamento: 8.3 Reconhecer e usar mecanismos coesão verbal em um texto ou sequência narrativa. Subtema: Não tem Tópico: 17 - Credibilida do suporte revista: linha editorial, público-alvo e tratamento iológico-linguístico da informação Habilida: Ler revistas, consirando criticamente o tratamento iológico-linguístico da informação. Detalhamento: 17.6 Posicionar-se criticamente frente a uma revista, consirando o tratamento iológico linguístico da informação e sua linha editorial. Subtema: Não tem Tópico: 6 - Vozes do discurso Habilida: Reconhecer e usar estratégias enunciação na compreensão e na produção textos, Detalhamento: 6.3 Interpretar efeitos sentido correntes da representação ou da não representação, em um texto, suas vozes (locutoras ou sociais) e alocutários. Eixo: II - Linguagem e língua Subtema: Não tem Tópico: 21 - A língua portuguesa ao longo do tempo Habilida: Reconhecer o caráter histórico, heterogêneo, variável e sensível do léxico aos contextos uso. Detalhamento: 21.3 Analisar as condições uso e os efeitos sentido estrangeirismos. Subtema: Não tem Tópico: 14 - Textualização do discurso poético Habilida: Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias textualização do discurso poético, na compreensão e na produção textos. Detalhamento: 14.4 Reconhecer estratégias musicais e visuais do discurso poético em um texto ou sequência textual literária. Eixo: II - Linguagem e língua Subtema: Não tem Tópico: 22 - Variação linguística no português brasileiro Habilida: Valorizar as variedas do português brasileiro como elemento intida cultural. Detalhamento: 22.4 Avaliar o uso variedas linguísticas e estilísticas em um texto, consirando a situação comunicativa e o gênero textual.

7 Eixo: III - A literatura brasileira e outras manifestações culturais Tema: 1 - Temas, motivos e estilos na literatura brasileira e em outras manifestações culturais Subtema: Não tem Tópico: 33 - O índio na literatura brasileira Habilida: Relacionar formas diferentes representação do índio a contextos históricos e literários diferentes. Detalhamento: 33.1 Comparar representações do índio em textos literários uma mesma época ou épocas diferentes da história literária brasileira. Eixo: III - A literatura brasileira e outras manifestações culturais Tema: 1 - Temas, motivos e estilos na literatura brasileira e em outras manifestações culturais Subtema: Não tem Tópico: 31 - O autor e seu fazer literário Habilida: Relacionar diferentes concepções autor e fazer literário a contextos históricos e literários diferentes. Detalhamento: 31.3 Comparar concepções autor e fazer literário presentes em textos literários uma mesma época ou épocas diferentes da história literária brasileira. Eixo: II - Linguagem e língua Subtema: Não tem Tópico: 20 - A linguagem como ativida sócio-interativa Habilida: Reconhecer o sentido como produto interação verbal (efeito discursivo). Detalhamento: 20.1 Reconhecer a possibilida uma mesma forma linguística (palavra, sintagma ou frase) ter sentidos diferentes em um texto ou sequência textual. e Suportes e Discursos Subtema: Não tem Tópico: 2 - Referenciação bibliográfica, segundo normas da ABNT, : Habilida: Referenciar textos e suportes, segundo normas da ABNT. Detalhamento: 2.3 Referenciar textos e suportes, segundo normas da ABNT. Subtema: Não tem Tópico: 2 - Referenciação bibliográfica, segundo normas da ABNT, Habilida: Integrar referenciação bibliográfica à compreensão textos, produtiva e Detalhamento: 2.3 Referenciar textos e suportes em trabalhos escolares, segundo normas da ABNT. Eixo: III - A literatura brasileira e outras manifestações culturais Tema: 1 - Temas, motivos e estilos na literatura brasileira e em outras manifestações culturais Subtema: Não tem Tópico: 32 - Discursos fundadores Habilida: Reconhecer os discursos fundadores da brasilida e seus efeitos sentido, em textos e manifestações culturais diferentes épocas. Detalhamento: 32.2 Reconhecer nos discursos ou mitos fundadores do Brasil uma visão mundo eurocêntrica. Eixo: II - Linguagem e língua Subtema: Não tem Tópico: 22 - Variação linguística no português brasileiro Habilida: Valorizar as variedas do português brasileiro como elemento intida cultural. Detalhamento: 22.4 Avaliar o uso variedas linguísticas e estilísticas em um texto, consirando a situação comunicativa e o gênero textual. Subtema: Não tem Tópico: 10 - Textualização do discurso scritivo Habilida: Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias textualização do discurso scritivo, na compreensão e na produção textos.

8 Detalhamento: 10.3 Reconhecer e usar mecanismos coesão verbal em um texto ou sequência scritiva. Subtema: Não tem Tópico: 4 - Seleção lexical e efeitos sentido Habilida: Usar, produtiva e autonomamente, a seleção lexical como estratégia produção sentido e focalização temática, na compreensão e na produção textos. Detalhamento: 4.2 Reconhecer recursos lexicais e semânticos usados em um texto e seus efeitos sentido. Subtema: Não tem Tópico: 3 - Organização temática Habilida: Construir coerência temática na compreensão e na produção textos, produtiva e Detalhamento: 3.4 Reconhecer informações explícitas em um texto. Subtema: Não tem Tópico: 9 - Textualização do discurso relato Habilida: Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias textualização do discurso relato, na compreensão e na produção textos. Detalhamento: 9.7 Reconhecer e usar mecanismos coesão nominal em um texto ou sequência relato. Subtema: Não tem Tópico: 15 - Organização do suporte revista: relações com o público-alvo Habilida: Ler revistas, relacionando, produtiva e autonomamente, a organização sse suporte ao público-alvo. Detalhamento: Reconhecer efeitos sentido do uso gírias em reportagens antigas e recentes. Subtema: Não tem Tópico: 1 - Contexto produção, circulação e recepção textos Habilida: Consirar os contextos produção, circulação e recepção textos, na compreensão e na produção textual, Detalhamento: 1.13 Reconhecer, em um texto, marcas da intificação política, religiosa, iológica ou interesses econômicos do produtor. Subtema: Não tem Tópico: 1 - Contexto produção, circulação e recepção textos Habilida: Consirar os contextos produção, circulação e recepção textos, na compreensão e na produção textual, Detalhamento: 1.5 Reconhecer semelhanças e diferenças tratamento dado a um mesmo tópico discursivo em textos diferentes gêneros.

9 Matriz Referência - Língua Portuguesa 3º ano EM - Avaliação Diagnóstica EIXO TEMA SUBTEMA TÓPICOS E SUBTÓPICOS DE CONTEÚDO GRAU DE DIFICULDADE Habilida Descrição da Habilida I- Compreensão e I-Compreensão e I-Compreensão e I-Compreensão e I-Compreensão e I-Compreensão e Contextuali zação tematizaçã o tematizaçã o tematizaçã o enunciação enunciação 1. Contexto produção, circulação e recepção textos Fácil/Fácil 3. Organização temática Fácil/Fácil 4. Seleção lexical e efeitos sentido 5. Signos não verbais (sons, ícones, imagens, grafismos, gráficos, tabelas...) /Dificil/F ácil 6. Vozes do discurso / 7. Intertextualida e metalinguagem Consirar os contextos produção, circulação e recepção textos, na compreensão e na produção textual, Construir coerência temática na compreensão e na produção textos, produtiva e Usar, produtiva e autonomamente, a seleção lexical como estratégia produção sentido e focalização temática, na compreensão e na produção textos. Integrar informação verbal e não verbal na compreensão e na produção textos, Reconhecer e usar estratégias enunciação na compreensão e na produção textos, Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias intertextualida e metalinguagem na compreensão e na produção textos.

10 I-Compreensão e I- Compreensão e I- Compreensão e I- Compreensão e textualizaç ão textualizaç ão textualizaç ão Livros didáticos e técnicos 9. Textualização do discurso relato 11. Textualização do discurso expositivo 13. Textualização do discurso injuntivo 18. Perigrafia livros didáticos e técnicos Fácil Fácil Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias textualização do discurso relato, na compreensão e na produção textos. Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias textualização do discurso expositivo, na compreensão e na produção textos. Reconhecer e usar, produtiva e autonomamente, estratégias textualização do discurso injuntivo, na compreensão e na produção textos. Ler livros didáticos e técnicos, consirando, produtiva e autonomamente, as informações seus textos perigráficos. II-Linguagem e Língua 2-Aspectos Linguísticos do discursos dos gêneros 23. O uso pronomes pessoais no português padrão (PP) e não padrão (PNP) Fácil/ Reconhecer e usar pronomes pessoais, II-Linguagem e Língua 2-Aspectos Linguísticos do discursos dos gêneros 25. A regência verbal e nominal no português padrão (PP) e não padrão (PNP) Reconhecer e usar mecanismos regência verbal e nominal, produtiva e II-Linguagem e Língua 2-Aspectos Linguísticos do discursos dos gêneros 26. O uso pronomes relativos no português padrão (PP) e não padrão (PNP) Fácil Reconhecer e usar pronomes relativos,

11 III-A Literatura Brasileira e outras Manifestações Culturais 3- Temas,motivos e estilos na literatura brasileira e em outras manifestações culturais 34. O amor e a mulher na literatura brasileira Relacionar formas diferentes representação do amor e da mulher a contextos históricos e literários diferentes. III-A Literatura Brasileira e outras Manifestações Culturais 3- Temas,motivos e estilos na literatura brasileira e em outras manifestações culturais 35. O negro na literatura brasileira Fácil Relacionar formas diferentes representação do negro a contextos históricos e literários diferentes. III-A Literatura Brasileira e outras Manifestações Culturais 3- Temas, motivos e estilos na literatura brasileira e em outras manifestações culturais 36. O imigrante na literatura brasileira Relacionar formas diferentes representação imigrantes a contextos históricos e literários diferentes. III-A Literatura Brasileira e outras Manifestações Culturais 3- Temas, motivos e estilos na literatura brasileira e em outras manifestações culturais 37. Vida social e política na literatura brasileira Relacionar abordagens diferentes da vida social e política brasileira a contextos históricos e literários diferentes.

12

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS DESCRITORES D01 Distinguir letras de outros sinais gráficos. Reconhecer as convenções da escrita. D02 Reconhecer

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: LINGUAGEM JURÍDICA (CÓD. ENEX 60106) ETAPA: 1ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo aula Habilidas e Competências Textos, filmes

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

Perfil de aprendizagens específicas Português 8ºano Ano letivo: DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5

Perfil de aprendizagens específicas Português 8ºano Ano letivo: DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5 Oralida Departamento LÍNGUAS Grupo 300 DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NÍVEL 5 em intificar o com Interpretar intificar o tema, explicitar o intificar o tema, explicitar o tema, explicitar

Leia mais

conteúdos básicos comuns - CBC do estado de

conteúdos básicos comuns - CBC do estado de PORTUGUÊS: TRILHAS E TRAMAS conteúdos básicos comuns - do estado de MInas Gerais PNLD 2018 OBRAS APROVADAS MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo foi desenvolvido pela

Leia mais

Encontro de educadores

Encontro de educadores Encontro de educadores Matrizes de Referência de Língua P ortuguesa do / - 9º Ano e a interface com o CBC de Língua Inglesa Matriz de Referência I - PROCEDIMENTOS DE LEITURA CBC Língua Inglesa HABILIDADE

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA CONTEÚDOS DO 4º BIMESTRE 2ºANO - ENSINO MÉDIO MANHÃ Supervisora Rejane Cruz

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA CONTEÚDOS DO 4º BIMESTRE 2ºANO - ENSINO MÉDIO MANHÃ Supervisora Rejane Cruz ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA CONTEÚDOS DO 4º BIMESTRE 2ºANO - ENSINO MÉDIO MANHÃ Supervisora Rejane Cruz - Gêneros Subtema: Operação de textualização -Linguagem e Língua - Estilos de época

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2017 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA HABILIDADES CONTEÚDOS Identificar padrões numéricos ou princípios

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2016 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA CONTEÚDOS Efetuar cálculos com números reais envolvendo as operações

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro 3º Ciclo Critérios de Avaliação

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro 3º Ciclo Critérios de Avaliação Ano Letivo 2018/19 Disciplina Português 7º Ano APRENDIZAGENS ESSENCIAIS CONHECIMENTOS, CAPACIDADES e ATITUDES Operacionalização/Indicadores DESCRITORES DO PERFIL DOS ALUNOS Ponr ação 80% Instrumentos avaliação

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano Cognitivo Domínios CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 8º ano 2018-2019 Domínios de referência Metas de aprendizagem Instrumentos Frequência

Leia mais

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 Oralidade Interpretar discursos orais com diferentes graus

Leia mais

PLANO DE ENSINO - CURSO SEMESTRAL Disciplina ESTUDOS DE LINGUAGEM II. Período 2º Período

PLANO DE ENSINO - CURSO SEMESTRAL Disciplina ESTUDOS DE LINGUAGEM II. Período 2º Período Página 1 de 5 - CURSO SEMESTRAL Disciplina ESTUDOS DE LINGUAGEM II Código 138 Curso Graduação Período 2º Período Turmas A, B e D Carga horária 32 horas-relógio 39 horas/aula Ano xxxxxxxxxxxx Páginas Página

Leia mais

Portuguesa. divulgação. Língua. Comparativos curriculares. Material de

Portuguesa. divulgação. Língua. Comparativos curriculares. Material de Comparativos curriculares SM Língua Portuguesa Material de divulgação de Edições SM A Língua Portuguesa e o currículo do Estado de Minas Gerais Apresentação Professor, Devido à inexistência de um currículo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AURÉLIA DE SOUSA DEPARTAMENTO DE LÍNGUA MATERNA GESTÃO ANUAL DO PROGRAMA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AURÉLIA DE SOUSA DEPARTAMENTO DE LÍNGUA MATERNA GESTÃO ANUAL DO PROGRAMA 1º Período AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AURÉLIA DE SOUSA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS 12. º ANO Domínios A aula de Português estará orientada para o desenvolvimento da: - competência da oralidade (compreensão e expressão)

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO

PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO ANO: 9º TURMAS: A B C D E ETAPA: 1ª DATA: /05/2017 PROFESSORAS: RAQUEL MARIA VALOR: 3,0 PONTOS ALUNO(A): Nº: NOTA: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo

Leia mais

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS Livros: 1. Português Linguagens 5 William Cereja e Thereza Cochar 2. Interpretação

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

Planificação de Português para o 10º ano Ano Letivo 2015/16

Planificação de Português para o 10º ano Ano Letivo 2015/16 Módulo 1 Textos de caráter autobiográfico. Textos informativos e dos domínios transacional e educativo (declaração, requerimento, contrato, carta). Textos de caráter autobiográfico (memórias, diários,

Leia mais

6LET062 LINGUAGEM E SEUS USOS A linguagem verbal como forma de circulação de conhecimentos. Normatividade e usos da linguagem.

6LET062 LINGUAGEM E SEUS USOS A linguagem verbal como forma de circulação de conhecimentos. Normatividade e usos da linguagem. 1ª Série 6LET063 LINGUAGEM COMO MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA Linguagem como manifestação artística, considerando os procedimentos sócio-históricos e culturais. A linguagem artística, suas funções, mecanismos

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino secundário Departamento de Línguas Disciplina: Português 10º ano Profissional

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino secundário Departamento de Línguas Disciplina: Português 10º ano Profissional CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino secundário Departamento de Línguas Disciplina: Português 10º ano Profissional Domínios Domínios específicos Aprendizagens Essenciais (AE): conhecimentos, capacidades e atitudes

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA 1. Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal e não verbal. 1.2. Depreender, através de leitura do texto,

Leia mais

Usos e funções: código oral e código escrito

Usos e funções: código oral e código escrito 3ª Objeto de estudo A linguagem como espaço de interação. A linguagem como espaço de interação. A linguagem e a formação para a cidadania A linguagem e a formação para a cidadania Língua Portuguesa 1º

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano 2018-2019 Domínios Domínios de referência Aprendizagens essenciais Instrumentos Frequência / Periodicidade

Leia mais

Planificação Anual GR Disciplina Português (Ensino Profissional) 3.º

Planificação Anual GR Disciplina Português (Ensino Profissional) 3.º Planificação Anual GR 300 - Disciplina Português (Ensino Profissional) 3.º Módulo 9: Textos Líricos (Fernando Pessoa ortónimo e heterónimos) 30 horas (40 aulas) Objectivos de Aprendizagem -Distinguir a

Leia mais

PLANO DE CURSO. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA ANO: 2018 PROFESSORES: Anette, Edilaine, Elmara, Juliana, Miriam, Nair, Nalva

PLANO DE CURSO. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA ANO: 2018 PROFESSORES: Anette, Edilaine, Elmara, Juliana, Miriam, Nair, Nalva Escola Estadual Virgínio Perillo Avenida José Bernardes Maciel, 471 Marília, Lagoa da Prata-MG Fone: (37) 3261-3222 E-mail: escolavirginioperillo@gmail.com PLANO DE CURSO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL

EMENTA OBJETIVO GERAL Ensino Fundamental II 8º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Língua Portuguesa PROFESSOR Ana Paula dos Santos Cabral CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 8º ano A 2017 1.1 Narrativas em foco: do mito

Leia mais

PORTUGUÊS ANO: 9º ANO LETIVO

PORTUGUÊS ANO: 9º ANO LETIVO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas N.º 1 de Abrantes Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 9º ANO 2013/2014 METAS DE APRENDIZAGEM LEITURA/EDUCAÇÃO LITERÁRIA: ü Ler e interpretar

Leia mais

6LET062 LINGUAGEM E SEUS USOS A linguagem verbal como forma de circulação de conhecimentos. Normatividade e usos da linguagem.

6LET062 LINGUAGEM E SEUS USOS A linguagem verbal como forma de circulação de conhecimentos. Normatividade e usos da linguagem. HABILITAÇÃO: BACHARELADO EM ESTUDOS LITERÁRIOS 1ª Série 6LET063 LINGUAGEM COMO MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA Linguagem como manifestação artística, considerando os procedimentos sócio-históricos e culturais.

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita.

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita. Ensino Fundamental II 7º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Língua Portuguesa PROFESSOR Ana Paula dos Santos Cabral CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 7º ano A 2017 1.1 - Gêneros literários: poema

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Na realização de uma avaliação educacional em larga escala, é necessário que os objetivos da

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS. PLANIFICAÇÃO ANUAL 8.º Ano

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS. PLANIFICAÇÃO ANUAL 8.º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 8.º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem Conteúdos Nº de aulas Período previstas ORALIDADE Oralidade 65 +/- 1.º 1. Interpretar discursos orais com.características

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

Introdução 1 Língua, Variação e Preconceito Linguístico 1 Linguagem 2 Língua 3 Sistema 4 Norma 5 Português brasileiro 6 Variedades linguísticas 6.

Introdução 1 Língua, Variação e Preconceito Linguístico 1 Linguagem 2 Língua 3 Sistema 4 Norma 5 Português brasileiro 6 Variedades linguísticas 6. Introdução 1 Língua, Variação e Preconceito Linguístico 1 Linguagem 2 Língua 3 Sistema 4 Norma 5 Português brasileiro 6 Variedades linguísticas 6.1 Padrão vs. não padrão 6.2 Variedades sociais 6.3 Classificação

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português Ensino Básico Ano letivo: 16/17 5º ANO Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz: Domínios Interpretar discursos orais breves (Referir

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

6. PLANOS DE DISCIPLINAS

6. PLANOS DE DISCIPLINAS 6. PLANOS DE DISCIPLINAS DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 100 h (120

Leia mais

SERGIPE PORTUGUÊS: 0080P18013 TRILHAS E TRAMAS REFERENCIAL CURRICULAR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD

SERGIPE PORTUGUÊS: 0080P18013 TRILHAS E TRAMAS REFERENCIAL CURRICULAR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD REFERENCIAL CURRICULAR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE PORTUGUÊS: TRILHAS E TRAMAS SERGIPE PNLD 2018 OBRAS APROVADAS CÓDIGO DA COLEÇÃO MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL RELAÇÃO

Leia mais

Planificação Modular de Português

Planificação Modular de Português /Competências transversais a diversos módulos a abordar ao longo do ano: Mobilizar conhecimentos prévios. Compreender enunciados orais e escritos Expressar-se oralmente e por escrito com correcção e clareza,

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 11º ANO

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 11º ANO Objetivos: Desenvolver os processos linguísticos, cognitivos e metacognitivos necessários à operacionalização de cada uma das competências de compreensão e produção nas modalidades oral e escrita. Interpretar

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar,

Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar, DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS º ANO A Ano Letivo: 203 / 204 Introdução /Metas O desenvolvimento do ensino é orientado por Metas Curriculares cuja definição organiza e facilita o ensino, pois fornece

Leia mais

Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar,

Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar, DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 8º ANO A Ano Letivo: 2012/2013 Introdução /Metas Consigna-se no Despacho n.º 5306/2012, de 18 de abril de 2012, que o desenvolvimento do ensino será orientado por Metas

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA A PROVA OBJETIVA Adaptação das espécies

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA A PROVA OBJETIVA Adaptação das espécies EIXO TEMÁTICO I AMBIENTE E VIDA TEMA 1 DIVERSIDADE DA VIDA NOS AMBIENTES CICLOS TÓPICOS HABILIDADES ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS CONTEÚDOS INTERMEDIÁRIO DA CONSOLIDAÇÃO 6º 7º 8º 9º 1. A vida nos ecossistemas

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM 3º CICLO Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 8º ANO Documento(s) Orientador(es): Programa de português do Ensino Básico, Metas Curriculares de

Leia mais

ENSINO BÁSICO METAS DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES ESTRATÉGIAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO AULAS PREVISTAS PERÍODO LETIVO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ENSINO BÁSICO METAS DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES ESTRATÉGIAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO AULAS PREVISTAS PERÍODO LETIVO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas N.º 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 9.º ANO 2013/2014 METAS DE APRENDIZAGEM LEITURA/EDUCAÇÃO LITERÁRIA:

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM Os alunos 3ª série do Ensino Médio 200 localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição de características de determinado fenômeno ou fato, em artigo de opinião, infográfico, notícia e mapa;

Leia mais

METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS 3.º CICLO 8.º ANO

METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS 3.º CICLO 8.º ANO METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS 3.º CICLO 8.º ANO Domínios de Referência, Objetivos e Descritores de Desempenho Os objetivos e descritores indicados em cada ano de escolaridade são obrigatórios. Sempre

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS 8.º ANO DE PORTUGUÊS 8.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No final do 8.º ano de escolaridade, o aluno deve ser capaz de: interpretar e produzir textos orais com diferentes graus de formalidade, finalidade

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM Os alunos da 3 a série do Ensino Médio 200 localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição de características de determinado fenômeno ou fato, em artigo de opinião, infográfico, notícia

Leia mais

1ª Série. 2LET020 LITERATURA BRASILEIRA I Estudo das produções literárias durante a época colonial: Quinhentismo, Barroco e Neoclassicismo.

1ª Série. 2LET020 LITERATURA BRASILEIRA I Estudo das produções literárias durante a época colonial: Quinhentismo, Barroco e Neoclassicismo. 1ª Série 2LET039 DEBATES E SEMINÁRIOS EM TEMAS CONTEMPORÂNEOS Produção oral sobre temas da contemporaneidade: direitos humanos, educação ambiental, as diversidades étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa,

Leia mais

Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa 6º ao 9º ano (1º ao 4º bimestre) 6º ao 9º ano

Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa 6º ao 9º ano (1º ao 4º bimestre) 6º ao 9º ano Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa 6º ao 9º ano (1º ao 4º bimestre) 6º ao 9º ano 1º ao 4º Bimestre Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa 1º ao 4º Bimestre CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO 1º

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2018 a 14/12/2018 TURMA: 6º Ano DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: 1.1 Reportagem/Notícia

Leia mais

Língua Portuguesa 8º ano

Língua Portuguesa 8º ano Escutar para Aprender e Construir Conhecimento Tipologia textual: texto conversacional. Variação e normalização linguística. Língua padrão (traços específicos). Língua Portuguesa 8º ano Conteúdos 1º Período

Leia mais

ENSINO BÁSICO METAS DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES ESTRATÉGIAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO AULAS PREVISTAS PERÍODO LETIVO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ENSINO BÁSICO METAS DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES ESTRATÉGIAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO AULAS PREVISTAS PERÍODO LETIVO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas N.º 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8.º ANO 2013/2014 METAS DE APRENDIZAGEM LEITURA/EDUCAÇÃO LITERÁRIA:

Leia mais

inglês MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM Comparativos Curriculares SM língua estrangeira moderna ensino médio

inglês MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM Comparativos Curriculares SM língua estrangeira moderna ensino médio MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM língua estrangeira moderna Comparativos Curriculares SM inglês ensino médio A coleção Alive High Língua Estrangeira Moderna Inglês e o currículo do Estado de Pernambuco

Leia mais

Capítulo1. Capítulo2. Índice A LÍNGUA E A LINGUAGEM O PORTUGUÊS: uma língua, muitas variedades... 15

Capítulo1. Capítulo2. Índice A LÍNGUA E A LINGUAGEM O PORTUGUÊS: uma língua, muitas variedades... 15 Capítulo1 Capítulo2 A LÍNGUA E A LINGUAGEM............................................. 9 Linguagem: aptidão inata.............................................. 10 Funções.............................................................

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA Rua Madre Beatriz, 135 Centro Telefone: (33) 3341-1244 www.colegiosantaresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 3ª ETAPA 2017 PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de

Leia mais

Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Amora PLANIFICAÇÃO ANUAL /2015 DISCIPLINA: Português CURSO: PROFISSIONAL

Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Amora PLANIFICAÇÃO ANUAL /2015 DISCIPLINA: Português CURSO: PROFISSIONAL COMPETÊNCIAS GERAIS Compreensão oral / Leitura o Antecipar significados o Distinguir diferentes tipos de texto o Apreender sentidos explícitos o Inferir sentidos implícitos o Distinguir factos de opiniões

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ano Letivo 2014/2015 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Disciplina: Português Prova/Código: 139 Ano(s) de Escolaridade: 12º Ano 1. Introdução O presente

Leia mais

As Metas Curriculares de Português, para o 3º Ciclo, apresentam cinco características essenciais:

As Metas Curriculares de Português, para o 3º Ciclo, apresentam cinco características essenciais: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS º ANO A Ano Letivo: 204 / 205. Introdução / Metas Curriculares Na disciplina de Português o desenvolvimento do ensino será orientado por Metas Curriculares cuja definição

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida TURMA: 6º Ano PERÍODO DA ETAPA: 05/02/2018 a 18/05/2018 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: 1.1 Romance

Leia mais

1º ano LINGUAGEM E INTERAÇÃO

1º ano LINGUAGEM E INTERAÇÃO A escrita com instrumento de interação social Opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal Unidade 4 - capítulo 12, 13 e 14 Palavras: emprego e valor semânticodiscursivo;

Leia mais

A disciplina de Língua Portuguesa tem como finalidade desenvolver nos alunos um conjunto de capacidades ao nível da

A disciplina de Língua Portuguesa tem como finalidade desenvolver nos alunos um conjunto de capacidades ao nível da DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 9º ANO A Ano Letivo: 202/203 Introdução / Metas Consigna-se no Despacho n.º 530/202, de 8 de abril de 202, que o desenvolvimento do ensino será orientado por Metas Curriculares

Leia mais

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano - 2015 1º ANO Leitura Ler textos não-verbais, em diferentes suportes Lê textos não verbais em diferentes portadores

Leia mais

Cursos Científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias e de Línguas e Humanidades. PORTUGUÊS 11.º Ano Matriz do teste Comum

Cursos Científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias e de Línguas e Humanidades. PORTUGUÊS 11.º Ano Matriz do teste Comum Direção de Serviços da Região Norte Cursos Científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias e de Línguas e Humanidades PORTUGUÊS 11.º Ano Matriz do teste Comum 1. Informação O presente documento visa

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 8ºano Ano Letivo 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 8ºano Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Português 8ºano Ano Letivo 2016/2017 Domínios/Conteúdos Objetivos,,, PNL e BE/CRE (5 tempos) s Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar,

Leia mais

inglês Material de divulgação Comparativos Curriculares SM língua estrangeira moderna ensino médio

inglês Material de divulgação Comparativos Curriculares SM língua estrangeira moderna ensino médio Material de divulgação de Edições SM língua estrangeira moderna Comparativos Curriculares SM inglês ensino médio A coleção Alive High Língua Estrangeira Moderna Inglês e o currículo do Estado do Rio de

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 3º CICLO LÍNGUA PORTUGUESA CEF - INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS 1º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es):

Leia mais

Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS. Planificação Anual / Mensal 2º ANO

Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS. Planificação Anual / Mensal 2º ANO Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS Planificação Anual / Mensal 2º ANO 2014/2015 Agrupamento PARA O de Escolas Piscinas - Olivais PLANIFICAÇÃO ANUAL / MENSAL DE PORTUGUÊS 2º ANO 1.º PERÍODO

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem/objetivos Domínios/Conteúdos/Descritores

Leia mais

Componentes Curriculares: Letras Português. 1º Período CÓDIGO CRÉDITOS CARGA HORÁRIA P R O G R A M A

Componentes Curriculares: Letras Português. 1º Período CÓDIGO CRÉDITOS CARGA HORÁRIA P R O G R A M A Componentes Curriculares: Letras Português 1º Período DISCIPLINA: Teoria Literária I H113384 Introdução aos estudos literários. Conceitos e funções da literatura. Relações entre a literatura, a sociedade

Leia mais

PROPOSTA DE PLANIFICAÇÃO DO 7º ANO LÍNGUA PORTUGUESA ANO LETIVO 2011/2012. Manual adotado: Entre Palavras, 7º Ano

PROPOSTA DE PLANIFICAÇÃO DO 7º ANO LÍNGUA PORTUGUESA ANO LETIVO 2011/2012. Manual adotado: Entre Palavras, 7º Ano PROPOSTA DE PLANIFICAÇÃO DO 7º ANO LÍNGUA PORTUGUESA ANO LETIVO 2011/2012 Manual adotado: Entre Palavras, 7º Ano Sequência didática: narrativa -Utilizar procedimentos para reter a informação: utilizar

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 9º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 9º ano Cognitivo Domínios CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português 9º ano 2018-2019 Domínios de referência Metas de aprendizagens Instrumentos Frequência

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Identificar gêneros textuais

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

COMPETÊNCIAS DA DISCIPLINA

COMPETÊNCIAS DA DISCIPLINA ESCOLA ALEMÃ CORCOVADO DEUTSCHE SCHULE ASSOCIAÇÃO ESCOLAR E BENEFICENTE CORCOVADO PLANEJAMENTO CURRICULAR 2016 Área: Linguagens Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura Ciclo: 11º / 12º anos COMPETÊNCIAS

Leia mais

Colégio Internato dos Carvalhos

Colégio Internato dos Carvalhos Grupo Disciplinar de Línguas Românicas aøväxé wé XÇá ÇÉ fxvâçwöü É Matriz do Teste Intermédio de Português do 12.º ano Ano letivo 2016-2017 Objeto de avaliação INFORMAÇÃO-TESTE de Português 12.º ano (a

Leia mais

Data: Para: Inspeção-Geral de Educação. Direções Regionais de Educação. Escolas com ensino secundário CIREP FERLAP CONFAP

Data: Para: Inspeção-Geral de Educação. Direções Regionais de Educação. Escolas com ensino secundário CIREP FERLAP CONFAP Prova de Exame Nacional de Português (Alunos com deficiência auditiva de grau severo ou profundo) Prova 239 2012 12.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de março Para: Direção-Geral de

Leia mais

Português - 8º Ano Ano letivo 2014/2015 (Para)Textos 8

Português - 8º Ano Ano letivo 2014/2015 (Para)Textos 8 Português - 8º Ano Ano letivo 2014/2015 (Para)Textos 8 Plano anual De acordo com a informação disponibilizada pelo Ministério da Educação e Cultura, «conjuntamente com os atuais Programas de cada disciplina,

Leia mais

Matriz de referência de LÍNGUA PORTUGUESA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de referência de LÍNGUA PORTUGUESA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 7 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL H0 Ler frases. Períodos compostos. H03 Inferir uma informação em um H04 Identificar o tema Trabalhar o tema baseando-se na complexidade do texto, partindo de um texto de curta

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Linguagens 1ª Débora/ Roberta 8º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 1 FOCO: IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM 3º CICLO Ano Letivo 2015/2016 PORTUGUÊS 8º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de português do Ensino Básico, Metas Curriculares de

Leia mais

Escola EB 2,3 António Feijó Planificação anual de Português 7º ano 2016/2017

Escola EB 2,3 António Feijó Planificação anual de Português 7º ano 2016/2017 Escola EB 2,3 António Feijó Planificação anual de Português 7º ano 2016/2017 1.º período (65 tempos) Unidades (tempos 45 ) / Textos Domínios / Conteúdos Recursos Unidade 0 (7 tempos) Partida largada fugida!

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

6LET006 HISTÓRIA E USOS DA LEITURA E DA ESCRITA Os aspectos sócio-histórico-culturais da leitura e da escrita.

6LET006 HISTÓRIA E USOS DA LEITURA E DA ESCRITA Os aspectos sócio-histórico-culturais da leitura e da escrita. HABILITAÇÃO: BACHARELADO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM 1ª Série 6LET006 HISTÓRIA E USOS DA LEITURA E DA ESCRITA Os aspectos sócio-histórico-culturais da leitura e da escrita. 6LET008 LINGUAGEM COMO MANIFESTAÇÃO

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS JULHO DE 2018 ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA (PLNM) Nível B1 INTRODUÇÃO O Português Língua Não Materna (PLNM) constitui

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Língua Portuguesa 3º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 1: Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização

Leia mais