Mediunidade nos Animais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mediunidade nos Animais"

Transcrição

1 Mediunidade nos Animais

2 Definições

3 O que são animais?

4 Biologia Animalia, Animal ou Metazoa é um reino biológico composto por seres vivos pluricelulares, eucariontes, heterotróficos [não são capazes de produzir seu próprio alimento].

5 Linha do tempo A Origem das Espécies (C. Darwin) Teoria genética (G. Mendel)

6 Livro dos Espíritos, perg. 600 Sobrevivendo ao corpo em que habitou, a alma do animal vem a achar-se, depois da morte, num estado de erraticidade, como a do homem? Fica numa espécie de erraticidade, pois que não mais se acha unida ao corpo, mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e obra por sua livre vontade; o dos animais não tem a mesma faculdade. A consciência de si mesmo é o que constitui o principal atributo do Espírito. Após a morte, o Espírito do animal é classificado pelos Espíritos que se encarregam dessa tarefa e utilizado quase imediatamente. Não lhe é dado tempo de entrar em relação com outras criaturas.

7 Livro dos Espíritos, perg. 601 Os animais estão sujeitos, como o homem, a uma lei progressiva? Sim; e daí vem que nos mundos superiores, onde os homens são mais adiantados, os animais também o são, dispondo de meios mais amplos de comunicação. São sempre, porém, inferiores ao homem e se lhe acham submetidos, tendo neles o homem servidores inteligentes.

8 O que é médium?

9 LM 159 Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem (...) Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos (...) Todavia, usualmente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva.

10 LM 236 Médium é o ser, o indivíduo que serve de traço de união aos Espíritos, para que estes possam comunicar-se facilmente com os homens: Espíritos encarnados. Por conseguinte, sem médium, não há comunicações tangíveis, mentais, escritas, físicas, de qualquer natureza que seja.

11 Mediunidade Classificação Mediunidade Efeitos físicos Efeitos inteligentes

12 Animais podem ser médiuns?

13 Antes de responder... Que cenários/situações estamos considerando? Possibilidades: Animal atuar como intermediário entre espírito desencarnado e encarnado Animal perceber a presença de um espírito desencarnado Animal desencarnado se manifestar mediunicamente

14 Espírito Médium Encarnado Miau! Animal como intermediário

15 LM 236 Há um princípio que todos os espíritas admitem: os semelhantes atuam com seus semelhantes e como seus semelhantes. Ora, quais são os semelhantes dos Espíritos senão os Espíritos, encarnados ou não? Será preciso que repitamos isso incessantemente? Pois bem! Vou repetir mais uma vez: o vosso perispírito e o nosso procedem do mesmo meio, são de natureza idêntica, são semelhantes, em suma.

16 LM 236 Possuem uma propriedade de assimilação mais ou menos desenvolvida, de magnetização mais ou menos vigorosa, que permite que nos ponhamos, Espíritos desencarnados e encarnados, muito pronta e facilmente em comunicação uns com os outros. Enfim, o que é peculiar aos médiuns, o que é da própria essência da individualidade deles, é uma afinidade especial e, ao mesmo tempo, uma força de expansão particular, que lhes suprimem toda refratariedade e estabelecem, entre eles e nós, uma espécie de corrente, uma espécie de fusão, que facilita as nossas comunicações.

17 LM 236 Aliás, é essa refratariedade da matéria que se opõe ao desenvolvimento da mediunidade, na maior parte dos que não são médiuns. [...] Convencei-vos: o fogo que anima os irracionais, o sopro que os faz agir, mover e falar na linguagem que lhes é própria não tem, quanto ao presente, nenhuma aptidão para se mesclar, unir, fundir com o sopro divino, a alma etérea, o Espírito enfim, que anima o ser essencialmente perfectível: o homem, o rei da Criação.

18 Espírito Au, au Encarnado (Médium) Animal perceber a presença de um desencarnado

19 LM 236 É certo que os Espíritos podem tornar-se visíveis e tangíveis aos animais e, muitas vezes, o terror súbito que eles denotam, sem que lhe percebais a causa, é determinado pela visão de um ou de muitos Espíritos, mal-intencionados com relação aos indivíduos presentes ou com relação aos donos dos animais. Ainda com mais frequência vedes cavalos que se negam a avançar ou a recuar, ou que empinam diante de um obstáculo imaginário. Pois bem! tende como certo que o obstáculo imaginário é quase sempre um Espírito ou um grupo de Espíritos que se comprazem em impedilos de mover-se.

20 LM 236 Lembrai-vos da mula de Balaão [Nm 22:23] que, vendo um anjo diante de si e temendo-lhe a espada flamejante, se obstinava em não dar um passo. É que, antes de se manifestar visivelmente a Balaão, o anjo quisera tornar-se visível somente para o animal.

21 LM 236 Mas, repito, não mediunizamos diretamente nem os animais, nem a matéria inerte. É-nos sempre necessário o concurso consciente ou inconsciente de um médium humano, porque precisamos da união de fluidos similares, o que não achamos nem nos animais nem na matéria bruta.

22 Marcos 5:1-20

23 Marcos 5:1-20 Eles atravessaram o mar e foram para a região dos gerasenos. Quando Jesus desembarcou, um homem com um espírito imundo veio dos sepulcros ao seu encontro. Esse homem vivia nos sepulcros, e ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo com correntes; pois muitas vezes lhe haviam sido acorrentados pés e mãos, mas ele arrebentara as correntes e quebrara os ferros de seus pés. Ninguém era suficientemente forte para dominá-lo. Noite e dia ele andava gritando e cortando-se com pedras entre os sepulcros e nas colinas.

24 Marcos 5:1-20 Quando ele viu Jesus de longe, correu e prostrou-se diante dele, e gritou em alta voz: "Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te por Deus que não me atormentes! " Pois Jesus lhe tinha dito: "Saia deste homem, espírito imundo! " Então Jesus lhe perguntou: "Qual é o seu nome? " "Meu nome é Legião", respondeu ele, "porque somos muitos". E implorava a Jesus, com insistência, que não os mandasse sair daquela região.

25 Marcos 5:1-20 Uma grande manada de porcos estava pastando numa colina próxima. Os demônios imploraram a Jesus: "Manda-nos para os porcos, para que entremos neles". Ele lhes deu permissão, e os espíritos imundos saíram e entraram nos porcos. A manada de cerca de dois mil porcos atirou-se precipício abaixo, em direção ao mar, e nele se afogou. Os que cuidavam dos porcos fugiram e contaram esses fatos na cidade e nos campos, e o povo foi ver o que havia acontecido. Quando se aproximaram de Jesus, viram ali o homem que fora possesso da legião de demônios, assentado, vestido e em perfeito juízo; e ficaram com medo.

26 Marcos 5:1-20 Os que o tinham visto contaram ao povo o que acontecera ao endemoninhado, e falaram também sobre os porcos. Então o povo começou a suplicar a Jesus que saísse do território deles. Quando Jesus estava entrando no barco, o homem que estivera endemoninhado suplicava-lhe que o deixasse ir com ele. Jesus não o permitiu, mas disse: "Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você". Então, aquele homem se foi e começou a anunciar em Decápolis quanto Jesus tinha feito por ele. Todos ficavam admirados.

27 Animal desencarnado Encarnado (Médium) Manifestação mediúnica de animais desencarnados

28 Espírito Formação fluídica Encarnado (Médium) Laboratório do Mundo Invisível (cap. 8 do LM)

29 LM 236 É certo que os Espíritos podem tornar-se visíveis e tangíveis aos animais e, muitas vezes, o terror súbito que eles denotam, sem que lhe percebais a causa, é determinado pela visão de um ou de muitos Espíritos, mal-intencionados com relação aos indivíduos presentes ou com relação aos donos dos animais. Ainda com mais frequência vedes cavalos que se negam a avançar ou a recuar, ou que empinam diante de um obstáculo imaginário. Pois bem! tende como certo que o obstáculo imaginário é quase sempre um Espírito ou um grupo de Espíritos que se comprazem em impedilos de mover-se.

30 Conclusão

31 LM 236 Sabeis que tomamos ao cérebro do médium os elementos necessários a dar ao nosso pensamento uma forma que vos seja sensível e apreensível; é com o auxílio dos materiais que possui, que o médium traduz o nosso pensamento em linguagem vulgar. Ora bem! que elementos encontraríamos no cérebro de um animal? Tem ele ali palavras, números, letras, sinais quaisquer, semelhantes aos que existem no homem, mesmo o menos inteligente?

32 LM 236 Entretanto, direis, os animais compreendem o pensamento do homem, adivinham-no até. Sim, os animais educados compreendem certos pensamentos, mas já os vistes alguma vez reproduzi-los? Não. Deveis então concluir que os animais não nos podem servir de intérpretes. Resumindo: os fatos mediúnicos não podem dar-se sem o concurso consciente ou inconsciente dos médiuns; e somente entre os encarnados, Espíritos como nós, podemos encontrar os que nos sirvam de médiuns. Quanto a educar cães, pássaros, ou outros animais, para fazerem tais ou tais exercícios, é trabalho vosso, e não nosso.

33 Referências Allan Kardec. O Livro dos Médiuns (1861) Parte 2, capítulo 22 Allan Kardec. O Livro dos Espíritos (1857) Perguntas 592 a 613 Allan Kardec. A Gênese (1868) Capítulo XI, itens 1 a 9 Ernesto Bozzano. Os Animais têm Alma? (1941) J. Herculano Pires. Mediunidade: Vida e Comunicação Capítulo XI: Mediunidade Zoológica

34 Mediunidade nos Animais

O endemoniado gadareno Mc 5:1 E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos.

O endemoniado gadareno Mc 5:1 E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos. 1 Capítulo 5 O endemoniado gadareno Mc 5:1 E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos. Mc 5:2 E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito

Leia mais

Missal correspondente ao dia 29/01/2018 (adaptado) para leitura em celular.

Missal correspondente ao dia 29/01/2018 (adaptado) para leitura em celular. missaocatolica.com Missal correspondente ao dia 29/01/2018 (adaptado) para leitura em celular. 1 Partes principais Primeira Leitura (2Sm 15,13-14.30;16,5-13a)... 3 Salmo Responsorial (Sl 3)... 6 Aclamação

Leia mais

2ª-feira da 4ª Semana Tempo Comum 1ª Leitura 2Sm 15, ;16,5-13a

2ª-feira da 4ª Semana Tempo Comum 1ª Leitura 2Sm 15, ;16,5-13a 2ª-feira da 4ª Semana Tempo Comum 1ª Leitura 2Sm 15,13-14.30;16,5-13a Leitura do Segundo Livro de Samuel 15,13-14.30;16,5-13a Naqueles dias: 13Um mensageiro veio dizer a Davi: As simpatias de todo o Israel

Leia mais

Jesus Acalma a Tempestade e Libertou o Endemoninhado de Gedara

Jesus Acalma a Tempestade e Libertou o Endemoninhado de Gedara Lição 36 Jesus Acalma a Tempestade e Libertou o Endemoninhado de Gedara Introdução Quando foi que se achou numa situação com a qual não podia lidar? A quem recorre quando não sabe lidar A tempestade Marcos

Leia mais

A questão da mediunidade nos animais apareceu no tempo de Kardec e foi objeto de estudos e debates na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

A questão da mediunidade nos animais apareceu no tempo de Kardec e foi objeto de estudos e debates na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Aula 8 Mediunidade e os Animais Objetivo: 04 MAIO Analisar a fisiologia do ser humano distinguindo-o da dos animais, ressaltando o compromisso do espírito na fase hominal. Distinguir os fenômenos espíritas

Leia mais

Desvendando a Mediunidade. Animismo. Estudo 7. Claudio C. Conti www3.tvnovaluz.tv

Desvendando a Mediunidade. Animismo. Estudo 7. Claudio C. Conti  www3.tvnovaluz.tv Desvendando a Mediunidade Animismo Estudo 7 Claudio C. Conti www.ccconti.com www3.tvnovaluz.tv Animismo "Os fenômenos devidos à exteriorização ou ação extracorpórea da alma humana foram estudados com atenção

Leia mais

Muitas vezes, os animais percebem a presença dos espíritos até mesmo antes dos sensitivos. Mas eles podem ser médiuns como o homem?

Muitas vezes, os animais percebem a presença dos espíritos até mesmo antes dos sensitivos. Mas eles podem ser médiuns como o homem? OS ANMAIS E AS MANISFESTAÇÕES FISICAS Amag Ramgis Muitas vezes, os animais percebem a presença dos espíritos até mesmo antes dos sensitivos. Mas eles podem ser médiuns como o homem? Irvênia Prada - Texto

Leia mais

É ação persistente ou domínio que alguns Espíritos logram adquirir sobre certas pessoas. É praticada pelos Espíritos inferiores, que procuram dominar.

É ação persistente ou domínio que alguns Espíritos logram adquirir sobre certas pessoas. É praticada pelos Espíritos inferiores, que procuram dominar. 1 É ação persistente ou domínio que alguns Espíritos logram adquirir sobre certas pessoas. É praticada pelos Espíritos inferiores, que procuram dominar. Apresenta caracteres muito diversos, desde a simples

Leia mais

Kardec vai nos esclarecer que, é através das propriedades do perispírito que o espírito atua no mundo físico.

Kardec vai nos esclarecer que, é através das propriedades do perispírito que o espírito atua no mundo físico. Kardec vai nos esclarecer que, é através das propriedades do perispírito que o espírito atua no mundo físico. Nos mostra que essa ação nada tem de sobrenatural, tornando conhecidas a natureza dos espíritos,

Leia mais

O Poder de Jesus sobre a Natureza e os Demônios Lição 8-24 de Maio de 2015

O Poder de Jesus sobre a Natureza e os Demônios Lição 8-24 de Maio de 2015 O Poder de Jesus sobre a Natureza e os Demônios Lição 8-24 de Maio de 2015 1 2 "E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA Pe Lucas - O poder de Jesus sobre o demônio - Mt 8, 28-34 EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) 1) Oração REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes

Leia mais

Deve-se notar, ainda, que essa faculdade não se revela em todos da mesma maneira. Os médiuns têm, geralmente, aptidão especial para esta ou aquela

Deve-se notar, ainda, que essa faculdade não se revela em todos da mesma maneira. Os médiuns têm, geralmente, aptidão especial para esta ou aquela Mediunidade, Animismo e Charlatanismo: Eclosão mediúnica, desenvolvimento mediúnico, mandato mediúnico, mediunidade nas crianças, perda e/ou suspensão da mediunidade (causas e consequências), os participantes

Leia mais

Lc 8:2 E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;

Lc 8:2 E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; 1 Capítulo 8 As mulheres que serviam a Jesus com seus bens Lc 8:1 E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e

Leia mais

MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES

MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES 04/09/2013 MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES FACILITADORAS: CLÁUDIA SALES, DENISE LUIZA E SORAIA CRISTINA MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS DE EFEITOS INTELIGENTES OBJETIVOS: Citar as principais

Leia mais

ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO

ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO AS DIVERSAS CONCEPÇÕES SOBRE ESPÍRITO As concepções materialistas não aceitam a alma, ou entendem que o que se atribui a ela não passa de propriedades

Leia mais

Perispírito - Objetivos da aula. a) Listar as finalidades do perispírito. b) Apontar as propriedades do perispírito

Perispírito - Objetivos da aula. a) Listar as finalidades do perispírito. b) Apontar as propriedades do perispírito Perispírito Perispírito - Objetivos da aula a) Listar as finalidades do perispírito b) Apontar as propriedades do perispírito c) Enunciar as funções do perispírito Trindade Universal Elementos gerais (LE

Leia mais

E era impelido pelos demônios para os desertos e ninguém o podia domar. MT

E era impelido pelos demônios para os desertos e ninguém o podia domar. MT Chegaram então ao outro lado do mar, à província dos gadarenos, que está defronte da Galileia. E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que, desde muito tempo, estava

Leia mais

29 DE OUTUBRO DE 2009 OS ANIMAIS ESTÃO EM PROCESSO DE EVOLUÇÃO E SÃO MAIS INTELIGENTES DO QUE IMAGINAMOS.

29 DE OUTUBRO DE 2009 OS ANIMAIS ESTÃO EM PROCESSO DE EVOLUÇÃO E SÃO MAIS INTELIGENTES DO QUE IMAGINAMOS. 29 DE OUTUBRO DE 2009 OS ANIMAIS ESTÃO EM PROCESSO DE EVOLUÇÃO E SÃO MAIS INTELIGENTES DO QUE IMAGINAMOS. Os cães podem farejar situações injustas e apresentar uma emoção simples, similar à inveja ou ciúmes,

Leia mais

O poder da fluidoterapia: o passe

O poder da fluidoterapia: o passe Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de pacientes O poder da fluidoterapia: o passe Entendendo o Tratamento Espiritual As curas de Jesus Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO Aula Conteúdo da Aula Referências 1 TEMA: O CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - Integração Ficha do aluno - preencher e entregar o programa - Objetivos,

Leia mais

VENCER A MATÉRIA. Debate em 08/05/2010.

VENCER A MATÉRIA. Debate em 08/05/2010. VENCER A MATÉRIA Debate em 08/05/2010 http://grupo.gede.vilabol.com.br OBJETIVO Analisar a ação do espírito sobre a matéria física. PROCEDIMENTO a) Estudo da relação entre nível evolutivo e fenômenos de

Leia mais

Grupo de estudo A Gênese

Grupo de estudo A Gênese Grupo de estudo A Gênese Os milagres segundo o Espiritismo Sessão 13 Capítulo 14: Os fluidos 25 de maio de 2018 I. NATUREZA E PROPRIEDADES DOS FLUIDOS Elementos fluídicos (01) De que forma a Ciência resolveu

Leia mais

Hierarquização dos Processos Mentais

Hierarquização dos Processos Mentais Hierarquização dos Processos Mentais Processos Mentais e Pensamento www.gede.net.br Objetivo: Aprimorar o entendimento dos processos mediúnicos e a participação do médium. Pontos a debater: 1) Distinção

Leia mais

Desvendando a Mediunidade

Desvendando a Mediunidade Centro Espírita Irmão Samaritano 05/07/16 Claudio C. Conti www.ccconti.com Desvendando a Mediunidade SER MÉDIUM 2 Mediunidade A forma mais básica de comunicação entre espíritos; A mais eficiente: Não falta

Leia mais

Estrutura psíquica 8 Estudo 16

Estrutura psíquica 8 Estudo 16 Desvendando a Mediunidade Estrutura psíquica 8 Estudo 16 www3.tvnovaluz.tv Claudio C. Conti www.ccconti.com Conteúdos do inconsciente Consciente (ego) Inconsciente pessoal (complexos) Inconsciente coletivo

Leia mais

5 a, 6 a e 23 a Sessões Teóricas. Objetivo. Apresentação de algumas faculdades de efeito subjetivo e objetivo e suas classificações.

5 a, 6 a e 23 a Sessões Teóricas. Objetivo. Apresentação de algumas faculdades de efeito subjetivo e objetivo e suas classificações. 5 a, 6 a e 23 a Sessões Teóricas Objetivo Apresentação de algumas faculdades de efeito subjetivo e objetivo e suas classificações Fernanda Alencar Mediunidade Faculdade de se comunicar com os espíritos.

Leia mais

O QUE É ESPIRITISMO:

O QUE É ESPIRITISMO: O QUE É ESPIRITISMO: O ESPIRITISMO É UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS E LEIS! Revelado por espíritos superiores, codificado por Allan Kardec em cinco obras básicas: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns,

Leia mais

15ª edição Revista e atualizada

15ª edição Revista e atualizada 15ª edição Revista e atualizada CAMPINAS SP 2013 SUMÁRIO Apresentação...9 PRIMEIRA UNIDADE MEDIUNIDADE E SUA PRÁTICA 1. Mediunidade: que é e como praticá-la...13 2. Mediunidade na Bíblia e no Espiritismo...19

Leia mais

Porque desenvolver minhas faculdades Parapsíquicas

Porque desenvolver minhas faculdades Parapsíquicas Porque desenvolver minhas faculdades Parapsíquicas Faculdades Parapsíquicas ou Faculdades Mediúnicas? Mediunidade O Livro dos Médiuns Cap. 14 Os Médiuns 159. Toda pessoa que sente a influência dos Espíritos,

Leia mais

Hippolyte Léon Denizard Rivail

Hippolyte Léon Denizard Rivail Hippolyte Léon Denizard Rivail 03-10-1804-31-03-1869 A mediunidade não é sinal de santificação, nem representa característica divinatória. Constitui, apenas, um meio de entrar em contato com as almas

Leia mais

Mediunidade: Escola de Aperfeiçoamento

Mediunidade: Escola de Aperfeiçoamento Claudio C. Conti www.ccconti.com Mediunidade: Escola de Aperfeiçoamento 19/06/2017 Oráculo de Delfos Na cidade de Delfos, Grécia antiga, no templo de Apolo, havia uma pitonisa para orientação e previsão

Leia mais

Seminário: Médiuns e Mediunidade

Seminário: Médiuns e Mediunidade 1 Atividade Integrativa Deus me encarregou de uma missão junto aos crentes a quem Ele favorece com o mediumato. Quanto mais graça recebem eles do Altíssimo, mais perigos correm e tanto maiores são esses

Leia mais

Seminário: Médiuns e Mediunidade

Seminário: Médiuns e Mediunidade 1 Atividade Integrativa Deus me encarregou de uma missão junto dos crentes a quem Ele favoreceu com o dom da mediunidade. Quanto mais graça recebem do Altíssimo, mais perigos correm (...). Elogios, adulações,

Leia mais

PERISPÍRITO A BASE dos FENÔMENOS MEDIANÍMICOS

PERISPÍRITO A BASE dos FENÔMENOS MEDIANÍMICOS DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 1 ENCONTRO 03/08/14 PERISPÍRITO A BASE dos FENÔMENOS MEDIANÍMICOS ... Indispensável se faz o estudo prévio da teoria para todo aquele que queira evitar os

Leia mais

Eclosão da mediunidade

Eclosão da mediunidade FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo II As Bases da Comunicação Mediúnica Eclosão da mediunidade Tema 1 Qual a importância das ocorrências mediúnicas? Ocorrências

Leia mais

Fenômenos Físicos 3 Estudo 19

Fenômenos Físicos 3 Estudo 19 Desvendando a Mediunidade Fenômenos Físicos 3 Estudo 19 www3.tvnovaluz.tv Claudio C. Conti www.ccconti.com Revisão As forças e as leis são inerentes ao fluido; Os espíritos atuam no fluido utilizando o

Leia mais

Animismo na prática mediúnica

Animismo na prática mediúnica FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 2 Módulo I A prática mediúnica na casa espírita Animismo na prática mediúnica Tema 7 Como distinguir o que é de origem mediúnica ou

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo I Fundamentos ao Estudo da Mediunidade Conceito espírita de passe Tipos de energias transmitidas no passe Mecanismos do passe

Leia mais

Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor,

Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor, Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor, os dias são como que cinzentos e estamos como que mortos.

Leia mais

EPM - PROG. 1 MÓD. 1 Rot.6. Monitor(a): Meg Mª Shirley - Valéria

EPM - PROG. 1 MÓD. 1 Rot.6. Monitor(a): Meg Mª Shirley - Valéria EPM - PROG. 1 MÓD. 1 Rot.6 Monitor(a): Meg Mª Shirley - Valéria Objetivo: Conceituar fenômeno de emancipação da alma e diferenciar o fenômeno anímico do mediúnico. FENÔMENO ESPÍRITA: Os fenômenos espíritas

Leia mais

Fenômenos Físicos 4 Estudo 20

Fenômenos Físicos 4 Estudo 20 Desvendando a Mediunidade Fenômenos Físicos 4 Estudo 20 www3.tvnovaluz.tv Claudio C. Conti www.ccconti.com Efeitos físicos espontâneos Efeitos físicos espontâneos 60. Dá-se o nome de manifestações físicas

Leia mais

VIDA DOS ANIMAIS NA DIMENSÃO ESPIRITUAL

VIDA DOS ANIMAIS NA DIMENSÃO ESPIRITUAL VIDA DOS ANIMAIS NA DIMENSÃO ESPIRITUAL 1 S Vida dos Animais na Dimensão Espiritual S Todos Animais merecem o céu e Os animais conforme o Espiritismo Marcel Benedeti S Livro dos Espíritos - Allan Kardec

Leia mais

12 e 13/06/16 Facilitadoras: Rosângela Cely e Soraia Cristina

12 e 13/06/16 Facilitadoras: Rosângela Cely e Soraia Cristina 12 e 13/06/16 Facilitadoras: Rosângela Cely e Soraia Cristina OBJETIVO: Conceituar Mediunidade e Médium; Identificar os sintomas que caracterizam a mediunidade iniciante; Explicar qual deve ser a conduta

Leia mais

MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE

MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE Curso Online MEDIUNIDADE & ESPIRITUALIDADE com Maísa Intelisano Aula 02 - O que é Mediunidade Bloco 02 Maísa Intelisano AULA 2 O QUE É MEDIUNIDADE BLOCO 2 Definição de mediunidade Conceitos de mediunidade

Leia mais

III Encontro Nacional de Coordenadores de ESDE

III Encontro Nacional de Coordenadores de ESDE III Encontro Nacional de Coordenadores de ESDE Critérios para Seleção de Expositores e de Bibliografias para Cursos de Capacitação de Coordenador e Monitor do ESDE Um curso regular de Espiritismo seria

Leia mais

Objetivo: Conceituar e identificar o grau, a duração e os tipos de transe.

Objetivo: Conceituar e identificar o grau, a duração e os tipos de transe. Objetivo: Conceituar e identificar o grau, a duração e os tipos de transe. 1 Psiquismo Humano CONCEITO Psiqu(e)-+ismo O conjunto dos fenômenos ou dos processos mentais conscientes ou inconscientes dum

Leia mais

Glória e Honra Julho 2018

Glória e Honra Julho 2018 Glória e Honra Julho 2018 mas alguém em certo lugar testemunhou, dizendo: "Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? Tu o fizeste um pouco menor do

Leia mais

Em termos religiosos, qual era a compreensão tradicional da realidade?

Em termos religiosos, qual era a compreensão tradicional da realidade? PERISPÍRITO Em termos religiosos, qual era a compreensão tradicional da realidade? Compreensão dual da realidade - espírito - matéria Qual o equívoco da compreensão dual da realidade? Qual o equívoco da

Leia mais

Culto de Gratidão ao Senhor pelo 13º aniversário da IPCC

Culto de Gratidão ao Senhor pelo 13º aniversário da IPCC Culto de Gratidão ao Senhor pelo 13º aniversário da IPCC Uma História de Salvação (2Reis 6.8-23) Domingo, 25 de junho de 2017, às 19h30 2 Reis 6.15-16 Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 30 DE JANEIRO - SEGUNDA-FEIRA DA 4ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Leia mais

Monitores: Roberto Camilo, Claudia Bezerra e Carlos Feijó

Monitores: Roberto Camilo, Claudia Bezerra e Carlos Feijó MEDIUNIDADE DE EFEITO FÍSICO E MEDIUNIDADE DE EFEITO INTELIGENTE PSICOFONIA PSICOGRAFIA VIDÊNCIA AUDIÊNCIA Monitores: Roberto Camilo, Claudia Bezerra e Carlos Feijó OBJETIVO: Compreender o conceito de

Leia mais

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO?

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? 1 ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? ESPIRITUALISMO Oposto do materialismo Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria é espiritualista. ESPIRITISMO ou DOUTRINA ESPÍRITA Termo criado

Leia mais

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA

CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA CURSO FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA: PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA EM QUE SE FUNDAMENTA O PASSE EM QUE SE FUNDAMENTA O PASSE Em nossa vídeo-aula anterior vimos que o passe se fundamenta nas qualidades do fluido

Leia mais

Mecanismos da Comunicação Mediúnica

Mecanismos da Comunicação Mediúnica Mecanismos da Comunicação Mediúnica Alex Olegário Fernanda Alencar OBJETIVO Compreender como acontece a comunicação mediúnica. 1 Assuntos Relacionados Fluidos Pineal Perispírito Centros de força Prece,

Leia mais

Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum

Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum-26.1.2014 Vinde comigo! - Quem irá anunciar a toda a gente a Boa Nova da ternura de Deus? - Quem irá falar de Jesus Cristo vivo a quem busca razões para viver? - Quem

Leia mais

Os espíritos errantes

Os espíritos errantes FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo IV A vida no Plano Espiritual Os espíritos errantes Tema 2 Qual o significado de errante? Allan Kardec cunhou a expressão Espíritos

Leia mais

Roteiro 4 O Espírito imortal

Roteiro 4 O Espírito imortal FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo II A Morte e seus Mistérios Roteiro 4 O Espírito imortal Objetivo Analisar

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 2 ENCONTRO 14/09/14. EMANCIPAÇÃO da ALMA

DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 2 ENCONTRO 14/09/14. EMANCIPAÇÃO da ALMA DESVELANDO A ALMA - EMANCIPAÇÃO E MEDIUNIDADE 2 ENCONTRO 14/09/14 EMANCIPAÇÃO da ALMA O Livro dos Espíritos Cap. 8 Da emancipação da alma 400. O Espírito encarnado permanece de bom grado no seu envoltório

Leia mais

A matéria. Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23

A matéria. Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23 A matéria Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23 Atanásio Rocha 14/09/2014 Considerações básicas da Matéria Origem

Leia mais

O REINO. Deus, escolheu o conceito de reino para nos comunicar seu propósito, sua vontade e seu plano para a humanidade. Pra Ivonne Muniz 2

O REINO. Deus, escolheu o conceito de reino para nos comunicar seu propósito, sua vontade e seu plano para a humanidade. Pra Ivonne Muniz 2 REINO DE DEUS O REINO Deus, escolheu o conceito de reino para nos comunicar seu propósito, sua vontade e seu plano para a humanidade. Pra Ivonne Muniz 2 O que é reino? Governo ou domínio Um reino é a influencia

Leia mais

Trabalho Mediúnico e Assistência Espiritual nos Centros Espíritas

Trabalho Mediúnico e Assistência Espiritual nos Centros Espíritas Trabalho Mediúnico e Assistência Espiritual nos Centros Espíritas CEI Simpósio / Outubro/2017 Conteúdo do Programa: 1. Esclarecimentos sobre o Tema; 2. Reflexão sobre a definição e as ações dos Passes;

Leia mais

O coração de um pastor

O coração de um pastor O coração de um pastor João 17:1-21 I. Um coração de submissão e obediência II. Um coração de intercessão e cuidado III. Um coração que glorifica a Deus Revisão de 09.04.2017 slide 1 João 20:1-9 1. No

Leia mais

- 1 - ESTUDO DO LIVRO DOS MÉDIUNS PARTE 2: DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS CAPÍTULO 2: MANIFESTAÇÕES FÍSICAS E MESAS GIRANTES ESTE RESUMO ENCONTRA-SE PUBLICADO NO SITE O QUE OS ESPÍRITOS DIZEM http://oqueosespiritosdizem.com.br

Leia mais

FENÔMENOS DE EFEITOS INTELIGENTES

FENÔMENOS DE EFEITOS INTELIGENTES UNIDADE 4 FENÔMENOS DE EFEITOS INTELIGENTES AULA 21-a Psicofonia 1 2 Psicofonia é a comunicação mediúnica por meio da fala 3 Vantagens e desvantagens 4 Vantagens 5 Permite o diálogo direto, vivo e dinâmico

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo III Mediunidade. Obsessão. Desobsessão.

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo III Mediunidade. Obsessão. Desobsessão. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo III Mediunidade. Obsessão. Desobsessão. 1. Sintonia obsessiva 2. Infecções fluídicas 3. Obsessão e mediunidade O processo obsessivo

Leia mais

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS MÓDULO 9 O CHAKRA DA TRANSCENDÊNCIA O sétimo chakra, da coroa, responsável pela transcendência Localização: Topo da cabeça Assim como o chakra raiz

Leia mais

Cronograma de Aulas Ano I - Módulo 2-17 aulas - 2 semestre

Cronograma de Aulas Ano I - Módulo 2-17 aulas - 2 semestre Cronograma de Aulas Ano I - Módulo 2-17 aulas - 2 semestre - 2017 Aula 0 Explanação do Livro Missionários da Luz Apresentação em PPS sobre a obra Missionária da Luz ; Aula 1 Dos Espíritos Levar o aluno

Leia mais

Livro Segundo cap. 1 Mundo Dos Espíritos. I- Origem e Natureza dos Espíritos

Livro Segundo cap. 1 Mundo Dos Espíritos. I- Origem e Natureza dos Espíritos Livro Segundo cap. 1 Mundo Dos Espíritos I- Origem e Natureza dos Espíritos Como podemos definir os Espíritos? Eles são os seres inteligentes da criação. Eles povoam o Universo Os Espíritos são seres distintos

Leia mais

A Gênese. Os milagres e as predições segundo o espiritismo. Cap. I Caracteres da revelação espírita CEJB - ESDE

A Gênese. Os milagres e as predições segundo o espiritismo. Cap. I Caracteres da revelação espírita CEJB - ESDE A Gênese Os milagres e as predições segundo o espiritismo Cap. I Caracteres da revelação espírita CEJB - ESDE Revelação: sair de sob o véu Astronomia Geologia Química Fisiologia Para se designarem coisas

Leia mais

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável.

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável. A divindade do Espírito Santo vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente O Espírito Santo é representado na Escritura como possuindo a autoridade e os atributos divinos, os Pais da Igreja nunca apresentaram

Leia mais

1ª Leitura - Dn 3,

1ª Leitura - Dn 3, 1ª Leitura - Dn 3,25.34-43 De alma contrita e em espírito de humildade, sejamos acolhidos. Leitura da Profecia de Daniel 3,25.34-43 Naqueles dias: 25 Azarias, parou e, de pé, começou a rezar; abrindo a

Leia mais

ANIMAIS TÊM ALMA? Espírito Princípio inteligente do Universo (L.E. 23) Alma Um Espírito encarnado (L.E. 134)

ANIMAIS TÊM ALMA? Espírito Princípio inteligente do Universo (L.E. 23) Alma Um Espírito encarnado (L.E. 134) ANIMAIS TÊM ALMA? Espírito Princípio inteligente do Universo (L.E. 23) Alma Um Espírito encarnado (L.E. 134) DEFINIÇÕES Animal (...) Ser vivo organizado, dotado de sensibilidade e movimento próprio. (...)

Leia mais

CEM-Coordenadoria de Educação Mediúnica GEM-Grupo de Estudo da Mediunidade. Manifestação mediúnica dos Espíritos Programa II Módulo IV Roteiro 1 e 2

CEM-Coordenadoria de Educação Mediúnica GEM-Grupo de Estudo da Mediunidade. Manifestação mediúnica dos Espíritos Programa II Módulo IV Roteiro 1 e 2 CEM-Coordenadoria de Educação Mediúnica GEM-Grupo de Estudo da Mediunidade Manifestação mediúnica dos Espíritos Programa II Módulo IV Roteiro 1 e 2 Tipos de Espíritos comunicantes 1 Facilitadores Paulo

Leia mais

A MEDIUNIDADE E O MÉDIUM

A MEDIUNIDADE E O MÉDIUM UNIDADE 3 A MEDIUNIDADE E O MÉDIUM AULA 19-a A natureza dos Espíritos 1 2 COMO AVALIAR A NATUREZA DE UM ESPÍRITO? 3 Se a identidade absoluta dos Espíritos é, em muitos casos, uma questão acessória e sem

Leia mais

Desobsessão: recursos espíritas

Desobsessão: recursos espíritas Desobsessão: recursos espíritas Tema 5 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Mediunidade: Estudo e Prática Programa 1 Módulo III Mediunidade. Obsessão. Desobsessão Recursos desobsessivos espíritas A prece Aprimoramento

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA Pe. Lucas - Maria Madalena foi ao sepulcro e viu a pedra removida do sepulcro - João 20, 1-2.11-18 EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1)

Leia mais

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo V Aprendendo com Fatos Cotidianos Objetivo Analisar os ensinamentos

Leia mais

VOCÊ ESTÁ PRONTO? Diego Fernandes

VOCÊ ESTÁ PRONTO? Diego Fernandes VOCÊ ESTÁ PRONTO? Diego Fernandes Lucas 21:9 Quando ouvirem falar de guerras e rebeliões, não tenham medo. É necessário que primeiro aconteçam essas coisas, mas o fim não virá imediatamente. Lucas 21 10

Leia mais

CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA

CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA 01. Intervenção dos Espíritos no Mundo Corporal I Faculdade de penetrar nossos pensamentos Influência oculta Afeição a certas pessoas

Leia mais

ROTEIRO DE AULA AULA 02

ROTEIRO DE AULA AULA 02 DIRETORIA DE ESTUDOS DOUTRINÁRIOS DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DO ESPÍRITA COORDENAÇÃO - ESME 1 ROTEIRO DE AULA AULA 02 PERÍSPIRITO E PRINCÍPIO VITAL Objetivos: Relacionar as principais características,

Leia mais

Guerra Junqueiro. Três Contos de Guerra Junqueiro

Guerra Junqueiro. Três Contos de Guerra Junqueiro Guerra Junqueiro Três Contos de Guerra Junqueiro Era uma vez um sultão, que despendia em vestuário todo o seu rendimento. Quando passava revista ao exército, quando ia aos passeios ou ao teatro, não tinha

Leia mais

1ª Leitura - Hb 12,1-4

1ª Leitura - Hb 12,1-4 1ª Leitura - Hb 12,1-4 Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto. Leitura da Carta aos Hebreus 12,1-4 Irmãos: 1Rodeados como estamos por tamanha multidão de testemunhas, deixemos de

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA INTRODUTÓRIO

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA INTRODUTÓRIO LIVRO DE PREPARO: Sinal Verde André Luiz/Chico Xavier Aula 1 Integração: Promover o acolhimento e a integração dos alunos Apresentar do Programa Aula 2 O que é o Centro Espírita Apresentar o Centro Espírita

Leia mais

Centro Espírita Operários da Verdade CGC(MF) / Reg. Ser. Social do Est Reg. Util. Publ. Mun

Centro Espírita Operários da Verdade CGC(MF) / Reg. Ser. Social do Est Reg. Util. Publ. Mun Aula 5 Dos Médiuns 1. Breve resumo histórico da Mediunidade (Livro Mediunidade Edgard Armond, Cap 3, pg 19) 2. Métodos das 5 Fases a. Percepção de Fluidos b. Aproximação c. Contato d. Envolvimento e. Manifestação

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 10 de Fevereiro de 2014 Síntese e conclusões

Propedêutica Bíblica. 10 de Fevereiro de 2014 Síntese e conclusões Propedêutica Bíblica 10 de Fevereiro de 2014 Síntese e conclusões ORAÇÃO Lucas, 24, 13-33 13* Nesse mesmo dia, dois dos discípulos iam a caminho de uma aldeia chamada Emaús, que ficava a cerca de duas

Leia mais

Pesquisa e texto de cabeçalho: por Elio Mollo Abaixo textos extraídos dos livros da codificação Espírita mencionados no final de cada um.

Pesquisa e texto de cabeçalho: por Elio Mollo Abaixo textos extraídos dos livros da codificação Espírita mencionados no final de cada um. O PERISPÍRITO Pesquisa e texto de cabeçalho: por Elio Mollo Abaixo textos extraídos dos livros da codificação Espírita mencionados no final de cada um. Órgão sensitivo do Espírito: O perispírito é o órgão

Leia mais

Examinai Tudo. FEIRA DE SANTANA Novembro de Julio Damasceno

Examinai Tudo. FEIRA DE SANTANA Novembro de Julio Damasceno Examinai Tudo FEIRA DE SANTANA Novembro de 2009 Julio Damasceno Do Método Supressões Sucessivas Do Método CONTINUIDADE e COMPLEMENTARIEDADE CONTINUIDADE = REDUNDÂNCIA COMPLEMENTARIEDADE = NOVIDADE A REVELAÇÃO

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA SEGUNDO ANO

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA SEGUNDO ANO PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA SEGUNDO ANO Aula Conteúdo da Aula Referências 1 TEMA: RETORNO A VIDA CORPORAL - Integração Ficha do aluno - preencher e entregar o programa - Da infância

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS Conheça a www.espiritizar.com.br OBRAS COM FIDELIDADE DOUTRINÁRIA MÓDULO 1 A PRESENÇA AMOROSA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS 6ª. ENCONTRO

Leia mais

CURSO PASSE. Aula 04 Pensamento e Aura 1 / 15

CURSO PASSE. Aula 04 Pensamento e Aura 1 / 15 CURSO PASSE EDITORA EDITORA 1 / 15 Conceito de Pensamento É força eletromagnética. Emmanuel Vida Pensamento, eletricidade e magnetismo conjugamse em todas as manifestações do Universo. Emmanuel Vida É

Leia mais

UNIDADE 2 AÇÃO FLUÍDICA. AULA 8 Os fluidos

UNIDADE 2 AÇÃO FLUÍDICA. AULA 8 Os fluidos UNIDADE 2 AÇÃO FLUÍDICA AULA 8 Os fluidos 1 2 FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL - FCU 3 Tudo que existe no universo, criado por Deus, não sendo Espírito, é fluido cósmico universal Therezinha Oliveira 4 DEUS ESPÍRITO

Leia mais

AULA 17 MEDIUNIDADE NAS CRIANÇAS E NOS ANIMAIS

AULA 17 MEDIUNIDADE NAS CRIANÇAS E NOS ANIMAIS Às vezes, as manifestações mediúnicas que a criança apresenta são por causa das perturbações no ambiente do lar. Neste caso, o recomendável é atende-la com assistência espiritual, passes (para não favorecer

Leia mais

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades Área da Mediunidade ENCONTRO MICRORREGIONAL Fortaleza - CE 02-03/09/2017 Mediunidade Desafios e Possibilidades MEDIUNIDADE COMO FERRAMENTA PARA A BUSCA DE DEUS Mediunidade Qualidade da pessoa que, segundo

Leia mais

Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo XVII, item 4.

Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo XVII, item 4. Tendo Jesus entrado em Jericó, passava pela cidade - e havia ali um homem chamado Zaqueu, chefe dos publicanos e muito rico, - o qual, desejoso de ver a Jesus, para conhecê-lo, não o conseguia devido à

Leia mais

Qual parte você não entendeu? Diego Fernandes

Qual parte você não entendeu? Diego Fernandes Qual parte você não entendeu? Diego Fernandes Mateus 16 13 Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: Quem os outros dizem que o Filho do homem é? 14 Eles responderam:

Leia mais

Desenvolvimento mediúnico. Vicente Pessoa Jr

Desenvolvimento mediúnico. Vicente Pessoa Jr Desenvolvimento mediúnico Vicente Pessoa Jr Alexandre para André Luiz, em Missionários da Luz "Todas as criaturas a possuem, porquanto significa percepção espiritual, que deve ser incentivada em nós mesmos.

Leia mais

MAGNETISMO e ESPIRITISMO

MAGNETISMO e ESPIRITISMO Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz Departamento Doutrinário MAGNETISMO e ESPIRITISMO GRUPO de ESTUDO ANO 3 2016 AULA 33 Manifestações Mediúnicas TÉCNICAS ACESSÓRIAS Teórica e pratica TEOM Tratamento

Leia mais

«Foi pela inveja do demónio que a morte entrou no mundo»

«Foi pela inveja do demónio que a morte entrou no mundo» Perdão, Senhor. «Foi pela inveja do demónio que a morte entrou no mundo» Leitura do Livro da Sabedoria Sab 1, 13-15; 2, 23-24 Não foi Deus quem fez a morte, nem Ele Se alegra com a perdição dos vivos.

Leia mais