PARTE V CONCLUSÕES. Conclusões Principais Conclusões

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARTE V CONCLUSÕES. Conclusões Principais Conclusões"

Transcrição

1 Conclusões 136 PARTE V CONCLUSÕES 18. Principais Conclusões Procurámos com este trabalho determinar se existe ou não uma diferenciação no desenvolvimento da independência de mobilidade em crianças do género masculino e feminino de contextos sociais diferenciados do meio urbano. Para tal, analisámos as rotinas de vida, a autonomia de mobilidade, a percepção das possibilidades de acção, as competências sociais e as características dos pais/encarregados de educação de 42 crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos de idade. Comparámos dois grupos opostos: 21 crianças de um meio mais diferenciado e 21 crianças de um meio menos diferenciado residentes em zonas periféricas da cidade de Lisboa. Os nossos resultados aparecem resumidos no quadro em baixo. Rotinas de vida De uma forma geral, as crianças do meio menos diferenciado realizam mais Trajectos trajectos. São as raparigas dos dois meios que realizam mais trajectos, quando comparadas com os rapazes do seu meio. As crianças do meio menos diferenciado realizam mais actividades do que as crianças do meio mais diferenciado. É da parte da tarde que as crianças do meio menos diferenciado realizam uma maior diversidade de Actividades actividades, enquanto que no meio mais diferenciado, é de manhã. As crianças do meio menos diferenciado realizam mais actividades de grupo e em espaços exteriores. As crianças do meio mais diferenciado realizam mais actividades formalmente organizadas/institucionalizadas. Autonomia de mobilidade Os rapazes do meio menos diferenciado realizam mais trajectos sozinhos do que as outras crianças. As raparigas do meio mais diferenciado realizam Rotinas diárias mais trajectos com adultos do que as outras crianças. As raparigas do meio

2 Conclusões 137 Autonomia nas actividades do dia-a-dia Autonomia nos trajectos casaescola Autonomia em situações do diaa-dia Preocupações dos pais com a autonomia de mobilidade dos filhos menos diferenciado realizam mais trajectos com pares do que as outras crianças. Foram encontradas diferenças significativas entre os dois grupos de crianças relativamente ao número de trajectos realizados sozinhos e com pares. As crianças do meio menos diferenciado são mais autónomas do que as outras crianças. A actividade onde se verifica mais autonomia para as crianças do meio menos diferenciado, é brincar sozinha fora de casa. A actividade em que se verifica mais autonomia para as crianças do meio mais diferenciado é andar de bicicleta na rua. Todas as crianças do meio menos diferenciado vivem a menos de 2 Km da escola. Quase todas vão a pé para a escola. Metade das raparigas vai acompanhada pelos irmãos. Os rapazes costumam ir para a escola com os pais, irmãos ou colegas da mesma idade/mais novos. A maior parte das crianças do meio mais diferenciado vive a mais de 2 Km da escola. Costumam ir para a escola de carro acompanhados principalmente pelos pais. As crianças do meio menos diferenciado tornam-se autónomas mais cedo do que as crianças do meio mais diferenciado para todas as situações do dia-a-dia: atravessar as ruas principais sozinha; andar sozinha de transportes públicos; brincar sozinha fora de casa e andar de bicicleta na rua. Para todas as situações (ir sozinho no percurso de ida e regresso da escola; brincar sozinho fora de casa; sair depois de escurecer; ir sozinho para actividades de lazer), os principais motivos de preocupação dos pais, são: - Nos rapazes do meio menos diferenciado, a criança ser muito pequena/pouco responsável; - Nas raparigas do mesmo meio, medo de assaltos ou de molestações por adultos; - Para as raparigas e rapazes do meio mais diferenciado, igualmente o medo de assaltos ou molestações por adultos e o perigo de tráfego.

3 Conclusões 138 Percepção das possibilidades de acção Em todas as crianças, verificamos uma maior percepção das possibilidades de acção em acções de jogo social. São as crianças do meio mais diferenciado (principalmente as raparigas) que possuem um maior espaço exterior de habitação proporcionador de um maior número de possibilidades de acção. Competências sociais As crianças do meio menos diferenciado demonstram mais competências sociais nos contextos onde existem actividades organizadas/institucionalizadas (ATL/colégio e sala de aula). Contudo, no contexto rua e casa, são as crianças do meio mais diferenciado que demonstram mais competências sociais. Características dos pais/encarregados de educação As crianças do meio menos diferenciado têm pais mais novos. Os pais das crianças do meio mais diferenciado possuem mais habilitações literárias. Quanto à situação profissional, a dos pais é mais estável do que a das mães, nos dois grupos, excepto para as mães das raparigas do meio menos diferenciado, onde encontramos mais mães empregadas a tempo inteiro. Todas as crianças do meio mais diferenciado vivem em casa própria enquanto que a maior parte das crianças do outro meio vivem emcasa alugada.

4 Conclusões Sugestões Para Estudos Futuros Os resultados apresentados neste estudo para as crianças do meio mais diferenciado vão na sequência do que está descrito na literatura para a independência de mobilidade de crianças de meios urbanos. Contudo, os resultados apresentados para as crianças do meio menos diferenciado, dão-nos conta de uma nova realidade urbana, que apesar de sofrer as mesmas influências da urbanização e crescimento vertical e constante das cidades, apresenta-se diferente. As crianças têm muita independência de mobilidade e uma grande percepção de possibilidades de acção no seu espaço físico. Estes aspectos são condicionados essencialmente pela ausência de supervisão do adulto e pela vivência num meio degradado e casas sem condições de habitabilidade. A rua apresenta-se como o companheiro de brincadeiras para muitas destas crianças que pela ausência de alternativas, acabam por desenvolver grande parte das suas rotinas diárias neste espaço físico. Por outro lado, a maior quantidade de competências sociais verificada por parte destas crianças, aparentemente, parece ser um bom indicador. Contudo, sabemos que isso acontece porque há supervisão e controlo do adulto. Parece-nos que ao contrário do que foi dito em cima, estas crianças têm uma dependência de mobilidade relacionada com os aspectos mais intrínsecos do comportamento humano, ou seja, há neste grupo maior dificuldade de contenção e auto-controlo promovida pela ausência de regras e estrutura familiar estável e contentora. Assim, estas crianças têm mais dificuldades na aquisição da noção de limites e quando eles não existem ou dito de outra forma, quando a criança tem a percepção de que eles não existem, nota-se uma menor frequência na adopção dessas competências. Já as crianças do meio mais diferenciado, apresentam uma menor variação no uso das competências sociais nos diferentes contextos, ou seja, elas parecem não estar tão dependentes da supervisão do adulto para por em prática o comportamento socialmente esperado. Existe neste sentido, uma maior independência de mobilidade.

5 Conclusões 140 Também encontrámos grandes diferenças relativamente à forma como os pais nos dois meios percepcionam a autonomia de mobilidade dos filhos. Esta constitui por si só um factor condicionador da mesma. No meio menos diferenciado, apesar da preocupação demonstrada pelos pais, na realidade a criança continua sujeita aos perigos apontados pelos mesmos pela forma como se processam as suas rotinas diárias e mais uma vez, pela ausência de supervisão dos mesmos. Gostaríamos então de sugerir um aprofundar do estudo da independência de mobilidade em crianças de contextos sociais distintos através de amostras mais representativas, de forma a procurarmos verificar se as tendências encontradas neste estudo se mantêm. Pensamos também que seria importante a realização de estudos que diferenciassem para além dos meios sociais opostos, a independência de mobilidade de crianças de diferentes culturas e etnias dentro do mesmo país, principalmente quando essa diferença se acentua pela localização geográfica dessas etnias em bairros que funcionam de uma forma marginal e inadaptada. Por outro lado, parece-nos importante compreender a dimensão psicológica e emocional das crianças em relação ao modo como as mesmas percepcionam as possibilidades de acção no espaço físico. Isto poderia ajudar-nos a compreender as diferentes dimensões envolvidas na forma com construímos os nossos mapas mentais (representações do espaço físico) e a influência que os diferentes contextos da vida da criança têm nessas dimensões. Pensamos ainda que seria importante dar continuidade aos estudos feitos sobre as áreas em baixo descritas e a independência de mobilidade: - Educação para a saúde (fomentar estilos de vida saudáveis desde a infância);

6 Conclusões Interacção parental (criar condições de estimulação oferecidos pela intervenção directa dos pais); - Meio escolar (espaços de recreio existentes, educação física e desporto escolar); - Meio comunitário (existência de espaços pensados para a brincadeira, jogo e recreio, quer de uma forma livre quer de uma forma organizada); Esperamos que este estudo tenha contribuído para a compreensão de duas realidades urbanas opostas relativamente aos contextos sociais que dela fazem parte e impacto dos mesmos na autonomia de mobilidade das crianças.

14. Independência De Mobilidade Das Crianças Independência De Mobilidade Nas Rotinas Diárias Das Crianças

14. Independência De Mobilidade Das Crianças Independência De Mobilidade Nas Rotinas Diárias Das Crianças Resultados e Sua Discussão 89 14. Independência De Mobilidade Das Crianças 14.1. Independência De Mobilidade Nas Rotinas Diárias Das Crianças A autonomia é um processo fundamental no crescimento da criança.

Leia mais

PARTE II OBJECTIVO DO ESTUDO

PARTE II OBJECTIVO DO ESTUDO Objectivo do Estudo 52 PARTE II OBJECTIVO DO ESTUDO 6. Justificação Do Estudo Este trabalho, nasce da necessidade e interesse em estudarmos a independência de mobilidade das crianças relativamente às rotinas

Leia mais

17. Caracterização Dos Pais/Encarregados De Educação

17. Caracterização Dos Pais/Encarregados De Educação Resultados e sua Discussão 123 17. Caracterização Dos Pais/Encarregados De Educação Os pais/encarregados de educação das crianças da amostra foram uma parte fundamental deste estudo. Neste ponto do nosso

Leia mais

CADERNO DE PROPOSTAS. no Bairro da Graça/Sapadores. Para uma melhor mobilidade e acessibilidade das crianças

CADERNO DE PROPOSTAS. no Bairro da Graça/Sapadores. Para uma melhor mobilidade e acessibilidade das crianças Ruas do Bairro Amigas da Criança CADERNO DE PROPOSTAS Para uma melhor mobilidade e acessibilidade das crianças no Bairro da Graça/Sapadores 1. ENQUADRAMENTO Andar a pé é a forma mais natural da criança

Leia mais

1º Congresso Psicologia do Desenvolvimento

1º Congresso Psicologia do Desenvolvimento 1º Congresso Psicologia do Desenvolvimento Celeste Simões* Margarida Gaspar de Matos* Joan Batist-Foguet** *Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa **ESADE, Barcelona o resultado de processos de protecção

Leia mais

Indicadores de Saúde Pública e Sustentabilidade Urbana

Indicadores de Saúde Pública e Sustentabilidade Urbana Indicadores de Saúde Pública e Sustentabilidade Urbana Indicadores de WIPIS Saúde 2008 Pública e Sustentabilidade 2 7 Urbana 2008 Estrutura Justificação do Estudo Objectivo Dados e Métodos Resultados Algumas

Leia mais

Aprender a Educar Programa para Pais

Aprender a Educar Programa para Pais Aprender a Educar Programa para Pais 8ª Edição 2012 Ser Pai e Mãe é um desafio constante! O Programa APRENDER A EDUCAR é uma iniciativa da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto, desenvolvida

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2018

Programa BIP/ZIP 2018 Programa BIP/ZIP 218 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 3 CRESCER Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 11-6 Lisboa Telefone: 21 322 73 6

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DIÁRIA 11/01/2011

PLANIFICAÇÃO DIÁRIA 11/01/2011 INSTITUIÇÃO FORMADORA: ISEC CURSO: Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino Básico PLANIFICAÇÃO DIÁRIA 11/01/2011 INSTITUIÇÃO DE INTERVENÇÃO: Jardim

Leia mais

CADERNO DE PROPOSTAS. no Bairro dos Anjos. Para uma melhor mobilidade e acessibilidade das crianças

CADERNO DE PROPOSTAS. no Bairro dos Anjos. Para uma melhor mobilidade e acessibilidade das crianças Ruas do Bairro Amigas da Criança CADERNO DE PROPOSTAS Para uma melhor mobilidade e acessibilidade das crianças no Bairro dos Anjos 1. ENQUADRAMENTO Andar a pé é a forma mais natural da criança se deslocar.

Leia mais

XVII Fórum de Apoio ao Doente Reumático

XVII Fórum de Apoio ao Doente Reumático XVII Fórum de Apoio ao Doente Reumático Envelhecimento e Doenças Reumáticas 10 de Outubro de 2014 Auditório da Associação Nacional de Farmácias - Lisboa Impacto social do envelhecimento Isolamento e dependência

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano: 1º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Oferta Complementar Educação para a Cidadania Professores: todos

Leia mais

ECOXXI 2014 Indicador Mobilidade Sustentável. Catarina Marcelino, GPIA/IMT David Vale, FA-UTL Mário Alves, Transitec

ECOXXI 2014 Indicador Mobilidade Sustentável. Catarina Marcelino, GPIA/IMT David Vale, FA-UTL Mário Alves, Transitec ECOXXI 2014 Indicador Mobilidade Sustentável Catarina Marcelino, GPIA/IMT David Vale, FA-UTL Mário Alves, Transitec O problema: Predominância de soluções de transporte para problemas urbanos Aumento das

Leia mais

Nada disto. Sintomas característicos:

Nada disto. Sintomas característicos: Nada disto. Sabemos hoje que a Perturbação de Hiperactividade com Défice da Atenção tem uma base essencialmente neuropsicológica. Assim, compreendemos que o comportamento destas crianças resulta das suas

Leia mais

Aprendizagem ao Longo da Vida Inquérito à Educação e Formação de Adultos 2007

Aprendizagem ao Longo da Vida Inquérito à Educação e Formação de Adultos 2007 Aprendizagem ao Longo da Vida Inquérito à Educação e Formação de Adultos 2007 25 de Novembro de 2009 A publicação Aprendizagem ao Longo da Vida Inquérito à Educação e Formação de Adultos 2007, apresenta,

Leia mais

Resultados do Inquérito Tu Também Contas!

Resultados do Inquérito Tu Também Contas! Resultados do Inquérito Tu Também Contas! Este texto é um anexo ao Dossier V Censos 21 na sequência de um trabalho desenvolvido entre 22 e 23 Resultados do Inquérito Tu Também Contas! Introdução A informação

Leia mais

88 educação, ciência e tecnologia

88 educação, ciência e tecnologia 88 PERCEPÇÃO DOS ADOLESCENTES SOBRE INTERACÇÕES PARENTAIS SUZANA MARIA SERRANO ANDRÉ 1 ERNESTINA Mª V. BATOCA SILVA 2 Anseio por levar a cabo uma tarefa grandiosa e nobre, mas é meu principal dever cumprir

Leia mais

Taxa de variação da população residente ( ) (%) por Local de residência

Taxa de variação da população residente ( ) (%) por Local de residência Taxa de variação da população residente (1991-2001) (%) Taxa de variação da população residente (1991-2001) (%) por Local de residência [(População residente 2001 - População residente 1991)/ População

Leia mais

Objetivos Evolução e diversidade nas famílias monoparentais

Objetivos Evolução e diversidade nas famílias monoparentais 1 Objetivos Evolução e diversidade nas famílias monoparentais Quais as mudanças e as continuidades ocorridas nestas famílias entre 1991-2011? Qual o impacto das mudanças na conjugalidade e na parentalidade,

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 12

Transcrição de Entrevista nº 12 Transcrição de Entrevista nº 12 E Entrevistador E12 Entrevistado 12 Sexo Feminino Idade 25anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto

Leia mais

MESTRADO DE QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Planificação Curricular Anual

MESTRADO DE QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Planificação Curricular Anual Identificação do Estagiário: Ana Catarina Tarré Simões Pedro Ano lectivo 2013/2014 Tema do PCT: Do bairro ao espaço, um mundo por descobrir Nº de crianças 15 Idades 3/4/5/6 anos PROBLEMÁTICA/CAMPO DE AÇÃO

Leia mais

MIF - Medida de Independência Funcional. Jorge Laíns

MIF - Medida de Independência Funcional. Jorge Laíns MIF - Medida de Independência Funcional Jorge Laíns Saúde (OMS) Completo bem estar físico, psíquico e social, não apenas a ausência de doença Saúde (OMS): Completo bem estar físico, psíquico e social e

Leia mais

Programa de Intervenção BIP ZIP 2011

Programa de Intervenção BIP ZIP 2011 Programa de Intervenção BIP ZIP 2011 Comissão Social de Freguesia de Benfica Constituição de um grupo de Trabalho Eixo III Intervenção em Bairros Prioritários Candidatura ao BIPZIP Câmara Municipal de

Leia mais

O Perfil do Psicólogo na Administração Local

O Perfil do Psicólogo na Administração Local CATEGORIA AUTORIA JANEIRO 15 Perfis do Psicólogo Gabinete de Estudos Técnicos O Perfil do Psicólogo na Administração Local Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015). O Perfil do Psicólogo

Leia mais

Motivados para o Sucesso Agora você vai criar uma vida com impacto e prosperar financeiramente

Motivados para o Sucesso Agora você vai criar uma vida com impacto e prosperar financeiramente Motivados para o Sucesso Agora você vai criar uma vida com impacto e prosperar financeiramente Motivados para o Sucesso - http://cristina-teixeira.com 1 O Meu Mapa Financeiro- Confidencial Dinheiro Tóxico

Leia mais

A4 SUBLANÇOS ÁGUAS-SANTAS/ERMESINDE/VALONGO/CAMPO/ BALTAR/PAREDES/GUILHUFE/PENAFIEL/ A4-IP9/AMARANTE

A4 SUBLANÇOS ÁGUAS-SANTAS/ERMESINDE/VALONGO/CAMPO/ BALTAR/PAREDES/GUILHUFE/PENAFIEL/ A4-IP9/AMARANTE PÁG. 1 DE 35 A4 SUBLANÇOS ÁGUAS-SANTAS/ERMESINDE/VALONGO/CAMPO/ BALTAR/PAREDES/GUILHUFE/PENAFIEL/ A4-IP9/AMARANTE IEP002/0 Pág. 2 de 35 1. INTRODUÇÃO O presente documento constitui o Resumo Não Técnico

Leia mais

UNIVERSIDADE DE COIMBRA IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DAS PRÁTICAS LÚDICAS E RECREATIVAS EM IDOSOS

UNIVERSIDADE DE COIMBRA IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DAS PRÁTICAS LÚDICAS E RECREATIVAS EM IDOSOS UNIVERSIDADE DE COIMBRA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E DE EDUCAÇÃO FÍSICA IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DAS PRÁTICAS LÚDICAS E RECREATIVAS EM IDOSOS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE OUTROS TEMPOS Monografia

Leia mais

Complexo Desportivo Paulo Pinto Rua de Ribes S. João da Madeira Telef E.mail:

Complexo Desportivo Paulo Pinto Rua de Ribes S. João da Madeira Telef E.mail: PROGRAMA ESCOLA DE NATAÇÃO 2013 2014 NATAÇÃO PARA BEBÉS Este processo é caracterizado como uma adaptação a um meio novo, com uma afectividade e desenvolvimento integrador, e não de aprendizagem das técnicas

Leia mais

Lisboa 2014 FICHA DE CANDIDATURA

Lisboa 2014 FICHA DE CANDIDATURA Lisboa 2014 Refª: 092 Hospital Vet. Solidário Portugal Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone: 21 322 73 60

Leia mais

Nome da Criança: Data Nascimento: / / Peso à nascença : gramas. 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Secundário. 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Secundário

Nome da Criança: Data Nascimento: / / Peso à nascença : gramas. 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Secundário. 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Secundário Código Data Caracterização da Criança Nome da Criança: Masc. Fem Data Nascimento: / / Peso à nascença : gramas Nunca Menos 6 meses 6 a 12 meses Mais 12 meses Há quanto tempo frequenta o Jardim de Infância?

Leia mais

É com a mente que pensamos: pensar é ter uma mente que funciona e o pensamento exprime, precisamente, o funcionamento total da mente.

É com a mente que pensamos: pensar é ter uma mente que funciona e o pensamento exprime, precisamente, o funcionamento total da mente. A mente, sistema de construção do mundo A mente recolhe informações do ambiente e com elas cria representações. A representação não copia a informação interpreta-a. A informação em si não possui qualquer

Leia mais

Modelo Curricular High/Scope

Modelo Curricular High/Scope Modelo Curricular High/Scope Origem e Evolução Década de 60: David Weikart inicia Perry Preschool Project Combate ao Insucesso Escolar Intervenção precoce Escolha do modelo curricular Investigação Década

Leia mais

Agentes Autónomos e Sistemas Multiagente

Agentes Autónomos e Sistemas Multiagente Instituto Superior Técnico Licenciatura e Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores Campus Alameda e Tagus Park Agentes Autónomos e Sistemas Multiagente 1 o Exame 8 de Julho de 2006 11:00h 13:00h

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2012

Programa BIP/ZIP 2012 Programa BIP/ZIP 2012 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 112 Aromas de Sabedoria - Envelhecimento Activo Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar

Leia mais

CAPÍTULO V DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

CAPÍTULO V DISCUSSÃO DOS RESULTADOS CAPÍTULO V DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Neste capítulo será efectuada a discussão dos resultados apresentados anteriormente. A discussão visa compreender os resultados obtidos, mediante a comparação com estudos

Leia mais

Centro de Intervenção Comunitária Boavista Olheiros Plano de Acção -Departamento de Formação 2014/2015

Centro de Intervenção Comunitária Boavista Olheiros Plano de Acção -Departamento de Formação 2014/2015 Departamento de Formação Clube Pais & Filhos Escola de Pais Projecto + Recreio Partilha de Saberes; Encontro Intergeracional; Fortalecimento das Relações Interpessoais. Desafios/Medos dos Pais; Relações

Leia mais

Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. Exames e Resposta do Ano 2017/2018.

Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. Exames e Resposta do Ano 2017/2018. Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau Exames e Resposta do Ano 2017/2018 Português B I Leia o seguinte texto com atenção. A Chan Sut Ieng é

Leia mais

UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE CASTELO BRANCO. Valor da Sexualidade na Adolescência

UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE CASTELO BRANCO. Valor da Sexualidade na Adolescência UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE CASTELO BRANCO Valor da Sexualidade na Adolescência energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade; que se integra no modo como nos sentimos,

Leia mais

Intervenção Pedagógica em crianças com NEE. Escola Secundária/3º C.E.B. de Bocage

Intervenção Pedagógica em crianças com NEE. Escola Secundária/3º C.E.B. de Bocage Escola Secundária/3º C.E.B. de Bocage Intervenção Pedagógica em crianças com NEE 12/10/2010 Docente: Tânia Silva Critérios de Diagnóstico Critério : (...) funcionamento intelectual significativamente inferior

Leia mais

A CRIANÇA E O DIVÓRCIO

A CRIANÇA E O DIVÓRCIO A CRIANÇA E O DIVÓRCIO Colégio Cosme e Damião Maio 2013 Formadora: Dra. Ana Filipa Mendes A Criança e o divórcio Como explicar o divórcio aos filhos? Quanto tempo dura o sofrimento da criança? Como vai

Leia mais

A doença crónica e a deficiência relações com os recursos internos

A doença crónica e a deficiência relações com os recursos internos A doença crónica e a deficiência relações com os recursos internos 9º CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA DA SAÚDE Aventura Social Faculdade de Motricidade Humana Aveiro, 10 Fevereiro de 2012 Lúcia Canha

Leia mais

Risco psicossocial, psicopatologia e recursos protectores em menores abrangidos pela LTE

Risco psicossocial, psicopatologia e recursos protectores em menores abrangidos pela LTE Risco psicossocial, psicopatologia e recursos protectores em menores abrangidos pela LTE Workshop Internacional sobre Boas Práticas na Intervenção Tutelar Educativa, D.G.R.S. Faro, 29 de Maio de 2009 Ida

Leia mais

Áreas metropolitanas. Vivências, Mobilidades e Qualidade de Vida. Susana Valente Orientação científica de Luísa Schmidt 12 de Julho 2004

Áreas metropolitanas. Vivências, Mobilidades e Qualidade de Vida. Susana Valente Orientação científica de Luísa Schmidt 12 de Julho 2004 Áreas metropolitanas Vivências, Mobilidades e Qualidade de Vida Susana Valente Orientação científica de Luísa Schmidt 12 de Julho 2004 Cenário metropolitano espaço de análise Amostras representativas das

Leia mais

Programa 2012 FICHA DE CANDIDATURA. Refª: 066 Parque Infantil do Marquês

Programa 2012 FICHA DE CANDIDATURA. Refª: 066 Parque Infantil do Marquês Programa 2012 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 066 Parque Infantil do Marquês Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone:

Leia mais

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS ENTÃO, VAMOS REFLETIR E TOMAR DECISÕES SOBRE: PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS QUAIS OS OBJETIVOS = O QUE

Leia mais

Mobilidade das Crianças em espaços urbanos. Professora Pia Christensen Institute of Education University of Warwick, UK

Mobilidade das Crianças em espaços urbanos. Professora Pia Christensen Institute of Education University of Warwick, UK Mobilidade das Crianças em espaços urbanos Professora Pia Christensen Institute of Education University of Warwick, UK Background A perda da mobilidade independente das crianças Um tempo de consciência

Leia mais

Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Peniche, CRL

Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Peniche, CRL Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Peniche, CRL CERCIPeniche -Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Peniche, CRL Cooperativa de solidariedade

Leia mais

Programa 2013 FICHA DE CANDIDATURA. Refª: 092 Escolinha Crescer na Maior

Programa 2013 FICHA DE CANDIDATURA. Refª: 092 Escolinha Crescer na Maior Programa 2013 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 092 Escolinha Crescer na Maior Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone:

Leia mais

PRÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA DESPORTIVA E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO EM ADOLESCENTES

PRÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA DESPORTIVA E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO EM ADOLESCENTES Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro PRÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA DESPORTIVA E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO EM ADOLESCENTES 22-11-2013 Belmifer Maio & Helder Fernandes Actividade física desportiva 2 Contextualização

Leia mais

V Congresso Internacional da Corrida

V Congresso Internacional da Corrida V Congresso Internacional da Corrida 6 e 7 Dezembro Cátia Branquinho & Equipa Aventura Social Desde, a Aventura Social, Associação é uma organização sem fins lucrativos que tem por objeto a promoção da

Leia mais

A14 SUBLANÇOS FIGUEIRA DA FOZ/VILA VERDE/SANTA EULÁLIA

A14 SUBLANÇOS FIGUEIRA DA FOZ/VILA VERDE/SANTA EULÁLIA PÁG. 1 DE 12 A14 SUBLANÇOS FIGUEIRA DA FOZ/VILA VERDE/SANTA EULÁLIA IEP002/0 Pág. 2 de 12 1. INTRODUÇÃO O presente documento constitui o Resumo Não Técnico (RNT), parte integrante da Memória Descritiva,

Leia mais

Competentes entre-pares: (E se nos falassem antes de incertezas?.) HBSC AVENTURA SOCIAL & SAÚDE

Competentes entre-pares: (E se nos falassem antes de incertezas?.) HBSC AVENTURA SOCIAL & SAÚDE : (E se nos falassem antes de incertezas.) Comissão Nacional da Luta contra a SIDA, 12 Dezembro 2003 Margarida Gaspar de Matos A Saúde dos Adolescentes Portugueses (4 anos depois) Relatório Nacional da

Leia mais

Guião de Entrevista às Educadoras de Infância em Creche

Guião de Entrevista às Educadoras de Infância em Creche Guião de Entrevista às Educadoras de Infância em Creche Objectivos da Entrevista Objectivos Específicos Dimensões Questões - Conhecer as percepções da educadora no processo de separação da criança com

Leia mais

Ano Lectivo 2006/2007 3º Ciclo 7º Ano

Ano Lectivo 2006/2007 3º Ciclo 7º Ano AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação DISCIPLINA DE GEOGRAFIA Ano Lectivo 2006/2007 3º Ciclo 7º Ano Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação A TERRA

Leia mais

Colónia de Férias 2018

Colónia de Férias 2018 Colónia de Férias 2018 Ateliers de Verão 8:30-18:30 Campos de Férias Residencial Colónia de Férias 2018 Projeto Pedagógico - 3 Plano de Animação - 5 Turnos - 6 Informações Gerais - 7 Programa Pedagógico

Leia mais

MOÇÃO CONSTRUÇÃO DAS NOVAS INSTALAÇÕES DO CENTRO SOCIAL DA MUSGUEIRA

MOÇÃO CONSTRUÇÃO DAS NOVAS INSTALAÇÕES DO CENTRO SOCIAL DA MUSGUEIRA CONSTRUÇÃO DAS NOVAS INSTALAÇÕES DO CENTRO SOCIAL DA MUSGUEIRA A construção das novas instalações para o Centro Social da Musgueira é uma promessa que foi feita pelo Município e que tarda em ser concretizada.

Leia mais

VIVER A VIDA: MAIS E MELHOR ACTUAR NOS CONDICIONANTES. Promover a saúde das crianças, adolescentes e famílias. Reduzir as desigualdades em saúde

VIVER A VIDA: MAIS E MELHOR ACTUAR NOS CONDICIONANTES. Promover a saúde das crianças, adolescentes e famílias. Reduzir as desigualdades em saúde ACTUAR NOS CONDICIONANTES VIVER A VIDA: MAIS E MELHOR Reduzir as desigualdades em saúde Garantir um ambiente físico de qualidade Promover a saúde das crianças, adolescentes e famílias Melhorar a saúde

Leia mais

A3 SUBLANÇOS PORTO/ÁGUAS SANTAS/MAIA/SANTO TIRSO/FAMALICÃO/CRUZ/BRAGA

A3 SUBLANÇOS PORTO/ÁGUAS SANTAS/MAIA/SANTO TIRSO/FAMALICÃO/CRUZ/BRAGA PÁG. 1 DE 35 A3 SUBLANÇOS PORTO/ÁGUAS SANTAS/MAIA/SANTO TIRSO/FAMALICÃO/CRUZ/BRAGA IEP002/0 Pág. 2 de 35 1. INTRODUÇÃO O presente documento constitui o Resumo Não Técnico (RNT), parte integrante da Memória

Leia mais

Caracterização da sala Pré II 1

Caracterização da sala Pré II 1 1 Caracterização da sala Pré II 1 Projeto Curricular de Grupo O Projeto Curricular Grupo desenvolvido para a Pré II surge no âmbito do projeto Educativo de Escola Crescer a Aprender. Não está definida

Leia mais

O que é uma criança? : Análise das conceções dominantes de infância no século XX, em Portugal

O que é uma criança? : Análise das conceções dominantes de infância no século XX, em Portugal 1 O que é uma criança? : Análise das conceções dominantes de infância no século XX, em Portugal Carla Vilhena, FCHS, UALg A Educação no Passado e no Presente em Portugal e no Brasil Faculdade de Psicologia

Leia mais

Centro Hípico de Alcaria

Centro Hípico de Alcaria Bem-vindo ao Centro Hípico de Alcaria A natureza encarregou-se de esculpir o Parque Natural da Serra de Aire, e o Centro Hípico de Alcaria oferece-lhe o dorso de um cavalo para viajar entre os maravilhosos

Leia mais

MONTIJO, CIDADE SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL:

MONTIJO, CIDADE SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL: 1. Designação do projecto: MONTIJO, CIDADE SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL: DA CICLOVIA A UMA REDE PEDONAL E CICLÁVEL 2. Tema (enquadramento nos temas da sessão): - Cidades saudáveis e respostas locais - Forma

Leia mais

Estratégia Nacional para o Envelhecimento Activo e Saudável Contributo da OPP

Estratégia Nacional para o Envelhecimento Activo e Saudável Contributo da OPP Estratégia Nacional para o Envelhecimento Activo e Saudável 2017-2025 Contributo da OPP Comentários Técnicos e Contributos OPP OPP Março 2017 Lisboa Estratégia Nacional para o Envelhecimento Activo e Saudável

Leia mais

ELEIÇÕES EUROPEIAS Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB Standard 69.2) Primavera Síntese analítica

ELEIÇÕES EUROPEIAS Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB Standard 69.2) Primavera Síntese analítica Direcção-Geral da Comunicação Direcção C Relações com os Cidadãos UNIDADE DE ACOMPANHAMENTO DA OPINIÃO PÚBLICA 15/09/2008 ELEIÇÕES EUROPEIAS 2009 Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB Standard 69.2)

Leia mais

EB FERNANDO JOSÉ DOS SANTOS EB FERNANDO JOSÉ DOS SANTOS

EB FERNANDO JOSÉ DOS SANTOS EB FERNANDO JOSÉ DOS SANTOS EB FERNANDO JOSÉ DOS SANTOS 2013-2014 1 1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA 1.1 Caracterização do Meio A EB Fernando José dos Santos situa-se na Rua Manuel Ambrósio dos Santos 2645-212 Amoreira/Alcabideche, Concelho

Leia mais

SÓNIA MARIA FERREIRA DIAS

SÓNIA MARIA FERREIRA DIAS CONTRIBUIÇÃO PARA O CONHECIMENTO DOS COMPORTAMENTOS SEXUAIS NOS ADOLESCENTES: PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E PREVENÇÃO DO VIH/SIDA SÓNIA MARIA FERREIRA DIAS Área de Saúde Internacional Instituto de Higiene

Leia mais

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior guanis@gmail.com www.guanis.org É estar bem consigo mesmo É não ter doenças, ter muito dinheiro e paz É poder fazer tudo pelo prazer de fazer É ser feliz! MULTIDIMENSIONAL

Leia mais

A TODOS O MEU CARINHO E AGRADECIMENTO!

A TODOS O MEU CARINHO E AGRADECIMENTO! AGRADECIMENTOS Concluído o nosso estudo, que representa o último grande desafio de um longo processo com poucos momentos de desânimo e muitos de entusiasmo, recordo com carinho e gostaria de expressar

Leia mais

ESBOÇO PARA UM CÓDIGO DE NORMAS DE CONDUTA DOS TRABALHADORES

ESBOÇO PARA UM CÓDIGO DE NORMAS DE CONDUTA DOS TRABALHADORES ESBOÇO PARA UM CÓDIGO DE NORMAS DE CONDUTA DOS TRABALHADORES Documento de trabalho para Discussão entre os trabalhadores, Conselho Técnico e Direcção 1 OBJECTIVO DO CÓDICO Organizar um quadro de referência

Leia mais

FUNDAMENTAL 1 o ANO. Conteúdos e Competências

FUNDAMENTAL 1 o ANO. Conteúdos e Competências FUNDAMENTAL 1 o ANO Conteúdos e Competências SUMÁRIO... 3 7 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO... 11 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA... 17 ENSINO RELIGIOSO... 19 COLEÇÃO IMAGINAÇÃO E ARTE... * Sujeito a alteração até

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA

REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA REUNIÃO DE PAIS 1º ANO A e B 1º SEMESTRE/2012 PROFESSORAS:CRIS E JULIANA PROPÓSITOS DA REUNIÃO Dar notícias dos grupos. Apresentar o trabalho que será realizado no decorrer do ano letivo, em cada área

Leia mais

Anexo 1: Equipa educativa no jardim-de-infância. Coordenadora. Assistentes Operacionais. Anexo 2: Equipa educativa na creche

Anexo 1: Equipa educativa no jardim-de-infância. Coordenadora. Assistentes Operacionais. Anexo 2: Equipa educativa na creche Anexos Anexo 1: Equipa educativa no jardim-de-infância Coordenadora Educadoras de infância Assistentes Operacionais Professores do 1º CEB Anexo 2: Equipa educativa na creche Pessoal Docente Pessoal Não-docente

Leia mais

Pobreza e Vulnerabilidade no Município da Praia

Pobreza e Vulnerabilidade no Município da Praia 4 Pobreza e Vulnerabilidade no Município da Praia Contexto Constitui objecto deste capítulo a análise da profundidade da vulnerabilidade social e da pobreza das famílias da Ilha de Santiago, particularmente

Leia mais

Declaração Política. Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhora e Senhores Membros do Governo

Declaração Política. Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhora e Senhores Membros do Governo Declaração Política No momento em que se verificam algumas convulsões sociais na União Europeia e no resto do Mundo, derivadas em grande parte da subida exponencial do preço dos combustíveis e do aumento

Leia mais

Ansiedade de Separação: O que é isso???

Ansiedade de Separação: O que é isso??? Ansiedade de Separação: O que é isso??? Ansiedade de separação: o que é? A ansiedade de separação é um estado emocional desagradável e negativo que ocorre quando a criança se separa das figuras cuja vinculação

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

Escola Secundária de Valongo

Escola Secundária de Valongo Escola Secundária de Valongo PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 7º ANO Ano lectivo 2010/2011 TERRA NO ESPAÇO 1º PERÍODO ESCOLA SECUNDÁRIA DE VALONGO PROPOSTA DE PLANIFICAÇÃO ANO LECTIVO DE 2010/2011 CIÊNCIAS

Leia mais

i dos pais O jovem adulto

i dos pais O jovem adulto i dos pais O jovem adulto O desenvolvimento humano é um processo de mudanças emocionais, comportamentais, cognitivas, físicas e psíquicas. Através do processo, cada ser humano desenvolve atitudes e comportamentos

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2014

Programa BIP/ZIP 2014 Programa BIP/ZIP 2014 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 092 Hospital Vet. Solidário Portugal Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES SÓCIO CULTURAIS. Terceira Idade e Deficiência

PLANO DE ATIVIDADES SÓCIO CULTURAIS. Terceira Idade e Deficiência PLANO DE ATIVIDADES SÓCIO CULTURAIS Terceira Idade e Deficiência 2018 O Plano de Actividades Sócio-culturais para o ano de 2018, foi elaborado com base na adesão à participação em actividades no ano anterior,

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2012

Programa BIP/ZIP 2012 Programa BIP/ZIP 2012 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 098 Gabinete Saude Marvila Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa

Leia mais

Regulamento Geral. As inscrições serão recebidas até ao dia 22 de abril de 2016.

Regulamento Geral. As inscrições serão recebidas até ao dia 22 de abril de 2016. Regulamento Geral 1. Organização A organização dos Jogos de Praia é da responsabilidade do Grupo de Educação Física da Escola Secundária de Amora. 2. Data A actividade realizar-se-á no dia 13 de maio de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ANO LECTIVO 2007/ 08 CHECKLIST

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ANO LECTIVO 2007/ 08 CHECKLIST MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ANO LECTIVO 2007/ 08 CHECKLIST Funções do Corpo Nota: Assinale com uma cruz (), à frente de cada categoria, o valor que considera mais adequado

Leia mais

Lisboa 6 de Setembro 2010

Lisboa 6 de Setembro 2010 Lisboa 6 de Setembro 2010 Formação PESSOA Programa PESSOA: conceito, implementação e resultados dos dois primeiros anos de intervenção Luís Be>encourt Sardinha Laboratório de Exercício e Saúde Laboratório

Leia mais

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DA RECAÍDA

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DA RECAÍDA PROGRAMA DE PREVENÇÃO DA RECAÍDA Apresentado por Givanildo Trindade Assistente Social Especialista: Dependência Química com ênfase em Saúde Mental...Objetivo da Aula Identificar a importância do conceito

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Civil ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE URBANISMO

Mestrado Integrado em Engenharia Civil ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE URBANISMO Mestrado Integrado em Engenharia Civil ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE URBANISMO Conceitos ACTIVIDADES HUMANAS Habitar Trabalhar Circular Cultivar o corpo e o espírito (Carta de Atenas, 1933) Espaços adaptados

Leia mais

Tal como aprendemos um jogo, jogando o, também aprendemos a viver, vivendo. Peter Worsley ( ) Sociólogo

Tal como aprendemos um jogo, jogando o, também aprendemos a viver, vivendo. Peter Worsley ( ) Sociólogo Socialização Tal como aprendemos um jogo, jogando o, também aprendemos a viver, vivendo. Peter Worsley (1924 2013) Sociólogo As pessoas não são mais do que indivíduos socializados Todos os homens nascem

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES SÓCIO CULTURAIS.

PLANO DE ATIVIDADES SÓCIO CULTURAIS. PLANO DE ATIVIDADES SÓCIO CULTURAIS 2017 www.scmbaiao.com O Plano de Actividades Sócio-culturais para o ano de 2017, foi direccionado essencialmente para as valências sociais da Instituição: Terceira Idade

Leia mais

Inquérito à Mobilidade da População Residente 2000 Maio de 2000

Inquérito à Mobilidade da População Residente 2000 Maio de 2000 Informação à Comunicação Social 18 de Abril de 2001 Inquérito à Mobilidade da População Residente 2000 Maio de 2000 Na sequência do protocolo estabelecido entre a Direcção Geral de Transportes Terrestres

Leia mais

As Infâncias das Minas e das Gerais: o desafio das/dos professoras/os do. complexas infâncias

As Infâncias das Minas e das Gerais: o desafio das/dos professoras/os do. complexas infâncias As Infâncias das Minas e das Gerais: o desafio das/dos professoras/os do século XXI conhecer as múltiplas e complexas infâncias Lisandra Ogg Gomes A Infância [ ] precisamos chegar a um acordo quanto ao

Leia mais

Plano Anual de Atividades. Resposta Social: Serviço de Apoio Domiciliário

Plano Anual de Atividades. Resposta Social: Serviço de Apoio Domiciliário 2016 CENTRO SOCIAL DA SÉ CATEDRAL DO PORTO Plano Anual de Atividades Resposta Social: Serviço de Apoio Domiciliário Porto, 2016 1 Índice Introdução 3 Plano de Ação /Intervenção 4 Desenvolvimento /Planificação

Leia mais

MOBILIDADE POR BICICLETA E OS DESAFIOS DAS MULHERES DE SÃO PAULO #GTGÊNERO/CICLOCIDADE APRESENTA RESULTADOS DA PESQUISA

MOBILIDADE POR BICICLETA E OS DESAFIOS DAS MULHERES DE SÃO PAULO #GTGÊNERO/CICLOCIDADE APRESENTA RESULTADOS DA PESQUISA MOBILIDADE POR BICICLETA E OS DESAFIOS DAS MULHERES DE SÃO PAULO #GTGÊNERO/CICLOCIDADE APRESENTA RESULTADOS DA PESQUISA APRESENTAÇÃO CICLOCIDADE & GT GÊNERO A Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO FÍSICO NA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS DO GÉNERO FEMININO

A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO FÍSICO NA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS DO GÉNERO FEMININO Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO FÍSICO NA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS DO GÉNERO FEMININO Dissertação

Leia mais

Principais linhas de orientação política nacional e local sobre transporte de passageiros

Principais linhas de orientação política nacional e local sobre transporte de passageiros Workshop Projecto Alter-Motive Centro de Informação Urbana de Lisboa 27 de Outubro de 2010 Principais linhas de orientação política nacional e local sobre transporte de passageiros Francisco Ferreira franciscoferreira@quercus.pt

Leia mais

Melhorar a aptidão física, elevando as capacidades as físicas de modo harmonioso e adequado às necessidades de desenvolvimento do aluno;

Melhorar a aptidão física, elevando as capacidades as físicas de modo harmonioso e adequado às necessidades de desenvolvimento do aluno; DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA EDUCAÇÃO FÍSICA_9º ANO_B Ano Letivo: 202/203. Introdução A Educação Física, enquanto área curricular, estabelece um quadro de relações com as que com ela partilham

Leia mais

Programa 2012 FICHA DE CANDIDATURA. Refª: 073 GASP - Gabinete de Acção Social e Psicológica

Programa 2012 FICHA DE CANDIDATURA. Refª: 073 GASP - Gabinete de Acção Social e Psicológica Programa 2012 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 073 GASP - Gabinete de Acção Social e Psicológica Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060

Leia mais

Empreendedorismo. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 04 - Segmentação de Mercado. Cursos de Computação

Empreendedorismo. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 04 - Segmentação de Mercado. Cursos de Computação Cursos de Computação Empreendedorismo Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira Aula 04 - Segmentação de Mercado Referência: Slides do professor Jose Sergio Resende Casagrande Segmentação de Mercado Segmentação de mercado

Leia mais

DTEA - Transportes, Energia e Ambiente Grupo de Investigação em Energia e Desenvolvimento Sustentável Instituto Superior Técnico

DTEA - Transportes, Energia e Ambiente Grupo de Investigação em Energia e Desenvolvimento Sustentável Instituto Superior Técnico DTEA - Transportes, Energia e Ambiente Grupo de Investigação em Energia e Desenvolvimento Sustentável Instituto Superior Técnico Projecto Mobilidade Sustentável Tiago Farias 20 de Junho de 2007 DTEA Transportes,

Leia mais

RESULTADOS RELATIVOS A ALFÂNDEGA DA FÉ INDICADORES DO «CIDADES» (N = 314)

RESULTADOS RELATIVOS A ALFÂNDEGA DA FÉ INDICADORES DO «CIDADES» (N = 314) RESULTADOS RELATIVOS A ALFÂNDEGA DA FÉ INDICADORES DO «CIDADES» (N = 314) INDICADORES N % do total Os espaços públicos estão limpos? 240 77,92% Os espaços públicos são agradáveis? 256 83,12% Os espaços

Leia mais