Aula 01. Para trabalhar esse tema é imprescindível que se conheçam os elementos do negócio jurídico:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 01. Para trabalhar esse tema é imprescindível que se conheçam os elementos do negócio jurídico:"

Transcrição

1 Página1 Curso/Disciplina: Empurrão para Tribunais/Direito Civil Aula: Defeitos dos Negócios Jurídicos Professor (a): Rafael da Motta Monitor (a): Gabriel Desterro e Silva Pereira Aula 01 Defeitos dos Negócios Jurídicos Para trabalhar esse tema é imprescindível que se conheçam os elementos do negócio jurídico: Elementos essenciais: Devem estar presentes em todo e qualquer negócio jurídico: partes, objeto, consentimento e forma. Elementos acidentais: Vão estar presentes nos negócios jurídicos quando as partes assim convencionarem: condição, termo e encargo. Planos do Negócio Jurídico (Escada Ponteana 1 ) Existência Validade Eficácia O negócio jurídico existe quando estão presentes os elementos essenciais independentemente de estarem ou não cumprindo as exigências legais. Basta, portanto, a presença de partes, objeto, consentimento e forma para que se afirme que um dado negócio jurídico existe. 1 Referente a Pontes de Miranda, civilista clássico.

2 Página2 A validade do negócio jurídico ocorre quando estão presentes os elementos essenciais e todos eles estão de acordo com a exigência da lei (nenhum deles está viciado). Na validade é preciso observar o que dispõe o art. 104, Código Civil, que exige: Partes: Legítimas Capazes Objeto Lícito Possível Determinado (ou determinável) Consentimento Livre Forma Prescrita ou não defesa em lei Quando o negócio jurídico existe e é valido, naturalmente, ele produz efeitos, salvo se as partes tiverem convencionado a presença de elementos acidentais. Note, portanto, que os elementos acidentais (condição, termo e encargo) estão no plano da eficácia do negócio jurídico. No que tange aos defeitos do negócio jurídico, interessa especificamente o plano da validade do negócio jurídico, pois é nesse momento que se verifica a adequação dos elementos à lei (se estão ou não viciados). Existe uma gradação de vícios: os de maior gravidade, que estão violando normas de ordem pública, e de menor gravidade, que violam apenas interesses particulares. Por isso, não basta dizer que o negócio jurídico é inválido, pois precisamos saber o nível de gravidade desse vício. O termômetro que o legislador deu para apurarmos a gravidade do vício é a Teoria das Nulidades. Teoria das Nulidades 1) Nulo é o negócio jurídico que possui uma nulidade absoluta. As hipóteses de negócio nulo estão nos arts. 166 e 167, CC. 2) Anulável é o negócio jurídico que possui uma nulidade relativa. As hipóteses de negócio anulável estão no art. 171, CC.

3 Página3 Diferenças entre nulidade absoluta e relativa: Absoluta Relativa Legitimados Qualquer interessado Apenas as partes envolvidas no negócio jurídico Prazos Pode ser requerida a qualquer tempo Há prazo decadencial de 2 ou 4 anos (art. 178 e 179) 2. Sanabilidade do vício Insanável Sanável Possibilidade de reconhecimento de ofício pelo magistrado É possível. Não é possível, pois depende de alegação das partes. Natureza jurídica da sentença Declaratória (a situação jurídica do vício já se consolidou, já que o vício é insanável) Constitutiva (já que aqui o vício pode ser sanado, a sentença é que anula o negócio, constituindo aquela situação jurídica) Observação: Os efeitos da sentença nas nulidades absolutas e relativas são iguais: Efeitos da sentença Ex tunc (retroagem à data de celebração do negócio) Ex tunc (retroagem à data da celebração do negócio, por força de lei). Note que os efeitos da sentença, no caso da nulidade relativa, serem ex tunc não desnatura a natureza constitutiva da sentença, pois o vício não deixa de ser sanável. Se, por exemplo, as partes nada disserem e houver o transcurso do prazo decadencial, haverá a convalidação tácita do vício. 2 Em regra, o prazo é de 4 anos (art. 178), residualmente, aplica-se o prazo de 2 anos (art. 179).

4 Página4 Os estudos dos defeitos dos negócios jurídicos envolvem a análise das hipóteses de nulidades relativas, porque estamos falando de defeitos que podem ser sanados. Vejamos o que dispõe o art. 171, CC: Art Além dos casos expressamente declarados na lei [rol exemplificativo no artigo], é anulável o negócio jurídico: I - por incapacidade relativa do agente; [remeter ao art. 4º] II - por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores. Nossa atenção nessa aula deve estar no inciso II desse artigo. O dispositivo traz alguns vícios no elemento essencial consentimento que tornam o negócio anulável: estado de perigo, lesão, erro, dolo e coação. Outro defeito é dito vício social que é a fraude contra credores. Estado de Perigo art. 156 Lesão art. 157 Erro art.138 Dolo art. 145 Coação art. 151 Fraude contra credores art. 158 e 160 Estado de Perigo São requisitos do estado de perigo: (I) perigo de vida real e imediato do próprio contratante, de um familiar ou de amigo íntimo; (II) dolo de aproveitamento (perigo deve ser conhecido pela outra parte, é a intenção de se aproveitar da situação); (III) obrigação excessivamente onerosa. Exemplo: Cheque caução de 50 mil reais deixado pelo familiar em um hospital para internar parente que está em perigo de vida.

5 Página5 Lesão 3 São requisitos da lesão: (I) extrema necessidade de celebrar um contrato ou fazê-lo por inexperiência; (II) aproveitamento (não há necessidade da intenção de aproveitamento, a outra parte não precisa conhecer a necessidade ou inexperiência, basta obter proveito da situação) 4 ; (III) desproporção entre as prestações. O examinador pode tentar confundir o candidato entre os institutos da lesão e estado de perigo. Já foi cobrado em prova, por exemplo, a situação de que um indivíduo com saúde debilitado vendeu o apartamento por menos que a metade do valor do imóvel para poder pagar um tratamento de saúde de 6 meses no exterior, sendo que o adquirente sabia dessa circunstância. Entendeu a Banca que se tratava de LESÃO, pois não havia a iminência do perigo de vida (a pessoa poderia ou não falecer durante o tratamento nos próximos meses). Erro É um falso conhecimento da realidade. Pode ser um erro essencial ou acidental. O art. 140 do Código diz que apenas o erro essencial torna o negócio jurídico anulável, sendo assim entendido o erro que é causa do negócio jurídico (a pessoa celebrou aquele contrato porque estava em erro, caso contrário, não o faria). A característica mais marcante do erro é que o beneficiário não concorre para formação da vontade da vítima. Remeter ao art. 139, CC, que nos dá um rol exemplificativo de erros essenciais: Art O erro é substancial quando: I - interessa à natureza do negócio, ao objeto principal da declaração, ou a alguma das qualidades a ele essenciais; II - concerne à identidade ou à qualidade essencial da pessoa a quem se refira a declaração de vontade, desde que tenha influído nesta de modo relevante; III - sendo de direito e não implicando recusa à aplicação da lei, for o motivo único ou principal do negócio jurídico. Dolo É um ardil, artifício, praticado por alguém para obter proveito de outrem. O dolo, assim como o erro, pode ser essencial ou acidental. Na modalidade acidental, entretanto, por força do art. 146, o dolo enseja perdas e danos (apesar do negócio jurídico permanecer válido). O beneficiário no dolo concorre para a formação de vontade da vítima. 3 As questões que mais caem em prova sobre defeitos do negócio jurídico tentam confundir o candidato entre lesão e estado de perigo. 4 Apesar de desnecessária para configurar a lesão, a intenção de aproveitar-se da situação não desnatura a lesão.

6 Página6 O dolo pode ser cometido na modalidade omissiva ou comissiva. O silêncio intencional do beneficiário também pode configurar o defeito dolo no negócio jurídico. Coação Há coação pela via absoluta e a via relativa. A primeira é a coação física, o perigo imposto à vítima é imediato, aqui o elemento essencial consentimento é inexistente, razão pela qual o negócio jurídico também é inexistente. Por outro lado, na coação pela via relativa, também chamada de coação moral, temos como requisitos: (I) perigo iminente; (II) mal certo e determinado; (III) mal injusto (remeter ao art. 153, CC). Art Não se considera coação a ameaça do exercício normal de um direito, nem o simples temor reverencial. Portanto, o mal deve ser injusto porque o exercício regular de um direito não pode configurar coação. Fraude contra credores Em regra, decorre da transferência de bens realizada pelo devedor com o objetivo de dificultar o adimplemento da obrigação. Geralmente, o devedor promove a alienação de bens com vistas a frustrar o adimplemento da obrigação. Quando que a transmissão será fraudulenta? Uma transmissão gratuita de bens gera fraude nos termos do art. 158: Art Os negócios de transmissão gratuita de bens ou remissão de dívida, se os praticar o devedor já insolvente, ou por eles reduzido à insolvência, ainda quando o ignore, poderão ser anulados pelos credores quirografários, como lesivos dos seus direitos. O único requisito, na transferência gratuita, é a insolvência do devedor. A transmissão onerosa será fraudulenta nos termos do art. 159: Art Serão igualmente anuláveis os contratos onerosos do devedor insolvente, quando a insolvência for notória, ou houver motivo para ser conhecida do outro contratante.

7 Página7 Os requisitos, aqui, são dois: insolvência e notoriedade dessa insolvência. Os adquirentes devem conhecer o estado de insolvência do devedor. Por outro lado, os compradores poderão adquirir os bens se observarem os requisitos do art. 160: Art Se o adquirente dos bens do devedor insolvente ainda não tiver pago o preço e este for, aproximadamente, o corrente, desobrigar-se-á depositando-o em juízo, com a citação de todos os interessados. Ou seja: pagar o preço de mercado, depositar em juízo e citar os credores. Os credores quirografários (aqueles que não possuem garantias) poderão lançar mão da chamada ação pauliana contra todos os envolvidos (adquirentes e devedor) para fazer com que os bens voltem ao patrimônio do devedor.

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades.

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 12 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. 3. NEGÓCIO JURÍDICO: 3.4

Leia mais

Direito Civil. Defeitos do Negócio. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Defeitos do Negócio. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Defeitos do Negócio Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DEFEITOS DO NEGÓCIO CAPÍTULO IV DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO Seção I DO ERRO OU IGNORÂNCIA Art.

Leia mais

Conteúdo: Defeitos do Negócio Jurídico: Erro, Dolo, Coação, Fraude contra Credores.

Conteúdo: Defeitos do Negócio Jurídico: Erro, Dolo, Coação, Fraude contra Credores. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 13 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Defeitos do Negócio Jurídico: Erro, Dolo, Coação, Fraude contra Credores. Defeitos

Leia mais

Quanto NULO ANULÁVEL A quem diz respeito

Quanto NULO ANULÁVEL A quem diz respeito 1 DIREITO CIVIL PONTO 1: Nulidades PONTO 2: Diferença entre Nulo e Anulável PONTO 3: Análise do Art. 166 do CC PONTO 4: Defeitos do Negócio Jurídico 1.NULIDADES Nulidades, a princípio, podem ser questionadas

Leia mais

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Civil Aula 12. Professor: Rafael da Mota Mendonça

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Civil Aula 12. Professor: Rafael da Mota Mendonça Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 12 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva Vícios de consentimento (continuação): Erro Artigo

Leia mais

Aula 36. Último vício do art. 171, II, do Código Civil. É chamado de vício social: a fraude contra credores.

Aula 36. Último vício do art. 171, II, do Código Civil. É chamado de vício social: a fraude contra credores. Página1 Curso/Disciplina: Direito Civil Parte Geral. Aula: Fatos jurídicos. Professor (a): Rafael da Mota Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 36 Último vício do art. 171, II, do Código Civil. É chamado

Leia mais

QUADRO SINÓTICO DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO

QUADRO SINÓTICO DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO QUADRO SINÓTICO DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO 1. 2. Erro ou ignorância Vícios do consentimento: erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão. Vício social: fraude contra credores. Tornam anulável o negócio

Leia mais

DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO. (I) VÍCIOS DO CONSENTIMENTO = Erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão.

DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO. (I) VÍCIOS DO CONSENTIMENTO = Erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão. DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO ESPÉCIES: (I) VÍCIOS DO CONSENTIMENTO = Erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão. (II) VÍCIO SOCIAL = Fraude contra credores. OBSERVAÇÃO: Tornam anulável o negócio jurídico

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL 2º. PRINCÍPIO DA AUTENTICIDADE: A autenticidade traduz a ideia de presunção de veracidade, decorrente

Leia mais

Aula 12 Dos Defeitos dos Negócios Jurídicos II: Por Marcelo Câmara

Aula 12 Dos Defeitos dos Negócios Jurídicos II: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Introdução: texto Sumário: 1 -texto Defeitos nos negócios jurídicos: 1.1 - Estado de Perigo: 1.2 - Lesão: 1.3 - Fraude contra credores: texto Desenvolvimento: 1 -texto Defeitos

Leia mais

Nulidade relativa: apenas as partes podem requerer, pois viola interesses privados.

Nulidade relativa: apenas as partes podem requerer, pois viola interesses privados. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 11 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva DIFERENÇAS ENTRE NULIDADE ABSOLUTA E NULIDADE RELATIVA

Leia mais

AULA Defeitos do Negócio Jurídico. 3.1 Do Erro ou Ignorância

AULA Defeitos do Negócio Jurídico. 3.1 Do Erro ou Ignorância AULA 3 3. Defeitos do Negócio Jurídico 3.1 Do Erro ou Ignorância Art. 138. São anuláveis os negócios jurídicos, quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo; Advogado; Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP; Especialista em Direito

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor de

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão DEFEITOS DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS: OS VÍCIOS DE VONTADE Noções introdutórias São vícios

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA MONITORIA DE DIREITO CIVIL II FAG MONITORIA DO DIA 09/06/16

MATERIAL DE APOIO PARA MONITORIA DE DIREITO CIVIL II FAG MONITORIA DO DIA 09/06/16 1 MATERIAL DE APOIO PARA MONITORIA DE DIREITO CIVIL II FAG MONITORIA DO DIA 09/06/16 MONITOR: Fabrício Marcelino de Lima TEMA: 1 - DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO: Dos vícios do consentimento: erro ou

Leia mais

FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS

FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS (Questões extraídas da Disciplina Online) 1- Os fatos jurídicos "lato sensu" não dependem da vontade humana. 2- O ato ilícito gera a produção de direitos e deveres para ambas

Leia mais

Monitoria de Defeitos do Negócio Jurídico

Monitoria de Defeitos do Negócio Jurídico DIREITO CIVIL Monitoria de Defeitos do Negócio Jurídico Monitora: Nathalya Valério Jardim Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: SEGEP-MA Prova: Técnico da Receita Estadual 1) Raul foi picado por uma cobra e levado

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: DOLO BILATERAL E SUAS CONSEQÊNCIAS JURÍDICAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DIREITO INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS AUTOR(ES):

Leia mais

Dos defeitos do negócio jurídico. Da coação, da lesão e do estado de perigo

Dos defeitos do negócio jurídico. Da coação, da lesão e do estado de perigo Dos defeitos do negócio jurídico Da coação, da lesão e do estado de perigo A coação A coação é toda ameaça ou pressão injusta exercida sobre um indivíduo para forçá-lo, contra a sua vontade, a praticar

Leia mais

Conceito: Fato jurídico é qualquer fato que cria, modifica ou extingue um direito.

Conceito: Fato jurídico é qualquer fato que cria, modifica ou extingue um direito. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 10 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva FATOS JURÍDICOS Conceito: Fato jurídico é qualquer

Leia mais

DOS BENS. Bens jurídicos toda a utilidade física ou ideal que seja objeto de um direito subjetivo (bem econômico)

DOS BENS. Bens jurídicos toda a utilidade física ou ideal que seja objeto de um direito subjetivo (bem econômico) DOS BENS Bens jurídicos toda a utilidade física ou ideal que seja objeto de um direito subjetivo (bem econômico) Classificação principal móveis / imóveis semoventes fungíveis / infungíveis duráveis / não

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IV Fatos e Atos Jurídicos

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IV Fatos e Atos Jurídicos Instituições de Direito Público e Privado Parte IV Fatos e Atos Jurídicos 1. Fatos e Atos Jurídicos Classificações Fatos e Atos Jurídicos Ex facto oritur ius (o Direito nasce dos fatos). Fatos jurídicos

Leia mais

TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES

TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES TODO ACONTECIMENTO EM VIRTUDE DO QUAL COMEÇAM OU TERMINAM AS RELAÇÕES JURÍDICAS (CMSP) DIREITOS E OBRIGAÇÕES FATO JURÍDICO Fato Jurídico - lato sensu todo acontecimento da vida que o ordenamento jurídico

Leia mais

Questão Discursiva 00160

Questão Discursiva 00160 Questão Discursiva 00160 Acerca dos defeitos do negócio jurídico, quais seus conceitos, naturezas, afinidades, diferenças, modos (vícios do consentimento e vícios sociais) e consequências jurídicas? Resposta

Leia mais

Fraude contra credores clássica = Transferência de bens realizada pelo devedor com o intuito de dificultar o adimplemento da obrigação:

Fraude contra credores clássica = Transferência de bens realizada pelo devedor com o intuito de dificultar o adimplemento da obrigação: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 14 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Fraude Contra Credores. Prescrição e Decadência. 6) FRAUDE CONTRA CREDORES (cont.):

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 19. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 19. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 19 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Dos defeitos do negócio jurídico. Da simulação e da fraude contra credores

Dos defeitos do negócio jurídico. Da simulação e da fraude contra credores Dos defeitos do negócio jurídico Da simulação e da fraude contra credores DA SIMULAÇÃO Na simulação há um desacordo entre a vontade declarada ou manifestada e a vontade interna (uma discrepância entre

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

Teoria Geral do Negócio Jurídico

Teoria Geral do Negócio Jurídico Teoria Geral do Negócio Jurídico Continuação da Teoria Geral do Negócio Jurídico Escada Ponteana: Fonte 1 Plano da Existência: não é um plano adotado pelo Código Civil de 2002. O legislador optou por não

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão A INVALIDADE DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS As diferenças entre a nulidade, a anulabilidade

Leia mais

Defeitos do Negócio Jurídico Conceito:

Defeitos do Negócio Jurídico Conceito: Defeitos do Negócio Jurídico Conceito: São os vícios que atacam os requisitos da vontade, também chamados de vícios de consentimento, bem como os vícios sociais, quando a vontade do declarante é real,

Leia mais

INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 9 DOS BENS

INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 9 DOS BENS INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 9 DOS BENS Índice 1. Dos Bens...3 1.1. Dos Bens considerados em si mesmos... 3 1.1.2. Bens Imóveis e Bens Móveis:... 3 1.1.2.1. Bens Fungíveis e Consumíveis...

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello NOÇÕES DE DIREITO facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL CONHECIMENTOS BANCÁRIOS - ASPECTOS JURÍDICOS Noções de direito aplicadas às operações de

Leia mais

Direito Civil Professor: Patrícia Dreyer Teoria

Direito Civil Professor: Patrícia Dreyer Teoria DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO Defeitos do Negócio Jurídico Para que um negócio jurídico que existe tenha também validade, é imprescindível que se verifique a vontade livre, espontânea, emitida por um agente

Leia mais

Direito Civil. Invalidade do Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Invalidade do Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Invalidade do Negócio Jurídico Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE

Leia mais

Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing:

Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing: Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing: Uso Interno e Exclusivo dos Alunos do Curso de Gestão de Marketing da UNIFAI. A leitura deste não isenta a da bibliografia indicada. Bibliografia:

Leia mais

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito e legislação Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito das Obrigações Credor Devedor Espécies das Obrigações Obrigação de dar (certa e incerta) Coisa Certa é aquela em que o devedor se

Leia mais

DOS FATOS JURÍDICOS CAPÍTULO IV. 1. FATO JURÍDICO EM SENTIDO AMPLO 1.1. Conceito Espécies

DOS FATOS JURÍDICOS CAPÍTULO IV. 1. FATO JURÍDICO EM SENTIDO AMPLO 1.1. Conceito Espécies DOS FATOS JURÍDICOS CAPÍTULO IV DOS FATOS JURÍDICOS Sumário 1. Fato jurídico em sentido amplo: 1.1. Conceito; 1.2. Espécies 2. Negócio Jurídico: 2.1. Conceito; 2.2. Classificação dos negócios jurídicos:

Leia mais

LUSO-BRASILEIRO Instrumento Público & Instrumento Particular. Priscila de Castro Teixeira Pinto Lopes Agapito 29ª Tabeliã de Notas da Capital

LUSO-BRASILEIRO Instrumento Público & Instrumento Particular. Priscila de Castro Teixeira Pinto Lopes Agapito 29ª Tabeliã de Notas da Capital LUSO-BRASILEIRO 2008 Instrumento Público & Instrumento Particular Priscila de Castro Teixeira Pinto Lopes Agapito 29ª Tabeliã de Notas da Capital ESCRITURA PÚBLICA Art. 215 C.C A escritura pública, lavrada

Leia mais

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Da Extinção do Contrato Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

Revisaço - Analista e Técnico do TRT (2015) Questões comentadas - 3a ed. Rev., amp. e atual.

Revisaço - Analista e Técnico do TRT (2015) Questões comentadas - 3a ed. Rev., amp. e atual. ERRATA Revisaço - Analista e Técnico do TRT (2015) 3.641 Questões comentadas - 3a ed. Rev., amp. e atual. Por conta de erro do autor no momento de formatar o artigo, as questões de nº 160 a 164 foram publicadas

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 01 INTRODUÇÃO CONCEITO FUNÇÃO SOCIAL E BOA-FÉ CONDIÇÕES DE VALIDADE CONTRATO DE ADESÃO CONTRATO: É a mais importante e mais comum FONTE DE

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 05. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 05. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 05 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D-15 3º 04 Semanal Semestral Nome da Disciplina / Curso DIREITO CIVIL I PARTE GERAL

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D-15 3º 04 Semanal Semestral Nome da Disciplina / Curso DIREITO CIVIL I PARTE GERAL Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D-15 3º 04 Semanal Semestral 04 60 Curso DIREITO Nome da Disciplina / Curso DIREITO CIVIL I PARTE GERAL D 07 HERMENÊUTICA JURÍDICA (MATRIZ 2008/01) Conceito

Leia mais

DEFEITOS OU VÍCIOS DO NEGÓCIO JURÍDICO VÍCIOS SOCIAIS

DEFEITOS OU VÍCIOS DO NEGÓCIO JURÍDICO VÍCIOS SOCIAIS DEFEITOS OU VÍCIOS DO NEGÓCIO JURÍDICO VÍCIOS SOCIAIS 1) Simulação. - CONCEITO: é uma declaração enganosa de vontade, visando produzir efeito diverso do indicado no negócio jurídico celebrado. Celebra-se

Leia mais

Questão Discursiva 00692

Questão Discursiva 00692 Questão Discursiva 00692 À luz da jurisprudência predominante, a fraude contra credores conduz à anulabilidade do negócio jurídico? Responda fundamentadamente. Resposta #000643 Por: Ageu Dourado 2 de Março

Leia mais

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos.

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 9 Atos ilícitos, exclusão da ilicitude, abuso do direito.

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 3º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL I NOME DO CURSO: DIREITO

1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 3º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL I NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 3º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL I NOME DO CURSO: DIREITO CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 2. EMENTA Conceito de Direito. Fontes do Direito.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 26/10/2017). Contrato de Doação. Doação. Fundamentação legal: Artigos 538 a 554 do Código Civil. Conceito:

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Disposições Gerais Negócio Jurídico Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE

Leia mais

FATO JURÍDICO = FATO COM REPERCUSSÃO JURÍDICA

FATO JURÍDICO = FATO COM REPERCUSSÃO JURÍDICA FATO JURÍDICO = FATO COM REPERCUSSÃO JURÍDICA Fato é fenômeno da natureza com repercussão jurídica Ordinário: Tempo, Nascimento, morte. Extraordinário: Tempestade, terremoto. PRESCRIÇÃO É UM FATO JURÍDICO

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello NOÇÕES DE DIREITO facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL CONHECIMENTOS BANCÁRIOS - ASPECTOS JURÍDICOS Noções de direito aplicadas às operações de

Leia mais

RESUMO TEÓRICO (Aula 04 e 5 Dos Fatos Jurídicos: ato jurídico lícito, negócio jurídico e ato ilícito)

RESUMO TEÓRICO (Aula 04 e 5 Dos Fatos Jurídicos: ato jurídico lícito, negócio jurídico e ato ilícito) RESUMO TEÓRICO (Aula 04 e 5 Dos Fatos Jurídicos: ato jurídico lícito, negócio jurídico e ato ilícito) 1. INTRODUÇÃO Nem todo acontecimento merece atenção por parte do direito. O fato de se acordar bem

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-08

1. IDENTIFICAÇÃO CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-08 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-08 PERÍODO: 3º NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL I NOME DO CURSO: DIREITO CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 2. EMENTA Conceito de

Leia mais

Questão Discursiva 00160

Questão Discursiva 00160 Questão Discursiva 00160 Acerca dos defeitos do negócio jurídico, quais seus conceitos, naturezas, afinidades, diferenças, modos (vícios do consentimento e vícios sociais) e consequências jurídicas? Resposta

Leia mais

Direito Civil. Invalidade do Negócio Jurídico. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Invalidade do Negócio Jurídico. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Invalidade do Negócio Jurídico Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil INVALIDADE DO NEGÓCIO JURÍDICO PLANO DA EXISTÊNCIA pressupostos de existência: agente,

Leia mais

1.1. Atos da Administração que não são Atos Administrativos

1.1. Atos da Administração que não são Atos Administrativos Atos Administrativos 1. DEFINIÇÃO Ato jurídico, segundo o art. 81 do CC, é todo ato lícito que possui por finalidade imediata adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos. Ato administrativo

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CIVIL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CIVIL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CIVIL 1. Sobre a chamada constitucionalização do Direito Civil, assinale a alternativa correta: A) A constitucionalização do Direito Civil preconiza,

Leia mais

CURSO: GRADUAÇÃO EM DIREITO COMPONENTE CURRICULAR

CURSO: GRADUAÇÃO EM DIREITO COMPONENTE CURRICULAR PROGRAMA DIDÁTICO CURSO: GRADUAÇÃO EM DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Teoria Geral do Direito Civil II (Segunda-feira - 18:50 às 22:20) CÓDIGO: CARGA HORÁRIA: 80 horas PROFESSORA: Lidia Caldeira Lustosa

Leia mais

Direito Empresarial Extensivo

Direito Empresarial Extensivo Direito Empresarial Extensivo Professor: Priscilla Menezes Módulo 9: Insolvência judicial. Três são os pressupostos da falência: a legitimidade passiva, a insolvência e a decretação No primeiro bloco trabalhamos

Leia mais

MATERIAL DE APOIO 06. Efeitos do contrato relativamente a terceiros. Estipulação em favor de terceiro (arts )

MATERIAL DE APOIO 06. Efeitos do contrato relativamente a terceiros. Estipulação em favor de terceiro (arts ) 1 MATERIAL DE APOIO 06 RELATIVIDADE E EFEITOS DOS CONTRATOS Principal efeito: criar obrigações, estabelecendo um vínculo jurídico entre as partes contratantes contrato = fonte de obrigações. Como REGRA

Leia mais

DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS

DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS CLASSIFICAÇÃO DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS: (a) unilaterais bilaterais e plurilaterais; (b) gratuitos e onerosos neutros e bifrontes; (c) inter vivos e mortis causa ; (d) principais e

Leia mais

Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 Capítulo 2 Introdução ao Direito Civil... 15

Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 Capítulo 2 Introdução ao Direito Civil... 15 Sumário Capítulo 1 Histórico e Objetos do Direito Civil... 1 1. Aspectos históricos... 1 2. A formação do Direito Civil... 6 3. Novos paradigmas do Código Civil brasileiro...11 3.1. Sistema aberto...12

Leia mais

Monster. Concursos. Direito Civil 3 ENCONTRO

Monster. Concursos. Direito Civil 3 ENCONTRO Monster Concursos Direito Civil 3 ENCONTRO ATOS JURÍDICOS O Ato jurídico lato sensu, necessariamente, é decorrente da vontade do homem devidamente manifestada, ou seja, não há ato jurídico sem a devida

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 28/09/2017). Continuação de extinção dos contratos. Extinção dos contratos. Rescisão a extinção pela rescisão

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA MONITORIA DE DIREITO CIVIL II FAG

MATERIAL DE APOIO PARA MONITORIA DE DIREITO CIVIL II FAG MATERIAL DE APOIO PARA MONITORIA DE DIREITO CIVIL II FAG MONITOR: Fabrício Marcelino de lima TEMA: 1 INTRODUÇÃO: o que são fatos jurídicos; 2 ELEMENTOS DO NEGÓCIO JURÍDICO: elementos de existência: declaração

Leia mais

DELEGADO DE POLÍCIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

DELEGADO DE POLÍCIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO COMENTÁRIOS DA PROVA DE DIREITO CIVIL PROFESSOR: LAURO ESCOBAR www.pontodosconcursos.com.br 1 (CESPE PC/PE Delegado de Polícia 2016) Com base nas disposições do Código Civil, assinale a opção correta a

Leia mais

Prof. Anderson Nogueira

Prof. Anderson Nogueira OUTRAS FORMAS DE PAGAMENTO PREVISTAS NO CÓDIGO CIVIL DE 2002 REGRAS SOBRE ESPÉCIE PREVISÃO OBSERVAÇÕES AS PARTES Unilateral Pagamento em Consignação LEGAL Art. 334, 335 do C.C., e 890 do C.P.C. Depósito

Leia mais

Aula 35. LESÃO: último VÍCIO DE CONSENTIMENTO. Torna o negócio ANULÁVEL.

Aula 35. LESÃO: último VÍCIO DE CONSENTIMENTO. Torna o negócio ANULÁVEL. Página1 Curso/Disciplina: Direito Civil Parte Geral. Aula: Fatos jurídicos. Professor (a): Rafael da Mota Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 35 - Vícios de consentimento (continuação): LESÃO: último

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres 1-) Extinção das Obrigações conti.: a) Especial: Dação em pagamento: Trata-se de flexibilização do objeto

Leia mais

Prescrição e Decadência Aula 01

Prescrição e Decadência Aula 01 Curso/Disciplina: Direito Civil (Parte Geral) Aula: e 01 Professor: Rafael da Mota Monitor: Ítalo Albanês Oliveira Bernardo e Aula 01 1. Introdução e O tema e gera bastantes discussões no meio acadêmico.

Leia mais

Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 1. Definição Contrato é o acordo de duas ou mais vontades que visa à aquisição,

Leia mais

OAB 140º - 1ª Fase Extensivo Final de Semana Disciplina: Direito Civil Professor Andre Barros Data: 19/09/2009

OAB 140º - 1ª Fase Extensivo Final de Semana Disciplina: Direito Civil Professor Andre Barros Data: 19/09/2009 Aula 3: Validades dos Atos, Vícios, Erro, Dolo, Coação, Estado de Perigo, Lesão, Fraude contra credores, Simulação, Efeitos dos Negócios Jurídicos, Condição, Termo, Encargo, Prescrição e Decadência. Validade

Leia mais

Elementos constitutivos dos negócios jurídicos. a) Gerais: capacidade, objeto lícito e possível e consentimento.

Elementos constitutivos dos negócios jurídicos. a) Gerais: capacidade, objeto lícito e possível e consentimento. 2 o. MÓDULO DE DIREITO CIVIL I I. Elementos essenciais: Elementos constitutivos dos negócios jurídicos a) Gerais: capacidade, objeto lícito e possível e consentimento. Capacidade do agente: para que um

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Falência e Recuperação de Empresas Falência Parte 5. Profª. Estefânia Rossignoli

DIREITO EMPRESARIAL. Falência e Recuperação de Empresas Falência Parte 5. Profª. Estefânia Rossignoli DIREITO EMPRESARIAL e Recuperação de Empresas Parte 5 Profª. Estefânia Rossignoli - O falido, não necessariamente, agiu culposamente para que a atividade tenha falido. Porém, haverá algumas situações que

Leia mais

ANALISTA DE CONTROLE (Área Jurídica)

ANALISTA DE CONTROLE (Área Jurídica) PROVA CESPE = TCE/PR = 2016 TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ ANALISTA DE CONTROLE (Área Jurídica) COMENTÁRIOS DA PROVA DE DIREITO CIVIL = PROFESSOR: LAURO ESCOBAR = www.pontodosconcursos.com.br 1

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 26/09/2017). Obrigação de Fazer Obrigações. Tomar cuidado para não confundir as relações do Código de Defesa

Leia mais

FRAUDE CONTRA CREDORES. Leia o texto abaixo e responda a questão ao final:

FRAUDE CONTRA CREDORES. Leia o texto abaixo e responda a questão ao final: FRAUDE CONTRA CREDORES Leia o texto abaixo e responda a questão ao final: Representa um instrumento de repressão à fraude lato sensu. A responsabilidade civil, regra geral, recai sobre o patrimônio do

Leia mais

FATOS, ATOS E NEGÓCIOS JURÍDICOS Resumo Prof. Lucas Siqueira

FATOS, ATOS E NEGÓCIOS JURÍDICOS Resumo Prof. Lucas Siqueira FATOS, ATOS E NEGÓCIOS JURÍDICOS Resumo Prof. Lucas Siqueira Fatos Jurídicos Natural ou stricto sensu: Ocorrem segundo a lei da causalidade natural, sem interferência da vontade humana. * ordinário * extraordinário

Leia mais

DESENVOLVIMENTO A ADVOCACIA CONTRATUAL LEGALE Prof. Durval Salge Jr.

DESENVOLVIMENTO A ADVOCACIA CONTRATUAL LEGALE Prof. Durval Salge Jr. DESENVOLVIMENTO A ADVOCACIA CONTRATUAL LEGALE Prof. Durval Salge Jr. DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS NEGÓCIO JURÍDICO COMO FATOR CIRCULANTE DA RIQUEZA NEGÓCIO JURÍDICO COMO ESTABILIZADOR DAS RELAÇÕES CIVIS AQUISIÇÃO

Leia mais

Aula Introdução às Obrigações Solidárias: Por Marcelo Câmara

Aula Introdução às Obrigações Solidárias: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Sumário: texto 3. Introdução às Obrigações Solidárias: 3.1. Conceito: 3.2 Natureza jurídica: 3.3. Princípios Gerais: 3.4 Espécies de obrigações solidárias: texto Desenvolvimento:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Está prevista no art. 473, parágrafo único do C.C.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Está prevista no art. 473, parágrafo único do C.C. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Cláusula Resilitiva: Está prevista no art. 473, parágrafo único do C.C. Art. 473. A resilição unilateral,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Câmara dos Deputados Prof. Luiz Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO. Câmara dos Deputados Prof. Luiz Lima DIREITO ADMINISTRATIVO Câmara dos Deputados Prof. Luiz Lima EXTINÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO 1. Cumprimento dos efeitos ou advento do termo: é a extinção natural dos atos administrativos. Ou o ato prevê

Leia mais

Teoria Geral do Negócio Jurídico

Teoria Geral do Negócio Jurídico Teoria Geral do Negócio Jurídico Continuação do defeito ou vício do negócio Jurídico FRAUDE CONTRA CREDORES, art. 158-165 (vício social): é uma prática maliciosa para tornar o devedor insolvente (artigo

Leia mais

7. Casamento inválido. 7. Casamento inválido -> Casamento Inexistente. São de três espécies: Requisitos de Exisitência:

7. Casamento inválido. 7. Casamento inválido -> Casamento Inexistente. São de três espécies: Requisitos de Exisitência: 7. Casamento inválido São de três espécies: A) Casamento Inexistente B) Casameto Nulo 7. Casamento inválido -> Casamento Inexistente Requisitos de Exisitência: 1. Deferença de sexo 2. Consentimento 3.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE RONDÔNIA Porto Velho - Fórum Cível Av Lauro Sodré, 1728, São João Bosco,

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE RONDÔNIA Porto Velho - Fórum Cível Av Lauro Sodré, 1728, São João Bosco, CONCLUSÃO Aos 07 dias do mês de novembro de 2012, faço estes autos conclusos ao Juiz de Direito Jorge Luiz dos Santos Leal. Eu, Clêuda S. M. de Carvalho - Escrivã(o) Judicial, escrevi conclusos. Vara:

Leia mais

Obrigações e contratos

Obrigações e contratos Obrigações e contratos Prof. Rafael Mafei Deveres e obrigações O O Direito subjetivo deveres de terceiros Obrigações: deveres de natureza patrimonial O Dois sujeitos: credor e devedor O Objeto: prestação

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello NOÇÕES DE DIREITO facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL CONHECIMENTOS BANCÁRIOS - ASPECTOS JURÍDICOS Noções de direito aplicadas às operações de

Leia mais

DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO ANÁLISE DOS VÍCIOS DO CONSENTIMENTO E DOS VÍCIOS SOCIAIS DO NEGÓCIO JURÍDICO.

DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO ANÁLISE DOS VÍCIOS DO CONSENTIMENTO E DOS VÍCIOS SOCIAIS DO NEGÓCIO JURÍDICO. DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO ANÁLISE DOS VÍCIOS DO CONSENTIMENTO E DOS VÍCIOS SOCIAIS DO NEGÓCIO JURÍDICO. O DOLO Dolo é o artifício empregado para induzir alguém à prática de um ato que o prejudique

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL Conceito e Divisão do Direito

EDITAL SISTEMATIZADO CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL Conceito e Divisão do Direito S EDITAL SISTEMATIZADO... 21 CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL... 23 1. Conceito e Divisão do Direito... 23 1.1. Conceito de direito... 23 1.2. Fontes jurídicas... 24 1.3.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 28/08/2017) Contratos, requisitos de validade, princípios. Conceito de contrato: convergência de declarações

Leia mais

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA Página1 Curso/Disciplina: Contratos em Espécie Aula: Contrato de Compra e Venda: Classificação. Res perit domino. Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 02 CONTRATO

Leia mais

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos.

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 9 Atos ilícitos, exclusão da ilicitude, abuso do direito.

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62 DATA 30/10/15 DISCIPLINA DIREITO CIVIL OBRIGAÇÕES (NOITE) PROFESSORA BÁRBARA BRASIL MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 03/04 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os

Leia mais

QUESTÕES CAPÍTULO I... 41

QUESTÕES CAPÍTULO I... 41 S CAPÍTULO I OBJETO E FINALIDADE DA TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL... 25 1. Conceito e Divisão do Direito... 25 1.1. Conceito de direito... 25 1.2. Fontes jurídicas... 26 1.3. Direito positivo e direito

Leia mais

EXTINÇÃO DOS ATOS ADM A forma natural de extinção dos Atos Administrativa é pelo cumprimento de seus efeitos. ATOS ADMINISTRATIVOS: EXTINÇÃO

EXTINÇÃO DOS ATOS ADM A forma natural de extinção dos Atos Administrativa é pelo cumprimento de seus efeitos. ATOS ADMINISTRATIVOS: EXTINÇÃO ATOS ADMINISTRATIVOS: EXTINÇÃO lac.consultoria@gmail.com EXTINÇÃO DOS ATOS ADM A forma natural de extinção dos Atos Administrativa é pelo cumprimento de seus efeitos. 1 2 EXTINÇÃO DOS ATOS ADM Pelo desaparecimento

Leia mais

PONTO 1: Teoria do fato jurídico: - Plano da validade continuação. - Plano da eficácia. 1) TEORIA DO FATO JURÍDICO:

PONTO 1: Teoria do fato jurídico: - Plano da validade continuação. - Plano da eficácia. 1) TEORIA DO FATO JURÍDICO: 1 DIREITO CIVIL PONTO 1: Teoria do fato jurídico: - Plano da validade continuação. - Plano da eficácia. 1) TEORIA DO FATO JURÍDICO: Plano da validade continuação: Art. 104. A validade do negócio jurídico

Leia mais

Conteúdo: Prisão Temporária: Contagem do Prazo; Rol de Crimes; Recurso do Indeferimento. Nulidades: Conceito; Espécies; Princípios.

Conteúdo: Prisão Temporária: Contagem do Prazo; Rol de Crimes; Recurso do Indeferimento. Nulidades: Conceito; Espécies; Princípios. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 10 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Prisão Temporária: Contagem do Prazo; Rol de Crimes; Recurso do Indeferimento. Nulidades: Conceito;

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ MATERIAL DE APOIO PARA MONITORIA EM DIREITO CIVIL II

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ MATERIAL DE APOIO PARA MONITORIA EM DIREITO CIVIL II 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ MATERIAL DE APOIO PARA MONITORIA EM DIREITO CIVIL II MONITOR: Fabrício Marcelino de Lima PROFESSORA: Ieda Berger 1 INTRODUÇÃO: o que são fatos jurídicos? FATOS

Leia mais