ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE BANCO DE DADOS E ARTIGOS CIENTÍFICOS EM PATOLOGIA DO TRATO GENITAL FEMININO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE BANCO DE DADOS E ARTIGOS CIENTÍFICOS EM PATOLOGIA DO TRATO GENITAL FEMININO"

Transcrição

1 ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE BANCO DE DADOS E ARTIGOS CIENTÍFICOS EM PATOLOGIA DO TRATO GENITAL FEMININO Identificação Disciplina: Organização e Análise de Banco de Dados e Artigos Científicos em Patologia do Trato Genital Feminino Nível: Mestrado e Doutorado Datas: Local: Início e Término: Créditos: 1 Carga horária: 7 aulas/ semestre, 15 horas/aula (2 horas por semana) Número de alunos: máximo 20 alunos Professor Regente: Edison Capp Objetivos Principais 1. Ensinar o aluno sobre a montagem e organização de um Banco de Dados em programa Excel vinculado ao instrumento de pesquisa. 2. Avaliar em que nível de evidência científica se encontram os artigos atuais mais importantes sobre as principais patologias do trato genital feminino. Objetivos Específicos 1. Treinar o aluno na montagem e organização de um Banco de Dados em programa Excel vinculado ao seu instrumento de pesquisa específico. 2. Aprender a prevenir problemas na montagem de um Banco de Dados que possa posteriormente prejudicar as análises estatísticas. 3. Interligar o conhecimento teórico das patologias do trato genital feminino com evidências científicas atuais de cada patologia a ser discutida. 4. Conhecer as principais patologias do trato genital feminino e seus pontos controversos na literatura atual. 5. Compreender e discutir os fatores epidemiológicos envolvidos nestas doenças, os principais mecanismos fisiopatológicos envolvidos na etiopatogenia destas patologias, formas de tratamento e repercussões destas sobre o organismo feminino. 6. Entender claramente quais são os pontos mais controversos e duvidosos na literatura atual com relação a cada patologia a ser discutida, chamando a atenção do aluno, principalmente, para possíveis estudos e pesquisas na área. 7. Análise crítica dos aspectos metodológicos de artigos sobre estes assuntos. 8. Desenvolver a habilidade em apresentar artigos. 9. Caracterizar a presença de vieses e as técnicas para controle de variáveis preditoras do (s) desfecho (s). 10. Analisar criticamente artigos sobre estes temas. Conteúdos Programáticos

2 1. Banco de Dados Aprender a montar e organizar um Banco de Dados em programa Excel vinculado ao seu instrumento de pesquisa. Ensinar como organizar e avaliar as variáveis em questão. 1. Colo Uterino Papiloma Vírus Humano Vacinas Neoplasia Intra-epitelial de Baixo Grau de colo uterino Biomarcadores Clamídia Rastreamento e Prevenção Carcinoma Microinvasor de colo uterino Achados Anátomo-patológicos Carcinoma de Colo Uterino Tratamento nos estágios iniciais Carcinoma de Colo Uterino Tratamento nos estágios avançados 2. Ovário Métodos de rastreamento para câncer de ovário 2. Útero Carcinoma de endométrio Métodos diagnósticos Carcinoma de endométrio Tratamento cirúrgico 3. Vulva NIV de Alto Grau Modalidades de tratamento (cirúrgico versus químico) Procedimentos Didáticos Nas aulas sobre aprendizagem e organização de um Banco de Dados em programa Excel, o professor fará uma exposição teórica sobre como organizar um Banco de Dados vinculado a um instrumento de pesquisa e após os alunos poderão discutir suas dúvidas e treinar montando seus próprios Banco de Dados. Previamente ao dia da disciplina, disponibilizar bibliografia específica sobre cada assunto a ser discutido e os artigos científicos que serão discutidos e avaliados. O professor responsável por cada aula específica, fará uma exposição teórica breve (20 min) sobre a patologia a ser discutida e após, nos restantes 70 min, os alunos selecionados apresentarão o (s) artigo (s) préestabelecidos e em seguida haverá uma discussão em grande grupo destes artigos, avaliando do ponto de vista estatístico e epidemiológico os pontos fortes e fracos de cada artigo. Cada artigo será avaliado separadamente os itens Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão, avaliando se foram redigidos corretamente e de uma forma adequada. Também haverá uma aula expositiva abordando como estruturar e conduzir um projeto de pesquisa.

3 Avaliação Freqüência obrigatória de 85%. Apresentação dos Banco de Dados e artigos durante as aulas. Participação nas discussões em cada seminário. Realização de Pré-teste e Pós-teste com intuito de avaliar o ganho de cada aluno em relação aos objetivos da disciplina. Bibliografia 1. Hulley SB, Cummings SR, Browner WS, Grady D, Hearst N, Newman TB. Delineando a Pesquisa Clínica - Uma Abordagem Epidemiológica. 2ª Ed., Porto Alegre: ArtMed, Fletcher RW, Fletcher SE. Epidemiologia Clínica - Elementos Essenciais. 4ª Ed. Porto Alegre, Artes Médicas, Friedman LM, Furberg CD, Demets DL. Fundamentals of Clinical Trials. 3ª Ed. Nova Iorque, Springer, DiSaia PJ CW. Invasive cervical cancer. In: DiSaia PJ, Creasman WT, editors. Clinical Gynecologic Oncology. 7 ed: Mosby Rotinas em Ginecologia, F. Freitas, et al. 5º edição, Bioestatística Princípios e Aplicações, Sidia M. Callegari-Jaques, 1º edição, Cronograma 2 semestre. (8:30 10:30)

4 1. Xx/xx /201x Apresentação da disciplina e distribuição de artigos Montagem de um Instrumento de Pesquisa e Banco de Dados em Excel 2. Xx/xx/201x Exemplo de projeto de pesquisa em sala, banco de dados, análise estatística com SPSS, cálculo tamanho da amostra. (convidado) 3. Xx/xx/201x Carcinoma de Colo Uterino Apresentação de 3 artigos 4. Xx/xx/201x Como elaborar, estruturar e conduzir um projeto de pesquisa (Dr. Luciano Hammes) 5. Xx/xx/201x Carcinoma de Endométrio Apresentação de 3 artigos (convidado) 6. Xx/xx/201x Apresentação do instrumento de pesquisa e Banco de Dados em programa Excel (alunos) 7. Xx/xx /201x Apresentação do instrumento de pesquisa e Banco de Dados em programa Excel (alunos) AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA E DO ALUNO 1. De que forma a disciplina auxiliou?

5 2. Qual era sua expectativa pré-curso? 3. Qual sua impressäo pós-curso? 4. Como foi a disciplina: 4.1. Conteúdo 4.2. Metodologia 4.3. Exigências 4.4. Avaliação 5. Que conceito daria à disciplina: e a si próprio: 6. Você acha que a disciplina acrescentou conhecimentos a respeito da análise crítica dos artigos científicos apresentados? Data: Nome: