Plano de Ação 2016 GRACE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Ação 2016 GRACE"

Transcrição

1 Plano de Ação 2016 GRACE

2 Mensagem da Direção É tempo de preparar mais um ano de intensa atividade do GRACE, procurando consolidar o capital de experiência e partilha acumulado e alargar novas perspetivas e frentes de intervenção. Sem perder o foco no apoio personalizado aos seus Associados e na promoção de iniciativas de reflexão e ação coletivas, pretendemos dar resposta às novas solicitações que vão surgindo e antecipar as tendências europeias. No próximo ano vamos reforçar a liderança enquanto maior associação de empresas em Portugal dedicada à responsabilidade social, procurando afirmar o nosso contributo enquanto NPO de referência junto da CSR Europe, reativando as relações com o Instituto Ethos e lançando um novo livro sobre as perspetivas de responsabilidade social do futuro. Vamos continuar a apostar na formação e valorização da equipa técnica, pois a diversidade e crescente dispersão geográfica da nossa massa associativa, exigem um renovado esforço de todos os membros, por forma a corresponder de forma eficaz e eficiente aos variados reptos que nos são colocados. Pretendemos aumentar o número de associados, principalmente em zonas do país onde temos reduzida implantação, de modo a alcançarmos uma representação global do tecido empresarial português e multiplicar a nossa rede de parcerias quer com entidades congéneres, quer com estruturas da economia social. Propomo-nos ainda disponibilizar os nosso recursos e competências para continuar a apoiar a inclusão social dos grupos mais vulneráveis, envolvendo-nos nas causas de hoje e nas causas de sempre, com a mesma convicção de que responsabilidade social é uma atitude ética diária, em prol do desenvolvimento sustentável de Portugal.

3 CONTEXTO Maior sensibilidade das empresas para a RSC; Redução do Estado Social e crescente solicitação para o envolvimento das empresas com a comunidade; Maior relação de parceria com entidades congéneres; Maior informação e interesse por parte dos stakeholders; Internacionalização das empresas associadas. OPORTUNIDADES AMEAÇAS Incoerência entre as práticas de RSC interna e externa; Instabilidade politica, social e económica; Vulnerabilidade do setor da Economia Social. Crescente visibilidade Nacional e Internacional; Possibilidade de novos Associados; Heterogeneidade da massa associativa; Fortalecimento de relações de parceria; Aumento de parceiros fora dos grandes centros; Existência de uma Equipa Técnica forte e coesa; Órgãos Sociais com experiência. POTENCIALIDADES FRAGILIDADES Excessivo peso das quotas de Associados no processo de financiamento; Capacidade de resposta da Equipa Técnica, em virtude do aumento e diversificação de solicitações resultante da heterogeneidade da massa associativa; Insuficiente presença de Associados fora dos grandes centros.

4 Linhas de Orientação Estratégica para o triénio 2015/2017 Sensibilizar As empresas para a importância da Responsabilidade Social; Os stakeholders para a necessidade de acompanharem as práticas das empresas e exercerem uma cidadania responsável e responsabilizadora; O Estado para a importância do setor empresarial na promoção do desenvolvimento sustentável e para o bem estar das populações; As entidades de Economia Social para a mais valia do estabelecimento de parcerias. Apoio técnico a Associados; GIRO e outras ações de voluntariado; Uni.Network; Exposição itinerante e campanha; Link vídeo promocional Governance: Intervenção junto dos Órgãos Públicos sobre políticas de responsabilidade social.

5 Linhas de Orientação Estratégica para o triénio 2015/2017 Partilhar Os programas de responsabilidade social das empresas para disseminar boas práticas; As competências e os recursos, para intervir de forma concertada; A informação, para produzir mais e melhor conhecimento. Newsletter, Site, Facebook e Linkedin; Formação presencial nas áreas do voluntariado, responsabilidade social interna, avaliação de impacto e valor partilhado; Realização de eventos sobre temas relevantes e Comunicação Social Responsável; Mercado do Bom Sucesso para a Responsabilidade Social.

6 Linhas de Orientação Estratégica para o triénio 2015/2017 Refletir A partir da prática e da experiência de cada empresa; Sobre as tendências nacionais e internacionais em matéria de responsabilidade social; Tendo em conta o contexto português e o contexto dos territórios onde estão sedeadas as empresas associadas. Encontros temáticos; Conversas temáticas; Programa Novos Líderes para a cidadania empresarial ; Produção de publicações: Guias e Fichas.

7 Linhas de Orientação Estratégica para o triénio 2015/2017 Cooperar Estimulando a aproximação e a parceria entre empresas associadas, promovendo a responsabilidade social na cadeia de valor; Com outras entidades congéneres da Responsabilidade Social; Com as organizações de Economia Social em prol do envolvimento da comunidade. Formações Como mobilizar empresas para projetos sociais e Como analisar Projetos Sociais ; Gestão das parcerias existentes e dinamização de novos protocolos; Representação externa no âmbito da CSR, Business in the Community e Instituto Ethos; Projeto GRACE na Diáspora; PAR Plataforma de Apoio aos Refugiados.

8 Linhas de Orientação Estratégica para o triénio 2015/2017 Avaliar O impacto social da intervenção realizada pelas empresas no contexto da responsabilidade social; A mais valia do GRACE enquanto associação de empresas com responsabilidade social; A evolução do setor empresarial em matéria de voluntariado corporativo. Implementação e difusão de orientações para investidores socialmente responsáveis - GRAIS; Criação de indicadores para medir o impacto do voluntariado corporativo; Avaliação do impacto do GIRO.

9 PROJETOS PRIORITÁRIOS ordem alfabética Apoio técnico a Associados Conversas temáticas Criação de indicadores para medir o impacto do voluntariado corporativo Encontros temáticos Exposição itinerante e campanha Formação presencial nas áreas do voluntariado, responsabilidade social interna, avaliação de impacto, valor partilhado Formações Como mobilizar empresas para projetos sociais e Como analisar Projetos Sociais Gestão das parcerias existentes e dinamização de novos protocolos GIRO e outras ações de voluntariado Governance: Intervenção junto dos Órgãos Públicos sobre políticas de responsabilidade social Implementação e difusão de orientações para investidores socialmente responsáveis - GRAIS Mercado do Bom Sucesso para a Responsabilidade Social Newsletter, site, Facebook e Linkedin PAR Plataforma de Apoio aos Refugiados Produção de publicações: Guias e Fichas Programa Novos Líderes para a cidadania empresarial Projeto GRACE na Diáspora Realização de eventos sobre temas relevantes e Comunicação Social Responsável Representação externa no âmbito da CSR, Business in the Community e Instituto Ethos Uni.Network

10 Parcerias Nacionais Parcerias Nacionais

11 Parcerias Internacionais Parcerias Internacionais

12 Compromissos Cumprir os estatutos, a missão e as Linhas de Orientação Estratégica Crescer aumentando o número de associados, a atividade e a área geográfica abrangida e fortalecendo a ligação junto dos atuais Associados Diversificar abordando novos temas relacionados com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável Ligar Países, empresas, setores e stakeholders. Promover a sustentabilidade, de forma transversal, em todas as áreas da vida portuguesa.