Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Instalação DBMaker Server e DBMaker Client 32

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Instalação DBMaker Server e DBMaker Client 32"

Transcrição

1 Instalação DBMaker Server e DBMaker Client 32 Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática.

2 Instalação DBMaker Server 64 bits A versão a ser instalada do DBMaker Server deverá ser de 64 bits. ATENÇÃO: O procedimento abaixo deve ser executado apenas no Servidor. Junto com esta documentação estão disponíveis as pastas DBMakerServer-64 contendo o instalador DBMaker Server, DBMakerClient-32 contendo os arquivos do BDMaker Client e DmconfigServer contendo o arquivo de configuração dmconfig.ini do DBMaker Server. Caso você esteja de posse deste manual sem estes arquivos, é possível baixá-los no link abaixo: 1 Instalação DBMaker Server 64 (DBMakerServer-64) 1.1 Clicar em Next para prosseguir: 1.2 Selecionar Install evaluation version. Clicar em Next para Prosseguir:

3 1.3 Selecionar I accept the agreement. Clicar em Next para prosseguir: 1.4 Informar a pasta C:\SOF\DBMaker-64\5.4. Clicar em Next para prosseguir: 1.5 Selecionar Full instalation; selecionar Database server, server management tools; e marcar Sample programs that demonstrate how to develop database applications. Clicar em Next para prosseguir:

4 1.6 Informar o nome de usuário no campo User Name e empresa no campo Company. Clicar em Next para prosseguir: 1.7 Selecionar Not set. Clicar em Next para prosseguir: 1.8 Selecionar English. Clicar em Next para prosseguir:

5 1.9 Informar DBMaker bits. Clicar em Next para prosseguir: 1.10 Marcar as opções Create samples database e Add / Change DBMaker driver in ODBC driver manager. Clicar em Next para prosseguir: 1.11 Clicar em Install para prosseguir:

6 1.12 Clicar em Finish para finalizar a instalação: 1.13 Incluir o diretório das aplicações do DBMaker no Path (caminho) do sistema operacional: Acionar o Menu Iniciar do Windows com o botão direito do mouse no item > Computador > Propriedades; Ao lado esquerdo da tela, clicar em Configurações Avançadas do Sistema; Clicar em Variáveis de Ambiente.

7 2 Editar o item Path no painel Variáveis do sistema para incluir no início o conteúdo C:\SOF\DBMaker-64\5.4\bin;. Criando o Banco de Dados Para criação de um novo Banco de Dados, foi convencionado que o nome seguirá o seguinte formato: DBCONTROL_Licença_Empresa Abaixo seguem os passos para criação do Banco de Dados: 2.1 Criar uma pasta dentro da pasta SOF onde esta instalado o sistema JControl. Exemplo para Licença 9999, empresa 001:?:\SOF\DBCONTROL_9999_ Acionar o Menu Iniciar do Windows a opção >Todos os Programas >DBMaker bits >JServer Manager >Create Database:

8 2.3 Selecionar a opção Create database. Clicar em OK para prosseguir: 2.4 Preencher os campos conforme orientação abaixo: Database name = DBCONTROL_Licença_Empresa; Database directory = Caminho para criação do Banco de Dados. Poderá ser acionado o botão de busca [ ] ao lado do campo. Não utilizar a pasta mapeada, é obrigatório o caminho físico (Ex:. C:\J-Control\SOF ); Multi user database = Deixar opção marcada; Server address = ; Server port number = Licença do cliente; Clicar no botão Create e aguardar a mensagem de sucesso. 3 Atualizando a licença DBmaker 3.1 Acionar o Menu Iniciar do Windows a opção > Todos os Programas > DBMaker bits > Upgrade. Clicar em Next para prosseguir:

9 3.2 Selecionar I accept the agreement. Clicar em Next para prosseguir: 3.3 Clicar em Next para prosseguir: 3.4 No campo Serial Number informar a licença (para atualizar necessário ter acesso à Internet). Clicar em Next para prosseguir:

10 3.5 Clicar no botão Upgrade para prosseguir: 3.6 Clicar no botão OK para prosseguir: 3.7 Clicar no botão Finish para concluir a atualização:

11 4 Configurando o Banco de Dados (DmConfigServer) 4.1 Copiar arquivo dmconfig.ini da pasta DmconfigServer para pasta de instalação do banco C:\SOF\DBMAKER-64\ Editar arquivo dmconfig.ini da pasta C:\SOF\DBMAKER-64\5.4, conforme informações a seguir: ATENÇÃO: Informações das opções relevantes, as demais opções manter no arquivo dmconfig.ini como estão. [DBCONTROL_Licenca_Empresa] = Nome do banco de dados. Ex.: DBCONTROL_9999_001 DB_DBDIR = Caminho do Banco de Dados. (ATENÇÃO: Não pode indicar a pasta mapeada) DB_JNFIL = Caminho e nome dos arquivos de Journal que controlam transações. DB_JNLSZ = Tamanho dos arquivos de Journal. Se informado 8G, cada arquivo terá 8 gigabytes, totalizando 16 gigabytes. Verificar espaço em disco. (ATENÇÃO: Caso ainda não possua a licença do banco e necessitar utilizar a de avaliação, o tamanho deste parâmetro deverá ser 2G) DB_TPFIL = Caminho e nome dos arquivos temporários DB_FODIR = Caminho dos objetos de arquivos DB_SVADR = (IP local servidor) DB_PTNUM = Porta do banco no servidor (Como sugestão pode ser a Licença do cliente) DB_USRID = Usuário (DCONTROLLicençaEmpresa) DB_PASWD = Senha (Não mexer) DB_BKDIR = Caminho do backup DB_BKODR = Caminho do backup anterior DB_SMODE = 2 (ATENÇÃO: Alterar para 2 quando precisar recriar os arquivos de Journal no caso de ficarem cheios. Quando o Journal for criado, esse parâmetro é alterado para 1, que é o padrão automaticamente) DB_MAXCO = Quantidade de conexões simultâneas (ATENÇÃO: Essa quantidade vai depender da licença do cliente) 4.3 Teste de início do banco manual através do DBMaker Server: Acionar o Menu Iniciar do Windows a opção > Todos os Programas > DBMaker bits > DBMaker Server, selecionar o banco que será iniciado e clicar no botão OK: Após acionado o botão OK aguardar a mensagem de sucesso:

12 4.4 Instalar o banco como um serviço do Windows: ATENÇÃO: Caso o banco já tenha sido iniciado manualmente no passo anterior, através do DBMaker Server, fechar a tela do DBMaker Server para desconectar o banco. Acionar o Menu Iniciar do Windows a opção > Todos os Programas > DBMaker bits > JServer Manager > menu Database > NT Service e clicar no botão Install. Selecionar o Banco de Dados que deseja instalar como serviço do Windows; Selecionar Auto started (Recommended); Clicar no botão OK. O nome do banco aparecerá na lista abaixo, clicar no botão Close para fechar.

13 4.5 Iniciar o banco como um serviço Windows: Acionar o Menu Iniciar do Windows a opção > Painel de Controle > Sistema e Segurança > Ferramentas Administrativas > Serviços, localizar o serviço DBMAKER DBCONTROL_Licença_empresa, clicar no botão INICIAR (START) ao lado esquerdo superior da tela e aguardar o início do serviço. 4.6 Criar usuário padrão do banco DBMaker J-Control: Acionar Menu Iniciar do Windows a opção > Todos os Programas - DBMaker bits -> JDBA Tool, selecionar o Banco de Dados e Informar no campo User Name o conteúdo SYSADM, no campo Password deixar em branco (não informar conteúdo) e clicar no botão OK.

14 No menu ao lado esquerdo da tela, estilo árvore, selecionar o item User; Ao lado direito da tela clicar no botão Create; Clicar em Next para prosseguir. Informar no campo User Name o nome convencionado que deverá ser DBCONTROLLicençaEmpresa; Informar no campo Password a senha padronizada Control; (senha: CUIDADO) Clicar em Next para prosseguir.

15 Em Security Privileges, selecionar todas as opções; Clicar em Next para prosseguir. Clicar em Next para prosseguir.

16 Clicar em Finish para concluir. 4.7 Alterar senha usuário MASTER do Banco de Dados: (SYSADM) No JDBA Tool, menu ao lado esquerdo da tela, selecionar o item User; Realizar um duplo clique no usuário SYSADM; Clicar na opção Change password; Informar no campo New Password e Confirm Password a mesma senha; (CTRL@licença do cliente) Clicar em OK.

17 Instalação DBMaker Client 32 bits ATENÇÃO: Por motivo de compatibilidade com o ERP J-Control, o DBMaker Client 32 também deverá ser instalado no servidor. Não é necessário a instalação do DBMaker Client 32 nas estações, pois a aplicação J-Control é Cliente/Servidor. 1 Instalação DBMaker Client 32 bits (DBMakerClient-32) 1.1 Copiar todos os arquivos da pasta de Instalação (DBMakerClient-32) para pasta C:\SOF\DBMakerClient Editar o arquivo dmconfig.ini da pasta C:\SOF\DBMakerClient-32 para alterar as seguintes configurações: [DBCONTROL_Licença_Empresa] = Nome do banco de dados convencionado pela expressão; DBCONTROL_Licença_Empresa; (Ex.: [DBCONTROL_9999_001]) DB_SVADR = IP interno da máquina onde está instalado o servidor do DBMaker. Ex.: , ou ; DB_PTNUM = Porta do banco no servidor; (Como sugestão pode ser a Licença do cliente) DB_USRID = Nome do usuário padrão do banco, que foi convencionado pela expressão DBCONTROLicençaEmpresa; (Ex.:DBCONTROL ) DB_PASWD = c7f43d79b548fe1cb3391e4ec685d75de5d7. (Senha criptografada, NÃO MEXER) 1.3 Incluir o diretório DBMaker Client 32 no PATH (Caminho) do sistema operacional Acionar o Menu Iniciar do Windows com o botão direito do mouse sobre no item > Computador > Propriedades; Ao lado esquerdo da tela, clicar em Configurações Avançadas do Sistema; Clicar em Variáveis de Ambiente;

18 Editar o item Path no painel Variáveis do sistema para incluir após o caminho do DBMaker Server (C:\SOF\DBMaker64\5.4\bin;) o conteúdo C:\SOF\DBMakerClient-32;.

Migração JISAM para DBMaker

Migração JISAM para DBMaker Migração JISAM para DBMaker Copyright 2016. Todos os direitos reservados. Control Informática. Migração JISAN para DBMaker Migração JISAM para DBMaker A versão do JAVA instalada deverá ser de 64 bits.

Leia mais

Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1

Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Guia: Manual de instalação do Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Data do Documento: Novembro de 2016 Conteúdo 1. Sobre este manual... 3 2. Requisitos de Instalação... 4

Leia mais

Manual de instalação do SQL 2012

Manual de instalação do SQL 2012 Manual de instalação do SQL 2012 Instalando o SQL Server 2012 para o funcionamento do Shop Control 9 Insira o DVD de instalação do Shop Control 9 em seu servidor; Na sua aréa de trabalho clique em Computador,

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO SAMI HOTELEIRO. REV B

MANUAL DE INSTALAÇÃO SAMI HOTELEIRO.   REV B MANUAL DE INSTALAÇÃO SAMI HOTELEIRO www.samisistemas.com.br REV B INSTALAÇÃO DO SAMI HOTELEIRO Os instaladores do Sami Hoteleiro estão disponíveis nos seguintes endereços: Processador de 32 bits: http://www.samisistemas.com.br/ftp/download/sh/setup/sh-mysql32.exe

Leia mais

Instalação e Atualização do Comércio-plus. Baixando o Arquivo de Instalação

Instalação e Atualização do Comércio-plus. Baixando o Arquivo de Instalação Instalação e Atualização do Comércio-plus Essa opção tem o objetivo auxiliar o usuário final para que possa instalar e atualizar o sistema, verifique os procedimento abaixo de como realizar os procedimentos

Leia mais

Sophos SafeGuard Enterprise 7

Sophos SafeGuard Enterprise 7 Sophos SafeGuard Enterprise 7 Guia: Manual de instalação do Sophos SafeGuard Enterprise 7 Data do Documento: setembro de 2015 Conteúdo 1. Sobre este manual... 3 2. Requisitos de Instalação... 4 3. Informações

Leia mais

Localizador de Defeitos

Localizador de Defeitos Manual de Instalação Rev. 4 Índice Índice...2 1 - Software...3 1.1 - Instalação...3 2 - Driver de comunicação...5 2.1 - Windows XP...5 2.2 - Windows Vista...7 2.3 - Windows 7...10 2.4 - Windows 8...13

Leia mais

Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação?

Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação? Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação? 1 DOWNLOAD DO ARQUIVO DE INSTALAÇÃO: 1.1 - Para realizar o download do arquivo de instalação acesse o link

Leia mais

Instalando o software de gerencia (ANM2000)

Instalando o software de gerencia (ANM2000) Instalando o software de gerencia (ANM2000) Descrição: Para ter a gerencia das OLTs e ONUs da rede FTTx, precisa ser instalado o software de gerencia da Fiberhome, chamado ANM2000. Requisitos: - Servidor

Leia mais

Tutorial SQL Server 2014 Express

Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial para o download: Passo 1: Faça o download do SQL Server 2014 Express acessando o link : https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=42299. Passo 2:

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 PASSO-A-PASSO Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 JS SoftCom Documentação Automação Dropbox Pasta 07 Manuais e Procedimentos Instalações SQL Server Informações CÓDIGO:

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

PHILAE - SISTEMA DE RELACIONAMENTO - MANUAL DE INSTALAÇÃO

PHILAE - SISTEMA DE RELACIONAMENTO - MANUAL DE INSTALAÇÃO Manual Instalação - 00 Próxima página 1. Selecione "Instalar", e aguarde o início do Programa de Instalação; o Sistema perguntará se você deseja "Run" (Executar ou Abrir), ou "Save" (Salvar), selecione

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Tutorial de Instalação do Sistema GED. Gestão Eletrônica de Documentos

Tutorial de Instalação do Sistema GED. Gestão Eletrônica de Documentos Tutorial de Instalação do Sistema GED Gestão Eletrônica de Documentos Segue passo a passo para a correta instalação e configuração do Sistema GED. Pedimos atenção na parte de configuração do SGBD MySQL.

Leia mais

Revisão Q de 26/06/2015

Revisão Q de 26/06/2015 Manual de instalação do Zada Revisão Q de 26/06/2015 Página 1 de 22 Revisão S de 11/05/2016 MA001 Responsável: FL Manual de instalação do Zada Este manual consiste em mostrar passo a passo a pré-instalação

Leia mais

Instalando a VPN no Computador (CheckPoint)

Instalando a VPN no Computador (CheckPoint) 27/07/2016 V0001 1 Instalando a VPN no Computador (CheckPoint) Segue abaixo o procedimento para instalar o Client da VPN da Comgás: Instaladores: http://files.cosan.com.br/checkpoint%20comgas/ Clique duas

Leia mais

Configuração Setup do Microsoft SQL server 2000 para o ICM6.0 e 7.0

Configuração Setup do Microsoft SQL server 2000 para o ICM6.0 e 7.0 Configuração Setup do Microsoft SQL server 2000 para o ICM6.0 e 7.0 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Instalação do SQL Server 2000 Informações Relacionadas

Leia mais

Tutorial de Instalação Integratto Contábil SQL. Integratto Contábil SQL

Tutorial de Instalação Integratto Contábil SQL. Integratto Contábil SQL Tutorial de Instalação 1 Sumário Sumário... 2 Apresentação... 3 Configurações Iniciais... 4 Atenção... 4 Verifique o tamanho da base de dados... 4 Desabilite o Antivírus... 4 Crie uma pasta destinada ao

Leia mais

Manual de Instalação Emissor NF-e Advanced SAIB 3.10 Versão e posteriores

Manual de Instalação Emissor NF-e Advanced SAIB 3.10 Versão e posteriores Manual de Instalação Emissor NF-e Advanced SAIB 3.10 Versão 3.1.0.2 e posteriores Orientações Iniciais Crie o diretório NFE-ADV na pasta?:\sof. O pacote de instalação do emissor NF-e Advanced SAIB, está

Leia mais

Manual de Migração do Banco de Dados Paradox para Firebird

Manual de Migração do Banco de Dados Paradox para Firebird Pagina 1 Titulo do Manual [Parâmetros Gerais] Elaboração [Ricardo Francisco Mizael] Versão 1.0 Data Elaboração 27/10/2011 Paginas 21 Data Revisão 22/11/2011 Pagina 2 Conteúdo do Manual Apresentação...3

Leia mais

Manual de configuração do Central Tiss, com base de dados MySQL e utilização em rede.

Manual de configuração do Central Tiss, com base de dados MySQL e utilização em rede. Centralx Manual de configuração do Central Tiss, com base de dados MySQL e utilização em rede. Observação:: Para realizar a configuração abaixo é necessário que o Central Tiss já esteja instalado em todas

Leia mais

Instalando o SQL 2016 Express

Instalando o SQL 2016 Express Instalando o SQL 2016 Express Apenas nos casos de novas instalações do Microsoft SQL nas lojas, veja os procedimentos descritos mais adiante, tomando como exemplo de instalação o SQL na versão 2016 Express.

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

VPN CLIENT IPSEC. Para as versões do Sistema Operacional abaixo, executar a sequencia informada.

VPN CLIENT IPSEC. Para as versões do Sistema Operacional abaixo, executar a sequencia informada. VPN CLIENT IPSEC Para as versões do Sistema Operacional abaixo, executar a sequencia informada. Microsoft Windows 8.1 Microsoft Windows Server 2012 R2 Sequencia: 3-Instalação e Configuração Microsoft Windows

Leia mais

Configurador do JBOSS. TOTVS Datasul 11. Alerta

Configurador do JBOSS. TOTVS Datasul 11. Alerta Configurador do JBOSS TOTVS Datasul 11 Alerta Faça backup do diretório do JBOSS antes de iniciar a execução do console, caso precise voltar à situação anterior a execução. Mais informações são fornecidas

Leia mais

Linha de Sistemas Folhamatic

Linha de Sistemas Folhamatic Manual de instalação Linha de Sistemas Folhamatic Procedimento Manual Americana 2014 1 ÍNDICE DOWNLOAD DO INSTALADOR/MIGRADOR CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES REQUISITOS MÍNIMOS REQUISITOS ESSENCIAIS ARQUIVOS

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO Safenet Authentication client 10.3

MANUAL DE INSTALAÇÃO Safenet Authentication client 10.3 MANUAL DE INSTALAÇÃO Safenet Authentication client 10.3 CERTISIGN São Paulo, 2017 1 PRÉ-REQUISITOS Antes de iniciar o processo de instalação, favor fechar todas as aplicações e realizar o download do arquivo

Leia mais

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração UFBA Universidade Federal da Bahia STI Superintendência de Tecnologia da Informação Rede VPN UFBA Procedimento para configuração 2015 Índice Introdução... 2 Windows 8... 3 Windows 7... 11 Windows VISTA...

Leia mais

Estas etapas preliminares devem ser executadas para todas as impressoras:

Estas etapas preliminares devem ser executadas para todas as impressoras: Windows NT 4.x Este tópico inclui: "Etapas preliminares" na página 3-26 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-26 "Solução de problemas do Windows NT 4.x (TCP/IP)" na página 3-30 Etapas preliminares

Leia mais

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum.

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Instalação de SQL Server 2008 Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Antes de instalar este software o mesmo requer alguns programas

Leia mais

2. Execute o instalador do V-Ray 2.0. Você chegará à tela de bem-vindo, como na imagem abaixo. Clique no botão Next para prosseguir.

2. Execute o instalador do V-Ray 2.0. Você chegará à tela de bem-vindo, como na imagem abaixo. Clique no botão Next para prosseguir. Tutorial de Instalação do V-Ray 2.0 for Max Tutorial de Instalação V-Ray 2.0 for Max Para instalar o V-Ray é necessário ter privilégios de administrador no computador. Se você estiver utilizando o Windows

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 3. Etapa 2: Instalação da base de dados Sisloc... 24

Leia mais

ProdCert Módulo Certificador. Manual de Instalação e configuração

ProdCert Módulo Certificador. Manual de Instalação e configuração Módulo Certificador 29/11/2016 Página 2/9 1. Avisos importantes 1. 32 ou 64 bits? O ProdCert foi desenvolvido para sistemas operacionais Windows 32-bits, mas pode ser instalado e executado em Windows 64-bits

Leia mais

COLETA DE CONTADORES POR USB

COLETA DE CONTADORES POR USB COLETA DE CONTADORES POR USB Elaborado por: Departamento: Data: Robson Maltez DST Suporte Técnico 26/06/2012 1 APRESENTAÇÃO A instalação da solução de coleta de contadores automática dos equipamentos Brothers

Leia mais

Título: Ao acessar o sistema em uma Estação ocorre a mensagem Erro 100 (O servidor do banco de dados não está sendo executado).

Título: Ao acessar o sistema em uma Estação ocorre a mensagem Erro 100 (O servidor do banco de dados não está sendo executado). Título: Ao acessar o sistema em uma Estação ocorre a mensagem Erro 100 (O servidor do banco de dados não está sendo executado). Este problema geralmente ocorre em um computador Estação, quando há problemas

Leia mais

SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA

SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA Índice 1. Pré-requisitos... 2 2. Configurando opções de segurança do Internet Explorer... 3 3. Requisição e Instalação dos certificados de acesso... 5 3.1. Instalação

Leia mais

Instalação do SQL Server 2008

Instalação do SQL Server 2008 Instalação do SQL Server 2008 Segue abaixo um manual prático de instalação do SQL Server 2008. Antes de instalar este software, o mesmo requer alguns programas básicos para execução. Para o correto funcionamento

Leia mais

Passos para Reprodução de Problemas Gravados

Passos para Reprodução de Problemas Gravados Página 1 de 18 Passos para Instalação GAP3 no Servidor Este arquivo contém todos os passos e informações para ajudar o usuário com a instalação do GAP3.0 no servidor. Certifique-se que a versão de instalador

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Instalação do WaterCAD/WaterGEMS e HAMMER V8i

Instalação do WaterCAD/WaterGEMS e HAMMER V8i Instalação do WaterCAD/WaterGEMS e HAMMER V8i A seguir está apresentado o procedimento de instalação das soluções WaterCAD, WaterGEMS e HAMMER V8i. 1) Execute o instalador principal (WaterCAD - wtc081106113en.exe

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 1-Antes de iniciar a instalação do SQL é necessário liberar as permissões do usuário para evitar erro, para realizar esse procedimento

Leia mais

Este manual contém instruções para instalação Servidor de Porta Serial F7111e (FX ETH/1S)

Este manual contém instruções para instalação Servidor de Porta Serial F7111e (FX ETH/1S) Este manual contém instruções para instalação Servidor de Porta Serial F7111e (FX ETH/1S) Manual do Usuário Ver. 1.00 Todos os nomes e marcas registradas pertencem a seus respectivos proprietários Conteúdo:

Leia mais

Instalação Wiser Discovery Sistema Operacional Windows

Instalação Wiser Discovery Sistema Operacional Windows Instalação Wiser Discovery Sistema Operacional Windows Maio 2016 1 Pré-Requisitos Software Java JRE 1.6 Servidor de Aplicação: Tomcat8+ Banco de dados (Mysql, Postgres, SqlServer e Oracle) Release da Aplicação

Leia mais

Guia de Instalação II. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento

Guia de Instalação II. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento Guia de Instalação II Instalação e Administração do Fluig Título do documento fluig.com 0800 882 9191 Av. Braz Leme 1717, Casa Verde 02511-000 São Paulo - Brasil 1 Sumário 1. Introdução... 3 1.1. Objetivo

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA DOWNLOAD, INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IMPRESSORA FREEPDF XP. A impressora FreePDF XP é um sistema com licença de uso GLP (Software Livre) e que está disponível para Download no site

Leia mais

Securithor - Instalação

Securithor - Instalação Securithor - Instalação Esse texto é um passo a passo da instalação do programa SECURITHOR de Monitoramento de alarmes da MCDI. Se você pretende atualizar um programa Securithor já instalado, por favor

Leia mais

Sistemas GID Manual de instalação, configuração e desinstalação

Sistemas GID Manual de instalação, configuração e desinstalação Manual SAC Sistemas GID Manual de instalação, configuração e desinstalação Última atualização em: 12/06/2017 Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 - Porto Alegre, RS http://www.procergs.com.br SAC:

Leia mais

Configurações do Servidor Escola

Configurações do Servidor Escola Configurações do Servidor Escola Assim que for feita a instalação do Servidor Gestor Escola na sua máquina, será criando um ícone na área de trabalho com o nome de Servidor Gestor Escola. Clique duas vezes

Leia mais

Curso de Banco de Dados Plataforma: MS SQL Server. Instalando o Microsoft SQL Server 2014 Express

Curso de Banco de Dados Plataforma: MS SQL Server. Instalando o Microsoft SQL Server 2014 Express Instalando o Microsoft SQL Server 2014 Express Sumário 1. Edição a ser baixada... 2 2. O porquê da edição... 2 3. Recomendações... 2 4. Link para Download (idioma: Inglês)... 2 5. Escolha o arquivo à ser

Leia mais

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK.

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK. Requisitos básicos do sistema - Windows 98 ou milenium. - Pentium II 300 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600 mode 16

Leia mais

SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA

SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA SMA PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA Índice 1. Pré-requisitos... 2 2. Configurando opções de segurança do Internet Explorer... 3 3. Requisição e Instalação dos certificados de acesso... 5 3.1. Instalação

Leia mais

Instalando o Eclipse e o Android

Instalando o Eclipse e o Android Instalando o Eclipse e o Android Para a elaboração desse material, eu fiz o uso do Eclipse Galileo (Eclipse 3.5.1 para Windows) e o SDK do Android Revisão 5 e o plugin do Android para o Eclipse ADT-0.9.6.

Leia mais

Solicitação e utilização da VPN (Utilizando Token físico ou Token no celular corporativo)

Solicitação e utilização da VPN (Utilizando Token físico ou Token no celular corporativo) Manual do Usuário Solicitação e utilização da VPN (Utilizando Token físico ou Token no celular corporativo) Página 1 de 30 Índice 1. Solicitação de VPN com Token por celular corporativo... 3 2. Instalação

Leia mais

1 Como instalar e configurar o servidor do MySQL para o LimerSoft SisVendas:

1 Como instalar e configurar o servidor do MySQL para o LimerSoft SisVendas: 1 Como instalar e configurar o servidor do MySQL para o LimerSoft SisVendas: Atenção:: - Para uso do MySQL, é necessário ter o Microsoft Visual C++ 2013 Redistributable instalado em seu computador (x86

Leia mais

INTRODUÇÃO. Curso de Introdução ao Windows Server 2012 R2, configurando em rede e instalando o serviço ADDS (Active Directory)

INTRODUÇÃO. Curso de Introdução ao Windows Server 2012 R2, configurando em rede e instalando o serviço ADDS (Active Directory) SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 Aula 1 Sobre o Windows Server 2012.... 3 Aula 2 Instalando o VirtualBox... 6 Aula 3 Criando a máquina virtual do Windows Server... 11 Aula 4 Instalando o Windows Server... 15 Aula

Leia mais

Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003

Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003 Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003 Este tópico inclui: "Etapas preliminares" na página 3-16 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-16 "Outros métodos de instalação" na página 3-17

Leia mais

Guia de instalação. software de conexão de dados CELULAR DE MESA 3G - EPFG11

Guia de instalação. software de conexão de dados CELULAR DE MESA 3G - EPFG11 Guia de instalação software de conexão de dados CELULAR DE MESA 3G - EPFG11 INTRODUÇÃO O telefone celular de mesa 3G também pode ser utilizado como um modem 3G, proporcionando acesso a internet ao seu

Leia mais

Windows 98 e Windows Me

Windows 98 e Windows Me Este tópico inclui: "Etapas preliminares" na página 3-32 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-32 "Outros métodos de instalação" na página 3-33 "Solução de problemas do Windows 98 e Windows

Leia mais

HOW TO. OTP da. Solução. A Vasco é uma das. o Secure Roaming habilitado. Windows Mb RAM.

HOW TO. OTP da. Solução. A Vasco é uma das. o Secure Roaming habilitado. Windows Mb RAM. 1 de 21 Introdução A Vasco é uma das maiores empresas de autenticação forte do mundo. Sediada na Bélgica é a líder no segmento de autenticação forte com senhas aleatórias OTP (on-time password). Nestee

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc no Servidor. versão

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc no Servidor. versão Procedimentos para Reinstalação do Sisloc no Servidor versão 2018.01 Sumário 1. Etapa 1: Criação de backups importantes Passo a passo... 4 2. Etapa 2: Reinstalação do Sisloc e do SQL Server... 5 Passo

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO. Versão 1.0 MÓDULO 1: Avaliações de terrenos, construções e apartamentos;

MANUAL DE INSTALAÇÃO. Versão 1.0 MÓDULO 1: Avaliações de terrenos, construções e apartamentos; MERCATTO Assessoria e Avaliações MANUAL DE INSTALAÇÃO Versão 1.0 MÓDULO 1: Avaliações de terrenos, construções e apartamentos; Tratamento por fatores embasado na Norma para Avaliação de Imóveis Urbanos

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS PORTÁTIL v.1.0

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS PORTÁTIL v.1.0 ÍNDICE 1. Instalador de Cursos Portátil... 2 2. Executando o Instalador de Cursos Portátil... 2 3. Realizando o login... 4 4. Tela Principal... 6 4.1. Menu Atualizações... 6 4.1.1. Internas... 7 4.1.2.

Leia mais

Manual de Instalação Versão 2.0

Manual de Instalação Versão 2.0 Manual de Instalação Versão 2.0 Web File Professional Versão 1 ÍNDICE Capitulo 1 - Sobre o Web File Professional O que é Web File Professional...04 Suporte ao usuário...05 Capitulo 2 - Instalando o Web

Leia mais

1. Instalação do Servidor...2

1. Instalação do Servidor...2 Instalação 1. Instalação do Servidor...2 1.1. Executáveis de Instalação...4 1.2. Instalação do Banco de Dados Firebird...5 1.3. Base de Dados Vazia...17 1.4. Versão do Sistema...18 1.5. Instalação da Versão...19

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Manual de instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação do

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO GUICHÊ

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO GUICHÊ MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.2.0 GUICHÊ SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 9 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Upgrade do Sophos Enterprise Console (SEC) 5.x para 5.5.0

Upgrade do Sophos Enterprise Console (SEC) 5.x para 5.5.0 Upgrade do Sophos Enterprise Console (SEC) 5.x para 5.5.0 Guia: Este manual irá mostrar os procedimentos necessários para o upgrade das versões 5.x para o Sophos Enterprise Console (SEC) 5.5.0. Data do

Leia mais

X-RiteColor Master Web Edition

X-RiteColor Master Web Edition X-RiteColor Master Web Edition O presente documento contém instruções de instalação do X-RiteColor Master Web Edition. Favor seguir todas as instruções cuidadosamente na ordem fornecida. Antes de prosseguir,

Leia mais

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração

Rede VPN UFBA Procedimento para configuração UFBA Universidade Federal da Bahia STI Superintendência de Tecnologia da Informação Rede VPN UFBA Procedimento para configuração 2016 Índice Sumário Rede VPN UFBA... 1 2016... 1 Introdução... 2 Windows

Leia mais

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 1 Sumário Download do software... 3 Passos para a instalação e utilização... 3 Instalação... 3 Instalando dependências necessárias... 7 Sistema de

Leia mais

Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto (PCSIS007) Sistema de Gestão da Qualidade

Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto (PCSIS007) Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 37 Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto Página 2 de 37 ÍNDICE Atividades...3 1. Instalação...3 1.1. Instalação do framework4...3 1.2. Instalação do serviço de acompanhamento de projetos

Leia mais

FAQ SPED Auditor. SPED Auditor FAQ. Perguntas Frequentes QUIRIUS Soluções Fiscais QUIRIUS Soluções Fiscais 1

FAQ SPED Auditor. SPED Auditor FAQ. Perguntas Frequentes QUIRIUS Soluções Fiscais QUIRIUS Soluções Fiscais 1 SPED Auditor FAQ Perguntas Frequentes 2015 QUIRIUS Soluções Fiscais 2015 - QUIRIUS Soluções Fiscais 1 SUMÁRIO FAQ 001 O status da auditoria fica como Aguardando... 3 FAQ 002 Running 64 bit mode with the

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc no Servidor. versão

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc no Servidor. versão Procedimentos para Reinstalação do Sisloc no Servidor versão 2017.10 Sumário: Passo a passo...4 2. Etapa 2: Reinstalação do Sisloc e do SQL Server... 5 Passo a passo...5 Passo a passo... 19 4. Etapa 4:

Leia mais

CONVERSÃO PARA DBMAKER INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS DBMAKER. 3. Criar um usuário dbmaker senha dbmaker com homedir /u/sav/dbmaker.

CONVERSÃO PARA DBMAKER INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS DBMAKER. 3. Criar um usuário dbmaker senha dbmaker com homedir /u/sav/dbmaker. CONVERSÃO PARA DBMAKER INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS DBMAKER 1. Criar o diretório /u/sav/dbmaker. 2. No link do savatu, copiar o conteúdo da pasta dbmaker32 ou dbmaker64, de acordo com a

Leia mais

Apresentação Procedimentos iniciais Atualizar o Servidor de Faturamento... 2

Apresentação Procedimentos iniciais Atualizar o Servidor de Faturamento... 2 Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Atualizar o Servidor de Faturamento... 2 3. Realizar o Download do Pacote DLL da Rotina 2075... 8 4. Atualizar a Rotina 2075... 9 Apresentação

Leia mais

Desenvolvimento de softwares e aplicações web

Desenvolvimento de softwares e aplicações web Desenvolvimento de softwares e aplicações web Home Empresa Softwares Downloads Contato Pedido Online Nós temos 2 visitantes online Visitantes Hoje 54 Esta semana 54 Este mês 1095 Último mês 2131 Artigos

Leia mais

Instalação do Papercut MF

Instalação do Papercut MF Instalação do Papercut MF O software Papercut está disponível sem restrições pelo período de 40 dias. Esse tempo lhe permite avaliar diversos recursos e funções que o software tem a oferecer. Caso adquira

Leia mais

Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5

Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5 Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5 Versão 0.1 Data 02/01/2016 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Observações Gerais.... 3 2.1 Pré Requisitos e Requisitos Recomendados.... 3 2.2 Requisitos de configuração....

Leia mais

Acesso através do Navegador Mozilla Firefox

Acesso através do Navegador Mozilla Firefox Acesso através do Navegador Mozilla Firefox Execute o Navegador Mozilla Firefox. OBS: Para evitar problemas com a instalação do plug-in ActiveX e permissões impostas pelo Windows, execute o navegador Mozilla

Leia mais

Manual de Instalação SOFTWARE FACELITE. Adolfo Bratfisch BIOMTECH RUA SATURNO, 31 - SANTA LÚCIA - BELO HORIZONTE - MG

Manual de Instalação SOFTWARE FACELITE. Adolfo Bratfisch BIOMTECH RUA SATURNO, 31 - SANTA LÚCIA - BELO HORIZONTE - MG Manual de Instalação SOFTWARE FACELITE Adolfo Bratfisch BIOMTECH RUA SATURNO, 31 - SANTA LÚCIA - BELO HORIZONTE - MG Sumário 1. Instalação do Postgres... 2 1.1. Configurando Variáveis de Ambiente (path

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Manual de instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 3 4. Instalação no servidor... 4 4.1.1. Instalação do sistema... 6 4.1.2. Instalação do mdac_typ...

Leia mais

Procedimentos Lumisoftware Manual de Instalação e Funcionalidades do Sistema Sac Mobile

Procedimentos Lumisoftware Manual de Instalação e Funcionalidades do Sistema Sac Mobile Manual de Instalação e Funcionalidades do Sistema Sac Mobile Manual de Instalação e Funcionalidades do Sac Mobile LumiSoft@copyright2011 Página 1 Definição: Este documento tem finalidade ensinar o passo

Leia mais

Guia de Instalação do Lotus Notes 7

Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Itens necessários antes da instalação: - Nome do usuário, senha e informações sobre o servidor. - Arquivo do ID do usuário - Instalador do Lotus Notes - Privilégio de

Leia mais

INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 FRENTE DE CAIXA

INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 FRENTE DE CAIXA Apresentação A rotina 2075 Frente de Caixa foi desenvolvida com a finalidade de atender as empresas do segmento varejo, sendo utilizada para a venda de produtos em pequenas quantidades. Este tutorial descreve

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação do Group Cobrança

Leia mais

Comissionamento RBS6000 LTE. Elaborado por FERNANDO SOUZA SUPORTE N3 Em Março/2015

Comissionamento RBS6000 LTE. Elaborado por FERNANDO SOUZA SUPORTE N3 Em Março/2015 Comissionamento RBS6000 LTE Elaborado por FERNANDO SOUZA SUPORTE N3 Em Março/2015 Utilizar os seguintes programas: Hyper Terminal WS_FTP LE (PACOTE BÁSICO) The Personal FTP Server (UPGRADE) RBS Element

Leia mais

Instalação do sistema Precision NF-e Versão 1.00

Instalação do sistema Precision NF-e Versão 1.00 Instalação do sistema Precision NF-e Versão 1.00 Desenvolvido por Maggiore em 11/2016 Sumário 1 Download do instalador do sistema... 3 2 Instalação do sistema... 6 3 Desinstalação do Firebird... 10 4 Configuração

Leia mais

Sistema Operacional Windows (Versão 7 ou superior, 32 ou 64bits); Microsoft Visual J#.NET Version 1.1 Redistributable Package;

Sistema Operacional Windows (Versão 7 ou superior, 32 ou 64bits); Microsoft Visual J#.NET Version 1.1 Redistributable Package; LINX DMS TEF Sumário Apresentação... 2 Pré-requisitos... 2 Software... 2 Hardware... 3 Instalação do Linx DMS TEF... 5 Parametrização Sisdia e Samba... 7 Parametrização do Linx DMS TEF... 10 Transação

Leia mais

Catálogo em Rede. Sumário

Catálogo em Rede. Sumário Sumário Introdução...2 Configurando o Servidor...2 Tipo de firebird utilizado...2 Efetuando a troca do Firebird...4 Verificar se existe Firebird Server instalado...4 Instalando o gerenciador Firebird Server...6

Leia mais

Como instalar o FIREBIRD

Como instalar o FIREBIRD Como instalar o FIREBIRD Feito o download de 2 cliques em cima do instalador do FIREBIRD-2.5.3.26778_0_Win32.exe Clique em EXECUTAR, caso apareça uma janela pedindo SIM ou NÃO (clique em SIM) Selecione

Leia mais

1.1.Etapa 1 Bem vindo ao Assistente de Instalação do SIP Sistema Integrado de Pessoal...3

1.1.Etapa 1 Bem vindo ao Assistente de Instalação do SIP Sistema Integrado de Pessoal...3 Manual Instalação SIP 1 Sumário 1.Instalando o Sistema...3 1.1.Etapa 1 Bem vindo ao Assistente de Instalação do SIP Sistema Integrado de Pessoal...3 1.2.Etapa 2 Selecione o Local de Destino...3 1.3.Etapa

Leia mais

Leia-me do monitor do Veritas System Recovery 16

Leia-me do monitor do Veritas System Recovery 16 Leia-me do monitor do Veritas System Recovery 16 Sobre este Leia-me Recursos não mais suportados no Veritas System Recovery 16 Monitor Sobre o Veritas System Recovery 16 Monitor Requisitos do sistema Pré-requisitos

Leia mais

Instalação do Oracle VM Virtual Box

Instalação do Oracle VM Virtual Box 1 de 14 09/08/2012 12:56 Instalação do Oracle VM Virtual Box Após fazer download do Oracle VM VirtualBox o próximo passo é a instalação. Seguindo este tutorial passo-a-passo não haverá qualquer dificuldade

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Como configurar Conexão Remota no SQL Server 2005/2008

Como configurar Conexão Remota no SQL Server 2005/2008 Como configurar Conexão Remota no SQL Server 2005/2008 Passo 1: Para permitir que computadores acessem instâncias do SQL Server em outra máquina, a primeira coisa a ser feita é uma configuração na instância

Leia mais