7 DICAS DE OURO PARA COMEÇAR A DESENHAR. do zero para iniciantes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "7 DICAS DE OURO PARA COMEÇAR A DESENHAR. do zero para iniciantes"

Transcrição

1 7 DICAS DE OURO PARA COMEÇAR A DESENHAR do zero para iniciantes

2 SOBRE O blog Fácil de Desenhar tem como objetivo fornecer um conjunto de informações, dicas e sugestões referentes à arte de desenhar. Voltado aos apaixonados por desenho, não importa seu nível, mas principalmente para os iniciantes.

3 DICA ESPECIAL PARA FÃS DE ANIMES Quer aprender a desenhar seus personagens favoritos de anime de um jeito 10X mais rápido? Mais buscado no Brasil. O método Fan Art da Mayara Rodrigues. Você conseguirá em pouco tempo desenhar vários animes do zero, voltado para iniciantes. Quer saber mais? Veja aqui mais detalhes.

4 4 ÍNDICE 0. Introdução Começar a Desenhar 6 1. Dica 1 Pratique Sempre 7 2. Dica 2 Observação 9 3. Dica 3 Melhore o Traço Dica 4 Luz e Sombra Dica 5 Faça Esboços Dica 6 Termine os Desenhos Dica 7 Busque Referências Conclusão Dica Extra 21

5 5 INSPIRAÇÃO Se uma imagem vale mais que mil palavras e um ato mais que mil imagens. Proponho o ato de desenhar. Fernando Batista

6 6 COMEÇAR A DESENHAR Tentar fazer um desenho bacana, não conseguir, depois desistir já aconteceu com quase todo mundo. É normal ficarmos frustrados e desanimados para continuar. Talvez você cometeu alguns erros, e que são simples de evitar. Continue lendo e vamos resolver isso juntos...

7 7 DICA 1 PRATIQUE SEMPRE Pode parecer bem simples essa primeira dica. Mas você sabia que manter a prática é muito importante? É bem melhor desenhar alguns minutos todos os dias do É que bem horas melhorno desenhar final semana, alguns minutos e ficar todos dias os dias sem do que horas no final de desenhar. semana, e ficar dias sem desenhar. Quando você retoma ao ficar um tempo sem desenhar, acaba tendo que recuperar boa parte do progresso que obteve antes.

8 8 DICA 1 PRATIQUE SEMPRE Para evoluir é preciso treino, pois sua mente vai se lembrar dos detalhes, e seu corpo estará acostumado com os movimentos. Se deixar de praticar seu próprio cérebro vai considerar que não é importante, e aos poucos você vai esquecendo. O Segredo é repetição Como exercício, tente tirar pelo menos 20 ou 30 minutos todos os dias para desenhar.

9 9 DICA 2 OBSERVAÇÃO Para desenhar você precisará observar de uma forma diferente tudo o que está a sua volta. Agora você notará os detalhes, e este é um exercício muito importante. Porque quanto mais observar, mais guardará várias imagens em sua cabeça, e depois conseguirá desenhar somente acessando essas imagens sem precisar olhar algo como referência. Mas como aprender a observar?

10 10 DICA 2 COMO OBSERVAR? Agora tudo o que você olhar imagine formas geométricas formando seu objeto. Esse é um meio de simplificar para ter uma base e depois desenvolver os detalhes do desenho. A regra principal é usar formas geométricas simples como quadrados, triângulos, retângulos, círculos, etc... Nessa imagem colocamos algumas formas como exemplo. Perceba as formas retangulares e circulares.

11 11 DICA 2 OBSERVAÇÃO FORMAS GEOMÉTRICAS Não há regra certa para onde se deve colocar as formas geométricas. Você determina para formar sua base. Observe mais algumas formas geométricas nesta imagem. Exercite sempre seu olhar para tudo agora.

12 12 DICA 3 MELHORE O TRAÇO Um bom traço te permitirá desenhar diversas formas em diferentes direções, com leveza, suavidade e firmeza necessária. Como treino, faça linhas: Retas Circulares Diagonais Espirais Curvas

13 13 DICA 3 MELHORE O TRAÇO O treino para melhorar seu traço te ajuda a aperfeiçoá-lo e deixa-lo mais limpo, bonito e firme. Deve-se fazer linhas tanto contínuas quando pontilhadas, partindo de direções diferentes. Assim, você adquirirá mais coordenação motora e controle.

14 14 DICA 4 LUZ E SOMBRA Conhecendo as técnicas de luz e sombra você dará mais vida ao seu desenho. A ideia básica é: o escuro é o que está mais longe da luz, e o claro está mais perto da luz. Dar um efeito de profundidade, permite dar mais movimento e vida.

15 15 DICA 4 LUZ E SOMBRA Para conseguir esse efeito você tem que treinar, afim de atingir as tonalidades: Com isso você conseguirá dar o efeito de volume, de uma imagem 3D.

16 16 DICA 5 FAÇA ESBOÇOS O esboço é a base do seu desenho, não é o definitivo. Não precisa se preocupar com os detalhes, é uma forma mais livre e solta do desenho. O esboço te ajuda a acertar os alinhamentos, proporções e tamanhos. Com simples traços conseguimos dar forma ao desenho de uma vaca.

17 17 DICA 5 FAÇA ESBOÇOS O esboço é um desenho mais rápido, livre e solto, sem preocupações com traços em excessos, pois podem ser removidos depois. Tenha um caderno de esboços, sempre que tiver vontade, pegue-o e comece a rabiscar.

18 18 DICA 6 TERMINE OS DESENHOS Sempre que começar a desenhar busque conseguir terminar os desenhos. É claro que nem sempre você vai gostar do resultado, mas mesmo assim, termine para poder comparar depois. Pois você verá o que deve ser melhorado e corrigido. E posteriormente notará sua evolução. Esta é uma forma de sempre melhorar.

19 19 DICA 7 BUSQUE REFERÊNCIAS As referências sempre irão te ajudar a desenhar, te dará a base do seu estudo com observação e copiando. Busque em diversas fontes como tutoriais, blogs, YouTube, livros, revistas, Instagram, Pinterest, etc... Com as referências, você entenderá melhor os processos e os métodos de cada desenho. Com o tempo, estudo, dedicação, treino e técnica você estará criando seus próprios desenhos.

20 20 CONCLUSÃO Com essas dicas espero muito te ajudar a começar a desenhar. Porque desenhar é sensacional e: Melhora nossa percepção Alimenta nossa intuição e criatividade Alivia nosso estresse Impulsiona nosso desenvolvimento E é muito divertido! Gostou? Quer saber mais dicas? Visite nosso blog Grande Abraço! E confira nossa Dica Extra a seguir!

21 21 DICA EXTRA Para os que querem aprender a desenhar anime, de modo 10X mais rápido. Do zero sem saber nada, passo a passo, 100% online com vídeo aulas práticas e objetivas. Recomendo o curso com o método mais buscado no Brasil. O método Fan Art da Mayara Rodrigues.

22 22 DICA EXTRA Conheça o método Fan Art da Mayara Rodrigues. Lá você consegue em pouco tempo desenhar vários animes do zero, voltado para iniciantes. Veja mais detalhes aqui.

5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO. Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva.

5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO. Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva. 5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva. INTRODUÇÃO OLÁ, OLÁ, OLÁ... Eu sou o Ivan Querino, ilustrador, professor e empreendedor, escrevi

Leia mais

Leida Nogueira - Índice

Leida Nogueira -  Índice 2 Índice 3 - desenhe o que você vê 5 - Faça sempre uma avaliação 6 - Use seu tempo livre para praticar 9 - Faça um esboço 13 - Desenhe com sombras 14 - Adicione um toque de realismo 15 - Conheça as proporções

Leia mais

I C A S V A L I O S A S P A R A D E S E N H I S T A S I N I C I A N T E S

I C A S V A L I O S A S P A R A D E S E N H I S T A S I N I C I A N T E S 10 D I C A S V A L I O S A S P A R A D E S E N H I S T A S I N I C I A N T E S 1 MATERIAL BÁSICO DE DESENHO Anote: Lápis Papel É muito comum as pessoas acharem que é necessário comprar material caro para

Leia mais

Guia básico para desenho de rosto

Guia básico para desenho de rosto Guia básico para desenho de rosto Instruções passo a passo http:/// Primeiramente gostaria de me apresentar. Meu nome é Eduardo e sou dono do blog, escrevo sobre o hobbie de desenho e coisas ralacionadas.

Leia mais

COMO QUEIMAR GORDURA LOCALIZADA FACILMENTE

COMO QUEIMAR GORDURA LOCALIZADA FACILMENTE COMO QUEIMAR GORDURA LOCALIZADA FACILMENTE Técnicas faceis de executar para queimar gordura localizadae Como queimar gordura localizada facilmente O SEGREDO FOI REVELADO: Aprenda a queimar aquela gordura

Leia mais

1º Simulado Sempre que um novo simulado for lançado você receberá as informações que precisar pelo e chat da plataforma.

1º Simulado Sempre que um novo simulado for lançado você receberá as informações que precisar pelo  e chat da plataforma. 1º Simulado 2018 ALERTA - Esse material tem bastante informação, talvez você consiga tirar a sua dúvida indo direto na seção de Perguntas e Respostas, lá no final. ;D 1. Simulados no Me Salva! Os Simulados

Leia mais

Meu Nome é David Rocha Amante da Colorimetria capilar estou aqui para entregar o meu conhecimento que adquiri em anos de Profissão.

Meu Nome é David Rocha Amante da Colorimetria capilar estou aqui para entregar o meu conhecimento que adquiri em anos de Profissão. Introdução Meu Nome é David Rocha Amante da Colorimetria capilar estou aqui para entregar o meu conhecimento que adquiri em anos de Profissão. Nesse Livro Digital vamos falar da Estrela de Oswald e resolver

Leia mais

10 Passos para Trabalhar na Internet como Afiliado

10 Passos para Trabalhar na Internet como Afiliado 1 10 Passos para Trabalhar na Internet como Afiliado Sumário Introdução.. 2 1 - Mentalidade. 3 2 - Nicho de Mercado.. 3 3 - Público alvo. 4 4 - Produto 4 5 - Divulgação... 5 6 - Estratégias... 5 7 - Marketing

Leia mais

Como Estabelecer Metas Claras E Concretas Que Você Pode Facilmente Atingir E Usar Para Avaliar O Seu Progresso

Como Estabelecer Metas Claras E Concretas Que Você Pode Facilmente Atingir E Usar Para Avaliar O Seu Progresso Goal Clarification Worksheet Como Estabelecer Metas Claras E Concretas Que Você Pode Facilmente Atingir E Usar Para Avaliar O Seu Progresso www.xokmax.com Estabeleça Suas Metas Oi! Vejo que você está pronto

Leia mais

COMO ESTUDAR PORTUGUÊS PARA CONCURSOS

COMO ESTUDAR PORTUGUÊS PARA CONCURSOS COMO ESTUDAR PORTUGUÊS PARA CONCURSOS Dicas de como se preparar de forma objetiva e ter um excelente desempenho em provas 1ª Edição - 16.11.17 www.quebrandoasbancas.com PASSO UM:... 2 DIAGNÓSTICO... 2

Leia mais

FORMAS DE AFINAR O VIOLÃO

FORMAS DE AFINAR O VIOLÃO Palavras-chave: Afinar o violão FORMAS DE AFINAR O VIOLÃO Um violão desafinado pode sem dúvida se tornar um problema para quem está aprendendo a tocar violão. No começo do aprendizado quando seus conhecimentos

Leia mais

4 PASSOS BÁSICOS PARA INICIAR NO DESENHO REALISTA COLORIDO

4 PASSOS BÁSICOS PARA INICIAR NO DESENHO REALISTA COLORIDO 4 PASSOS BÁSICOS PARA INICIAR NO DESENHO REALISTA COLORIDO Cleison Magalhães Lápis de Cor para Iniciantes Página 1 APRESENTAÇÃO Olá, tudo bom? Aqui é o Cleison Magalhães e criei esse passo a passo básico

Leia mais

COMO MELHORAR A SUA CALIGRAFIA

COMO MELHORAR A SUA CALIGRAFIA CALIGRAFIA COMO MELHORAR A SUA CALIGRAFIA Uma caligrafia ruim pode ser constrangedora e chegar a afetar a sua vida acadêmica e profissional. Vamos conhecer algumas dicas para melhor sua caligrafia? Boa

Leia mais

Aula 3: Paradoxos, Topologia, Geometria e Diversão. Atividade 1: Alguns paradoxos matemáticos. O paradoxo da linha que se anula.

Aula 3: Paradoxos, Topologia, Geometria e Diversão. Atividade 1: Alguns paradoxos matemáticos. O paradoxo da linha que se anula. Aula 3: Paradoxos, Topologia, Geometria e Diversão Nesta aula, trabalharemos mais com atividades manuais. Traremos algumas atividades envolvendo paradoxos matemáticos, topologia e atividades de construção

Leia mais

COMO FUNCIONA A PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM

COMO FUNCIONA A PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM COMO FUNCIONA A PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM A prova de Matemática é uma das mais temidas por quem vai fazer o ENEM. Isso vem da dificuldade que a maioria da galera tem com a matéria, junto com a forma

Leia mais

Desenhando perspectiva isométrica

Desenhando perspectiva isométrica Desenhando perspectiva isométrica Introdução Quando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo. As partes que estão mais próximas de nós parecem maiores e as partes mais distantes

Leia mais

Como Aprender Inglês: O Guia Prático

Como Aprender Inglês: O Guia Prático Como Aprender Inglês: O Guia Prático Elaboramos um sistema passo-a-passo para você aprender inglês de maneira mais simples e efetiva! Lucas Campos Introdução Ao Guia...3 Passo 1 As 4 Habilidades...4 Passo

Leia mais

Fast Idiomas. Aulão Nacional de Inglês

Fast Idiomas. Aulão Nacional de Inglês Fast Idiomas 1 Aqui no EPISÓDIO 04 está o PASSO A PASSO DE ESTUDO para estudar Inglês diariamente usando tudo o que aprendeu no AULÃO NACIONAL DE INGLÊS! "PASSO A PASSO DE ESTUDO" Se tudo fez sentido para

Leia mais

10 passos para começar a estudar para concurso público

10 passos para começar a estudar para concurso público 10 passos para começar a estudar para Índice 1) Seja profissional 2) Tenha um foco 3) Defina as disciplinas básicas 4) Escolha materiais especializados e bons 5) Amadureça nas disciplinas 6) Tenha metas

Leia mais

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano -

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano - Índice Sumário Índice... 2 1) Primeiro Erro: Dar Prioridade Apenas No Que Você Tem Mais Facilidade em Aprender... 3 2) Segundo Erro: Perder Tempo Desnecessariamente... 4 3) Terceiro Erro: Falta de Estratégia...

Leia mais

Saiba Mais:

Saiba Mais: Saiba Mais: http://www.universodamagica.com/mentalismo/ Saiba Mais: http://www.universodamagica.com/mentalismo/ Saiba Mais: http://www.universodamagica.com/mentalismo/ Apresentação Como Se Apresentar?

Leia mais

Desenhando perspectiva isométrica

Desenhando perspectiva isométrica Desenhando perspectiva isométrica A UU L AL A Quando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo. As partes que estão mais próximas de nós parecem maiores e as partes mais distantes

Leia mais

"PASSO A PASSO DE ESTUDO"

PASSO A PASSO DE ESTUDO 2 Aqui no EPISÓDIO 04 você recebe o PASSO A PASSO para estudar Inglês diariamente e usando tudo o que ensinei durante o AULÃO NACIONAL DE INGLÊS! "PASSO A PASSO DE ESTUDO" Se tudo que eu falei para você

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 Com sua diversidade de estilos expressivos e histórias contagiantes, o mangá tem se tornado um dos estilos de desenho mais procurados pelas pessoas, inclusive pelos desenhistas. Nestas próximas aulas

Leia mais

Sugestão: Use papel transparente para copiar as figuras e comparar os lados e os ângulos.

Sugestão: Use papel transparente para copiar as figuras e comparar os lados e os ângulos. Você se lembra dos triângulos e quadriláteros do final da Aula 28? Eles estão reproduzidos na figura abaixo. Observe que a forma de cada triângulo, por exemplo, varia conforme aumentamos ou diminuímos

Leia mais

é um círculo A tampa A face é um retângulo

é um círculo A tampa A face é um retângulo cesse: http://fuvestibular.com.br/ No cotidiano, estamos cercados de objetos que têm diferentes formas. Por exemplo, uma caixa de papelão: suas faces são retângulos, e a caixa é um paralelepípedo. Outro

Leia mais

TÉCNICAS DE APRENDIZADO WWW.QUEROSERPOLICIAL.COM.BR 1 Sumário TÉCNICAS DE APRENDIZADO - Faça um bom plano de estudo...03 - Motivação nos estudos...04 - Organização nos estudos...04 2 Técnicas de Aprendizado

Leia mais

O QUE FALAR SOBRE O CURSO QUE EU VOU PROMOVER COMO AFILIADO?

O QUE FALAR SOBRE O CURSO QUE EU VOU PROMOVER COMO AFILIADO? O QUE FALAR SOBRE O CURSO QUE EU VOU PROMOVER COMO AFILIADO? Método simples, que eu utilizo para ter ideias de conteúdo estratégico. Por: Tatiane Faria 02 I N T R O D U Ç Ã O Olá, seja bem vindo(a)! É

Leia mais

Técnicas de Memorização para A Bíblia e Qualquer Assunto

Técnicas de Memorização para A Bíblia e Qualquer Assunto Técnicas de Memorização para A Bíblia e Qualquer Assunto VERSICULODODIA.COM Introdução Neste simples e-book você terá acesso à 5 técnicas infalíveis de memorização que podem ser aplicadas para memorizar

Leia mais

B B C O A B 8 A C B. Sugestão: Use papel transparente para copiar as figuras e comparar os lados e os ângulos.

B B C O A B 8 A C B. Sugestão: Use papel transparente para copiar as figuras e comparar os lados e os ângulos. Você se lembra dos triângulos e quadriláteros do final da Aula 28? Eles estão reproduzidos na figura abaixo. Observe que a forma de cada triângulo, por exemplo, varia conforme aumentamos ou diminuímos

Leia mais

APRENDA A DESENHAR OS 3 TIPOS BÁSICOS DE PERSONAGENS

APRENDA A DESENHAR OS 3 TIPOS BÁSICOS DE PERSONAGENS Sustainable Habitat APRENDA A DESENHAR OS 3 TIPOS BÁSICOS DE PERSONAGENS P E D R O W E L L S Pedro Ponzo 1 - Criando personagens Olá, Artista! Desenhar personagens é uma arte que vai muito além de fazer

Leia mais

9 exercícios para um abdômen trincado

9 exercícios para um abdômen trincado 9 exercícios para um abdômen trincado Aqui * Os melhores exercícios para definir o abdômen. * Exercícios para queimar a gordura localizada. Definir o abdômen é muito fácil, basta fazer os exercícios certos

Leia mais

Croquis e sketches de arquitetura

Croquis e sketches de arquitetura Croquis e sketches de arquitetura a mão livre g u i a p r á t i c o e-book por ana baronceli APRESENTAÇÃO ANA BARONCELI Meu nome é Ana Baronceli. Arquiteta e Urbanista, formada pela Universidade da Grande

Leia mais

20 ideias de conteúdo para o seu blog

20 ideias de conteúdo para o seu blog 20 ideias de conteúdo para o seu blog Oi, tudo bem. Eu sou Ariane Novaes, autora do Blog Escolha Feminina. Nele eu falo sobre empreendedorismo digital e marketing digital para afiliados. Também mostro

Leia mais

Copyright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total deste ebook só é permitida através de autorização por escrito de

Copyright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total deste ebook só é permitida através de autorização por escrito de 1 Você verá nesta aula mais uma forma de desenhar com o lado direito do cérebro, e que se baseia em linhas imaginárias como referência. Podemos dizer que este é um dos métodos mais eficientes e simples.

Leia mais

Marketing Digital Como Funciona? Veja Como Realmente, ele se aplicou no mercado em grande escala.

Marketing Digital Como Funciona? Veja Como Realmente, ele se aplicou no mercado em grande escala. Marketing Digital Como Funciona? Veja Como Realmente, ele se aplicou no mercado em grande escala. Marketing Digital Como Funciona? São ações de comunicação, que as empresas e produtores, podem se utilizar

Leia mais

Guia completo: Como decorar sua casa para o natal

Guia completo: Como decorar sua casa para o natal Guia completo: Como decorar sua casa para o natal LOGO Vai chegando esta época do ano, e a vontade de decorar toda a casa é inevitável. Porém, ao mesmo tempo, surgem também milhares de dúvidas relacionadas

Leia mais

LAÇOS PARA PRESENTE PASSO A PASSO

LAÇOS PARA PRESENTE PASSO A PASSO LAÇOS E NÓS LAÇOS PARA PRESENTE PASSO A PASSO São várias ideias criativas e super fofinhas! Vamos aos passo a passos e escolha um lacinho bem legal para enfeitar teu presente. IDEIAS PARA FAZER LAÇOS PARA

Leia mais

#1 Seu Blog Precisa Disso! O Melhor Template Wordpress do Mundo

#1 Seu Blog Precisa Disso! O Melhor Template Wordpress do Mundo Email #1 Seu Blog Precisa Disso! O Melhor Template Wordpress do Mundo Olá, tudo bem? Bom, estou escrevendo este e-mail porque tenho uma grande novidade pra você que construiu seu blog Wordpress. Isso mesmo,

Leia mais

O Que Você vai Ver neste Ebook...

O Que Você vai Ver neste Ebook... 1 O Que Você vai Ver neste Ebook... # Introdução # Como acelerar seu aprendizado no violão em pelo menos 3X. # Elemento 01: Preparação para Tocar # Elemento 02: Plano e Método de Estudo Altamente Eficaz

Leia mais

07/03/2019 Ebook - Documentos Google

07/03/2019 Ebook - Documentos Google https://docs.google.com/document/d/1p_ifn-bodhm2d4hrknzlovvsp8zp1lbehvu7ftzbcia/edit 1/19 Oi, tudo bem? Eu sou a Ariane Novaes, mãe, esposa, blogueira, afiliada profissional. Através do blog Escolha Feminina,

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO MATÉRIA: PROFESSOR: MODELAGEM BIDIMENSIONAL Arquiteto VALENTIM CÉSAR BIGESCHI E-mail: valentim@faccat.com.br vcbigeschi@gmail.com Site: www.bigeschi.com.br CURSO: NÚCLEO : DEPARTAMENTO:

Leia mais

CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA. Autoestima.

CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA. Autoestima. CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA Autoestima Autoestima A baixa autoestima é, infelizmente, um estado muito comum. As pessoas geralmente se sentem inseguras, inadequadas, com dúvidas constantes, não têm certeza

Leia mais

AULA 4: EQUIVALÊNCIA DE TAXAS

AULA 4: EQUIVALÊNCIA DE TAXAS MATEMÁTICA FINANCEIRA PROF. ELISSON DE ANDRADE Blog: www.profelisson.com.br AULA 4: EQUIVALÊNCIA DE TAXAS Exercícios resolvidos e comentados Proibida reprodução e/ou venda não autorizada. REVISÃO: COMO

Leia mais

Prof. Breno Duarte Site:

Prof. Breno Duarte   Site: Prof. Breno Duarte Email: brenoldd@hotmail.com Site: www.fenemi.org.br/ifmec O desenho, para transmitir a ideia de três dimensões (3D - comprimento, largura e altura), precisa recorrer a um modo especial

Leia mais

Como fazer o plano financeiro no plano de negócios

Como fazer o plano financeiro no plano de negócios Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Por que pensar no plano financeiro de um plano de negócios Como fazer o plano financeiro de um

Leia mais

Sumário 1.Bem-vindo à era da comunicação 2. A importância de ser fluente na língua inglesa na era moderna

Sumário 1.Bem-vindo à era da comunicação 2. A importância de ser fluente na língua inglesa na era moderna Sumário 1.Bem-vindo à era da comunicação 1 2. A importância de ser fluente na língua inglesa na era moderna 1 2.1 O inglês no mundo moderno 2 3.As técnicas de aprendizagem do inglês para iniciantes 2 3.1

Leia mais

PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA

PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA PROCESSO SELETIVO UEG 2013/1 SISTEMA DE AVALIAÇÃO SERIADO SAS/UEG 2010/3 Domingo, 30 de setembro de 2012. PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA ARQUITETURA E URBANISMO CADERNO I Desenho à mão livre Instruções

Leia mais

7 dicas de como evitar a ejaculação precoce

7 dicas de como evitar a ejaculação precoce Palavra-chave: Evitar a ejaculação precoce 7 dicas de como evitar a ejaculação precoce A ejaculação precoce é uma condição que acomete quase 40% da população masculina e que pode levar a alguns problemas,

Leia mais

Unhas Decoradas Passo A Passo

Unhas Decoradas Passo A Passo Unhas Decoradas Passo A Passo [PRESS] Updated Unhas Decoradas Passo A Passo - [PDF]. Free Download Ebook PDF UNHAS DECORADAS PASSO A PASSO with premium access UNHAS DECORADAS PASSO A PASSO:MODELOS OUTONO

Leia mais

Como Aprender a Tocar Violão 3X Mais Rápido e Tocar QUALQUER MÚSICA Mesmo sem conhecer a letra ou melodia

Como Aprender a Tocar Violão 3X Mais Rápido e Tocar QUALQUER MÚSICA Mesmo sem conhecer a letra ou melodia Como Aprender a Tocar Violão 3X Mais Rápido e Tocar QUALQUER MÚSICA Mesmo sem conhecer a letra ou melodia Nesta apresentação, vou te mostrar a Maneira mais Rápida e Segura para aprender violão do começo...

Leia mais

2º PASSO: PLANEJAMENTO

2º PASSO: PLANEJAMENTO Com 10 passos seu trabalho de sucesso 1 º PASSO: A CRIAÇÃO Saiba o no que realmente você deseja trabalhar, para isso inicie pesquisando sobre nichos de mercado, se algum nicho se encaixou com que você

Leia mais

Ideias criativas. Ideias criativas

Ideias criativas. Ideias criativas Criar e brincar p. 60 Desenhar e criar p. 6 Dobrar, montar e brincar p. 62-63 Criando histórias p. 63 Livros de receitas p. 64 59 Não puxe demais para evitar franzir. O ponto corrido é como o alinhavo,

Leia mais

AULA FORMAS GEOMÉTRICAS EM CAMADAS

AULA FORMAS GEOMÉTRICAS EM CAMADAS AULA 3.3 - FORMAS GEOMÉTRICAS EM CAMADAS Nessa aula você vai aprender como trabalhar com as formas geométricas para facilitar a construção de uma figura. Antes de começar cada desenho, faça uma análise

Leia mais

TURBINE SUA PALHETADA 4 DICAS PRÁTICAS PARA TOCAR GUITARRA COM MAIS PRECISÃO, CLAREZA E VELOCIDADE

TURBINE SUA PALHETADA 4 DICAS PRÁTICAS PARA TOCAR GUITARRA COM MAIS PRECISÃO, CLAREZA E VELOCIDADE TURBINE SUA PALHETADA 4 DICAS PRÁTICAS PARA TOCAR GUITARRA COM MAIS PRECISÃO, CLAREZA E VELOCIDADE Muito obrigado por se cadastrar para receber esse Ebook Exclusivo! CURSO COMPLETO DE TÉCNICAS DE GUITARRA

Leia mais

Desenho assistido por computador I CAD I

Desenho assistido por computador I CAD I Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal Mecânica Desenho assistido por computador I CAD I Aula 2 Esboço: Entidades e relações

Leia mais

(Você Não Pode Ignorar a #5)

(Você Não Pode Ignorar a #5) (Você Não Pode Ignorar a #5) INTRODUÇÃO Information overload (excesso de informação): por incrível que pareça é um dos motivos de reclamação dos meus clientes. Basta dois segundos de pesquisa no Google,

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem COMPREENSÃO (principal) Tenho a habilidade de juntar informações soltas e formular ideias que fazem sentido. Frequentemente

Leia mais

passos para planejar melhor o seu negócio

passos para planejar melhor o seu negócio passos para planejar melhor o seu negócio Se você já tem um negócio ou pretende criar um, é melhor planejar. Não é a tarefa mais empolgante do mundo, mas fugir dela pode ter resultados terríveis para a

Leia mais

Você não precisa decorar nada

Você não precisa decorar nada Que aprender inglês é importante e vai mudar a sua vida você já sabe, mas como aprender inglês e como fazer isso por conta própria? Nós separamos abaixo algumas dicas inéditas e que sem dúvida vão fazer

Leia mais

PROTAGONISTAS PARA O MUNDO

PROTAGONISTAS PARA O MUNDO Acreditamos que a verdadeira formação é aquela que dá instrumentos de excelência para que os nossos estudantes sejam protagonistas do próprio destino e consigam impactar positivamente em uma sociedade

Leia mais

PENTATÔNICA NO CONTRABAIXO

PENTATÔNICA NO CONTRABAIXO PENTATÔNICA NO CONTRABAIXO Escola para Baixista INTRODUÇÃO Hoje existe inúmeros baixistas com dificuldades enormes em improvisação, não só no contrabaixo mais em outros instrumentos também, nesta apostila

Leia mais

VENDAS ANTONIO MARCOS REIS 1

VENDAS ANTONIO MARCOS REIS 1 VENDAS ANTONIO MARCOS REIS 1 Copywriting O que é Copywriting? É a arte de escrever e criar conteúdos com o intuito de promover e vender bens ou serviços. Esses conteúdos podem ser em formato de vídeos,

Leia mais

Prof. Fabio Campos. Como Desenhar Perspectiva à Mão Livre usando 2 técnicas. simples (1 ou 2 Pontos de fuga)

Prof. Fabio Campos. Como Desenhar Perspectiva à Mão Livre usando 2 técnicas. simples (1 ou 2 Pontos de fuga) C O M O D E S E N H A R P E R S P E C T I VA À M Ã O L I V R E - 2 T É C N IC A S S I M P L E S Prof. Fabio Campos Como Desenhar Perspectiva à Mão Livre usando 2 técnicas 1 simples (1 ou 2 Pontos de fuga)

Leia mais

Uma pequena mágica Não seria ótimo se você pudesse ir para a cama,

Uma pequena mágica Não seria ótimo se você pudesse ir para a cama, CAPÍTULO UM Uma pequena mágica Não seria ótimo se você pudesse ir para a cama, aconchegar-se debaixo das suas cobertas, fechar os olhos e adormecer sem nenhuma agitação ou medo? Sem ouvir barulhos ou pensar

Leia mais

5 passos para você fazer as primeiras vendas no hotmart

5 passos para você fazer as primeiras vendas no hotmart Sumário 5 passos para você fazer a primeira venda no hotmart... 3 1º passo: Escolha o produto... 4 2º passo: Faça um canal no youtube... 5 3º passo: Crie um blog... 7 4º passo: Construa sua lista de e-mails...

Leia mais

VOCÊ SABE DE ONDE VEM O DINHEIRO?

VOCÊ SABE DE ONDE VEM O DINHEIRO? VOCÊ SABE DE ONDE VEM O DINHEIRO? A Boa Vista é uma empresa brasileira que está ao seu lado e ao lado de sua família quando o assunto é cuidar do dinheiro de vocês. Não é difícil controlar o orçamento

Leia mais

As 9 Melhores Ferramentas De Conversação (Grátis) Para Você Alavancar Seu Inglês (Você Não Pode Ignorar a #5)

As 9 Melhores Ferramentas De Conversação (Grátis) Para Você Alavancar Seu Inglês (Você Não Pode Ignorar a #5) As 9 Melhores Ferramentas De Conversação (Grátis) Para Você Alavancar Seu Inglês (Você Não Pode Ignorar a #5) INTRODUÇÃO Information overload (excesso de informação): por incrível que pareça é um dos motivos

Leia mais

Perspectiva isométrica de modelos com elementos paralelos e oblíquos

Perspectiva isométrica de modelos com elementos paralelos e oblíquos Perspectiva isométrica de modelos com elementos paralelos e oblíquos Introdução Na aula anterior você aprendeu o traçado da perspectiva isométrica de um modelo simples: o prisma retangular. No entanto,

Leia mais

O quadrado e outros quadriláteros

O quadrado e outros quadriláteros Acesse: http://fuvestibular.com.br/ A UUL AL A O quadrado e outros quadriláteros Para pensar No mosaico acima, podemos identificar duas figuras bastante conhecidas: o quadrado, de dois tamanhos diferentes,

Leia mais

Aqui vão algumas ideias de como usar as cartas temáticas em sua sala de aula:

Aqui vão algumas ideias de como usar as cartas temáticas em sua sala de aula: Baralho de Matemática Aqui vão algumas ideias de como usar as cartas temáticas em sua sala de aula: Os alunos devem se capazes de trabalhar com a tabuada dos números: 2, 3, 4, 5, 9, 10 e 11 e podem ser

Leia mais

VOCÊ SABE DE ONDE VEM O DINHEIRO?

VOCÊ SABE DE ONDE VEM O DINHEIRO? VOCÊ SABE DE ONDE VEM O DINHEIRO? Olá, amiguinho! Você sabe quem é a Boa Vista? A Boa Vista é uma empresa brasileira que está ao seu lado e ao lado de sua família quando o assunto é cuidar do dinheiro

Leia mais

plantas arquitetônicas a mão livre

plantas arquitetônicas a mão livre plantas arquitetônicas a mão livre g u i a p r á t i c o e-book por ana baronceli APRESENTAÇÃO ANA BARONCELI Meu nome é Ana Baronceli. Arquiteta e Urbanista, formada pela Universidade da Grande Dourados,

Leia mais

Como estudar para Concursos Policiais utilizando WhatsApp e outras Redes Sociais Equipe QSP 2017

Como estudar para Concursos Policiais utilizando WhatsApp e outras Redes Sociais Equipe QSP 2017 Como estudar para Concursos Policiais utilizando WhatsApp e outras Redes Sociais Equipe QSP 2017 Introdução. Com o advento das tecnologias modernas cada vez mais nos surpreendendo, surge uma grande necessidade

Leia mais

Exercício 1: Dica Importante: Muita gente fica empancada nesta tarefa porque usa a desculpa de. Olá ciclista!

Exercício 1: Dica Importante: Muita gente fica empancada nesta tarefa porque usa a desculpa de. Olá ciclista! Olá ciclista! Este é um PDF de apoio que te vai ajudar a cumprir os primeiros passos necessários para prescreveres o teu treino. Nada é feito por acaso, e por detrás de cada decisão de: O que vou treinar

Leia mais

CHECK-LIST COMO CONSTRUIR UM CANAL DE SUCESSO

CHECK-LIST COMO CONSTRUIR UM CANAL DE SUCESSO CHECK-LIST COMO CONSTRUIR UM CANAL DE SUCESSO Índice Introdução Capítulo 1 Capítulo 2 Capítulo 3 Capítulo 4 03 04 06 09 15 2 Introdução Você sabe falar sobre algum assunto específico? Tem alguma habilidade

Leia mais

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS WWW.MULHERES.FITNESS @mulheres.fitness.fem MULHERES FITNESS VEJA O VÍDEO ORIGINAL Ter um bumbum bem grande, torneado e redondinho faz com que qualquer roupa

Leia mais

1- Seguir Muitas Pessoas e Falta de Foco

1- Seguir Muitas Pessoas e Falta de Foco CHECKLIST 1- Seguir Muitas Pessoas e Falta de Foco Quando você segue muitas pessoas, fica com excesso de informação e acaba confuso. Porque não sabe por onde começar ou qual método seguir. Então escolha

Leia mais

7 Dicas de Como Ler e Aprender Partituras. Facilmente!

7 Dicas de Como Ler e Aprender Partituras. Facilmente! 7 Dicas de Como Ler e Aprender Partituras Facilmente! Nesta apresentação, vou te mostrar 7 Dicas para aprender a ler e tocar partituras com fluência... Sem precisar ficar perdendo tempo fazendo coisas

Leia mais

Algumas dicas Importantes e dicas para te nortear. Então vamos Início perfeito???

Algumas dicas Importantes e dicas para te nortear. Então vamos Início perfeito??? Algumas dicas Importantes e dicas para te nortear. Então vamos Início perfeito??? ATENÇÃO!!! PREPAREM-SE COM CANETA E PAPEL NA MÃO; DESLIGUEM-SE DE TUDO EM SUA VOLTA E CONCENTREM-SE; ANOTEM APENAS PONTOS

Leia mais

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa:

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa: Sumário 1º ACREDITAR... 4 2º PERSISTIR... 5 3º TRABALHO DURO... 6 4º EXIGIR... 7 5º CLIENTES... 7 6º RELACIONAMENTO... 8 7º DINHEIRO... 9 8º SEJA INOVADOR... 10 O que você precisa saber antes de começar

Leia mais

Aprenda como escrever um livro acessando: https://escrevendomeulivro.com/

Aprenda como escrever um livro acessando: https://escrevendomeulivro.com/ 1 2 Como Escrever Um Bom Livro Abraham Kirquin 3 4 Sumário Introdução... 5 Pontos que levam um escritor a criar um livro ruim... 7 Pressa... 7 Falta de persistência... 8 Escrever o que vier a cabeça...

Leia mais

DICAS PARA COMEÇAR A PRODUZIR VÍDEOS

DICAS PARA COMEÇAR A PRODUZIR VÍDEOS DICAS PARA COMEÇAR A PRODUZIR VÍDEOS As imagens são muito importantes quando falamos de vender imóveis. E não há jeito melhor de mostrar as características de uma casa do que usando o vídeo. Ele passa

Leia mais

10 exercícios para treinar sua capacidade de concentração. Concentração é essencial para as atividades do dia a dia

10 exercícios para treinar sua capacidade de concentração. Concentração é essencial para as atividades do dia a dia 10 exercícios para treinar sua capacidade de Concentração é essencial para as atividades do dia a dia Concentração é essencial para as atividades do dia a dia. No entanto, muitas pessoas reclamam que não

Leia mais

Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco

Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco Como se concentrar mais? O que eu tenho que fazer? Logo abaixo, há 5 atitudes altamente eficazes para concentrar

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 Veja nesta aula mais alguns exercícios para você aplicar as dicas das aulas anteriores. (Mateus Machado) EXERCÍCIOS Faça todos estes desenhos em uma folha A4 usando o lápis HB. 1. LINHAS IMAGINÁRIAS

Leia mais

Apostila para Tópicos Especiais em Design Visual I-B: Ilustração Manual

Apostila para Tópicos Especiais em Design Visual I-B: Ilustração Manual Tópicos Especiais em Design - Ilustração Desenho da face humana & Desenho de Produto Prof. André Furtado www.ufrgs.br Elementos da face humana Material complementar sobre o desenho da

Leia mais

COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR

COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR COLÉGIO OBJETIVO JÚNIOR NOME: N. o : DATA: / /2015 FOLHETO DE INFORMÁTICA (V.C. E R.V.) 7. o ANO Ao longo deste ano, aprendemos a operar os comandos e as funções básicas do SCRATCH, por exemplo, utilizando

Leia mais

Sobre a Bel. Espero que goste, Um abraço, Bel

Sobre a Bel. Espero que goste, Um abraço, Bel 0 Sobre a Bel Olá, meu nome é Isabel Porfirio, a Bel. Trabalho desde os 20 anos no chamado mundo corporativo, em Recursos Humanos e também trabalho com Marketing Digital. Você pode se perguntar porque

Leia mais

Aula 32 Curvas em coordenadas polares

Aula 32 Curvas em coordenadas polares MÓDULO 3 - AULA 32 Aula 32 Curvas em coordenadas polares Objetivo Aprender a usar as coordenadas polares para representar curvas planas. As coordenadas polares nos dão uma maneira alternativa de localizar

Leia mais

Pensamento Radiante. E isso é possível, pois os mapas mentais ativam os dois hemisférios cerebrais que temos:

Pensamento Radiante. E isso é possível, pois os mapas mentais ativam os dois hemisférios cerebrais que temos: www.mapamental.org 1 De forma bem clara e objetiva, o Mapa Mental é um método criado para auxiliar na geração e memorização de informações que irá te ajudar a ser mais produtivo, aumentar o seu foco e

Leia mais

Regional São Paulo Leste

Regional São Paulo Leste Regional São Paulo Leste Pode ser que você nem perceba, mas seus hábitos afetam o seu dia a dia. Veja como criar bons hábitos. Você pode criar bons hábitos! QUANDO o alarme toca, Victor ainda está com

Leia mais

NISMO UEG 2012/2. Instruções. pela banca) caso apresente falha de impressão. Processo Seletivo. empréstimo DIREITO. Questão POLEGAR.

NISMO UEG 2012/2. Instruções. pela banca) caso apresente falha de impressão. Processo Seletivo. empréstimo DIREITO. Questão POLEGAR. PROCESSO SELETIVO UEG 2012/2 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA (Resposta esperada pela banca) ARQUITETURA E URBAU NISMO Desenho à mão livre, Desenho geométrico, Geometria e Visualização espacial Instruções

Leia mais

7 Ensinamentos do Prof. Pier para aprender inteligência

7 Ensinamentos do Prof. Pier para aprender inteligência 7 Ensinamentos do Prof. Pier para aprender inteligência Biografia do Prof. Pier O Prof. Pier, como era conhecido Pierluigi Piazzi por seus alunos e admiradores, nasceu na Itália, no dia 29 de janeiro de

Leia mais

CO-OPerando. Para o sucesso na participação. Cartilha educativa para pais

CO-OPerando. Para o sucesso na participação. Cartilha educativa para pais CO-OPerando Para o sucesso na participação Cartilha educativa para pais Editorial UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Departamento de Terapia Ocupacional Este material é parte integrante do trabalho

Leia mais

Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau. Inequações Quociente. Primeiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau. Inequações Quociente. Primeiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau Inequações Quociente Primeiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof. Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 27 de

Leia mais

o ano à frente O ano à frente Eu acredito que tudo é possível este ano. o ano à frente Data: assinatura

o ano à frente O ano à frente Eu acredito que tudo é possível este ano. o ano à frente Data: assinatura Eu acredito que tudo é possível este ano. Data: o ano à assinatura frente Feito pelos voluntários de YearCompass e Invisible University International. Tradutores: Italo André Oliveira, Marco Vasconcelos,

Leia mais

PENTATÔNICA NO CONTRABAIXO

PENTATÔNICA NO CONTRABAIXO PENTATÔNICA NO CONTRABAIXO Escola para Baixista INTRODUÇÃO Hoje existe inúmeros baixistas com dificuldades enormes em improvisação, não só no contrabaixo mais em outros instrumentos também, nesta apostila

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 4 O BIMESTRE

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 4 O BIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 4 O BIMESTRE MATEMÁTICA SUMÁRIO CAPÍTULO 1: CALENDÁRIOS OUTUBRO 50 NOVEMBRO 52 DEZEMBRO 54 CAPÍTULO 2: SISTEMA DE NUMERAÇÃO 0 a 50 SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE 0 A 50

Leia mais