Thanis G. B. Q. Bifaroni

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Thanis G. B. Q. Bifaroni"

Transcrição

1 Libras Thanis G. B. Q. Bifaroni

2 Surdez conceito, causas e classificações

3 A surdez é uma deficiência que fisicamente não é visível, e atinge uma pequena parte da anatomia do indivíduo. Porém, traz para o surdo consequências sociais, educacionais e emocionais amplas e intangíveis.

4 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE 9,8 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,2% da população brasileira. Não consegue de modo algum: Grande dificuldade: Alguma dificuldade:

5 A audição é o sentido responsável por captar as informações sonoras, sejam verbais ou não. Podemos definir a surdez, também, como a privação auditiva que constitui grave distúrbio neurológicosensorial, afetando a capacidade de comunicação vivida, as relações sociais e a construção do pensamento infantil.

6 Localização O sistema auditivo está localizado no osso temporal (crânio) e possui duas funções para os seres humanos: o equilíbrio, que possibilita estabilidade e locomoção; audição, um dos cinco sentidos, ou seja, um dos canais de aquisição de informações sobre o mundo.

7 Divisão Orelha média: amplificar a vibração, continuando a transmissão do som. Orelha externa: coletar e encaminhar as ondas sonoras até a orelha média. Orelha interna: receber os estímulos sonoros e enviar essas informações ao cérebro.

8 Fisiologia da audição

9

10 A surdez pode ocorrer caso haja anomalias em qualquer uma das etapas deste processo de audição.

11 Ocorre quando há alguma interrupção na condução do som. Ocorre no ouvido externo ou médio. É passível de tratamento medicamentoso ou cirúrgico. Defini-la como grau: leve ou moderado. Geralmente não acarreta danos consideráveis na aquisição da linguagem oral. Dificuldades em distinguir alguns fonemas em ambientes ruidosos ou no telefone. TIPOS DE SURDEZ: CONDUTIVA

12 TIPOS DE SURDEZ: CONDUTIVA

13 Ocorre quando há lesão no ouvido interno, ou seja, no labirinto (cóclea) onde se localiza as células da audição; e lesão nos nervos condutivos. É irreversível. Defini-la como grau: severo ou profundo. Ocorre privação sensorial que influencia na aquisição natural da linguagem. TIPOS DE SURDEZ: NEUROSENSORIAL

14 TIPOS DE SURDEZ: NEUROSENSORIAL

15 Ocorre a associação das lesões condutivas e neurossensoriais. TIPOS DE SURDEZ: MISTA

16 Acima de 90

17 CAUSAS DA SURDEZ: Surdez congênita: é a surdez adquirida na fase gestacional. O sujeito pode apresentar dificuldades na assimilação da fala, por ser pré lingual e pode ocorrer nos períodos pré gestacional, prénatal e perinatal.

18 CAUSAS DA SURDEZ: PRÉ GESTACIONAL antes da gestação São casos em que os sujeitos (pai e mãe) podem apresentar suscetibilidade em gerar um filho surdo: Fatores genéticos Fatores hereditários Idade da mãe acima de 35 anos Multiparidade de 5 ou mais fetos Intervalo gestacional de menos de dois anos Incompatibilidade sanguínea da mãe e bebê Doenças preexistentes

19 CAUSAS DA SURDEZ: PRÉ NATAL antes do nascimento Desordens genéticas Cosanguinidade Rubéola Sífilis Citomegalovírus Toxoplasmose Herpes Medicamentos ototóxicos Drogas em geral Deficiência nutricional Eclampsia - pressão alta Diabetes Exposição à radiação Outros

20 CAUSAS DA SURDEZ: PERINATAL momento do nascimento ou nas primeiras horas após Prematuridade Pós maturidade Anóxia Fórceps Traumas no parto Baixo peso Medicamentos Icterícia Oxigenoterapia não controlada (incubadora) Infecção hospitalar Outros

21 CAUSAS DA SURDEZ: Surdez adquirida: a pessoa fica surda em decorrência de problemas após o seu nascimento e, dependendo da época da lesão, poderá desenvolver a oralidade com maior facilidade (pós lingual). Ocorre no período pós-natal.

22 CAUSAS DA SURDEZ: PÓS NATAL após o nascimento Meningites Remédios em excesso Sarampo Caxumba Exposição contínua a ruídos Traumatismo craniano Convulsões Permanência em incubadora (ventilação mecânica) Outros

23 DIAGNÓSTICO DA SURDEZ Exame de Emissão Oto Acústica EOA Teste da orelhinha

24 DIAGNÓSTICO DA SURDEZ Audiometria

25 APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA AASI Servem para captar e ampliar sons, proporcionando ganhos acústicos.

26 O implante coclear é um dispositivo eletrônico de alta tecnologia, também conhecido como ouvido biônico, que estimula eletricamente as fibras nervosas remanescentes, permitindo a transmissão do sinal elétrico para o nervo auditivo, afim de ser decodificado pelo córtex cerebral.

27 Atualmente existem no mundo, mais de usuários de implante coclear.

28

29 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Documentário: Implante Coclear - Instituto Nacional de Educação de Surdos INES. Disponível em: ee. CARDOSO, M. Libras. Santa Catarina: 2010, Editora Nupre.

30 Libras

31 TIPOS DE SURDEZ: Condutiva Ocorre quando há alguma interrupção na condução do som. Ocorre no ouvido externo ou médio. Defini-la como grau: leve ou moderado. Geralmente não acarreta danos consideráveis na aquisição da linguagem oral. Dificuldades em distinguir alguns fonemas em ambientes ruidosos ou no telefone.

32 A surdez pode ocorrer caso haja anomalias em qualquer uma das etapas deste processo de audição.

33 A surdez pode ocorrer caso haja anomalias em qualquer uma das etapas deste processo de audição.

34 A surdez pode ocorrer caso haja anomalias em qualquer uma das etapas deste processo de audição.

35 Ocorre a associação das lesões condutivas e neurossensoriais. TIPOS DE SURDEZ: Mista

36 Componente Interno: O componente interno é inserido no ouvido interno através do ato cirúrgico e é composto por uma antena interna com um imã, um receptor estimulador e um cabo com filamento de múltiplos eletrodos envolvido por um tubo de silicone fino e flexível. O implante coclear consiste em dois tipos de componentes: Componente Externo: O componente externo é constituído por um microfone direcional, um processador de fala, uma antena transmissora e dois cabos. A sensação auditiva ocorre em frações de segundos.

37

38 Todo o processo inicia-se no momento em que o microfone presente no componente externo capta o sinal acústico e o transmite para o processador de fala, por meio de um cabo. O processador de fala seleciona e codifica os elementos da fala, que serão reenviados pelos cabos para a antena transmissora (um anel recoberto de plástico, com cerca de 3mm de diâmetro) onde será analisado e codificado em impulsos elétricos. Por meio de radiofrequência, as informações são transmitidas através da pele (transcutaneamente), as quais serão captadas pelo receptor estimulador interno, que está sob a pele.

39 O receptor estimulador contém um chip que converte os códigos em sinais eletrônicos e libera os impulsos elétricos para os eletrodos intracocleares específicos, programados separadamente para transmitir sinais elétricos, que variam em intensidade e frequência, para fibras nervosas específicas nas várias regiões da cóclea. Após a interpretação da informação no cérebro, o usuário de Implante Coclear é capaz de experimentar sensação de audição. Quanto maior o número de eletrodos implantados, melhores serão as possibilidades de percepção dos sons.

40 Candidatos ao Implante Coclear (IC) Com a evolução tecnológica, os implantes cocleares atuais já são considerados de 3ª geração. Com isso, são considerados candidatos ao uso do dispositivo de Implante Coclear, crianças a partir dos 12 meses de idade e adultos que apresentam deficiência auditiva neurossensorial bilateral de grau severo e profundo e que não obtiveram benefícios com o uso de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual.

41 A avaliação dos pacientes candidatos ao Implante Coclear é realizada por meio de uma equipe interdisciplinar, composta por médicos, fonoaudiólogos, psicólogos e outros. No entanto, os resultados variam de indivíduo para indivíduo, em função de uma série de fatores, entre eles, memória auditiva, estado da cóclea, motivação e dedicação e programas educacionais e/ou de reabilitação.

A surdez é uma deficiência que fisicamente não é visível, e atinge uma pequena parte da anatomia do indivíduo.

A surdez é uma deficiência que fisicamente não é visível, e atinge uma pequena parte da anatomia do indivíduo. A surdez é uma deficiência que fisicamente não é visível, e atinge uma pequena parte da anatomia do indivíduo. Porém, traz para o surdo consequências sociais, educacionais e emocionais amplas e intangíveis.

Leia mais

SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 5: Atividade Motora Adaptada as PcD s Auditivas

SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 5: Atividade Motora Adaptada as PcD s Auditivas SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 5: Atividade Motora Adaptada as PcD s Auditivas Objetivos desta aula: 1. Conceituar as DA s sob diferentes perspectivas; 2. Conhecer as diferentes

Leia mais

Ouvido artificial e aparelhos auxiliares de audição

Ouvido artificial e aparelhos auxiliares de audição Ouvido artificial e aparelhos auxiliares de audição FRANCISCO RABAÇA MOLLER FREIRIA DOCENTES: PROF.DOUTOR FELIPPE DE SOUZA E PROF JOÃO FERMEIRO UNIDADE CURRICULAR: INTRODUÇÃO À ELETRÓNICA MÉDICA 2017/2018

Leia mais

Aula 03 ETIOLOGIA, DIAGNOSTICO, CA- RACTERIZAÇÃO DA SURDEZ:

Aula 03 ETIOLOGIA, DIAGNOSTICO, CA- RACTERIZAÇÃO DA SURDEZ: Aula 03 ETIOLOGIA, DIAGNOSTICO, CA- RACTERIZAÇÃO DA SURDEZ: aspectos anatômicos e fisiológicos do ouvido humano, diagnóstico precoce e tipos e graus de perda auditiva O tema e sub temas desta aula diz

Leia mais

Aprenda tudo sobre. implantes cocleares. em 3,2,1

Aprenda tudo sobre. implantes cocleares. em 3,2,1 Aprenda tudo sobre implantes cocleares em 3,2,1 Aprenda tudo sobre implantes cocleares em 3,2,1 Você sabe como nós escutamos? Como você acha que podemos escutar o assobiar do vento, o barulho das folhas

Leia mais

A Audição abre novas portas para o Mundo. Opções para o tratamento da deficiência auditiva

A Audição abre novas portas para o Mundo. Opções para o tratamento da deficiência auditiva A Audição abre novas portas para o Mundo Opções para o tratamento da deficiência auditiva Sumário 01 Introdução 02 Tipos de perda auditiva 03 Como a audição funciona? 04 Reabilitação com Aparelhos Auditivos

Leia mais

ANEXO I NORMAS PARA O ATENDIMENTO EM SAÚDE AUDITIVA

ANEXO I NORMAS PARA O ATENDIMENTO EM SAÚDE AUDITIVA ANEXO I NORMAS PARA O ATENDIMENTO EM SAÚDE AUDITIVA 1. AÇÕES DE SAÚDE AUDITIVA NA ATENÇÃO BÁSICA As Ações de Saúde Auditiva na Atenção Básica compreendem ações de promoção à saúde auditiva, de prevenção

Leia mais

Uso alternativo do sistema de frequência modulada (FM) em crianças com perda auditiva

Uso alternativo do sistema de frequência modulada (FM) em crianças com perda auditiva PET Fonoaudiologia apresenta: Uso alternativo do sistema de frequência modulada (FM) em crianças com perda auditiva Apresentação Larissa Menegassi Julia Tognozzi Lilian Oliveira Orientação Fga. Ms. Vanessa

Leia mais

IMPLANTE COCLEAR EM CRIANÇAS DE 1 A 2 ANOS DE IDADE

IMPLANTE COCLEAR EM CRIANÇAS DE 1 A 2 ANOS DE IDADE IMPLANTE COCLEAR EM CRIANÇAS DE 1 A 2 ANOS DE IDADE INTRODUÇÃO O implante coclear em crianças deficientes auditivas pré-linguais tem sido considerado potencialmente o tratamento mais eficaz para assegurar

Leia mais

Prof. Ricardo Ferreira Bento

Prof. Ricardo Ferreira Bento Prof. Ricardo Ferreira Bento A SURDEZ é o primeiro sentido a aparecer e o último a sumir RUÍDO Histórico 720 ac artesões gregos (forjadores em bronze) fora do perímetro urbano Hipócrates 460 ac Os ares,

Leia mais

Receptores. Estímulo SNC. Células ciliadas da cóclea CODIFICAÇÃO TRANSDUÇÃO NVIII

Receptores. Estímulo SNC. Células ciliadas da cóclea CODIFICAÇÃO TRANSDUÇÃO NVIII SISTEMA AUDITIVO Estímulo Receptores NVIII SNC Som Células ciliadas da cóclea CODIFICAÇÃO TRANSDUÇÃO Fisiologia Básica, R. Curi, J. Procópio Som Ondas Sonoras Ondas Sonoras Espectro Audível 20-20.000 Hz

Leia mais

ANEXO I DADOS INDIVIDUAIS DO ALUNO COM SURDEZ/DEFICIÊNCIA AUDITIVA. Nome: Data de nascimento: / / / Idade: Escola: ano/série: período:

ANEXO I DADOS INDIVIDUAIS DO ALUNO COM SURDEZ/DEFICIÊNCIA AUDITIVA. Nome: Data de nascimento: / / / Idade: Escola: ano/série: período: ANEXO I DADOS INDIVIDUAIS DO ALUNO COM SURDEZ/DEFICIÊNCIA AUDITIVA Nome: Data de nascimento: / / / Idade: Escola: ano/série: período: Tipo de deficiência: Surdez () Deficiência Auditiva () Grau de surdez/deficiência

Leia mais

ReSound Sparx SP90-VI Perfeita Fusão entre Potência e Qualidade Sonora

ReSound Sparx SP90-VI Perfeita Fusão entre Potência e Qualidade Sonora ReSound Sparx SP90-VI Perfeita Fusão entre Potência e Qualidade Sonora É difícil definir o usuário de aparelhos Super Power de todas as idades, ambos os sexos e diferentes estilos de vida e histórias.

Leia mais

Profa Silvia Mitiko Nishida Depto de Fisiologia FISIOLOGIA DA AUDIÇÃO

Profa Silvia Mitiko Nishida Depto de Fisiologia FISIOLOGIA DA AUDIÇÃO Profa Silvia Mitiko Nishida Depto de Fisiologia FISIOLOGIA DA AUDIÇÃO FISIOLOGIA DA AUDIÇAO Porém não me foi possível dizer às pessoas: Falem mais alto, gritem, porque sou surdo...ai de mim! Como poderia

Leia mais

Ouvir não é apenas escutar; implica uma interpretação ótima de sons levando à produção de pensamento e linguagem.

Ouvir não é apenas escutar; implica uma interpretação ótima de sons levando à produção de pensamento e linguagem. ASPECTOS CLÍNICOS DA SURDEZ A audição é essencial para o desenvolvimento da fala, da linguagem, da socialização e de outras formas de comportamento. Sem a audição a criança tende a se afastar do seu meio

Leia mais

Sistema Auditivo Humano

Sistema Auditivo Humano Sistema Auditivo Humano Tecnologias de Reabilitação Aplicações de Processamento de Sinal Constituição do Ouvido Humano JPT 2 1 Constituição do Ouvido Humano JPT 3 Constituição do Ouvido Humano O ouvido

Leia mais

Deficiência Auditiva. Definição. Definição, Classificação, Características e Causas

Deficiência Auditiva. Definição. Definição, Classificação, Características e Causas Deficiência Auditiva Definição, Classificação, Características e Causas Definição Impossibilidade total ou parcial de ouvir, e possui níveis de graduação que vão do leve ao profundo. Diferença existente

Leia mais

Circular 119/2015 São Paulo, 7 de Abril de 2015.

Circular 119/2015 São Paulo, 7 de Abril de 2015. 24º Congresso FEHOSP 12 à 15 de Maio/2015 Royal Palm Plaza Campinas/SP Circular 119/2015 São Paulo, 7 de Abril de 2015. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) AMPLIAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA ATENÇÃO

Leia mais

O que você precisa saber sobre perda auditiva

O que você precisa saber sobre perda auditiva Tel.: (61) 3339-6699 Cel.: (61) 98449-7734 SCS Qd. 01 Bl. E Ed. Ceará Sala 101/113 CEP 70.303-900 - DF centroauditivovidanova@gmail.com www.vidanovanet.com.br O que você precisa saber sobre perda auditiva

Leia mais

REUNIÃO CLÍNICA: PERDA AUDITIVA E ATRASO DE LINGUAGEM

REUNIÃO CLÍNICA: PERDA AUDITIVA E ATRASO DE LINGUAGEM UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO REUNIÃO CLÍNICA: PERDA AUDITIVA E ATRASO DE LINGUAGEM D i s c u s s ã o : P r o f a. D r a. S i m o n e H a g e D r a. P a u l a L a u r e t t i ( O R L ) A p r e s e n t a ç

Leia mais

APRENDER A SUPERAR. Conhecer o que afeta o seu aluno é o primeiro passo para criar estratégias que garantam a aprendizagem

APRENDER A SUPERAR. Conhecer o que afeta o seu aluno é o primeiro passo para criar estratégias que garantam a aprendizagem APRENDER A SUPERAR Conhecer o que afeta o seu aluno é o primeiro passo para criar estratégias que garantam a aprendizagem O QUE É DEFICIÊNCIA? Deficiência é um desenvolvimento insuficiente, em termos globais

Leia mais

Implante coclear passo a passo. Because sound matters

Implante coclear passo a passo. Because sound matters Implante coclear passo a passo Because sound matters Conteúdo Introdução... 3 Como a audição funciona... 4 Diferentes tipos de perda auditiva... 5 O que é um implante coclear?... 6 Como o implante coclear

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE ACORDO COM OS CBOS

PROCEDIMENTOS DE ACORDO COM OS CBOS PROCEDIMENTOS DE ACORDO COM OS CBOS COMP NOME PROCEDIMENTO COD_PROCED NOME CBO COD_CBO 201703 ATIVIDADE EDUCATIVA / ORIENTAÇÃO EM GRUPO NA ATENÇÃO BÁSICA 101010010 FONOAUDIÓLOGO 223810 201703 ATIVIDADE

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Acadêmica de Enfermagem: Laicy Albuquerque

Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Acadêmica de Enfermagem: Laicy Albuquerque Faculdade de Ciências Humanas de Olinda Acadêmica de Enfermagem: Laicy Albuquerque Perda Auditiva Induzida pelo Ruído - PAIR Hoje Iremos abordar um tema muito importante, o ruído ocupacional, ou seja o

Leia mais

29/05/14. Anatomo-fisiologia da audição. Revisão. Orelha externa. Orelha externa. Pavilhão. Pavilhão

29/05/14. Anatomo-fisiologia da audição. Revisão. Orelha externa. Orelha externa. Pavilhão. Pavilhão Anatomo-fisiologia da audição Pavilhão Pavilhão Concentração da energia sonora na entrada do conduto Localização de fontes sonoras no eixo sagital- mediano Ressonância Ressonância da orelha externa Ressonância

Leia mais

RASTREIO AUDITIVO NEONATAL UNIVERSAL (RANU)

RASTREIO AUDITIVO NEONATAL UNIVERSAL (RANU) (RANU) Catarina S. Oliveira e Marta Machado Internas da Formação Específica de Pediatria, CHBV Agradecimentos: Drª. Luísa Monteiro (Grupo de Rastreio e Intervenção da Surdez Infantil GRISI) Associação

Leia mais

Guia do sistema de implante coclear Nucleus para educadores

Guia do sistema de implante coclear Nucleus para educadores Guia do sistema de implante coclear Nucleus para educadores GUIA PARA EDUCADORES 3 Índice Capítulo 1: Introdução aos implantes cocleares...4 Capítulo 2: Histórico dos implantes cocleares...8 Capítulo

Leia mais

ANATOMIA FUNCIONAL DA ORELHA. (a nova nomenclatura substitui o termo ouvido por orelha)

ANATOMIA FUNCIONAL DA ORELHA. (a nova nomenclatura substitui o termo ouvido por orelha) ANATOMIA DA ORELHA ANATOMIA FUNCIONAL DA ORELHA (a nova nomenclatura substitui o termo ouvido por orelha) O aparelho auditivo humano e dos demais mamíferos é formado pela orelha externa, a orelha média

Leia mais

AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA

AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA Laboratório de Psicofísica e Percepção AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA Fga. Joseane dos Santos Piola Doutoranda do Programa de Pós graduação em Psicobiologia 2009 AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA CLÍNICA: sentimentos-k-sinto-no-coraxao.blogspot.com

Leia mais

ETIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E CLASSIFICAÇÃO DA SURDEZ: IMPLICAÇÕES NO PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA

ETIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E CLASSIFICAÇÃO DA SURDEZ: IMPLICAÇÕES NO PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA Aula 02 ETIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E CLASSIFICAÇÃO DA SURDEZ: IMPLICAÇÕES NO PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA Antes de iniciarmos esta aula, faz-se necessário alguns questionamentos iniciais para nossa reflexão:

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos seres vivos Órgãos dos sentidos. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos seres vivos Órgãos dos sentidos. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos seres vivos Prof. Daniele Duó Por meio dos sentidos, o nosso corpo pode perceber tudo o que nos rodeia; e, de acordo com as sensações, decide o que lhe assegura a sobrevivência

Leia mais

Diretrizes para a candidatura. Soluções em implantes para perda auditiva

Diretrizes para a candidatura. Soluções em implantes para perda auditiva Diretrizes para a candidatura Soluções em implantes para perda auditiva O que é som? 2 Como escutamos? 3 auditiva sensorioneural severa a profunda 4 auditiva sensorioneural de frequência aguda 6 auditiva

Leia mais

Efeitos sobre a saúde devido à exposição aos agentes físicos: ruído

Efeitos sobre a saúde devido à exposição aos agentes físicos: ruído Efeitos sobre a saúde devido à exposição aos agentes físicos: ruído Pelas normas regulamentadoras (NR), ruído faz parte dos riscos físicos e ergonômicos (NR 9 e NR 17) Dependendo do seu valor, pode levar

Leia mais

PARALISIA CEREBRAL: COMO PREVENIR?

PARALISIA CEREBRAL: COMO PREVENIR? PARALISIA CEREBRAL: COMO PREVENIR? MAS AFINAL, O QUE É PARALISIA CEREBRAL? A paralisia Cerebral (PC) é um distúrbio da postura e dos movimentos, causado por alguma complicação que ocorreu no desenvolvimento

Leia mais

Libras (Língua Brasileira de Sinais) Professora Esp. Renata Rossi

Libras (Língua Brasileira de Sinais) Professora Esp. Renata Rossi Libras (Língua Brasileira de Sinais) Professora Esp. Renata Rossi Dinâmica : Facóquero Desenho Programado Realizar um desenho de acordo com as instruções de leitura do professor. Objetivo: se colocar no

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos - IFSC. FFI0210 Acústica Física. Sistema auditivo. Prof. Dr.

Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos - IFSC. FFI0210 Acústica Física. Sistema auditivo. Prof. Dr. Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos - IFSC FFI0210 Acústica Física Sistema auditivo Prof. Dr. José Pedro Donoso Agradescimentos Os docentes da disciplina gostariam de expressar

Leia mais

VOZ E PROCESSAMENTO AUDITIVO: TEM RELAÇÃO??

VOZ E PROCESSAMENTO AUDITIVO: TEM RELAÇÃO?? UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO VOZ E PROCESSAMENTO AUDITIVO: TEM RELAÇÃO?? Apresentação: Caroline Pascon (2º ano) Daniele Istile (3º ano) Bárbara Camilo (4ºano) Orientação: Fga. Janine Ramos (Mestranda) Profaª

Leia mais

ADVANCED BIONICS. 1.UNIDADE INTERNA - Hires 90 K Cápsula de titânio de perfil estreito. Imã removível. Largura 28 mm. Comprimento 56 mm. Peso 12 g.

ADVANCED BIONICS. 1.UNIDADE INTERNA - Hires 90 K Cápsula de titânio de perfil estreito. Imã removível. Largura 28 mm. Comprimento 56 mm. Peso 12 g. ADVANCED BIONICS 1.UNIDADE INTERNA - Hires 90 K Cápsula de titânio de perfil estreito. Imã removível. Largura 28 mm. Comprimento 56 mm. Peso 12 g. Diâmetro do nicho 20 mm. Profundidade do nicho 3 mm. IntelliLink

Leia mais

Guia dos professores. Uma cartilha informativa para professores de crianças com perda auditiva. Clínicas Integradas Izabela Hendrix

Guia dos professores. Uma cartilha informativa para professores de crianças com perda auditiva. Clínicas Integradas Izabela Hendrix Fonte: Widex Fonte: programa Phonak infantil Guia dos professores Clínicas Integradas Izabela Hendrix Uma cartilha informativa para professores de crianças com perda auditiva Centro Universitário Metodista

Leia mais

Conhecendo a surdez. O que é surdez. Estruturas do ouvido

Conhecendo a surdez. O que é surdez. Estruturas do ouvido De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (2000), existem no mundo mais de 120 milhões de pessoas com perda auditiva, seis em cada mil crianças apresentam essa dificuldade ao nascer e uma

Leia mais

Instituto Politécnico de Coimbra, ESTESC - Coimbra Health School, Audiologia

Instituto Politécnico de Coimbra, ESTESC - Coimbra Health School, Audiologia 1 Perda auditiva: o problema 360 milhões de pessoas no mundo vivem com uma perda auditiva incapacitante (maior que 40 db). Cerca de 330 milhões de pessoas no mundo sofrem de infeções crónicas nos ouvidos

Leia mais

OS MARCOS DO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO NAS CRIANÇAS

OS MARCOS DO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO NAS CRIANÇAS Compartilhe conhecimento: Em mais uma análise de nossa colaboradora, Dra Milene Bissoli, especialista em otorrinolaringologia, conheça em detalhes os sete testes objetivos e subjetivos de avaliação auditiva

Leia mais

A criança portadora de deficiência

A criança portadora de deficiência A criança portadora de deficiência Unifenas - FCM Pediatria e Puericultura Prof. Dr. Orlando A. Pereira Pessoas Portadoras de Deficiências São pessoas que apresentam significativas diferenças físicas,

Leia mais

O ser Humano e o Ecossistema

O ser Humano e o Ecossistema SISTEMA SENSORIAL O ser Humano e o Ecossistema Assistir a prática esportiva Ouvir o canto de um pássaro Sentir o vento no rosto Sabor de uma fruta gostosa Sentir o perfume de uma flor Isso ocorre graças

Leia mais

06/01/2011. Audição no útero materno. Os primeiros sons que você já escutou. Pedro de Lemos Menezes. Anatomo-fisiologia da audição.

06/01/2011. Audição no útero materno. Os primeiros sons que você já escutou. Pedro de Lemos Menezes. Anatomo-fisiologia da audição. Audição no útero materno Os primeiros sons que você já escutou Pedro de Lemos Menezes Anatomo-fisiologia da audição Orelha externa Pavilhão Orelha externa Orelha externa Pavilhão Ressonância Concentração

Leia mais

Benefício do implante coclear em crianças com paralisia cerebral

Benefício do implante coclear em crianças com paralisia cerebral Benefício do implante coclear em crianças com paralisia cerebral Palavras-chave: paralisia cerebral, implante coclear, criança. Introdução: Pesquisas internacionais descrevem o uso do implante coclear

Leia mais

ESTANQUEIDADE DETECÇÃO DE VAZAMENTOS NÃO VISÍVEIS DE LÍQUIDOS SOB PRESSÃO EM TUBULAÇÕES ENTERRADAS

ESTANQUEIDADE DETECÇÃO DE VAZAMENTOS NÃO VISÍVEIS DE LÍQUIDOS SOB PRESSÃO EM TUBULAÇÕES ENTERRADAS FOLHA N O 1/5 1. OBJETIVO Estabelecer parâmetros para verificação de funcionamento dos equipamentos principais utilizados no ensaio de Estanqueidade Detecção de Vazamentos Não Visíveis de Líquidos Sob

Leia mais

DEFICIÊNCIA AUDITIVA: VAMOS FALAR SOBRE ISSO

DEFICIÊNCIA AUDITIVA: VAMOS FALAR SOBRE ISSO DEFICIÊNCIA AUDITIVA: VAMOS FALAR SOBRE ISSO Leticia dos reis de Oliveira¹ Alaides de Lima Gomes² Jéssica Jaíne Marques de Oliveira³ 1 Curso de Graduação em Psicologia. Faculdade Integrada de Santa Maria

Leia mais

BIOFÍSICA. Prof. Dr. Celso Xavier Cardoso

BIOFÍSICA. Prof. Dr. Celso Xavier Cardoso BIOFÍSICA Prof. Dr. Celso Xavier Cardoso BIOFÍSICA A ciência não orbita suas disciplinas de forma diferente, mas sim como um conjunto interdisciplinar: Física, Química e Biologia, por exemplo, trabalham

Leia mais

Otites frequentes durante os primeiros anos de vida estão geralmente associados ao Déficit do Processa

Otites frequentes durante os primeiros anos de vida estão geralmente associados ao Déficit do Processa Otites frequentes durante os primeiros anos de vida estão geralmente associados ao Déficit do Processa O DPAC é uma falha na percepção auditiva, mesmo em pessoas com audição normal. Totalmente diferente

Leia mais

12 - A audição do bebê

12 - A audição do bebê 12 - A audição do bebê Eduardo Zaeyen SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros ZAEYEN, E. A audição do bebê. In: MOREIRA, MEL., BRAGA, NA., and MORSCH, DS., orgs. Quando a vida começa diferente: o

Leia mais

XXVII CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO

XXVII CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO XXVII CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO NECESSIDADES DAS DIFERENTES POPULAÇÕES E POSSIBILIDADES DE RESPOSTAS NA CONSTRUÇÃO DA REDE DE CUIDADOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Leia mais

Ondas sonoras. Qualidades fisiológicas de uma onda sonora

Ondas sonoras. Qualidades fisiológicas de uma onda sonora Ondas sonoras As ondas mecânicas que propiciam o fenômeno da audição aos seres vivos são chamadas de ondas sonoras. Como todas as ondas mecânicas, as ondas sonoras podem se propagar nos mais diversos meios,

Leia mais

SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 4: Atividade Motora Adaptada as PcD s Visuais. continuação

SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 4: Atividade Motora Adaptada as PcD s Visuais. continuação SDE0183 TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Aula 4: Atividade Motora Adaptada as PcD s Visuais continuação Objetivos desta aula: 1. Conhecer e aplicar a classificação das DV s em relação ao nível

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO DOS SURDOS SANTOS, A. A.¹; SANTOS, L. F.¹ ; MENEGHIN, E. M.¹; PEDERSOLI, G. R. R.¹; MOYA,P.T.²

ALFABETIZAÇÃO DOS SURDOS SANTOS, A. A.¹; SANTOS, L. F.¹ ; MENEGHIN, E. M.¹; PEDERSOLI, G. R. R.¹; MOYA,P.T.² ALFABETIZAÇÃO DOS SURDOS SANTOS, A. A.¹; SANTOS, L. F.¹ ; MENEGHIN, E. M.¹; PEDERSOLI, G. R. R.¹; MOYA,P.T.² ¹ Discentes do Curso de Ciências Biológicas FA ² Mestre docente da Faculdade de Apucarana RESUMO

Leia mais

AVANCES TECNOLOGICOS EN IMPLANTE COCLEAR Avanços tecnológicos em implante coclear. Dra. Kátia de Freitas Alvarenga Professora Titular USP/Bauru

AVANCES TECNOLOGICOS EN IMPLANTE COCLEAR Avanços tecnológicos em implante coclear. Dra. Kátia de Freitas Alvarenga Professora Titular USP/Bauru AVANCES TECNOLOGICOS EN IMPLANTE COCLEAR Avanços tecnológicos em implante coclear Dra. Kátia de Freitas Alvarenga Professora Titular USP/Bauru Componentes internos HiRes 90k Advantage Hifocus Mid Scale

Leia mais

SENTIDO DA AUDIÇÃO. Detectar predadores, presas e perigo. Comunicação acústica intra e inter específica

SENTIDO DA AUDIÇÃO. Detectar predadores, presas e perigo. Comunicação acústica intra e inter específica SENTIDO DA AUDIÇÃO FINALIDADE Percepção do som Detectar predadores, presas e perigo Comunicação acústica intra e inter específica Sobrevivência Alytes muletensis Fêmeas só maturam seus óvulos na presença

Leia mais

REVISÃO INTEGRATIVA DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO PERIOPERATÓRIO DO IMPLANTE COCLEAR

REVISÃO INTEGRATIVA DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO PERIOPERATÓRIO DO IMPLANTE COCLEAR REVISÃO INTEGRATIVA DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO PERIOPERATÓRIO DO IMPLANTE COCLEAR NURSING CARE IN THE PERIOPERATIVE CONTEXT OF THE COCLEAR IMPLANT: RESUMO INTEGRATIVE REVIEW Caroline Rozolem

Leia mais

Sistema Sensorial. Biofísica da Audição

Sistema Sensorial. Biofísica da Audição Sistema Sensorial Biofísica da Audição Falar pelos cotovelos... Ouvir pelos joelhos... SENTIDO DA AUDIÇÃO - FINALIDADE Detectar predadores, presas e perigo Comunicação acústica intra - específica Som propagação

Leia mais

A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Paula Sabrina Bronze Campos (1); Kayury Serrão da Silva (1); Vinicius de Moura Oliveira (2). 1,2,3 Instituto Federal de Educação, Ciência e

Leia mais

Os sons e a audição. Breve descrição da forma como percebemos os sons e de como funciona a audição

Os sons e a audição. Breve descrição da forma como percebemos os sons e de como funciona a audição Os sons e a audição 1 Breve descrição da forma como percebemos os sons e de como funciona a audição Esta brochura é o número 1 de uma série da Widex sobre audição e aparelhos auditivos. O que são sons?

Leia mais

Neurofisiologia da Audição

Neurofisiologia da Audição Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Fisiologia Humana - RFM 0006 Neurofisiologia da Audição Willian Lazarini Lopes, MSc. Doutorando em Neurologia/Neurociências Laboratório

Leia mais

IMPLANTES COCLEARES E SUA TECNOLOGIA: KANSO AND NUCLEUS

IMPLANTES COCLEARES E SUA TECNOLOGIA: KANSO AND NUCLEUS IMPLANTES COCLEARES E SUA TECNOLOGIA: KANSO AND NUCLEUS Implantes cocleares e sua tecnologia: KANSO E NUCLEUS Os processadores de som Kanso, Nucleus 6 e Nucleus 7, associados a um implante coclear, representam

Leia mais

O Sentido da Audição Capítulo10 (pág. 186)

O Sentido da Audição Capítulo10 (pág. 186) O Sentido da Audição Capítulo10 (pág. 186) - Possibilita a percepção de sons diversos (fala, canto dos pássaros, barulho das ondas do mar, chacoalhar das folhas ao vento); - Os sons são transmitidos por

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Prof.ª Leticia Pedroso

SISTEMA NERVOSO. Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA NERVOSO Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA NERVOSO Formado por bilhões de NEURÔNIOS, células especializadas, que transmitem e recebem mensagens interligando os centros nervosos aos órgãosgerando impulsos

Leia mais

Sistema neuro-hormonal

Sistema neuro-hormonal Unidade 4 Sistema neuro-hormonal 9.º ano O que é o sistema neuro-hormonal? + Sistema nervoso Sistema hormonal 9.º ano O Sistema Nervoso- que função Ver Pensar Sentir emoções Comunicar Executar movimentos

Leia mais

OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS

OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS OS SENTIDOS OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS As terminações sensitivas do sistema nervoso periférico são encontradas nos órgãos dos sentidos: pele, ouvido, olhos, língua e fossas nasais. IMPORTÂNCIA DOS SENTIDOS

Leia mais

Avaliação Auditiva: Como Proceder

Avaliação Auditiva: Como Proceder Avaliação Auditiva: Como Proceder INTRODUÇÃO Para falar sobre avaliação auditiva na infância é necessário inicialmente lembrarmos que todos os sistemas são integrados. Assim, a audição, a visão, o sistema

Leia mais

ANATOMIA DO OUVIDO HUMANO. O ouvido possui três partes principais: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno.

ANATOMIA DO OUVIDO HUMANO. O ouvido possui três partes principais: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno. ANATOMIA DO OUVIDO HUMANO O ouvido possui três partes principais: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno. Ouvido Externo: > Pavilhão auricular (orelha) coleta e encaminha o som para dentro

Leia mais

Sistema Sensorial. Biofísica da Audição. Biofísica Vet FCAV/UNESP

Sistema Sensorial. Biofísica da Audição. Biofísica Vet FCAV/UNESP Sistema Sensorial Biofísica da Audição Biofísica Vet. 2019 - FCAV/UNESP Falar pelos cotovelos... Ouvir pelos joelhos... O que vamos estudar? Modelo ouvido humano / associação a animais Características

Leia mais

Percepção Auditiva. PTC2547 Princípios de Televisão Digital. Guido Stolfi 10 / EPUSP - Guido Stolfi 1 / 67

Percepção Auditiva. PTC2547 Princípios de Televisão Digital. Guido Stolfi 10 / EPUSP - Guido Stolfi 1 / 67 Percepção Auditiva PTC2547 Princípios de Televisão Digital Guido Stolfi 10 / 2015 EPUSP - Guido Stolfi 1 / 67 Som e Percepção Auditiva Fisiologia do Ouvido Humano Acústica Física Mascaramento Voz Humana

Leia mais

ANEXO IV DIRETRIZES PARA O FORNECIMENTO DE APARELHOS DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL (AASI)

ANEXO IV DIRETRIZES PARA O FORNECIMENTO DE APARELHOS DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL (AASI) ANEXO IV DIRETRIZES PARA O FORNECIMENTO DE APARELHOS DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL (AASI) Os Serviços habilitados pelo Ministério da Saúde para o fornecimento de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual

Leia mais

PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DO SOM 1.1. PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E 1.1. PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E RECEPÇÃO PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E RECEPÇÃO DO SOM

PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DO SOM 1.1. PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E 1.1. PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E RECEPÇÃO PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E RECEPÇÃO DO SOM 1. PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO Vivemos rodeados de sons que produzem em nós as mais variadas sensações Sons agradáveis: RECEPÇÃO Vivemos rodeados de sons que produzem em nós as mais variadas sensações Sons

Leia mais

AEE PARA DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ

AEE PARA DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ AEE PARA DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ Aluno: Matrícula: Curso: Unidade de Estudo: Data Prova: / / AEE PARA DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5 A B C D 6 A B C D 7 A

Leia mais

A surdez: noções de anatomia e fisiologia da audição

A surdez: noções de anatomia e fisiologia da audição A surdez: noções de anatomia e fisiologia da audição É através dos sentidos que o ser humano recebe as informações que formam sua experiência. Quando existe falta parcial ou total de um desses sentidos,

Leia mais

Cinco importantes razões para você fazer triagem auditiva. por Kendra Chihaya Dom, 21 de Julho de :53

Cinco importantes razões para você fazer triagem auditiva. por Kendra Chihaya Dom, 21 de Julho de :53 Segundo a OMS a triagem auditiva, em qualquer fase da vida, assegura o diagnóstico e tratamento precoce de problemas evitando a perda auditiva incapacitante. Não importa a sua idade, sua história familiar

Leia mais

SISTEMA SENSORIAL TATO, VISÃO, AUDIÇÃO, PALADAR E OLFATO

SISTEMA SENSORIAL TATO, VISÃO, AUDIÇÃO, PALADAR E OLFATO SISTEMA SENSORIAL TATO, VISÃO, AUDIÇÃO, PALADAR E OLFATO TATO Pele (ou cútis): órgão de revestimento externo do corpo o maior órgão do corpo humano e o mais pesado responsável pela proteção do organismo

Leia mais

Data: 23/05/2017 Horário: 13h Local: Anfiteatro da Biblioteca. Apresentação: Brenda Catalani (4º ano) Susanna Ferruci (2º ano)

Data: 23/05/2017 Horário: 13h Local: Anfiteatro da Biblioteca. Apresentação: Brenda Catalani (4º ano) Susanna Ferruci (2º ano) Data: 23/05/2017 Horário: 13h Local: Anfiteatro da Biblioteca Apresentação: Brenda Catalani (4º ano) Susanna Ferruci (2º ano) Orientação: Ms. Vanessa Destro Fga. Bruna Tozzetti HISTÓRICO O Centrinho surgiu

Leia mais

Dut 33. Implante de eletrodos e/ou gerador para estimulação Medular

Dut 33. Implante de eletrodos e/ou gerador para estimulação Medular NEUROMODULAÇÃO CEREBRAL, MEDULAR E PERIFÉRICA Existem três tipos de neuroestimulação previstas no rol, todas elas com Diretrizes de Utilização: Estimulação Medular, Estimulação Cerebral Profunda, Neuroestimulação

Leia mais

Saberes e práticas da inclusão

Saberes e práticas da inclusão MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Especial Saberes e práticas da inclusão Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos Brasília 2005

Leia mais

Relatório sobre as Especialidades em Fonoaudiologia. Conselho Federal de Fonoaudiologia

Relatório sobre as Especialidades em Fonoaudiologia. Conselho Federal de Fonoaudiologia Relatório sobre as Especialidades em Fonoaudiologia Conselho Federal de Fonoaudiologia Abril /2017 Introdução: Todos os títulos de especialistas para fonoaudiólogos são concedidos mediante análise de títulos

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

Anatomia e Fisiologia Sistema Nervoso Profª Andrelisa V. Parra

Anatomia e Fisiologia Sistema Nervoso Profª Andrelisa V. Parra Tecido nervoso Principal tecido do sistema nervoso Anatomia e Fisiologia Sistema Nervoso Profª Andrelisa V. Parra Tipos celulares: - Neurônios condução de impulsos nervosos - Células da Glia manutenção

Leia mais

Módulo interação com o Ambiente - Sentidos I Sentidos especiais: olfato, gustação e audição

Módulo interação com o Ambiente - Sentidos I Sentidos especiais: olfato, gustação e audição ACH 4106 - Biologia do Corpo Humano Módulo interação com o Ambiente - Sentidos I Sentidos especiais: olfato, gustação e audição Profa Dra Patricia Targon Campana 2016 Olfato e gosto Olfato: sentido com

Leia mais

INVESTIGAR AS EMISSÕES OTOACÚSTICAS PRODUTO DE DISTORÇÃO EM TRABALHADORES DE UMA MADEREIRA DO INTERIOR DO PARANÁ

INVESTIGAR AS EMISSÕES OTOACÚSTICAS PRODUTO DE DISTORÇÃO EM TRABALHADORES DE UMA MADEREIRA DO INTERIOR DO PARANÁ INVESTIGAR AS EMISSÕES OTOACÚSTICAS PRODUTO DE DISTORÇÃO EM TRABALHADORES DE UMA MADEREIRA DO INTERIOR DO PARANÁ Jéssica Padilha Santos (PIBIC/CNPq-UNICENTRO - ESCOLHER PROGRAMA), Juliana De Conto(Orientador),

Leia mais

Neuromodulação. Existem três tipos de Neuroestimulação previstas no rol ANS, RN 428 todas elas com

Neuromodulação. Existem três tipos de Neuroestimulação previstas no rol ANS, RN 428 todas elas com Neuromodulação A Neuroestimulação/Neuromodulação consiste no estímulo elétrico dos circuitos nervosos. A estimulação pode ser feita em vários locais do sistema nervoso, como cérebro, nervos periféricos,

Leia mais

PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO. Apostila 08

PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO. Apostila 08 PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO Apostila 08 Percepção Visual Os olhos captam a energia do mundo exterior na forma de ondas de luz e as convertem em impulsos nervosos, que são conduzidos ao SNC. TERMOS

Leia mais

Especialização em Educação Especial com ênfase em Libras LIBRAS I

Especialização em Educação Especial com ênfase em Libras LIBRAS I Credenciamento MEC, Portaria nº. 2.669 de 28/07/05. Especialização em Educação Especial com ênfase em Libras LIBRAS I 1 Conhecendo o Surdo e sua Língua - Legislação Qual a nomenclatura correta? Como chamaremos

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ELETRÓNICA MÉDICA TEMA: OLHO BIÓNICO

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ELETRÓNICA MÉDICA TEMA: OLHO BIÓNICO UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ELETRÓNICA MÉDICA TEMA: OLHO BIÓNICO ÍNDICE 1. GENERALIDADES 2. INTRODUÇÃO 3. ANATOMIA DO OLHO 4. ESTADO DA ARTE: OLHO BIÓNICO TIPOS DE COMO FUNCIONA?

Leia mais

Nova técnica com ultrassom permite acesso inédito ao cérebro de bebês

Nova técnica com ultrassom permite acesso inédito ao cérebro de bebês Compartilhe conhecimento: Tecnologia inovadora atinge graus inéditos de precisão ao analisar cérebros de crianças pequenas e pode ajudar em pesquisas sobre doenças neurológicas. Estudar o desenvolvimento

Leia mais

Avaliação Auditiva. Instruções e Métodos Apropriados

Avaliação Auditiva. Instruções e Métodos Apropriados Avaliação Auditiva. Instruções e Métodos Apropriados Frida Scharf de Sanabria O desenvolvimento da linguagem (DL) é um processo complexo que se estende muito além do uso regular das palavras. A realização

Leia mais

FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO

FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO Controle do funcionamento do ser humano através de impulsos elétricos Prof. César Lima 1 Sistema Nervoso Função: ajustar o organismo animal ao ambiente. Perceber e

Leia mais

Ouvir é bom? Fga Cristina Simonek Mestre em Ciências UNIFESP Doutor em Fonoaudiologia

Ouvir é bom? Fga Cristina Simonek Mestre em Ciências UNIFESP Doutor em Fonoaudiologia Ouvir é bom? Fga Cristina Simonek Mestre em Ciências UNIFESP Doutor em Fonoaudiologia Como será que ele ouve? Será que ele percebe os parâmetros do som? Frequência, intensidade e duração de forma adequada?

Leia mais

Perfil dos usuários de implante coclear da cidade de Manaus

Perfil dos usuários de implante coclear da cidade de Manaus Artigo Original Versão Português Profile of cochlear implant users of the city of Manaus Perfil dos usuários de implante coclear da cidade de Manaus Mariana dos Santos Pedrett 1, Sandra Costa Moreira 2.

Leia mais

FISIOLOGIA DO TRABALHO

FISIOLOGIA DO TRABALHO FISIOLOGIA DO TRABALHO Luciane L Gomes Gonçalves Março 2010 O organismo humano O organismo e a Ergonomia Neuromuscular Coluna Visão Audição Função Neuromuscular Sistema Nervoso Central (SNC): Cérebro +

Leia mais

NÚCLEO DE FORMAÇÃO INICIAL Ciências Biológicas e da Saúde CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA N/E* SEM TIPO (T-P) CHS

NÚCLEO DE FORMAÇÃO INICIAL Ciências Biológicas e da Saúde CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA N/E* SEM TIPO (T-P) CHS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA CONTEÚDOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES E DISCIPLINAS DA UFSM NÚCLEO DE FORMAÇÃO INICIAL

Leia mais

CIRURGIA DE TIMPANOMASTOIDECTOMIA. Termo de ciência e consentimento

CIRURGIA DE TIMPANOMASTOIDECTOMIA. Termo de ciência e consentimento CIRURGIA DE TIMPANOMASTOIDECTOMIA Termo de ciência e consentimento Por este instrumento particular o (a) paciente ou seu responsável, Sr. (a), declara, para todos os fins legais, que dá plena autorização

Leia mais

ÓRGÃOS DOS SENTIDOS. Prof. MSc. Cristiano Rosa de Moura Médico Veterinário

ÓRGÃOS DOS SENTIDOS. Prof. MSc. Cristiano Rosa de Moura Médico Veterinário UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL Curso de Medicina Veterinária Disciplina de Anatomia Veterinária I ÓRGÃOS DOS SENTIDOS Médico Veterinário

Leia mais

EDUCAÇÃO DE SURDOS: ANÁ LISE DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS

EDUCAÇÃO DE SURDOS: ANÁ LISE DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS EDUCAÇÃO DE SURDOS: ANÁ LISE DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS REGIANE DA SILVA BARBOSA Programa de Pós Graduação EM Educação Especial Universidade Federal de São Carlos Bolsista CNPQ MARIA DA PIEDADE RESENDE

Leia mais