1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)"

Transcrição

1 1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Obrigatório para quem não possui acesso ao SEI 1) Acessar o link: ario_externo_enviar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0. 2) Clicar em Clique aqui se você ainda não está cadastrado. 3) Na tela com as instruções ao usuário externo, clicar em Clique aqui para continuar. 4) Preencher os dados, conforme solicitado.

2 5) Clicar em Enviar. 6) Na caixa de texto informativo que surgirá na tela, clicar em Ok. 7) O membro externo receberá as notificações/informações de acesso no cadastrado no SEI. Fonte: < Acesso em: 10 ago. de ) Posteriormente o mesmo deverá seguir os passos descritos no que receber. 2º PASSO: Procedimentos para envio de documentação via SEI Fase de inscrição no Processo Seletivo 1) Acessar o link: 2) Inserir dados de Login e Senha do usuário cadastrado no SEI:

3 3) Selecionar o item Peticionamento em seguida Processo Novo : 4) Clique em Strictu Sensu: Inscrições - Processo de Seleção :

4 5) No item Especificação (resumo limitado a 50 caracteres), favor, indicar o seguinte texto Destinatário: SECPPGMQ - Processo Seletivo_ : 6) Preencher os dados do Requerimento de Insc. em Progr. de Pós-Graduação :

5 7) Ao clicar para acessar o Formulário de Inscrição, conforme indicado acima, abrirá uma tela, como o modelo abaixo: 8) Iniciar o preenchimento do Formulário pelo nome do Programa, conforme indicado abaixo:

6 9) Digite: Qualidade Ambiental, conforme modelo abaixo:

7 10) Posteriormente preencha os campos solicitados no item 1. IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO. 11) No item 2. SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO EM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO, deve-se preencher alguns itens conforme destacado:

8 12) No exemplo abaixo indicamos a linha de Processos Ambientais apenas para dar um exemplo. Portanto, o candidato que for pleitear uma vaga na linha de Gestão e Monitoramento Ambiental, deverá indicar sua linha de pesquisa, conforme o exemplo dado.

9 13) Após o preenchimento do texto mencionado acima, o candidato deverá indicar qual a categoria de inscrição que pleiteará a vaga. Assim, deverá marcar um x em uma das seguintes opções: Aluno Regular e candidato a bolsa (Vagas de Ampla Concorrência) ; Aluno Regular e não candidato a bolsa (Vagas de Ampla Concorrência) ; Aluno Regular e candidato a bolsa (Vagas destinadas à pretos, pardos e indígenas - Resolução 06/2017 CONPEP) ; Aluno Regular e não candidato a bolsa (Vagas destinadas à pretos, pardos e indígenas - Resolução 06/2017 CONPEP) ; Aluno Regular e candidato a bolsa (Vagas destinadas à Pessoas com deficiência - Resolução 06/2017 CONPEP) ; Aluno Regular e não candidato a bolsa (Vagas destinadas deficiência - Resolução 06/2017 CONPEP), conforme exemplo abaixo: 14) Seguindo o preenchimento do Formulário, no item 3. INDICAÇÃO DO ORIENTADOR o candidato deverá indicar quatro nomes de possíveis orientadores, conforme indicado no Anexo do Edital de Seleção. OBS.: O candidato deve se atentar para indicar apenas nomes de docentes da linha de pesquisa que pleiteará a vaga, conforme exemplo abaixo:

10 OBS.: O exemplo que damos acima foi dado seguindo a ordem alfabética dos docentes da linha de Processos Ambientais. Ou seja, não consideramos as pesquisas desenvolvidas por cada um deles. Recomendamos que antes de indicar os nomes, o candidato considere as informações apresentadas nos currículos lattes de cada possível orientador. 15) Seguindo o preenchimento do Formulário, o candidato deverá inserir os dados solicitados no item 4. FORMAÇÃO ACADÊMICA, nos campos destacados, conforme modelo abaixo:

11 16) Após o preenchimento dos dados mencionados acima, o candidato deverá indicar qual será a fonte financiadora de seus estudos, conforme solicitado no item 5. FONTE FINANCIADORA DE ESTUDOS. Assim, deverá indicar uma das seguintes opções: Possuo bolsa de estudos concedida (ou a ser concedida) pela: [indicar o nome da fonte do recurso] ; Manterei vínculo empregatício durante o curso ; ou Não manterei vínculo empregatício ou não possuo bolsa e sou candidato a uma bolsa do curso, conforme exemplo abaixo:

12 17) Depois de preencher os todos os dados solicitados, o candidato deverá ler o item 6. DECLARAÇÃO. Posteriormente deverá salvar o Formulário, conforme indicado abaixo.

13 18) Assim que salvar os dados do Formulário, feche a tela atual e volte a preencher os dados solicitados na tela anterior, conforme indicado abaixo:

14 19) Nessa tela, no item Documentos Complementares, seguir a sequência: a) Clicar em Browse... e escolher arquivo em formato PDF (seguindo a ordem de documentação exigida no edital); b) Selecionar Tipo de Documento - Formulário ; c) No item Complemento do Tipo de

15 Documento, escrever o seguinte texto de pontuação ; d) Selecionar o Formato ¹ em: Natodigital ou Digitalizado ; e) Selecionar Adicionar para inserir da documentação. ¹ Se o documento não for Nato-digital (origem digital), deve-se selecionar o item Digitalizado. Após a seleção dessa opção, escolher a Conferência com o documento digitalizado. Nesse item, o candidato deverá optar entre: Cópia Autenticada Administrativamente (em casos de cópias de documentos autenticados pela Administração Pública); Cópia Autenticada por Cartório (em casos de cópias de documentos autenticados em Cartório); Cópia Simples (em casos de cópias simples de documentos sem autenticação); e Documento Original (em casos de digitalização do próprio documento original). Em nossos exemplos indicamos apenas a opção Cópia Simples, mas reforçamos que o item Formato e Complemento do Tipo de Documento variará de acordo com a origem da documentação anexada pelo candidato.

16 20) Após a inserção do Formulário de pontuação, repetir o procedimento para o Currículo Lattes. Assim, deverá escolher como Tipo de Documento, o item Currículo. Já no Complemento do Tipo de Documento, escrever o seguinte texto Lattes, conforme exemplo abaixo:

17

18 21) Posteriormente, deverá repetir o procedimento para as Cópias dos documentos comprobatórios do formulário de pontuação. Assim, no item Tipo de Documento, selecionar Comprovante. Já no Complemento do Tipo de Documento, escrever o seguinte texto documentos comprobatórios.

19 OBS.: Os documentos deverão estar ordenados e numerados, em um único arquivo (formato PDF), de acordo com os itens do Quadro 5.2. Segundo o edital, no item , Comprovantes não numerados de acordo com o Quadro 5.2 não serão pontuados. 22) Assim que anexados o Formulário de pontuação, o Currículo lattes e seus comprovantes, deve-se adicionar a documentação referente ao Diploma de Graduação com Histórico Escolar de Graduação. OBS.: O exemplo abaixo trata-se de uma pessoa que já possui o Diploma, do qual deverá indicar como Tipo de Documento : Diploma e no item Complemento do Tipo de Documento, escreverá o texto: de Graduação com histórico. Portanto, o Tipo de Documento e Complemento do Tipo de Documento deverá variar conforme o documento que o candidato possuir. Assim, teremos os seguintes casos: Candidato que possuir Diploma, seguir o modelo abaixo; Candidato que possuir atestado ou certidão de conclusão de curso, deverá optar por: Tipo de Documento : Atestado e como Complemento do Tipo de Documento deverá escrever o seguinte texto: de conclusão do curso com histórico ; Candidato que está terminando a graduação, deverá optar por: Tipo de Documento : Declaração e como Complemento do Tipo de Documento deverá escrever o seguinte texto: de previsão de conclusão com histórico.

20

21 23) Para a inserção do Registro Civil (Certidão de nascimento ou Casamento), o candidato deverá escolher como Tipo de Documento o item Certidão. Já no Complemento do Tipo de Documento deverá escrever o seguinte texto: de Registro Civil, conforme indicado abaixo:

22 24) Para inserir a Cédula de identidade, o candidato deverá escolher como Tipo de Documento o item RG. Já no Complemento do Tipo de Documento deverá escrever o seguinte texto: Cédula de identidade, conforme indicado abaixo:

23

24 OBS.: Em casos em que o candidato possuir o CPF no RG, o mesmo deverá seguir o seguinte passo... como Tipo de Documento o item Carteira ; já no Complemento do Tipo de Documento deverá escrever o seguinte texto: de identidade com CPF, conforme exemplo abaixo:

25 25) Para inserir Título eleitoral e o comprovante de quitação eleitoral, o candidato deverá escolher como Tipo de Documento o item Título. Já no Complemento do Tipo de Documento deverá escrever o seguinte texto: de eleitor com quitação eleitoral, conforme indicado abaixo:

26

27 26) Se o candidato não tiver o CPF inserido no RG, conforme descrito no item 24; o candidato deverá escolher como Tipo de Documento o item CPF. Já no Complemento do Tipo de Documento deverá escrever o seguinte texto: cartão, conforme indicado abaixo:

28 27) Para a inserção do Certificado de Reservista (no caso de candidato do sexo masculino); ou Passaporte/RNE com comprovante de situação regular no país (no caso de candidato estrangeiro), o candidato deverá escolher como Tipo de Documento o item Certificado. Já no Complemento do Tipo de Documento deverá escrever o seguinte texto: de reservista (no caso de candidato do sexo masculino) ou Passaporte/RNE + Regularização no país (no caso de candidato estrangeiro). O exemplo abaixo demonstra a situação de um candidato do sexo masculino:

29

30 28) Após a inserção de todos os documentos exigidos em edital, o candidato deverá conferir se todos os documentos estão anexados no processo de forma correta, conforme exemplo destacado abaixo: Para que a conferencia da documentação seja facilitada, sugerimos que os arquivos possuam uma numeração seguida do título da documentação, conforme indicamos em nossos exemplos acima. 29) Após a conferência da documentação, clique em Peticionar. 30) Posteriormente abrirá a outra tela. Nela o candidato deverá selecionar o Cargo/Função Cidadão. Após essa indicação, inserir a senha e clicar em Assinar :

31 31) Assim que a documentação for assinada, o candidato visualizará uma tela semelhante a apresentada abaixo:

32 32) Recomendamos aos candidatos que cliquem em Imprimir para que tenham o comprovante de envio da documentação de inscrição no Processo Seletivo do PPGMQ. De posse do número do Peticionamento (Nº do Recibo Eletrônico de Protocolo SEI ), o candidato poderá acompanhar seu processo no SEI, acessando o seguinte site: ocolo_pesquisar&acao_origem_externa=protocolo_pesquisar&id_orgao_acesso_externo=0

1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) 1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Obrigatório para quem não possui acesso ao SEI 1) Acessar o link: https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&acao_origem=usu

Leia mais

Procedimentos para inscrição no Processo Seletivo do PPGMQ via Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Procedimentos para inscrição no Processo Seletivo do PPGMQ via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Procedimentos para inscrição no Processo Seletivo do PPGMQ via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) 1) Acessar o site do SEI (https://www.sei.ufu.br/sip/login.php?sigla_orgao_sistema=ufu&sigla_sistema=se

Leia mais

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo )

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS VICE-PRESIDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO VIPAD Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) Guia de Cadastro do Usuário Externo Solicitação de Acesso Setembro / 2018 [ Versão

Leia mais

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo )

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS VICE-PRESIDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO VIPAD Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) Guia de Cadastro do Usuário Externo Solicitação de Acesso Setembro / 2017 [ Versão

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul MANUAL DO SERVIDOR PROGESP

Universidade Federal da Fronteira Sul MANUAL DO SERVIDOR PROGESP MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI PROGRESSÃO POR CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL V1. Atualizado em 25.07.2018 SUMÁRIO Manual Manual Simplificado Manual Manual Detalhado Passo Atividade Página(s) 1 Entrar no SEI 2 2

Leia mais

PROCESSO DE DECLARAÇÃO DE CARGA POLUIDORA VIA SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (SEI) CADASTRO DE USUÁRIO EXTERNO

PROCESSO DE DECLARAÇÃO DE CARGA POLUIDORA VIA SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (SEI) CADASTRO DE USUÁRIO EXTERNO PROCESSO DE DECLARAÇÃO DE CARGA POLUIDORA VIA SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (SEI) CADASTRO DE USUÁRIO EXTERNO Para realizar a abertura de processo de declaração de carga poluidora, bem como o protocolo

Leia mais

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR APROVEITAMENTO DE ESTUDOS DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR 1 ÍNDICE INTRODUÇÃO 3 PROCEDIMENTOS PARA ABRIR PROCESSO 4 1. Realizar login no SEI como usuário externo 4 2. Iniciar novo processo 4

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO V1. Atualizado em

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO V1. Atualizado em MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO V1. Atualizado em 06.06.18 SUMÁRIO Manual Manual Simplificado Manual Manual Detalhado Passo Atividade Página(s) 1 Entrar no SEI 2 2 Iniciar Novo Processo

Leia mais

ERRATA DO EDITAL Nº 81/2017 Errata nº 1

ERRATA DO EDITAL Nº 81/2017 Errata nº 1 ERRATA DO EDITAL Nº 81/2017 Errata nº 1 1.5 Após preencher o questionário eletrônico, o candidato deverá imprimir o boleto bancário (GRU) e pagar a taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais) que deverá ser

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

Abra o navegador e entre no site No site da TRANSPETRO, clique no link QUEM SOMOS.

Abra o navegador e entre no site   No site da TRANSPETRO, clique no link QUEM SOMOS. Abra o navegador e entre no site http://www.transpetro.com.br. No site da TRANSPETRO, clique no link QUEM SOMOS. Na página QUEM SOMOS, clique em Oportunidades Temporárias no Quadro de Mar. A página abaixo

Leia mais

3. Entrar com Usuário (nº do cartão) e Senha (a mesma do Portal de Serviços da UFRGS):

3. Entrar com Usuário (nº do cartão) e Senha (a mesma do Portal de Serviços da UFRGS): PROCESSO PARA CADASTRAMENTO DE DEPENDENTES 1. Reunir todos os documentos listados no site da PROGESP (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) > Manual do Servidor > Dados Cadastrais Servidores e Dependentes

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO - CADASTRAMENTO

SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO - CADASTRAMENTO SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DEZEMBRO 2012 ÍNDICE 1. Item ajuda... 5 2. Novo cadastramento... 5 3. Cadastro Pessoa Física... 6 4. Cadastramento... 7 5. Cadastro - Pessoa Jurídica... 8 5.1

Leia mais

Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Técnológico (PROEN)

Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Técnológico (PROEN) Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Técnológico (PROEN) DGA Orientação Específica: uso do SIPAC (Módulo Protocolo) para abertura dos processos de expedição certificados, de diploma e históricos. Versão

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO SUBSTITUIÇÃO DE FUNÇÃO V1. Atualizado em

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO SUBSTITUIÇÃO DE FUNÇÃO V1. Atualizado em MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO SUBSTITUIÇÃO DE FUNÇÃO V1. Atualizado em 04.06.18 SUMÁRIO Manual Passo Atividade Página(s) Manual Simplificado 1 Entrar no SEI 2 2 Iniciar Novo Processo

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...03 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, maio de 2014 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá acessar o link: inovare.ifsudestemg.edu.br e clicar em

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCESSOS DE PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCESSOS DE PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE 1. Acessar o sistema SEI/UFU 1.1. Acesse www.ufu.br/sei e clique em SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES ou diretamente em https://www.sei.ufu.br/sip/login.php?sigla_orgao_sistema=ufu&sigla_sistema=sei 1.2.

Leia mais

CRIAÇÃO DE PROCESSO DE DIPLOMA DE MESTRADO E DOUTORADO NO SEI

CRIAÇÃO DE PROCESSO DE DIPLOMA DE MESTRADO E DOUTORADO NO SEI CRIAÇÃO DE PROCESSO DE DIPLOMA DE MESTRADO E DOUTORADO NO SEI 1) ACESSE O SISTEMA PELO SITE E UTILIZE O MESMO LOGIN E SENHA DO UFGNET: https://sei.ufg.br/sei/ 2) INICIAR PROCESSO a) Clique em Iniciar Processo;

Leia mais

Tutorial para Solicitação de Incentivo à Qualificação no SEI

Tutorial para Solicitação de Incentivo à Qualificação no SEI Tutorial para Solicitação de Incentivo à Qualificação no SEI Para solicitar o Incentivo à Qualificação, o processo deverá ser aberto no SEI (www.sei.ufrgs.br), utilizando o login do requerente (servidor

Leia mais

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Mestrado/Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 O Moodle é um sistema para gerenciamento de cursos ou, também, um ambiente virtual

Leia mais

Juiz de Fora, setembro de 2017

Juiz de Fora, setembro de 2017 GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO PARA PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA MODALIDADE BOLSA PESQUISADOR Juiz de Fora, setembro de 2017 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES CORREIOS PARA NOVOS CLIENTES

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES CORREIOS PARA NOVOS CLIENTES Passo a passo CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES CORREIOS PARA NOVOS CLIENTES 1. Apresentação Os Correios, alinhados às tendências de mercado, vêm se modernizando e atualizando procedimentos, de forma a trazer facilidades

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO No 019/2017 (Retificado) PROGRAMA DE MATEMÁTICA DOUTORADO DIRETO O Presidente

Leia mais

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as quais serão notificadas aos interessados. INSCRIÇÃO DO INSTRUTOR NO GDH Analisados

Leia mais

Instruções para o envio do processo de proposta de curso de especialização pelo Sistema SEI USAR.

Instruções para o envio do processo de proposta de curso de especialização pelo Sistema SEI USAR. Instruções para o envio do processo de proposta de curso de especialização pelo Sistema SEI USAR. Informações gerais: Dúvidas quanto à utilização do sistema SEI USAR, devem ser resolvidas junto à comissão

Leia mais

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH. Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH. Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as quais serão notificadas aos interessados. INSCRIÇÃO DO INSTRUTOR NO GDH Analisados

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO nº.013/2015 PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO No 023/2016 PROGRAMA DE MATEMÁTICA DOUTORADO DIRETO O Presidente da Comissão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERALDA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERALDA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERALDA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA EDITAL DE PRORROGAÇÃO SELEÇÃO DE ALUNOS REGULARES INGRESSO EM 2019 A Coordenação do Programa

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA. Juiz de Fora, setembro de Versão 1.1

GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA. Juiz de Fora, setembro de Versão 1.1 GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, setembro de 2017 Versão 1.1 Apoio: SHA ACN 00031/11 GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA IF Sudeste MG O Registro de projeto está regulamentado

Leia mais

Para a submissão das propostas deverá ser seguido as seguintes etapas: ETAPA 1 - PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS

Para a submissão das propostas deverá ser seguido as seguintes etapas: ETAPA 1 - PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretariado de Estado da Educação e Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROPEG Diretoria

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2015 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL MESTRADO ACADÊMICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL MESTRADO ACADÊMICO Cara(o) Candidata(o), Este é um tutorial para auxiliar sua inscrição no SIPÓS/UFBA (www.sipos.ufba.br).

Leia mais

Manual para inscrição de projeto através de Edital do Programa de Promoção à Cultura Artística - PPCA (Bolsa Arte) 2019

Manual para inscrição de projeto através de Edital do Programa de Promoção à Cultura Artística - PPCA (Bolsa Arte) 2019 A inscrição de projeto no edital 04/2018 SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE CONCESSÃO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA CULTURA ARTÍSTICA ANO 2019 será feita exclusivamente através do Sistema Eletrônico de Informações

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...04 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2015 1 Índice 1. Acesso de Aluno I. Cadastro de Aluno Externo...3 II. Cadastro de Aluno USP sem cadastro no Atena...6 III. Acesso

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

PROCESSO PARA AUXÍLIO-TRANSPORTE

PROCESSO PARA AUXÍLIO-TRANSPORTE PROCESSO PARA AUXÍLIO-TRANSPORTE 1. Reunir todos os documentos listados no site da PROGESP (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) > Manual do Servidor > Adicionais, Auxílios, Benefícios e Gratificações >

Leia mais

Manual para inscrição de projeto através de Edital do Programa de Promoção à Cultura Artística - PPCA (Bolsa Arte) 2019

Manual para inscrição de projeto através de Edital do Programa de Promoção à Cultura Artística - PPCA (Bolsa Arte) 2019 A inscrição de projeto no edital 04/2018 SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE CONCESSÃO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA CULTURA ARTÍSTICA ANO 2019 será feita exclusivamente através do Sistema Eletrônico de Informações

Leia mais

TUTORIAL INSTRUÇÃO 01. OPÇÕES PARA COLAR UMA IMAGEM, FIGURA ETC

TUTORIAL INSTRUÇÃO 01. OPÇÕES PARA COLAR UMA IMAGEM, FIGURA ETC TUTORIAL INSTRUÇÕES BÁSICAS INSTRUÇÃO 01. OPÇÕES PARA COLAR UMA IMAGEM, FIGURA ETC USANDO O COMANDO PRINT SCREEN DO TECLADO A posição desta tecla varia de acordo com cada teclado, porém ela se encontra

Leia mais

GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA. Juiz de Fora, outubro de Versão 1.0

GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA. Juiz de Fora, outubro de Versão 1.0 GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, outubro de 2016 Versão 1.0 Apoio: SHA ACN 00031/11 GUIA DE REGISTRO DE PROJETO DE PESQUISA IF Sudeste MG O Registro de projeto está regulamentado pela

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

TUTORIAL PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ONLINE - PROCESSO SELETIVO 2019

TUTORIAL PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ONLINE - PROCESSO SELETIVO 2019 TUTORIAL PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ONLINE - PROCESSO SELETIVO 2019 A inscrição será realizada mediante preenchimento de formulário online através do portal SOMOS http://w2.portais.atrio.scire.net.br/upe-hebiatria/

Leia mais

Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria

Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria OBSERVAÇÕES ANTES DA ABERTURA DO PROCESSO a) Conferir se os documentos estão TODOS DIGITALIZADOS SEPARADAMENTE e estão salvos em uma pasta que você consiga

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO No 041/2018 PROGRAMA DE MATEMÁTICA DOUTORADO DIRETO O Presidente da Comissão

Leia mais

MANUAL DE INSCRIÇÃO NOS EDITAIS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

MANUAL DE INSCRIÇÃO NOS EDITAIS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL MANUAL DE INSCRIÇÃO NOS EDITAIS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ÍNDICE 1. Objetivos do Documento... 3 2. Introdução... 4 3. Inscrição... 5 3.1. Passo 1 Selecionar o edital que deseja se inscrever... 5 3.2. Passo

Leia mais

Iniciação Científica Iniciação Tecnológica

Iniciação Científica Iniciação Tecnológica Iniciação Científica Iniciação Tecnológica l. Acesso ao Sistema 1. Para acessar o Sistema Atena, digite o endereço http://sistemas.usp.br:8080/atena em seu navegador da web, Internet Explorer, Netscape

Leia mais

COMO REALIZAR SUA PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS EDITAIS PROPPG 07/2017 E DIRPPG 006/2017 NO SEI?

COMO REALIZAR SUA PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS EDITAIS PROPPG 07/2017 E DIRPPG 006/2017 NO SEI? COMO REALIZAR SUA PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS EDITAIS PROPPG 07/2017 E DIRPPG 006/2017 NO SEI? 1. Acesse o SEI com seu login e senha do e-mail institucional. . 2. Clique em Iniciar

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DAS ÁREAS ARTÍSTICO-CULTURAIS. Cadastramento de Entidades e Inscrição de Candidatos

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DAS ÁREAS ARTÍSTICO-CULTURAIS. Cadastramento de Entidades e Inscrição de Candidatos SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA SEEC Eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual de Cultura CONSEC MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DAS ÁREAS ARTÍSTICO-CULTURAIS

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº 010/2015 PROGRAMA DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E MATEMÁTICA COMPUTACIONAL

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - nº. nº010/2016 PROGRAMA DE MATEMÁTICA MESTRADO A Presidente da Comissão

Leia mais

Tutorial para Solicitação de Incentivo Educacional no SEI

Tutorial para Solicitação de Incentivo Educacional no SEI Tutorial para Solicitação de Incentivo Educacional no SEI Para solicitar concessão de Incentivo Educacional, o processo deverá ser aberto no login do requerente (servidor interessado no Incentivo). 1.

Leia mais

MANUAL DE INSCRIÇÃO ONLINE PARA BOLSAS E AUXÍLIOS DO PROGRAMA DE APOIO À PERMANÊNCIA

MANUAL DE INSCRIÇÃO ONLINE PARA BOLSAS E AUXÍLIOS DO PROGRAMA DE APOIO À PERMANÊNCIA MANUAL DE INSCRIÇÃO ONLINE PARA BOLSAS E AUXÍLIOS DO PROGRAMA DE APOIO À PERMANÊNCIA Olá candidata/o do Programa de Apoio à Permanência! A PROSIS vem buscando a cada dia melhorar seus procedimentos internos,

Leia mais

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2017 Mestrado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2017 Candidatos Fase 1

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2017 Mestrado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2017 Candidatos Fase 1 Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2017 Mestrado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2017 Candidatos Fase 1 O Moodle é um sistema para gerenciamento de cursos ou, também, um ambiente virtual de ensino

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E CIDADANIA MANUAL DO PORTAL DO CANDIDATO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E CIDADANIA MANUAL DO PORTAL DO CANDIDATO DO PORTAL DO CANDIDATO Envio de documentos para comprovação de renda O primeiro passo, depois da apropriação dos termos do edital 10/2019-Prograd, é acessar o Portal do Candidato, no endereço candidato.ufes.br.

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - nº022/2016 PROGRAMA DE MATEMÁTICA MESTRADO O Presidente da Comissão de

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2016 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

MANUAL MP0210 AFASTAMENTO PARA ATIVIDADES EXTERNAS DOCENTES V.1 17/08/18

MANUAL MP0210 AFASTAMENTO PARA ATIVIDADES EXTERNAS DOCENTES V.1 17/08/18 1 MANUAL MP0210 AFASTAMENTO PARA ATIVIDADES EXTERNAS DOCENTES V.1 17/08/18 Na página institucional da UFFS, você consegue acesso ao SEI, conforme a seta vermelha abaixo. Ao acessar o link acima, você esterá

Leia mais

A admissão é feita por processo seletivo com base:

A admissão é feita por processo seletivo com base: INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO nº.014/2016 PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO ONLINE - EJA EaD

MANUAL PARA INSCRIÇÃO ONLINE - EJA EaD 1 Sumário 1. Antes da Inscrição, você precisa saber 3 2. Prepare-se para a Inscrição 3 3. Acessar o Site para Inscrição Online EJA EaD 4 4. Página Inicial 4 5. Local de Prova 4 6. Modalidade 6 7. Dados

Leia mais

As cópias dos documentos pessoais não devem ser encadernadas, coladas, grampeadas etc. aos demais documentos.

As cópias dos documentos pessoais não devem ser encadernadas, coladas, grampeadas etc. aos demais documentos. As cópias dos documentos pessoais não devem ser encadernadas, coladas, grampeadas etc. aos demais documentos. Os documentos encadernados são: 1) O currículo Lattes e comprovantes 2) A cópia do projeto

Leia mais

Conteúdos (clique para ir para o conteúdo desejado)

Conteúdos (clique para ir para o conteúdo desejado) Conteúdos (clique para ir para o conteúdo desejado) Novo projeto de pesquisa Prorrogação de projeto Inserção/finalização de participação de membros Relatório final Solicitação de certificado NOVO PROJETO

Leia mais

Guia de Peticionamento SEI! - Como abrir um processo eletrônico? Usuário Estudante

Guia de Peticionamento SEI! - Como abrir um processo eletrônico? Usuário Estudante Guia de Peticionamento SEI! - Como abrir um processo eletrônico? Usuário Estudante Universidade Federal de Goiás Sumário Apresentação... 2 1. Como acessar o sistema?... 3 2. Ambiente do Usuário Externo...

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO PÚBLICA Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Entomologia Médica

CHAMADA DE SELEÇÃO PÚBLICA Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Entomologia Médica CHAMADA DE SELEÇÃO PÚBLICA Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Entomologia Médica - 2018 O da torna público, para conhecimento dos interessados a chamada de Seleção Pública, contendo normas e orientações

Leia mais

EDITAL Nº 15/2017 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL Nº 15/2017 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL Nº 15/2017 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA De acordo com a legislação vigente e as decisões do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em ENGENHARIA QUÍMICA, faço público,

Leia mais

Sistema on line de inscrições: Processo Seletivo 2016

Sistema on line de inscrições: Processo Seletivo 2016 Sistema on line de inscrições: Processo Seletivo 2016 O sistema on line de inscrições para o Processo Seletivo 2016 do PPG- Artes permitirá aos candidatos realizar o preenchimento da ficha de inscrição

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2018 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

1ª CHAMADA DE EXCENDENTES EDITAL DE SELEÇÃO MESTRADO E DOUTORADO

1ª CHAMADA DE EXCENDENTES EDITAL DE SELEÇÃO MESTRADO E DOUTORADO 1ª CHAMADA DE EXCENDENTES EDITAL DE SELEÇÃO 2018 - MESTRADO E DOUTORADO De acordo com o edital do processo seletivo para o Processo Seletivo do PPGEM/2018, perderá automaticamente o direito à vaga e será

Leia mais

ALTERAÇÃO DE OPÇÃO VERSÃO 1.0 ALTERAÇÃO DE OPÇÃO VERSÃO 1.0

ALTERAÇÃO DE OPÇÃO VERSÃO 1.0 ALTERAÇÃO DE OPÇÃO VERSÃO 1.0 1 ÍNDICE INTRODUÇÃO 3 QUADRO DEMONSTRATIVO DE POSSIBILIDADES DE 4 PROCEDIMENTOS PARA ABRIR PROCESSO 5 1. Realizar login no SEI como usuário externo 5 2. Iniciar novo processo 5 3. Escolher o tipo de processo

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA a) Digite na barra de endereço de seu browser: http://uspdigital.usp.br/ e tecle ; b) Na tela de sistema inserir Usuário e Senha;

Leia mais

TUTORIAL PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ONLINE - PROCESSO SELETIVO 2019

TUTORIAL PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ONLINE - PROCESSO SELETIVO 2019 TUTORIAL PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ONLINE - PROCESSO SELETIVO 2019 A inscrição será realizada mediante preenchimento de formulário online através do portal SOMOS http://w2.portais.atrio.scire.net.br/upe-odontologia/

Leia mais

COMO SOLICITAR VISTO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS OU SERVIÇOS SISTEMA CREAÁGIL

COMO SOLICITAR VISTO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS OU SERVIÇOS SISTEMA CREAÁGIL COMO SOLICITAR VISTO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS OU SERVIÇOS SISTEMA CREAÁGIL 1 OBJETIVO: Apresentar procedimentos para o solicitar Visto para execução de obras ou serviços pelo Portal CreaÁgil. 2 Acesse através

Leia mais

COMO REALIZAR SUA PRESTAÇÃO DE CONTAS NO SEI?

COMO REALIZAR SUA PRESTAÇÃO DE CONTAS NO SEI? COMO REALIZAR SUA PRESTAÇÃO DE CONTAS NO SEI? 1. Acesse o SEI com seu login e senha do e-mail institucional. . 2. Clique em Iniciar Processo: 3. Escolha o Tipo de Processo

Leia mais

AFASTAMENTO NO PAÍS COM ÔNUS LIMITADO. Clicar em iniciar processo

AFASTAMENTO NO PAÍS COM ÔNUS LIMITADO. Clicar em iniciar processo AFASTAMENTO NO PAÍS COM ÔNUS LIMITADO Clicar em iniciar processo Escolher o tipo de Processo de afastamento para participação em eventos no País. Após selecionar o processo, aparecerá a tela abaixo. A

Leia mais

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2

Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 Processo Seletivo para o PPGE/UFSC 2016 Doutorado Tutorial para Acesso ao Moodle do PPGE 2016 Candidatos Fase 2 O Moodle é um sistema para gerenciamento de cursos ou, também, um ambiente virtual de ensino

Leia mais

EDITAL nº 17 de 05 de fevereiro de 2018.

EDITAL nº 17 de 05 de fevereiro de 2018. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ PRO REITORIA DE PESQUISA PÓS- GRADUAÇÃO E INOVACAO EDITAL nº 17 de

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Informática Centro Tecnológico Universidade Federal do Espírito Santo

Programa de Pós-Graduação em Informática Centro Tecnológico Universidade Federal do Espírito Santo EDITAL PPGI/UFES N O 01/2018 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA ANO: 2018 1. FINALIDADE DO EDITAL A finalidade deste edital

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2019 A Coordenação

Leia mais

Proposta de Banca no Portal

Proposta de Banca no Portal Proposta de Banca no Portal Após a entrega do ofício de composição de banca de defesa impresso na secretaria do PPG (disponível em http://www.ufrgs.br/ppgodo/ > Formulários > Composição Banca Defesa de

Leia mais

Registro 1º PASSO DIGITALIZE SEUS DOCUMENTOS

Registro 1º PASSO DIGITALIZE SEUS DOCUMENTOS Registro 1º PASSO DIGITALIZE SEUS DOCUMENTOS Digitalize todos os documentos necessários para solicitar seu registro, salvando no formato PDF, JPG, PNG ou GIF (tamanho máximo de 800kb por arquivo), com

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO DOCENTE PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR NA UFRGS (Decisão n 446/2014-CONSUN)

ORIENTAÇÕES PARA ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO DOCENTE PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR NA UFRGS (Decisão n 446/2014-CONSUN) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS DIVISÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS ORIENTAÇÕES PARA ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO

Leia mais

Manual de Cadastro de Instituições de Ensino. MPE Meia Passagem Estudantil

Manual de Cadastro de Instituições de Ensino. MPE Meia Passagem Estudantil Manual de Cadastro de Instituições de Ensino MPE 1. OBJETIVO......... 3 2. ETAPAS......... 3 3.1. Acesso ao Portal para cadastro...... 3 3.2. Alteração de d Senha......... 5 3.3. Envio dos documentos obrigatórios

Leia mais

ÁREA DO PESQUISADOR Cadastro/ Criação de Propostas

ÁREA DO PESQUISADOR Cadastro/ Criação de Propostas MANUAL DO SISTEMA SIGFAPES ÁREA DO PESQUISADOR Cadastro/ Criação de Propostas 1 1 ACESSO AO SISTEMA 1.1 Primeiro contato Acesse http://www.sigfapes.es.gov.br 1. Login Se possuir cadastro: 1..1 Informe

Leia mais

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC 1º PASSO: Acesse o Site do Sistema PIBIC, www.pibic.ufpa.br, preferencialmente pelo navegador Firefox Irá aparecer está tela abaixo: 2º PASSO Clique no menu Seleção PIBIC

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA NOVA/RENOVAÇÃO SISTEMA PIBIC ON-LINE

ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA NOVA/RENOVAÇÃO SISTEMA PIBIC ON-LINE ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA NOVA/RENOVAÇÃO SISTEMA PIBIC ON-LINE Para acessar o sistema PIBIC on-line clique no endereço: http://www.pibic.fiocruz.br/index.php. Insira seu CPF e senha na tela

Leia mais

PASSO A PASSO PARA A SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO NO AMBIENTE EXTERNO

PASSO A PASSO PARA A SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO NO AMBIENTE EXTERNO PASSO A PASSO PARA A SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO NO AMBIENTE EXTERNO Acesso ao Botão Compartilhado 1. Copie o endereço http://servicoscompartilhados.petrobras.com.br/, cole na barra de acesso à internet e

Leia mais