COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REFERENTES AO CONTEÚDO DE GEOMETRIA NAS QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MEDIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REFERENTES AO CONTEÚDO DE GEOMETRIA NAS QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MEDIO"

Transcrição

1 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REFERENTES AO CONTEÚDO DE GEOMETRIA NAS QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MEDIO Marily Aparecida Benicio Universidade Estadual de Londrina marily.benicio@ifpr.edu.br Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação externa, de larga escala, cujo objetivo principal é avaliar o desempenho dos estudantes ao término do Ensino Médio. Este exame passou por uma reestruturação no ano de 2009, após a reestruturação o ENEM passou a ser dividido por áreas do conhecimento, sendo destinada uma parte da avaliação específica para área de Matemática e suas Tecnologias. Apresenta-se neste artigo, o resultado das análises das questões de Geometria, da área de Matemática e suas Tecnologias do ENEM. O objetivo foi analisar a avaliação do ENEM referente aos conhecimentos matemáticos de Geometria, e verificar aspectos de sua utilização como instrumento capaz de inferir os conhecimentos, as competências e habilidades, desenvolvidos pelos alunos para a resolução de situações problemas. O período de análise corresponde aos cinco anos após a sua reformulação. Para a realização das análises das questões, foi utilizada a Análise de Conteúdo, com base em dois aspectos principais as Competências e Habilidades necessários para a resolução das questões. Palavras-chave: Avaliação. ENEM. Conhecimentos Geométricos. Os documentos educacionais oficiais (PCN, DCN) e a legislação que rege a educação nacional (LDB), apontam para a necessidade de articular os conhecimentos curriculares, promover a interdisciplinaridade e a contextualização dos saberes. De forma, que o aluno inserido no processo de ensino e aprendizagem possa desenvolver competências e habilidades essenciais para desempenhar o seu papel como cidadão crítico e atuante. Estes documentos também destacam a importância da avaliação como forma de acompanhar o processo de ensino e aprendizagem e os progressos de cada estudante, procurando identificar as dificuldades e superá-las.

2 Avaliar o aluno deixa de significar fazer um julgamento sobre a aprendizagem do aluno, para servir como momento capaz de revelar o que o aluno já sabe e os caminhos que percorreu para alcançar o conhecimento demonstrado, seu processo de construção de conhecimentos, o que o aluno não sabe e o que pode vir a saber, o que é potencialmente revelado em seu processo, suas possibilidades de avanço e suas necessidades para que a superação, sempre transitória, do não saber, possa ocorrer. (ESTEBAN, 1997). A avaliação pode ser classificada, conforme sua utilização como interna ou externa (SACRISTÁN, 1998). Quando empregada pelas instituições oficiais, geralmente em larga escala para aferir se o desempenho dos alunos está sendo atingidos por meio dos programas curriculares, é chamada de avaliação externa. A avaliação externa traz contribuições, junto aos sistemas de ensino para a identificação de prioridades e a melhoria da qualidade de ensino. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação externa em larga escala, de acordo com o Documento Oficial do INEP (1999), que possui por objetivo principal avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica. Tem como finalidade ainda, auxiliar o Ministério da Educação na elaboração de propostas que atendam às necessidades de melhoria no ensino brasileiro. O ENEM possui por características de suas questões a contextualização e interdisciplinaridades. Este exame é desenvolvido com base nas competências e habilidades, que o aluno deve desenvolver ao logo de sua vida estudantil, para a solução de problemas. O conteúdo de geometria foi elencado para a presente investigação devido a sua na estruturação do pensamento matemático e do raciocínio dedutivo. O PCN (BRASIL, 1997), estabelece que os conceitos geométricos constituem uma parte importante do currículo de Matemática, pois possibilita ao aluno desenvolver um tipo de pensamento espacial que lhe permite compreender, de forma organizada, o mundo em que vive. A presente investigação foi inspirada a partir do trabalho de PASSOS, OLIVEIRA e SALVI que buscavam analisar as Questões de Matemática e suas Tecnologias do Novo ENEM a partir da Análise de Conteúdo. O objetivo da pesquisa é de analisar a avaliação do ENEM referente aos conhecimentos matemáticos de Geometria, e verificar aspectos de sua utilização como instrumento capaz de inferir os conhecimentos, as competências e habilidades, desenvolvidos pelos alunos para a resolução de situações problemas.

3 Este artigo inicia-se com a apresentação de algumas informações sobre o ENEM e as mudanças que ocorreram em relação aos seus objetivos e formulação. Em seguida, é realizada a descrição da proposta e dos procedimentos metodológicos adotados. Na sequência são apresentados os dados levantados, as análises realizadas, e por fim, as considerações que as análises proporcionaram, diante desta investigação. O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM O ENEM é uma avaliação que ocorre em esfera nacional, sendo este exame individual e de caráter voluntário, criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em O exame é oferecido anualmente aos alunos que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores. Desde o início de sua aplicação, o número de adesão é crescente em todo país. O aumento do número de candidatos ao exame teve uma maior expressão a partir do ano de 2000, quando algumas Universidades passaram a considerar a nota do ENEM como critério para o ingresso ao Ensino Superior. No ano de 2009, houve mudanças na estrutura da prova do ENEM. Esta reestruturação visava a democratização das oportunidades de acesso às vagas federais de Ensino Superior, no sentido de possibilitar a modalidade acadêmica e promover a reflexão sobre os currículos do Ensino Médio e a reestruturação dos mesmos. Com essas mudanças, a partir de 2009, o ENEM passou ser realizado em dois dias, a prova permanece sendo de caráter voluntário. A composição da prova continua com uma redação, mas passou a contar com um número maior de questões perfazendo o número de 180 questões de múltipla escolha. Estas questões estão divididas em quatro áreas do conhecimento que estão relacionados a determinados componentes curriculares. A avaliação fica dividida em 4 áreas com 45 questões para cada área, sendo estas: Matemática e suas Tecnologias (MT) Matemática; Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) Biologia, Física e Química; Linguagem, Códigos suas Tecnologias (LCT) Português, Literatura, Língua Estrangeira, Arte e Educação Física;

4 Ciências Humanas e suas Tecnologias (CHT) Filosofia, História, Geografia e Sociologia. As competências apresentadas para o ENEM após a reformulação é apresentado na Matriz de Referência para o ENEM 2009². Cada área do conhecimento apresenta um grupo de competências e habilidades próprias, as quais são necessárias aos alunos para as soluções das questões. Para a área do conhecimento Matemática e suas Tecnologias são apresentadas 30 habilidades distribuídas em 7 competências. As competências apontadas para esta área do conhecimento esta apresentada no Quadro 1, abaixo: Quadro 1: Competências necessárias para a resolução das questões de Matemática e suas Tecnologias do ENEM após a reformulação, segundo a Matriz de Referência para o ENEM Competência 1 Competência 2 Competência 3 Competência 4 Competência 5 Competência 6 Competência 7 Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas. Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação. Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística. A matriz de Referência apresenta também os objetos de conhecimento associados na construção das competências e habilidades de cada área. Para a área de Matemática e suas Tecnologias, são elencados cinco grupos de conhecimento, conforme o Quadro 2, a seguir: Quadro 2: Objetos de Conhecimento Matemático segundo a Matriz de Referência para o ENEM 2009.

5 Conhecimentos numéricos Conhecimentos geométricos Conhecimentos de estatística e probabilidade Conhecimentos algébricos Conhecimentos algébricos/ geométricos Operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem. Características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo. Representação e análise de dados; medidas de tendência central (médias, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade. Gráficos e funções; funções algébricas do 1.º e do 2.º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas. Plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações. Os objetos de conhecimento apresentado envolvem os conteúdos específicos de Geometria, que compõem a grade curricular para o Ensino Médio na disciplina de Matemática. Os PCN+ (BRASIL, 2002 p. 120) apresentam os conteúdos matemáticos de Geometria dentro do tema estruturador Geometria e medidas, sendo que este, pode ser subdividido em quatro temáticas: Geometria plana, Geometria espacial, Métrica, Geometria analítica. Descrição da proposta Os trabalhos investigativos sobre os exames de avaliação da educação nacional, entre esses o ENEM, são relevantes, pois estes trazem o diagnóstico da qualidade da educação. A partir destes é possível buscar novas propostas e intervenções para a melhoria do ensino. Na presente investigação apresentam-se os resultados obtidos na análise das questões do ENEM após a sua reformulação. As questões selecionadas para a análise são questões que estão relacionadas à avaliação da área de conhecimento Matemática e suas Tecnologias, em que estejam presentes conceitos do conhecimento de geometria. Apresentam-se algumas considerações realizadas por meio do estudo e análise das

6 questões do ENEM, dos cinco anos após a sua reformulação (2009, 2010, 2011, 2012 e 2013) o ano de 2014 não foi analisado devido ao fato de que no momento de realização dos levantamentos dos dados, estes ainda não estavam disponibilizados pelo INEP. As buscas foram norteadas por meio da caracterização das questões, nas seguintes propriedades: Competências relacionadas aos conhecimentos geométricos para a resolução das questões. Estas características foram elencadas, devido a avaliação do ENEM ser elaborada, tendo por base as sete competências para a área de Matemática, conforme exposto no Quadro 1. Encaminhamentos metodológicos A ação metodológica adotada para poder alcançar o objetivo da investigação, foi a Análise de Conteúdo (AC). Este método, apresentado por Bardin em 1977, insere-se em um conjunto de técnicas de análise textuais, que podem ser produzidas de diferentes formas, tais como entrevistas, respostas a questionários e outros documentos. De acordo com Bardin (2011) o termo Análise de Conteúdo refere-se a: [...] um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitem a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens (BARDIN, 2011, p.48). A Análise de Conteúdo pode ser organizada por três etapas, a pré-análise, exploração do material e o tratamento dos resultados com inferências e interpretações, conforme apresenta Bardin (2011). A Matriz de Referência para o ENEM 2009 apresenta as competências, as habilidades e os conhecimentos matemáticos para a resolução das questões. Como unidades de busca, elegeu-se as competências, habilidades que estivessem relacionados com Geometria, esses elementos que podem ser considerados como categorias a priori. Nesta busca, procurou-se evidenciar a frequência com que eram apresentadas nas questões e de que forma as competências se articulam em seus enunciados. Uma caracterização das questões do ENEM pós-reformulação

7 Tendo como foco principal as competências e habilidades associadas a esses conhecimentos geométricos, trazidos nos enunciados nas questões do ENEM, foram realizados os procedimentos de análises para uma compreensão mais ampla do assunto em estudo, conforme são apresentados a seguir. As competências e habilidades em geometria necessárias para a resolução das questões A Matriz de Referência para área de Matemática e suas Tecnologias, prevê o total de 7 competências (Quadro 1) e 30 habilidades distribuídas nestas sete competências. Para a solução das questões do ENEM o estudante necessita ter desenvolvido durante o Ensino Médio estas competências e habilidades. De acordo com o Documento Básico do ENEM em consonância com o MEC, as Competências e Habilidades podem ser definidas: [...] competências são modalidades estruturais e estruturantes da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer. As habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do saber fazer. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se, possibilitando nova reorganização das competências. (BRASIL, 2002, p.5) As competências e habilidades relacionadas as ações e operações com objetos do conhecimento geométrico, foram organizadas no Quadro 5, os códigos de C1 á C7 é a identificação das sete competências conforme a Matriz de referência para o ENEM Assim como, as habilidades também estão identificadas como H1, H2, até H30, no mesmo documento. Abaixo apresentamos as competências e habilidades que apareceram nas questões que envolvem conteúdos geométricos desta avaliação no período analisado. Quadro 3 - Competências e habilidades que podem ser exigidas nas questões que envolvem conteúdos geométricos.

8 Competências C2: Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. C3: Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. C4: Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. C5: Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas. Habilidades H06: Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional; H07: Identificar características de figuras planas ou espaciais; H08: Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma; H09: Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano. H10: Identificar relações entre grandezas e unidades de medida. H11: Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano. H12: Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas. H13: Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente. H14: Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos relacionados a grandezas e medidas. H16: Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou inversamente proporcionais. H17: Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção de argumentação. H19: Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas. H20: Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas. H22: Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação. Com a análise das oitentas questões, foi encontrado 35 (9 do ano de 2009, 7 do ano de 2010, 6 do ano de 2011, 6 do ano de 2012, 7 do ano de 2013) em que estavam relacionadas a Competência 2 - Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. As habilidades relacionadas a esta competência, compreende interpretações, reflexões e ações sobre o espaço e

9 formas. Percebe-se ainda, maior relação com as temáticas de Geometria Plana e Geometria Espacial. Apresenta-se a seguir, um exemplo de cada competência vinculada aos Conhecimentos Matemáticos de Geometria. Com relação a Competência 2, pode-se citar a questão 149 da prova de 2012, a qual se associa com maior evidencia a habilidade H7: Identificar características de figuras planas ou espaciais. Figura 1: Questão 149 do ENEM 2012 Prova Azul. A Competência 3 - Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano, foi contemplada em 31 (6 do ano de 2009, 6 do ano de 2010, 7 do ano de 2011, 6 do ano de 2012, 6 do ano de 2013). As habilidades relacionadas a esta competência, são desenvolvidas para a análise, e resolução de problemas envolvendo grandezas e medidas. Esta competência está fortemente relacionada com a temática Métrica. A questão 169 da prova de 2009 é um exemplo para a Competência 3, a qual está associada a habilidade H12: Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas.

10 Figura 2: Questão 169 do ENEM 2009 Prova Azul. A análise das questões permitiu encontrar 5 (1 do ano de 2009, 2 do ano de 2010, 1 do ano de 2012, 1 do ano de 2013) questões referentes a Competência 4 - Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. Esta categoria foi a que apresentou o menor número de questões, inclusive, não sendo contemplada no ano de As habilidades relacionadas a esta competência, refere-se a ações para a resolução de situações problemas envolvendo variações de grandezas. Envolve também, interpretação sobre as implicações que a variações de grandezas pode causar em determinada situação. As questões classificadas nesta categoria estão vinculadas a temática Geometria Espacial e

11 Métrica. A questão 145 da prova de 2010 é um exemplo para a Competência 4. A habilidade associada a esta questão é a habilidade H17: Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção de argumentação. Figura 3: Questão 145 do ENEM 2010 Prova Azul. Por fim, entre as oitentas questões, foram encontradas 9 (1 do ano de 2009, 4 do ano de 2010, 1 do ano de 2011, 1 do ano de 2012, 2 do ano de 2013) que estão relacionadas a Competência 5 - Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas. Figura 4: Questão 150 do ENEM 2011 Prova Azul.

12 As habilidades ligadas a esta categoria, compreendem interpretações e ações envolvendo conhecimento algébrico e geométrico. Percebe-se ainda maior relação com a temática de Geometria Analítica, mas há também relações com as outras temáticas. Como exemplo para a Competência 5, pode-se citar a questão 150 da prova de 2011, a qual se associa com maior evidencia a habilidade H20: Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas. A quantidade de questões distribuídas nas referidas Competências e Habilidades para cada ano de avaliação analisado pode ser observada no Quadro 6.

13 Quadro 6 - Distribuição da quantidade de questões por ano analisado com relação as Competências e Habilidades que podem ser exigidas nas questões que envolvem conteúdos geométricos. Competências Habilidades Total H Competência 2 H H H Total C2 35 H H Competência 3 H H H Total C3 31 Competência 4 H H Total C4 5 H Competência 5 H H Total C5 9 Considerações A análise das questões do ENEM permitiu verificar as relações necessárias a ser construída pelos estudantes com o saber para a resolução de situações problemas. Estas relações estão pautadas no desenvolvimento de competências e habilidades frentes ao saberes curriculares. A análise referente às Competências e Habilidades exigidas para a resolução das questões, mostrou que a competência que apresenta o maior número de questões é Competência 2. Esta competência está ligada as habilidades sobre o espaço e formas, o que torna possível a aplicabilidade em diferentes contextos, podendo ainda ser relacionados a uma ampla gama de objetos de conhecimento. A Competência 3 também apresentou um grande número de questões. Esta competência está ligada as habilidades sobre grandezas e medidas abordando temas como, comprimentos, áreas e volumes. A categoria que apresentou o menor número de questões foi a Competência 4. Nesta, as habilidades e conhecimentos envolvem os conteúdos de variações de grandeza. A Competência 5, de igual forma apresentou em número pequeno de

14 questões. As habilidades se relacionam aos conhecimento algébrico e geométrico, a grande ênfase dessas questões foi dada ao conteúdo referente Plano Cartesiano. A análise realizada se restringiu ao conteúdo de Geometria. Pretende-se dar continuidade ao estudo dessa temática buscando analisar outros conteúdos abordados no ENEM. Assim como estudar as avaliações mais recentes. Referências BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.9.394, de 20 de dezembro de BRASIL. Ministério da Educação/INEP. Portaria Ministerial nº 438 de 28 de maio de Brasília: INEP, Disponível em: < Acesso em 03 jun BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Resolução CEB n.3 de 26 de junho de BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Enem: documento básico. Brasília: INEP, BRASIL. Secretaria do Ensino Médio e Tecnológico. PCN+: ensino médio: orientações complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. MEC/SEMTEC, BRASIL. Documento Básico do ENEM. INEP: Brasília, 2002b. ESTEBAN, M. T. Avaliação: momento de discussão da prática pedagógica. In: GARCIA, R. L. (org.). Alfabetização dos alunos das classes populares. São Paulo: Cortez, PASSOS, M. M. OLIVEIRA, B. K., SALVI, R. F. As Questões de Matemática e suas Tecnologias do Novo ENEM : um olhar com base na Análise de Conteúdo. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.13, n.2, pp , SACRISTÁN, J. G. A avaliação no ensino. In: SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artemed, 4. ed., cap.10, 1998, p

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

3 o Curso Preparatório PROFMAT

3 o Curso Preparatório PROFMAT 3 o Curso Preparatório PROFMAT Natália Rocha Pinheiro 14 de agosto de 2013 Natália Rocha Pinheiro () 3 o Curso Preparatório PROFMAT 14 de agosto de 2013 1 / 13 Edital DO EXAME. 4.1. O Exame consistirá

Leia mais

PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO

PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO DISCIPLINA MATEMÁTICA FUNDAMENTAÇÃO: A Matemática é uma ciência que relaciona o entendimento coerente e pensativo com situações práticas habituais; compreende uma constante

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Componente

Leia mais

Revisando habilidades. Prof. Msc. Hamilton Vinícius Gomes

Revisando habilidades. Prof. Msc. Hamilton Vinícius Gomes ENEM Revisando habilidades Prof. Msc. Hamilton Vinícius Gomes H1 Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações naturais, inteiros, racionais ou reais.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Componente

Leia mais

M A T E M Á T I C A Desenho Curricular por Área

M A T E M Á T I C A Desenho Curricular por Área M A T E M Á T I C A Desenho Curricular por Área Módulo 1 Conteúdo... Habilidades e Competências... 10 unidades... Matemáticas Módulo 2 Conteúdo... Habilidades e Competências... 10 unidades... Módulo 3

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

ANEXO VII DO CONTEÚDO PROGRAMADO DAS PROVAS OBJETIVAS

ANEXO VII DO CONTEÚDO PROGRAMADO DAS PROVAS OBJETIVAS ANEXO VII DO CONTEÚDO PROGRAMADO DAS PROVAS OBJETIVAS PARA TODOS OS CARGOS: CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO: Projeto Político Pedagógico: princípios e metodologias de planejamento, sistematização, execução,

Leia mais

MATEMÁTICA NO NOVO ENEM: UM OLHAR PARA OS CONHECIMENTOS NUMÉRICOS NO PERÍODO DE 2009 A 2016

MATEMÁTICA NO NOVO ENEM: UM OLHAR PARA OS CONHECIMENTOS NUMÉRICOS NO PERÍODO DE 2009 A 2016 ISSN: 2176-3305 ISSN: 2176-3305 MATEMÁTICA NO NOVO ENEM: UM OLHAR PARA OS CONHECIMENTOS NUMÉRICOS NO PERÍODO DE 2009 A 2016 Márcio Urel Rodrigues1 1 Sueli Germano Neto 2 Luciano Duarte da Silva 3 Acelmo

Leia mais

Caracterizando as questões de Matemática e suas Tecnologias do Novo ENEM

Caracterizando as questões de Matemática e suas Tecnologias do Novo ENEM Caracterizando as questões de Matemática e suas Tecnologias do Novo ENEM Bruno Kerber de Oliveira Universidade Estadual de Londrina Brasil brkerber@gmail.com Ednei Leite de Araújo Universidade Federal

Leia mais

EDITAL N.º 17/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO MATEMÁTICA PARA O ENEM.

EDITAL N.º 17/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO MATEMÁTICA PARA O ENEM. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS HORIZONTE EDITAL N.º 17/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO MATEMÁTICA

Leia mais

AULÃO ENEM 2015 MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

AULÃO ENEM 2015 MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS AULÃO ENEM 2015 MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Professora: Anne Késsia dos S. Lima Enem 2015 entenda o que significa estudar Matemática e suas Tecnologias No período preparatório para a edição 2015 do Exame

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa PLANO DE ENSINO 2015 Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão I Etapa Competências Habilidades Conteúdos Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros,

Leia mais

Matriz de Referência de Matemática - Ensino Médio

Matriz de Referência de Matemática - Ensino Médio Matriz de Referência de Matemática - Ensino Médio Temas Números e operações Descritores Matriz Antiga D1: Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações.

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências e Habilidades Gerais da Disciplina

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências e Habilidades Gerais da Disciplina PLANO DE ENSINO 2016 Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão Competências e Habilidades Gerais da Disciplina Desenvolver a responsabilidade e o gosto pelo trabalho em equipe; Relacionar

Leia mais

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Subsequentes

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Subsequentes Conteúdo Programático Cursos Técnicos Subsequentes Especificações das Provas Disciplinas da prova objetiva Nº questões Pesos Total de pontos Língua Portuguesa 15 2 30 Matemática 15 2 30 Total 30-60 Prova

Leia mais

C1-Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais,racionais e reais.

C1-Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais,racionais e reais. MATEMÁTICA-1ªANO/EM Plano Avaliação 1ª BIMESTRE HABILIDADES COMPETÊNCIAS INDICADORES DE DOMÍNIO EVIDÊNCIA DE DESEMPENHO H1-Utilizar no contexto social diferentes significados e representações dos números-

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática

MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática Conteúdos I - Conjuntos:. Representação e relação de pertinência;. Tipos de conjuntos;. Subconjuntos;. Inclusão;. Operações com conjuntos;.

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa PLANO DE ENSINO 2015 Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa I Etapa Competências Habilidades Conteúdos Revisão (breve) de conteúdos trabalhados anteriormente Construir significados

Leia mais

Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica.

Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica. Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica. Estabelecer relações entre representações fracionárias e decimais dos números racionais. Resolver situação-problema utilizando

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA)

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA) 3.1.1. MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DO SARESP MATEMÁTICA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (EM FORMATO DE LISTA) COMPETÊNCIA DE ÁREA 1 Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento funcional,

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa PLANO DE ENSINO 2016 Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa Competências e Habilidades Gerais da Disciplina Desenvolver a responsabilidade e o gosto pelo trabalho em equipe; Relacionar

Leia mais

PLANEJAMENTO Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental II Prof(a).: Jeane

PLANEJAMENTO Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental II Prof(a).: Jeane Disciplina: Matemática Série: 6º Ano Ensino: Fundamental II Prof(a).: Jeane 1ª UNIDADE EIXOS COGNITIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES Contagem 1. Números pra quê? H 1 ( Reconhecer, no contexto social, diferentes

Leia mais

A IMPORTÂNCIA EM REALIZAR O ENEM

A IMPORTÂNCIA EM REALIZAR O ENEM A IMPORTÂNCIA EM REALIZAR O ENEM J. A. T. Schulz 1, L. Tres 2, R. Zanette 2 RESUMO: Este artigo tem por finalidade demonstrar a importância do ENEM na sociedade e as mudanças que ele traz, por exemplo,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE ALTO Rua Dr. Raul da Rocha Medeiros, nº Monte Alto - Fone: (16) Estado de São Paulo

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE ALTO Rua Dr. Raul da Rocha Medeiros, nº Monte Alto - Fone: (16) Estado de São Paulo PROCESSO SELETIVO 002/2015 EDITAL DE RETIFICAÇÃO A Prefeitura Municipal de Monte Alto, Estado de São Paulo, por intermédio da Prefeita Municipal Silvia Aparecida Meira, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA OBJETIVOS: 1ª Série

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA OBJETIVOS: 1ª Série DISCIPLINA DE MATEMÁTICA OBJETIVOS: 1ª Série Compreender os conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas que permitam a ele desenvolver estudos posteriores e adquirir uma formação científica geral.

Leia mais

Matemática e suas Tecnologias: Matemática

Matemática e suas Tecnologias: Matemática Matemática e suas Tecnologias: Matemática Centro Educacional Sesc Cidadania Planejamento Anual 2018 Professor (a): Heloísa Andréia de Macedo Bezerra Série: 1ª Série Disciplina: Matemática I 1.1 - Observar

Leia mais

Matriz de Referência da área de Matemática Ensino Médio

Matriz de Referência da área de Matemática Ensino Médio Matriz de Referência da área de Matemática Ensino Médio C1 Utilizar o conhecimento sobre números e suas representações em situações relacionadas a operações matemáticas, grandezas e unidades de medidas.

Leia mais

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Integrados

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Integrados Conteúdo Programático Cursos Técnicos Integrados Especificações das Provas Disciplinas da prova objetiva Nº questões Pesos Total de pontos Língua Portuguesa 15 2 30 Matemática 15 2 30 Total 30-60 Prova

Leia mais

MATEMÁTICA NÍVEL MÉDIO

MATEMÁTICA NÍVEL MÉDIO MATEMÁTICA NÍVEL MÉDIO 1. CONJUNTOS 1.1. Representação e relação: pertinência, inclusão e igualdade. 1.2. Operações: união, intercessão, diferença e complementar. 1.3. Conjuntos numéricos: Naturais, Inteiros,

Leia mais

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE MATEMÁTICA NO ENEM ENEM (CADERNO AZUL) , 154, 172, 162, , 160, 157, , , 157, 177

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE MATEMÁTICA NO ENEM ENEM (CADERNO AZUL) , 154, 172, 162, , 160, 157, , , 157, 177 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE MATEMÁTICA NO ENEM COMPETÊNCIA Competência de área 1 Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. HABILIDADE H1 - Reconhecer, no contexto

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 2ª Rosemeire Meinicke /Gustavo Lopes 6º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 2 Foco: Os conjuntos numéricos Construir significados para os números naturais, inteiros,

Leia mais

PLANEJAMENTOS ANUAIS

PLANEJAMENTOS ANUAIS ESTADO DO MARANHÃO UNIDADE REGIONAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS CENTRO DE ENSINO GOV. JOÃO CASTELO-PASTOS BONS PLANEJAMENTOS ANUAIS ANO LETIVO: 2016 DISCIPLINAS: TURNO(S): TURMAS: PROFESSOR: PLANO ANUAL DE ENSINO

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2018 (05/02 a 18/05) PROFESSOR (A): LUCIANO CARLOS DE

Leia mais

Avaliação Diagnóstica do E M 2012

Avaliação Diagnóstica do E M 2012 valiação iagnóstica do M 2012 3a. série Matemática e suas tecnologias ISTRIUIÇÃO GRTUIT VOLUM 2 2.º SMSTR valiação iagnóstica M 2012 Questão 1 lternativa: O total de combinações possíveis é 6 60. ompetência

Leia mais

Avaliação Diagnóstica Matriz de Referência

Avaliação Diagnóstica Matriz de Referência SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE INFORMAÇÕES E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS SUPERINTENDÊNCIA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Avaliação Diagnóstica

Leia mais

Apresentação Prof. Hugo Gomes

Apresentação Prof. Hugo Gomes Apresentação Apresentação do curso O que é o Radix? Qual o diferencial do curso? Qual o objetivo do curso? Informações complementares Pré-Aula Aulas elementares Aulas Atividades semanais Monitoria Informações

Leia mais

PLANEJAMENTO Disciplina: Matemática Série: 7º Ano Ensino: Fundamental Prof.:

PLANEJAMENTO Disciplina: Matemática Série: 7º Ano Ensino: Fundamental Prof.: Disciplina: Matemática Série: 7º Ano Ensino: Fundamental Prof.: II ) Compreensão de fenômenos 1ª UNIDADE Números inteiros (Z) 1. Números positivos e números negativos 2. Representação geométrica 3. Relação

Leia mais

Avaliação Diagnóstica do E M 2012

Avaliação Diagnóstica do E M 2012 valiação iagnóstica do M 01 3a. série Matemática e suas tecnologias ISTRIUIÇÃO GRTUIT VOLUM 1 1.º SMSTR Questão 1 Volume de água evaporado: 500 50 0,1 = 1 500 litros. ompetência de área : Utilizar o conhecimento

Leia mais

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática Eduardo 3ª 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Competência

Leia mais

Matemática e suas tecnologias

Matemática e suas tecnologias Matemática e suas tecnologias Fascículo 1 Módulo 1 Teoria dos conjuntos e conjuntos numéricos Noção de conjuntos Conjuntos numéricos Módulo 2 Funções Definindo função Lei e domínio Gráficos de funções

Leia mais

A MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E O NOVO ENEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE/RS

A MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E O NOVO ENEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE/RS A MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E O NOVO ENEM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE/RS Educação Matemática no Ensino Médio Ana Paula de Souza Colling 1 Maria Adelina Raupp

Leia mais

Matriz de Referência da área de Matemática Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Matemática Ensino Fundamental Matemática EF Matriz de Referência da área de Matemática Ensino Fundamental C1 Utilizar o conhecimento numérico para operar e construir argumentos ao interpretar situações que envolvam informações quantitativas.

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º

Leia mais

SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A

SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A Relatório de Desempenho: Simulado Enem 1ª Aplicação - 2016 SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A Gerado em: 28/11/2016 às 17h 49min SIA:

Leia mais

ÁREA DA MATEMÁTICA: MATEMÁTICA 1ª SÉRIE 1-MATEMÁTICA

ÁREA DA MATEMÁTICA: MATEMÁTICA 1ª SÉRIE 1-MATEMÁTICA ÁREA DA MATEMÁTICA: MATEMÁTICA 1ª SÉRIE 1-MATEMÁTICA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Matemática Carga Horária Anual DIURNO: 110h OBJETIVO: Ser e interpretar tabelas, gráficos em situações diversas.

Leia mais

Relação de ordem em IR. Inequações

Relação de ordem em IR. Inequações Relação de ordem em IR. Inequações Relação de ordem em IR Inequações Reconhecer propriedades da relação de ordem em IR. Definir intervalos de números reais. Operar com valores aproximados de números reais.

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2017 (06/02 a 28/04) PROFESSOR (A): Luciano Carlos De

Leia mais

Projeto Pedagógico do Curso. de Formação Inicial e Continuada (FIC) em. Matemática Básica. Modalidade: presencial

Projeto Pedagógico do Curso. de Formação Inicial e Continuada (FIC) em. Matemática Básica. Modalidade: presencial Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Matemática Básica Modalidade: presencial Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Matemática Básica Modalidade:

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Gabarito Simulado Enem 3 a série (2 o dia) 2015

Gabarito Simulado Enem 3 a série (2 o dia) 2015 Gabarito Simulado Enem 3 a série (2 o dia) 2015 834732215 Linguagens, códigos e suas tecnologias Questões 91 a 135 OPÇão língua inglesa (questões 91 a 95) 91 E 92 C 93 E 94 A 95 B estrangeiras modernas

Leia mais

E.E. SENADOR LUIZ NOGUEIRA MARTINS ATPC 11 DE AGOSTO 2017 PC: ANA LUCIA FAZANO PARTE 2

E.E. SENADOR LUIZ NOGUEIRA MARTINS ATPC 11 DE AGOSTO 2017 PC: ANA LUCIA FAZANO PARTE 2 E.E. SENADOR LUIZ NOGUEIRA MARTINS A MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO - MATEMÁTICA A MRA/SARESP é um recorte do Currículo de Matemática. Ela reúne um conjunto de habilidades as quais se espera terem

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Palavras-chave: Competências; habilidades; resolução de problemas.

Palavras-chave: Competências; habilidades; resolução de problemas. AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA: TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Camilla da Rosa Leandro (Bolsista PUIC) 1 Diva Marília Flemming (Profa. Orientadora) 2 INTRODUÇÃO Na Educação é frequente,

Leia mais

PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO

PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO EB 2.3 DE SÃO JOÃO DO ESTORIL 2016/17 MATEMÁTICA PERFIL DO ALUNO PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO /DOMÍNIOS NUMEROS E OPERAÇÕES NO5 GEOMETRIA E MEDIDA GM5 ALG5 ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO

Leia mais

Cuidado! Use com responsabilidade.

Cuidado! Use com responsabilidade. Aula Inicial 2017 Aluno ou Estudante? Cuidado! Use com responsabilidade. Ensino Médio Formação Profissional ou Trampolim para a Universidade Ou ambos. Plano de Ensino Matemática 1º ano 1º ano - Matemática

Leia mais

EDITAL Nº042/2014-PROEXT/UEAP

EDITAL Nº042/2014-PROEXT/UEAP GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO O Reitor da Universidade do Estado do Amapá, no uso das atribuições legais que lhes são conferidas pelo Decreto Estadual

Leia mais

Programação de Conteúdos de Matemática SPE Ensino Médio REGULAR 2013

Programação de Conteúdos de Matemática SPE Ensino Médio REGULAR 2013 Programação de Conteúdos de Matemática SPE Ensino Médio REGULAR 2013 1ª série - volume 1 1. Conjuntos - Conceito de conjunto - Pertinência - Representação de um conjunto - Subconjuntos - União de conjuntos

Leia mais

PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO

PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO EB 2.3 DE SÃO JOÃO DO ESTORIL MATEMÁTICA PERFIL DO ALUNO PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO TEMAS/DOMÍNIOS NUMEROS E OPERAÇÕES NO5 Números racionais não negativos 1. Efetuar operações com

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO OFERTADO, VAGAS E MODALIDADE

CURSO DE GRADUAÇÃO OFERTADO, VAGAS E MODALIDADE Processo Seletivo FAESP A FAESP - Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná, através da Comissão Organizadora do Processo Seletivo, regulamentadas pela Parecer 98/99 do CNE e Portarias 1120 e 1449/MEC,

Leia mais

ANÁLISE DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO NOVO ENEM (2009 á 2012): REFLEXÕES PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA

ANÁLISE DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO NOVO ENEM (2009 á 2012): REFLEXÕES PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA ANÁLISE DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO NOVO ENEM (2009 á 2012): REFLEXÕES PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA Márcio Urel Rodrigues UNEMAT/Universidade do Estado de Mato Grosso urelrodrigues@gmail.com Resumo

Leia mais

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Produção de Texto - Gênero Textual Conto As 4 operações Situações- problemas (Raciocínio lógico matemático) Gráficos e tabelas Fração (leitura, representação,

Leia mais

Programa Anual MATEMÁTICA EXTENSIVO

Programa Anual MATEMÁTICA EXTENSIVO Programa Anual MATEMÁTICA EXTENSIVO Os conteúdos conceituais de Matemática estão distribuídos em 5 frentes. A) Equações do 1º e 2º graus; Estudo das funções; Polinômios; Números complexos; Equações algébricas.

Leia mais

MATEMÁTICA ENEM 2009

MATEMÁTICA ENEM 2009 MATEMÁTICA ENEM 2009 29 de agosto PROF. MARCELO CÓSER Essa apresentação pode ser baixada em http://www.marcelocoser.com.br. DESAFIO DO NOVO ENEM: Aliar habilidades/competências a conteúdos específicos

Leia mais

6º ano 1 o TRIMESTRE

6º ano 1 o TRIMESTRE ESCOLA ESTADUAL DE BOA VISTA E.F. Disciplina: Matemática Curso: Ensino Fundamental Anos: 6º, 7º, 8º e 9º anos Professores: Eliane R. Vicente Ano Letivo: 2012 II JUSTIFICATIVA PLANO DE TRABALHO DOCENTE

Leia mais

2ª série do Ensino Médio

2ª série do Ensino Médio 2ª série do Ensino Médio Geometria Plana Cálculo de Áreas e Relações na Circunferência. Polígonos Regulares, Polígonos Inscritos na Circunferência e Trigonometria. Relações Métricas no Triângulo Retângulo

Leia mais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Ano de escolaridade: 7º Área curricular disciplinar de Matemática 1. Números inteiros Números naturais Números primos e números compostos. Múltiplos e divisores de um número natural. Decomposição de um

Leia mais

VESTIBULAR UFSC/2019 RELATÓRIO DA PROVA DE INGLÊS (PROVA 1 AMARELA)

VESTIBULAR UFSC/2019 RELATÓRIO DA PROVA DE INGLÊS (PROVA 1 AMARELA) VESTIBULAR UFSC/2019 RELATÓRIO DA PROVA DE INGLÊS (PROVA 1 AMARELA) A prova de Matemática do Vestibular/2019 foi elaborada de forma a acompanhar as tendências e necessidades do ensino atual da matemática

Leia mais

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Eduardo e Ana 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 3 Foco: Espaço e Forma Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO OFERTADO, VAGAS E TURNO

CURSO DE GRADUAÇÃO OFERTADO, VAGAS E TURNO Processo Seletivo FAESP A FAESP - Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná, através da Comissão Organizadora do Processo Seletivo, regulamentadas pela Parecer 98/99 do CNE e Portarias 1120 e 1449/MEC,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CÂMPUS INCONFIDENTES PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CÂMPUS INCONFIDENTES PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS CÂMPUS INCONFIDENTES PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº. 17/2014 MANUAL DO CANDIDATO 2015/1 CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Vestibular UnB: O que esperar da prova? PROFESSOR: Henrique de Faria

Vestibular UnB: O que esperar da prova? PROFESSOR: Henrique de Faria MATEMÁTICA Vestibular UnB: O que esperar da prova? PROFESSOR: Henrique de Faria Quais são os tipos de itens? Tipo A certo ou errado (+1 ou -1 ponto) Tipo B número de 000 a 999 (+2 pontos ou 0 pontos) Tipo

Leia mais

Quadro de conteúdos MATEMÁTICA

Quadro de conteúdos MATEMÁTICA Quadro de conteúdos MATEMÁTICA 1 Apresentamos a seguir um resumo dos conteúdos trabalhados ao longo dos quatro volumes do Ensino Fundamental II, ou seja, um panorama dos temas abordados na disciplina de

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2017 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 2º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA HABILIDADES CONTEÚDOS Reconhecer, no contexto social, diferentes

Leia mais

Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares

Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares Objetivos: Revisar e ensinar conceitos de matemática básica e os assuntos que mais caem no ENEM; Buscar a compreensão do aluno quanto aos enunciados das questões

Leia mais

Matriz de Referência de matemática 9º ano do ensino fundamental

Matriz de Referência de matemática 9º ano do ensino fundamental Matriz de Referência de matemática 9º ano do ensino fundamental D01 D02 D03 Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. Identificar propriedades

Leia mais

TEMA I: Interagindo com os números e funções

TEMA I: Interagindo com os números e funções 31 TEMA I: Interagindo com os números e funções D1 Reconhecer e utilizar característictas do sistema de numeração decimal. D2 Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção de resultados na resolução

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 MATEMÁTICA (2º ciclo)

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 MATEMÁTICA (2º ciclo) (2º ciclo) 5º ano Operações e Medida Tratamento de Dados Efetuar com números racionais não negativos. Resolver problemas de vários passos envolvendo com números racionais representados por frações, dízimas,

Leia mais

Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental

Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental MATEMÁTICA - 5º EF Matriz de Referência de Matemática* SAEPI Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações

Leia mais

1º ANO ENSINO MÉDIO EXAMES FINAIS 2017

1º ANO ENSINO MÉDIO EXAMES FINAIS 2017 1º ANO ENSINO MÉDIO EXAMES FINAIS 2017 MATÉRIA CONTÉUDO LITERATURA Conteúdos das apostilas 1, 2, 3 e 4 Obras: Claro enigma Iracema Memórias póstumas de Brás Cubas GRAMÁTICA Apostilas 1 a 4 REDAÇÃO Estrutura

Leia mais

MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS

MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS MATRIZES DE REFERÊNCIA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS: ENSINO FUNDAMENTAL I ANOS INICIAIS II. Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto Estabelecer relação

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA PROVA FLORIPA MATEMÁTICA - 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA PROVA FLORIPA MATEMÁTICA - 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA - 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL T1 - RECONHECIMENTO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES. C1. Mobilizar ideias, conceitos e estruturas relacionadas à construção do significado dos números e suas representações.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR CURSO: GRADUAÇÃO: REGIME: DURAÇÃO: INTEGRALIZAÇÃO: MATEMÁTICA LICENCIATURA SERIADO ANUAL - NOTURNO 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS MÍNIMO: 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS A) TEMPO TOTAL MÁXIMO: 07

Leia mais

Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Competência de área 1 - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para

Leia mais

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Competência de área 1 - Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. H1 - Reconhecer, no contexto social, diferentes

Leia mais

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 2ª Ana e Eduardo 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos. Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.

Leia mais

VESTIBULAR DE VERÃO /1 1º ADITAMENTO - EDITAL Nº 02/2018

VESTIBULAR DE VERÃO /1 1º ADITAMENTO - EDITAL Nº 02/2018 VESTIBULAR DE VERÃO - 2019/1 1º ADITAMENTO - EDITAL Nº 02/2018 A Faculdade de Tecnologia SENAI Londrina, instituição integrante das Faculdades da Indústria do Sistema FIEP, em conformidade com a Lei nº

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA CEI ZONA SUL ROTEIRO DE ESTUDO 3º ANO (MATUTINO) ROTEIRO DA AV1 (1º TRIMESTRE) OBJETO DO CONHECIMENTO

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA CEI ZONA SUL ROTEIRO DE ESTUDO 3º ANO (MATUTINO) ROTEIRO DA AV1 (1º TRIMESTRE) OBJETO DO CONHECIMENTO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA CEI ZONA SUL ROTEIRO DE ESTUDO 3º ANO (MATUTINO) ROTEIRO DA AV1 (1º TRIMESTRE) ÁREA DE CONHECIMENTO LCT DISCIPLINAS L. PORTUGUESA/LITERATURA OBJETO DO CONHECIMENTO Variação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DOS 2º E 3º CICLOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DOS 2º E 3º CICLOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DOS 2º E 3º CICLOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA Sem prejuízo do legalmente estabelecido e sujeito aos critérios aprovados

Leia mais

ANO LETIVO. Ingresso de alunos(as) 1ª a 3ª série

ANO LETIVO. Ingresso de alunos(as) 1ª a 3ª série ANO LETIVO 2019 Ingresso de alunos(as) 1ª a 3ª série PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA 2019 Reunião de pais Fazer inscrição, pelo telefone 3165 2266, para a reunião de pais e candidatos(as), de acordo com as

Leia mais

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais. ANEXO I I. EIXOS COGNITIVOS a) Dominar linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. b) Compreender

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1. Compreensão de textos diversos: Textos verbais e não verbais;

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ( Aprovados em Conselho Pedagógico de 25 de outubro de 2016 ) AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE CÓD. 152 870 No caso específico

Leia mais

CURSO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE PROPOSTA CURRICULAR GRADE 2010 ATUALIZADA EM 2015

CURSO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE PROPOSTA CURRICULAR GRADE 2010 ATUALIZADA EM 2015 CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CURITIBA Rua Frederico Maurer, 3015 - Boqueirão Curitiba Paraná Fone: 3276-9534 CURSO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE PROPOSTA CURRICULAR GRADE 2010

Leia mais