Entrevista sobre o Programa Kulto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Entrevista sobre o Programa Kulto"

Transcrição

1 Entrevista sobre o Programa Kulto Ficha de Identificação Nome: Rute Gil Empresa: Estado do Sítio Cargo/Função: Produtora e Guionista Programa: Kulto Questões 1. Qualidade - Na sua opinião, o que pode ser considerado qualidade em televisão em referência aos programas dedicados ao público infanto-juvenil? A qualidade define-se mediante a resposta a uma check-list de pressupostos: 1) O programa interessa ao target? Fala da sua realidade? Fala a mesma linguagem do que o target? 2) O programa enquadra-se dentro dos parâmetros pedagógicos e também de entretenimento útil para o target? 3) O que acrescenta? O que traz de novo? 4) É suficientemente abrangente para interessar as crianças de todas as classes socioculturais e zonas geográficas do país? 5) Promove valores como: multiculturalismo, empreendedorismo, inovação, inclusão, escolhas conscientes, identificação etc.? 6) Posiciona-se como uma escolha alternativa e que não é imposta? Etc, etc.

2 Considera que a A:2, actual RTP 2, emite uma programação de qualidade? Se sim, por quê? Sim, porque aposta na qualidade em detrimento da ditadura das audiência e tem sabido inovar na escolha com uma grelha abrangente, interessante e com qualidade. A produção do programa Kulto tem por base parâmetros de qualidade? Se sim, poderia explicar brevemente quais são eles? Sim. A Kulto posiciona-se como Guia de Sobrevivência para a Entrada na Adolescência e tem como objectivo mostrar aos tweenies que perante a panóplia de decisões e de escolhas que emergem de todos os lados, há caminhos que não implicam o mainstream. A Kulto promove muitos dos valores que norteiam os programas curriculares do target, aposta na inovação, no diálogo e na relação de proximidade. Do ponto de vista editorial (linguístico e temático), o programa procura ser o mais acurado possível. Na abordagem, procuramos sempre ser honestos com o target e ajudá-los na formação da sua personalidade, respeitando a diversidade e a diferença de opiniões. Considera que o Kulto consegue cumprir com a qualidade que se espera de um programa de uma estação de serviço público dedicado ao público infanto-juvenil? Se sim, por quê? Sim, porque a Kulto acaba por ser um espaço onde quem manda são os telespectadores que assistem, interagindo através do portal e de outros projectos da marca. A Kulto não se substitui aos pais ou professores, mas dá uma ajuda, ouvindo o que de facto importa para estes jovens, aconselhandoos de forma não paternalista e bem-humorada. Na Kulto, abordamos temas comportamentais, escolares, de gestão financeira, apelamos ao empreendedorismo, e ainda oferecemos entretenimento útil e direccionado. Tudo isto num pacote muito atraente graficamente e com uma linguagem unificadora e simbólica para esta geração.

3 Indique 3 atributos considerados relevantes no que diz respeito à qualidade de um programa de televisão: Adequação ao target; inovação na forma como veicula uma mensagem; promoção de valores. 2. Temas - Como são seleccionados e tratados os temas a serem abordados no programa? Alguns são sugeridos pelos telespectadores através de envio de comentários, sugestões ou perguntas; outros são sugeridos, através de reunião editorial, tendo como base os programas curriculares, a actualidade, as inovações tecnológicas, ou, de uma forma mais abrangente, formas de estar na vida (tendências, escolhas). - A equipa de produção tem algum tipo de preocupação em contribuir para gerar a reflexão e, consequentemente, o debate de ideias quando da escolha e abordagem dos temas? Estas questões são pensadas quando da escolha dos temas e das reportagens, ou é apenas uma consideração teórica que não se efectiva na prática? Todas as opções editoriais, como rubricas, ou reportagens, são abordadas em reunião editorial de alinhamento. Estas reuniões procuram sempre responder aos nossos pressupostos de qualidade e ao que no fundo define o programa. - Quais os critérios utilizados na selecção e na preparação das reportagens? A inovação, a novidade, a opinião dos telespectadores. Na selecção da grande parte das reportagens de rua, a Kulto dá voz ao target para dizer o que pensa

4 sobre determinado assunto, como se fosse um Tempo de Antena exclusivo para os telespectadores. Temos em conta a diversidade de assuntos que interessam ao target, os objectivos que nos propusemos, e as sugestões do canal onde emitimos que vêm sempre ao encontro do que pretendemos com este programa. 3. Público - A que público se destina o Kulto e de que forma se procura conquistálo? A Kulto destina-se a rapazes e raparigas de ambos os sexos, dos sete aos 13 anos, mas esta faixa acaba por estender-se um pouco também para os adolescentes. Como marca, a Kulto tem uma estratégia de comunicação que aposta nas novas tecnologias: um portal, uma rádio com podcast, um consultório virtual, um canal de vídeos, etc. A Kulto procurar conquistar esta audiência através da forma como aborda os conteúdos acima citados: com sinceridade, sentido de humor, proximidade e alguma ironia. O programa tenta promover a participação do público em algumas de suas rubricas. - Qual é a resposta efectiva do público no que diz respeito ao envio de vídeos? Ao que parece, a maioria dos vídeos exibidos não são enviados por crianças e adolescentes portugueses. É um facto que ainda existe alguma resistência dos mais novos a esta forma de interactividade. Normalmente, os vídeos que recebemos são realizados para passatempos, ou seja, se se trata de ganhar, os jovens participam activamente. Curiosamente, estas rubricas são das mais queridas, porque por um lado suscitam admiração e identificação, por outro também apelam ao sentido de humor e de ridículo, tão basilar neste target.

5 4. Formato O Kulto pretende ser um programa informativo e divertido, algumas vezes fazendo uso do humor para transmitir as suas mensagens audiovisuais. - Qual é a intenção da equipa de produção na elaboração do formato deste programa? Em termos de produção audiovisual, o Kulto é muito mais do que o programa de televisão, tendo como referência a revista impressa e o desenvolvimento de seus conteúdos em outros suportes, como o website e a rádio Kulto. - Qual é o objectivo principal deste projecto e como são trabalhadas as diferentes estratégias de comunicação pela equipa de produção? NR. 5. Serviço público - Na sua opinião, como a RTP2 poderia agir para alcançar maiores parcelas do público infanto-juvenil? Porque, sendo um canal de serviço público, seria interessante se conseguisse contribuir ainda mais no desenvolvimento da consciência crítica das crianças e adolescentes. NR.