DIREITO PREVIDENCIÁRIO PARA O CONCURSO DO INSS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO PREVIDENCIÁRIO PARA O CONCURSO DO INSS"

Transcrição

1 DIREITO PREVIDENCIÁRIO PARA O CONCURSO DO INSS Primeira Parte Elementos básicos do Direito Previdenciário Célio Cruz Marcos Elesbão Mapas mentais Resumos esquematizados Legislação previdenciária atualizada Questões de concursos anteriores CESPE/UnB Primeira edição - Outubro/2015

2 Direito Previdenciário Célio Cruz e Marcos Elesbão 2 NOTAS SOBRE OS AUTORES Célio Rodrigues da Cruz Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS/RS. Procurador Federal Professor especialista em concursos públicos. Professor de Direito da Seguridade Social dos cursos de pós-graduação em Direito Previdenciário da Faculdade Baiana - Salvador/BA e da Escola Superior da Magistratura Trabalhista da 6.ª Região - Recife/PE. Ex-Coordenador-Geral da Procuradoria-Geral do INSS. Ex-Auditor Fiscal da Previdência Social. Marcos Elesbão Procurador do Estado de Pernambuco. Professor especialista em concursos públicos. Professor de Direito Previdenciário do Curso Sagres.

3 Direito Previdenciário Célio Cruz e Marcos Elesbão 3 APRESENTAÇÃO Este livro digital foi organizado com o objetivo de abordar os aspectos essenciais da Seguridade Social e do Direito Previdenciário, a fim de preparar os candidatos ao concurso público destinado ao provimento dos cargos de técnico do seguro social e de analista do seguro social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A metodologia é pautada na interpretação da legislação previdenciária atualizada, com apresentação de resumos dos conteúdos relevantes, mapas mentais e provas de concursos públicos anteriores, classificadas por assunto. A obra foi dividida em três partes: Primeira parte Elementos básicos da Seguridade Social e do Direito Previdenciário aborda uma visão geral dos assuntos mais cobrados nos últimos concursos públicos do INSS, com noções introdutórias. O objetivo é descrever de forma sintética os institutos básicos da Seguridade Social e do Direito Previdenciário, a fim de facilitar a aprendizagem. Segunda parte Aprofundamento de Direito Previdenciário aprofunda o estudo de Direito Previdenciário, com uma abordagem didática que facilita a compreensão de assuntos relevantes e complexos. Apresenta a legislação previdenciária atualizada e o mapa do concurso do INSS, indicando os assuntos mais cobrados nos últimos concursos públicos do INSS. Terceira parte Caderno de questões de Direito Previdenciário apresenta provas de concursos públicos anteriores, classificadas por assunto e com alguns comentários, com destaques para as questões do CESPE/UnB (atualmente denominada de CEBRASPE). Desejamos a todos os leitores bons estudos e muito sucesso, obtendo êxito no concurso público.

4 Direito Previdenciário Célio Cruz e Marcos Elesbão 4 SUMÁRIO Introdução 1. Seguridade Social 1.1 Conceituação e abrangência. 1.2 Organização da seguridade social. 1.3 Princípios constitucionais da seguridade social. 1.4 Regimes previdenciários. 1.5 Origem e evolução legislativa da seguridade social. 1.6 Questões de concursos 2. Legislação Previdenciária 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.3 Aplicação das normas previdenciárias Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3. Regime Geral de Previdência Social 3.1 Filiação e inscrição. 3.2 Segurados obrigatórios - conceitos, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.3 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.4 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 3.5 Questões de concursos anteriores Observação: Ver os demais capítulos na versão completa. Clique no link abaixo e conheça o Curso de Direito Previdenciário completo: INSCRIÇÕES ABERTAS!

5 Direito Previdenciário Célio Cruz e Marcos Elesbão 5 1 SEGURIDADE SOCIAL 1.6 Questões de concursos 1.1 Conceituação e abrangência da Seguridade Social (ver arquivo 1) 1.2 Organização da seguridade social (ver arquivo 1) 1.3 Princípios constitucionais (ver arquivo 2) 1.4 Regimes previdenciários (ver arquivo 2) 1.5 Origem e evolução legislativa da Seguridade Social 1.6 Questões de concursos - Capítulo 1 - Seguridade Social 1. (CESPE/TRT21 - Analista - Execução de Mandados Item 103) Em relação à história da previdência no Brasil, julgue o item. Com a criação do Instituto Nacional do Seguro Social, foram unificados, nesse instituto, todos os órgãos estaduais de previdência social. 2. (CESPE/INSS- Perito Médico Item 111) Acerca da estrutura dada pela CF e pelas normas infraconstitucionais à seguridade social, julgue o item. É perfeitamente admissível que se estabeleça uma base única de financiamento para a seguridade social, desde que a administração do sistema se mantenha democrática e descentralizada. 3. (CESPE/INSS- Perito Médico Item 112) Acerca da estrutura dada pela CF e pelas normas infraconstitucionais à seguridade social, julgue o item. É vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos beneficiários do RGPS, ressalvados os casos de atividades exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física e quando se tratar de segurados portadores de necessidades especiais, nos termos definidos em lei complementar. 4. (CESPE/INSS- Técnico Item 91) Acerca de princípios da seguridade social, julgue o item.

6 Direito Previdenciário Célio Cruz e Marcos Elesbão 6 Pelo fato de serem concedidos independentemente de contribuição, os benefícios e serviços prestados na área de assistência social prescindem da respectiva fonte de custeio prévio. 5. (CESPE/INSS- Técnico Item 73) Julgue o item. A previdência tem caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão tripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores e do governo nos órgãos colegiados. 6. (CESPE/DPU- Defensor Item 122) Em relação aos institutos de direito previdenciário, julgue o item. A Lei Eloy Chaves (Decreto Legislativo n.º 4.682/1923), considerada o marco da Previdência Social no Brasil, criou as caixas de aposentadoria e pensões das empresas de estradas de ferro, sendo esse sistema mantido e administrado pelo Estado. 7. (CESPE/TCE-BA- Procurador Item 96) Julgue o item, a respeito da seguridade social. Na evolução da previdência social brasileira, o modelo dos institutos de aposentadoria e pensão, que abrangiam determinadas categorias profissionais, foi posteriormente substituído pelo modelo das caixas de aposentadoria e pensão, que eram criadas na estrutura de cada empresa. 8. (CESPE/DPE-CE - Defensor Item186) julgue o item. No ordenamento jurídico brasileiro, a seguridade social, assim como sua abrangência, foi positivada pela Constituição Federal de 1988, que contém todas as ações de Estado a serem realizadas nas áreas sociais, especificamente: assistência e previdência social, saúde, combate à fome e educação fundamental. 9. (CESPE/INSS - Analista Item 37) Em relação à seguridade social brasileira, sua organização e seus princípios, julgue o item.

7 Direito Previdenciário Célio Cruz e Marcos Elesbão 7 O princípio da distributividade na prestação de benefícios e serviços tem sua expressão maior na área de saúde, dado o amplo alcance conferido pela intensa utilização do Sistema Único de Saúde. 10. (CESPE/INSS Analista Item 39) Em relação à seguridade social brasileira, sua organização e seus princípios, julgue o item. De acordo com o princípio da uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais, uma das condições para a aposentadoria por idade do trabalhador rural é a exigência de que atinja 65 anos de idade, se homem, ou 60 anos de idade, se mulher. 11. (CESPE/PGE-ES - Procurador Item 90) Acerca da base para a organização da seguridade social, conforme previsto na Constituição brasileira, julgue o item. A administração da seguridade social possui caráter democrático mediante gestão quadripartite, com a participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do governo nos órgãos colegiados. 12. (CESPE/INSS - Analista Item 91) Julgue o item. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social. 13. (CESPE/CORREIOS - Analista Item 104) Com relação à seguridade social e à previdência social brasileiras, julgue o item. As caixas de aposentadorias e pensões (CAP) consistiram nas primeiras medidas legais de proteção aos trabalhadores. A obrigatoriedade de criação das CAPs foi estabelecida pela Lei Eloy Chaves. 14. (CESPE/CORREIOS - Analista Item 109) Com relação à seguridade social e à previdência social brasileiras, julgue o item.

8 Direito Previdenciário Célio Cruz e Marcos Elesbão 8 O termo seguridade social expressa, primordialmente, a garantia da prestação de benefícios previdenciários aos trabalhadores com vínculo formal de trabalho. 15. (CESPE/TRT 21 - Analista - Execução de Mandados Item 101) Em relação à história da previdência no Brasil, julgue o item. As atuais regras constitucionais impedem que os municípios tenham seus próprios institutos de previdência. GABARITO CESPE CAPÍTULO 1 - SEGURIDADE SOCIAL 1.ERRADA 2.ERRADA 3.CERTA 4.ERRADA 5.ERRADA 6.ERRADA 7.ERRADA 8.ERRADA 9.ERRADA 10.ERRADA 11.CERTA 12.CERTA 13.CERTA 14- ERRADA 15- ERRADA

9 Direito Previdenciário Célio Cruz e Marcos Elesbão 9 CONCURSO DO INSS O concurso do INSS foi autorizado em junho de 2015 e será organizado pelo Cebraspe, conhecido mais como Cespe/UnB. Serão 800 vagas para técnico do seguro social (nível médio) e 150 para analista do seguro social, com graduação em serviço social. O Universo de Estudo e o Curso Sagres lançaram o Curso de Direito Previdenciário, a fim de preparar você que vai fazer o concurso público destinado ao provimento dos cargos de técnico do seguro social e de analista do seguro social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Curso de Direito Previdenciário é ministrado pelos professores Célio Cruz e Marcos Elesbão, totalmente online, por meio de videoaulas e e- books com resumos, mapas mentais e cadernos de questões de concursos anteriores, classificadas por assunto. Clique no link abaixo e conheça o Curso de Direito Previdenciário: INSCRIÇÕES ABERTAS!

10 Direito Previdenciário Célio Cruz e Marcos Elesbão 10 1 O que será entregue no Curso de Direito Previdenciário? Primeira parte Elementos básicos da Seguridade Social e do Direito Previdenciário Dez módulos com os institutos básicos da Seguridade Social e do Direito Previdenciário com um total aproximado de 30 videoaualas; Um e-book com resumos e mapas mentais de assuntos básicos de Direito Previdenciário; Caderno de questões de Direito Previdenciário classificadas por assunto. Segunda parte Aprofundamento de Direito Previdenciário Dez módulos de Direito Previdenciário com um total aproximado de 20 videoaualas; Um e-book com resumos e mapas mentais de assuntos relevantes de Direito Previdenciário; Caderno da legislação previdenciária atualizada; Caderno de questões de Direito Previdenciário classificadas por assunto e com alguns comentários. Terceira parte Revisão geral de Direito Previdenciário Dez módulos de resolução de questões de Direito Previdenciário com um total aproximado de 15 videoaualas; Caderno de questões de Direito Previdenciário classificadas por assunto e com alguns comentários; Videoaulas complementares para responder às principais dúvidas de alunos participantes do curso; Mapa do concurso do INSS no tocante ao Direito Previdenciário.

11 Direito Previdenciário Célio Cruz e Marcos Elesbão 11 2 Qual é o período do Curso? O aluno poderá assistir aos videoaulas até a data da realização do concurso público do INSS autorizado em 2015, limitado a um prazo de um ano a contar da aquisição do curso, caso o concurso não seja realizado nesse prazo. 3 Como funciona o Curso? Acesso online ao site do curso com login e senha; Aulas online gravadas para assistir quantas vezes quiser; Os materiais complementares (resumos, mapas mentais, legislação e caderno de questões) serão disponibilizados por meio de livros digitais em formato pdf (e-book); Tudo será entregue paulatinamente; Caso ocorra alteração no edital ou na legislação previdenciária, serão disponibilizados novos videoaulas e materiais complementares com as devidas atualizações (garantia de atualização até um ano da aquisição).

12 Prsor CÉLIO CRUZ Para quem é destinado? Direito Previdenciário Célio Cruz e Marcos Elesbão 12 4 Qualquer pessoa que tenha interesse em aprender o Direito Previdenciário, principalmente aquelas que tenham interesse em fazer o concurso público do INSS ou outro concurso que cobre o Direito Previdenciário. Curta as páginas abaixo e comente (fan page no facebook): Aprenda Previdenciário Professor CÉLIO CRUZ Clique no link abaixo e conheça o Curso de Direito Previdenciário: INSCRIÇÕES ABERTAS!