AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AZEITÃO Avaliação Educação Pré-Escolar º Período. Departamento Pré-Escolar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AZEITÃO Avaliação Educação Pré-Escolar º Período. Departamento Pré-Escolar"

Transcrição

1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AZEITÃO Avaliação Educação Pré-Escolar º Período Departamento Pré-Escolar

2 Introdução Da análise dos resultados da avaliação realizada às 123 crianças que integram as 5 salas de educação pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Azeitão, referentes às áreas de conteúdo propostas nas Metas de Aprendizagem, emanadas do Ministério da Educação, as educadoras obtiveram informações importantes sobre as crianças, o que permite apresentar os seguintes resultados:

3 Formação Pessoal e Social A E.A N.A. FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL percentagem 94,22 5,60 0,18 Esta área foi avaliada segundo 9 itens. Verificou-se que: 94,22% desses itens foram adquiridos; LEGENDA: ADQUIRIDO (A) EM AQUISIÇÃO (EA) NÃO ADQUIRIDO (NA) 5,60% dos itens que se encontram em fase de aquisição referem-se, essencialmente à dificuldade que algumas crianças ainda demonstram no cumprimento das regras da sala e na capacidade de terminar a atividade em tempo útil; 0,18% dos itens não adquiridos, estão relacionados com a dificuldade de relacionamento adequado entre os pares.

4 Expressões 1 A E.A N.A. A E.A N.A. A E.A N.A. A E.A N.A. MUSICAL / DANÇA MOTORA DRAMÁTICA / TEATRO PLÁSTICA EXPRESSÕES 95,47 4,53 93,60 6,40 99,60 0,40 96,16 3,84 LEGENDA: ADQUIRIDO (A) EM AQUISIÇÃO (EA) NÃO ADQUIRIDO (NA) Na área das expressões onde estão incluídas a expressão musical/dança, motora, dramática/teatro e plástica verifica-se que devido a maior parte das crianças já adquiriu as competências necessárias ao nível da desinibição, assim como na capacidade da concretização das tarefas devido à diversidade de estratégias utilizadas.

5 Expressões 1 A E.A N.A. A E.A N.A. A E.A N.A. A E.A N.A. MUSICAL / DANÇA MOTORA DRAMÁTICA / TEATRO PLÁSTICA EXPRESSÕES 95,47 4,53 93,60 6,40 99,60 0,40 96,16 3,84 Contudo, podemos constatar que algumas competências ainda estão em aquisição. Música/Dança 4,53 %, -item relacionado com a reprodução de sons, memorização e canto de canções com diferentes ritmos. Motora 6,40 %. - item da Lateralidade definida e da representação da figura humana. Dramática/Teatro 0,40%. Esta percentagem é pouco significativo mas está relacionado com a inibição de algumas crianças em se expor em grande grupo.

6 Expressões 1 A E.A N.A. A E.A N.A. A E.A N.A. A E.A N.A. MUSICAL / DANÇA MOTORA DRAMÁTICA / TEATRO PLÁSTICA EXPRESSÕES 95,47 4,53 93,60 6,40 99,60 0,40 96,16 3,84 LEGENDA: ADQUIRIDO (A) EM AQUISIÇÃO (EA) NÃO ADQUIRIDO (NA) Expressão plástica 3,84 %. Item modelagem de figuras reconhecíveis, utilização dos materiais de forma adequada.

7 MATEMÁTICA A E.A N.A. MATEMÁTICA 93,71 6,29 LEGENDA: ADQUIRIDO (A) EM AQUISIÇÃO (EA) NÃO ADQUIRIDO (NA) Esta área foi avaliada segundo 7 itens. 93,71% dos itens foram adquiridos; 6,29% dos itens encontram-se em fase de ser adquiridos, e tem a ver com os itens - resolução de problemas; na identificação de figuras geométricas e na associação da quantidade ao número.

8 LINGUAGEM ORAL ABORDAGEM À ESCRITA Esta área foi avaliada segundo 7 itens. 93,49% de itens foram adquiridos; A E.A N.A. LINGUAGEM ORAL ABORDAGEM À ESCRITA 93,49 6,51 LEGENDA: ADQUIRIDO (A) EM AQUISIÇÃO (EA) NÃO ADQUIRIDO (NA) 6,51% dos itens em aquisição itens: reconhecer a escrita como código de comunicação, dificuldade na articulação das palavras, saber escutar.

9 CONHECIMENTO DO MUNDO A E.A N.A. CONHECIMENTO DO MUNDO 94,72 5,28 Esta área está avaliada segundo 5 itens. 94,72% dos itens foram adquiridos; LEGENDA: ADQUIRIDO (A) EM AQUISIÇÃO (EA) NÃO ADQUIRIDO (NA) 5,28% dos itens estão em fase de adquisição: noções temporais, curiosidade e desejo em aprender.

10 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO A E.A N.A. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 19,20 0,80 Esta área está representada por 2 itens % de itens foram adquiridos; LEGENDA: ADQUIRIDO (A) EM AQUISIÇÃO (EA) NÃO ADQUIRIDO (NA) 19,20% dos itens que estão, ainda, em fase de adquisição referem-se às dificuldades demonstradas no manuseamento do rato e no desligar e ligar o computador; 0,80% dos itens que não foram adquiridos: item relacionado com aceder a programas.

11 Percentagme de Adquiridos - Globais 1 FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL EXPRESSÕES LINGUAGEM ORAL ABORDAGEM À ESCRITA MATEMÁTICA CONHECIMENTO DO MUNDO TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Série1 94,22 96,21 93,49 93,71 94,72

12 Conclusões A análise estatística dos resultados da avaliação na educação pré-escolar, ao longo do presente ano letivo, permite aferir que todas as turmas continuam a apresentar uma percentagem elevada de crianças com competências adquiridas nas diferentes áreas de conteúdo. Na Área de Formação Pessoal e Social verificou-se neste período que deixou de ser uma das mais frágeis. No entanto as crianças ainda revelam alguma imaturidade ao nível da interacção entre pares; no cumprimento das regras da sala e na capacidade de terminar uma atividade em tempo útil. Ao nível das Expressões: Musical/Dança: as crianças memorizaram e cantam canções simples, revelando evolução na reprodução de sons, no entanto algumas manifestam mais dificuldades na movimentação ao som de ritmos diferentes. Expressão Motora: registou-se uma progressiva evolução nos movimentos largos, na coordenação rítmica e no esquema corporal, no entanto existem ainda crianças com dificuldades em coordenar os movimentos largos, (como por exemplo: subir e descer escadas em corrida) e apresentam ainda pouca coordenação oculo-motora (como por exemplo: pegar corretamente no lápis). Dramática/Teatro: as crianças interagem com os outros em jogos simbólicos e criam os seus próprios jogos em atividades de faz de conta, mas existem umas mais inibidas e com menos capacidade de comunicação. Expressão Plástica: é de referir que todas as crianças são capazes de representar a figura humana, embora algumas o façam de forma rudimentar, apresentando desenhos com grafismos pouco elaborados e/ou revelando dificuldades em modelar figuras reconhecíveis.

13 Na Área da Linguagem oral e Abordagem à Escrita a falta de maturidade linguística de algumas crianças e as dificuldades que apresentam ao nível da articulação de alguns sons, levando a que as crianças necessitem de um acompanhamento de um terapeuta da fala, reflete que esta tenha sido uma das áreas que apresentou uma percentagem mais baixa. Na Área da Matemática embora os resultados se revelem positivos, foi também uma das áreas que apresentou uma percentagem menor, pois os alunos ainda demonstram algumas dificuldades na resolução de problemas; na identificação de figuras geométricas e na associação da quantidade ao número. Na Área do Conhecimento do mundo as crianças manifestaram interesse contínuo em conhecer e compreender o mundo que os rodeia, no entanto revelam alguma dificuldade na aquisição das noções temporais. A Área das Tecnologias da Informação e Comunicação é a que apresenta a menor percentagem, uma vez que só este ano é que esta área foi tida em conta na avaliação das crianças.

14 Resultados Pré- Escolar / (%) (%) (%) 2010/ / / /2014 (%) Média obtida nas áreas 98,25 97,45 89,45 93,44 Meta (2015/2016) 89,55 89,55 89,55 89,55 Os resultados gerais obtidos este ano letivo são significativos, uma vez que ultrapassaram na globalidade, as metas fixadas no PE (89, 60% - 93,44%), refletindo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no Departamento em colaboração com todas as outras estruturas.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AZEITÃO Avaliação Educação Pré-Escolar º Período. Departamento Pré-Escolar

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AZEITÃO Avaliação Educação Pré-Escolar º Período. Departamento Pré-Escolar AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AZEITÃO Avaliação Educação Pré-Escolar 2013-2014 1º Período Departamento Pré-Escolar Introdução A avaliação realizada nas diferentes áreas de conteúdo às 125 crianças pertencentes

Leia mais

Escola: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Escola: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS e Comunicação Formação Pessoal e Social Escola: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS Nome: Idade: 4 anos Sala: Educação pré-escolar Ano letivo / 1º período Assiduidade Presenças: Faltas: Sabe o seu nome e idade.

Leia mais

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIA Construção da identidade e da auto estima

Leia mais

D E PA R TA M E N TO D O 1. º C I C L O

D E PA R TA M E N TO D O 1. º C I C L O Agrupamento de Escolas da Moita 171311 Sede Escola Secundária da Moita D E PA R TA M E N TO D O 1. º C I C L O Os Critérios de Avaliação para o 1.º ciclo do Ensino Básico foram definidos de acordo com

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: Nível 1 PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Viviane Bhoes Identidade e Autonomia * Reconhecer colegas e professores pelo nome; * Ampliar

Leia mais

Jardim de Infância Professor António José Ganhão

Jardim de Infância Professor António José Ganhão Jardim de Infância Professor António José Ganhão Jardim de Infância da Lezíria Jardim de Infância do Centro Escolar de Samora Correia Jardim de Infância do Centro Escolar de Porto Alto Jardim de Infância

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E DE APOIO À FAMILIA. Ano letivo 2016/2017

PLANIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E DE APOIO À FAMILIA. Ano letivo 2016/2017 Ano letivo 2016/2017 ATIVIDADE DE EXPRESSÃO MOTORA 1º/2º/3º Período Deslocamentos e - Desenvolver a coordenação - Realização de corrida e transposição de obstáculos; Participação e equilíbrios motora global

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 1º PERÍODO COMPETÊNCIAS/OBJECTIVOS ESPECÍFICAS/DESCRITORES DESEMPENHO PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL ÁREA CONTEÚDOS

PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 1º PERÍODO COMPETÊNCIAS/OBJECTIVOS ESPECÍFICAS/DESCRITORES DESEMPENHO PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL ÁREA CONTEÚDOS PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO ANO LECTIVO 2011/2012 PRÉ-ESCOLAR Ano de Escolaridade: 4 ANOS PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL ÁREA CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS/OBJECTIVOS ESPECÍFICAS/DESCRITORES DESEMPENHO 1º PERÍODO FORMAÇÂO

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 1º PERÍODO COMPETÊNCIAS/OBJECTIVOS ESPECÍFICAS/DESCRITORES DESEMPENHO PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL

PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 1º PERÍODO COMPETÊNCIAS/OBJECTIVOS ESPECÍFICAS/DESCRITORES DESEMPENHO PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO ANO LECTIVO 2014/2015 PRÉ-ESCOLAR Ano de Escolaridade: 4 ANOS PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL ÁREA CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS/OBJECTIVOS ESPECÍFICAS/DESCRITORES DESEMPENHO 1º PERÍODO FORMAÇÂO

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 1º PERÍODO COMPETÊNCIAS/OBJECTIVOS ESPECÍFICAS/DESCRITORES DESEMPENHO PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL

PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 1º PERÍODO COMPETÊNCIAS/OBJECTIVOS ESPECÍFICAS/DESCRITORES DESEMPENHO PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO ANO LECTIVO 2015/2016 PRÉ-ESCOLAR Ano de Escolaridade: 4 ANOS PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL ÁREA CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS/OBJECTIVOS ESPECÍFICAS/DESCRITORES DESEMPENHO 1º PERÍODO FORMAÇÂO

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Azeitão Avaliação Pré escolar, 1º,2º e 3º Ciclos º Período. Avaliação externa 9º Ano

Agrupamento de Escolas de Azeitão Avaliação Pré escolar, 1º,2º e 3º Ciclos º Período. Avaliação externa 9º Ano Agrupamento de Escolas de Azeitão Avaliação Pré escolar, 1º,2º e 3º Ciclos 2015-2016 3º Período Avaliação externa 9º Ano Observatório de qualidade Responsável: Luís Rendas Pré Escolar Percentagem 10 Resultados

Leia mais

Plano Anual - Pré - Escolar II. (4 anos de idade)

Plano Anual - Pré - Escolar II. (4 anos de idade) Plano Anual - Pré - Escolar II (4 anos de idade) Conhecimento do Mundo. Aquisição de noções espaciais (Ex: em cima/em baixo, dentro/fora, perto/longe, atrás/à frente).. Conhecimento de elementos dos seus

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Agrupamento de Escolas de Azeitão Agrupamento de Escolas de Azeitão Avaliação Educação Pré-Escolar 2015-2016 1º Período Departamento Pré-Escolar INTRODUÇÃO Após a avaliação das 118 crianças, que integram os dois jardins de infância da

Leia mais

Planificação Curricular 1º Período Lectivo 2010/2011

Planificação Curricular 1º Período Lectivo 2010/2011 Planificação Curricular 1º Período Lectivo 2010/2011 Prática Pedagógica Supervisionada I Supervisor Científico e Pedagógico: Fernanda Rodrigues Instituição de Intervenção: EB1/JI Dr. João dos Santos Jardim

Leia mais

01/01/2018 a 21/06/2019. Indicadores. Identificação de imagens observação do eu e do outro.

01/01/2018 a 21/06/2019. Indicadores. Identificação de imagens observação do eu e do outro. Outubro Crianças Autonomia e Responsabilidade Janeiro e Fevereiro FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Outubro a Dezembro Conhecimento de Si Outubro e Plano Individual Idade: 2 Anos Nome: Criança exemplo Data de

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Atitudes e Valores Comum às disciplinas: Português, Matemática, Estudo do Meio, Educação

Leia mais

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil de aprendizagens específicas do aluno à saída 1.º Ciclo do Ensino Básico Tendo em atenção as características estruturais e humanas das Escolas

Leia mais

Documento de critérios de avaliação

Documento de critérios de avaliação Disciplina - PORTUGUÊS Metas curriculares (Despacho n.º 5122/2013, de 16 de abril) As Metas Curriculares identificam a aprendizagem essencial a realizar, tendo por base os conteúdos do programa em vigor.

Leia mais

CURRÍCULO DISCIPLINAR

CURRÍCULO DISCIPLINAR CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 4º ANO 1º CEB 4º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2017/18: 1º Período 64 2º Período 55 170 dias letivos 3º Período 51 PORTUGUÊS DOMÍNIO: ORALIDADE

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES. Ano letivo 2016/2017

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES. Ano letivo 2016/2017 Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES Ano letivo 2016/2017 4.º Ano Disciplina Domínios/Blocos Conteúdos Instrumentos de Avaliação Calendarização EXPRESSÃO

Leia mais

Planificação anual da Educação Préescolar

Planificação anual da Educação Préescolar Planificação anual da Educação Préescolar Ano letivo 2015/2016 Introdução A planificação de atividades nasce da intencionalidade educativa do trabalho do educador. Planear atividades não pode ser confundido

Leia mais

Formação Pessoal e Social

Formação Pessoal e Social e Formação Pessoal e Social Escola: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS Nome: Idade: 5 anos Sala: Educação pré-escolar Ano letivo / 1º período Assiduidade Presenças: Faltas: Identifica relações de parentesco (mais

Leia mais

EB1 com PE e Creche da Quinta Grande

EB1 com PE e Creche da Quinta Grande EB1 com PE e Creche da Quinta Grande Ano letivo 2016/17 Critérios de Avaliação para o 1.º Ciclo As fichas de avaliação das áreas curriculares disciplinares são cotadas de forma quantitativa, numa escala

Leia mais

Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia

Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia Formação Pessoal e Social-Independência/Autonomia 9% 91% EA- em aquisição A- adquirido Gráfico 2 Formação Pessoal e Social- Convivência Democrática/ Cidadania 9% 91% EA- em aquisição A- adquirido Gráfico

Leia mais

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola-sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola-sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul 161780 Escola-sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2017/2018 1. Modalidades de Avaliação Avaliação Diagnóstica

Leia mais

REUNIÃO DE ARTICULAÇÃO PRÉ- ESCOLAR E DOCENTES DO 1º ANO DO 1ºCEB

REUNIÃO DE ARTICULAÇÃO PRÉ- ESCOLAR E DOCENTES DO 1º ANO DO 1ºCEB REUNIÃO DE ARTICULAÇÃO PRÉ- ESCOLAR E DOCENTES DO 1º ANO DO 1ºCEB DIA 11 DE SETEMBRO DE 2013 O9H30 Os saberes atuais só têm sentido se estiverem articulados com os anteriores e perspetivarem os posteriores

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR Mês: fevereiro Tema: Carnaval Área Domínio Subdomínio/ Especificidade Componente Aprendizagens a promover Atividades Recursos Avaliação Formação Pessoal e Social Expressão e comunicação Educação física

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento Orientador: Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar PRÉ-ESCOLAR Na Educação Pré-escolar os conteúdos

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Departamento da Educação Pré-Escolar Planificação Mensal Ano Letivo 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Departamento da Educação Pré-Escolar Planificação Mensal Ano Letivo 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Departamento da Educação Pré-Escolar Planificação Mensal Ano Letivo 2015/2016 MÊS: maio Área de Conteúdo Domínio Objetivos Estratégias Formação Pessoal e Social

Leia mais

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 3.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 3.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 3.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos Produzir um discurso oral com correção Produzir

Leia mais

Creche Mundo das Crianças 2013/ /15

Creche Mundo das Crianças 2013/ /15 A Creche é uma Instituição onde se desenvolve vários serviços, como a alimentação, higiene, repouso e a concretização de várias atividades, sempre com a colaboração dos Pais/Encarregados de Educação. As

Leia mais

Plano Geral - Pré - Escolar -

Plano Geral - Pré - Escolar - Plano Geral - Pré - Escolar - - Linguagem Oral e Abordagem à Escrita -. Ser capaz de participar/manter um diálogo;. Ser capaz de se expressar em diferentes contextos;. Ser capaz de negociar a distribuição

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 1º Ano

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 1º Ano 1.º ano Ano letivo 2015-2016 CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 1º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2015/2016 1º Período 64 2º Período 52 163 dias letivos 3º Período 47 Português Domínio:

Leia mais

CURRÍCULO DISCIPLINAR

CURRÍCULO DISCIPLINAR Ano Letivo: 2017/2018 CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 2º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2017/2018 1º Período 64 2º Período 55 170 dias letivos 3º Período 51 Português Domínio:

Leia mais

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE ATIVIDADES SALA 1 AREAS OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS MATERIAS/HUMANOS

CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU PLANO ANUAL DE ATIVIDADES SALA 1 AREAS OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS MATERIAS/HUMANOS AREAS OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS MATERIAS/HUMANOS SOCIO-AFETIVO PSICO-MOTOR Estabelecer uma relação afetiva com base no seu desenvolvimento global; Favorecer a compreensão da sua relação com os outros;

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios.

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios. T DEPARTAMENTO 1.º CEB CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 4.º ano PONDERAÇÃO -, Fazer (Cognitivo)-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PINHEL OFERTAFORMATIVA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PINHEL OFERTAFORMATIVA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PINHEL OFERTAFORMATIVA Oferta Formativa Pré-escolar No ensino pré-escolar não existe um currículo formal, as Orientações Curriculares bem como as Metas de Aprendizagem para a

Leia mais

A avaliação no 1º Ciclo do Ensino Básico

A avaliação no 1º Ciclo do Ensino Básico DEPARTAMENTO DO 1º CICLO Aprovados em reunião do Departamento do 1º ciclo no dia 06 de outubro de 2016. A avaliação no 1º Ciclo do Ensino Básico Ano letivo 2016/2017 A Avaliação no 1º Ciclo 1. Objetivos

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 1º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2012/2013 Ano letivo 2012/2013 1 PORTUGUÊS Manual adotado: ALFA Editora: Porto Editora Oralidade Oralidade Oralidade - Respeitar as regras

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO PARA O

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO PARA O CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO PRÉ-ESCOLAR 1/11 De acordo com a Circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007, de 17 de Outubro da DGIDC (Gestão do Currículo na Educação Pré-escolar) a avaliação é um elemento

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação DEPARTAMENTO Pré Escolar ANO LETIVO 2018/2019 DISCIPLINA ANO 3,4,5 anos Critérios Específicos de Avaliação 1. ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Relaciona-se com as outras crianças Relaciona-se com os adultos

Leia mais

Partir á descoberta!

Partir á descoberta! Partir á descoberta! TEMA:Partir á descoberta! EDUCADORA DE INFÂNCIA: Deolinda Alves AUXILIARES DE AÇÃO EDUCATIVA: Paula Santos e Ondina Gomes ANO ESCOLAR 2018/2019 Página 1 de 7 AREAS OBJETIVOS ESTRATÉGIAS

Leia mais

DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR RELATÓRIO DO SUCESSO EDUCATIVO

DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR RELATÓRIO DO SUCESSO EDUCATIVO Agrupamento de Escolas de Vouzela DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR RELATÓRIO DO SUCESSO EDUCATIVO 2014-2015 O processo de avaliação das crianças dos jardins - de - infância rege-se pelo estipulado

Leia mais

FICHA DE OBSERVAÇÃO DO GRUPO DE CRIANÇAS

FICHA DE OBSERVAÇÃO DO GRUPO DE CRIANÇAS FICHA DE OBSERVAÇÃO DO GRUPO DE CRIANÇAS Jardim-de-Infância de: Benavente Faixa Etária: 4 anos Observador: Elisabete Cruz Período de observação: 3 manhãs por semana de 18 de Outubro a 18 de Novembro de

Leia mais

Sala: 12 meses aos 24 meses Educadora: Idalina Barros

Sala: 12 meses aos 24 meses Educadora: Idalina Barros Sala: 12 meses aos 24 meses Educadora: Idalina Barros CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Observar e explorar activamente o seu meio

Leia mais

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 Português Oralidade Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender e construir

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO ORIENTAÇÕES PARA A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Orientações Curriculares A educação pré-escolar contempla

Leia mais

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Auto-Avaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Autoavaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido EA Em

Leia mais

Boletim Estatístico 1º Período

Boletim Estatístico 1º Período Boletim Estatístico 1º Período Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade Mesão Frio Ano Letivo 2017 2018 AEPAN A Educação na (Re)Construção de um Futuro Melhor Preâmbulo O presente boletim

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Critérios de Avaliação Departamento de Educação Pré - Escolar 2018/2019 Agrupamento de Escolas de Miraflores Aprovado em reunião de Conselho Pedagógico em Julho de 2018 As principais orientações normativas

Leia mais

Departamento da Educação Pré-Escolar. Perfil de Aprendizagens Específicas, no final dos 3 Anos

Departamento da Educação Pré-Escolar. Perfil de Aprendizagens Específicas, no final dos 3 Anos DGEstE Direção de Serviços da Região Norte Agrupamento de Escolas LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código 152213 Departamento da Educação Pré-Escolar Ano Letivo 2016/2017 Perfil de Aprendizagens Específicas,

Leia mais

Boletim Estatístico 2º Período

Boletim Estatístico 2º Período Boletim Estatístico 2º Período Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade Mesão Frio Ano Letivo 2017 2018 AEPAN A Educação na (Re)Construção de um Futuro Melhor Preâmbulo O presente boletim

Leia mais

Metas de aprendizagem Conteúdos Período

Metas de aprendizagem Conteúdos Período Domínio: Atividades Físicas Subdomínio: Ginástica (Meta 1) Perícia e manipulação. Deslocamentos e equilíbrios. Subdomínio: Jogos (Meta 2) Jogos ajustando a iniciativa própria e as qualidades motoras na

Leia mais

Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães Departamento Curricular do 1º Ciclo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 1º CICLO - Ano letivo 2017/2018

Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães Departamento Curricular do 1º Ciclo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 1º CICLO - Ano letivo 2017/2018 Disciplina: PORTUGUÊS Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães Avaliação das aprendizagens 90 % Instrumentos de avaliação Oralidade Compreensão e Expressão oral Leitura e Escrita Leitura fluente

Leia mais

Nome do Aluno: Data de Nascimento: / / EA EM APRENDIZAGEM S - SIM NO NÃO OBSERVADO N - NÃO. 1. Área de Formação Pessoal e Social

Nome do Aluno: Data de Nascimento: / / EA EM APRENDIZAGEM S - SIM NO NÃO OBSERVADO N - NÃO. 1. Área de Formação Pessoal e Social 4 Anos Nome do Aluno: Data de Nascimento: / / Momentos de Avaliação A Educadora de Infância O Encarregado de Educação 1º Período / / 2º Período / / 3º Período / / Código de Avaliação S - SIM N - NÃO EA

Leia mais

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar

Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar Anexo 1 Critérios Gerais de Avaliação da Educação Pré-Escolar CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Modalidades de Avaliação: Diagnóstica Autoavaliação Formativa Terminologia de Avaliação: A Adquirido NA- Não Adquirido

Leia mais

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios.

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios. T DEPARTAMENTO 1.º CEB CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 3.º ano PONDERAÇÃO -, Fazer (Cognitivo)-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Exercício de compreensão oral 1 : um por período; Exercício de expressão oral 2 : um por período; Registo de leitura

Exercício de compreensão oral 1 : um por período; Exercício de expressão oral 2 : um por período; Registo de leitura DISCIPLINA: PORTUGUÊS AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS 90 % DOMÍNIOS Oralidade Compreensão e Expressão oral Leitura e Escrita Leitura fluente Exercício de compreensão oral : um por período; Exercício de expressão

Leia mais

Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019

Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019 Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO PERFIL DO ALUNO DOMÍNIOS Níveis de Avaliação DRAMÁTICA/ TEATRO Identifica,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 3º Ano

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 3º Ano Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico Currículo Disciplinar do 3º Ano CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 3º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2016/17:

Leia mais

ANEXO 5 ANO LECTIVO 2008/2009 GRELHA DE AVALIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO (5 ANOS)

ANEXO 5 ANO LECTIVO 2008/2009 GRELHA DE AVALIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO (5 ANOS) ANEXO 5 ANO LECTIVO 2008/2009 GRELHA DE AVALIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO (5 ANOS) Nome da criança: Data de nascimento: / / Idade: Data: / / Tomei conhecimento: (o encarregado de educação) A educadora: I ÁREA

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 4.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 4.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 4.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Utilizar técnicas para registar e reter

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 4B NOME DO PROJETO: A matemática no nosso dia a dia. PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade da turma em aprender

Leia mais

Matrizes Curriculares

Matrizes Curriculares Matrizes Curriculares 2018-2019 Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe - Cacia ÍNDICE Educação Pré-Escolar 2 1º ciclo do ensino Básico 3 1º e 2º Ano de Escolaridade 3 3º e 4º Ano de Escolaridade 4

Leia mais

Instituto Superior de Educação e Ciências Data: Junho Lista de Verificação de Competências

Instituto Superior de Educação e Ciências Data: Junho Lista de Verificação de Competências ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Diz o nome completo Verbaliza sentimentos Tem uma atitude global autónoma Utiliza a casa de banho sozinho Veste-se sozinho Utiliza corretamente os talheres Age por iniciativa

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA I DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL horas. Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL horas. Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Serena Silva EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 2017 20 horas Maternal II A/Matutino CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE Início:

Leia mais

Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H

Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H Educação Infantil Proposta Pedagógica H H H Em 2006, a Escola Alemã Corcovado iniciou o processo de construção do Currículo por Competências. A Educação Infantil acompanha este processo através da reelaboração

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Expressões 3º ano Ano Letivo 2017/2018

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Expressões 3º ano Ano Letivo 2017/2018 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Ciclo Planificação Anual de Expressões ano Ano Letivo 2017/2018 Expressão Plástica Construções sugeridas Recorte e colagem Cartazes Impressão sugeridas Recorte

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DISCIPLINAS Departamento de 1.º Ciclo CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1º ANO ANO LETIVO 2014/ 15 PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO COMPREENSAO DO ORAL: Escutar para aprender e construir

Leia mais

Boletim Estatístico 2º Período

Boletim Estatístico 2º Período Boletim Estatístico 2º Perío Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade Mesão Frio Ano Letivo 2016 2017 AEPAN O Saber Ocupa um Lugar, na construção Amanhã Sustentável! Preâmbulo O presente

Leia mais

Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta

Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta Elaborado pela Educadora de Infância Helena Rodrigues Plano Anual de Atividades Introdução O Plano Anual de Atividades

Leia mais

PLANO CURRICULAR 1º Ano PORTUGUÊS Domínios Descritores de Desempenho

PLANO CURRICULAR 1º Ano PORTUGUÊS Domínios Descritores de Desempenho PLANO CURRICULAR Ano de Escolaridade: PORTUGUÊS Oralidade Escutar os outros e esperar pela sua vez para falar. Reconhecer padrões de entoação e ritmo. Falar de forma audível articulando corretamente palavras.

Leia mais

Sala: Berçário/transição Educadora: Idalina Barros

Sala: Berçário/transição Educadora: Idalina Barros Sala: Berçário/transição Educadora: Idalina Barros CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Observar e explorar activamente o seu meio

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano. Ano letivo: 2017/2018. Expressão Físico- Motora

Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano. Ano letivo: 2017/2018. Expressão Físico- Motora Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano Ano letivo: 2017/2018 Calendarização Bloco/Conteúdos N.º de aulas Expressão Físico- Motora Ginástica - Realização de habilidades gímnicas básicas em

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 1.º Ciclo PORTUGUÊS

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 1.º Ciclo PORTUGUÊS PORTUGUÊS Oralidade Leitura e escrita Iniciação à Educação Literária Gramática - Fichas de avaliação 50% - Outros: fichas de trabalho (trabalho individual, trabalhos de grupo, trabalhos de pesquisa, ditados,

Leia mais

Informação Prova de Equivalência à Frequência. Data: 3 de maio de 2017

Informação Prova de Equivalência à Frequência. Data: 3 de maio de 2017 Informação - Prova de de Expressões Artísticas e Físico-Motoras: Prova Escrita Expressão e Educação Plástica Prova Prática Expressão e Educação Musical, Expressão e Educação Dramática e Expressão e Educação

Leia mais

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES

ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Educação Pré-escolar PLANIFICAÇÃO 3º PERÍODO 3 e 4 ANOS ÁREAS OBJETIVOS ATIVIDADES - Atividades na sala e no exterior; - Pequenos registos individuais e coletivos;

Leia mais

PROJETO. Justificativa do Projeto

PROJETO. Justificativa do Projeto PROJETO Turma: 3B Nome da professora: Geiza Morais Rosendo Nome do Projeto: O que tem no coração do Amazonas? Período do Projeto: 1º trimestre Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa do Projeto O projeto

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4B Nome da professora: Jamile Silva de Sá Nome do Projeto: Quando eu crescer, quero ser? Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 Todos quando crianças sonham em

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Juliana Vaz CARGA HORÁRIA TURMA/TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 36 horas Jardim II A e B/Integral 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P

Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P Avaliação Diagnóstica PLÁSTICA- Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P CAPACIDE DE E COMUNICAÇÃO Subdomínio: Produção e Criação Reproduzir vivências

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Jardim I A - Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Educação Pré-Escolar. Expressão e Comunicação

Educação Pré-Escolar. Expressão e Comunicação Educação Pré-Escolar ÁREAS DE CONTEÚDO Formação Pessoal e Social INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO - Construção da identidade e autoestima - Independência e autonomia - Consciência de si como aprendente - Convivência

Leia mais

Departamento da Educação Pré-Escolar. Perfil de Aprendizagens Específicas, no final dos 4 Anos

Departamento da Educação Pré-Escolar. Perfil de Aprendizagens Específicas, no final dos 4 Anos DGEstE Direção de Serviços da Região Norte Agrupamento de Escolas LEONARDO COIMBRA FILHO, PORTO Código 152213 Departamento da Educação Pré-Escolar Ano Letivo 2016/2017 Perfil de Aprendizagens Específicas,

Leia mais

Plano Curricular para a Educação Pré-Escolar ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL

Plano Curricular para a Educação Pré-Escolar ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL COMPONENTES APRENDIZAGENS A PROMOVER Construção da Identidade e Autoestima - Conhecer e aceitar as suas características pessoais e a sua identidade social e cultural,

Leia mais

Saber cuidar de si e responsabiliza-se pela sua segurança e bem-estar.

Saber cuidar de si e responsabiliza-se pela sua segurança e bem-estar. FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Ficha de Idade: 3 Anos Nome: Criança exemplo Data de nascimento: 01/01/2015 1º Período Presenças: 66 Faltas: 0 Data avaliação: 31/12/2018 Ano letivo: 2018 / 2019 Construção da

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO. Ano Letivo 2018 / º ano de escolaridade

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO. Ano Letivo 2018 / º ano de escolaridade CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO Ano Letivo 2018 / 2019 1º ano de escolaridade Áreas de competência (Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória) A - Linguagens e Textos C - Raciocínio e Resolução

Leia mais

Ano Letivo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Ano Letivo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Ano Letivo 2013-2014 Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Fevereiro Janeiro Dezembro Novembro Setembro Outubro Áreas

Leia mais