O ESPIRITISMO E O ANTIGO TESTAMENTO:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O ESPIRITISMO E O ANTIGO TESTAMENTO:"

Transcrição

1 O ESPIRITISMO E O ANTIGO TESTAMENTO:

2 ESAÚ E JACÓ

3 NA CODIFICAÇÃO ESPÍRITA, Allan Kardec não incluiu o Velho Testamento, e não foi por acaso. Os espíritas devem se dedicar ao estudo da codificação que não inclui, se não, algumas referências bíblicas. Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da humanidade. (Allan Kardec)

4 AS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS (CARTAS MAGNAS)

5 O VELHO TESTAMENTO (BÍBLIA) É uma coletânea de livros hebraicos com um panorama histórico do judaísmo primitivo. Os cinco primeiros livros constituem o Pentateuco e se referem à formação e organização do povo judeu, após a fuga do Egito e a conquista de Canaã. São atribuídos a Moisés, mas, não foram escritos por ele, porque relatam até sua própria morte. A palavra de DEUS não está na Bíblia, mas na natureza, traduzida em suas leis!

6 BÍBLIA: É o plural grego de biblion que introduz a ideia de livro; coleção de livros. Foi traduzida para o latim por S. Gerônimo e denominada Sacra Scriptura, Sacra Volumina, vulgata latina ou simplesmente Scriptura. O PENTATEUCO é constituído pelos livros: 1 - Gênesis, 2 - Êxodo, 3- Levítico, 4- Números e 5 -Deuteronômio. 1 GÊNESIS: Origem, criação, geração; no início, no começo, no princípio. 2 ÊXODO: quer dizer saída, partida ou emigração.

7 BÍBLIA: 3 LEVÍTICO: Contem as leis e os regulamentos concernentes aos Levitas, que eram descendentes da tribo de Levi; 4 NÚMEROS: Recebeu esse nome por causa dos dois recenseamentos relatados no livro; 5 - DEUTERONÔMIO: Segundo a Lei ; no original hebraico leva o nome de Devarim, literalmente, Palavras; Estas palavras que Moisés falou.

8 Na lei mosaica há duas partes distintas: A LEI DE DEUS: Promulgada no monte Sinai, que é invariável, porque é perfeita. A LEI CIVIL OU DISCIPLINAR: Decretada por Moisés é apropriada aos costumes e ao caráter do povo e modifica-se com o tempo. (E.S.E. I/) A LEI DE DEUS, conhecida também como o DECÁLOGO, está formulada nos dez mandamentos seguintes: (Ex., 20:1-17.):

9 OS DEZ MANDAMENTOS: I. Eu sou o Senhor, vosso DEUS, que vos tirei do Egito, da casa da servidão. Que puno a iniquidade dos pais, nos filhos até a terceira e quarta gerações daqueles que me aborrecem; E uso de misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. II. Não pronunciareis em vão o nome do Senhor, vosso DEUS. III. Lembrai-vos de santificar o dia de sábado.

10 OS DEZ MANDAMENTOS: IV. Honrai a vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo na terra que o Senhor vosso DEUS vos dará. V. Não mateis. VI. Não cometeis adultério. VII. Não roubeis. VIII. Não presteis falso testemunho. IX. Não desejeis a mulher do próximo. X. Não cobiceis a casa do próximo, seu servo, sua serva, seu boi, asno ou qualquer das coisas que lhe pertençam.

11 PRÁTICAS IMPENSÁVEIS EM NOSSOS DIAS: Deus ordena a Abraão matar seu filho Isaac. E, por amor a Deus, Abraão aceita. (Gên. 22:2-13) Se continuarem teimosos contra mim, atiro-me contra vós com furor e castigovos sete vezes mais ainda e terão que comer a carne dos vossos próprios filhos. (Lv 26,21.24) Deus, através de Moisés, manda apedrejar um homem até a morte só porque ele estava pegando lenha no sábado. (Núm. 15:32-36) "Feliz o homem que arrebentar os seus filhinhos de encontro às rochas". (Salmo 137:9)

12 PRÁTICAS IMPENSÁVEIS EM NOSSOS DIAS: CIRCUNCISÃO: O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações (Gn 17.12). Um escravo pode ser surrado até a morte sem punição para o seu dono, desde que o escravo não morra imediatamente". (Êx. 21:20-21) Para convencer o Faraó a libertar seu povo da escravidão, Deus envia dez pragas terríveis, que culminam na morte dos primogênitos egípcios. (Êxodo 11:12) Se um homem se deitar com uma mulher casada, ambos morrerão por apedrejamento. (Deut. 22:22)

13 NÃO VIM DESTRUIR ALEI E OS PROFETAS, MAS, CUMPRI-LOS! O céu e a terra não passarão antes que tudo o que esteja na lei seja cumprido perfeitamente! Enquanto reste um único iota e um único ponto! (Mt. V - 17 e 18.)

14 MESTRE, QUAL É O MAIOR MANDAMENTO DA LEI?" - -Amarás o Senhor teu DEUS de todo o teu coração, de todo o teu conhecimento e de todo o teu espírito: -Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo é semelhante a esse: -Amarás o teu próximo, como a ti mesmo! Toda a lei e os profetas estão contidos nesses dois mandamentos e não há outro!" (Mt. XXII, 34 a 40)

15 O ESPIRITISMO TAMBÉM NÃO VEIO DESTRUIR A LEI CRISTÃ! MAS, SIM, DAR-LHE EXECUÇÃO! Não ensina nada contrário aos ensinamentos de JESUS: Desenvolve, completa e explica, o que foi dito sob forma de parábolas. Vem cumprir, nos tempos preditos, o que o Cristo anunciou e preparar a realização das coisas futuras, como o: O CONSOLADOR PROMETIDO!

16 DEUS SEGUNDO SPNOZA

17 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 1. O Espiritismo responde, ano 6 - N de Setembro de Os evangelhos de Jesus; 3. O velho testamento. 4. Pesquisa na internet. Imagens: Internet. Incentivação: 1. Deus, segundo Spinoza 2. Esaú e Jacó; 3. Esaú e Jacó; 4. A venda de José como escravo. Organiz. Macário José. Jundiaí, fevereiro 2018.

Centro Espírita Maria Angélica

Centro Espírita Maria Angélica Centro Espírita Maria Angélica Claudio C. Conti www.ccconti.com Não vim destruir a lei ESSE, Cap. I, item 1: Não penseis que eu tenha vindo destruiralei ouosprofetas: nãoosvimdestruir, mas cumpri-los:

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

Parte Terceira Das leis morais

Parte Terceira Das leis morais Parte Terceira Das leis morais Capítulo I Da Lei divina ou natural Caracteres da lei natural Questões 614 a 618 614. Que se deve entender por lei natural? A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira

Leia mais

Moisés, o mensageiro da primeira revelação

Moisés, o mensageiro da primeira revelação Roteiro 5 Moisés, o mensageiro da primeira revelação FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo I Antecedentes do Cristianismo Objetivos

Leia mais

Homens Fundamentais. Deuteronômio A Segunda Lei

Homens Fundamentais. Deuteronômio A Segunda Lei Homens Fundamentais Deuteronômio A Segunda Lei Deuteronômio Deuteronômio, significa segunda Lei ou a segunda entrega da Lei. Muitas das pessoas que haviam estado presentes quando a Lei foi dada no monte

Leia mais

HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS

HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS 2A aula 05 Os Hebreus HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS Os hebreus eram pastores nômades da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se para a Palestina,

Leia mais

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento.

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Capítulo 2 Bibliologia Introdução Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Estudaremos os materiais utilizados: pergaminho, papiro, tipo de escrita, línguas utilizadas,

Leia mais

NÃO TERÁS OUTROS DEUSES

NÃO TERÁS OUTROS DEUSES NÃO TERÁS OUTROS DEUSES Esboço I. A AUTORIDADE DA LEI 1. A fórmula introdutória do Decálogo. 2. As partes do concerto. 3. O Senhor do universo. 4. A libertação do Egito. II. O PRIMEIRO MANDAMENTO 1. Um

Leia mais

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia:

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia: Você se sentirá mais confiante sobre seus estudos bíblicos quando vir a linha do tempo dos eventos importantes narrados na Bíblia, tiver uma compreensão dos livros que a compõem e como eles são organizados,

Leia mais

Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016

Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016 Conheça sua Bíblia - Uma visão panorâmica das Escrituras Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016 Colocamos em sua folha um gráfico que ajuda a compreender a evolução

Leia mais

DOMINGO III DA QUARESMA

DOMINGO III DA QUARESMA DOMINGO III DA QUARESMA Em vez das leituras a seguir indicadas, podem utilizar-se as do ano A, se for mais oportuno: ver adiante, p. 127-134 LEITURA I Forma longa Ex 20, 1-17 Leitura do Livro do Êxodo

Leia mais

DOMINGO III DA QUARESMA

DOMINGO III DA QUARESMA DOMINGO III DA QUARESMA Perdão Senhor «A lei foi dada por Moisés» Leitura do Livro do Êxodo Ex 20, 1-17 Naqueles dias, Deus pronunciou todas estas palavras: «Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra

Leia mais

A era dos patriarcas

A era dos patriarcas Os Hebreus Os Hebreus De todos os povos da antiguidade os hebreus talvez sejam os que mais influência cultural e religiosa nós sejamos herdeiros. Pois as raízes da cultura judaico-cristã, da qual fazemos

Leia mais

A lei do Senhor é eterna e não há homem na terra, ou da autoridade eclesiástica que pode mudar os mandamentos eternos do Senhor.

A lei do Senhor é eterna e não há homem na terra, ou da autoridade eclesiástica que pode mudar os mandamentos eternos do Senhor. Os 10 mandamentos do Senhor. Êxodo capítulo 20 * Você sabe que os 10 mandamentos é tudo o que Deus nos deixou escrito em sua própria mão?. * Você já leu a Bíblia no original 10 mandamentos, ou apenas o

Leia mais

(04/03/2018 domingo)

(04/03/2018 domingo) (04/03/2018 domingo) missaocatolica.com Observações gerais Texto adaptado para leitura em celular e indentado. Caso tenha celular com android: É recomendado o uso do leitor ezpdf reader (gratuito) para

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA Pe. Lucas- O MANDAMENTO MAIOR - Mt 22,34-40 EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM MANDAMENTO MAIOR Ao se falar em "mandamentos" - e esse tema

Leia mais

DEUTERONÔMIO Devarim = םירבד

DEUTERONÔMIO Devarim = םירבד DEUTERONÔMIO דברים = Devarim Autor e Data Autor Deuteronômio identifica o conteúdo do livro com Moisés: Estas são as palavras que Moisés falou a todo o Israel (1.1). Moisés escreveu esta Lei, e a deu aos

Leia mais

Judaísmo A mais antiga religião monoteísta. Ana Paula N. Guimarães

Judaísmo A mais antiga religião monoteísta. Ana Paula N. Guimarães Judaísmo A mais antiga religião monoteísta Ana Paula N. Guimarães O que é o judaísmo? A mais antiga religião das três principais e maiores religiões monoteístas Judaísmo Cristianismo (maior em quantidade

Leia mais

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 A Bíblia é considerado o livro mais importante dentre todos os que já foram escritos em todos os tempos e lugares, o mais editado

Leia mais

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA PANORAMA GERAL DA BÍBLIA ETERNIDADE FINAL DO NT CRIAÇÃO GÊNESIS 1-2 REDENÇÃO GÊNESIS 3 ATÉ APOCALIPSE 22 VT = O SALVADOR VIRÁ NT = O SALVADOR JÁ VEIO E VOLTARÁ DEUS REVELOU SEU PLANO E SUA VERDADE AO LONGO

Leia mais

Salmo 9:9. Salmo 9:9. Salmo 9:9. Salmo 9:9. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10

Salmo 9:9. Salmo 9:9. Salmo 9:9. Salmo 9:9. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10. Êxodo 1:1-2:10 Salmo 9:9 Salmo 9:9 Salmo 9:9 Salmo 9:9 O SENHOR é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade. O SENHOR é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade. O SENHOR

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

III DOMINGO QUARESMA

III DOMINGO QUARESMA III DOMINGO DA QUARESMA Leitura do Livro do Êxodo Ex 20,1-17 Naqueles dias, Deus pronunciou todas estas palavras: «Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egipto, dessa casa de escravidão.

Leia mais

ÊXODO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES

ÊXODO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES Êxodo ( saída ou partida ) Também é chamado de O Livro da Aliança : Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas. Por quem foi escrito (autor)? Moisés. Em qual

Leia mais

Evangelho. O maior mandamento Mateus 22:34

Evangelho. O maior mandamento Mateus 22:34 Evangelho O maior mandamento Mateus 22:34 :34-40 40 Mateus 22 34 Sabendo os fariseus que Jesus reduzira ao silêncio os saduceus, reuniram-se 35 e um deles, doutor da lei, fez-lhe esta pergunta para pô-lo

Leia mais

O PENTATEUCO. servo, além de instruções a respeito do próprio Deus e como Ele conduz o universo.

O PENTATEUCO. servo, além de instruções a respeito do próprio Deus e como Ele conduz o universo. Lição 3 O PENTATEUCO Introdução A compreensão do Pentateuco, nome dado aos 5 livros escritos por Moisés no período do êxodo de Israel (Gênesis a Deuteronômio), que traduzido significa, cinco rolos, é fundamental

Leia mais

A Aliança do povo hebreu com o Senhor

A Aliança do povo hebreu com o Senhor A Aliança do povo hebreu com o Senhor Não é fácil orientar-se numa floresta quando não se têm caminhos, nem trilhas. A Bíblia é como uma floresta e, se não conhecermos o caminho, facilmente poderemos nos

Leia mais

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO NÚMEROS

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO NÚMEROS 0 SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO NÚMEROS Professora Sara Victalino Gueiros Dodd Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata 2016 Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação,

Leia mais

A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto

A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto mais intenso é o seu amor de Deus, ou derrete ou endurece.

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA

PANORAMA GERAL DA BÍBLIA PANORAMA GERAL DA BÍBLIA ETERNIDADE FINAL DO NT CRIAÇÃO GÊNESIS 1-2 REDENÇÃO GÊNESIS 3 ATÉ APOCALIPSE 22 VT = O SALVADOR VIRÁ NT = O SALVADOR JÁ VEIO E VOLTARÁ DEUS REVELOU SEU PLANO E SUA VERDADE AO LONGO

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo)

A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo) A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo) SHAVUOT (SEMANAS) V.Quinta - 23 Maio 10 Pentecostes significa quinquagésimo Este dia é determinado contando sete semanas e mais um dia após o primeiro Sábado semanal

Leia mais

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento.

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Roteiro 2 Explicar o que caracteriza amor

Leia mais

O EVANGELHO: UMA TERAPÊUTICA INTEGRAL

O EVANGELHO: UMA TERAPÊUTICA INTEGRAL O EVANGELHO: UMA TERAPÊUTICA INTEGRAL Debate em 12/05/2012 http://www.gede.net.br OBJETIVO Perceber as Instruções do Evangelho como um caminho para a evolução; Avaliar a necessidade da prática do Evangelho

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM egunda-feira da 10ª Semana do Tempo Comum S 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 22, 34-40)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 22, 34-40) 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO A 29 de Outubro de 2017 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 22, 34-40) Naquele tempo, os fariseus, ouvindo dizer que Jesus reduzira os saduceus

Leia mais

Lição 10 para 2 de setembro de 2017

Lição 10 para 2 de setembro de 2017 Lição 10 para 2 de setembro de 2017 OS DOIS PACTOS Em Gálatas 4:21-31, Paulo apresenta a oposição entre a salvação pela fé e a salvação pelas obras usando uma alegoria: O filho da livre (Sara), em oposição

Leia mais

Gênesis 17:1 g Quando Abrão completou noventa e nove anos, o SENHOR lhe apareceu e declarou: Eu Sou El-Shaddai, Deus Todo-Poderoso, anda na minha

Gênesis 17:1 g Quando Abrão completou noventa e nove anos, o SENHOR lhe apareceu e declarou: Eu Sou El-Shaddai, Deus Todo-Poderoso, anda na minha Gênesis 17:1 g Quando Abrão completou noventa e nove anos, o SENHOR lhe apareceu e declarou: Eu Sou El-Shaddai, Deus Todo-Poderoso, anda na minha presença e sê íntegro!. Deus é. Deus é Onipotente. Apesar

Leia mais

EVANGELHO DE SÃO MATEUS Frei Ildo Perondi Autor: Mateus significa "dom de Deus" (Matatias, no hebraico) é um dos Doze

EVANGELHO DE SÃO MATEUS Frei Ildo Perondi Autor: Mateus significa dom de Deus (Matatias, no hebraico) é um dos Doze EVANGELHO DE SÃO MATEUS Frei Ildo Perondi ildo@sercomtel.com.br Autor: Mateus significa "dom de Deus" (Matatias, no hebraico) é um dos Doze Apóstolos. Foi chamado enquanto estava sentado na sua banca,

Leia mais

AUTA DE SOUZA CUR U S R O S : : N OÇÕES S B ÁS Á I S C I A C S A

AUTA DE SOUZA CUR U S R O S : : N OÇÕES S B ÁS Á I S C I A C S A CURSO: NOÇÕES BÁSICAS DOUTRINA ESPÍRITA EDITORA 1 / 12 Moisés e a 1º Grande Revelação 2 / 12 No Séc. 12 ac.libertou os Hebreus do Egito onde ficaram 500 anos como escravos. Conhecedor de toda a ciências

Leia mais

Revelar Descortinar Desvendar. Revelação - Criação - Bíblia - Jesus Cristo. Indicativa Imperativa Normativa

Revelar Descortinar Desvendar. Revelação - Criação - Bíblia - Jesus Cristo. Indicativa Imperativa Normativa Revelar Descortinar Desvendar Revelação - Criação - Bíblia - Jesus Cristo Indicativa Imperativa Normativa Deus informa a respeito de si mesmo - Quem Ele é - O que Ele fez - O que Ele está fazendo - O que

Leia mais

SUMÁRIO 1º ANO DO CURSO APRENDIZES DO EVANGELHO 2017

SUMÁRIO 1º ANO DO CURSO APRENDIZES DO EVANGELHO 2017 1º ANO DO CURSO APRENDIZES DO EVANGELHO 2017 CURSO DE RESPONSABILIDADE DO DEPARTAMENTO DE ENSINO DO CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES DE CATANDUVA DIRIGENTE NAZIK BAUAB DE ALMEIDA SILVA SUMÁRIO 1ª AULA

Leia mais

O sábado não era um mandamento para os que viveram antes da lei entregue no Monte Sinai. Também não deve ser observado hoje pelos cristãos.

O sábado não era um mandamento para os que viveram antes da lei entregue no Monte Sinai. Também não deve ser observado hoje pelos cristãos. Continuação Parte 2 O sábado não era um mandamento para os que viveram antes da lei entregue no Monte Sinai. Também não deve ser observado hoje pelos cristãos. O sábado existiu como um sinal entre Deus

Leia mais

DIGO NÃO AO MAL. Lição 1 Curso Fé 7 Resistir JARDIM. OBJETIVO Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela.

DIGO NÃO AO MAL. Lição 1 Curso Fé 7 Resistir JARDIM. OBJETIVO Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela. DIGO NÃO Lição 1 Curso Fé 7 Resistir Que a criança aprenda a resistir a todo mal que vier contra a vida dela. Então Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo. (Mateus 4.1)

Leia mais

AULA 04 PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO TURMA DE 2017 ÊXODO

AULA 04 PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO TURMA DE 2017 ÊXODO AULA 04 PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO TURMA DE 2017 ÊXODO INTRODUÇÃO Êxodo e Levíticos formam um conjunto que podemos chamar de formação da nação santa. Os livros do Pentateuco recebem em hebraico os nomes

Leia mais

MOISÉS, O MENSAGEIRO DA PRIMEIRA REVELAÇÃO

MOISÉS, O MENSAGEIRO DA PRIMEIRA REVELAÇÃO EADE LIVRO I MÓDULO I ANTECEDENTES DO CRISTIANISMO Roteiro 5 MOISÉS, O MENSAGEIRO DA PRIMEIRA REVELAÇÃO Objetivos»» Esclarecer, em linhas gerais, a missão desempenhada por Moisés.»» Justificar a importância

Leia mais

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PRIMEIRA SEQUÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Sequência é para quem está começando

Leia mais

Módulo III O que anuncia a Catequese?

Módulo III O que anuncia a Catequese? Módulo III O que anuncia a Catequese? Diocese de Aveiro Objectivos Tomar consciência da realidade complexa do ser humano a quem levamos, hoje, uma Boa Nova. Compreender a importância da Sagrada Escritura

Leia mais

PALAVRA VIVA SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO JOSUÉ

PALAVRA VIVA SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO JOSUÉ 0 PALAVRA VIVA SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO JOSUÉ Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata 2016 Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui

Leia mais

Sábado ou domingo qual o dia em que o cristão deve render culto a Deus?

Sábado ou domingo qual o dia em que o cristão deve render culto a Deus? Introdução Parte 1 Sábado ou domingo qual o dia em que o cristão deve render culto a Deus? Existe grande confusão com respeito ao dia estabelecido para a adoração. O problema é real. A palavra sábado deriva

Leia mais

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO DEUTERONÔMIO. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO DEUTERONÔMIO. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd 0 SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO DEUTERONÔMIO Professora Sara Victalino Gueiros Dodd Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata 2016 Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação,

Leia mais

COMO USAR O CHECKLIST

COMO USAR O CHECKLIST COMO USAR O CHECKLIST Este Checklist é uma maneira fácil de ler partes chaves da Bíblia em apenas alguns minutos de cada vez. Se você ler duas por semana, terá lido as histórias básicas das Escrituras

Leia mais

As Promessas de Deus a Israel! 29/03/ :22

As Promessas de Deus a Israel! 29/03/ :22 As Promessas de Deus a Israel! 29/03/2015 08:22 Texto Bíblico: Rom. 9 As Promessas de Deus a Israel 29/03/2015 08:23 29/03/2015 08:24 Introdução # Esta é a resposta a uma segunda objeção!!nos capítulos

Leia mais

Panorama do Antigo Testamento O PENTATEUCO

Panorama do Antigo Testamento O PENTATEUCO Panorama do Antigo Testamento O PENTATEUCO Aula 2 ESTRUTURA Tanakh (a Bíblia hebraica) > Torah (תורה) : os Cinco > Neviim :(נביאים) "Profetas" > Kethuvim :(כתובים) "os Escritos" ESTRUTURA PENTATEUCO Vocábulo

Leia mais

As promessas da encarnação cronologia. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. Na criação:

As promessas da encarnação cronologia. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. Na criação: As promessas da encarnação cronologia vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Na criação: Gênesis 3,15: Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá

Leia mais

Estudo de. Deuteronômio. Perguntas sobre o texto do livro de Deuteronômio, preparadas por Dennis Allan, 2017

Estudo de. Deuteronômio. Perguntas sobre o texto do livro de Deuteronômio, preparadas por Dennis Allan, 2017 Estudo de Deuteronômio Perguntas sobre o texto do livro de Deuteronômio, preparadas por Dennis Allan, 2017 É permitido o uso deste estudo sem alteração e com identificação da fonte: www.estudosdabiblia.net

Leia mais

Qual o verdadeiro significado da páscoa no século XXI?

Qual o verdadeiro significado da páscoa no século XXI? Qual o verdadeiro significado da páscoa no século XXI? Estamos no século XXI e a tecnologia tomou conta da humanidade. Tudo é instantâneo. Computadores, eletrônicos, livros, revistas. A nova geração de

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AT Marivete Zanoni Kunz

INTRODUÇÃO AO AT Marivete Zanoni Kunz PENTATEUCO O vocábulo vem do grego pente, (cinco) e teúchos, (livro), rolo. A designação lei veio por causa do uso que se fazia, no mundo antigo judaico, e no NT. PENTATEUCO Ele é um manual de instrução,

Leia mais

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ Material Estudo Bíblico Parte I Apresentação Pe Antônio 24/08 A BÍBLIA SAGRADA Palavra de Deus. Deus fala ao seu povo Deus se revela, se manifesta, intervém

Leia mais

Então Deus disse todas estas palavras:+ 2 Eu sou Jeová, seu Deus, que o tirou da terra do Egito, a terra da escravidão.*+ 3 Não tenha outros deuses

Então Deus disse todas estas palavras:+ 2 Eu sou Jeová, seu Deus, que o tirou da terra do Egito, a terra da escravidão.*+ 3 Não tenha outros deuses Então Deus disse todas estas palavras:+ 2 Eu sou Jeová, seu Deus, que o tirou da terra do Egito, a terra da escravidão.*+ 3 Não tenha outros deuses além de mim.*+ 4 Não faça para você imagem esculpida,

Leia mais

Ao estudar Gálatas 3:15-20, temos que ter em conta o significado e o uso que Pablo dá a três termos: Promessa, pacto e lei.

Ao estudar Gálatas 3:15-20, temos que ter em conta o significado e o uso que Pablo dá a três termos: Promessa, pacto e lei. Lição 6 para 5 de agosto de 2017 Ao estudar Gálatas 3:15-20, temos que ter em conta o significado e o uso que Pablo dá a três termos: Promessa, pacto e lei. Irmãos, como homem falo; se a aliança de um

Leia mais

Os blocos que formam o. Pentateuco. Promessa Eleição. Livramento Aliança Lei Terra

Os blocos que formam o. Pentateuco. Promessa Eleição. Livramento Aliança Lei Terra Promessa Eleição Os blocos que formam o Livramento Aliança Lei Terra Pentateuco A Aliança de Yaweh com Abraão Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela, e vai para a terra que te

Leia mais

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã Objetivos da Disciplina Facilitar o estudo, compreensão e o uso adequado da Bíblia. Familiarizar o aluno com

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

PENSANDO COMO DEUS PENSA. Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo!

PENSANDO COMO DEUS PENSA. Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo! PENSANDO COMO DEUS PENSA Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo! 2 Meus pensamentos são muito diferentes dos seus, diz o SENHOR, e meus caminhos vão muito além de seus caminhos. Pois,

Leia mais

A palavra Bíblia é de origem grega - τα βιβλια - e significa. os rolos, os livros.

A palavra Bíblia é de origem grega - τα βιβλια - e significa. os rolos, os livros. A palavra Bíblia é de origem grega - τα βιβλια - e significa os rolos, os livros. UM LIVRO INSPIRADO POR DEUS Inspiração Bíblica é a iluminação da mente do autor humano para que possa, com os dados da

Leia mais

Lição 14. Até ao dia. seguinte ao. sétimo sábado, contareis. cinquenta dias

Lição 14. Até ao dia. seguinte ao. sétimo sábado, contareis. cinquenta dias Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 14 Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinquenta dias Levíticos 23:16 Esta publicação não é para ser vendida ou negociada de forma alguma. - Ela é

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

Dicas do Professor. História 6º Ano

Dicas do Professor. História 6º Ano Dicas do Professor História 6º Ano O Egito Antigo Essa frase é de um grego chamado Heródoto. Por se localizar numa região desértica - o nordeste da África -, o Egito sempre teve a sua vida ligada às águas

Leia mais

A BÍBLIA ANUNCIA A SALVAÇÃO (I)

A BÍBLIA ANUNCIA A SALVAÇÃO (I) ESTUDO 24 A BÍBLIA ANUNCIA A SALVAÇÃO (I) INTRODUÇÃO A Bíblia, embora seja um livro escrito por mais de quarenta homens no decorrer de aproximadamente 1.500 anos, guarda uma coerência e harmonia que só

Leia mais

História de Israel Aula 5. História de Israel. Ricardo Cota

História de Israel Aula 5. História de Israel. Ricardo Cota História de Israel Aula 5 História de Israel Ricardo Cota Salmos 66 : 4 Conhecendo a DEUS através da história do seu povo. Êxodo O Povo no Egito Gênesis 50 : 15 26. Povo na terra de GÓSEN; Êxodo 12: 40-41;

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa Ó Deus, vossa

Leia mais

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução a literatura e a pesquisa da Tora e dos profetas anteriores III Jörg Garbers Ms. de Teologia Conteúdo

Leia mais

HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Grandes Civilizações Antigas 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 2.2 Conteúdo Um povo escolhido: os Hebreus

Leia mais

A parábola dos dois caminhos

A parábola dos dois caminhos A parábola dos dois caminhos Tanto a porta larga quanto a porta estreita são acessadas por meio do nascimento: o nascimento natural é a porta larga que dá acesso ao caminho largo de perdição, e o novo

Leia mais

O mais Belo. dia sobre. terra

O mais Belo. dia sobre. terra O mais Belo dia sobre a terra O mais Belo dia sobre a terra E também lhes dei os Meus sábados, para que servissem de sinal entre Mim e eles: para que soubessem que Eu sou o Senhor que os santifica. Ezequiel

Leia mais

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 1. Antes de entregar a lei, Deus já havia feito uma aliança com o povo. Em Êxodo 19.1-4, Deus lembra o povo do seu pacto, confirmado demonstrado em um fato. Qual é o

Leia mais

Evangelho. O sal da terra / Luz do Mundo / Interpretação da Lei" Mateus: 5:13-20

Evangelho. O sal da terra / Luz do Mundo / Interpretação da Lei Mateus: 5:13-20 Evangelho O sal da terra / Luz do Mundo / Interpretação da Lei" Mateus: 5:13-20 Mateus 5 13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se

Leia mais

1. Jó 2. Salmos 3. Proverbios 4. Eclesiastes 5. Cantares

1. Jó 2. Salmos 3. Proverbios 4. Eclesiastes 5. Cantares LEI HISTORICOS POÉTICOS PROFETAS MAIORES PROFETAS MENORES 1. Gênesis 2. Êxodo 3. Levítico 4. Números 5. Deut. 1. Josué 2. Juízes 3. Rute 4. I Sam 5. II Sam 6. I Reis 7. II Reis 8. I Cron. 9. II Cron. 10.

Leia mais

FEVEREIRO. 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR. Festa

FEVEREIRO. 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR. Festa FEVEREIRO 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR Festa Quando esta festa não ocorre ao domingo, escolhe-se apenas uma das seguintes leituras antes do Evangelho. LEITURA I Mal 3, 1-4 «Entrará no seu templo

Leia mais

O Homem é capaz de Deus. Chave da semana

O Homem é capaz de Deus. Chave da semana O Homem é capaz de Deus Chave da semana Catequese com adultos 11-12 Chave de bronze 15-10-2011 DEUS VEM AO ENCONTRO DO HOMEM 22-10-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Quem somos? Revelamo-nos

Leia mais

XV DOMINGO DO TEMPO COMUM

XV DOMINGO DO TEMPO COMUM XV DOMINGO DO TEMPO COMUM Perdao Perdão, Senhor. XV DOMINGO DO TEMPO COMUM Leitura do Livro do Deuteronómio Deut 30, 10-14 Moisés falou ao povo, dizendo: «Escutarás a voz do Senhor teu Deus, cumprindo

Leia mais

Aldery Rocha Júnior - Instituto Bíblico Roccastel Não reconhecido pelo MEC

Aldery Rocha Júnior - Instituto Bíblico Roccastel Não reconhecido pelo MEC BIBLIOLOGIA Aldery Rocha Júnior - Instituto Bíblico Roccastel Não reconhecido pelo MEC AULA 1 2 A importância de estudar Bibliologia. Tudo Deus faz em formato de livros, até nós. Sal 139:16 Os teus olhos

Leia mais

Textos bíblicos referentes ao dízimo

Textos bíblicos referentes ao dízimo Pe. Ivanor Macieski A Biblia e o Dizimo O dízimo está na Bíblia de Gênese ao Apocalipse. É reconhecido como o Quinto Mandamento da Nossa Igreja. Por isso, sem dúvida alguma, nada melhor do que entender

Leia mais

A ELEIÇÃO DE DEUS RM

A ELEIÇÃO DE DEUS RM PALAVRA DA CÉLULA A PERPLEXIDADE DE PAULO RM 9.1 5 No verso 1 lemos que o Espírito Santo testemunha em nossa consciência, o que mostra que a consciência é uma função do espírito humano. Paulo está preocupado

Leia mais

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Escola da Fé 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Na Sagrada Escritura aparece sempre ligada a uma relação com pessoas concretas. A REVELAÇÃO DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO

Leia mais

Cada um destes discursos começa com uma introdução que explica as circunstâncias do seu conteúdo e o auditório a que é dirigido.

Cada um destes discursos começa com uma introdução que explica as circunstâncias do seu conteúdo e o auditório a que é dirigido. O Sermão da Montanha de que fazem parte também as "Bem-aventuranças" é o primeiro de um conjunto de cinco ensinamentos ou discursos de Jesus, apresentados todos seguidos por S. Mateus (5,1-7/29). Cada

Leia mais

1ª Leitura - Ml 3,1-4

1ª Leitura - Ml 3,1-4 1ª Leitura - Ml 3,1-4 O Senhor a quem buscais, virá ao seu Templo. Leitura da Profecia de Malaquias 3,1-4 Assim diz o Senhor: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará

Leia mais

A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação:

A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: Mensagem Seis Aexpiação Leitura bíblica: Lv 16; Rm 3:24-25; Hb 2:17; 4:16; 9:5; 1Jo 2:2; 4:10 I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: A. Por causa da situação negativa do povo de Deus, como relatam

Leia mais

5ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE

5ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE Sermão 5 1 5ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE D. OS JURAMENTOS (Mateus 5:33-37). 1. A exigência da LEI (Deuteronómio 5:11; 6:13; Levítico 19:12). a. Para ensinar o respeito e a reverência para com Deus. b. Para

Leia mais

AULA 13 - GÊNESIS. Profecias de Jacó (Gn 49) 29/07/ Rubén 2-Simeão 3-Levi 4-Judá 10-Zebulom 9-Issacar

AULA 13 - GÊNESIS. Profecias de Jacó (Gn 49) 29/07/ Rubén 2-Simeão 3-Levi 4-Judá 10-Zebulom 9-Issacar AULA 13 - GÊNESIS Profecias de Jacó (Gn 49) Gn 49. 4 Gn 49. 5-6 1-Rubén 2-Simeão 3-Levi 4-Judá 10-Zebulom 9-Issacar 5-Dã 7-Gade 8-Aser 6-Naftali 11-José 12-Benjamim Manassés Efraim 1 As 12 tribos de Israel

Leia mais

I. Quais são os valores da construção da sua vida familiar? Se não der... Se casaram e foram...

I. Quais são os valores da construção da sua vida familiar? Se não der... Se casaram e foram... I. Quais são os valores da construção da sua vida familiar? Se não der.... Se casaram e foram.... 27 Então o SENHOR disse a Arão: Vá ao deserto encontrarse com Moisés. Ele foi, encontrou-se com Moisés

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Objetivos Explicar o significado destas palavras

Leia mais

A Palavra PENTATEUCO vem do grego e significa cinco livros. São os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros falam da formação do mundo, da

A Palavra PENTATEUCO vem do grego e significa cinco livros. São os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros falam da formação do mundo, da O Pentateuco A Palavra PENTATEUCO vem do grego e significa cinco livros. São os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros falam da formação do mundo, da humanidade, do povo escolhido. As histórias

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração QUINTA-FEIRA DA 3ª SEMANA DA PÁSCOA Ó Deus eterno

Leia mais

VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS FATIGADOS, QUE EU VOS ALIVIAREI

VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS FATIGADOS, QUE EU VOS ALIVIAREI O CRISTO CONSOLADOR O JUGO DO CRISTO Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de

Leia mais

DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO É POSSÍVEL?

DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO É POSSÍVEL? DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO É POSSÍVEL? O PRINCÍPIO DO CASAMENTO Cremos que o casamento é uma instituição divina. Em Gênesis 2:18-25, vemos que o propósito original de Deus para o casamento é que o homem

Leia mais

Matéria. Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila. Dez/15

Matéria. Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila. Dez/15 Matéria Proibido a reprodução parcial ou total desta apostila sem a autorização do IFC-SEDE MUNDIAL Dez/15 1 PANORAMA BÍBLICO A. A Bíblia é o livro sagrado 1. Isaías. 45.5-6. 2. Isaías 45.18-22. B. O Deus

Leia mais

CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO

CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO A glória de Jesus Cristo brilha ainda mais claramente quando O vemos em sua relação apropriada com o Antigo Testamento. Ele tem uma relação magnificente

Leia mais