PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS COMO DETERMINANTES DE ESQUEMAS DESADAPTATIVOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS COMO DETERMINANTES DE ESQUEMAS DESADAPTATIVOS"

Transcrição

1 PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS COMO DETERMINANTES DE ESQUEMAS DESADAPTATIVOS ODAIZA PADILHA MENA 1 JÚLIA PAULI SACCOL² PAULA ARGEMI CASSEL³ RESUMO Esta pesquisa possui o objetivo de refletir criticamente sobre a influência das práticas educativas parentais no desenvolvimento dos filhos a partir de revisão da literatura científica, adotada como método para este estudo, práticas educativas parentais se correlacionam com a formação de esquemas iniciais desadaptativos (EID) no indivíduo, demonstrando a importância sobre a reflexão acerca da temática apresentada. Concluiu-se que o papel exercido pelos cuidadores ao longo da infância e da adolescência, ou seja, o cumprimento das tarefas evolutivas, influenciará a personalidade do indivíduo, logo será determinante para a formação dos EID s e assim das estratégias de enfrentamento que cada indivíduo desenvolverá ao longo da vida. INTRODUÇÃO Os estilos parentais são um conjunto de atitudes dos pais em relação à criança, sendo essas interconectadas com os aspectos emocionais relacionais que se expressam diferentes práticas educativas (DARLING & STEINBERG, 1993). As práticas parentais são entendidas como comportamentos socializadores, como disciplina, apoio, e comportamentos interativos pais e criança, que se apresentam de forma variável entre diversas situações vivenciadas entre pais e filhos. Os estilos parentais, então, evidenciem ampla variedade de interações entre pais e filhos (KEITH & CHRISTENSEN, 1997). Nesse sentido, as relações entre os estilos e as atitudes e práticas parentais se correlacionam diretamente de forma a interferir na formação da personalidade e as atitudes e comportamentos específicos do indivíduo (YOUNG, 2003). Nesse ensejo, entende-se ainda que os estilos parentais são preditores fundamentais para o desenvolvimento da criança, dizendo respeito às práticas parentais e a interação paisfilhos, de modo que a integração da criança na sociedade fica a cargo dos pais, que devem levar em consideração as demandas externas ao mesmo tempo que procuram assegurar que a criança mantenha um senso de integridade pessoal (VALENTINI E ALCHIERI, 2009). Diferentes estilos parentais: o permissivo, o autoritário e o autoritativo são apontados na

2 literatura científica (BAUMRIND, 1966). Este trabalho tem por objetivo a conhecer a dinâmica de formação de esquemas desadaptativos, considerando as práticas educativas parentais, correlacionadas com estilos parentais. Assim, a compreensão realizada aqui possui fundamentação teórica na Terapia dos Esquemas (TE), que a formação dos esquemas iniciais, sejam adaptativos ou não. O temperamento do indivíduo é colocado mais em foco dentro da TE, sendo definido a partir das bases genéticas herdadas, que, desse modo, exercem influência direta na estruturação da personalidade. Assim, por existirem influências biológicas, as tendências comportamentais, afetivas, cognitivas e motivacionais nunca poderão ser completamente modificadas, apesar de estas passarem por transformações a partir das aprendizagens decorrentes das interações do indivíduo com o ambiente (WAINER et al., 2016). A partir da TE entende-se que o temperamento é um dos determinante das necessidades emocionais básicas dos indivíduos de acordo com os momentos críticos do desenvolvimento de cada um. Assim, a maneira como os cuidadores suprirão ou não tais necessidades também influenciará na modulação da personalidade do sujeito, tendo em vista que as experiências infantis continuadas podem ser apontadas como mais um dos determinantes desta questão (WAINER et al., 2016). METODOLOGIA A metodologia adotada foi de base qualitativa, pois este tipo de pesquisa busca o entendimento de fenômenos complexos específicos, em profundidade, de natureza social e cultural, mediante descrições, interpretações e comparações sem considerar os seus aspectos numéricos em termos de regras matemáticas e estatísticas (SILVA, 2004). Os procedimentos adotados partem de uma revisão da literatura assistemática referente aos estilos e às práticas educativas parentais como determinantes de esquemas desadaptativos, com busca por meio de palavras-chave estilos parentais, práticas educativas parentais e terapia dos esquemas, com seleção por conveniência dos livros e artigos. RESULTADOS E DISCUSSÃO As publicações referentes à TE apontam que o desenvolvimento da estabilidade emocional durante a infância depende de uma base segura, que deve ser fornecida pelos pais e/ou cuidadores através de apego, carinho, segurança, conforto emocional e capacidade de acalmar ansiedades e impulsividades da criança, de modo que compreende-se que diversos

3 fatores ambientais e afetivos que envolvem as práticas parentais serão determinantes para a formação das habilidades de conexão e autocuidado frente a situações de estresse durante ao longo da vida. (WAINER et al., 2016) De acordo com Ramires e Schneider (2010) o desenvolvimento dos bebês está diretamente ligado aos laços estabelecidos com seu cuidador, de modo que seu desejo de proximidade é chamado de apego, que exprime necessidades de segurança e proteção do recémnascido, os pilares de sua saúde mental. A forma como os pais desenvolvem este vínculo inicial é diretamente ligada aos padrões de apego que a criança irá desenvolver. Assim, entende-se, pela TE, que existem domínios esquemáticos, que vão desde o início da vida até a adolescência, seguindo uma ordem cronológica, indicando tarefas evolutivas específicas que dependem da influência dos cuidadores (Estilos parentais) para seu desenvolvimento saudável ou não. São as tarefas evolutivas: aceitação e pertencimento; senso de autonomia e competência adequado; limites realistas; respeito aos seus desejos e aspirações; e expressão emocional legítima. Cada tarefa está ligada a EID s, caso não sejam cumpridas de forma suficientemente boa (WAINER et al., 2016). Cada necessidade básica, indicada pelas tarefas evolutivas, possui estratégias de enfrentamento de problemas adaptativas; e, se não houver supressão de tais necessidades, tais estratégias são sentidas e manifestadas na formatação de sintomas. Igualmente, caso não sejam supridas as necessidades de afeto, cuidado, responsividade, tranquilidade e empatia do indivíduo durante a infância pela família, a mesma contribui para os padrões futuros de personalidade dos filhos, pois fornecem modelos de como lidar comportamentalmente e afetivamente com situações estressantes, conforme demonstra a tabela abaixo: QUADRO 1: TIPOS DE FAMÍLIAS GERADORAS DE PROBLEMAS PARA CADA DOMÍNIO ESQUEMÁTICO Fonte: WAINER, Ricardo et al. (2016, p. 25.)

4 Assim, de acordo com Wainer et al. (2016) o primeiro domínio esquemático desadaptativo da tabela, correspondente a desconexão e rejeição, pode desencadear EID s de abandono, abuso e desconfiança, privação emocional, defeito e vergonha, além de isolamento social e alienação. No segundo domínio, autonomia e desempenho prejudicados, podem ser identificados esquemas de fracasso, vulnerabilidade, dependência e incompetência e emaranhamento. O domínio correspondente aos limites prejudicados está ligado a EID s de autocontrole e autodisciplina insuficiente e grandiosidade. Subjugação e autossacrifício são EID s relacionadas ao domínio de orientação para o outro. E, por fim, EID s de inibição emocional, padrões inflexíveis e hipercriticidade correspondem ao domínio de supervigilância e inibição. CONCLUSÕES Este trabalho teve a finalidade de realizar uma reflexão crítica acerca da influência das Práticas Educativas Parentais no desenvolvimento humano, de modo a contribuir para o melhor entendimento da formação dos Esquemas Iniciais Desadaptativos. Assim, compreende-se que o papel exercido pelos cuidadores durante longo de sua infância e da adolescência, quando formam-se os domínios esquemáticos, reverberará na personalidade, as atitudes e comportamentos específicos do indivíduo ao longo de toda a sua vida. Portanto, quando são cumpridas as tarefas evolutivas, considerando-se que a família não consegue suprir as necessidades de afeto, cuidado, responsividade, tranquilidade e empatia do indivíduo durante a infância, base dos modelos comportamentais e afetivos, estes fatores passam a ser determinantes para formação de Esquemas Iniciais Desadaptativos que serão indicadores das estratégias de enfrentamento utilizadas ao longo da vida.

5 REFERÊNCIAS BAUMRIND, D. Effects of authoritative parental control on child behavior, Child Development, DARLING, N.; STEINBERG, L. Parenting style as context: An integrative model. Psychological Bulletin, 113, , KEITH, P. B.; CHRISTENSEN, S. L. Parenting styles. In: BEAR, G. G.; MINKE, K. M.; THOMAS, A. (Orgs.), Children s needs II: Development, problems and alternatives Bethesda, MD: National Association of School Psychologists, pp , RAMIRES, V. R. R.; SCHNEIDER, M. S. Revisitando alguns conceitos da teoria do apego: comportamento versus representação? Psicologia: Teoria e Pesquisa, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p.25-33, SILVA, C. R. O. Metodologia e organização do projeto de pesquisa: guia prático. Fortaleza: Editora da UFC, VALENTINI, F.; ALCHIERI, J. C. Modelo clínico de estilos parentais de Jeffrey Young: revisão de literatura, Contextos Clínicos, v. 2, n. 2, WAINER, Ricardo et al (Org.). Terapia cognitiva focada em esquemas: Integração em psicoterapia. Porto Alegre: Artmed, p. YOUNG, Jeffrey. Terapia cognitiva para transtornos da personalidade: Uma abordagem focada em esquemas. 3 a ed., Porto Alegre: Artmed, p. YOUNG, Jefrrey E.; KLOSKO, Janet S.; WEISHAAR, Marjorie E.. Schema therapy: A practitioner s guide. New York: Guilford Press, p.

O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE E SUAS TAREFAS EVOLUTIVAS

O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE E SUAS TAREFAS EVOLUTIVAS capítulo 1 O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE E SUAS TAREFAS EVOLUTIVAS Ricardo Wainer A terapia do esquema (TE), além de ser uma forma avançada das terapias cognitivo-comportamentais, também representa

Leia mais

Baralho Interativo de Esquemas e Modos Lilian Scortegagna Lilian Scortegagna

Baralho Interativo de Esquemas e Modos Lilian Scortegagna Lilian Scortegagna Lilian Scortegagna O BARALHO É COMPOSTO POR: 1 Baralho de Esquemas e Domínios com 23 cartas 18 cartões de Modos 18 tarjetas* de Esquemas 1 ficheiro para nomeação do Modo e conceitualização do caso * As

Leia mais

Prof. Dra. Aline Henriques Reis

Prof. Dra. Aline Henriques Reis Prof. Dra. Aline Henriques Reis O estresse diário anula o atendimento das necessidades dos pais (o sono, descanso, relaxamento, etc), provocando dificuldades na sua capacidade ou vontade de responder

Leia mais

Transtornos Alimentares e Transtorno por Uso de Substância: Considerações sobre Comorbidade

Transtornos Alimentares e Transtorno por Uso de Substância: Considerações sobre Comorbidade Transtornos Alimentares e Transtorno por Uso de Substância: Considerações sobre Comorbidade Maurício Canton Bastos Doutor em Psicologia Social e da Personalidade (UFRJ) Mestre em Psicologia Cognitiva (FGV-RJ)

Leia mais

FUNDAMENTOS DA TERAPIA DO ESQUEMA

FUNDAMENTOS DA TERAPIA DO ESQUEMA FUNDAMENTOS DA TERAPIA DO ESQUEMA Denise Rodrigues Mestre em Psicologia Professora, supervisora e coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Estácio de Sá E-mail: deniserodriguespsi@hotmail.com

Leia mais

TERAPIA FOCADA EM ESQUEMAS NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO BORDERLINE

TERAPIA FOCADA EM ESQUEMAS NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO BORDERLINE TERAPIA FOCADA EM ESQUEMAS NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO BORDERLINE Letycia Teodoro Oliveira 1 Marisangela Balz 2 RESUMO: Este trabalho buscou realizar uma revisão da literatura publicada referente à eficácia

Leia mais

terapia cognitiva para transtornos da personalidade

terapia cognitiva para transtornos da personalidade terapia cognitiva para transtornos da personalidade Sobre o Autor Jeffrey E. Young, PhD, é fundador e diretor dos Cognitive Therapy Centers de Nova York e Connecticut. Membro do corpo docente do Departamento

Leia mais

PARTE I ENQUADRAMENTO TEÓRICO

PARTE I ENQUADRAMENTO TEÓRICO PARTE I ENQUADRAMENTO TEÓRICO CAPÍTULO 1 ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS Ao longo deste capítulo serão apresentadas breves definições sobre o conceito de família, tendo em atenção diferentes autores que contribuíram

Leia mais

Transtorno de Personalidade, Terapia do Esquema e Reparentalização Limitada

Transtorno de Personalidade, Terapia do Esquema e Reparentalização Limitada Transtorno de Personalidade, Terapia do Esquema e Reparentalização Limitada Ricardo Wainer Modelo Conceitual da Terapia do Esquema PERSONALIDADE 1 Necessidades do Desenvolvimento Segurança e Apego; Estabilidade

Leia mais

SUMÁRIO... TERAPIA DO ESQUEMA & TEORIA DO APEGO 29/08/2016 JACQUELINE LEÃO CRP TERAPIA DO ESQUEMA UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA

SUMÁRIO... TERAPIA DO ESQUEMA & TEORIA DO APEGO 29/08/2016 JACQUELINE LEÃO CRP TERAPIA DO ESQUEMA UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA TERAPIA DO ESQUEMA & TEORIA DO APEGO JACQUELINE LEÃO CRP 152022 SUMÁRIO... 1. TERAPIA DO ESQUEMA UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA 2. TERAPIA DO APEGO HISTÓRIA E PERSONAGENS 3. TEORIA DO APEGO CONCEITOS GERAIS

Leia mais

APEGO E RELAÇÃO TERAPÊUTICA

APEGO E RELAÇÃO TERAPÊUTICA APEGO E RELAÇÃO TERAPÊUTICA Carolina Halperin TEORIA DO APEGO o Dependendo da maneira como a mãe responde aos pedidos e necessidades do filho, o mesmo irá desenvolver diferentes formas de relacionar-se

Leia mais

Contexto escolar: a influência de professores, pares e pais sobre o comportamento de crianças

Contexto escolar: a influência de professores, pares e pais sobre o comportamento de crianças Contexto escolar: a influência de professores, pares e pais sobre o comportamento de crianças Ana Priscila Batista 1 Caroline Guisantes De Salvo Toni 2 Gisele Regina Stasiak 3 Os pais e a escola, que além

Leia mais

Patricia Barros Mestre e Doutora em Psicologia Social UERJ Coordenadora Acadêmica Curso Extensão em TCC Infantil Santa Casa Misericórdia RJ

Patricia Barros Mestre e Doutora em Psicologia Social UERJ Coordenadora Acadêmica Curso Extensão em TCC Infantil Santa Casa Misericórdia RJ Estratégias cognitivas e comportamentais para o desenvolvimento da empatia em crianças e adolescentes: aspectos teóricos e práticos Patricia Barros Mestre e Doutora em Psicologia Social UERJ Coordenadora

Leia mais

A relação entre a empatia e os esquemas iniciais desadaptativos

A relação entre a empatia e os esquemas iniciais desadaptativos Daiana Berlitz 1 Juliana da Rosa Pureza 2 Relatos de Pesquisas Research Reports A relação entre a empatia e os esquemas iniciais desadaptativos The relation between empathy and initial maladaptive schemes

Leia mais

Terapia do Esquema Formulário de Conceitualização de Caso

Terapia do Esquema Formulário de Conceitualização de Caso Versão 2.22 Página 1 Terapia do Esquema Formulário de Conceitualização de Caso 2ª Edição Versão 2.22 Por favor, escreva suas respostas nos espaços em azul ao lado de cada item. Nome do Terapeuta: Número

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE AS ASSOCIAÇÕES ENTRE DÉFICITS EM HABILIDADES SOCIAIS E PROBLEMAS PSICOLÓGICOS NA INFÂNCIA

UM ESTUDO SOBRE AS ASSOCIAÇÕES ENTRE DÉFICITS EM HABILIDADES SOCIAIS E PROBLEMAS PSICOLÓGICOS NA INFÂNCIA UM ESTUDO SOBRE AS ASSOCIAÇÕES ENTRE DÉFICITS EM HABILIDADES SOCIAIS E PROBLEMAS PSICOLÓGICOS NA INFÂNCIA FONSECA, Bárbara Cristina Rodrigues Psicóloga, ACEG/FASU barbara.cristina2@itelefonica.com.br RONDINA,

Leia mais

Esquemas Iniciais Desadaptativos em Alcoolistas: um estudo de comparação

Esquemas Iniciais Desadaptativos em Alcoolistas: um estudo de comparação Esquemas Iniciais Desadaptativos em Alcoolistas: um estudo de comparação Aluna: Jaqueline Garcia da Silva Orientador: Gabriel Chittó Gauer Co-orientador (a): Margareth da Silva Oliveira RESUMO Este estudo

Leia mais

Adoção e Questões Polêmicas: Os filhos e os transtornos psiquiátricos

Adoção e Questões Polêmicas: Os filhos e os transtornos psiquiátricos Adoção e Questões Polêmicas: Os filhos e os transtornos psiquiátricos Prof. Dr. Rodrigo Abdo Os filhos e os transtornos psiquiátricos Temos capacidade de aceitar uma criança como ela é, mesmo que a criança

Leia mais

Saulo Gantes Tractenberg

Saulo Gantes Tractenberg O QUE PODEMOS APRENDER COM A PESQUISA TRANSLACIONAL? Compreendendo a vulnerabilidade para os transtornos mentais a partir de estudos com modelos animais Saulo Gantes Tractenberg Psicólogo - Wainer Psicologia

Leia mais

Simpósio de Terapia Focada nos Esquemas. Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada

Simpósio de Terapia Focada nos Esquemas. Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada Simpósio de Terapia Focada nos Esquemas Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada ESQUEMA Nível mais profundo do pensamento, todo o resto, surge do esquema. A forma de mudar os esquemas é trabalhando diretamente

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO 2017 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de Medicina

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 Disciplinas 1º semestre Semestre Carga horária

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 Disciplinas 1º semestre Semestre Carga horária Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 1º semestre Semestre Carga História e princípios gerais da 1º 40 h/a Psicologia Fundamentos da Neurologia aplicada à 1º 40 h/a psicologia

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. História e Sistemas

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiológica e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação e

Leia mais

Onde andam os anjos da guarda? Levantando o véu sobre o que se passa por cá

Onde andam os anjos da guarda? Levantando o véu sobre o que se passa por cá Onde andam os anjos da guarda? Levantando o véu sobre o que se passa por cá Carta ao pai Não exis)rá qualidade humana, se não cuidarmos da infância. Armando Leandro Objetivo Geral Contribuir para a afirmação

Leia mais

Ansiedade

Ansiedade www.infanciaeadolescencia.com.br Ansiedade O que é ansiedade? A ansiedade, assim como qualquer outra emoção humana, tem uma função adaptativa. Dessa forma, sentir ansiedade não significa patologia por

Leia mais

O Desenvolvimento da criança. Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão

O Desenvolvimento da criança. Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão O Desenvolvimento da criança Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão O desenvolvimento O Desenvolvimento Humano, é mais uma área de estudos da Psicologia desde o nascimento até a vida adulta,

Leia mais

Terapia do Esquema para Transtorno de Personalidade Evitativa, Dependente e Obsessiva Compulsiva. Remco van der Wijngaart

Terapia do Esquema para Transtorno de Personalidade Evitativa, Dependente e Obsessiva Compulsiva. Remco van der Wijngaart Terapia do Esquema para Transtorno de Personalidade Evitativa, Dependente e Obsessiva Compulsiva Remco van der Wijngaart Agenda Protocolo de introdução Modelos de modo Cluster C Técnicas Específicas Adulto

Leia mais

Ansiedade de Separação: O que é isso???

Ansiedade de Separação: O que é isso??? Ansiedade de Separação: O que é isso??? Ansiedade de separação: o que é? A ansiedade de separação é um estado emocional desagradável e negativo que ocorre quando a criança se separa das figuras cuja vinculação

Leia mais

Ricardo Asensio Rodriguez

Ricardo Asensio Rodriguez TERAPIA DO ESQUEMA: MODOS X ESQUEMAS INICIAIS DESADAPTATIVOS COMO? Ricardo Asensio Rodriguez Psicólogo Clínico/Neuropsicólogo Coordenador do Atendimento de Pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline

Leia mais

Terapia do Esquema para Depressão. Remco van der Wijngaart

Terapia do Esquema para Depressão. Remco van der Wijngaart Terapia do Esquema para Depressão Remco van der Wijngaart Terapiado Esquema; históricoe status atual Desenvolvida na década de 90. PrimeiroECM no tratamentodo TPB, 1996-2002, publicado em 2006 TE para

Leia mais

TERAPIA DO ESQUEMA PARA CASAIS

TERAPIA DO ESQUEMA PARA CASAIS TERAPIA DO ESQUEMA PARA CASAIS CONVERSANDO SOBRE KELLY PAIM Busca por relacionamentos satisfatórios Relações que trazem prejuízo e sofrimento O que acontece então? RELAÇÕES ÍNTIMAS VULNERABILIDADE HUMANA

Leia mais

ADOLESCENTE INFRATOR-UM OLHAR PARA COMPORTAMENTOS NA INFÂNCIA

ADOLESCENTE INFRATOR-UM OLHAR PARA COMPORTAMENTOS NA INFÂNCIA ADOLESCENTE INFRATOR-UM OLHAR PARA COMPORTAMENTOS NA INFÂNCIA Eliana Arara da Costa 1 Neila Rodrigues Oliveira 2 Elisângela Maura Catarino 3 Resumo Este trabalho apresenta a problemática de menores infratores

Leia mais

300 QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA PSICÓLOGO

300 QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA PSICÓLOGO Caro Leitor, A equipe técnica do Concurseiro da Saúde empenha-se em desenvolver apostilas e materiais atualizados de acordo com as leis recentemente publicadas a fim de estar sempre em consonância com

Leia mais

NOVAS TENDÊNCIAS EM TERAPIAS COGNITIVAS

NOVAS TENDÊNCIAS EM TERAPIAS COGNITIVAS NOVAS TENDÊNCIAS EM TERAPIAS COGNITIVAS MANUAL DO CURSO SUMÁRIO DESCRIÇÃO... 3 FICHA TÉCNICA.... 3 COORDENADORES.... 3 AUTORES... 4 ESTRUTURA DETALHADA... 6 METODOLOGIA... 6 CERTIFICAÇÃO... 7 2 DESCRIÇÃO

Leia mais

PSICOLOGIA CLÍNICA COM ÊNFASE NA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

PSICOLOGIA CLÍNICA COM ÊNFASE NA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EMENTA PSICOLOGIA CLÍNICA COM ÊNFASE NA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL DISCIPLINA: Introdução à Terapia Cognitivo-Comportamental CARGA-HORÁRIA: 40 horas EMENTA: Surgimento da Terapia Cognitivo-Comportamental

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE HIPNOSE (IBH) Gil Gomes. Mestre em Psicologia Diretor do IBH

INSTITUTO BRASILEIRO DE HIPNOSE (IBH) Gil Gomes. Mestre em Psicologia Diretor do IBH INSTITUTO BRASILEIRO DE HIPNOSE (IBH) Gil Gomes Mestre em Psicologia Diretor do IBH O TRABALHO COM IMAGENS MENTAIS Gil Gomes PASSOS DA TERAPIA: 1. Identificação do Esquema (QE Young et al.,2008). 2. Identificação

Leia mais

Mestrado Integrado em Psicologia. Ano Letivo 2013/2014. Calendário de Avaliações - Época Especial

Mestrado Integrado em Psicologia. Ano Letivo 2013/2014. Calendário de Avaliações - Época Especial Mestrado Integrado em Psicologia Ano Letivo 2013/2014 Calendário de Avaliações - 1º Ano Bases Biológicas do Comportamento 9 julho11.00h Estatística I 7 julho 11.00h História, Epistemologia da Psicologia

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Disciplina: Psicologia aplicada à saúde Curso: Enfermagem Plano de Ensino Período Letivo: 2018 Série: 1ª 1 Obrigatória (X) Optativa ( ) CH Teórica: 80 CH Prática: 0 CH Total: 80 Obs: I Objetivos Gerais:

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR PSICOLOGIA

MATRIZ CURRICULAR PSICOLOGIA ESTUDOS INTERDISCIPLINARES II ESTUDOS INTERDISCIPLINARES I MATRIZ CURRICULAR PSICOLOGIA SEMESTRE I Fundamentos epistemológicos e históricos 1.1 História e Epistemologia da Psicologia 60h 30h 30h UCP 1.2

Leia mais

Fundamentos do Processo Psicoterápico das Terapias Cognitivo-Comportamentais. Ricardo Wainer

Fundamentos do Processo Psicoterápico das Terapias Cognitivo-Comportamentais. Ricardo Wainer Fundamentos do Processo Psicoterápico das Terapias Cognitivo-Comportamentais Ricardo Wainer Processo Psicoterápico O que é Psicoterapia? Do que se constitui uma psicoterapia? Psicopatologia Cognitiva Surge

Leia mais

PRINCÍPIO 1 AMOR INCONDICIONAL

PRINCÍPIO 1 AMOR INCONDICIONAL PRINCÍPIO 1 AMOR INCONDICIONAL AMOR INCONDICIONAL Ame seu filho e não o seu comportamento: - A gente consegue amar incondicionalmente quando separa a pessoa do comportamento. Fortaleça a capacidade de

Leia mais

FACULDADE DE PSICOLOGIA

FACULDADE DE PSICOLOGIA FACULDADE DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA (Adequada conforme as exigências da Resolução CES/CNE/MEC n. 08, de 07 de maio de 2004). (Matriz curricular aprovada pela Resolução Consuni

Leia mais

Esquemas e sonhos. Renata Brasil Araujo

Esquemas e sonhos. Renata Brasil Araujo Esquemas e sonhos Renata Brasil Araujo Família do Sonho Morpheus (deus dos sonhos) um dos 1000 filhos de Hypnos (deus do sono). 2 Sonhos Maioria dos sonhos dura de 5 a 20 minutos. Embora talvez não se

Leia mais

1.1. Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Psicologia

1.1. Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Psicologia 1.1. Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Psicologia 1 SEMESTRE Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Psicologia 60 Desenvolvimento do Conhecimento Científico 60 Comunicação e Expressão 60

Leia mais

DESENVOLVIMENTO AFETIVO-SOCIAL

DESENVOLVIMENTO AFETIVO-SOCIAL FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO 2017 DESENVOLVIMENTO AFETIVO-SOCIAL Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de Medicina

Leia mais

1 Nesse sentido, um comportamento de esquiva por parte de uma criança a uma pessoa que lhe

1 Nesse sentido, um comportamento de esquiva por parte de uma criança a uma pessoa que lhe 87 5. Conclusão A fragilidade e vulnerabilidade humana nos primeiros anos de vida ocorrem porque possuímos, ao nascermos, uma habilidade sensorial, física, cognitiva e emocional em formação. Para que a

Leia mais

ESQUEMAS INICIAIS DESADAPTATIVOS

ESQUEMAS INICIAIS DESADAPTATIVOS INSTRUMENTOS E ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DOS ESQUEMAS INICIAIS DESADAPTATIVOS Jacqueline Leão CRP 152022 SUMÁRIO. AVALIAÇÃO EM TERAPIA DO ESQUEMA ESQUEMAS INICIAIS DESADAPTATIVOS IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO

Leia mais

A QUÍMICA ESQUEMÁTICA NOS RELACIONAMENTOS AMOROSOS KELLY PAIM

A QUÍMICA ESQUEMÁTICA NOS RELACIONAMENTOS AMOROSOS KELLY PAIM A QUÍMICA ESQUEMÁTICA NOS RELACIONAMENTOS AMOROSOS KELLY PAIM Não somos livres para nos sentirmos atraídos por qualquer pessoa. Todos nós temos listas bem específicas definindo o que as pessoas que podemos

Leia mais

1º Congresso Psicologia do Desenvolvimento

1º Congresso Psicologia do Desenvolvimento 1º Congresso Psicologia do Desenvolvimento Celeste Simões* Margarida Gaspar de Matos* Joan Batist-Foguet** *Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa **ESADE, Barcelona o resultado de processos de protecção

Leia mais

Modelo clínico de estilos parentais de Jeffrey Young: revisão da literatura 1

Modelo clínico de estilos parentais de Jeffrey Young: revisão da literatura 1 Contextos Clínicos, 2(2):113-123, julho-dezembro 2009 2009 by Unisinos - doi: 10.4013/ctc.2009.22.06 Modelo clínico de estilos parentais de Jeffrey Young: revisão da literatura 1 Jeffrey Young s parenting

Leia mais

Terapia do Esquema com Borderlines e a Relação Terapeutica

Terapia do Esquema com Borderlines e a Relação Terapeutica 0 Terapia do Esquema com Borderlines e a Relação Terapeutica Ricardo Asensio Rodriguez Psicólogo Clínico/Neuropsicólogo Coordenador do Atendimento de Pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline

Leia mais

Conversando sobre: Os Esquemas do Terapeuta e a Saúde do Cuidador

Conversando sobre: Os Esquemas do Terapeuta e a Saúde do Cuidador Conversando sobre: Os Esquemas do Terapeuta e a Saúde do Cuidador Eliane M.O. Falcone Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social Universidade do Estado do Rio de Janeiro Estresse da condição de terapeuta

Leia mais

TERAPIAS COGNITIVAS NOS TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE

TERAPIAS COGNITIVAS NOS TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE TERAPIAS COGNITIVAS NOS TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE MANUAL DO CURSO SUMÁRIO DESCRIÇÃO... 3 FICHA TÉCNICA.... 3 COORDENADORES.... 3 AUTOR.... 4 ESTRUTURA DETALHADA... 5 METODOLOGIA... 5 CERTIFICAÇÃO...

Leia mais

Psicologia: Teoria e Prática ISSN: Universidade Presbiteriana Mackenzie Brasil

Psicologia: Teoria e Prática ISSN: Universidade Presbiteriana Mackenzie Brasil Psicologia: Teoria e Prática ISSN: 1516-3687 revistapsico@mackenzie.br Universidade Presbiteriana Mackenzie Brasil Mascella, Vivian Resenha do livro Ansiedade: terapia cognitivo-comportamental para crianças

Leia mais

Depressão em mulheres

Depressão em mulheres Depressão em mulheres Por que a depressão é maior em mulheres? O que é depressão? A depressão é um distúrbio de alteração do humor sério e por vezes incapacitante. Causa sentimentos de tristeza, desespero,

Leia mais

ENTREVISTA DE ANAMNESE DA TERAPIA DO ESQUEMA PARA CRIANÇAS: ANÁLISES E REFLEXÕES

ENTREVISTA DE ANAMNESE DA TERAPIA DO ESQUEMA PARA CRIANÇAS: ANÁLISES E REFLEXÕES Volume 21, N. 1, pp. 132-157, Jan/Jun, 2017 ENTREVISTA DE ANAMNESE DA TERAPIA DO ESQUEMA PARA CRIANÇAS: ANÁLISES E REFLEXÕES Fabíola Rodrigues Matos Renata Ferrarez Fernandes Lopes (Universidade Federal

Leia mais

Lista de trabalhos aprovados (Pôster) 2 Sessão

Lista de trabalhos aprovados (Pôster) 2 Sessão Lista de trabalhos aprovados (Pôster) 2 Sessão 101 Compreensão em leitura e Motivação para ler: evidência de validade entre medidas 102 COMPREENSÃO TEXTUAL: ANÁLISE DO DESEMPENHO DE PAIS E FILHOS 103 COMPREENSÃO

Leia mais

TERAPIA COGNITIVA BRASÍLIA

TERAPIA COGNITIVA BRASÍLIA TERAPIA COGNITIVA BRASÍLIA Psicoterapeuta Cognitivo numa Abordagem Integrativa com Psicoterapia Focada nos Esquemas 1. Dr. Miguel Ângelo José Velloso de Almeida Mestre em Processos Cognitivos/UnB. CRP

Leia mais

Novas formas de pensar a aprendizagem. Cristina Monteiro

Novas formas de pensar a aprendizagem. Cristina Monteiro Novas formas de pensar a aprendizagem Cristina Monteiro Este e-book nasceu de um artigo científico MONTEIRO, C. Estabelecendo conexões entre modelos de aprendizagem: psicopedagogia e coaching em resiliência.

Leia mais

Credenciada através da Portaria nº de 11/08/2004, publicada no D.O.U. de 12/08/2004. Matriz Curricular do Curso de Psicologia DISCIPLINAS

Credenciada através da Portaria nº de 11/08/2004, publicada no D.O.U. de 12/08/2004. Matriz Curricular do Curso de Psicologia DISCIPLINAS Matriz Curricular do Curso de Psicologia DISCIPLINAS 1º Semestre NÚCLEO COMUM Credito Teórica Prática Estágio Total História e Epistemologia da Psicologia 04 72 - - 72 Filosofia 02 36 - - 36 Sociologia

Leia mais

DEPENDÊNCIA DIGITAL ATÉ QUE PONTO A TECNOLOGIA É BOA OU RUIM? Dr. Rodrigo Menezes Machado

DEPENDÊNCIA DIGITAL ATÉ QUE PONTO A TECNOLOGIA É BOA OU RUIM? Dr. Rodrigo Menezes Machado DEPENDÊNCIA DIGITAL ATÉ QUE PONTO A TECNOLOGIA É BOA OU RUIM? Dr. Rodrigo Menezes Machado INTRODUÇÃO População total estimada em 7 bilhões, sendo que 6,29 bilhões já possuem acesso à tecnologia móvel.

Leia mais

Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA

Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DE FRADES PSICOLOGIA B 12º ANO 2º Teste Ano lectivo 2010/2011 A prova é constituída por três grupos de itens: - O Grupo I testa objectivos de conhecimento, de compreensão

Leia mais

saúde mental NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

saúde mental NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL saúde mental NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL JM Caldas de Almeida Coordenação Nacional para a Saúde Mental Lisboa, 22 de Abril de 2010 Saúde Mental e Deficiência Intelectual WHO Europe High-level Meeting Better

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR * 1º PERÍODO* Psicologia, Ciência e Profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 História da Psicologia -------- 60 PPB I Processos Cognitivos -------- 60 Fisiologia e Comportamento -------- 30 Práticas

Leia mais

ANTECEDENTES E CONSEQUÊNTES DE INTERAÇÕES ENTRE TRABALHO-FAMÍLIA

ANTECEDENTES E CONSEQUÊNTES DE INTERAÇÕES ENTRE TRABALHO-FAMÍLIA ANTECEDENTES E CONSEQUÊNTES DE INTERAÇÕES ENTRE TRABALHO-FAMÍLIA Dr. Alexsandro De Andrade/UFES PhD. Elaine Hatfield/University of Hawaii/EUA alexsandro.deandrade@yahoo.com www.labamp.com.br Conflito Trabalho-Família

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. * 1º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H

MATRIZ CURRICULAR. * 1º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H * 1º PERÍODO* Psicologia, Ciência e Profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 Historia da Psicologia -------- 60 PPB I Processos Cognitivos -------- 60 Fisiologia e Comportamento -------- 30 Práticas

Leia mais

Terapia Focada nas Emoções no Tratamento da Depressão Mudando Emoções com Emoções

Terapia Focada nas Emoções no Tratamento da Depressão Mudando Emoções com Emoções Terapia Focada nas Emoções no Tratamento da Depressão Mudando Emoções com Emoções Carla Cunha & João Salgado ISMAI Instituto Superior da Maia & CINEICC Centro de Investigação do Núcleo Cognitivo- Comportamental

Leia mais

Anaí Machado Resende- Psicóloga Elizene dos Reis Oliveira - Psicóloga Marnia Santos Muniz- Psicóloga

Anaí Machado Resende- Psicóloga Elizene dos Reis Oliveira - Psicóloga Marnia Santos Muniz- Psicóloga Anaí Machado Resende- Psicóloga Elizene dos Reis Oliveira - Psicóloga Marnia Santos Muniz- Psicóloga Forma como construímos a nossa imagem a partir de conceitos que temos de nós mesmos, e de como os outros

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Disciplina: Psicopatologia Infantil Professor(es): Cristine Lacet Maria Regina Brecht Albertini Núcleo Temático:

Leia mais

FACULDADE DE PSICOLOGIA

FACULDADE DE PSICOLOGIA FACULDADE DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA (Adequada conforme as exigências da Resolução CES/CNE/MEC n. 05, de 15 de março de 2011). PRIMEIRO PERÍODO PRÉ NDC136 Língua Portuguesa

Leia mais

TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de

Leia mais

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PREVENTIVO: ORIENTAÇÃO AOS PAIS EM GRUPO PARA O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DOS FILHOS

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PREVENTIVO: ORIENTAÇÃO AOS PAIS EM GRUPO PARA O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DOS FILHOS 1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL LUCIANA HONORIO VIANA PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PREVENTIVO: ORIENTAÇÃO AOS PAIS EM GRUPO PARA O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DOS FILHOS SÃO PAULO

Leia mais

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TERAPIAS COGNITIVAS

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TERAPIAS COGNITIVAS FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TERAPIAS COGNITIVAS PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE TERAPEUTAS COGNITIVOS NO BRASIL As 40 (quarenta) questões objetivas (múltipla escolha) e o caso clínico com 4 (quatro) questões dissertativas,

Leia mais

Revista Brasileira de Psicoterapia Volume 18, número 3, dezembro de 2016

Revista Brasileira de Psicoterapia Volume 18, número 3, dezembro de 2016 Análise comparativa entre a Terapia Cognitivo-Comportamental e a Terapia do Esquema 17 RBPsicoterapia Revista Brasileira de Psicoterapia Volume 18, número 3, dezembro de 2016 ARTIGO DE REVISÃO Análise

Leia mais

HABILIDADES SOCIAIS: DIFERENÇA ENTRE SEXO E NÍVEL ESCOLAR

HABILIDADES SOCIAIS: DIFERENÇA ENTRE SEXO E NÍVEL ESCOLAR ANAIS IX SIMPAC 463 HABILIDADES SOCIAIS: DIFERENÇA ENTRE SEXO E NÍVEL ESCOLAR Kellen Nayara de Souza 2, Melyne Dias Vieira 3, Nelimar Ribeiro de Castro 4 Resumo: O presente estudo objetivou verificar diferenças

Leia mais

Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA

Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA Elaboramos soluções de formação customizadas de acordo com as necessidades específicas dos clientes. Os nossos clientes são as empresas, organizações e instituições que pretendem

Leia mais

CLIMA FAMILIAR E OS PROBLEMAS EMOCIONAIS/COMPORTAMENTAIS NA INFÂNCIA: ANÁLISE DE REGRESSÃO

CLIMA FAMILIAR E OS PROBLEMAS EMOCIONAIS/COMPORTAMENTAIS NA INFÂNCIA: ANÁLISE DE REGRESSÃO 1 CLIMA FAMILIAR E OS PROBLEMAS EMOCIONAIS/COMPORTAMENTAIS NA INFÂNCIA: ANÁLISE DE REGRESSÃO Bolsista: Camila Araujo Orientadora: Profa. Dra. Juliane Callegaro Borsa Introdução A família vem sendo amplamente

Leia mais

REVISTA PERSPECTIVA: CIÊNCIA E SAÚDE

REVISTA PERSPECTIVA: CIÊNCIA E SAÚDE REVISTA PERSPECTIVA: CIÊNCIA E SAÚDE ANO 2017 VOLUME 2 EDIÇÃO 2 ISSN: 2526-1541 Artigo Original ESQUEMAS DESADAPTATIVOS REMOTOS E SUAS INFLUÊNCIAS NOS COMPORTAMENTOS DE CODEPENDÊNCIA DE PROFISSIONAIS DA

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano 136 Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 2 Professora: Nathália Bastos ORIENTAÇÕES TEÓRICAS DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Modelo Mecanicista: o importante não é o que há dentro do organismo, senão

Leia mais

Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA

Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA Elaboramos soluções de formação customizadas de acordo com as necessidades específicas dos clientes. Os nossos clientes são as empresas, organizações e instituições que pretendem

Leia mais

O desenvolvimento do conceito de crenças cognitivas e suas implicações na prática da Terapia cognitivo-comportamental

O desenvolvimento do conceito de crenças cognitivas e suas implicações na prática da Terapia cognitivo-comportamental O desenvolvimento do conceito de crenças cognitivas e suas implicações na prática da Terapia cognitivo-comportamental Auxiliatrice Caneschi Badaró Crenças são representações simbólicas, com base nas línguas

Leia mais

IDADE ADULTA TATIANA COMIOTTO

IDADE ADULTA TATIANA COMIOTTO IDADE ADULTA TATIANA COMIOTTO ETAPA INTRODUTÓRIA Vigor Físico Impulsividade Escolhas profissionais e amorosas Confirmação da personalidade Assume um papel na sociedade Independência econômica dos pais

Leia mais

DESENVOLVIMENTO AFETIVO

DESENVOLVIMENTO AFETIVO FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO DESENVOLVIMENTO AFETIVO Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de Medicina de Ribeirão

Leia mais

A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Márcia Eleotério da Silva Adriana Rodrigues Saldanha de Menezes Patrícia Blasquez Olmedo Prefeitura Municipal

Leia mais

ES01-KA Guia de Aprendizagem. Módulo 4: Estratégias para Projetar e Avaliar Planos de Desenvolvimento Pessoal

ES01-KA Guia de Aprendizagem. Módulo 4: Estratégias para Projetar e Avaliar Planos de Desenvolvimento Pessoal 2016-1-ES01-KA204-025061 Guia de Aprendizagem Módulo 4: Estratégias para Projetar e Avaliar Planos de Desenvolvimento Pessoal 1 1. INTRODUÇÃO Bem-vindo ao Módulo 4: Estratégias para Projetar e Avaliar

Leia mais

Transtorno de Personalidade Borderline: Tratando com Regressão de Memória.

Transtorno de Personalidade Borderline: Tratando com Regressão de Memória. Transtorno de Personalidade Borderline: Tratando com Regressão de Memória. CLYSTINE ABRAM PRESIDENTE DO IBH Coordenadora da Pós Graduação em Hipnose Clínica e Hospitalar da Universidade Celso Lisboa Transtorno

Leia mais

Matriz Curricular NOME CÓD.

Matriz Curricular NOME CÓD. ETAPA CRÉDITO C.H. 1 1169 FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA 4 80 1 1172 PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO 4 80 1 1170 HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA PSICOLOGIA 4 80 1 1168 BASES GENÉTICAS DO COMPORTAMENTO

Leia mais

ÁREA TEMÁTICA: GÊNERO E SUBJETIVIDADE A CRENÇA CENTRAL DE DESAMOR E A DEPENDÊNCIA AMOROSA

ÁREA TEMÁTICA: GÊNERO E SUBJETIVIDADE A CRENÇA CENTRAL DE DESAMOR E A DEPENDÊNCIA AMOROSA ÁREA TEMÁTICA: GÊNERO E SUBJETIVIDADE A CRENÇA CENTRAL DE DESAMOR E A DEPENDÊNCIA AMOROSA 1 INTRODUÇÃO FURLAN, Lucas 1 SECRETTI, Amanda 2 CORREA, Andriza 3 A percepção humana permite que uma pessoa construa

Leia mais

Enfrentamento da Dor. Avaliação de Situação 10/05/2013. Enfrentamento da Dor Crônica. Processo de Avaliação Cognitiva. Profa. Dra. Andréa G.

Enfrentamento da Dor. Avaliação de Situação 10/05/2013. Enfrentamento da Dor Crônica. Processo de Avaliação Cognitiva. Profa. Dra. Andréa G. Enfrentamento da Dor Crônica Enfrentamento da Dor Profa. Dra. Andréa G. Portnoi BIO PSICO SOCIAL Sensação Incapacitação Diagnóstico Medicamentos Procedimentos Tratamentos Emoção Cognição Comportamento

Leia mais

Compreensão psicológica da infância e dos fatores de risco para o desenvolvimento

Compreensão psicológica da infância e dos fatores de risco para o desenvolvimento Interdisciplinaridade no atendimento de pessoas com distúrbios do desenvolvimento Profa. Dra. Silvana Blascovi Assis Profa. Dra. Cibela A. de la Higuera Amato Profa. Dra. Marina Monzani da Rocha Em todos

Leia mais

Modelo de Apresentação de Caso para Supervisão

Modelo de Apresentação de Caso para Supervisão Aluno:... Curso:... Turma/Cidade:... Data:... Modelo de Apresentação de Caso para Supervisão PARTE I: INFORMAÇÕES DO PACIENTE 1. DADOS GERAIS Data de início do atendimento Intervalo médio entre as sessões

Leia mais

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS ENTÃO, VAMOS REFLETIR E TOMAR DECISÕES SOBRE: PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS QUAIS OS OBJETIVOS = O QUE

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: CICLO VITAL (PDCV) 11/05/2017

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: CICLO VITAL (PDCV) 11/05/2017 (PDCV) 11/05/2017 Não há um consenso bem estabelecido quanto às faixas Não há um consenso bem estabelecido quanto às faixas etárias que estabelecem as diferentes fases da vida adulta etárias que estabelecem

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 PSI101 - Introdução à História da Psicologia - Ativa desde: 01/01/2009. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 PSI101 - Introdução à História da Psicologia - Ativa desde: 01/01/2009. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36 Página: 1 de 6 01 PSI101 - Introdução à História da Psicologia - Ativa desde: PSI102 - Genética Humana - Ativa desde: PSI103 - Sociologia - Ativa desde: PSI104 - Psicologia e Sociedade - Ativa desde: PSI105

Leia mais

O uso de drogas na adolescência é a origem de muitos problemas de saúde mental.

O uso de drogas na adolescência é a origem de muitos problemas de saúde mental. Centro de Estudos O uso de drogas na adolescência é a origem de muitos problemas de saúde mental. A adolescência é um momento especial na vida do indivíduo e o jovem costuma não aceitar as orientações,

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS TERAPIAS COGNITIVAS

INTRODUÇÃO ÀS TERAPIAS COGNITIVAS INTRODUÇÃO ÀS TERAPIAS COGNITIVAS MANUAL DO CURSO SUMÁRIO DESCRIÇÃO... 3 FICHA TÉCNICA.... 3 COORDENADORES.... 3 AUTORES... 4 ESTRUTURA DETALHADA... 6 METODOLOGIA... 7 CERTIFICAÇÃO... 7 2 DESCRIÇÃO Com

Leia mais

Decio Tenenbaum

Decio Tenenbaum Decio Tenenbaum decio@tenenbaum.com.br Fator biográfico comum: Patologia dos vínculos básicos ou Patologia diádica Papel do vínculo diádico: Estabelecimento do espaço de segurança para o desenvolvimento

Leia mais