Campanha Tratar a Pressão Alta é um ato de Fé na Vida

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Campanha Tratar a Pressão Alta é um ato de Fé na Vida"

Transcrição

1 Campanha Tratar a Pressão Alta é um ato de Fé na Vida Organização Sociedade Brasileira de Hipertensão Categoria Relações Pública e Terceiro Setor Profissional Responsável Fernanda Dabori 1. Contexto da organização A Sociedade Brasileira de Hipertensão é uma Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que trabalha com os objetivos de estimular o intercâmbio de informações e pesquisa (básica, clínica e epidemiológica) sobre hipertensão arterial e moléstias cardiovasculares entre cientistas e profissionais da saúde brasileiros. Incentivar jovens cientistas e médicos a desenvolveram pesquisa em hipertensão arterial. Educar médicos e profissionais de saúde sobre aspectos de hipertensão arterial e moléstias cardiovasculares. Promover a detecção, controle e prevenção da hipertensão e outros fatores de risco cardiovascular na população brasileira. A hipertensão arterial ou pressão alta é a maior causa de derrames cerebrais, insuficiência renal ou paralisação dos rins, infarto do coração, insuficiência cardíaca, angina do peito, lesões nas artérias e alterações na retina que podem levar à cegueira. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Doenças Crônicas Não Transmissíveis DCNT (a hipertensão é uma delas) são responsáveis por 59% dos óbitos no mundo e chegando a 75% das mortes nos países das Américas e do Caribe. No Brasil, 62,8% do total de mortes por causas conhecidas, em 2004, estavam relacionados às DCNT. A hipertensão é grave, também, por ser uma inimiga silenciosa, pois muitas vezes o paciente não sente nada. As manifestações mais comuns a ela atribuídas, entre as quais dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz podem não ter uma relação de causa e efeito com a elevação da pressão arterial.

2 Por se tratar de uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas perceptíveis, as pessoas negligenciam o tratamento e os cuidados, acarretando mais problemas em seus órgãos-chave: cérebro (com AVC- acidente vascular cerebral), coração (infarto) e rim. Apenas o AVC e o infarto configuram as duas maiores causas de morte entre nossa população. A pressão alta não tem cura, mas seu controle melhora muito a qualidade de vida do paciente. Entretanto, atitudes como medir a pressão arterial regularmente, adotar uma alimentação saudável, reduzir o consumo de sal, manter um peso ideal, evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso, praticar atividade física regularmente, não fumar e diminuir o estresse ainda não são hábitos comuns da maioria da população. Por isso, conscientizar a população é tão importante. 2. Descrição do case A profissional de Relações Públicas, Fernanda Dabori, iniciou o trabalho com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, em dezembro de 2007, com o objetivo de tornar a Sociedade referência sobre o tema na mídia. Um grande desafio é que a hipertensão é vista como doença coadjuvante e não protagonista. Em geral, é citada em matéria sobre doenças do coração, diabetes, stress etc. Não é vista como uma preocupação isoladamente. Além de ser silenciosa. Outro grande objetivo é ampliar a adesão ao tratamento, pois estima-se que apenas 10% dos brasileiros seguem orientação médica no tratamento de hipertensão, apesar de mais de 80% dos brasileiros adultos medirem a pressão arterial regularmente, como comprova uma pesquisa de 2006, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Em 26 de abril, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A campanha anual do Dia Nacional de Prevenção e

3 Combate à Hipertensão (26 de abril) é o principal evento da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) voltado à população. Ela é organizada desde 2002, quando foi instituído o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial pela Lei Federal Para o ano de 2008, a SBH reuniu-se com outras entidades para coordenar as ações e ampliar os esforços e resultados. As (SBC) Sociedade Brasileira de Cardiologia, a (SBN) Sociedade Brasileira de Nefrologia e a (FENAPHA) Federação Nacional das Associações de Portadores de Hipertensão Arterial se reuniram à SBH na Campanha. O tema escolhido para este ano foi Tratar a Pressão Alta é um ato de Fé na Vida". O objetivo foi fazer com que a adesão ao tratamento, a um novo estilo de vida e orientações médicas seja ampliada. Pequena pesquisa apresentada no America Heart, principal evento voltado às questões do coração, em outubro de 2007, mostrou que as pessoas que possuem qualquer tipo de fé, independente da religião, seguem mais rigorosamente o tratamento. Apesar da amostra pequena do estudo, a oportunidade de falar de fé em um País como o nosso, mobilizou as entidades como forma de popularizar a discussão sobre a doença. A profissional Fernanda Dabori apresentou plano para ampliar as ações, públicos e parcerias e utilizar o dia 26 de abril como um grande gancho de oportunidade para divulgar o tema, educar a mídia e o público leigo sobre a importância da conscientização e prevenção da doença. 3. Planejamento de Relações Públicas 3.1 Briefing A campanha anual do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão (26 de abril) é o principal evento da Sociedade Brasileira de Hipertensão, voltado ao esclarecimento da população.

4 O desafio foi ampliar a atuação da campanha para melhorar o conhecimento da população acerca do assunto, bem como adesão ao tratamento da hipertensão. As conseqüências graves da hipertensão podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam a sua condição e mantenham-se em tratamento. Essas complicações da doença são graves e prejudicam a qualidade de vida da população e oneram a saúde pública. A hipertensão é vista como doença coadjuvante e não protagonista, além de ser uma doença silenciosa. Em geral, é citada em matérias sobre moléstias do coração, diabetes, estresse etc. É pouco abordada isoladamente. Portanto, a idéia é posicionar a Sociedade Brasileira de Hipertensão e seus porta-vozes como referência no assunto. 3.2 Objetivos - Ampliar a adesão ao tratamento, a um novo estilo de vida e divulgar orientações médicas. - Posicionar a Sociedade Brasileira de Hipertensão como referência no assunto. - Educar a mídia e o público leigo sobre a importância da conscientização e prevenção da doença. - Fomentar uma discussão sobre a importância da adesão ao tratamento. - Atingir e sensibilizar demais formadores de opinião e que têm poder de influência e persuasão sobre a população. 3.3.Estratégias de Relações Públicas - Estabelecimento de uma parceria estratégica com o Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde e o Agita São Paulo. - Estabelecimento de parcerias estratégias com associações religiosas: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), que congrega 6 diferentes religiões; Confederação Israelita do Brasil (CONIB); e AME-SP (Associação dos Médicos Espíritas).

5 - Captação de recursos com a indústria para a realização da Campanha de forma ampla. - Divulgação da iniciativa da Sociedade Brasileira de Hipertensão e todas as atividades relativas ao evento do dia 26 de abril. 3.4 Ações Parcerias: - Reuniões com a indústria para captação de recursos. Apoios da: Aché, Amil, Astra Zeneca, Biolab, Boehringer Ingelheim, Daiichi-Sankyo, Medley e Pfeizer. - Definição de orçamento e atividades. - Reuniões com parceiros para captação de apoios: Ministério da Saúde; Secretaria da Saúde; Agita São Paulo; Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), que congrega 6 diferentes religiões; Confederação Israelita do Brasil (CONIB); e AME-SP (Associação dos Médicos Espíritas). - Parceria com a Ultragaz, para parceria na distribuição dos 10 Mandamentos em 6 milhões de residências. Materiais: mil cartilhas sobre cuidados com a pressão alta - 11 milhões de 10 Mandamentos para prevenção e controle da pressão alta - Kit Itaici: Carta de adesão à campanha e cartilha explicativa - Kit Párocos: Carta de adesão à campanha, cartilha explicativa e 500 materiais educativos (10 Mandamentos) para distribuição em suas igrejas. - Back-drop para a Câmara Municipal de São Paulo - Back-drop para caminhão de som em caminhada em São Paulo camisetas para caminhada no centro de São Paulo bonés para caminhada n centro de São Paulo

6 Ações entidades religiosas: - Divulgação da Campanha e da Cartilha da Hipertensão na Convenção Nacional dos Bispos, em Itaici. Envio da de cadeira especial que mede por aparelho acoplado, a pressão arterial das pessoas. Medição da pressão de todos os bispos, para conscientização da Campanha. - Envio de material explicativo sobre motivos da Campanha para todos os padres do Brasil. - Desenvolvimento de material educativo 10 Mandamentos para prevenção e controle da pressão para distribuição ao público leigo. - Distribuição dos 10 Mandamentos para prevenção e controle da pressão em 10 mil igrejas em todo o país. - Distribuição de carta explicativa, pedindo adesão das igrejas do CONIC, para que pastores e padres transmitissem as mensagens durante o culto na semana de 21 de abril. - Capacitação de participantes das entidades religiosas para transmissão e multiplicação das principais mensagens sobre o combate à hipertensão. - Divulgação de todas as atividades na imprensa. Ações comunidade: - Planejamento e organização de caminhada em São Paulo, com 4 mil pessoas no centro da cidade. - Envolvimento das Secretarias de Saúde para divulgação do evento. - Preparação de cartilha educativa sobre hipertensão, a ser distribuída para os seguintes públicos: Ministério e Secretaria de Saúde, formadores de opinião das entidades religiosas. - Apoio à Semana da Hipertensão realizada pela Câmara Municipal de São Paulo, com palestras sobre o tema aberto à população e envio de cadeira especial que mede por aparelho acoplado, a pressão arterial das pessoas. A cadeira ficou disponível ao público final.

7 Divulgação na imprensa: - Divulgação da parceria religiosa e das atividades relacionadas ao dia 26 de abril. - Divulgação de estudo inédito do Banco Mundial sobre o custo da hipertensão no Brasil. - Divulgação de forma ampla sobre hipertensão. Causas, cuidados, problemas, doenças correlatas, estilo de vida, tratamentos, pesquisas demonstrando dados demográfico e comportamentais. - Nova formatação das mensagens com linguagem mais leiga menos científica para melhor entendimento e interesse da mídia. - Foco na mídia especializada em saúde, mas também a mídia de interesse geral. 3.5 Metodologia de Avaliação - Apoio das entidades religiosas à Campanha. - Patrocínio da iniciativa privada. - Cobertura da imprensa sobre o tema - Engajamento de todas as entidades envolvidas no evento. 3.6 Resultados O envolvimento com as entidades religiosas foi extremamente positivo, pois possibilitou uma ampliação da mensagem para um público enorme, em cidades, às vezes, muito pequenas do País. Foram 10 mil igrejas que receberam e distribuíram o material educativo. Recebemos de médicos de várias partes do País, de médicos dizendo que receberam os 10 Mandamentos durante a missa e de como a ação foi impactante. Além disso, contamos com a divulgação nos veículos próprios da entidade, o que ampliou a adesão. Com a ampliação da Campanha, além da mídia, mais de 11 milhões de pessoas foram atingidas pelo material educativo (1/3 do total de hipertensos no Brasil).

8 Ao todo, tivemos como resultado mais de 70 matérias impressas e 40 matérias online sobre as atividades da campanha, importância do tratamento, custo financeiro da doença e formas de prevenção. Alguns resultados qualitativos de mídia: - Folha de S.Paulo publicou matéria de página inteira sobre parceria religiosa. - O Estado de S.Paulo publicou matéria ampla (1/3 de página) sobre o estudo do Banco mundial, com os custos da Hipertensão. - O Globo publicou matéria de página inteira sobre a vacina da hipertensão. - Revista da Hora, do Agora São Paulo fez um especial, com personagens e os cuidados que eles têm no dia-a-dia.

9 Cartilha: 250 mil unidades (Secretaria de Saúde do Estado 25 mil unidades (Secretaria de Saúde Municipal) 100 mil unidades (Ministério da Saúde) Distribuição: Ligas Secretarias

10 Back-drop: Evento Itaici Conferência Nacional dos Bispos Câmara Municipal e São Paulo Caminhada em São Paulo

11 Caminhada Praça da Sé / Teatro Municipal: Bonés Camisetas pessoas

12 Dez Mandamentos: Cartaz 15 mil Folhetos 11 milhões Distribuição: Igrejas e Ultragaz

13

14 Câmara Municipal Ciclo Município Saudável

15 Caminhada Praça da Sé ao Teatro Municipal

16 Presença de Dra. Suzanne Oparil Presidente da Associação Interamericana de Hipertensão

17 Cerimônia de Encerramento Dr. Artur Beltrame Ribeiro presidente SBH Dra. Suzanne Oparil Dr. Antônio Carlos Chagas Presidente SBC Dr. Carlos Alberto Machado coordenador da Campanha 2008 na SBC

18 Dr. Décio Mion coordenador da Campanha na SBH FENAPHA Maria da Conceição Ribeiro vice-presidente Dr. Praxedes, vice-presidente da SBN

19 Equipe organizadora

20 Folha de S.Paulo

21 O Estado de S.Paulo

22 O Globo

23 Revista da Hora / Agora São Paulo

24 O Tempo / Belo Horizonte

25 Site da Campanha Sociedade Brasileira de Hipertensão

26

27