Núcleo de Formação e Estágio Pedagógicos NUFEP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Núcleo de Formação e Estágio Pedagógicos NUFEP"

Transcrição

1 Núcleo de Formação e Estágio Pedagógicos NUFEP Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado e da Prática de Ensino e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da Universidade Cruzeiro do Sul Fundamentação Legal: Resolução CNE/CP nº1 de 18 de fevereiro de Resolução CNE/CP nº2 de 19 de fevereiro de Lei , de 25 de setembro de Lei 1.044, de 21 de outubro de Lei 6.202, de 17 de abril de Resolução CONSEPE nº 15, de 08 de novembro de Resolução CONSEPE nº 01, de 16 de junho de Título I Do nome do Núcleo de Estágio Artigo 1º - O Núcleo de Formação e Especialização Profissional (NUFEP) passa a ser denominado Núcleo de Formação e Estágio Pedagógicos, mantendo-se a sigla. Título II Da disposição na matriz curricular e da denominação da atividade Artigo 2º - O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) obrigatório será tratado como atividade e, sob o acompanhamento, na universidade, de professor-orientador de ECS, estará pedagogicamente articulado à Prática de Ensino, constituindo atividade semestral denominada Prática de Ensino e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado.

2 Título III Da matrícula na atividade Artigo 3º - O aluno será regularmente matriculado na atividade de Prática de Ensino e Orientação de Estágio, de acordo com a matriz curricular de cada curso, respeitando-se a consonância com o Estágio Curricular Supervisionado, que deverá ser acompanhado pelo mesmo professor-orientador. Parágrafo Único: O aluno impossibilitado de cumprir o ECS poderá efetuar o seu trancamento, de acordo com o disposto na Resolução CONSU nº 36/ 2005, de , que aprovou a alteração do artigo 61, 3º do Regimento Geral da UNICSUL (trancamento de Matrícula por Disciplina). No entanto, mantém-se obrigado a cumprir a atividade de Prática de Ensino e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado. Título IV Da carga horária Artigo 4º - A carga horária de ECS, prevista na matriz curricular vigente, em consonância com o previsto nos Projetos Pedagógicos de cada Licenciatura da IES, deverá ser obrigatoriamente cumprida na Unidade Escolar (UE), contemplando todos os itens estruturantes, conforme segue: I. atividades de observação, análise e diagnóstico da realidade escolar; II. participação em atividades pedagógicas na UE, inclusive atividades interdisciplinares; III. atividades de intervenção (elaboração de projeto e/ou regência). Artigo 5º - Na Universidade Cruzeiro do Sul, o professor-orientador de ECS deverá ministrar duas horas-aula semanais de Prática de Ensino e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado, para acompanhamento do ECS, bem como para o desenvolvimento de outras atividades teórico-práticas relativas a esse componente curricular.

3 Título V Da atribuição de aulas para o professor responsável pelo ECS Artigo 6º - Mantém-se a política existente, há mais de dez anos, na Universidade Cruzeiro do Sul, de atribuição de aulas proporcionalmente ao número de alunos matriculados por turma, ou seja, uma hora-aula a cada grupo de 20 alunos, não se atribuindo menos de duas horas-aula ao professor responsável pelo ECS. Parágrafo Único: Obrigatoriamente, deve-se atribuir ao mesmo professor de Prática de Ensino e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado a responsabilidade do Estágio Curricular Supervisionado correspondente. Título VI Da avaliação da Prática de Ensino e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado Artigo 7º - A avaliação da atividade de Prática de Ensino e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado, devido às suas peculiaridades, será registrada mediante a atribuição de conceito S (Satisfatório) ou NS (Não Satisfatório), devendo seguir o prazo regulamentar de lançamento de notas das demais disciplinas. Parágrafo Único: Em casos excepcionais, quando o supervisor precisar do período de exame para a conclusão da avaliação, poderá solicitar a devolução da turma, via coordenação do NUFEP, evitando-se, assim, o preenchimento de termos de alteração de notas. Artigo 8º - Para que o professor possa atribuir o conceito Satisfatório nessa atividade, é necessário que o aluno: I. Tenha alcançado, pelo menos, 75% de frequência nos encontros oferecidos pela IES. As ausências serão registradas no Sistema WebFaltas; II. Tenha participado, comprovadamente, das atividades programadas e do processo de avaliação nas aulas ministradas., de acordo com os planos de Prática de Ensino e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado, tais como: elaboração e avaliação de roteiros, de plano, de relatórios, de projetos etc. Artigo 9º - Não haverá Prova Regimental e/ ou Exame Especial para a Prática de Ensino e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado; sua avaliação ocorrerá de forma processual.

4 Título VII Da validação do Estágio Curricular Supervisionado Artigo 10 - Ao professor responsável pela atividade de Prática de Ensino e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado será atribuída a responsabilidade de recebimento e validação do ECS a ela relacionada. A ele o aluno deverá apresentar, dentro do semestre letivo, todos os documentos comprobatórios da realização do ECS na UE, sem emendas ou rasuras de qualquer natureza, em conformidade com este Regulamento e com o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de cada uma das Licenciaturas da Universidade. Artigo 11 Caberá ao professor-orientador de ECS: I. Orientar o aluno no início do semestre relativamente a: a. Credenciamento que deve ser assinado em duas vias, uma das quais ficará na UE; a outra retornará para a Universidade; b. Preenchimento dos dados da UE para o cadastro web; c. Preenchimento dos registros web; d. Declaração de responsabilidade por não finalizar o ECS no semestre regular. e. Assinatura do livro de estágio na UE com a data do credenciamento. Quando não houver livro de estágio na UE, o aluno deverá entregar diariamente o caderno de campo para ser carimbado e assinado pela autoridade escolar, comprovando-se a frequência do estagiário; f. Guarda da documentação de ECS após sua validação por, pelo menos, dois anos. II. Receber do aluno no final da realização do ECS: a. Credenciamento; b. Quadro síntese; c. Capa assinada e carimbada pela Direção da UE; d. Registros das aulas assinados pela Direção e Professor(es) da UE; e. Caderno de campo (digitado ou manuscrito); f. Cópia do projeto de intervenção, em sendo exigido; g. Declaração de aplicação do projeto de intervenção assinada pelo Professor ou Coordenação Pedagógica, quando for o caso; h. Relatório Final de ECS. III. Devolver ao aluno, após verificação e validação do ECS, todos os documentos recebidos.

5 IV. Entregar na secretaria: Artigo 12 Caberá ao estagiário: Artigo 13 - O ECS deverá: a. no final de cada bimestre, as listas de frequência de Prática de Ensino, para arquivo, pois, a partir do momento que se faz o registro de faltas, no sistema, o aluno pode solicitar revisão de faltas; b. no final do semestre, a declaração de devolução dos documentos de ECS. I. cumprir as orientações previstas no artigo 11, incisos I e II; II. realizar o ECS dentro do período letivo regular, podendo, ainda, utilizar o período de Exame, desde que não coincida com eventuais pendências do próprio aluno, e o período de férias da universidade, fazendo os registros assim que o sistema for reaberto no primeiro dia letivo do semestre subsequente. Para tanto, o professor-orientador deve estar ciente dos motivos pelos quais o aluno não obedeceu aos prazos regulamentares; III. estar ciente de que, sendo possível concluinte, só poderá colar grau com sua turma na condição de ter seu ECS validado pelo professororientador até a data de lançamento dos conceitos avaliativos no sistema WebNotas, conforme Calendário Acadêmico. Após esta data, o aluno terá colação de grau especial, conforme Calendário da Reitoria. 1º: O aluno-professor (eventual, substituto, regular em regime de excepcionalidade) e o aluno-pesquisador, do Projeto Ler e Escrever, podem registrar até 50% da carga-horária do ECS, conforme prevê a legislação vigente. Para efetivar o registro, essas aulas devem ser alocadas no Grupo de Regência e assinadas pela Coordenação Pedagógica ou Direção da UE, e, ainda, constar do Relatório Final de ECS. 2º - O aluno-professor deve, também, apresentar uma declaração de docência assinada pela Direção da UE. I. ser realizado em escola de Educação Básica ou Tecnológica, da rede oficial de ensino pública ou privada. Em se tratando de escola privada, será necessária apresentação do registro da UE na Diretoria de Ensino. Parágrafo Único - Em atendimento à legislação, aos alunos das Licenciaturas fica vetada a realização de ECS em espaços não escolares. II. ser assinado, conforme segue: a. O credenciamento Direção da UE; b. As aulas Professor responsável pela turma; c. O ECS hierarquicamente, Direção da UE, Vice-direção, Coordenação Pedagógica. Na falta de autoridade responsável na

6 UE, caberá à Supervisão Escolar na Diretoria de Ensino a assinatura. III. ser registrado no Sistema WebEstágio, observando-se: a. Os campos de preenchimento - todas as licenciaturas só podem usar os campos designados U.E: Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Somente o curso de Pedagogia pode usar, além dos mencionados, os campos Gestão e Educação Infantil. b. Os critérios de lançamento de horas: iii. i. o dia de ECS não pode ultrapassar oito horas-aula, sendo registrada uma a uma, conforme o processo de observação, exceção feita em caso de aulas dobradas; ii. o dia de ECS que envolva evento pode ser feito em um só registro com até oito horas aula; o projeto de intervenção deve ser registrado em etapas, divididas em blocos de até quatro horas cada. IV. ser acompanhado por meio de tutoria on-line, com registros em papel, para as matrizes curriculares anteriores a Artigo 14 - O ECS poderá ser concluído antes do término do semestre letivo, por se tratar de uma atividade que ocorre exclusivamente em UE. Artigo 15 - Será permitida a entrega da documentação de ECS após o prazo regulamentar, nos quinze primeiros dias letivos do semestre subsequente, aos alunos que apresentarem aos seus professores-orientadores justificativas plausíveis e comprovadas para o descumprimento do calendário. Artigo 16 - Não se cumprindo o exposto no artigo anterior, o aluno será considerado reprovado no ECS, devendo matricular-se novamente e renovar todos os procedimentos; não poderá utilizar eventuais observações de semestres anteriores. Artigo 17 - O ECS não poderá ser realizado em período coincidente ao de licença médica ou licença gestante. Artigo 18 Casos omissos serão objeto de estudo pela Coordenação do NUFEP, em conjunto com a Pró-reitoria de Graduação. São Paulo, 16 de junho de Profa. Dra. Magalí Elisabete Sparano Coordenadora do NUFEP

ANEXO I REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO TÍTULO I DAS FINALIDADES

ANEXO I REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO TÍTULO I DAS FINALIDADES ANEXO I REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regulamenta o Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Sorocaba UNISO. TÍTULO I DAS FINALIDADES Art.1º. O

Leia mais

Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Jornalismo (Bacharelado) da Universidade Cruzeiro do Sul

Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Jornalismo (Bacharelado) da Universidade Cruzeiro do Sul Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Jornalismo (Bacharelado) da Universidade Cruzeiro do Sul Fundamentação Legal: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20

Leia mais

UNIESP SA FACULDADES INTEGRADAS DE RIBEIRÃO PIRES - FIRP

UNIESP SA FACULDADES INTEGRADAS DE RIBEIRÃO PIRES - FIRP UNIESP SA FACULDADES INTEGRADAS DE RIBEIRÃO PIRES - FIRP CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA MATRIZ 2017 (4 ANOS) PLANO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO RIBEIRÃO PIRES - SP 2017 Prezado acadêmico Este manual

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANTIDA PELA INSTITUIÇÃO PAULISTA DE ENSINO E CULTURA - IPEC REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA TUPÃ SP 2016 LEGISLAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESTÁGIO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Ementa: Dispõe a respeito do Estágio Obrigatório e Não- Obrigatório no âmbito do Curso de Graduação em Engenharia

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO MINUTA RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/XX/2013 Regulamenta e define a carga horária e a ementa do componente curricular Estágio Supervisionado,

Leia mais

ProEaD - PRÓ-REITORIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NIEP-EAD - NÚCLEO INTEGRADO DE ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE - EAD

ProEaD - PRÓ-REITORIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NIEP-EAD - NÚCLEO INTEGRADO DE ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE - EAD ProEaD - PRÓ-REITORIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NIEP-EAD - NÚCLEO INTEGRADO DE ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE - EAD Manual do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia - EAD 1. Apresentação O estágio

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MODALIDADE PRESENCIAL REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA LAVRAS, 2017 CAPÍTULO I Da natureza Art. 1.ºO Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

1º - O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.

1º - O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM METEOROLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - CAMPUS DE BAURU (Aprovado em Reunião do Conselho do Curso em 19/01/2016)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA RESOLUÇÃO CSTGP Nº 02/2015 Regulamenta o Estágio Supervisionado obrigatório do Curso

Leia mais

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O Curso de Educação Física - Licenciatura - objetiva a formação pedagógica, ao contemplar uma visão geral da educação e dos processos formativos dos educandos. Adequar-se-á

Leia mais

RESOLUÇÃO INTERNA DE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM ESTATÍSTICA

RESOLUÇÃO INTERNA DE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS I Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Estatística Curso de Bacharelado em Estatística RESOLUÇÃO INTERNA DE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO

Leia mais

Normas de Estágio Supervisionado do Bacharelado em Ciência da Computação

Normas de Estágio Supervisionado do Bacharelado em Ciência da Computação Normas de Estágio Supervisionado do Aprova as Normas de Estágio Supervisionado do Bacharelado em Ciência da Computação, em conformidade com a Lei de Estágio - Lei Federal Nº 11.788 de 25 de setembro de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA RESOLUÇÃO INTERNA N 0 006/HST, de 27 de outubro de 2009. Aprova Normas que

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE BACHARELADO

REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE BACHARELADO REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE BACHARELADO DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Art 1º. O Estágio Curricular Supervisionado dos cursos de bacharelado é componente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Coordenação do Curso de Bacharelado em Ecologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Coordenação do Curso de Bacharelado em Ecologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE BIOCIÊNCIAS Coordenação do Curso de Bacharelado em Ecologia RESOLUÇÃO N 01, 01 de novembro de 2016. Define o Estágio Supervisionado Obrigatório do

Leia mais

REGULAMENTO Nº 009/2018, DE 18/12/2018.

REGULAMENTO Nº 009/2018, DE 18/12/2018. REGULAMENTO Nº 009/2018, DE 18/12/2018. ESTABELECE CRITÉRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FACELI E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A Diretora

Leia mais

Orientações - Estágio Curricular Obrigatório

Orientações - Estágio Curricular Obrigatório Orientações - Estágio Curricular Obrigatório 1. Apresentação O estágio curricular é obrigatório para as Licenciaturas e está baseado na seguinte Legislação: 1.A - LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Escola de Engenharia Civil RESOLUÇÃO N 01/2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Escola de Engenharia Civil RESOLUÇÃO N 01/2008 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Escola de Engenharia Civil RESOLUÇÃO N 01/2008 Regulamenta as atividades de Estágio Curricular Obrigatório e Não-obrigatório do Curso de Graduação da Escola de Engenharia

Leia mais

Serviço Público Federal FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. RESOLUÇÃO ConsEPE Nº 158

Serviço Público Federal FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. RESOLUÇÃO ConsEPE Nº 158 Regulamenta as normas gerais para a realização de Estágio Curricular e Estágio Não Curricular nos Cursos de Graduação em Engenharia da UFABC e revoga as Resoluções ConsEP nº 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BAURU CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BAURU CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - CEUB CAPÍTULO I DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E SEUS OBJETIVOS Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado, previsto no Projeto Pedagógico de Curso

Leia mais

REGULAMENTO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS BACHARELADOS EM QUÍMICA DA UNIFESP (Integral e Noturno Química Industrial)

REGULAMENTO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS BACHARELADOS EM QUÍMICA DA UNIFESP (Integral e Noturno Química Industrial) REGULAMENTO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS BACHARELADOS EM QUÍMICA DA UNIFESP (Integral e Noturno Química Industrial) CONSIDERANDO, O presente instrumento regulamenta o exercício e a validação dos Estágios

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE JARU Avenida Vereador Otaviano Pereira Neto Setor 02 - Fone (69) 521-5084/5606 unicentro@unicentroro.edu.br CGC (MF) 03.524.789/0001-78 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO São Paulo, 2016. FADISP Gerências de Planejamento e Operações Acadêmicas e de Asseguração da Qualidade no Ensino I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

Áreas: Comunicação, Exatas e

Áreas: Comunicação, Exatas e REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - OBRIGATÓRIO BACHARELADO Áreas: Comunicação, Exatas e Negócios CAPITULO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular CAPITULO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem por finalidade orientar a operacionalização do Estágio Curricular

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ

REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ Rio de Janeiro - RJ Julho 2018 O COLEGIADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE SÃO CAMILO-RJ, no uso de suas atribuições, RESOLVE: Aprovar

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 As Atividades Complementares são componentes da

Leia mais

INSTRUÇÕES NORMATIVAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

INSTRUÇÕES NORMATIVAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO INSTRUÇÕES NORMATIVAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO RESOLUÇÃO Nº 02, de 14 de agosto de 2018 Dispõe sobre a execução e avaliação do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) dos alunos do Curso de

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 COORDENAÇÃO DO CURSO DE MÚSICA NORMAS COMPLEMENTARES ESTÁGIO SUPERVISIONADO O Colegiado do Curso de Licenciatura

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO Disciplinas de Estágio Supervisionado Art. 1º De acordo

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE BLUMENAU. I Da natureza e dos objetivos

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO DE BLUMENAU. I Da natureza e dos objetivos SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE BLUMENAU Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática Coordenação de s do Curso de Licenciatura em Matemática REGULAMENTO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 051, DE 24 DE MARÇO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 051, DE 24 DE MARÇO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 051, DE 24 DE MARÇO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº 28/2016

Leia mais

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Aprova as Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação, em conformidade com a Lei Federal Nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 e com as Normas

Leia mais

Art. 1º Retificar os critérios para a oferta de disciplinas em regime de dependência ou adaptação/pendência;

Art. 1º Retificar os critérios para a oferta de disciplinas em regime de dependência ou adaptação/pendência; Altera os critérios para oferta das disciplinas em regime de dependência ou adaptação/pendência e dá outras providências. O Conselho de Ensino da Faculdade de Minas-BH, FAMINAS-BH, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAPITULO I - DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAPITULO I - DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Dispõe sobre o Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Capivari.

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA (EAD)

REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA (EAD) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714. Alfenas/MG CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO

Leia mais

Regulamento Institucional do Estágio Curricular Obrigatório

Regulamento Institucional do Estágio Curricular Obrigatório Regulamento Institucional do Estágio Curricular Obrigatório Faculdade Ateneu Capítulo I Da Definição e Finalidade Art. 1º Entende-se como Estágio Supervisionado o conjunto de atividades práticas direcionadas

Leia mais

RUA MUCURI, S/N, ST. CONDE DOS ARCOS FONE (62) / APARECIDA DE GOIÂNIA-GO CEP:

RUA MUCURI, S/N, ST. CONDE DOS ARCOS FONE (62) / APARECIDA DE GOIÂNIA-GO CEP: RESOLUÇÃO N 01/2016 Regulamenta as atividades de Estágio Curricular Obrigatório e Não-obrigatório do Curso de Graduação de Engenharia de Produção da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA 12/2015 COBIO

INSTRUÇÃO NORMATIVA 12/2015 COBIO INSTRUÇÃO NORMATIVA 12/2015 COBIO ASSUNTO: REGULAMENTAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOAO DEL REI UFSJ Os estágios

Leia mais

Curso de Graduação em Engenharia Mecânica

Curso de Graduação em Engenharia Mecânica Curso de Graduação em Engenharia Mecânica NORMA PARA ESTÁGIO CAPÍTULO I - Das Disposições Preliminares Art. 1 - A presente norma tem como objetivo regulamentar a realização de estágios pelos alunos do

Leia mais

Regulamento Interno de Estágio. O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve:

Regulamento Interno de Estágio. O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve: Regulamento Interno de Estágio O Colegiado Acadêmico de Tecnologia de Recursos Humanos, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve: Art. 1º Aprovar o Regulamento Interno de Estágio dos alunos

Leia mais

NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI Estabelece e regulamenta o processo de avaliação nos Cursos Técnicos de Nível Médio nas formas Integrado e Subsequente

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS REGULAMENTADORAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS REGULAMENTADORAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARTIGO CIENTÍFICO Paço do Lumiar CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º A presente norma tem por finalidade regulamentar as atividades relacionadas

Leia mais

Errata II ao EDITAL Nº 008/2017 PARFOR/PREG

Errata II ao EDITAL Nº 008/2017 PARFOR/PREG Errata II ao EDITAL Nº 008/2017 PARFOR/PREG A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, por intermédio da Coordenação Geral do PARFOR, no uso de suas atribuições legais torna público a Errata II do Edital nº

Leia mais

INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS PAE 2º. SEMESTRE DE EDITAL ATAc/IFSC-004/2017

INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS PAE 2º. SEMESTRE DE EDITAL ATAc/IFSC-004/2017 INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS PAE 2º. SEMESTRE DE 2017 Av. Trabalhador são-carlense, 400 / 13566-590 EDITAL ATAc/IFSC-004/2017 A Presidência da Comissão Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento

Leia mais

RESOLUÇÃO DA COMISSÃO DE GRADUAÇÃO Nº 017, DE 09 DE OUTUBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO DA COMISSÃO DE GRADUAÇÃO Nº 017, DE 09 DE OUTUBRO DE 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Comissão de Graduação Av. dos Estados, 5001 Bairro Santa Terezinha Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 4996.7910/7983 gabinete.prograd@ufabc.edu.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Normas Complementares para o Estágio Não obrigatório do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. NORMAS ESPECÍFICAS PARA A REGULAMENTAÇÃO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE BACHARELADO INTERDISCIPLINAR

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - ConsEPE Av. dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 4437.8541 conselhos.superiores@ufabc.edu.br

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR Ensino a Distância (EaD) - BACHARELADO

REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR Ensino a Distância (EaD) - BACHARELADO REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR Ensino a Distância (EaD) - BACHARELADO CAPITULO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem por finalidade orientar a operacionalização

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA Dispõe sobre o Estágio Supervisionado do Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário do Cerrado-Patrocínio - UNICERP. Capítulo I - Das

Leia mais

REGULAMENTO DA PÓS GRADUAÇÃO (LATO SENSU) CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO, NATUREZA, FINALIDADE E OBJETIVOS DOS CURSOS

REGULAMENTO DA PÓS GRADUAÇÃO (LATO SENSU) CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO, NATUREZA, FINALIDADE E OBJETIVOS DOS CURSOS A Diretora Geral no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICO o Regulamento da Pós- Graduação (LATO-SENSU) da Faculdade Integral Cantareira, aprovado pelo Órgão Competente, como se segue: REGULAMENTO

Leia mais

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 152/04, DE 15 DE OUTUBRO DE 2004 RESOLVE. Das Disciplinas de Estágio Supervisionado 1

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 152/04, DE 15 DE OUTUBRO DE 2004 RESOLVE. Das Disciplinas de Estágio Supervisionado 1 Credenciamento: Decreto de 29/12/98 - D.O. U. de 30/12/98 Recredenciamento: Portaria 1.473 de 25/5/04 - D.O.U. de 26/5/04 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 152/04, DE 15 DE

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO BRANCO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Leia mais

REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR

REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR GOVERNADOR VALADARES 2016 REGULAMENTO ASSISTÊNCIA DOMICILIAR Regulamenta o Regime Especial de Assistência Domiciliar Temporário para alunos dos Cursos Superiores da

Leia mais

NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO

NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO O Núcleo de Estágio Supervisionado é um órgão de assessoramento das coordenações de curso, é um núcleo de apoio didático-pedagógico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Normas Complementares para o Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia da Computação NORMAS COMPLEMENTARES PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO O Colegiado

Leia mais

REGIMENTO PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS BARBACENA

REGIMENTO PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS BARBACENA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS BARBACENA REGIMENTO PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 15, DE 31 DE OUTUBRO DE 2014

RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 15, DE 31 DE OUTUBRO DE 2014 RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 15, DE 31 DE OUTUBRO DE 2014 Estabelece procedimentos para o Estudo Dirigido no âmbito das Faculdades Ponta Grossa. A Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão das Faculdades

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO- ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO Anápolis, 2 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 075, DE 20 DE ABRIL DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 075, DE 20 DE ABRIL DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 075, DE 20 DE ABRIL DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº 44/2016

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS REGIMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS REGIMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS REGIMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Capítulo I Definição Artigo 1 - O Estágio como componente

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO Anexo à Resolução nº 27 de 24 de outubro de 2018. REGULAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA Sumário CAPÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES 2 CAPÍTULO II DAS COMPETÊNCIAS 2 CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UGB PARTE I - DOS ASPECTOS GERAIS DO ESTÁGIO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UGB PARTE I - DOS ASPECTOS GERAIS DO ESTÁGIO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UGB PARTE I - DOS ASPECTOS GERAIS DO ESTÁGIO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO Art. 1º - Este regulamento tem por finalidade, fixar

Leia mais

Apêndice III - Cópia do Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso

Apêndice III - Cópia do Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso Macapá de de. Presidente: Membro: Membro: Apêndice III - Cópia do Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EXATAS E TECNOLOGIA

Leia mais

PORTARIA N. 03, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2012

PORTARIA N. 03, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2012 A PRÓ-REITORIA DE ENSINO, DE PESQUISA E DE EXTENSÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS, dispõe sobre normas e critérios para Disciplina em Caráter Especial nos cursos de graduação da UNIFIMES. Art. 1º

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE BIOLOGIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE BIOLOGIA RESOLUÇÃO N O 04/2018 DO CONSELHO DO Aprova as Normas Complementares de Estágio Supervisionado da Graduação Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia. O CONSELHO DO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE GUARAPUAVA. Das Disposições Preliminares

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE GUARAPUAVA. Das Disposições Preliminares REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE GUARAPUAVA Das Disposições Preliminares Art. 1º. O Estágio Supervisionado é matéria constante do Currículo Pleno do Curso de

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO O presente regulamento normatiza a atividade de Estágio, componente dos Projetos Pedagógicos dos cursos oferecidos pela Faculdades Gammon, mantida pela Fundação Gammon de Ensino

Leia mais

RESOLUÇÃO N 03/2016. Regulamenta a solicitação de exercícios domiciliares nos Cursos de Graduação.

RESOLUÇÃO N 03/2016. Regulamenta a solicitação de exercícios domiciliares nos Cursos de Graduação. RESOLUÇÃO N 03/2016 Regulamenta a solicitação de exercícios domiciliares nos Cursos de Graduação. O DIRETOR GERAL da FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA, no uso de suas atribuições regimentais, estabelece

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Univasf SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SEaD ANEXO III

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Univasf SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SEaD ANEXO III UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Univasf SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SEaD ANEXO III MINUTA DE REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE A DISTÂNCIA

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO Osório 2018 REGULAMENTO CAPÍTULO I OBJETO E NORMAS PARA REGULAMENTAÇÃO Art. 1º. O presente conjunto de normas tem por

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 206/2016

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 206/2016 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 206/2016 Dispõe sobre a verificação do rendimento escolar nos cursos de graduação, em REGIME SERIADO SEMESTRAL, para o ano letivo de 2017. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade

Leia mais

APÊNDICE E: Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Música - Licenciatura

APÊNDICE E: Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Música - Licenciatura 119 APÊNDICE E: Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Música - Licenciatura SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ CURSO MÚSICA

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD INSTITUTO DO TRÓPICO SUBÚMIDO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE

Leia mais

RESOLUÇÃO CCLEEAD N O 3/2016

RESOLUÇÃO CCLEEAD N O 3/2016 Universidade Federal da Paraíba Unidade de Educação a Distância UFPB - Virtual Centro de Ciências Aplicadas e Educação Curso de Licenciatura em Letras - Língua Espanhola RESOLUÇÃO CCLEEAD N O 3/2016 Regulamenta

Leia mais

FACULDADE ALDETE MARIA ALVES Instituição Ituramense de Ensino Superior

FACULDADE ALDETE MARIA ALVES Instituição Ituramense de Ensino Superior REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 1 CAPÍTULO I DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADOE SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular Supervisionado a ser desenvolvido

Leia mais

Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU

Câmpus Universitário de Bauru REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP / CÂMPUS BAURU Capítulo I Caracterização e Objetivos Art. 1º - O presente regulamento constitui parte

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 04/2016, DO CONSELHO DA FACULDADE DE MATEMÁTICA Estabelece Normas Complementares de Estágio Não Obrigatório para o Curso de Graduação em Estatística da Faculdade de Matemática da Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PATO BRANCO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PATO BRANCO Normas Complementares à Resolução n 22/08 COEPP, de 14 de março de 2008, referente ao Regulamento dos Estágios dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e do Ensino Superior da UTFPR.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento de Expressão Gráfica Centro de Comunicação e Expressão Curso de Design

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento de Expressão Gráfica Centro de Comunicação e Expressão Curso de Design UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento de Expressão Gráfica Centro de Comunicação e Expressão Curso de Design REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE DESIGN CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

Art. 1. Regulamentar o Planejamento Acadêmico da UNIVALE para o segundo semestre do ano de 2017.

Art. 1. Regulamentar o Planejamento Acadêmico da UNIVALE para o segundo semestre do ano de 2017. Portaria UNIVALE: 026/2017 Regulamenta o Planejamento Acadêmico da Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE para o segundo semestre letivo/2017. A Reitora da Universidade Vale do Rio Doce UNIVALE, Profa.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE BLUMENAU Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE BLUMENAU Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE BLUMENAU Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática REGULAMENTO PARA O CUMPRIMENTO DE CARGA HORÁRIA RELATIVA AO DESENVOLVIMENTO

Leia mais

DISPOSIÇÕES GERAIS DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO

DISPOSIÇÕES GERAIS DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA HABILITAÇÃO LICENCIATURA - MODALIDADE PRESENCIAL - CAMPUS DE IVAIPORÃ (CRV) DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Estágio Curricular

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES Cursos de Bacharelado e Licenciatura 4ª EDIÇÃO AGOSTO DE 2017 CAPÍTULO I DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES E NATUREZA...3 CAPÍTULO II DOS REQUISITOS

Leia mais

PORTARIA n.º 0003/2018 DE 24 DE JANEIRO DE 2018

PORTARIA n.º 0003/2018 DE 24 DE JANEIRO DE 2018 PORTARIA n.º 0003/2018 DE 24 DE JANEIRO DE 2018 Estabelece normas e regulamenta os processos para aproveitamento de disciplinas para transferências internas e externas, portadores de diploma, jubilados,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS VIRTUAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS VIRTUAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS VIRTUAL RESOLUÇÃO N. 01/2010 Regulamenta o Estágio Curricular Obrigatório com base na Lei Federal

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UTFPR CÂMPUS CURITIBA

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UTFPR CÂMPUS CURITIBA Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba Departamento Acadêmico de Física Curso de Licenciatura em Física MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO

Leia mais

Capítulo I Disposições Preliminares

Capítulo I Disposições Preliminares UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS Resolução CGRI/CCSA n o 001/2014 Regulamenta a atividade de Trabalho de

Leia mais

DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO

DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO 1. O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo destina-se a aprimorar a formação de alunos de pós-graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DO GAMA. (minuta)

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DO GAMA. (minuta) RESOLUÇÃO DO CONSELHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DO GAMA. (minuta) Estabelece normas para a realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios no âmbito dos cursos de graduação da Faculdade

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras Rio de Janeiro Julho/2013 Atualizado em Novembro/2016 1 SUMÁRIO 1. Apresentação... 3 2. Definição... 3 3. Objetivos do

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM LETRAS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM LETRAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA EM LETRAS TÍTULO l ESTÁGIO CAPÍTULO I PRINCÍPIOS E DIRETRIZES Art. 1 A Prática de Ensino e Estágio Supervisionado desenvolver-se-á de acordo com as normas

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO O Estágio Curricular Supervisionado é componente curricular obrigatório dos cursos Superiores da FAC FUNAM, realizado em módulos determinados em seus

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE - UniRV CAPÍTULO I

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE - UniRV CAPÍTULO I 1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE - UniRV CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS DAS ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS Artigo 1º O presente regulamento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 004, DE 26 DE SETEMBRO DE 2012.

RESOLUÇÃO Nº 004, DE 26 DE SETEMBRO DE 2012. Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre RESOLUÇÃO Nº 004, DE 26 DE SETEMBRO

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Estabelece as normas institucionais para a realização de Estágios Curriculares Supervisionados, componentes dos Projetos Pedagógicos dos Cursos

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOO RESOLUÇÃO N.º 01/SCCAD/2011, de 18 de maio de 2011. RESOLVE: O Coordenador do Curso de

Leia mais