Pedologia. Professor: Cláudio Custódio.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pedologia. Professor: Cláudio Custódio. www.espacogeografia.com.br"

Transcrição

1 Pedologia Professor: Cláudio Custódio

2 Conceitos: Mineração: solo é um detrito que deve ser separado dos minerais explorados. Ecologia: é um sistema vivo composto por partículas minerais e orgânicas que possibilita o desenvolvimento de diversos ecossistemas.

3 As ciências que estudam o solo: Edafologia: é a ciência que trata da influência dos solo no seres vivos, em especial nas plantas (agricultura). Pedologia: é o nome dado ao estudo dos solos em seu ambiente natural.

4 Como é formado o solo? Intemperismo químico e físico

5

6 Horizontes do solo O: Horizonte orgânico. A: Horizonte mineral com acúmulo de húmus. E: Horizonte claro de máxima remoção de argila e/ ou óxidos de ferro. B: Horizonte de máxima expressão de cor e agregação ou de concentração de materiais removidos de A e E. C: Material inconsolidado de rocha alterada, em processo de intemperismo. R: Rocha não alterada.

7

8

9 Pedogênese Processo que origina os solos e seus horizontes. Horitizontes O, A e B: alta fertilidade e importantes para o ecossistema. O solo é constituído de: partículas minerais, matéria orgânica, água e ar. Porosidade: porcentagem de espaços vazios em relação ao volume de material sólido.

10 Nutrientes das plantas: - Macronutrientes: N, P, K, Ca, Mg e S. - Micronutrientes: Zn, Mn, Cu, Fe e Cl Acidez dos solos brasileiros: clima tropical + solos velhos = acidez. Calagem: incorporar calcário ao solo. - Calcário: carbonato de cálcio e / ou magnésio.

11 Fatores de formação dos solos: Material de origem: tipo de rocha. Clima: temperatura e a umidade regulam a velocidade do intemperismo. Relevo: as diferentes topografias favorecem a acumulação de água.

12 Organismos: microorganismo, vegetais e animais. Tempo: período de exposição da superfície terrestre as condições da atmosfera.

13 Solos predominantes no Brasil: Terra roxa: solo extremamente fértil, possui uma coloração avermelhada. Massapé: é um tipo de solo caracterizado pela elevada fertilidade, possui cor escura em razão de sua formação ser proveniente da decomposição de rochas, como gnaisses escuros e calcários. Salmorão: é um tipo de solo constituído a partir da decomposição de rochas graníticas e gnaisses claros. É encontrado, principalmente, no Centro- Sul do Brasil. Aluviais: é um tipo de solo identificado em todos os pontos do Brasil, é formado a partir do acúmulo de sedimentos em várzeas, vales e etc.

14 Erosão É a realização de um conjunto de ações que modelam uma paisagem. Questão ambiental: erosão superficial. No Brasil: escoamento superficial

15 Lixiviação Lavagem do solo

16 Laterização Oxidação do solo.

17 Salinização Grande concentração de sais no solo.

18 Conservação dos solos agrícolas Maior velocidade e volume do escoamento da água = maior capacidade transportar material. Declividade, intensidade da chuva, densidade da cobertura vegetal e tipo de solo. Toda atividade agrícola gera degradação do solo.

19

20 Algumas técnicas para diminuir o impacto... Terraceamento: consiste em fazer cortes nas superfícies íngremes.

21 Curvas de nível: consiste em arar o solo e depois semeá-lo seguindo as cotas altimétricas do relevo.

22 Deslizamento de encostas São fenômenos naturais, ou seja, fazem parte da dinâmica externa da crosta terrestre.

23 Dunas Pitangui: a vegetação foi plantada para diminuir o transporte da areia para a pista.

24 Associação de culturas Diminui a erosão e favorece o equilíbrio orgânico do solo.

25

26 Como a precipitação interfere na formação do solo?