Promotores: 23 a 25 de fevereiro de 2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Promotores: 23 a 25 de fevereiro de 2012"

Transcrição

1

2 Promotores: 23 a 25 de fevereiro de 2012

3 Apoio: Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores de Restinga Sêca 23 a 25 de fevereiro de 2012

4 ASPECTOS NUTRICIONAIS DE PRODUTOS DERIVADOS DO ARROZ

5 Informações nutricionais do arroz 90% das calorias vêm dos carboidratos; As variedades de arroz enriquecidas contêm ferro e vitaminas do complexo B. 50g (2 colh de sopa) de arroz têm 80calorias.

6 Benefícios para saúde # arroz que tem sabor suave; #não contém glúten (doença celíaca); #importante fonte de minerais e vitaminas; #auxilia na prevenção de doenças do sistema digestivo, do coração; #tratamento de diabetes;baixo índice glicêmico IG = 83

7 Experimentos mostram que alimentos produzidos com a farinha de arroz absorvem 64% menos óleo vegetal durante as frituras, tornando os alimentos menos calóricos. Para a fabricação de biscoitos e macarrão, a substituição da farinha de trigo pela farinha de arroz pode ser total. No caso de pães e bolos elaborados com fermento biológico, o ideal é que a troca se restrinja a 30%.

8

9 Óleo de arroz Óleo do Coração. Constitui-se em cerca de 20% do farelo. Seus maiores constituintes são tocoferóis e tocotrienóis, importantes antioxidantes conhecidos como gama orizonol, altos níveis de fitosteróis e esqualeno;

10 Razões que lhe confere maior capacidade de redução do colesterol comparado a outros óleos. Rico em vitamina E.

11 Variedades e riquezas do arroz

12 CONSELHOS E SEGREDO ARROZ JAPONÊS Durante séculos o arroz foi usado como moeda no país. Os salários dos samurais eram pagos com arroz e senhores feudais tinham sua riqueza calculada por seus estoques de arroz. Até hoje lutadores de sumô são simbolicamente premiados com arroz. Mesmo a palha do arroz é considerada sagrada. Quanto às propriedades nutricionais, possui maior quantidade de carboidratos que todos, por possuir maior quantidade de amido em sua parte externa, o que dá a massa que une os grãos.

13 CONSELHOS E SEGREDO ARROZ INTEGRAL Reduz a gordura abdominal. O arroz integral mantém a camada externa do grão, conservando as suas principais qualidades e contém três vezes mais fibras do que o industrializado, cinco vezes mais vitaminas e quatro vezes mais magnésio. Além de ter vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e minerais, é rico em fibras, que ajudam a manter o intestino regulado.

14 CONSELHOS E SEGREDO ARROZ NEGRO OU PRETO Conhecido na China há milhares de anos, era chamado de arroz proibido por ser um alimento exclusivo do imperador. Este tipo de arroz contém 20% a mais de proteínas e 30% a mais de fibras em relação ao arroz integral. Contém grande conteúdo de compostos fenólicos, substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, afastando a anemia, doenças crônico-degenerativas, problemas cardiovasculares e até câncer.

15 CONSELHOS E SEGREDO ARROZ ARBÓRIO O Arroz Arbório possui um grão grande, largo, com o centro firme e poroso. Durante o cozimento libera o amido, que lhe confere uma cremosidade delicada e especial, além de ter uma incrível capacidade de absorver líquidos e condimentos. Todas essas características fazem do Arroz Arbório, o ingrediente básico para o preparo do autêntico Risoto, prato típico Italiano.

16 CONSELHOS E SEGREDO ARROZ VERMELHO Contém qualidades nutritivas, energéticas e vitais completas. Como mantém a película interna, se torna rica em vitaminas, sais minerais e fibras. Possui fitoquímicos, nutrientes antioxidantes, no qual pesquisas confirmam sua capacidade na prevenção de doenças. Tem maior quantidade de fibras e proteínas.

17 CONSELHOS E SEGREDO ARROZ BRANCO Benefícios para a saúde O arroz é benéfico para a sua saúde, quanto às calorias, carboidratos e proteínas do arroz. Contudo, em termos de vitaminas e minerais, o arroz é uma boa fonte de vitaminas como a vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, ferro, magnésio e fibra dietética, mas no arroz branco, muitos desses nutrientes são polidos. Contém qualidades nutritivas, energéticas Possui fitoquímicos, nutrientes antioxidantes, no qual pesquisas confirmam sua capacidade na prevenção de doenças.

18 CONSELHOS E SEGREDO ARROZ PARBOILIZADO Ele concentra vitaminas do complexo B, importantes para afastar doenças cardiovasculares. Essa riqueza se preserva apesar do processamento. É que esse arroz, quando ainda está na casca, passa por um tratamento com água fervente que leva os nutrientes para dentro do grão.

19 CONSELHOS E SEGREDO ARROZ SELVAGEM O arroz selvagem, apesar do nome, não é um arroz de verdade, mas um tipo diferente de gramínea com menos amido. Trata-se de um grão preto muito longo e fino, com sabor adocicado, que lembra o de amêndoas. Ele oferece boa quantidade de fibras e minerais, como o ferro, além de estar cheio de proteínas.

20 Referencias Bibliográficas AMATO, G.W.; Produtos Derivados do Arroz Oportunidades Locais. Palestra no 2o Seminário da Lavoura do Arroz do Litoral Norte. Palmares do Sul, 15/ IRGA. Site. Acessado em 10/05/09. GALERA, J.S. Substituição parcial da farinha de trigo por farinha de arroz (Oryza sativa L.) na produção de sonho - estudo modelo. São Paulo, p. Dissertação (M.S.) Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo. ANGÉLICA, M.M e cols. Sabores e saberes do arroz: uma oportunidade para a alimentação escolar. 2 ed. Porto Alegre,p

21 OBRIGADA!!! (55)