Princípios de Empoderamento das Mulheres

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Princípios de Empoderamento das Mulheres"

Transcrição

1 Princípios de Empoderamento das Mulheres Igualdade Significa Negócios

2 Princípios de Empoderamento das Mulheres 1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de Gênero, no mais alto nível. 2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a nãodiscriminação. 3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa. 4. Promover a educação, a capacitação e o desenvolvimento profissional das mulheres.

3 Princípios de Empoderamento das Mulheres 5. Apoiar o empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimento e marketing. 6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social. 7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

4 Princípio 1: A liderança promove a igualdade de gênero a. Afirmar o apoio das altas esferas e dirigir políticas de alto nível para a igualdade de gênero e os direitos humanos. b. Estabelecer metas e objetivos no âmbito de toda a empresa para a igualdade de gênero e incluir os progressos como um fator de análise de desempenho pelos/as gestores/as. c. Envolver as partes interessadas, internas e externas, no desenvolvimento de políticas, programas e planos de implementação da empresa para avançar na igualdade. d. Garantir que todas as políticas são sensíveis às questões de gênero identificando os fatores que têm impactos diferentes nas mulheres e nos homens, e que a cultura corporativa avança rumo à igualdade e à inclusão.

5 Princípio 2: Igualdade de oportunidades, inclusão e não-discriminação a. Remuneração igual, incluindo benefícios, por trabalho de igual valor e envidar esforços para pagar um salário digno a homens e mulheres. b. Assegurar políticas e práticas no local de trabalho que sejam livres de discriminação baseada no gênero. c. Implementar práticas de recrutamento e retenção que considerem o gênero e recrutar e designar, de forma pro-activa, mulheres para posições de gestão. d. Garantir a participação das mulheres na tomada de decisão, em todos os níveis da administração e áreas de negócio 30% ou superior. e. Apoiar o cuidado de filhos/as e dependentes fornecendo serviços, recursos e informação para mulheres e homens.

6 Princípio 3: Saúde, segurança e fim da violência a. Considerar os impactos do trabalho sobre mulheres e homens, fornecer condições de trabalho seguras e proteção contra a exposição a materiais perigosos, inclusive divulgando riscos potenciais. b. Estabelecer política de tolerância zero a todas as formas de violência no trabalho, incluindo o abuso verbal e/ou físico, e prevenir contra o assédio moral e sexual. c. Envidar esforços para oferecer seguros de saúde e outros serviços necessários, e assegurar o acesso igualitário a todos os funcionários/as. d. Respeitar os direitos de trabalhadoras e trabalhadores à licença para tratamento médico e psicológico para si e seus dependentes. e. Mediante consulta ao corpo funcional, identificar e abordar questões de segurança, incluindo a segurança das mulheres em deslocamento para o trabalho e em atividades relacionadas com a empresa. f. Formar o corpo funcional para reconhecer sinais de violência contra mulheres e divulgar as políticas da empresa relativas ao tráfico de pessoas e à exploração do trabalho e sexual.

7 Princípio 4: Educação e formação a. Investir em políticas e programas no local de trabalho que abram caminho para o avanço das mulheres em todos os níveis e em todas as áreas de negócio, e encorajar as mulheres a entrar em áreas de trabalho menos convencionais. b. Garantir a igualdade de acesso a programas de educação e formação oferecidos pela empresa. c. Proporcionar oportunidades iguais para trabalho em rede e com orientador/a em ambiente formal e informal. d. Oferecer oportunidades para promover o processo de empoderamento das mulheres e o impacto positivo da inclusão para homens e para mulheres.

8 Princípio 5: Empreendedorismo de mulheres e políticas de empoderamento através da cadeia de valores a. Expandir as relações de negócios com empresas pertencentes a mulheres, incluindo pequenas empresas, e com mulheres empreendedoras. b. Apoiar soluções que considerem o gênero para crédito. c. Solicitar aos parceiros de negócios e pares que respeitem o compromisso da empresa com o avanço da igualdade e inclusão. d. Respeitar a dignidade das mulheres em todo o marketing e em outros materiais da empresa. e. Garantir que os produtos, serviços e instalações da empresa não são utilizados para tráfico de pessoas e/ou exploração do trabalho ou sexual.

9 Princípio 6: Liderança comunitária e ativismo social a. Liderar pelo exemplo demonstrar o compromisso da empresa com a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. b. Utilizar a influência para agir em defesa da igualdade de gênero e colaborar com parceiros de negócios, fornecedores e a comunidade para promover a inclusão. c. Trabalhar com as partes interessadas da comunidade, autoridades e outros para eliminar a discriminação e a exploração, e criar oportunidades para mulheres e jovens. d. Promover e reconhecer a liderança das mulheres e sua contribuição nas respectivas comunidades e garantir a representação das mulheres em qualquer consulta à comunidade. e. Utilizar programas de voluntariado e bolsas para apoiar o compromisso da empresa com a inclusão, a igualdade e os direitos humanos.

10 Princípio 7: Transparência, medição e relatórios a. Tornar públicas as políticas da empresa e o plano de implementação para promover a igualdade de gênero. b. Estabelecer metas que quantifiquem a inclusão das mulheres em todos os níveis. c. Medir e realizar relatórios sobre os progressos, interna e externamente, utilizando dados segmentados por gênero. d. Incluir indicadores de gênero nos relatórios existentes.

11 Os Princípios de Empoderamento como ferramenta Estimule o setor empresarial a contribuir para a promoção da igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres. Considere-os quando for desenvolver e analisar as políticas e ações das empresas, bem como as políticas públicas sobre igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Utilize-os em diálogos com o setor empresarial, refletindo sobre o papel das empresas e potencial de impacto. Considere o compromisso empresarial com os Princípios de Empoderamento quando tomar decisões sobre as empresas com as quais pretende estabelecer parcerias, fornecimentos e/ou e negócios.

12 Materiais e recursos

13 OBRIGADA