1. Usar o equipamento de segurança recomendado para cada prática. Algumas podem exigir uso de luvas, máscaras, óculos de segurança etc.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. Usar o equipamento de segurança recomendado para cada prática. Algumas podem exigir uso de luvas, máscaras, óculos de segurança etc."

Transcrição

1 AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Procedimentos e normas de segurança em laboratórios escolares parte 2 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO INTRODUÇÃO Como vimos na parte 1, é importante armazenar substâncias que reagem entre si, separadas em categorias e em locais suficientemente distantes. O armazenamento em si não é uma tarefa dos estudantes, mas é importante que eles tenham boa noção dos princípios teóricos que norteiam essa tarefa, porque, em vários momentos das aulas práticas, substâncias que reagem entre si podem ser colocadas próximas, na própria bancada de trabalho. São comuns as situações em que substâncias sensíveis ao calor sejam inadvertidamente colocadas ao lado do bico de Bunsen aceso, como benzeno, álcool, acetona, e mesmo folhas de papel e cadernos onde se está fazendo alguma anotação. Em outras situações, muitos alunos já se mostraram preocupados por semanas seguidas, devido à presença de manchas escuras na pele das mãos ou dos braços, provocadas por contato com nitrato de prata. Em outras palavras, é importante conhecer as recomendações de armazenamento e manipulação de reagentes e de equipamentos, mesmo para aqueles que não têm como tarefa diária armazenar e manipular substâncias químicas. Toda a rotina do laboratório está baseada em princípios científicos e no estudo das propriedades físicas e químicas das substâncias, podendo, por isso, se tornar importante instrumento de formação para os alunos. A seguir, apresentamos algumas normas de conduta individuais, que podem e devem ser supervisionadas por todo grupo de trabalho. É difícil saber até que ponto a responsabilidade na prevenção de acidentes é de uma só pessoa ou se de todo o grupo que trabalha a seu lado. Por exemplo, se seu colega está de avental aberto, ele está errado, certamente. Mas, qual deve ser a sua atitude? Será que ele prejudica somente a si mesmo ou a todo o grupo? Pense sobre isso. POSTURA INDIVIDUAL Vestimenta. A responsabilidade pela segurança do seu grupo é sua. A responsabilidade pela sua segurança é sua e de todos à sua volta. 1. Usar o equipamento de segurança recomendado para cada prática. Algumas podem exigir uso de luvas, máscaras, óculos de segurança etc. 2. Sempre usar avental (guarda-pó) totalmente fechado, preferencialmente de mangas compridas, longo à altura dos joelhos e de algodão, pois as fibras sintéticas são mais inflamáveis. 3. Vestir e desvestir o avental sempre na entrada do laboratório, distante das bancadas. São comuns os acidentes no momento de vestir e retirar o avental.

2 4. Não use bermudas e shorts no laboratório. Use preferencialmente calças compridas. 5. Cabelos compridos e barbas longas precisam ficar presos e/ou cobertos. 6. Não utilizar brincos, colares, pulseiras e anéis, principalmente os grandes. 7. Use sempre sapatos fechados. 8. Evite o uso de lentes de contato, quando houver riscos de vapores ou respingos, pois elas podem reter partículas ou absorver vapores e gases, causando irritação. 9. O uso de óculos de grau não dispensa o uso de óculos de segurança, quando for exigido. Use os óculos de segurança sobre os óculos de grau. POSTURA INDIVIDUAL Atitudes O descuido, a pressa e a ignorância sobre os riscos são as principais causas de acidentes em laboratórios. 10. Não realizar experimentos sem a presença e supervisão do professor. 11. Não comer ou guardar alimentos no laboratório. Não colocar alimentos ou bebidas sobre as bancadas. 12. Nunca coloque sobre a bancada de trabalho, objetos de uso pessoal e estranhos ao trabalho. Bolsas e sacolas devem ser colocadas nos locais recomendados, geralmente em estantes próximas à porta de entrada do laboratório. 13. Ajude a manter desobstruída a saída do laboratório. Não coloque bolsas e mochilas de forma que impeçam ou atrapalhem sua total abertura, caso seja necessário a saída imediata de todos os alunos do ambiente. 14. Utilize celulares e câmeras somente quando autorizado pelo professor. Mantenha-os desligados ou no modo silencioso, dentro das bolsas e mochilas, evitando distrações e interrupções. Não os mantenha nos bolsos de roupas e aventais, para evitar que sejam danificados por choque, contato com substâncias corrosivas ou calor. 15. Só utilizar equipamentos, vidrarias e reagentes depois de receber as instruções técnicas de uso seguro de cada um. 16. Executar procedimentos somente depois da leitura cuidadosa de cada item do roteiro, seguindo com atenção os passos recomendados. 17. Nos experimentos de química, executar o trabalho sempre de pé, para evitar que substâncias líquidas sejam derramadas no corpo e também para facilitar a mobilidade rápida caso seja necessário, como o desvio de respingos de reação, ebulição e outros. Só assentar com autorização expressa do professor. 18. Acender bicos de gás, velas, lamparinas e qualquer outra fonte de calor somente após autorização. Apague a chama imediatamente, assim que não for mais necessária ou o aquecimento estiver concluído. Não deixe a chama ligada desnecessariamente.

3 19. Não acenda uma lamparina com outra, para não derramar combustível líquido, que certamente entrará em combustão imediata; use fósforo ou isqueiro. 20. Antes de acender chamas ou ligar fontes de calor, afaste as substâncias inflamáveis, inclusive folhas de roteiros e cadernos. 21. Não brinque durante o trabalho prático, nem distraia seu colega com conversas desnecessárias. Concentre-se no que estiver fazendo, principalmente se estiver trabalhando com substâncias perigosas, vidrarias, material cortante, e qualquer outro material aquecido ou fonte de calor. 22. Comunique ao responsável pelo laboratório ou professor sobre qualquer derramamento ou respingo de substâncias, seja na pele, olhos, cabelo, na bancada de trabalho ou mesmo no chão. 23. Em caso de respingo na pele e olhos, lave imediatamente com água corrente, usando a pia ou o lavaolhos e comunique o professor. 24. Ajude na detecção de contaminações e colabore na limpeza da área correspondente à sua bancada de trabalho ou de seu grupo. Comunique ao seu professor qualquer acidente ocorrido. 25. Equipamentos defeituosos não devem ser usados, principalmente os de vidro. Comunique ao professor ou responsável técnico sobre qualquer defeito, como trincas, rachaduras, amassados, e também sobre tampas de recipientes agarrados e torneiras de vidrarias com dificuldade para girar. 26. Não force o giro de torneiras de vidrarias agarradas, como as de buretas e de funis de decantação; chame o professor. No momento adequado, o material será aquecido para ser desprendido. O uso da força pode quebrar o equipamento. 27. Nunca cheire substâncias diretamente. Qualquer sensação de cheiro que for necessária para algum experimento deve ser orientada e supervisionada pelo professor. Em geral, os vapores devem ser trazidos, puxados com o movimento de uma das mãos do frasco para o nariz, mantendo boa distância do nariz para o frasco. 28. Nunca prove ou experimente substâncias usadas no laboratório. 29. Não coloque frascos de vidro aquecidos diretamente sobre bancadas frias como as de pedra e metálicas. Preferencialmente, coloque-as sobre uma tela de amianto, para evitar choques térmicos. 30. Não deixe frascos quentes em lugar que você ou outras pessoas possam pegá-lo, inadvertidamente, com as mãos desprotegidas. 31. Saiba onde ficam e como funcionam e em quais situações devem ser usados os chuveiros de segurança, os lava-olhos e os extintores. Verifique para que tipo de incêndio os extintores mais próximos se adéquam. 32. Findo o trabalho experimental, verificar se as torneiras de água e de gás se encontram fechadas e se os aparelhos eléctricos foram desligados. 33. Não leve as mãos à boca ou aos olhos quando estiver manipulando produtos químicos. Lave as mãoes e antebraços com água e sabão, assim que fechar os frascos e também após guardá-los no local adequado.

4 34. Evite tocar em maçanetas, fechaduras, canetas, puxadores de gavetas etc, antes de retirar luvas ou de lavar as mãos, se estiver manipulando produtos químicos. 35. Sempre lave bem as mãos e antebraços com água e sabão ao deixar o laboratório. PROCEDIMENTOS TÉCNICOS Recomendações importantes. Improvisações são caminhos curtos para acidentes. Use os procedimentos recomendados tecnicamente. 1. Não aquecer recipientes fechados, pois a pressão interna ficará maior que a pressão atmosférica externa e o frasco tende a estourar. 2. Não feche recipientes que foram aquecidos, com ou sem material no seu interior, porque após o resfriamento a pressão interna tende a ficar menor que a externa, estourando o frasco de fora para dentro. Espere que atinjam a temperatura ambiente para fechá-los. 3. Feche completamente os frascos das soluções e reagentes, principalmente os voláteis e inflamáveis. 4. Não realize pipetagens com a boca; utilize pipetadores adequados, como as peras de borracha. 5. Jamais utilize a mesma pipeta para a volumetria de líquidos diferentes. 6. Em geral, o uso de substâncias tóxicas e irritantes voláteis, como ácido sulfúrico concentrado, ácido clorídrico concentrado, ácido nítrico, bromo, e amônia concentrada etc devem ser manuseadas pelo professor ou pelo responsável técnico. Para tal, sempre deve ser usada a capela com exaustor ligado; ou, se não houver uma, ambientes muito bem ventilados, evitando a inalação de gases e vapores. 7. Na diluição de ácidos concentrados, sempre adicione o ácido sobre a água, nunca o contrário, e, mesmo assim, de forma lenta e cuidadosa. Por ser exotérmica, essa dissolução libera muito calor. Ácidos concentrados possuem grande afinidade por água, e, quando a água é adicionada sobre o ácido, este sobe pelo fluxo de água que desce, além de respingar violentamente em todas as direções. Essa tarefa deve ser, preferencialmente, de responsabilidade do professor ou do responsável técnico pelo laboratório. 8. Derramamentos de ácidos sobre bancadas, equipamentos e no chão devem ser lavados com água em abundância. 9. Nunca pese material diretamente sobre o prato da balança; use béquer, vidro de relógio, placa de Petri, papel filtro ou papel toalha. Materiais corrosivos podem estragar a superfície do prato da balança. 10. Use luvas de isolamento térmico revestidas de amianto ou pinças metálicas longas apropriadas ao manipular material quente. 11. Use pinças de madeira para aquecer tubos de ensaio. 12. Não aqueça tubos de ensaio com a boca virada para si ou para outra pessoa. É freqüente a ebulição acontecer de forma violenta em tubos de ensaio, com espirros à longa distância. É importante aquecer o tubo de ensaio de forma intermitente; levando-o até à chama em movimentos circulares para aquecimento homogêneo, e retirando-o da chama logo em seguida, várias vezes.

5 13. Não manipule reagentes sólidos com as mãos. A aparência dos reagentes sólidos não tem relação com sua periculosidade. Hidróxidos de sódio e de potássio, por exemplo, são extremamente reativos e corrosivos, e, no entanto, são parecidos com outros sais que não apresentam grandes riscos. 14. Não aqueça substâncias inflamáveis ou voláteis como os solventes orgânicos em chama direta; use banho-maria. 15. Nunca abra um frasco antes de ler o rótulo. 16. Sempre recoloque as tampas nos frascos quando eles não estiverem sendo utilizados, para evitar a contaminação ou perdas por volatilização. 17. Tampas retiradas de qualquer tipo de reagente devem ser colocadas com a parte interna para cima e não para baixo, para não contaminar a bancada. 18. Não deixe aparelhagem alguma em funcionamento sem a supervisão de alguém. 19. Nunca deixe sem atenção qualquer operação em que haja aquecimento. 20. Ao submeter um líquido à ebulição durante longo período, utilize pedras de ebulição ou pérolas de vidro, cuja presença auxilia na quebra da tensão superficial do líquido, permitindo uma ebulição mais estável, sem respingos violentos e evitando possíveis queimaduras. 21. Não manuseie equipamentos elétricos com as mãos molhadas. 22. Ao fazer vácuo, procure utilizar recipientes capazes de suportar a pressão negativa (frascos de kitasato, por exemplo). 23. Não faça montagens instáveis de aparelhos, tais como aquelas que utilizam livros, lápis ou caixas de fósforo como suportes. Utilize garras, aneis e suportes apropriados para cada situação. 24. Quando aparelhos de vidro forem montados com garras, essas não devem ser muito apertadas para não quebrá-los; se necessário, peça ajuda para a sua colocação. 25. Quando tubos de borracha forem conectados a aparelhos de vidro, primeiramente molha-se a borracha, sem se usar força excessiva na operação. 26. Sempre lubrifique os tubos de vidro, termômetros etc, antes de inseri-los nos furos das rolhas. Proteja as mãos com luvas apropriadas ou enrole a peça de vidro em toalha antes de seguir com a operação.

6 OBSERVAÇÕES E QUESTÕES 1) Escolha pelo menos três procedimentos que você ou seu grupo não compreenderam bem. Anote, seus números para questionar o professor. Anote, também, algum complemento que achar necessário, para cada item em dúvida, após a explicação técnica do professor. ) ) ) 2) Liste duas normas ou procedimentos que mais incomodaram a você ou ao seu grupo, das quais vocês discordem e questione o professor de sua necessidade. A explicação técnica do professor convenceu o grupo da importância do procedimento? Faça uma discussão e uma reflexão com seu grupo.