ENCONTRO DA QUALIDADE IQA / MBB VDA 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENCONTRO DA QUALIDADE IQA / MBB VDA 2"

Transcrição

1 ENCONTRO DA QUALIDADE IQA / MBB VDA 2 Novembro 2014 Paulo Bento Gerenciamento da Qualidade de Fornecedores Eixo,Motor e Cambio 1

2 TE/OSV-P Daimler Trucks 2 Temas : Processo de gestão da qualidade de fornecedores. Porque utilizar a VDA 2. Quando aplicar a VDA 2. Principais dificuldades em aplicar a VDA 2. Processo de submissão de amostras. Fluxo de atividades. Analise de risco. Requisitos de submissão. Liberação do processo de produção e do produto-ppf.

3 TE/OSV-P Daimler Trucks 3 Temas : Processo de gestão da qualidade de fornecedores. Porque utilizar a VDA 2. Quando aplicar a VDA 2. Principais dificuldades em aplicar a VDA 2. Processo de submissão de amostras. Fluxo de atividades. Analise de risco. Requisitos de submissão. Liberação do processo de produção e do produto-ppf.

4 Daimler Trucks Saídas do Processo Compras / Presidência. Anfavea. Ferramentas Avaliação de Capacidade - OEE/ LPA. Revalidação de amostras. Task Force. VDA 6.3. VDA 6.5. Eficácia de 8D. Revisão do acordo de metas. Ressarcimento. Embarque controlado. Diagnóstico de Indicadores fornecedores PPF - Avaliação do processo ( Liberação do processo de produção e do produto ). DPVQ (Custos Garantia). IQDM (Logis). E-SEP (Logis). Refugo. Processo de Gestão da Qualidade de Fornecedores A Ação Corretiva AÇÃO CORRETIVA CHECAR C Checar P Planejar PLANEJAR EXECUTAR D Executar Entradas do processo PAF ( Avaliação inicial ) / TS 16949/ L.O / L.A/ pedido de compras. Desenvolvimento Matriz para análise/classificação de risco. Características Especiais (DS/DZ). PSM (Gerenciamento preventivo)/ PSV (Preparação de série) - Risco A. VDA 6.3 ( P2-P4 ). VDA 2-Requisito de Amostras. APQP ( VDA 4.3 ). Produção VDA 6.3 (P5 P7). EMPB - Avaliação documentação. EMPB - Avaliação das amostras. (Dimensional/Material/Montabilidade) PSM / PSV ( Risco A ).

5 TE/OSV-P Daimler Trucks 5 Temas : Processo de gestão da qualidade de fornecedores; Porque utilizar a VDA 2. Quando aplicar a VDA 2. Principais dificuldades em aplicar a VDA 2. Processo de submissão de amostras. Fluxo de atividades. Analise de risco. Requisitos de submissão. Liberação do processo de produção e do produto-ppf.

6 TE/OSV-P Daimler Trucks 6 Porque utilizar a VDA 2? Conforme a ISO/TS : A organização deve planejar e desenvolver os processos necessários para a realização do produto. ( 7.1 ). A organização deve estar em conformidade com um procedimento de aprovação de produto e processo de manufatura reconhecido pelo cliente. ( ). A aprovação de produto deveria ser subsequente a verificação do processo de manufatura ( ). Conforme MBST, Requisitos específicos e Condições de compras: Em conformidade com ISO/TS 16949, MBST, Requisitos específicos e Condições de compras, o fornecedor deverá apresentar à MBBras um processo de aprovação de produto e validação do processo de produção, conforme os requisitos descritos na VDA 2 (versão vigente).

7 TE/OSV-P Daimler Trucks 7 Temas : Processo de gestão da qualidade de fornecedores. Porque utilizar a VDA 2. Quando aplicar a VDA 2. Principais dificuldades em aplicar a VDA 2. Processo de submissão de amostras. Fluxo de atividades. Analise de risco. Requisitos de submissão. Liberação do processo de produção e do produto-ppf.

8 TE/OSV-P Daimler Trucks 8 Quando aplicar a VDA 2? Quando do desenvolvimento de novo produto; Quando houver alteração de produto; Quando houver alteração do processo de produção; Quando houver mudança do local de produção; Quando houver transferência e/ou reforma de ferramental; Quando ferramental / fornecimento estiver inativo por mais de um ano; Na correção de discrepância; Na mudança do subfornecedor e/ou em outras situações em que a MBBras achar necessário a reapresentação do processo de homologação da amostra EMPB/PPF. Atenção : Fornecedor deve observar a matrix de gatilho.

9 TE/OSV-P Daimler Trucks 9 Temas : Processo de gestão da qualidade de fornecedores. Porque utilizar a VDA 2. Quando aplicar a VDA 2. Principais dificuldades em aplicar a VDA 2. Processo de submissão de amostras. Fluxo de atividades. Analise de risco. Requisitos de submissão. Liberação do processo de produção e do produto-ppf.

10 N:\TL - Documentação LM\5-Treinamentos\2-Qualidade\Treinamento EMPB_VDA2_ Daimler Trucks 10 Principais dificuldades em aplicar a VDA 2? Falta de planejamento para desenvolvimento do produto e processo; Falta conhecimento dos requisitos da amostra conforme VDA2; Processo de desenvolvimento com foco na amostra ( falta foco no processo ); Falta finalização do processo PPF ( Liberação do processo de produção e do produto ) por não conhecer a VDA 2; Falta de treinamento relacionado a norma; Tier 2, 3... não tem conhecimento da VDA 2; Quebra de paradigma ( PAPP não é VDA 2 ); ATENÇÃO : Para o sucesso de um desenvolvimento de produto/processo é fundamental a comprovação de capabilidade do processo de produção ( qualitativa e quantitativa ) sob condições de produção seriada.

11 TE/OSV-P Daimler Trucks 11 Temas : Processo de gestão da qualidade de fornecedores. Porque utilizar a VDA 2. Quando aplicar a VDA 2. Principais dificuldades em aplicar a VDA 2. Processo de submissão de amostras. Fluxo de atividades. Analise de risco. Requisitos de submissão. Liberação do processo de produção e do produto-ppf.

12 TE/OSV-P Daimler Trucks 12 Processo de submissão de amostras : O processo de apresentação de amostras divide-se em três fases : Fase Zero : Planejamento do desenvolvimento do produto e processo. Fase nobre do processo de desenvolvimento sendo que o APQP é um método estruturado para definir e estabelecer as etapas necessárias para garantir que um produto satisfaça o cliente. ( VDA 4.3 ). Fase Um : (EMPB Relatório de Exame de Primeira Amostra); o fornecedor providenciará as amostras iniciais em meios definitivos de produção, quantidade de peças e documentação necessária, conforme prazo solicitado e estabelecido nos Requisitos da Amostra. Fase dois : ( PPF - liberação do processo de produção e do produto); ocorre após a provação do EMPB iniciando-se a fase de aprovação do processo após três meses de produção e/ ou produção de 125 peças.

13 TE/OSV-P Daimler Trucks 13 Temas : Processo de gestão da qualidade de fornecedores. Porque utilizar a VDA 2. Quando aplicar a VDA 2. Principais dificuldades em aplicar a VDA 2. Processo de submissão de amostras. Fluxo de atividades. Analise de risco. Requisitos de submissão. Liberação do processo de produção e do produto-ppf.

14 N:\TL - Documentação LM\1-Processos LM Daimler Trucks APROVAÇÃO DO PRODUTO E PROCESSO EMPB/PPF - BASE VDA 2 Input Pedido de Compras Analise de Risco Abertura do processo de amostra no sistema amostra-pedi Requisitos de submissão da amostra Acompanhamento Desenvolvimento da Amostra no fornecedor Verificação do processo de amostra feita pelo GF/GFQ no fornecedor Analise da amostra na MBBras Emissão e envio do relatório EMPB - Dados mestre do item - Rastreabilidade através do ZGS e Q-Stand - Quantidade de peças necessária para cada área MBBras Informa: - classificação do risco - nível de submissão - quantidade de peças - característica DS/DZ - requisitos submissão do processo -prazo da amostra - Requisito da amostra RA inserido no portal esep++ pelo LM - Peças risco A aplicação PSV pelo LM - Peças risco A1 aplicação check list característica de segurança DS/DZ - Cronogramas APQP e VDA Acompanhamento in loco das fase de desenvolvimento produto e processo - Peças de risco A, A1 e B1 -Check dos requisitos de submissão e peças de amostra - Requisitos de submissão inserido no portal esep++ pelo fornecedor - Dimensional e material TLP - Montabilidade TEP/BDE - Teste Funcional (desempenho) TP/BD - EMPB aprovado libera o fornecimento de série - Relatório EMPB inserido no portal esep++ pelo TLP

15 N:\TL - Documentação LM\1-Processos LM Daimler Trucks EMPB APROVAÇÃO DO PRODUTO E PROCESSO EMPB/PPF - BASE VDA 2 Acompanhamento da performance de fornecimento Aprovação do PPF - Acompanhamento dos lotes fornecidos até 3 meses após SOP - Indicadores de performance de qualidade (IQDM) logística (logis/esep) - Atendimento na integra do check list aprovação do PPF - PPF (liberação do produto e processo) concluído - Liberação total do processo de amostra feito no sistema Amostra-Pedi

16 TE/OSV-P Daimler Trucks 16 Temas : Processo de gestão da qualidade de fornecedores. Porque utilizar a VDA 2. Quando aplicar a VDA 2. Principais dificuldades em aplicar a VDA 2. Processo de submissão de amostras. Fluxo de atividades. Analise de risco. Requisitos de submissão. Liberação do processo de produção e do produto-ppf.

17 TE/OSV-P Daimler Trucks 17 Avaliação de Risco Avaliação de risco durante a fase de desenvolvimento 1.1 Complexidade do Risco/Inovação da peça 0,1,2 1.2 Falhas críticas no passado 1.3 Efeitos de mudanças 2.1 Fornecedor Crítico 2.2 Escopo da Entrega para fornecimento 2.3 Gerenciamento de Projeto no fornecedor 3.1 Risco da Tecnologia da Produção /Processo de Produção 3.2 Risco na Produção de Máquinas /Equipamento 3.3 Infraestrutura de Risco/Logística 4.1 Lead time dos equipamentos da produção / ferramentas 4.2 Lead time do material 4.3 Criticidade do Prazo ou nível de maturidade Processo para avaliação da habilidade/competência do fornecedor para desenvolver um determinado produto, reunindo a demanda de requisitos da qualidade e logística para produção de série.

18 ANÁLISE DE RISCO PARA O FORNECEDOR DO DESENVOLVIMENTO Item: Denominação: Familia: Fornecedor: GF/GFQ: No. Critério Descrição Avaliação auxiliar Pontuação Nota 1.1 Complexidade do Risco Sistema complexo, módulo ou peças/componentes complexos - Elevada quantidade de funções; Muitas interfaces e dependências para outras partes / componentes; - Expectativa de alta de mudanças durante a fase de desenvolvimento; - Funções/características relacionadas com segurança 2 Peças/componentes simples - Baixa quantidade de funções; - Interfaces com outro peças / componentes claramente definidos 1 Peças Normalizadas Inovação do Risco Alto nível de inovação Novo conceito, nova funcionalidade, novos materiais, novas tecnologias de procução 2 Avanço; Variação - Aumento da funcionalidade; - Atualização de software; - Variação e/ou melhoria da versão existente 1 Estado técnico Design/função existente em produtos adquiridos na série Falhas críticas no passado Elevada taxa de falhas no passado - Grande quantidade de problemas de qualidade no passado; Falha significa alto custo de garantia (> / ano); - Falha é imediatamente percebida pelo cliente e requer visita imediata e não planejada à concessionária 2 Baixa taxa de falhas no passado Várias falhas e problemas de qualidade no passado, falhas de restrição na comodidade, podendo ser reparado nas visitas programadas nas concessionária 1 Não há questões críticas no passado Desconhecimento de problemas críticos / falhas no passado Efeitos das mudanças Alta expectativa das mudanças impactarem no prazo Experiencias de projetos do passado tem mostrado que mudanças tem um grande impacto na sequencia dos processos/atividades e nos prazos programado 2 Mudanças sem impacto critico Gestão de mudanças é suficiente para gerenciar as alterações durante a fase de desenvolvimento 1 Baixa expectativa das mudanças São esperadas pequenas alterações, sem impactos na sequencia das atividades atividades Competência e capacidade do fornecedor no desenvolvimento Baixa competência e capacidade no desenvolvimento Risco Médio - Fornecedor tem pouco ou nenhuma experiência no desenvolvimento deste tipo de peça/componente; - Grande quantidade de desenvolvimento nos sub fornecedores Fornecedor tem experiência no desenvolvimento deste tipo de peça/componente, mas para outras montadoras (OEMs); 2 1 Alta competência e capacidade no desenvolvimento Fornecedor estabelecido para Mercedes Benz no desenvolvimento deste tipo de peça e componente TE/OSV-P Daimler Trucks 18 0

19 TE/OSV-P Daimler Trucks Gerenciamento de projetos no fornecedor Crítico - Nenhuma experiência ou déficit de cooperação com a Mercedes Benz; - Não é clara a organização para projetos de cliente e nenhuma atribuição de contatos nos projetos anteriores 2 Padrão Desenvolvimento do fornecedor é conhecido mas para outras peças/componente (novas pessoas de contato) 1 Risco baixo - Experiência muito boa de desenvolvimento com o fornecedor no passado; - Não há dificuldades esperadas na cooperação com o fornecedor no futuro Riscos da produção Risco alto - Ferramental long lead (>12 months); Local de produção / requisitos de máquinas não conhecidos; - Ferramentaria (fabricante da ferramenta) não conhecida; - Nova tecnologia de produção; Performace da qualidade (ppm 0 km) no passado não é satisfatória 2 Risco médio - Ferramental long lead (6-12 months) ; - Mudanças no ferramental tem impacto no prazo e custo; - Já existe maquinário tem que ser ajustado ou reformado parcialmente 1 Risco baixo Tecnologia de produção padrão, nenhuma alteração comparando ao processo atual, o conceito para máquinas e ferramentas é conhecido e/ou não deve ser adaptado/ajustado Prazo ou nível de maturidade crítico Risco alto - Prazo crítico para o projeto; - Começo tardio do desenvolvimento junto ao fornecedor; - Esperadas mudanças nas especificações; - Exigências de testes longos; - Plano de medidas não são suficientes para realização dos marcos do projeto (necessário atenção no gerenciamento) 2 Risco médio Prazos e impacto nos processos devem ser claramente definidos no início do projeto e medidas tem de ser determinadas 1 Risco baixo Não são esperados problemas e falhas no planejamento e na realização dos prazos e nível de maturidade do produto 0 Avaliação A: Pontos B: Pontos C: 0-02 Pontos Resultado:

20 TE/OSV-P Daimler Trucks 20 Temas : Processo de gestão da qualidade de fornecedores. Porque utilizar a VDA 2. Quando aplicar a VDA 2. Principais dificuldades em aplicar a VDA 2. Processo de submissão de amostras. Fluxo de atividades. Analise de risco. Requisitos de submissão. Liberação do processo de produção e do produto-ppf.

21 Daimler Trucks 21 Requisitos da Amostra e Níveis de Submissão VDA 2 Requisitos de Submissão - VDA 2 01: Teste Dimensional 02: Teste Funcional 03: Teste Material 04: Teste de Tato 05: Teste Acústico 06: Teste Olfato 07: Teste de Aparência 08: Teste de Tratamento Superficial 09: Teste de Compatibilidade Eletromagnética (EMC) 10: Testes de Confiabilidade 11: FMEA de Projeto 12: Liberação do Projeto 13: FMEA de Processo 14: Diagrama de Fluxo de Processo 15: Plano de Controle da Produção 16: Comprovação de Capabilidade do Processo 17: Lista dos Meios de Medição e Equipamentos de teste 18: Estudo e Análise do Sistema de Medição 19: Check List Característica de Segurança (DS/DZ) 20: Folha de Dados Materiais / IMDS 21: Meios de Transporte / Embalagens 22: Certificados 23: Aprovação do Processo (PPF) 24: Outro 25: Currículo da Peça 26: Lista de Componentes e Sub-Fornecedores 27: Montabilidade (no Cliente) Nível de Submissão X X X X X X X* X* X* X* X* X* X* X* X* X* X* X* X* X* X* X* X* X* X X X X X X X X X X Requisito para o respectivo nível de submissão; submetido a MBBras X* Requisito para o respectivo nível de submissão; para analise do GF/GFQ, os documentos permanecem no fornecedor V Requisito a ser acordado com o cliente em casos individuais NA Requisito não aplicado Requisitos VDA 2 1. A apresentação dos documentos e amostras somente pode ocorrer quando todas as especificações tiverem sido atendidas. No caso de divergência, o fornecedor deverá obter uma autorização por escrito para apresentação do processo (PPF) e anexá-la ao processo; 2. Independente do nível de submissão, o fornecedor deve comprovar o atendimento a todos os requisitos (aplicáveis) da tabela; Níveis de submissão conforme norma VDA 2 Nível de submissão 1: fornecedor conhecido, sem problemas nas amostras e fornecimento da série; produtos de fácil fabricação, modificação simples; família de produtos, um nº de lote é avaliado conf. nível 2 ou 3, os demais nº dos lotes conf. Nível 1 Nível de submissão 2: fornecedor novo; problemas de qualidade em fornecedores conhecidos; problemas com produtos fabricados em processo semelhante; novo processo de produção (produtos novos); Nível de submissão 3: novos processos de produção; produtos complexos, de difícil fabricação, processos de produção difícil de dominar; itens com características DS/DZ;

22 O CLIENTE EM CASOS INDIVIDUAIS Daimler Trucks 22 Capa Dimensional Material Funcional Montabilidade +Certificados de Qualidade + Certificados V = REQUISITO A SER ACORDADO COM V Lista de componentes e fornecedores Curr í culo da pe ç a V Check List caracteristica DS/DZ Ficha técnica do ferramental

23 TE/OSV-P Daimler Trucks 23 Temas : Processo de gestão da qualidade de fornecedores. Porque utilizar a VDA 2. Quando aplicar a VDA 2. Principais dificuldades em aplicar a VDA 2. Processo de submissão de amostras. Fluxo de atividades. Analise de risco. Requisitos de submissão. Liberação do processo de produção e do produto-ppf.

24 Processo deve ser avaliado observando no mínimo uma hora de produção ( Ideal um turno de produção ) executando reavaliação de toda a documentação técnica, indicadores e capacidade produtiva. Daimler Trucks

25 N:\TL - Documentação LM\5-Treinamentos\2-Qualidade\Treinamento EMPB_VDA2_ Daimler Trucks 25 OBRIGADO

Requisitos Específicos do Cliente Mercedes-Benz do Brasil Ltda.

Requisitos Específicos do Cliente Mercedes-Benz do Brasil Ltda. Requisitos Específicos do Cliente Mercedes-Benz do Brasil Ltda. Requisitos relacionados aos itens da ISO TS 16949:2009 Para uso conjunto com ISO TS 16949 (edição 2009 / 06 / 15) Situação de modificação

Leia mais

Planejamento Avançado da Qualidade Elementos APQP

Planejamento Avançado da Qualidade Elementos APQP Planejamento Avançado da Qualidade Elementos APQP São descritos a seguir objetivos, expectativas e requisitos relativos à documentação dos elementos individuais do APQP Status Report (ver QSV / S 296001

Leia mais

Requisitos Específicos do Cliente Mercedes-Benz do Brasil Ltda.

Requisitos Específicos do Cliente Mercedes-Benz do Brasil Ltda. Requisitos Específicos do Cliente Mercedes-Benz do Brasil Ltda. Requisitos relacionados aos itens da ISO TS 16949:2009 Para uso conjunto com ISO TS 16949 (edição 2009 / 06 / 15) Situação de modificação

Leia mais

ACORDO DE QUALIDADE ASSEGURADA FUNÇÃO COMERCIAL

ACORDO DE QUALIDADE ASSEGURADA FUNÇÃO COMERCIAL 1. Prefácio 1.1 Dados gerais O presente acordo de qualidade assegurada (QSV) define as exigências de qualidade para os fornecedores da REHAU. Assim, o acordo de qualidade assegurada REHAU QSV é a norma

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE DE FORNECEDORES SULTÉCNICA INDÚSTRIA MECÂNICA LTDA

MANUAL DA QUALIDADE DE FORNECEDORES SULTÉCNICA INDÚSTRIA MECÂNICA LTDA MANUAL DA QUALIDADE DE FORNECEDORES INDÚSTRIA MECÂNICA LTDA Agosto de 2009 Revisão 05 INDICE 1. Apresentação... 03 2. Política da Qualidade e Ambiental da Sultécnica... 03 3. Expectativa para Fornecedores...

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Aplicação de Sistema Eletrônico para Planejamento das Etapas de Desenvolvimento de Produtos na Suspensys

Aplicação de Sistema Eletrônico para Planejamento das Etapas de Desenvolvimento de Produtos na Suspensys Aplicação de Sistema Eletrônico para Planejamento das Etapas de Desenvolvimento de Produtos na Suspensys Autor: Esequiel Berra de Mello, Suspensys, Grupo Randon Apresentador: Tomas L. Rech Ebis Soluções

Leia mais

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão:

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão: 4.2.2 Manual da Qualidade Está estabelecido um Manual da Qualidade que inclui o escopo do SGQ, justificativas para exclusões, os procedimentos documentados e a descrição da interação entre os processos

Leia mais

PROJETO NOVAS FRONTEIRAS. Descrição dos processos de gerenciamento da qualidade

PROJETO NOVAS FRONTEIRAS. Descrição dos processos de gerenciamento da qualidade PROJETO NOVAS FRONTEIRAS PLANO DE GERENCIAMENTO DA QUALIDADE QUALITY MANAGEMENT PLAN Preparado por Mara Lúcia Menezes Membro do Time Versão 3 Aprovado por Rodrigo Mendes Lemos Gerente do Projeto 15/11/2010

Leia mais

NORMA ISO/IEC 14598. Isac Aguiar isacaguiar.com.br isacaguiar@gmail.com

NORMA ISO/IEC 14598. Isac Aguiar isacaguiar.com.br isacaguiar@gmail.com NORMA ISO/IEC 14598 Isac Aguiar isacaguiar.com.br isacaguiar@gmail.com Contexto Normas e Modelos de Qualidade Engenharia de Software Qualidade de Software ISO/IEC 14598 - Avaliação da Qualidade de Produto

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

Prof. Dr. Carlos Eduardo Sanches da Silva Prof. Dr. Carlos Henrique Pereira Mello EPR 707 EPR 707 ENGENHARIA DO PRODUTO

Prof. Dr. Carlos Eduardo Sanches da Silva Prof. Dr. Carlos Henrique Pereira Mello EPR 707 EPR 707 ENGENHARIA DO PRODUTO EPR 707 Prof. Dr. Carlos Eduardo Sanches da Silva Prof. Dr. Carlos Henrique Pereira Mello EPR 707 ENGENHARIA DO PRODUTO O que é o PDP PDP é o processo de negócio que: Busca as especificações de projeto

Leia mais

OBJETIVO 2 APLICAÇÃO 3 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5 TERMINOLOGIA 6 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DE MUDANÇAS

OBJETIVO 2 APLICAÇÃO 3 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 4 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 5 TERMINOLOGIA 6 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DE MUDANÇAS Impresso em 26/08/2015 10:31:18 (Sem título Aprovado ' Elaborado por Daniel Trindade/BRA/VERITAS em 01/11/2013 Verificado por Cintia Kikuchi em 04/11/2013 Aprovado por Americo Venturini/BRA/VERITAS em

Leia mais

FR.ITC.04-03 Revisão: 14 de 12/02/2013. Requisitos específicos Bepo. Manual para Fornecedores. www.bepo.com.br

FR.ITC.04-03 Revisão: 14 de 12/02/2013. Requisitos específicos Bepo. Manual para Fornecedores. www.bepo.com.br FR.ITC.04-03 Revisão: 14 de 12/02/2013 Requisitos específicos Bepo Manual para Fornecedores Índice: 1) Apresentação da empresa ------------------------------------------------------------------------pg.03

Leia mais

Anexo 2 Apêndice 3 PROCEDIMENTO PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIO

Anexo 2 Apêndice 3 PROCEDIMENTO PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIO ANEXO DO CONTRATO Anexo 2 Apêndice 3 PROCEDIMENTO PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIO Outubro - 2012 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. PROCEDIMENTO PARA GESTÃO DO PARQUE TECNOLÓGICO... 3 3. ORIENTAÇÕES

Leia mais

IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation

IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation Descrição de Serviços IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation EM ADIÇÃO AOS TERMOS E CONDIÇÕES ESPECIFICADOS ABAIXO, ESSA DESCRIÇÃO DE SERVIÇOS INCLUI AS IBM MANAGED SECURITY

Leia mais

MQ-02 Manual de Desenvolvimento de Fornecedores

MQ-02 Manual de Desenvolvimento de Fornecedores MQ-02 Manual de Desenvolvimento de Fornecedores Este Manual é de propriedade da Martiaço Indústria Ltda. Sem autorização não pode ser distribuído ou copiado. SUMÁRIO 1. A EMPRESA... 3 2. OBJETIVO... 4

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO NBR ISO 13485:2004 RDC 59:2000 PORTARIA 686:1998 ITENS DE VERIFICAÇÃO PARA AUDITORIA

ESTUDO COMPARATIVO NBR ISO 13485:2004 RDC 59:2000 PORTARIA 686:1998 ITENS DE VERIFICAÇÃO PARA AUDITORIA ESTUDOCOMPARATIVO NBRISO13485:2004 RDC59:2000 PORTARIA686:1998 ITENSDEVERIFICAÇÃOPARAAUDITORIA 1. OBJETIVO 1.2. 1. Há algum requisito da Clausula 7 da NBR ISO 13485:2004 que foi excluída do escopo de aplicação

Leia mais

FR.ITC.04-03 Revisão: 16 de 19/01/2015. Requisitos específicos Bepo. Manual para Fornecedores. www.bepo.com.br

FR.ITC.04-03 Revisão: 16 de 19/01/2015. Requisitos específicos Bepo. Manual para Fornecedores. www.bepo.com.br FR.ITC.04-03 Revisão: 16 de 19/01/2015 Requisitos específicos Bepo Manual para Fornecedores Índice: 1) Apresentação da Empresa ---------------------------------------------------------------------------pg.03

Leia mais

Universidade Paulista

Universidade Paulista Universidade Paulista Ciência da Computação Sistemas de Informação Gestão da Qualidade Principais pontos da NBR ISO/IEC 12207 - Tecnologia da Informação Processos de ciclo de vida de software Sergio Petersen

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING Uma aplicação da Análise de Pontos de Função Dimensionando projetos de Web- Enabling Índice INTRODUÇÃO...3 FRONTEIRA DA APLICAÇÃO E TIPO DE CONTAGEM...3 ESCOPO DA

Leia mais

Manual de Procedimentos Para Recrutamento e Seleção

Manual de Procedimentos Para Recrutamento e Seleção Manual de Procedimentos Para Recrutamento e Seleção Versão: V0_0_10 Data: 13 de setembro de 2013 Procedimentos para recrutamento e seleção de servidores por processo seletivo público. Diretoria Geral de

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

01. A empresa e todos os seus funcionários têm a preocupação de atender as necessidades e expectativas dos clientes?

01. A empresa e todos os seus funcionários têm a preocupação de atender as necessidades e expectativas dos clientes? Questionário de auto-avaliação Nível 1 MÓDULO 1 - ADMINISTRAÇÃO 01. A empresa e todos os seus funcionários têm a preocupação de atender as necessidades e expectativas dos clientes? 02. A empresa tem definidos

Leia mais

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 ISO 9001:2000 Esta norma considera de forma inovadora: problemas de compatibilidade com outras normas dificuldades de pequenas organizações tendências

Leia mais

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO 1.1 POLíTICA AMBIENTAL 1.1 - Política Ambiental - Como está estabelecida e documentada a política e os objetivos e metas ambientais dentro da organização? - A política é apropriada à natureza e impactos

Leia mais

Manual da Qualidade Fornecedores 2007

Manual da Qualidade Fornecedores 2007 Manual da Qualidade Fornecedores 2007 www.metalurgicanunes.com.br 2 ÍNDICE 01 Introdução. 3 02 Filosofia da Qualidade 3 03 Políticas da Metalúrgica Nunes 4 04 Requisitos de Qualidade para fornecimento

Leia mais

Planejamento da produção. FATEC Prof. Paulo Medeiros

Planejamento da produção. FATEC Prof. Paulo Medeiros Planejamento da produção FATEC Prof. Paulo Medeiros Planejamento da produção O sistema de produção requer a obtenção e utilização dos recursos produtivos que incluem: mão-de-obra, materiais, edifícios,

Leia mais

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão 1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão ISO 9001:2015 Histórico da série 2 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão Histórico da série REVISÕES DA SÉRIE ISO 9000 2000 2008 2015 1994 1987 3 2009 CBG Centro Brasileiro

Leia mais

Manual Geral do OASIS

Manual Geral do OASIS Manual Geral do OASIS SISTEMA DE GESTÃO DE DEMANDA, PROJETO E SERVIÇO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO OASIS Introdução Esse manual tem como objetivo auxiliar aos usuários nos procedimentos de execução do sistema

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO CONSULTA PÚBLICA do ANEXO 8 da NR-15 PROPOSTA DE TEXTO NORMATIVO NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES

Leia mais

MRP MRP. Módulo 5 MRP e JIT. Demanda de produtos e serviços. Fornecimento de produtos e serviços

MRP MRP. Módulo 5 MRP e JIT. Demanda de produtos e serviços. Fornecimento de produtos e serviços Módulo 5 MRP e JIT Adm Prod II 1 MRP Fornecimento de produtos e serviços Recursos de produção MRP Decisão de quantidade e momento do fluxo de materiais em condições de demanda dependente Demanda de produtos

Leia mais

ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA. Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva

ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA. Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva Joel Alves da Silva, Diretor Técnico JAS-METRO Soluções e Treinamentos

Leia mais

SUMÁRIO ÍNDICE. 1 Objetivo: 3. 2 Aplicação e Alcance: 3. 3 Referências: 3. 4 Definições e Abreviaturas: 4. 5 Responsabilidades: 5.

SUMÁRIO ÍNDICE. 1 Objetivo: 3. 2 Aplicação e Alcance: 3. 3 Referências: 3. 4 Definições e Abreviaturas: 4. 5 Responsabilidades: 5. OG Procedimento de Gestão PG.SMS.014 Denominação: Auditoria Interna do Sistema de Gestão de SMS SUMÁRIO Este procedimento estabelece premissas básicas sobre os critérios de planejamento e princípios a

Leia mais

Política Organizacional para Desenvolvimento de Software no CTIC

Política Organizacional para Desenvolvimento de Software no CTIC Política Organizacional para Desenvolvimento de Software no CTIC O CTIC/UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Pará define neste documento sua Política Organizacional

Leia mais

Gerenciamento Integrado de Ferramentas de Corte

Gerenciamento Integrado de Ferramentas de Corte Gerenciamento Integrado de Ferramentas de Corte DESAFIOS DA INDÚSTRIA Eng. Jardel Lemos do Prado jardel.prado@adeptmec.com Eng. Rafael B. Mundim mundim@ita.br SUMÁRIO Histórico 1900-2000 Definição do Gerenciamento

Leia mais

P l a n o d e G e r e n c i a m e n t o d e R i s c o s d o P r o j e t o

P l a n o d e G e r e n c i a m e n t o d e R i s c o s d o P r o j e t o P l a n o d e G e r e n c i a m e n t o d e R i s c o s d o P r o j e t o I d e n t i f i c a ç ã o Projeto Implantação de Sistema GED Solicitante BB S.A Patrocinador do Projeto Jurandir Toblib Presidente

Leia mais

Regulamento Complementar do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia de Computação UTFPR, campus Pato Branco

Regulamento Complementar do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia de Computação UTFPR, campus Pato Branco Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Engenharia de Computação Regulamento Complementar do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia de Computação

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E/OU AMBIENTAL (ISO 9001 / 14001) Palavra chave: certificação, qualidade, meio ambiente, ISO, gestão

CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E/OU AMBIENTAL (ISO 9001 / 14001) Palavra chave: certificação, qualidade, meio ambiente, ISO, gestão 1 de 8 1. OBJETIVO Estabelecer o processo para concessão, manutenção, extensão, suspensão e cancelamento de certificações de Sistema de Gestão da Qualidade, conforme a Norma NBR ISO 9001 e Sistema de Gestão

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

Termo de Referência. Prestação de Serviços de Treinamento na área de Gerenciamento de Projetos

Termo de Referência. Prestação de Serviços de Treinamento na área de Gerenciamento de Projetos Termo de Referência Prestação de Serviços de Treinamento na área de Gerenciamento de Projetos Maio/2012 Índice 1. OBJETO... 3 2. ESCOPO... 3 3. PRAZO... 7 4. LOCAL DE TREINAMENTO... 7 5. HORÁRIO DE TREINAMENTO...

Leia mais

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES V CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA Metrologia para a competitividade em áreas estratégicas 9 a 13 de novembro de 2009. Salvador, Bahia Brasil. ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO

Leia mais

Exame de Fundamentos da ITIL

Exame de Fundamentos da ITIL Exame de Fundamentos da ITIL Simulado A, versão 5.1 Múltipla escolha Instruções 1. Todas as 40 perguntas devem ser respondidas. 2. Todas as respostas devem ser assinaladas na grade de respostas fornecida.

Leia mais

IV PLANO DE GERENCIAMENTO DE TEMPO

IV PLANO DE GERENCIAMENTO DE TEMPO IV PLANO DE GERENCIAMENTO DE TEMPO 1 - Descrição do Plano de Gerenciamento detempo (PMBOK) O gerenciamento de tempo do projeto inclui os processos necessários para realizar o término do projeto no prazo.

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos INTERPRETAÇÃO ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade CAPÍTULO: Preâmbulo ISO 9001:2008 0.1 - Generalidades: foi esclarecido que a conformidade com requisitos

Leia mais

FMEA - 4ª. EDIÇÃO (Análise dos Modos de Falha e de seus Efeitos)

FMEA - 4ª. EDIÇÃO (Análise dos Modos de Falha e de seus Efeitos) Curso e-learning FMEA - 4ª. EDIÇÃO (Análise dos Modos de Falha e de seus Efeitos) Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão

Leia mais

A Disciplina Gerência de Projetos

A Disciplina Gerência de Projetos A Disciplina Gerência de Projetos Atividades, Artefatos e Responsabilidades hermano@cin.ufpe.br Objetivos Apresentar atividades da disciplina Gerência de Projetos Discutir os artefatos e responsáveis envolvidos

Leia mais

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos sistemas e demais aplicações informatizadas do TJAC.

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos sistemas e demais aplicações informatizadas do TJAC. Código: MAP-DITEC-001 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaborado por: Gerência de Sistemas Aprovado por: Diretoria de Tecnologia da Informação 1 OBJETIVO Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

Soluções ERP e de Gestão de Produção para a Indústria Sistema de Gestão de Produção Integrado, Versão para Ferramentarias

Soluções ERP e de Gestão de Produção para a Indústria Sistema de Gestão de Produção Integrado, Versão para Ferramentarias Sistema de Gestão de Produção Integrado, Versão para Ferramentarias Principais Necessidades do Setor Controlar os prazos de entrega de forma dinâmica e eficiente Controlar a compra de matéria prima e componentes

Leia mais

Boas Práticas em Gerenciamento de Projetos Material utilizado nas aulas de Pós-graduação do Centro de Informática 2010.2

Boas Práticas em Gerenciamento de Projetos Material utilizado nas aulas de Pós-graduação do Centro de Informática 2010.2 O que é um? s: Tradicional e/ou Ágil? Cristine Gusmão, PhD Tem início e fim bem determinados Things are not always what they seem. Phaedrus, Escritor e fabulista Romano O projeto é uma sequência única,

Leia mais

Tutorial. O Trade e o SNGPC

Tutorial. O Trade e o SNGPC Tutorial O Trade e o SNGPC Este tutorial explica como realizar no Trade Solution as principais atividades relacionadas ao SNGPC - Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados 1. Introdução

Leia mais

Norma para Registro de Projetos de Pesquisa - UNIFEI-

Norma para Registro de Projetos de Pesquisa - UNIFEI- Norma para Registro de Projetos de Pesquisa - UNIFEI- Página 1 / 8 TÍTULO I Das definições Art. 1º - Projeto de Pesquisa constitui-se em um conjunto de ações que geram conhecimento científico e/ou tecnológico,

Leia mais

Prezados(as); A portaria está disponível na seguinte página: http://portal.mte.gov.br/legislacao/2014-1.htm. Atenciosamente CNI

Prezados(as); A portaria está disponível na seguinte página: http://portal.mte.gov.br/legislacao/2014-1.htm. Atenciosamente CNI Prezados(as); Informamos que foi publicada no DOU de hoje, seção 1, páginas 110 e 111 a Portaria MTE n.º 1.297, de 13 de agosto de 2014, que aprova o Anexo 1 - Vibração - da Norma Regulamentadora n.º 9

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PRODUTOS ADQUIRIDOS

AVALIAÇÃO DE PRODUTOS ADQUIRIDOS AVALIAÇÃO DE PRODUTOS ADQUIRIDOS Elaboração Juscelino Bourbon PRO - GADS - 04-01 Versão Data Histórico Aprovação 00 03/06/11 Emissão de Procedimento Katty Cavalcanti 01 18/11/11 Modificações no título

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 21º Encontro - 07/05/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? - ABERTURA - LAYOUTS DE EMPRESAS INDIVIDUAIS 02 ABERTURA

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL

PROCEDIMENTO GERENCIAL PÁGINA: 1/10 1. OBJETIVO Descrever o procedimento para a execução de auditorias internas a intervalos planejados para determinar se o sistema de gestão da qualidade é eficaz e está em conformidade com:

Leia mais

Caderno de Encargos Procedimento de Aquisição da PPP do Novo Colégio Militar de Manaus

Caderno de Encargos Procedimento de Aquisição da PPP do Novo Colégio Militar de Manaus Caderno de Encargos Procedimento de Aquisição da PPP do Novo Colégio Militar de Manaus SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. ORIENTAÇÕES GERAIS... 4 a. ELABORAÇÃO DO CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES... 5 b. HOMOLOGAÇÃO

Leia mais

Estrutura da ISO DIS 9001/2015 ISO/TC 176/SC 2 Document N1224, July 2014

Estrutura da ISO DIS 9001/2015 ISO/TC 176/SC 2 Document N1224, July 2014 Prefácio Introdução 0.1 Generalidades 0.2 As normas ISO para gestão da qualidade 0.3 Abordagem de processo 0.4 Ciclo PDCA 0.5 Pensamento baseado em risco Estrutura da ISO DIS 9001/2015 0.6 Compatibilidade

Leia mais

Indicadores de Desempenho do SGQ

Indicadores de Desempenho do SGQ Módulo 3: Indicadores de Desempenho do SGQ Instrutor: Henrique Pereira Indicadores de Desempenho do SGQ Partes interessadas: Quem são? Quais são suas necessidades? Como monitorar e medir os processos:

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

CHECKLIST DA RDC 16/2013

CHECKLIST DA RDC 16/2013 CHECKLIST DA RDC 16/2013 Checklist para a RDC 16 de 2013 Página 2 de 10 Checklist 1. 2.1 Disposições gerais Existe um manual da qualidade na empresa? 2. Existe uma política da qualidade na empresa? 3.

Leia mais

Perguntas para avaliar a efetividade do processo de segurança

Perguntas para avaliar a efetividade do processo de segurança Perguntas para avaliar a efetividade do processo de segurança Questionário básico de Segurança da Informação com o objetivo de ser um primeiro instrumento para você avaliar, em nível gerencial, a efetividade

Leia mais

ESTRUTURA ISO 9.001:2008

ESTRUTURA ISO 9.001:2008 Sistema de Gestão Qualidade (SGQ) ESTRUTURA ISO 9.001:2008 Objetivos: Melhoria da norma existente; Melhoria do entendimento e facilidade de uso; Compatibilidade com a ISO 14001:2004; Foco Melhorar o entendimento

Leia mais

Introdução à ISO 9001:2015

Introdução à ISO 9001:2015 Trilhando o caminho das mudanças da nova versão Clique aqui para para conhecer-me. Introdução à ISO 9001:2015 Apresentar e interpretar As mudanças da norma versão da ABNT ISO 9001:2015 em relação à ABNT

Leia mais

Políticas de Qualidade em TI

Políticas de Qualidade em TI Políticas de Qualidade em TI Prof. www.edilms.eti.br edilms@yahoo.com Aula 03 CMMI Capability Maturity Model Integration Parte II Agenda sumária dos Processos em suas categorias e níveis de maturidade

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1. Aplicação Esta política aplica-se a todos os colaboradores Técnico-administrativos, sejam vínculo CLT ou contrato de estágio. 2. Objetivo Estabelecer critérios

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE DO FORNECEDOR

MANUAL DA QUALIDADE DO FORNECEDOR MANUAL DA QUALIDADE DO FORNECEDOR METALÚRGICA KNIF LTDA Junho/2013 1 REGISTRO DAS MODIFICAÇÕES REVISÃO DATA MOTIVO 00 02/04/09 Emissão do documento 01 05/08/09 Modificação dos itens 5.5 e 7.5 02 27/07/10

Leia mais

Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores REALIZAÇÃO

Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores REALIZAÇÃO Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores REALIZAÇÃO OBJETIVO GERAL ESTABELECER E IMPLEMENTAR UM MODO INTEGRADO PARA O DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO DOS FORNECEDORES DAS PRINCIPAIS

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Histórico de Revisões Rev. Modificações 01 30/04/2007 Primeira Emissão 02 15/06/2009 Alteração de numeração de PO 7.1 para. Alteração do título do documento de: Aquisição para: Aquisição / Qualificação

Leia mais

CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3.

CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3. CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NOS EPISÓDIOS 1, 2 E 3. PROBLEMA: É UM OBSTÁCULO QUE ESTÁ ENTRE O LOCAL ONDE SE ESTÁ E O LOCAL EM QUE SE GOSTARIA DE ESTAR. ALÉM DISSO, UM PROBLEMA

Leia mais

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos 11. Gerenciamento de riscos do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos

Leia mais

Matrizes de Correlaça o ISO 9001:2008 e ISO 9001:2015

Matrizes de Correlaça o ISO 9001:2008 e ISO 9001:2015 2015 Matrizes de Correlaça o ISO 9001:2008 e ISO 9001:2015 Texto traduzido e adaptado por Fernando Fibe De Cicco, Coordenador de Novos Projetos do QSP. Outubro de 2015. Matrizes de correlação entre a ISO

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Processo de Certificação PGMQ -TV RSQM-DO-028-04-DECLARAÇÃO_DOCUMENTADA_PROCESSO_DE_CERTIFICAÇÃO

Processo de Certificação PGMQ -TV RSQM-DO-028-04-DECLARAÇÃO_DOCUMENTADA_PROCESSO_DE_CERTIFICAÇÃO Processo de Certificação PGMQ -TV O que é OCC? Organismos de Certificação Credenciado (Acreditado) pela CGCRE Conduzem e concedem a certificação de conformidade, com base em normas nacionais, regionais,

Leia mais

Solução Cadia Projects

Solução Cadia Projects Solução Cadia Projects A Cadia Consulting, com mais de 14 anos de experiência na implementação da ferramenta Microsoft Dynamics NAV (Navision), desenvolve soluções verticais que visam ampliar as funcionalidades

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAR ENTREGA DE PROJETOS E OBRAS SOB CONTROLE DA CGPE

MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAR ENTREGA DE PROJETOS E OBRAS SOB CONTROLE DA CGPE MP080.100.030 1/23 MANUAL DE PROCEDIMENTOS GERENCIAR ENTREGA DE PROJETOS E OBRAS SOB CONTROLE DA CGPE ESTA FOLHA ÍNDICE INDICA EM QUE REVISÃO ESTÁ CADA FOLHA NA EMISSÃO CITADA R. 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

Modelos de Maturidade. Porque estudar um Modelo de Maturidade? Descrevem as características de processos efetivos;

Modelos de Maturidade. Porque estudar um Modelo de Maturidade? Descrevem as características de processos efetivos; Versão 1.1 - Última Revisão 16/08/2006 Porque estudar um Modelo de Maturidade? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para

Leia mais

Introdução Visão Geral Processos de gerenciamento de qualidade. Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas

Introdução Visão Geral Processos de gerenciamento de qualidade. Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Introdução Visão Geral Processos de gerenciamento de qualidade Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas O que é qualidade? Qualidade é a adequação ao uso. É a conformidade às exigências. (ISO International

Leia mais

QUALIDADE NA ELABORAÇÃO DO CATÁLOGO DE PRODUTOS DE SERVIÇOS DE DADOS

QUALIDADE NA ELABORAÇÃO DO CATÁLOGO DE PRODUTOS DE SERVIÇOS DE DADOS QUALIDADE NA ELABORAÇÃO DO CATÁLOGO DE PRODUTOS DE SERVIÇOS DE DADOS Definir Medir Analisar Melhorar Controlar Data: 16/03/006 Gestão da Qualidade QUALIDADE NA ELABORAÇÃO DO CATÁLOGO DE PRODUTOS DE SERVIÇOS

Leia mais