REGULAMENTO DO PRÊMIO ACADÊMICO POPAI BRASIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DO PRÊMIO ACADÊMICO POPAI BRASIL"

Transcrição

1 1 REGULAMENTO DO PRÊMIO ACADÊMICO POPAI BRASIL 1 -O PRÊMIO ACADÊMICO POPAI BRASIL 2012 O PRÊMIO POPAI BRASIL é a edição nacional da única premiação criada para reconhecer os mais originais e eficazes materiais de comunicação para o ponto de venda. Estes materiais alavancam as vendas e tornam produtos memoráveis e atraentes aos consumidores. Este ano, a premiação contará com o PRÊMIO ACADÊMICO POPAI BRASIL 2012, que irá premiar projetos de materiais de comunicação para o ponto de venda desenvolvidos por estudantes das áreas de design, arquitetura, comunicação, propaganda e marketing. Durante a exposição do PRÊMIO POPAI BRASIL 2012, que acontece durante dois dias e é aberta ao público, haverá também a exposição dos projetos finalistas concorrentes ao PRÊMIO ACADÊMICO POPAI BRASIL Um prestigiado painel de jurados composto de indústrias de bens de consumo, varejistas, acadêmicos, representantes de agências de publicidade e promoção e fornecedores de materiais e soluções para o ponto de venda participarão de um julgamento fechado em única fase e identificará os vencedores do primeiro, segundo e terceiro lugar em cada categoria. A pontuação é calculada de acordo com a capacidade de determinado projeto aumentar as vendas, obter posicionamento no varejo e trabalhar estrategicamente para posicionar a marca no ponto de venda.

2 2 2 CRONOGRAMA 14/09 Término das inscrições 14/09 Envio de materiais para a sede do POPAI Brasil (consultar pág. 3 e 4 do regulamento) 24/09 Envio de materiais para a sede do POPAI Brasil (consultar pág. 3 e 4 do regulamento) 08/10 Montagem das peças 09/10 Exposição das peças 09/10 Julgamento das peças 10/10 Divulgação dos ganhadores 10/10 Cerimônia de Entrega dos troféus para as peças premiadas do PRÊMIO POPAI BRASIL 2012 e PRÊMIO ACADÊMICO POPAI BRASIL /10 Desmontagem das peças concorrentes 3 CATEGORIAS CONCORRENTES Displays e peças de merchandising O que será aceito? Displays: Peças que possuam produtos em sua exposição, podendo ser colocados diretamente no chão, balcão, vitrine, gôndola, etc. Peças de merchandising: Peças de comunicação para o ponto de venda Store Design e Arquitetura Comercial O que será aceito? Projetos para design de loja Campanha Promocional - Ação Promocional O que será aceito? Ações específicas desenvolvidas para divulgação de um produto, marca ou promoção no ponto de venda.

3 3 - Material para PDV O que será aceito? Materiais de comunicação utilizados em ações desenvolvidas para divulgação de produto, marca ou promoção no ponto de venda. 4- QUEM PODE CONCORRER? Estudantes das áreas de design, arquitetura, comunicação, propaganda e marketing. 5- INSCRIÇÃO 1º Preencher digitalmente a ficha de inscrição e enviá-la para o premio@popaibrasil.com.br até o dia 31/08. 2º Enviar a ficha de inscrição preenchida digitalmente, impressa e assinada para a sede do POPAI Brasil até o dia 14/09. Endereço do POPAI Brasil: Av. Paulista, 352-8º andar - Cj. 81- Bela Vista - São Paulo-SP CEP , fone (11) de segunda a sexta, das 9h às 17h. 3º Juntamente com a ficha de inscrição que será enviada para a sede do POPAI Brasil, deverão ser enviados até o dia 14/09, os materiais abaixo: (verificar na pág. 4 a forma de exposição da categoria concorrente do seu projeto) - Para displays e peças de merchandising: 2 (duas) fotos coloridas do protótipo (impressa no padrão 10X15 cm e digitalizada em CD ou DVD). - Para Campanha Promocional - Ação Promocional ou Material para PDV: defesa escrita da estratégia utilizada na campanha mais DVD com vídeo sobre o projeto de, no máximo, 3 minutos que poderá conter textos, sons e imagens. - Para Store Design e Arquitetura Comercial: DVD com vídeo sobre o projeto de, no máximo, 3 minutos que poderá conter textos, sons e imagens.

4 4 6- EXPOSIÇÃO DOS PROJETOS Displays e peças de merchandising Devem ser expostos protótipos em sua forma física ou através da apresentação de uma placa 60x60 cm que poderá conter textos e imagens do protótipo. Store Design e Arquitetura Comercial Os projetos deverão ser apresentados através DVD com vídeo sobre o projeto de, no máximo, 3 minutos que poderá conter textos, sons e imagens, ou em placa 60x60 cm que poderá conter textos e imagens do projeto. Campanha Promocional - Ação Promocional - Material para PDV Os projetos deverão ser apresentados através DVD com vídeo sobre o projeto de, no máximo, 3 minutos que poderá conter textos, sons e imagens, ou em placa 60x60 cm que poderá conter textos e imagens do projeto. Obrigatoriedades Displays e peças de merchandising: Os protótipos que serão expostos em forma física deverão ser levados e montados pelos estudantes no dia da montagem do PRÊMIO POPAI BRASIL Placas: As categorias que forem expostas desta forma terão que fornecer o adesivo que será colocado na placa. Medida padrão do adesivo: 60 cm altura x 60 cm largura. O adesivo deverá ser enviado para a sede do POPAI Brasil até o dia 24/09 Vídeos: O DVD contendo o vídeo que será apresentado no dia da Exposição deverá ser enviado para a sede do POPAI Brasil até o dia 14/09. Endereço do POPAI Brasil: Av. Paulista, 352-8º andar - Cj. 81- Bela Vista - São Paulo-SP CEP , de segunda a sexta, das 9h às 17h.

5 5 7- QUESITOS DE AVALIAÇÃO Serão atribuídas notas de 1(um) a 5(cinco), tendo como quesitos de avaliação os seguintes itens: - Objetivos e resultados em relação ao briefing - Criatividade - Design - Praticidade e funcionalidade de uso - Eficácia na exposição da marca, produto ou serviço As notas dadas pelos jurados a cada peça participante serão somadas, posteriormente, pelo POPAI Brasil, mediante o acompanhamento de sua auditoria, considerando apenas os 4 melhores resultados, descartando a pior nota, de forma a determinar quais serão as ganhadoras de troféus ouro, prata e bronze, em cada categoria, em cada premiação. Todas as categorias, de ambas as premiações, serão submetidas a uma nota de corte, ou seja, toda e qualquer peça que não atingir a pontuação mínima, não será elegível a prêmio. (Esta nota de corte será igual a metade da máxima pontuação possível para aquela inscrição, considerando o número de jurados votantes e o descarte). Portanto, poderá existir categoria não premiada. As decisões do Júri serão incontestáveis e irrecorríveis. Durante a realização do Prêmio as questões a eles pertinentes deverão ser dirimidas pelo próprio Comitê do Prêmio.

6 6 8- COMISSÃO JULGADORA Todas as peças serão expostas para um único julgamento. O Júri será composto por 21 (vinte e um) profissionais de diferentes ramos de atividades convidados pelo POPAI que irão votar em todos os projetos concorrentes. O PRÊMIO ACADÊMICO POPAI BRASIL 2012 será auditado pela empresa KNTS Consultores Associados. Resultado 9- PREMIAÇÃO O resultado dos finalistas para o primeiro, segundo e terceiro lugar em cada categoria será divulgado no dia 9 de outubro (primeiro dia da Exposição do Prêmio), a partir das 16h através do site do POPAI Brasil ( e informe enviado no dos participantes. No segundo dia de Exposição do Prêmio, as peças serão identificadas com as flâmulas de premiados. Divulgação da classificação dos ganhadores A classificação de primeiro, segundo e terceiro lugar só será revelada na Cerimônia de Entrega do Prêmio POPAI Brasil Entrega dos troféus A entrega dos troféus aos ganhadores do primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria acontecerá na Cerimônia de Entrega do Prêmio POPAI Brasil, que serão realizados no dia 10 de Outubro (segundo dia da exposição do Prêmio), no mesmo local que será realizada a Exposição do Prêmio POPAI Brasil 2012 e o SIMVAREJO Seminário Internacional do Marketing no Varejo. A entrada na Cerimônia de Entrega apenas será permitida mediante apresentação de convite. Os participantes do PRÊMIO ACADÊMICO POPAI BRASIL 2012 terão direito a dois convites por peça inscrita e convites extras estarão disponíveis para compra, no valor de R$100,00. Os convites poderão ser retirados a partir do dia 27/08, na sede do POPAI Brasil. Para estudantes que residirem fora da cidade de São Paulo, os convites serão enviados para o endereço indicado na ficha de inscrição.

7 7 10- MONTAGEM E DESMONTAGEM DOS PROTÓTIPOS E PLACAS Enviar até o dia 28/09/12, a relação com nome e RG dos responsáveis pela entrega e retirada das peças no premio@popaibrasil.com.br Montagem A montagem das peças e placas acontecerá respeitando ordem de chegada. Desmontagem Retirada dos produtos que estiverem abastecendo os protótipos por ordem de chegada Data: 11 de outubro Horário: das 8h às 10h Retirada das peças e placas por ordem de chegada Data: 11 de outubro Horário: 10h às 13h A retirada das peças acontecerá no segundo horário respeitando ordem de chegada. As peças, produtos e placas que não forem retirados na data e horário indicados, ficarão disponíveis para descarte e doação pelo POPAI Brasil. Estacionamento Os participantes serão responsáveis pelo pagamento do ticket do estacionamento. 11- VISITAÇÃO À EXPOSIÇÃO DO PRÊMIO POPAI BRASIL 2012 E PRÊMIO ACADÊMICO POPAI BRASIL 2012 A Exposição será aberta à visitação do público em geral nos dias 9 e 10 de Outubro, com horário determinando e sujeito a confirmação pelo POPAI Brasil.

8 REGRAS DO PRÊMIO - Os concorrentes devem cumprir com as normas de segurança no tocante à instalação e operação de equipamentos. Todos os displays, materiais expostos e equipamentos devem ser razoavelmente situados, protegidos por seguranças e à prova de fogo para prevenir incêndios e acidentes. -Inscrições com informações conflitantes ou inverídicas acarretarão na correção, alteração da inscrição, ou, até, na desclassificação da peça inscrita. - O POPAI Brasil não se responsabilizará pela instalação da peça no local da Exposição. Não será admitida a montagem de peças fora dos horários estabelecidos. - O direito dos ganhadores ao recebimento dos Prêmios decairá em 180 (cento e oitenta) dias da data da divulgação dos resultados das premiações, considerando, para esse fim, a data da primeira divulgação. - A inscrição do participante no Prêmio ensejará sua imediata adesão às normas constantes neste regulamento, bem como autorizará a utilização pela organizadora de sua imagem, som de voz, nome e marca em qualquer forma ou meio de divulgação da premiação, de forma gratuita, pelo tempo que for necessário, dentro do território nacional e no exterior, inclusive para serem inseridos em CD-Rom, DVD, Internet e Catálogos a serem comercializados pela entidade, por tempo indeterminado. - O participante é responsável pela segurança das peças e produtos. Planeje-se para proteger suas propriedades durante a Exposição, principalmente na desmontagem e retirada de sua peça do Salão de Exposições. Não dê ou troque displays ou produtos a não ser que antes seja assinado o formulário de liberação, no balcão de segurança da Exposição, para transferir os displays ou produtos. - Toda propriedade enviada para e da Exposição são de total risco do participante. Cada um deve obter em seu nome tal seguro à medida que julgarem necessário para proteger suas peças contra perdas ou danos e concorda em isentar o POPAI Brasil de qualquer responsabilidade que seja resultante da participação pelo concorrente ou qualquer pessoa com o consentimento do participante na Exposição, seja ou não causada pela negligência ou culpa do POPAI Brasil ou qualquer um de seus agentes. O POPAI Brasil recomenda os concorrentes a usar mock-ups dos produtos nos displays. - Enquanto os seguranças estarão circulando e toda precaução razoável será tomada para proteger pessoas e posses durante a instalação, período de Exposição e remoção, nem a Associação, gerência, prestadores de serviços, administração do local, quanto qualquer oficial, staff, membros ou diretores dos mesmos serão responsáveis por perdas ou danos à peça do concorrente através de furto, fogo, acidente ou qualquer outra causa ou para

9 9 qualquer prejuízo que possa ocorrer para os visitantes, participantes ou seus representantes, empregados e outros. - Qualquer situação não prevista ou divergências serão decididas, de forma soberana e irrecorrível, pela comissão organizadora do evento e Diretoria Executiva do POPAI Brasil.