UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO EM MARKETING

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO EM MARKETING"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO EM MARKETING PIM II Projeto Integrado Multidisciplinar 2009

2 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Estruturação de estratégias para o mix de marketing a partir do estudo do comportamento do consumidor, utilizando pesquisa de mercado, dentro do contexto de uma organização específica. OBJETIVOS: Proporcionar aos alunos a capacidade de entender e desenvolver Pesquisas de Mercado. Exercitar as várias etapas de um processo de pesquisa de marketing, com o objetivo de compreender como ela contribui para o entendimento do comportamento do consumidor em relação aos elementos formadores do mix de marketing; Compreender quais são os principais fatores que influenciam o comportamento de compra, com o intuito de desenvolver ofertas de valor adequadas aos clientes; Identificar lacunas na prática da organização em estudo, a partir dos conceitos teóricos desenvolvidos em sala de aula. DISCIPLINAS CONTEMPLADAS: BASE Comportamento do Consumidor Pesquisa de Mercado COMPLEMENTAR Mercadologia Contabilidade Gestão de Recursos Patrim. e Logísticos Dinâmica das Relações Interpessoais CONTEÚDO DO PIM: O aluno deverá identificar e analisar uma organização no mercado, escolher um produto ou serviço oferecido pela empresa ao mercado e desenvolver uma estratégia mercadológica para ele. O desenvolvimento do trabalho deve atender os seguintes aspectos:

3 1. Descrição da organização escolhida: 1.1 Denominação e forma de constituição; 1.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização; 1.3 Natureza e ramo de atuação; 1.4 Informações sobre o porte da empresa; 1.5 Descrição dos principais produtos e/ou serviços; 1.6 Principais mercados e, nos ramos de atuação, principais segmentos desses mercados onde se encontram os clientes alvo; 1.7 O segmento de mercado da empresa no âmbito internacional; 1.8 O segmento de mercado da empresa no âmbito nacional: como surgiu o negócio no Brasil e como vem sendo a sua evolução até os dias atuais; 1.9 Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um; 1.10 Identificação do produto ou serviço escolhido para o desenvolvimento de uma estratégia. 2. Aspectos relacionados à PESQUISA DE MERCADO: 2.1 Definir e descrever o problema de marketing apresentado pelo produto ou serviço escolhido; 2.2 Delimitação do tema; 2.3 Realizar o planejamento da pesquisa; 2.4 Desenvolver o trabalho de campo (coleta de dados); 2.5 Analisar e apresentar os resultados; 2.6 Definir e justificar a pesquisa escolhida; 2.7 Proposição de soluções. 3. Desenvolvimento da estratégia de mix para o produto ou serviço escolhido, ou seja, trabalhar com dois ou mais elementos do mix: 3.1 Produto: O conceito do produto; A classificação do produto; As funções do produto; Os níveis do produto; O comportamento do produto; O ciclo de vida do produto. 3.2 Preço: A definição de preço; A estratégia de preço.

4 3.3 Distribuição: Canais de distribuição; A estratégia de distribuição. 3.4 Comunicação: As ferramentas de comunicação utilizadas; A estratégia de comunicação. 4. Aspectos relacionados à disciplina de MERCADOLOGIA: Descrever, no contexto mercadológico da empresa, os seguintes aspectos 4.1 Como foi identificado o público alvo da empresa para a definição do seu conjunto de produtos; 4.2 Como é feita a avaliação de satisfação do cliente. Caso este tipo de avaliação não esteja implantado na empresa, descreva que falta faz ao processo de crescimento da empresa. 5. Aspectos relacionados à disciplina de CONTABILIDADE: Apresentar e comentar a estrutura do balanço e demonstrativo de resultados da empresa pesquisada. 6. Aspectos relacionados à disciplina de GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS: 5.1 Como a empresa administra seus estoques; 5.2 Identificar os pontos fortes da logística da empresa; 5.3 Como a empresa controla os seus recursos patrimoniais. 7. Aspectos relacionados à disciplina de DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS: Descrever as estratégias que a empresa pesquisada utiliza para desenvolver a motivação, trabalhos em equipe e liderança entre seus funcionários. Instruções para o desenvolvimento do Projeto PIM O relatório final do projeto deverá ser entregue via sistema de envio do PIM, na data estipulada no calendário acadêmico.

5 MATERIAL DE APOIO: Conteúdo das aulas Modelo de relatório do PIM

6 ANEXO 01 INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO GRÁFICA ASPECTOS GERAIS: Material e Encadernação: Capa e contracapa: acetato transparente na frente e na cor preta no fundo Texto: papel A4-210x297mm - branco Margens: Superior e Esquerda: Inferior e Direita: 3,0 cm 2,0 cm Espaçamento entre linhas e Parágrafos: O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 linha, correspondendo à cerca de 1,2 cm entre as linhas. NOTA: Embora a padronização do espaçamento pela NBR 14724:2002 seja por espaçamento entre linhas duplo, adotaremos o espaçamento entre linhas em um e meio. É usual que o espaçamento entre parágrafos deve ser o dobro do existente entre as linhas. No caso de utilização de editor de textos (Word), no menu Formatar\Parágrafo\Recuos e Espaçamentos, definir a medida 12 pontos DEPOIS. O início do texto de cada parágrafo deve ficar 1,5 cm, a partir da margem esquerda. Pode-se optar em definir o recuo especial para a primeira linha, utilizando os recursos do editor de textos. As citações longas, as notas, as referências e os resumos em vernáculo e em língua estrangeira devem ser digitados em espaço simples. Escrita: Recomenda-se utilização de Fonte ARIAL ou TIMES NEW ROMAN tamanho 12 para o corpo do texto e tamanho 10 para citações longas (mais de 3 linhas) e notas de rodapé, bem como alinhamento Justificado. Paginação: Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual - INTRODUÇÃO, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. Havendo apêndice e anexo, as suas folhas

7 devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal. ESTRUTURA DO TRABALHO: Estrutura Elemento Condição Pré-textuais Textuais Capa Resumo Sumário Introdução Desenvolvimento Conclusão Pós-textuais Referências