INDICADORES DA INDÚSTRIA DE CAFÉ NO BRASIL Desempenho da Produção e Consumo Interno. Período Novembro/2011 a Outubro/2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INDICADORES DA INDÚSTRIA DE CAFÉ NO BRASIL - 2012. Desempenho da Produção e Consumo Interno. Período Novembro/2011 a Outubro/2012"

Transcrição

1 PRES 009/13 Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2013 INDICADORES DA INDÚSTRIA DE CAFÉ NO BRASIL Desempenho da Produção e Consumo Interno Período Novembro/2011 a Outubro/2012 Realização da Área de Pesquisas da ABIC Associação Brasileira da Indústria de Café Os brasileiros continuam aumentando o consumo de café. No período compreendido entre Novembro/2011 e Outubro/2012, a ABIC registrou o consumo de 20,33 milhões de sacas, isto representando um acréscimo de 3,09% em relação ao período anterior correspondente (Nov/10 a Out/11), que havia sido de 19,72 milhões de sacas. Esse resultado mostra que o País ampliou seu consumo interno de café em 610 mil sacas nos 12 meses considerados. As empresas associadas da ABIC, que participam deste levantamento informando os volumes produzidos mensalmente, mostraram uma evolução mais significativa, de 6,05% em relação a Este resultado, que mostra que as empresas associadas da ABIC cresceram mais do que o valor total do mercado, indica que elas estão oferecendo produtos mais diferenciados, de melhor qualidade, e muitas trazem os símbolos de certificação de qualidade, o Selo de Pureza ABIC ou o Selo de Qualidade PQC, o que parece atrair mais os consumidores, fazendo com que o seu resultado seja melhor. Já o consumo per capita foi de 6,23 kg de café em grão cru ou 4,98 kg de café torrado, quase 83 litros para cada brasileiro por ano, registrando uma evolução de 2,10% em relação ao período anterior. Os brasileiros estão consumindo mais xícaras de café por dia e diversificando as formas da bebida durante o dia, adicionando ao café filtrado consumido nos lares, também os cafés expressos, cappuccinos e outras combinações com leite. Esse consumo de 4,98 kg / hab. / ano supera o de 1965 tornando-se o maior consumo já registrado no Brasil, um verdadeiro recorde. Continua sendo também, maior que os da Itália, da França e dos EUA.

2 O crescimento de 3,09% é ligeiramente menor do que o esperado pela ABIC em suas previsões iniciais, podendo estar relacionado ao crescimento do consumo de produtos concorrentes no café da manha no lar. Enquanto a penetração do café no consumo doméstico permaneceu elevada (95%), mas estável, os outros produtos ou categorias novas cresceram acima de 20%, como foi o caso do suco pronto (25%) e as bebidas a base de soja (29%), segundo pesquisas complementares da Kantar Worldpanel. Essas categorias de maior valor agregado desafiam a indústria de café para a inovação e para a retomada de índices de crescimento maiores, o que pode ocorrer com a oferta de cafés de melhor qualidade, diferenciados e certificados. Dessa forma, justifica-se o aumento gradual, mas lento, dos cafés gourmet e pelo uso crescente tanto de máquinas de expresso domésticas, estimado atualmente em unidades em lares brasileiros, quanto o uso crescente de cafeteiras elétricas em substituição ao tradicional coador de pano, principalmente no Nordeste. Por outro lado, pesquisas complementares mostraram aumento do consumo de café forte - de 13% em 2011 para 15,7% em 2012, enquanto o extra-forte registrou uma leve redução de 19,6% para 18,9%. Os dois tipos são cafés Tradicionais de largo consumo e melhor relação custo benefício, mas o resultado mostra que parte do público está, de fato, buscando cafés com melhor qualidade, mesmo entre as classes

3 de menor renda. Pesquisas mostram que o café torrado/moído registrou elevação de preços igual a 18% em 2012, na média, que é um valor bem superior ao do café solúvel e do cappuccino, uma vez que o torrado é mais sensível aos aumentos do custo da matéria prima, exigindo realinhamentos mais significativos. Mas isso não foi impedimento para o aumento do consumo em 2012, o que demonstra que o custo do produto está defasado, não influindo significativamente no orçamento doméstico mensal. A melhora da qualidade é o motor do consumo. A ABIC constatou que 16% dos consumidores já experimentaram em casa, cafés premiuns, superiores ou gourmet. A importância disto está no fato de que a ABIC, ao lançar o Programa do Selo de Pureza, em 1989, anunciou que pretendia reverter à queda no consumo de café que havia à época, por meio da oferta de melhor qualidade ao consumidor. O Selo de Pureza foi o primeiro programa setorial de certificação de qualidade em alimentos no Brasil. Atualmente ele certifica marcas de café e já realizou mais de análises laboratoriais nesses 23 anos de existência e desde seu lançamento o consumo vem crescendo. Em 2004, a ABIC criou o Programa de Qualidade do Café PQC, que hoje é o maior e mais abrangente programa de qualidade e certificação para café torrado e moído, em todo o mundo. O PQC certifica e monitora 476 marcas de café, sendo que 115 são de cafés Gourmet, de alta qualidade e maior valor agregado. Entretanto, nas classes baixas o consumo cresce por conta de novos compradores e aumento da quantidade comprada, em função da melhora da renda e do consumo geral.

4 A ABIC acredita que os cafés de melhor qualidade, tanto os Tradicionais, quanto os Superiores e os Gourmet, vão ganhar preferência popular nos próximos anos. Selo de Pureza Histórico de empresas e marcas autorizadas PQC Histórico de empresas e marcas certificadas

5 Segmentação dos produtos:

6 A meta de 21 milhões de sacas por ano só deverá ser atingida em A meta da ABIC para o consumo interno atingir 21 milhões de sacas, proposta em 2004, parece que poderá ser atingida somente em 2013 ou meados de Com a economia brasileira sendo retomada em 2013 e em vista dos grandes investimentos que estão sendo feitos para os grandes eventos esportivos e as previsões de aumento do consumo das classes C, D e E, é natural que o consumo do café siga crescendo. Expectativas para 2013 Para 2013, a ABIC projeta um crescimento entre 2,5% e 3,0% em volume, o que elevaria o consumo interno anual para 20,9 milhões de sacas. O crescimento deve ser impulsionado pelas expectativas de retomada do vigor da economia brasileira, pelo crescimento do poder de compra especialmente das classes B,C e D, com destaque para o aumento da renda e do consumo no Nordeste e no Centro Oeste. Os preços dos produtos para os consumidores devem experimentar um certo realinhamento durante 2013, uma vez que a maioria das empresas ainda não conseguiu repassar parcela dos custos da alta da matéria prima, havida desde meados de O custo médio do blend para os cafés mais comuns da indústria continua em ascensão e o varejo ainda não refletiu estes novos custos. As vendas da indústria de torrado e moído podem atingir R$ 8,7 bilhões de reais. A indústria conta com uma ligeira elevação nos custos do grão durante 2013, uma vez que a safra brasileira será pouco menor, mas há notícias de grandes quebras de safra nos países da América Latina, que são grandes fornecedores de café arábica. Por outro lado, o consumo de cafés de melhor qualidade, incluindo-se os bons cafés Tradicionais, os Superiores e os Gourmet, parece continuar crescendo a velocidades maiores, o que também pode elevar o custo médio dos produtos, que oferecem melhor qualidade, o que já se mostrou uma tendência firme dos consumidores, cada vez mais interessados no café. Em 2013, a ABIC prevê o aumento contínuo do consumo fora do lar, com um número crescente de cafeterias e restaurantes oferecendo cafés de melhor qualidade. Desde 2004, o consumo fora do lar já cresceu mais de 350%. Destaca-se a tendência de procura por formas de preparação em monodoses, isto é, cafés preparados para uma única xícara, como os expressos, os cafés em sachês, as cápsulas e os serviços de preparação em coadores e filtros, para passar uma única xícara feita na hora de café filtrado. Esta é uma tendência importada dos EUA, e que se dissemina rapidamente nas casas de café.

7 O crescimento do uso de máquinas de café domésticas também é um fator importante para se observar no consumo no lar. Afinal, são mais de máquinas domésticas para café expresso já existentes, número que continuará crescendo. A indústria nacional é a grande consumidora de café conilon. Um hábito que se iniciou há 20 anos, os blends com café conilon, que adquirem cada ano mais qualidade no campo, fez com que os brasileiros mostrassem certa preferência por cafés blendados com arábica e conilon. O uso dessa variedade nos blends, em média, beira hoje os 40%-45%. Há cafés de qualidade Superior e mesmo Gourmet, que utilizam o conilon como coadjuvante para obter boas características de corpo e equilíbrio para o blend, especialmente em determinados bons expressos. Em 2013, a ABIC pretende intensificar seus esforços para monitorar a qualidade do café no mercado, ampliando a abrangência dos seus programas pioneiros, o Selo de Pureza e o Programa de Qualidade do Café PQC, que hoje cobrem mais de 1600 marcas nacionais, bem como, ampliar a divulgação dos benefícios do café para a Saéde humana, através da mídia e dos contatos com a comunidade médica. Destacou-se em 2012, a mudança da tributação do PIS COFINS para a cadeia do café, no que foi considerada uma medida acertada e justa, por iniciativa do Ministério da Agricultura e do Ministério da Fazenda em conjunto com toda a cadeia produtiva do café. As distorções e irregularidades tiveram fim e o mercado encontra-se equilibrado, com igualdade de condições para competir, seja qual for o porte das empresas. Finalmente, os grandes eventos esportivos criarão boas oportunidades para as empresas de café, seja pelo lançamento de novos produtos temáticos, seja pela ativação das casas de café, receptivos em aeroportos, restaurantes e hotéis, e a ABIC planeja coordenar sob um mesmo tema, somando esforços, as ações das indústrias para aproveitarem os bons períodos de Copa e de Olimpíada que se aproximam. Takamitsu Sato Presidente Marcio Reis Maia Área de Pesquisas e Informações Rua Visconde de Inhaúma, 50/8º andar Rio de Janeiro/RJ - Brasil Tel.: (21) Fax: (21) abic@abic.com.br ABIC/Área de Pesquisa/Dezembro 2012

8 Gráfico 1

9 Tabela 1 CONSUMO INTERNO DE CAFÉ EM SACAS E PER-CAPITA - BRASIL ANO SOMENTE TORRADO/ MOÍDO TOTAL INCLUSIVE SOLÚVEL (milhões de sacas) CONSUMO PER CAPITA (kg / habitante ano) kg café verde kg café torrado ,1 5,91 4, ,0 6,4 2,83 2, ,2 3,39 2, ,5 3,47 2, ,9 3,58 2, ,1 3,62 2, ,3 3,65 2, ,1 3,88 3, ,6 11,0 4,16 3, ,0 11,5 4,30 3, ,6 12,2 4,51 3, ,2 12,7 4,67 3, ,6 13,2 4,76 3, ,0 13,6 4,88 3, ,3 14,0 4,83 3, ,9 13,7 4,65 3, ,1 14,9 5,01 4, ,6 15,5 5,14 4, ,4 16,3 5,34 4, ,1 17,1 5,53 4, ,7 17,7 5,64 4, ,4 18,4 5,81 4, ,1 19,1 6,02 4, ,6 19,7 6,10 4, ,2 20,3 6,23 4,98 Período: novembro - outubro * Sacas de 60 kg Fonte: ABIC

10 Tabela 2 ABIC - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE CAFÉ RELAÇÃO DAS 100 MAIORES INDÚSTRIAS DE CAFÉ ASSOCIADAS DA ABIC - Outubro/12 Classificação Atual UF EMPRESA 1 SE INDS. ALIMENTS. MARATA LTDA. 2 SP MELITTA DO BRASIL IND. E COM. LTDA. 3 SP CIA. CACIQUE DE CAFE SOLUVEL 4 SP MITSUI ALIMENTOS LTDA. 5 MG CAFE BOM DIA LTDA. 6 PB SAO BRAZ S/A IND. E COM. DE ALIMENTOS S.A 7 SP CAFE PACAEMBU LTDA. 8 SP CAFE UTAM S/A. 9 PR ODEBRECHT - COM. E IND. DE CAFE LTDA. 10 SP JARDIM IND. E COM. S/A. 11 PR ITAMARATY IND. E COM. S/A 12 GO CAFE RANCHEIRO AGRO INDL. LTDA. 13 PE MOINHO PETINHO IND. E COM. LTDA. 14 MG COOP. REGIONAL DE CAFEICULTORES EM GUAXUPE LTDA. - COOXUPE 15 MG TOKO INDL. E PROCESSAMENTO S/A 16 SP TORREF. NOIVACOLINENSES LTDA. 17 MG SOC. MOGYANA EXPORTADORA LTDA. 18 MA PROD. ALIMENTICIOS RIBAMAR CUNHA LTDA. 19 PR FLORAO ALIMENTOS LTDA. 20 SP NHA BENTA IND. DE ALIMENTOS LTDA. 21 SP CAFE CANECAO LTDA. 22 SP CAFE JAGUARI LTDA. 23 ES REALCAFE SOLUVEL DO BRASIL S.A. 24 MG SEGAFREDO ZANETTIBRASIL. COM.E DIST.DE CAFE S.A. 25 GO DICASA IND. E COM. DE ALIMENTOS LTDA. 26 RJ CAFE FAVORITO S/A. 27 DF CAFE EXPORT IND. E COM. LTDA. 28 PR COCAMAR - COOPERATIVA AGROINDL. 29 PE IND. E COM. CAFE OURO VERDE LTDA. 30 DF CAFE DO SITIO IND. E COM. LTDA. 31 BA SOBESA INDL. DE ALIMENTOS SANTANENSE LTDA. 32 PR COAMO AGROINDL. COOPERATIVA 33 MG ICATRIL IND. DE CAFE DO TRIANGULO LTDA. 34 ES CAFE NUMERO UM LTDA 35 ES CAFE MERIDIANO IND. E COM. LTDA. 36 CE MOAGEIRA SERRA GRANDE LTDA. 37 PR IND. E COM. DE TORREF. DE CAFE JANDAIA LTDA. 38 AM IND. DE CAFE MANAUS LTDA. 39 SP CAMILO ALIMENTOS LTDA 40 PR COROL COOPERATIVA AGROINDL. 41 PR CAFE LONTRINHA LTDA 42 MG CAFE ITAU LTDA. 43 GO ATLAS COM. E IND. LTDA. 44 SP CAFE CAICARA LTDA. 45 MG IND. BRUNELLI LTDA. 46 RJ CIA. CAPITAL DE PRODS. ALIMENTICIOS 47 BA IPAM IND. DE PRODUTOS ALIMENTS. MOENDA LTDA 48 SP INTERCOFFEE COM. E IND. LTDA. 49 SP IRMAOS GIRIBONI IND. COM. IMP. E EXP. LTDA. 50 DF CAFE FORTE IND. E COM. LTDA.

11 Tabela 2 (continuação) ABIC - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE CAFÉ RELAÇÃO DAS 100 MAIORES INDÚSTRIAS DE CAFÉ ASSOCIADAS DA ABIC - Outubro/12 Classificação Atual UF EMPRESA 51 SP PASTIFICIO SELMI S/A 52 MG CAFE DOM PEDRO LTDA. 53 SP TORREF. E MOAG. DE CAFE LOLI LTDA. 54 BA AGROIND. E EXP. CAFE BAHIA S/A. 55 SP CAFES AMAJO E TONINHO IND. E COM. LTDA. 56 AL INDS. REUNIDAS CORINGA LTDA. 57 SP TORREF. E MOAG. DE CAFE SERRA DA GRAMA LTDA. 58 SP IND. E COM. CAFE FLORESTA LTDA. 59 ES CAMPEAO COM. IND. DE CAFE LTDA. 60 SP ALECIO GOTTI LTDA 61 BA MOINHO PAQUETA IND. E COM. LTDA. 62 SP IND. E COM. DE CAFE MORAES LTDA. 63 SP IND. DE PRODUTOS ALIMENTICIOS CASSIANO LTDA. 64 SP BRANCO PERES COM. ATACADISTA LTDA. 65 SP ALCAFE CAFE LTDA. 66 MG CAFE SORRISO LTDA. 67 CE IND. DE CAFE OJUARA LTDA. 68 SC CAFE GUIDALLI IND. E COM. LTDA. 69 SP CAFE GUARANI DE BARRETOS LTDA. 70 RJ CAFE FARAO LTDA 71 RJ SOC. ABAST. DO COM. E IND. DE PANIF.- SACIPAN S/A. 72 SP CAFE EXCELSIOR LTDA. 73 ES CEGIL EXP. E IMP. LTDA. 74 SP IRMAOS KUHL LTDA. 75 SP COOP. DE CAFEICULTORES E AGROP. LTDA.- COCAPEC 76 SP TORREF. E MOAG. DE CAFE RIBEIRAO BONITO LTDA. 77 MG IND. E COM. DE CAFE GEMA DE MINAS LTDA. 78 AC CAFE CONTRI IMP. E EXP. LTDA. 79 PR A B M IND. E COM. CAFE LTDA. 80 PA LIDER COM. E IND. LTDA 81 PB MOINHO PATOENSE LTDA. 82 RO TELMAR IND. E COM. LTDA. 83 BA PRODS. ALIMENTS. MARIA ROSA LTDA. 84 MT FARIA TORREF. E MOAG. DE CAFE LTDA. 85 SP CAFE BATATAENSE LTDA. 86 SP CAFE TESOURO LTDA. 87 MG VASCONCELOS IND. COM. IMP. E EXP. LTDA 88 GO FILHO IND. E COM. DE ALIM. LTDA 89 SP CIMO ALIMS. COM. & EXP. LTDA. 90 MG BACCARINI & BACCARINI LTDA. 91 SP IND. E COM. DE CAFE CURUCA LTDA. 92 BA IND. E COM. DE CAFE PINGA FOGO LTDA. 93 MG V.C. SOUZA & CIA. LTDA 94 PR 1889 TORREFADORES DE CAFÉ LTDA 95 MG MULTICOM COM. MULTIPLO DE ALIMENTS. LTDA. 96 MG PRATA DOS SANTOS IND. E COM. LTDA. 97 SP CAFE ROSSETTO LTDA. 98 RO IND. E COM. CAFE KATUTA LTDA 99 MG CAFE OURO NEGRO DO TRIANGULO LTDA. 100 PR CIA. IGUACU DE CAFE SOLUVEL Fonte: ABIC

12 Tabela 3 ABIC - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE CAFÉ PRODUÇÃO E PARTICIPAÇÃO POR GRUPOS E PORTES DE EMPRESAS ASSOCIADAS BRASIL - Outubro/ / 2012 GRUPO VOLUME MENSAL (SACAS) PARTICIPAÇÃO (%) Núm. Empresas sacas ,89% sacas ,21% sacas ,36% 26 Acima de sacas ,53% 6 TOTAL ,00% 409 Período de produção considerado: 2011 / 2012: nov/11 a out/12 Considerado somente café torrado e moído (entre associadas da ABIC)

13 Tabela 4 Sondagem Conjuntural da Indústria de Café - SCIC Média Móvel dos 12 meses anteriores Mês Média Móvel 12 meses anteriores jan/08 117,91 fev/08 120,81 mar/08 120,56 abr/08 122,26 mai/08 122,48 jun/08 123,48 jul/08 124,27 ago/08 124,17 set/08 125,41 out/08 125,77 nov/08 124,97 dez/08 125,47 jan/09 127,56 fev/09 127,17 mar/09 129,94 abr/09 131,02 mai/09 133,23 jun/09 136,63 jul/09 136,41 ago/09 136,73 set/09 138,36 out/09 139,59 nov/09 141,20 dez/09 142,75 jan/10 142,30 fev/10 142,01 mar/10 142,28 abr/10 142,52 mai/10 142,76 jun/10 143,44 jul/10 144,30 ago/10 145,68 set/10 144,40 out/10 144,02 nov/10 145,59 dez/10 145,55 jan/11 146,24 fev/11 147,72 mar/11 148,71 abr/11 148,97 mai/11 149,95 jun/11 149,28 jul/11 150,10 ago/11 149,49 set/11 152,67 out/11 153,71 nov/11 154,58 jan/12 153,72 fev/12 153,29 mar/12 153,02 abr/12 154,26 mai/12 153,24 jun/12 152,67 jul/12 153,97 ago/12 157,17 set/12 156,47 out/12 157,92 nov/12 157,67 F o nte: 55 em presas de diverso s po rtes que participam da SCIC mensalmente Elabo ração : A B IC

14 Gráfico 2 Fonte: 55 empresas de diversos portes que participam da SCIC mensalmente. Elaboração: ABIC

INDICADORES DA INDÚSTRIA DE CAFÉ NO BRASIL 2011. Desempenho da Produção e Consumo Interno. Período Novembro/2010 a Outubro/2011

INDICADORES DA INDÚSTRIA DE CAFÉ NO BRASIL 2011. Desempenho da Produção e Consumo Interno. Período Novembro/2010 a Outubro/2011 PRES 001/12 Rio de Janeiro, 12 de janeiro de 2012 INDICADORES DA INDÚSTRIA DE CAFÉ NO BRASIL 2011 Desempenho da Produção e Consumo Interno Período Novembro/2010 a Outubro/2011 Realização da Área de Pesquisas

Leia mais

INDICADORES DA INDÚSTRIA DE CAFÉ NO BRASIL - 2009. Desempenho da Produção e Consumo Interno. Período Novembro/2008 a Outubro/2009

INDICADORES DA INDÚSTRIA DE CAFÉ NO BRASIL - 2009. Desempenho da Produção e Consumo Interno. Período Novembro/2008 a Outubro/2009 PRES 003/10 Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2010 INDICADORES DA INDÚSTRIA DE CAFÉ NO BRASIL - 2009 Desempenho da Produção e Consumo Interno Período Novembro/2008 a Outubro/2009 Realização da Área de Pesquisas

Leia mais

INDICADORES DA INDÚSTRIA DE CAFÉ NO BRASIL - 2008. Desempenho da Produção e Consumo Interno. Período Novembro/2007 a Outubro/2008

INDICADORES DA INDÚSTRIA DE CAFÉ NO BRASIL - 2008. Desempenho da Produção e Consumo Interno. Período Novembro/2007 a Outubro/2008 PRES 023/09 Rio de Janeiro, 18 de março de 2009 INDICADORES DA INDÚSTRIA DE CAFÉ NO BRASIL - 2008 Desempenho da Produção e Consumo Interno Período Novembro/2007 a Outubro/2008 Realização da Área de Pesquisas

Leia mais

INDICADORES DA INDÚSTRIA DE CAFÉ NO BRASIL - 2007. Desempenho da Produção e Consumo Interno. Período Novembro/2006 a Outubro/2007

INDICADORES DA INDÚSTRIA DE CAFÉ NO BRASIL - 2007. Desempenho da Produção e Consumo Interno. Período Novembro/2006 a Outubro/2007 INDICADORES DA INDÚSTRIA DE CAFÉ NO BRASIL - 2007 Desempenho da Produção e Consumo Interno Período Novembro/2006 a Outubro/2007 Realização da Área de Pesquisas da ABIC Associação Brasileira da Indústria

Leia mais

Consumo de Café no Brasil aumenta 4,80% e chega a 21 milhões de sacas

Consumo de Café no Brasil aumenta 4,80% e chega a 21 milhões de sacas Consumo de Café no Brasil aumenta 4,80% e chega a 21 milhões de sacas Maior qualidade, produtos diferenciados e novos momentos de consumo incrementam a demanda da bebida no País O consumo interno de café

Leia mais

Marcas certificadas no Programa de Qualidade do Café - PQC

Marcas certificadas no Programa de Qualidade do Café - PQC Agropecuária Fazenda do Bento Ind. e Com. Ltda. MG Da Fazenda Superior Valvulada TM Superior Agropecuária Fazenda do Bento Ind. e Com. Ltda. MG Da Fazenda Tradicional Almofada TM Tradicional Agropecuária

Leia mais

DEPEC - Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos CAFÉ JANEIRO DE 2009

DEPEC - Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos CAFÉ JANEIRO DE 2009 DEPEC - Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos CAFÉ JANEIRO DE 2009 1 2 PRODUTOS CAFÉ 45,8 milhões de sacas de 60 kg 77% Arábica 23% Robusta (ou conilon) SAFRA 2008/2009 63% Exportação 37% Mercado

Leia mais

INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

INDÚSTRIA DE ALIMENTOS DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos INDÚSTRIA DE ALIMENTOS OUTUBRO DE 2015 PRODUTOS INDÚSTRIA DE ALIMENTOS NO BRASIL 2012 EXPORTAÇÕES US$ 43 Bilhões (23%) 23% Ásia 22% União Europeia FATURAMENTO

Leia mais

DATA: 05/05 AUDITÓRIO: OPERAÇÕES TEMA: SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS: ONDE ESTAMOS? PALESTRANTE: NATHAN HERSZKOWICZ

DATA: 05/05 AUDITÓRIO: OPERAÇÕES TEMA: SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS: ONDE ESTAMOS? PALESTRANTE: NATHAN HERSZKOWICZ DATA: 05/05 AUDITÓRIO: OPERAÇÕES TEMA: SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS: ONDE ESTAMOS? PALESTRANTE: NATHAN HERSZKOWICZ Planejamento Boa Gestão Consciência Política Sustent bilidade Participação

Leia mais

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos FEIJÃO OUTUBRO DE 2015

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos FEIJÃO OUTUBRO DE 2015 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos FEIJÃO OUTUBRO DE 2015 CALENDÁRIO AGRÍCOLA - FEIJÃO Safra 1ª - Safra das Águas 2ª - Safra da Seca 3ª - Safra de Inverno Principais Regiões Sul, Sudeste,

Leia mais

3 Metodologia. 3.1 Tipo de Pesquisa

3 Metodologia. 3.1 Tipo de Pesquisa 3 Metodologia 3.1 Tipo de Pesquisa A presente pesquisa em relação aos seus fins é classificada como descritiva, pois identifica e descreve as estratégias das empresas inseridas na indústria brasileira

Leia mais

RELATÓRIO DA GERÊNCIA DE MONITORAMENTO PANORAMA DO COOPERATIVISMO BRASILEIRO - ANO 2011

RELATÓRIO DA GERÊNCIA DE MONITORAMENTO PANORAMA DO COOPERATIVISMO BRASILEIRO - ANO 2011 RELATÓRIO DA GERÊNCIA DE MONITORAMENTO PANORAMA DO COOPERATIVISMO BRASILEIRO - ANO 2011 Março 2012 SUMÁRIO I - EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE COOPERATIVAS, COOPERADOS E EMPREGADOS, 3 II - ANÁLISE POR RAMO, 8 2.1

Leia mais

Milho: preços elevados mesmo com super-safra norte-americana

Milho: preços elevados mesmo com super-safra norte-americana Milho: preços elevados mesmo com super-safra norte-americana Super-safra norte-americana Em seu boletim de oferta e demanda mundial de setembro o Usda reestimou para cima suas projeções para a safra 2007/08.

Leia mais

CAF: CONTAG: CPR: FETRAF: NPT: ONG: PNCF: SAC: SAT: SIB: SIC: SQD: UTE:

CAF: CONTAG: CPR: FETRAF: NPT: ONG: PNCF: SAC: SAT: SIB: SIC: SQD: UTE: Lista de Siglas do Pa CAF: CONTAG: CPR: FETRAF: NPT: ONG: PNCF: SAC: SAT: SIB: SIC: SQD: UTE: Boletim Ano VI - Edição nº 2/211 Boletim Ano VI - Edição nº 1 / 211 Painel de Indicador Nº 2/215 Técnicos Responsáv

Leia mais

ANÁLISE DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA FEV/2015

ANÁLISE DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA FEV/2015 ANÁLISE DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA FEV/015 O COMÉRCIO VAREJISTA NO BRASIL APRESENTA RETRAÇÃO NAS VENDAS EM FEVEREIRO A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro

Leia mais

Além disto, haverá uma nova forma de financiamento do Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) para exportações indiretas. O chamado ACC Indireto

Além disto, haverá uma nova forma de financiamento do Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) para exportações indiretas. O chamado ACC Indireto Informativo PSI APEX, 03/04/2012 Na continuidade do Plano Brasil Maior, uma das principais medidas para aumentar a competitividade do setor exportador brasileiro anunciadas hoje é a redução do percentual

Leia mais

CAF: CONTAG: CPR: FETRAF: NPT: ONG: PNCF: SAC: SAT: SIB: SIC: SQD: UTE:

CAF: CONTAG: CPR: FETRAF: NPT: ONG: PNCF: SAC: SAT: SIB: SIC: SQD: UTE: Lista de Siglas d CAF: CONTAG: CPR: FETRAF: NPT: ONG: PNCF: SAC: SAT: SIB: SIC: SQD: UTE: Boletim Ano VI - Edição nº 2/211 Boletim Ano VI - Edição nº 1 / 211 Painel de Indica Nº 1/215 Técnicos Respon Equipe

Leia mais

O Desempenho do Investimento Público do Ceará, 2007 2012, uma análise comparativa entre os Estados.

O Desempenho do Investimento Público do Ceará, 2007 2012, uma análise comparativa entre os Estados. Enfoque Econômico é uma publicação do IPECE que tem por objetivo fornecer informações de forma imediata sobre políticas econômicas, estudos e pesquisas de interesse da população cearense. Por esse instrumento

Leia mais

Contas Regionais do Brasil 2010

Contas Regionais do Brasil 2010 Diretoria de Pesquisas Contas Regionais do Brasil 2010 Coordenação de Contas Nacionais frederico.cunha@ibge.gov.br alessandra.poca@ibge.gov.br Rio, 23/11/2012 Contas Regionais do Brasil Projeto de Contas

Leia mais

Seminário Setorial de Construção Civil APIMEC SUL. Outubro de 2010

Seminário Setorial de Construção Civil APIMEC SUL. Outubro de 2010 Seminário Setorial de Construção Civil APIMEC SUL Outubro de 2010 Aviso Esta apresentação contém declarações prospectivas. Tais informações não são apenas fatos históricos, mas refletem as metas e as expectativas

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego. Abril 2011

Pesquisa Mensal de Emprego. Abril 2011 Diretoria de Pesquisas Coordenação de Trabalho e Rendimento Pesquisa Mensal de Emprego Abril 2011 1 1 Rio de Janeiro, 26/05/2011 Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro O Janeiro

Leia mais

EVOLUÇÃO & PROGNÓSTICOS

EVOLUÇÃO & PROGNÓSTICOS APRESENTAÇÃO POPULAÇÃO CARCERÁRIA BRASILEIRA O objetivo deste trabalho, elaborado pela Comissão de Monitoramento e Avaliação do DEPEN, é realizar um levantamento, de forma sucinta, sobre o quadro evolutivo

Leia mais

Fundação de Economia e Estatística Centro de Informações Estatísticas Núcleo de Contabilidade Social

Fundação de Economia e Estatística Centro de Informações Estatísticas Núcleo de Contabilidade Social Fundação de Economia e Estatística Centro de Informações Estatísticas Núcleo de Contabilidade Social COMENTÁRIOS ACERCA DOS NÚMEROS FINAIS DO PIB DO RS E DAS DEMAIS UNIDADES DA FEDERAÇÃO EM 2010 Equipe

Leia mais

Comunicação por meio de dispositivos móveis ainda tem muito para crescer no país

Comunicação por meio de dispositivos móveis ainda tem muito para crescer no país Comunicação por meio de dispositivos móveis ainda tem muito para crescer no país Atualmente, não dá para falar em mídias digitais sem considerar o mobile. Se por um lado os acessos móveis ganham força,

Leia mais

Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal

Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Ministério das Comunicações Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios PNAD Suplementar 2013 Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular

Leia mais

Melhores da Qualidade do Café no PQC em 2012

Melhores da Qualidade do Café no PQC em 2012 Edição 068 - Edição Especial / Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2012 Melhores da Qualidade do Café no PQC em 2012 A ABIC Homenageará durante o Encafé as empresas que se destacaram na qualidade no ano

Leia mais

Boletim Ativos do Café - Edição 15 / Dezembro 2013 Preços do café intensificam a descapitalização na cafeicultura brasileira em 2013

Boletim Ativos do Café - Edição 15 / Dezembro 2013 Preços do café intensificam a descapitalização na cafeicultura brasileira em 2013 Boletim Ativos do Café - Edição 15 / Dezembro 2013 Preços do café intensificam a descapitalização na cafeicultura brasileira em 2013 Entre janeiro/13 e novembro/13 o Coffea arabica (Arábica) apresentou

Leia mais

Plano de Patrocínio. Um evento para gerar grandes negócios!

Plano de Patrocínio. Um evento para gerar grandes negócios! Plano de Patrocínio Um evento para gerar grandes negócios! OBJETIVO A feira tem como objetivo gerar bons negócios e contatos para os expositores, atraindo participantes altamente qualificados, com grande

Leia mais

CONJUNTURA 24.05.2010 FEIJÃO. João Ruas Gerência de Alimentos Básicos Superintendência de Gestão da Oferta

CONJUNTURA 24.05.2010 FEIJÃO. João Ruas Gerência de Alimentos Básicos Superintendência de Gestão da Oferta CONJUNTURA 24.05.2010 FEIJÃO João Ruas Gerência de Alimentos Básicos Superintendência de Gestão da Oferta MERCADO -Comportamento das principais cultivares plantadas no Brasil; -Situação da Safra 2009/2010;

Leia mais

CAF: CONTAG: CPR: FETRAF: NPT: ONG: PNCF: SAC: SAT: SIB: SIC: SQD: UTE:

CAF: CONTAG: CPR: FETRAF: NPT: ONG: PNCF: SAC: SAT: SIB: SIC: SQD: UTE: Lista de Sigla CAF: CONTAG: CPR: FETRAF: NPT: ONG: PNCF: SAC: SAT: SIB: SIC: SQD: UTE: Boletim Ano VI - Edição nº 2/211 Boletim Ano VI - Edição nº 1 / 211 Painel de Ind Nº 9/215 Técnicos Resp Equipe CGPM

Leia mais

7.000 6.500 6.000 5.500 5.000 4.500 4.000 3.500 3.000 2.500 2.000 1.500 1.000 500 - -500-1.000 fev./2010. ago./2011. fev./2012. nov.

7.000 6.500 6.000 5.500 5.000 4.500 4.000 3.500 3.000 2.500 2.000 1.500 1.000 500 - -500-1.000 fev./2010. ago./2011. fev./2012. nov. 4 SETOR EXTERNO As contas externas tiveram mais um ano de relativa tranquilidade em 2012. O déficit em conta corrente ficou em 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB), mostrando pequeno aumento em relação

Leia mais

INFORMAÇÕES SOBRE CAFÉ NO ESPÍRITO SANTO HISTÓRICO:

INFORMAÇÕES SOBRE CAFÉ NO ESPÍRITO SANTO HISTÓRICO: INFORMAÇÕES SOBRE CAFÉ NO ESPÍRITO SANTO HISTÓRICO: O Estado do Espírito Santo encontra-se como o segundo maior produtor nacional de café, destacando-se o plantio das espécies Arábica e Conilon, sendo

Leia mais

Milho Perspectivas do mercado 2011/12

Milho Perspectivas do mercado 2011/12 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA Milho Perspectivas do mercado 2011/12 março de 2012 Milho - Oferta e Demanda - Mundo milhões de t. Safras 2008/09 2009/10

Leia mais

Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos;

Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos; Missão do IAB Brasil Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos; Criar normas e padrões para o planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de mensagens

Leia mais

Boletim Econômico e do Setor Portuário. Sumário

Boletim Econômico e do Setor Portuário. Sumário Boletim Econômico e do Setor Portuário Junho de 2014 Sumário Indicadores da Economia Nacional... 2 O Produto Interno Bruto PIB no primeiro trimestre de 2014... 2 Os Índices de Inflação... 3 O Mercado de

Leia mais

PECUÁRIA SUSTENTÁVEL

PECUÁRIA SUSTENTÁVEL PECUÁRIA SUSTENTÁVEL 64 anos Professor e Administrador de empresas. 42 anos atuando no Grupo Pão Açúcar MARCIO MILAN Diretor de relações governamentais GPA Vice Presidente de relações políticas e institucionais

Leia mais

RELAÇÃO DE MARCAS AUTORIZADAS AO USO DO SELO DE PUREZA ABIC - DATA BASE: 01.07.2015. 1) Alfabética por MARCA. 3) Alfabética por ESTADO

RELAÇÃO DE MARCAS AUTORIZADAS AO USO DO SELO DE PUREZA ABIC - DATA BASE: 01.07.2015. 1) Alfabética por MARCA. 3) Alfabética por ESTADO CLIQUE EM UMA OPÇÃO: 1) Alfabética por MARCA 2) Alfabética por EMPRESA 3) Alfabética por ESTADO 1) Alfabética por MARCA 100% PE MOINHO PETINHO IND. E COM. LTDA. 994 2001 PR IND. E COM. DE PRODS. ALIMENTICIOS

Leia mais

Resultados da Movimentação de Viagens Organizadas na Temporada de Inverno 2014

Resultados da Movimentação de Viagens Organizadas na Temporada de Inverno 2014 Resultados da Movimentação de Viagens Organizadas na Temporada de Inverno 2014 EQUIPE TÉCNICA DO IPETURIS Coordenação: Mariana Nery Pesquisadores: César Melo Tamiris Martins Viviane Silva Suporte: Gerson

Leia mais

VISÃO DO VAREJO DE MATERIAL DE. Claudio Conz Presidente da Anamaco

VISÃO DO VAREJO DE MATERIAL DE. Claudio Conz Presidente da Anamaco VISÃO DO VAREJO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO Claudio Conz Presidente da Anamaco O universo de lojas varejistas de material de construção no Brasil segundo a RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais) do

Leia mais

Notas sobre a divulgação do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) JUNHO/2010

Notas sobre a divulgação do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) JUNHO/2010 Notas sobre a divulgação do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) JUNHO/2010 Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego para junho de 2010 confirmam a recuperação do emprego

Leia mais

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA A ERA DIGITAL E AS EMPRESA Em 1997 o Brasil já possuia 1,8 MILHÕES de usuários Brasil O 5 Maior país em extensão territorial Brasil 5 Vezes campeão do Mundo Brasil O 5 Maior país em número de pessoas conectadas

Leia mais

ANÁLISE DE COMPETITIVIDADE EMBALAGENS

ANÁLISE DE COMPETITIVIDADE EMBALAGENS ANÁLISE DE COMPETITIVIDADE EMBALAGENS Jun/15 Análise de Competitividade Embalagens Resumo da Cadeia de Valores Painel de Indicadores de Monitoramento da Competitividade Setorial Percepção empresarial da

Leia mais

APRESENTAÇÃO NO INSTITUTO DO VAREJO

APRESENTAÇÃO NO INSTITUTO DO VAREJO APRESENTAÇÃO NO INSTITUTO DO VAREJO 18 de Agosto de 2006 Demian Fiocca Presidente do BNDES www.bndes.gov.br 1 BRASIL: NOVO CICLO DE DESENVOLVIMENTO Um novo ciclo de desenvolvimento teve início em 2004.

Leia mais

O QUE ESPERAR PARA 2013? Kantar Worldpanel

O QUE ESPERAR PARA 2013? Kantar Worldpanel O QUE ESPERAR PARA 2013? OTIMISMO DO BRASILEIRO COM EVENTOS ESPORTIVOS E MUSICAIS INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA PARA A COPA DO MUNDO E OLIMPÍADAS PREVISÕES DO GOVERNO PARA CRESCIMENTO DO PIB EM 2013 DESONERAÇÃO

Leia mais

IMPACTOS DAS DISTORÇÕES DO ICMS NOS ESTADOS E DISTRITO FEDERAL

IMPACTOS DAS DISTORÇÕES DO ICMS NOS ESTADOS E DISTRITO FEDERAL IMPACTOS DAS DISTORÇÕES DO ICMS NOS ESTADOS E DISTRITO FEDERAL Brasília, Novembro/ 2013 Unidade de Políticas Públicas NOTA TÉCNICA IMPACTOS DAS DISTORÇOES DO ICMS NOS ESTADOS E DISTRITO FEDERAL Este estudo

Leia mais

SETOR DE ALIMENTOS: estabelecimentos e empregos formais no Rio de Janeiro

SETOR DE ALIMENTOS: estabelecimentos e empregos formais no Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL SETOR DE ALIMENTOS: estabelecimentos e empregos formais no Rio de Janeiro OBSERVATÓRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, DEZEMBRO DE 2012 18 2012 PANORAMA GERAL

Leia mais

Centro de Artes e Esportes Unificados, Sertãozinho SP. UBS Elpidio Moreira Souza AC. UPA município de Ribeirão Pires SP

Centro de Artes e Esportes Unificados, Sertãozinho SP. UBS Elpidio Moreira Souza AC. UPA município de Ribeirão Pires SP Centro de Artes e Esportes Unificados, Sertãozinho SP UBS Elpidio Moreira Souza AC Quadra da Escola Municipal Érico de Souza, Águas Lindas GO UPA município de Ribeirão Pires SP UBS Clínica da Família,

Leia mais

MINISTERIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA SUMÁRIO EXECUTIVO CAFÉ

MINISTERIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA SUMÁRIO EXECUTIVO CAFÉ MINISTERIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA SUMÁRIO EXECUTIVO CAFÉ DEZEMBRO 2017 Mundo: Quadro de Suprimento Milhões de sacos de 60kg Posição: outubro2017. Safra

Leia mais

Plano. Patrocínio. Um evento para gerar grandes negócios!

Plano. Patrocínio. Um evento para gerar grandes negócios! Plano de Patrocínio Um evento para gerar grandes negócios! Organização: Realização: Hotel Sofitel Jequitimar - Guarujá - São Paulo 16 a 20 de Outubro de 2013. O maior e mais tradicional Encontro da Indústria

Leia mais

FACULDADE BOA VIAGEM (FBV) Gestão de Marketing

FACULDADE BOA VIAGEM (FBV) Gestão de Marketing FACULDADE BOA VIAGEM (FBV) Gestão de Marketing Edson José de Lemos Júnior Ermeson Gomes da Silva Jardson Prado Coriolano da Silva Marcos Antonio Santos Marinho Rosinaldo Ferreira da Cunha RELATÓRIO GERENCIAL

Leia mais

2º Balanço. Julho - Setembro 2011

2º Balanço. Julho - Setembro 2011 2º Balanço Julho - Setembro 2011 Amapá Apresentação O programa que mudou o Brasil agora está de cara nova. Mais recursos para continuar construindo a infraestrutura logística e energética e sustentar o

Leia mais

Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) NOVEMBRO/2013

Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) NOVEMBRO/2013 16 de dezembro de 2013 Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) NOVEMBRO/2013 O ICEC é um indicador da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que visa medir o nível

Leia mais

Regiões Metropolitanas do Brasil

Regiões Metropolitanas do Brasil Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia IPPUR/UFRJ CNPQ FAPERJ Regiões Metropolitanas do Brasil Equipe responsável Sol Garson Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro Juciano Martins Rodrigues Regiões Metropolitanas

Leia mais

CONJUNTURA MENSAL JUNHO

CONJUNTURA MENSAL JUNHO SOJA - MATO GROSSO CONJUNTURA MENSAL JUNHO ANO 1 Nº2 O preço mundial da commodity apresenta movimento de alta em nível mundial, impulsionado principalmente pelas condições climáticas adversas nos Estados

Leia mais

MINISTERIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA SUMÁRIO EXECUTIVO CAFÉ

MINISTERIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA SUMÁRIO EXECUTIVO CAFÉ MINISTERIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA SUMÁRIO EXECUTIVO CAFÉ AGOSTO 2017 Mundo: Quadro de Suprimento Milhões de sacos de 60kg Posição: dezembro/2016. Safra

Leia mais

A EDIÇÃO PAULISTA DA ECONOFARMA ESTÁ DE VOLTA. -feira

A EDIÇÃO PAULISTA DA ECONOFARMA ESTÁ DE VOLTA. -feira A EDIÇÃO PAULISTA DA ECONOFARMA ESTÁ DE VOLTA -feira EM 2014, A ECONOFARMA RETORNA COM UM NOVO OLHAR SOBRE O VAREJO FARMACÊUTICO CENÁRIO ATUAL O varejo nacional projeta otimismo de crescimento para os

Leia mais

DADOS ESTATÍSTICOS DO SETOR 2014

DADOS ESTATÍSTICOS DO SETOR 2014 DADOS ESTATÍSTICOS DO SETOR 2014 1. Setor de Sucos Exportações em US$ 1.000 Produtos 2010 Part% 2013 2014 Part% 2014 2014/ 13 Var % anual 14/10 Alimentos Industrializados 37.853.764 100,00 43.005.652 41.136.370

Leia mais

Tabela 01 Mundo Soja Área, produção e produtividade Safra 2009/10 a 2013/14

Tabela 01 Mundo Soja Área, produção e produtividade Safra 2009/10 a 2013/14 Soja Análise da Conjuntura Agropecuária Novembro de 2013 MUNDO A economia mundial cada vez mais globalizada tem sido o principal propulsor responsável pelo aumento da produção de soja. Com o aumento do

Leia mais

2.2 - SÃO PAULO, PARANÁ, ESPÍRITO SANTO, BAHIA E RONDÔNIA.

2.2 - SÃO PAULO, PARANÁ, ESPÍRITO SANTO, BAHIA E RONDÔNIA. 1 - INTRODUÇÃO No período de 01 a 14 de abril de 2007, os técnicos da CONAB e das instituições com as quais mantém parceria visitaram municípios produtores de café em Minas Gerais, Espírito Santo, São

Leia mais

SAUDAÇÕES À MESA SAUDAÇÕES AOS ASSOCIADOS DO SICOOB E DA COOABRIEL - 20 ANOS DE SICOOB E 46 DA COOABRIEL.

SAUDAÇÕES À MESA SAUDAÇÕES AOS ASSOCIADOS DO SICOOB E DA COOABRIEL - 20 ANOS DE SICOOB E 46 DA COOABRIEL. Discurso para dia 16/09/2009 CONILON. VI SIMPOSIO BRASIL CAFÉ SAUDAÇÕES À MESA SAUDAÇÕES AOS ASSOCIADOS DO SICOOB E DA COOABRIEL - 20 ANOS DE SICOOB E 46 DA COOABRIEL. EM NOME DO SICOOB, QUERO DAR AS BOAS

Leia mais

Círculo do Café de Qualidade - CCQ Passo a Passo

Círculo do Café de Qualidade - CCQ Passo a Passo 1. O que é? O Círculo do Café de Qualidade é uma evolução em relação ao PQC ABIC, lançado em 2004, e está inserido dentro das diretrizes da ABIC de aumento do consumo interno de café no Brasil, visando

Leia mais

ESTUDO SOBRE CIRCULAÇÃO DE REVISTAS

ESTUDO SOBRE CIRCULAÇÃO DE REVISTAS ESTUDO SOBRE CIRCULAÇÃO DE REVISTAS MERCADO BRASILEIRO 2000 A 2011 2 Sumário 1 METODOLOGIA... 3 2 EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE EXEMPLARES DE 2000 A 2011... 4 3 RECEITAS ANUAIS POR PERIODICIDADE... 5 3.1 PREÇO

Leia mais

SEGURO PRESTAMISTA JAN A MAIO DE 2015 SUSEP SES

SEGURO PRESTAMISTA JAN A MAIO DE 2015 SUSEP SES SEGURO PRESTAMISTA JAN A MAIO DE 2015 SUSEP SES lcastiglione@uol.com.br - 011-99283-6616 Página 1 1- INTRODUÇÃO: As características do seguro prestamista fazem com que o período de vigência seja de acordo

Leia mais

Desenvolvimento e Oportunidades da Agricultura Familiar. Marco Antonio Viana Leite Diretor PAC e Mais Alimentos

Desenvolvimento e Oportunidades da Agricultura Familiar. Marco Antonio Viana Leite Diretor PAC e Mais Alimentos Desenvolvimento e Oportunidades da Agricultura Familiar Marco Antonio Viana Leite Diretor PAC e Mais Alimentos Agricultura Familiar no Mundo São 500 milhões de estabelecimentos da agricultura familiar

Leia mais

RISCOS E OPORTUNIDADES PARA A INDÚSTRIA DE BENS DE CONSUMO. Junho de 2012

RISCOS E OPORTUNIDADES PARA A INDÚSTRIA DE BENS DE CONSUMO. Junho de 2012 RISCOS E OPORTUNIDADES PARA A INDÚSTRIA DE BENS DE CONSUMO Junho de 2012 Riscos e oportunidades para a indústria de bens de consumo A evolução dos últimos anos, do: Saldo da balança comercial da indústria

Leia mais

Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária RETROSPECTIVA DE 2012 E PERSPECTIVAS PARA 2013

Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária RETROSPECTIVA DE 2012 E PERSPECTIVAS PARA 2013 Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária RETROSPECTIVA DE 2012 E PERSPECTIVAS PARA 2013 dezembro, 2012 Índice 1. Algodão 2. Soja 3. Milho 4. Boi Gordo 5. Valor Bruto da Produção ALGODÃO Mil toneladas

Leia mais

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos RORAIMA OUTUBRO DE 2015

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos RORAIMA OUTUBRO DE 2015 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos RORAIMA OUTUBRO DE 2015 DADOS GERAIS DO ESTADO DA RORAIMA Total Part % Brasil Part % Região Área Total - km² 224.118 2,64% 5,82% População - mil (1)

Leia mais

CAFÉ. Conab Companhia Nacional de Abastecimento SGAS Quadra 901, Bloco 901, Bloco A, Lote 69 70390-010 Brasília-DF Tel 61 3312 6000 www.conab.gov.

CAFÉ. Conab Companhia Nacional de Abastecimento SGAS Quadra 901, Bloco 901, Bloco A, Lote 69 70390-010 Brasília-DF Tel 61 3312 6000 www.conab.gov. CAFÉ Jorge Queiroz 1. MERCADO INTERNACIONAL Segundo o USDA, a produção mundial de café deverá atingir no ano 2009/2010, um total de 127,4 milhões de sacas. Entretanto, a OIC (Organização Internacional

Leia mais

Acesso a terra e combate à pobreza rural

Acesso a terra e combate à pobreza rural Acesso a terra e combate à pobreza rural 1 FUNDO DE TERRAS E DA REFORMA AGRÁRIA ABRIL / 2011 2 Fundo de Terras e da Reforma Agrária Fundamentos Criado pela Lei Complementar nº 93/1998 Regulamentado pelo

Leia mais

Pequenos Negócios no Brasil. Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br

Pequenos Negócios no Brasil. Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Pequenos Negócios no Brasil Pequenos Negócios no Brasil Clique no título para acessar o conteúdo, ou navegue pela apresentação completa Categorias de pequenos negócios no Brasil Micro e pequenas empresas

Leia mais

Análise Mensal do Comércio Varejista de Belo Horizonte

Análise Mensal do Comércio Varejista de Belo Horizonte Março/15 A mostra o desempenho dos negócios do comércio no mês de Fevereiro/2015 e identifica a percepção dos empresários para o mês de Março/2015. Neste mês, 20,8% dos empresários conseguiram aumentar

Leia mais

MINISTERIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA SUMÁRIO EXECUTIVO CAFÉ

MINISTERIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA SUMÁRIO EXECUTIVO CAFÉ MINISTERIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA SUMÁRIO EXECUTIVO CAFÉ JUNHO 2018 Mundo: Quadro de Suprimento Milhões de sacos de 60kg Posição: junho/2018. Safra Estoque

Leia mais

De janeiro a junho de 2013 as indenizações pagas pelo Seguro DPVAT registraram crescimento de 38% ante mesmo período de 2012.

De janeiro a junho de 2013 as indenizações pagas pelo Seguro DPVAT registraram crescimento de 38% ante mesmo período de 2012. De janeiro a junho de 2013 as indenizações pagas pelo Seguro DPVAT registraram crescimento de 38% ante mesmo período de 2012. Os casos de Invalidez Permanente representaram a maioria das indenizações pagas

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Outubro de 2015

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. ICPN Outubro de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Outubro de 2015 ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL ICPN Outubro de 2015 Sumário Executivo Indicadores de confiança são indicadores

Leia mais

Negociação de contratos futuros e de opções de milho na BVMF

Negociação de contratos futuros e de opções de milho na BVMF Negociação de contratos futuros e de opções de milho na BVMF Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo 11 de março de 2010 Agenda 1 Características do Mercado de Milho 2 Contratos Futuros e

Leia mais

MINISTERIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA SUMÁRIO EXECUTIVO CAFÉ

MINISTERIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA SUMÁRIO EXECUTIVO CAFÉ MINISTERIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA SUMÁRIO EXECUTIVO CAFÉ DEZEMBRO 2018 Mundo: Quadro de Suprimento Milhões de sacos de 60kg Posição: junho/2018. Safra

Leia mais

Panorama do mercado da banana no Brasil Orivaldo Dan

Panorama do mercado da banana no Brasil Orivaldo Dan Panorama do mercado da banana no Brasil Orivaldo Dan orivaldo@tropsabor.com.br Produção de bananas no Brasil (toneladas) 4500000 4000000 Tendência 3500000 3000000 2500000 2000000 1500000 2011 2010 2009

Leia mais

Data: ABN. Cafés especiais do Brasil consolidam novos mercados

Data: ABN. Cafés especiais do Brasil consolidam novos mercados Veículo: Assunto: Data: ABN 28/09/2012 Cafés especiais do Brasil consolidam novos mercados http://www.abn.com.br/editorias1.php?id=71860 Que o Brasil há muitos anos produz cafés de qualidade excepcional

Leia mais

Ações e Experiências de Operadoras na Gestão de suas Redes Assistenciais. Flávio Bitter

Ações e Experiências de Operadoras na Gestão de suas Redes Assistenciais. Flávio Bitter Ações e Experiências de Operadoras na Gestão de suas Redes Assistenciais Flávio Bitter outubro 2015 Destaques Presença Nacional Beneficiários (Mil) Operadora líder no mercado brasileiro de Saúde suplementar,

Leia mais

RELATÓRIO DE RESULTADOS MARÇO/15 INDICADORES DO COMÉRCIO VAREJISTA DO DISTRITO FEDERAL PANORAMA E PERSPECTIVAS

RELATÓRIO DE RESULTADOS MARÇO/15 INDICADORES DO COMÉRCIO VAREJISTA DO DISTRITO FEDERAL PANORAMA E PERSPECTIVAS RELATÓRIO DE RESULTADOS MARÇO/15 INDICADORES DO COMÉRCIO VAREJISTA DO DISTRITO FEDERAL PANORAMA E PERSPECTIVAS 1. Resultados consolidados para todas as categorias associadas ao Sindivarejista 2. Resultados

Leia mais

Google Adwords. Campanha Placontec Relatório 08/2012 08/2013

Google Adwords. Campanha Placontec Relatório 08/2012 08/2013 Google Adwords Campanha Placontec Relatório 08/2012 08/2013 COZINHA PROFISSIONAL COZINHA INDUSTRIAL RESTAURANTES A nova campanha Adwords da Placontec foi pensada de acordo com os segmentos: Planejamento,

Leia mais

Redução da Pobreza no Brasil

Redução da Pobreza no Brasil Conferencia Business Future of the Americas 2006 Câmara Americana de Comércio Redução da Pobreza no Brasil Resultados Recentes e o Papel do BNDES Demian Fiocca Presidente do BNDES Rio de Janeiro, 5 de

Leia mais

EVOLUÇÃO DO VENCIMENTO E REMUNERAÇÃO DOS DOCENTES DAS UEBA S EM 2015

EVOLUÇÃO DO VENCIMENTO E REMUNERAÇÃO DOS DOCENTES DAS UEBA S EM 2015 Escritório Regional da Bahia Rua do Cabral 15 Nazaré CEP 40.055.010 Salvador Bahia Telefone: (71) 3242-7880 Fax: (71) 3326-9840 e-mail: erba@dieese.org.br Salvador, 27 de Outubro de 2015 EVOLUÇÃO DO VENCIMENTO

Leia mais

UOL e o Segmento Imobiliário

UOL e o Segmento Imobiliário UOL e o Segmento Imobiliário Já somos mais de 83 milhões de internautas no Brasil 11% NORDESTE 8% NORTE/ CENTRO- OESTE 67% SUDESTE 14% SUL Fonte: Estimativa comscore (outubro/ 2011) 3º meio com mais Penetração

Leia mais

Hotelaria Hospitalar. Comunicação e Treinamentos Histórico da Empresa e Sua Sócia Fundadora

Hotelaria Hospitalar. Comunicação e Treinamentos Histórico da Empresa e Sua Sócia Fundadora Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos Histórico da Empresa e Sua Sócia Fundadora Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos Histórico da Empresa Data da Fundação e Público Alvo; Missão,

Leia mais

A ECONOMIA BRASILEIRA E OS CARROS USADOS. Luis Nassif

A ECONOMIA BRASILEIRA E OS CARROS USADOS. Luis Nassif A ECONOMIA BRASILEIRA E OS CARROS USADOS Luis Nassif Potência Descoberta do país Desenvolvimento Potência Exporta matéria prima Descoberta do país Desenvolvimento Potência Importa produtos Descoberta do

Leia mais

Milho Período: 11 a 15/05/2015

Milho Período: 11 a 15/05/2015 Milho Período: 11 a 15/05/2015 Câmbio: Média da semana: U$ 1,00 = R$ 3,0203 Nota: A paridade de exportação refere-se ao valor/sc desestivado sobre rodas, o que é abaixo do valor FOB Paranaguá. *Os preços

Leia mais

PAINEL. US$ Bilhões. nov-05 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1

PAINEL. US$ Bilhões. nov-05 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior ASSESSORIA ECONÔMICA PAINEL PRINCIPAIS INDICADORES DA ECONOMIA BRASILEIRA Número 68 1 a 15 de fevereiro de 211 ANÚNCIOS DE INVESTIMENTOS De

Leia mais

4» Quadra escolar Maria Nascimento Paiva. 1» Centro de Artes e Esportes Unificados. 2» Unidade Básica de Saúde, Clínica da Família Quadra 308

4» Quadra escolar Maria Nascimento Paiva. 1» Centro de Artes e Esportes Unificados. 2» Unidade Básica de Saúde, Clínica da Família Quadra 308 1 2 8 1» Centro de Artes e Esportes Unificados Rio Branco AC 2» Unidade Básica de Saúde, Clínica da Família Quadra 308 Recanto das Emas DF 3» Creche Ipê Rosa Samambaia DF 4» Quadra escolar Maria Nascimento

Leia mais

Balança Comercial 2003

Balança Comercial 2003 Balança Comercial 2003 26 de janeiro de 2004 O saldo da balança comercial atingiu US$24,8 bilhões em 2003, o melhor resultado anual já alcançado no comércio exterior brasileiro. As exportações somaram

Leia mais

RISCOS NOMEADOS E OPERACIONAIS JAN A MAIO DE 2012

RISCOS NOMEADOS E OPERACIONAIS JAN A MAIO DE 2012 RISCOS NOMEADOS E OPERACIONAIS JAN A MAIO DE 2012 1 ANÁLISE RISCOS NOMEADOS E OPERACIONAIS: Essa análise está calcada nos números divulgados pela SUSEP referente ao período de jan a maio de 2012 através

Leia mais

Análise Setorial. Fabricação de artefatos de borracha Reforma de pneumáticos usados

Análise Setorial. Fabricação de artefatos de borracha Reforma de pneumáticos usados Análise Setorial Fabricação de artefatos de borracha Reforma de pneumáticos usados Fevereiro de 2015 Sumário 1. Perspectivas do Cenário Econômico em 2015... 3 2. Balança Comercial de Fevereiro de 2015...

Leia mais

A Indústria de Alimentação

A Indústria de Alimentação A Indústria de Alimentação 61 A indústria brasileira de alimentação está inserida na cadeia do agronegócio e representa parte significativa do PIB. O texto aponta as características do setor, seu desempenho

Leia mais

O indicador do clima econômico piorou na América Latina e o Brasil registrou o indicador mais baixo desde janeiro de 1999

O indicador do clima econômico piorou na América Latina e o Brasil registrou o indicador mais baixo desde janeiro de 1999 14 de maio de 2014 Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina¹ O indicador do clima econômico piorou na América Latina e o Brasil registrou o indicador mais baixo desde janeiro de 1999 O indicador

Leia mais

CONSOLIDAÇÃO EM SAÚDE

CONSOLIDAÇÃO EM SAÚDE CONSOLIDAÇÃO EM SAÚDE Riscos e potenciais benefícios para usuários e prestadores José Cechin FGV/RJ, 13 novembro 2008 Agenda HISTÓRICO DA SAÚDE SUPLEMENTAR CONSOLIDAÇÃO E MODERNIZAÇÃO CONCENTRAÇÃO E CONCORRÊNCIA

Leia mais