03 de Dezembro de 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "03 de Dezembro de 2015"

Transcrição

1 Página 1 de 9 Marco Legal pertinente à área florestal no Brasil (1965 ao presente) Data de publicação Ato ou Lei Função Código Florestal Brasileiro Define diretrizes gerais para o uso e conservação dos recursos florestais. Lei no de 15 de setembro Lei no de 31 de agosto Estabelece a Política Nacional para o Meio Ambiente, com diretrizes para a preservação, melhoria e restauração do meio ambiente, de forma a garantir o desenvolvimento sócio-econômico. Cria infraestrutura institucional através do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) e o Conselho Nacional para o Meio Ambiente (CONAMA) Lei no de 7 de julho Regulamenta operações de corte de madeira Nova Constituição da República Federativa Contêm um capítulo inteiro dedicado ao meio ambiente; Carta Verde. do Brasil, em 05 de outubro Lei no de 22 de fevereiro Cria o Instituto Brasileiro para o Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) Lei no de 14 de abril Estabelece a proteção de florestas no entorno de mananciais (Áreas de Proteção Permanente APPs) Lei no de 18 de julho Altera a Lei no /86; definição de APPs, % de reserva legal; autorização do IBAMA para quaisquer intervenções em florestas públicas ou privadas; licença para posse e uso de motosserra. 03 de Dezembro de 2015

2 Página 2 de Lei no de 18 de julho Cria o cadastro de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais, além de consultorias Cadastro Técnico Federal (CTF) Ordem de Serviço no. 002/89-DIREN de 07 de agosto Primeira medida do IBAMA diretamente relacionada à florestas, diretriz determina linhas para a análise de planos de manejo florestais Instrução Normativa IBAMA no. 080 de 24 Estabelece linhas técnicas para a elaboração de planos de manejo. de setembro Portaria IBAMA no. 44-N de 6 de abril Diretriz criando a Autorização para o Transporte de Produtos Florestais (ATPF) Portaria IBAMA no. 71-N de 11de julho Cria o Sistema de Controle de Madeira Serrada Contingenciada (SISMAD) e estabelece cotas para a exportação de mogno (Swietenia macrophylla) e ucuúba (Virola surinamensis) Decreto no de 19 de outubro Primeira lei derivada do Código Florestal de 1965; 29 anos após o CF; especificamente referente à Amazônia; regulamenta o Artigo 15 e refina IN no. 80/91 sobre planos de manejo Portaria IBAMA no. 48 de 10 de julho Estabelece parâmetros técnicos para o gerenciamento da Floresta Amazônica; 30 anos depois do CF de Lei no de 12 de fevereiro (Lei de Crimes Ambientais) Estabelece punição administrativa e financeira para indivíduos ou empresas que tenham cometido crimes ambientais Decreto no de 8 de julho Regulamenta o Artigo 27 do CF/65 sobre o uso de fogo Decreto no de 28 de setembro Altera dispositivos do Decreto no. 1282/94 e dá novas diretrizes para o manejo de uso múltiplo sustentável na Amazônia IN MMA no. 004 de 25 de fevereiro Suspende por 120 dias quaisquer permissões para desmatamento; proposta depois de divulgados dados do INPE com relação ao desmatamento Decreto no de abril Cria Programa Nacional de florestas (PNF) Lei no de 18 de julho (Lei do SNUC) Estabeleceu definições e diretrizes para a criação e consolidação de unidades de conservação, incluindo aquelas de interesse específico para o manejo florestal na Amazônia, como as Unidades de Uso Sustentável - Florestas Nacionais, Reservas Extrativistas e Reservas de Desenvolvimento Sustentável.

3 Página 3 de Decreto no de 21 de setembro Estabelece o IBAMA como órgão encarregado da implementação do CITES no Brasil Instrução Normativa IBAMA no. 2 de 10 Categoriza tipos de PMFS: de maio Grande escala, gerenciamento multi-uso para uso comercial; Manejo comunitário multi-uso, a ser conduzido por cooperativas ou associações; Manejo individual; Plano de manejo para produtos não madeireiros Medida Provisória no de 24 de agosto Aumentou a área de Reserva Legal na Amazônia para 80% da propriedade; 35% no Cerrado e 20% nos demais ecossistemas Resolução CONAMA no. 289 de 25 de outubro Estabelece diretrizes para o licenciamento de projetos de assentamento da Reforma Agrária Instrução Normativa MMA no. 3 de 4 de março Define procedimentos de conversão de uso do solo através de autorização de desmatamento nos imóveis e propriedades rurais na Amazônia Legal Resolução CONAMA no. 303 de 20 de março Dispõe sobre parâmetros, definições e limites de APPs Instrução Normativa IBAMA no. 30 de 31 de Dezembro Harmoniza procedimentos e metodologia usada para medir madeira amazônica na floresta ou na serraria Lei no de 16 de abril Determina que quaisquer instituições governamentais que façam parte do SISNAMA a prover todo acesso a documentos de origem ambiental, contanto que não seja para fins comerciais Instrução Normativa MMA no. 1 de 23 de abril Cria o Sistema Integrado de Monitoramento e Controle dos Recursos e Produtos Florestais (SISPROF) Portaria IBAMA no. 3 de 8 de janeiro Estabelece procedimentos para emissão de licenças de exportação para espécies listadas nos Apêndices I, II, e III do CITES Instrução Normativa MMA no. 8 de 24 de agosto Estabelece parâmetros para plantios comerciais de árvores em áreas degradadas fora de APPs e RLs março Lançado o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAM); pico do desmatamento em 2003 com 27 mil km2; fase 1; 3 fases até Portaria Ministério do Trabalho no. 86 de 3 de março Aprova a Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aqüicultura NR31.

4 Página 4 de Instrução Normativa IBAMA no. 74 de 25 de agosto Definição de justa posse para áreas sem titulação na Amazônia Instrução Normativa IBAMA no. 75 de 25 de agosto Procedimentos para obtenção de autorizações de desmatamento em projetos de assentamento da Reforma Agrária IN no. 77 de 7 de dezembro Regras de exportação produtos madeireiros; três categorias de produtos madeireiros (nativos ou exóticos): Livre para ser exportado sem restrições; Exportação limitada, sujeito ao CITES, por exemplo Proibida a exportação Decreto no de 13 de fevereiro Cria o primeiro Distrito Florestal Sustentável na BR Lei no de 2 de março (Lei de Gestão de Florestas Públicas LGPF) Cria o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Fundo Nacional para o Desenvolvimento Florestal (FNDF) Resolução CONAMA no. 369 de 28 de março Dispõe sobre os casos excepcionais, de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental, que possibilitam a intervenção ou supressão de vegetação em Área de Preservação Permanente-APP Portaria MMA no. 103 de 5 de abril Crio um Comitê Técnico para a implementação do Documento de Origem Florestal (DOF).

5 Página 5 de Instrução Normativa INCRA no. 31 de 17 de maio Dispõe sobre as diretrizes e fixa os procedimentos para legitimação de posse em áreas de até cem hectares, localizadas em terras públicas rurais da União Instrução Normativa INCRA no. 32 de 17 de maio Dispõe sobre as diretrizes e fixa os procedimentos para regularização fundiária de posses em áreas de até quinhentos hectares, localizadas em terras públicas rurais de propriedade da União na Amazônia Legal Portaria MMA no. 253 de 18 de agosto Troca da ATPF pelo DOF IN IBAMA no. 112 de 21 de agosto Regulamenta o DOF CONAMA Resolução no. 379 de 20 de outubro Estabelece a base de dados para administração de florestas e possibilidade dos estados desenvolverem sistemas independentes de controle da produção e transporte florestal Decreto no de 30 de novembro Revogou o Decreto no. 1282/94 e o Decreto no. 2788/98; regulamenta os Artigos 15, 19, 20 e 21 do Código Florestal; regras para os PMFS Instrução Normativa MMA no. 4 de 11 de dezembro Instrução Normativa MMA no. 5 de 11 de dezembro Cria o mecanismo da Autorização Prévia à Análise Técnica de Plano de Manejo Florestal Sustentável (APAT) de análise, sem custos, da viabilidade jurídica da prática de manejo florestal sustentável de uso múltiplo, com base na documentação apresentada e na existência de cobertura florestal por meio de imagens de satélite. Estabelece novas diretrizes para procedimentos técnicos para elaboração, apresentação, execução e avaliação técnica de Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) nas florestas primitivas e suas formas de sucessão na Amazônia Legal.

6 Página 6 de Instrução Normativa MMA no. 6 de 15 de dezembro Novas regras sobre a reposição florestal e o consumo de matéria-prima florestal em grandes indústrias Sem data Manual de vistoria dos PMFS lançado pelo IBAMA para orientar o trabalho de campo de seus técnicos Decreto no de 20 de março Regulamenta, no âmbito federal, dispositivos da Lei no /2006, que dispõe sobre a gestão de florestas públicas para a produção sustentável Norma de Execução IBAMA no. 01 de 24 de abril Diretrizes detalhadas sobre a elaboração de PMFS de pequena e larga escala Instrução Normativa INCRA no. 41 de 11 de junho Estabelece critérios e procedimento administrativos referentes à alienação de terras públicas em áreas acima de 500 (quinhentos) hectares, limitadas a 15 (quinze) módulos fiscais, mediante concorrência pública IN MMA no. 2 de 27 de junho Retificação das diretrizes técnicas PMFS (manutenção 10% de árvores por espécie, na área da UPA, o limite mínimo de manutenção de 3 árvores por espécie por 100 ha, em cada UT; manutenção de todas as árvores espécies abundância de indivíduos com DAP superior ao DMC seja igual ou inferior a 3 árvores por 100 hectares de área de efetiva exploração da UPA, em cada UT Lei no de 28 de agosto Cria o Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade (ICMBio), separando do IBAMA as responsabilidades sobre UCs.

7 Página 7 de Instrução Normativa INCRA no. 45 de 26 de maio Revoga a IN no. 31/2006; fixa os procedimentos para legitimação de posses em áreas de até 100 (cem) hectares localizadas em terras públicas rurais da União Instrução Normativa INCRA no. 46 de 26 de maio Resolução Conama no. 406 de 2 de fevereiro Revoga a IN no. 32/2006; fixa os procedimentos para regularização fundiária de posses em áreas rurais de propriedade da União superiores a 100 (cem) hectares e até o limite de 15 (quinze) módulos fiscais, localizadas na Amazônia Legal. Derivada da IN MMA 5 de 2006, discorre sobre as regras para elaboração de PMFS que assim (por ser CONAMA) passam a ser iguais em todo o território nacional Resolução CONAMA no. 411 de 6 de maio Estabelece procedimentos para a inspeção de indústrias de madeira ou serrarias, consumindo madeira nativa e lança regras para a adoção de nomenclatura homogênea para produtos madeireiros Decreto no de 10 de dezembro Lança o programa federal para a promoção de regularização ambiental de propriedades rurais, denominado Mais Ambiente, sendo o Cadastro Ambiental Rural (CAR) o primeiro passo neste programa compulsório, cuja meta será atingir 50% das propriedades rurais do Brasil até 2015 e 100% até Lei no de 29 de dezembro Institui os Planos de Controle do Desmatamento por bioma como instrumentos da Política Nacional de Mudança do Clima Lei no de 18 de Novembro Lei de acesso a informação. Artigo 3 determina princípio de direito à informação como fundamental à cidadania Lei Complementar no. 140 de 8 de dezembro Estabelece as responsabilidades e termos de cooperação para fiscalização ambiental entre União, Estados e DF.

8 Página 8 de Lei no de 25 de maio de 2012 (Novo Código Florestal) Revogou todas as disposições em contrário; obrigatoriedade de realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) Decreto no de 17 de outubro de 2012 Regulamenta a Lei / IN IBAMA no. 10 de 7 de dezembro Procedimentos para emissão de multas e infrações Lei no de 1 de agosto Dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira IN IBAMA no. 21 de 26 de dezembro Revisão do DOF - a inclusão de novos produtos para reduzir conflitos na classificação desses produtos; categoriza resíduos; procedimento para o caso de doação de madeira; cadastro de veículos; redução prazos de validade do DOF; mudanças no DOF exportação; alterações nos coeficientes de rendimento volumétrico nas operações de conversão e mudanças nas dimensões de peças de madeira serrada) Portaria MMA no. 43 de 31 de janeiro de 2014 Programa Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção Portaria MMA no. 443 de 17 de dezembro Lista das spp vulneráveis; muitas fazem parte corriqueira de PMFs.

9 Página 9 de IN IBAMA no. 21 de 23 de dezembro Cria o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (SINAFLOR); vincula com o CAR, ADA, DOF e CTF, e sistemas estaduais IN MMA no. 1 de 12 de fevereiro Mudanças % e número remanescentes; manutenção de, pelo menos, 15% (quinze por cento) do número de árvores por espécie, na área de efetiva exploração da Unidade de Produção Anual UPA, que atendam aos critérios de seleção para corte indicados no PMFS, respeitando a distribuição nas classes de Diâmetro à Altura do Peito DAP, de acordo com o perfil da população existente na UPA e respeitado o limite mínimo de manutenção de 4 (quatro) árvores por espécie por 100 ha (cem hectares), em cada Unidade de Trabalho UT outubro Revisão Res. CONAMA 411 Processo em andamento; última versão de 08 de outubro de 2015.